sábado, 2 de março de 2013

Presidente Dilma almoça na casa da Família Ribeiro, na próxima segunda, durante estada na PB em consideração ao ministro Aguinaldo Ribeiro.

Quando estiver em solo paraibano, na próxima segunda-feira (04), a presidente Dilma Rousseff, após solenidade em João Pessoa, se dirige de helicóptero para Campina Grande e, sem seguida, será recepcionada em um almoço oferecido pelo ex-deputado federal Enivaldo Ribeiro, em sua residência, em Lagoa Seca. Este gesto da presidente é de consideração ao ministro Aguinaldo Ribeiro [das Cidades], filho de Enivaldo.
Embora seja alvo da chamada "grande mídia" do sul, que não perde chance para evidenciar o clima de preconceito em relação a um ministro paraibano em um dos mais importantes e poderosos postos do governo federal, Aguinaldo guarda para si um momento muito especial de atenção da presidente. Discreto na sua relação institucional com a presidente, Aguinaldo vem recebendo elogios de Dilma pelo ritmo de trabalho de seu ministério. Pessoalmente, também, Dilma passou a designar um tratamento especial ao paraibano, a quem chama na informalidade de "menino", por ser um dos mais jovens de sua equipe de auxiliares direto.
Nas presenças dos ministros Gleisi Hoffman (Casa Civil), Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Aloísio Mercadante (Educação), no final do ano passado, a geralmente seca Dilma Rousseff verbalizou sua admiração pelo deputado federal licenciado da Paraíba. "Este é um dos só sai se quiser", brincou a presidente, adiantando que até num possível segundo mandato  Aguinaldo Ribeiro terá também espaço na sua equipe. (com Marcos Alfredo) 

Pesquisa em CZ revela empate entre Cássio e Veneziano na disputa para o governo em 2014; Já Ricardo Coutinho fica em 3º lugar...

Enquete realizada pelo Portal Diário do Sertão, no período de 11 de janeiro a 28 de fevereiro deste ano, sobre as pretensões de votos nas eleições estaduais de 2014, constatou-se empate técnico entre o atual senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital (PMDB). Os internautas responderam a seguinte pergunta: "Se as eleições de 2014 fossem hoje em quem você votaria para Governo do Estado". 
O ex-governador Cássio emplacou 34,56% da preferência popular. Segui por Veneziano, com 33,77%. Enquanto o atual governador Ricardo Coutinho (PSB), ficou em terceiro e conseguiu 22,28%. Outros nomes foram lembrados, como: Maranhão, Luciano Agra e Ricardo Marcelo.
Veja o resultado, na íntegra:
1. Ricardo Coutinho - 22,28%
2. Cássio Cunha Lima - 34,56%
3. Ricardo Marcelo - 0,82%
4. José Maranhão - 4,31%
5. Luciano Agra - 4,27%
6. Veneziano - 33,77

Dilma entrega 2ª-feira em JP 22 novas retroescavadeiras para municípios paraibanos, dentre eles Aguiar, Coremas, Ibiara e Santana dos Garrotes.

A presidente Dilma Rousseff estará cumprindo agenda segunda-feira (04) em João Pessoa, quando entregará 576 apartamentos no Condomínio Residencial Jardim Veneza, às 9h. No mesmo local, serão entregues 22 retroescavadeiras, adquiridas através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), para vários municípios que visa melhorar as condições das estradas vicinais para escoamento da produção.
Os funcionários que irão operar essas máquina passaram por treinamento na última quinta-feira (28). Dentre os municípios contemplados, estão os seguintes do Vale do Piancó: Aguiar, Coremas, Ibiara e Santana dos Garrotes.

Retirada de pauta de projeto enviado pelo Executivo gera discussão entre vereadores durante sessão da Câmara Municipal de Itaporanga

Com um plenário lotado a sessão ordinária de quinta-feira (28) da Câmara Municipal de Itaporanga foi marcada por efervescência diante do acalorado debate registrado entre as bancadas de situação e oposição, inicialmente, motivado devido a retirada de pauta do Projeto de nº 001/13 de autoria do Poder Executivo Municipal pedindo mudanças na redação da Lei nº 824, de 27 de setembro de 2012, que cria o Conselho Municipal de Assistência Social e o Fundo Municipal de Assistência Social. Há um erro na redação desse projeto e se ele não for corrigido fica inviabilizado, legalmente, o movimentos dos recursos financeiros do referido fundo - que agora está sob gestão plena. 
Como registramos no início da semana, a matéria foi votada e aprovada por unanimidade, em primeiro turno [confira no link a seguir: Secretária Naura Ney esclarece na Câmara mudança em lei solicitada pelo executivo que trata da gestão da assistência social em Itaporanga], inclusive, contando com a participação da secretária municipal da Assistência Social, a primeira dama Naura Ney, que defendeu da tribuna a mudança solicitada e esclareceu os pontos em divergência.
Porém, na ocasião, faltava documentação que tirasse algumas dúvidas da Comissão de Redação e Justiça da Casa. Então, para não prejudicar o trâmite da matéria houve uma reunião interna, entre os vereadores e a secretária, aonde, segundo os mesmos, ficou acertado que antes da votação em segundo turno a documentação exigida seria enviada à Câmara, para assim, ser votada em definitivo. A sessão para votação em segundo turno chegou mas a documentação não, justificara a comissão ao pedir a retirada de pauta da matéria. O pedido, feito pelo presidente da Comissão de Redação e Justiça, vereador Ricardo Pinto (PSDB), e acatado pelo presidente da Casa, Jacklino Porcino (PMDB), não agradou à bancada de situação. Da tribuna, o vereador Ubiramar (PTB) criticou a decisão tomada pela Mesa e revelou que estava em mãos com documentação enviada pela secretária atestando a legalidade da solicitação pedida pelo Executivo.
O presidente da CRJ, Ricardo Pinto, então, subiu à tribuna para explicar quais as falhas existentes que precisam ser regularizadas para que a matéria possa ser aprovada em segundo turno: "Primeiro, o conselho não teria sido formado, pedimos cópia da ata, atestando a sua formação, da reunião; a publicação no Diário do Município; o registro da ata em cartório; também da reunião; portaria assinada pelo prefeito; e nada disso foi enviado para esta Casa, que tem o deve de saber o que se passa no Poder Executivo...enviaram, sim, uma cópia com composição, assinada pela secretária [Naura], mas, nada da documentação que solicitamos. Então, fizemos uma reunião e decidimos que quando ela nos enviasse essa documentação nós votaremos e aprovaremos a matéria. Agora, da maneira correta", disse Ricardo.
Ricardo ainda continuou revelando o que fora acertado, nos bastidores: "Todos que estavam presentes à reunião, oposição e situação, se comprometeram a votar assim que ela mandar essa documentação. Se não mandar, não votaríamos. E, hoje, a conversa [da bancada de situação] não é mais a mesma. Então, esse documento [com composição do referido conselho] que a secretária nos enviou é falso? Ela usou a confiança desta Casa, fizemos de tudo pra ajudá-la, aprovando o que ela pediu, em primeiro turno, mas desse jeito eu não voto [em segundo turno]. Confiamos e compromisso é compromisso. Palavra é palavra. Nós não podemos voltar atrás", rebateu.
O tucanos ainda enumerou outro ponto que estaria divergindo para a legalidade do conselho: "Quanto a um artigo [na lei] que diz que o presidente do conselho é o secretário, tá errado. Porque como é que você vai assinar um cheque, pagar e fiscalizar você mesmo? Isso é inadmissível! Portanto, ela se comprometeu com agente de enviar um ofício mudando isso e até agora nada. Por isso, peço a retirada de pauta, desta matéria", frisou Ricardo Pinto.
O presidente da Câmara, Jacklino Porcino (PMDB), interveio no debate para lembrar como teria sido o acordado entre os vereadores e a secretária, para a votação da matéria: "Vereador [Ubiramar], vossa excelência sabe disso [que o projeto não iria entrar em pauta]. Sentamos e houve um consenso. Ela se comprometeu com agente que iria regularizar a matéria e não fez. Vossa excelência não pode dizer que é mentira minha. Aqui só queremos a coisa certa. Infelizmente foi feito errado. Temos vontade de ajudar, mas ela está errada. Votamos a favor semana passada porque ela se comprometeu com agente de enviar essa documentação antes da votação em segundo turno. Por isso, o projeto será retirado de pauta, inclusive, para não prejudicar o próprio executivo. Se ela nos trouxer essa documentação amanhã, amanhã mesmo votamos a matéria. Caso contrário, não há nem o que discutir", pontuou Jacklino.
"Como vereador peço para colocar em votação, Sr. Presidente" - solicitou Ubiramar.
"Qualquer vereador pode pedir para retirá-lo de pauta" - respondeu Jacklino.
"[assim] Irá travar os trabalhos da assistência social, pois já existe os membros do conselho..." - replicou Ubiramar.
"E porquê ela não nos enviou isso [a documentação]?" - perguntou Ricardo Pinto.
"Está aqui" - respondeu Ubiramar, mostrando calhamaço de documentos em sua mesa..
"Pode estar com vossa excelência, mas não com a comissão" - replicou Ricardo Pinto.
"Se essa documentação existir, realmente, era pra ela ter sido enviada pra comissão analisar. Vamos fazer a coisa da maneira certa" - disse Jacklino. 

