sábado, 26 de novembro de 2022

Em Itaporanga, ex-prefeito Audiberg Alves reúne aliados e agradece votação que seus candidatos tiveram na cidade

O ex-prefeito de Itaporanga, no Vale do Piancó, Audiberg Alves (PDT) reuniu na noite passada (25) parte de sua base aliada para um momento de confraternização e agradecimento pelo trabalho desenvolvido nas eleições recém-findas. Em contato com o blog, o ex-gestor externou satisfação quanto à votação obtida pelos seus indicados. 

Berguim, como é mais conhecido, apoiou candidaturas de Pedro Cunha Lima (Governo), Efraim Filho (eleito Senador), Dr. Damião (reeleito Deputado Federal) e Wilson Filho (reeleito Deputado Estadual). 
"Foi uma luta pesada, agradeço demais a confiança dos amigos(as) que atenderam nossa sugestão e votaram nos nomes que apresentamos. Por isso, temos como líder de reconhecer o trabalho de cada um que esteve ao nosso lado nessa caminhada e reafirmar bandeiras de luta", comentou. 

Em 2020, o ex-prefeito lançou a esposa Naura Ney à prefeitura local quando teve 4.285 votos (ficando em segundo lugar). No encontro de ontem, Berguim recebeu presentes e compromisso do grupo para novos desafios. 

Tião Gomes desiste de disputar a mesa da ALPB e anuncia apoio a Branco e Adriano Galdino

O deputado estadual reeleito Tião Gomes (PSB) anunciou, nesta sexta-feira (25), em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan, que não é mais candidato à mesa diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

Durante a entrevista, o socialista garantiu apoio ao atual presidente Adriano Galdino (Republicanos), que tentará o 2º biênio. De acordo com Tião, o primeiro biênio deverá ficar com Branco Mendes (Republicanos), mas admitiu a possibilidade da escolha recair sobre Wilson Filho, também do Republicanos.

O parlamentar disse que a articulação também foi costurada com os deputados Hervázio Bezerra e Júnior Araújo.

Ministro Vital do Rêgo (TCU) manda Governo Bolsonaro suspender imediatamente publicidade em canais e sites que divulgam fake news

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou, em sessão realizada ontem (24), que o governo Jair Bolsonaro (PL) suspenda o direcionamento de recursos de campanhas publicitárias para sites que divulguem notícias falsas ou relacionadas a atividades ilegais.

De acordo com o relator do caso, ministro paraibano Vital do Rêgo, publicidades do governo federal foram parar em sites de fake news, de jogo do bicho, infantis, com conteúdo integralmente em russo e em canais do YouTube que promovem o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

A determinação da Corte de Contas, tem origem em uma representação apresentada pelo subprocurador-geral Lucas Furtado, baseada em reportagem publicada pelo jornal Folha de S.Paulo em maio de 2020.

O documento menciona o aumento dos gastos com publicidade pelo governo Bolsonaro no 1º trimestre de 2019, direcionados a emissoras de televisão. O ministro Vital do Rêgo explicou que as despesas não tinham critérios previamente definidos.

“Faça cessar, nos contratos sob sua responsabilidade, o direcionamento de recursos de campanhas publicitárias do Governo Federal para plataformas/canais/mídias que se relacionem a atividades ilegais”, diz trecho da determinação do TCU.

O TCU determinou que o Ministério das Comunicações deve definir, em 90 dias, diretrizes com orientações para o acompanhamento dos contratos firmados com agências de publicidade quanto à aderência dos sites que veiculam anúncios de campanhas aos critérios agora definidos.

O Tribunal também deu prazo de 30 dias para que o governo divulgue uma orientação interna para a criação de cláusulas em contratos que incentivem o combate as fake news em campanhas publicitárias.

O ministro Vital do Rêgo já havia vetado, em caráter liminar ainda em 2020, a veiculação de propagandas do governo em sites ilegais. A decisão colegiada de agora, com caráter definitivo, fixa regras e prazos e inclui a exclusão de sites associados à divulgação de fake news.

A CNN entrou em contato com a Secom (Secretaria de Comunicação) da Presidência da República e aguarda posicionamento sobre a determinação do TCU.

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Pollyana se reúne com João e dá pistas sobre futuro: “Fazer parte de cada passo desse projeto”.

