sábado, 15 de julho de 2017

Em Patos: Zennedy filia no PMN Samira Medeiros, ex-presidente da Comissão Ética do PSB; ela é esposa do vereador Diogo Medeiros

IMG_1947
O PSB segue perdendo filiados para o Partido da Mobilização Nacional (PMN) do secretário municipal do Governo de João Pessoa, Zennedy Bezerra. Acaba de filiar a então socialista Samira Medeiros, que presidia a Comissão de Ética da legenda do governador Ricardo Coutinho. Ela é esposa do vereador Diogo Medeiros, presidente do Diretório Municipal do PSB de Patos e parlamentar mais votado nas eleições do ano passado, com mais de 1.700 votos.
Por não ter segurado a esposa Samira, decerto irá sofrer intervenção por ordem suprema do mandachuva do Partido Socialista Brasileiro. O próprio Zennedy abonou a ficha de filiação na tarde desta sexta-feira (14). Samira Medeiros é secretária de Políticas Públicas para Mulheres do município de Patos, tendo justificado sua filiação ao PMN sob o argumento de que busca novos horizontes para sua militância política, também em razão da necessidade de um espaço para se construir uma alternativa de desenvolvimento para a Paraíba.
“O projeto do PSB só está servindo para o governador e não para a Paraíba. O que busco é um partido que escute as pessoas, seja democrático e que represente a nova política. E o PMN tem esse compromisso”, ressaltou. O presidente Zennedy Bezerra afirmou que a filiação da secretária Samira Medeiros, “que é um quadro novo e preparada”, dá bem a dimensão de que o partido tem compromisso com a renovação da política e a melhoria de vida da população paraibana.
O vereador Diego Medeiros garantiu que sua esposa tem pleno aval para se filiar ao PMN. Para o parlamentar, o objetivo é fortalecer a base do prefeito Dinaldo Wanderley Filho (PSDB) e se construir um novo projeto de desenvolvimento para o Estado, com base no diálogo e novas ideais. 

Aguinaldo Ribeiro defende votação urgente de modificações nas regras da delação...

Além de tentar livrar Michel Temer da denúncia que o acusa de corrupção, os deputados leais ao governo terão uma prioridade extra ao retornar das férias, em agosto. Desejam apressar a aprovação de mudanças nas regras da delação premiada, esvaziando os poderes do Ministério Público e tornando mais difíceis os acordos. A articulação conta com o aval do Planalto.
Líder do governo Temer na Câmara, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) sustenta que o Legislativo precisa perder o medo de tratar do tema. Sob pena de se tornar um Poder irrelevante. Para ele, “o Poder Legislativo está acovardado, o Congresso Nacional não tem coragem de se impor.” Por essa razão, “tem perdido o seu poder.” Ao defender na quinta-feira a rejeição da denúncia contra Temer na Comissão de Constituição e Justiça, Aguinaldo Ribeiro disse em público algo muito parecido com o lema segundo o qual é preciso “estancar a sangria”, eternizado no áudio de um delator na voz do líder de Temer no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).
“…Nós precisamos rediscutir essa legislação [sobre a colaboração premiada], que foi mal feita, mal produzida, que está sendo reinterpretada ao sabor dos interesses”, disse Aguinaldo Ribeiro aos colegas. “Nós temos que ter coragem para enfrentar.” (assista abaixo à intervenção do líder do governo, na sessão da Comissão de Constituição e Justiça.)
A intenção dos governistas é a de empurrar as novas regras sobre delação para dentro do Código de Processo Penal, cuja modificação está sendo debatida na Câmara. Presidente da comissão que trata da revisão do código, o deputado Danilo Forte (PSB-CE) já manifestou a intenção de endurecer as regras das delações. Fala em limitar também as conduções coercitivas de investigados. Mas nenhum parlamentar se animou, por ora, a subscrever os projetos.
O líder Aguinaldo Ribeiro parece enxergar no inferno astral vivido por Temer e Lula, um bom momento para a reação dos deputados. “É importante que nós possamos dar a resposta nesse instante. Sabe por quê? Porque isso vale para todos. Não é com alegria que nós vemos um ex-presidente da República sendo condenado. […] Nós não queremos isso para o país.”
O deputado queixou-se dos colegas, que brigam uns com os outros. Acha que a hora é de união, não “desse tipo de relação, que parece uma relação apaixonada e doentia, em que uns aqui aos outros atacam.” Disse que se a Câmara autorizar o Supremo Tribunal Federal a deliberar sobre a denúncia contra Temer, estará, na prática, “impedindo uma Presidência da República.”
Aguinaldo Ribeiro é, ele próprio, alvo da Lava Jato. Integra um inquérito aberto em 2015 pelo Supremo Tribunal Federal a pedido do procurador-geral da República Rodrigo Janot. Nele, políticos do PP são acusados de formar uma organização criminosa para assaltar os cofres da Petrotras. O deputado alegar ser inocente.
Os governistas tramam a nova emboscada não por conta dos defeitos da delação premiada. Estão incomodados com a eficácia da ferramenta. Deve-se o sucesso de operações como a Lava Jato a três fatores: a corrupção passou a dar cadeia; o pavor despertado pelas prisões soltou a língua dos delatores; e as colaborações judiciais vitaminaram as investigações. Daí a pressa dos deputados em reagir.
Aguinaldo Ribeiro é exemplo acabado da mutação genética que pode acometer esse espécime chamado “governista”. Ex-ministro das Cidades de Dilma Rousseff, ele votou contra o impeachment de madame na comissão especial que tratou do tema. Depois, ao farejar a debilidade política de Dilma e constatar que a maioria da bancada do seu partido votaria a favor da deposição, o ex-ministro aliou-se à lâmina da guilhotina.
O deputado repetiu o vaivém com Eduardo Cunha. Paparicou o amigo enquanto ele foi o todo-poderoso presidente da Câmara. E votou a favor da cassação do mandato de Cunha, jogando-o no colo do juiz Sergio Moro, em Curitiba. Quer dizer: Michel Temer talvez devesse colocar de molho as barbas que não possui. (Por Josias de Souza)

