sábado, 8 de março de 2014

Prefeitura de Itaporanga está com nome sujo devido pendências no Cauc.

A Prefeitura de Itaporanga, sob a incompetente gestão do prefeito Audiberg Alves (PTB), está com o "nome sujo", por está inscrita no Cadastro Único de Convênios (Cauc), junto a União e não pode realizar convênio com o Governo Federal. Por isso, a edilidade não pode receber as mendas individuais e voluntárias alocadas por deputados federais e senadores.
Itaporanga está entre os 160 municípios inseridos no Cauc. Há prefeituras que acumulam nove pendências, quando o máximo existente neste cadastro é de 13 irregularidades. A prefeitura que tiver apenas uma pendência não pode contratar com o Governo Federal - que oferece programas e as prefeituras aceitam sem ter como arcar depois com a manutenção. 
Sem poder receber verbas voluntárias, a Prefeitura de Itaporanga tem de contar apenas com as transferências constitucionais e legais, os recursos oriundos da arrecadação de tributos federais ou estaduais, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Pesquisa Consult pra governador aponta crescimento de Cássio com 41%, queda de Ricardo para 20% e largada de Veneziano com 13%...

O Diário do País teve acesso aos números da pesquisa realizada pelo Instituto Consult, sobre o quadro eleitoral para a disputa que se avizinha ao Governo do Estado, onde o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) aparece com 41% das intenções de votos, seguido pelo atual governador Ricardo Coutinho (PSB) com 20% e o ex-prefeito Veneziano (PMDB) com 13%. Em comparação com pesquisas anteriores, Cássio cresceu e Ricardo caiu. Quanto à Veneziano mostra uma cenário favorável para crescimento.
Há poucos dias outro dado importante vazou na imprensa: 45% querem Cássio na disputa eleitoral. E apenas 15% opinaram que o tucano deveria apoiar RC. (com Bruno de Lima, do Diário do País)

Vitalzinho recusa convite de Dilma pra assumir Ministério do Turismo...

O vice-presidente Michel Temer telefonou para o senador Vital do Rêgo, nesta sexta-feira (7). Disse-lhe que Dilma Rousseff deseja acomodá-lo na poltrona de ministro do Turismo, em substituição ao deputado federal Gastão Vieira (PMDB-MA). Para desassossego de Temer, o senador paraibano recusou a oferta. Como já era esperado. 
Vitalzinho apresentou duas razões: Primeiro, acha que se trata de uma pasta de pouca relevância (ele se refere ao Turismo com um vocábulo de calão rasteiro). Em segundo lugar, o senador declarou que não cogita passar por "traidor" da bancada do PMDB na Câmara, que lhe foi "muito leal".
O Turismo já está na cota de cinco ministérios que Dilma destinou ao PMDB. Na divisão interna do partido, a pasta compõe a subcota do PMDB da Câmara. Em setembro do ano passado, Vitalzinho recebera o avala de senadores e deputados da legenda para ocupar o endinheirado ministério da Integração Nacional.
Depois de dar de ombros para Vitalzinho, ignorando a preferência dos aliados, Dilma convidou para a Integração outro senador do PMDB: o líder Eunício Oliveira (CE). Fez isso a pedido do governador cearense Cid Gomes (Pros), que deseja arrancar pela raiz a nascente candidatura de Eunício ao Governo do Ceará.
Eunício recusou o assédio de Dilma uma, duas, três, quatro, cinco vezes. Súbito, a presidente decidiu nomear Vitalzinho. Não para a Integração, que voltou para os domínios de Cid Gomes. Ela o quer no Turismo, a pasta que, além de ser considerada mixuruca, já pertence ao PMDB da Câmara. Vitalzinho avalia que, aceitando o posto, pode ser visto como tolo, traidor e, de quebra, também fisiológico. Sobretudo depois que Eunício disse "não" à Integração Nacional cinco vezes.
Tudo isso acontece a 48 horas da reunião que Dilma marcou para este domingo (9) com o generalado do PMDB: Temer e os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), e do Senado, Renan Calheres (AL). Nesse encontro, a presidente pretendia: 1) fechar a conta do PMDB na reforma ministerial; 2) escantear o desafeto Eduardo Cunha, que lidera uma indomável bancada de deputados peemedebistas; e 3) apagar o incêndio que levou seu principal aliado a comandar a constituição de um megabloco de oito legendas hostis ao Planalto na Câmara, sete delas governistas - mas com a lealdade ao governo já bem cansada.
Quando conversou com Vitalzinho, Temer estava nos Estados Unidos. Desembarca em São Paulo nesse sábado (8), em tempo para retomar as articulações e voar para o encontro com Dilma, amanhã. A turma do 'deixa disso' ainda insiste para que Vitalzinho engula ao Turismo. Mas, tomado pelo que disse ontem (7), o senador considera o ministério duro de roer. Ficou entendido que a pretendida pacificação do PMDB talvez não seja empreitada para um final de semana. (com Josias de Souza)

As "compensações" que o prefeito de Itaporanga Audiberg Alves espera receber e a desconfiança de RC com apoios anunciados...

