quarta-feira, 7 de março de 2012

De acordo com IDSUS Igaracy tem a melhor avaliação no ranking de saúde pública do Vale do Piancó

O Índece de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS), do Governo Federal, divulgou esta semana o ranking da saúde pública dos municípios da Paraíba, no ano de 2011. Em primeiro lugar no Estado ficou a cidade de Zabelê, com média 6,58. O cálculo é realizado através do potencial, da efetividade de Atenção Básica, das Atenções Ambulatoriais e hospitalares e das Urgências e Emergências. 
No Sertão, o município que ficou em primeiro lugar foi Várzea, na região de Patos, com média 5,95, conseguindo o 14º lugar na Paraíba. Com relação ao Vale do Piancó, o município mais bem avaliado foi Igaracy, com média 5,28. Veja, abaixo, o índece na região:
Município               Média         Sertão         PB
Igaracy
5,28
84º
Emas
5,27
86º
Nova Olinda
5,26
88º
Pedra Branca
5,23
10º
93º
Piancó
5,10
19º
118º

Santana de Mangueira
5,07
21º
124º
Serra Grande
5,06
22º
125º
Catingueira
5,00
27º
135º
Aguiar
4,92
31º
147º
Curral Velho
4,88
35º
153º
Olho d'Água
4,78
43º
168º
Itaporanga
4,48
57º
195º
Boa Ventura
4,38
58º
197º
Santana dos Garrotes
4,33
65º
205º
Coremas
4,22
66º
206º
Diamante
4,11
71º
212º
Ibiara
4,01
75º
216º

Santa Inês
3,66
81º
22

PatosOnline

Governo vai terceirizar hospitais de Patos e Taperoá; H.D.I também deve passar a ser gerenciado por uma OS

Hospital Distrital de Itaporanga (H.D.I) também deve passar a ser gerenciado por uma OS
A secretaria de Saúde divulgou nesta quarta-feira (7) a abertura de novos editais para a contratação de novas organizações para administrar dois hospitais estaduais. As escolhidas vão assumir o Hospital Distrital Doutor Antônio Hilário Gouveia, que fica no município de Taperoá, no Cariri , e a Maternidade Doutor Peregrino Filho, localizada em Patos. A contratação será feita pelo processo de dispensa de licitação .
O governo da Paraíba passou a ter o direito de contratar organizações sociais para o gerenciamento de serviços como saúde, educação e cultura desde outubro de 2011. O secretário Waldson de Souza disse que o objetivo é estender o modelo de gestão para toda a Paraíba principalmente para os hospitais de grande porte e os 12 regionais. 
A Secretaria de Estado da Saúde já possui parceria com organizações para gerenciamento de duas instituições. A Cruz Vermelha, que atua no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa e o Instituto Social Fibra que está gerindo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guarabira.
O Ministério Público do Trabalho questiona na Justiça a contratação de organizações sociais para o gerenciamento de hospitais. O procurador-chefe Eduardo Varandas defende que serviços de saúde não podem ser terceirizados , pois constitucionalmente a prestação deles seria uma obrigação do estado.
Na quinta-feira (1º), Varandas entrou com uma ação na Justiça do Trabalho pedindo que o estado fique impedido de terceirizar mão de obra na saúde.
JornaldaParaíba

Em nota Dr. Odoniel Mangueira fala sobre confusão ocorrida durante confusão no domingo em Diamante

Ex-prefeito fala sobre a confusão ocorrida em Diamante
Após desentendimento que resultou em uma briga, devido a rixa política entre famílias, no último domingo (4) em Diamante, o ex-prefeito Odoniel Mangueira (PSDB), que é pré-candidato no pleito vindouro, e que sofreu lesões leves na cabeça, enviou Nota ao blog relatando sua versão sobre a confusão. Confira: 
"Como agente político e cidadão devo esclarecer alguns fatos envolvendo o meu nome e dos meus familiares no município de Diamante.
Há cinco anos e meio fui agredido de maneira covarde e brutal em via publica. Não houve revide, apenas ficamos sentidos e atentos para evitar episódios iguais. Infelizmente neste domingo dia 04 de março eu e meu filho Júnior fomos prestigiar um torneiro de futebol  que estava sendo realizado em uma área de lazer em Diamante e ao final do evento aconteceu um desentendimento entre meu filho Júnior  e Douglas  o rapaz que havia me agredido anteriormente e ambos travaram uma luta corporal sendo que Douglas saiu correndo. Para evitar que os ânimos se acirrassem,  decidimos  abreviar a nossa estada no local e retornarmos para Itaporanga. No entanto, quando íamos fazer manobra no carro fomos abruptamente fechados por outro veículo.  Intempestivamente dele saíram três pessoas de armas em punho apontadas para nós, prestes a acontecer uma chacina. Por um lance de sorte, com a ajuda de Deus e dos amigos conseguimos desarmar os três agressores: o pai de Douglas e dois irmãos.
Como a violência não faz parte de minha índole, tomei o meu caminho refletindo sobre o triste incidente  e apenas por questão de segurança fizemos o Boletim de Ocorrência em Itaporanga.
Devo esclarecer a população do meu querido Diamante que continuo sendo pré-candidato a prefeito nas próximas eleições e que almejo, de coração, que a campanha aconteça num clima de paz e harmonia. Será um embate de adversários políticos e não de inimigos ferrenhos. Vamos dizer não à violência!"

