sábado, 2 de fevereiro de 2019

Ricardo Barbosa diz que não houve traição na eleição da AL, mas quebra de acordo.

Resultado de imagem para entrevista ricardo barbosa na rádio
Escolhido como novo líder da bancada governista na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB), afirmou neste sábado (02), em entrevista a Rádio Catutiré FM, que “não houve traição, mas uma quebra de acordo”, na eleição que elegeu o deputado Adriano Galdino (PSB) como novo presidente pelos próximos quatro anos.
O socialista ressaltou que o deputado Adriano Galdino foi favorecido por ter presidido a sessão, mas vai torcer para que ele realize um bom trabalho a frente da Casa de Epitácio Pessoa. "Vamos torcer que ele tenha êxito na missão de comandar o Legislativo", frisou. Ontem, após o término da tumultuada sessão, Ricardo Barbosa disse que foi surpreendido com a reviravolta da eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o segundo biênio da administração da Casa.
Ele que foi um dos candidatos à presidência, mas desistiu ao receber o cargo de líder do Governo, acreditava que o deputado Tião Gomes (Avante) iria manter a postulação. “Eu confesso que não acreditava que houvesse esse revés. Não acredita na candidatura de Adriano Galdino para o segundo biênio, pois ele esteve ontem conosco, almoçou com o governador e passou à tarde com ele reafirmando a posição de votar em Hervázio Bezerra para o segundo biênio. Foi uma surpresa a quebra do acordo, mas vamos aguardar, o que dirá o governador João Azevedo para efeito da nossa condução enquanto líder da base partidária”, disse.

Com doido não se briga: O mesmo Tião que quebrou a urna (em 2015) pra eleger Adriano foi o responsável agora por elegê-lo com o apoio da oposição

Resultado de imagem para tião diz sou terrorista
Já dizia a máxima: "Com doido não se briga". Tião Gomes foi quem elegeu Adriano Galdino em fevereiro de 2015 quando Ricardo Marcelo (PSDB, então presidente da AL) era o grande calo no calcanhar do então governador Ricardo Coutinho. 
Naquela época, simplesmente Tião foi lá quebrou o sistema de votação eletrônica e elegeu Adriano, para o primeiro biênio, e Gervásio Maia, para o segundo, ambos em chapa única. 
Tião justificou o ato alegando considerar justo o direito de escolha da maioria da casa. "Vocês acham justo, 21 deputados, dois terços da assembleia, querer uma coisa e perder?", questionou. "Não quebrei o equipamento, apenas deliguei. Essa eleição tinha tudo pra ser fraudada. Nenhum deputado foi chamado para acompanhar esse processo na urna", alegou.
O governo calculou errado sua estratégia na eleição de ontem (1º) ao bancar a candidatura de Hervázio contra a vontade da base aliada. Ainda mais, quando a chapa tinha Estela Bezerra, como candidata à vice-presidente, que é outra personagem que não tem boa convivência com a base. 
Na eleição desta sexta-feira (1º), Tião já chegou dizendo que era "terrorista". Ninguém desconfiou do que estava para acontecer. Em seu discurso, foi logo dando uma alfinetada em Hervázio Bezerra: "na eleição (2018) tinha deputado que tomava café na granja (com o governador) e jantava na casa de Zé Maranhão (candidato derrotado). Nunca dedurei colegas. Sou governo, mas não sou submisso. Ajoelhar, só à Deus!", disparou. 
Inclusive, o próprio Adriano também fez uso da palavra em seu discurso: "Sou governo, mas não sou submisso", disse. Galdino também lembrou um fato ocorrido na eleição de 2014, momentos antes do prazo para o registro de chapas. Contou que Ricardo Coutinho (candidato à reeleição) o convidou para ser seu candidato à vice-governador e pediu que ele consultasse sua base política. 
"Todo mundo dizia que Ricardo não ganhava àquela eleição (de Cássio). Se consultar ninguém iria me aconselhar a aceitar isso e entregar um mandato garantido (de deputado). Não pensei duas vezes, respondi que aceitava. Isso restando poucas horas para o registro da chapa no TRE. Sai de Massaranduba e me dirigi até Campina Grande, onde Ricardo se encontrava para dar a resposta. No final das contas, o PSB (coletivo girassol) não aceitou a minha indicação como vice...", reportou para, ato contínuo, dizer que estava aceitando convite de Tião pra ser o candidato pelo bloco da oposição derrotando o candidato do governo (Hervázio) por um placar elástico de 23 a 13. 

João Azevedo: uma grande derrota na Assembleia, vários recados...

Resultado de imagem para joão azevedo entrevista
Enquanto o deputado Tião Gomes anunciava uma chapa para o segundo biênio da atual legislatura da ALPB com a vaga de presidente em aberto, oferecida em seguida ao presidente já eleito, Adriano Galdino, que já conduzia os trabalhos, foi impossível não sentir o cheiro da traição navegando pelas ondas do rádio.
É improvável que a manobra tenha sido urdida naquele instante para não dar muito tempo para Adriano Galdino pensar para tomar a decisão, que o tornará persona no grata do governador Ricardo Coutinho.
O mais provável é que Galdino tenha sido procurado por Tião Gomes e o bloco oposicionista bem antes, talvez depois da reunião que a base governista teve com o governador João Azevedo, ontem, na Granja Santana, para fechar os detalhes finais da eleição e ratificar os nomes do próprio Galdino e de Hervázio Bezerra, nessa ordem, para presidirem a ALPB pelos próximos quatro anos.
Meio sem acreditar que aquilo acontecia de verdade, e não era uma espécie de pegadinha do repórter, escutei que Adriano Galdino não tinha precisado de mais do que cinco minutos para aceitar ser o candidato da oposição e derrotar em seguida Hervázio pelo placar acachapante de 23 a 13.
Aliás, a docilidade com que Galdino foi tratado o tempo todo pela oposição deveria ter colocado uma pulga atrás da orelha do PSB.
O recado foi dado. O recado foi dado e que João Azevedo entenda como quiser.
A derrota que a base governista, em aliança com a oposição, impôs a João Azevedo − e a Ricardo Coutinho − elegendo para o segundo e estratégico biênio uma mesa recheada de oposicionistas, pode ter várias motivações, mas os objetivos são cristalinos.
Pelo lado da oposição, estimular o tensionamento na relação entre João Azevedo e Ricardo Coutinho – e dispor generosos espaços na mesa exatamente, no período em que o jogo para 2022 começará a ser decidido, é fundamental.
Até lá, o tom da oposição deve ser mais brando como a insinuar a possibilidade de uma aproximação futura com JA, mas na condição expressa de que RC seja mantido longe do governo.
Quando o jogo começar de verdade, e com a faca do pescoço de João Azevedo, Galdino pode se apresentar como o mediador para uma aproximação entre essa base parlamentar que ele lidera a partir de hoje, porque o novo presidente da Assembleia perdeu definitivamente a confiança do PSB e essa relação será fundada desde agora na acomodação de interesses.
Pelo lado dos “governistas”, a intenção é lembrar ao novo governador o quanto eles têm saudades dos tempos em que eram “bem tratados” pelo ocupante do Palácio da Redenção, quem quer que fosse ele. E agora eles têm a Presidência da Assembleia para medir forças.
No primeiro teste de João Azevedo ele se deu mal. Muito mal. Vamos ver se ele consegue segurar o tranco.