Informação que chega ao Blog diz que o prefeito de Itaporanga Audiberg Alves (PTB) antecipou-se  aos acontecimentos ao montar estratégia, no mínimo hilária, para não ficar sobrando nestas eleições. Isso porque o gestor não está bem na fita com as lideranças estaduais depois de ter tapeado o deputado estadual Aníbal Marcolino (PEN) e fazer jogo duplo com os deputados federais Aguinaldo Ribeiro (que deixa o Ministério das Cidades nos próximos dias) e Wilson Filho, sem revelar quem irá apoiar.
Audiberg, que alardeia estar assegurando apoio do ex-prefeito Will Rodrigues (PDT) para seus candidatos, mesmo sem dizer quais, teria jogado pra cima do governador Ricardo Coutinho (PSB) - que não estaria confiando tanto assim na declaração de apoio dada antes do carnaval. O fato é que o prefeito entregou-lhe algumas "compensações" que espera receber. Primeiro ver nomes indicados por ele nomeados no lugar de pessoas ligadas ao ex-prefeito Djaci Brasileiro (PSDB), que tende a ficar com Cássio seguindo orientação partidária.
Dentre os nomes entregues por Audiberg está o da professora Tânia Alves (capacitada por sinal), sua prima e irmã da secretária municipal da Saúde Aparecida Alves, como substituta do professor Josias Tolentino na 7ª Gerência de Educação. Desde o meio do ano passado Berguim vem tentando emplacar um nome nesse cargo. Porém, Josias tem permanecido no cargo por conta da força [ainda que limitada] do deputado estadual Lindolfo Pires (DEM), que já disse que enquanto for aliado do governo ninguém mexe no professor. Josias, inclusive, semana passada, recebeu mais dois reforços pra assegurar sua permanência, o vice-governador Rômulo Gouveia e o secretária estadual Adriano Galdino. Ou seja, páreo duro.
Outra "compensação" colocada na mesa do governador, pelo prefeito, diz respeito à "malograda" licitação para reforma do Estádio 'O Zezão', em Itaporanga, anunciada pelo Governo, em julho do ano passado, com orçamento inicial de R$ 1,1 milhão. Inicial porque semana passada houve uma operação um tanto quanto suspeita e a licitação foi suspensa. Nos próximos dias será retomada e já se tem, inclusive, a empresa que irá vencer a disputa. Vejam que interessante. E pra alegria da corte, com um "aditivo" de alguns milhares de reais já aprovado. 
O melhor ainda estará pra vir lá mais adiante e é nesse quesito que a pulga fincou atrás da orelha do governador. É que setores do governo foram destacados para sondar a dúvida que cerca Ricardo Coutinho com relação aos apoios anunciados e descobriu-se que já se tem como certo o retorno do ex-prefeito Will Rodrigues pro barco de Cássio e o do prefeito Audiberg Alves pro de Veneziano, num cenário com segundo turno sem a presença de Ricardo Coutinho.  
Aguardemos o resultado...   

sexta-feira, 7 de março de 2014

Audiberg faz exonerações na Educação, Agricultura e Assistência Social.

Falando nisso, o prefeito Audiberg Alves (PTB) exonerou ontem do quadro de servidores comissionados da Prefeitura de Itaporanga as seguintes pessoas: - Josefa Afra Pita Pereira, do cargo de Chefe de Divisão de Ensino Médio e EJA com lotação na Secretaria da Educação; - Mariano Cabral, do cargo de Chefe de Divisão com lotação na Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente; e - João Batista de Lima, co cargo de Vigia com lotação na Secretaria da Assistência Social. Por outro lado, o gestor já havia feito dezenas de contratações de prestadores de serviço, antes do carnaval. 

Membro da Executiva Estadual do PTB diz que o Sertão não pode ficar de fora da majoritária e defende nome de Wilson Santiago, para Senado.

