sábado, 22 de abril de 2023

Recarregando energias na ilha de Fernando de Noronha, Dr. Azif Lemos terá jornada intensa mirando a disputa pela prefeitura de Itaporanga

Se preparando para um ano acelerado, cheio de compromissos e agenda intensa, visando o pleito eleitoral vindouro diante da expectativa do povo de ser o futuro prefeito de Itaporanga, o jovem médico Dr. Azifi Lemos, 33 anos, desde quinta-feira (20) recarrega as energias no paradisíaco arquipélago de Fernando de Noronha - verdadeiro sonho para apaixonados por praias com água cristalina. 

Na companhia da esposa e também médica Drª Rayane Torres Lemos, além de amigos, Dr. Azif Lemos se deu a esse descanso merecido com paisagens incríveis e o contato com a natureza que fazem um bem danado, numa escolha perfeita. Com baterias recarregadas, o casal retorna neste fim de semana à uma Itaporanga ansiosa da bravura de um legitimo filho da terra para defender seus conterrâneos.  

Dr. Azif e Drª Rayane, profissionais de renome e respeitados, é um casal decente, de muita fé, coragem e determinação, a enfrentar juntos esse desafio em nome de um futuro melhor para município. Terá uma frente forte, já em andamento e bem articulada, com total compromisso e ética, para o bem da 'Rainha do Vale' que carece do retorno de seu brilho. 

Dr. Azif tem agradecido a confiança de vários líderes político e empresariais a esse projeto com seu nome como alternativa, onde as pessoas possam ter um governo em que se sintam seguras. O destino calmo, onde se desfruta tranquilidade, que é Fernando de Noronha, transforma-se no ambiente adequado a conceder energia e força para os embates que se avizinham. 

2024 é bem ali!

O encontro entre Victor Hugo e o 'Clã Lucena' aconteceu, mas anúncio do candidato em Cabedelo só em dezembro; É preciso fisgar um "peixe" chamado João

Conforme combinado aconteceu nesta sexta-feira (21), durante almoço, o encontro entre o prefeito Victor Hugo (Cabedelo) e o "Clã Lucena" para decidir quem será o candidato à sucessão municipal na cidade. Decidir, podem até já o tê-lo, entretanto, o anúncio do nome ficou para dezembro.

Victor tenta convencer o deputado federal Mersinho, que foi seu vice-prefeito, a ser o candidato. Mas, para todos na mesa há um "grande peixe" que precisa ser fisgado: o governador João Azevêdo (PSB). Tarefa difícil já que Victor votou em Veneziano, no primeiro turno, e em Pedro, no segundo turno, nas eleições de 2022. Bem como em Efraim Filho para o Senado. 

Isso porque há uma expectativa se o grupo do governador irá mesmo lançar candidato em Cabedelo, que hoje é o ex-deputado atual presidente da Companhia Docas, Ricardo Barbosa. Caso Cícero, que já conta com o apoio do governo em João Pessoa, não consiga fisgar João para apoiar Mersinho, em Cabedelo, a alternativa será alçar a esposa do deputado, empresária e advogada Camila Lucena, a vaga de vice e com isso "amenizar" esse embate. 

Mas, aí pode surgir um outro problema. Sem a candidatura de Mersinho, Camila seria vice de George Morais, deputado estadual vice-líder da oposição irmão de Efraim Filho. Terão Cícero e Mersinho a habilidade de minar a candidatura de Ricardo e trazer o governador para apoiar o candidato de Vitor? Isso só saberemos mais pra frente, quem sabe, em dezembro. (com GD Mendonça)

sexta-feira, 21 de abril de 2023

Vitor Hugo senta à mesa nesta sexta-feira com Cícero e Mersinho para definir nome à sua sucessão em Cabedelo

O prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo Castelliano (União Brasil), tem um encontro marcado com o prefeito da Capital, Cícero Lucena, e o ex-vice-prefeito, agora deputado federal, Mersinho Lucena, nesta sexta-feira (21). Na pauta: sucessão Municipal na cidade portuária.

