sábado, 20 de junho de 2020

Governo rompe com prefeito de Cabedelo, Victor Hugo filiado ao DEM, e João Azevedo articula candidatura do Cidadania numa frente ampla de oposição

Foto: Ronaldo Guerra, Vitor Hugo, Mersinho e Murilo Galdino...
A decisão do prefeito de Cabedelo Vitor Hugo (DEM) de indicar Mersinho Lucena (Progressistas) como companheiro de chapa no pleito municipal deixando de fora o Cidadania não agradou a cúpula da legenda. A indicação para a vaga de vice-prefeito na chapa de Vitor Hugo foi um verdadeiro leilão envolvendo, além de Mersinho, o Cidadania e o Democratas. 
Como as duas legendas não se submeteram à situação, o filho do ex-senador Cícero Lucena foi o grande vencedor. Informações de bastidores dão conta de que a moeda de troca nesse leilão teria sido o apoio de Cícero e Mersinho ao gestor em 2022 numa eventual candidatura à Assembleia Legislativa ou mesmo aporte financeiro para a campanha de 2020.
O ex- vereador Murilo Galdino, presidente municipal do Cidadania era um dos possíveis nomes para completar a chapa do atual prefeito rumo à reeleição.
Ao ser preterido no processo, o Cidadania agora segue para negociar alianças com outras legendas, a exemplo do Avante, do deputado estadual Genival Matias, que confirmou as conversas, não só com o partido do governador João Azevêdo como também com legendas que fazem oposição a Vitor Hugo para construir uma candidatura.
O presidente estadual do partido, Ronaldo Guerra, também confirmou as negociações mas foi mais direto ao afirmar que o Cidadania vai formar uma frente ampla e alternativa com Avante, PDT, PTC, PCdoB e Rede para concorrer à Prefeitura. “Vamos lançar um candidato a prefeito”, anunciou Ronaldo, declarando Guerra a Vitor Hugo.
Ex-vereador em Campina Grande, Murilo Galdino é irmão do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (PSB), e assumiu recentemente o comando do partido do governador João Azevedo na cidade portuária.

'São João do Chagas Soares' estaria acontecendo hoje em sua 18ª edição, o vereador Márcio Rodão pede conscientização e agradece à todos que já prestigiaram o evento

Assim como acontece nos demais recantos do Nordeste, em nossa região os festejos juninos foram cancelados devido a pandemia do novo coronavírus. Hoje, por exemplo, iria ser realizada a 18ª edição do tradicional 'São João do Conjunto Chagas Soares', promovido pelo Mercadinho, Panificadora e Frigorifico 'Rodão Frios', numa das localidades mais populosa de Itaporanga.
Uma festa gratuita que ocorre na principal artéria daquele bairro, que abrange ainda o Balduino de Carvalho, Nezinha Loureiro e a Vila Mocó. Idealizadores do evento, o ex-vereador Dé Rodão, a ex-conselheira tutelar Bitinha, o radiologista e também ex-conselheiro tutelar Marcelo, e o atual vereador Márcio Rodão, agradeceram neste sábado (18) ao clientes e todos àqueles que prestigiaram a festa nos últimos 17 anos. 
"Queremos dizer a toda população para se conscientizar, refletir, orar bastante à Deus, possa surgir o mais breve possível uma vacina. Até lá é importante as famílias se protegerem, ficarem em casa e se sair usarem máscaras. E em 2021, se Deus permitir, estaremos juntos mais uma vez comemorando esse evento em nossa comunidade", disse o vereador Márcio Rodão. 
É uma festa que virou tradição em Itaporanga antecedendo o 'São Pedro', maior evento junino da cidade. "Agradecemos aos músicos que animaram durante as edições anteriores, enfim, à todos que já prestigiaram. Mas, o momento agora é de se resguardar para que possamos ter esperança e dias melhores. Nossos votos de solidariedade à todos que contraíram o vírus e que em breve estarão com a saúde recuperada", comentou o vereador. 