Bancada de situação reprova proposituras que pediam reajuste para os servidores, auxílio funeral e abertura de PSF, devido disputa política.

Quando da defesa dos requerimentos apresentados, para apreciação do plenário, quatro deles foram reprovados pela bancada de situação, por 5 votos a 4, haja vista a oposição estar desfalcada diante da ausência na sessão do vereador Joaquim Salviano, como rescaldo do debate gerado em torno da retirada do projeto enviado pelo Executivo. Os requerimentos eram todos em benefício da população e ao votar contra os vereadores da bancada de situação não atentaram para o perigo de se colocar a disputa partidária na frente do interessa coletivo, prejudicando assim o bem comum dos itaporanguenses.
As proposituras foram as seguintes: A de nº 19, de autoria do vereador Ricardo Pinto, que sugeria ao prefeito a revisão dos PCCR's dos servidores públicos municipais, cujo salários estão defasados há mais de seis anos; A de nº 20, também de autoria de Ricardo, que sugeria ao prefeito a elaboração de um projeto de lei instituído um auxílio funeral para as famílias carentes, cadastradas no Bolsa Família, e as famílias dos funcionários municipais, num momento tão doloroso para as mesmas. Ou seja, são propostas da mais elevada importância já que os mais carentes em muitas vezes não tem como pagar tais despesas em momentos como estes. Já com relação a revisão dos PCCR's é direito adquirido o reajuste do funcionalismo municipal. 
Também foram derrotados os requerimentos de nº 21 e nº 22, de autoria da vereadora Isabelle Mendes (PSDB), que, respectivamente, sugeria ao prefeito a abertura do Posto de Saúde da Família (PSF) localizado na comunidade rural do Cravoeiro, cujo prédio fora construído no ano passado, faltando apenas colocá-lo para funcionar; e o reajuste dos vencimentos dos servidores do Programa de Saúde da Família, propositura de igual valor e importância para os servidores públicos municipais. Porém, todas essas quatro proposituras foram reprovadas por justificativas não plausíveis com seu grande alcance social e de valorização do servidor.
Primeiro a contestar as proposituras, o vereador Ivanilto Palmeira que da tribuna mostra completa falta de informação dos fatos ali apresentados, inclusive, por não analisar cuidadosamente tais iniciativas antes de tecer qualquer julgamento, em mais uma sessão decepcionou. "Já existe o Fumap e isso [o auxílio funeral] não é preciso", afirmou ao votar contra uma iniciativa em prol das famílias cadastradas no Bolsa Família. Inclusive, o próprio vereador em mais uma sessão mostra desconhecedor do que se trata o CadÚnico [que é um cadastro do Bolsa Família]: "Não sei nem o que é esse cadastro único. É preciso especificar isso", diz sempre. 
Sobre o PCCR, Ivanilto lembrou que votara a favor do funcionalismo em 2009, quando exercia a titularidade do mandato, contrariando orientação do então prefeito Djaci, em matéria que retirava gratificações. "Agora, três anos depois, vem dois representantes de Djaci pedir reajuste de salário dos servidores. Voto contra", declarou Ivanilto sem perceber que o palanque político, do qual ainda não desceu, fez ele votar contra um requerimento que beneficiaria o funcionalismo municipal. O que é lamentável. 
Outra prova de que o palanque político está ficando à frente dos interesses da comunidade foi quando Ivanilto recusara-se a votar a favor do pedido de abertura do PSF do Cravoeiro, somente porque Gaudêncio, pai da vereadora, não o fez até dezembro passado. Ivanilto ainda, ao tentar atacar a gestão passada, acabou atingindo a atual ao revelar que o prédio [construído no segundo semestre do ano passado] do referido posto está abandonado, com ratos, baratas e morcegos. 
Já  o vereador Ubiramar, disse que não poderia aprovar as proposituras da colega porque o seu pai, quando secretário, não fez o que ela, agora, sugere ao prefeito da vez. "Seu pai quando secretário, durante três anos não deu um aumento sequer aos servidores da saúde. Gerou uma greve porque tentou retirar gratificações. Isso pra mim é hipocrisia", disse. 
O vereador Ricardo Pinto, então, pediu a palavra para esclarecer o pedido de Isabelle sobre o PSF: "Não se estar pedindo aqui criação do posto de saúde, até porque só quem pode fazer é o Ministério da Saúde. O que se pede é a abertura do mesmo no seu lugar de origem, já que ele foi criado em 2008 e funciona, desde então, no Hospital Infantil devido não haver prédio próprio lá na comunidade Cravoeiro. O prefeito anterior construiu o prédio, então, que passe a funcionar lá pra atender os moradores daquela região, que abrange, além do Cravoeiro, Araça, São João, etc. Agora, se vocês acharem que os moradores de lá não merecem, então, votem contra", declarou Ricardo.
Isabelle subiu, por fim, a tribuna e rebateu as declarações de Ubiramar: "O senhor fala tanto de deixar o passado prá lá, mas não consegue fazer o que fala. A gestão passada, passou. Estou aqui como vereadora para cobrar em prol do povo. O importante é daqui pra frente. O prédio construído para o posto de saúde está há dois meses abandonado e se há baratas e morcegos, então, que o prefeito atual contrate um equipe de faxineiros e vá limpar o prédio, colocando-o em funcionamento. Quanto ao senhor [Ubiramar] só faz falar e não age", rebateu a vereadora.

Jacklino revela que Ubiramar, Hélio, Jailson e Ivanilto, querem aumentar próprios salários mas se negam ao reajuste do funcionalismo municipal.

Como podia-se perceber o clima já estava tenso e a tendência era esquentar mais ainda. E o projeto do Executivo voltou ao meio fio causando uma nova discussão. Até o vereador Hélio do Bar (PTB), que como relator da CRJ deu parecer e acordou para que se o Executivo não enviasse a documentação exigida voltou atrás ao pedir para que a matéria fosse colocada em pauta porque agora já estava entendendo do assunto. 
No entanto, Jacklino manteve a decisão de retirar a matéria de pauta gerando um protesto da parte de Ubiramar. "Protesto, Senhor Presidente, contra o seu autoritarismo por retirar uma matéria de pauta... Não estou aqui pra defender prefeito A ou B. Tenho compromisso com a comunidade de Itaporanga. Hoje, teve uma importantíssima matéria retira de pauta por decisão de uma minoria. Quem vai julgar isso será o povo. O meu compromisso é com o povo. E o que for bom pro povo, estou aqui pra representá-lo", disse Ubiramar.
"A Presidência da CRJ pediu e a Mesa acatou a retirada de pauta da matéria. Se essa documentação chegar amanhã, votaremos imediatamente por uma questão de bom senso. A secretária se comprometeu nesse sentido e não terá coragem de vir aqui e dizer o contrário. O próprio vereador Ubiramar disse na reunião - 'se ela não trouxer, não votamos', e agora muda de palavra. Aqui não se trata de fazer oposição, mas fazer o que é certo", disse Jacklino. Em seguida, Ubiramar chamou Jacklino de autoritário e arrogante, esquentando o debate: "Quero que registre em ata que o projeto foi retirado de pauta por contra própria do presidente, por seu autoritarismo e arrogância". 
Logos depois, da tribuna, Ricardo Pinto disse que deixara de ser Chefe de Gabinete em março de 2012, contrariando afirmativa de Ubiramar, e pediu que os vereadores da bancada de situação descesse do palanque, e ao relatar episódio ocorrido com Ubiramar quando Djaci era secretário estadual [governo Cássio] o petebista retrucou dizendo que o resultado não foi o esperado porque tinha as 'costas largas'. "O prefeito Djaci, quando era secretário estadual, não lhe demitiu [da Secretaria de Desenvolvimento Humano] porque não quis...", disse Ricardo. "Não, foi porque eu tinha as costas larga!", rebateu Ubiramar. "Vixe, será que era mais do que a do governador [Cássio]", replicou Ricardo.
Ao final da sessão, o plenário ficou boquiaberto e estarrecido com uma revelação feita pelo presidente da Casa concernente aos bastidores do Legislativo-Mirim, envolvendo vereadores da bancada de situação diante da reprovação de requerimentos pedindo reajuste para o funcionalismo municipal: "Eu acho interessante, ouvi atentamente as palavras do nobre vereador Ubiramar para dizer que o presidente desta Casa usa do autoritarismo, por retirar de pauta tal projeto, e é arrogante. Mas, agora mesmo, ele acabou de dá a maior prova de quem verdadeiramente é arrogante, quando diz que o prefeito Djaci não lhe demitiu porque tinha as 'costas largas'. Isso é ou não arrogância?", disparou Jaklino para um plenário em silêncio e atento às suas palavras.
"Outra prova grande de hipocrisia do vereador Ubiramar é quando diz estar aqui pra defender os interesses do povo. Dá uma prova maior de arrogância, quando vota contra reajuste de servidores públicos municipais e pede aos demais vereadores, por se dizer líder já que oficialmente é Nené de Adailton (PSB), para acompanhá-lo no voto, derrotando iniciativas que visam beneficiar a população. Isso é ou não é arrogância? Você, Ubiramar, vota contra reajuste do funcionalismo municipal e isso não é picuinha? Requerimento pedindo abertura de PSF, auxílio funeral, etc, e isso não é picuinha política?", falou um contundente Jacklino.
Jacklino finalizou seu raciocínio com uma revelação que deixou, como disse, boquiaberto os presentes na sessão: "Todos tem o direito de julgar os atos aqui praticados por nós. Então, o nobre vereador usou da tribuna pra dizer que estava defendendo os interesses do povo, mas votando contra reajuste para os funcionários? Tá beneficiando quem? Do mesmo jeito o vereador Ivanilto, que diz defender o povo, mas vota contra o mesmo. Então, aproveito a oportunidade para tornar público que os vereadores da situação: Ubiramar, Hélio do Bar, Jailson e Ivanilto, assinaram um abaixo-assinado pedindo, olha só que interessante, reajuste para seus salários. E isso há apenas dois meses como vereadores".
"Quero que a população saiba disso. Não vejo aqui nenhum dos senhores pedindo reajuste pros servidores municipais, mas já querem aumentar seus próprios salários. E o povo? Cadê a defesa do povo? Cadê os interesses do povo? Isso é uma prova que vocês, estão, realmente, defendendo os interesses do povo?", ironizou Jacklino Porcino diante do silêncio dos vereadores e do público presente à sessão.