Por Flávio Lúcio - Cientista Político

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Suplente de senador, Ney Suassuna passou a tarde posando com novos e velhos rostos da política no Congresso

Suplente de senador, Ney Suassuna passou a tarde posando com novos e velhos rostos da política no Congresso Foto: Reprodução
O ex-senador paraibano Ney Suassuna (PRB) estava entre mais entusiasmados na reabertura do Congresso nesta sexta-feira (1º). Onze anos depois de deixar o Senado, aproveitou convite para a festa no Parlamento para tirar selfies com todos os políticos que encontrava, entre eles Renan Calheiros (MDB), Ciro e Cid Gomes (PDT), Espiridião Amin (PP) e João Doria (PSDB). 
Suplente de Veneziano Vital do Rêgo (PSB), Suassuna espera voltar ao Senado daqui a dois anos — o titular da cadeira deve disputar a prefeitura de Campina Grande (PB). “Vai passar logo”, afirmou o ex-ministro da Integração Nacional (2001-2002), que exerceu o mandato de senador por 13 anos. (com Època)

Galdino ressalta foco na governabilidade, diz que ficou ‘sensibilizado’ com Tião e alfineta Hervázio: “Atitude não republicana”

Em primeira entrevista, Galdino fala em harmonia e corte de gastos
Após ser eleito para presidir a Assembleia Legislativa nos próximos dois biênios (2019 a 2022), o deputado Adriano Galdino (PSB) afirmou que manterá a harmonia entre os poderes Executivo e Legislativo, e que permanece no apoio ao governo comandado por João Azevêdo (PSB). Em contato com a imprensa, Adriano Galdino afirmou que espera manter uma relação cordial com as bancadas de situação e oposição. Ele afirmou que ficou surpreso com a atitude do deputado Tião Gomes (AVANTE) de retirar a sua candidatura para referendar o seu nome à reeleição.
“Vamos estar juntos, todo mundo é governo, eu, Tião e todos que votaram comigo são governo, acreditam no projeto, no governador Ricardo, no atual governador João e vamos continuar governo, para que possamos dar governabilidade. Me encontrei com Hervázio e com João, mas fiquei sensibilizado com a fala de Tião, acho que Tião foi perfeito, cirúrgico, cheguei a me emocionar, fez um apelo e um desafio, sou homem de desafio e decidi aceitar”, apontou.
Galdino ainda comentou o atrito com o deputado Hervázio Bezerra (PSB), outro nome do Governo que estava na disputa para o segundo biênio, e disse que o colega teve uma atitude não republicana, referindo-se a possível indicação para que os aliados filmassem os votos na sala de votação.
“Estou feliz, com confiança pela postura dos deputados, fiquei quieto só fiz lançar meu nome, não conversei com ninguém, em uma postura muito ética, diferente do nosso concorrente que se reuniu ali e fez propostas não republicanas, confio no meu trabalho e na minha maneira de fazer política”, cravou.

João declara que base governista quebrou o acordo, mas que não tem problema...

Resultado de imagem para joão azevedo entrevista
O governador João Azevêdo falou à imprensa agora há pouco sobre os resultados do processo de eleição da Assembleia, hoje, que conduziu o deputado Adriano Galdino à presidência do legislativo por dois períodos.
Lembrou que havia um compromisso da base governista para eleger Adriano Galdino para o 1º biênio e Hervázio Bezerra seria o presidente no 2º biênio. Adriano acabou conquistando as duas eleições.
“O acordo foi quebrado pela base, mas não tem problema e a Assembleia segue o seu destino”, afirmou ele reconhecendo a legitimidade da eleição do 2º biênio.

Após ser surpreendido com nome de Galdino para o 2º biênio, Hervázio lamenta...

Após a surpreendente reviravolta na eleição para o segundo biênio da Assembleia Legislativa, o deputado Hervázio Bezerra (PSB), que foi derrotado na votação, disse que o momento é de lamentar pelo fato ocorrido e principalmente com a postura do presidente da Casa, Adriano Galdino.
“Recebi com lamentação, pelos fatos que vocês acompanharam. Declarações e mais declarações de muitos companheiros, inclusive, do deputado Adriano Galdino, que chegou a conversar conosco longamente”, pontuou. Hervázio afirmou ainda que os dois concorrentes na votação pela presidência do segundo biênio conversaram ontem com o governador João Azevedo, “ontem sentamos para almoçar com o governador João, apresentado a nossas chapas”, explicou.
Contudo, Hervázio Bezerra fez questão em ressaltar que é deputado eleito e destacou que “à Paraíba é testemunha, o momento é de lamento, de saber quais os desdobramentos, o fato ficará registrado na história da Assembleia Legislativa. Sou deputado eleito e vou conversar com os colegas para saber como será nosso comportamento a partir de agora”.

Avante - o grande vencedor - se fortalece ao emplacar Genival Matias e Tião Gomes como vice-presidentes de Adriano Galdino, respectivamente, no 1º e 2º biênios.

Quem observou a formação das duas Mesas para o primeiro e segundo biênios na Assembleia Legislativa da Paraíba percebeu que o Avante, partido comandado no Estado pelo deputado estadual Genival Matias, depois do presidente Adriano Galdino (PSB), foi o grande vencedor. É que o o partido emplacou as duas vice-presidências no primeiro e segundo biênios.
Para o primeiro biênio, o deputado Genival Matias foi o escolhido para o posto. Na ausência do presidente, é ele quem presidirá a Casa de Epitácio Pessoa. Já para o segundo biênio foi o deputado Tião Gomes (Avante) quem conquistou o posto. Apesar das muitas reviravoltas, o Avante foi o grande vencedor por conseguir se posicionar e ocupar grandes espaços no parlamento estadual.
A eleição para o segundo biênio, 2021/2022, ocorreu logo em seguida. Inicialmente havia uma movimentação para que a disputa ficasse entre Hervázio Bezerra (PSB) e Tião Gomes (Avante), porém Tião foi até a tribuna e explicou que não encabeçaria a chapa, abrindo mão para que Adriano Galdino concorresse também como presidente para o segundo biênio.
A segunda votação consagrou mais uma vez Adriano Galdino como chefe do legislativo estadual para o biênio 2021/2022 por 23 votos contra 13 depositados pelos parlamentares paraibanos na chapa liderada por Hervázio Bezerra (PSB).

