sábado, 1 de fevereiro de 2014

Próximos três meses devem gerar no máximo 500 mm de chuvas e Faepa critica modelo de políticas públicas para produtores...

O Sertão paraibano deve enfrentar mais um inverno de baixo volume de chuvas, segundo perspectivas de institutos meteorológicos do país. A previsão preocupa produtores do semiárido do Estado. De acordo com o estudo do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTec), os próximos três meses devem gerar, no máximo, 500 mm de chuvas na Região, com 35% de probabilidade de volume abaixo desta média. A mesma estimativa é usada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê 40% de probabilidade de chuvas dentro da normalidade (500mm) e 35% de chuvas abaixo das expectativas. 
Para o diretor presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Mário Borba, os produtores locais estão preocupados com as projeções. “Nós estamos em um momento de expectativa. Tivemos três anos seguidos de seca e para 2014 as perspectivas não são boas, então a preocupação é grande”. A projeção da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), divulgada em janeiro, é de apenas 52 mil toneladas de grãos para este ano, 12% a mais do que 2013 (46 mil t), mas considerada ainda muito baixa ou longe da média de inverno regular no Estado (que vai de 150 mil a 200 mil toneladas).
De acordo com Mário Borba, o atual cenário vem desanimando muitos produtores do semiárido paraibano. “Muita gente perdeu tudo o que tinha nesses últimos anos. O inverno deste ano estava sendo esperado como um período de recuperação. A esperança era de refazer a produção, pois o setor está praticamente quebrado, mas com essas previsões devemos ter mais um ano difícil”.
Na avaliação do diretor presidente da Faepa, além das condições climáticas, o que dificulta a recuperação do setor é o modelo falho de políticas públicas voltadas para o produtor do semiárido nordestino. “Vivemos num país de dimensões continentais, com realidades completamente diferentes entre as regiões. Acontece que o produtor do semiárido nordestino tem o mesmo tratamento que o produtor do Rio Grande do Sul. Isso está errado, o governo federal tem que entender que são realidades diferentes e os incentivos também deveriam ser”, disse Mário Borba.
Enquanto o tratamento diferenciado não chega, as produções no interior do Nordeste são castigadas ano após ano, segundo relatou o representante da Faepa. “O governo anuncia custeios emergenciais, prorrogação do teto, políticas de crédito, mas nada disso é aplicado e isso não resolve nosso problema”. Neste cenário, toda cadeia produtiva que depende das chuvas para sobreviver tende a ser afetada, explicou o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), Liberalino Lucena.
“Tivemos dois anos das piores secas na Paraíba. Os mananciais que atendem o semiárido estão com volume de água em 30% abaixo do esperado, para se ter ideia da nossa emergência. 50% do rebanho foi perdido, quase não há emprego no interior, o homem da roça não está conseguindo sobreviver”. (com JP)

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Juiz comunica ao MPE e à Câmara pedido de impeachment da prefeita de Patos, Francisca Mota...

Por descumprimento de decisões judiciais em relação à contratação de concursados por parte da prefeitura, o juiz da 5ª Vara de Patos, Ramonilson Alves, oficiou os vereadores de Patos para, "conforme vossos respeitáveis entendimentos, dizer da ocorrência de crime de responsabilidade e iniciar o respectivo processo de impeachment" da prefeita Francisca Mota. O magistrado também encaminhou o caso ao procurador-geral de Justiça. A decisão atende ação impetrada pelo advogado Taciano Fontes. “Foi um comunicado, inclusive a obrigação de todo e qualquer servidor público, o juiz nesse sentido é um servidor público, de constatando uma situação que se apresente como caracterizada uma conduta de improbidade de crime ou de responsabilidade faça a comunicação. Então nós fizemos essas comunicações devidamente documentadas e aí esses órgãos: o procurador-geral, o promotor de justiça ou a promotora e o parlamento de Patos vão ter que decidir”, disse Dr. Ramonilson.

Gestão Audiberg Alves abandona construção de unidade de saúde em mais uma demonstração de incompetência administrativa...

Poucos metros de distância de onde estão sendo construídas 50 unidades habitacionais pelo Minha Casa, Minha Vida, em Itaporanga, os vereadores Ricardo Pinto e João Guimarães depararam-se com a incompetência e inércia da atual gestão municipal com relação a construção de uma Unidade Básica de Saúde. Iniciada em 2012 pela gestão passada, a obra não foi sequenciada pela atual gestão Audiberg Alves (PTB) e o que se vê é um completo desperdício do dinheiro público.
A obra, orçada em R$ 200 mil, poderia já até ter sido entregue à população do Conjunto Chagas Soares/Loteamento Balduíno de Carvalho e Vila Mocó, porém, não tem merecido a devida responsabilidade do poder público. A obra continua do mesmo jeito que foi deixado não porque o ex-gestor quisesse, mas porque seu governo terminou e quando a população pensava que o atual gestor desse prosseguimento eis o abandono em que se encontra.
Lamentável como vem sendo tratado os recursos públicos pela a atual gestão, considerada a pior da história do município. A eleição de Audiberg Alves, em verdade, de esperança por mudanças se transformara num engodo eleitoral sem precedentes. Triste situação a vivida por Itaporanga, atualmente.  

Vereadores conferem construção de casas pelo MCMV em Itaporanga que segue em ritmo satisfatório...