Ricardo Pinto pede que bancada de situação desça do palanque e atue em favor dos interesses do povo; E fez críticas a atual gestão...

Como a bancada de oposição tem aprovado todos os requerimentos apresentadores pelos vereadores da situação, que não retribuem is feitos por colocarem a política partidária à frente dos interesses da população, o vereador Ricardo Pinto (PSDB) ainda subiu a tribuna para fazer um comentário à respeito dos embates que serão registrados no plenário. 
"Os requerimentos apresentados por todos são de interesse do povo de Itaporanga. Visam beneficiar os mais humildes. Continuarei votando a favor em todos os requerimentos que vocês [da situação] apresentarem porque, acreditou eu, também são em benefício do povo. Agora, é preciso descer o palanque e deixar o passado de lado. Fui eleito para legislar e cobrar anseios para o povo. Se vocês acham que o povo não merece ajuda, que o funcionalismo não merece reajuste, tudo bem, é um direito que vocês tem de votar como bem entenderem. Mas vamos deixar o passado de lado...", disse.
Entretanto, o tucano aproveitou para pedir que a Mesa Diretora enviasse cópia de ofício com composição do conselho da assistência social ao Ministério Público, por entender ser falsa e criticou o prefeito pela falta de ações: "Peço à Mesa que encaminhe este ofício ao Ministério Público, por entender que é falso. Quanto à atual gestão, é preciso trabalhar pois a Secretaria de Saúde, por exemplo, está paralisada. Não há remédios, não se marca consultas, não se faz nada...".
"Seria bom que o atual prefeito inaugurasse pelos menos as obras em andamento deixadas pelo ex-prefeito, que vocês chamam de irresponsável. São mais de dez obras no momento com investimento de milhões de reais e já se perto dos cem dias de governo não há nada para se apresentar. Vou dar um ano para que o prefeito faça alguma coisa em Itaporanga, mas, pelo visto, tá díficil. É preciso começar a trabalhar", pontuou.

Vereador Nel de Duvan solicita construção de duas passagens molhadas para a comunidade rural Saco do Pinto

Sem entrar no meio do'tiroteio' das bancadas de situação e oposição, o vereador Nel de Duvan (PSDB) subiu à tribuna para defender propositura, de sua autoria, aprovada por unanimidade, pedindo ao Executivo Municipal a construção de duas passagens molhada nos dois riachos da Comunidade Rural Saco do Pinto. Uma reivindicação mais do que necessária para moradores de uma comunidade que se agiganta a cada dia.
"A construção das duas passagens molhadas na comunidade Saco do Pinto beneficiará os moradores daquela localidade, crianças e adolescentes que em tempo de enxurradas ficam impossibilitados de transitarem até a zona urbana, por conta do volume de água nos dois riachos. Com isso, alguns perdem suas atividades escolares e outros não comparecem aos seus respectivo locais de trabalho", pontuou o jovem Parlamentar-Mirim.

h

Coperve divulga resultado final do PSS-2013; Veja lista dos aprovados!

Os resultados do PSS 2013 foram divulgados pouco depois das 18h desta sexta-feira (1º), pela Comissão Permanente de Vestibulares (Coperve). A lista de aprovados está disponível, em ordem alfabética, no site www.coperve.ufpb.brArquivo com a Lista Completa de candidatos classificados (PDF)
Na próxima segunda (4), às 14h serão divulgados os resultados individuais das provas realizadas em janeiro de 2013 e em 15 de março, bem como as imagens das Folhas de Resposta de cada candidato.
No dia 8 de março, às 17h, a Coperve deve divulgar a relação dos candidatos classificados em primeira lista nos Processos Seletivos 2013 para cursos de graduação e sequenciais que exigiram prova de conhecimento específico e os respectivos editais de cadastramento. Já no dia 11 de março, às 14h, os resultados individuais obtidos por estes candidatos nas provas aplicadas em janeiro de 2013 estarão disponíveis na internet. 
Para finalizar, no dia 20 de março, às 14h, o site da Coperve terá as imagens das Folhas de Resposta de cada candidato, referentes às provas objetivas e de redação aplicadas em janeiro de 2013.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Em noite de casa cheia, debate acalorado esquenta o clima durante sessão na Câmara Municipal de Itaporanga; Detalhes em instantes...

Pedimos um pouco de paciência aos nossos assíduos leitores/internautas, diante das inúmeras ligações, para postarmos tudo sobre a tensa sessão da Câmara Municipal de Itaporanga, realizada esta noite. Aguardem, em instantes traremos todos os detalhes dos acalorados debates...

Padre Djacy envia ao Blog apelo para que internautas transformem esta sexta e a próxima segunda em Dias 'D' da Seca...

Para chamar a atenção do Brasil e do mundo sobre a seca no sertão nordestino, que devasta, assola e mata, deixando milhares de sertanejos em situação de aflição, desespero, sugiro dois dias fortes, chamados DIAS D DA SECA. Esses dias serão sexta-feira próxima, dia primeiro de março, e segunda-feira, dia 03 do corrente mês.
Que os internautas usem as redes sociais como twitter, facebook, Orkut, MSN, blogs etc. visando sensibilizar os governos federal e estadual, a classe política, os segmentos representativos da sociedade e o mundo, diante dos  efeitos catastróficos da seca, no sertão nordestino.
Usemos a força das redes sociais para salvar vidas humanas e animais. Não dá para esperar. O tempo é agora.
Sexta e segunda, dias D da seca.
Padre Djacy Brasileiro, em 28 de fevereiro de 2013.

Com público de apenas 28 pagantes, o Cruzeiro se despede do paraibano com mais uma derrota: 4 a 3, desta vez para o Paraíba de Cajazeiras.

Treze 1 x 1 Cruzeiro-PB, no Estádio Presidente Vargas (10ª rodada da 1ª fase do Campeonato Paraibano 2013) (Foto: Magnus Menezes / Jornal da Paraíba)
O Estádio 'O Zezão' em Itaporanga sediou nesta quinta-feira (28), às 15h15, o chamado 'Duelo dos Rebaixados', entre o Cruzeiro de Itaporanga e o Paraíba de Cajazeiras, que marcou a despedida do Campeonato Paraibano de 2013 - Primeira Divisão. O Cruzeiro perdeu por 4 a 3, numa partida que teve apenas 28 pagantes e renda de R$ 140,00. Com essa derrota, o Cruzeiro se despede do campeonato tendo conseguido apenas uma vitória em 14 partidas disputadas. Agora, é esperar 2014 e fazer uma bonita campanha pra ver se consegue o retorno pra elite do futebol paraibano.

Trócolli sai em defesa de Gervásio e Wilson e critica PMDB: "há um desinteresse das lideranças em resolver os problemas na legenda”.

Trócolli Júnior
O deputado estadual Trócolli Júnior (PMDB) extrapolou as reuniões de partido e conversas de bastidores e resolveu usar, nesta quinta-feira (28), a tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba para desferir duras críticas a direção estadual do PMDB. Segundo o peemedebista, “há um desinteresse das lideranças em resolver os problemas que acontecem na legenda”.
No discurso, o parlamentar enfatizou sua solidariedade ao ex-senador Wilson Santiago e o deputado estadual Gervásio Filho. Para ele, é inaceitável o nível de "hostilidades internas" do PMDB a seus filiados. Para o deputado, há uma "orquestração sórdida" interna e externa contra Gervásio Filho, desde que ele manteve duas audiências com o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), na Granja Santana.
Trócolli voltou a repetir  que disse no programa 27' Segundos, da RCTV (canal 27 da Net digital), na sexta-feira passada. Segundo ele, o PMDB não está em condições de perder um só suplente de vereador. "Lamento que o PMDB esteja perdendo Wilson Santiago e Wilson Filho e mais de 30 prefeitos. Espero que o partido não comece a perder deputados estaduais. O partido é uma grife e não podemos alimentar pendengas internas", afirmou.
Trocolli acrescentou que as audiências mantidas pelo colega com o governador foram motivadas por necessidades de prefeitos de sua base: "Eu adianto que se algum prefeito precisar recorrer ao governador para resolver algum problema de seu município, eu o acompanharei também porque é obrigação do Governo socorrer os municípios", enfatizou. (com Ascom)

Assembleia Legislativa da Paraíba sinaliza com a extinção do 14º e 15º salários dos parlamentares

Nas pegadas do Congresso Nacional, a Assembleia sinaliza com o fim do 14º e 15º salários para os deputados estaduais. Vai extinguir um benéfico de décadas. O tema irá ao plenário na sessão da próxima terça (5) e chega para a apreciação dos parlamentares através de um projeto de Resolução, de autoria da Mesa Diretora. Quando é para moralizar, o legislativo estadual da Paraíba assume uma posição de vanguarda.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A música é a mesma. Quem vai dançar?

