sábado, 28 de abril de 2012

PTB de Itaporanga realiza convenção neste domingo para eleger membros do diretório municipal

O blog recebe convite do ex-vereador Audiberg Alves de Carvalho para prestigiar a Convenção Municipal do PTB, a realizar-se neste domingo (29) a partir das 9h, nas dependências da Câmara Municipal de Itaporanga, cujo objetivo será a eleição do Diretório Municipal que elegerá, logo em seguida: a Comissão Executiva Municipal, Delegado à Convenção Estadual,  Conselho de Ética e Disciplina Partidária e Conselho Fiscal.
Atual presidente da Comissão Provisória do PTB em Itaporanga, Audiberg Alves [que será eleito amanhã presidente do Diretório Municipal] foi vereador por cinco mandatos consecutivos, já tendo exercido a Presidência da Casa; já foi secretário municipal de Administração [durante a gestão do ex-prefeito Will Rodrigues - 2000/2004] e, em 2008, foi candidato a Prefeito de Itaporanga.
A partir da eleição do diretório municipal o partido dará sequência as articulações visando as eleições municipais de outubro vindouro, quando deverá enfrentar mais uma vez o PSDB do atual prefeito Djaci Brasileiro, que é candidato à reeleição. 

Drª Eliana Nunes é mais um nome forte da oposição para disputa eleitoral em Serra Grande; ela pode se unir ao PTN do Dr. João Paulo e fortalecer projeto

Mais uma mulher deve entrar da disputa eleitoral por prefeitura do Sertão. Desta vez é a filha do ex-prefeito Ermeto Nunes da Silva, do município de Serra Grande, Drª Eliana Nunes, que inicia pré-campanha à prefeitura municipal pela oposição. Segundo informações, Eliana está percorrendo as comunidades urbanas e rurais do município e ouvindo os pleitos da população. A pré-candidata também conta com grande prestígio popular que é respaldado à família e pelo fato dela ter sido Secretária de Saúde do município por mais de uma década.
O grupo da oposição em Serra Grande também conta com outro nome forte, que é o advogado João Paulo Brilhante. Com a aproximação do pleito a tendência é que as forças políticas de oposição se unam com o apoio da vontade popular que defendem mudança na administração municipal. Outro fato que fortalece o favoritismo do grupo oposicionista é a desastrosa administração do prefeito, João Bosco, que na semana passada teve as contas reprovadas pelo TCE e ainda foi condenado a devolver R$ 1,3 milhão aos cofres públicos. (com Radar Sertanejo)

Itaporanga sediou audiência pública do OD e Jornada de Inclusão Produtiva em dia bastante movimentado

O governador estava circundado por diversos secretários, deputados e prefeitos, na mesa oficial dos trabalhos, dentre os quais Djaci Brasileiro (Itaporanga). Roméria Pereira [na mesa à direita de RC] representou o presidente da Emater.
Foi bastante movimentado dia de ontem em Itaporanga com a vinda do governador Ricardo Coutinho, acompanhado de vários secretários, para audiência pública do Orçamento Participativo. Logo às 8h da manhã, a coordenação regional da Emater, sob comando de Roméria Pereira, e escritório local da empresa realizaram a 1ª Jornada de Inclusão Produtiva cujo objetivo foi facilitar o acesso dos agricultores familiares às políticas públicas de desenvolvimento sustentável.
Já por volta das 20h, o governador abriu a audiência do OD depois de ter inaugurado a PB-356, trecho que liga Itaporanga a Pedra Branca. Ricardo Coutinho assinou sob atenção do prefeito Djaci Brasileiro ordem de serviço para ampliação da adutora de Itaporanga, bem como, fez a doação de mais três hectares de terra para complementação do terreno já doado ao IFPB para construção de um campus universitário, dentre outras ações anunciadas.
A seguir, você confere algumas imagens dos dois eventos:
1. Jornada de Inclusão Produtiva de Itaporanga
 
 Roméria Pereira, coordenadora da Emater, com parceiros do Banco do Nordeste
 
Ernane Diniz, técnico da Emater, ministra aula para alunos do Colégio Diocesano sobre tema. Equipe técnica da Emater no Vale do Piancó
 
Deputado estadual Branco Mendes e Chico de Agenor abraça Roméria e amigos. Stand da Emater na entrada do ginásio "O Madrugão"
 
Roméria Pereira com o secretário estadual de Cultura, cantor e compositor Chico César. Ana Paula [secretária executiva do OD], Waldson de Souza [secretário de Saúde] e na ponta Roméria Pereira [coordenadora regional da Emater]. 
 
O prefeito Djaci Brasileiro sentado ao lado do governador RC na mesa dos trabalhos. Governador Ricardo Coutinho, Roméria Pereira e o prefeito Djaci Brasileiro
 
Equipe da secretaria municipal de Agricultura e da Saúde parceiros da Emater na feira

Prefeito Veneziano confirma que PMCG irá homenagear poeta Ronaldo Cunha Lima na abertura do São João 2012

O prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), disse neste sábado (28) que no próximo dia 1º de junho, data da abertura do São João 2012, o poeta [ex-governador e ex-senador] Ronaldo Cunha Lima será homenageado pela PMCG. "Esta data será emblemática, pois também será a abertura do São João. Ronaldo teve uma grande capacidade administrativa. Sabemos que o ex-governador teve um papel importante na estruturação do Maior São João do Mundo", declarou Vené.

Atacante paraibano Hulk pode sair do Porto para Chelsea

O Chelsea está muito perto de contar com a força do atacante paraibano Hulk na próxima temporada. A transferência renderia 43 milhões de euros (cerca de R$ 107 milhões) aos cofres do Porto. A informação é do jornal britânico "Daily Mail". Os Blues enfrentam a concorrência de Tottenham, Liverpool e Manchester City, mas estariam em vantagem para contratar o craque. O clube português aceitaria um valor bem abaixo da cláusula de rescisão por Hulk ter apresentado um pedido para sair. O Chelsea deseja contar com Cavani, destaque do Napoli na temporada, para fazer dupla com Hulk. E Roman Abramovich, proprietário do clube londrino, quer que este craque seja treinado por Pep Guardiola, que deixou o comando do Barcelona.
Lancepress/ esportes@band.com.br

Cícero Carneiro e Madalena comemoram hoje Bodas de Prata com missa em Ação de Graças