Confira a composição da mesa diretora biênio 2019/2020

Presidente : Adriano Galdino (PSB)
1º Vice-presidente : Genival Matias (Avante)
2º Vice-presidente : Manoel Ludgério (PSD)
3º Vice-presidente : Inácio Falcão (PCdoB)
4º Vice-presidente: Camila Toscano (PSDB)
1º Secretário : Nabor Wanderlley (PRB)
2º Secretário : Bosco Carneiro (PPS)
3º Secretário : Edmilson Soares (PSB)
4º Secretário: Wallber Virgolino (Patriotas)
1º Suplente : Moacir Rodrigues (PSL)
2º Suplente : Galego de Souza (PP)
3º Suplente: Dra. Paula (PP)
4º Suplente: Caio Roberto (PR)

Confira a composição da mesa diretora biênio 2021/2022

Presidente: Adriano Galdino (PSB)
1º Vice-presidente: Tião Gomes (Avante)
2º Vice-presidente: João Henrique (PSDB)
3º Vice-presidente: Felipe Leitão (Patriotas)
4º Vice-presidente: Galego de Souza (PP)
1º Secretário: Nabor Wanderlley (PRB)
2º Secretário: Bosco Carneiro (PPS)
3º Secretário: Dra. Paula (PP)
4º Secretário: Anderson Monteiro (PSC)
1º Suplente: Camila Toscano (PSDB)
2º Suplente: Moacir Rodrigues (PSL)
3º Suplente: Caio Roberto (PR)
4º Suplente: Wallber Virgolino (Patriotas)

Adriano Galdino e Genival Matias são eleitos por unanimidade presidente e vice da Assembleia Legislativa

Os 36 deputados estaduais elegeram por unanimidade a chapa comandada por Adriano Galdino para comandar a Assembleia Legislativa da Paraíba no primeiro biênio da legislatura, de 2019 a 2020, tendo o deputado Genival Matias (Avante) como vice-presidente. A eleição aconteceu na manhã desta sexta-feira (1º) logo após a posse dos deputados estaduais eleitos.
Mais cedo, Adriano Galdino havia se pronunciado sobre a indicação para presidir a mesa diretora com disputa em chapa única. Ele acredita que contribuíram para a sua indicação “a minha maneira de se portar, dialogar, de ouvir, de conversar, as minhas posições sempre claras. Também o apoio do governador João, do ex-governador Ricardo”.
A gestão de Adriano Galdino deverá ser marcada pela transparência, de acordo com o desejo do deputado. “Vamos trabalhar muito a transparência, vamos buscar a comunicação com o povo para que o povo tome conhecimento de tudo o que ocorre aqui no sentido de pessoal, de gastos, de custo”, destacou o deputado.

Confira a composição da Mesa Diretora no primeiro biênio:

Presidente Adriano Galdino

1º vice-presidente Genival Matias

2º vice-presidente Manoel Ludgério

3º vice-presidente Inácio falcão

4ª vice-presidente Camila Toscano

1º secretário Nabor Wanderley

2º secretário Bosco Carneiro

3º secretário Edmilson Soares

4º secretário Walber Virgulino

1º suplente Moacir Rodrigues

2º suplente Galego de Sousa

3º suplente Dra. Paula

4º suplente Caio Roberto

Ao chegar na AL pra posse e eleição da Mesa, Tião Gomes mantém candidatura e dispara: “Sou terrorista, deveria ter nascido no Líbano”.

Ao chegar à Assembleia Legislativa na manhã de hoje (1º/2), o deputado estadual Tião Gomes (Avante) garantiu que vai disputar a presidência da Casa com o colega de bancada, Hervázio Bezerra (PSB). Mais do que isso, ele afirma que é um terrorista e que “deveria ter nascido no Líbano”.
Em entrevista à imprensa, Tião brincou e disse que se tiver chance, carregará a urna de novo, arrancando risos dos repórteres. “Alguns não querem, mas eu sempre disse que seria candidato. No meu pensamento, quem manda sou eu e Deus”, disse Tião.
Decano no Parlamento Paraibano, Tião toma posse no oitavo mandato consecutivo na ALPB.

Romero diz não ter pressa para definir apoios para 2020 e dispara: “Se pudesse ser candidato, dava na oposição todinha em Campina Grande”.

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), não tem demonstrado preocupação em relação à disputa política de 2020. Entre os aliados dele, seis ou sete nomes são cotados para disputar a prefeitura. “Só vou cuidar disso depois do carnaval de 2020. Até lá, minha preocupação exclusiva será a gestão”, disse. O gestor, que deu entrevista na CBN, ontem (31), tem demonstrado impaciência com o que diz ser “ataques da oposição”. Sobre os adversários, ele é taxativo: “se eu pudesse ser candidato, podia juntar tudinho que eu dava neles todos”. Rodrigues está no segundo mandato e não pode mais concorrer para o cargo. Ele foi reeleito em 2016, com 62,85% dos votos.
Para justificar o otimismo em relação ao hipotético sucesso eleitoral, Rodrigues alega que tem muitas obras para mostrar. A joia da coroa é o Complexo ALuízio Campos, em fase final de construção. A obra, aprovada pelo governo federal no primeiro ano de mandato do tucano, é impressionante. Eu a vi de perto, levado pelo prefeito, logo após a entrevista na CBN. É uma verdadeira cidade, pronta para abrigar mais de 25 mil habitantes. Tem casas com água aquecida, escola, creche e praças equipadas. “Não tem paralelo no Brasil. Pode procurar. Esse foi um projeto aprovado pelo governo federal e nenhum outro do gênero saiu do papel”, disse o prefeito de Campina Grande.
Entre os aliados, muitos têm lançado o nome para a disputa em 2020. Alguns deles, inclusive, dizendo que vão para a disputa com ou sem o apoio do tucano. “Nestes casos, o diálogo já fica difícil”, pontua Romero. A tradição paraibana é trabalhar as eleições com muita antecedência. Quando isso não é feito, a probabilidade de sucesso diminiu. Aconteceu isso no ano passado em relação à disputa do governo do Estado. No bate e rebate entre o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), e o de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), sobre quem seria o candidato da oposição, eles ficaram para trás na disputa. Romero, por outro lado, atribui a derrota de Lucélio Cartaxo (PV), a solução encontrada, à divisão das oposições. Isso por que José Maranhão (MDB) se lançou candidato. O vencedor foi João Azevêdo (PSB) no primeiro turno.

Vereador demonstra preocupação com desarticulação sindical dos agricultores e parabeniza alunos da Escola Cidadã Integral do Estado

O Vereador Ramom Moreira em sessão da Câmara de Bananeiras, nesta quinta feira, 31/01, demonstrou preocupação com a desarticulação das entidades sindicais dos agricultores após a publicação da MP 871/2019, que, segundo o parlamentar “deixará sem representação e sem voz diversos agricultores que precisam de apoio no dia a dia”. Para o Vereador “os Sindicatos Rurais são importantes para a preservação de conquistas dos trabalhadores do campo, conforme se visualizou na última proposta de reforma da previdência.”
Ramom Moreira ainda parabenizou todos os professores e alunos da Escola Cidadã Integral “José Rocha Sobrinho”, em Bananeiras, pelas excelentes notas e aprovações no Enem deste ano. “É sinal que a metodologia e a qualidade do ensino estão surtindo efeito e preparando os nossos alunos para os desafios do futuro”, destacou o parlamentar.
O Vereador Ramom Moreira está em seu segundo mandato, tendo recebido expressiva votação na última eleição municipal.

Sob liderança de Ricardo Coutinho partidos lançam o Observatório da Democracia, em Brasília: “Fundações devem se unir pelo fortalecimento da democracia”, disse.