Membro da Executiva Estadual e Coordenador Político do PTB, o conterrâneo Radomécio Leite (na foto ao lado, entre Wilson Santiago e o ex-presidente Lula) convocou hoje a população e as lideranças políticas a fazerem uma reflexão sobre a importância em reconduzir Wilson Santiago ao Senado da República. "O histórico político de Wilson, sua identidade com as causas municipalistas serão determinantes para levá-lo de volta ao Senado", disse.  
Fazendo um relato de grande ações, ele elenca vários projetos de iniciativa de Santiago que hoje são realidade na vida dos municípios paraibanos: "Wilson tem um olhar progressista e de preocupação com o desenvolvimento da Paraíba. A redistribuição do ICMS para os 223 municípios; o curso de medicina na UFCG em Cajazeiras; a federalização da BR-361, com reforma e ampliação do trecho entre Patos e Itaporanga; a restauração em sua totalidade das rodovias federias que cruzam o Estado; a representação de Wilson em Brasília, possibilitando uma eficiente atenção aos prefeitos e lideranças nos pleitos junto ao Governo Federal".
Ele cita também a luta de Wilson para interiorizar a Universidade Federal e o IFPB para as cidades de Itaporanga, Princesa Isabel, Picuí, Catolé do Rocha, Monteiro, Queimadas, Soledade e Uiraúna. Radomécio destaca ainda o projeto de criação da Zona Franca do Semi Árido, que será discutido esse anona Câmara Federal, de autoria do ex-senador: "O presidente da Câmara Federal, deputado Henrique Alves (PMDB-RN) já assegurou a pauta de discussão sobre o Desenvolvimento do Semi Árido Nordestino. Esse projeto será determinante para o futuro da Paraíba e dos demais Estados nordestinos".
Radomécio disse, por fim, que Wilson Santiago está conversando com os seus aliados em todas as regiões do Estado, e que a decisão será alinhada com o sentimento e perspectiva da população. 

Wilson Filho descarta que pai esteja pleiteando vaga de vice na chapa de Ricardo Coutinho: “Essa conversa não existe”...

Por falar nisso, o deputado federal Wilson Filho (PTB), rechaçou, com veemência, durante entrevista nesta sexta-feira (07), boatos surgidos hoje de que seu pai, o ex-senador Wilson Santiago - presidente estadual do PTB - estivesse acertado ser candidato à vice-governador na chapa de reeleição do atual governador Ricardo Coutinho (PSB). De acordo com o parlamentar, a postulação a vice não entra sequer na pauta do PTB paraibano.
"Essa conversa sobre postular ou pleitear a vice nunca existiu, até porque Wilson Santiago nunca colocou seu nome para candidatura a vice", avisou. Wilson Filho lembrou o espólio do pai, que em 2010 obteve mais de 820 mil votos para o Senado: "Ele não emplacou a senatória com 0,03% dos votos, foram 850 mil para o segundo colocado, que foi Vitalzinho e mais de 820 mil votos de pessoas que acreditavam que Santiago era o melhor para a Paraíba", lembrou.
Diante dos números, o deputado ressalta que a base de Santiago é forte e ele, como um político, soldado do povo, não poderia virar as costas para os que acreditam nele. "Temos uma base muito grande de gestores municipais, de prefeitos e de todos os outros militantes que defendem o nome de Wilson Santiago para o Senado Federal e, seria apenas dessa forma que Wilson novamente poderia ajudar os municípios da Paraíba com obras e recursos federais", explicou. 
Wilson Filho revelou que até o próximo dia 15 de março o partido deverá bater o martelo sobre de que lado ficará. "Várias alas do partido defendem vários candidatos. Dos 58 prefeitos que o PMDB tem, por exemplo, 34 deles votam comigo e também com Veneziano, como também apoiam outros candidatos ao Governo", finalizou.
Atualmente na chapa de Ricardo Coutinho, o vice-governador Rômulo Gouveia (PSD) é quem ocupa a preferência para disputar o Senado, restando a vaga de vice. Já na chapa de Veneziano, a expectativa é que a vice seja ocupada por um petista, com a vaga do Senado ainda em aberto. 
No que diz respeito as vagas na chapa de Cássio, a vice é reservada para o ex-prefeito Luciano Agra (João Pessoa) e a vaga para o Senado para a reeleição de Cícero Lucena, porém, este já colocou ela à disposição para uma composição com futuros aliados - que pode ser o PTB de Wilson Santiago.

Euda Ayala deixa Coordenação Regional do SAMU - Vale do Piancó...

A enfermeira Euda Ayala (a moça de camisa laranja e óculos, na foto ao lado) entregou nesta sexta-feira (7) o cargo de coordenadora regional do SAMU - Vale do Piancó. Informa Antônio Cabral. Ela trabalhava no órgão desde sua fundação, cerca de 6 anos, passando pela descentralização até a regionalização. Porém, desde o ano passado quando foi convidada pelo prefeito Sales Lima (DEM) para assumir a coordenação regional, Euda vem enfrentando uma série de problemas que redundaram em reclamação advinda de várias bases municipais.
O prefeito, entretanto, continuou confiando em sua capacidade para enfrentar as 'tempestades'. E essa foram criadas justamente na base regional onde, segundo informações, alguns servidores não queriam mais aceitar suas decisões. Sales foi comunicado na manhã de hoje pela própria Euda de que estava deixando a coordenação do SAMU. Ela deve ser convidada para outra função comissionada na gestão, já que ela não é servidora concursada do órgão.
Ano passado, Euda Ayala travou um intenso debate com a coordenação do Samu em Itaporanga, com acusações mútuas, durante programa radiofônico comandado pelo signatário do Blog. Leia as matérias acessando os links abaixo:
Coordenador do SAMU/Itaporanga esclarece no PB Notícias ocorrências e diz que apesar de ser limitado pela Central de Regulação em Piancó prefere ser notificado a se negar em salvar a vida de um paciente
Os coordenadores do SAMU Regional e de Itaporanga trocam acusações durante PB Notícias, que debatia "caos" no funcionamento do serviço...
Coordenadora regional do SAMU tenta se justificar quanto a demora no atendimento e médicos a desmentem ao vivo relatando omissões...