Metade do baixo clero que elegeu Maia apoia Temer; Sobram profissionais política no governo

Os adeptos da eleição indireta de Rodrigo Maia para presidente da República já fizeram e refizeram as contas e lhes faltam votos. Se é verdade que Maia é o “rei do baixo clero”, cujos votos o levaram à presidência da Câmara, metade desse grupo apoia o governo Michel Temer. Mesmo com os votos da oposição, a bancada de Rodrigo Maia ainda está longe dos 342 votos necessários à admissibilidade da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) pelo plenário. Informa Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Temer não precisa de 172 votos para arquivar a denúncia, é a oposição que precisará somar 342 votos para vencer. O Planalto calcula ter 207. Adiando por duas semanas a votação da denúncia no plenário, Maia deu tempo a todos, inclusive ao governo de melhorar sua articulação. Resta à oposição e à TV a esperança de que Rodrigo Janot saque um “fato novo” da cartola. O que tem tudo para acontecer. O problema para os opositores de Temer é que, agora, o jogo é político e não jurídico. E no lado do governo sobram profissionais da política.

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Se PSDB for lançar candidatura própria, Cássio defende Romero: “É a vez dele”, diz.

Resultado de imagem para senador cássio e romero
O senador paraibano Cássio Cunha Lima, em entrevista ao jornalista Alex Filho da TV Master, nesta sexta-feira (14), garantiu que se o PSDB for lançar candidatura própria ao Governo do Estado no ano que vem, o nome escolhido será o de Romero Rodrigues. “Se o PSDB tiver candidatura própria, a vez é dele, não minha”, afirmou.
Porém, o tucano voltou a atentar para a questão da união da oposição, pois, segundo ele, nenhum partido isoladamente teria condições de ganhar a eleição. “É preciso compreender que a oposição não tem individualmente, através dos partidos, a hegemonia política para ganhar a eleição. Um partido isoladamente. Se você sair com vários candidatos da oposição, isso fraciona a oposição”, concluiu.

Deputado federal Wilson Filho participa de reuniões no Reino Unido

O deputado federal Wilson Filho (PTB) que esteve em missão oficial ao Reino Unido, juntamente com integrantes do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, cujo petebista é presidente, encerrou os compromissos com reuniões na Serious Fraud Office e com representantes da National Audit Office e da Open Date Charter. Na Serious Fraud Office, Wilson Filho se reuniu com deputados para ouvir as experiências do parlamento na relação de transparência dos gastos públicos. “Também discutimos o momento atual vivido pelo Brasil em relação à crise política”, revelou.
Os participantes da Missão também foram até o Parlamento Britânico – Houses of Parliament – onde foram recebidos pela baronesa Gloria Hopper, da House of Lords, equivalente ao Senado brasileiro, e por Daniel Kawczynski, da House of Commons, análogo a Câmara dos Deputados. “Uma troca de experiências extraordinária para embasar ainda mais o projeto de lei sobre dados abertos que iremos apresentar muito em breve”, revelou.
Com os integrantes da National Audit Office – órgão de fiscalização que desempenha papel igual ao TCU no Brasil – o deputado paraibano buscou informações sobre o trabalho realizado junto a outros órgãos de controle. “Tudo isso para dar suporte a uma legislação que estamos construindo na busca da transparência plena em todos os poderes e todas as esferas”, destacou o deputado.
Na embaixada do Brasil, Wilson Filho também se reuniu com integrantes da ONG - Open Date Charter que trata da busca de transparência em licitações com cruzamento de dados. “Estamos retornando ao Brasil com informações que ajudarão a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle a desempenhar um trabalho que garanta mais transparência no trato da coisa pública”, afirmou. (com Ascom)