Resultado de imagem para ricardo coutinho lança observatório da democracia
O ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, atual presidente da Fundação João Mangabeira, lançou no fim da tarde desta quinta-feira, 31, o Observatório da Democracia. O evento foi transmitido pelo Facebook, tanto pelo perfil de Ricardo Coutinho, quanto pela página da Fundação. A entidade é formada da união das fundações João Mangabeira (PSB), Lauro Campos (PSOL), Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (PDT), Maurício Grabois (PCdoB), da Ordem Social (PROS) e Perseu Abramo (PT), com o objetivo de monitorar e cobrar o novo Governo Federal, personificado na pessoa do presidente Jair Bolsonaro (PSL).
Durante oficina do Observatório da Democracia ocorrida na tarde desta quinta-feira, 31/1, no Senado, o ex-governador da Paraíba e presidente da Fundação João Mangabeira (FJM), Ricardo Coutinho analisou o momento político atual vivido pelo Brasil e afirmou que os setores progressistas do País precisam reorganizar-se, “nós temos uma dificuldade enorme de nos unificar” afirmou, “unir o que foi dividido” completou, lembrando a frase usada no documento de conjuntura enviado pela Fundação Lauro Campos ao Observatório da Democracia.
Coutinho destacou que é importante reestabelecer os princípios da democracia no País, pois quando se mexe com a democracia mexe-se com os direitos básicos da população. O presidente da Fundação João Mangabeira afirmou que é preciso compreender as novas formas de comunicação que surgiram com a evolução digital. Enquanto os meios de comunicação tradicionais comunicam-se de uma vez com milhões de pessoas, enquanto as redes sociais digitais comunicam-se com milhões de pessoas uma de cada vez. “Nós temos que encontrar um caminho para nos contrapor a esse tipo de comunicação de massas”, declarou Coutinho.
Resultado de imagem para ricardo coutinho lança observatório da democracia
Para o ex-governador da Paraíba, as lideranças que se opõem ao regime atual estão em risco com um governo que considera os adversários inimigos. O presidente da FJM concluiu, lembrando que a violência é um dos piores problemas do Brasil hoje, são 63 mil assassinatos por ano e a maioria das vítimas, 70%, fazem parte das camadas mais pobres da população.
Para Ricardo, o papel de reunificar os setores progressistas é das Fundações Partidárias, que não passaram pelo desgaste que passou a classe política nos últimos anos. “As fundações têm um terreno mais fértil para contribuir na reorganização e unificação daqueles que se contrapõem ao governo atual”, concluiu

Maranhão e Vené votam em Renan, enquanto Daniela opta por Esperidião Amin para Presidência do Senado

A eleição do Senado Federal nesta sexta-feira (1°) projeta posição dos parlamentares paraibanos bem definida. José Maranhão (MDB), indicado para presidir a sessão por ser o Decano, revelou o seu voto em Renan Calheiros (MDB), posição que também será assumida por Veneziano Vital (PSB).
A senadora Daniela Ribeiro (PP) está com voto assumido em torno de Esperidião Amin (PP), de Santa Catarina. Na disputa para presidente do Senado são sete os candidatos. Veneziano manteve contato com Renan renovando seu apoio ao parlamentar alagoano por ser, segundo ele, o nome adequado para a atual conjuntura.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Acompanhado do ex-prefeito Audiberg, Célio Alves reúne equipe e conselheiros do Orçamento Democrático em Itaporanga

Dando prosseguimento aos ciclos de reuniões ordinárias do Orçamento Democrático Estadual, iniciado terça-feira (29) no município de Pombal, o secretário executivo do ODE esteve nesta quinta-feira (31) em Itaporanga em reunião com o Conselho Regional do ODE da 7ª Região Geo-Administrativa. Eleve foi ciceroneado pelo ex-prefeito do município Audiberg Alves - Coordenador Regional do Governo do Estado.
O encontro aconteceu na sede da Sétima Gerência Regional de Ensino, "onde foram discutidos a implementação de ações voltadas ao fortalecimento deste instrumento que é exemplo de democracia participativa", disse Berguim. Na pauta, ainda, os novos caminhos do ODE 2019, apoio para a realização das reuniões preparatórias para as audiências públicas deste ano e demais encaminhamentos. (Clique nas imagens para ampliar)
O secretário Célio Alves saudou à todos os presentes nessa oportunidade de interagir com os conselheiros, falando sobre os avanços, conquistas e desafios para daqui para frente, aprimorar o ODE. Logo após o encontro, acompanhado de Audiberg Alves e Clério Nunes - Gerente Regional de Acompanhamento e Formação da 7ª RGA, Célio Alves foi à rádio Boa Nova FM onde pode esclarecer todos os pontos debatidos à população de Itaporanga.

Em reunião comandada por José Maranhão, MDB indica Renan Calheiros candidato à Presidência do Senado e recebe ligação de Bolsonaro

Zé - Em reunião comandada por Maranhão, MDB indica Renan Calheiros como candidato à Presidência do Senado
O senador Renan Calheiros foi escolhido como candidato do MDB à Presidência do Senado. Em sessão comandada pelo senador José Maranhão, Renan Calheiros venceu por 7 votos a 5 a concorrente Simone Tebet, informa O Antagonista. Além de seu próprio voto, Renan recebeu o apoio dos senadores Jader Barbalho, Eduardo Braga, Marcelo Castro, Fernando Bezerra, José Maranhão e Eduardo Gomes.
Logo após a definição da bancada, Renan recebeu na noite desta quinta-feira (31) uma ligação do presidente Jair Bolsonaro. No telefonema, o presidente parabenizou o senador pela vitória na bancada. A eleição para o comando do Senado está marcada para esta sexta-feira (1º) e, de acordo com o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, Bolsonaro ligará para todos os candidatos.
Em uma rede social, Bolsonaro afirmou que procurou "diplomaticamente" todos os candidatos para desejar boa sorte. Para o presidente, o eleito será "importantíssimo" para a democracia e para o futuro do Brasil.‬

Após reunião com João, base define chapa do 2º biênio com Hervázio (Presidente), Estela (1ª Vice), Branco (2º Vice) e Jeová (1º secretário). Confira demais nomes...

ESTELA JEOVÁ E BRANCO MENDES - HERVÁZIO CONFIRMADO: candidatos à Mesa Diretora do segundo biênio são definidos em reunião entre deputados e governador
Os deputados da base aliada, em reunião com o governador João Azevedo (PSB), na tarde desta quinta-feira (31),  na Granja Santana, definiram os nomes que serão escolhidos pelo grupo na eleição amanhã da Mesa Diretora do 2º biênio da Assembleia Legislativa. 
Hervázio Bezerra (PSB) foi confirmado para ser candidato à Presidência do segundo biênio. Deputados presentes na reunião informaram que os candidatos aos demais cargos da Mesa Diretora no segundo biênio, a princípio, deverão ser os seguintes: Estela Bezerra para a primeira vice-presidência e Branco Mendes para a segunda vice-presidência.
A primeira, segunda e terceira secretarias do segundo biênio têm como fortes candidatos, respectivamente, Jeová Campos (PSB), João Gonçalves (Podemos) e o oposicionista Eduardo Carneiro (PRTB). A terceira vice-presidência e as duas suplências serão ocupadas por deputados oposicionistas. O grupo tem reunião marcada para a noite desta quinta-feira (31) para definir quais serão os nomes indicados.

Adriano fecha chapa para o 1º biênio na AL com Genival como 1º vice-presidente... Confira demais nomes:

Resultado de imagem para adriano galdino e genival matias
A chapa que Adriano Galdino (foto) irá apresentar nesta sexta-feira (1º) para concorrer à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) está bastante eclética. De acordo com informações repercutidas na Arapuan FM, situação e oposição foram contemplados de maneira equacional.
Também foi divulgado quem serão os presidentes de duas importantes comissões da Casa a de Orçamento que será comandada por Buba Germano e Constituição e Justiça que será encabeçada por Cida Ramos.

