sexta-feira, 27 de março de 2015

Em noite festiva, "Flamengo de Zico" vence time de Viola em João Pessoa...

Zico - Foto: Herbert Clemente / Jornal da Paraíba
Foi uma noite para ficar na história. Fazia tempo que o Almeidão não recebia um jogo com tantos craques consagrados no futebol brasileiro. Ídolos do passado como Zico, Viola, Adílio, Cláudio Adão, Rondineli, entre tantos outros, disputaram na noite de ontem mais uma edição do “Jogo das Estrelas”.
O time comandado por Zico – vestido com a camisa do Flamengo – acabou levando a melhor sobre o time de Viola ao vencer por 5 a 4. Aliás, foi o ‘Galinho’ que marcou o primeiro gol da noite. A torcida, majoritariamente, composta por torcedores do Flamengo, foi ao delírio ao ver o maior ídolo da história do clube balançar as redes mais uma vez com a camisa do time.
O time de Viola terá a chance de revanche na noite de hoje, durante partida marcada para acontecer no às 20h30min no estádio Amigão, em Campina Grande.
zico x viola almeidão (Foto: Herbert Clemente / Jornal da Paraíba) zico x viola almeidão (Foto: Herbert Clemente / Jornal da Paraíba)

MPF entrega a 20 municípios recomendações para melhorar área da Saúde

O Ministério Público Federal em Patos expediu três recomendações para gestores dos 26 municípios [da região polarizada pela 'Morada do Sol'] de atribuição da referida unidade do órgão para que adotem providências na área da saúde, foco de grandes reclamações da sociedade. As recomendações são sobre uso de ponto eletrônico, fornecimento de certidões para o caso de não atendimento e utilização de banco de preços.
As recomendações foram entregues, pessoalmente, pelos procuradores da República João Raphael Lima e Filipe Albernaz Pires, durante reunião realizada na última segunda-feira (23) com os gestores públicos, na sede da Câmara Municipal de Patos. Elas foram lidas e, logo após, houve um momento de discussão. Na oportunidade, os gestores puderam, também, tirar dúvidas, pedir esclarecimentos e orientações.
Do Vale do Piancó apenas o município de Emas enviou representante para a reunião, recebendo o material, enquanto, que os municípios de Catingueira e Olho D'água, mesmo convocados, não enviaram representantes e e serão notificados para comparecer ao MPF em Patos, quando receberão o material. 

Ponto eletrônico - Esta recomendação é para que seja providenciada, no prazo de 60 dias, a instalação e o regular funcionamento de registro eletrônico de frequência dos servidores públicos vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e, de modo especial, dos médicos e odontólogos.
Sugere-se, ainda, que em igual prazo seja providenciada a instalação de quadros que informem ao usuário, de forma clara e objetiva, o nome de todos os médicos e odontólogos em exercício na unidade naquele dia, sua especialidade e o horário de início e de término da jornada de trabalho.
Também recomenda-se a disponibilização, para consulta dos cidadãos, do registro de frequência dos profissionais; a divulgação na internet do local e horário de atendimento dos médicos e odontólogos ligados ao SUS; e que sejam estabelecidas rotinas para fiscalizar o cumprimento da recomendação, sob pena de responsabilidade pelas ilegalidades que vierem a ocorrer. 

Fornecimento de certidão - Nessa recomendação, o MPF sugere que sempre que houver solicitação dos usuários SUS, seja garantido o fornecimento de certidão ou documento equivalente para aqueles não atendidos no serviço de saúde solicitado, constando informações como nome do usuário, unidade de saúde, data, hora e motivo da recusa de atendimento.
O documento deve ser fornecido pelo servidor público da unidade e ainda que os serviços de recepção sejam terceirizados. Recomenda-se, também, que seja estabelecida uma rotina para fiscalizar o cumprimento da recomendação. 

Banco de preços - A recomendação é para que seja providenciada a inserção dos dados de todas as aquisições de insumos de saúde feitas, a partir de agora, por todos os diversos centros de compras e unidades gestoras, no Banco de Preços em Saúde, disponível no portal eletrônico do Ministério da Saúde, mantendo tais dados atualizados em periodicidade mínima bimestral.
Também recomenda-se a consulta do banco de preços em saúde para orientar os processos de aquisição de insumos em saúde, verificando atentamente se os preços praticados nas licitações para aquisição de medicamentos estão de acordo com os constantes do referido registro. O prazo de resposta também é de 60 dias.