Em busca de salvação, Temer libera R$ 40 milhões em emendas de paraibanos

A caneta tem pesado na operação desencadeada pelo presidente Michel Temer (PMDB) para evitar a admissibilidade da investigação contra ele. O tema será votado pelo plenário da Câmara dos Deputados no dia 2 de agosto. Para não ter o processo tramitando no Supremo Tribunal Federal (STF), basta o apoio de 172 parlamentares, ou seja, um terço do total. As denúncias indicam a liberação de quase R$ 2 bilhões em emendas pelo Planalto para parlamentares aliados. Isso pode ser visto na Paraíba. Dos 15 parlamentares (três senadores e 12 deputados), pelo menos treze tiveram emendas empenhadas. O montante prometido para a Paraíba é superior a R$ 39 milhões.
E não falta bondade com os parlamentares simpáticos ao presidente. O senador Raimundo Lira (PMDB), que recentemente aceitou o comando do PMDB no Senado, teve empenhados R$ 5,4 milhões. Ele passou, com isso, a ser o mais agraciado com emendas da Paraíba. Mas não era assim antes. Afinal, das emendas já pagas, ele teve apenas R$ 3,4 milhões. Entre os senadores, o senador José Maranhão (PMDB) também teve bom desempenho no “feirão”. Ele teve empenhados R$ 3,5 milhões. Para se analisar o outro lado da moeda, basta ver a situação do também senador Cássio Cunha Lima (PSDB). O tucano se posicionou contra a continuidade de Michel Temer no poder. E qual foi o resultado disso? Zero de suas emendas aprovadas.Agora vamos ao que mais interessa: o caso dos deputados que podem livrar a cara do presidente. Basta olhar a situação dos peemedebistas, a turma do mesmo partido de Temer. Hugo Motta e André Amaral se posicionam a favor da improcedência da ação contra o gestor. O primeiro teve R$ 5 milhões empenhados e o segundo R$ 3,3 milhões. O deputado Veneziano Vital do Rêgo, também filiado ao PMDB, teve zero de emendas. Tudo por que ele anunciou que vai votar pela procedência da ação. Ou seja, vai se posicionar contra o gestor e vinha fazendo isso em outras votações. A regra vale para todos os partidos. Se for simpático ao governo, sua vida está feita. Se for contrário…
O líder do governo na Câmara dos Deputados, Aguinaldo Ribeiro (PP), teve empenhados R$ 4,7 milhões em emendas. Rômulo Gouveia (PSD) teve prometidos a ele R$ 4,8 milhões. Damião Feliciano (PDT), o mesmo que se posicionou várias vezes contra o presidente, manteve discrição nos últimos dias e, com isso, teve assegurados R$ 5 milhões. Wilson Filho (PTB), que se reuniu com Michel Temer recentemente e não revelou como pretende votar, recebeu a promessa de liberação de R$ 4,7 milhões. O líder do DEM, Efraim Filho, teve empenhados R$ 4,5 milhões. Do lado menos verde do campo, o oposicionista, além de Veneziano e Cássio, Luiz Couto (PT) aparece com apenas R$ 1 mil empenhado.
Com informações de Angélica Nunes, do jornaldaparaiba.com.br

Ricardo Coutinho visita Lula na sede do PT em São Paulo e debate cenário político

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), cumprindo agenda em São Paulo, visitou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sede do PT no Estado, na tarde desta quinta-feira (13). Eles conversaram sobre o cenário político nacional e sobre a futura viagem do ex-presidente Lula à Paraíba, no mês que vem.

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Presidentes presos: Hermes da Fonseca [preso na gestão Epitácio Pessoa], Arthur Bernardes, Washington Luis e JK

Acervo de O Globo - com Gustavo Villela e Paulo Luiz Carneiro
A condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nove anos e seis meses de prisão, determinada pelo juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, faz lembrar episódios que marcaram a história republicana brasileira. Em contextos diferentes, um presidente, no exercício do cargo, foi preso, enquanto três outros políticos, após deixarem a Presidência, também foram detidos.
Resultado de imagem para hermes da fonseca foi preso por epitácio pessoaResultado de imagem para hermes da fonseca foi preso por epitácio pessoa
Ainda na República Velha (1889-1930), o marechal Hermes da Fonseca, que governou o país entre 1910 e 1914 — quando, viúvo, casou-se com a jovem cartunista Nair de Teffé, escandalizando a sociedade —, teve a sua prisão decretada na gestão do presidente Epitácio Pessoa (1919-22). Em junho de 1922, o governo federal interveio na eleição estadual de Pernambuco, sendo duramente criticado por Hermes da Fonseca, na ocasião presidente do Clube Militar. Foi então ordenada a prisão de Hermes e o fechamento por seis meses do Clube Militar, em 2 de julho de 1922. O ex-presidente ficaria preso até janeiro do ano seguinte.
O presidente da República Epitácio Pessoa mandou prender o ex-presidente Hermes da Fonseca e fechar o Clube Militar, que era presidido pelo marechal. A prisão de Hermes da Fonseca, a mais alta patente militar do país, e o fechamento do Clube Militar por decreto presidencial, foram considerados uma afronta ao Exército. O descontentamento alastrou-se por todos os quartéis do Rio de Janeiro, e começou a ser tramado o levante, que ficou conhecido como a Revolta dos 18 do Forte. O episódio, por sinal, foi o estopim da insurreição de jovens oficiais contra Epitácio Pessoa e seu sucessor eleito, Artur Bernardes, que iria tomar posse em novembro na vigência do estado de sítio. A insatisfação levou ao movimento dos "18 do Forte de Copacabana", protagonizado por tenentes descontentes com as velhas oligarquias que dominavam a República Velha.
A Revolução de 1930, que levou Getúlio Vargas ao poder, também foi marcada pela deposição do seu antecessor. Em meio a uma conspiração militar e a pressão de grupos de populares, na manhã do dia 24 de outubro, Washington Luis — cujo lema era "governar é abrir estradas" — foi deposto e obrigado a deixar a sede do governo, o Palácio Guanabara, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio. De acordo com informações do Centro Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com a mediação do cardeal Leme, o presidente "consentiu em se retirar, ressaltando porém sua condição de prisioneiro, pois não havia renunciado. Abraçou cada um dos que estavam ao seu lado e foi transportado para o forte de Copacabana. Seus ministros também foram presos. Quando essa notícia foi divulgada, houve comemorações espontâneas nas ruas da maioria das cidades do país".
Na edição das 20h publicada no dia 24 de outubro de 1930, O GLOBO informava sobre a deposição e prisão de Washington Luis. Ilustrando a sua manchete ("Rendido, afinal, á gloriosa realidade que o cercava, o Sr. Washington Luis retira-se do palacio Guanabara"), o jornal estampava uma fotografia que registrou o exato momento em que o "automovel do Palacio Presidencial deixava o Guanabara, conduzindo Washington Luis e o cardeal Sebastião Leme". Washington Luis negociaria com os revolucionários a sua libertação, partindo para um longo exílio na Europa e nos Estados Unidos. Ele retornaria ao país somente em 1947, após a redemocratização que se seguiu ao fim da ditadura do Estado Novo (1937-45), comandada por Vargas.
Dois anos após a Revolução de 1930, o ex-presidente Artur Bernardes, que havia dirigido o país entre 1922 e 1926, também se transformaria em alvo. Após a eclosão da Revolução Constitucionalista de julho de 1932, em São Paulo, ele foi preso em setembro, em Araponga, município próximo a Viçosa, tentando fazer um levante em Minas Gerais em apoio ao movimento paulista. Embarcado de trem para o Rio, Bernardes foi levado para depoimentos na Ilha das Cobras e, depois, na Ilha do Rijo, ambas na Baía de Guanabara. Ficaria preso ainda no Forte do Leme, antes de seguir, em dezembro, para o exílio em Portugal.
Presidente "bossa nova", que criou Brasília e fez o país caminhar rumo à industrialização com a ajuda do capital estrangeiro, Juscelino Kubitschek também passou pelo constrangimento da detenção, após conduzir o Brasil entre 1956 e 1961. Com o golpe de 64 que depôs o presidente João Goulart, JK teve os seus direitos políticos cassados por dez anos. O endurecimento da ditadura militar, após a edição do AI-5, em 13 de dezembro de 1968, levou Juscelino para a cadeia no Rio. Ele e o ex-governador da Guanabara Carlos Lacerda, que articulavam com Jango a formação da Frente Ampla, pedindo a volta da democracia ao país, foram soltos somente no dia 22 de dezembro.
No caso de Lula, pela primeira vez na História um ex-presidente foi julgado culpado por um crime comum. Na sentença de primeira instância, proferida no dia 12 de julho de 2017, o juiz Sergio Moro considerou que Lula é culpado por ter recebido um tríplex no Guarujá, dado como propina pela construtora OAS, que fora beneficiada em contratos da Petrobras. Com isso, o petista foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Para a defesa de Lula, a decisão judicial tem conotação política e "envergonha o Brasil". Lula ainda é réu em outros quatro processos e responde a inquéritos

