quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Governador reconhece Festa de Santo Antônio em Piancó como patrimônio cultural imaterial do Estado

Resultado de imagem para festa de santo antônio piancó
O Diário Oficial do Estado saiu com uma edição ‘temática’ nesta quarta-feira (20). A publicação traz uma série de leis sancionadas pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) sobre festas realizadas em municípios paraibanos. Duas delas foram reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Paraíba, o que faz com que o poder público passe a ter o compromisso de proteger a realização do evento. As festas reconhecidas como patrimônio foram a de Santo Antônio, padroeiro do município de Piancó, e a de Nossa Senhora da Assunção, que acontece na cidade de Alhandra. As duas propostas foram apresentadas pelo deputado Branco Mendes (PEN).
A festa de Santo Antônio virou alvo de peregrinação dos políticos na década de 1970 do século 20 por meio do ex-senador Rui Carneiro, que era devoto e morreu em 1977. Desde a morte do senador, a família Carneiro se faz representar, anualmente, nas homenagens ao padroeiro de Piancó, por meio do ex-deputado federal, ex-prefeito de João Pessoa e sobrinho do ex-senador, Antônio Carneiro Arnaud. Aliás, a imagem de Santo Antônio que hoje é venerada na Igreja Matriz de Piancó foi doada pela família Carneiro. Em 1977, o ex-senador foi a Piancó pela última vez.
Em conversa com o então senador, o vigário da paróquia, padre Luís Laíres da Nóbrega, pediu uma imagem para a Igreja nova. Doente, Rui Carneiro comentou com Carneiro Arnaud sobre o pedido do padre Laíres. Depois que Rui morreu, Carneiro reuniu a família e comunicou o desejo do tio de atender ao pedido do padre. Carneiro encomendou a imagem em São Paulo e, em 1978, presenteou a paróquia com a imagem do padroeiro, que é conhecido como Santo Antônio de Lisboa ou Santo Antônio de Pádua. 
De Lisboa, porque Fernando Antônio de Bulhões (este é o nome verdadeiro dele), nasceu em Lisboa, Capital de Portugal, no dia 15 de agosto de 1195. É conhecido como Santo Antônio de Pádua porque, aos 36 anos de idade, ele morreu na cidade de em Pádua (Itália) no dia 13 de junho de 1231. Santo Antônio é um dos santos mais populares da Igreja Católica Romana. No Brasil, a devoção a Santo Antônio foi consagrada na história pelo padre Antonio Vieira, também português nascido em Lisboa, que, na defesa dos índios brasileiros, proferiu o famoso “Sermão de Santo Antônio aos Peixes”. 
Nas décadas de 1980 e 1990, a festa de Santo Antônio em Piancó era disputada pela classe política. Políticos como Tarcísio Burity (governador duas vezes), Humberto Lucena (senador por vários mandatos), José Maranhão (ex-deputado, ex-governador e senador atualmente), Cássio Cunha Lima (ex-deputado, ex-governador e senador atualmente), Cícero Lucena (ex-senador e ex-governador), Antônio Mariz (ex-senador e ex-governador) sempre fizeram questão de participar das festividades ao santo que forma o trio dos homens de Deus homenageados pelos cristãos no mês de junho.

Mas não foram apenas festas religiosas que ganharam destaque no Diário Oficial do Estado. Em outra duas leis, o governador autorizou a inclusão da Cavalgada de Ingá e o Brega Max de Santa Rita no calendário turístico da Paraíba. Os projetos são autoria dos deputados João Gonçalves (PDT) e Zé Paulo (PSB), respectivamente.
Para completar o clima de festa do Diário Oficial, o governador também sancionou um lei que cria o Dia Estadual do Profissional de Eventos. A proposta do deputado João Henrique (DEM) estabelece 30 de abril como data para a comemoração.

PT da Paraiba consolida diretrizes para 2018 e apoiará Luiz Couto para o Senado

Novidade na politica: o PT/PB anunciou nesta quarta-feira (20), uma resolução na qual estabelece as diretrizes políticas para 2018 e ratifica definitivamente a pré-candidatura do deputado federal Luiz Couto ao Senado. A resolução foi firmada após a reunião da Executiva do PT/PB, na noite desta quarta. Na opinião de Jackson Macedo, presidente do partido na Paraíba, o documento vem em momento importante, após a unificação de tendências internas que se encontravam divididas, mas que agora se alinham na mesma agenda para o próximo ano.
Na reunião, foi pontuada como prioritária a solidariedade ao presidente Lula, que será julgado por acusações das quais não há provas, no dia 24 de janeiro no TRF-4, em Porto Alegre. A partir de janeiro, todos os diretórios estaduais do PT no país farão as inaugurações dos comitês em defesa da democracia e da candidatura do presidente Lula. Na Paraíba, o lançamento do comitê estadual será no dia 13 de janeiro, em João Pessoa. No dia 24 do próximo mês, caravanas de todo o país também estarão em Porto Alegre para prestar solidariedade a Lula. “A Paraíba vai participar desse evento e também organizar atividades na capital e em outros municípios do Estado. Já começamos a pensar sobre isso e definimos uma comissão de organização desse evento”, comunicou Jackson Macedo.
O partido também apresentou o nome do deputado federal Luiz Couto para uma das vagas ao Senado. “O PT quer apresentar essa alternativa ao campo progressista paraibano porque definitivamente precisamos eleger um senador de esquerda na Paraíba. E logicamente trabalhar com a chapa proporcional, eleger Lula, um senador do PT, aumentar nossa bancada na Assembleia Legislativa e manter nossa representação no Congresso Nacional”, pontuou Jackson.

