sábado, 9 de março de 2024

Prefeito de Tacima e o deputado Eduardo Carneiro conversam sobre investimentos para município

O deputado estadual Ediardo Carneiro recebeu na tarde desta sexta-feira (8), na sede do Solidariedade, em João Pessoa, o prefeito de Tacima, Luís Rodrigues Sobrinho, mais conhecido como Xato.

Acompanhado dos auxiliares Samdro Ferreira e Phefipe, o prefeito conversou com Eduardo sobre as obras e investimentos para o desenvolvimento do município fruto da ação parlamentar do deputado junto aos órgãos governamentais. 

Ambos debateram também as conjecturas políticas e trabalhos a serem empreendidos no sentido de se buscar a reeleição do prefeito que faz uma gestão eficiente reconhecida pela população local, que tem elevados índices de avaliação. 

Pré-candidato a prefeito de Gurinhem, Guel anuncia filiação ao Solidariedade

Dando continuidade ao processo de fortalecimento em todo o estado, o Solidariedade recebeu ontem (8) a filiação do pré-candidato a prefeito de Gurinhem, Guel. A filiação foi abonada pelo deputado estadual Eduardo Carneiro, que comemorou a chegada de Guel e seu grupo político ao partido.

Eduardo Carnwiro ressaltou que hoje Guel lidera o grupo oposicionista na cidade, tendo sido candidato bem avaliado nas eleições de 2020. Segundo ele, o partido se prepara para eleger o futuro prefeito: " O Solidariedade também vem forte nas eleições de Gurinhem e se prepara para eleger o prefeito e um bom número de Vereadores ", observou. 

Além de Guel, também se filiaram pré-candidatos a vereador e lideranças políticas do município. 

Afranio Olinto estreia programa 'Ooo Itaporanga Boa' na Boa Nova FM visando valorização cultural em Itaporanga

Estreou nessa sexta-feira (8) no município de Itaporanga o programa "Ooo Itaporanga Boa", transmitido pela rádio Boa Nova FM às 11h, conduzido por Afranio Olinto voltado à cultura e entretenimento.  Visa resgatar tradições do forró pé de serra, cantoria, cantador de viola, valorizando trabalho dos artistas plásticos como os artesãos, e a área do esporte em geral.

Uma excelente oportunidade que a emissora, que pertence a Fundação Cultura Professora Analia Rodrigues, com esse importante espaço para o setor cultural local riquíssimo em talentos - muito já exportado para o Brasil e o mundo. É um momento ímpar em que se oferta aos ouvintes programação diversificada proporcionando ficar mais próximo dos fazedores e apreciadores das artes nordestinas.

Na estreia, tivemos a participação da banda de forró " Raízes do Cantinho", da comunidade rural do mesmo nome de tantos talentos. Ainda, presença do secretário municipal Sydney (Cultura, Esporte, Juventude e Lazer), do gerente do escritório local da Cageoa, Pedro Filho -ativista cultura nato, professor e servidor público valoroso.  

"Trata-se de programa de incentivo aos talentos de nossa terra seja musical, artístico-cultural,  esporte em geral.  Como diz o lema 'valorizando ideias por uma Itaporanga melhor'", comentou Afranio Olinto que já tem uma expertise na área, inclusive, com a criação da tradicional festa 'Cavalgada' por 20 anos em Planaltina (no Planalto Central).

Ter programa sobre o tema é grande oportunidade de desenvolver ainda mais a Comunicação, disseminar conhecimento e estimular o senso crítico da comunidade. Parabéns a rádio e a Afranio Olinto pela coragem de conduzir uma iniciativa para se buscar o valor cultural de nossa terra.

sexta-feira, 8 de março de 2024

Reviravolta: PL vai retirar apoio ao grupo de Vitor Hugo em Cabedelo e lançará Walber Virgolino como pré-candidato

O Partido Liberal sofrerá uma mudança de rota no município de Cabedelo. A decisão foi tomada após encontro entre o deputado federal Cabo Gilberto (PL), o ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (PL) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

No encontro, ficou definido que o PL vai retirar o apoio ao projeto político do atual prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo (Avante), para lançar a o deputado estadual Walber Virgolino (PL) como pré-candidatura à prefeito da cidade portuária.

A decisão faz parte de um pedido feito por Bolsonaro, para que fosse construída uma nova frente conservadora na Região Metropolitana de João Pessoa, que será liderada agora pelo deputado federal Cabo Gilberto (PL). Além de Cabedelo, a frente conservadora tem a pretensão de construir uma chapa entre Queiroga e o pastor Sérgio Queiroz (Novo) na Capital.

Governador João Azevêdo aposta na união da esquerda para barrar avanço do ‘pacto bolsonarista’ na Grande João Pessoa

O governador João Azevêdo (PSB) defendeu a união da esquerda para conter o avanço da direita nas eleições deste ano, em João Pessoa. João garantiu que tem lutado pela unidade, especialmente, em torno do nome de Cícero Lucena para reeleição.

“As medidas que eles adotarão não me interessam. O que interessa é que nós consigamos aqui manter essa unidade para uma grande vitória. Aqui em João Pessoa nós vamos trabalhar, como eu já disse, com a reeleição do prefeito Cícero Lucena. O PSB está na chapa com o companheiro Leo Bezerra e é isso que vamos fazer, discutir cada município”, falou o governador em entrevista à imprensa nesta sexta-feira (8).

João Azevêdo garantiu que a união do centro-esquerda é importante para evitar o crescimento da direita. “É uma disputa política de espaços. É uma luta política de compreensão do que é fazer política e que nós vamos continuar fazendo. A nossa luta é para fazer com que a unidade de centro-esquerda esteja mantido, para que a gente não volte a ter no Brasil o que nós vivemos nos últimos quatro anos. Isso é óbvio. E nós vamos continuar com essa lógica”, ressaltou.