A festa de Bodas de Prata é uma das datas mais marcantes na vida de um casal, a data celebra 25 anos de casamento. E neste sábado (28) a Família Carneiro está festejando essa marca alcançada pelo casal de empresários Cícero Carneiro e Madalena, de cujo enlace nasceu o seu tesouro maior: Samuel, como costumam enfatizar. Além da família, um grupo seleto de amigos foi convidado para presenciar essa data tão importante.
Às 19h30min de hoje será celebrada uma missa em Ação de Graças, pelo transcurso de suas Bodas de Prata, a realizar-se na Capela Padre Diniz. Após a missa, os convidados serão recepcionados na Fazenda Novo Mundo, que terá uma bela festa sob animação das bandas: Playboizada e Saulo e Forró de Lamparina. O casal de empresário esteve na residência do blogueiro, esta semana, para entregar em mãos o convite à Ricardo e Josélia, que se recupera de cirurgia, numa demonstração da forte amizade entre ambos.
"Fizemos questão de vir deixar o convite porque somos grandes amigos, mesmo sabendo das dificuldades de Josélia, devido sua recuperação, em prestigiar nossa festa... entretanto, estamos por demais felizes de vê o quanto ela está bem e vencendo essa batalha", disseram Cícero e Madalena ao blogueiro Ricardo Pereira.
Nossos parabéns ao belo casal Cícero e Madalena pela importante data, e de coração desejamos que os itens divinos que fazem parte de suas vidas, como o fruto maior: Samuel, se tornem cada vez mais presentes e importantes para engrandecer e abrilhantar ainda mais essa bela história de amor. Para o casal, o sucesso dessa união é consequência do amor e da compreensão que existe entre os dois. 
Na missa de logo mais, Cícero e Madalena irão renovar votos matrimoniais à semelhança do que fizeram 25 anos atrás. Renovação do compromisso feito quando juraram amor e fidelidade. Aliás, foi mesmo isso, adicionado com paciência e tolerância, que lhes fez com que galgassem estes quilômetros de anos juntos.

Cruzeiro de Itaporanga quer contar com craque Edmundo, que também analisa convite para ser diretor do clube

O presidente do Cruzeiro de Itaporanga, Nosman Barreiro, confirmou ontem que o clube já vem trabalhando no elenco e aposta num velho conhecido para ser o "cabeça" do time na competição: o veterano atacante itaporanguense Edmundo (foto ao lado), artilheiro do Campeonato Paraibano pelo Sousa em 2009 e pelo Botafogo-PB em 2010, mas que em 2011 amargou a reserva como jogador do Esporte de Patos, clube que acabou rebaixado.
Nosman diz que Edmundo vem para ser a principal referência de gol do Cruzeiro, que tenta voltar à elite do futebol paraibano depois de ser rebaixado em 2008 (já são quatro anos ausentes da elite do futebol paraibano). Além dele, o time tenta uma negociação com o Treze para levar por empréstimo o atacante Dú, que jogou em 2012 pelo Nacional de Patos.
O dirigente de Itaporanga destaca também que quer conversar com a diretoria do próprio Naça e do Paraíba para tentar negociar alguns dos jogadores dos respectivos clubes. A ideia de Nosman é fechar um grupo que tenha 26 jogadores. "Vamos com tudo. Já estamos negociando com alguns jogadores e neste final de semana estamos realizando também um peneirão, para avaliar jogadores da região. E até o início de maio definiremos quem será o técnico do clube", destaca.

Não é bem assim
Apesar do discurso de Nosman, o atacante Edmundo ainda não confirma nenhum acerto. Ele diz que, aos 42 anos, ainda tem pique para jogar bola e está a disposição para isto, mas pondera que foi convidado também para ser gerente de futebol da equipe de Itaporanga, algo que a princípio ele não vê com bons olhos. "Tenho que pensar. Nunca fui diretor de clube e não sei se estou pronto para isto. Prefiro ir para jogar. Fico meio em dúvida", declarou.
Edmundo confirma que as negociações estão em andamento, e que até já apresentou uma contraproposta, mas que o requisito de assumir a gerência de futebol pode sim ser um entrave. "Não tem nada confirmado ainda", resume. Sobre entrar em campo mesmo aos 42 anos, Edmundo diz que tem faro de gol e que mesmo com a idade já avançada para a média do futebol ainda tem como contribuir pelo futebol paraibano. "É só a gente ficar paradinho lá na frente. Se a bota chegar, a gente mata", ensina com bom humor. (com G1PB)

PB será beneficiada com R$ 6,6 milhões complementação do Fundeb; Veja quanto receberá cada município do Vale

O ajuste da Complementação ao Fundeb foi divulgado nesta sexta-feira (27). A Portaria 437/2012 do Ministério da Educação (MEC), publicada no Diário Oficial da União, define o crédito para os dez Estados contemplados. Na Paraíba, todos os municípios serão contemplados com valor total de R$ 6.601.407,01 milhões. O ajuste se refere à apuração da receita disponibilizada pelos Estados ao Fundeb no exercício anterior com a arrecadação efetivada. O crédito deve-se ao fato de a União ter retirado do montante da complementação ao Fundeb 10% para o piso salarial, cerca de R$ 866 milhões - medida que atinge a Lei 11.738/2008. 
Como o recurso não foi utilizado para assistência financeira ao piso, o governo federal tem a obrigação de repassá-los, agora, por ocasião do ajuste, de forma a cumprir com o dispositivo constitucional que criou o Fundeb. Resta, agora, aos prefeitos tomarem conhecimento dos lançamentos a crédito nas contas das prefeituras e reorganizarem o planejamento municipal da área de Educação. Os municípios do Vale do Piancó serão contemplados da seguinte forma:
Piancó [R$ 42.077,29], Conceição [R$ 38.312,12], Itaporanga [R$ 25.897,84], Coremas [R$ 24.517,03], Olho D'água [R$ 22.668,11], Diamante [R$ 22.548,85], São José de Caiana [R$ 22.042,61], Santana de Mangueira [R$ 22.499,23], Igaracy [R$ 9.435,95], Santana dos Garrotes [R$ 18.035,67], Aguiar [R$ 17.680,33], Pedra Branca [R$ 14.979,56], Boa Ventura [R$ 14.105,00], Ibiara [R$ 12.627,65], Catingueira [R$ 12.323,42], Santa Inêz [R$ 12.052,45], Nova Olinda [R$ 10.751,96], Curral Velho [R$ 10.553,19], Emas [R$ 9.947,16] e Serra Grande [R$ 9.128,58]. Clique aqui e veja a tabela

Coronel Chaves e major Terceiro abraçam o amigo RP

O editor ladeado pelos amigos major Terceiro e o coronel Chaves
A noite desta sexta-feira (27) foi reservada para festejado encontro entre o blogueiro Ricardo Pereira e os amigos coronel Chaves, Chefe da Casa Militar do Governo do Estado, e o major Terceiro, Sub-Comandante do 13 BPM, sediado em Itaporanga, quando ambos colocaram a pauta em dia e relembraram momentos de convívio, durante anos de amizade. O coronel Chaves e o major Terceiro tem no blogueiro um grande amigo, bem como, o mesmo é grato pela cordialidade e presteza como sempre é tratado quando se encontram. 
De passagem por Itaporanga, por ocasião de visita do governador Ricardo Coutinho à cidade, o coronel, que é responsável pela segurança pessoal do governador e de sua família, é o que podemos chamar de típico diplomata pelo estilo cordial como trata as pessoas o que tem lhe rendido muito carisma e admiração tanto na briosa como entre os muitos amigos que faz por onde passa. A região de Cajazeiras, por exemplo, tem no coronel um grande benfeitor e lhe rende admiração pelos serviços prestados quando comandante do 6º BPM.
O coronel Chaves é, sem sombras de dúvidas, um dos melhores quadros do primeiro escalão montado pelo Palácio da Redenção, onde está lotado.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Paraibano da 2ª Divisão terá apenas sete times e o Cruzeiro de Itaporanga tem mais uma grande chance de se destacar