Dissidentes do PSB se filiam ao PMN e fortalecem projeto da oposição na Paraíba

IMG-20170712-WA0473
Após anunciar perseguição do governador Ricardo Coutinho e desfiliação em massa do PSB, o ex-vice-presidente estadual da juventude socialista, Elton Tony e um grupo de dissidentes da legenda, se filiaram na noite desta quarta-feira (12), ao PMN.
O evento aconteceu em Pombal e contou com a participação do presidente estadual do PMN e secretário de Artilulação Polírltica de João Pessoa, Zennedy Bezerra e da secretária-geral da legenda, Lídia Moura. Elton Tony será presidente da sigla no município.
De acordo com Zennedy, as filiações fortalecem o PMN no estaso e o projeto das oposições para as eleições de 2018. “Estamos buscando o fortalecimento do PMN no Estado e também no campo das oposições”, afirmou Bezerra.

25 juízes de 3ª entrância aptos a concorrer ao cargo de desembargador no TJPB

Com a aposentadoria voluntária, por invalidez, da desembargadora Maria das Neves do Egito de Araújo Duda Ferreira, Nevita, 25 juízes de 3ª entrância estão aptos a concorrer ao cargo de desembargador, pelo critério de merecimento. O escolhido vai compor o Pleno do TJPB, composto por 19 desembargadores.
Embora os critérios agora considerados pelo TJPB pendam para a produtividade e qualificação dos magistrados, não se há de esquecer que nas últimas cinco eleições o juiz Wolfram da Cunha Ramos figurou duas vezes em lista tríplice, em 2012 e em 2011. Miguel de Britto Lyra figurou uma vez, em 2012. 
Todos os demais juízes que compuseram lista tríplice nas últimas cinco eleições já foram promovidos a desembargador: Leandro dos Santos, Carlos Martins Beltrão, João Benedito da Silva, Arnóbio Alves Teodósio e Marcos Cavalcanti.     
Com a aposentadoria de Nevita, o Tribunal declara a vacância do cargo, e, o ato seguinte será a abertura do processo de eleição para escolha do próximo desembargador. O cargo vago será provido pelo juiz classificado na lista tríplice que obtiver o maior número de votos dos membros do Tribunal. Dos 25 juízes, ainda não se sabe quem terá interesse de concorrer. 

Ricardo é recebido pelo Publisher Mino Carta e concede entrevista à Carta Capital

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, abriu agenda na sua correria para ações em Minas e depois São Paulo para visitar o Publisher Mino Carta, um dos mais importantes jornalistas  brasileiros, bem como conhecer as instalações da revista e ainda conceder entrevista exclusiva.
Na publicação, na Avenida Alameda Santos, o governador e o Publisher trocaram informações sobre a conjuntura nacional tanto no plano Político quanto econômico. Ricardo Coutinho acompanhado do Secretário de Comunicação, Luis Torres, esteve também com a Diretora Geral da Revista, Manuela Carta.