Após reunião com Bolsonaro e Queiroga, Cabo Gilberto retorna ao comando do PL em João Pessoa

O deputado federal Cabo Gilberto (PL) afirmou, nesta sexta-feira (8), que vai voltar a assumir a presidência do PL em João Pessoa. A informação foi dada em entrevista à rádio CBN Paraíba. Gilberto também conquistou o direito de  coordenar as articulações para as eleições na região metropolitana de João Pessoa. Isto inclui as cidades de Bayeux, Santa Rita, Cabedelo e Conde.

O partido estava sendo comandado na Capital pelo ex-ministro da Saúde e pré-candidato a prefeito de João Pessoa, Marcelo Queiroga, desde setembro do ano passado. A decisão, de acordo com Cabo Gilberto, foi tomada após acordo com o ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto. Cabo Gilberto teve uma agenda com Bolsonaro ontem.

Ao lado de Eduardo Carneiro, Pedrito se filia ao Solidariedade e recebe adesão da ex-deputada Estefânia Maroja e do empresário Tonho da Galinha

Uma verdadeira multidão participou, nessa quinta-feira (7), do ato de filiação de Pedrito ao Solidariedade, em Santa Rita. Na oportunidade, Pedrito oficializou sua pré-candidatura a prefeito da cidade dos Canaviais e o recebeu apoio da ex-deputada Estefânia Maroja e do empresário e ex-pré-candidato a prefeito, Tonho da Galinha. Liderança histórica da cidade, a ex-deputada Estefânia Maroja anunciou apoio à pré-candidatura de Pedrito e destacou que ele representa o ex-prefeito Severino Maroja, que primava por estar ao lado do povo.

Por sua vez, o empresário Tonho da Galinha retirou sua postulação e também se incorporou ao projeto do Solidariedade. Ele disse confiar na experiência de Pedrito como gestor ao longo de oito anos na vizinha cidade de Cruz do Espírito Santo, pois representará os mais necessitados e os comerciantes do município. O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), abonou a ficha de filiação de Pedrito ao partido e destacou o sentimento de renovação que esse projeto representa na cidade.

De acordo com Eduardo, essa é mais uma importante filiação que o Solidariedade recebe na Grande João Pessoa, onde vem despontando como um dos partidos que mais crescem visando as eleições deste ano no estado. “Estamos felizes em ver o Solidariedade se fortalecendo não só na Grande João Pessoa, mas por todo o estado, e especialmente em Santa Rita, onde vamos disputar para ganhar a prefeitura”, afirmou.

Seguindo crescimento pela PB, Solidariedade filia mais vereadores em Cabedelo e forma chapa forte para disputar eleições

O partido Solidariedade recebeu a filiação de três vereadores de Cabedelo – Ivânio da Miramar, Júnior Paulo e Edson da Ótica -, além da secretária de Educação do município, que disputará uma vaga na Câmara, e outros 15 pré-candidatos a vereador. 

Também participaram do encontro o pré-candidato a prefeito André Coutinho (Avante), secretários da gestão municipal e outras lideranças locais. Os atos de filiação aconteceram durante encontro do diretório estadual, nessa quinta-feira (9).

De acordo com o deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade), a articulação faz parte do processo de fortalecimento do partido em todo o estado, notadamente na Região Metropolitana de João Pessoa.

Na oportunidade, Eduardo Carneiro reafirmou o compromisso com o projeto do prefeito Vítor Hugo Castelliano e com André Coutinho. Ressaltou que, com essas filiações, o Solidariedade deve eleger de três a quatro vereadores em outubro.

“Nosso partido vem se fortalecendo e ampliando suas bases na Região Metropolitana, onde temos uma atuação forte. Com certeza, faremos mais prefeitos, vices e elegeremos um número recorde de vereadores em 2024”, arrematou.

Mensagem da Drª Wilka Rodrigues pelo Dia Internacional da Mulher

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, quero deixar o reconhecimento a todas as mulheres, em especial as mulheres Itaporanguenses, por contribuírem pelo crescimento de nossa cidade, por serem mulheres fortes, guerreiras, empreendedoras, e que estão sempre, presentes em cada passo, para novas conquistas.

Gostaria de parabenizá-las pelos seus projetos e celebrar suas realizações, porque está em nós, Mulheres, o anseio e o empenho em promover um mundo mais justo e mais humano.

            Por tudo isso, manifestamos o meu respeito e admiração a vocês, pessoas especiais que tem ajudado a construir um mundo cada vez melhor.

Parabéns!

Wilka Rodrigues - (Flha do ex-prefeito Will Rodrigues)

Ex-diretora do Hospital Distrital de Itaporanga

quinta-feira, 7 de março de 2024

Em reunião com Bolsonaro e Queiroga, Cabo Gilberto revela que PL buscará aliança com pastor Sérgio Queiroz em João Pessoa

O deputado federal Cabo Gilberto Silva e o ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estiveram reunidos com Jair Bolsonaro em Brasília, nesta quinta-feira (7). O encontro com o ex-presidente da República serviu para discutir as articulações para as Eleições 2024 na Paraíba, principalmente a disputa à Prefeitura de João Pessoa. A intenção é buscar o Partido Novo e o pastor Sérgio Queiroz.

“Em Brasília, com o presidente Jair Bolsonaro, construindo as bases para uma aliança conservadora na região metropolitana de João Pessoa. O objetivo agora é buscarmos uma convergência com o Partido Novo, na consolidação entre conservadores e liberais”, declarou o Cabo Gilberto.