(Foto: Blog-RPSCOM1) Diretoria irá formar uma equipe de primeira linha para o certame
O Campeonato Paraibano da Segunda Divisão de 2012 começa no dia 1º de agosto, com sete times na disputa. Serão dois grupos. Sertão: com Cruzeiro de Itaporanga, Atlético de Cajazeiras e Desportiva de Picuí; Litoral: com Miramar de Cabedelo, Santa Cruz de Santa Rita, Desportiva de Guarabira e Sport Clube de Campina Grande.
Cada grupo classifica classifica dois times pra segunda fase, que vai apontar os dois classificados para a Primeira Divisão de 2013. A competição pode ser encerrada no dia 9 de setembro. O Cruzeiro de Itaporanga terá mais uma chance de se destacar no certame e subir, de uma vez por todas para a elite do futebol paraibano.
O presidente do clube itaporanguense, advogado Nosman Barreiro, tem se dedicado diuturnamente para organizar e formar uma equipe de primeira linha para a disputa. A primeira partida do Cruzeiro será em casa, no estádio "o Zezão", contra o Atlético de Cajazeiras.

Paraíba receberá R$ 41,22 milhões para investimentos em sistemas de água e barreiros

A Paraíba vai receber recursos na ordem de R$ 41,22 milhões a serem aplicados em obras de combate à seca. O montante será oriundo do convênio Água para Todos, firmado pelo Governo Federal, nesta sexta-feira (27), com os nove Estados do Nordeste e parte de Minas Gerais. O pacote de ações objetiva reduzir as consequências da seca nestas localidades. À Paraíba, o convênio direcionará R$ 32,8 milhões para criação de 270 sistemas simplificados de água e R$ 8,42 milhões para a construção de 206 barreiros.

Câmara de Igaracy aprova criação do Código de Ética mas autor da propositura e colega que rasgou regimento interno no plenário da Casa votam contra

A Câmara Municipal de Igaracy aprovou, nesta sexta-feira (27), por 4 a 3 a criação do Código de Ética da Casa. À favor votaram os vereadores Lídio Carneiro (PTB), Golinha (PSDB), Etinho (PDT) e Fabrícia (PP), tendo sido votos contrários César Farias (PSB), Rivaldo Araújo (PTB) e Jorge Luiz (PSDB). A surpresa ficou por conta de Jorge Luiz, que havia apresentado propositura solicitando a criação do Código de Ética, através do requerimento de nº 07/2011.
Rivaldo Araújo, um dos que votaram contra a propositura, é o mesmo que protagonizou a lamentável cena no Plenário da Casa quando chegou a rasgar o Regimento Interno da Câmara Municipal cujo vídeo você [caro leitor] pode conferir logo abaixo. No vídeo, Jorge Luiz está de pé e Rivaldo sentado, em primeiro plano... (com Hugo Carneiro)

Professores e patrões não chegam a acordo e cerca de 130 mil alunos podem ficar sem aula na PB

Os professores e os donos de escolas da rede particular de ensino não chegaram a um acordo e uma nova rodada de negociação foi marcada para a próxima quinta-feira (3,5), na sede da Delegacia Regional do Trabalho. Neste sábado (28), o conselho do sindicato vai se reunir para avaliar a mesa redonda ocorrida nesta sexta-feira (27). Cerca de 130 mil alunos poderão ficar sem aula a partir do próximo dia 3.
Segundo o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino Privado da Paraíba (Sinteenp), Avenzoar Arruda, a greve só ocorrerá após a avaliação do resultado de uma mesa de negociação que acontecerá nesta sexta-feira (27), na Superintendência Regional do Trabalho. "Caravanas de profissionais de Patos, Sousa, Cajazeiras e outros municípios devem vir a João Pessoa acompanhar as negociações. Estamos reivindicando a reposição nas perdas salariais e alguns reajustes, caso não sejamos atendidos, a categoria de todo o estado irá paralisar suas atividades por tempo indeterminado", acrescentou.
Além disso, Avenzoar informou que dependendo da reunião de hoje, os professores poderão realizar uma assembléia final quarta-feira (2/5), para definir novas iniciativas para as categorias.

Deputado Branco Mendes faz visita surpresa e felicita o blogueiro e esposa diante da recuperação da saúde dela

Branco Mendes visitou blogueiro e sua esposa, aonde ambos conversaram na suite do casal. Logo após mais alguns dias de recuperação divulgaremos imagens de Josélia, que, no momento, está recebendo em sua residência sessões de fisioterapia, dentre outros cuidados médicos. 
De passagem pelo município de Itaporanga o deputado estadual Branco Mendes (Democratas) fez questão de visitar, nesta sexta-feira (27), o casal amigo Ricardo Pereira e Josélia, quando conferiu in loco que a esposa do editor já está se recuperando bem dos dois procedimentos cirúrgicos [de neuro] a que se submeteu nos últimos dias. Ela estava internada desde o dia 1º de março passado, em Campina Grande, quando venceu essa batalha depois de 32 dias em UTI. Desde então, Ricardo e Josélia tem recebidos solidariedade, carinho e atenção de muitos amigos de vários municípios. Branco Mendes esteve na residência do blogueiro acompanhado de sua irmã, Roméria Pereira - que é coordenadora regional da Emater.
Há cerca de uma semana que o casal já está em Itaporanga, aonde Josélia começa a recuperar-se e recebe sessões de fisioterapia, dentre outros cuidados médicos. Graças à Deus não houve sequelas graves. Diante dessa boa notícia, o deputado dirigiu-se até a residência do casal para abraçá-los e ratificar seu apoio e solidariedade. "Ricardo é um grande amigo e é nesses momentos que os amigos devem chegar. Sua esposa Josélia é uma mulher de fibra, guerreira e vencedora por passar e vencer essa luta. A cidade inteira rezou e orou por eles. É muito bom ver o quanto Josélia está melhorando e se Deus quiser vai ficar totalmente recuperada para cuidar de seus filhos e da família", comentou o deputado.