Veja a lista completa da chapa de Gadino:

Presidente: Adriano Galdino

Vice-presidente: Genival Matias

2º Vice-presidente: Camila Toscano

3º vice-presidente: Walber Virgolino

1º secretário: Nabor Wanderley

2º secretário: Bosco Carneiro

3º secretário: Edmilson Soares

1º suplente: Moacir Rodrigues

2º suplente: Galego Souza

A expectativa agora gira em torno dos nomes que o deputado ungido pelo governador João Azevêdo, Hervázio Bezerra, anunciará para sua chapa, na disputa pelo 2º biênio. Às 15h desta quinta-feira (31) os parlamentares da base deverão se reunir com o governador na Granja Santana e tudo indica que após essa conversa os nomes possam ser anunciados.

Investidores estimam mais de R$ 3 bilhões em investimento com instalação de estaleiro em Lucena

Investimento que ultrapassa os R$ 3 bilhões deve colocar o município de Lucena no radar de investidores internacionais, o que irá impulsionar o mercado imobiliário local, gerar empregos e estimular a criação de novos negócios. É a perspectiva extraída de uma reunião, realizada no início da semana, entre a presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), Gilmara Temóteo, com representantes da empresa responsável pela instalação de um estaleiro no município do litoral norte do Estado. 
Participaram da reunião, Roberto Braga e David Saginaw, da MCQuilling; Jonathan Doria, da KPMG e Rodrigo Cavalcante, da Real Consultoria, além de Alessandro Marques e Bonfilho Martins, da Docas/PB. Os investidores apresentaram a Direção da Docas-PB o atual estágio do empreendimento, que já possuem as licenças ambientais aprovadas pelos órgãos ambientais, e ressaltaram a necessidade de estreitar os laços do Governo do Estado, através da Companhia Docas, com um operador de estaleiros da China, que tem interesse em operar em Lucena.
Após o encontro, foi anunciado que o grupo investidor juntamente com o operador chinês, irá criar uma comissão para visitar o local do estaleiro e se reunir com autoridades do Estado, em meados de março. Em seguida, o grupo quer reunir uma comissão do Estado da Paraíba para visitar o operador de estaleiros na China, para uma demonstração de como é feita toda a operação desenvolvida lá e que poderá ser realizada em Lucena também.

Prefeita Anna Lorena destaca ações de sua gestão em programa na TV Tambaú

 
A prefeita da cidade de Monteiro, Anna Lorena, participou nesta quarta-feira (30), do programa Com Você, na TV Tambaú. Durante o programa, que destacou a “mulher no poder”, a gestora falou das ações à frente da prefeitura da principal cidade do Cariri paraibano. Durante a entrevista, Lorena descreveu traços da sua vida pública como secretária de Desenvolvimento Social, Saúde e vereadora, até chegar ao cargo de prefeita, eleita no último pleito.
A prefeita também aproveitou a oportunidade para lembrar a aprovação de todas as contas de 2017, com uma gestão que é reconhecida pelo TCE. Anna Lorena falou também sobre sua experiência na Alemanha, sendo uma das oito prefeitas do Brasil a ter esta oportunidade, adquirindo conhecimento acerca de aprimorar a gestão.
A conversa também teve um gosto cultural, é que já se aproxima o Festival Zabé da Loca, além do tradicional São João de Monteiro, que segundo a prefeita, virá repleto de boas novidades para todo o público.

Após divergências na campanha eleitoral, Cartaxo e Manoel Jr retornam à sintonia

Passadas as divergências da campanha eleitoral, quando o vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior (SD) decidiu apoiar a candidatura do senador José Maranhão (MDB) ao Governo do Estado em vez da de Lucélio Cartaxo (PV), o clima entre prefeito Luciano Cartaxo e seu vice voltou a ser de muita sintonia.
Ontem, durante lançamento do carnaval 2019 os dois estiveram lado a lado. No local, Júnior era só sorrisos, assim como o prefeito Cartaxo.
Há quem acredite na possibilidade de Manoel, novamente, ser indicado vice em uma chapa apoiada por Cartaxo nas eleições 2020, ou até mesmo ser ele (Manoel) o candidato do prefeito para a disputa que se avizinha. Se essa parceria eleitoral será retomada, só o tempo vai dizer. (com Henrique Lima)

Prefeito de Itaporanga quer acabar com feriados religiosos e revolta Igreja Católica

O padre Rodolfo de Caldas Cavalcante divulgou nota, nessa quarta-feira (30), criticando a prefeitura de Itaporanga, no sertão paraibano, que encaminhou para a Câmara Municipal um projeto de lei que cancela os feriados da quinta-feira santa e de Corpus Christi, dois dias santos do Calendário Católico.
“A Igreja, que em casos de feriados religiosos, é a Instituição diretamente interessada, não foi consultada pela Prefeitura em nenhum momento. Sentimo-nos desrespeitados”, diz trecho da nota do padre.

Confira a nota na integra abaixo:

NOTA – APELO PÚBLICO

Estimados irmãos,

A PREFEITURA DE ITAPORANGA encaminhou para a Câmara Municipal um projeto de lei que cancela os feriados da QUINTA-FEIRA SANTA e de CORPUS CHRISTI, dois dias santos do Calendário Católico.

No lugar deles, e tentando justificar a proposta, a Prefeitura pretende substituí-los por dois feriados civis: o dos FESTEJOS POPULARES DE SÃO PEDRO e o da MORTE DE PADRE ZÉ, que também já são feriados.

A Igreja, que em casos de feriados religiosos, é a Instituição diretamente interessada, não foi consultada pela Prefeitura em nenhum momento. Sentimo-nos desrespeitados.

Nós católicos não podemos concordar com essa ideia e devemos manifestar nossa reprovação a atos dessa natureza.

Nossa Paróquia tem muitos serviços prestados a esta cidade e contribuiu decisivamente para a edificação da sociedade de Itaporanga e, por ser quem é, e por quem representa, merece mais respeito e atenção por parte do Poder Constituído.

Por isso, como Pároco e Pastor Paroquial, faço um veemente apelo ao Prefeito DIVALDO DANTAS para retirar esse projeto de lei, pedindo-o de volta ao Poder Legislativo.

Na mesma condição de Pároco e Pastor Paroquial, também apelo aos nossos Vereadores para que rejeitem essa propositura, pois ela afronta ao sentimento do povo católico de nossa cidade.

Por fim, convoco todo o povo católico de nossa Paróquia a acompanhar com atenção a tramitação desse projeto de lei, manifestando ao Prefeito Municipal e a cada Vereador a sua desaprovação a essa matéria.

Uma AUDIÊNCIA PÚBLICA será marcada, a pedido do Vereador JOÃO GUIMARÃES, para a qual seremos convidados a expressar nossa opinião. Convoco todo o povo a comparecer a esse ato, cuja data será brevemente divulgada.

Que Maria Santíssima, nossa Padroeira e Rainha, rogue a Deus por nós e nos conduza nesses dias de tanta turbulência.