O deputado federal paraibano completou dizendo que ele, “juntamente com @marceloqueiroga e @walbervirgolino, conforme diretriz da executiva nacional, discutiremos com @sergioqueirozoficial (NOVO) os pontos principais de um projeto capaz de mudar de verdade a nossa Paraíba, a partir da capital.”

TRT publica acórdão de afastamento de Buega Gadelha da Fiep; industrial José William assume comando da federação

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT 13ª Região) publicou no fim da tarde de ontem o acórdão da decisão que determina o afastamento do presidente da Fiep, Buega Gadelha, da Presidência da entidade. O caso foi julgado pelo Pleno na última sexta-feira. 

A decisão manda que a Fiep faça a transição de comando, assumindo o cargo o vice-presidente mais antigo, que vem a ser o industrial José William Montenegro. Não por acaso, dias atrás, ele deixou a Secretaria de Planejamento da prefeitura de João Pessoa, ficando apto a assumir a função.  

Conforme o estatuto da Fiep, o futuro presidente em exercício terá um prazo de 30 dias para convocar o Conselho da entidade. Caberá a esse Conselho escolher um dos três vices para continuar no comando da instituição. Isso, claro, caso não ocorra uma nova decisão judicial modificando o curso desses encaminhamentos.

Cícero lidera pesquisa e “soma” dos demais não chega perto

Pesquisa estimulada Datavox/PBAgora traz o prefeito de João Pessoa e candidato natural à reeleição, Cícero Lucena (Progressistas), na liderança para as eleições desse ano com 39,6% das intenções de voto. Em um primeiro cenário, o ex-prefeito e deputado estadual Luciano Cartaxo aparece em segundo com 12,4%.

A pesquisa, divulgada nesta quinta-feira (7), coincide com a reunião do PT nacional, com Cartaxo, a deputada Cida Ramos e os presidentes do partido na Capital, Marcos Túlio, e na Paraíba, Jackson Macedo.

Em terceiro lugar, aparece o deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) com 8,9%, seguido do ex-ministro Marcelo Queiroga (PL) com 3,2%; do pastor Sérgio Queiroz (Novo) com 2,8%, e do professor Celso Batista, do PSOL, que contabilizou 0,3% das intenções de votos.

Os que se dizem indecisos são 17,5% e os que pretendem votar em branco ou nulo somam 15,3%. A pesquisa, na modalidade estimulada, foi realizada entre os dias 2 e 3 deste ano.

A pesquisa foi registrada sob o Protocolo PB – 04210/2024 no TSE – TRE em 1º de março de 2024.. O intervalo de confiança estimado da pesquisa é de 95,0%, já a margem de erro máxima é de 3,5% pontos percentuais para mais ou para menos.

Pastor Sérgio Queiroz se “anima” com resultado de pesquisa: "Para o Senado me davam 8% na Capital e os pessoenses me deram a vitória com 28%", disse.

Sem confirmar a pré-candidatura a prefeito de João Pessoa, o pastor Sérgio Queiroz (Novo) voltou a atiçar o eleitorado, nesta quinta-feira (7), após a divulgação da pesquisa Datavox/PBAgora.

Em postagem nas redes sociais, deu a deixa: “Sempre fui vítima de pesquisas na Paraíba. Para o Senado, me davam 8% na Capital, e os pessoenses me deram a vitória com 28%. Estou começando a me animar”.

Ele fez um aceno ao eleitorado quando, em uma live, anunciou a saída do PRTB, partido pelo qual disputou uma vaga ao Senado em 2022, e a filiação no Novo.

Madonna fará show dia 4 de maio em Copacabana para 2 milhões de pessoas e deve ser o maior de sua carreira; há 17 anos, os Rolling Stones colocaram 1,5 milhão de pessoas em Copacabana

Sim, é verdade: Madonna virá ao Brasil para um megashow em 4 de maio na Praia de Copacabana, com potencial para se tornar o maior das quatro décadas de carreira que a rainha do pop está comemorando. A cantora desembarca no Rio de Janeiro daqui a dois meses a convite do Itaú Unibanco, para quem ela já estrelou recentemente uma campanha pelos cem anos do banco.

As negociações estão fechadas, embora ainda existam detalhes em discussão (a hospedagem é um deles: Madonna deve ficar no Copacabana Palace). O anúncio oficial do espetáculo acontece em breve, conforme os fãs vêm especulando desde novembro, quando a artista sugeriu ao vivo que viria para cá.

Será uma celebração pelos aniversários (da trajetória) de Madonna e do Itaú. O show será o mesmo que artista está rodando o mundo desde outubro com a... The Celebration Tour. É a 12ª turnê que ela emplaca desde a The Virgin Tour, em 1985.

Esta será a quarta vez que Madonna, hoje com 65 anos, se apresentará ao público brasileiro. Foi na estreia aqui, em 1993, que a americana cantou para o segundo maior público de sua carreira: 120 mil fãs no Maracanã lotado para assisti-la. Nenhuma das outras duas passagens de Madonna por aqui (em 2008 e, depois, em 2012) tiveram shows tão disputados quanto naquela sua primeira vinda.

O recorde, até agora, é de um show em Paris, em 1987, com 130 mil espectadores, um número que em Copacabana pode ser facilmente batido. O último Revéillon teve mais de 3 milhões de pessoas nas areias, repetindo os sucessos de público das viradas com Jorge Ben Jor, em 1993, e Rod Stewart, em 1995.

Multidões como essas são incomuns à frente de Madonna, conhecida por ser avessa aos grandes festivais de música. Tendo se tornado uma diva de estatura única na música, são praticamente inexistentes os registros de performances gratuitas dela, exceto em eventos beneficentes.