A deputada estadual Pollyanna Dutra e o governador João Azevêdo, ambos do PSB, se reuniram nesta quarta-feira (23), no Palácio da Redenção, quando debateram articulações junto ao futuro Governo Lula e o desenvolvimento da Paraíba. Pollyanna foi candidata ao Senado quando obteve mais de 500 mil votos e ficou em segundo lugar nas eleições deste ano. 

Com espaço garantido no futuro secretariado da Gestão João III, Pollyanna tem o nome cotado também para fazer parte do futuro governo Lula. “Dialogamos a respeito de inúmeras questões, desde a análise da nossa caminhada na campanha de 2022 até articulações junto ao Governo Federal e ações com foco no desenvolvimento da Paraíba, que foi e é o meu maior objetivo. Ao lado de João Azevêdo, que é um grande gestor, não tenho dúvidas de que a Paraíba irá avançar ainda mais e estarei muito honrada de fazer parte de cada passo desse projeto”, disse ela.

A parlamentar disse ainda que hoje o momento é de tranquilidade para um novo começo de um governo que a Paraíba aprovou e confiou para mais quatro anos de gestão.

Podemos e PSC anunciam fusão e Romero Rodrigues deve presidir nova sigla, na Paraíba.

Os partidos Podemos e PSC anunciaram (foto) ontem (22) que vão formalizar fusão em convenção no início de dezembro. A nova sigla se chamará Podemos e vai manter o número 20, do PSC - que não atingiu a cláusula de barreira e perderia verbas do fundo partidário e eleitoral em 2023. Com isso, a nova sigla passará ater uma bancada de 18 deputados e 7 senadores. 

Na Paraíba a nova sigla deverá ser comandada pelo deputado federal eleito Romero Rodrigues, que foi eleito junto com Ruy Carneiro pelo PSC (vai retornar ao PSDB). Romero vinha mantendo conversas com o ex-ministro Gilberto Kassab para seu retorno aos quadros do PSD, cujo comando perdeu para a senadora Daniella Ribeiro no início do ano. 

Romero e Ruy, além do ex-senador Marcondes Gadelha (membro da executiva nacional do PSC) participaram da reunião na noite de ontem em Brasília que anunciou a fusão das duas legendas.

terça-feira, 22 de novembro de 2022

STF rejeita recurso de Ricardo Coutinho contra decisão de inelegibilidade e aplica multa a ex-governador

O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou nesta terça-feira (22), por unanimidade, o recurso do ex-governador Ricardo Coutinho (PT) contra a sua inelegibilidade. Conforme apurou o ClickPB, o processo tinha como relator a Ministra Carmem Lúcia. Além da negativa quanto ao recurso, a primeira turma do STF aplicou multa ao ex-governador .

Votaram no processo os ministros Alexandre de Moraes, Roberto Barroso e Luiz Fux. O Ministro Dias Toffoli, se averbou suspeito. A equipe jurídica de Ricardo Coutinho havia impetrado o Recurso Extraordinário desde dezembro de 2021 e tinha como objetivo reverter a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que definia que ele estava inelegível pelo prazo de oito anos, com finalização do prazo no dia 05 de outubro de 2021, três dias após concorrer as eleições 2022.

Em um áudio vazado, supostamente do ex-governador, Coutinho considerava que era prejudicado pela justiça da Paraíba e tinha expectativas quanto a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que foi proferida nesta terça-feira.

"Ninguém é criança para achar que alguma Justiça nesse estado irá fazer algo por mim. Todo mundo sabe, evidentemente, que os caras jogam contra. Aí nenhum problema. A nossa situação virá do STF", dizia trecho do áúdio.

Governador João Azevêdo confirma que nome de Pollyanna vem sendo levado a Alckimin para compor gestão de Lula III

Em entrevista ontem (21), a primeira pós-reeleito, o governador João Azevêdo (PSB) comentou entre outros assuntos, sobre as articulações do seu bloco político para alçar um cargo de relevância para a a deputada estadual e ex-candidata ao Senado Pollyanna Dutra (PSB), na futura gestão do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“O nome de Pollynna é um nome que cabe em qualquer espaço, não só pela competência administrativa que tem, mas pelo compromisso político que a deputada tem perante o novo governo que está se instalando no Brasil”, disse João sobre Pollyanna.

O governador ainda salientou: “É claro que o nome dela está sendo levado para a interlocução do vice-presidente Geraldo Alckimin”, comentou João. O nome de Pollyanna também vem sendo cotado para assumir a Secretária Estadual de Saúde.

