sábado, 26 de outubro de 2019

Chefe de gabinete de João Azevedo, Ronaldo Guerra passa a integrar o Diretório Nacional do Cidadania...

O presidente estadual do Cidadania(ex-PPS) e atual chefe de gabinete do governador João Azevêdo (PSB), Ronaldo Guerra, passou a integrar o Diretório Nacional da nova legenda, em congresso realizado neste sábado (26) em Brasília, que aprovou o novo estatuto partidário. Além do estatuto e do programa do novo Cidadania, diversos outros assuntos foram debatidos por delegados dos 27 estados brasileiros.
“Vivemos uma nova etapa no partido, de incorporarmos os movimentos surgidos na política recentemente, mas sem abrirmos mão de nossa história. Na Paraíba o partido tem sido muito procurado por diversas lideranças e muitos jovens. O desafio agora é preparar o Cidadania para as próximas eleições municipais“, informou Ronaldo Guerra.
O presidente nacional da legenda, Roberto Freire, afirmou que o partido vive um “paradoxo” entre ser o mais antigo do país e o mais novo e defendeu que, em nome da evolução, fosse mantido no estatuto apenas o que é exigido por lei.

Hotel Bruxaxá, no Brejo da Paraíba, será transformado em hotel-escola...

O Hotel Bruxaxá, que já foi um símbolo da cidade de Areia, no Brejo do estado, passará a ser um hotel-escola. O deputado disse que o comunicado do novo hotel escola foi feito pelo secretário de Educação, Cláudio Furtado, durante reunião com o deputado Tião Gomes (Avante). De acordo com o parlamentar, o projeto funcionará como escola de formação técnica em hotelaria e turismo. Tião lembrou que essa era uma reivindicação de quase 20 anos.
Ele explicou que o local passará por uma reforma para receber a instalação de uma escola técnica do setor de turismo e hotelaria. “Vai ser feito um anexo à escola, a partir do levantamento feito pela nossa equipe técnica. Vamos iniciar o processo de licitação para dar inicio às obras. O hotel escola vai treinar os jovens para o turismo e hotelaria para trabalhar no estado e fora dele”, disse o secretário.
O hotel Bruxaxá foi construído no governo Wilson Braga em 1985. O edifício, construído dentro de uma área de 3,35 hectares, será transformado em um equipamento turístico de hospedagem e formação, em parceria com o Instituto Federal da Paraíba e Governo do Estado, resultando no primeiro campus temático voltado para a indústria do turismo na Paraíba.
O Bruxaxá será instituído dentro do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, aproveitando a estrutura já construída composta por piscinas para adulto e crianças, salões de jogos, quadra de voleibol, parque infantil, salão de redes, lojas, bar, lavanderia, orquidário e salão de convenções, e 34 apartamentos, sendo duas suítes nobres.
Além de hospedar, o equipamento a formará trabalhadores e oferecerá suporte para os destinos turísticos de todas as regiões do estado, a exemplo das opções do brejo paraibano: Caminhos do Frio e Caminhos dos Engenhos.

Com presença de Efraim Filho, prefeito Divaldo se filia ao DEM e lança candidatura à reeleição em Itaporanga...

Com a presença do deputado federal Efraim Filho o DEM recebeu na manhã deste sábado (26), durante evento realizado na Câmara Municipal de Itaporanga, a filiação do prefeito Divaldo Dantas que foi lançado candidato à reeleição. O gestor foi eleito em 2016 pelo MDB (antigo PMDB), contou com o apoio do senador José maranhão, três dias depois deixava o partido e anunciava ingresso no PSB, e agora chega ao DEM. 
A filiação do prefeito, efetivada hoje, confirma matéria publicada pelo Blog (Veja Aqui) em maio passado quando informamos em primeira mão. Claro que logo apareceu alguns "guaxinins", contratados na atual gestão, bancados com dinheiro público, para dizer que o Blog era sem "credibilidade". Isso faz parte, são pagos pra se prostrar como babões! Independente desse ou daquele gostar ou não, temos que informar os fatos.
Além de Efraim Filho, a candidatura de Divaldo foi abraçada também pelo deputado estadual Taciano (Avante), que estava presente. Mas, muitas ausências importantes do projeto em 2016 tiveram mais repercussão do que as presenças. O povo de Itaporanga está cético com a sucessão eleitoral de 2020. O evento contou também com presenças do prefeito Diogo Richelli (Nova Olinda), da ex-prefeita Ducarmo (Nova Olinda) e do ex-prefeito Sales Lima (Piancó). 

Publicada lei que institui abono natalino do Bolsa Família na Paraíba

Foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE), deste sábado (26), lei assinada pelo governador João Azevêdo (PSB), que institui o abono natalino do Bolsa Família.
De acordo com a medida, o valor do abono ficou definido em R$ 64 e será destinado aos beneficiários regularmente inscritos no programa.
Após a publicação da lei, o governo do Estado vai definir o calendário de pagamento para que os contemplados possam receber o benefício

Governo nomeia médica Thais Ventura como diretora técnica no H.D.I e após apelos publicados aqui no Blog também nomeia nova diretora para a Escola Simeão Leal

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindoResultado de imagem para escola simeão leal itaporanga
O Governo do Estado fez publicar na edição deste sábado (26) do Diário Oficial do Estado, através de atos assinados pelo governador João Azevedo, mudança na Direção Técnica do Hospital Distrital de Itaporanga e, até que enfim, nomeou nova diretora para a escola Simeal Leal.
A médica Thais Bezerra Ventura Barbosa (foto) foi nomeada como nova diretora técnica do HDI em substituição a Danilo Alexandre Costa. Thaís é filha do médico Zé Bezerra. O irmão dela, Tiago foi nomeado também para o setor burocrático do hospital tendo iniciado os trabalhos na última quinta-feira (24). 
Já com relação à Direção da Escola Estadual de Ensino Fundamental Simeão Leal, que estava sem titular há mais de cinco meses, foi nomeada como nova diretora Maria Cláudia dos Santos. Na mesma edição do DOE, o governo tornou sem efeito a nomeação da ex-diretora Maria Izete Pires. Cláudia é filha de Netuno, lá da comunidade rural Cachoeira em Itaporanga.
No final do mês passado, o vereador Márcio Rodão fez até apelo (Veja Aqui) em matéria publicada aqui no Blog pedindo ao governo a nomeação urgente de nova direção porque a escola vinha sendo prejudicada com essa situação. 

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Com bolo e vela, moradores cantam parabéns para lembrar aniversário de 1 ano da promessa não cumprida pelo prefeito Divaldo em concluir 13% restantes da quadra de esporte no Chagas Soares, em Itaporanga. Veja vídeo...

Inicialmente construída como importante equipamento para prática de esportes com o propósito de beneficiar crianças e adolescentes do Conjunto Chagas Soares, Loteamento Balduino de Carvalho, Loteamento Loureiro e a Vila Mocó, uma das área mais populares e carentes de Itaporanga, no Vale do Piancó, a quadra de esportes 'O Casusão' teve obras iniciadas na gestão do ex-prefeito Audiberg Alves, que deixou o governo com 87% construída, restando apenas 13% para a atual gestão do prefeito Divaldo concluir. O valor da obra é de R$ 509.713,44 mil, fruto de convênio celebrado com o Governo Federal.
Em outubro de 2018, exatamente 1 ano arás, o prefeito Divaldo esteve lá no conjunto e chamou os moradores da localidade para exercitar o que políticos mais gostam: prometer. Ele assinou ordem de serviços para conclusão da obra e disse que a entregaria em 120 dias, ou seja, janeiro deste ano. Dizia ele, na ocasião, que o dinheiro já estava em caixa e que o povo de Itaporanga poderia confiar em sua palavra. O que não aconteceu até o momento, de acordo com vídeo enviado ao Blog.
Passado 1 ano, moradores cansados de esperar por promessas políticas que não se cumprem fizeram um protesto inusitado: compraram um bolo, acenderam uma vela e cantaram os parabéns, pra lembrar ao prefeito a promessa por ele não cumprida. O registro aconteceu nesta sexta-feira (25) ao lado da obra inacabada, na rua Aristóteles de Almeida Lacerda, acompanhado pelo vereador Márcio Rodão, Neném do Chagas (liderança comunitária da área), dona Cícera (mãe de Allan) e Aparecida, essas duas últimas que convidadas assinaram a ordem de serviços juntamente com o prefeito na época. 
Resultado de imagem para vereador márcio rodão itaporanga
"Mesmo sendo vereador de oposição, o prefeito nos convidou para acompanhar a assinatura da ordem de serviços e estava crente que a obra seria concluída, o que não aconteceu. O que é lamentável porque só aumenta a descrença que povo tem. Fazemos um apelo, inclusive, aos vereadores da situação para que cobrem ao prefeito o cumprimento dessa promessa e não deixe completar dois anos de aniversário pra entregar", declarou Márcio Rodão, que na época em que foi suplente fez o pedido dessa importante obra ao então prefeito Djaci Brasileiro (2009-2012) que originalmente seria construída na Vila Mocó.
Trata-se de um equipamento muito importante dentro de políticas públicas valiosas para o desporto e que abraça justamente a juventude no que ela mais necessita, que é prática de esporte. Pois no Brasil tem crescido a participação de jovens na criminalidade de modo alarmante, o que tem gerado uma preocupação para tentar achar soluções que possa inibir esse crescimento. Cuja causa é o contexto social em que vivem muitas vezes favoráveis para que o jovem se envolva na criminalidade. Disponibilizar equipamentos e políticas sociais que possam mudar esse cenário é a responsabilidade do poder público, quando este tem consciência disso. 
Veja, abaixo, o protesto de moradores do Chagas Soares para lembrar 1 ano da promessa não cumprida pelo prefeito.
"Como o prefeito Divaldo veio aqui e disse pra a gente que a quadra seria entregue em quadros meses e até agora não cumpriu com sua palavra, nós decidimos lembrar 1 ano dessa promessa com esse bolo e de forma pacifica mostrar à ele que o povo não é bobo, não", diz os moradores do Chagas Soares. 
Em 2015 fizemos até uma matéria (Veja Aqui) sobre a obra, que teve 87% construída pela gestão do ex-prefeito Audiberg Alves. A quadra, que  terá uma área total coberta de 980 m² incluindo arquibancadas, banheiros e vestiários, além de equipamentos para uso nas modalidades desportivas como basquete (tabela+cesta), voleibol (baliza+rede), futebol de salão e handebol (ambos com trave+rede). 

Ministério Público investiga servidores "fantasmas" na Prefeitura de Pedra Branca

Resultado de imagem para servidores fantasmas em pedra branca
O Ministério Público da Paraíba abriu um inquérito civil para investigar pelo menos cinco servidores “fantasmas” na Prefeitura de Pedra Branca, no Vale do Piancó. De acordo com a denúncia apresentada ao MPPB, entre um dos servidores está uma funcionária que ocupa o cargo de coveira em um cemitério da cidade e que recebia salário sem trabalhar. Além da coveira, o pai do atual prefeito, Allan Feliphe Bastos de Sousa, é citado como possível servidor “fantasma”.
O prefeito negou a existência dos servidores fantasmas e disse que setores da oposição teriam criado a denúncia para tentar atrapalhar a administração municipal. “Eu jamais deixaria que isso acontecesse. Todos os servidores citados trabalham na prefeitura e são efetivos. Todos prestam serviço. Meu pai, por exemplo, é professor efetivo e está à disposição do Gabinete porque já foi prefeito e vereador da cidade e é uma pessoa com experiência administrativa”, afirmou Allan Feliphe.
Sobre a coveira citada na denúncia, o prefeito informou que a servidora fica encarregada de encaminhar as certidões e os sepultamentos que acontecem na cidade. “Ela trabalha sim e toma conta de toda a papelada de certidões na hora em que uma pessoa morre”, argumentou.
Segundo a denúncia apresentado ao Ministério Público, os servidores “fantasmas” recebiam sem prestar serviços ao município. O documento apresenta pelo menos cinco pessoas: os servidores Josemário Bastos de Sousa, que trabalharia em uma fábrica do tio do prefeito; o professor Antônio Bastos Sobrinho, pai de Allan Feliphe; a servidora Ivonete Bezerra Florentino, citada como coveira; Sabino Pereira, vigilante; e Reginaldo Silva, telefonista.
Ainda conforme o documento, a investigação teve início com a instauração de um Procedimento Investigatório Criminal, assinado pelo subprocurador-geral de Justiça Alcides Orlando de Moura Jansen.

Romero confirma que Tovar deve voltar a integrar gestão municipal em Campina

Resultado de imagem para romero na panorâmica
O prefeito Romero Rodrigues (PSD) confirmou nesta sexta-feira (25) a intenção convocar o deputado Tovar (PSDB) para integrar novamente a gestão municipal em Campina Grande. Em entrevista à Panorâmica FM, Romero destacou que manteve conversas com Tovar e sinalizou a intenção, mas ainda não definiu qual será o espaço que o deputado poderá ocupar.
"Estamos conversando sim e tentando resolver internamente. Me encontrei com Tovar por acaso no Teatro Municipal e conversei um pouco com ele. Estamos definindo e chegaremos a uma solução. Não tenho como informar o espaço ainda porque ainda não está definido", disse o prefeito.

Julian elogia João Azevêdo de 'grandioso' e diz que governador deve ser valorizado

“Os deputados do PSL são tratados como cachorros” polemiza Julian
Sem meias palavras como é de costume, o deputador federal Julian Lemos (PSL) disse nesta sexta-feira que a visita de João Azevêdo (PSB) ao seu gabinete na Câmara Federal foi uma atitude 'grandiosa' ao considerar que apesar de estarem em lados opostos da política, o governador agiu com diplomacia "houve uma aliança em defesa da Paraíba", considerou.
"O governador quando veio ao gabinete demonstrou desprendimento. Ele não teve nenhuma demonstração de aliança, a única aliança que foi feita foi em defesa da Paraíba. Isso é grandiosidade e ele deve ser respeitado e valorizado. Não tenho alinhamento com esse governo, todo mundo sabe que eu sou antagônico a esse governo. Agora, eu não posso ir de contra a esse governador que me recebe com tanto respeito e deixa eu destinar os investimento para onde acho que precisa", destacou.
O parlamentar ainda considerou inadequadas as críticas de partidários sobre a visita que o governador fez a seu gabinete. "O estado é pobre e se a gente ficar nessa briga de Ricardo e João Azevêdo, quem vai perder é o povo da Paraíba", alertou. 

Presidente da Fiep, Buega Gadelha recebe Título de Cidadão Pessoense...

Resultado de imagem para buega gadelha titulo de cidadão joão pessoa
O empresário e engenheiro civil Francisco de Assis Benevides Gadelha recebeu, na tarde desta quinta-feira (24), o Título de Cidadão Pessoense, concedido pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) por meio de propositura do vereador Marcos Henriques (PT). Buega Gadelha, como é mais conhecido, é natural de Sousa e preside a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep) há 25 anos.
A sessão solene para entrega da honraria aconteceu no auditório da Fiep, no Centro de João Pessoa, e fez parte das comemorações dos 70 anos de fundação da instituição no Estado. Marcos Henriques destacou que, como membro do conselho do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), reconhece o valor da colaboração que a Federação tem dado na busca pelo desenvolvimento sustentável.
Segundo o parlamentar, o Sistema S – formado pelo Senai, Sesc, Sesi, Senac, entre outras organizações – garante oportunidades e é capaz de causar impactos importantes na sociedade brasileira. Sobre o homenageado, Marcos Henriques o classificou como um cidadão exemplar, sensível, humano, capaz de decisões rápidas, estratégias assertivas e que é visto pela sociedade como um líder moderno, merecedor dessa e de outras honrarias. “Buega Gadelha é uma das figuras mais representativas de nosso estado, que nos orgulha e que tem conduzido com dedicação e muito trabalho a Federação das Indústrias em todo o Estado”, ressaltou.
Além de Marcos Henriques, compuseram a mesa da solenidade o vereador Humberto Pontes (Avante); o homenageado; o prefeito Luciano Cartaxo (PV); o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba (Setde-PB), Gustavo Feliciano; e o deputado estadual Tovar (PSDB), representando o governador João Azevêdo (PSB) e a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).
Resultado de imagem para buega gadelha titulo de cidadão joão pessoa
Na sua fala, Buega Gadelha enalteceu os importantes investimentos feitos pela Fiep, na Capital, em equipamentos de infraestrutura educacional e para a qualificação profissional da mão de obra. Ele citou como exemplo a inauguração, no ano passado, do Instituto Senai de Tecnologia Têxtil e Confecção, no Distrito Industrial. A unidade possui máquinas modernas de fiação para fibras naturais e sintéticas, e tem feito com que as empresas locais consigam exportar para países como a China.
Além disso, Buega apontou outras atividades importantes desenvolvidas pela Fiep, como a Unidade Móvel de Odontologia, que atende trabalhadores das indústrias conveniadas com o Sesi, e os cursos de informática básica.
Com relação à cidadania pessoense concedida pela CMJP, Buega Gadelha disse que estava muito feliz e honrado por receber a homenagem. Na sua opinião, a honraria também representa o reconhecimento da sociedade, uma vez que os vereadores refletem em suas ações os desejo e opiniões da população.
Na ocasião, o presidente da Fiep lembrou de quando veio do Sertão para João Pessoa, em 1953, com apenas 8 anos de idade, e o primeiro lugar que conheceu foi a praia. “João Pessoa é uma cidade agradável e apaixonante. Hoje, vocês estão me dando essa alegria imensurável, e eu ficarei eternamente grato”, comentou.

Gervásio diz que vê “coisas estranhas” em João Azevêdo e que governador prioriza deputados de Bolsonaro ao invés da própria base

Resultado de imagem para gervásio na assembleia
O deputado federal Gervásio Maia (PSB), em entrevista na manhã desta sexta-feira (25), durante audiência pública na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), relatou “vê coisas estranhas” no entorno do governador João Azevêdo (PSB). Segundo ele, o chefe do Executivo estadual prioriza agenda com deputados alinhados a Bolsonaro, acusando a equipe mais próxima do socialista de enfraquecimento da relação entre ele com o Partido Socialista do Brasil (PSB).
“João Azevêdo tem sempre ido a Brasília, toda a Paraíba acompanha essa rotina, mas a grande procura de João sempre que chega é a procura de deputados ligados a base do Governo Bolsonaro, tem sido assim, basta você observar a movimentação e o próprio release que é distribuído com a imprensa. Ele procurou toda a bancada, saiu em alguns portais que ele tentou falar comigo, quando na verdade não tentou, não me telefonou, não me mandou mensagem. Ele tem meu telefone, sabe que estou sempre a disposição”, afirmou.
Ainda segundo o parlamentar, a equipe mais próxima de Azevêdo tem ligado para lideranças de todo o Estado para questionar de que lado eles ficaram em um possível rompimento com Ricardo e o partido.

Neste dia dedicado ao Engenheiro Civil, Arlington Queiroz parabeniza todos àqueles que 'transformam sonhos em realidade"...

Eles transformam sonhos em realidade. Tida como uma das profissões essenciais para o desenvolvimento do país, ao longo de alguns anos, levou pelos menos, na última década a preferência dos jovens na escolha de cursos da área de engenharia na carreira superior. Agregando-se a, sua importância na qualidade de vida dos seres humanos, sendo fundamental para o aumento do IDH (Índice do Desenvolvimento Humano) segundo estudos da ONU.
A sua presença é notada desde empreendimentos tidos como menos complexos como os populares conjuntos residenciais, até os grandes, onde predominam elementos estruturais, mecânicos, ambientais, campos agrícolas, hidroelétricas, chegando ao nosso século com os chamados edifícios inteligentes.
Na data em que comemoramos o Dia da Construção Civil e dos Profissionais dessa área, o amigo engenheiro Arlington Queiroz (foto) parabeniza à todos os que contribuem na construção de um mundo melhor.  
Com uma bela frase da Sociedade Americana de Engenheiros Civis (American Society of Civil Engineers – ASCE): "Engenheiros civis constroem a infraestrutura do mundo. Fazendo isso, eles moldam a história das nações".
A vocês, os nossos parabéns!

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

‘Ele tem meu telefone e meu Whatsapp’, diz Gervásio sobre desencontro com João..

Resultado de imagem para gervásio na arapuan
O deputado federal Gervásio Maia (PSB), em entrevista concedida ao programa 60 Minutos da Rádio Arapuan na noite desta quinta-feira (24), comentou a polêmica envolvendo o desencontro entre ele e o governador João Azevêdo (PSB), que esteve em Brasília para se reunir com todos os parlamentares da bancada paraibana, exceção do seu correligionário.
“Ele tem meu telefone, meu Whatsaopo e, com certeza, a assessoria do Palácio tem também o contato do meu gabinete em Brasília. Infelizmente, quando tomei conhecimento, eu já estava no vôo pra João Pessoa quando o governador passou hoje pela manhã no nosso gabinete”, declarou.
O parlamentar completou dizendo que, se soubesse da passagem de Azevêdo, teria adiado sua passagem. “Até porque faz um certo tempo que quero conversar com ele e seria um a boa oportunidade para ver algumas questões importantes do estado. Como eu não tava sabendo, ficou meio complicado mesmo, deu esse desencontro, lamentavelmente”.
Gervásio revelou que foi procurado há cerca de trinta dias por um representante do governo em Brasília. “Eu disse que seria importante João me receber em uma audiência que eu já tinha solicitado para construir conjuntamente o orçamento de 2020, como não houve um agendamento, os encaminhamentos que fiz foram para a área da saúde e boa parte deles para área da agricultura, que são dois setores importantes do estado”. (Yves Feitosa/Felipe Dantas)

Zé Maranhão diz que MDB está preparado para 2020: “É o partido mais organizado”.

Resultado de imagem para senador josé maranhão
O senador José Maranhão, do MDB, garantiu que a sigla está empenhada e organizada para o próximo pleito eleitoral, as eleições municipais em 2020. O senador diz que legenda deve atuar com protagonismo em grande parte dos municípios paraibanos.
"Estamos organizando o MDB, basicamente, em todos os municípios do estado para que o partido esteja aparelhado para apresentar os seus candidatos a prefeito, a vice-prefeito, vereadores em todos os municípios da Paraíba. É claro que, nem sempre, essa marca é fácil de ser atingida, mas o MDB me parece que é o partido mais organizado", declarou o senador.
Com base na crise interna existente no PSB e na possibilidade do governador da Paraíba, João Azevêdo deixar a sigla, Maranhão argumentou que embora o MDB seja um partido democrático, não há qualquer diálogo no sentido de atrair o chefe do Executivo paraibano.
"Essas coisas não acontecem assim. O MDB não está flertando com o governador. Muitos me perguntam por mera curiosidade por que razão o governador teria me visitado em meu gabinete. E eu o recebi. Nós não tratamos de nenhum assunto político, nós tratamos de projetos para a Paraíba. Eu acho que acima dos interesses político-partidários deva estar os interesse da Paraíba", disse Maranhão.

Sérgio Moro menciona trabalho das polícias da PB no combate ao 'novo cangaço'

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, mencionou o trabalho da Polícia Civil e da Polícia Militar da Paraíba na Operação Ladinos, deflagrada nesta quinta-feira (24) para combater quadrilha de assaltos a bancos no Nordeste.
"Mais uma quadrilha do 'Novo Cangaço' desarticulada, grupo que aterrorizava pequenos municípios no Nordeste. Trabalho conjunto da Polícia Civil e Militar da Paraíba, Bombeiros Militares e da Polícia Rodoviária Federal", disse Sérgio Moro, no Twitter.

Coordenado pelo delegado itaporanguense Iasley Almeida, VI Congresso Brasileiro sobre Polícia Judiciária terá como palestrante a juíza Gabriela Hardt que substituiu Sérgio Moro em Curitiba; O evento acontece amanhã e sábado em CG...

Resultado de imagem para delegado iasley almeida
A Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados da Polícia Civil da Paraíba promoverá nesta sexta-feira, 25, o 6º Congresso Brasileiro sobre Polícia Judiciária. O evento terá dois dias de duração, sendo encerrado no sábado, 26, e contará com participações de autoridades de todo o país.
Em entrevista à rádio Campina FM, o delegado e coordenador do evento, o itaporanguense Iasley Almeida (foto), deu detalhes sobre o seminário. "O congresso é um evento que neste ano de 2019 estará abordando o combate à corrupção. Para tanto, nós convidamos autoridades de renome nacional ligadas diretamente ao enfrentamento a organizações criminosas e corruptas", explicou.
Entre os palestrantes do evento, a juíza Gabriela Hardt, que substituiu o atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, nas investigações da Operação Lava Jato. O evento também disponibilizará certificados para declaração de horas extracurriculares. As palestras acontecerão no Centro de Convenções do Garden Hotel, em Campina Grande.

“Paciência”, diz João Azevêdo ao reagir a expectativa de prefeitos e vereadores do PSB sobre as eleições 2020

Resultado de imagem para joão azevedo em brasília
O governador João Azevêdo (PSB) aconselhou, durante entrevista ao programa Rádio Verdade, na tarde desta quinta-feira (24), os prefeitos e vereadores de seu partido, que nutrem a expectativa por um desfecho no impasse do PSB paraibano com vistas às eleições 2020, a terem paciência, todavia adiantou que até dezembro desse ano anunciará um desfecho para seu destino partidário. Segundo João, nesse momento é preciso ter compreensão do cenário e da necessidade de alguns pontos que culminaram na dissolução da sigla serem esclarecidos.
“Paciência. É importante entender que o prazo para se definir alguma coisa nessa área se estende até abril. É evidente que não vamos esperar esse tempo todo para tomar uma decisão com relação a essa questão partidária e política. Até o final do ano estaremos efetivamente definindo essa questão”, disse. João ainda reforçou que quem criou o problema no partido é que deve buscar uma solução. Ele disse ainda que a possibilidade de se desfiliar do PSB existe e está entre as alternativas que podem ser tomadas.
E arrematou: “Essa insegurança que tem hoje para todos os filiados do partido foi provocada exatamente por essa forma antidemocrática com que foi tratada essa questão (a dissolução)”.

Paulo Guedes quer acabar com gasto mínimo que estados e municípios tem de aplicar em saúde e educação...

A equipe econômica do presidente Jair Bolsonaro (PSL) prepara uma proposta polêmica para enviar ao Congresso. O ministro da Economia, Paulo Guedes, estuda a eliminação dos patamares mínimos que estados e municípios devem aplicar em saúde e educação. O tema é abordado na minuta da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que será apresentada na Câmara dos Deputados para mudar regras fiscais e orçamentárias.
O tema tende a gerar polêmica em um país que, evidentemente, padece de carências e recursos para as duas áreas mais sensíveis de qualquer sociedade. Hoje, a Constituição determina que estados devem destinar 12% da receita à saúde e 25% à educação. Municípios devem alocar 15% e 25%, respectivamente.
Há obrigações de investimentos também por parte do governo federal.  Com a entrada em vigor do teto de gastos em 2016, o mínimo a ser aplicado hoje é o montante do ano anterior mais a inflação. As discussões caminham para ao menos tirar a correção, o que eliminaria a elevação anual.
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), vê dificuldades para o avanço do debate. “A discussão social precisa ser feita com cuidado para não gerar conflitos”, disse o parlamentar em contato com a colunista da Folha de São Paulo, Mônica Bérgamo. “É difícil reduzir o comprometimento com esse gasto”, acrescentou. O formato final do texto a ser enviado ao Congresso ainda está em discussão e, por isso, pode sofrer alterações.
Os pisos para as áreas devem representar um dos pontos mais polêmicos do pacote, e o governo já prevê resistência de congressistas. Por isso, parte do governo defende a Guedes que seja colocado no lugar dos pisos um mecanismo com percentuais mínimos para saúde e educação de forma global, somada. Caso a sugestão dos técnicos seja acatada, seriam mantidos os patamares de 37% (estados) e 40% (municípios) da receita para as áreas, de forma somada.
O tema é constantemente referido pelos gestores municipais e estaduais. É motivo, em grande parte, pelas reprovações de contas nos tribunais de contas pelo país afora. O problema é que as duas áreas já são fonte constante de reclamação por parte da população. O risco é que o governo, agora sim, esteja mexendo em um verdadeiro vespeiro.

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Governador João Azevêdo se reúne em Brasília com Julian Lemos para tratar de demandas da Paraíba

WhatsApp Image 2019 10 23 at 19.21.45 1 - 'FOCO NOS INTERESSES DA PARAÍBA': Julian Lemos avalia como 'muito produtivo' encontro com João Azevêdo em Brasília
O deputado federal Julian Lemos (PSL) recebeu em seu gabinete, na tarde desta quarta-feira (23), em Brasília, o governador João Azevedo (PSB) e avaliou como ‘ muito produtiva’ a reunião entre eles. Segundo o parlamentar, o foco do encontro foi discutir a destinação dos recursos oriundos das emendas parlamentares com foco nos interesses do estado.
“Uma conversa muito produtiva. Nós temos responsabilidades institucionais e o foco aqui foi os interesses da Paraíba. Acredito que houve muito aproveitamento nesse sentido, porque ele, de pronto nos procurou, e eu, de pronto, como deputado, fui em cima daquilo que eu poderia ajudar”, salientou o parlamentar.
No encontro com o governador, o parlamentar também discorreu sobre segurança pública e sugeriu que toda sua emenda de bancada seja destinada ao setor. “Um dia de alinhamento aos interesses da Paraíba, acima de qualquer disputa partidária ou diferenças. Pude ter a liberdade de dizer onde o dinheiro seria investido”, concluiu.

Entes públicos e empresas privadas assinam texto base para construção do Plano de Área da região portuária de Cabedelo

A Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), entes públicos e representantes de empresas privadas assinaram, na manhã desta quarta-feira (23), o Regimento Interno do comitê do Plano de Área da região portuária de Cabedelo. O texto traz parâmetros que servirão para construção documento final e teve a adesão de cerca de 30 órgãos e empresas.
“É uma grande responsabilidade para o Porto de Cabedelo, para os municípios vizinhos e para as empresas e operadores. Ao mesmo tempo, é um avanço significativo em termos de segurança e meio ambiente”, discursou a presidente da Docas-PB, Gilmara Temóteo.
Estiveram na solenidade os representantes do Ibama, Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros, secretarias de Meio Ambiente de Cabedelo e Lucena, Defesa Civil de Cabedelo, Sudema, Centro Náutico Jacaré, Nordeste Navegações, Tecab, BR Distribuidora, Raízen, Icmbio e Transpetro, além da equipe do Porto de Cabedelo.
“É um marco para o Porto, operadores e órgãos ambientais. Todos estão de parabéns pela disponibilidade em participar das reuniões mensais e agora vamos continuar o trabalho para a construção do Plano de Área”, concluiu Gilmara.
Plano de Área – É um documento com a intenção de mapear toda a região portuária e possíveis pontos críticos, como também agilizar a resposta aos acidentes ambientais, integrando órgãos e empresas. O regimento interno do comitê é o “esqueleto” para o Plano de Área

Deputado Branco Mendes solicita unidade do IML e Centro de Hemodiálise para o Vale do Piancó

O deputado Branco Mendes retomou as atividades legislativas nesta terça-feira (22), após passar 120 dias de licença do Parlamento. Apesar da licença, Branco Mendes disse que nunca ficou parado e que esteve sempre trabalhando, visitando diversas regiões onde atua politicamente.
O deputado retornou apresentando dois requerimentos nos quais solicita do Governo do Estado estudos para a implantação de uma unidade do Instituto Médico Legal (IML) na região do Vale do Piancó, como também um Centro de Hemodiálise para atender a população local.
“Não é fácil para os familiares de uma pessoa que morre em São José de Caiana e ter o corpo levado para a cidade de Patos para fazer o exame de necropsia e a família ficar esperando por dois dias o retorno para fazer o enterro. Uma unidade será muito importante para essa região, assim como foi importante a entrega de um IPC em Cajazeiras, pelo governador João Azevêdo”, ressaltou.
O deputado destacou ainda a importância de um Centro de Hemodiálise na Região do Vale para os que precisam se deslocar a Patos para fazer o tratamento. “Será uma obra de grande alcance social, especificamente na área de saúde para os moradores daquela região, daí que apresentamos esses requerimentos e esperamos que o governador se sensibilize aos apelos do nosso pleito”, disse.

Ação do Senar atende 300 mulheres nos municípios de Aguiar e Serra Grande

O Senar Paraíba atende 300 mulheres dos municípios de Aguiar e Serra Grande, no Vale do Piancó, nesta quarta (23) e quinta (24). A iniciativa integra o programa Saúde da Mulher Rural. Durante as ações, são realizados exames preventivos, tratamentos estéticos e as participantes também participam de palestras com orientação sobre câncer de mama, de colo do útero, DST’s e outras doenças, com uma profissional do Senar.
Este ano, o evento já foi promovido nas cidades de Camalaú e Cabaceiras. Até o fim de 2019 a meta é atender a população de cinco municípios. O programa é realizado em parceria com as prefeituras, por meio das secretarias de saúde. As mulheres, que eventualmente sejam identificadas com alguma doença, são encaminhadas para realização de tratamento.
O Senar também realiza ações de ‘Saúde do Homem’, que além de Camalaú e Cabaceiras também passaram pela zona rural de São José dos cordeiros.

Ex-vereador cria torneio para escolher coveiro “mais eficiente” do Litoral Sul da PB

Você certamente já ouviu falar de torneios de corrida, levantamento de peso e até de arremesso de martelo. Mas de coveiro, você já tomou conhecimento? Quem tiver o ‘não’ como resposta, precisa prestar atenção no evento que vai acontecer no Conde, Região Metropolitana de João Pessoa. A cidade vai sediar o “1° Torneiro Pá na Cova do Litoral Sul”. Vencerá a disputa quem conseguir cavar uma cova obedecendo as especificações técnicas no menor tempo. Serão premiados primeiro, segundo e terceiro lugar.
A ideia pouco comum é do ex-vereador do Conde, Fábio Tatu. Quem lembra dele? Sim, é aquele que ia para as sessões em carroça de burro. Tatu explicou à reportagem da CBN João Pessoa que a ideia, com o torneiro, é jogar os holofotes sobre uma categoria esquecida e ignorada por todos. “As pessoas não gostam nem de apertar a mão de um coveiro”, disse. Mas quem pensa que a competição é uma grande brincadeira, está por fora. Há regras muito rígidas que devem ser seguidas pelos competidores.
É obrigatório que ao menos um integrante da equipe tenha experiência profissional comprovada. No momento da inscrição, o competidor/coveiro/sepultador deverá apresentar documento oficial (carteira de trabalho, contracheque etc) que ateste a profissão. A cova deverá ter no mínimo as seguintes medidas: 2,20 metros de comprimento, 0,70 cm de largura e 1 metro de profundidade. Vence quem cavar o buraco em menor tempo, obedecendo as regras. Todos os competidores terão que cavar o buraco até o fim.
A obervação, no regramento da competição, é que quem terminar primeiro terá que comprovar que obedeceu às medidas. “O tempo total da prova será determinado pelo sinal sonoro (apito) do diretor da prova, cabendo ao participante remanescente dar continuidade mesmo que outros já tenham finalizado, pois a classificação só será divulgada após a conferência, de acordo com o item J e K”, diz o regulamento. “Serão consideradas ganhadoras as equipes que cavarem as covas em menor tempo, metragem exata e estética das paredes em bom estado”, diz.
Tem regras também para impedir que entrem “bebuns” e “noiados” na competição. “O participante que estiver sob efeito de álcool ou qualquer droga alucinógena será automaticamente desclassificado”, diz, de forma solene, o regulamento. E por mais engraçado que possa parecer, é proibido a todos os competidores jogarem terra na cova dos adversários. As inscrições vão acontecer entre 1° e 20 de novembro e a disputa será no dia 30 do mesmo mês. Sim, a propósito. As pás, trenas e enxadecos deverão ser levadas pelo competidor.
O vencedor receberá troféu, medalha e R$ 600. O segundo colocado receberá R$ 400 e o terceiro colocado, R$ 200. Do quarto lugar em diante, apenas um aperto de mão.

Romero anuncia para 11 de novembro nova data de entrega de imóveis do Aluísio Campos em Campina Grande

Imagem relacionada
A prefeitura de Campina Grande adiou novamente a entrega dos 4.100 imóveis do Conjunto Aluízio Campos. Agora, a data passou de 25 de outubro para 11 de novembro. Foi o que anunciou o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, na manhã desta quarta-feira (23), após entendimentos com o Ministério do Desenvolvimento Regional e o Banco do Brasil, parceiros na obra.
O anúncio de Romero Rodrigues foi feito durante mais uma visita sua ao Teatro Municipal Severino Cabral, onde estão sendo assinados os contratos das unidades habitacionais. Segundo o prefeito, uma nova data precisou ser definida por questões operacionais referentes ao envio a Campina Grande dos contratos de 1.088 apartamentos. Os contratos são preparados em São Paulo, pelo Banco do Brasil, que os envia para Campina Grande.
Imagem relacionada
Segundo Romero, com a conclusão do processo de assinaturas dos contratos por parte dos mutuários das casas, não haveria sentido em não entregar também, por questões burocráticas independem da prefeitura, os apartamentos no mesmo dia da inauguração.
Romero explicou que todas as ações sob responsabilidade da prefeitura foram cumpridas, restando, agora, tão somente, que os contratos dos apartamentos sejam assinados, encerrando-se, assim, o processo burocrático que garante a casa própria para milhares de campinenses. As convocações acontecerão por meio do site oficial da prefeitura e redes sociais.
Quanto aos contratos das casas, todo o procedimento de assinatura será encerrado ainda nesta quarta-feira (23), sendo coroado o esforço das equipes da Secretaria de Planejamento que desde o dia 11 de outubro trabalham no Teatro Municipal para atender aos 3.012 contemplados com as residências construídas e já vistoriadas no Aluízio Campos.

Senador Zé maranhão recebe em seu gabinete general Ramos para tratar do início das obras do Ramal Piancó na Transposição do Rio São Francisco

O senador José Maranhão (MDB) recebeu em seu gabinete a visita do general Ramos, ministro do gabinete Institucional da Presidência da República. A conversa – não poderia ter sido outra, se não à Paraíba – rendeu dividendos para o Estado.
Falaram sobre a principal bandeira de luta do senador Maranhão, que vem a ser o projeto do Ramal de Piancó da Transposição do São Francisco. O senador paraibano disse ao general que “é o primeiro passo, mas um passo importante, porque sem projeto não poderíamos ter a obra”, destacou Maranhão.
O ministro se comprometeu a colaborar com o projeto, elogiando a determinação do senador paraibano. Participou da conversa o engenheiro Alberto Gomes, coordenador do Dnocs/Paraíba.

Dr. Damião é empossado na presidência do Conselho de Comunicação da Câmara...

 
O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), empossou, no fim da tarde desta terça-feira, o deputado federal paraibano Damião Feliciano (PDT), na presidência do Conselho de Comunicação da Câmara, órgão instalado na mesma solenidade realizada no Salão Nobre da Casa, em Brasília. O jornalista paraibano Heron Cid, diretor-geral do Portal MaisPB e presidente da Associação de Mídia Digital, foi empossado entre os três conselheiros (Renata Mielli – do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação – e Ney Ribas – Observatório Social do Brasil) representantes da sociedade civil.
Ainda integram o Conselho os deputados federais, Fabio Shiochet (PSL/SC), Orlando Silva (PCdoB/SP), Eduardo Barbosa (PSDB/GO) e Roberto de Lucena (PODE/SP). Na solenidade, Rodrigo Maia destacou o papel do Conselho em momento diferenciado da vida pública nacional e na afirmação da democracia. “A Câmara é o coração da democracia”, disse Maia.
No discurso de posse, Damião Feliciano ressaltou a pluralidade e diversidade de opiniões e representações na composição do Conselho, que terá a missão de contribuir, fiscalizar e monitorar políticas de comunicação da Câmara. “Queremos a Câmara cada vez mais conectada com a sociedade brasileira”, invocou.
 
Participaram da solenidade os deputados federais paraibanos Efraim Filho (DEM), coordenador da bancada federal paraibana, Aguinaldo Ribeiro (PP), Hugo Motta (PRB), Ruy Carneiro (PSDB), a vice-governadora Lígia Feliciano (PDT), senadora Daniella Ribeiro (PP), secretário-executivo de Representação do Estado em Brasília, Adauto Fernandes.

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Vereador de Tavares é espancado e acusa prefeitura que rebate dizendo ter sido briga motivada por questões familiares já que o acusado é seu concunhado...

O vereador Pablo Dantas, do município de Tavares, Sertão paraibano, divulgou, domingo (20), um vídeo no Facebook acusando a equipe do prefeito Ailton Suassuna, de tentativa de homicídio. Nas imagens, gravadas, segundo ele, nas dependências do Hospital Regional de Princesa Isabel, o parlamentar aparece com o rosto cheio de hematomas. Em nota, a Prefeitura de Tavares negou envolvimento no episódio.
“Quero agradecer aos meus vizinhos. Se não fosse por eles, eu estaria morto”, disse o vereador que é filho do ex-vereador Adailton. “Só não morri porque Deus é maior”, complementou, em outro trecho do vídeo. No vídeo, Pablo Dantas não deu detalhes de como ocorreu a agressão, mas acusou pessoas ligadas à prefeitura de terem cometido o ato. “O chefe do gabinete da Prefeitura de Tavares conjuntamente com um cidadão que tem a esposa dentro da gestão tentaram me matar”, falou o vereador, sem citar nomes.
Em nota, a Prefeitura de Tavares negou o envolvimento do gestor Ailton no episódio. Segundo o comunicado, o chefe de gabinete no governo municipal, Romeu Gonçalves, é concunhado de Pablo Dantas e a briga teve motivos pessoais de família. A prefeitura também lamentou o ocorrido e disse que acionará a justiça, pois não pode ser responsabilizada pela atitude de terceiros.

Agora acertou! Assembleia aprova carência de 20 minutos em estacionamentos uma alternativa à decisão do TJPB que tornou sem efeito projeto anterior de gratuidade.

Com a decisão do Tribunal de Justiça da Paraíba que suspendeu efeitos do projeto de Lei, de autoria do deputado Taciano (Avante), versava sobre gratuidade nos estacionamentos de shoppings (por configurar questão relacionada ao direito civil), recentemente aprovada na Assembleia Legislativa, os deputados aprovaram, por unanimidade, nesta terça-feira (22) uma proposta alternativa.
Trata-se do projeto de Lei (PL) 772/2019, de autoria do deputado Wilson Filho, estabelece a regulamentação e padronização do tempo de carência de 20 minutos em estacionamentos de estabelecimentos privados ou públicos no Estado.
“Esse tempo de carência é relevante para que possamos ter uma segurança maior, para que a gente possa com mais comodidade deixar um pai idoso, um parente ou um amigo com deficiência, nesses estacionamentos e depois sairmos do local”, disse Wilson. Wilson Filho explicou que, caso o tempo de permanência seja ultrapassado pelo usuário do estacionamento, o valor será cobrado normalmente.
O entendimento comum foi o de que a nova regra trará benefícios para o consumidor que precisar entrar em um centro comercial para pegar ou deixar uma pessoa. A regra proposta agora, avaliam os parlamentares, não fomentará discussões sobre a constitucionalidade, pois não gera gratuidade.

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Depois de matéria no Blog mostrando que o MP apurava gastos de R$ 400 mil com Inovale/Sebrae, a prefeitura de Itaporanga decide cancelar a parceria...

Em agosto deste ano publicamos matéria (Veja Aqui) mostrando que a parceria da prefeitura de Itaporanga com a Inovale entrava na mira do Ministério Público apurava gastos com dinheiro público no evento, bem como, com aluguel de prédio (pela prefeitura) em favor do Sebrae. Fatos que vinha sendo denunciado na câmara pelo vereador Jailson de Zeca. Nada mais nada menos do que perto dos R$ 400.000,00 mil já tinha sido gasto pela prefeitura na parceria.
Que não é aceitável quando se tem o povo carente no município sem acesso à serviços essenciais como aquisição de remédios (aqui outro problema com grave denúncia de corrupção que a Polícia Federal tá investigando). A reprovação da população com o gasto na festa foi enorme. Em verdade, o trabalho da imprensa até ajuda o poder público a corrigir possíveis erros cometidos. 
Nada contra o Sebrae que faz com competência seu trabalho, pelo contrário, seria justa a parceria se ao povo não faltasse o mínimo. Até porque o conceito da Inovale foi concebido lá no início dos anos 2000 por uma equipe guerreira, brava, e nós estávamos lá, através do 'Pacto do Vale do Piancó' que pretendia a realização de uma feira de negócios numa parceria com o próprio Sebrae, á época na pessoa do estimado gerente da agência de Patos Aldo Nunes. Itaporanga não tinha gerência.  
Da prefeitura na época nada de apoio e mesmo assim fomos pra rua fincar a enxada e erguer a feira: o saudoso Carlinhos Jean Tolentino (primeira presidente da CDL local), Domingos Dantas Júnior (de Vanize), Nena Bernardinho e este signatário do Blog que vos escreve. Quando Antônio Porcino (já falecido) assumiu a prefeitura (em 2005) melhorou um pouco o apoio ao projeto. Na época, ainda, tinha uma outra ferramenta de capacitação chegando ao município destinada ao empresariado local, o Empretec. Hoje tem muito empresário bem sucedido aí formado por esta ferramenta. 
Na época era visível o olhar atravessado de gente "empreendedora" ao projeto, que hoje se vangloria. E nós aplaudimos o reconhecimento. Porém, o projeto teve vida curta por falta de apoio vultuoso que desse uma guinada maior e foi arquivado. Saindo da gaveta (dez anos depois) com nova roupagem quando empresariado, emfim, chega a prefeitura através de Divaldo. A Inovale é um sucesso, bonita de ser ver, mas isso custa caro. E a população se espantou quando soube que a prefeitura gastou quase R$ 400.000,00 mil na festa, enquanto, o povo carente padecia de tudo. Não há o que se discutir. 
Era necessário, portanto, depois de exposto esse gasto uma avaliação sobre a continuidade dessa parceria. Em entrevista ao companheiro Petson Santos, lá de Cajazeiras, a doutora Ana Stefânia, gerente do Sebrae/Itaporanga, confirma que a prefeitura cancelou a parceria levando a se buscar outro caminho, em reunião amanhã (22). A Inovale de 2019 aconteceria nos dias 14, 15 e 16 de novembro. 
A decisão da prefeitura pode ser interpretada como sensata não porque está em dificuldade financeira (há dinheiro sobrando), mas por não ser aceitável povo precisar do mínimo e não ter. Inclusive, de agosto pra cá gastos direcionados ao evento já vinham sendo feitos. Ou seja, a prefeitura preferiu atenuar os riscos em ano pré-eleitoral para o prefeito (se for à reeleição) ou quem ele apoiar. Só que o efeito é vinculante e devastador.
Da nossa parte fazemos nada mais do que jornalismo com seriedade, mostrando fatos, mesmo que desagrade esse ou aquele em suas conveniências. Mas continuamos nesse linha porque os verdadeiros profissionais, jornalistas de vocação (não os bajuladores de plantão), impulsionados pela firmeza de um ideal, não se deixam vencer pela descrença mortificante, nem pelo ceticismo amargo e doloroso, nem ainda pela imposição das forças políticas ou econômicas que, secretamente, lutam por uma imprensa incolor, laudatória e venalizada. 
Aos jornalistas verdadeiros, paladinos de uma nobre e serena fé, nenhum poder poderá vencê-los, nem o dinheiro que os homens elevaram às alturas de místicas, nem o poder que seduz os que nada valem, nem a glória falaz que morre com o glorificado, porque nada pode contra a pena armada pela verdade. Como já dizia o grande Rui Barbosa: ’As nações mais bem governadas são exatamente aquelas onde maior é a frutificação e a pujança do jornalismo, flora intelectual que não medra, renovando o oxigênio à atmosfera política, senão nas regiões onde o gênero humano desenvolve os seus melhores espécimes’. É por aí...
Abaixo, você confere a entrevista da gerente do Sebrae de Itaporanga confirmando o cancelamento da parceria:

Vereador pede que prefeitura de Itaporanga reconheça importância do trabalho do Hospital Laureano, faça como muitas outras e abrace a causa de quem salva vidas.

Este mês de outubro e o próximo novembro são dedicados a campanhas de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama (Outubro Rosa) e de próstata (Novembro Azul), iniciativas que acontecem em comunidade ao redor do mundo. Nesse campo outra campanha acontece na Paraíba para salvar quem salva vidas e justamente do câncer.
Após a direção do Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa, referência no tratamento de câncer na Paraíba, ter exposto a crise financeira por que passa a unidade, governo estadual (repasse de R$ 350 mil/mês) e prefeituras se comprometeram a auxiliar financeiramente o hospital, celebrando convênios para transferir mensalmente recursos para custear despesas com atendimento médico e hospitalar na especialidade de oncologia.
Resultado de imagem para a importância do hospital laureano
Márcio Rodão pede que o prefeito de Itaporanga siga exemplo dos demais prefeitos (foto) que já estão abraçando a causa...
O hospital é a principal referência em oncologia do estado e dedica 95% dos seus atendimentos aos usuários do SUS, e 75% dos casos de câncer da Paraíba são tratados no hospital. A fila para se submeter ao procedimento de radioterapia está com cerca de 280 pacientes. O hospital tem um déficit de R$ 1,5 milhão por mês, o que tem provocado a falta de medicamentos a pacientes, proveniente de vários municípios paraibanos. O Vale do Piancó, por exemplo, é uma das regiões com maior índice de pessoas com câncer. 
Motoristas de transporte alternativo do Sertão, muitos do Vale do Piancó, que levam gente para tratamento no hospital, por exemplo, fizeram uma doação de três toneladas de insumos no mês passado (Veja Aqui) com itens que inclui produtos de limpeza, de higiene pessoal, insumos hospitalares, além de materiais descartáveis e alimentos. Eles conhecem bem a realidade de sofrimento das famílias em longas viagens. 
Itaporanga é um município que já teve e tem muita gente sendo tratada no Hospital Laureano. Diante de um quadro como este o vereador Márcio Rodão apresentou requerimento (nº 121/19), aprovado por unanimidade na sessão do dia 12 de setembro passado, com esse intuito pedindo a prefeitura local que também entre nessa campanha de socorro ao hospital que salva vidas, inclusive, de muitos filhos itaporanguenses. Entretanto, até o momento o vereador diz, em contato com o Blog, que não houve qualquer manifestação da administração municipal sobre o assunto.
Resultado de imagem para a importância do hospital laureanoResultado de imagem para a importância do hospital laureano
Motoristas de transportes alternativos doaram três toneladas de insumos ao hospital que atende pessoas de todo o estado.
"Sabemos que o hospital presta um grande serviços a população paraibana salvando vidas, muitas das quais dos próprios itaporanguenses que lá vão em buscam de tratamento, e até o momento nenhuma manifestação foi dada pela administração municipal para ajudar o hospital quando muitas outras prefeituras não medem esforços. O requerimento foi aprovado há mais de um mês onde nós estamos solicitando que o município reconheça a importância do trabalho feito pelo hospital e não é possível aceitar que se gaste dinheiro em coisas sem retorno, sem necessidade, enquanto uma causa tão justa como a do Hospital Laureano não é abraçada pela prefeitura", disse Márcio Rodão. 
O vereador se refere à corrente solidária em que prefeitos estão abraçando ao enviar projetos às câmaras com esse objetivo. Em Serra da Raiz, por exemplo, a câmara aprovou e a prefeitura vai ajudar com R$ 7.200,00 por ano, o que dá R$ 600,00 por mês: "Somos um município pequeno e com recursos cada vez mais limitados, mas não poderíamos deixar de ajudar uma instituição que salva vidas, este é um ato além de tudo humano", disse a prefeita Adailma Fernandes. 
O prefeito de São Bento, Dr. Jarques Lúcio que já trabalhou no hospital também enviou projeto à câmara que aprovou ajuda mensal entre R$ 5.000,00 e R$ 10.000,00 por um período de cinco anos: "Queremos com essa ajuda despertar o sentimento solidário", diz. Até o momento mais de 100 prefeituras já abraçaram a campanha que é organizada pela Federação dos Municípios da Paraíba (Famup) em socorro ao hospital.

Teotônio se filia ao PDT e lança pré-candidatura a prefeito de Guarabira...

Na manhã deste domingo (20) o Partido Democrático Trabalhista (PDT) realizou o seu encontro municipal e reuniu centenas de pessoas no salão de eventos da 'Maison D’Mel Laguna'. O evento político-partidário foi prestigiado por lideranças políticas de reconhecimento estadual e nacional.
Sob o comando da presidente municipal da legenda, Mônica Bandeira, o encontro do PDT contou com as presenças do ex-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, da vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano, do deputado federal Damião Feliciano, dos deputados estaduais Ricardo Barbosa (PSB), líder do governador João Azevêdo na Assembleia Legislativa, João Gonçalves (Podemos) e Anísio Maia (PT), além do presidente estadual do PDT, Renato Feliciano.
O encontro marcou a filiação ao partido do advogado Antônio Teotônio de Assunção, que assumiu publicamente a condição de pré-candidato a prefeito de Guarabira pela legenda. Pelo menos 80 pessoas passaram a integrar os quadros do PDT na oportunidade. Representes de partidos como o Avante (Dr. Bruno Deriu), Cidadania (vereadora Neide de Teotônio), PSB (Nana Rodrigues e Adriano Dias), PC do B (Ari Smart), PSOL (Belarmino Mariano), PT (Zé Costa), PRB (Zé do Empenho) e PROS (Gilberto Freitas) estiveram também presentes e hipotecaram apoio ao projeto.
Em contato com a imprensa local, o ex-governador de Alagoa, Ronaldo Lessa, disse que o PDT nacional se sente honrado em receber em seus quadros a filiação de Teotônio. “Ter a honra de vir a essa terra, uma cidade importante como Guarabira, ter a satisfação de hoje receber nos nossos quadros uma pessoa com a vida, com a história de Teotônio, esperamos que aceite o convite do nosso partido para ser pré-candidato a prefeito. O PDT nacional se sente honrado ao lado da nossa vice-governadora Lígia e do deputado Damião Feliciano”, declarou Lessa.
Vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano disse em entrevista que espeita as lideranças da cidade, mas que o PDT que implantar em Guarabira em nova forma de administrar a cidade. “Para mim hoje é uma alegria receber a filiação no PDT do doutor Teotônio. Nós sabemos que o PDT tem uma linha partidária de estar sempre do lado do trabalhador brasileiro, daqueles que mais precisam. Teotônio me falava dos projetos que têm para Guarabira. Respeitamos todas as foças políticas da cidade, mas nós queremos implantar um novo jeito de governar a cidade. Vamos escutar as pessoas e construir um futuro para essa cidade. Chegamos com fé e confiança que o PDT vai fazer, sim, o futuro prefeito de Guarabira”, destacou Lígia.
Mais novo filiado do PDT, pré-candidato a prefeito de Guarabira, Teotônio disse que quer construir um novo projeto para a cidade. “Essa escolha foi muito pensada. Recebi convites de onze partidos para me filiar e analisei a postura que a doutra Lígia tem, que o deputado Damião Feliciano tem, em defesa dos trabalhadores e se parece muito com o que penso sobre política, por isso escolhi o PDT e tenho certeza que esse partido vai me ajudar para que possamos construir um novo projeto para Guarabira, de inclusão das pessoas e para colocar Guarabira no lugar que ela merece”, disse Teotônio.
O salão de eventos ficou completamente tomado por pessoas que foram prestigiar o lançamento da pré-candidatura de Teotônio a prefeito de Guarabira. Lideranças políticas importantes da cidade como o presidente da Câmara, Marcelo Bandeira (PSB), o ex-vice-prefeito de Guarabira, Zé do Empenho, suplente de vereador Gerson do Gesso, deputados Ricardo Barbosa, líder do governo na ALPB, deputado e secretário de Articulação Política da Paraíba, João Gonçalves, deputado estadual Anísio Maia e o deputado federal Damião Feliciano discursaram e declararam apoio ao nome de Teotônio.

Piancó: Vereador Cícero Fábio diz que não assinou ofício pedindo saída do capitão C. Lima e que o prefeito Daniel Galdino tem medo de enfrentar a oposição "porque sua gestão só tem desmandos".

Resultado de imagem para vereador cícero de zé rico piancó
O vereador piancoense Cícero Fábio (foto) acaba de entrar em contato com o Blog para esclarecer pontos com relação a crise (Veja Aqui) instalada na cidade entre vereadores de oposição e o comando local da 3ª Cia/PM, por conta de blitzes que vem sendo realizadas, que levou o vereador Pedro Aureliano a enviar ofício (com assinaturas de colegas) pedindo a saída do Capitão C. Lima por entenderem ser uma ação de perseguição orquestrada pelo prefeito Daniel Galdino. 
Mais conhecido como Cícero de Zé Rico (DEM), o vereador afirma que não assinou ofício com objetivo de pedir a saída do comandante: "Não assinei documento nenhum nesse sentido porque não compactuo com transferência do capitão. Inclusive, por não ter assinado acabei perdendo a liderança do partido", disse. 
No que se refere à fala do prefeito Daniel Galdino sobre sua atuação parlamentar, o vereador diz que ele tem "medo de enfrentar a oposição na câmara porque só tem desmandos em sua gestão". E que não votou a lei orçamentária por falta de parecer da CCJ: "Não votei o orçamento porque não tem parecer da CCJ, da qual eu faço parte", declarou.
Sobre sua ausência na audiência na Assembleia Legislativa para debater a implantação de um campus da UEPB em Piancó, Cícero diz que está em tratamento de saúda por conta de uma hérnia de disco, entretanto, andou com demais vereadores visitando câmaras da região com esse foco. "Andei em algumas câmaras junto com os demais colegas lutando pela UEPB pra Piancó. Não fui à João Pessoa por causa de doença", concluiu.

Comandante da 3ª Cia/Piancó rebate vereadores que pedem sua saída por causa de blitzes: "A Polícia Militar não é pau mandado, acabou o 'coronelismo'. Todos tem de cumprir a lei".

Resultado de imagem para Capitão C. Lima comandante da PM em Piancó
Chega ao Blog informação de um quiproquó danado lá no município de Piancó, que tá rendendo com a crise envolvendo vereadores de oposição (ligados a setores do governo) e o comando da 3ª Cia da Polícia Militar por conta da realização de blitzes determinadas pelo Comando Geral e o 13º Batalhão, sediado em Itaporanga, mas que os edis veem como perseguição à mando do prefeito Daniel Galdino. Justificativa tanto sem nexo. Vereador Pedro Aureliano diz que enviou ofício ao CG pedindo a saída do Capitão Ismael Cunha Lima (foto), comandante da 3ª Cia de Piancó. 
Blitzes estão acontecendo em todas as regiões do Estado com fiscalização de veículos para prevenir assaltos à agências de bancos e correios. Em Piancó motos foram apreendidas por irregularidades encontradas como estar atrasadas ou sem placas. Quando ouviu áudio do vereador Pedro, o Oficial da Briosa se viu no dever de esclarecer que cumpre a lei e determinação dos comandos e pontua que o vereador tenta "coagir" e "intimidar" a PM porque está com um carro atrasado e moto sem placa. 
Sobre ingerência política (do prefeito) nas ações da polícia, o capitão diz que é "pura mentira desse vereador, não conheço no Brasil aonde prefeito mande em Polícia Militar" e questiona a atuação dos vereadores de oposição: "Ao invés de ir atrás disso, deveriam buscar saber se a violência em Piancó aumentou ou diminuiu? Como tá taxa de homicídios? A questão das drogas? Roubos? Furtos? Piancó hoje é uma cidade mais segura, mais pacata e tem ordem", pontua o comandante. 
"Não vamos baixar a cabeça até porque não somos pau mandado. E todo mundo tem de cumprir a lei, inclusive, ele (vereador) que andava falando e escondeu a moto que circulava sem placa, assim que começou as operações. O problema é que algumas pessoas acham que a política, enquanto vereador e prefeito, tem interferência na Polícia Militar, como no caso do vereador Pedro que tenta coagir e intimidar a polícia em seu trabalho no dia a dia, verificando quem anda armando na cidade...", discorreu o capitão.
O comandante fez questão de afirmar que a lei será cumprida em Piancó: "Vivo do meu trabalho e da minha família, não de política. Agora a lei vai ser cumprida, não adianta o vereador tá fazendo ofício ao comando pedindo minha saída de Piancó. A preocupação do vereador é porque ele andava numa moto sem placa, pra cima e pra baixo, e agora não vai andar mais. Ele quer descumprir a lei e a polícia não vai permitir ele descumprir a lei. Não existe mais coronelismo nos tempos atuais". 
Capitão C. Lima sai em defesa da Briosa e efetivo de Piancó: "A Polícia Militar não é mais pau mandado de político como o senhor (vereador) que quer intimidar e menosprezar policiais da cidade. A pessoa do Comando Geral é honesta, honrosa, que está junto do seu policial em qualquer momento desde que este esteja cumprindo a lei. Vamos continuar combatendo a criminalidade e a população tem aprovado o trabalho da polícia em Piancó", disse. 
O comandante falou ainda sobre a total desorganização da eleição do Conselho Tutelar e que mesmo com apenas quatro policiais conseguiu dar conta da situação. O Capitão C. Lima é conhecido por onde atuou pela bravura, um militar linha dura, ostensivo, que faz cumprir tudo dentro da lei e de não atender a nenhum político independente de cores partidárias. 
Sobre a atuação dos vereadores de oposição em Piancó, o prefeito pontua como "covarde" e "traiçoeira": "O vereador Hermógenes, por exemplo, vai à João Pessoa para audiência em prol da implantação da UEPB em Piancó e lá se cala, se acovardou; o vereador Cícero de Zé Rico, que votou no deputado Taciano, sequer engrossou a comitiva piancoense nessa luta; a vereadora Cristiane não tocou na ausência (durante a audiência) da deputada Estela (em quem ela votou) um instante sequer, seja na imprensa local ou paraibana, ou mesmo na tribuna da câmara; enfim, os vereadores de oposição em Piancó fazem denúncia, perseguem servidores...mas, na hora agá se fazem de bons moços...se acovardam e se escondem".

domingo, 20 de outubro de 2019

“É importante termos um espaço que nos orgulha e aumenta a nossa autoestima”, diz João na entrega da reforma do Santa Catarina

O governador João Azevêdo entregou, neste sábado (19), no município de Cabedelo, a reforma e ampliação do Teatro Santa Catarina, nas quais foram investidos aproximadamente R$ 5 milhões – 80% destes recursos foram aplicados este ano, com a realização da maior parte dos serviços. O equipamento cultural que volta ao circuito produtivo do Estado passou pela primeira grande intervenção desde a sua fundação, em 1987.  O local ganhou mais conforto e teve sua estrutura inicial parcialmente mantida.
A solenidade foi marcada pela encenação do espetáculo ‘Alegria de náufragos’, do grupo Ser Tão Teatro, pela apresentação do grupo Tambores do Forte e por uma homenagem ao grupo de Teatro Experimental de Cabedelo (Teca), criado no final da década de 1970 e principal responsável pela reivindicação da construção do espaço (que foi construído na década de 1980).
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a simbologia da obra para o fortalecimento da cultura de Cabedelo. “É uma imensa alegria estar aqui. Cabedelo sempre teve um movimento cultural muito forte e é importante termos um espaço que nos orgulha e aumenta a nossa autoestima. Além disso, esse será um ambiente de formação que será utilizado para oficinas que serão ministradas o tempo todo, o que é essencial para a consolidação das atividades culturais”, frisou.

Após ataque de Eduardo Bolsonaro, Julian diz que já aguentou muita ‘molecagem’ e não será ‘humilhado’

O deputado federal Julian Lemos se pronunciou na tarde deste sábado (19) após ataque do deputado federal Eduardo Bolsonaro, ontem. Eduardo postou uma montagem de Julian em uma privada, e apagou a publicação horas depois. Aparentemente, Julian não gostou. O paraibano disse que já aguentou ‘muita molecagem’ e ‘engoliu muito sapo’.
 “Já aguentei muita molecagem, já “engoli muito sapo” Já ignorei usuários de Diazepan que se escondem atrás de redes sociais, não tenho nada haver com problemas familiares dos outros, mas quem fizer sofrer a minha pagará caro por isso, nem que isso custe minha vida”, postou.
 Ele disse ainda que  ‘não serei usado ou humilhado por “reizinhos” que nada sabem sobre a vida, não me relaciono com moleques, também não me intimido com covardes’. Veja, abaixo, a postagem na íntegra de Julian Lemos...
A seguir, a postagem feita por Eduardo Bolsonaro informando que na reunião com o presidente Bolsonaro, para decidir a destituição do líder delegado Waldir, o deputado paraibano teria pedido pra ir "cagar" e não voltou mais...