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Servidor acumula sete cargos públicos na Paraíba e fatura R$ 72 mil por mês...

Tem servidor na Paraíba com oito vínculos públicos, trabalhando em cinco prefeituras municipais e dois na Secretaria Estadual de Saúde, com remuneração mensal que chega aos R$ 72 mil. Essa informação está posta no Portal do Tribunal de Contas do Estado, na ferramenta “Painel de Acumulação de Cargos”, divulgado pelo presidente da Corte, conselheiro André Carlo Torres Pontes, na sessão desta quarta-feira (20). “É mais uma ferramenta de controle e transparência pública”, reiterou ele.
O painel de Acumulação de Vínculos Públicos permite ao jurisdicionado e à sociedade em geral, acessar e identificar pelo portal do TCE-PB (www.tce.pb.gov.br), a acumulação de cargos ou funções de servidores públicos nas esferas federal, estadual e municipal, no âmbito da Paraíba. A ferramenta foi elaborada a partir de um levantamento que envolve todos os meses de 2017, identificando a situação do servidor a cada mês de competência e aponta a quantidade de vínculo em unidades das esferas federal, estadual e municipal.
Segundo explicou o presidente, o painel contempla o quadro de servidores do Estado, municipais e federais lotados na Paraíba, e não analisa a legalidade destas acumulações, devendo servir de orientação aos gestores para as adequações, tendo em vista que existem várias situações que permitem as acumulações, e outras que identificam as vedações previstas na Constituição Federal e legislação correlata. “O TCE vai identificar casos pontuais para formalização de processo e determinar correções e adequações à legalidade em outras situações”, observou ele.
Na oportunidade, o conselheiro André Carlo anunciou que o TCE-PB fez publicar no portal, também, uma nova “Cartilha de Orientações de Acumulação de Cargos Públicos”, que possibilita ao gestor identificar as situações de legalidade ou de vedações, podendo assim providenciar as adequações, conforme a legislação, até porque os painéis servirão de subsídios para o trabalho da Auditoria, quando da analise da gestão de pessoal nas prestações de contas.
Os dados mostram também que existem 41.592 servidores que acumulam cargos, sendo que 38.219 detêm dois vínculos públicos. Outros 3.029 estão acumulando três cargos. Com quatro vínculos existem 298 servidores, 37 estão com cinco cargos, seis acumulam seis, dois com sete e um com oito vínculos, cinco deles de contratação por excepcional interesse público.   

Cássio diz que PSDB apoia Romero para Governo e defende candidatura de Lula

O senador Cássio Cunha Lima revelou em entrevista ao Programa "Bastidores", com Padre Albeny, nesta terça-feira, que o PSDB está fechado em torno do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, caso ele resolva ser candidato ao Governo. Noutro momento, ele defendeu que Lula possa ser candidato a Presidente da República.
- É importante que Lula possa ser candidato e possa ser derrotado pelas urnas e respeitar o resultado - declarou. Cássio revelou que em recente reunião na cidade de Guarabira o PSDB fechou questão de apoio total ao prefeito Romero Rodrigues caso ele decida ser candidato ao Governo.
- Vai depender exclusivamente dele, que tem nosso apoio incondicional - frisou. Ele admitiu que, se acaso Romero.não assuma candidatura, o prefeito de João Pessoa,Luciano Cartaxo, é ótima opção.

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Lígia Feliciano prepara terreno para candidatura ao governo em 2018...

ciro-pdt
Em visita à Paraíba para palestras sobre os rumos para o país, o pré-candidato a presidência da República, Ciro Gomes, e o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, defenderam que o partido tenha candidatura própria ao governo do estado no próximo ano, com o nome da vice-governadora Lígia Feliciano (PDT). Lupi destacou que a legenda vai precisar de palanque para dar corpo à candidatura de Ciro no estado e que Lígia está pronta e preparada para a disputa.
A declaração dos líderes do PDT volta a reascender a tese de um possível rompimento da vice-governadora com o governador Ricardo Coutinho (PSB), que não abre mão de lançar o secretário de recursos hídricos, João Azevedo, como seu sucessor na chefia do Executivo.
Mesmo com Lígia Feliciano mantendo a pregação de que não está em processo de debate sobre uma possível candidatura sua ao governo, ela, que é vice-presidente nacional do PDT, de fato, tem preparado o terreno. Na semana passada ela voltou a aparecer no guia partidário fazendo um balanço do governo, tomando corresponsabilidade das obras e serviços que o governador atribui como sendo do projeto socialista.
Ricardo Coutinho, desde a possibilidade de que Lígia Feliciano venha a disputar o governo, anunciou que não pretende entregar o cargo à vice-governador. O governador reitera sempre que interpelado que vai cumprir o mandato até o fim, em dezembro do próximo ano, e que não pretende disputar ao Senado.