Guillherme Almeida abre dissidência no PSC e anuncia apoio a Cássio; Vituriano de Abreu e Carlos Batinga devem seguir mesmo caminho...

Os deputados do PSC: Guilherme Almeida (foto), Vituriano de Abreu e Carlos Batinga, estão defendendo aliança com a candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), ao governo. A dissidência foi aberta por Guilherme e até o ex-senador Marcondes Gadelha, além do sobrinho o deputado federal Leonardo Gadelha, já admitem a hipótese diante da ida do PT para a candidatura de Veneziano (PMDB), que esperava contar com o PSC. Tudo depende de acomodações que garantam a renovação do mandato à Família Gadelha, seja com Leonardo ou com Marcondes.
"No partido eu vou lançar minha visão. De que é oportuno essa chegada da candidatura do senador Cássio e o partido apoiar", declarou Guilherme. Como se pode ver, Cássio não está parado. Está apenas ganhando tempo para assumir, de vez, o projeto de voltar ao Palácio da Redenção.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Após desmanche do 'Blocão', o PT e o PSC irão apoiar a candidatura de Veneziano enquanto o PP deve apoiar a de Cássio...

alianca
E o chamado 'Blocão' acabou de acabar. Os partidos que o integram se dividiram e devem apoiar as candidaturas do PSDB e do PMDB ao governo. PT e PSC irão apoiar a candidatura do ex-prefeito Veneziano (PMDB), enquanto, o PP deve apoiar a candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB).
Veneziano ofereceu ao PT a vaga de vice ou a de senador e os petistas querem indicar Lucélio Cartaxo, irmão do prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo, como candidato ao Senado. Apesar de Luciano já ter definido que seu irmão deverá disputar mesmo um vaga de Deputado Federal. 
Por sua vez, o PSC do ex-senador Marcondes Gadelha quer manter Leonardo Gadelha na titularidade do mandato de deputado federal, hoje ocupada com a licença do ministro Aguinaldo Ribeiro, e para isso Nilda Gondim (PMDB) deve pedir licença para facilitar a aliança do PSC com a candidatura do filho: Veneziano.
Já com relação ao PP, do ministro Aguinaldo Ribeiro (que deixa o Ministério das Cidades nos próximos dias), está mais propenso a apoiar a candidatura do senador Cássio (PSDB) e formar uma boa chapa proporcional que lhe garante a reeleição à Câmara dos Deputados.
Os partidos, porém, ainda não oficializaram o desmanche do 'blocão' mas já está agendada uma reunião para a próxima segunda-feira (10), quando será discutido que rumo eles irão seguir.

Conceição: Prefeito Nilson Lacerda faz visita ao Hospital Caçula Leite...

GEDSC DIGITAL CAMERA 
O prefeito de Conceição Nilson Lacerda (PSDB), acompanhado da secretária municipal da Saúde Magnady Lacerda (primeira dama), fez uma visita às dependências do Hospital e Maternidade Caçula Leite - que é gerido pelo município. Na oportunidade, os gestores cumprimentaram todos os presentes em todos os setores, alas, corredores e enfermarias. O prefeito foi até a enfermaria das mulheres que haviam dado à luz na ocasião e parabenizou as mesmas por terem trazido ao mundo novas vidas, arrancando sorrisos das novas mamães. Nilson estava empolgado também pelo retorno da realização de cirurgias eletivas, que desde janeiro já foram realizado cerca de 30 procedimentos cirúrgicos - dentre os quais várias cesarianas. (com Conceição Verdade)

Após meses de luta o resultado: Presidente da Câmara de São José de Caiana, Ronildo Moura, festeja entrega de casas à famílias da zona rural.