Escolas particulares da PB param aulas e professores pedem reajuste de 13%

Mais de 100 mil alunos das cerca de 500 escolas e 17 universidades particulares da Paraíba ficarão sem aulas hoje, face paralisação dos mais de 18 mil trabalhadores do setor, que realizam Assembléia Geral às 14h para aprovar pauta de reivindicações que pede reajuste de 13%, a partir de 1º de maio. Uma mesa redonda entre as partes já está marcada para o dia 1º de abril. O patronato ainda não tem contra proposta de reajuste salarial. A paralisação de um dia é garantida na Convenção Coletiva da categoria.
O coordenador geral do Sinteenp-PB (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino da Rede Privada da Paraíba), Avenzoar Arruda, informou que a Assembléia será às 14h, no auditório do Sesi, no Centro de João Pessoa. Ele explicou que “o percentual de 13% que solicitamos não tem relação direta com os índices, inflacionários, perdas e outros itens, mas, sim, com o que determina a Portaria do Ministério da Educação no tocante à variação do custo-aluno, entre os anos de 2013 e 2014”.
Sobre as perspectivas das negociações, Avenzoar disse que “não serão fáceis, porque com o tempo o sistema de ensino particular passou a ser muito desigual. De um lado pequenas e médias empresas que predominam no Ensino Médio. No outro, as grandes, onde estão as faculdades particulares que, em vários casos, também atuam no Ensino Médio e têm rendimentos e lucros muito acima dos pequenos”. (com Ascom)

quinta-feira, 26 de março de 2015

Polícia prende vereador e mais seis durante operação na região de Princesa Isabel

Vereador e mais seis são presos em operação policial no Sertão
Um vereador e mais seis pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira (26) durante a operação 'Cidade Sitiada' realizada pelas polícias civil e militar na região do município de Princesa Isabel. Além das prisões, mais de dez armas foram apreendidas, entre pistolas e revólveres, na cidade de Manaíra. A ação envolveu cerca de 100 policiais. 
De acordo com o titular da delegacia seccional de Princesa Isabel, Cristiano Jacques, a operação foi deflagrada com base em denúncias de que haveria grande circulação de armas de fogo nas cidades da região. “Fizemos as investigações, identificamos as pessoas que estariam portando esse armamento e realizamos a operação, que reflete a presença do Estado na área. Esse trabalho complementa a Operação Ciclone, que resultou na prisão de 19 pessoas e 24 armas apreendidas, também nessa região”, ressaltou Jacques.
Para o major Helder Muderno, comandante da Polícia Militar na região, a operação para reprimir o fluxo de armas de fogo na cidade terá como consequência a diminuição de ocorrências policiais na área. “A Polícia Militar recebia denúncias de pessoas circulando com essas armas e a população se sentia ameaçada, havia um clima de instabilidade, que agora se desfaz. Outras ações nesse sentido serão realizadas em conjunto”, afirmou.
Ainda segundo Cristiano Jacques, desde o início do ano as ações de repressão qualificada foram intensificadas na região de Princesa Isabel. “A seccional abrange sete municípios e nesse perímetro apenas dois crimes desse tipo foram registrados em quase três meses”, pontuou.

Após reunião com Dilma, governadores do NE acertam trabalhar pelo ajuste fiscal...

Os governadores do Nordeste estão empenhados com o ajuste fiscal que está sendo promovido pelo governo federal e pretendem trabalhar com os parlamentares dos seus respectivos estados para que as matérias que tramitam no Congresso Nacional sejam aprovadas. Essa foi uma das posições assumidas pelos nove chefes dos Executivos estaduais nordestinos, após se reunirem, pela manhã, em um hotel em Brasília e, depois, na parte da tarde, com a presidenta Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, ontem (25).
Além do ajuste fiscal, os governadores defenderam o acesso a financiamentos internos e externos e a continuidade de obras que geram empregos nos estados, como as dos programas de Aceleração do Crescimento e Minha Casa, Minha Vida. Após a reunião, o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, disse que a demanda quanto aos financiamentos poderá voltar a ser discutida em junho, quando provavelmente as medidas de ajuste fiscal que tramitam no Congresso já terão sido apreciadas. (com Agência Brasil)

Confira a carta emitida pelos governadores nordestinos após o encontro:

CARTA DOS GOVERNADORES DO NORDESTE

Os Governadores dos Estados integrantes do Nordeste brasileiro, diante do clima de transitória instabilidade política e econômica, vêm se manifestar nos seguintes termos:

1 – Nos últimos 30 anos, a nossa Nação deu passos acertados que nos permitiram conquistar plena democracia política, controle da hiperinflação e expressivos benefícios sociais. Esse patrimônio é essencial para que possamos continuar a sonhar e obter novas conquistas.