Vitor Hugo afirmou que deve decidir entre os nomes de Mersinho, André Coutinho, presidente da Câmara de Cabedelo, e o deputado estadual George Morais (União Brasil). Na reta final do segundo mandato, o prefeito disse já ter conversado com André Coutinho, com o senador Efraim Filho e o ex-senador Efraim Morais e que, após a conversa com Cícero e Mersinho, irá decidir quem lançará e o dia do anúncio.

Caso Mersinho não aceite ser o candidato é possível que sua esposa, Camila Holanda de Lucena, seja indicada como vice-prefeita, cargo que pertencia ao deputado federal até fim do ano passado. “Mersinho é um cara de bom trato, responsável, que Cabedelo gosta, teve a maior votação de deputado federal da cidade, mas não sei se ele tem a coragem de vir de Brasília para Cabedelo. Eu viria, mas é gosto de cada um. Se ele escolher, vou apoiar. Mersinho é um nome que está pronto”, destacou Vitor Hugo.

quinta-feira, 20 de abril de 2023

Operação Polícial prende quadrilha que pretendia matar o prefeito e sua mãe ex-prefeita de Piancó

A Polícia Civil prendeu seis pessoas durante a Operação Ponto Final, deflagrada nesta quinta-feira (20), no município de Piancó, no Sertão da Paraíba. De acordo com o delegado Cristiano Jacques, essas pessoas fazem parte de um grupo criminoso suspeito de planejar a morte do atual prefeito de Piancó, Daniel Galdino, e a ex-prefeita, Flávia Galdino.

O objetivo da operação é reprimir e desestruturar uma organização criminosa que era responsável pela execução de pessoas na região. Segundo a Polícia Civil, a ação teve que ser antecipada para evitar a execução do atual prefeito de Piancó e da ex-prefeita do município. 

A operação contou com mais de 100 policiais das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Ministério Público da Paraíba (Promotoria de Piancó e GAECO). A investigação apurava a execução de Geraldo Erima Leite, que foi assassinado no dia 17 de julho de 2020, por dois pistoleiros a mando da mesma pessoa que planejava matar o atual prefeito e ex-prefeita de Piancó. 

A operação ficou sob a coordenação do superintendente da 3ª SRPC Del. Cristiano Jacques; o DSPC Del. Paulo Enio, Cel. Rubens Campos, Cel. Elder (PM), Ten. Ivanildo, e Cel. Saulo Laurentino(BM).  Foram presas 03 pessoas.  Outras pessoas estão sendo investigadas por possíveis ligações com o grupo.

Paraibana Kalyne Lima toma posse como presidente nacional da Central Única das Favelas

A paraibana Kalyne Lima (foto) assume, nesta quinta-feira (20), a presidência nacional da Central Única das Favelas (Cufa). A cerimônia de posse será aberta ao público, no Teatro Santa Roza, em João Pessoa, a partir das 16h. A vice-presidência da organização será assumida por Márcio Lima e o Conselho Nacional será composto por Preto Zezé e Alzira Nogueira.

Kalyne Lima, 41 anos, é paraibana, formada em jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atua na área social desde 1998. Proprietária da Campo Minado Produções e ativista cultural, sua trajetória é marcada pela defesa dos direitos das mulheres, da população de favela e LGBTQIA+.

Kalyne também é artista e sua produção é pautada na representatividade de setores sociais invisibilizados. Autora do livro “Campo Minado: Mulheres do Hip Hop”, dedica a sua vida à luta pela garantia de direitos sociais. É responsável pela realização de diversos projetos que têm como princípio a inclusão e oferta de oportunidades.

Gigante em prol dos municípios, Júnior Araújo consegue várias obras para prefeitos Ceninha Lucena e Dr. Paulo entregar em Bonito de S. Fé e Junco do Seridó

Como um gigante que é na conquista de ações e obras para os municípios paraibanos, o deputado estadual Júnior Araújo segue intensa agenda administrativa acompanhando prefeitos de sua base nas secretarias e órgãos do governo estadual. Como registrado nesta quarta-feira (19). 