Antes do Brasil, Madonna terá passado com a turnê atual por países da Europa e também pelos EUA e México, a última parada a caminho do Rio. As tratativas para trazê-la vêm desde o ano passado, e, além de executivos do banco, incluíram autoridades, dada a estrutura do show.

1,5 milhão de pessoas assistiram show de Rolling Stones em Copacabana

18 de Fevereiro de 2006 foi um dia muito especial para o Brasil e para a banda britânica The Rolling Stones. Foi nesse dia, uma semana antes do Carnaval, que Mick Jagger liderou uma aglomeração que possivelmente não veremos em algum tempo, ao entoar clássicos da sua banda para 1 milhão e meio de pessoas na Praia de Copacabana.

quarta-feira, 6 de março de 2024

Com 61,52%, Romero abre dianteira de 42% no confronto direto sobre Bruno em CG - que fica com 19,41%.

Pesquisa do instituto Índice divulgada pelo Portal Fonte83, nesta quarta-feira (6), também analisou a opinião do eleitor sobre o confronto direto pela prefeitura de Campina Grande, entre o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) e o prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil).

De acordo com os dados da pesquisa, se as eleições municipais fossem hoje, 61,52% dos entrevistados afirmaram votar numa possível candidatura de Romero Rodrigues.

Já 19,41% dos entrevistados afirmaram que votariam na reeleição de Bruno Cunha Lima. A diferença favorável a Romero Rodrigues é de 42,11%.

Ainda de acordo com os números, 11,23% não souberam ou não responderam, enquanto que 7,84% afirmaram não votar em nenhum deles.

Confira o resultado detalhado (Confronto direto):

– Romero Rodrigues (Podemos): 61,52%;

– Bruno Cunha Lima (União Brasil): 19,41%;

– Não sabe / Não respondeu: 11,23%;

– Nenhum deles: 7,84%.

Thiago Diniz anuncia apoio a pré-candidatura de Júnior Pires à Câmara de João Pessoa

O suplente de vereador Thiago Diniz e secretário  Executivo da Participação Popular usou as redes sociais nesta terça-feira, (6) para anunciar seu apoio á pré-candidatura de Júnior Pires à Câmara de João Pessoa, nas eleições deste ano. “Reciprocidade se paga com reciprocidade”, disse Thiago Diniz.

Thiago Diniz lembrou que em 2020, quando foi para a disputa, teve o apoio irrestrito do Júnior Pires. “E agora, não poderia ser diferente a nossa decisão em retribuir a força que nos deu à época”, afirmou.

O secretário lembrou que Júnior Pires, além de ter realizado um trabalho revolucionário como secretário executivo representa a boa política, “pois carrega consigo bandeiras pelas quais eu também defendo. Nossa sintonia é real e faremos certamente, juntos, uma linda campanha para vereador e para reeleger os nossos Prefeitos Cicero e Léo”, destacou.

“Estamos juntos, futuro vereador. Conte comigo e todo o grupo que me acompanha nessa jornada”, finalizou Thiago Diniz. Ao comentar sobre o apoio, Júnior Pires destacou que é sem dúvida um grande ganho para o projeto. “Thiago sempre foi um companheiro, um amigo. Estivemos juntos em 2020 e agora, sem dúvida, estaremos juntos novamente e caminharemos para que a gente consiga apresentar um projeto de fato que seja um projeto eficiente e bom para toda a população de uma pessoa”, disse.

Desembargador Oswaldo Trigueiro aceita recurso do Ministério Público e suspende ‘habite-se’ de prédio mais alto do que deveria em João Pessoa

O desembargador Oswaldo Trigueiro, do Tribunal de Justiça da Paraíba, aceitou, nesta quarta-feira (6), o recurso do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e suspendeu o ‘habite-se’ do prédio construído com altura maior do que o permitido em João Pessoa. O edifício Way tornou-se alvo de investigações do MPPB e da Justiça e de fiscalizações da Prefeitura de João Pessoa por ultrapassar o “gabarito”, que é a altura, máximo regular na cidade.

Após o “habite-se” ser suspenso pela Prefeitura de João Pessoa, a Construtora Cobran LTDA acionou a Justiça. O Juízo da 4ª Vara de Fazenda Pública da Capital havia acatado mandado de segurança da construtora e deferiu o pedido de liminar para liberação do “habite-se”, que é o documento emitido pela prefeitura que regulariza a construção de um empreendimento. O Ministério Público da Paraíba questionou a decisão no Tribunal de Justiça e teve, hoje, decisão favorável à suspensão da construção considerada com altura irregular.

Oswaldo Trigueiro pontuou que “vislumbra-se, portanto, inconsistências em todo o processo administrativo de execução do empreendimento. Ilegalidades e irregularidades não podem ser convalidadas com o tempo, inclusive, podendo ser objetos do poder de autotutela da Administração, que controla os seus próprios atos, anulando-os quando ilegais ou revogando-os quando inconvenientes ou inoportunos.”

O magistrado acrescentou. “Entendo, neste momento, existir solidez jurídica nos argumentos desenvolvidos pelo recorrente, no que diz respeito ao fumus boni iuris para os fins de atribuir efeito suspensivo recursal, assim como o periculum in mora, haja vista os naturais efeitos da medida deferida pelo juízo de primeiro grau”, declarou o desembargador, na decisão.

O desembergador concluiu com o deferimento. “Por tudo o que foi exposto, configurada a presença de requisitos autorizadores para a concessão da medida liminar em tutela recursal, DEFIRO o pedido de efeito suspensivo formulado.”