Aos 81 anos, Berni Ecclestone - chefão da Fórmula 1 - vai se casar com brasileira de 35 anos

Chefão da Fómula 1 e detentor dos direitos comerciais da categoria, o britânico Berni Ecclestone, de 81 anos, vai se casar pela terceira vez, e com uma brasileira. Fabiana Flosi, de 35 anos, conheceu o dirigente quando trabalhava na organização do GP do Brasil, e aceitou o pedido de casamento. "Estamos oficialmente noivos, e não vai ser um noivado longo. Estamos muito felizes e é só uma questão de quando vamos nos casar, já que ainda não fixamos uma data ou local", afirmou Ecclestone ao jornal Daily Mail.
Ele vai fazer 82 anos em outubro e vai para o seu terceiro casamento. Em 2009, Berni se separou da ex-modelo croata Slavica, mãe de duas das suas três filhas: Tamara e Petra. "Já estamos juntos há dois anos e o que faz nossa relação funcionar é o senso de humor de Fabiana. E quando se vive comigo, é preciso ter senso de humor. Devo dizer que não tenho absolutamente nenhum problema em casa e acho que ela tem sorte de estar comigo", completou Berni.
Berni Ecclestone é dono de uma fortuna estimada em R$ 4,2 bilhões. Seu divórcio com Slavica custou R$ 1,7 bilhão. O anel de noivado de Fabiana tem uma valor estimado de R$ 300 mil, segundo o Daily Mail. (com UOL)

PTN abrirá diálogos visando melhor caminho para o pleito vindouro em Itaporanga cuja meta é eleger três vereadores

O presidente do Partido Trabalhista Nacional (PTN) de Itaporanga, jornalista Ricardo Pereira, concedeu entrevista na manhã desta sexta-feira (27) ao programa radiofônico "Microfone Aberto", apresentado pelo radialista Cláudio Nepomuceno e que é levado ao ar pela Pedra Bonita FM. 
Com grande número de participação dos ouvintes, via telefone, o programa é um dos grandes meios que a população tem para se expressar e se comunicar na 'Rainha do Vale'. De cara, o âncora do noticioso foi logo perguntando ao líder petenista sobre as conjecturas do partido para as eleições deste ano e como viu as movimentações políticas ungidas ultimamente em Itaporanga. 
O presidente, que estava ausente da cidade por quase 60 dias em virtude de estar acompanhando tratamento de saúde de sua esposa em Campina Grande, disse ter acompanhado a distância essas movimentações e que, neste mês de maio, irá debruçar-se em conversações políticas para definir a melhor composição para sua legenda.

"Acompanhamos a distância os últimos acontecimentos políticos, tais como: o realinhamento do prefeito Djaci com o ex-prefeito Porcino, bem como, reuniões de partidos oposicionistas... e logo após mais uma semana em que me dedicarei para assuntos de saúde os quais estou vivenciando é que começaremos a abrir diálogo para buscar o melhor caminho para o partido, nestas eleições. Temos 23 pré-candidatos a Vereador e iremos buscar a eleição de uma boa bancada, para tanto, não mediremos esforços nesse sentido", disse.
O PTN fez uma reunião na noite desta quinta-feira (26) aonde foi ratificado a união dos pré-candidatos, que marcharão coesos sob estratégias adotadas pelo comando municipal da legenda. Quanto à disputa majoritária, o presidente esclareceu que irá abrir diálogos com os pré-candidatos e, em seguida, orientar o caminho mais saudável para o partido trilhar as eleições municipais deste ano. "Não tenham dúvidas que a importância fundamental que tivemos na eleição do prefeito Djaci em 2008, vamos ter ainda mais no pleito deste ano. Temos nome e temos votos para isso. E, em política, nome e voto é fundamental para qualquer campanha majoritária", pontuou.
Durante a participação de alguns pré-candidatos que estavam acompanhando o presidente na entrevista, foi ratificado o apoio unanime do partido e delegado poderes para que ele abra canal de diálogo que vise o melhor caminho para o partido nestas eleições. "Retorno a enfatizar que quem subestimar o nosso grupo se enganará redondamente. A política de alianças tem e deve ser feita em via de mão-dupla. Não há espaço para subserviência. Com agente, não! Fazemos política com responsabilidade e respeito", destacou.

Stherlan Emanuel requer que prefeitura utilize emenda de sua autoria e garanta transporte à Cajazeiras e Patos dos estudantes de Conceição

O vereador Stherlan Emanuel (PC do B), do município de Conceição, afirma em contato com o blog que o Governo Municipal tem na sua dotação orçamentária uma emenda de sua autoria que garante recursos de apoio ao estudante, no valor de R$ 15 mil alocado no orçamento anual e pode ser utilizado para contratação de transporte escolar para ajudar os estudantes que cursam faculdades em Cajazeiras e Patos.
"Sempre defendi um apoio intensivo de poder público municipal em defesa dos estudantes, foi assim que criei quando diretor municipal de apoio ao estudante o Cursinho Pré-Vestibular, que é um sucesso ainda hoje. Já como vereador aloquei emenda pensando justamente nos estudantes que cursam faculdade em outras localidades, como Cajazeiras e Patos, deixando nas mãos da prefeita o valor citado para dar total apoio aos estudantes de nossa cidade", pontuou.
O vereador disse que sugeriu, ainda, que a prefeita terceirize e contrate um veículo para este fim. "Entendo a dificuldade do poder executivo que não pode colocar os transportes escolares adquiridos com o governo federal para essa finalidade, porém, nada impede do governo municipal em contratar um transporte específico para a finalidade de transportar nossos universitários, estou certo que a prefeita Vani Braga vai se sensibilizar da necessidade de fazer essa contratação, de que uma grande parcela dos nossos estudantes não dispõem de condições financeiras para custear passagens e com certeza a prefeita dará total apoio aos nossos universitários", concluiu.

Soldado condenado por tortura quando atuava na unidade militar de Itaporanga é expulso dos quadros da PM

O Comando Geral da Polícia Militar, em ato assinado pelo coronel Euller Chaves, expulsou das fileiras da Corporação o soldado Raimundo Gomes dos Santos, que encontra preso em uma das unidades da PM, na capital. Raimundo tem uma larga ficha criminal onde consta prática de tortura, tentativa de homicídio, lesão corporal e ainda responde a três processos de deserção.
O soldado Raimundo Gomes foi incluído nas fileiras da PM no dia 30 de dezembro de 1994 e estava lotado no 1º BPM, centro de João Pessoa. Na sua ficha criminal uma condenação pelo crime de tortura praticado quando servia na unidade militar de Itaporanga, hoje 13º BPM, de onde conseguiu fugir. Posteriormente foi preso na cidade de Recife (PE).
Na comarca de João Pessoa respondeu a dois processos, sendo um por lesão corporal e outro tentativa de homicídio. Foi preso, mas conseguiu fugir do 5º BPM, no Valentina Figueiredo. Raimundo foi recapturado na cidade de São Paulo e agora, aguarda apenas decisão da Justiça para onde será encaminhado. 
Para o comando da PM o militar expulso foi de encontro ao Regulamento Disciplinar da Polícia Militar praticando atos condenáveis pela sociedade, praticando comportamentos inadequados ao exercício da função policial militar. O ato assinado pelo coronel Euller Chaves está comunicado a Justiça Militar da Paraíba e a Vara das Execuções Penais da Comarca da Capital.