Raquel Dodge é nomeada nova procuradora-geral da República no lugar de Janot

Resultado de imagem para nova procuradora geral da república
Um decreto do presidente Michel Temer publicado no Diário Oficial da União" desta quinta-feira (13) nomeia, a partir de 18 de setembro de 2017, Raquel Dodge para o cargo de procuradora-geral da República. Ela substituirá Rodrigo Janot, que terá passado quatro anos no comando do Ministério Público Federal (MPF).
A indicação de Dodge para o cargo foi aprovada na noite da quarta-feira (12) pelo Senado, após uma sabatina de quase 8 horas. Ela recebeu 74 votos a favor – eram necessários 41 – e 1 contra. Houve uma abstenção. A votação foi secreta, na qual não se sabe como votou cada parlamentar. Ao responder as perguntas de senadores, ela disse que, se necessário, vai aumentar as equipes responsáveis por operações do Ministério Público, como a Lava Jato.
Cabe ao procurador-geral da República, por exemplo, pedir abertura de inquéritos para investigar o presidente da República, ministros, deputados e senadores. O chefe do MPF também tem a prerrogativa de apresentar denúncias nesses casos. O PGR pode ainda criar forças-tarefa para investigações especiais, como é o caso do grupo que atua na Lava Jato. Também pode encerrá-las ou ampliá-las.
Indicada pelo presidente Michel Temer no mês passado, Dodge será a primeira mulher a ocupar o cargo e terá mandato de dois anos à frente da PGR, podendo ser reconduzida por igual período. Após a aprovação, ela se dirigiu ao Palácio do Planalto para se reunir com o presidente.

Professor Ivo Filho recebe apoios em Santa Rita à sua pré-candidatura a deputado...

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
E o professor Ivo Filho (PPS) segue recebendo demonstrações de apoio ao seu projeto de disputar um mandato de deputado estadual, nas eleições de 2018.
Os também professores JB e Roni, lideranças políticas integrantes do maior grupo político da cidade de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, também decidiram marchar com o itaporanguense. 
Levantando várias bandeiras que representam anseios da população paraibana, em particular na área da educação, Ivo Filho - itaporanguense radicado na Capital - vai despontando como uma opção para mudar o quadro atual de desmoralização da política. 

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Jutay Meneses desiste da reeleição à AL e anuncia candidatura a deputado federal

O deputado estadual Pastor Jutay Meneses, do PRB, confirmou em entrevista ao Blog do Ninja, que vai mesmo desistir da reeleição a um mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba, nas eleições de 2018 para se dedicar a conquistar um mandato na Câmara Federal, em Brasília. Com votações ascendentes desde que decidiu entrar na política o parlamentar caiu no gosto da executiva nacional que vê no pastor potencial para ampliar mais ainda os espaços do PRB no cenário nacional.
“É um projeto não meu, mas é um projeto do partido. O partido está avançando em todo o Estado. Há um desejo em que cada Estado nós tenhamos um ou dois deputados federais. São Paulo, por exemplo, temos quatro deputados federais e isso está se espalhando por todo o Brasil. E na Paraíba não vai ser diferente. Na minha primeira eleição tivemos mais de 17 mil votos, na minha reeleição obtive mais que esse dobro, ou seja, ultrapassaram os 35 mil votos e isso fez com que a nacional despertasse para o trabalho que estamos desempenhando aqui no Estado e nos fizesse o convite para que saíssemos na próxima disputa como candidato a deputado federal, para ajudar o país. E o meu nome está à disposição do partido, está confirmado pela nacional”, disse.
Segundo ele, a legenda não ficará acéfala na Casa de Epitácio Pessoa – no âmbito estadual. O pastor revelou que a sigla tem nomes e está conquistando vários filiados em diferentes regiões do Estado que, a preço de hoje, pode conferir ao partido três cadeiras na Assembleia Legislativa da Paraíba no próximo mandato. “O segmento que me acompanha estará lançando outros candidatos. Nós estamos atraindo outros nomes também para o partido, no litoral, no sertão, no cariri e no brejo. Candidatos competitivos e hoje, pelos nomes que nós temos, já temos condições de eleger três deputados estaduais pelo PRB em 2018”, arrematou.

Polícias Civil e Militar apreendem carga de cigarros contrabandeada em Imaculada

Uma ação integrada das Polícias Civil e Militar da Paraíba, na cidade de Imaculada, Sertão, resultou na apreensão uma carga de cigarros contrabandeados e avaliados em R$ 350 mil. O trabalho que envolveu a 16ª Delegacia Seccional e policiais militares da 5ª Companhia de Polícia Militar, ambas com sede em Princesa Isabel, aconteceu nessa terça-feira (11).
Segundo o delegado Cristiano Jacques, o local onde estava a carga foi indicado por meio de uma informação encaminhada ao Disque Denúncia – 197. “A partir daí, nos deslocamos para a zona rural, no Sítio Mata Grande, fizemos o cerco e entramos em um galpão no qual os cigarros estavam armazenados. Durante a abordagem, um homem que estava na propriedade conseguiu fugir”, explicou.
O policial ainda acrescentou que as investigações continuam, a fim de identificar os envolvidos para que sejam indiciados por contrabando e descaminho do material, que veio do Paraguai, e ainda por associação criminosa. “Destacamos que as denúncias repassadas pela população ao 197 são muito importantes para o trabalho policial e contribuem de maneira relevante para o sucesso de ações como essa apreensão de cigarros em Imaculada. A ligação é gratuita e o sigilo da identidade do denunciante é garantido”, frisou.