2 - Por isso mesmo, não podemos concordar que o legítimo exercício do direito de oposição e de livre manifestação seja confundido com teses sem qualquer amparo na Constituição Federal, e que dificultam o pleno funcionamento das instituições brasileiras.

3 – Outrossim, reconhecemos as dificuldades econômicas por que passa o Brasil, derivadas em larga medida da continuidade da crise mundial inaugurada em 2008. Por essa razão, compreendemos a necessidade de medidas de ajuste fiscal, de caráter transitório e emergencial. Concordamos que este é o momento de também apresentar rumos claros para as políticas públicas no Brasil, com atenção especial para o desenvolvimento do Nordeste.

4 - Fazemos um apelo a todas as forças políticas, econômicas e sociais para um amplo entendimento nacional, baseado em uma agenda com os seguintes objetivos:

a) retomada do crescimento econômico;
b) defesa dos investimentos públicos e privados, aí abrangidos aqueles relacionados à PETROBRÁS – parte fundamental da nossa soberania;
c) preservação das políticas de combate às desigualdades sociais e regionais;
d) realização de uma ampla reforma política, que observe as garantias do Estado Democrático de Direito conquistados pela nação brasileira;
5 – Apoiamos as investigações dentro do Estado de Direito e o combate incessante à corrupção, com a punição de todos os culpados em quaisquer casos. Porém, entendemos que o Brasil não pode ser o país da agenda negativa e única. É preciso convergir esforços para superar os problemas e construir soluções que coloquem o país num cenário de crescimento, competitividade, aumento e distribuição de riquezas. O Brasil precisa de uma nova agenda política e enconômica.

6 - Um quadro de conflagrações radicalizadas não trará nenhum benefício ao Brasil. A hora exige espíritos desarmados e elevado senso quanto aos deveres patrióticos das lideranças para o bem da Nação. É neste cenário que os governadores dos Estados do Nordeste conclamam todas as lideranças políticas e a sociedade civil a um amplo entendimento que ponha o Brasil em um novo ciclo de crescimento, superando os focos de crise em nome do desenvolvimento de todos os brasileiros.

Brasília, 25 de março de 2015

RICARDO VIEIRA COUTINHO
Governador do Estado da Paraíba
PAULO HENRIQUE SARAIVA CÂMARA
Governador do Estado do Pernambuco
ROBINSON MESQUITA DE FARIA
Governador do Estado do Rio Grande do Norte
JOSÉ RENAN VASCONCELOS CALHEIROS FILHO
Governador eleito do Estado de Alagoas
JACKSON BARRETO DE LIMA
Governador do Estado do Sergipe
FLÁVIO DINO DE CASTRO E COSTA
Governador do Estado do Maranhão
RUI COSTA DOS SANTOS
Governador da Bahia
CAMILO SOBREIRA DE SANTANA
Governador do Estado do Ceará
JOSÉ WELLINGTON BARROSO DE ARAÚJO DIAS
Governador do Estado do Piauí

quarta-feira, 25 de março de 2015

Governadores do NE se reúnem antes de encontro com Dilma e definem prioridades

Os nove governadores do Nordeste se reuniram na manhã de hoje (25), em Brasília, e alinharam as pautas prioritárias que serão apresentadas, logo mais às 16h30, no encontro com a presidente Dilma Rousseff (PT), no Palácio do Planalto.
Os governadores nordestinos redigiram um documento administrativo com uma redução das propostas apresentadas na Carta de João Pessoa com os pontos convergentes e essenciais para o Nordeste como linha de crédito para os estados com capacidade fiscal, manutenção dos investimentos em obras estruturantes como as obras hídricas e verbas emergenciais para o combate à seca. Também foi definido um documento político com um posicionamento dos governadores diante da crise que será apresentado a Dilma. 
Além do governador Ricardo Coutinho, participaram os governadores de Pernambuco, Paulo Câmara; do Rio Grande do Norte, Robson Faria; da Bahia, Rui Costa; do Maranhão, Flávio Dino; de Sergipe, Jackson Barreto; do Ceará, Camilo Santana; de Alagoas, Renal Filho; e do Piauí, Wellington Dias.