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Luiz Alberto Amorim, Lucélio Cartaxo e Neto Franca são eleitos para nova Diretoria do Sebrae-PB

O Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Paraíba (CDE) elegeu, na manhã desta segunda-feira (21) a nova diretoria para o quadriênio de 2023-2026, assim como o novo presidente do CDE. O diretor-superintendente passará a ser Luiz Alberto Amorim, o diretor técnico, Lucélio Cartaxo, e a direção de administração e finanças da instituição continuará com João Monteiro da Franca Neto. Já o cargo de presidente do CDE passará a ser ocupado por Mário Antônio Borba. A posse dos eleitos será no próximo dia 2 de janeiro.

O novo presidente do CDE, Mário Antônio Borba, atual presidente da FAEPA, parabenizou os eleitos para diretoria executiva e pontuou o novo momento de desenvolvimento da Paraíba que o estado vive. “Sem dúvidas iremos fazer com que o Sebrae Paraíba se torne cada vez mais forte, e quem ganha com isso é o próprio estado”, afirmou.

O novo superintendente Luiz Alberto Amorim, que é técnico da instituição há 42 anos, destacou o compromisso da instituição com o desenvolvimento sustentável da micro e pequena empresa. “O Sebrae é uma das mais reconhecidas pela sua contribuição à competitividade dos pequenos negócios. Iremos fazer uma gestão com uma colaboração cada vez maior com as diversas entidades que atuam nesse sentido”, disse.

Já o novo diretor técnico, Lucélio Cartaxo, apontou que recebe o desafio com entusiasmo e responsabilidade. “O Sebrae é uma instituição de credibilidade e que tem um papel fundamental no crescimento do empreendedorismo, no desenvolvimento sustentável e na geração de emprego e renda do nosso estado e do nosso país”, ressaltou. Neto Franca, por sua vez, que continua ocupando a diretoria administrativo-financeira ressaltou que o período da pandemia fortaleceu o papel do Sebrae trazendo novas soluções para os pequenos negócios.

Após conselho de Nonato, João Azevêdo diz que secretários já começaram a colocar cargos à disposição

Após o conselho, na última quinta-feira (17), do secretário de Comunicação do Estado, Nonato Bandeira, os secretários já começaram a colocar os cargos á disposição do governador João Azevêdo (PSB). A confirmação da atitude dos auxiliares veio do próprio João Azevêdo (PSB), nesta segunda-feira (21), durante solenidade ao lado do prefeito Cícero Lucena (PP) no bairro dos Bancários.

Segundo João Azevêdo, o governo será recomposto sob uma nova lógica e momento político, e é natural que o comandas das secretárias sejam modificados para a gestão que se inicia no próximo ano.

“Isso é um processo natural. Eu agradeço até essa postura de todos os secretários que estão colocando, inclusive, mandando direto para mim as suas disposições, colocando à disposição os cargos para que a gente possa recompor a equipe dentro de uma nova lógica, que é um novo momento da política que nós vamos viver a partir de 1º de janeiro de 2023”, declarou. 

Leia também:  Nonato Bandeira defende que secretários e ocupantes de cargos do segundo escalão deixem cargos para João montar novo governo

Em 1º evento oficial depois da reeleição, João Azevêdo fala em investimentos e desabafa: “2023 não será fácil para a gestão pública”

O governador João Azevêdo (PSB), participou, nesta segunda-feira (21), de evento de assinatura da Ordem de Serviço para a construção do Parque das Três Ruas, em João Pessoa. Foi o primeiro evento oficial pós-eleição. Na oportunidade, o governador reeleito falou dos investimentos e das parcerias realizadas com o prefeito da capital, Cícero Lucena (PP), que participou da ação.

“Os investimentos que o Estado está fazendo hoje em João Pessoa vão ultrapassar R$ 400 milhões, isso demonstra não só o respeito que nós temos pela capital de todos os paraibanos, mas por conta das reais demandas que aqui se apresentam”.

João também fez um balanço das ações do governo. Citou obras na cidade em mobilidade urbana, a exemplo do viaduto na BR-230, que liga a Prefeitura de João Pessoa ao Ceasa, e as articulações com uma agência francesa para financiamento do transporte público de João Pessoa, com a implantação de BRS e estações de integração, orçadas em R$ 230 milhões. Além disso, falou dos desafios da próxima gestão:

“O ano de 2023 não será fácil para a gestão pública. Se não mudarmos algumas coisas, os estados terão uma perda significativa de suas receitas, mas o Estado está pronto para dar essa resposta e continuar fazendo os investimentos que estamos fazendo”, concluiu.