Cássio e Cícero em 2010
Música de muito sucesso nos tempos da Jovem Guarda, A Praça de Ronnie Von, quem diria, tem sido cantada por lideranças da Paraíba, em Brasília. Pelos versos do refrão: “A mesma praça/ o mesmo banco/ as mesmas flores/ o mesmo jardim/ tudo é igual/ mas estou triste/ porque não tenho você perto de mim…”
Explica-se: uma foto oficializada, há poucos dias, pelo senador Cássio Cunha Lima, numa pose divertida ao lado do governador Ricardo Coutinho em Brasília guarda uma impressionante semelhança com outra, divulgada pelo senador Cícero, antes de Cássio viajar ao exterior, em 2010. Cícero era candidato a governador, com apoio de Cássio…
… Aquela foto mostrava os dois sentados e demonstrando muita felicidade pela parceria. Mas, na volta do exterior, Cássio nem precisou gastar seu inglês para descartar a candidatura do velho companheiro e apoiar exatamente seu principal adversário, Ricardo Coutinho. O cenário das duas fotos é muito similar, a alegria a mesma. Já o desfecho…(com HélderMoura)

Cássio e Vené afinam discurso: "adesão de prefeitos é importante mas não garante eleição".

Muito interessante a análise feita pelo professor aposentado da UFPB, Jônatas Frazão, enviado ao Blog, sobre recentes declarações do ex-prefeito Veneziano e o senador Cássio Cunha Lima a respeito das adesões de prefeitos anunciadas festivamente pelo governador Ricardo Coutinho. Veneziano e Cássio, como se sabe, subestimaram as adesões.
Os dois falaram no mesmo diapasão, para afirmar que a adesão de prefeitos pode ser importante, mas não decide eleição. Cássio, inclusive, cita a eleição de Ronaldo Cunha Lima contra Wilson Braga, quando tinha apenas 17 prefeitos, contra todo o resto. O mesmo ocorreu com ele próprio em 2002. E é curioso como Veneziano e Cássio tenham o mesmo discurso nesse momento.
Na íntegra: “A liderança política de qualquer cidadão é mensurada por duas realidades: mandato e carisma popular. Cássio, hoje, tem mandato e carisma. Veneziano, apenas o carisma. Para efeitos de comentário, vamos excluir o item ‘mandato’, até para que eu não seja crucificado por não incluir nesta análise o atual governador Ricardo Coutinho, que é uma liderança, hoje, pelo mandato que exerce, mas que de carisma deixa a desejar.
Cássio e Veneziano são dois homens públicos competentes e de extrema inteligência, isso ninguém pode negar. Ambos tem experiência administrativa, sensibilidade política e capacidade de enxergar bem à frente, aonde olhos de outros não conseguem alcançar.
Esta semana, Veneziano foi ao sertão do estado e, pelas entrevistas que concedeu e pela repercussão nas redes sociais e sites de notícias, tem uma opinião bem formada sobre as notícias das recentes adesões de prefeitos ao projeto político de reeleição do atual governador, Ricardo Coutinho.
Veneziano disse que a adesão de prefeitos é importante, mas não garante a vitória numa eleição. Segundo ele, a história mostra que vários candidatos, num passado recente da Paraíba, foram às urnas com apoio maciço da esmagadora maioria dos prefeitos e não lograram êxito. “Olha, contabilizar prefeitos adesistas é importante, mas não é fundamental e decisivo”, disse Veneziano.
Com esta afirmação, Veneziano não apenas marcou posição firme em relação a um assunto que poderia estar lhe tirando o sono, como desqualificou o discurso e a estratégia de seu concorrente direto, Ricardo Coutinho.
Dois dias depois foi a vez de Cássio comentar o assunto. Em entrevista, ele veio exatamente com o mesmo discurso de Veneziano. “O prefeito é importante no processo eleitoral, mas não garante a eleição. Quem decide eleição é o povo. Tanto faz ser senador, governador ou presidente da república. Não tem matemática, não tem regra. O que vale mesmo é a decisão livre e independente de cada eleitor, a soberania do voto”.
Cássio foi mais além em sua também estratégia de desconstruir o discurso de Ricardo Coutinho e lembrou que seu pai, Ronaldo Cunha Lima, quando disputou sua primeira eleição, tinha o apoio de apenas seis dos então 151 municípios paraibanos da época. “Eu também, em 2002, tinha o apoio de poucos prefeitos”.
É bom lembrar que na eleição passada o então candidato do PMDB José Maranhão chegou a contabilizar o apoio, no primeiro turno, de nada mais nada menos que 194, dos 223 prefeitos paraibanos. E deu no que deu.
Se continuar com essa estratégia de tentar criar cenário positivo com o anúncio de adesão de prefeitos, muitos deles, inclusive, da sua própria base aliada, como é o caso de prefeitos do PDT, PSD, DEM e outros partidos, Ricardo Coutinho poderá cair na armadilha da qual ele próprio se beneficiou em 2010.” (com Helder Moura)

Isolada pelo governador e sem mandato, ex-vereadora Sandra Marrocos pode deixar o PSB e aderir ao grupo do prefeito Luciano Cartaxo

foto
Isolada e sem mandato, a ex-vereadora Sandra Marrocos (PSB) ameaça deixar o PSB do governador Ricardo Coutinho. Sandra se queixa de falta de espaço da gestão estadual. Segundo informações, a ex-parlamentar estaria insatisfeita por não ser recebida pelo governador, além disso, almejava ocupar a vaga deixada por Iraê Lucena na Secretária de Estado da Mulher e da Diversidade, o que até o presente momento não se concretizou, Interinamente quem responde pela pasta é Gilberta Soares.
Rumores dão conta que de Sandra Marrocos deixaria a base do governador e passaria a integrar a base do prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo (PT), podendo inclusive assumir cargo na gestão municipal. Outra vertente defende que o líder do prefeito na Câmara Municipal Bira pereira (PSB), pode se afastar do legislativo, abrindo espaço para que Sandra Marrocos assuma como suplente.

Prefeito de Sousa André Gadelha diz que Veneziano "é o melhor nome das oposições para disputar o governo em 2014".

foto
O Prefeito de Sousa, André Gadelha (PMDB) disse em entrevista à Rádio Líder FM que Veneziano (PMDB) é “o melhor nome das oposições para disputar as eleições de 2014”. Segundo André, a cidade de Sousa tem uma grande admiração por Veneziano. “Sousa gosta muito de Vené, tem um enorme carinho por ele. A cidade gosta muito de Veneziano e tem para com ele muita atenção e carinho”, disse.
André disse que Sousa está pronta pra acolher Vené e, no tempo certo das disputas eleitorais, sair às ruas em campanha pelo cabeludo. “Sairemos vencedores da eleição de 2014, tenho certeza. Estaremos nas ruas, faremos uma grande festa aqui em Sousa. O povo de Sousa vai ter a alegria de lhe escutar”, afirmou.
O prefeito afirmou ainda que a tendência é a de que a população de Sousa e do sertão como um todo se identifique mais ainda com Veneziano. “O povo de Sousa e do sertão como um todo vai conhecer mais profundamente a essência de Veneziano, o seu carinho, a sua sinceridade, o homem que Veneziano é”.
André Gadelha disse ainda que Veneziano é “um grande amigo e irmão” e agradeceu o apoio que Veneziano lhe deu durante a eleição de 2012, quando o cabeludo foi à cidade participar de várias atividades da campanha, mesmo estando em uma dura disputa eleitoral em Campina Grande. “Veneziano é um grande amigo e irmão, que sempre acreditou no que poderíamos fazer por Sousa”.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Promotorias de Justiça das comarcas de Conceição, Itaporanga e Piancó, passam a ter vigilância armada e os promotores farão cursos de direção defensiva, tiro e primeiros-socorros avançado.