Moradias populares construídas através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNRH) começaram a ser entregues no município de São José de Caiana. As novas residências, um total de 9 que foram entregues pelo engenheiro da Caixa Econômica Federal, vão beneficiar famílias que até então viviam em casas de taipa, arriscadas a desenvolver a doença de chagas. O projeto se tornou realidade fruto da incansável luta do presidente da Câmara Municipal, vereador Ronildo Moura (PSB), que há meses vive uma ponte Caiana/Itaporanga/João Pessoa auxiliando os lado dos beneficiários. (veja matéria no link abaixo)
As moradias estão sendo entregues com uma cisterna ao lado de cada casa para que as famílias possam enfrentar períodos de estiagem. "Cuidar das pessoas é cuidar também das condições de moradias delas, e essa é uma das preocupações que tenho na atuação do nosso mandato. Por isso, temos a alegria de ter contribuído na aquisição deste projeto junto à CEF em João Pessoa onde fomos várias vezes para viabilização e ajudando a população rural a tirar documentos muitas vezes em Patos, como carteira de identidade, regularização de CPF... e, hoje, senti o quanto é importante uma moradia para quem não tem. E lembramos, ainda, que já iniciamos a construção das outras, num total de 22 - nessa primeira etapa", comentou o vereador em contato com o Blog. 
Portanto, o vereador mostra que quando se quer trabalhar em prol da população, principalmente, a mais necessidade se consegue bons frutos e o resultado esta aí. Isso porque em agosto do ano passado noticiamos essa luta travada pelo socialista que dá sua contribuição para realização do sonho de várias famílias. Pois, entregar moradias dignas como essas é resgatar a cidadania dessas famílias que estavam vivendo em casas de taipa, arriscadas a vários riscos. 

13º BPM divulga balanço da 'Operação Carnaval' no Vale do Piancó...

22 pessoas foram presas em 1.810 abordagens; 451 veículos foram vistoriados e 3 armas foram apreendidas. Pela primeira vez, após 4 anos, nenhum homicídio foi registrado. E no único roubo registrado, os 3 acusados foram presos em flagrante.
A Operação Carnaval 2014, da Polícia Militar, no Vale do Piancó, prendeu 22 pessoas em 6 cidades durante os cinco dias de feriado. As ações se desenvolveram nas cidades que promoveram os festejos de carnaval: Itaporanga, Conceição, Piancó, Coremas, Ibiara e Aguiar. De sexta-feira (28/02) até esta quarta-feira (5), um adolescente e 3 armas de fogo foram apreendidos, em um total de 1.810 abordagens a pessoas e 451 de veículos.
Das prisões registradas, 7 foram por embriaguez e desordem, 5 por vias de fato (agressão física), 3 por porte ilegal de arma, 2 por embriaguez ao volante, 3 por roubo, 1 por lesão corporal, 1 cumprimento de mandado de prisão, e, 1 menor que foi apreendido acusado de ameaça, desordem e desobediência. 

Pela primeira vez, após 4 anos, a regão não registrou nenhum homicídio no período carnavalesco (veja quadro abaixo), portanto, uma redução de 100%. Apenas um roubo de celular foi registrado, na cidade de Conceição, no dia 3 (segunda-feira), porém, a Polícia Militar agiu rápido e prendeu os três acusados. Piancó e Conceição, inclusive, foram os locais com maior número de ocorrências: 9 e 5, respectivamente.
Em duas cidades o carnaval foi de total e absoluta tranquilidade e não registraram ocorrências durante os 4 dias de festa: Itaporanga e Aguiar. Do total de 9 ocorrências registradas em Piancó, todas sem muita gravidade, exceção de 1 furto de veículo (recuperado momento depois pelo PM, mas com a autoria desconhecida até o momento) e de outra, onde um homem que foi peso por porte ilegal de arma de fogo.
Em Ibiara, uma tentativa de homicídio contra dois jovens foi registrada, precisamente na Área de Lazer Pólo Sertanejo, na tarde de segunda-feira (3). As vítimas informaram que cada uma delas havia sido atingida por um golpe de mini-canivete e acusaram uma pessoa: Mauricélio Galdino, como autor do crime, que se encontra foragido. Os jovens foram atendidos pelo SAMU e depois prestaram queixa na Delegacia contra o acusado.
Participaram da Operação Carnaval 2014 todos os 300 policiais do 13º BPM, além de policiais da 6ª Cia do Bope, da 4ª CPTran e da Força Tática de Teixeira. Segundo o comandante do 13º BPM, Major Jurandy, o baixo índice de ocorrências policiais registradas durante o período se deu pela forte ação de prevenção desenvolvida pela Polícia Militar, que empenhou todo o efetivo do 13º BPM na operação reforçando o policiamento ostensivo nos locais das festividades na região.
"Podemos considerar que o ápice das festividades carnavalescas no Vale do Piancó, se deu no domingo com a apresentação da banda Biquini Cavadão, onde foi registrado o maior público e nenhuma ocorrência foi registrada. Devemos isso, primeiramente a Deus, e ao trabalho incansável dos guerreiros do 13º BPM qu se empenharam ao máximo para que os foliões da região, assim como os turistas, tivessem um dos carnavais mais tranquilos dos últimos anos. E,por fim, há que s registrar o apoio do Comando de Policiamento Regional II, que nos momentos críticos da operação, enviou tropas da Força Tática (Teixeira) e da 6ª Cia do Bope, que prestaram um auxílio providencial para que tudo transcorresse da melhor forma possível", comentou o comandante. (com 13º BPM)
                                Anos
Ocorrências
2011
2012
2013
2014
Homicídio
1
1
1
0
Roubo
0
0
0
0
Lesão corporal
2
5
4
1