Após 20 anos, Luciano Pires e Cássio acabam sociedade

O advogado Luciano Pires, espécie de fiel escudeiro na área jurídica do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), já não mantém mais uma parceria com o amigo que este ano completaria 20 anos. De forma unilateral, Luciano comunicou a Cássio seu desejo de sair da sociedade que mantinha com o senador e com o advogado Harrison Targino, atual secretário de Educação do Estado.
Com Cássio assumindo sua cadeira no Senador Federal, Harrison Targino nomeado secretário de Administração Penitenciária e agora da Educação e Jovino Neto passando a responder pela Consultoria Jurídica do governador Ricardo Coutinho (PSB), Luciano Pires, após meses de reflexão, decidiu deixar o escritório, onde estava sobrecarregado. Também se mostrava contrariado com o peso político nas demandas na banca.
Pires não revela muitos detalhes a respeito desse processo de rompimento, mas garante que seu afastamento profissional e pessoal com Cássio ocorre "de forma respeitosa". O advogado diz desejar ao senador "muita felicidade e sucesso em tudo na vida". Parceiro profissional e político de Cássio desde 1992, Luciano Pires sempre exerceu cargos na área jurídica nas gestões em que o tucano esteve à frente.
Foi assim na Prefeitura de Campina Grande, onde assumiu durante vários anos a Procuradoria Geral do Município, e no Governo do Estado, onde esteve à frente da Procuradoria Geral do Estado. Após a cassação de Cássio, em fevereiro de 2009, Pires abriu com ele, Harrison e Jovino Neto um escritório de advocacia em João Pessoa. (com Marcos Alfredo)

Emater promove hoje 1ª Jornada de Inclusão Produtiva do município de Itaporanga

Está sendo promovida nesta sexta-feira (27), das 8h às 17, a 1ª Jornada de Inclusão Produtiva do Município de Itaporanga. O evento é organizado pela Coordenação Regional e o Escritório Local da Emater e tem por objetivo facilitar o acesso dos agricultores familiares às políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável. O evento acontece em frente à sede do órgão, na Avenida Getúlio Vargas - centro da cidade.
A finalidade é atender as demandas e as necessidades das famílias e também visualizar as ações do poder público dando ênfase aos programas sociais e políticas públicas. As principais ações são: Crédito Fundiário, Programas Empreender e Cooperar, Comercialização do Programação Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e nas feiras da agricultura familiar.
Haverá, dentre outras atividades, Feira dos Agricultores (PNAE) e palestras sobre: Licenciamento Ambiental, Convivência com a Seca, PNAE, PAA, etc... O Curso de Ciências Agrárias da UAB Pólo de Itaporanga também participa ministrando algumas palestras. O evento acontece em parceria com as secretaria municipais de Agricultura, Saúde e Assistência Social, que estarão presentes com stand. O Armazém Paraíba, também parceiro no projeto, fez doação de alguns brindes para serem sorteados entre os agricultores.

TSE diz que secretário municipal pode se candidatar a prefeito em outro município sem se desincompatibilizar

Na sessão administrativa de quarta-feira (25), os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) responderam afirmativamente a uma consulta formulada pelos deputados federais Henrique Alves (PMDB-RN) e Joaquim Beltrão (PMDB-AL). Eles questionaram se um secretário municipal pode se candidatar ao cargo de prefeito em município diverso daquele onde atua sem necessidade de desincompatibilização. O relator, ministro Marcelo Ribeiro, respondeu favoravelmente à questão, seguido por unanimidade pelos demais ministros. O ministro ressaltou, porém, que a regra não vale em hipótese de município desmembrado.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Porcino e Djaci devem aparecer juntos pela primeira vez após realinhamento, durante abertura do 39º Poeirão

Em registro do blog, os dois líderes já sinalizava para a união ano passado
O ex-prefeito Antônio Porcino (PMDB) e o atual Djaci Brasileiro (PSDB), de Itaporanga, estarão juntos no estádio José Barros Sobrinho - "O Zezão", na próxima terça-feira (1º/05), durante abertura do 39º Poeirão - maior campeonato de futebol amador do Brasil, que é organizado pelo Atlântida Esporte Clube e tem toda estrutura prontificada pela Prefeitura Municipal de Itaporanga.
Ex-prefeito José Silvino foi a ponte entre os dois
Isso, porque as duas maiores lideranças da cidade se reconciliaram, politicamente, depois de uma cisão de cerca de quatro anos, como consequência da posição desencontrada de ambos no pleito eleitoral de 2006, ainda mais agravada na eleição de 2010. Por conta disso, eles estarão no mesmo palanque na campanha municipal deste ano quando o prefeito será candidato à reeleição e o ex-prefeito indicará seu companheiro de chapa, o vereador José Porcino (PMDB), seu irmão.
Essa reconciliação, para o ex-prefeito José Silvino (PSDB), vice de Porcino [gestão 2005/2008], traduz o sentimento de união que caracteriza a formação política e cultural da população itaporanguense, e foi bastante providencial no que concerne ao processo desenvolvimentista do município. Segundo ele, Itaporanga vem passando por enorme surto de desenvolvimento econômico, com repercussão que já se evidência na qualidade de vida da população.

Gil Galdino conheceu livro em sua homenagem um dia antes de falecer em momento de muita emoção

Escritor, familiares e médicos apresentam livro a Gil Galdino
Piancó aguardava com muita expectativa, semana passada, o lançamento do livro: "Trajetória de Um Líder Político", programado para o último dia 21 em solenidade na AABB. No entanto, dois dias antes, o homenageado, o ex-prefeito Gil Galdino aos 86 anos, vencido por um câncer, do qual se tratava na Clínica Santa Clara - Campina Grande, veio à óbito. Consternação e muito pesar abalou os piancoenses que tinha Gil como seu grande líder, um guerreiro inquestionável.
A obra, de autoria do pesquisador Clodoaldo Brasilino Filho, relata sua trajetória política em mais de 50 anos dedicados a vida pública em defesa do Piancó. Ex-prefeito por três mandatos, Gil Galdino, que era pai da atual prefeita Flávia Galdino, foi um dos maiores benfeitores do município. De reconhecida atuação e destaque em todo o interior paraibano.
Entretanto, Gil não se foi sem antes presenciar e ver o livro que narra sua trajetória de vida pública. Aqui mesmo no blog, destacamos o quanto é importante as homenagens que são feitas com os homenageados ainda vivos. E assim, no último dia 18, Clodoaldo Brasilino e familiares do velho guerreiro fizeram. Eles apresentaram o trabalho a Gil Galdino ali mesmo, no leito do hospital. Um momento de muita emoção para todos.
Isso porque, Gil Galdino fazia questão de informar a todos que estaria recuperado e participaria do lançamento do livro. Além do autor, estiveram no hospital a esposa Conceição, a filha prefeita Flávia e o empresário André Galdino. Claro que sob autorização dos médicos que acompanharam o ato. Ele deixa um grande legado ao povo de Piancó com importantes serviços prestados ao município. Nesta quinta-feira (26) acontece missas de sétimo dia em Campina Grande e João Pessoa. Em Piancó a celebração está agendada para o próximo domingo (29).
Ao lado da família, o escritor Clodoaldo Brasilino se emociona ao apresentar livro ao homenageado

CGU vai investigar envolvimento da Delta no Dnit-PB e apurar irregularidade na pavimentação da BR-361