Doze Promotorias de Justiça, a partir desta sexta-feira (1º), passam a ter vigilância armada durante o horário de expediente e o monitoramento eletrônico a partir das 13h. A mudança faz parte do projeto 'Promotoria Segura', desenvolvido pelo Comitê de Políticas de Segurança Institucional (Comitê Gestor de Segurança – CGS) da instituição. Na manhã desta quarta-feira (27), 34 promotores de Justiça das 12 promotorias contempladas foram reunidos no auditório da Sede das Promotorias Especializadas de João Pessoa, para conhecer detalhes do projeto e seu funcionamento, além de receberem informações sobre a operacionalização do novo esquema de segurança. 
As orientações foram repassadas pelo promotor Bertrand Asfora, coordenador do CaoCrim, e pelo assessor militar do MPPB, major Werton. A colocação de vigilância armada e do monitoramento eletrônico, que integram parte do projeto, vai atender, nesta primeira etapa, as Promotorias de Justiça de Araruna, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Conceição, Cuité, Guarabira, Itaporanga, Monteiro, Pedras de Fogo, Piancó, Princesa Isabel e Santa Rita. Os promotores também foram informados que irão participar dos cursos em direção defensiva, de tiro e primeiros-socorros avançado. 
No cronograma que está sendo elaborado, o Curso de Primeiros Socorros Avançado será em parceria com o Corpo de Bombeiros. Já o Curso de Direção Defensiva será em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF); e o Curso de Tiro será ministrado pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado na Paraíba (Gaeco) do MPPB. O Comitê Gestor de Segurança do MPPB é encarregado de analisar os problemas apresentados para, em seguida, propor a adoção de políticas, planos, projetos e ações, de modo a resguardar o patrimônio, os ativos informacionais, a integridade física dos membros e servidores da instituição, garantindo-lhes condições satisfatórias para o desempenho das atividades.  

Pedido de empréstimo da Cagepa é retirado de pauta e presidente da empresa será convidado para uma audiência pública

O pedido de empréstimo da Cagepa junto à Caixa estava na pauta de hoje na Assembléia Legislativa e após ampla discussão, entre situação e oposição, o deputado Trócolli Júnior (PMDB), que presidida a sessão, decidiu não acatar a proposição do líder do governo, Hervázio Bezerra, de colocar a matéria em votação. Trócolli explicou que como o parecer do Tribunal de Justiça, que determinou o desarquivamento do projeto, ainda não transitou em julgado, a AL tem prazo para apresentar recurso e o plenário teria que esperar um posicionamento da Procuradoria Jurídica.
Hervázio acusou Trócolli de 'pau mandado' do presidente da AL, Ricardo Marcelo, por se recusar a colocar o projeto em pauta, através de requerimento oral. Trócolli, cobrou respeito e exigiu a presença do presidente da empresa, Deusdete Queiroga, no plenário da Casa para esclarecer sobre o faturamento da empresa em 2012, além das ações de cobrança da diretoria junto aos devedores da Companhia.
Então ficou decidido que até a próxima sexta-feira (1º), Hervázio irá apresentar um balanço da Cagepa de 2012 e requerimento convidando o presidente da empresa, Deusdete Queiroga, para uma audiência pública na próxima terça-feira (5), para depois o projeto começar a ser apreciado no plenário.

Para líder espírita da PB, Padre Cícero foi um ‘mala’; Dom Aldo revela que Bento XVI recomendou aos bispos do Nordeste que evitassem a supremacia da imagem do Pe. Cícero sobre as de Cristo e de Maria.

O teólogo e liderança respeitada no mundo espírita nacional, Severino Celestino, causou polêmica nesta terça-feira (27) ao declarar em um programa de rádio que o Padre Cícero Romão (estátua na foto ao lado) foi um verdadeiro “mala”. Durante entrevista ao Correio Debate, da 98 FM, Celestino lembrou que Padre Cícero foi considerado um messias do sertão nordestino, mas era um padre “mandão” e criou muitas polêmicas tendo benzido até a arma do cangaceiro Lampião. “A teologia ver que ele foi um grande líder religioso para a grade massa do povo da região. Nos bastidores nós sabemos que não”, disse o religioso que, interpelado pelo apresentador Fabiano Gomes emendou ao ser questionado se Padre Cícero seria santo ou um mala: “Nessa sua linguagem, ele foi um mala. Na minha opinião ele foi um mala".
No mesmo programa, o arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, também fez seus cometário sobre o personagem. Na sua ótica. Padre Cícero foi um político muito inteligente, mas bastante controverso com relação a vida do religioso. Ainda tratando do assunto, mais especificamente sobre a forma como a igreja enxerga Padre Cícero, Dom Aldo fez uma revelação surpreendente. De acordo com o arcebispo, o próprio papa Bento XVI (quando ainda era cardeal) recomendou aos religiosos do nordeste brasileiro que evitassem a supremacia da imagem do Padre sobre as de Cristo e de Maria.
"Ele pediu com toda a calma: enalteçam mais o Evangelho de Jesus; a devoção ao coração de Jesus e de Nossa Senhora, que é uma figura leal à palavra de Deus, mas não enalteçam o culto à personalidade de Padre Cícero", relatou. Dom Aldo lembrou ainda que religioso chegou a sofrer processo de excomunhão por parte da Igreja Católica por causa de um pretenso milagre. “Era um homem político. Se tentou contra ele uma excomunhão por causa de um pretenso milagre. A gente sabe que ele era um homem inteligentíssimo, perspicaz, amigo, pai dos pobres, mas havia uma política partidária e questão financeira vinculada visceralmente”, declarou Dom Aldo.

STF decide que piso nacional de professor, no valor de R$ 1.567, vale [retroativo] a partir de abril de 2011

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (27) por maioria, oito votos a um, que o piso nacional de salário do professor deve ser pago pelos estados a partir de 27 de abril de 2011, data em que o próprio Supremo considerou constitucional a lei que estabeleceu a remuneração básica. Promulgada em 17 de julho de 2008, a norma estabelece que nenhum professor da rede pública pode receber menos que o piso nacional para uma carga horária de até 40 horas semanais. Para 2013, segundo o Ministério da Educação, o valor do piso é de R$ 1.567.

Após apoiar Vitalzinho pra presidência da CCJ, Cássio recebe RC e dá o tom de 2014: ‘Ninguém é resultado de um esforço individual’.

O dia de ontem (26) começou com a informação da elegibilidade do senador Cássio Cunha Lima (PSDB). Depois, Cássio votou a favor do colega, conterrâneo e adversário Vitalzinho (PMDB) que foi eleto presidente da CCJ, a mais importante Comissão do Senado. E no mesmo dia, recebeu em seu gabinete o governador Ricardo Coutinho (PSB), o que rendeu um tom um tanto misterioso ao destino da aliança em 2014. Em entrevista ao Correio Debate, o tucano contou o teor da conversa que teve com Ricardo e ratificou que quer manter a dobradinha com o PSB, no entanto, dependerá da sinalização do governador.
“Ninguém é resultado de um esforço individual. Forças politicas se aglutinam para dar visão a esse projeto e é com essa visão clara e transparente que discutimos a política da Paraíba, resta saber se o governador vai querer continuar com essa aliança, pois até agora não vi nenhuma manifestação pública e clara nesse sentido”, destacou o tucano.
Cássio destacou ainda que quer espaços na chapa majoritária, mas tudo dependerá do que o candidato à reeleição terá para oferecer. “Em 2010 tínhamos a vice, com Rômulo Gouveia, a vaga no Senado com o meu nome e a outra vaga com o Democratas, que faz parte do nosso grupo, agora temos que ver que espaços teremos, pois há muitas alternativas no nosso grupo para a composição da chapa, e tudo dependerá de como se dará a formação dessa aliança”, falou.
Sobre um possível espaço para o ex-senador Wilson Santiago (PMDB) na chapa majoritária, Cássio fez questão de deixar claro que ninguém do PSB tocou nesse assunto com ele.
"Não tenho nada contra Wilson Santiago, agora é preciso saber se ele vem para o Governo para ocupar um lugar de destaque, temos que ver, até porque temos outras alternativas que estão no projeto há mais tempo, a exemplo do senador Cícero Lucena, que pode competir a reeleição, do deputado Ruy Carneiro que também pode disputar o Senado ou até mesmo o vice governador Rômulo Gouveia, ou seja, temos outras alternativas antes de Wilson Santiago e isso tem que ser analisado", disse.
Cássio aproveitou para mandar um recado direcionado ao grupo socialista sobre o possível desembarque do peemedebista no projeto de reeleição de Ricardo Coutinho. "Quando as coisas são feitas com transparências as coisas fluem, mas até agora ninguém me disse nada sobre Santiago", esclareceu. Pelo menos, está no caminho do rompimento...

Vituriano afimra que presidente da Câmara de S. J. de Caiana, em conluio com o Cooperar, impede perfuração de poços para dezenas de famílias.

Uma denúncia de perseguição política repercute por todo o estado depois que o deputado estadual, Vituriano de Abreu (PSC), falou da tribuna da Assembleia Legislativa ontem (26), que dezenas de famílias do município de São José de Caiana vem sofrendo sem água para beber por questões partidárias. Vituriano (foto) denunciou que o presidente da Câmara local, Ronildo Moura (PSB), usa seu poder político para impedir que o governo, por meio do projeto Cooperar, cave poços na comunidade de Panelas na zona rural do município onde moram dezenas de famílias castigadas pela seca.
Ainda segundo o deputado, o presidente da Câmara também impede que carros pipas abasteçam um dos bairros da cidade prejudicando cerca de 40 famílias. A punição que o vereador impõe a esses moradores é porque eles não acompanham o grupo político ao qual Moura pertence. Vituriano ainda completou que a punição aos moradores imposta por Moura é em conivência com o prefeito da cidade, José Walter (PMDB). A negativa de água a moradores de São José de Caiana pelo vereador e presidente da Câmara, Ronildo Moura, acontece no momento em que o município enfrenta a maior seca da sua história. As famílias prejudicadas prometem denunciar o vereador ao Ministério Público Estadual. (com radarsertanejo)

Procuradoria da República instaura procedimento investigatório criminal para averiguar gestão do ex-prefeito João Bosco, em Serra Grande.