Prefeitos de Ibiara, Igaracy, Itaporanga, Olho D'água e Piancó são multados pelo TCE por desrespeitar Lei de Acesso à Informação...

A 2ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE) decidiu, nesta quarta-feira (25), aplicar multas a mais 10 prefeitos municipais, que deixaram de publicar, em tempo real, pelo menos uma das exigências de conteúdo mínimo de informações sobre receita e despesa que devem ser divulgadas na internet, como disciplina à Lei de Acesso à Informação.
Foram multados os gestores municipais de Assunção (1.436,32), Ibiara (1.795,40), Itaporanga (2.567,42), Olho D’Água (2.154,45), Piancó (8.869,26), Igaracy (2.254,00) e Puxinanã (4.201,00), sob a relatoria do conselheiro Arnóbio Alves Viana. São Domingos do Cariri (2.154,47) teve como relator o conselheiro Nominando Diniz. O conselheiro substituto Antônio Cláudio Silva Santos relatou os processos de Juripiranga (933,60) e São Miguel de Taipu (1.436,32).
Em todas as decisões cabem recursos. O colegiado decidiu ainda conceder prazos de 60 dias para regularização dos sites e pelo encaminhamento de representações às controladorias da União, do Estado e à Procuradoria Geral de Justiça, bem como pela anexação dos autos às respectivas prestações de contas do exercício de 2014.
Os prefeitos serão multados pelo descumprimento à Lei 12.527/11, que regula o acesso à informação, e a Lei Complementar 131/09, que alterou a redação da Lei de Responsabilidade Fiscal no que se refere à transparência da gestão fiscal, inovando ao determinar a disponibilização, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira.

Um delação esperando para acontecer!!!!!

Ex-governador e ex-deputado Wilson Braga está internado no Hospital Samaritano, onde ficará em observação após contrair forte gripe no fim de semana...

O ex-deputado estadual e ex-governador da Paraíba Wilson Leite Braga, de 83 anos, deu entrada no fim da tarde desta terça-feira (24), no Hospital Samaritano, em João Pessoa. Ele sentiu-se mal por causa de um refluxo e procurou atendimento médico, tendo sido aconselhado a ficar em observação no hospital.
Um assessor do ex-deputado informou que Braga estava acometido de uma forte gripe no fim de semana passado, o que deve ter reduzido sua imunidade. "A internação foi apenas por precaução. Não é nada grave", declarou.
Mesmo assim, o ex-governador está internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) e, com uma tosse intermitente, causada pelo refluxo, está sendo monitorado pela equipe a fim de reduzir o desconforto. Uma tomografia foi feita, mas não apontou nenhum problema de saúde grave.  (com ParlamentoPB)

Governo vai revisar "contrato por contrato", os benefícios do Fies...

O ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, disse nessa terça-feira (24) que o governo revisará, “contrato por contrato”, os benefícios do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para evitar reajustes abusivos nas mensalidades dos cursos bancados pelo programa. Segundo ele, as instituições têm de respeitar o limite de reajuste de até 6,4%, que equivale à inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em 2014. A regra foi instituída este ano e criou embates com as instituições de ensino.
A análise dos reajustes será feita por um grupo de trabalho formado pelos ministérios da Educação e da Justiça. O grupo também proporá melhorias no programa. “O financiamento permanece, continuará, todos terão direito à renovação, mas não pode haver abuso na mensalidade. O aluno não sente hoje, mas ele vai pagar no futuro. Como não há essa percepção por parte dos estudantes, as instituições estavam embutindo no financiamento reajustes abusivos. E isso não pode continuar”, acrescentou o ministro.
Aloizio Mercadante disse que o aumento acima do limite da inflação também sobrecarrega o Tesouro Nacional, responsável pelos recursos do Fies. O ministro defendeu as novas regras de acesso ao financiamento, que condicionam a concessão à obtenção de pelo menos 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio, sem zerar a redação, e à boa avaliação dos cursos pelo Ministério da Educação. (com Agência Brasil)

terça-feira, 24 de março de 2015

Vereadores levantam suspeita de reforma fantasma na Câmara de Conceição...