Irregularidade na pavimentação da BR-361 (entre Patos e Itaporanga) será investigada
Vem de Brasília (DF) a informação que a Controladoria Geral da União (CGU) vai abrir processos administrativos para investigar a atuação na Paraíba da Construtora Delta, cuja empresa teria celebrado contratos para realizar obras em rodovias paraibanas. A investigação é sobre suposto envolvimento com o empresário Carlinhos Cachoeira, preso na Operação Monte Carlo.
A indicação para a superintendência do Dnit é política e na última década chefiaram o órgão no Estado nomes referendados pelo deputado federal Wellington Roberto (PR) e o ex-senador Wilson Santiago (PMDB). O atual superintendente engenheiro Gustavo Adolfo, indicado pelo deputado, substituiu o itaporanguense Expedito Leite, indicado pelo ex-senador. O advogado Expedito Leite deixou o cargo em abril de 2010, após quase oito anos, para se candidatar a deputado estadual e, no momento, é pré-candidato a Prefeitura de Itaporanga nas eleições deste ano.
A CGU vai apurar irregularidades da construtora em obras em nove estados brasileiro, dentre os quais a Paraíba. São falhas como pagamento de serviços fora do segmento contrato e pagamento de serviços inexistentes, através de contratos firmados entre a Delta/Dnit de números: 130002/05 (BR-110), 130010/06 (BR-361) e 130011/06 (BR-110), rodovias que fazem divisas com a Paraíba, onde foram gastos R$ 5,4 milhões.
Na linha de investigação da CGU vai estar: divergências entre o quantitativo informado na medição e o verificado "in loco"; discrepância entre as localizações do areal e do acampamento informados e as efetivamente verificadas "in loco"; fiscal designado um mês após a assinatura do contrato; ausência de relatórios fotográficos nos processos de medições apresentados; veículos disponibilizados, conforme previsão contratual, não localizado e outros contratos formalizados para execução de obras.
TCU já havia pedido esclarecimento sobre irregularidades na BR-230
Em agosto do ano passado, o Tribunal de Contas da União (TCU) já havia determinado audiência para que responsáveis pudessem prestar esclarecimentos sobre indícios de irregularidades nas obras de duplicação da BR-230, trecho João Pessoa/Campina Grande 9do km 35,6 ao km 147,9). Que poderiam ensejar a não aprovação das contas dos convênios, bem como dos termos de recebimento definitivo das obras, "mormente com relação à degradação precoce da condição estrutural da rodovia, acarretando possível dano ao erário estimado em R$ 24,8 milhões..."

Detran investiga 25 autoescolas ilegais na PB suspeitas de fornecer carteiras para não habilitados por R$ 1,5 mil e R$ 2 mil; uma delas estaria funcionando em Conceição

Autoescolas que não possuem autorização de funcionamento do Detran-PB estão retirando Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e cobrando valores que variam entre R$ 1,5 mil e R$ 2 mil, indevidamente, de candidatos não habilitados no Estado. A denúncia está sendo investigada pela Corregedoria do Detran, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos de João Pessoa.
Um levantamento preliminar feito pelos órgãos identificou pelo menos 25 estabelecimentos clandestinos espalhados pelos 223 municípios paraibanos. Mesmo sem licença do Detran, as empresas estariam encaminhando clientes e realizando todos os testes necessários para a retirada das CNHs. As suspeitas são de que os locais funcionariam com a conivência e até mesmo ajuda, em alguns casos, de funcionários ligados às Ciretrans do Estado. De acordo com a Corregedoria do órgão, já teriam sido encontrados estabelecimentos em cidades como Campina Grande, João Pessoa, Sousa, Cajazeiras, Princesa Isabel e Conceição. Mas uma ação conjunta e um mapeamento está sendo realizado para inibir a ação desses empreendimentos, que estariam funcionando na clandestinidade.
“Grande parte das que nós encontramos até agora são espécies de filiais de autoescolas que de fato existem, mas não possuem autorização para funcionar em cidades diferentes. Há também o caso de algumas que não possuem legalidade alguma, não têm nenhum tipo de documentação e está enganando aqueles que estão tirando a carteira, porque os documentos não têm validade alguma”, explicou o corregedor do Detran estadual e delegado da Polícia Civil, Wallber Virgolino.
Na Paraíba, atualmente, conforme a Corregedoria, 100 estabelecimentos estão funcionando e possuem autorização do Detran. “Quando a pessoa que deseja retirar a carteira se dirigir até uma autoescola ela deve primeiro se certificar de que o local tem alvará de funcionamento e é credenciado pelo Detran. São várias denúncias que temos recebido e esse é um problema muito antigo, que estamos desde o ano passado combatendo”, frisou Virgolino, acrescentando que as investigações deverão chegar também a funcionários públicos que estiverem ajudando a falsificar documentos e a “manter esses locais clandestinos em atividade”. (com JP)

Seca 'braba': padre Djacy diz que sertanejos pedem socorro

O padre Djacy Brasileiro está denunciando que quem mora no Sertão, pode dizer em alto e bom som, que a seca está com uma 'fria', jamais vista. Andando pela zona rural, ele diz ter constatado essa real situação. "A coisa está feia", desabafa.
Nesta quarta-feira (25), pela manhã, o padre Djacy contou que ouvia de muitos agricultores, seus clamores, suas lamentações. Com olhos lacrimejados, alguns diziam que não sabiam mais o que fazer, tudo estava perdido. 'Só Deus'.
De acordo com o denunciante, este é o cenário sertanejo. Sem água, sem colheita, fome, miséria, sem pasto para os animais, sem esperança e um calor fora do normal.
O padre Djacy conta que muitas pessoas da zona rural estão deixando o Sertão em busca de subemprego nas grandes cidades do Sudeste e Centro-Oeste, deixando para trás, esposas e filhos. Ele diz que está voltando o tempo das viúvas da seca.
"Diante desse quadro desolador, clamo, pungentemente, como cidadão e pastor", solicita o padre Djacy às autoridades municipais, estaduais e federais, que ajam, o quanto antes, buscando amenizar esse drama, na vida do povo sertanejo, com ações governamentais.
Sugestões do Padre Djacy ao Governo:
1. Construção de cacimbões artesianos atrelados ao processo de dessalinização, em todas as comunidades rurais;
2. Perdão das dívidas dos agricultores junto ao Banco do Nordeste;
3. Cestas básicas semanais, além do bolsa estiagem do governo federal;
4. Reforçar a merenda escolar nas escolas da zona rural;
5. Doações de filtros e ventiladores para as famílias carentes da zona rural;
6. Pressionar o governo federal para dar agilidade às obras de transposição, incluindo o Rio Piancó no referido projeto.
Padre Djacy pede, ainda, que o Ministério Público Eleitoral e a Sociedade Civil Organizada, não permitam que, em um ano eleitoral, algumas lideranças políticas, usando da má-fé, se aproveitem dessa triste situação, como trampolim para chegar ao poder.

