sábado, 23 de agosto de 2014

Fato histórico: Em Araruna, Clã Maranhão - a prefeita Vilma e os [filhos] deputados Benjamim e Olenka recebem Cássio com muita festa...

O município de Araruna viveu um momento histórico no final da tarde/início noite deste sábado (23), quando a carreata que o senador Cássio Cunha Lima fez no Brejo paraibano  passou pela cidade. Pela primeira vez, o grupo liderado pela prefeita Vilma Maranhão (PMDB), irmã do ex-governador José Maranhão (PMDB), participou de um mesmo palanque político ao lado do candidato do PSDB e da Coligação “A Vontade do Povo”.
A prefeita Dona Vilma e seus filhos – o deputado federal Benjamin Maranhão e a deputada estadual Olenka Maranhão – foram receber a comitiva do senador já em Tacima. Na entrada da cidade, os três e mais o prefeito Erivan Bezerra se juntaram a Cássio e Wilson Santiago e entraram no município em um mesmo carro. O senador Cássio entrou em Araruna em clima de festa. A um quilômetro da cidade, uma comitiva liderada por assessores e correligionários do deputado o Vital Costa foi receber o senador. “Reunimos 400 motociclistas para receber Cássio, Wilson Santiago e toda a sua comitiva”, disse Vital.
Ao chegar ao centro da cidade, a carreata parou e o senador Cássio Cunha Lima fez um rápido discurso, o suficiente para lembrar as divergências políticas de muitos anos entre o seu grupo político e o grupo político da família Maranhão. “A Paraíba vive um clima político atualmente tão conturbado, de tanto autoritarismo e perseguição, que permitiu a nossa união. Temos divergências, sim, mas estamos unidos, Dona Vilma, para combater esse governo e por um fim a perseguição”, disse o senador em seu discurso.
 
Cássio voltou a dizer que “o atual governante do Estado pensa que inventou e descobriu a Paraíba de três anos para cá”. E lembrou obras que foram iniciadas no seu governo, como o Centro de Convenções, cujo projeto foi feito no seu governo e a ordem de serviço foi dada pelo então governador José Maranhão.
“Para se fazer uma obra tem que ter projeto e captação de recursos. O Centro de Convenções, a Translitorânea, a Adutora de Araçagi e diversas outras obras tiveram a participação de muitos governo. “Quanto se fala em adutoras, temos que lembrar governadores como Tarcísio Burity e Maranhão, que deram a sua contribuição no passado”, afirmou ele.

Cássio é recebido com festa na região do Brejo, durante carreata...

A Caravana 45 promoveu grande carreata na manhã/tarde deste sábado (23) no Brejo da Paraíba, quando o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) foi recebido com festa pela população de Guarabira, Pirpirituba e Belém. Cássio estava acompanhado do candidato a senador pela Coligação “A Vontade do Povo”, Wilson Santiago, e de diversas lideranças da região, que também participam do evento.
Esta é a primeira carreata que a Coligação faz nesta campanha. “Por onde passamos até agora o que vimos é um clima de muita alegria e participação por parte da população e isso mostra que o povo tem demonstrado vontade de mudar”, disse o senador Cássio.
Tanto em Guarabira como em Pirpirituba e Belém foi grande a animação da população e a aceitação do candidato. Há grande quantidade de carros, mas o que mais chama atenção é a empolgação da população, que sai de suas casas para vê a caravana passar. “Esse homem precisa voltar ao governo, porque o governo que ai está só sabe perseguir pobre”, disse a comerciante Vilma Barbosa, que teve uma filha demitida da Secretaria de Educação, depois de 18 anos de serviço prestados.
“Auxiliadora, minha filha, é professora, estudou para isso e foi demitida sem nenhum motivo. Ela é amiga da Doutora Lea e acho que esse foi o motivo da demissão”, contou dona Vilma, outra moradora de Pirpirituba.

Lucélio e RC fizeram evento em Patos e Pombal, manhã deste sábado...

O governador Ricardo Coutinho (PSB), candidato à reeleição pela coligação 'A Força do Trabalho', iniciou as atividades de campanha deste fim de semana com uma caminhada, por volta das 8h da manhã deste sábado (23), pelo Mercado Público de Patos. 
Lá, junto a Lucélio, Ricardo teve a oportunidade de cumprimentar comerciantes e fregueses, que demonstraram seu apoio. Findada a caminhada, ambos subiram no palanque montado em frente ao Mercado. A quantidade de pessoas que se aglomerou foi tamanha que fechou completamente a via, uma das principais da cidade. Ao lado também de prefeitos e ex-prefeitos do município e da região, além de lideranças, candidatos a deputado e a militância, Ricardo discursou para os sertanejos.

Secretário de Segurança apresenta na próxima terça-feira ao TRE-PB um plano para a tranquilidade das eleições nas regiões onde há acirramento

Na próxima quinta-feira, a Secretaria de Segurança apresentará ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) o Plano Integrado de Segurança para as Eleições 2014. O plano, que vem sendo discutido entre juízes, promotores de justiça e autoridades da área da segurança pública, deve definir reforço no policiamento em regiões onde tradicionalmente a disputa eleitoral se torna mais acirrada, além de traçar estratégias preventivas para garantir que a eleição ocorra com tranquilidade. 
Relatos dos juízes e promotores das zonas eleitorais de municípios das regiões de João Pessoa, Campina Grande e Patos apontam que essas áreas podem estar incluídas no plano que será apresentado à Justiça Eleitoral, e que deverá ter uma atenção maior das forças de segurança para dar tranquilidade ao eleitor que vai às urnas.

Cássio foi recebido com festa pelo povo de Boqueirão e Queimadas...

 
O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) cumpriu agenda intensa na noite desta sexta-feira (22), em Campina Grande, Boqueirão e Queimadas. Como primeiro compromisso de agenda da noite, Cássio marcou presença na zona oeste de Campina Grande e fez uma concorrida caminhada em várias ruas do bairro de Santa Rosa. 
Em cada residência, Cássio recebeu demonstrações de carinho e reconhecimento do povo, retribuindo com palavras de compromisso, reafirmando a vontade de reconciliar o governo com a sociedade. Ouviu também muitas queixas a respeito de perseguições políticas promovidas pelo atual governo. Já era noite quando, ao lado do candidato a senador Wilson Santiago (PTB), Cássio Cunha Lima foi calorosamente recebido em Boqueirão para o lançamento das candidaturas de Dunga Júnior (PSDB) e Pedro Cunha Lima (PSDB), que concorrem a vagas de deputado estadual e federal.
Na oportunidade, o ex-senador e deputado estadual Carlos Marques Dunga (PTB) e o ex-prefeito Carlos José acompanharam Cássio no que se tornou outra caminhada. Dessa vez o destino foi a rua Severiano Macedo, onde está localizado o comitê de Dunga Júnior e Pedro Cunha Lima.

Itaporanga ganha moderna clínica com diversas especialidades médicas, a Clínica Santa Lúcia que oferece serviço de excelência e confiabilidade...

A cidade de Itaporanga e o Vale do Piancó ganharam na noite desta sexta-feira (22) moderna clinica com diversas especialidades médicas. Foi inaugurada, em solenidade bastante requintada e prestigiada, a Clínica Santa Lúcia, um empreendimento da Família Davi Lemos, liderada pelos médicos Drª Lúcia Davi (obstetra e ginecologista) e seu filho Dr. Azif Lemos (clínico geral), além da filha Larissa Lemos (obstetra e ginecologista) e da nora Rayanne Tôrres (clínico geral), que casou recentemente com Dr. Azif.
A classe médica, empresários e amigos, além de outros segmentos da sociedade regional prestigiaram o evento. De antemão, quero agradecer o convite nos enviado e pedir perdão pela ausência. As instalações segue arrojado projeto desenvolvido pela Partner Arquitetura e contando com questões funcionais criando um ambiente favorável e confortável aos clientes, com fácil acesso.
A Clínica Santa Lúcia conta com todos os equipamentos necessários para atender com excelência os serviços disponibilizados. A estrutura física, muita linda, oferece uma recepção climatizada, sala de pré-consulta, consultórios com banheiros, etc. Lá também são oferecidos exames complementares, num completo centro de diagnósticos.  Além de um atendimento todo especializado.
Ou seja, Itaporanga e região tem à disposição, a partir de agora, um serviço de alta qualidade na Clínica Santa Lúcia que tem como conceito fundamental a resolução para seus clientes. Contando com um serviço ágil, comodidade e conforto. Fruto de um pioneirismo empreendido pela Drª Lúcia Davi, agora, complementado com Drº Azif Lemos, e parceiros.
 