quarta-feira, 5 de março de 2014

Duas grandes lutas num só terreiro...

As candidaturas de Cássio e Veneziano por si mesmas já produzem ruídos de muitos decibéis. Elas representam os maiores confrontos entre dois jovens havidos na Paraíba em qualquer tempo a partir da cidade onde nasceram os dois: Campina Grande. Antes de Veneziano entrar na rinha, Cássio era o Galo Chantecler – o mais formoso e ao mesmo tempo o mais briguento do terreiro. Nenhum outro lhe batia em beleza e na arte de destroçar adversários. Mas, quando a fama chegou ao auge e seu terreiro já se havia expandido para o Estado todo, surgiu em Campina outro galo, pertencente a outra linhagem mas com valentia surpreendente e esporões afiados e desafiadores. E com plumagens longas. Ninguém mais falou em um galo único. E como era de se esperar quando os dois galos briguentos de raças diferentes ocuparam o mesmo território, “o peneiro avoou”, como bem diria o matuto ao notar os primeiros arranca-rabos. Ou arranca-penas. Mas a maior de todas as brigas programadas está apenas começando. Entrou em cena também o galo preto – o galo esguio e o mais perverso dos galos, segundo historinha contada por Helder Moura e Clilson Jr. Depois falo disso.
BRIGAS PELO SENADO
Enquanto o cenário da rinha pro governo parece definido envolvendo galos grandes de naturezas diferentes – entre eles um que nunca conheceu nem sentiu na pele os esporões dos outros – a rinha senatorial parece vazia. Ou falta galo de raça ou os galos estão amofinados, ou estão estudando o terreiro. Ou, então, esses galos são fracos e espertos demais: querem um encosto dos galos grandes da rinha principal – uma espécie de transfusão de coragem e sangue, uma energização.
A musculatura atual de Cássio e a indefinição da coligação de Veneziano servem para inibir esses galináceos frouxos. Todos batem asas e cantam, ciscam e rodeiam em volta do Galo Chantecler, o mais famoso do pedaço, o mais festejado. Nenhum faz corte ao galo preto – ele é brigão demais e sua torcida em redor da rinha é diminuta. Ninguém gosta dele nem aposta nele, por causa de seu jeitão soberbo, temperamento desequilibrado, que bate para todos os lados e fere, maltrata e mata até os mais próximos de seu próprio galinheiro. Galo preto é um predador solitário que causa espanto e medo.
Na realidade, a disputa por uma vaga só no Senado amedronta os pretendentes. É nessa área onde acontecem os fatos mais pitorescos, que impressionam pela falta de correção e coerência. WILSON SANTIAGO, de quem Cássio tem mágoas profundas por causa da disputa judicial que trava para tomar seu mandato de Senador no tapetão, quer Cássio a qualquer custo, mesmo tendo de pedir-lhe desculpas e perdão (sem retirar a ação). WILSON terá de gastar muito dinheiro (e pode) mas prefere gastar mais ainda se tiver segurança e certeza e menor risco. Mas, como ficar com Cássio, que é eleitor de Aécio Neves, se WILSON é aliado de Dilma? Como explicar essas contradições tão graves?
AGUINALDINHo, que surpreendeu muito ao chegar em pouco tempo ao Ministério de Dilma, dando prova indiscutível de capacidade de articulação, nem por isso ampliou no Estado sua densidade eleitoral. Continua do tamanho de um deputado federal – o que não é pouco, nem muito. Mas procura Cássio diretamente ou através de interlocutores: quer ser candidato a Senador ao lado dele. Já tem os recursos necessários. Mas, como pode um ministro de Dilma procurar uma composição com o maior adversário dela no Estado, o cara capaz de derrotá-la na Paraíba? Essas contradições são infames. Servem para a gente compreender, tolerar, ou apenas para se ter dó e pena de nós mesmos?
Passando por RÔMULO GOUVEIA, que é um grande candidato avulso mas entrou na roleta russa para tentar salvar o galo preto, Wellington Roberto e Cícero não se expõem à desmoralização. Eles sabem que a verdadeira política não é reronda – tem lados. E não ficam saltando de um lado pro outro como quem não tem opinião ou compromissos.
Mas há dois enigmas que podem sacudir o terreiro e balançar as rinhas em pouco tempo. Saiba quais são e como eles se movimentam nos bastidores. No próximo artigo, sexta-feira, os enigmas serão decifrados. (com Gilvan Freire)

terça-feira, 4 de março de 2014

Veículos longos estão proibidos de circular na PB nesta terça e quarta...