Padre Djacy Brasileiro
Pedra Branca-PB, quinta-feira 26 de abril de 2012.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Oposições prometem vencer eleições pra reitoria da UEPB Chapa 2 defende implantação de campi no Vale do Piancó

Após inscrições para processo de escolha do novo reitorado da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), para o período de 2012 a 2016, as oposições prometem ganhar as eleições. A declaração é dos professores José Cristovão de Andrade (foto ao lado) e Fábio Medeiros Agra (foto abaixo), respectivamente candidatos a reitor e vice-reitor da UEPB.
Concorrem cinco chapas, sendo uma de situação e quatro de oposição ao atual modelo de gestão implementado pela reitora Marlene Alves. Andrade e Fábio Agra destacam que a disputa será acirrada: "o fato lamentável é o curto espaço de tempo para a comunidade acadêmica conhecer os programas das chapas", diz. Dentre as chapas inscritas, a Chapa 2 promete solucionar a crise atual da UEPB e devolver a normalidade da gestão. "Isso será feito com diálogo, participação e democracia interna", acentua Andrade.
E o Vale do Piancó será uma região que terá importante atenção da Chapa 2, em caso de vitória, pois é uma de suas prioridades com a implantação de um Campi da UEPB, realizando assim um sonho acalentado por mais de 150 mil habitantes necessitados de um campus público de ensino superior. "Sem dúvidas, o Vale do Piancó está entre nossas prioridades porque iremos dotar essa região de um campus universitário, proporcionando assim o seu desenvolvimento econômico/sócio/cultural", comentou Fábio Agra. 
O professor Andrade tem 30 anos de engajamento em defesa da Anistia, Democracia e Liberdade de Organização Popular. Para Andrade, os anos 90 e 2000 até o momento pode dedicar à UEPB "em defesa permanente de novos dias, de novas esperanças e certeza de sua consolidação no futuro próximo". Andrade participou ativamente da luta sindical, estudantil e popular; membro da CUT e Departamento de Educação - DET - CUT; Presidente da Associação de Moradores da Comunidade do Quarenta (1991-1994 / 2006-2008 / 2010-2011); Membro da Coordenação nacional das IEES-ANDES-SN (2000-2002); Membro da Comissão de reabertura do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual da Prata (1980-1983); Membro da Juventude Unida em Cristo (1978-1985).
Andrade foi, ainda, diretor do Centro Acadêmico de C. Sociais (UFPB - 1984/1986); diretor do Diretório Acadêmico de Humanidades (UFPB - 1984/1985); diretor do DCE (UFPB - 1985); diretor regional do ANDES-SN - Sindicato Nacional (2000-2002); e presidente da ADUEPB (por quatro mandatos e está no atual mandado - 2009/2013). As chapas na disputa são: Chapa 1 - Mônica e Raniere; Chapa 2 - Andrade e Fábio Agra; Chapa 3 - Eliana e Juracy; Chapa 4 - Agassiz e Joana; Chapa 5 - Rangel e Etan.
Até o presente momento, dois nomes estão polarizados: o professor Andrade, membro de oposição UEPB plural e democrática, e pela situação o pró-reitor Rangel Júnior. A homologação das chapas acontece hoje (25) e as eleições estão programadas para o próximo dia 16 de maio. Para o professor Andrade, o tempo para se fazer campanha é o mínimo, além das eleições antecipadas de outubro para maio, as aulas na UEPB só iniciaram em março e neste mês de abril, pouco tempo para o debate.
Segundo ele, o correto seria eleições em agosto ou novembro, após processo eleitoral de Campina Grande e nos municípios onde funcionam os campi da UEPB (Lagoa Seca, Guarabira, Catolé do Rocha, Monteiro, Patos, João Pessoa e Araruna). "Outras manipulações estão acontecendo como resultado do concurso público de docentes e técnicos com um mês antes das eleições, alterando o colégio eleitoral em mais de 20%", denuncia.
As eleições ocorrem com uma categoria em greve por descumprimento da data-base pela reitoria e os docentes não concordam com a proposta de uma gratificação de 5%, inferior a complementação da inflação de 2011.

Família divulga programação de missas pelo falecimento do ex-prefeito Gil Galdino e faz agradecimentos

A família do ex-prefeito de Piancó Gil Galdino agradecida com as demonstrações de amizade de seus parentes e amigos comunica que a Missa de Sétimo Dia de seu falecimento será celebrada nesta quinta-feira (26), às 19h30min na Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Campina Grande. Será também celebrado o ato religioso na Capital, às 17h na Igreja de Santo Antônio - no Bairro de Tambaú. Já no município de Piancó, será feita uma celebração na Igreja de Santo Antônio no próximo domingo (29), às 7h da manhã. Por mais esse ato de fé cristã, a Família Galdino antecipa seus agradecimentos, o carinho e o conforto recebidos.
A família, inclusive, vem de público agradecer a eficiência, o carinho e a solidariedade dos profissionais que o assistiram durante o período de sua enfermidade, na figura da Drª Sandra Maria Pereira de Oliveira, do Dr. Milton Oliveira, do Dr. Geraldo Antônio; fisioterapeutas Danilo Alves e Daniele Cabral; enfermeiras Joelma Ferreira do Nascimento e Jeane Alves de Melo; além da direção e corpo de enfermagem da Clínica Santa Clara, como também todos os funcionários da Oncologia Campinense.
Leia também: Piancó presta homenagens ao guerreiro e líder Gil ...

Robson Calheiros visitará Diamante no final de maio para hipotecar apoio a pré-candidatura do 'Mancha'

Direto de Maceió, capital do Estado das Alagoas, chega ao blog informação de que Robson Vasconcelos Calheiros (foto), que reside na cidade de Murici [a cerca de 50 km da capital], irá hipotecar apoio à pré-candidatura do 'Mancha' no município paraibano de Diamante. Em verdade, Adriano Santos - o 'Mancha' - externa entusiasmo com o anúncio de apoio da Família Calheiros a sua postulação. Robson já foi secretário estadual de Agricultura e ex-vereador em Maceió. 
Com se sabe trata-se de uma influente família na política alagoana e brasileira. Robson é irmão de ninguém menos do que o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), um dos caciques de maior influência política no Senado Federal; Remi Calheiros, atual prefeito de Murici (AL), tendo assumido o cargo após eleição de seu sobrinho Renan Filho como deputado federal; Renildo Calheiros é atual prefeito de Olinda (PE), já tendo sido ex-deputado federal por Pernambuco; Olavo Calheiros é deputado estadual em Alagoas, já tendo sido por quatro vezes deputado federal.
Robson Calheiros acompanha e tem apoiado os trabalhos desenvolvidos por Adriano Santos - o 'Mancha' - em Diamante há muitos anos. Por causa disso, Robson deve visitar Diamante até o final de maio para anunciar aos diamantenses seu apoio a pré-candidatura do amigo 'Mancha', que é natural da cidade de Murici (AL). "Mesmo nascido em Murici tenho orgulho de pode fazer um trabalho comunitário reconhecido por toda a população de Diamante, em prol dos mais carentes. Faço porque gosto desse povo guerreiro e amigo", comentou 'Mancha' em contato com o blog nesta quarta-feira.
O Democratas, partido ao qual é filiado o 'Mancha', irá recepcionar Robson Calheiros com grande churrasco em Diamante durante sua visita ao município. 