Adriano Galdino revela sondagem de Tovar para ser vice (pelo REP) de Romero Rodrigues: "Com apoio de João seria uma chapa imbatível"

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Adriano Galdinom revelou foi sondado pelo deputado estadual Tovar Correia Lima, (PSDB) para se filiar ao Repúblicanos e disputar a Prefeitura de Campina Grando ao lado do deputado federal, Romero Rodrigues qu encabeçaria  a chapa

Durante entrevista ao repórter Fernando Braz, do Sistema Arapuan de Comunicação, Adriano Galdino  disse alertou o  Tovar Correia que  ponderasse e   pesassem os pós  e os contra para não se prejudicar no futuro. ” Com Romero e Tovar candidatos com apoio do governador João Azevêdo  seria uma chapa imbatível”, disse o presidente da ALPB.

João Azevêdo admite mudanças no comando do PSB da Paraíba e que comissões provisórias municipais devem ser formalizadas nas próximas semanas

O governador João Azevêdo voltou a afastar, na manhã desta quarta-feira (6), a tese de crise dentro do PSB da Paraíba e afirmou que o que há é “divergência interna”.

O gestor, no entanto, admitiu que Comissão Provisória da legenda, hoje presidida pelo deputado federal Gervásio Maia, poderá ter alterações. João enfatizou que a atual direção se vence em abril e “que provavelmente terá” alteração na executiva.

Além disso, o governador afirmou que outras comissões provisórias municipais estão em discussão e devem ser formalizadas as novas composições nas próximas semanas.

Com Sérgio Queiroz e Cícero Lucena tecnicamente empatados, sistema quer tirar Cartaxo e ter apoio de Nilvan para beneficiar o prefeito; Pedro deve substituir Ruy...

A corrida pela prefeitura de João Pessoa começa a afunilar as opções no páreo de uma maneira bem mais rápida do que se imaginava. Primeiro foi a desistência de Nilvan Ferreira que decidiu disputar em Santa Rita, perspectiva do apoio do governador João Azevêdo numa engenharia que beneficia o prefeito Cícero Lucena. Em outra frente, Cícero e João trabalham para inviabilizar candidatura de Luciano Cartaxo. Beneficia diretamente Cícero. Presidente do PT, Jackson Macedo está incumbido de executar essa missão. 

Nesse meio tempo aconteceu o que o prefeito não queria: entrada em cena do pastor Sérgio Queiroz comunicando filiação Novo e deixando anúncio da candidatura para abril. O sistema não o quer pautando a crônica política porque ser ele o potencial adversário de Cícero no segundo turno (e vence). (Bem lembra Jr. Gurgel) Pesquisa consumo interno feita por adversários mostra o pastor Sérgio Queiroz (28%) em empate técnico com Cícero Lucena (30%) e logo logo assume a dianteira. Por isso, o trabalho para tirar Cartaxo (16%) e ter apoio de Nilvan com a aliança PSB/REP em Santa Rita. Marcelo Queiroga (6%) é a opção para vice de Sérgio Queiroz visando unir a Direita. 

Já semana passada foi a vez de Ruy Carneiro ser atingido por uma decisão judicial com potencial destrutivo de um "Tomahawk" que coloca Pedro Cunha Lima em aquecimento para substituí-lo na disputa. A recente sentença do Juiz Adilson Fabrício, 2ª Vara Criminal de João Pessoa - condenando Ruy a 15 anos e 10 meses de reclusão, 4 anos e 4 meses de detenção além da devolução de 750 mil reais (Caso Desk 2009) atingiu em cheio fatia expressiva de seu eleitorado, que é conservadora “Lavajatista”. As investigações do GAECO - Hospital Napoleão Laureano - podem respingar em Ruy. E ainda tem a “bomba” de efeito retardado “Padre Zé”. Seus estilhaços poderão atingi-lo. Tudo isto ocorrerá em plena campanha, ou às vésperas das convenções.

Como pesquisa é uma fotografia do momento, tudo pode mudar, a cada instante. Como Cartaxo tira votos de Cícero e do PSB, devido eleitorado radicalmente contra o prefeito/governador, a missão é tirá-lo do jogo. Ruy pode ser substituído por Pedro (que venceu João na Capital em 2022). Diante dessas movimentações intensas que estão acontecendo a todo instante, a disputa segue para um embate entre Cícero Lucena e o pastor Sérgio Queiroz, que deve passar logo logo a dianteira na disputa assim que ele oficializar sua pré-candidatura (em abril). 

Pesquisa aponta Romero na liderança com 42,12% seguido por Bruno com 20,52% e Daniella Ribeiro com 12,98%...

A primeira pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a disputa pela prefeitura de Campina Grande foi divulgada nesta quarta-feira (6) pelo Portal Fonte83, realizada pelo instituto ÍNDICE. De acordo com os dados da consulta na modalidade estimulada - quando são apresentados, ao entrevistado, opções de candidatos, o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) aparece na primeira posição, com 42,12% das intenções de votos do eleitorado campinense.

Em segundo lugar, o prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil), com 20,52% das indicações dos entrevistados. A senadora Daniella Ribeiro (PSD) aparece na terceira posição, com 12,98%.

Em quarto, o secretário de Estado da Saúde, Dr. Johny Bezerra (PSB), com 7,32% da preferência do eleitorado. Em quinto, o deputado estadual Inácio Falcão (PCdoB), indicado por 6,05% dos entrevistados.

Não souberam ou não responderam ao questionário, representa 8,01% das entrevistados, enquanto que 3% dos eleitores afirmaram que não votaria em nenhum dos candidatos apresentados.

terça-feira, 5 de março de 2024

Com possível apoio à Ruy, MDB perde Vereadores: Marcelo da Torre vai pro PSB e coronel Sobreira pro NOVO, enquanto, Mikika avalia sua situação...