Câmara dos Vereadores de Conceição: Muita discussão na sessão de hoje
Pelo menos três vereadores da bancada de oposição levantaram uma suspeita sobre as prestações de contas do ex-presidente da Câmara Municipal da cidade de Conceição, Valdemir Berto, que segundo eles, teria apresentado uma nota super faturada de uma reforma que não teria acontecido.
Segundo o vereador Roberto de Chicó, que foi o primeiro a levar o assunto à Tribuna da casa, a reforma não existiu e sequer o prédio foi pintado. Segundo ele, é preciso que o ex-presidente explique o valor de uma suposta nota fiscal no valor de 25 mil reais, referente à reforma, que não teria acontecido.
Já o vereador Luis Paulino endossou as palavras do vereador Roberto de Chicó e questionou também a contratação de um veículo no valor de 1 mil e 700 reais pelo presidente, que segundo Luis, ninguém nunca viu o veículo. Luis também pediu comprovação de supostos gastos com alimentação de funcionários pagos pelo presidente.
O vereador Vicente Ramos também foi incisivo e pediu que o presidente mostrasse onde foi feita a reforma, pois segundo ele, o valor gasto seria incompatível com a informação da reforma.
No uso da Tribuna, o ex-presidente Valdemir Berto contrariou as informações dos companheiros e disse que a suposta nota no valor de 25 mil reais nunca existiu. Ele explicou que fez reformas nos banheiros, trocando vasos sanitários e pias, reformou parte do forro do gabinete, que segundo ele, estaria condenado a cair, entre outras coisas. 
Em seguida, o vereador informou que o valor gasto com a reforma teria sido somente 13 mil e 10 reais, conforme a nota fiscal, constante na prestação de contas. Quanto ao veículo locado no final de sua gestão, o ex-presidente afirmou que foi necessário, pois ele inclusive foi à capital do Estado no mês de dezembro.
Pouco tempo depois, o ex-presidente procurou a reportagem do portal Vale do Piancó Notícias e apresentou uma nota fiscal no valor de 13 mil e 10 reais, que segundo ele, seria o valor gasto na reforma das dependências da Câmara. Os vereadores de oposição prometem levar o caso a diante. (com VPN)

Eleições no SINTEP marcada para quinta-feira acontecem sob suspeita de fraudes...

siintep
A eleição do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Paraíba – SINTEP – está sob suspeita de fraude. Membros da chapa de oposição estão acusando o presidente da Comissão Eleitoral de agir com parcialidade no processo eleitoral ao negar informações à chapa de oposição “Resistência e Luta, de Oposição”.
Segundo o professor Sizenando Leal Cruz, os representantes da chapa de oposição, solicitaram ao presidente da Comissão eleitoral, José Mario, informações que até o momento foram negadas. Dentre as solicitações está à lista oficial com os nomes dos sócios por região, a participação de um fiscal da chapa nas urnas itinerantes e o horário e local de saída das urnas itinerantes.
De acordo com Sizenando, a Comissão Eleitoral só forneceu a lista detalhada de sócios (por região) aos representantes da chapa de situação, e que a comissão negou o pedido para que um fiscal da chapa de oposição pudesse acompanhar as urnas itinerantes e até mesmo o horário e local de saída das urnas foram negados.
“A chapa 2 está solicitando por via judicial os direitos negados. “Da forma que estão agindo, a comissão eleitoral deixa muitas suspeitas de que as eleições poderão ser fraudadas para beneficiar a Chapa 1” denunciou. De acordo com a oposição, o que acontece no processo eleitoral deste ano, é uma pratica recorrente utilizada em outras eleições, e que no último pleito, 2008, foi negado à chapa de oposição, o direito de fiscalizar as urnas itinerantes o que possibilitou a vitória da direção atual.
“Não por acaso, foram às urnas em que mais a chapa da atual direção teve votos, sendo determinante em varias regiões. Essa direção está acostumada a manipular eleições: em 2011, a assembleia para a escolha da Comissão eleitoral foi realizada no dia 10 de janeiro – férias coletivas da categoria – e só os amigos dos diretores do SINTEP foram informados, e mais ninguém ficou sabendo e por essa razão, apenas a chapa da direção foi inscrita. De forma vergonhosa, fizeram uma eleição por debaixo dos panos e mesmo com a rejeição da categoria, de forma fraudulenta, garantiram a permanência na direção por mais quatro anos”.
A eleição ocorre na próxima quinta-feira, 26, para votar os profissionais da educação terão que apresentar o último contracheque, RG ou carteira de motorista.