TCE-PB reprova contas de 2010 do prefeito José Walter e aprova contas 2009 da Câmara em São José de Caiana

Prefeito José Walter é candidato [praticamente único] à reeleição no pleito eleitoral vindouro
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) emitiu nesta quarta-feira (25) parecer contrário às aprovação das contas de 2010 do prefeito de São José de Caiana, José Walter Marinho Marsicano Júnior (foto), por abertura de créditos suplementares sem autorização legislativa, conforme voto do conselheiro Fábio Nogueira. Já as contas de 2009 da Câmara Municipal de São José de Caiana foram aprovadas pelo TCE.

Lúcio Flávio admite que foi infeliz ao chamar Wilson Braga de "anfíbio'", mas mantém critica ao deputado

O secretário chefe da Casa Civil do governo, Lúcio Flávio, admitiu hoje (25) que foi infeliz ao chamar os deputados da situação, que votaram contra as MP's enviadas pelo governador Ricardo Coutinho a Assembléia Legislativa, na semana passada, de anfíbio. Apesar de não citar nomes, o secretário se referia aos deputados Doda de Tião (PPL) e Wilson Braga (PSD). Na oportunidade Lúcio Flávio disse também que eles seriam tratados como membros da oposição. Inclusive, Wilson Braga teve correligionários exonerados do governo, dois dias após a votação, um deles o filho do ex-prefeito Fábio Arruda (Boa Ventura). "Apenas criticava quem votou contra [as MP's]. Mantenho a critica, mas retiro o termo", afirmou Lúcio.
Leia também: Lúcio Flávio chama Wilson Braga e Doda de Tião de ...

84 municípios, 10 no Vale do Piancó, serão contemplados com Agências Complementares do BB e Bancos Postais

O Banco do Brasil vai instalar, neste ano de 2012, pontos de atendimento em 84 municípios paraibanos com o objetivo de melhorar o atendimento e suprir as necessidades dos cidadãos paraibanos que ainda enfrentam dificuldades para ter acesso aos serviços prestados pela instituição. A iniciativa está prevista no Projeto de Expansão da Rede de Atendimento do Banco do Brasil, conforme informou o gerente de Relacionamento Institucional, Allan Lopes Santos, em ofício encaminhado ao assessor para Assuntos Parlamentares do Ministério da Fzenda, Demetrius Ferreira e Cruz.
A comunicação se deu em atendimento a pedido formulado pela deputada federal Nilda Gondim (PMDB) relativo à instalação de Pontos de Atendimento do Banco do Brasil em 89 municípios paraibanos. Do total de 89 cidades, 84 serão contempladas, a maioria com Bancos Postais e algumas com Agências Complementares. Dentre os municípios beneficiados, estão: Aguiar, Catingueira, Diamante, Ibiara, Igaracy, Nova Olinda, Olho D'água, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes e São José de Caiana.
No ofício encaminhado também ao gabinete da deputada Nilda Gondim, os dirigentes do Banco do Brasil ressaltaram a importância do apoio das Prefeituras Municipais no que diz respeito às questões de segurança e infraestrutura, além de parceria negocial, a fim de que possa ser promovida a sustentabilidade das dependências da instituição oficial de crédito nas respectivas cidades, como também o desenvolvimento dos próprios municípios.
No mesmo documento, eles aproveitaram para informar que desde janeiro de 2012 os clientes do Banco do Brasil podem utilizar a rede do Banco Postal (Correios) destinada a abertura de contas, depósitos, consulta de saldos, extratos, pagamento de títulos, convênios e impostos, recebimentos de benefícios do INSS e de cheques, empréstimos, cartão de crédito, além de saques em conta corrente e poupança.

Prefeitura de Emas inscreve para concurso até sexta-feira; salários chegam a R$ 2,5 mil

A Prefeitura Municipal de Emas encerra sexta-feira (27) as inscrições de seu concurso público para o preenchimento de 31 vagas efetivas e composição de cadastro de reserva. Os salários variam de R$ 622 a R$ 2,5 mil, dependendo da exigência dos cargos. As vagas são disponíveis para ensino fundamental, médio e superior. 
Há oportunidade para agente administrativo, auxiliar de consultório dentário, auxiliar de serviços, bioquímico/biomédico, engenheiro agrônomo, farmacêutico, fisioterapeuta, motorista, nutricionista, odontólogo, orientador pedagógico, psicólogo, tratorista e professores de Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Matemática e Português.
As inscrições custam R$ 37 para os cargos que exigem ensino fundamental incompleto, R$ 63 para as funçõe de ensino médico completo e R$ 60 para as vagas de ensino superior. As inscrições estão disponibilizadas no site da Metta Concursos & Consultoria, pelo endereço www.mettaconcursos.com.br, até às 23h59min de 27 de abril abril.
Também é possível se inscrever presencialmente na Secretaria de Administração da prefeitura, localizada na Av. João Kennedy Gomes Batista, centro da cidade, das 8h às 13h.

Ibama fiscaliza margens de rios e açudes na PB e aplica R$ 210 mil em multas; Bacia do Rio Piancó foi fiscalizada

A fiscalização do Ibama na Paraíba encerrou no último final de semana, a Operação Bonifácio, de combate à ocupação irregular de Áreas de Preservação Permanente (APP), às margens de açudes e rios no interior do estado. 
Ao todo, foram aplicados R$ 210 mil em multas e embargadas atividades em 66 hectares ocupados irregularmente com edificações e cultivos. A operação é parte do Planejamento Nacional Anual  Proteção Ambiental (PNAPA 2012) e foi realizada em duas frentes. Uma delas foi nas áreas às margens de mananciais da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó, além de áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Norte, onde foram fiscalizadas extrações minerais de caolim, e outras atividades desenvolvidas nas APP do Rio Seridó.
A segunda frente fiscalizou as margens do açude Epitácio Pessoa, no Cariri, onde há construções destinadas ao lazer e atividades agropastoris irregulares em áreas protegidas pela legislação. Foram lavrados, nessas duas frentes, 37 autos de infração, com os embargos das atividades nas áreas de APP. Outra situação encontrada foi a de desrespeito a embargos em vigor. Dos autos de infração lavrados durante a operação, dois foram motivados pelo descumprimento de embargos. As APP, definidas pela Lei 4771/65, são as faixas às margens de rios, nascentes e reservatórios, topos de morros, encostas com declividade acentuada (mais de 45º), mangues e vegetação protetora de dunas, além de áreas com altitude superior a 2 mil metros.
Tais áreas precisam ter a vegetação nativa preservada, pois a mesma tem grande importância em diversas situações, como atenuar o efeito de desastres naturais, por exemplo, enxurradas e enchentes, bem como para preservar os recursos hídricos, principalmente em épocas de seca, como a atualmente vivenciada nos sertões do nordeste brasileiro, além de assegurar o fluxo gênico, e ajudando a conservar a biodiversidade da região.