Como frisamos, a Clínica Santa Lúcia consagra-se com uma estrutura moderna, tendo como maior diferencial a estrutura operacional, projetada especialmente para dar maior conforto e confiabilidade a seus clientes. Uma das grandes preocupações da clínica é quanto a qualidade e confiança na prestação de serviços a seus clientes. 
A abertura do prédio ficou por conta das palavras da própria Drª Lúcia e do Dr. Azif, acompanhados pelo pai Val Lemos e pelos irmãos Drª Larissa e Dr. Aziv Lemos (advogado). Em seguida, um coquetel foi oferecido aos convidados encerrando as comemorações. A Clínica Santa Lúcia, que terá mais de uma dezenas de médicos atendendo, está localizada na Rua Antônio Teixeira de Araújo, 46, Bairro Xique-Xique, em Itaporanga. Aziv

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Em Cajazeiras, Padre faz 23 anos de sacerdócio, diz que não se humilha ao bispo e dispara: "Falta diálogo na igreja e humildade com os pobres"

O padre Francivaldo Albuquerque esteve no programa Balanço Diário da TV Diário do Sertão nesta sexta-feira (22) ocasião em que parabenizou Cajazeiras pelos 151 anos de emancipação política e lembrou que esta data também marca seus 23 anos de sacerdócio.
Na oportunidade, o padre disse que está a disposição do bispo Dom José Gonzáles para ser pároco de uma igreja, porém, ressaltou que, o bispo parece não ter interesse nisto. “Já coloquei minha disponibilidade, agora é com ele. Não vou ficar me humilhando todos os dias, pedindo por uma igreja”, disse. Apesar do fato de estar sem paróquia, o padre Francivaldo disse que nunca pensou em desistir. “Não desisto nunca. Minha missão é anunciar o amor de Deus”, disse.
Apesar de tudo, o padre disse que não se arrependeu de ter entrado para a política em Cajazeiras. Segundo ele, o grande problema não é a política, mas a falta de humildade dentro das igrejas. “Como eu posso falar de pobreza se só ando em carrão cabine dupla e com roupas de grife?” indagou. O padre disse ainda que, as renúncias de padres na região de Cajazeiras estão acontecendo por falta de diálogo e motivação.

Prefeito de Maturéia, Daniel Dantas deixa Ricardo e é mais um a aderir à candidatura de Cássio

O prefeito de Maturéia, Daniel Dantas, anunciou na tarde desta sexta-feira (22) a adesão à candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), ao Governo do Estado, da coligação "A Vontade do Povo". Para o gestor, a decisão corresponde a vontade da maioria dos filhos de Maturéia, "que se estende por toda a Paraíba e, especificamente, na sua região".
Conforme o prefeito Daniel Dantas, existe atualmente na Paraíba uma clara vontade de eleger Cássio para o Governo do Estado por tudo o que ele fez, mas principalmente por toda a capacidade que ele tem de fazer em prol do desenvolvimento do povo paraibano. Junto com o prefeito de Maturéia declarando apoio a Cássio, esteve o advogado Álvaro Dantas, ex-presidente do Interpa, outra liderança da região que também passa a apoiar o atual senador.
O prefeito de Matureia, cidade onde está situado o Pico do Jabre, ponto culminante do Estado, disse que a cidade tem um imenso potencial turístico que precisa ser melhor explorado pelo governo. Cássio, por sua vez, declarou que os apoios das lideranças políticas são importantes para consolidação do seu projeto de reconciliar o governo da Paraíba com a sociedade, ele disse que é cada vez maior a união das forças políticas paraibanas para que, juntos, o Estado e município conquistem investimentos estruturantes.

Trabalhadores da Energisa na Paraíba reivindicam piso salarial de R$ 1.000 e aumento do ticket alimentação para R$ 750

Trabalhadores da Energisa reivindicam piso salarial de R$ 1000 e aumento do ticket
Os trabalhadores da Energisa Paraíba (EPB) e da Energisa Borborema (EBO) decidiram em assembleias, realizadas durante esta semana no Estado, que irão reivindicar na Campanha Salarial 2014/2015 um piso salarial de R$ 1000 e aumento do ticket alimentação para R$ 750. As assembleias ocorreram nas cidades de Campina Grande, Guarabira, Itabaiana, Patos, Cajazeiras e Sousa. 
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba (Stiupb), Wilton Maia Velez, os eletricitários da Paraíba sofrem com o piso salarial mais baixo do país. "É vergonhoso os trabalhadores e trabalhadoras da Energisa na Paraíba só terem um piso de R$750. Para se ter uma ideia da desvalorização salarial enfrentada pelos funcionários, os eletricitários daqui ganham cerca de 30% menos do que os funcionários da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern)", lamentou. O presidente do Stiupb lembrou também que o piso salarial da EBO e EPB é inferior do que o dos eletricistas da construção civil, da indústria e do comércio na Paraíba que ganham em média R$ 1000. 
Além do piso salarial de R$ 1000 e reajuste do Ticket Alimentação para R$ 750, a categoria também reivindica: 1) Reajuste salarial de 10% (para quem ganha acima do piso, atualmente); 2) Abono eventual de R$ 1.800; 3) Auxílio criança (EBO)/Auxílio creche (EPB) de R$ 350; 4) Auxílio excepcional de R$ 600; 5) PRÊMIO férias de R$ 500; 6) Salário de técnico de R$ 1.700; 7) Auxílio didático de R$ 250; 8) Bolsa estudo de R$ 520; 9) Isenção vale transporte de R$ 1.500; 10) Ajuda transferência de R$1.200 e 11) Subsídio do PLANO DE SAÚDE de 100% .

Prefeito de Santa Cruz anuncia apoio à candidatura de Ricardo Coutinho

O prefeito de Santa Cruz, Raimundo Antunes Batista (PT) anunciou apoio à reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB), em uma reunião na tarde desta sexta-feira (22), em João Pessoa. A liderança da região de Sousa disse que a gestão de Ricardo colaborou com o desenvolvimento de todas as cidades do estado, independente do tamanho do município.
“Em Santa Cruz, tivemos avanços na saúde, na educação, na infraestrutura. O governo de Ricardo levou ações para todos os municípios da Paraíba e tenho certeza que a população reconhecerá este trabalho”, analisou o prefeito.

Desabafo: deputado estadual Tião Gomes fala em desistência e lamenta “prostituição eleitoral” na campanha...

Imagem da Internet
O deputado Tião Gomes, presidente do PSL/PB e defensor da reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB), desabafou na tarde desta sexta-feira (22) ao afirmar que durante toda sua vida pública nunca viu uma eleição tão difícil e um leilão tão grande. Ele fez referência a supostos acordos escusos que lideranças vem fazendo na Paraíba e revelou que por conta dos leilões políticos, já perdeu o apoio de três prefeitos.
“Eu nunca vi uma eleição tão difícil, eu nunca vi um leilão tão grande. Eu vou pensar muito se vou continuar em política. Já perdi três prefeitos. A minha sorte é que eu trabalho com as bases. Meu trabalho é com o povo”, desabafou. Tião Gomes (PSL), manifestou suas preocupações com a compra de voto nas eleições estaduais, sobretudo na disputa proporcional, por parte de alguns postulantes.
Segundo Tião Gomes, “está acontecendo uma verdadeira prostituição eleitoral na Paraíba”. Tião acrescentou que os culpados são os próprios políticos. “Eu não dou, vem outro e dá. Mas, a Justiça eleitoral não está nem aí, por que não tem como provar. O dinheiro não deixa marcas. Temos que ter uma fiscalização maior, a Justiça tem que tomar uma posição”, acrescentou.
Tião Gomes chegou a citar o nome dos três prefeitos que o deixaram e os nomes dos deputados que conquistaram estes apoios políticos, no entanto, por conta da legislação eleitoral reservamos a não publicar os nomes e, por ventura, influenciar o pleito. Além de Gomes, outros dois parlamentares que também lamentarão o “mercadão eleitoral” foram os deputados Adriano Galdinho, do PSB, e João Gonçalves, do PSD. 