O MDB deve perder ao menos dois vereadores após o partido tender pelo apoio ao deputado federal Ruy Carneiro nas eleições deste ano em João Pessoa. A informação foi divulgada durante o programa Arapuan Verdade, da Arapuan FM, nesta terça-feira (5).

Marcelo da Torre, suplente de vereador, que atualmente é titular de mandato, já contou que deixará o MDB. Além dele, o vereador Coronel Sobreira definiu o partido NOVO como seu novo destino para disputa da reeleição. A bancada do MDB na Câmara deve ficar apenas com o vereador Mikika Leitão. 

Em reunião, Dinho trata com presidente do TRE sobre vagas abertas na Câmara de João Pessoa que passará de 27 para 29 Vereadores

O presidente da Câmara de João Pessoa, Dinho Dowsley, foi recebido ontem (4) pela presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargadora Fátima Bezerra Maranhão. Na reunião, o parlamentar buscou informações sobre a definição da nova composição do Legislativo e convidou a magistrada para uma sessão especial alusiva ao Dia das Mulheres, marcada para 11 de março. Ela é uma das homenageadas.

O aumento do número de vereadores na Câmara Municipal de João Pessoa foi aprovado há um ano, por meio da Proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal (Pelo) 8/2022, da Mesa Diretora. Ela prevê a elevação do número de parlamentares de 27 para 29. Vale ressaltar que a elevação não implica em gastos extras para o Legislativo, já que não há alteração no duodécimo usado para custear o órgão.

O texto aprovado na Câmara de João Pessoa foi comunicado no TRE, para que a nova composição esteja prevista já para as eleições deste ano. A magistrada informou que os trâmites foram providenciados, faltando apenas a formalização das mudanças, que ficam a cargo do juízo da 64ª Vara Eleitoral. A elevação do número de vereadores decorre do crescimento populacional da cidade, que supera a marca de 800 mil habitantes.

Júnior Araújo convida secretária da Saúde de Sousa, Amanda Silveira, para se filiar no Solidariedade

No sábado (02), durante as comemorações ao aniversário do prefeito de São José da Lagoa Tapada, Cláudio Antônio, os bastidores da política sousense, registrou mais um capitulo. A Secretária de Saúde de Sousa, Amanda Silveira se encontrou na residência do prefeito “Colorau” com o Deputado Estadual, Júnior Araújo (PSB).

Durante uma rápida conversa, após os cumprimentos formais, o deputado Júnior Araújo formalizou convite a pré-candidata a vereadora Amanda Silveira para se filiar ao Partido SOLIDARIEDADE com todas as garantias das lideranças que fazem o partido no âmbito municipal.

Amanda, cordialmente agradeceu o convite feito pela autoridade maior, Júnior Araújo, e deixou claro, que poderia avaliar com carinho até o final da janela partidária a solicitação para ingressar no SOLIDARIEDADE, que hoje tem níveis de organização, boa de se disputar, e poderia dá suporte a pré-candidatura da secretária de Saúde do município de Sousa. 

Com aposentadoria de Cássio e fim do PSDB, Efraim Filho herda o espólio do grupo Cunha Lima...

Com a aposentadoria do ex-governador Cássio Cunha Lima e o desinteresse de Pedro pela política partidária, já não cabe mais a expressão ‘grupo Cunha Lima’ na Paraíba.

Sem um líder, o grupo ficou à deriva e naufragou enquanto força política. O PSDB praticamente sumiu do mapa nas duas últimas eleições.

O espólio acabou caindo no colo do senador Efraim Filho, que recentemente filiou o prefeito Bruno Cunha Lima ao União Brasil.

Outra aliada histórica de Cássio Cunha Lima, a ex-deputada e ex-prefeita de Guarabira, Lea Toscano, também se filiou ao partido de Efraim.

E vem mais gente por aí… (com Allan Kardec)

Justiça afasta prefeito de Santana de Mangueira do cargo por 90 dias e decreta indisponibilidade de seus bens

O Ministério Público da Paraíba obteve decisão liminar favorável na Ação de Improbidade Administrativa 0800303-82.2024.8.15.0151, movida contra o prefeito do município de Santana de Mangueira e do seu avô. A decisão judicial, publicada na segunda-feira (04/03), determina o afastamento do gestor do cargo por 90 dias, bem como decreta a indisponibilidade dos bens em nome dos dois processados, no limite de R$ 200 mil a fim de assegurar o ressarcimento do dano ao erário e eventual condenação por danos morais coletivos. O prefeito é acusado de direcionar pagamentos ao seu parente decorrentes de um contrato administrativo que já tinha se encerrado.

A ação foi ajuizada no último dia 27, pelo promotor de Justiça de Conceição, Levi Emanuel Monteiro de Sobral, que atua na área de defesa do patrimônio público nos muncípios daquela região. A liminar foi proferida pelo juiz de Conceição, Francisco Thiago da Silva Rabelo, contra o prefeito de Santana de Mangueira, Nerival Inácio de Queiroz, e o seu avô, José Inácio da Silva. “Isso porque a maneira grosseira como o patrimônio público do Município foi desfalcado, bem como o exercício temerário e precário do mandato eletivo do gestor deixam conspícua a possibilidade de seu repentino desligamento. Esse cenário exibe a necessidade de antecipação da tutela meritória pretendida, a fim de que a sangria do dinheiro público e o desarranjo constitucional constatado cessem o quanto antes”, pede o promotor de Justiça, na peça inicial.