O Procurador da República Bruno Barros de Assunção, atuante na Procuradoria Regional de Sousa, decidiu instaurar um Procedimento Investigatório Criminal para averiguar possíveis irregularidades na gestão dos recursos do Programa Piso de Atenção Básica (PAB) no município de Serra Grande, exercício de 2008 e 2009, na gestão do ex-prefeito João Bosco Cavalcante (DEM).
As irregularidades foram detectadas durante a execução do Programa de Fiscalização por Sorteio Público, no qual o município foi um dos escolhidos. Porém, não é a primeira vez que João Bosco (foto) é "fisgado" por averiguações de órgãos de controle da administração pública. Em abril de 2012, ele foi condenado pelo TCE-PB a devolver aos cofres municipais, no prazo de dois meses, a importância de R$ 1.316.424,55 milhão, sob pena de cobrança executiva.
A condenação se deu por irregularidades que incluíram despesas não documentalmente comprovadas com o INSS, combustível, pneus, peças, manutenção e locação de veículos, serviços de consultoria e assessoria, dispêndios pagos em duplicidade, apropriação indébita de recursos previdenciários e despesa extraordinária também insuficientemente comprovada. Ele recorreu da decisão.

Propositura de Ricardo Pinto visa extinguir taxa pelo uso de trator para corte de terra beneficiando pequenos agricultores de Itaporanga

Uma importante propositura que beneficia os pequenos agricultores do município de Itaporanga foi aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores. De autoria do vereador Ricardo Pinto, solicita ao prefeito a extinção de taxa que é cobrada pela prefeitura [há anos] pelo uso de trator para o corte de terra. A medida visa beneficiar pequenos agricultores cadastrados no CadÚnico [Bolsa Família] numa de suas necessidades básicas, o preparo do solo, incentivando assim a sua produção de milho, feijão, etc. 
Muito justa tal medida já que em Itaporanga o homem do campo arca com 50% do custeio de tratores para o corte de terra. E como em nossa região já teve início as primeiras pancadas de chuvas, antecipada de uma Seca devastadora - a mais longa dos últimos 40 anos, que tem dizimado animais e secado reservatórios, faz-se mais que necessário a implantação de tal medida, sugerida pelo parlamentar-mirim ao pelo prefeito Audiberg Alves (PTB).  
"Nessa luta incansável pela sobrevivência surgem dificuldades que o nosso homem do campo tem procurado soluções, ajuda e socorro. Essa prática injusta [cobrança de taxa] cria um problema a mais, que se soma a outros vivenciados pelo pequeno agricultor de nossa terra. O que sugerimos é que todo o processo de preparo do solo até o plantio deve receber suporte total do Poder Público, ficando a custo zero para eles", disse o vereador.

Extinta por RC em 2011, operação 'Manzuá' pode ser reativada...

Para reforçar a segurança nos acessos à Paraíba, o secretário Cláudio Lima estuda a possibilidade de retomar a operação 'Manzuá', que foi extinta durante o ano de 2011 pelo governador Ricardo Coutinho (PSB). Ainda não há previsão para que a operação seja retomada, entretanto já existem projetos prontos e estudos concluídos em relação à instalação. "Eu queria retomar a 'Manzuá', mas com uma configuração diferenciada, com tecnologia, a exemplo de câmeras, para isso, precisamos de mais efetivo e investir em tecnologia", revelou.
Leia também: PM anuncia fim da Operação Manzuá em toda Paraíba a partir de 2ª-feira e substituição por Operação Nômade

Vené rejeita lagosta e camarão de Coutinho e diz em Sousa: “eu gosto é de cuscuz com ovo”.

Na companhia dos dois fiéis escudeiros, os ex-auxiliares da sua gestão Gilson Lira (Secretário de Desenvolvimento Econômico) e Carlos Magno (Coordenador de Comunicação), o ex-prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rego (PMDB) encontra-se no Sertão da Paraíba em plena campanha eleitoral antecipada para o Governo do Estado e exercita o seu esporte predileto desses dias – desconstruir a administração de Ricardo Coutinho, seu principal provável oponente no próximo ano.
Na rádio Líder FM, tendo incorporado à caravana o prefeito de Sousa, André Gadelha, Veneziano resolveu investir sobre a intimidade do governador e as preferências culinárias da cozinha da residência oficial, a granja Santana, recentemente estampadas na mídia. Provocado pelo radialista Levi Dantas, Veneziano disse que sua preferência é popular, regional. “Negócio de Nero ou camarão e lagosta…”, enojou-se. E tascou: “…eu gosto é do meu cuscuz com ovo”.
O périplo do peemedebista continua por todo o dia, quando seguiu para Cajazeiras, onde também concedeu novas entrevistas a emissoras de rádio fazendo o contraponto à atual gestão estadual.

Reclamando de preconceito com times do Sertão, Nosman Barreiro diz que erros contribuíram para o rebaixamento do Cruzeiro de Itaporanga: "Sofremos o maior roubo desse campeonato", disse.

Presidente do Cruzeiro de Itaporanga, Nosman Barreiro lamenta rebaixamento do time (Foto: Richardson Gray / Globoesporte.com/pb)
O presidente do Cruzeiro de Itaporanga, Nosman Barreiro, ainda está insatisfeito com o rebaixamento do seu time para a segunda divisão do Campeonato Paraibano. Alegando que o clube teria sido prejudicado em diversas vezes pela arbitragem da competição, ele pediu mais atenção da Federação Paraibana de Futebol e menos preconceito com os times do Sertão. O Cruzeiro de Itaporanga está na última posição e foi rebaixado após péssima campanha na competição: com oito derrotas, quatro empates e apenas uma vitória.
Destacando que o time foi prejudicado em pelo menos três partidas, Nosman afirmou estar sem entender o motivo de tantos erros sucessivos contra o Cruzeiro e pediu explicações sobre o ocorrido. "É impossível que tantos erros aconteçam a favor dos times grandes. Contra o Treze, nós sofremos o maior roubo desse campeonato, onde anularam nosso gol e ainda deram um para eles, totalmente irregular. Contra o Botafogo, nós também deixamos de ganhar por um gol aprovado pela arbitragem, totalmente irregular, sem contar nos outros milhares de lances que aconteceram nesse campeonato contra o nosso time", declarou.
Nosman Barreiro também explicou que os pontos retirados do Cruzeiro foram essenciais para que o time fosse rebaixado. Segundo ele, o time foi prejudicado contra o Botafogo, Treze, Atlético de Cajazeiras, no primeiro turno e contra o Nacional de Patos. "Não tem como negar que todos esses resultados acabaram influenciando na decisão final. Infelizmente nosso time sofreu com uma arbitragem complexa e com decisões, na sua maioria erradas, mas o futebol é assim mesmo. Não tem como lamentar mais. Agora é hora de pensar no futuro e já fazer um planejamento para 2015", disse.
O Cruzeiro de Itaporanga termina sua participação na competição contra o Paraíba de Cajazeiras. Ambos os times estão rebaixados só cumprem tabela na última rodada.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Pleno do TJPB aprecia amanhã notícia crime contra ex-prefeitos de Boa Ventura, Coremas, Piancó e Serra Grande.

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba vai analisar na sessão desta quarta-feira (27) 118 processos, sendo 114 pertencentes à pauta judiciária e, quatro, à administrativa. São ações diretas de inconstitucionalidade (ADI), notícia crime, ações penais e rescisórias, mandados de segurança, embargos de declaração, agravos internos, revisões criminais, entre outros. Dentre 54 processos de notícia crime, que o colegiado apreciará, envolvendo o Procurador-Geral do Estado, Gilberto Carneiro, há contra ex-prefeitos dos seguintes municípios do Vale do Piancó: Boa Ventura, Piancó (2), Serra Grande (2) e Coremas. Ainda na pauta judiciária, a Corte encaminhará para a primeira instância ações penais contra ex-prefeitos de Boa Ventura e Serra Grande, tendo em vista a perda do foro privilegiado.

Luta pela sobrevivência na Seca: Padre Djacy registra momento em que caçador prepara tamanduá para o próprio sustento no Vale do Piancó.

Image
As chuvas que caíram semana passada em praticamente toda Paraíba não foram suficientes para aliviar o sofrimento da maioria dos paraibanos, principalmente os sertanejos. O Padre Djacy Brasileiro, pároco de Pedra Branca, uma voz que clama no Sertão surpreendeu a todos nesta tarde ao postar no seu Facebook, fotos de um animal que foi abatido e estava sendo despelado em uma comunidade rural. Nada de anormal se o animal em questão não fosse um tamanduá. Isso mesmo, com o gado morrendo de fome e sede, e com as galinhas ficando cada vez mais escassas, os sertanejos encontraram no tamanduá, um meio de garantir alimento para suas famílias.
A cena pode parecer grotesca ou selvageria, mas para quem convive com o drama diário da seca, sabe que está cada vez mais difícil garantir alimentação. O padre disse apenas que fazia mais uma de suas peregrinações pelas comunidades rurais do interior, quando se deparou com a cena. Ao indagar as pessoas por que eles estavam fazendo aquilo, a resposta foi seca (com perdão do trocadilho): “para comer, padre, para comer”. (com Pe. Djacy)

Mesmo com esforço concentrado pra aumentar de tamanho a bancada governista segue inalterada com oscilações entre 13 e 15 deputados...