Com estima,

Padre RODOLFO DE CALDAS CAVALCANTE
Pároco

Ricardo Barbosa sai do páreo e decide apoiar Hervázio em eleição da ALPB

WhatsApp Image 2019 01 30 at 23.43.27 300x225 - SEGUNDO BIÊNIO: Ricardo Barbosa sai do páreo e decide apoiar Hervázio em eleição da ALPB
O deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB) desistiu de sair candidato a presidente da Assembleia Legislativa para o segundo biênio e tomou uma decisão: vai apoiar a candidatura de Hervázio Bezerra (PSB). Hervázio, inclusive, foi recepcionar Barbosa no aeroporto Castro Pinto, na madrugada de hoje (31), vindo de Brasília. Os dois tiraram uma selfie para divulgar a novidade.
“Pela sua história política e por sua atuação na liderança do governo, Hervázio Bezerra merece ser alçado à condição de presidente da Assembleia. E eu, seguindo, inclusive, orientação do meu partido, sob o comando do governador João Azevedo, estarei a partir de agora trabalhando incansavelmente na captação de votos em seu favor, a fim de que ele seja ungido presidente com uma expressiva votação”, comentou Barbosa.
Hervázio confessou sua satisfação com a adesão de Ricardo Barbosa e declarou que esse apoio fortalece consideravelmente sua candidatura.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Filho de Carlos Antônio assegura Júnior Araújo ou Denise como nome da oposição pra disputa de 2020, em Cajazeiras.

POSTCARLOSFILHO
A declaração do jovem médico Carlos Filho de que o candidato a prefeito em 2020 será sua mãe a ex-prefeita Denise Albuquerque (PSB), ou Junior Araújo (Avante), movimenta o cenário político do grupo oposicionista em Cajazeiras. A postagem feita num grupo de Wattsapp contraria o que seu primo e deputado estadual Junior Araújo afirmou durante entrevista no programa Trem das Onze de Fernando Caldeira, que não será candidato em 2020.
Há quem diga, que a postagem feita teria sido uma estratégia para desvirtuar o que alguns aliados do grupo andaram dizendo, que o candidato será o próprio Carlos Filho. O grupo que está dividido, apresenta duas candidaturas diferentes, sendo a primeira anunciada pelo deputado estadual Jeová Campos (PSB), que lançou o nome de Marcos Barros (PSB), e outra sobre o comando da família do ex-prefeito Carlos Antônio (DEM).
No entendimento de alguns membros do grupo oposicionista, o projeto que se apresenta é familiar e não é interessante para a população. Diante de tal indefinição, segue a expectativa quanto o desenrolar dos fatos e que ocorrerá até a próxima disputa eleitoral na terra do Padre Rolim.

Prefeitura de Itaporanga pretende gastar mais de meio milhão de reais somente com manutenção de veículos automotores

A prefeitura de Itaporanga pretende gastar mais de meio milhão de reais, em 2019, somente com a manutenção de veículos automotores, incluindo automóveis e máquinas. O valor parece ser elevado demais para um município do porte da Rainha do Vale, possui menos de 25 mil/hab.
O processo licitatório n° 089/2018 foi realizado por meio do pregão presencial 058/2018. O prefeito Divaldo Dantas homologou o resultado, conforme a publicação que pode ser vista no Diário Oficial Municípios do Estado, neste dia 30/1.
O objetivo da prefeitura é aplicar os recursos em "conserto de veículos e máquinas, com reposição de peças, compreendendo serviços mecânicos, eletroeletrônicos, lanternagem, funilaria e pintura, estofaria, vidraçaria, ar-condicionado, alinhamento e balanceamento, recarga e troca de extintor, socorro mecânico e reboque, incluindo o fornecimento de peças, acessórios, filtro e lubrificantes".
Se todo esse dinheiro for investido como foi descrito, o recurso seria suficiente para comprar 10 automóveis zero quilômetro, no valor aproximado de 50 mil reais cada um

Drª Paula anuncia voto em Adriano Galdino e Tião Gomes pra Presidência da ALPB, respectivamente, no 1º e 2º biênios...

Resultado de imagem para drª paula deputada cajazeiras
Mesmo ausente da reunião dos deputados da oposição, na tarde desta quarta-feira (30), a deputada estadual eleita Drª Paula Francinette (Progressitas) anunciou que vai votar em Adriano Galdino (PSB) e Tião Gomes (Avante), respectivamente, para a Presidência da Assembleia Legislativa quanto ao 1º e 2º biênios.
A parlamentar cajazeirense afirmou que não é “vaquinha de presépio” para agradar oposição ou situação. “O meu voto é um voto pessoal. Nem vou votar pela situação nem pela oposição. Não sou vaquinha de presépio para seguir ninguém. Eu sigo a minha posição e o meu juízo”, disse.
Paula enfatizou que manterá uma postura independente, nas escolhas que irá fazer na Assembleia enquanto deputada. “Não vou tergiversar para agradar ao rei ou aos poderosos”, pontuou.

Chateado com escolha de Hervázio para disputar 2º biênio, Buba Germano rejeita indicação e Jeová Campos pode ser líder do governo João Azevedo

Resultado de imagem para buba germano e jeová campos
As articulações prosseguem a todo vapor na Assembleia Legislativa. A novidade mais recente envolve os deputados Buba Germano e Jeová Campos, ambos do PSB. Segundo pessoas próximas, Buba teria recusado a indicação da bancada para ser líder do governo. A recusa seria consequência da disputa interna com Herbázio Bezerra para presidir a Casa no segundo biênio.
Diante da decisão do ex-presidente da Famup, a liderança pode sobrar para Jeová Campos, que desistiu de lutar pela presidência da Casa em nome do consenso em torno de Hervázio Bezerra para o segundo biênio. Cauteloso, Jeová mantém silêncio sobre o caso. Já Adriano Galdino (PSB) pode comprar o paletó para dirigir a Casa no primeiro semestre. A eleição da Mesa ocorre nesta sexta-feira (01).

Tião Gomes confirma que vai bater chapa com Hervázio Bezerra na disputa pelo segundo biênio

bf5ff383 8a24 4027 9441 ba5659ad7b57 - EXCLUSIVO: Tião Gomes confirma bater chapa com Hervázio Bezerra para o segundo biênio
A próxima sexta-feira, 1º/2, promete ser calorosa na Casa de Epitácio Pessoa com a posse dos deputados e a eleição da Mesa Diretora. Se o nome de Adriano Galdino (PSB) já está definido para pleitear o cargo de presidente no primeiro biênio (2019/2020), o deputado Tião Gomes (Avante) agora está na disputa e afirmou que vai bater chapa com o deputado Hervázio Bezerra (PSB) pelo segundo biênio (2020/2022).
“Sou candidato a presidente para o segundo biênio. Só não serei candidato se eu morrer. Eu nunca disputei a presidência e acho que esta é a hora e minha oportunidade. Sou o candidato do governo também, espero que o governo apoie os dois, eu e Hervázio, sempre fui leal ao governo e espero ser reconhecido. No primeiro biênio estou fechado com Adriano Galdino. É provável que eu dispute só o cargo de presidente com Hervázio”, ressaltou o deputado.
Tião foi reeleito nas eleições de 2018 com 29.363 votos, sendo o deputado mais antigo da Assembleia Legislativa da Paraíba. (com PolêmicaPB)