Júnior Araújo ciceroneou os prefeitos Ceninha Lucena (Bonito de Santa Fé) e Dr. Paulo (Junco do Seridó), que estava acompanhado do vice-prefeito Rawlinho, em audiências com os secretários Tibério Limeira (Administração), Deusdete Queiroga (Infraestrutura) e, ainda, Emília Correia Lima (Cehap). 

Tanto Ceninha Lucena como Dr. Paulo desenvolvem uma gestão reconhecida pela população diante do grande volume de obras executadas e em execução que estão transformando e melhorando a qualidade de vida em seus respectivos municípios. Cenário que é expressado com resultados positivos quando se tem um deputado atuante e classificado como "trator" pra conseguir ações, como Júnior Araújo o é. 

Na pauta dessas audiências a conquista de travessia urbana, adutora, moradias habitacionais, liberação dos recursos de emendas impositivas do deputado e vários outros investimentos para essas duas cidades. "Quero aqui agradecer a atenção de sempre dos secretários Deusdete Queiroga, Tibério Limeira e Emília Correia, em prol do desenvolvimento desses municípios", comentou Júnior Araújo. 

terça-feira, 18 de abril de 2023

Vice-governador Lucas Ribeiro participa agora de reunião com Lula, ministros do STF, governadores, dentre outras autoridades, sobre violência nas escolas; Assista

O vice-governador Lucas Ribeiro (PP) participa neste momento de uma reunião com o presidente Lula, governadores e com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), representantes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, para tratar de políticas de segurança no ambiente escolar.

Lucas representa o governador João Azevêdo (PSB) no evento. Segundo a assessoria do gestor explicou ao Conversa Política, ele está impossibilidade de participar do encontro devido a agenda internas pré-agendadas.

Lula também convidou para o encontro, marcado para acontecer pela manhã no Palácio do Planalto, ministros de estado, além do Ministério Público, governadores, entidades representativas dos prefeitos e alguns parlamentares.

A expectativa é que Lula trate das políticas já anunciadas pelo governo para a área e ouvir avaliações sobre as ações.

Acompanhe a reunião: 

Prefeito de Ingá parte pra cima de vereador e deputado João Gonçalves evita troca de socos, em evento na CEAHP em João Pessoa; Veja vídeo

A mais de um ano das eleições municipais, o interior da Paraíba está pegando fogo. Depois de Sapéa baixaria agora tomou conta de Ingá.

Nessa segunda (17.abr.2023), o prefeito Robério Burity partiu para a tapa contra o vereador conhecido como Chico de Alcides, que teria provocado o gestor com uma mentira.

A confusão aconteceu em uma reunião da Companhia de Habitação do Estado da Paraíba (CEAHP), em João Pessoa. Coube ao deputado João Gonçalves evitar o pior.

Alberto é reeleito, por aclamação, para a presidência do Aeroclube José Maranhão

O empresário Alberto Gomes (Esquerdinha) foi, na manhã de domingo (16/04), reeleito por aclamação presidente do Aeroclube da Paraíba. Junto com Alberto, foram eleitos também Venâncio Alencar, como vice-presidente, Antônio Neto (tesoureiro) e Maria do Carmo (vice-tesoureira). O aeroclube tem 50 sócios.

Os novos eleitos terão um mandato até abril de 2025. “Trabalho continua para fazermos o melhor e mais funcional aeroclube da Paraíba”, pontuou o presidente. O aeroclube foi, recentemente, nominado de senador José Maranhão, em “homenagem ao maior defensor da aviação civil na Paraíba e Brasil”.

Investimentos – O aeroclube José Maranhão está investindo R$ 6 milhões para construção de uma nova pista de 1,3 km, além de iluminação noturna e balizamento, que possibilitará, inclusive, pouso e decolagem de aviões a jato. “Com os investimentos em curso, o aeroclube da Paraíba e tornará um dos mais modernos do Pais”, diz Alberto.

O aeroclube, que operava no Bessa, foi transferido para uma área de 50 hectares, no município de são Miguel do Taipu e terá, “além de hangares, também condomínio de chalés para acomodação e conforto de seus sócios, afora toda a estrutura adequada para um aeroclube privado”. O aeródromo está homologado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para os próximos 10 anos.

Computando os gastos com a nova pista, “o aeroclube constituirá um investimento da ordem de R$ 30 milhões, incluindo a aquisição da área e, após sua conclusão, estará perfeitamente apto para operar tanto em voos diurnos, quanto noturnos”. Outra vocação do novo aeroclube será o suporte para empresas aéreas de carga e logística.

Aguinaldo vence queda de braço com Jackson Macedo e indica superintendente da CBTU

O deputado Aguinaldo Ribeiro mostra desenvoltura no governo Lula. Até onde se pode apurar, Aguinaldo acaba de emplacar o servidor Fábio Dantas na superintendência regional da CBTU (Companhia Brasília dos Trens Urbanos), cargo disputado pelo presidente do PT, Jackson Macedo.

Aliás, Jackson acusou o golpe, ao revelar de forma resignada que, realmente, tinha pretensão de assumir a CBTU, inclusive com as bênçãos da deputada Gleisi Hoffmann: “Dói no coração da gente, mas é necessário. O PT sozinho não governa esse país, a gente precisa de uma coalizão forte no Congresso Nacional.”

O deputado Luciano Cartaxo chegou a disputar o cargo, mas abriu mão diante da pretensão de Jackson Macedo. Fábio é servidor de carreira da CBTU, no Rio Grande do Norte, e irá substituir Rodrigo Vieira, que foi indicado pelo deputado Wellington Roberto, atualmente na oposição ao governo Lula.

Prefeitura de Itaporanga está em relação notificada pelo TCE-PB por falta de informações no Portal da Transparência

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) notificou 54 prefeituras por falta de informação do Portal da Transparência. A medida que determinou a notificação foi anunciada nesta segunda-feira (17) pelo presidente da Corte, o conselheiro Nominando Diniz.

As 54 prefeituras estão com pontuação zero no ranking. “Tem portal de Prefeituras paraibanas sem informações, indo de encontro com a Legislação Constitucional e a Resolução Normativa do Tribunal de Contas”, alertou o presidente do TCE-PB. A Corte informou que as prefeituras têm até o dia 8 de maio para regularizar as informações e, caso não façam, estarão sujeitas a penalização por multa e as irregularidades serão encaminhadas para julgamento nas prestações de contas. 

A lista foi obtida pelo ClickPB com ajuda do robô Turmalina, equipamento do TCE-PB que analisa cada um dos portais de transparência dos órgãos públicos do Estado, diariamente, e avalia a qualidade das informações referentes a despesas, receitas, contratos, licitações, pessoal, convênios e leis, além da usabilidade do Portal.

Veja abaixo a relação completa de prefeitura que vão receber as notificações:

Alagoinha, Alcantil, Amparo, Araruna, Barra de Santana, Belém do Brejo do Cruz, Bom Jesus, Bom Sucesso, Borborema, Brejo dos Santos, Cacimbas,  Caraúbas, Carrapateira, Caturité, Coremas, Coxixola, Cruz do Espírito Santo, Damião, Desterro, Gurjão, Igaracy, Itabaiana,  Itaporanga, Itapororoca, Itatuba, Joca Claudino, Juazeirinho, Juripiranga, Lagoa de Dentro, Mãe d’Água, Marcação, Matinhas, Montadas, Mulungú, Natuba, Nova Palmeira, Olivedos, Ouro Velho, Pedras de Fogo, Pilar, Prata, Santa Cecília, Santa Cruz, Santa Inês, São Bentinho, São Domingos do Cariri, São Francisco, São João do Tigre, São José do Brejo do Cruz, São Sebastião do Umbuzeiro, Serra Branca, Sobrado, Solânea e Teixeira.

segunda-feira, 17 de abril de 2023

Jovem, dinâmico e de ideias arejadas, médico Azif Lemos vê nome tomando forma como opção para ser o futuro prefeito de Itaporanga: "Estou pronto pra enfrentar esse desafio", revela ao blog.

A cerca de um ano e meio da sucessão municipal, Itaporanga ferve num cenário de disputa épica entre dois nomes da nova geração, mas de estilos completamente diferentes. Será uma mudança de ciclo, virada de chave na história do município. Como alternativa à situação surge um nome pelas ruas, nos corações dos itaporanguenses, opção para prefeitura em 2024 pela oposição: Dr. Azif Lemos (foto). 

Cirurgião clínico dos mais respeitados, o médico Azif Lemos, de 33 anos, vê seu nome tomar formar, se agigantar, de maneira natural e até surpreendente, para ser o futuro prefeito da 'Rainha do Vale'. Surge como uma força viável da nova geração de filhos da terra que traz esperança de um futuro melhor. É o que se tem registrado por onde quer que se ande nos quatros cantos do município. 

Pela primeira vez ele revela que se prepara para enfrentar esse desafio e defender Itaporanga. Foi o que falou em contato conosco, na tarde desta segunda-feira (17): "As pessoas pedem e nos encorajam à esse desafio e irei defender Itaporanga, sua história, sua gente e suas raízes", afirmou Dr. Azif Lemos ao completar que as famílias guerreiras do município estão se juntando com esse propósito. 

Pra começo de conversa, Dr. Azif Lemos já conta com o apoio das maiores lideranças do município, à exemplo: do deputado Taciano Diniz, dos ex-prefeitos Audiberg Alves e Djaci Brasileiro, do atual vice-prefeito Djaci Júnior, do ex-vice-prefeito Herculano Pereira, além de diversas outras lideranças de relevo. Vale ressaltar que Taciano, Djaci e Djaci Júnior, faziam parte da base de situação e agora se uniram à oposição que já contava com Berguinho. 

Azif Lemos é um jovem acreditado, dinâmico, de ideias arejadas, de excelente aceitação popular, nome leve, que agrega a oposição e, também, parte da própria base de situação em torno de si. Salientando a lentidão de algumas iniciativas da atual gestão em estágio de paralisação, mostra-se otimista por saber como buscar meios para dar novo ritmo à máquina pública. 

Expoente de um dos maiores ramos da brava gente itaporanguense, através das famílias: Lemos, Davi, Barreiro, Bidô, Pereira, Rodrigues e Neves, o médico Dr. Azif Lemos tem uma vasta cesta de serviços prestados ao povo e ao município. Ou seja, tem o que mostrar ao longo de um trabalho desenvolvido e voltado à quem mais precisa, com humildade e dedicação. 

Dr. Azif Lemos tem berço, raiz, pedigree, fidalguia, respeitabilidade, comportamento, competência e capacidade. Vai seguir com serenidade um percurso que pontua não será individual, mas coletivo, para enfrentar luta desproporcional, diante do uso sem limites que se faz da máquina nessas épocas. "Mesmo desproporcional é possível vencer ainda mais quando há o clamor do povo", comenta.

Ele possui o que muitos buscam: apoios importantes dos políticos, família, amigos, líderes empresariais e sindicais, profissionais liberais, servidores públicos. "Estou disposto contribuir como alternativa para o povo de minha terra. Pois penso que a política é para construir a felicidade das pessoas e não para tornar insuportável a vida delas", comenta. 

Resta saber até que nível seu nome irá subir em avaliações e se o atual prefeito conseguirá manter os apoios de aliados (momentâneos que tem hoje) até a eleição. Daqui pra lá, Dr. Azif Lemos vai comendo pelas beiradas, sem muito esforço e pontuando bem. O que já mostram números de consumo interno. É um nome forte junto ao povo por representar a essência da brava gente itaporanguense. 

João garante candidatura do PSB ‘onde for possível’ e diz que "luta" para manter aliança com Cícero em JP, mas que isso será "avaliado posteriormente".

O governador João Azevêdo garantiu que o PSB lançará candidatura própria onde for possível nas eleições municipais de 2024. Nesta segunda-feira (17), durante posse de novos dirigentes e filiação de 73 prefeitos ao partido, o gestor ressaltou o momento de reconstrução do PSB.

“Me orgulho muito na condição de governador, para que a gente possa agora, em 2024 continuar essa caminhada tão importante. Por maior que seja a caminhada ela começa sempre no primeiro passo, e nós estamos dando o primeiro passo rumo a 2024. Onde for possível teremos candidaturas. Onde tivermos aliados com candidaturas, estaremos pronto para apoiar. Não queremos impor nada a ninguém”, afirmou o governador.

João pregou, acima de tudo, união. Segundo ele, essa será a forma de fazer política. “Ninguém precisa aumentar a voz para convencer ninguém. Estamos fazendo política com P maiúsculo, deixando pra traz a perseguição em quem não votava no governador”, disse.

Em relação à aliança com o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), que estava presente no evento, João afirmou que “luta” para que a união seja mantida, mas que isso será avaliado posteriormente. “Manter chapa é uma coisa que tem decisões pessoais envolvidas que nós vamos avaliar mais para frente. A intenção nossa é manter essa aliança que nós temos com o prefeito Cícero Lucena”, disse. (com MaisPB)

Em evento do PSB, Cícero aposta em continuidade da aliança para eleição 2024

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), acredita na manutenção da aliança com o PSB para as eleições do próximo ano. Ele participa do evento de posse dos novos membros dos diretórios municipais do partido socialista, nesta segunda-feira (17), na Capital.

Cícero afirmou que, se depender dele, a aliança com o PSB terá continuidade. “Falamos há pouco mais de dois anos atrás, tanto eu como o governador João Azevêdo, a verdade. Não foi apenas uma aliança de um momento, de um dia de eleição. Foi aquilo que nós vivemos e estamos trabalhando nesse sentido, que seria importante a aliança do governo do estado com o prefeito que fosse aliado, que somasse suas energias, seus projetos, seus recursos para melhorar a qualidade de vida da nossa cidade”, explicou.

O gestor acrescentou que na eleição que consagrou João Azevêdo vitorioso para o segundo mandato como governador foi discutida novamente a importância de manter a aliança. “E nada mais natural. Além de todas essas conquistas a relação que nós temos com o partido cada vez mais se consolida, porque nós estamos no caminho certo, de fazer o estado e João Pessoa, assim como outras cidades, mais justas, mais solidárias”, avaliou.

Pollyanna Dutra defende protagonismo do PSB em João Pessoa nas eleições de 2024

Secretária do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra defendeu que PSB seja protagonista em João Pessoa nas eleições de 2024. A declaração da socialista ocorreu durante evento de posse das direções dos novos diretórios municipais e filiação de lideranças ao partido.

Sobre a manutenção da união com Cícero Lucena (Progressistas) para a disputa pela Prefeitura de João Pessoa no próximo ano, ela considerou que o PSB tem uma aliança administrativa estratégica com o gestor. Pollyanna ressaltou que o PSB não vai antecipar nomes e que nesse momento o partido discute projetos e identidade partidária.

“Se depender de mim o PSB sai como protagonista (em João Pessoa e Campina Grande). O PSB é um partido grande, que tem o vice-presidente da República, que tem João Azevêdo como governador e entendo que esses dois legados tem muito a contribuir com a Capital e com as demais cidades do estado”, avaliou.

A secretária reconheceu a importância da aliança administrativa com Cícero Lucena, mas ressaltou que o PSB é um partido, e por isso precisa discutir política e identidade. Ela ainda destacou a importância do PSB na Paraíba.

“PSB é um partido estratégico na Paraíba. Fez o governador, fez uma bancada estratégica na Assembleia Legislativa, tem um número significativo de prefeitos, de vereadores. O papel é um projeto que se alinhe com Lula, com o governador João Azevêdo, entender quem é que tem a identidade partidária com o PSB e atrair as pessoas, militantes, movimentos populares, mulheres”, afirmou.

domingo, 16 de abril de 2023

Adriano Galdino começou o domingo recebendo grupo do ex-prefeito Júnior Quirino para conversa sobre demandas para o Congo

Presidente mais longevo da Assembleia Legislativa e um dos líderes do Republicanos, deputado estadual Adriano iniciou este domingo (16) com o mesmo pique da maratona encerrada no fim de semana, com agenda intensa na região do Cariri quando acompanhou o governador João Azevedo em entrega de obras.

Adriano recebeu para café da manhã, em Campina Grande, o grupo do ex-prefeito Júnior Quirino lá da cidade do Congo para discutir ações e demandas para o município caririzeiro. Junto com o ex-prefeito estiveram os vereadores: Mi de Zeca, Miguel de Dedé, Tico e Roberto, além do suplente Erivaldo. 

Ao fim da conversa, Adriano Galdino segui para sua terra, Pocinho, para acompanhar andamento de obras e ações tocadas pela gestão de sua esposa, Eliane Galdino. "São ações tocadas com recursos próprios e também do Governo do Estado, à quem agradeço ao governador pela parceria", disse o presidente.

Uma mesa com ex-prefeito Berguinho e metade da câmara traduz conversa que diz muito sobre a mudança de ciclo para 2024 em Itaporanga

Sentido horário: Lucas, Bebeto, Márcio, Berguim, Jr, Judivan, Jailson e Duvan
A política é um jogo de xadrez. Joga-se com paciência, muita estratégia e concentração, sendo os melhores não necessariamente mais agressivos ou conservadores, mas aqueles que conseguem preservar suas peças enquanto vão, pouco a pouco, minando as peças dos seus adversários.  

Exímio estrategista, ex-prefeito Berguinho sabe como ninguém os meandros da política em Itaporanga e seus jogadores. Como líder nato da oposição pavimenta sem afobação, mas com técnica, a caminhada para 2024 com o nome do médico Azif Lemos de muita empatia junto ao povo, que já é uma vantagem. Pra quem conseguiu 4.284 votos para a esposa (Naura) em 2020, mesmo o prefeito reeleito, entretanto, com menos da metade do eleitorado local, sabe que agora é não errar e procurar união que a parada tá sacramentada. 

Neste sábado (15), na residência do professor Júnior Pereira (proeminente figura reserva de luxa para a política local, só bastando querer entrar em campo) que comemorava aniversário da esposa Rosália, Berginho teve à mesa um bate-papo com mais da metade da câmara de vereadores (três de cada lado). Oportunidade ímpar para degustarem não só a comida e bebida, mas especialmente os lances para as eleições que se aproximam. É de interesse mútuo. E Berguinho faz como poucos o papel de articulador, como líder nato que é. 

À mesa com Berguinho, além de Júnior Pereira,  nesse bate-papo, estavam seis vereadores: Judivan Custódio, mais votado em 2020 e com ativo poderoso - seu filho médico Vanderest lembrado pra figurar como vice-prefeito em qualquer chapa e se estiver no grupo certo faz xeque-mate; Duvan Pereira, decano na câmara com mais de 10 mandatos, um dos mais prestativos à população e profundo conhecedor do poder; Márcio Rodão e Jailson de Zeca, dois experientes e guerreiros que veem tendo trabalho reconhecido pela população mesmo na oposição; e dois novatos: Bebeto Ricarte e Lucas Moura, que apesar de noviços estão tendo tino para vislumbrar os ventos do poder que tende a mudar de rumo em 2024.

A conversa nessa mesa norteou-se, claro, com relação à sucessão municipal vindoura. Todos aí sabem que perdas na base de situação recentemente são quantitativas/qualitativas e que um nome com empatia substancial com o povo e oposição unida terá à seu favor chance enorme de vitória, diante da chamada 'expectativa de poder' com a mudança em curso. Enquanto a base de situação gasta tempo e dinheiro com asseclas e séquito que nada mais são do que ALIADOS DO PODER e não de Candidatos. Estão ali até que o café ainda esteja morno, depois que começar a ser servido frio já era. 

Enfim, enxadristas estudam diversas aberturas. Abertura é o nome dado à parte inicial do jogo, em que o posicionamento das peças é essencial e todos os movimentos são previamente estudados com muito afinco. Berguinho está pavimentando o caminho para consolidar essa mudança de ciclo. O médico Azif Lemos, nome a unir toda oposição e, ainda, parte da situação (hoje) em torno de si, está com a bola na marca do pênalti. Não precisa pressa pra chutar, apenas acertar na gaveta sem chances para qualquer defesa. È o ambiente que se sente por onde ele circula. 

Wilson Filho comprova que acessibilidade está longe da ideal

O deputado estadual licenciado Wilson Filho (Republicanos) já está de volta a João Pessoa para se recuperar de uma cirurgia no fêmur. Em um passeio com a filha, neste sábado (15), mostrou e comprovou que a vida de quem depende de acessibilidade não é fácil.

Em postagem no Instagram, ele deixou a crítica: “Tenho vivenciado temporariamente a dificuldade imensa que milhares de paraibanos enfrentam no quesito acessibilidade”.

E complementou: “Me surpreendi negativamente que o Manaira Shopping dá aos cadeirantes… complicado viu… depois divido com vocês”. Wilson Filho esteve no estabelecimento e precisou fazer uso de uma cadeira de rodas.

Em reunião com Mersinho e secretário nacional do PSDB, Vitor Hugo afirma que o nome que irá apoiar como seu sucessor sai nos próximos dias

O prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo Castelliano (União Brasil) se reuniu nessa sexta-feira (14), com o ex-vice-prefeito e deputado federal Mersinho. Em postagem nas redes sociais, ele afirmou que, em breve, apresentará o nome do sucessor e do vice.

Na roda de conversa também estava o secretário-geral do PSDB nacional, Catarina Paladini, o que pode indicar a possibilidade de aliança do partido com o Uniao e o Progressistas nas eleições do próximo ano, no município da Região Metropolitana da Capital.

Em 2022, o prefeito de Cabedelo apoiou a candidatura ao governo de Pedro Cunha Lima. Já Mersinho, integrou a coligação do governador João Azevêdo.

Vitor Hugo encerra o segundo mandato de prefeito próximo ano. Cinco nomes estão na lista do prefiro: alem de Mersinho, o deputado estadual George Morais, o vereador André Coutinho, Ricardo Coelho e Léa Praxedes.

Júnior Araújo prega união das oposições em Cajazeiras para a disputa de 2024

O deputado estadual Júnior Araújo (PSB) pregou a união das oposições em Cajazeiras para as eleições municipais de 2024 e evitar nova derrota nas urnas no próximo ano. Em entrevista ao Programa Olho Vivo, apresentado pelos jornalistas Petson Santos e José Dias Neto, na TV Diário do Sertão, o parlamentar lembrou o último pleito e atribui a falta de entendimentos entre os opositores à reeleição do atual prefeito José Aldemir.

De acordo com Júnior Araújo, a vitória de José Aldemir com menos da metade dos votos dos cajazeirenses mostrou que a falta de entendimento colaborou para que ele fosse reconduzido ao cargo. "Precisamos trabalhar a unidade das oposições em Cajazeiras para não repetir o erro da eleição passada. Independente de quem seja apontado. Temos que sentar a mesa e colocar os interesses coletivos ao invés dos individuais de grupos políticos na cidade e definir os critérios para a escolha do candidato", destacou Araújo.

O deputado é um dos nomes especulados para disputar a prefeitura pelas oposições da cidade. (com MaisPB)