Sérgio Moro condena Lula a 9 anos e meio de prisão no 'Caso Tríplex'

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado pelo juiz Sérgio Moro a 9 anos e meio de cadeia por corrupção e lavagem de dinheiro. A decisão é sobre o processo em que Lula é acusado de receber propina da empreiteira OAS. Entre as vantagens está o apartamento tríplex no Guarujá, em São Paulo. A decisão é em primeira instância e cabe recurso.
Segundo a denúncia, Lula recebeu R$ 3,7 milhões em vantagens indevidas pela empreiteira. O valor correspondente ao tríplex é de R$ 1,1 milhão.  A OAS gastou R$ 926 mil em reformas no apartamento e outros R$ 350 mil com móveis planejados. Gastou também R$ 1,3 milhão para contratar uma empresa para armazenar os bens que Lula levou para São Paulo após o término de seu mandato como presidente do Brasil.
Entre a acusação dos procuradores da Lava Jato e a sentença de Moro, se passaram 10 meses. Essa é a primeira vez que um ex-presidente do Brasil é condenado por corrupção. Lula é apontado pela força-tarefa da Lava Jato como o ‘chefe’ do esquema de corrupção que roubou a Petrobras. Ele é acusado de participar, junto com a OAS, do desvio de mais de R$ 87 milhões da estatal. O ex-presidente pode ser preso e ficar inelegível, caso a condenação seja confirmada em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal (TRF).

Menino Travesso!

– Via Aroeira.

Governo do Estado orienta municípios na elaboração dos planos plurianuais

Governo da Paraíba orienta municípios na elaboração dos planos plurianuais
O Governo da Paraíba realizou, nesta terça-feira (11), na sede da Espep, em João Pessoa, o Encontro Estadual de Planejamento e Orientação para Elaboração do PPA Municipal 2018-2021. O evento, que ainda terá mais quatro edições neste mês de julho abrangendo municípios de outras áreas do estado, teve a participação de representantes de 28 municípios.
De acordo com o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Waldson Souza, o encontro tem como objetivo também contribuir com os municípios no alinhamento dos seus PPAs com a Agenda 2030 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil (Pnud), que foi assinada em 2015 por 193 países, e cujas diretrizes estão sendo seguidas pelo Governo da Paraíba desde 2016. O secretário ainda ressaltou que a Paraíba tem alcançado uma grande melhoria de indicadores nas áreas econômica e social, a exemplo do crescimento do PIB, da redução do analfabetismo, da redução da mortalidade infantil, entre outros. 
De acordo com Inalda Béder, representante do Programa das Nações Unidas (PNUD) na Paraíba, esse é o primeiro passo para que se possa implementar a Agenda 2030 em nível estadual e municipal. A agenda é composta por 17 objetivos e 169 metas que equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental. O encontro contou também com uma palestra sobre orientação para elaboração do PPA municipal, realizada pelo diretor executivo do sistema estadual de planejamento, Ricardo Lavor, e com uma apresentação realizada pela chefe do Departamento de Auditoria de Gestão Estadual do TCE,  Zaíra Guerra.
O estado foi dividido em cinco áreas, que irão receber o evento ainda neste mês de julho. No próximo dia 13, será a vez de Campina Grande (o evento irá ocorrer no Centro de Formação dos Professores em Campina Grande); já no dia 19, o município de Bananeiras recebe o evento (Espaço Cultural Oscar de Castro); no dia 24, é a vez da região Sertão I, em Cajazeiras (Escola Técnica de Cajazeiras); por último, no dia 25 de julho, o ciclo de orientações é finalizado no Sertão II, na cidade de Patos (Auditório do RodoShopping em Patos).

Tribunal de Contas investiga farra das empresas “laranjas” nas prefeituras

O Tribunal de Contas do Estado iniciou uma varredura em contratos dos municípios com supostas empresas de fachada. Os indícios de uso de laranjas para fraudar licitações são muito fortes. O órgão de controle criou o Índice de Derrotas dos Licitantes nos Municípios. Ele relaciona, com base no histórico de licitações, as empresas mais fracassadas em processos licitatórios. Ao todo, foram encontradas 275 delas com habilidade incomum para serem derrotadas nos certames. Se fossem times de futebol, dariam de goleada no Íbis Sport Club, o pior time do mundo. Elas participaram de surpreendentes 2.843 certames e foram derrotadas em todos. A presença na lista não é certeza de fraude, mas é um indício forte.
O presidente do TCE, André Carlo Torres, explicou que o levantamento acendeu a luz de alerta no tribunal. As auditorias realizadas para o acompanhamento das gestões, a partir de agora, estão levando o índice em consideração. Por conta disso, nas cidades onde estas empresas aparecem com mais frequência nas licitações, haverá maior atenção aos contratos. Um dado curioso é que elas participam das licitações sempre com empresas específicas, oferecendo propostas maiores. Há suspeitas de direcionamento nos contratos, inclusive com a participação dos gestores. “Estão sendo observados o histórico dos contratos ao longo dos anos, mas também os de 2017”, ressaltou Torres.
O índice desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado aponta também, em mapa, as cidades com maior incidência destas empresas. Quanto mais vermelha a coloração da cidade, maior a incidência de licitações suspeitas. As cidades com maior número de licitações que contam com a participação das empresas suspeitas são Santa Cecília (94), Campina Grande (80) e São Bento (75). Entre as empresas, os azarões nas participações frustradas em são Megatec-Comércio e Serviços Técnicos, com 94 derrotas; Esteves e Anjos LTDA., com 50 derrotas, e Consignn Comércio e Representação de Eventos Cons Pedagogia, com 47.
A modalidade preferida pelas empresas perdedoras são Carta Convite, com 2.565 participações. Ela é seguida por Pregão Presencial, com 157, e Tomadas de Preços, com 42. A ferramenta foi idealizada durante a segunda edição do Hackfest Contra a Corrupção, promovido pelo Ministério Público da Paraíba, em parceria com Rede Paraíba de Comunicação, Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas do Estado, além de dezenas de outros órgãos. Originariamente pensada com o nome de “Laranjal”, a ferramenta foi concluída pelos técnicos do TCE e incorporada ao trabalho dos auditores.