Oposição se reúne, mas adia decisão de voto no 2º biênio e liderança da bancada

WhatsApp Image 2019 01 30 at 3.03.43 PM - DEFINIÇÃO DA OPOSIÇÃO: Wallber e Raniery vão disputar liderança da Oposição na ALPB
Onze deputados da bancada de oposição ao Governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) se reuniram nesta quarta-feira (30) para avançar nas definições a um dia da posse na Casa de Epitácio Pessoa. Compareceram ao encontro os deputados: Cabo Gilberto, Raniery Paulino, Eduardo Carneiro, Camila Toscano, João Henrique, Wallber Virgolino, Tovar Correia Lima, Anderson Monteiro, Caio Roberto, Moacir Rodrigues e  Galego Souza. 
Durante o encontro, os deputados adiaram a definição de quais nomes da bancada vão pleitear cargos na Mesa Diretora. O nome de Adriano Galdino (PSB) foi consolidado como candidato ao primeiro biênio. O grupo revelou que foi procurado pelo socialista para fechar composição de cargos na mesa e comissões parlamentares, mas não houve nenhuma decisão.
Para o segundo biênio, ainda está o impasse na escolha entre Hervázio Bezerra (PSB) e Tião Gomes (Avante). Fechados com Adriano Galdino para a eleição do 1º biênio, os deputados ainda não definiram o voto, que deve ser em bloco, para o segundo biênio. A liderança da bancada deve ficar entre os deputados Wallber Virgolino e Raniery Paulino.

Prédio-sede do Tribunal de Justiça da Paraíba será reformado pelo IPHAEP e Suplan

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, e o governador João Azevêdo assinaram convênio para reforma do prédio-sede do Judiciário estadual (Palácio da Justiça) e da passarela que interliga a Escola Superior da Magistratura (Esma) à Corregedoria-Geral de Justiça. O termo de cooperação técnica ocorreu em solenidade no Palácio da Redenção, em João Pessoa, nesta terça-feira (29).
A obra no prédio/TJ será executada pela Suplan e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estado da Paraíba (IPHAEP). Já a obra da passarela será realizada, apenas, pela Suplan.
Joás de Brito ressaltou que esse convênio é muio significativo e importante para o Poder Judiciário estadual, já que o prédio do TJPB está fechado desde abril de 2018. “Essa assinatura vem consolidar o acordo firmado no Supremo Tribunal Federal (STF) através de um Mandado de Segurança impetrado pelo Tribunal. Isso abre as portas para darmos continuidade ao princípio da harmonia entre os Poderes, bem como caracteriza uma solidificação dessa harmonia”, disse o presidente.
O magistrado informou que, nos próximos 60 dias, a Suplan pretende concluir o projeto da reforma. “É um prédio histórico, cuja obra requer muito cuidado, e, inclusive, há necessidade de avaliação do IPHAEP”, observou Joás de Brito. Conforme o convênio, caberá à Suplan a elaboração dos projetos complementares SPDA, climatização, lógica, elétrica, águas pluviais e combate a incêndio, cabendo ao TJPB a execução dos mesmos, com exceção do projeto elétrico.

Decreto do governo determinará CPF como 'chave universal' para uso de serviços públicos

A equipe econômica do governo Jair Bolsonaro finalizou o texto de um decreto que permitirá que o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) seja uma espécie de “chave universal” ao cidadão para acesso a serviços públicos federais. O decreto já está na Casa Civil e será publicado em breve pelo governo. A repórter Andreia Sadi (GloboNews) procurou o secretário de Desburocratização do governo, Paulo Uebel, que confirmou a informação.
Ele trabalhou no decreto com técnicos da equipe do ministro Paulo Guedes (Economia). Representantes de outros ministérios também participaram. Segundo Uebel, a intenção do governo, seguindo diretriz do presidente Bolsonaro, é facilitar a concessão e a prestação de serviços públicos federais, sem que a pessoa precise carregar consigo diferentes documentos, assim como memorizar diferentes números de identificação.
“O CPF vai ser uma espécie de chave universal. O cidadão poderá usar outros números – o governo que não poderá exigir. A ideia é simplificar e desburocratizar a vida das pessoas”, explicou o secretário. Com o novo decreto, não será mais necessário portar ou memorizar diferentes números de cadastros, como o número do cadastro no Programa de Integração Social (PIS) , Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), entre outros.
Integrantes da equipe econômica ouvidos pelo blog afirmam também que, como as informações sobre os cidadãos atualmente estão fragmentadas em diferentes bases de dados, há muitas informações duplicadas e inconsistentes – o que dificulta o trabalho federal e facilita irregularidades.
O governo quer consolidar um cadastro que reunirá os dados do cidadão a partir da integração de plataformas digitais. A partir da publicação do decreto, os órgãos do governo federal terão um prazo de três meses para se adaptar à decisão.

Maranhão assume liderança e pacifica a disputa entre Renan e Tebet no MDB pela presidência do Senado

O senador Zé Maranhão assumiu ontem (29), durante reunião do MDB, em Brasília, a liderança do partido no Senado Federal. Segundo sua assessoria, “a partir de hoje, ele comandará todo o processo (disputa pela presidência da Casa), pelo partido. Renan e Tebet marcharão unidos, para disputa, sem rachas.”
Maranhão chegou, inclusive, a ser cogitado para disputar a presidência do Senado, mas declinou. O senador paraibano também se recusou a assumir a Comissão de Constituição e Justiça, que já titulou no passado. Segundo revelou a assessores, Maranhão prefere ficar mais livre para tocar o seu mandato e cuidar de suas questões pessoais. “Já dei minha contribuição em outras ocasiões”, teria afirmado.
Candidatura única – Segundo Maranhão, “o partido teve unanimidade nesta questão (candidatura única) e ninguém vai embarcar numa candidatura avulsa. O MDB vai apresentar um único nome”. Já a senadora Simone Tebet (MS) declarou que mantém a intenção de presidir o Senado, e reiterou a unidade partidária por um único nome. O senador Renan  Calheiros (MDB/AL) também apontado como candidato, destacou que só entrará na disputa à Presidência do Senado “se essa for a escolha do MDB”.

Márcio Murilo elogia negociação de precatórios, mas não crê que Estado zere os mais de R$ 1 bilhão em dívidas até 2020

O governo da Paraíba deu mais um passo no processo de redução da dívida com precatórios, mas está longe de cumprir a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). A Suprema Corte determinou, em 2015, que todos os estados zerem os débitos das demandas judiciais até 2020. Atualmente, a gestão deve pouco mais de R$ 1 bilhão. O montante representa quase 10% do orçamento destinado para a manutenção de todos os órgãos dos três poderes em 2019. Foi lançado 6° edital para negociação de dívidas. O alvo da negociação, agora, são os inscritos em ações de 2013.
O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Márcio Murilo, que será empossado na próxima sexta-feira (1°), diz acreditar que nenhum estado brasileiro vai conseguir cumprir a determinação do STF. A informação foi confirmada pelo procurador-geral do Estado, Gilberto Carneiro. Ele diz que os acordos firmados a partir da gestão do governador Ricardo Coutinho (PSB) permitiram o abatimento de mais de R$ 200 milhões da dívida. Ano passado, por causa de interrupções nos repasses de recursos, houve bloqueio de recursos estaduais.
Durante a solenidade desta terça, também foram homologados os processos de 696 credores que celebraram acordos diretos na Procuradoria Geral do Estado (PGE) para receberem precatórios inscritos no ano de 2012, orçados em R$ 93,8 milhões, cujos valores para quitação, após dedução do deságio de 40%, resultaram em R$ 56,2 milhões. Os valores já foram repassados para o Tribunal de Justiça para o pagamento, tendo como principais beneficiários professores, aposentados e servidores da Suplan. A economia para o governo é de R$ 37,5 milhões.