A Polícia Rodoviária Federal proibiu a circulação de veículos com comprimentos longos, tais como: bitrens, rodotrens, cegonheiras e AETs, nesta terça (4) de carnaval e quarta-feira (5) em toda a Paraíba. Os veículos que se enquadram nesta categoria ficam proibidos de circular entre às 14h até a meia noite desta terça e quarta-feira das 6h até o meio dia.
A PRF informou que o motivo da restrição dos veículos articulados e bi-articulados é dar maior fluidez ao trânsito que deve receber um volume muito grande de carros durante o carnaval dando mais segurança nas ultrapassagens. O mesmo vale para as BRs 230, 101, 427, 405, 105, 1010 e 361. Ainda segundo a PRF, o condutor desavisado que desrespeitar as determinações terá o veículo retido até a conclusão do período de restrição.

segunda-feira, 3 de março de 2014

"Cassistas: Todos sairão na hora certa!" - por Sérgio Botelho...

Os tucanos da Paraíba não parecem perder um tico de sono por conta dos históricos aliados do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) que decidiram permanecer no governo Ricardo Coutinho (PSB), apesar do rompimento anunciado pelo tucano, e deplorado pelo lado socialista. Isto, após quatro anos de sucesso inequívoco da parceria, inclusive com direito a uma vitória improvável do PSB em 2010, definida ainda no primeiro turno cabeça a cabeça com o PMDB de José Maranhão.
Conversei neste domingo de carnaval com um deles, aqui em Brasília, e a tranquilidade com que abordou o tema dos supostos traidores de Cássio, que permaneceram com Ricardo após o rompimento, é evidente. “Tudo tem o seu tempo e hora certa!”, me disse ponderou, calmamente. E disse mais: “entre agosto e setembro, vem todo mundo”.
A promessa me lembrou uma outra história, esta, efetivamente ocorrida na Paraíba, e protagonizada pelo astuto ex-governador Wilson Braga, hoje deputado estadual pelo Partido Verde. Após a vitória do ex-governador Tarcísio Burity, então, no PMDB, por larga margem de votos, em 1986, e a posse do adversário em 1987, Braga orientou vários de seus amigos a “romperem” com ele, assumindo, esses amigos, apoio ao novo governador.
Sem qualquer nesga de poder, dentro ou fora do estado, Braga não tinha como ampará-los. Melhor que ficassem por lá. No tempo certo, voltariam. E assim aconteceu com muitos deles, após a vitória de Braga, em 1988, para a Prefeitura de João Pessoa. Preservou os amigos de situações econômicas e políticas difíceis, tendo-os novamente ao seu lado, quando isto foi possível.
Outra vez, em 1991, após a vitória do peemedebista Ronaldo Cunha Lima ao governo da Paraíba, a situação se repetiu, no território político-administrativo pessoense. Rompido com o seu substituto, Carlos Mangueira, e derrotado para o governo no confronto com Ronaldo, Braga mais uma vez orientou seus amigos a permanecerem na administração Mangueira. E assim foi. Quando teve oportunidade, em outros espaços administrativos, recuperou a quem conseguiu fazê-lo.
Por isto, não é de se estranhar a calma dos tucanos da Paraíba com relação aos recalcitrantes cassistas que decidiram ficar com Ricardo, manifestada por nosso amigo, em Brasília. Melhor que fiquem por lá. Inclusive, muitos dos prefeitos, que precisam enormemente das parcerias com o governo estadual para tocar as difíceis finanças municipais.Segundo o meu amigo, apesar de todo o alvoroço na mídia local, a batata do PSB, na Paraíba, continua sendo assada a fogo brando, mas, de forma permanente e irreversível. Se vão conseguir ou não o sucesso na repetição da receita, é outra história.

domingo, 2 de março de 2014

Concorrência do concurso da Caixa será 58 candidatos por vaga na PB

Os candidatos às 374 vagas (nível médio) para trabalhar em agências da Caixa Econômica Federal (CEF) da Paraíba entram na reta final de estudos de olho no salário inicial de R$ 2.025, participação nos lucros do banco, auxílio-alimentação de aproximadamente R$ 900,00, além de incentivos para capacitação. Os últimos dados divulgados pela Caixa mostram que 21.951 paraibanos haviam confirmado inscrição no certame, sendo 21.584 em cargos de nível médio e 367, nível superior (9 vagas com salários de R$ 4 mil a R$ 8 mil). A concorrência prévia, até sexta-feira (28/02), só para nível médio, seria de 58 candidatos por vaga.