segunda-feira, 23 de março de 2015

Em Nova Olinda, servidores da saúde realizam manifestação por descumprimento de leis trabalhistas

Após uma assembleia realizada no dia 4 de Fevereiro para avaliar as dificuldades enfrentadas pelos servidores da saúde do município de Nova Olinda, os trabalhadores decidiram realizar uma mobilização com manifestação na manhã desta segunda-feira, dia 23, na cidade. A concentração começou às 8:00h em frente ao PSF da cidade e seguiu com caminhada pelas ruas com destino a Prefeitura, onde foi exposto as reivindicações.
No ato da assembleia os profissionais juntamente com o Sindicato expuseram suas reivindicações, que teve como pauta: Reajuste salarial para o ano de 2015; os mesmos encontram-se sem reajuste há 5 anos; O não repasse do PMAQ de 2014. “Além da questão exposta em pauta durante a assembleia, queremos a Gratificação para a Equipe de Enfermagem dos PSFs e  também respeito aos trabalhadores, pois o desrespeito é grande com a categoria.” Diz A Enfermeira Clarany Alvino
De acordo com Eliziário Evangelista, Presidente do sindicato, a Prefeita Maria do Carmo não vem cumprindo com os acordos e por isso a manifestação aconteceu. Os trabalhadores ameaçam greve caso a Prefeita não regularize a situação citada em pauta. Espero que a gestão se sensibilize e cumpra o prometido aos trabalhadores”, relata Eliziário.

Nacional do PEN substitui Ricardo Marcelo do comando na PB por Thiago Rodrigues, filho da ex-diretora do H.D.I Wilka Rodrigues; Sigla fará parte da base governista...

thiago rodrigues adilson
A executiva nacional do Partido Ecológico Nacional (PEN) decidiu nesta segunda-feira (23) trocar os nomes da executiva estadual do partido na Paraíba. O deputado estadual Ricardo Marcelo (PEN), ex-presidente estadual da Assembléia Legislativa, deixa a presidência, que passa a ser desempenhada por Thiago Rodrigues de Medeiros (na foto ao lado do presidente nacional da legenda, Adilson Barroso). Havia nos últimos dias expectativa para que o deputado estadual Edmilson Soares assumisse o comando estadual da legenda, o que não efetivou-se.
O ex-presidente do Laboratório Industrial Farmacêutico da Paraíba (Lifesa), durante a gestão Ricardo Coutinho I, Thiago protocolará a indicação da executiva nacional no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) na manhã desta terça-feira (24). Ele é neto do ex-prefeito de Itaporanga, Will Rodrigues, filho da ex-diretora do Hospital Distrital de Itaporanga, Wilka Rodrigues, e irmão da atual vice-prefeita de Itaporanga, Taís Rodrigues. Sem dúvidas um lance de primeira que coloca o jovem em visibilidade estadual na política paraibana.
Thiago disse que os rumos do partido nas eleições de 2014 foram decisivos para a mudança promovida pela executiva nacional do PEN. “Tínhamos seis deputados estaduais com mandato em 2014 e não tivemos um candidato a deputado federal, nem participação nas chapas proporcionais e muito menos na majoritária, apoiando o senador Cássio Cunha Lima (PSDB). A executiva nacional viu que as decisões foram equivocadas”, relatou.
Thiago, que nunca disputou nenhum cargo eletivo e militou nos movimentos sociais, tendo presidido o Centro Acadêmicos de Direito da Unipê, adiantou que o partido pretende crescer no estado, e não servir apenas como ‘legenda de aluguel’. “Vamos fazer as mudanças necessárias para que o partido cresça, vamos conversar com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e deputados que estejam descontentes com seus partidos e que queiram ingressar nos quadros do PEN”, disse o novo presidente. 