Odoniel de Sousa Mangueira - Médico e ex-prefeito de Diamante
Da Redação - David C. L. (na ausência do editor)

Cássio abre o jogo sobre eleições em JP, fala da arrancada de Cícero e diz que situação do PSB segue ‘indefinida’

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) resolveu abrir o jogo e falar, nesta quarta-feira (07), sobre o pleito de João Pessoa, a candidatura de Cícero Lucena (PSDB) e a relação com o PSB do governador Ricardo Coutinho. Primeiramente o tucano destacou que trabalha pela manutenção da aliança com o PSB em nível estadual, no entanto, pontuou que a aliança pode não ser estendida para o âmbito municipal já que tratam de pleitos distintos.
Na atual conjuntura, Cássio ainda destacou a arrancada da pré-candidatura tucana em relação aos demais postulantes. Em João Pessoa, Cássio esclareceu que o quadro do PSB é indefinido já que dois postulantes estão no páreo pela preferência popular, Nonato Bandeira (PPS) e Estelizabel Bezerra (PSB).  “No PSB estamos com um quadro praticamente indefinido, que se completa com a desistência de Agra. Existe um quadro indefinido, até lá muita conversa vai rolar como ferramenta fundamental. De certo até agora só a pré-candidatura de Cícero Lucena, o restante é indefinido”, disse.
Cássio ainda revelou que vem conversando com o governador Ricardo Coutinho (PSB) para que os pleitos municipais não interfiram na aliança estadual. “O que tenho conversado com Ricardo Coutinho é que não possamos permitir que a eleição municipal seja um entrave, pois nós sabemos que em nenhum estado tem a reprodução da aliança estadual para as eleições municipais”.
Ainda conforme Cássio, para que a aliança no âmbito estadual permaneça, a ferramenta fundamental será o diálogo. “Não há outro caminho para se construir a estrada do entendimento. Queremos preservar a aliança estadual e é natural que em casa cidade haja uma conjuntura diferente”, asseverou.  As declarações de Càssio foram veiculadas no Correio Debate, da 98 FM
PBAgora

terça-feira, 6 de março de 2012

Nonato Bandeira deve deixar Secom/PB no início de abril para disputar a Prefeitura de João Pessoa

O secretário estadual de Comunicação e pré-candidato à Prefeitura de João Pessoa, pelo PPS, jornalista Nonato Bandeira (foto) vai convocar uma coletiva de imprensa para anunciar oficialmente o afastamento da pasta. "A candidatura é irreversível", teria dito Nonato nos bastidores de uma reunião realizada com todos os funcionários da secretaria.
A entrevista está agendada para o dia 02 de abril, quatro dias antes de Nonato deixar o cargo. Com o seu afastamento, a secretária adjunta Lívia Karol pode assumir a pasta. Também estão cotados para a função os jornalistas Luís Torres e Ricardo Barbosa (secretário executivo do PAC).
Da Redação - David C. L. (na ausência do editor)

Governador exonera Wallace Evangelista da Direção Administrativa do H.D.I e nomea Fábio Handre substituto

JW atua também na Cadeia de Itaporanga
O Agente Penitenciário José Wollace Evangelista Veras (foto) foi exonerado, através do AG 0739/12 assinado pelo governador Ricardo Coutinho e publicado na edição da última sexta-feira (02) do Diário Oficial, do cargo em comissão de Diretor Administrativo do Hospital Distrital de Itaporanga. Para o seu lugar foi nomeado, igualmente pelo governador, Fábio Handre da Silva Andrade. 
Wallace, que é casado com o vice-prefeita de Igaracy, Deusinha (PSB), havia sido nomeado para o cargo em 12 de janeiro de 2011 após indicação do presidente estadual dos socialistas, Edvaldo Rosas. José Wallace trabalhava também na Cadeia Pública de Itaporanga.
Da Redação - David C. L. (na ausência do editor)

domingo, 4 de março de 2012

Devido estarrmos cuidando de problemas de saude as postagens so devem retornar em alguns dias...