PSB vai expulsar vereador preso por vender equipamentos escolares do Estado

O vereador de São Mamede, Francisco das Chagas Medeiros, 37 anos, será expulso dos quadros do PSB da Paraíba, revelou o presidente estadual do partido, Edvaldo Rosas. O partido se reuniu na tarde desta terça-feira (11), e acordou que o vereador, conhecido como ‘Chaguinha’, não deve mais fazer parte do partido Girassol.
"O PSB da Paraíba não aceita esse tipo de comportamento de um parlamentar", disse Rosas. Francisco das Chagas Medeiros foi autuado em flagrante por realizar venda de equipamentos pertencentes à Secretaria de Estado da Educação em sites de compra e venda pela internet. Além de vereador, ele era presidente do PSB de São Mamede.

terça-feira, 11 de julho de 2017

Emendas de Maranhão garantem recursos para obras do Ramal de Piancó junto ao Eixo Norte

Três sugestões de emendas apresentadas pelo senador José Maranhão foram acatadas pela bancada e devem ser contempladas na LDO (Lei das Diretrizes Orçamentárias). Uma delas é a destinação de recursos para construção do Ramal de Piancó, que liga o Eixo Norte da Transposição à Barragem de Coremas Mãe D`Água, São Gonçalo e Engenheiro Ávidos.
Segundo o senador, essa obra resolverá, em definitivo, o problema hídrico que afeta 36 cidades e comunidades da região. Outra emenda do peemedebista, também na área hídrica, prevê a perfuração e instalação de poços em municípios do Estado. Essas ações hídricas, que sempre marcaram a história política do senador Maranhão, deverão ser executadas pelo Dnocs-PB.
A terceira emenda de bancada à LDO destina recursos para a construção da Transcariri, uma adutora que deverá atender cidades do Cariri, e cujo projeto está em fase de elaboração pelo Governo do Estado.

Romero na TV Master: “Se as posições do PSDB ameaçarem me contaminar eu deixo o partido”

Durante duas horas e meia o prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues (PSDB) foi sabatinado na noite desta segunda-feira (10)  no programa Conexão Master da TV Master, com o comando de Alex Filho. Respondendo as questões políticas o prefeito Romero Rodrigues disse que pode disputar uma vaga de senador nas eleições de 2018 mas não a vice. Informa o PolêmicaPB
O prefeito afirmou que não acha muito pertinente as oposições disputarem com duas candidaturas e que isso favoreceria ao grupo da situação. Indagado se poderia deixar o PSDB para garantir uma legenda com tranquilidade para a disputa de 2018 o prefeito Romero disse: “Se as posições do PSDB ameaçarem me contaminar, na minha trajetória política, eu deixo o partido”. Romero defendeu eleições diretas imediatas como saída para o Brasil neste momento.

Aposentadoria de desembargadora abre vaga no TJPB para novo magistrado

O Diário da Justiça eletrônico, edição desta terça-feira (11), traz Portaria da Presidência do Tribunal de Justiça (GAPRE Nº 1738/2017), que dispõe sobre a concessão de aposentadoria voluntária, por invalidez, à desembargadora Maria das Neves do Egito de Araújo Duda Ferreira. Com a aposentadoria, o Tribunal declara a vacância do cargo, e, o ato seguinte será a abertura do processo de eleição para escolha do próximo desembargador. 
O ato, assinado pelo presidente do TJPB, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, com base no art. 69, I,”b”, c/c o art. 72, ambos do Regimento Interno do TJPB, bem como em razão da EC 70/2012 e Resolução 166/2012 do Conselho Nacional de Justiça, levou em consideração o que consta do processo administrativo nº 378.666-8, que traz o pedido voluntário de aposentadoria da referida magistrada, formalizado no dia 05 de junho do corrente ano.
O processo de escolha do próximo desembargador se dará da seguinte forma: será publicado edital no Diário da Justiça eletrônico, informando a vacância do cargo, para os magistrados que queiram concorrer a vaga pelo critério de merecimento, uma vez que o último cargo ocupado por magistrado de carreira, no Tribunal, obedeceu o critério de antiguidade.

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Quatro ex-prefeitos são condenados no 3º lote de sentenças da Meta 4 do CNJ

O Tribunal de Justiça da Paraíba divulgou nesta segunda-feira (10) a relação de gestores públicos, em cumprimento a Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça(CNJ). Foram condenados dois ex-prefeitos do Sertão,  um da Zona da Mata e outro do Agreste.
De acordo com o julgamento dos processos, que envolvem atos de improbidade administrativa no estado, fazem parte da relação à ex-prefeita de Campina Grande, Cozete Barbosa; ex-prefeito de São João do Rio do Peixe, José Lavoisier Gomes Dantas; o ex-prefeito de Princesa Isabel, Thiago Pereira de Sousa Soares, e a ex-prefeita de Sapé, Maria Luiza do Nascimento. 
De acordo com o coordenador da Meta, juiz Antônio Carneiro de Paiva,  foram sentenciados processos oriundos de todas as regiões do Estado da Paraíba. Entre as condutas apreciadas pelo grupo de juízes da Meta 4 estão a análise de diversas condutas de improbidade administrativa, como: a violação à Lei das Licitações, contratações ilegais de servidores, pagamentos indevidos de bandas musicais, pagamento indevido de salários sem a comprovação do efetivo serviço e a burla a lei que combate o nepotismo.
Nessa etapa, foram julgados 49 processos. Desse total foram considerados procedentes 19  ações,  12 procedentes em partes, 13 improcedentes e cinco embargos de declaração, rejeitados por prescrição ou extinção de punibilidade. O trabalho do grupo de juízes da Meta 4 consiste em julgar processos relativos à Meta em questão, que tramitam em todas as comarcas do Estado. “Todas as comarcas estão sendo visitadas pelo grupo de juízes e a intenção é fazer com que finalizemos 2017 com a meta plenamente atingida”, acrescentou Antônio Carneiro.
O juiz informou que um novo lote de sentenças será divulgado até o dia 15 de agosto de 2017.

Plano hídrico do Estado constrói cinco barragens e prevê mais cinco no Sertão, três delas no Vale do Piancó: em Olho D'água, Nova Olinda e Serra Grande.

Plano hídrico do Estado constrói cinco barragens e prevê mais cinco no Sertão
As máquinas já estão trabalhando em cinco importantes barragens em construção na Paraíba, que visam garantir segurança hídrica para a população. As obras fazem parte do Programa Mais Trabalho, que tem o plano hídrico,  lançado em maio deste ano pelo governador Ricardo Coutinho. Trata-se das barragens Porcos (Pedra Lavrada), Cacimbinha (São Vicente do Seridó), Coronel Jueca (Desterro), Riacho Fundo (Tenório) e Pedra Lisa (Imaculada) que, juntas, somam investimento superior a R$ 20 milhões.
O secretário João Azevedo (Infraestrutura) lembrou que já foram construídas três grandes barragens – Jandaia (Bananeiras), Pitombeira (Alagoa Grande) e a própria Camará (reconstruída). “No que se refere à recuperação, 50 barragens foram recuperadas. São mais de R$ 23 milhões aplicados nesse programa que visa garantir segurança hídrica para a população”, listou.
Outras – Ainda de acordo com o secretário, mais cinco barragens poderão ser construídas pelo Governo do Estado a partir da obtenção de empréstimo no valor de US$ 250 milhões junto ao Banco Mundial. “Essas barragens serão construídas na região do Sertão e terão uma função complementar, considerando que algumas estarão em regiões em que chegarão águas do Rio São Francisco. Entretanto, é necessário que se tenha água para a produção e para desenvolver projetos de irrigação. Através do plano da Bacia do Piancó Piranhas – Açu, foi constada a necessidade de construção de 11 barragens, então com a aquisição desse empréstimo o Governo do Estado vai construir cinco. Será algo em torno de R$ 75 milhões investidos nessa ação”, explicou.
As barragens que serão construídas, caso o empréstimo seja aprovado, serão Sabugi (Santa Luzia), Garra (Olho D’Água), Espinho Branco (Patos), Canoas (Nova Olinda) e Serra Grande no município de mesmo nome.

“Novo e velho no mesmo rumo” diz Walber Virgolino de reunião com Zé Maranhão

Filiado ao PMDB, o delegado Válber Virgolino anda motivado a ser candidato a deputado federal. Depois de sair de encontro com o presidente estadual do PMDB, José Maranhão, o policial fez uma descrição do encontro:
“Afinando os discursos, condutas e ações. O novo e o velho no mesmo rumo”. Não disse qual. (Por Heron Cid)

Aécio Neves cobra lealdade de Cássio e manda recado: "Tenho ótima memória".

O jornalista Lauro Jardim revelou neste domingo (9), em sua coluna veiculada na versão online do jornal O Globo, que senador Aécio Neves (PSDM-MG) não anda satisfeito com o seu colega de partido, Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), que atualmente é vice-presidente do Senado Federal.
A coluna é curta e bem contundente. “Ao apresentar argumentos de por que não deveria ser abandonado, Aécio Neves foi especialmente duro com Cássio Cunha Lima e Tasso Jereissati. Lembrou que tem ótima memória”, diz texto da publicação.
A nova fase das delações da construtora Andrade Gutierrez terá como foco principal o senador Aécio Neves (PSDB-MG), segundo o mesmo jornalista. O controlador Sergio Andrade contará como a empreiteira pagou propinas pela participação da Cemig na hidrelétricas de Santo Antônio, no Rio Madeira, a Aécio e Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a dupla que se uniu no golpe contra a democracia brasileira.
A Andrade também indicou um executivo para esquadrinhar todas as propinas pagas na construção da Cidade Administrativa de Minas Gerais, maior obra da gestão tucana em Minas. O tucano mineiro já é o recordista em inquéritos na Lava Jato e terá novos problemas judiciais pela frente. Atualmente, sua irmã Andrea e seu primo Fred Pacheco estão em prisão domiciliar, em razão do caso JBS, em que foram flagrados negociando e recebendo R$ 2 milhões, em nome de Aécio.

domingo, 9 de julho de 2017

Seis dias depois do 'fico', Ricardo Coutinho e Lígia Feliciano reaparecem juntos

Seis dias depois do anúncio do governador Ricardo Coutinho pela opção de ficar no cargo até o fim da sua gestão, em dezembro de 2018, ele e a vice-governadora Lígia Feliciano (PDT) reapareceram juntos em público, em clima de harmonia. Foi na manhã deste sábado, em solenidade na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, do Espaço Cultural, no evento de lançamento do Festival Arte em Cena, com cursos de formação cultural para jovens da rede estadual de ensino.
Convidados ao palco, Ricardo e Lígia dividiram a mesa dos trabalhos. Na hora da assinatura do edital, feita pelo governador, a vice puxou os aplausos. Nos bastidores da solenidade, nem Ricardo e nem Lígia trataram do assunto da decisão anunciada pelo governador, na última segunda feira, após quinzes dias de uma reunião privada no Palácio da Redenção entre os dois.
Ricardo condicionou o afastamento do governo e consequente à ascensão da vice mediante a garantia de que continuaria tendo o “controle administrativo e eleitoral”.