Reunião do Governo com aliados
Não surtiu efeito o esforço concentrado do governo, da semana passada pra cá, para ter uma base de sustentação confortável na Assembléia Legislativa. A meta era chegar aos 20 deputados, mas o governador Ricardo Coutinho (PSB) ao que tudo indica só pode contar com exatos 15 parlamentares. Durante café da manhã, que ofereceu hoje no Palácio da Redenção, ele conseguiu reunir 13 deles: Iraê Lucena (PMDB), Assis Quintans (DEM), João Gonçalves (PEN), Jutay Menezes (PRB), Londolfo Pires (DEM), Domiciano Cabral (DEM), João Henrique (DEM), Hervázio Bezerra (PSDB), Tião Gomes (PSL), Antônio Mineral (PSDB), Eva Gouveia (PSD), Léa Toscano (PSDB) e Doda de Tião (PPL). O primeiro desafio desse encontro é tentar conquistar a maioria na AL para aprovar o empréstimo de R$ 150 mi para sanar as dividas da Cagepa.

Acontece a partir de 10 de março na cidade de Emas o 5º "Lameirão", torneio de futebol amador com premiação de quase R$ 7 mil.

Será realizado a partir do próximo dia 10 de março o 5º Torneio de Futebol "O Lameirão", no município de Emas, promovido pela Sociedade Clube de Emas e Prefeitura Municipal de Emas, que é considerado o segundo maior da região, na categoria amador, perdendo apenas para "O Peirão" de Itaporanga. Devem participar desse torneio perto de 50 equipes que disputarão a seguintes premiação:
1º Lugar: R$ 3.000,00 / Troféu / Medalhas / 01 Bola
2º Lugar: R$ 1.500,00 / Troféu / Medalhas / 01 Bola
3º Lugar: R$    800,00 / Troféu / Medalhas / 01 Bola
4º Lugar: R$    500,00 / Troféu / 01 Bola
5º Lugar: R$    350,00 / Troféu / 01 Bola
6º Lugar: R$    200,00 / Troféu / 01 Bola
7º Lugar: R$    200,00 / Troféu / 01 Bola
8º Lugar: R$    120,00 / Troféu / 01 Bola
O sorteio está agendado para o dia 06 de março e as inscrições, que custam R$ 120,00, estão sendo feitas Luiz Carlos.

Após várias aparições ao lado do governador Ricardo Coutinho, o PMDB substitui Gervásio por Raniery Paulino na liderança do partido na AL

Após encontros na Granja Santana e aparições públicas ao lado do governador Ricardo Coutinho (PSB), a exemplo de inauguração de hospital em Brejo dos Santos, o deputado estadual Gervásio Maia perde o posto de líder do PMDB na Assembléia Legislativa que, agora, será exercido pelo deputao Raniery Paulino, cuja mudança foi publicada na edição do último dia 20 do Diário do Poder Legislativo (PDL).
A alteração teve as assinaturas do próprio Raniery e dos deputados Ivaldo Morais, Márcio Roberto e Olenka Maranhão. Gervásio afirmou na manhã desta terça-feira (26) que ficou surpreso com a manobra dos colegas de partido para tirá-lo do cargo e disse que já tinha uma lista de assinaturas dos demais colegadas para continuar na liderança, mas que não apresentou em tem hábil.
"Fui surpreendido com a publicação no DPL, mas não considero a mudança como uma 'rasteira' dos colegas de bancada. Na verdade, acho que faltou diálogo", declarou Gervásio. Mesmo assim, o deputado tem afirmado em entrevistas que vai continuar no PMDB. Já Raniery desabafou sobre a polêmica que envolve o ex-senador Wilson Santiago (PMDB) que por insatisfações com a legenda, planeja desfiliação da sigla. Segundo o deputado, tudo não passa de uma reflexão do ex-senador, que cresceu politicamente no PMDB e não deve sair do partido.
“Eu não acredito nisso. Ele desde que entrou no PMDB coincidiu com sua ascensão política, onde foi deputado e senador. Ele está fazendo uma reflexão e isso é normal, para conseguir conquistar mais espaço na legenda”, explicou. Raniery também disse que é legítimo o espaço que Santiago está requerendo na majoritária e que com diálogo as lideranças todas vão sair em caravana por toda a Paraíba, inclusive com Wilson. “A luta pela majoritária com a vaga do Senado é justa. Wilson é o melhor nome, mas não vamos discutir e sim dialogar. Façamos do nosso partido uma grande caravana com Veneziano Vita, Vitalzinho, José Maranhão e Wilson a fim de dialogar com a Paraíba, os partidários e Santiago tem que estar integrado nisso”, destacou.

Johson Abrantes prova que o senador Cássio Cunha Lima é elegível...

Para dissipar de uma vez por todas as especulações em torno da inelegibilidade ou elegibilidade do senador Cássio Cunha Lima para as eleições de 2014, o advogado Johnson Abrantes enviou ao blog o acórdão do Supremo Tribunal Federal ao recurso interposto pelo próprio Cássio, que reconhece a preclusão da sua pena. Leiam o acórdão, inclusive com as considerações do nobre jurista lastrense: (com Tião Lucena) Clique nas imagens abaixo para ampliá-las...

Daniela Mercury esteve ontem na PB para tratar de adoção de crianças...

Na companhia do ex-prefeito de Campina Grande Félix Araújo Filho, que na condição de advogado é patrono da causa ao lado de outros membros do seu escritório, a cantora baiana Daniela Mercury participou ontem (25) de audiência no fórum da comarca de Esperança, para tratar sobre a adoção de uma criança e duas adolescentes naturais da cidade, que ela cria há quase dois anos.
Daniela chegou a Esperança por volta das 12h10, e disse que sempre teve vontade de adotar uma criança. “Eu fui mãe muito cedo e sempre tive vontade de adotar uma criança para aumentar a família. Através de Elba Ramalho fiquei sabendo do trabalho da casa de apoio Nosso Lar e vim fazer uma visita, onde me encantei com essas três meninas. De imediato tomei conhecimento que elas estavam disponíveis para adoção e como já tinha o meu cadastro como interessada em realizar a adoção, entrei com o processo”, relatou.
Segundo Daniela, a família se estendeu de forma ainda mais nordestina. “Tenho muito amor para dar. Como meus filhos cresceram e eu ainda tenho amor suficiente pra eles e para tantos outros, nada melhor, como embaixadora da Unicef (Fundo das Nações Unidas para Infância), do que distribuir esse amor. E com crianças tão nordestinas quanto eu, fico ainda mais realizada”, informou. A cantora espero que esse seu gesto motive outras pessoas a fazerem o mesmo e distribuir amor e carinho com as crianças que tanto precisam.
Após ouvir a cantora e testemunhas, o juiz Jailson Shizue Suassuna decidiu conceder a adoção da criança de três anos a Daniela. Com a adoção, a menina passa a ser reconhecida como filha da cantora, com os mesmos direitos dos filhos biológicos, inclusive tendo direito a herança. A menina também passa a ter novo registro de nascimento, no qual consta em seu nome o sobrenome da cantora e do seu ex-marido, Marco Scabia.
O juiz também resolveu antecipar as audiências previstas para tratar sobre a guarda definitiva das duas adolescentes de 11 e 14 anos. A sentença do magistrado também foi favorável a Daniela, que passou a ter a guarda definitiva das duas. Com isso, Daniela e o ex-marido passam a ser cuidadores das garotas, ficando responsáveis por todos os cuidados e educação que elas precisam. Agora, a guarda definitiva vai entrar no período de avaliação e convivência, no qual será observada a criação de laços afetivos familiares entre elas. Posteriormente, havendo interesse da cantora, ela poderá entrar com processo de adoção das duas meninas.
Conforme o advogado Félix Neto, que representa o escritório contratado pela cantora para tratar do caso, a criança de três anos e a adolescente de 11 anos são irmãs e Daniela não quis separar as duas. Ainda segundo Félix, elas antes de serem acolhidas pela cantora viviam em situação de risco e foram encaminhadas pelo Conselho Tutelar para a casa de apoio. Durante os últimos dois anos, Daniela já convivia na casa dela, em São Paulo, com as três e por determinação da Justiça uma equipe de assistentes sociais acompanhou a família por este período. Um relatório com a evolução da afetividade entre as partes foi encaminhado para o juiz de Esperança e foi decisivo a decisão do caso. (A Palavraonline)

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Interior sofre com a concentração de 85% dos médicos em João Pessoa e Campina Grande e situação contribui para má qualidade dos serviços

Mesmo a peso de ouro, prefeituras enfrentam dificuldades para contratar médicos no interior. Prova disso é um dado alarmante revelado pelo presidente o Sindicato dos Médicos, Tarcísio Campos. Na Paraíba, 85% dos médicos estão concentrados em João Pessoa e Campina Grande, restando 15% deles nos demais 221 municípios. Segundo ele, a realidade se deve às condições melhores que os maiores centros oferecem aos profissionais da área de saúde.
Esse fenômeno, que também se repete em todo o país, tem contribuído para a má qualidade dos serviços de saúde. Por isso, o governo federal pretende expandir para o interior a formação de médicos, medida da qual discorda o Conselho Federal de Medicina, por entender que não resolve o problema.
Os pequenos municípios são os que mais sofrem. Lá, onde os serviços se resumem, praticamente, à atenção básica, as prefeituras têm dificuldade de contratar médicos para os PSFs – Postos de Saúde da Família -. Boa parte dos profissionais se recusa a cumprir a carga horária exigida pelo programa e a população acaba sendo prejudicada. Alguns médicos, por exemplo, só trabalham três dos cincos dias úteis da semana.