TRE nega pedido de resposta à coligação de RC sobre escolas fechadas

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba negou um pedido de direito de resposta da coligação do governador Ricardo Coutinho no guia eleitoral de Cássio Cunha Lima. O pedido diz respeito à informação veiculada sobre o fechamento de mais de 230 escolas pelo atual governador (imagem ao lado). A assessoria jurídica da coligação "A Força do Trabalho" alega que a informação é sabidamente inverídica, já que não teria havido fechamento de escolas, mas sim um reordenamento.
A juíza Niliane Meira, que negou o pedido de resposta, alega que o fato de haver juntada ao processo uma farta documentação descaracterizaria a notícia como sabidamente inverídica. "Com todo o arcabouço probatório juntado aos autos, surge o questionamento quanto ao conceito do que seria sabidamente inverídico. Questiona-se se o sabidamente inverídico necessitaria de 250 páginas para ser provado".
Em seu despacho, a juíza afirmou que a coligação deveria usar o seu próprio programa eleitoral para se defender das acusações feitas pelos adversários. De acordo com a magistrada, "vale lembrar que as críticas aos candidatos, ou ao grupo político que os apoia, ainda que irritantes, contundentes, ácidas, não podem ser proibidas, mas devem ser por eles aceitas ou refutadas, se for o caso".

Mesmo debaixo de chuva, Veneziano sobe em cima do capô de carro de som e fala aos eleitores em Cacimba de Dentro...

O ex-prefeito campinense Veneziano (PMDB), que declinou em disputar o governo, segue na luta pela concorrência das doze vagas de deputado federal. Vené está numa 'briga de foice' com os deputados federais Manoel Júnior e Hugo Motta, pela eleição de apenas duas vagas no partido. Resultado de uma articulação mal sucedida do partido que saiu sem coligação neste ano.
Mas, Veneziano tem enfrentado os desafios na base de muito pé na estrada. Como se viu na noite de ontem, quando ele teve de subir no capô do carro de som e falar aos eleitores na cidade de Cacimba de Dentro. Lá estava programado uma intensa atividade política, mas a chuva acabou atrapalhando o evento. O 'Cabeludo' não titubeou e mandou ver.
Veneziano acabou sendo substituído, na disputa ao governo, pelo irmão: o senador Vitalzinho (PMDB).

Câmara de Itaporanga não realizou sessão ontem por falta de quórum...

Por falta de quórum a Câmara Municipal de Itaporanga não realizou sessão ordinária na noite de ontem (21). Compareceram apenas quatro dos onze vereadores: o presidente Jacklino Porcino (PSDB), Joaquim Salviano (PSDB), Neném de Adahilton (PSB) e João Guimarães (PSC). Os vereadores Ricardo Pinto e Izabelle Mendes, ambos do PSDB, não puderam comparecer por encontrarem-se em João Pessoa tratando de assuntos pessoais. Os demais não sabemos os motivos pelas respectivas ausências. 
Para realizar a sessão seriam necessário pelo menos a presença de cinco parlamentares-mirins. A polêmica causada por conta do bloqueio das contas da prefeitura de Itaporanga, que segue desde a última terça-feira (19), seria tema inevitável entre os debates na tribuna. O pedido de licença apresentado pelo vereador Ivanilto Palmeira (PTN) seria uma das matérias analisadas na sessão, que acabou ficando para a próxima semana. 

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Durante comício em Patos, Aécio assume compromisso com a Paraíba e diz que será um grande parceiro do futuro governo Cássio...

O candidato a presidente pelo PSDB, Aécio Neves, desembarcou na noite desta quinta-feira (21) em Patos, anunciando que, se eleito, vai ajudar o senador tucano Cássio Cunha Lima, candidato da Coligação “A Vontade do Povo” ao governo do Estado, a desenvolver o polo industrial da Paraíba, trazendo indústrias e investimentos para o Estado. Uma multidão, à exemplo do que aconteceu momentos antes em Pombal, também tomou as ruas de Patos.
Em seu discurso, Cássio reiterou que a Paraíba "precisa de um olhar especial", apontando para Aécio como a alternativa que vai alavancar o crescimento do Estado. "Eu gostaria que vocês prestassem atenção no que vou dizer agora: a partir de 1º de janeiro, Cássio, você não terá apenas as portas do Palácio do Planalto abertas. Você terá a chave do Palácio e as portas estarão escancaradas para o povo paraibano", assegurou Aécio, na sequência, pedindo o empenho dos eleitores sertanejos na campanha tucana nos âmbitos estadual e nacional.
“Há um compromisso meu com Cássio em trazer a indústria e o desenvolvimento novamente para a Paraíba. Nós temos que reaquecer o polo industrial da Paraíba. Existem potencialidades aqui extraordinárias que podem ser exploradas, mas só serão se nós fizermos o governo crescer”, disse o senador Aécio Neves.
O senador Cássio tem dito que o governo federal tem um grande débito com a Paraíba no que se refere a investimentos financeiros que possibilitem atrair uma grande indústria para a Paraíba. “Eu acredito que, se Aécio for eleito, a Paraíba dará um salto de qualidade no que se refere a isso”, lembra o senador.
Segundo o senador Aécio Neves, eleito presidente, os investimentos no Brasil começarão pelas áreas mais necessitadas de investimentos e a Região Nordeste está incluída nessa prioridade. “Quando governei Minas Gerais, investi três vezes mais nas regiões com IDH baixo dos que nas regiões mais desenvolvidas”, disse Aécio.
O presidenciável tucano também anunciou que o Bolsa Família, criado na administração do presidente Fernando Henrique Cardoso, e mantido no governo do PT, será ampliado em sua administração. E também prometeu: “Os gargalos de infraestrutura serão priorizados para garantir os investimentos dos queiram investir no Nordeste”, afirma Aécio.

Vice-prefeito e vereadores de Triunfo declaram adesão ao senador Cássio

Levados pelo deputado Genival Matias (PT do B), o vice-prefeito de Triunfo, Dr. Beto, junto com vários vereadores e suplentes, declaram apoio na tarde desta quinta-feira (21) à candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB). 
O tucano segue recebendo adesões por toda a Paraíba. A declaração de apoio aconteceu durante encontro no escritório de Cássio, em João Pessoa, antes dele seguir voo em direção à Patos para comícios junto com Aécio Neves.  

Multidão jamais vista em campanha política em Pombal lotou centro da cidade para recepcionar Aécio e Cássio; Eles seguem agora para Patos.

Uma multidão jamais vista em atividade de campanha política tomou as ruas de Pombal e lotou o centro da cidade agora a pouco para abraçar e festejar a chegada dos senadores Aécio Neves e Cássio Cunha Lima, ambos do PSDB, candidatos, respectivamente, a Presidência da República e ao Governo da Paraíba.
Cássio recepcionou Aécio, no início da noite, no aeroporto de Patos e junto com Ruy (vice) e Wilson (senador), além de grande comitiva, seguiram para Pombal aonde participaram do grande comício realizado na Praça Getúlio Vargas, na proximidades da Igreja Matriz. Aécio ficou entusiasmado com o calor humano e a grande vitória que os paraibanos concederão tanto a Cássio quanto à ele próprio. 
Depois do comício, Aécio e Cássio, além de comitiva, retornaram para Patos aonde neste momento participam de outro grande comício. Na tarde de hoje, Aécio esteve no Rio Grande do Norte e foi efusivamente recepcionado pelo povo.

Falando ao povo de Pombal, Cássio disse que no dia 5 de outubro a Paraíba vai se libertar da opressão e da perseguição política... Com sua vitória, disse que irá reconciliar o Governo com a sociedade.

Contas da Prefeitura de Itaporanga continuam bloqueadas e o presidente da câmara, sem benevolência com o errado, aguarda envio de balancetes

O município de Itaporanga deve fechar a semana com as contas bloqueadas já que a atual gestão municipal ainda não conseguiu regularizar a situação quanto ao envio dos balancetes orçamentários à Câmara Municipal. O prefeito Audiberg Alves (PTB) fez ingerências junto ao Tribunal de Contas para desbloquear as contas, mas sem sucesso porque a determinação do tribunal segue a legislação e só poderá fazê-lo depois que a gestão municipal proceder com o que é certo: enviar os balancetes. 
E aí é que a população começa a perceber quando um gestor é comprometido com a seriedade no trato com a coisa pública. Pois, procurado pelo prefeito, o presidente da câmara, vereador Jacklino Porcino (foto) disse-lhe que não podia fazer nada porque sua obrigação e dever é receber os balancetes. Jacklino mostrou que não está disposto a fazer jogo de cena assinando ofício para dizer que está recebendo o que na verdade não existe. 
A partir do próximo ano, quando assumir a Presidência da Câmara, o vereador Neném de Adahilton (PSB) deve se deparar com situação idêntica e irá mostrar a população se seguirá a trilha da honestidade e da seriedade, ou se estará disposto a ser benevolente com o que é errado. Esse bloqueio das contas do município, determinado desde a última terça-feira (19), é um atestado da ineficiência e desorganização administrativa da atual gestão em Itaporanga.
Devido a esse bloqueio, servidores e fornecedores podem ser prejudicados pelo atraso em pagamentos de salários do funcionalismo municipal e dos serviços prestados ao município. Calhamaço de papéis estão aportando na Secretaria da Câmara, mas ainda falta muita coisa para que a situação seja regularizada.

STJ concede liminar e prefeita de Monte Horebe retorna ao cargo...

STJ concede liminar e prefeita de Monte Horebe retorna ao cargo
O STJ (Superior Tribunal de Justiça), deferiu no final da manhã desta quinta-feira (21), a liminar que concede a  prefeita de Monte Horebe, Cláudia Aparecida Dias que retorne ao mandato até que seja julgado o mérito do Habeas Corpus impetrado pelos seus advogados contra a decisão da corte judiciária paraibana.
A previsão para a publicação da decisão é para o dia 25. 
A prefeita Cláudia Dias estava efetivamente afastada do cargo, desde o sábado (16), quando o vice-prefeito da cidade, Luciano Pessoa Saraiva, tomou posse no cargo de Prefeito, em sessão da Câmara Municipal, substituindo interinamente a prefeita Cláudia Dias, que fora afastada do cargo por determinação do TJPB, após os desembargadores terem acatado a denúncia onde ela é acusada de desvio de dinheiro público, quando era secretária de Administração e Fazenda, no governo do prefeito Erivan Guarita, que também responde pela mesma acusação.
A prefeita Cláudia Dias foi afastada do cargo, na quarta-feira (13), por decisão unânime dos desembargadores, que acompanharam o posicionamento do relator, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, que justificou a necessidade do afastamento, pois a permanência da acusada no cargo de prefeita representaria risco à credibilidade do poder judiciário e ao patrimônio público municipal. Segundo o relator, o então prefeito Erivan Dias e a então secretária Cláudia Dias adulteraram os próprios contracheques (relativos ao mês de dezembro de 2006), em valores muito acima do que efetivamente recebiam.

Coligação 'A Força do Trabalho' anuncia passagem pelo Vale do Piancó próximo domingo, iniciando pela manhã em Santa Terezinha e finalizando à noite com comício em Itaporanga.

 
A Coligação 'A Força do Trabalho', liderada pelo governador e candidato à reeleição Ricardo Coutinho (PSB), anuncia para o próximo domingo (24) um périplo da 'Caravana do Trabalho' pelo Vale do Piancó. A passagem tem início pela manhã, no município de Santa Terezinha, passando por Catingueira, seguindo até a cidade de Emas - onde acontece ato público no centro da cidade. Ricardo estará companhado de Lígia (vice), Lucélio (senador) e demais candidatos da coligação.
De lá a caravana segue em direção ao município de Olho D'água, aonde acontece ato no centro da cidade; Já por volta do meio-dia, a caravana chega em Piancó, e após almoço realiza ato na Praça do Cosaco; Depois, já por volta das 14h, segue em direção à Igaracy para em seguida se dirigir ao Aguiar, isso já por volta das 16h. E por volta das 18h, a caravana deve chegar em Itaporanga, aonde inaugura comitê e realiza comício no centro da cidade.

Vital volta a centrar fogo nos adversários Cássio Cunha Lima e Ricardo Coutinho e fala sobre renovação na Paraíba

O candidato ao governo da Coligação Renovação de Verdade, Vital do Rêgo (PMDB), voltou a colocar no mesmo patamar o potencial político do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o atual governador Ricardo Coutinho (PSB). Segundo o Vitalzinho não existe renovação nos dois palanques.
“Eleger Cássio é reeleger Ricardo Coutinho. Nosso projeto é a verdadeira renovação. Precisamos levar a Paraíba ao caminho do desenvolvimento”, afirmou. Segundo Vital que no guia eleitoral faz questão de frisar que é o candidato de Lula e Dilma ambos do PT, o projeto do PMDB elevará o tom do debate nas eleições 2014.
“Nosso Plano de Estado tem começo, meio e fim. Sabe para onde vai. Nós temos a saída. Vamos melhorar a vida dos paraibanos através da geração de empregos, da ampliação dos programas do Governo Federal, das obras estruturantes como a duplicação da BR-230 de Campina Grande até Cajazeiras. Esse é o caminho do futuro. Se una a esse movimento de Renovação de Verdade. Juntos, nós podemos mudar a Paraíba", frisou.

Major Fábio diz que está vendo muita desconfiança do eleitor nas ruas

Na visão do candidato a governador Major Fábio (Pros), essa campanha tem uma particularidade nunca vista na história da Paraíba. Ele disse que está vendo muita desconfiança nas ruas, e não a habitual empolgação do eleitor em eleições passadas.
“O eleitor paraibano tem muitos motivos para ficar indiferente. Pouco antes do começo da campanha, assistimos a uma aula de incoerência política de todos os grupos. A se aliando a B, e B fazendo parceria com C somente pelo poder. A reação do povo não poderia ser outra, ele perdeu a confiança nas pessoas que trataram a política como negócio. É por esse motivo que o cidadão não quer colar adesivo no carro, por exemplo.” avaliou o Major Fábio.
Ao ser questionado sobre a aceitação da sua campanha nas ruas, falou que estava surpreso com as inúmeras adesões que tem recebido depois das entrevistas e debates. “Estou muito contente com o que tenho visto, os cidadãos paraibanos têm muitos motivos para acreditar na gente. Somos o novo! A Paraíba não precisa das mesmas pernas para andar, a política precisa de sangue novo. É isso o que tenho escutado das pessoas que estão vendo, no nosso nome, a oportunidade de escrever uma nova história”.

População e lideranças de Gurinhém recepcionaram Cássio com festa...

A população da cidade de Gurinhém tomou as ruas da cidade, na noite de ontem (20), para recepcionar a Caravana 45, liderada pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB). Na estrada que liga a BR-230 à cidade, líderes políticos esperaram o senador e daí partiram até a entrada da cidade. Cássio, acompanhado de Ruy (vice) e Wilson (senador), chegou ao centro da cidade em carro aberto, onde aconteceu grande comício. 
Os ex-prefeitos Jorginho Ribeiro e Claudino Freire abriram o comício e garantiram ao senador que ele vencerá a eleição á por mais de 70 por cento dos votos. Em seu discurso, o senador prometeu que uma das primeiras medidas que vai tomar, caso se eleja governador, será reabrir o Hospital do Município para atender a população. “O Hospital de Gurinhém será reaberto em 2015”, garantiu.
  
 

Fim do sufoco: TRE-PB acata recurso e defere registro de candidatura do deputado Frei Anastácio

O nome é complicado, mas foi com Embargos de Declaração com Efeito Modificativo que o deputado estadual Frei Anastácio (PT) conseguiu reverter uma situação difícil, que poderia tirá-lo da disputa das eleições deste ano. O Pleno do TRE acatou o recurso na tarde de hoje, por quatro votos a dois, deferindo o registro de sua candidatura e modificando entendimento anterior.
Votaram contra o recursos os juízes João Alves e Eduardo Carvalho. Anastácio teve o registro de candidatura indeferido pelo próprio TRE por falta de documentação sobre um processo que respondeu na comarca de Sapé, em 1996, do qual foi inocentado. Com a nova decisão do TRE, o deputado pode dar prosseguimento à sua campanha pela reeleição. Lembrando que o deputado Frei Anastácio (à direita na foto acima) vota em Zé Maranhão e Vitalzinho, contrariando aliança do PT com PSB.

Ex-prefeito Djaci acaba de definir, em reunião com cúpula de campanha, para o próximo dia 28 inauguração de comitê em Itaporanga...

O ex-prefeito Djaci Brasileiro (PSDB) acaba de definir, junto à cúpula da campanha tucana, a primeira atividade de campanha em Itaporanga. Será na próxima quinta-feira (28) com grande carreata para marcar a inauguração do comitê local. O evento contará com as presenças do jovem advogado Pedro Cunha Lima (PSDB), candidato a deputado federal, e do deputado estadual e candidato à reeleição Lindolfo Pires (DEM), que embora integre a coligação 'A Força do Trabalho', faz dobradinha com Pedro em Itaporanga.
Os dois são apoiados pelo ex-prefeito na 'Rainha do Vale'. Em verdade, a atividade tem início no final da tarde em Igaracy, quando Djaci estará ciceroneando Pedro pela cidade. Em seguida, ambos seguem para Itaporanga aonde já estarão sendo aguardados na subestação, local de concentração de carreatas políticas. Quanto a atividade da chapa majoritária deve acontecer na primeira semana de setembro. Com carreata entre Conceição, Itaporanga e Piancó.
Contando com as presenças do senador Cássio, de Ruy (vice) e Wilson (senador), será promovida grande programação para o Vale do Piancó com a realização de um comício em Itaporanga, no dia 06 ou 13. A definição final será, claro, de acordo com a concorrida agenda de Cássio. Até lá várias atividades serão promovidas. O comitê em Itaporanga está localizado na Rua Ananias Conserva, centro da cidade. 

Coordenador de campanha de Campos rompe com Marina: "Da senhora Marina Silva eu quero distância. Ela não é do PSB"

Nova baixa: coordenador de campanha de Campos rompe com Marina e não seguirá na campanha
O secretário-geral do PSB e coordenador da campanha presidencial do partido, Carlos Siqueira, deixou nesta quinta-feira (21) a função após romper com Marina Silva. Ele era o braço-direito de Eduardo Campos, morto em acidente aéreo dias atrás. "Da senhora Marina Silva eu quero distância. Eu não participo de campanha de Marina Silva. Ela não é do PSB", disse.
O partido anunciou, que Siqueira permaneceria na função, mas que teria ao seu lado o deputado licenciado Walter Feldman (SP), que é também porta-voz do partido. Bazileu Margarido, homem de confiança de Marina, que era adjunto de Siqueira durante a campanha de Campos, foi transferido para o comitê financeiro. 

Cássio recebeu apoio e carinho da população de Santa Rita e Gurinhém

Candidato ao governo da Paraíba pela Coligação “A Vontade do Povo”, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) participou na noite desta quarta-feira (20) de uma caminhada na cidade de Santa Rita com as presenças de Ruy Carneiro, candidato a vice, e Wilson Santiago (PTB), que concorre ao Senado.
A caminhada começou no bairro da Boa Esperança, onde foi inaugurado um dos comitês políticos do candidato do PSDB na Granja Tatiana Silva, sob a coordenação do empresário José Bernardino. Depois, lideranças políticas de Santa Rita acompanharam Cássio em um percurso de mais de três quilômetros.
A população da cidade saiu às ruas para aplaudir o candidato do PSDB e fazer reclamações contra o governo e reivindicações para uma próxima administração. As maiores reclamações em Santa Rita dizem respeito a segurança e segundo a empresária Raquel Maroja, uma das lideranças do município, a violência tem aumentado muito na localidade.
Já na cidade de Gurinhém, a comitiva do senador Cássio foi recebida com entusiasmo pelas lideranças locais e pela população. Na estrada que liga a BR-230 à cidade, líderes políticos esperaram o senador e daí partiram até a entrada da cidade. Cássio chegou ao centro da cidade em carro aberto, onde se realizaria um grande comício. Os ex-prefeitos Jorginho Ribeiro e Claudino Freire abriram o comício e garantiram ao senador que ele vencerá a eleição á por mais de 70 por cento dos votos.
Em seu discurso, o senador prometeu que uma das primeiras medidas que vai tomar, caso se eleja governador, será reabrir o Hospital do Município para atender a população. “O Hospital de Gurinhém será reaberto em 2015”, garantiu.

Marina ‘demite’ braço direito de Campos, minimiza liderança do PSB e entrega comando de campanha à Rede...

Quando começa errado, acaba errado, ensina a sabedoria popular. Oficializada ontem (20) como candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva começou errado. E não foi só um tropeço. Foram vários. Primeiro, quando posou sorridente escorada no caixão do ex-governador Eduardo Campos, seja por qual motivo, em pleno velório. Uma atitude deplorável, mesmo levando em conta a justificativa. Nem a família teria direito à atitude tão desprezível. Se a viúva o fez, errou também.
Marina também errou ao entregar o comando da campanha à “pessoas de sua confiança” vinculadas à Rede Sustentabilidade, partido pelo qual disputaria a Presidência da República, mas que não foi oficializado pelo TSE. A medida soou como desconfiança do PSB e transformou a Rede, mesmo legalmente inexistindo, em carro-chefe de sua campanha. Segundo a Folha de S. Paulo, PSB e Rede se desentenderam sobre os postos estratégicos da campanha durante uma Reunião de seis horas realizada pouco antes do anúncio da chapa, em Brasília.
Marina marcou posição ao colocar dois nomes de sua confiança no comando do Comitê. O ex-deputado Walter Feldman foi escalado para a coordenação-geral da campanha ao lado de Carlos Siqueira, primeiro secretário do PSB. Bazileu Margarido, que ocupava o posto que agora é de Feldman, foi nomeado para o comitê financeiro. Henrique Costa, então tesoureiro, passou a ser o adjunto.
Segundo o jornal, integrantes do PSB informaram que Marina "demitiu" Siqueira, que era um dos dirigentes mais próximos a campos. Já aliados de Marina dizem que houve um mal-entendido e que Feldman foi designado para trabalhar em dupla, ajudando Siqueira. Siqueira, segundo aliados, deixou a reunião dizendo que "não pisaria mais" no comitê. 
Não se sabe ainda os efeitos dessa decisão. Se PSB e demais partidos da coligação aceitarão “ordens” do pessoal de Marina e da Rede, que sequer participa da eleição. Mas, não há dúvidas de que, quem entra numa campanha “de paraquedas” e com chances reais de vitória, como é o caso de Marina, não deveria arriscar tanto. Muito menos logo no início da disputa.

TCE dá 30 dias para o governo do Estado apresentar relatório sobre todos os servidores temporários e 'codificados' da Saúde

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE) concedeu, na sessão de ontem, um prazo de 30 dias para que o governo do Estado apresente relatório com informações sobre todos os servidores contratados por excepcional interesse público de todos os órgãos da administração direta e indireta e os servidores sem vínculo, que recebem salário apenas por meio do CPF, conhecidos como 'codificados', da Secretaria de Estado da Saúde. As informações vão subsidiar uma auditoria que integra uma inspeção especial de gestão de pessoal relativa ao exercício de 2011 do governo do Estado.
O relator do processo, conselheiro Nominando Diniz, explicou que o trabalho da auditoria foi iniciado no dia 15 de julho, quando as informações foram requisitadas pela primeira vez ao Poder Executivo, especificamente às Secretarias de Educação, Saúde e Administração. No entanto, o prazo para apresentação dos dados terminou no dia 30 de julho. Alegando ser elevado o número de informações solicitadas pelo TCE, somente após o fim do prazo a secretária de Educação, Márcia Lucena, solicitou dilatação de prazo ao tribunal. “Como o regimento não permite, eu trouxe o caso para decisão do Pleno, que concedeu mais 30 dias para que os órgãos da administração direta e indireta entreguem essas informações, a partir da publicação, contando 30 dias”, explicou.
O conselheiro informou que a maior parte de contratos por excepcional interesse público foi firmada pelas Secretarias de Saúde e Educação. “E o tribunal precisa ter conhecimento disso, afinal, trata-se de dinheiro público. Toda e qualquer pessoa contratada está recebendo dinheiro público, e mais, existem concursados que estão reivindicando seus direitos e o tribunal vai ter que se posicionar sobre essas questões”, afirmou o conselheiro. Caso não remeta as informações dentro do prazo estabelecido, o governo do Estado e os gestores envolvidos podem ter as contas comprometidas, segundo Nominando Diniz. “Fora outras implicações legais no âmbito civil, penal”, acrescentou o conselheiro. 
A inspeção especial de gestão de pessoal foi originada na análise das contas de 2011 do governo do Estado, quando por unanimidade o TCE decidiu abrir um processo específico para examinar as contratações por excepcional interesse público e contratações da Secretaria de Saúde, que não são divulgadas. “O tribunal não tem conhecimento dessas pessoas que são contratadas, os denominados codificados”, disse o conselheiro Nominando Diniz.

Mais um: prefeito de São José de Caiana deixa base de Ricardo e acaba de anunciar adesão à candidatura do senador Cássio...

Como informamos antes, após receber o apoio, ontem, do prefeito de Cabedelo, Leto Viana, e mais nove vereadores, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) segue vitaminando sua caminhada com retorno rumo ao Palácio da Redenção e o Vale do Piancó está seguindo a tendência de dar uma maioria folgada ao tucano, na região. 
O senador acaba de receber, segundo informações que chega, a adesão de mais um prefeito da região. Trata-se do prefeito José Walter Massicano (PMDB), do município de São José de Caiana, que ainda estava no leque de apoio à reeleição de Ricardo Coutinho (PSB).
Com isso, em São Jose de Caiana o senador Cássio será votado pelas maiores lideranças políticas do município: o prefeito Zé Walter, o vice-prefeito Alcídes, o ex-prefeito Marcílio, o ex-prefeito Gildivan Lopes, empresário Zé Leite que foi candidato a prefeito em 2012 e lidera a oposição local. 
Ou seja, os nomes mais fortes tanto da situação como da oposição estão juntos com Cássio, agora, para o bem e o desenvolvimento de São José de Caiana.
Leia também: 

Após governador Ricardo Coutinho promover mudanças nos cargos em Piancó o vereador Pádua Leite entrega liderança do prefeito Sales Lima

O governador Ricardo Coutinho (PSB) promoveu ontem (20) mudança em todos os cargos comissionados que ainda estavam sob o domínio da ex-prefeita Flávia Galdino, em Piancó, substituindo-os por nomes indicados pelo atual prefeito Sales Lima (DEM). Só que a mudança parece não ter agradado a base de sustentação na Câmara Municipal, causando polêmica e repercussão imediata.
O vereador Pádua Leite (PT), informam ao blog, sentindo-se desprestigiado nessa mudança, resolveu entregar a liderança do prefeito no Legislativo-Mirim local, claro, alegando motivo de foro íntimo. No mesmo instante, o vereador Hermógenes (PTN) já o contactou para fazer parte da base de oposição. Não se sabe ainda qual a resposta do petista, mas a oposição não perdeu tempo e quer logo ocupar esse vácuo.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

TRE determina a suspensão de mais duas pesquisas eleitorais na Paraíba

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) decidiu suspender mais duas pesquisas de intenções de voto sobre a sucessão estadual deste ano na Paraíba. Desta vez, a juíza auxiliar da propaganda, Niliane Meira, determinou a suspensão das consultas 0007/2014 e 0010/2014, realizadas pelo Instituto Souza Lopes e contratadas pelo Sistema Correio de Comunicação.
Com a nova decisão do TRE, o número de pesquisas suspensas na Paraíba por supostas irregularidades já chega a cinco. Nas semana passada, a mesma juíza havia determinado a suspensão das consultas 0012/2014 e 0013/2014, do Instituto Souza Lopes, e a 0016/2014, realizada pelo Instituto IPESPE, e encomendada pelo Jornal da Paraíba.
A suspensão das pesquisas Souza Lopes/Sistema Correio e IPESPE/Jornal da Paraíba foi solicitada à Justiça Eleitoral pelo candidato a deputado estadual Leandro Wagner Queiroz Barbosa (PPL), mais conhecido como Léo Cigano do Povo, da coligação ‘A Força do Trabalho IV’, através do advogado Francisco Ferreira.

TRE-PB absolver Cássio e multa Ricardo por propaganda antecipada

Corte Eleitoral absolve Cássio e multa Ricardo por propaganda antecipada
O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) decidiu na tarde desta quarta-feira (20) absolver das multas de dois processos o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), por propaganda eleitoral antecipada. O pleno entendeu que a imagem de Cássio nas inserções partidárias veiculadas no início do ano não caracterizaram campanha particular enquanto candidato, mas sim um representante do partido.
O primeiro processo analisado foi um recurso de Cássio contra uma multa deferida pela relatora juíza eleitoral Antonieta Lúcia. Desta vez, ela resolveu votar pela absolvição do senador. Seguiram o relator os Juízes Sylvio Porto e Eduardo José. Os divergentes foram os juízes João Alves, Rudival Gama e Breno Wanderley. O presidente do TRE, juiz Saulo Benevides com o voto de minerva inocentou Cássio. O processo impetrado pelo Ministério Público cuja finalidade era reavaliar a multa de R$ 5 mil para R$ 25 mil, por unanimidade foi rejeitado pelos juízes eleitorais.
Já o governador Ricardo Coutinho (PSB), candidato a reeleição, não teve a mesma sorte que o senador Cássio Cunha Lima. Por três votos a dois, a corte decidiu que ele deve pagar uma multa de 5 mil reais por propaganda eleitoral antecipada, e neste caso foi entendido que a imagem veiculada na inserção partidária tinha cunho eleitoral. O relator deste processo foi o juiz Tércio Chaves. Seguiram o voto do relator os juízes Sylvio Porto e Breno Wanderley. Os divergentes foram os juízes Rudival Gama e João Alves.
O advogado do governador e candidato à reeleição, Fábio Brito, disse que vai recorrer da decisão. 

Desorganização administrativa: Prefeito Audiberg ignorou alertas ao não enviar balancetes e o TCE determina o bloqueio das contas do município, prejudicando o pagamento de servidores e fornecedores em Itaporanga.

Demorou, mas acabou sendo inevitável o bloqueio das contas bancárias da Prefeitura Municipal de Itaporanga, determinado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), nesta terça-feira (19), devido constantes atraso no envio dos balancetes do município à Câmara Municipal. O atraso vinha sendo denunciado em sessões da câmara desde o ano passado, mas o prefeito Audiberg Alves (PTB) vinha protelando para ganhar tempo para fazer sabe-se lá o quê. 
Por conta disso, a atual gestão municipal esá nesse momento impossibilitada de fazer qualquer movimentação financeira. O caso refere-se ao envio dos balancetes do início deste ano. Por diversas vezes alertado tanto pela câmara como pelo próprio tribunal, a gestão ignorou as consequências que poderiam acontecer caso permanecesse na irregularidade. Como não chegou dentro do tempo estipulado, o presidente da câmara, vereador Jacklino Porcino (PMDB), comunicou a irregularidade ao TCE que, então, determinou o boqueio das contas do município.
Após saber do bloqueio, o prefeito encaminhou às pressas os balancetes em questão na tentativa de regularizar a situação. No entanto, o tribunal ainda não liberou as contas nem se sabe quando irá ocorrer. Como resultado imediato, e negativo, o pagamento dos servidores municipais, que já vem registrando atrasos, e dos fornecedores fica prejudicado, bem como, da própria câmara, para pagar seus servidores, funcionários e fornecedores. 
A situação chegou a esse ponto por conta da desorganização administrativa da atual gestão municipal, que acaba prejudicando o município como um todo. "Esse atraso no envio dos balancetes mostra a ineficiência e desorganização da gestão municipal, algo que não poder acontecer numa gestão séria", lamentou Jacklino.

MPE aciona Polícia Federal para apurar episódio do “farsa da compra de prefeito” feita pelo ex-secretário estadual Sales Dantas...

O Ministério Público Eleitoral (MPE) decidiu instaurar inquérito policial para esclarecer a “farsa da compra do voto”, como ficou conhecida a armação de responsabilidade da Coligação “A Força do Trabalho”, que tem como candidato à reeleição o governador Ricardo Coutinho (PSB). Através do ex-secretário de Estado da Pesca, Sales Dantas, tentou incriminar o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), candidato a governador pela Coligação A Vontade do Povo, em julho deste ano.
Passando-se por um assessor do senador Cássio, Sales Dantas chegou a oferecer dinheiro ao prefeito do município de Caiçara, Cícero Francisco da Silva, em troca de votos. Ato contínuo, não levando em consideração que cometeu vários crimes, requisitou a instauração de um inquérito policial para desvendar o caso.
Segundo o documento assinado pela promotora de Justiça Eleitoral Gláucia Maria de Carvalho Xavier, o MPE “requer que sejam procedidas investigações acuradas e criteriosas a respeito dos fatos narrados e promovidas diligências como audição de testemunhas, juntadas de documentos, tomadas de depoimentos de outras pessoas arroladas no curso das investigações policiais e outras cabíveis ao caso. Pugnando, desde logo, pela remessa dos autos para o Superintendente da Polícia Federal”.

Entenda o caso
No dia 24 de julho de 2014, a Coligação “A Força do Trabalho”, encabeçada por Ricardo Coutinho, apresentou em entrevista coletiva na sede da Associação Paraibana de Imprensa (API), um áudio de uma conversa em que ex-secretário da Pesca, Sales Dantas, se passa por um assessor do senador Cássio Cunha Lima oferecendo dinheiro para comprar o apoio político do prefeito de Caiçara, Cícero Francisco da Silva.
No diálogo, o ex-funcionário do atual governo, oferece R$ 500 mil ao político para ter o seu apoio nas eleições do dia 05 de outubro. A farsa montada pelos adversários, que tinha como objetivo atingir a candidatura ao governo de Cássio (PSDB), “saiu pela culatra” e agora, o MPE pede instauração de inquérito policial para investigar os responsáveis pelo ato.

Prefeito de Cabedelo e mais doze vereadores acabam de anunciar adesão à candidatura do senador Cássio...

Prefeito de Cabedelo e mais 12 vereadores decidem aderir a Cássio
O candidato da coligação “A Vontade do Povo”, ao governo, senador Cássio Cunha Lima (PSDB), fechou apoio do prefeito de Cabedelo, Leto Viana, e mais doze vereadores que compõem a bancada de situação na Câmara Municipal. Incluindo Arthur Cunha Lima Filho, que é candidato a deputado estadual pela coligação liderada pelo governador Ricardo Coutinho (PSB). Cássio conta agora com treze parlamentares na cidade. Mas, não é somente a situação que apóia o tucano. Cássio também conta com os votos de boa parte da oposição. O ex-prefeito Dedo Resende e seu grupo político, mesmo sendo do PMDB, estão em campanha pela volta do senador ao Palácio da Redenção.

TRE nega liminar, pedida pelo vice-prefeito de Aguiar, e mantém decisão do juiz da propaganda eleitoral que proibiu o envelopamento de carro

Imagem meramente ilustrativa
O desembargador João Alves, do TRE-PB, manteve a decisão do juiz da propaganda eleitoral de João Pessoa que proibiu o envelopamento de carros na campanha eleitoral. Ele analisou um mandado de segurança, com pedido de liminar, impetrado pelo atual vice-prefeito de Aguiar, Agenor Mendes Pedrosa Neto (sobrinho do deputado Branco Mendes), que teve seu carro apreendido por fiscais da propaganda eleitoral no dia 2 de agosto, quando participava de um evento político na Avenida Epitácio Pessoa.
Na ação, ele alega que é proprietário de uma caminhonete S10, amarela, e que, no intuito de fazer propaganda eleitoral, fez plotagem das fotos com o nome e número do candidato de sua preferência nas portas laterais, na tampa e no vidro traseiro, tratando-se, segundo afirma, de "propaganda eleitoral lícita realizada em bem particular, no caso um veículo de médio porte".
Ele conta que foi abordado por uma equipe da fiscalização da propaganda eleitoral que, interpretando a Portaria nº 008/2014, entenderam que o veículo se encontrava totalmente envelopado na cor amarela e com adesivos, o que contrariava as disposições da referida norma. Afirma ainda que os fiscais simplesmente determinaram a retirada da propaganda, sem procederem à metragem dos adesivos. O juiz da 64ª Zona Eleitoral prestou as informações ao TRE comunicando que a Portaria nº 008/2014 foi editada a partir da constatação da ocorrência de inúmeras plotagens/adesivagens totais de veículos, para fins de propaganda eleitoral, incluindo-se na propaganda tanto as cores partidárias quanto a indicação expressa de candidatura e ou os números dos candidatos, partidos políticos ou coligações, sem a observância do limite legal de 4m2, conforme dispõe o artigo 37, § 2°, da Lei nº 9.504/97.
Segundo ele, as referidas adesivagens são executadas de modo uniforme, constando a cor partidária como pano de fundo, através da adesivagem total da lataria, inserindo-se sobre ela os nomes, números e imagens de candidatos, partidos políticos e coligações, a fim de criar efeito visual único, assemelhado a outdoor ambulante. Informou ainda que não se questiona a cor original do veículo, mas uma adesivagem feita justamente no período da propaganda eleitoral, com a finalidade inquestionável de promover candidatura, porquanto a mudança se deu para uma cor partidária, proporcionando o mencionado efeito outdoor à propaganda afixada no veículo, cuja dimensão final supera o limite de 4m2.
O desembargador negou o pedido de liminar, argumento de que não estavam presentes os pressupostos necessários para a concessão da medida. Segundo ele, a adesivagem completa do veículo extrapola o limite legal de 4m2. “A divergência interpretativa entre o conteúdo da Portaria nº 008/2014, oriunda da 64ª Zona Eleitoral, e os fundamentos do presente writ, quanto à possibilidade de adesivagem total do veículo na cor partidária, durante o período da propaganda eleitoral é justamente a questão de fundo da presente controvérsia, a ser decidida no momento oportuno”, afirmou. (com JP)

Debate TV Arapuan: Candidatos promovem perguntas entre si 4º bloco

O quarto bloco do debate da TV Arapuan, na noite desta terça-feira (20), possibilitou a realização de perguntas com temas livres entre os candidatos ao Governo do Estado. Confira como foi:

Cássio - Tárcio
O primeiro candidato sorteado foi o senador Cássio Cunha Lima (PSDB). Ele perguntou ao candidato Tárcio Teixeira (Psol) sobre qual seria a sua política pública para a área de saneamento básico do Estado. Em resposta, Tárcio assegurou que não irá privatizar a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), prometeu a valorização dos servidores da entidade, aparelhagem e a realização de concurso público para a categoria.
Na réplica, Cássio prometeu retornar, caso seja eleito, com o programa “Boa Nova”, fortalecendo as ações de saneamento básico e a instalação de medidas de abastecimento de água, pavimentação e drenagem nos 223 municípios da Paraíba. 
Na réplica, Tárcio Teixeira alertou o candidato tucano para a dificuldade do paraibano, principalmente, do cidadão do semiárido de ter acesso à água potável.

Tárcio – Ricardo 
O segundo sorteado foi Tárcio Teixeira, que questionou o governador e candidato à reeleição Ricardo Coutinho (PSB) sobre as queixas dos servidores públicos relativas à falta de diálogo do chefe do Executivo estadual com os servidores e o congelamento de gratificações de várias categorias. 
Em resposta, Ricardo disse que foi o governador que mais dialogou com o povo na história da Paraíba. O socialista alegou que criou o Orçamento Democrático Estadual (ODE), que possibilitou o contato com mais de 140 mil pessoas e disse que governar o Estado não é cuidar apenas de uma “folha de pagamento”, mas beneficiar o agricultor, a saúde, a educação, entre outras áreas.
Na réplica, Tárcio acusou o governador “desrespeitar” os servidores ao falar que não governava para uma “folha de pagamento”. Segundo o membro do Psol, é preciso que o chefe do Executivo receba os servidores, dialogue, implante o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), o piso salarial do magistério, a Lei do Subsídio dos servidores do Fisco, entre outras medidas.
Na tréplica, Ricardo afirmou que o mundo não gira em torno do candidato do Psol. Ele afirmou que o funcionalismo estadual não são as pessoas que giram em torno de Tárcio Teixeira, mas dos professores que, “hoje, recebem melhor e das escolas que estão mais bem equipadas”.

Vital do Rêgo – Major Fábio 
Na sequência, o candidato Vital do Rêgo (PMDB) questionou Major Fábio (Pros) sobre o “governo promovido pelos antigos aliados, Ricardo Coutinho e Cássio Cunha Lima (PSDB), nos últimos quase quatro anos”. 
Major Fábio respondeu Vital com outra pergunta, mas endereçada ao senador Cássio. Ele quis saber sobre como teria sido a sua reação do tucano quanto à demissão de milhares de servidores “no atual governo”. “Eu queria saber porque Ricardo foi criado por Cássio, é o criador e a criatura”, disse. 
Vital disse que se comprometia a fazer diferente de Ricardo e Cássio, assegurando um programa de Estado, um plano integrado de desenvolvimento que comprometerá a gestão com o bem estar das futuras gerações. “Vamos trazer a Paraíba ao caminho do desenvolvimento perdido”, concluiu. 

Major Fábio - Cássio
Em seguida, o candidato Major Fábio questionou o senador Cássio Cunha Lima sobre qual seria a sua política “revolucionária” para a educação estadual, caso consiga exercer um novo mandato.
Em resposta, Cássio relembrou conquistas de antigas gestões suas, a exemplo da implantação do PCCR do magistério; da instalação do ensino médio nos 223 municípios da Paraíba. Ele também assegurou que vai investir no melhoramento dos educandários e realização de concurso público.
Na réplica, Major Fábio criticou as brigas políticas entre candidatos e destacou a importância da valorização dos jovens, através do fortalecimento da política educacional e de incentivo ao desporto. Segundo eles, uma parcela mínima de crianças e adolescentes sabem interpretar um texto e as regras básicas de matemática. “A nossa juventude clama por políticas públicas eficazes”, disse.

Ricardo - Vital
A última pergunta do quarto bloco foi realizada pelo governador Ricardo Coutinho ao senador candidato Vital do Rego. O socialista quis saber a opinião do peemedebista sobre a gestão do Governo do Estado, que no ano de 2006, deixou de aplicar o mínimo valor constitucional na área de saúde, mesmo com determinação judicial do Ministério Público Federal.
Em resposta, Vitalzinho lamentou o fato, mas também criticou a atual gestão de “terceirizar” a saúde pública do Estado. Vital prometeu valorizar o servidor da saúde e abrir novas unidades de saúde. “O PMDB tem compromisso com a saúde, pois, foi o partido que construiu os hospitais de Emergência e Trauma de João Pessoa e de Campina Grande”, disse.
Na réplica, Ricardo Coutinho relembrou a fila da morte na Paraíba e o problema dos bebês cardiopatas em situação de risco. Ele afirmou que o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, melhorou o atendimento, ampliou a quantidade de atendimento e de cirurgias e disse que a unidade não é terceirizada, mas segue o exemplo adotado em governos do PT e do próprio PMDB, através da gestão pactuada.
Na tréplica, Vital disse que vai criar um comitê gestor para acompanhar as ações de saúde do Estado, prometeu construir um hospital pediátrico no lugar onde hoje fica a Granja Santana – residência oficial do governador -, e transformar a maternidade Arlinda Marques em um hospital da mulher.

Candidatos ao Governo trocam 'farpas' em debate do Sistema Arapuan

A grande novidade no debate do Sistema Arapuan de Comunicação realizado nesta terça-feira (19) com os candidatos ao Governo do Estado foi a participação de representantes da Sociedade Civil. Já na primeira rodada, durante as apresentações, os candidatos começaram a trocar 'farpas'. O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) disse que os serviços públicos pioraram muito nos últimos anos, referindo-se a gestão do governador Ricardo Coutinho (PSB). Ricardo rebateu indiretamente as acusações e comparou o atual governo com o de Cássio.
Todos, com exceção de Major Fábio, prestaram homenagens ao ex-governador de Pernambuco e ex-candidato a presidente, Eduardo Campos, morto em desastre aéreo na semana passada. A dinâmica nos blocos seguintes consistiu em um tema sorteado para representantes da sociedade civil, e o candidato sorteado escolheria outro para comentar ou responder a mesma pergunta.
Os temas discutidos foram sobre Saúde, Segurança Pública, Funcionalismo Público, Educação e Desenvolvimento. O debate teve a duração de duas horas. O mediador foi o radialista e apresentador Nilvan Ferreira.

Debate TV Arapuan: Segurança, Educação, Servidor e Turismo foram debatidos no terceiro bloco...

O terceiro bloco do Debate da TV Arapuan começou com tema Educação e o primeiro a responder foi o senador Cássio Cunha Lima (PSDB). Ele prometeu acabar com a perseguição a servidores da área e lembrou que várias escolas foram fechadas, o número de alunos caiu e prometeu Plano de Cargos, Carreira e Remuneração, reabrir e aparelhar escolas e realizar concursos para implantar o tempo integral.
Major Fábio (PROS), também comentou o tema, e fez criticas ao atual governador Ricardo Coutinho e ao senador Cássio Cunha Lima, alegando que eles já governaram o Estado e fizeram várias promessas e não cumpriram. Ele disse que o ideal é "prender" as crianças nas escolas com atividades que preencham todo horário de tempo integral, para evitar que as crianças fiquem nas ruas vulneráveis ao trafico e a violência.
Em seguida o tema foi segurança e o primeiro a responder foi o candidato do PSOL, Tárcio Teixeira. Ele disse que a situação da Segurança no Estado é fruto de políticas fracassadas de governos representados por candidatos como Cássio Cunha Lima e Ricardo Coutinho. Disse ainda que é preciso primeiro mudar a forma de fazer política para que se obtenha frutos em outras áreas. Segundo ele, quem prioriza segurança não fecha delegacias.
Antes de falar sobre Segurança, Ricardo voltou ao tema da Educação e negou que tenha fechado escolas, destacando que reabriu, criou vagas e reformou escolas. Sobre Segurança ele disse que a política de Segurança precisa dialogar com outras políticas e garantiu que no seu governo a taxa de homicídios vem caindo.
Sobre Saúde, o senador Vitalzinho disse que tem lutado muito pelo setor em seu mandato e citou programas do governo federal. Lembrou que no governo de José Maranhão, do seu partido, deixou onze hospitais prontos que o próximo governo não colocou em operação. Criticou a terceirização dos serviços de Saúde, implantado no atual governo.
Sobre servidores, Cássio lembrou que quando assumiu em governo em 2003, as finanças do Estado era precária e por tanto, teve que primeiro organizar a maquina para em seguida começar a montar os PCCR's e realizar concursos. Ele garantiu ainda que está mais maduro e por isso, quer fazer um governo mais técnico e com medidas de contenção de gastos, diminuição de secretárias, para que possa haver mais dinheiro para incentivar o servidor.
Major Fábio lembrou que alguns candidatos, já passaram pelo governo e não melhoram a vida dos servidores. Ele defendeu que os funcionários públicos recebam um salário digno para que não precise depender de vale alimentação e outros benefícios.
Ricardo Coutinho falou sobre turismo e lembrou que destravou o Polo Cabo Branco, que antes era esquecido por conta de picuinhas políticas. Destacou parcerias com o tarde turístico e reformas de equipamentos como o Parque dos Dinossauros. Destacou também a realização da RobCup recentemente em João Pessoa como um grande teste para Capital e para Paraíba.
Vitalzinho lembrou da visitai do ministro do Turismo recentemente em João Pessoa para procurar solução para o caso do Jacaré, e realçou a falta de parceria entre o governo do estado e o governo federal para o setor. Prometeu a integração do turismo de Sol e Mar, Religioso e Ecoturtismo.