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Paulinho de Zié diz que definições estão avançadas e estratégia para campanha será 'falar a verdade': "Itaporanga precisa de um projeto, acima de nomes", afirmou.

A exatamente um mês das convenções partidárias intensificam-se as tratativas para alianças visando a disputa eleitoral que deve ser de muito acirramento em algumas praças. Itaporanga, Vale do Piancó, é uma das que projetam tal cenário. Pré-candidato a prefeito pelo Cidadania, Paulinho de Zié segue nos contatos para firmar ampla aliança que homologará seu nome para disputar a prefeitura com chances reais de vitória.
Seguindo planejamento traçado o partido já conta com apoio de outras seis legendas num diálogo que acontece, à priori, com siglas da base aliada do governador João Azevedo (Cidadania). Ele tem feito de forma positiva contatos com todos os segmentos da sociedade visando a construção de um projeto coletivo em prol do município. "Estamos aqui para somar, contribuir e dizer que temos um projeto consistente para oferecer a cidade", afirmou Paulinho de Zié nesta sexta-feira (19).
Sobre estratégia que irá adotar para a campanha Paulinho de Zié foi enfático: "Vai ser falar a verdade e dizer que Itaporanga precisa de um projeto, acima de nomes, um novo momento. Sem personalismo nem vaidades, mas pensando no bem-estar do povo". Ele destaca que o município necessita de um gestor que "saiba cuidar de gente, das pessoas mais humildes, dos jovens, de quem mais precisa".
Paulinho contou que ao receber o convite para disputar a prefeitura, o encarou como uma "missão". "Primeiro, Itaporanga precisa de um prefeito que cuide da cidade, goste da cidade, essa é a primeira condição. Isso já é uma mudança de paradigma. Quando você tem ali, sentado na cadeira, alguém que tenha essa preocupação com a cidade que governa, a relação com o povo é outra", concluiu.

Nome do PSL à prefeitura de João Pessoa, deputado Julian Lemos discute aliança com o SD e o Avante...

Presidente estadual do PSL e vice-presidente nacional do partido, o deputado federal Julian Lemos se encontrou ontem (18) com o vereador pessoense, João Almeida (Solidariedade). Na conversa, demorada, a pauta principal foi uma aliança dos partidos na disputa municipal. Mesmo sem definição, foi dado um longo passo para a aliança.
Julian Lemos tem deixado claro que o partido, que tem o segundo maior tempo de TV e fundo eleitoral de campanha, tem interesse de indicar um nome para a majoritária. Já João Almeida não esconde que busca aliados para a disputa, partidos que sejam solidários a sua pré-campanha. O Solidariedade tem o 14º maior tempo de tv e fundo eleitoral para campanha.
O deputado Julian Lemos teve um encontro também com o Avante, que quer indicar o deputado estadual Felipe Leitão como vice em alguma chapa na disputa eleitoral em João Pessoa. 

Macêdo impõe condição e avisa que se PSB quiser compor com o PT na disputa pela PMJP, a vaga de vice ainda está aberta.

Após a defesa do ex-presidente Lula, em entrevista ontem (18), por uma aliança entre PT e PSB na disputa municipal pela prefeitura de João Pessoa, nas eleições desse ano, o presidente do PT da Paraíba, Jackson Macêdo admitiu a possibilidade, mas com a condição de Anísio Maia encabeçar a chapa.
“A candidatura do PT está mantida, nós vamos agora discutir o apoio a candidatura de Anísio com os partidos aliados, então a vaga de vice está aberta para o PSB, PCdoB, PSOL, ou seja, os partidos do campo democrático”, ressaltou.
Difícil é saber se o PSB vai abrir mão do papel de protagonista para se conformar com o trabalho de mero coadjuvante no pleito de João Pessoa.