Só em março, após aval de Lula, Wilson Santiago anuncia destino...

O deputado federal Wilson Filho (PMDB) disse nesta segunda-feira (25), logo após o encontro com o ex-presidente Lula, que o futuro partidário dele e de se seu pai, ex-senador Wilson Santiago (PMDB), deve ser definido em novo encontro com o ex-presidente no Instituto Lula, em São Paulo, em março.
Os ‘Wilsons’ contaram ao ex-presidente toda a insatisfação com o PMDB da Paraíba, levaram ao conhecimento de Lula o cenário político do estado e a perspectiva para as eleições de 2014. O certo é que os peemedebistas devem migrar para o PSB, PDT, PTB ou PT, mas a definição só deve ser tomada após um novo encontro com Lula.
Wilson Filho disse que o ex-presidente pediu um tempo para discutir com as legendas o ingresso dos peemedebistas no novo partido. “Ficou certo de tomarmos a decisão junto com ele (Lula), até porque ele vem nos ajudando muito”, disse o deputado, revelando que o novo encontro deve acontecer na primeira semana de março.
De acordo com o deputado, o convite para o ingresso no PT foi formulado pelo próprio Lula durante a reunião desta segunda, porém ele afirma que o destino partidário ainda não foi definido. O encontro desta segunda durou cerca de 1:30h e aconteceu no Instituto Lula, em São Paulo.

MPPB vai fechar o cerco nos 223 municípios contra transporte escolar em 'paus de arara'

O Ministério Público assina, nesta terça-feira (26), termo de cooperação técnica com 223 municípios para proibir o transporte escolar "em paus de arara". A fiscalização envolverá também o Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), o Departamento de Estradas e Rodagem (DER-PB) e a Polícia Militar. O MPPB atuará através do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Educação (Caop da Educação). Nesta terça-feira fará uma audiência pública com prefeitos, secretários de educação e de transporte dos 223 municípios paraibanos para conscientização dos deveres do poder público quanto ao transporte escolar. O evento será realizado no auditório o Unipê, em João Pessoa.
A coordenadora do Caop da Educação, promotor Fabiana Lobo, explicou que fiscalizações realizadas pelo projeto “MP pela Educação” em diversos municípios do estado têm constatado estudantes sendo transportados em “paus-de-arara”. “Na Paraíba sabemos que a situação é muito grave. Temos verificado alunos, crianças sendo transportadas em caçambas de caminhões e camionetes sem nenhuma estrutura e sem nenhuma segurança”, informou.

Secretária Naura Ney esclarece na Câmara mudança em lei solicitada pelo executivo que trata da gestão da assistência social em Itaporanga

Dentre tantas tarefas que cabe a um Secretário Municipal a capacidade de apresentar, debater e defender, uma decisão administrativa tomada pelo Chefe do Executivo é a que melhor se encaixa naquele tipo de auxiliar que um gestor precisa ter. Há prefeitos que muitas vezes deixam outras afazeres para fazer o papel que deve ser feito por seu auxiliar, em particular, quando o assunto ganha a pauta e discussões do legislativo. O secretário tem que ter essa disposição a qualquer momento.
Pois bem, na sessão do último sábado (23), na Câmara Municipal de Itaporanga, a primeira dama e secretária da Assistência Social, psicóloga Naura Ney, se dirigiu até a Casa para esclarecer uma solicitação do prefeito Audiberg Alves (PTB) concernente a uma mudança na lei que criou o Conselho Municipal da Assistência Social e o Fundo Municipal de Assistência Social, datada de novembro do ano passado. 
O prefeito pediu ao vereadores que aprovassem mudança no art. 17 que trata basicamente da presidência do referido conselho, já que a lei diz que pode ser ocupada por um dos membros que compõe o colegiado, no entanto, mais adiante define como presidente automática o secretário(a) de Assistência Social. "Não posso ser presidente do conselho, sendo secretária. Então é preciso mudar este artigo para que possamos gerir o FMAS", declarou a secretária que explicou ponto a ponto das dúvidas surgidas entre os edis.
A proposta foi aprovada por unanimidade, em primeiro turno, e será apreciada novamente nesta quinta-feira (28) para votação em segundo turno. Na verdade, a lei legaliza a gestão plena dos recursos da Assistência Social em Itaporanga, assim como acontece com a área de Saúde, que é gestão plena. Essa disponibilidade da secretária Naura Ney em enfrentar a questão deve ser seguida pelos demais secretários, o que faz parte de uma recomendação do prefeito quando da montagem de sua equipe.
Ganha com isso a população com a democracia e o amplo debate de ideias, no legislativo-mirim local. 

Reitor quer debater aumento da capacidade orçamentária da UEPB

O reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Rangel Junior, destacou, em entrevista, alguns dos projetos que pretende realizar a frente da Instituição nos próximos quatro anos e reafirmou seu compromisso de trabalhar com toda a sua energia para consolidar os programas da UEPB e tornar ainda mais próxima da sociedade. O reitor manifestou sua vontade de continuar o processo de expansão da UEPB nas áreas mais longínquas da Paraíba e sua consequente ampliação. Entretanto, alertou que para isso é necessário o apoio e a efetiva participação do Governo do Estado e que qualquer ampliação passa pelo aumento de sua capacidade orçamentária. 
Rangel Junior destacou que o peso orçamentário da UEPB, hoje, é oriundo do tesouro estadual e que os recursos federais somam menos de 5% e são destinados para programas de extensão. Ele disse que pretende abrir uma discussão com a sociedade, a comunidade universitária e com o governo para saber quais os limites que a universidade terá do ponto de vista econômico que viabilize a execução de novos projetos. O reitor entende que a forma de consolidação da UEPB não se resume apenas em garantir as condições mínimas adequadas para que ela possa funcionar bem, mas também garantindo que ela possa expandir suas ações para a Paraíba, fisicamente onde for possível e com ações educacionais, pesquisa e expansão. Citou como exemplo, projeto semelhante ao Rondon que, já em julho deste ano, vai realizar serviços e ações desenvolvidos por vários estudantes da instituição em 23 cidades.
O reitor defendeu uma mobilização da sociedade e um debate com Governo do Estado em torno da importância da UEPB. A proposta é estabelecer um debate democrático e participativo para que se possa criar uma rede que compreenda a essência da universidade e, assim, possa garantir as condições com padrões mínimos de qualidade. Para Rangel, não basta apenas levar a UEPB para determinada região, mas é preciso garantir as condições ideais para que o ensino chegue com qualidade e professores qualificados. "Não adianta a gente criar universidade em qualquer lugar de qualquer jeito. Nós temos que levar para lá professor de melhor nível possível. E se possível que o professor more na cidade e participe da vida da cidade", salientou.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Paróquia de Nova Olinda abriu Campanha da Fraternidade 2013...


A Paróquia de Nova Olinda realizou neste domingo (24) a abertura da Campanha da Fraternidade 2013. Pela manhã toda a comunidade já era convidada a se dirigir ao local do evento. Às 7:30 hs da manhã reunidos na ‘Praça do Povo’ a celebração se iniciou com a leitura da apresentação da CF que relatava a força e a missão jovem, suas dificuldades e o olhar da Igreja sobre. O Pe. João Romão apresentou o tema ‘Fraternidade e Juventude’ e o lema ‘Eis-me aqui, envia-me (Is. 6,8)’; após todos cantarem o hino, a comunidade seguiu em procissão até a Igreja Matriz em louvor e oração quaresmais. O padre falou ainda sobre o papel do jovem no trabalho, ajudando à sociedade no Ministério Público etc. 
 
A missa também marcava os 90 anos de vida de Ana Genésio (Naninha de Éneas, que junto ao esposo ajudou muito na edificação da Igreja Matriz). Os jovens EJC realizaram uma apresentação do jovem em diversas vertentes: violentado, embriagado, usando de muitas tecnologias, fumante e indeciso, na decisão entre o bem e o mal, tendo prevalecido o bem, com todos seguindo-o. O Pe. João Romão mostrou que a Igreja não somente por esta campanha mas em outros trabalhos tem se preocupado com a realidade de cruz da juventude, como ele mesmo dizia a Diocese de Patos prepara na cidade de Condado-PB a Fazenda da Esperança, entidade essa que onde existe recupera inúmeras pessoas dos vícios.
De acordo com a Liturgia da Palavra, o padre dizia que a Transfiguração de Jesus é um caminho, uma estrada. A cena da Transfiguração mostra em Elias a profecia e em Moisés a Lei de Deus. O padre realizou a entrega dos YouCat’s, o Catecismo Jovem, lançado pelo Papa Bento XVI e que neste ano da juventude vem sendo distribuído pelo mundo inteiro. Diversos jovens EJC e os demais receberam os seus exemplares, que servirá para estudo e demais reflexões. (com Ascom)