O caso

De acordo com a investigação da Promotoria de Justiça (Inquérito Civil Público Extrajudicial 001.2022.007885), foi constatado desvio de dinheiro público decorrente do contrato de locação de um terremo pertencente ao avô do prefeito, firmado pelo Município. O promotor de Justiça apurou que o imóvel rural objeto do contrato estava alugado ao Município desde 2009  e destinava-se ao funcionamento de um  “lixão”. O Ministério Público também constatou que, no final de 2021, o Município encampou a política pública ambiental de fechamento do lixão defendida pelo MPPB e, em janeiro de 2022, passou a destinar os seus resíduos sólidos para um aterro pelo valor mensal de R$ 9 mil. No entanto, os repasses direcionados a José Inácio da Silva pela locação de seu imóvel continuaram acontecendo, chegando à importância de R$ 11.875,00, somente naquele ano.

Ocultação de provas

Na ação, o promotor Levi Emanuel Monteiro de Sobral afirma que houve pagamentos ilícitos mesmo com a investigação ministerial em curso, como também tentativas de ocultar provas: “Uma das manobras mais arcaicas e clássicas experimentadas por corruptos gestores públicos quando buscam ocultar falcatruas realizadas em suas administrações é a destruição de documentos públicos ou a afirmação de que eles simplesmente ‘sumiram’”.

O fato foi prepoderante para que a Justiça determinasse o afastamento do gestor, pois considerou que ele se utilizou de seu cargo e de seu poder hierárquico sobre servidores de sua confiança para “esconder vestígios acerca de supostos atos de improbidade a si atribuídos”. Quando em resposta aos expedientes enviados pelo Ministério Público ao Município, pedindo o contrato de locação do imóvel e o procedimento licitatório para funcionamento do lixão naquela localidade, a administração municipal  informou que não havia localizado os documentos requisitado.

“Tais fatos comprovam que a omissão do requerido em não apresentar os documentos solicitados pelo Ministério Público é dolosa e visa obstruir a produção de provas, valendo-se o demandado de funcionários do município, como o secretário de Finanças e do presidente da Comissão de Licitação, para omitirem a existência dos documentos públicos, tudo, repita-se, com o fim de obstruir as investigações que pesam contra o gestor. Há, portanto, elemento concreto a justificar o afastamento do requerido Nerival Inácio de Queiroz do cargo de prefeito de do Município Santana de Mangueira”, diz trecho da decisão liminar.

Afastamento e bloqueio de bens

Além do afastamento do cargo por 90 dias, sem prejuízo de sua remuneração (visto que “a perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória”), o juiz também decretou a indisponibilidade dos bens dos requeridos (imóveis, veículos, valores depositados em agências bancárias), determinando a notificação dos cartórios de registros de imóveis a fim de que informem a existência de bens em nome dos demandados e seu bloqueio imediato, sob pena de serem aplicadas as sanções cabíveis em caso de descumprimento. A decisão também determina o bloqueio judicial de valores existentes nas contas bancárias e de veículos em nome do demandado, até ulterior deliberação judicial.

Preterido por Chió deixa oposição e agora é o candidato do prefeito

Em Remígio, o pré-candidato anunciado pelo prefeito André Alves saiu da oposição. Alexandre Oliveira da Cunha, conhecido por Alexandre Pebinha, que era dos nomes na lista do deputado estadual Chió, mudou de lado após o parlamentar anunciar a esposa, Gleds Luna, como a candidata do grupo.

Semana passada, André apresentou Pebinha como o nome à sucessão. Com essa movimentação, Remígio caminha para ter três candidaturas ja que o ex prefeito Claudio Régis vai para a disputa pelo MDB.

Junto com Gervásio e Aguinaldo, grupo de Emerson Panta deve se reunir hoje em Brasília com Carlos Siqueira para acertar filiação de Flávio Panta no PSB

O grupo político do prefeito de Santa Rita, Emerson Panta (PP), formado por ele, sua esposa, a deputada estadual Jane Panta e o pré-candidato a prefeito da cidade Flávio Panta deve se reunir nesta terça-feira (5) com o presidente da executiva nacional do PSB, Carlos Siqueira, para discutir uma possível aliança na Terra dos Canaviais. A informação foi dada pelo comunicador Fabiano Gomes durante o programa “Ô Paraíba Boa”, da rádio 100.5 FM Lìder, nesta segunda-feira (4). 

Quem deve participar da reunião também são os deputados federais Aguinaldo Ribeiro e o presidente do PSB na Paraíba, Gervásio Maia. O candidato do grupo deve ser mesmo Flávio Panta. Com isso, a estratégia é trazer para Siqueira a possível filiação de Flávio ao PSB, que, se eleito, será mais um prefeito da Paraíba filiados aos quadros da legenda.

Lindolfo Pires é exonerado da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, para assumir mandato na ALPB

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), exonerou Lindolfo Pires do cargo de secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer. A informação consta na edição desta terça-feira (5) do Diário Oficial do Estado.

Ele foi convocado pela Presidência da Assembleia Legislativa para assumir a titularidade do mandato de deputado estadual a partir da licença do deputado João Paulo Segundo para tratamento de saúde.

Lindolfo, que é suplente de deputado estadual, foi nomeado para o cargo em abril do ano passado, em substituição ao vereador Zezinho Botafogo.

Vice-presidente da FIEP, Cassiano Pereira apresenta demandas do setor produtivo industrial paraibano ao ministro Waldez Góes

O vice-presidente da FIEP, Região Sindical de Campina Grande, industrial do setor de mineração, Cassiano Pereira, esteve reunido no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, com o ministro Waldez Góes.

Na oportunidade, o vice-presidente da FIEP apresentou ao ministro as preocupações do setor produtivo industrial paraibano e recebeu dele a garantia de que o ministério está à disposição dos industriais paraibanos para buscar soluções que possam fomentar, a partir da SUDENE, o maior desenvolvimento do nordeste e da Paraíba.

A posse de Danilo Cabral como superintendente da SUDENE foi apontada pelo ministro como sendo mais uma forma encontrada pelo governo federal de reduzir as desigualdades existentes no Nordeste e alavancar a região rumo a um futuro de maior prosperidade, pois os incentivos que a SUDENE concederá ao setor produtivo são substanciosos.

O vice-presidente da FIEP afirmou que saiu confiante e entusiasmado com a recepção que teve no ministério e afirmou: “Enquanto industrial entendo que a parceria entre a iniciativa privada e os entes públicos é algo fundamental. Enquanto vice-presidente da FIEP sinto que estou cumprindo uma missão institucional, dando atenção ao que realmente importa à sociedade: desenvolvimento, geração de empregos e renda.”

Ainda conforme Cassiano Pascoal, o superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, será convidado para apresentar os projetos que a SUDENE vai encampar na região e, especialmente, na Paraíba.

segunda-feira, 4 de março de 2024

Léa Toscano se reúne com Veneziano e discute possível filiação ao MDB

A ex-deputada Léa Toscano (sem partido) se reuniu nesta segunda-feira (4) com o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), na sede do MDB, em João Pessoa. Na pauta, discussões sobre a possível filiação da pré-candidata a prefeita de Guarabira à legenda emedebista. Estiveram na reunião, a deputada estadual Camila Toscano e o prefeito de Guarabira, ambos históricos do PSDB.

Na semana passada, Léa Toscano anunciou a saída do PSDB após mais de 20 anos filiação. Ela vem sendo cortejada por diversos partidos, inclusive, por legendas que integram a base do governador João Azevêdo (PSB).

“Recebemos nesta segunda-feira em nosso diretório estadual do MDB a querida amiga Léa Toscano, a deputada estadual Camila Toscano e o prefeito de Guarabira, Marcos Diogo, na companhia do seu filho André. Continuaremos juntos, trabalhando pelo desenvolvimento de Guarabira”, declarou Veneziano.

Dudu Soares deverá ser anunciado como novo secretário de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa

O suplente de deputado estadual Dudu Soares (Solidariedade) deverá ser confirmado pelo prefeito Cícero Lucena, nas próximas horas, como novo secretário de Segurança Urbana e Cidadania da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Ele assumirá a vaga aberta com a desincompatibilização do atual gestor da pasta, João Almeida, que vai concorrer novamente a uma das vagas na Câmara Municipal da Capital.

Dudu Soares obteve 21.936 votos nas últimas eleições estaduais, sendo votado em 195 cidades paraibanas. Pessoense e filho do coração da cidade de Cuité, Dudu Soares é advogado, e trabalha no renomado escritório de Marcos Inácio Advogados, que é seu sogro. (com Fabiano Gomes)

Para Veneziano, está na hora de haver um desfecho da novela “Romero – Bruno”: "O processo se arrasta e é em desfavor dele (Bruno)".

O senador da República Veneziano Vital (MDB) revelou que aconselhou o prefeito Bruno Cunha Lima (UB) a resolver o quanto antes a relação com o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos). Para Veneziano, quanto mais a indefinição perdurar, mais prejuízo será para o próprio prefeito.

“Eu não preciso ficar teclando a mesma tecla, repisando e dizendo o mesmo para uma pessoa amadurecida, ciente das suas responsabilidades e como condutor do processo. Se eu ficasse assim a dizer, me tornaria um inconveniente. Falei uma vez, disse o óbvio: o processo que se arrasta, é em desfavor dele [Bruno]”, declarou.

Em entrevista à Rádio Correio FM, Veneziano repetiu que sempre deu declarações defendendo a unidade do grupo que apoia o prefeito Bruno Cunha Lima. “Nenhuma palavra foi dita em desconsideração. Todas elas sempre foram no sentido de que o grupo do prefeito Bruno, do ex-prefeito, do deputado Tovar possa manter-se unido”, declarou.

O senador falou que não vai ser usado como pretexto para afastamento de outros aliados do grupo.

Vavá e Dr. Azif Lemos visitam comunidades rurais pavimentando caminhada rumo às eleições vindoura

Com determinação e muita demonstração de serviço prestado, o suplente de vereador Manoel Feitosa, popularmente conhecido como Vavá, segue pavimentando em solo firme como forte pré-candidato sua caminhada rumo a disputa eleitoral de outubro vindouro, quando concorrerá a uma das 11 cadeiras na Câmara Municipal de Itaporanga.

Neste domingo (3), ele visitou as comunidades do Jardim do Baião e Lagoinha onde tem muitos amigos, correligionários e eleitores. Cíceroneou nesse périplo o médico Dr. Azif Lemos, pré-candidato a prefeito, que vem sendo muito bem recebido e festejado por onde passa. Ambos saudados com entusiasmo por uma população que os querem ver como prefeito e vereador eleitos trabalhando pelo povo a partir de 2025.

Vavá é sempre um nome forte na corrida por uma vaga no Parlamento Mirim local, já bateu na trava em outras oportunidades. Inclusive, na atual legislatura chegou a assumir a titularidade do mandato em 2021, período que representou muito bem a população. Nas eleições deste ano, ele vem ajudando na montagem do time já bem reforçado do SD, que é presidido pelo empresário Paulinho de Zié, e com chances reais de logra êxito. 

Estímulo, companheirismo e incentivo, tem recebido bastante do próprio Paulinho de Zié e demais pré-candidatos (as) que irão junto enfrentar a empreitada.  Por ser um grupo arrojado, arejado, de boa margem para disputar um mandato de Vereador. Justamente porque aqui todos tem chances reais de vitória devido o equilíbrio de forças. E assim o Grupo GI vai continuar fazendo história!