Cássio crava disputa reeleição ao Senado, apoio à Romero ao governo e afasta Pedro de chapa majoritária em 2018

O martelo está batido para o senador Cássio Cunha Lima (PSDB). Após admitir a possibilidade de disputar o Governo do Estado em 2018, o tucano assegurou, nesta segunda-feira (18), que vai ser candidato à reeleição ao Senado Federal. Na oportunidade, Cássio ainda afirmou apoio incondicional a candidatura do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues.
“A minha posição nesse processo eleitoral de 2018 é disputar reeleição para o Senado. Mas o PSDB só tomará uma decisão depois da manifestação Romero Rodrigues, que é o pré-candidato do partido. O partido já disse, e eu já reafirmei várias vezes, o apoio à candidatura de Romero é incondicional. Então caberá a Romero tomar a decisão se estará se desincompatibilizando da prefeitura de Campina Grande para disputar o Governo do Estado”, declarou Cássio Cunha Lima.
Ainda conforme Cássio, não há data para anúncio dessa decisão por parte do prefeito campinense, mas garantiu que conversará com Romero sobre o assunto. Cássio ainda validou as afirmativas de que houve a possibilidade dele abrir mão de disputar o Senado Federal para ajudar Romero na composição da chapa majoritária. Com isso, o PSDB não teria duas vagas na chapa majoritária, abrindo espaço para articulações com outras siglas em prol da candidatura do prefeito de Campina Grande, caso vá disputar o Governo em 2018.

Dois ‘Cunha Lima’ em chapa majoritária

O jovem deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) apresenta destaque na política nacional, onde chega a ser o terceiro parlamentar federal mais bem avaliado em um ranking de políticos. A partir desta conjuntura, passou-se a ventilar o nome do tucano em uma chapa majoritária, inclusive, até em uma vice-governadoria. Cássio Cunha Lima, pai de Pedro, comentou sobre esse cenário.
“Pedro não é candidato a vice-governador, governador, ou o que quer que seja, ele é candidato a deputado federal. Sou suspeito, sou pai, mas Pedro é uma gratíssima surpresa”, disse o senador paraibano; acrescentando que “é só especulação”.

Governo antecipa o pagamento dos prêmios Mestre da Educação e Escola de Valor

O governador Ricardo Coutinho anunciou nesta segunda-feira (18) a antecipação para hoje do pagamento dos prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor. Os prêmios estavam programados para ser efetuados no dia 21. “Assim como antecipei o pagamento do 13º salário dos servidores estou antecipando os prêmios Mestre da Educação e Escola de Valor”.
No programa semanal “Fala Governador”, Ricardo Coutinho disse que a 7ª edição dos prêmios vão beneficiar 69 escolas e 1.803 professores da rede pública estadual e cerca de 4.740 profissionais que trabalham na área serão contemplados com o pagamento extra.
O governador disse que Estado vai desembolsar quase R$ 10 milhões para incentivar, valorizar e premiar as práticas pedagógicas e experiências administrativas exitosas. “O executivo vem fazendo sua parte, mas vai cobrar contra partida”, declarou Ricardo Coutinho que espera uma educação qualidade no processo de ensino e aprendizagem.
Para Ricardo Coutinho, "A educação é a principal política pública para gerar igualdade". Os nomes dos professores e escolas escolhidas por uma comissão para receberem a premiação do 14º e até 15º salários estarão disponível ainda na página do Governo do Estado.

domingo, 17 de dezembro de 2017

Maranhão participou da eleição da nova diretoria do Aeroclube da Paraíba

O senador José Maranhão (PMDB) participou na manhã deste sábado (16), da eleição da nova diretoria do Aeroclube da Paraíba. Embora não faça parte da diretoria, Maranhão indicou Alberto Gomes Batista na Diretoria de Patrimônio do Aeroclube.

Arthur Cunha Lima tem alta e recebe visita de Gervásio Maia e Branco Mendes

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Arthur Cunha Lima, recebeu alta do Hospital da Unimed após cirurgia para retirada de tumor benigno no cérebro, e já está em seu apartamento com ótima recuperação.
Segundo fontes do Portal WSCOM, ele recebeu pela manhã as visitas dos deputados Gervásio Maia, presidente da Assembleia Legislativa, e Branco Mendes. - Ele está muito bem e espirituoso - avaliou a Fonte.