Vice-prefeito de Montadas renuncia, pede desculpas aos eleitores e avisa que como professor fará mais pela juventude da cidade

O vice prefeito de Montadas, Luiz Carlos Carneiro Genuino (PSD), conhecido como Lulu, renunciou nesta terça-feira (29) ao cargo para o qual foi eleito, alegando não estar podendo cumprir as promessas de campanha e ajudar a governar o Município. Na carta que enviou à Câmara Municipal ele pede desculpas aos eleitores, mas diz que na sua profissão – professor – vai poder muito mais fazer pelo povo da sua terra.
“Compreendo ser mais nobre retornar às funções dos cargos efetivos de professor nas redes públicas municipal e estadual, pois assim poderei contribuir de maneira mais eficaz nas edificações dos alicerces que dão seguimento a continuidade benéfica do povo montadense, ou seja, a juventude”, informou ele. 
(Com Marcos Marinho)

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

João Azavedo garante concursos para contratar 4 mil professores em 4 anos

O governador João Azevedo (PSB) prometeu nesta terça-feira (29) a contratação, através da realização de concurso público, de quatro mil novos professores. A informação foi repassada durante solenidade no Palácio da Redenção para o lançamento do sexto edital de negociação de dívidas de precatório.
Azevedo assegurou que, para cumprir a promessa, a cada ano, será realizado um concurso público com mil vagas. O primeiro edital, ele reforça, será lançado até o meio do ano. Ele deixou claro, também, que neste período poderão ser realizados concursos para outras áreas. Atualmente estão abertas vagas para AESA e Procuradoria Geral do Estado.
O governador prometeu também a criação de 56 escolas cidadãs, em projetos que serão implantamos a partir do próximo mês. “A educação será uma grande prioridade nesta gestão”, ressaltou João Azevedo.

Dr. Érico e Júnior Araújo confirmam apoio à Hervázio para presidência da ALPB

Os deputados estaduais Dr. Erico (PPS) e Júnior Araújo (Avante) confirmaram nesta segunda-feira (28) voto nos socialistas Adriano Galdino e Hervázio Bezerra para presidir a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) nos próximos quatros anos. A eleição casada ocorrerá na próxima sexta-feira (1º).
Segundo Júnior Araújo, o apoio aos deputados socialistas visa garantir tranquilidade administrativa ao governador João Azevêdo (PSB), para continuar fazendo um bom trabalho por toda Paraíba. Já Dr. Erico destacou a importância da base do governo começar antenada com o resultado da eleição de 2018, que foi de um governo de continuidade.
Os dois parlamentares estiveram reunidos com Hervázio nesta segunda-feira em João Pessoa. A tendência é que Adriano Galdino seja eleito para presidir a ALPB no primeiro biênio (2019-2020) e Hervázio para segundo (2021-2022).

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Na linha de frente: filha do deputado Renato Gadelha atua representando a OAB nos desdobramentos da tragédia em Brumadinho

A Presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente da OAB, a paraibana Marina Gadelha, participou de reuniões em Brumadinho/MG e acompanha de perto os desdobramentos de mais uma tragédia envolvendo barragens com rejeitos de mineração no país. Marina é filha do deputado sousense Renato Gadelha e foi designada pelo Presidente Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cláudio Lamachia, atuar na linha de frente em Brumadinho. 
Após reunião com o comitê de crise, Marina Gadelha fez um pequeno relato da situação. “É um cenário chocante. São muitas perdas humanas e a lembrança do que aconteceu em Mariana ainda é muito viva, o que só aumenta nossa perplexidade ao assistir algo de tamanha gravidade se repetindo em tão pouco tempo. Os danos ambientais são menores em relação ao que aconteceu em 2015, mas as perdas humanas são muito maiores, infelizmente”.
Marina reforçou que no momento as atenções estão voltadas às buscas por sobreviventes. “Graças à solidariedade de muitos, já temos água e comida suficiente e os desabrigados estão sendo atendidos”. Quanto à atuação da OAB no caso, Marina explicou que o papel da Ordem em situações deste tipo é focado “na interlocução entre cidadãos e poder público, garantindo que sejam respeitados os direitos de todos os atingidos direta e indiretamente. Há a também a possibilidade, caso necessário, do ingresso de ação civil pública, mas no momento nosso trabalho é com as famílias”.
 
Marina Gadelha comentou ainda a legislação brasileira no tocante às barragens, especificamente. A paraibana foi incisiva: “As leis brasileiras são muito permissivas neste caso”. Ela vai além e defende que barragens como a de Brumadinho sejam proibidas no país. “Já temos tecnologia para a extração de minério de ferro sem a necessidade de barragens para rejeitos. Claro que é uma tecnologia cara, mas o custo é mínimo se comparado aos prejuízos ambientais e a perda de vidas humanas. Precisamos agir, e com celeridade, para que não mais assistamos tragédias como Brumadinho e Mariana”.

Região de Guarabira ganha agenda de desenvolvimento 2030

Com o intuito de transformar a região de Guarabira em uma área reconhecida por seu desenvolvimento econômico e social, por meio da sua agropecuária, infraestrutura e turismo, o Sebrae Paraíba lançou, na última semana, a Agenda Região Guarabira 2030, uma ação do Programa Território Empreendedor Sustentável. Ao todo, são 16 municípios participantes da região, que representam um total de 242.773 habitantes, com um PIB de R$ 2.189.51
Com a missão de promover o desenvolvimento de forma estratégica, planejada e integrada da região foram estabelecidos os seguintes eixos estratégicos: agropecuária, infraestrutura, modernização da gestão pública e turismo. Esses eixos, no entanto, admitem alguns temas transversais, como sustentabilidade, empreendedorismo e inovação.
O diretor do Sebrae Paraíba, Neto Franca, destacou que, como o projeto é algo a longo prazo, pensado para o ano de 2030, é necessário um comprometimento dos prefeitos de forma a pensar não em um plano de governo, mas, sim, em um plano de estado, voltado para o desenvolvimento dos municípios. “Além de fortalecer os municípios, esse plano vai automaticamente gerar empregos, que é isso o que o país, e, principalmente, os municípios de pequeno porte, precisam, para fazer com que as pessoas fiquem dentro deles e não se desloquem para os grandes centros”, disse.
Território Empreendedor Sustentável – Pelo menos 30 líderes de 16 municípios que formam o brejo estão inseridos no TES, que teve oito módulos. A cada 15 dias, os atores públicos e privados da região se reuniram para, juntos, discutirem acerca das potencialidades econômicas do território. Ao fim dos oitos módulos, os líderes entregam um Plano de Ações para o desenvolvimento sustentável da região. Por sua vez, o documento é dividido em eixos estratégicos para facilitar a aplicação do plano. O TES também já foi aplicado em outras regiões do estado, como no Vale do Mamanguape.
Municípios: Fazem parte da região de Guarabira atendida pelo TES os municípios de Alagoinha, Araçagi, Belém, Caiçara, Cuitegi, Duas Estradas, Guarabira, Lagoa de Dentro, Logradouro, Mari, Mulungu, Pilõezinho, Pirpirituba, Sapé, Serra da Raiz e Sertãozinho.