Os vereadores Ricardo Pinto, João Guimarães e Ivanilto Palmeira, estiveram ontem fazendo uma visita ao canteiro de obras em Itaporanga, nas proximidades da Vila Mocó, aonde estão sendo erguidas 50 unidades habitacionais - fruto de projeto elaborado e protocolado no Ministério das Cidades pela gestão do ex-prefeito Djaci Brasileiro. Os parlamentares-mirins ficaram satisfeitos com o andamento das obras que no ritmo encontrado devam ser entregues até meados de maio/junho. "Estamos cumprindo com o nosso dever, como representantes do povo, de fiscalizar o andamento de obras públicas e cobrar o reparo quando existir irregularidades", disse o vereador Ricardo.

Os Nonatos, artistas mais regravados da PB nos últimos anos, querem reconhecimento do Governo do Estado...

Os cantores e compositores Raimundo Nonato e Nonato Costa, da dupla ‘Os Nonatos’, reclamaram nesta sexta-feira (31) da falta de prestígio em eventos promovido pelo Governo do Estado na atual gestão e nas gestões passadas. Em entrevista ao Correio Debate, da 98 FM, para promover o seu novo DVD, os artistas alegaram QUE durante os três anos da atual gestão fizeram apenas um show. O mesmo aconteceu na terceira gestão de José Maranhão. Já nos seis anos de Cássio Cunha Lima eles não chegaram a fazer nenhum evento.
Os músicos disseram ainda que, mesmo sendo da Paraíba, o Estado é onde eles menos trabalham. “A Paraíba é o Estado onde a gente menos trabalha, apesar de sermos daqui e ter um programa líder em audiência. A gente trabalha muito no Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará e Pernambuco, nem se fala”, argumentou acrescentando: “É uma tristeza porque você ter dois artistas que moram na sua Capital são os mais regravados da Paraíba nos últimos anos e você não recebe o reconhecimento”, cobrou.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Na Lata: 'Governador utilizou artifícios e maquiou dados para enganar servidores com percentuais irreais de reajuste', diz Veneziano.

O ex-prefeito de Campina Grande Veneziano (PMDB) durante encontro com representantes de algumas categorias de servidores estaduais, revoltados com os percentuais de aumento salarial anunciados esta semana pelo governo, após conferir dados lhe entregues pelas categorias, disse que o governador Ricardo Coutinho (PSB) se utilizou de artifícios para anunciar percentuais que não correspondem à realidade.
Veneziano recebeu do coronel Jarlon Cabral dados sobre o reajuste real que a Polícia Militar vai receber não correspondem ao percentual de 10% anunciados com pompa. "O aumento anunciado pelo governador não é verdadeiro, é irreal. O governador se utilizou de artifícios e maquiou dados para anunciar percentuais que não correspondem à realidade", afirmou. De acordo com os dados apresentados pelo coronel a Veneziano, o aumento real foi de apenas 5%: "Metade foi dado em cima da Bolsa Desempenho e do Auxílio Alimentação, que não incorpora em nossos salários quando vamos para reserva. Mais uma vez nossos irmãos policiais e bombeiros da inatividade ficaram para trás", disse o coronel Jarlon, criticando também a paridade entre os oficiais da ativa e da reserva, "que está cada vez mais distante", no atual governo.
Veneziano lamentou que o governador tenha se utilizado de artifícios para enganar os servidores, anunciando um percentual que não condiz com a realidade. Além do mais, segundo ele, o reajuste ficou aquém do índice inflacionário do período. "Os servidores vão chegar ao final do governo com perdas salariais aproximadamente de 15%". (com Ascom)

Tá chegando a hora da onça beber água!: Cássio diz que obras de RC foram iniciadas ou licitadas em seu governo...

Cássio na festa da luz
O senador Cássio Cunha Lima participou da Festa da Luz em Guarabira, na noite de ontem (29), e deu algumas declarações que voltam a indicar seu afastamento do projeto político de Ricardo Coutinho. Cássio falou sobre as alianças na política e disse que em 2010 o PSDB, que é um partido “autônomo”, decidiu pela colaboração na campanha do PSB “em cima de uma carta compromisso, carta de intenções”, mas que agora o partido deve seguir pelo “melhor caminho”.
O senador fez críticas à Ricardo e garantiu que parte das obras inauguradas na atual administração são frutos do trabalho iniciado por ele. “Todas as obras que Ricardo inaugura ou foram iniciadas no meu segundo mandato, que eu não pude concluir, ou foram licitadas por mim. É comum da natureza humana um irmão suceder outro em uma empresa e construir um discurso de que daqui pra frente as coisas estão melhorando, o que ficou para trás não é tão bom quanto agora. Isso é absolutamente normal, isso não me incomoda até porque parte dessas obras são frutos do trabalho de um governo que eu comandei com minha equipe”, destacou.

Em ritmo de campanha, Cássio detona Governo RC e diz que problemas na Segurança e Saúde devem ser debatidos e não escondidos...

Em clima de campanha, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) acabou criticando na noite de ontem (29) o Governo do Estado ao cobrar clareza nas informações sobre os problemas com a Segurança e a Saúde na Paraíba. O senador cobrou transparência e disse que a gestão não pode se "amesquinhar diante das críticas que venha a sofrer. 
Segundo Cássio, o povo quer que os problemas sejam apontados e enfrentados e não escondidos. "Os problemas estão aí. Dá para dizer que a Paraíba não tem problema de segurança? Tem um grave problema que tem que ser debatido e quem está governando não tem que se amesquinhar se houver críticas nesse sentido", afirmou.
O senador participou do lançamento da Festa da Luz em Guarabira e estava acompanhado do senador Cícero Lucena, do deputado federal Ruy Carneiro e do prefeito Zenóbio Toscano, ambos que formam a cúpula dos tucanos na Paraíba. Outro setor do governo que recebeu críticas do senador foi a Saúde. ESCUTE O AUDIO DA ENTREVISTA DE CÁSSIO 
"A Paraíba tem problemas na área de Saúde? Tem problema na área de Saúde e o quê que o povo quer? Que haja melindres, que haja constrangimento no debate? Não. O que as pessoas querem é dizer minha gente os problemas estão aí, existem, e o quê que faremos para resolvê-los, ou pelo menos para diminuí-los", declarou.
Já o senador Cícero Lucena afirmou que são de 99% as chances de Cássio ser candidato ao Governo. "Ele é o líder maior do nosso Estado e o líder tem o seu papel, ele sabe fazer muito bem, que é ouvir o povo. E na hora que ele se dispor a ouvir o povo, vai perceber que o povo tá querendo a sua candidatura", disse. CLIQUE AQUI ESCUTE

Colégio Diocesano Dom João da Mata parabeniza alunos aprovados em vestibulares de várias universidades...

O Colégio Diocesano Dom João da Mata entra em contato com o blog para congratular-se junto aos seus educandos pela grande vitória alcançada com a aprovação no vestibular 2014, nas mais diversas universidades paraibanas. "Agradecemos aos pais pela confiança e credibilidade, ao empenho dos nossos professores e entusiasmo dos nossos funcionários que contribuem cotidianamente e hoje partilham de tamanha felicidade. Com Fé e Ciência no caminho certo!", diz nota emitida pela direção do tradicional educandário itaporanguense. Abaixo, a relação dos aprovados:

Amanda Tolentino - Psicologia (UNIPÊ)
Ana Emília - Biomedicina (FIP)
Aline Aparecida - Odontologia (FIP)
Allyne Raquel -Engenharia Civil (UNIPÊ) 
Balduíno Carvalho - Direito (FIP)
Brenda Rodrigues - Educação Física (FIP)
Camilla Elen - Direito (UNIPÊ) e Farmácia (UNIVERS, Santa Catarina)
Darlyson Sabino - Engenhara Sanitária Ambiental (UEPB) e Engenharia da Computação (UEPB)
Débora Sousa - Administração (UEPB)
Emykaelly Kauanne - Enfermagem (UFCG)
Erlúcia Guimarães - Arquitetura (FIP)
Everaldo Deocleciano - Matemática Computacional (UEPB)
Itauã Pereira - Administração (UEPB)
Jardel Araújo - Engenharia Civil (UNIPÊ) e Engenharia Elétrica (Faculdade Maurício de Nassau)
Jesus Mateus - História (UEPB)
José Custódio Carneiro Júnior - Direito (UEPB e UFPB)
José Emanuel Laurentino - Administração (UEPB) e Matemática (UEPB)
José Ítallo Inácio - Engenharia Elétrica (Prouni), Eng. Civil (Maurício de Nassau) e Engenharia de Alimentos (UFCG)
José Isaac Mangueira - Computação (UEPB) e Engenharia Florestal (UFCG)
Jorge Jerônimo - Educação Física (FIP)
Juciano Alexandre - Enfermagem (FIP)
Julyanna Albuquerque - Arquitetura (UNIPÊ) e Fisioterapia (UEPB)
Halekxyevina Pereira - Enfermagem (FIP)
Hércules Tolentino - Matemática Computacional (UEPB) e Engenharia da Computação (UFPB)
Larissa Lemos - Nutrição (FIP)
Maria Yasmin - Sistema de Informação
Natalia Taís - Química (UEPB) e Ciências Contábeis (UEPB)
Rafael Paulo - Direito (UNIPÊ)
Ramilly Pegado - Química Industrial (UFPB)
Raphael Paletot - Engenharia Civil (UNIPÊ)
Ravi Viana - Engenharia Civil (UNIPÊ)
Rodrigo Paulo - Direito (UNIPÊ)
Thayanne Henriques - Engenharia Civil (UNIPÊ)
Thayz Paolla - Educação Física (UNIPÊ)
Kaline Pereira - Odontologia (FIP) e Ciências Contábeis (UFPB)
Wesley Cabral - Computação (UEPB)

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Juíza Eleitoral intima a prefeita Marcília Mangueira para comparecer no dia 10 de fevereiro à PF em Alagoas para exame de verificação de voz...

Há alguns meses a Polícia Federal vem tentando, via convocação, sem sucesso um Exame de Verificação de Voz da prefeita de Diamante, Marcília Mangueira (PMDB). A gestora responde a uma AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) na Justiça Eleitoral que pede sua cassação por compra de voto nas eleições de 2012, baseada em gravação feita por eleitores em que supostamente aparece a prefeita recebendo o dinheiro dado à uma eleitora [veja vídeo abaixo].
Pois bem, desde o início do ano passado audiências vem sendo adiadas por justificativas variadas dadas pela gestora. A Polícia Federal já fez o exame de verificação de voz nas eleitoras e testemunhas arroladas no caso, porém, não tem conseguido sucesso com a prefeita. A última audiência na Polícia Federal , no Estado de Alagoas, estava agendada para o dia 12 de dezembro passado, adiada mais uma vez por "impossibilidade" da prefeita em comparecer - segundo sua defesa.

É que somente a Superintendência da Polícia Federal em Alagoas é que dispõe de Perito Criminal habilitado para fazer o exame. Assim, a PF encaminhou ofício, no dia 02 deste mês, à Justiça Eleitoral comunicando mais uma ausência da prefeita em audiência e no última dia 24, semana passada, a prefeita foi intimada pela Juíza Eleitoral da 33ª Zona para comparecer no próximo dia 10 de fevereiro na Superintendência da Polícia Federal em Alagoas, para realização do exame.
A dúvida é saber se a prefeita vai mais uma vez providenciar um pretexto para não comparecer à audiência, com apresentação de justificativas numa relação de gato & rato.
Acima, você confere vídeo que faz parte da ação e que a Polícia Federal tem em mãos para fazer o exame de verificação de voz com a prefeita.
Leia também: Audiência para ouvir testemunhas em AIJE contra a prefeita de Diamante foi adiada devido ausência do advogado de defesa. Veja vídeo sobre caso

Policiais qualificam como mentiroso anúncio de reajuste feito por RC e protestam em frente ao Palácio da Redenção...

A reunião das entidades representativas da Polícia Militar (Clube dos Oficiais, Caixa Beneficente e Associação dos Subtenentes e Sargentos) para discutir e esclarecer o reajuste anunciado pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), acabou evoluindo para uma caminhada e um ato público em frente ao Palácio da Redenção. As entidades reuniram, além dos policiais militares e bombeiros, seus familiares para discutir o anúncio do reajuste, que classificam como mentiroso.
De acordo com o presidente do Clube dos Oficiais da Polícia Militar, coronel Francisco de Assis, da reunião ficou definido algumas deliberações como a criação de um grupo de trabalho que será responsável pela elaboração de um calendário de mobilização que deve durar um mês como forma de protesto contra o reajuste. O grupo de trabalho se reúne pela primeira vez na próxima terça-feira e entre as atividades que devem ser proposta estão visita aos quartéis e doação de sangue. (wscom)

Aos 17 anos, estudante de escola pública, natural da cidade de Ibiara, é aprovada em seis cursos superiores...

Jéssica cursa Ciências Contábeis (UFPB
Filha de professora e de um pedreiro, a estudante Jéssica Kelly Alves da Silva de 17 anos vem colecionando vitórias em sua carreira estudantil. Oriunda de família simples, a sertaneja da cidade paraibana de Ibiara, a 469 km de João Pessoa, já passou em seis cursos universitários em apenas dois anos, sempre estudando em escola pública.
Para alcançar sucesso nas aprovações, Jéssica não tem uma vida tão fácil. Estudava só, mas contava com o auxílio de professores da sua escola e de um cursinho pré-vestibular.  Ela comentou que dedicava duas horas por dia para rever o conteúdo abordado em sala de aula. Entretanto não abria mão da diversão. "Eu sempre me dediquei ao estudo. Tive o incentivo dos meus pais e graças a Deus conquistei algumas vitórias na minha carreira de estudante. Fiz meu primeiro vestibular aos 15 anos e passei. Porém, eu não deixava de me divertir", comemorou Jéssica.
Através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), PSS e vestibulares, a estudante passou nos cursos de Ciências Contábeis (UEPB e UFPB), dois de Fisioterapia (FIT e Inper), Administração (UFPB) e Medicina Veterinária (UFPB). “Eu estou cursando atualmente Ciências Contábeis na UFPB, aqui em João Pessoa. Pretendo terminar o curso”, disse a estudante. A aprovação de Jéssica Kelly tem um significado importante para toda comunidade escolar da cidade. A universitária foi eleita, através de uma pesquisa de opinião pública em Ibiara, destaque no prêmio ‘Melhores do Ano’. A votação foi entre os munícipes.
A rede pública de ensino tem destaque quase sempre por conta de fatos negativos, como a deficiência estrutural, problemas na composição do corpo docente ou até mesmo pela violência escolar. Porém, a universitária deixa um recado: “todos nós somos capazes de conquistar algo. É preciso enfrentar as adversidades e correr atrás do seu sonho. Nunca desista que conseguirá”. (com PortalCorreio)

Ronaldinho volta a criticar segurança pública em CG, descarta ser vice de RC e diz que PSDB comunicar semana que vem decisão sobre Cássio...

Ronaldinho descarta ser vice de RC e revela que futuro da aliança será decidido na próxima semana
O vice-prefeito de Campina Grande, Ronaldo Cunha Lima Filho, revelou hoje, durante entrevista à Rádio Correio FM, que o PSDB vai se reunir na próxima semana e comunicar sua decisão sobre o rompimento entre o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o governador Ricardo Coutinho (PSB). Ronaldinho descartou a possibilidade de ser candidato a vice na chapa de RC. "As principais lideranças do partido vão se reunir para tomar a decisão que for melhor para a Paraíba", disse. E para aumentar mais ainda o suspense e as especulações ele voltou a criticar o aparato de segurança pública em Campina Grande. 

Veneziano segue articulando e "Pensando a Paraíba" será retomado a partir do dia 8 de fevereiro, em evento programado para Piancó...

Alheio as indefinições dos concorrentes, Veneziano destrava agenda política e articula união das oposições
Indiferente as definições dos adversários, o pré-candidato a governador Veneziano (PMDB) tem 'comido pelas beiradas' e segue articulando por uma candidatura robusta pelas oposições. Ele já prepara o retorno dos encontros que vinha fazendo pela Paraíba, denominados de "Pensando a Paraíba" iniciado ainda no primeiro semestre de 2013. O próximo evento que conta com a presença de toda a cúpula do PMDB já está agendado para acontecer no próximo dia 8 de fevereiro, a ser realizado em Piancó.
O "Pensando a Paraíba", promovido pela Fundação Ulysses Guimarães, tem como objetivo construir a proposta de governo que Veneziano vai defender na campanha. O vice-presidente Michel Temer confirmou presença quando for em João Pessoa ou Campina Grande. O publicitário Stalimir Vieira deve fazer parte da campanha de Veneziano, que esta semana conversou com o ex-prefeito de João Pessoa Luciano Agra (PEN) - o vice desejado também por Cássio. Além do PEN, Veneziano ainda abriu diálogo com o PT e PTB, além de endurecer o discurso contra o governador Ricardo Coutinho (PSB).

Agradeço à Deus por mais um presente divino - Raíssa Emanuelle...

Raysllânia, assim como Renan, felizes com a chegada da irmanzinha
Divido com vocês neste instante, caros leitores, mais uma alegria e benção que Deus me concede com o nascimento da pequenina Raíssa Emanuelle, que veio ao mundo indagorinha. O nascimento de um bebê é sempre algo especial na vida de qualquer um e quando se trata de um filho, aí agente fica até sem palavras. Raíssa Emanuelle nasceu pesando 4,8 kg e é, como disse, um presente que Deus concede a mim e Eliana.  Agradeço à equipe coordenada pela Drª Lúcia David. Eu e Raysllânia [que está muito feliz com mais uma irmã], além da tia Hélia, a recebemos com muito amor e esperanças renovadas. Em verdade, a vida nos presentei no momento que nos transforma em pessoas melhores. Ser alguém melhor é lição que um filho sempre traz. A vida sabe ser digna de aplausos quando nos entrega um bebê que ilumina e preenche nossos corações. 

Sintomática saída de Silvia Cunha Lima e críticas de RC antecedem decisão de Cássio agendada pra segunda quinzena de fevereiro...

O governador Ricardo Coutinho (PSB) e o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) travam hoje uma verdadeira "guerra fria" que promete só acabar na segunda quinzena de fevereiro, quando o tucano decidir, junto com o PSDB, se será candidato ao Governo. De um lado, Cássio dá claros sinais de rompimento da aliança celebrada em 2010 e lançamento da candidatura. Do outro, o governador prefere fingir que nada está acontecendo, embora comece a sentir a coisa caminhar para o enfrentamento e vem mandando "recados" ao ainda aliado.
Além do tom do discurso, que prioriza críticas ao Governo e o desejo de "seguir a vontade dos paraibanos", Cássio tem acenado de outras formas na direção do rompimento, como sugerir uma avaliação da gestão RC e comunicar a alguns correligionários que quer voltar ao Governo. Mas, talvez o fato mais sintomático até agora seja mesmo a saída da ex-esposa e ex-primeira-dama do Estado, Silvia Cunha Lima, do cargo de coordenação que ocupava no Governo. Dizem que falta apenas a publicação no Diário Oficial. E foi ela quem pediu pra sair. Silvia deve ocupar cargo de mesmo porte na administração de Romero Rodrigues, em Campina Grande.
Embora do lado do governador a ordem seja manter o discurso de preservação da aliança até 2018, como de origem, Ricardo já emite sinais, ainda tímidos, de que está pronto para a luta. Dias atrás, a secretária Chefe de Gabinete, Estelizabel Bezerra, disse que o projeto de reeleição de RC independe de Cássio e que o PSB está preparado para enfrentá-lo. A repercussão não foi a esperada, mas a declaração deixou cassistas enfurecidos. Outro episódio mais recente aconteceu após o anúncio do aumento dos servidores, quando quase passou despercebida uma frase do governador lembrando que não seria "irresponsável como outros (governadores) que deram aumento (em patamares astronômicos) porque iam sair e deixaram para os sucessores pagar".
Ricardo não citou nomes. Apenas disse que os exemplos foram muitos país afora. Ele poderia estar se referindo ao ex-governador José Maranhão (PMDB), no caso dos reajustes pré-eleitorais dos servidores e até da famosa PEC 300 dos policiais. Mas, todos sabem que Cássio, próximo de deixar o cargo por decisão da Justiça Eleitoral, mandou para a Assembléia Legislativa aprovar mais de uma dezena de PCCRsque resultaram em aumento real para várias categorias. E assim caminham RC e Cássio. (com Vanderlan Farias)

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Rênio Macedo desiste de disputar reeleição para presidência da Câmara de Santana dos Garrotes e anuncia apoio ao vereador Dida...

Após consultar familiares, amigos e correligionários, o vereador Rênio Macedo (PMDB) desistiu de concorrer à reeleição para Presidência da Câmara em Santana dos Garrotes. Ele já estava articulando a antecipação da eleição do biênio 2015/2016, para o mês de março e contava com três votos da oposição. Com sua decisão, o vereador José Ivanildo 'Dida' (PT) ficou surpreso com a desistência e mais ainda quando foi informado pelo próprio Rênio que receberá seu apoio na eleição que acontecerá no dia 15 de dezembro. 
Rênio vem desempenhando um ótimo trabalho à frente do Legislativo-Mirim local, fato que tem merecido reconhecido da população. A lealdade e companheirismo de Dida contou na hora decidir apoiá-lo: "Dida foi sempre leal e companheiro. Confio nele, apesar de ser jovem tem muita habilidade política e sabe ser amigo", declarou Rênio. Por outro lado, o vereador Lucrécio (PP) não arreda o pé de ser candidato com apoio da base do prefeito Élio Ribeiro (PT). Embate esse que promete desdobramentos em 2016. (Da Redação com Ary Ramalho)

Vereador Ronildo Moura vai propor que prefeitura faça ressarcimento aos moradores pela construção de esgoto em rua de São José de Caiana

Após os moradores da Rua 13 de Maio em São José de Caiana decidirem por conta própria, já que a prefeitura não assume suas responsabilidades, resolver problema com a construção de esgoto e fossa que estava deixando aquela artéria intransitável, o presidente da Câmara Municipal decidiu propor o ressarcimento do dinheiro gasto.
O vereador Ronildo Moura (PSB) informa ao blog que vai encaminhar, com o retorno do recesso, um requerimento para que a prefeitura faça o ressarcimento do investimento feito no local por uma obra que deveria ser de responsabilidade do ente público. Como cansaram de esperar os moradores fizeram a obra por conta do próprio bolso. 
"Assim como eu, acredito que todos os vereadores estão em defesa do nosso município e aprovarão essa propositura. Portanto, vamos fazer todo esforço para que o requerimento depois de aprovado seja atendido junto a prefeitura", disse Ronildo. A população espera, agora, que o prefeito Zé Walter (PMDB) cumpra com suas obrigações.
Parabéns aos moradores pela iniciativa.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Equipe do escritório Souto Maior Consultoria Jurídica vem à Itaporanga tirar dúvidas sobre correção do FGTS, DPVAT, dentre outros temas...

A população de Itaporanga terá na próxima quinta-feira (30) a oportunidade de tirar dúvidas sobre direito do contribuinte à correção do FGTS, Direito do Consumidor, Direito Previdenciário, DPVAT, Seguros de Responsabilidade Civil e Direito Trabalhista, durante evento que será realizado na Câmara Municipal, a partir das 19h. Informou na noite de hoje o vereador Ricardo Pinto (PSDB) que está trazendo conceituada equipe do Escritório Souto Maior Consultoria Jurídica. 
A equipe composta pelos advogados Houseman Rocha, Hérika Coeli, Lilian Duarte e Wellington Nóbrega, estará à disposição para tirar todas as dúvidas com relação aos temas acima supracitados. O vereador falou da expectativa do evento, durante o programa 'Show de Notícias', oportunidade em que respondeu várias intervenções dos ouvintes.
Só para se ter uma ideia, trabalhadores com carteira assinada durante o período de 1999 à 2013 podem ter direito à correção do saldo do FGTS devido uma defasagem nos cálculos do IPC e INPC, índices que servem para manutenção do fundo. O trabalhador que tinha, por exemplo, cerca de R$ 5 mil de saldo pode receber hoje próximo de R$ 9 mil e assim por diante. Portanto, não percam essa oportunidade de tirar as dúvidas e lutar por seus direitos.

Frente de Esquerda com Psol/PSTU/PCR/CS/PCB garantirá 2º turno na disputa eleitoral deste ano...

Num retorno às disputas eleitorais de 2006 e 2010 temos uma clara noção de que uma terceira candidatura, por mais minuscula que ela possa se apresentar em termos de estrutura a fatura foi ganha no 2º turno. Em 2006, Davi Lobão (Psol), por exemplo, obteve apenas 1,21% mas foi o suficiente para levar a disputa entre Cássio (49,67%) e Maranhão (48,74%) por 2º turno - vencido por Cunha Lima que conseguiu se reeleger governador. Em 2010, por apenas 2.000 votos de diferença a disputa entre Ricardo Coutinho (PSB) José Maranhão (PMDB) foi pro 2º turno - vencido por RC.
Lembro esses números para chamar atenção que paralelo as definições em torno do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), do governador Ricardo Coutinho (PSB) e do ex-prefeito de Campina Grande Veneziano (PMDB), a disputa deste ano não será diferente das eleições passadas. Pois mesmo com todo alarido do chamado 'Blocão' - que está se dissolvendo feito um 'flocão' - candidatura fora da trica Cássio/RC/Vené só mesmo com a Frente de Esquerda formada pelo Psol, PSTU, PCR, CS e o PCB. 
Essa Frente de Esquerda terá como candidatos Tárcio Teixeira (Governador) e Nelson Júnior (Senador) e dará palanque na Paraíba ao senador Randolfe Rodrigues (Psol/AP) - candidato a Presidência da República. Qualquer 2% que obtiver, pronto já terá levado a disputa pro 2º turno.

Vale do Piancó se consagra como uma das áreas mais tranquilas da PB

Segundo os dados relativos ao ano de 2013, apresentados na Reunião de Monitoramento, no último dia 10, pela Secretaria de Segurança e Defesa Social da Paraíba, em João Pessoa, a 17ª Área Integrada de Segurança Pública, situada no Vale do Piancó, é uma das três áreas mais tranquilas do Estado, conforme se pode ver no gráfico abaixo.  
O estudo leva em consideração, não apenas o número de vítimas de homicídio, mas também, todos os Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI (homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte), bem como, a população da área. 
O Índice na região é de 15,9 homicídios para cada 100mil pessoas/ano. As tentativas de homicídio caíram 26,6% e em 2013 a PM realizou 307 operações e prendeu 1268 pessoas no Vale do Piancó.
Os maiores e os menores índices abaixo:
O Estado da Paraíba está dividido em 20 Áreas Integradas de Segurança Pública – AISPs. A 5ª AISP (Santa Rita) é a que apresentou o maior índice de CVLI em 2013, com uma média de 80,9 mortes para cada 100 mil habitantes no ano; seguida da 1ª AISP (João Pessoa-Zona Norte), com 71,6 , e,  a 6ª AISP (Alhandra) com 62,2.
O menor índice em 2013 ficou com Área de Cajazeiras (20ª AISP), com 10,4 mortes/100 mil habitantes; seguida da14ª AISP (Monteiro), com 13,5 ; e da 17ª AISP(Itaporanga) com uma média anual de 15,9 CVLI para cada 100 mil habitantes.

Evolução dos CVLIs na Região do Sertão em 2012-2013
Na região do Sertão da Paraíba, comparados com o ano de 2012, apenas a 17ª AISP (Itaporanga) não apresentou evolução nos números dos CVLIs em 2013, nem para mais, nem para menos. A maior redução na região ficou com a 15ª AISP (Patos), enquanto que a 18ª AISP (Catolé do Rocha) teve o pior resultado, com um aumento de 51% nos CVLIs. (vide tabela abaixo)

Tabela – Evolução dos CVLIspor AISP na Região do Sertão em 2012-2013
3ª Área mais tranquila do Estado
Composta de 20 municípios, a 17ª Área Integrada de Segurança Pública, com sede em Itaporanga, tem 157.060 habitantes, e, registrou 25 CVLIs em 2013, o mesmo número de 2012, portanto, uma média de 15,9 homicídios para cada 100 mil habitantes/ano, o que a coloca na posição de 3ª área mais tranquila do estado. A 17ª AISP é de responsabilidade do 13º Batalhão de Polícia Militar e da 17ª Delegacia Seccional de Polícia Civil, ambos sediados em Itaporanga.

Mais da metade das cidades não registraram homicídios
Mais de 50% das cidades do Vale do Piancó zeraram o número de homicídios em 2013. São elas: Serra Grande, São José de Caiana, Boa Ventura, Santa Inês, Ibiara, Aguiar, Olho D’ Água, Santana dos Garrotes, Nova Olinda e Catingueira. Nos municípios de Serra Grande, São José de Caiana e Boa Ventura não se registram homicídios há mais de três anos. Em Itaporanga, maior cidade da região, não houve evolução no número de CVLIs comparados com o ano anterior. Foram 3 casos em 2012 e 3 em 2013. 
Em Conceição foram registrados 5 casos em 2013, contra 3 do ano anterior(2012). Coremas, que em 2012 foi considerado o município mais violento, com 6 ocorrências de homicídio, teve uma redução de 50% em 2013, passando para apenas 3 casos.

Tentativas de homicídio diminuíram em 2013
No ano de 2012, o 13º BPM registrou 45 tentativas de homicídio no Vale do Piancó, enquanto que em 2013,este número baixou para 33, o que representa uma diminuição de 26,6 %, de acordo com a Seção de Planejamento e Operações do 13º BPM.

Número de prisões e operações policiais aumentaram
De acordo com o Major Jurandy, comandante do 13º BPM, a meta em 2014 é reduzir os índices criminais em pelo menos 10%. “A Polícia Militar, em conjunto com Polícia Civil vem trabalhando muito para manter a ordem e a tranquilidade na região. Em 2013 o 13º Batalhão realizou 307 operações policiais, 1.268 prisões e 69 apreensões de armas de fogo. Somando-se os 3 últimos anos, a unidade já tirou de circulação  mais de 200 armas de fogo. Em 2014 teremos mais ações voltadas para garantir a segurança de todos, com um foco especial para àqueles municípios que aumentaram os índices em 2013, como Piancó e Conceição.” frisou o comandante. (com 13º BPM)

Mesa redonda debateu atuação da Sitrans e demora na conclusão da adutora que continuam causando transtornos aos itaporanguenses...

Neste fim de semana a Boa Nova FM, através do Titico Explica - ancorado por Dr. Titico Pedro e pelo signatário do blog, promoveu verdadeira mesa redonda com debates de temas inerentes ao cotidiano local, bem como, um balizamento sobre os fatos políticos. Na bancada, além do editor, Júnior Viriato, Carlos Miguel, o Tenente Edgley e Paulo Mirato. Pra começo de conversa, o tenente trouxe pra mesa dois temas que tem preocupado muito e população: a inadequada atuação do departamento municipal de trânsito e a demora na conclusão da adutora.
Com o trânsito que continua caótico em Itaporanga fica difícil pra Sitrans imprimir seu ritmo, haja vista, que a legalidade deva existir em toda a cidade. Ora, como orientar motoristas, por exemplo, sobre local pra estacionar se nem placa de sinalização existe? Como pretender multar motoristas se ruas da cidade estão totalmente obstruídas por gente ligada ao prefeito? Como querer exigir respeito sem se dar ao respeito? Essas e outras questões foram feitas por ouvintes durante o programa.
Na outra ponta, o crescimento da cidade continua sendo tema a merecer atenção especial por nossas autoridades para se prevenir um colapso ainda maior com relação ao abastecimento de água. A população acompanha há anos a lentidão da construção da adutora e autoridades no assunto já falam em transpor água da Barragem Saco, lá de Nova Olinda, como meio mais viável e barato do que ampliar o açude Cachoeira dos Alves. 
O programa deu show de esclarecimento e informação sobre esses e outros temas, à exemplo também da implantação de uma unidade do IML, que interessam à população e deve nortear o debate político este ano. É bom pra Itaporanga, melhor ainda pra região do Vale do Piancó.  

domingo, 26 de janeiro de 2014

Diamante, Santana de Mangueira e Santa Inês estão com previdência irregular e impedidos de receberem transferências da União...

Trinta e sete municípios paraibanos estão impedidos de receber transferências voluntárias da União e obter empréstimos e financiamentos por instituições financeiras federais. A restrição é causada pela situação irregular dos municípios quanto à organização e funcionamento dos regimes próprios de previdência social. As cidades não conseguiram renovar o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP),que é um documento fornecido pelo Ministério da Previdência Social. Além disso, a falta dos devidos repasses aos institutos está entre os motivos mais comuns que levam à rejeição de contas das prefeituras pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) ou aplicação de multas.
Do Vale do Piancó, o município de Santa Inês não conta com o CRP desde o ano de 2009, conforme dados do MPS. Diamante e Santana de Mangueira também apresentam atrasos na emissão do CRP.  Além da ausência do CRP, as prefeituras não estão repassando contribuições previdenciárias aos Institutos de Previdência Social de seus respectivos municípios. A situação acontece da seguinte maneira: a prefeitura envia para a Câmara um projeto de lei qu autoriza o reparcelamento das dívidas, só que os municípios nunca repassam o valor corretamente. Portanto, o gestor tem a chancela do Legislativo e até para responsabilizá-lo fica difícil. 
O Certificado atesta que o município segue normas de boa gestão que possam garantir o pagamento dos benefícios previdenciários aos seus segurados. O CRP também é exigido para celebração de acordos, contratos, convênios ou ajustes; liberação de recursos de empréstimos e financiamentos por instituições financeiras federais e pagamento dos valores referentes à compensação previdenciária devidos pelo Regime Geral de Previdência Social. (com JP)

Zona Franca do Semi-Árido é salvação dos municípios da PB, diz UBAM.

O presidente da União Brasileira de Municípios (UBAM), Leonardo Santana, destacou a importância da proposta de autoria da entidade, para a criação e instalação da Zona Franca do Semi-Árido, que tramita no Congresso Nacional, através de uma Proposta de Emenda Constitucional, a PEC 19/2011. Já aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, a proposta seguirá ainda esse ano para ser votada em plenário. Garantiu o dirigente municipalista, que pediu uma audiência ao presidente da casa, Deputado Henrique Alves, objetivando obter o apoio para realização de um amplo debate, através de seminários que acontecerão em todos os Estados do Nordeste.
Depois de encontros dos integrantes da UBAM com centenas de deputados federais, durante todo ano passado, há expectativa de que a proposta seja aprovada ainda este ano, mesmo durante o período eleitoral. Segundo Leonardo, que tem mantido um imenso esforço na representação em favor das prefeituras, mantendo uma repleta agenda de visita aos Municípios que compõem o polígono das secas, a instalação da Zona Franca se constitui na maior conquista para o Semi-Árido nordestino e será a "salvação econômica e social" dos municípios, que há tantos anos sofrem a carência de atenção governamental, os quais conseguirão a tão necessária independência, que os impede de crescer, devido ao frágil pacto federativo, que continua fazendo do governo da União um cruel concentrador de tributos e, ao mesmo tempo, impondo aos pequenos entes as maiores responsabilidades sociais.
Leonardo informou que um dos maiores objetivos da Zona Franca do Semi-Árido é a interiorização do desenvolvimento, considerando que o projeto prevê a instalação de nove pólos industriais em cidades com localização estratégica, em áreas distantes das capitais, devendo as mesmas expandirem os investimentos para todos os pequenos e esquecidos Municípios. Na Paraíba, o projeto prevê a instalação de dois pólos industriais, nos Municípios de Soledade e Cajazeiras, interligados por linha férrea, com a construção de portos secos, mesmo assim com escoação da produção para o porto de Cabedelo. "Há cinco anos estamos lutando por esse projeto, e temos certeza que o momento atual nos sinaliza a concretização desse grande sonho de transformar o Nordeste numa Região mais justa e totalmente desenvolvida." Disse o presidente da UBAM.