PM prende homem por porte ilegal de arma de fogo em Conceição...

Por falar em polícia, um homem foi preso neste sábado (1º), às 23h30, em Conceição após tentar agredir um irmão menor de idade e uma irmã de 19 anos. Tudo aconteceu quando Geovânio Rufino Neves, de 26 anos, tentou agredir seu irmão de 14 anos. A irmã Geraynis Rufino Neves, de 19 anos, não gostou e tentou intervir.
O acusado então pegou um revólver e saiu correndo atrás da irmã. Acionados por vizinhos, policiais da viatura 5262, da 2ª Cia/13º BPM, foram até o local e prenderam o acusado. No momento, foram apreendidos também um revólver calibre 38 e 4 cartuchos. O acusado, arma e munições, foram entregues à autoridade policial para as providências cabíveis. (com 13º BPM) 

Itaporanga: 13º BPM realiza operação para combater poluição sonora...

O 13º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Itaporanga, sob o comando do Major Jurandy (foto), está realizando durante os festejos de momo a Operação Carnaval/2014. E empregou cerca de 40 policiais numa operação na cidade de Itaporanga com objetivo de combater a poluição sonora, ação esta que faz parte da Operação Carnaval/2014.
Durante ação em Itaporanga, todos os proprietários de bares, restaurantes e estabelecimentos similares foram cientificados da proibição de se utilizar (ligar) equipamentos sonoro em frente ao seu estabelecimento. "Todos os proprietários de bares, restaurantes e estabelecimentos similares estão cientes de que, caso algum proprietário de veículo ligue o som na frente do seu estabelecimento, ambos, o dono do bar e o dono do veículo, poderão ser responsabilizados, inclusive criminalmente. Além, o dono do bar poderá ter o estabelecimento fechado", ressaltou o Major Jurandy.
Na operação foram distribuídos vários panfletos e cartazes, aos donos dos estabelecimentos e proprietários de veículos, com explicações sobre as infrações de poluição sonora e pertubação do sossego alheio. De acordo com o comandante, a Operação segue durante todo o Carnaval e qualquer pessoa que se sinta incomodada com algum som abusivo, poderá acionar a PM através do número 190. 
Na operação foram distribuídos vários panfletos e cartazes, aos donos dos estabelecimentos e proprietários de veículos, com explicações sobre as infrações de poluição sonora e pertubação do sossego alheio. De acordo com o comandante, a Operação segue durante todo o Carnaval e qualquer pessoa que se sinta incomodada com algum som abusivo, poderá acionar a PM através do número 190. 
O comando do 13º BPM informa que, apenas, estão autorizados o uso de equipamentos sonoros nas sedes dos blocos e no palco principal do Carnaval de Itaporanga, todos localizados na Avenida Getúlio Vargas - centro da cidade. A operação teve início neste sábado (1º) e terminará na próxima terça-feira (4). (com !3º BPM)
 
Policiais em operação no centro da cidade...

Piancó deu início ao carnaval no Vale do Piancó com apresentação de Orquestra de Frevo, Flor de Lotus e show de Capilé no centro da cidade...

Lindolfo Pires, o prefeito Sales e Dilma Casé, Nena e o editor.
O carnaval, caros leitores, está acontecendo em pelo menos oito cidades da região do Vale do Piancó, com vasta programação e atrações de renome como Capilé (que fez a abertura em Piancó), Biquini Cavadão e Yegor Gomes (que se apresentam em Coremas), dentre outras. Em Ibiara e Conceição também estão sendo aguardados foliões de todos os recantos da região.
Prestigiamos, então, a abertura dos festejos em Piancó abraçando amigos e amigas, além de leitores assíduos que acompanham o nosso trabalho já de longa data. Fomos bem recebidos no camarote pelo amigo prefeito Sales Lima e a primeira dama Dilma Casé, o amigo deputado Lindolfo Pires, além do amigo vice-prefeito Edvaldo Leite e os vereadores Erilene Alves, Pádua Leite e Dr. Rato, além do amigo Arthur.
Também os amigos Dr. Elcenho (Delegado de Polícia Civil), o deputado estadual Gervásio Maia, o procurado de Justiça Dr. Paulo Barbosa, o amigo secretário municipal da Saúde Ruclenato Gomes, em nome do qual abraçamos todos os demais, dentre outros amigos. Os amigos Nena Martins e Juvenil também prestigiaram a festa. 
A festa contou com a animação de ótima Orquestra de Frevo, da Banda Flor de Lotus [que deu show] e, em seguida, pela apresentação do show do cantor Capilé e Banda. Abaixo, você confere alguns momentos: