sábado, 30 de novembro de 2013

Presentinho de natal para os brasileiros: Desde a meia-noite o preço da gasolina está reajustado em 4% e do diesel em 8%, anuncia a Petrobras.

A Petrobras anunciou aumento de 4% no preço da gasolina e 8% no do diesel, que já está valendo desde a zero hora deste sábado (30). O percentual será aplicado nas refinarias. Nas bombas dos postos, para o consumidor final, os novos preços devem ficar próximos disso. 
A Petrobras e o governo estavam estudando o aumento e iriam divulgá-lo na semana passada, mas a decisão foi adiada para agora. Também estava sendo avaliada uma metodologia de reajuste automático dos preços dos combustíveis, entre outros temas. A empresa decidiu não divulgar como será a política de reajustes, que causou atritos entre a presidente Dilma Rousseff e a presidente da companhia, Graça Foster.

Líderes da IURD falam no "Show de Notícias" sobre o trabalho que é desenvolvido em Itaporanga...

Durante entrevista no radiofônico "Show de Notícias", apresentado pelo signatário do Blog - com a participação do professor João, os pastores Marcos e Nivyklebson falaram sobre os trabalhos que são desenvolvidos em Itaporanga pela Igreja Universal do Reino de Deus, dentre outros assuntos inerentes à comunidade. Pr. Marcos, logo de início, enfatizou que a IURD está enraizada na "Rainha do Vale' há 15 anos levando a fé para quem precisa de "libertação e salvação". Inclusive, segundo ele, é esse o diferencial da UIRD, que a cada ano tem crescido e se expandida em todo o mundo.
"O ser humano precisa se libertar e estar mais perto de Jesus e nós fazemos esse trabalho de levar o conhecimento para àqueles marginalizados, discriminados, que estão às margens de tudo, que já não tem mais esperanças, que estão no fundo do poço. Aí nós invocamos o nome do Senhor que a salvação seja feita. Quanto e quantos exemplo não temos para mostrar. Veja que o amor está se acabando dentro da própria família, mas não podemos deixar que isso aconteça. É violência e mais violência. Pai que não respeita filho e vice-versa. A IURD, graças ao Senhor Jesus, tem alcançado sucesso nesse sentido", comentou o pastor.
Os líderes da IURD em Itaporanga, inclusive, reafirmaram em estar presente na manifestação que a comunidade da Agrocila Jesus Cristo fará na próxima segunda-feira (02), quando fechará o trânsito na BR-361 em protesto contra o DNIT-PB pela falta de lombadas no local, pela reabertura de uma escola municipal e um PSF. "Temos muitos dos nossos irmãos lá naquela localidade, que nos tem informado dos acidentes ocorrido recentemente e, por isso, não poderíamos deixar de dar nosso apoio à essa manifestação para que as autoridades sejam alertadas quanto à asse problemas e busquem o mais breve possível sua solução", afirmou o Pr. Marcos. 

Campanha Novembro Azul é encerrada com diversos atendimentos no Hospital Distrital de Itaporanga...

Com dezenas de atendimento em prol da saúde do homem, num mutirão de exames, o Hospital Distrital de Itaporanga encerrou ontem a Campanha Novembro Azul. Consultas, palestras, entrega de laços e bottons, exames de sangue (PAS) e exames de toque foram alguns dos serviços prestados pela equipe daquela casa de saúde, coordenada pela diretora Wilka Rodrigues, uma ação bastante importante nesta luta de prevenção contra o câncer de próstata. 
"Alcançamos a expectativa quando à quantidade disponível de atendimento. Agradecemos gentilmente ao Dr. Francisco Brasileiro, pela parceria, a apoio da Secretaria Municipal da Saúde, a equipe do hospital que tem feito um trabalho maravilhoso e a população que pela compreensão e apoio. Ou seja, nós estamos fazendo nossa parte com estas ações alertando os cidadãos itaporanguenses sobre as formas de prevenção e tratamento do câncer de próstata", declarou a diretora afirmando que mesmo com o término da campanha os homens podem procurar o hospital para continuidade do tratamento já que o Dr. Francisco Brasileiro atende sempre aos sábados. 
O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), que em sua estimativa 2012/2013 apontou 60.180 novos caos de câncer de próstata e 52.680 de mama. Pesquisa realizada pelo Datafolha para a Sociedade Brasileira de Urologia - SBU, por exemplo, constatou que o preconceito com o exame do toque retal ainda é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame. 
Na fase inicial, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas. Quando surgem são parecidos com os do crescimento benigno de próstata: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase avançada, a doença pode provocar dor nos ossos, problemas para urinar e, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. O tratamento vai depender do estágio da doença, e pode ser feito com cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal e algumas vezes apenas observação médica.
Abaixo, algumas imagens do evento lá no Hospital Distrital de Itaporanga: [Clique na imagem para ampliá-la]

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Comandante do 13º BPM, major Jurandy é o novo filho de Itaporanga após a Câmara Municipal ter aprovado outorga do Título de Cidadão...

Foi aprovada ontem (28), por unanimidade, a outorga do Título de Cidadão Itaporanguense ao comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar, o major QOC Jurandy Pereira Monteiro (foto), por meio de propositura apresentada pelo vereador Jailson de Zeca, em reciprocidade ao competente trabalho que o oficial tem desenvolvido em Itaporanga e no Vale do Piancó na coordenação da área de Segurança Pública.
Conhecido pelo perfil diplomático e agregador, dentro da Briosa Polícia Militar, o major Jurandy esbanja incontestável capacidade técnica e conhecimento teórico. Em seu currículo são destacados vários cursos de capacitação e de comando que o auxiliam no dia a dia de trabalho. O major Jurandy é dessas pessoas que se confundem com a sua função, haja vista, que ao fazer-lhe tal homenagem os nobres parlamentares-mirins o fazem também à própria corporação. 
Atualmente à frente do Comando do 13º BPM, ele já exerceu várias funções dentro da corporação, dentre as quais podemos destacar: Sub-comandante da 1ª Cia do 3º BPM/Patos; Comandante da Seção de Planejamento e Operação do 3º BPM/Patos; Comandante do Grupo de Operações Especiais do 3º BPM/Patos; Sub-comandante da 3ª Cia/Itaporanga; Chefe da Seção de Relações Públicas do 3º BPM/Patos; Comandante da  Cia/Princesa Isabel; Chefe da Seção de Pessoal do 3º BPM/Patos; Chefe da Seção de Inteligência do 3º BPM/Patos; Supervisor do COPOM do 3º BPM/Patos; Chefe da Seção de Administração do 3º BPM/Patos; Sub-comandante do 6º BPM/Cajazeiras...
Já sua experiência profissional soma-se a diversos cursos de formação e especialização, como: Curso de Especialização "Latu Sensu" em Segurança Pública; Bacharelado em Segurança Pública (CFO-APMCB/1993); Curso de Gerenciamento de Crises - ministrado por instrutores da Polícia Militar de São Paulo (APMCB/1996); Estágio de Noções de Abordagem - ministrado por instrutores da Polícia Militar de Pernambuco (1997); Curso Avançado de Sobrevivência Policial - ministrado pelo Instituto de Táticas Defensivas Isis do paraná (APMCB/2002); e Curso Intensivo de Atividade de Inteligência - ministrado pro instrutores da Agência Brasileira de Inteligência/ ABIN (Fortaleza/2002). 

Câmara de Itaporanga concede título de cidadão itaporanguense ao major Terceiro, sub-comandante do 13º BPM...

A Câmara de Itaporanga concedeu ainda Título de Cidadão Itaporanguense, numa propositura apresentada pelo vereador Hélio Rodrigues, aprovada por unanimidade na sessão ordinária realizada na noite desta quinta-feira (28), ao major Nicolau França de Alencar Leite Terceiro (foto), que é natural de Conceição, e está prestando relevantes serviços à comunidade desde o ano de 2010, como sub-comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar. 
O major QOC Terceiro, conhecido pelo perfil ostensivo e capacidade técnica, além de vasto conhecimento teórico, dentro da corporação, detém um currículo vasto e competência acumulada nas várias funções já exercidas na Briosa Polícia Militar da Paraíba. Ele iniciou na carreira militar no ano de 1995, quando foi aprovado para a ACPMCM (CFO), sendo promovido à Aspirante no ano de 1998. 
Transferido para a Cavalaria da PM, sediada em João Pessoa, onde passou três anos, sendo, em seguida, transferido para fundar a Cavalaria da PM na cidade de Campina Grande. Em 2004, foi transferido para o 6º BPM/Cajazeiras para trabalhar na cidade de Conceição. Em sua terra natal, comandou de 2006 à 2008, a 2ª Cia/PM. No ano de 2009, foi transferido para a Cavalaria e em 2010 para a Casa Militar do Governador. Depois, foi transferido para atuar no 13º BPM/Itaporanga.   
Atualmente exercendo a função de sub-comandante do 13º BPM, o major Terceiro tem a seguinte formação militar: CFO - Academia de Polícia Militar do Cabo Branco (ACPMC); Curso Básico de Policiamento Montado e Regimento de Cavalaria; Curso de Equitação Policial - PMPE; Curso de Eco terapia - ANDE/Brasil; Especialização em Segurança Pública - PMPE; e, ainda curso civil: Bacharel em Direito pelo Unipê-JP; Especialização na Escola Superior do Ministério Público.  
Exercendo sua função com muita dedicação, o oficial é merecedor dessa honraria que lhe concede a população pelos bons serviços prestados à comunidade. A entrega da honraria deverá acontecer no mês de março vindouro.

Maranhão compra por R$ 350 mil avião Sêneca do Estado, o mesmo que fez pouso arriscado com Ricardo Coutinho em Campina Grande...

seneca
Que o ex-governador José Maranhão (PMDB) é apaixonado por aviões todo mundo sabe. Mas que ele ainda nutre um saudosismo em voar nos aviões que ele usou por uma década como governador do Estado ninguém sabia. Pois não é que o ex-governador paraibano vai poder matar essa saudade. Ele participou ontem de leilão promovido pelo Estado para se desfazer de duas das cinco aeronaves que possui, no intuito de renovar os modelos usados. E arrematou por R$ 350 mil um dos aviões leiloados. Agora, Maranhão poderá andar livremente no Sêneca, cujo primeiro lance foi de R$ 136 mil. 
A aeronave é mesma que fez pouso arriscado fora da pista com o governador Ricardo Coutinho (PSB), em razão do piloto não ter puxado o trem de pouso. A fota ao lado, tirada após o arremate, com Maranhão alisando o Sêneca, revela sua paixão pelos ares e, certamente, seu saudosismo. Além do Sêneca, o Estado vendeu ainda o Cheyenne III, por R$ 700 mil, a Conal, construtura com sede em São Paulo. (com Luis Tôrres)

O treinador itaporanguense Reginaldo Sousa é confirmado como novo técnico do Santa Cruz de Santa Rita...

reginaldo sousa técnico (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)
O treinador itaporaguense Reginaldo Sousa, campeão paraibano em 2009 pelo Sousa, é o novo técnico do Santa Cruz de Santa Rita para as disputas do Campeonato Paraibano de 2014. O treinador confirmou sua ida para a "Cobra Coral paraibana", ontem (28), através das redes sociais. "Obrigado, diretoria do Santa Cruz, pela confiança e vamos à luta, pois a luta é grande. Estamos apenas começando, mas sabendo que Deus está no comandando de um grandioso trabalho", escreveu.
Reginaldo é um velho conhecido dos torcedores paraibanos. Além do Sousa, ele já comandou o Botafogo-PB, Nacional de Patos, Auto Esporte, Atlético de Cajazeiras, Paraíba, Cruzeiro de Itaporanga e Treze. Neste ano, ele voltou ao "Dinossauro", mas não fez uma boa campanha na Copa do Nordeste. O Sousa não conseguiu nem passar da fase de grupos e o treinador acabou sendo demitido. Após isso ele ainda assumiu o Nacional de Patos nas disputas do Estadual, mas não passou de um coadjuvante. 
O Santa Cruz de Santa Rita vai estrear no Paraibano no dia 05 de janeiro, contra o Campinense, fora de casa. O local da partida ainda não foi divulgado, mas provavelmente será no Estádio Amigão, em Campina Grande. (Globoesporte)

Enio Ricardo & Negócios apresenta mais uma grande oportunidade em Itaporanga, para você conseguir realizar o sonho da casa própria...

A Enio Ricardo & Negócios [Corretora de Imóveis correspondente da Caixa Econômica Federal] apresenta mais uma grande oportunidade para você realizar o sonho da casa própria em Itaporanga, que cresce a passos largos com a pujança de sua economia. Esta nova oportunidade está localizada na Rua Salomé Pedrosa, no centro da cidade, contendo as seguintes especificações:
Pavimento Térreo - Garagem, Terraço, 02 Quartos, 01 WC Social, Sala de Estar, Cozinha, Despensa, Área de Serviço e Quintal. E, no Pavimento Superior - Varanda e Quarto com Suíte, acompanhada de Banheira de Hidromassagem. 
Quer tratar de negócios é só entrar em contato com a equipe de corretores da Enio Ricardo & Negócios, pelos contatos: Enio Ricardo [CRECI/PB 4816 F] - (83) 9820-1539 (Tim) / (83) 9313-7375 (Claro) e com Todinho [CRECI/PB 5969 F] - (83) 9830-0333 (Tim) / (83) 9361-3006 (Claro) ou, ainda, pelo e-mail: eniopb@hotmail.com

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Aracilba Rocha admite que gastos com pessoal estão acima do limite...

A secretária de Finanças do Estado, Aracilba Rocha, confirmou nesta quinta-feira (28) que os gastos da administração estadual com pessoal estão acima do limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Em entrevista na rádio CBN ela disse que as despesas atingiram 49,87%, quando o máximo é de 49%. Apesar disso, Aracilba garantiu que os servidores estaduais terão reajuste salarial em janeiro de 2014.
“Isso (os gastos acima do limite) é um problema que a gente vai ter que resolve neste mês de dezembro. O governador já está marcando reuniões com a equipe econômica para analisar o que pode ser feito”, afirmou a secretária de Finanças. Segundo Aracilba Rocha, a expectativa é que haja uma redução do total de despesas com servidores ainda em 2013 . “Se cair um pouco o governo terá folego para dar um aumento geral e mesmo que não caia, por ter a lei da data da base, o governador terá um brecha dentro do limite da inflação para dar um aumento geral”, ressaltou.
Durante a entrevista, Aracilba também falou sobre o pedido de crédito suplementar de mais de R$ 235 milhões para o Orçamento de 2013, encaminhado à Assembleia Legislativa pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) para garantir o pagamento das folhas de dezembro e também da segunda parcela do 13º salário. Ela explicou que o governo tem o o dinheiro para pagar os servidores, mas os recursos estão em outra rubrica orçamentária, por isso o pedido de remanejamento.
Aracilba informou ainda que o Estado deve pagar a segunda parte do 13º salário até o dia 11 de dezembro. Nesse mês também serão pagos o 14ª dos servidores da Educação e o abono natalino para os beneficiários do Bolsa Família. “Essas folhas injetarão em torno de R$ 700 milhões. É muito dinheiro para movimentar nossa economia”, disse. (com JP)

Câmara Municipal encerra trabalhos legislativos de 2013 aprovando a LOA-2014 que prever orçamento de R$ 45,9 milhões para Itaporanga...

A Câmara Municipal de Itaporanga encerrou as atividades deste ano com a realização da última sessão ordinária, nesta quinta-feira (28), do ano legislativo em curso. Na pauta, o projeto da Lei Orçamentária Anula (LOA) para o exercício de 2014, enviada pelo Poder Executivo, dentre outras matérias, além de vários outros projetos de lei, foram aprovados pelo plenário. 
Há expectativa de que o Executivo convoque uma sessão extraordinária em meados do fim de dezembro, mas o retorno dos trabalhos só acontece mesmo no mês de fevereiro do próximo ano. A LOA aprovada esta noite prever um orçamento acima dos R$ 45,9 milhões para o ano de 2014. Na sessão desta anoite foram aprovados também vários títulos de cidadão. 
Traremos mais detalhes em instantes...

Depois da sessão, comemoração pelo aniversário de Jacklino Porcino...

Logo após a sessão ordinária, realizada esta noite, os Vereadores e servidores da Casa foram comemorar mais uma primavera do amigo Jacklino Porcino, presidente da Câmara Municipal de Itaporanga e presidente da Associação dos Vereadores e Câmaras Municipais da região do Vale do Piancó. Além destes, esteve presente o ex-vereador Herculano, Douglas [atual coordenador do SAMU/Itaporanga], dentre outros. 
A comemoração regada á muito comes & bebes se faz jus pela pessoas humilde, correta, sensata e competente que é Jacklino. Um ser humano da melhor estirpe e de fino trato, que sabe desempenhar muito bem seu papel na sociedade, cumpridor dos seus deveres e atuante representante dos itaporanguenses. E, por isso, recebeu os abraços e carinhos dos seus companheiros e amigos.
 
 
Todos na foto: Joseane, Dr. Jackson Caetano, vereador Ricardo Pinto, vereadora Isabelle Mendes, o signatário do Blog, vereador Héli do Bar, vereador Jacklino Porcino, ex-vereador Herculano, Paulo Porcino, vereador Ubiramar, Douglas Leite, vereador Jailson de Zeca, vereador Ivanilto Palmeira, vereador Nené de Adahilton e a esposa Alana.  

Deputado Wilson Filho pode perder o mandato a qualquer momento...

Os deputado federal Wilson Santiago Filho (PMDB/PTB) pode perder o mandato por infidelidade partidária. Ele é acusado de trocar de legenda e está na mira da Procuradoria Geral da República que autorizou o Ministério Público a cobrar o mandato dos deputados que trocara de partido este ano. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou nesta quinta-feira (28) que o Ministério Público vai cobrar na Justiça Eleitoral o mandato de parte dos parlamentares que trocaram de partido neste ano. Em 2013, o troca-troca partidário movimentou, apenas no Congresso, 68 deputados e dois senadores. A maior parte entrou em legendas recém criadas, como o Pros e o Solidariedade, estando dentro da regra da fidelidade partidária.

Lucy Alves enfrenta mais uma "batalha" no The Voice e família convoca Paraíba para votar...

Lucy enfrenta mais uma "batalha" no The Voice e família convoca PB para votar
A cantora paraibana Lucy Alves volta a se apresentar nesta quinta-feira (28) no The Voice Brasil. Com uma trajetória, até agora, de sucesso no programa, a família pede o apoio dos paraibanos para que votem através da internet e telefone para que Lucy passe em mais uma fase. "A expectativa da família é que Lucy se apresente bem e continue com o mesmo desempenho dos outros programas", destacou o pai de Lucy, José Hilton - Badú.
Questionado sobre o repertório da cantora na apresentação, o pai não revelou. Lucy está no time de Carlinhos Brown e a apresentação de hoje é ao vivo. Esta fase da competição é considerada o "tira-teima".  É a etapa em que os técnicos dividirão as equipes em trios e os telespectadores escolherão os seus favoritos. Após a apresentação será anunciado o link e o telefone para que o público vote. O que conseguir o menor número de votos estará automaticamente eliminado, enquanto o técnico decidirá qual dos dois restantes irá para as finais.

Fundador do Correio da Paraíba, Teotônio Neto completa 95 anos...

Teotônio Filho
Há 95 anos nascia, em Santana de Garrotes, Sertão paraibano, um menino que mudaria a história da imprensa paraibana, na condição de jornalista e empresário do setor de Comunicação. Aos 35 anos, Teotônio Neto, filho de Francisco Teotônio Filho e Maria Silva Lima Teotônio, fundou o jornal Correio da Paraíba. O mês era agosto e o ano era 1953. O País era presidido por Getúlio Vargas que, um ano depois foi manchete do jornal de Teotônio Neto em consequência do seu suicídio no Palácio do Catete. 
Na época, a Paraíba era governada por José Américo de Almeida, que no mesmo ano se tornara ministro de Vargas, retornando ao Estado após o suicídio, fato registrado nas páginas do Correio, que viria a se tornar, anos mais tarde, no maior e mais lido veículo impresso da Paraíba. Teotônio fez parte da história política da Paraíba. Começou como deputado federal pelo PSD, em 1963. o PDS foi substituído pela Arena (Aliança Renovadora Nacional), após o golpe militar, para dar sustentação ao governo. Os outros mandatos, que se estenderam até 1979, foram pela Arena. Na época, ele adotou como bandeira a política do desenvolvimento da Paraíba. Na Câmara dos deputados, ele foi segundo suplente da Mesa, de 1973 a 1974. Participou da Comissão de Relações Exteriores, entre 1971 a 1975, e no mesmo período, foi suplente da Comissão de Segurança Nacional.

Empreendedor vocacionado - A vida de Teotônio Neto se mistura com a história paraibana. Ainda muito jovem, começou a trabalhar como balconista na Lojas Paulista, mas sua liderança nata o levou rapidamente ao cargo de gerente. A vocação empreendedora falou mais alto e, em 1944, fundou a sua primeira firma. Na área da Comunicação Social, Teotônio Neto chegou a colaborar com o jornal A Imprensa, mas sua contribuição para o jornalismo, segundo os historiadores, foi maior.
No dia 5 de agosto de 1953, aniversário da Capital, fez circular a primeira edição impressa do Jornal Correio da Paraíba. Em 1966, ampliou sua atuação nos meios de comunicação, levando ao ar o Rádio Correio da Paraíba AM. No jornal Correio da Paraíba, Teotônio fazia questão de acompanhar a produção do noticiário do dia, participando ativamente da elaboração das notícias que ajudaram a construir a realidade social paraibana. Em épocas em que a liberdade de imprensa era ceifada, a redação do Correio buscava a verdade e a credibilidade em prol de uma sociedade democrática, mais justa e humana.
Cooperativa - Como parlamentar, Teotônio Neto fundou a Cooperativa Mista do Vale do Piancó, visando o crescimento e desenvolvimento da região onde nasceu. Durante os mandatos de deputado, Teotônio defendeu os interesses econômicos da Paraíba e lutou pelo desenvolvimento do Estado. Participou do 1º Congresso Feminismo (Participação da Mulher Brasileira na Vida Pública), em Porto Alegre, em 1973. Ele viajou as fronteiras oeste e norte do País, em 1973, a fim de conhecer a situação naquelas regiões. A formação superior de Teotônio aconteceu nos Estados Unidos, onde se formou em Administração. Além da vocação ao empreendedorismo, Teotônio Neto também foi presidente da Sociedade Literária Rui Barbosa e diretor da Associação Comercial do Rio de Janeiro, onde vive atualmente.

Amigos há mais de três décadas - Há 35 anos, o empresário Roberto Cavalcanti comprou um dos legados de Teotônio Neto, o jornal Correio da Paraíba, transformando-o no Sistema Correio de Comunicação, interligando jornal impresso, emissoras de rádio e televisão. Desde então, os dois visionários tornaram-se amigos. Para o ex-senador, Teotônio Neto é um gênio, um prodígio e um humano diferenciado e sempre adiante do seu tempo, do qual ele tem o privilégio de ter como amigo. Roberto Cavalcanti recordou que Teotônio visualizou dezenas de oportunidades empresariais na Paraíba, cada uma de forma pioneira a seu tempo. Ele criou o primeiro banco a operar com um caixa de depósito 24 horas, projetou uma indústria de fios finos para aproveitar o algodão, uma matéria-prima que, até então, tinha em abundância no Estado e plantou amoreira no Sertão para criação do bicho-da-seda para produzir a seda na Paraíba.
“Quando conheci Teotônio Neto, há 35 anos, ele me disse para que eu prestasse atenção na China e me aproximasse dela, pois seria uma grande potência do mundo. Hoje, brasileiros que entenderam o potencial da China, há menos de 10 anos, são considerados pioneiros. Imagine Teotônio, que teve essa visão há 35 anos. Isso é um exemplo de sua genialidade. Trata-se de um prodígio, um humano diferenciado e eu tive o privilégio de conhecê-lo e tornar-me amigo. Não é comum tornar e permanecer amigo de um cidadão no qual você comprou a sua empresa. Mas a nossa não, tornou-se mais próxima, íntima e amiga. Não sou amigo apenas de Teotônio, mas de seus filhos, netos e bisnetos”, afirmou.
A genialidade de Teotônio vai além do empreendorismo e chega aos cuidados com sua saúde, conforme recordou Roberto Cavalcanti. Em um momento de sua vida, ele decidiu morar num apartamento de sua filha, no Rio de Janeiro, a fim de evitar acidentes, como queda “que mais mata velho”, contratou uma nutricionista e um personal trainner para acompanhá-lo diariamente. “Isso reflete na vida dele hoje. Qualquer pessoa que deseje checar minhas informações, basta ligar para ele, no Rio de Janeiro, e vê-lo atender com bastante presteza”, disse.

Comemorando oportunidade - Tetônio Neto disse, nessa quarta-feira (27), que chega aos 95 anos de idade celebrando a vida e comemorando as oportunidades de sucesso que Deus lhe deu ao longo dos anos e que teve a capacidade de aproveitá-las. Entre elas, a de ter conseguido concretizar uma promessa feita na juventude ao Padre Carlos Coelho, um dos diretores do Jornal Imprensa, que foi a de fazer um jornal para o jornalismo da Paraíba. 
O fundador do Correio da Paraíba, que mora hoje no Rio de Janeiro, no bairro do Jardim Botânico, lembrou que veio do interior para João Pessoa aos 21 anos e conseguiu um emprego no Jornal Imprensa, de propriedade da Igreja Católica, onde atuou como repórter. No entanto, por conta de problemas entre ele e o interventor do Governo Getúlio Vargas, as atividades do jornal foram suspensas por três dias, chegando a fechar as portas em definitivo, o que o levou a trabalhar no comércio da Capital. “Quando fui me despedir do diretor, o padre Carlos Coelho, eu disse: Padre, sou jovem ainda, e vou lutar, trabalhar muito para um dia fazer um Jornal para fazer jornalismo na Paraíba, para levar informação para todo o Estado. E a promessa foi cumprida anos depois”, revelou.
Teotônio ressaltou que por conta de seu conhecimento, em pouco tempo, conseguiu montar seu próprio escritório de representação, na qual conseguiu firmar uma parceria com uma firma americana, sediada em Nova York, para exportação de minério. “A parceria deu certo. Fui para Nova York, passei 100 dias. Cheguei lá falando apenas Yes e OK, em inglês. Mas sai fazendo verdadeiros discursos, dominando a língua, o que facilitou a ampliação dos negócios. Além de exportar, passei a importar farinha para comercializar no Nordeste e no Rio. Eu tinha na época 28 anos de idade”, relembrou.
De acordo com Teotônio Neto, o sucesso de sua atuação como representante comercial internacional foi tanto que passou a exportar o minério, com exclusividade para o Governo americano, e importar a farinha para o Brasil. “A importação da farinha dava muito lucro. Eu abastecia todo o Nordeste setentrional (Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte) e parte do Sudeste, e por isso tinha que me desdobrar no eixo João Pessoa, Nova York e Rio de Janeiro. Passava dois meses no Brasil e dois nos Estados Unidos. A vida foi fluindo, cresci, desenvolvi e consegui fundar o Jornal Correio da Paraíba, do qual me orgulho muito e tenho a certeza que está em excelentes mãos”, ressaltou.

Festejos com a família Teotônio Neto disse que chega aos 95 anos muito feliz, por está vivo, com saúde, e de olhar para trás e vê que conseguiu realizar muitas coisas, entre elas, a de fundar o Jornal Correio da Paraíba, que leva informações de qualidade aos paraibanos.
“O povo que tem a oportunidade de se informar, tem a oportunidade de se desenvolver ainda mais. Estou muito feliz em chegar aos 95 anos, com a certeza que o Jornal Correio da Paraíba, que fez 60 anos, chegará aos 100, ou mais, com está qualidade e eficiência de sua equipe liderada pelo meu querido Roberto Cavalcanti e sua filha Beatriz Ribeiro, que tão bem vem conduzindo o jornal”, declarou o aniversariante, que vai comemorar a data com um jantar em família, no Rio de Janeiro, mas com muita saudade da Paraíba. (com Jornal Correio da Paraíba)

Corpo de homem é encontrado com sinais de execução na comunidade Cabaças dos Martins, na cidade de Conceição...

Corpo de homem é encontrado com sinais de execuções na comunidade Cabaças dos Martins, na cidade de Conceição
Ainda o Vale Piancó Notícias nos informa que um corpo de um homem, de aproximadamente 36 anos de idade, foi encontrado nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (28) na comunidade rural Cabaças dos Martins, no município de Conceição. Executada com cerca de cinco tiros, quatro deles disparados na região da cabeça, a vítima apresenta sinais nos braços de que foi amarrada. Guarnição da Polícia Militar da 2ª Cia de Conceição, sob comando do sargento Flávio, já isolou a área. De acordo com o sargento, o homem não é da cidade de Conceição. 
Ele acredita que a vítima seja da cidade de Mauriti (CE) e pelos sinais apresentados no corpo, trata-se de uma execução com "desova", na Paraíba. A perícia já foi acionada e está a caminho do local do crime. O homem usava tênis da marca Calvin Klein, de cor preta e usava uma aliança na mão direita. De acordo com moradores da comunidade, logo após o encerramento do jogo do Flamengo, por volta das 23h30 de ontem, foram ouvidos cerca de 5 disparos. No entanto, devido as comemorações pela vitória, imaginava-se que se tratava de fogos de artifício. (com Gilberto Ângelo / VPN) 

ENEM: Colégio Monteiro Lobato de Itaporanga obtém a 4ª melhor nota em redação da Paraíba...

O Colégio Monteiro Lobato, da cidade de Itaporanga, obteve a quarta colocação na prova de redação do ENEN em toda a Paraíba e a melhor posição no Vale do Piancó, ao alcançar nota 662,86. Publica o Vale Piancó Notícias.
A lista divulgada pelo Inep, terça-feira, indica as proficiências médias de todas as escolas em que pelo menos metade dos seus alunos concluintes fizeram a prova e conta com dados de 88 escolas privadas, sete federais, 143 estaduais e quatro municipais. 
A escola paraibana com a melhor nota na redação, de acordo com a lista, é a Escola Virgem de Lourdes, de campina Grande, enquanto dois campi dos IFPB (Monteiro e Cajazeiras) foram as duas escolas públicas com melhores notas. Na rede estadual, a melhor nota na redação foi alcançada pela Escola Joaquim Alves Caluete, da cidade de Parari. 
As 10 escolas privadas da Paraíba com as melhores notas na redação, são as seguintes, de acordo com a lista:
1. Escola Virgem de Loudes (Lourdinas) - Nota 676,67
2. Polígono Vestibulares - Nota 674,55
3. Centro Campinense de Educação Ltda - Colégio Motiva - Nota 666,98
4. Colégio Monteiro Lobato - Itaporanga - Nota 662,86
5. Colégio Marista Pio X - Nota 656,61
6. Colégio Geo Tambaú - Nota 631,21
7. Colégio Monteiro Lobato Ltda - Nota 630,73
8. Colégio Colibri Ltda - Nota 629,41
9. Ação Colégio e Curso - Nota 626,96
10. Panorama Jovem - Nota 625,07
(com Gilberto Ângelo / VPN)

Pastor Roberto fala sobre comemorações do 29º Aniversário da Primeira Igreja Batista de Itaporanga e ações desenvolvidas no município e região

O pastor Roberto, um dos líderes religiosos mais carismático e respeitado de Itaporanga, concedeu na noite desta quarta-feira (27) entrevista ao noticioso "Show de Notícias", apresentado pelo signatário do Blog - com participação do professor João, levado ao ar pela Rádio Boa Nova FM 87,9, oportunidade em que falou sobre diversos assuntos inerentes à comunidade e convidou a população a prestigiar os eventos em comemoração ao 29º Aniversário da Primeira Igreja Batista de Itaporanga. O programa teve intensa participação dos ouvintes.
A programação tem início nesta quinta-feira (28) com um Encontro de Casais, tendo como palestrante o pastor Tomaz Munguba Filho [da IEB de Campina Grande]; Amanhã (29), sábado (30) e domingo (1º), haverá Culto de Celebração - tendo como pregador o pastor Marcos Monteiro [PIB de Fortaleza (CE)], sendo que no dia 1º /12 com a participação especial da cantora Judayane Azin [PIB de Fortaleza]. As comemorações ainda contarão com participação especial do Louvor de Niliane Alve [PIB de João Agripino], já nesta sexta-feira. 
O pastor Roberto falou sobre o início dessa jornada, lá nos idos de 1984, as dificuldades encontradas pelo caminho e as vitórias alcançadas. Ressaltou que a igreja desenvolve diversos projetos sociais não somente em Itaporanga, mas em vários municípios da região. Lembrou fatos históricos como a vinda dos Batistas Americanos para implantar estas ações na região, a exemplo, da implantação do sistema de abastecimento de água em várias comunidades. "A população dos municípios de Aguiar e Nova Olinda, por exemplo, não pagam pelo consumo de água porque lá a igreja implantou sistema de abastecimento de água. Enfim, são várias ações de cunho social que sempre temos desenvolvido aonde estamos presentes", afirmou.
Ele comentou ainda que os programas sociais desenvolvidos pela igreja eram camuflados, no passado, pelos políticos porque eles temiam "perder espaço em seus domínios...". O pastor Roberto falou ainda sobre as diversas campanhas em que esteve dando apoio, a exemplo, da luta pela recuperação da BR-361 - quando esta foi interditada, luta de combate à drogas e exploração sexual, dentre outras. Entretanto, o pastor consciente do seu dever como cidadão, criticou o fato de fazer parte de todos os conselhos instituídos no município mas que estes não tem atuação efetiva, como se deve, servindo apenas de mera decoração protocolar. "Fazemos questão de estarmos inseridos em todos os conselhos instituídos no município, porém, estes não funcionam. Até agora não houve nenhuma reunião de trabalho no Conselho Municipal de Saúde, nem no atual nem no governo anterior. É triste, mas é a realidade", declarou. 
O líder religioso falou também sobre a grande procura por vagas no Colégio Batista, que atualmente tem cerca de 450 alunos, mas que se efetivada chegaria em torno de 800 vagas. O Colégio Batista é uma das valorosas instituições de ensino que tem desenvolvido integro e valoroso trabalho no município, fato que tem recebido o reconhecido de toda a população. "Todos os anos recebemos pedidos por vagas, mas não temos condições de atender por falta de estrutura. Se tivéssemos mais espaço não tenham dúvidas que teríamos, hoje, mais de 800 alunos. Isso mostra o reconhecimento da população pelo trabalho que fazemos. Portanto, a Primeira Igreja Batista prepara os nossos jovens para a vida", disse. 

"Eis a explicação!" - ao comentar falta de reajuste para servidores da PB

Meus amigos está explicado  motivo pelo qual o governo de estado não dá aumento ao funcionário público, pois o TCE após estudos descobriu que mais de 17.000.00 mil servidores acumulam cargos no estado o que por lei é proibido, ou seja, o servidor tem que escolher o cargo que que permanecer e não pode ficar com os dois. Isso significa que o próprio governo está deixando de cumprir a lei, porém, é preciso que o ministério público apure o caso e se for o caso que puna os culpados. 
De uma coisa eu tenho certeza, neste meio tem muitos filhinhos de papai ligados a vários políticos e empresários. Vamos ver se acaba essa pouca vergonha que aliás não é nenhuma novidade já que o nosso país é mesmo o país da impunidade. Esse país não toma jeito mesmo!

Tenente Edgley

Câmara de Itaporanga tem apoiado a campanha “Novembro Azul”...

 
Após um mês da Campanha Outubro Rosa que visa à conscientização das mulheres acerca da prevenção e combate ao câncer de mama, estamos chegando ao final da Campanha Novembro Azul que tem como objetivo sensibilizar a população masculina quanto aos cuidados da saúde na prevenção do câncer de próstata.
Um dos poderes públicos de Itaporanga a se integrar às duas campanha foi a Câmara Municipal de Itaporanga. Nesta do Novembro Azul, todos os vereadores têm usado botons que simboliza a campanha em apoio à causa. No último dia 17 foi a data que marca o Dia D de combate ao câncer de próstata. No país são diagnosticados por ano 52 mil casos de câncer de próstata. Após os 50 anos de idade, todo homem pode desenvolver alum tipo de alteração na próstata. os principais exames de prevenção da doença são o PSA, o toque retal e a biópsia. 
O presidente da Câmara Municipal de Itaporanga, vereador Jacklino Porcino (PMDB), disse que a Casa aderiu a campanha com o propósito de alertar os homens itaporanguenses para a prevenção da doença, que tratada cedo tem cura. Todos os demais Vereadores e Vereadoras, além dos servidores da Casa e público presente em plenário, apoiam a Campanha.

Câmara decide manter bancada de 12 deputados federais da Paraíba...

camara
O Plenário aprovou, na noite desta quarta-feira (27), por 230 votos a 60 e 8 abstenções, o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 1361/13, do Senado, que suspende os efeitos da resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que alterou a quantidade de deputados federais de alguns estados para as eleições de 2014. A matéria vai a promulgação. Com a decisão dos parlamentares, a Paraíba continua com uma bancada de 12 deputados federais. A modificação do TSE levou em conta dados mais recentes de população divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Após a votação, o Plenário encerrou a Ordem do Dia.

Fla vence Atlético-PR por 2 a 0 e é tricampeão da Copa do Brasil; Em Itaporanga, a torcida comemorou no centro da cidade...

O Flamengo é campeão da Copa do Brasil. Ou melhor, tricampeão - venceu também em 1990 e 2006. Embalado pela sintonia entre time e torcida no Maracanã, o clube da Gávea venceu o Atlético-PR por 2 a 0 com gols de Elias e Hernane no finalzinho do jogo, ficou com a taça da competição e ainda garantiu sua vaga na Copa Libertadores do próximo ano. Em Itaporanga, torcida do Mengão se aglomerou na Av Getúlio Vargas para assistir ao jogo e festejar a conquista do título. 
 

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Dilma premiará município de Bonito de Santa Fé por trabalho ambiental...

A Prefeita de Bonito de Santa Fé, Alderi cajú (PMDB), comunicou ontem (26) que o município foi um dos vencedores do prêmio nacional "Cidade Pró-Catador", da Presidência da República. O prêmio reconhece iniciativas de sustentabilidade, práticas que estejam em sintonia com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e apoiem catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis. A cidade atendeu aos requisitos para o prêmio, através da Coleta Seletiva, do Aterro Sanitário e da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (ASCAMAR).
No próximo mês de dezembro, a prefeita Alderi Cajú receberá o prêmio das mãos da presidente Dilma Rousseff, que inclui uma viagem ao exterior, para visitar iniciativas ecológicas de outros países. "Parabenizo toda a nossa equipe, especialmente às Secretaria de Agricultura, Administração, Educação, Planejamento e Serviços Públicos, pelo empenho em prol dessa conquista - um trabalho construído em anos! Parabenizo aos catadores e catadoras, que cuidam com carinho da limpeza das ruas e da natureza", declarou a prefeita.

Auditoria realizada pelo TCE constatou 40.979 acúmulos de cargos na Paraíba e deste total, 42,26% foram inicialmente considerados ilícitos.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) vai instruir 284 processos contra 17.316 servidores que acumulam funções ilicitamente na gestão pública. Uma auditoria realizada pelo órgão, com base nas folhas de pagamento do mês de junho deste ano, constatou 40.979 acúmulos de cargos na Paraíba e deste total, 42,26% foram inicialmente considerados ilícitos. O levantamento foi apresentado na manhã de ontem, pelo presidente da Corte, conselheiro Fábio Nogueira, na sede do órgão. Foram constatados 284.336 servidores com apenas um vínculo e 40.979 com dois ou mais vínculos na administração pública.
Deste total, foram excluídos 8.790 vínculos referentes a pensões diversas e benefícios previdenciários temporários, a exemplo de auxílio-doença, auxílio reclusão, salário maternidade, entre outros, e 14.873 vínculos foram considerados lícitos. A auditoria constatou a existência de um servidor que acumulava dez vínculos na área de saúde, nas esferas municipal, estadual e federal. Conforme a auditora Fabiana Miranda, do TCE, na auditoria realizada anteriormente, o mesmo servidor acumulava sete vínculos, agregando, portanto, outros três vínculos até o último mês de junho.
Este foi o terceiro estudo nesse sentido realizado pelo TCE com base no CPF de 325.315 servidores públicos das administrações diretas e indiretas das esferas estadual e municipal, além de servidores federais lotados na Paraíba. Foram analisadas as folhas de pagamento de 661 unidades gestoras. O diferencial deste último levantamento consiste em uma análise mais detalhada da acumulação de vínculos. Entre as acumulações ilícitas, 14.137 servidores mantinham dois vínculos em cargos não acumuláveis, outros 2.824 acumulavam três vínculos, além de 297 servidores que acumulavam até quatro vínculos. Foram encontrados ainda 45 servidores com cinco acúmulos de cargos, dez servidores com seis vínculos e outros dois servidores públicos com sete vínculos.
Os servidores públicos flagrados pela auditoria terão agora que comprovar perante os órgãos em que mantêm vínculos, a compatibilidade de horário que possibilite o exercício das funções, para que possam continuar acumulando. O número de acúmulos de cargos verificado no mês de junho deste ano é 5% maior que o número registrado durante a auditoria realizada no mês de setembro do ano passado, que flagrou 38.972 acúmulos de vínculos no serviço público. A auditoria ainda constatou que 8.883 novos servidores passaram a acumular cargos entre setembro de 2012 e junho de 2013.
O ouvidor de contas do TCE, conselheiro André Carlo Torres, revelou que a existência de novos casos de acúmulos de cargos pode ser atribuída às contratações feitas pelas novas gestões municipais. “A cada nova gestão que se implanta, novidades aparecem. São contratos que mudam, servidores que saem ou entram. Não temos a certeza científica mas há um indício bastante evidente de que essas novas acumulações decorreram das novas gestões municipais que se implantaram na Paraíba em 2013”, ressaltou. Nos processos caberá ao relator estabelecer o prazo, dependendo da complexidade de cada caso para que os gestores adotem providências para sanar os problemas constatados na auditoria, o que pode variar de 30 a 180 dias.
Segundo o ouvidor do TCE, conselheiro André Carlo, o prazo 'elástico', tem por objetivo garantir a ampla defesa aos envolvidos e tempo hábil para que os gestores possam resolver os casos. Porém, o gestor que não cumprir as recomendações dentro do prazo estabelecido pelo TCE, serão punidos na prestação de contas. Nos casos dos servidores flagrados com acumulações vastas onde seja constatado que o servidor não trabalhou, estes casos específicos serão objetos de aprofundamento na investigação para detectar a hipótese de devoluções ao erário. (com Michelle Farias / JP)

TJPB aprova edital do concurso para cartórios, com 278 vagas; No Vale do Piancó há 17 deles declarados vagos pelo CNJ...

A Comissão Organizadora do Concurso para preenchimento de vagas nas Serventias (cartórios) Extrajudiciais do Estado da Paraíba aprovou ontem (26) os termos do Edital 001/2013, apresentados pela instituição de Estudos Superiores do Extremo Sul (Ieses), empresa organizadora do certame. Com isso serão oferecidas 278 vagas, sendo 186 preenchidas por provimento e 92 por remoção. Há, ainda, 14 vagas destinadas a pessoas com deficiência, sendo 10 para provimento e quatro para remoção. 
A previsão é que as inscrições ocorram de 20 de janeiro a 21 de fevereiro. Desde a Constituição de 1988, o concurso público passou a ser uma exigência no preenchimento das vagas de titular dos cartórios extrajudiciais, por se tratar de prestação de serviço público quanto a atividades notariais e de registro. Este, no entanto, será o primeiro concurso do Tribunal de Justiça da Paraíba para o preenchimento das vagas. 
 De acordo com lista do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) dentre os cartórios declarados vagos na Paraíba, 17 deles estão localizados no Vale do Piancó, distribuídos nos seguintes municípios: Conceição (02), Coremas (01), Emas (01), Igaracy (01), Itaporanga (01), Olho D'água (02), Pedra Branca (01), Piancó (03), Santa Inês (01), Santana dos Garrotes (03) e Serra Grande (01). Clique aqui para acessar a lista completa.
O concurso compreenderá duas seleções: dois terços das vagas serão preenchidas por bacharéis em Direito ou candidatos que tenham um tempo mínimo de experiência (que será estabelecido em edital) junto às Serventias; e um terço para aquelas pessoas que já são escriturários extrajudiciais, com vista à remoção para outras escrivanias.

Clã Brasil receberá a Medalha Augusto dos Anjos, aprovada na AL...

O Grupo Musical Clã Brasil, responsável pela divulgação da cultura paraibana em nível nacional e internacional, receberá a Medalha Augusto dos Anjos - maior comenda cultural outorgada pela Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba. Os deputados estaduais aprovaram a propositura de nº 1.355/2011 do deputado Lindolfo Pires (DEM).
"Solicitamos a concessão da Medalha Augusto dos Anjos ao Grupo Artístico-Musical Clã Brasil, por ele ser responsável pelo destaque cultural, representando a Paraíba em nível de Brasil e também fora da nossa terra pátria, orgulhando todos os paraibanos", justificou o deputado. O Clã Brasl tem seu estilo calcado na herança musical de "Dedé do cantinho", de Itaporanga, ritmado pelos Baiões, Xotes, Cocos e Toadas, popularizados pelo mestre Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, Elba Ramalho, Dominguinhos, Sivuca, Marinês, Maciel Melo, Pinto do Acordeon, Marcos Maia, Bebé de Natécio, entre outros.
Em dezembro de 2005, o grupo participou do 8º Encontro de Sanfoneiros de Recife (PE), fazendo o show de abertura para recém-falecido Dominguinhos, de quem recebeu grandes elogios. O Clã Brasil esteve, a convite da PBTur, em Lisboa (Portugal), em Berlim (Alemanha), no Festival "Wassermusik", e finalizou a turnê internacional na Estônia. O grupo gravou seu primeiro DVD ao vivo, em dezembro de 2005, no Cine Banguê, em João Pessoa, contando com participações especiais de renomados artistas.

Moradores da Agrovila vão fechar a BR-361 segunda-feira para cobrar lombadas do DNIT e ações do prefeito de Itaporanga...

Moradores da Agrovila Jesus Cristo, localizada cerca de 3 km de distância da cidade de Itaporanga, contando com apoios de várias entidades não governamentais, Câmara de Vereadores, Associação de Vereadores e Câmaras Municipais do Vale do Piancó e a Funcar - Fundação Cultural Professora Anália Rodrigues, permissionária para o serviço de radiofusão comunitária, Boa Nova FM, estarão fechando o trânsito na BR-361, sentido Itaporanga-Patos.
Contando com apoio da população em geral, a manifestação tem por objetivo cobrar mais uma vez da Superintendência do DNIT-PB a construção de lombadas num trecho da BR entre a comunidade Junco, passando pela Agrovila até a comunidade Pau-Brasil, evitando assim a continuidade de mortes por atropelamento que são registradas na localidade. Somente a Agrovila conta com cerca de 85 famílias.
A manifestação tem também o objetivo de cobrar do prefeito de Itaporanga o compromisso para reabertura do grupo escolar municipal Adalgiza Marculino de Paulo e a construção de um PSF, por ele prometido durante sua campanha, inclusive, assinada em ata de reunião na comunidade realizada no mês de agosto de 2012.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Nos Caminhos da Sede; "Transposição, a esperança renasceu!" Pe Djacy

Na sexta-feira passada, dia 22, visitei os três lotes da transposição- no Eixo Norte ,na região de São Jose de Piranhas, no alto sertão paraibano. Minha visita tinha como objetivo maior ver de perto como estavam os trabalhos nesses referidos lotes.
Constatei que as obras desses lotes estão andando. No lote sete, que estava parado, vi muitas máquinas chegando. O pessoal falou-me que já retomaram o trabalho desse lote.
Conversei com a população da comunidade de Bela Vista, onde ficam esses lotes, e ouvi somente palavras de esperança. As pessoas diziam-me:
-Padre Agora vai....
-A esperança tomou conta de todos nós....
-Graças a Deus, o governo retomou as obras da transposição
-Padre, estamos contentes vendo chegarem muitas máquinas para retomarem as obras do lote sete que estava parado.
-Olha, Padre, o pessoal está trabalhando muito no túnel chamado Cunca. Os operários estão trabalhando muito.
-Aqui ninguém para, é todo mundo trabalhando...
Concluindo, afirmo peremptoriamente: estou muito feliz com a retomada das obras da transposição do Eixo Norte, que fica na região de São José de Piranhas.
Fui, vi e fiquei feliz. Avante!

Padre Djacy Brasileiro, em 25 de novembro de 2013.
Na fé, no amor e na luta. Avante! 

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Bancada federal decide nesta terça o destino de emendas para Paraíba

Os 12 deputados federais da Paraíba e os três senadores vão se reunir nesta terça-feira (25), em Brasília, para discutir a destinação das emendas de bancada ao Orçamento da União de 2014. “Cada um vai dizer pra onde vai”, disse o deputado Manoel Júnior (PMDB), afirmando que ainda não existe um acordo entre os parlamentares sobre o destino dos recursos proposto pela bancada. A reunião acontece no início da noite no plenário 4 do Congresso. Cada parlamentar ainda tem o direito de indicar a destinação de R$ 14,6 milhões em emendas individuais, somando R$ 219 milhões.

Professor Ridelson Farias diz que concurso destina vagas para IFPB de Itaporanga, cujas obras estão dentro do cronograma estabelecido...

O professor Ridelson Farias, coordenador dos trabalhos de construção do campus do IFPB em Itaporanga, revelou neste fim de semana, durante entrevista ao editor no radiofônico "Titico Explica", que os trabalhos iniciados mês passado estão com andamento satisfatório, com uma média de 90% cumpridos dentro do cronograma estabelecido pela instituição. Para tanto, ele assegurou rigorosa fiscalização e acompanhamento de todo desempenhos dos trabalhos ali tocados. Até o presente momento está sendo levantado um muro de isolamento do terreno, que mede seis hectares d extensão. 
Outra revelação feita pelo professor diz respeito ao concurso público em andamento que a instituição está promovendo com oferta de 130 vagas, dentre as quais, segundo ele, com algumas dezenas reservadas para Itaporanga. Ainda nesse sentido, ele informou que no próximo ano haverá também concurso para o preenchimento de vagas para cargos de técnico administrativo, em torno de 70, que requer ensino médio completo.
"É bom os conterrâneos irem se preparando porque será uma oportunidade de passar num concurso com oferta de emprego em casa, já que estas vagas serão destinadas ao campus de Itaporanga", disse. Ridelson confirmou também informação de que a instituição pode retomar o processo [iniciado em 2011] de comodado que envolve a ocupação do prédio da escola modelo, inaugurada em junho passado, para que seja providenciado processo vestibular já em 2014 e, assim, em 2015 os aprovados já estejam estudando no ano de 2015. 

Pádua Leite afirma que denúncias contra prefeito Sales Lima são falsas e taxa vereadores da oposição de "inexperientes" e "inconsequentes"...

O vereador petista Pádua Leite (foto) rebateu denúncia feita pelos vereadores oposicionistas: Neguinho Marinheiro (PSD), Hermógenes (PTN) e Peta de Evandro (PSB), dando conta de que o prefeito de Piancó, empresário Sales Lima (DEM), teria recebido ajuda financeira no valor de R$ 430,00 como pessoa carente para tratamento de saúde. De acordo com Pádua, a denúncia é mentirosa e foi motivada por uma rixa política e mágoas eleitoreiras, orientadas pela ex-prefeita Flávia Galdino (PSB).
Para esclarecer o assunto, Pádua afirmou que a pessoa beneficiada com a Nota Empenho nº 002427/2013 é a Sra. Maria das Dores de Macena Medeiros, conforma comprova documentação abaixo, que precisou de ajuda financeira para tratamento de saúde. "Os vereadores de oposição, no entanto, com pressa e com a vontade clara de atingir a honra do prefeito Sales Lima, mas uma vez, se precipitaram ao formular denúncia sem qualquer fundamento. Antes de denunciar, eu já os orientei, deveriam ter cópia da Nota de Empenho. ocorreu, apenas, um erro no sistema Sagres do TCE, que constou apenas o CPF do prefeito, quando deveria ter constado o da beneficiada, o que configura erro do sistema, que deverá ser corrigido nesta segunda-feira pelo próprio Tribunal de Contas", disse.
O petista ainda taxou os vereadores da oposição são "inexperientes" e "inconsequentes": "ora, quem sabe fazer oposição não iria se apressar para denunciar um prefeito sem provas e com um valor tão irrisório, que chega a ser ridículo.Achar que o prefeito iria sujar o seu nome por conta de R$ 430 é querer tirar leite de pedra. Frito de vereadores inexperientes e inconsequentes que irão responder civilmente e criminalmente pela mentira divulgada em vários endereços eletrônicos. Eu tenho pena desses vereadores que se esforçam tanto para fazer oposição e conseguem apenas chegar ao patamar da ridicularidade. Tenho dó dos coitados. É o que digo a burrice e a maldade tem limites", emendou Pádua.
 
 

Vereador Ronildo Moura prestigiou festa de aniversário do governador...

O vereador Ronildo Moura (PSB), presidente da Câmara Municipal de São José de Caiana, se fez presente neste domingo (25) em evento, realizado num Haras no Bairro do Renascer - na estrada de Cabedelo - em que correligionários e políticos comemoraram o aniversário do governador Ricardo Coutinho (PSB), que completou 53 anos de idade na terça-feira passada. Na imagens abaixo, Ronildo abraça o governador; há ainda Giulliana [ esposa de Ronildo] com a primeira dama Pâmela Bório e Jurani [irmã do ex-prefeito Gildivan Lopes - Galego do Caiana]; Ronildo também abraçou Estela Bezerra [secretária estadual de Comunicação]; e em outra, aparece ao lado do vereador pessoense Renato Martins (PSB). 
 
 

Fim e início de semana trágico no Vale do Piancó com registro de vários acidentes e mortes no trânsito; casal morre na BR-361 em Piancó...

 
O Vale do Piancó fechou uma semana e abriu outra com registro de mortes em vários acidentes ocorrido nas estradas da região. No sábado (23), o motorista "Bel de Zé Nacinha" morreu após perder controle e capotar o carro que dirigia por várias vezes na BR-361, próximo à Itaporanga. Já no início da noite deste domingo (24), outro grave acidente foi registrado na BR-361, só que próximo à Piancó, envolvendo um veículo Corsa Classic, cor preta, placa MOA 1645, que resultou em duas vítimas fatais.
De acordo com informações da PM e da PRF, sob os comandos, respectivamente, do Tenente Souto e do patrulheiro Túlio, José Leite Filho, de 53 anos, e Maria das Dores da Silva, dirigiam-se para Piancó, em uma moto CG, Placa MNS-7577, de propriedade do condutor quando foram atingidos pelo veículo. o impacto foi tão forte que o piloto da moto foi empurrado por mais ou menos uns 150 metros do local da batida. O casal que estava na moto, que ficou completamente destruída, morreu na hora.
Acidente deixa 4 pessoas feridas. Entre elas, o padre Dácio da paróquia de Conceição e sua mãe
Já na cidade de Conceição, também foi registrado um acidente na tarde deste domingo (24), envolvendo uma caminhonete D-20, placa JMH 2177, conduzida por Francisco Miguel da Silva, 24 anos, da Família Viana, que reside no Sítio Maxixe, e um veículo Fox Vermelho, placa DAS 3674, conduzido pelo comerciante Gilson Frade Gomes, 39 anos, deixou o padre Dácio [pároco local] e sua mãe feridos. O acidente aconteceu no final da tarde na estra de acesso ao Sítio Maxixe, próximo ao campo de pouso. O Fox era ocupado por cinco pessoas e o padre Dácio estava indo celebrar uma missa na Comunidade Malhada da Baraúna, naquela região. (com Joaquim Francklim e Gilverto Ângelo)

domingo, 24 de novembro de 2013

Marcília Mangueira não faz repasse integral à Câmara Municipal e contas do município devem ser bloqueadas já nesta segunda ou terça-feira....

Pleo visto não é só na área da educação o crescente e vergonhoso descontrole administrativo da gestão da prefeita Marcília Mangueira (PMDB), no município vizinho de Diamante. Cujos salários dos professores já atrasou dois meses e para solucionar o problema arrumou a mágica de quitá-lo em quatro vezes, mesmo o município tendo recebido recursos suficientes para o bom  andamento financeiro.
Mas, na realidade, um bom andamento financeiro das contas municipais em Diamante é o que não se vê na atual administração. Até esta semana recém finda, por exemplo, na área da Saúde a prefeitura recebeu do Governo Federal, desde o mês de janeiro, exatos R$ 1.009.756,50 milhão, repasses feitos através de programas como o Saúde Bucal, Pmaq, Pab Fixo e Nasf. Entretanto, os diamantenses reclamam todos os dias falta de medicamente, tratamento de qualidade  e assistência digna na área da Saúde.
E, para completar, a gestora sem qualquer justificativa também desrespeita compromissos constitucionais como o repasse para o Poder Legislativo, cujo esta semana só recebeu uma parte do que lhe é devido. Por conta disso, a Presidência da Câmara Municipal de Vereadores já enviou documentação oficializando o caso ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), ao Ministério Público e demais órgãos competentes, que deverá redundar já nesta segunda (25) ou terça-feira (26) no bloqueio das contas bancárias da prefeitura.
Essa é uma medida que se faz necessário quando o Executivo, como é o caso de Diamante, se nega a enviar repasses constitucionais e obrigatórios. Com isso, a jovem Marcília dá mais uma demonstração de descontrole nas contas do município e adepta de métodos velhos e arcaicos, de uma política que não tem mais espaço em pleno século XXI. 

"Bel de Zé Nacinha" morre após perder controle e capotar veículo várias vezes na BR-361 próximo à Itaporanga...

Motorista morre em acidente em Itaporanga
O motorista Manoel Bezerra de Sousa Neto, mais conhecido como "Bel de Zé Nacinha", de 44 anos, morreu ao perder o controle e capotar várias vezes veículo em que conduzia na BR-361, nas proximidades do Sítio Jardim do Baião, por volta das 13h deste sábado (23). Muito conhecido em Itaporanga e região, ele estava acompanhado de um adolescente da cidade de Curral Velho - socorrido para o Hospital Distrital de Itaporanga não teve ferimentos graves.
E mais uma vez devido a inércia e a falta de compromisso dos políticos com a região, a família teve que esperar por várias horas a chegada da perícia, tendo que observar o seu corpo sem poder retirá-lo do local, tudo porque não hã um médico legista na região. A ocorrência só foi feita por volta das 17h. O corpo de Bel foi arremessado para fora do veículo com a força do impacto. Seu pai, Zé Nacinha, bastante conhecido e querido em Itaporanga, e demais familiares ficaram revoltados com a demora. Motorista de profissão, tal como o pai, Bel retornava à Itaporanga. Ele era divorciado e deixa um filho de seis anos de idade.  (com Flávio José)