Apoio a Ricardo Coutinho - Ele adiantou que o partido fará parte da base aliada do governador Ricardo Coutinho (PSB) na Assembleia Legislativa da Paraíba, e que conversará com os quatro deputados da legenda sobre o assunto, incluindo Ricardo Marcelo (foto ao lado). “Não queremos ter disputa dentro do partido, nem temos o interesse de perder o mandato de um deputado estadual. Eles detém o mandato e é importante saber o que eles pensam, bem como o que o partido pensa. A orientação que temos hoje é para se mantes na base governista”, finalizou.

Empresários da comunicação on-line debatem criação de entidade representativa

Empresários do setor de comunicação social via internet – sites, portais e blogs - na Paraíba estiveram reunidos, nesta segunda-feira (23), para debater o atual mercado de mídia e os seus parâmetros. Este foi o primeiro grande encontro do segmento no Estado. A reunião ocorreu na sede do Portal ClickPB, em João Pessoa. 
Na oportunidade, os empresários debateram vários parâmetros do segmento, a exemplo da formatação da estrutura, de uma tabela de preços, de critérios de avaliação de audiência e a necessidade de uma representação do setor. Eles definiram que o segmento da comunicação on-line na Paraíba precisa avançar e ter o reconhecimento mercadológico à altura de sua importância, se organizar e definir meios de valorização.
Entre as medidas definidas, se faz indispensável à constituição nos próximos dias de uma entidade representativa, em âmbito estadual, congregando os sites, os portais e os blogs geradores de conteúdo jornalístico, mas levando em conta críticos básicos, a exemplo de audiência, auditagem e estrutura.
Também ficou deliberado a constituição de uma comissão provisória composta por Walter Santos (WSCOM Online), Fábio Targino (PBagora) e Gutemberg Cardoso (Polêmica Paraíba). A reunião ainda contou com as presenças dos empresários Alberto e Sávio Loureiro (Clickpb), Heron Cid (MaisPB), Fabiano Gomes (Blog do Gordinho) e Dércio Alcântara (Blog do Dércio).
“Estamos buscando apenas definir critérios para reforçar a importância da relação deste segmento com o mercado de comunicação como um todo, por isso, precisaremos nas novas etapas da participação dos que compõem o setor”, declarou Fábio Targino explicando que “será preciso definir parâmetros”.

Em 'tréplica', Cássio acusa Ricardo de não reconhecer trabalho de outros gestores

Cássio 1
O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) emitiu uma ‘tréplica’ contra o governador Ricardo Coutinho (PSB), na tarde desta segunda-feira (23). Ele afirmou que o socialista não consegue reconhecer o trabalho de outros governantes e que continuará sendo uma voz ativa das pessoas humildes vítimas de “perseguições políticas”. 
"É assim comigo quando ele não reconhece todo o trabalho de ajuste fiscal que foi feito além de todas as ações de planejamento e captação de recursos que possibilitaram que obras pudessem ser iniciadas”, disse Cássio ao lembrar o canal Acauã-Araçagi e o Centro de Convenções de João Pessoa.
Cássio ainda acusou RC de se portar como um “caroneiro” em sua trajetória política e administrativa. Disse que a Paraíba não conhece obra relevante que tenha sido pensada por Ricardo Coutinho, “sempre pegou carona nas ações que foram iniciadas durante a minha gestão e no período em que José Maranhão governou o Estado, mas ele insiste em manter o espírito caroneiro”.
Cássio destacou ainda que vai manter a posição de manter a cobrança das promessas feitas por ele em 2014 durante as eleições, a exemplo do Centro de Convenções de Campina Grande, do Hospital de Santa Rita e do Hospital de Trauma do Sertão. O líder do PSDB no Senado cobrou ainda as parcerias entre Estado e Prefeitura de João Pessoa, cujos posicionamentos eram opostos até a formalização de uma aliança política, nas eleições de 2014. 
Cássio declarou ainda que Ricardo não compreende que o papel da oposição é justamente fiscalizar os desmandos administrativos e cobrar as promessas feitas por ele durante a campanha e daí parte para o mero embate político enquanto a Paraíba passa por gravíssimos problemas por causa da incompetência dele, principalmente na segurança pública em que presenciamos uma verdadeira guerra civil no Estado, além do caos na saúde e na educação.

Entenda - Pela manhã, o governador Ricardo Coutinho voltou a afirmar que Cássio Cunha Lima estaria "desequilibrado" e que ainda não teria assimilado a derrota nas eleições de 2014. Na oportunidade, o socialista afirmou que o senador nunca precisou trabalhar, pois, simplesmente “nasceu em berço de ouro”, herdando uma atuação política deixada pelo pai, o ex-governador Ronaldo Cunha Lima (in memoriam).

Vendedor ambulante foi assassinado a tiros na cidade de Coremas...

O vendedor ambulante de peixe, identificado pelo nome de Francisco Gomes, 28 anos, foi assassinado com um tiro na cabeça, na cidade de Coremas, no Vale do Piancó paraibano. O crime ocorreu na madrugada deste domingo (22), quando ele e uma mulher, estavam em uma moto no local conhecido como "linha de ferro", no triângulo que dá acesso à cidade.
De acordo com as informações da Polícia Militar, Francisco e a mulher, identificada como Jecélia Moura Ferreira, 41 anos, moradora da Rua 4 de Abril, estavam parados em uma moto, quando ele sofreu um tiro de dentro do mato e morreu no local. Ainda de acordo com a PM, Francisco e Jecélia foram vistos no centro da cidade, mas ela disse que apenas pegou uma carona com o homem depois de participar de uma seresta e de beber em um bar local.
Francisco, que era solteiro, residia na comunidade de Mãe D’água. Depois do trabalho pericial, seu corpo foi encaminhado para exame cadavérico em Patos. (com VPN)

domingo, 22 de março de 2015

Rio Piancó em Conceição recebe as primeiras águas do ano depois de forte chuva

Com a forte chuva, que caiu na noite deste sábado(21), na cidade de Conceição, o Rio Piancó, com nascentes no município, recebeu as primeiras águas do ano. O espetáculo, embora ainda tímido, já é comemorado por toda a população.
Segundo um funcionário da Cagepa os números das precipitações da chuva, deste sábado em Conceição, chegaram a 89mm e  foram suficientes para fazer descer água no rio e fazer a esperança do povo que sofre com a crise hídrica, se renovar.
Até o início da chuva deste sábado, os números pluviométricos das chuvas no município em todo o ano de 2015, eram 64mm. depois dela, os números chegam a 153mm, conforme dados do escritório da Cagepa local.. (com Gilberto Ângelo e foto de Juninho Mangueira)

Corpo do padre Dedé será sepultado neste domingo em Itaporanga...

Prefeito José Walter lamenta a morte do Padre Dedé, em São José de Caiana; Prefeitura dá três dias de luto oficial
Faleceu neste sábado (21), no Hospital Distrital de Itaporanga o Padre José Dantas de Sousa Filho (Dedé Dantas), de 56 anos de idade. De acordo com informações da Igreja, o padre teve mal súbito, foi socorrido para o hospital, mas não resistiu e faleceu.
Padre Dedé Dantas foi ordenado pela Diocese de Cajazeiras em 1996 e há 12 anos comandava a Paróquia Municipal de São José de Caiana, no Vale do Piancó.
De acordo com informações da população, o religioso sofria de problemas cardíacos há muito tempo. O sepultamento de Dedé Dantas ocorrerá nesse domingo (22), em  Itaporanga. A Diocese de Cajazeiras emitiu nota e lamentou o falecimento do religioso.

Governistas hostis à Dilma articulam em reuniões do 'blocão' desengavetar PEC que viabiliza a volta do do Parlamentarismo no Brasil

Com a popularidade em queda livre, Dilma precisará enfrentar os próprios deputados governistas, que afirmam não suportar a ideia de vê-la no comando pelos próximos anos, e já falam em desencavar projetos para mudar o Presidencialismo para sistema Parlamentarista. A ideia é recuperar qualquer das propostas de emenda à Constituição (PEC) em tramitação na Câmara e colocá-la na pauta de votações.
Enquanto governistas sonham com o parlamentarismo, a oposição continua construindo a fundamentação do projeto de impeachment. A proposta de parlamentarismo tem sido discutida em reuniões do chamado “blocão”, em locais fora do alcance do governo. Deputados do “blocão”, formado basicamente por governistas, querem fazer de Dilma uma “rainha da Inglaterra”, meramente decorativa.
Para aprovação de uma PEC são necessários 308 votos de deputados. Somando-se à oposição, o blocão calcula que teria número de sobra. (com Cláudio Humberto)