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Cerco se fechando: Prefeitura de Campina irá apurar denúncia que aponta vereador caririzeiro como funcionário fantasma

Repercutiu na imprensa estadual uma denúncia que apontava o vereador de São João do Tigre e pré-candidato a Prefeito, Ygor Queiroz (foto) como funcionário da Prefeitura de Campina Grande sem prestar expediente. O Secretário de Administração de Campina Grande, Diogo Lyra deu uma posição da gestão municipal campinense sobre o caso.
De acordo com as informações publicadas pela imprensa Ygor Queiroz é servidor efetivo da Prefeitura de Campina Grande e mesmo ocupando um cargo eletivo em São João do Tigre desde 2013, manteve-se pela maior parte do tempo lotado como funcionário da Prefeitura de Campina Grande e recebendo salários provavelmente sem prestar expediente.
O Secretário Diogo Lyra revelou ao radialista Júnior Queiroz que tomou conhecimento do caso e esclareceu que Ygor Queiroz é servidor efetivo, concursado na Prefeitura de Campina Grande no cargo de Assistente de Administração, que estaria lotado na Secretaria de Ação Social.
Lyra informou que já solicitou da Secretaria de Assistência Social a folha de frequência do servidor, bem como se o mesmo está em gozo de alguma licença.
“Não temos conhecimento acerca das faltas imputadas, nem da situação posta. Solicitamos a SEMAS as folhas de frequência do servidor, bem como se está em gozo de alguma licença, e, se confirmando as faltas injustificadas, será aberto processo administrativo para apurar eventual abandono do cargo e a restituição das remunerações pagas ao servidor nos períodos em que não tenha estado em exercício” disse Diogo.

(com ParaíbaMix)

Eleições 2020: Prestes a sair do Sistema Correio para disputar prefeitura da Capital, Nilvan Ferreira se reúne com deputados estaduais bolsonaristas...

Um encontro entre o radialista Nilvan Ferreira, pré-candidato à Prefeitura de João Pessoa nas eleições deste ano pelo MDB do senador José Maranhão, com os deputados estaduais bolsonaristas: Wallber Virgolino, pré-candidato à Prefeitura Municipal de João Pessoa pelo Patriotas, e Cabo Gilberto Silva (PSL), ocorreu na manhã desta quinta-feira (18).
A pauta da reunião, ocorrida em um escritório no Bairro dos Estados, na Capital seria o atual cenário político eleitoral. Bem cotado nas pesquisas, Nilvan desponta como um dos principais nomes na corrida eleitoral pela Prefeitura de João Pessoa. Por uma imposição da Lei Eleitoral e para trabalhar a pré-campanha, o comunicador se afasta da Rádio e TV Correio no próximo dia 29. Também com boa posição nas consultas à população, Wallber Virgolino vem dizendo que a candidatura é irrevogável.
Procurados, Nilvan Ferreira, Wallber Virgolino e Cabo Gilberto Silva não quiseram comentar detalhes da reunião.

Eleições em Itaporanga: Zé Armando diz que Cidadania está unido e vem forte para vencer às eleições e defende uma coalizão ampla das oposições no município

A movimentação segue intensa nos bastidores visando definições para sucessão municipal deste ano. Em Itaporanga, Vale do Piancó, os times se aprontam para entrar em campo com carga máxima. O partido Cidadania, por exemplo, vai encaminhando suas credenciais para se firmar como protagonista com presença forte na disputa majoritária e proporcional. 
Suplente de vereador, o jovem Zé Armando comentou nesta quinta-feira (18) que a sigla se apresenta bastante forte com um 'exército' vibrante para o embate. Uma das siglas de oposição no município, para ele o Cidadania acerta ao encampar a ideia da construção de projeto coletivo visando uma ampla coalizão com grandes chances de vencer a parada.
Alinhado com fortalecimento local do Cidadania, partido do governador João Azevedo, ele defende independência e o seu protagonismo em Itaporanga. E diz ser preciso unir as oposições em torno de uma visão plural para o bem do povo e que não pode haver espaço para erros, dentre os membros das oposições, para que esse objetivo não seja prejudicado.
"Sou governo e estou alinhado com o fortalecimento do partido, do nosso grupo, para vencermos as eleições. A união das oposições é importante nessa guerra. A coordenação política do partido faz um trabalho bem definido e positivo, basta ver a formação do grupo excelente time com nomes fortes e de qualidade. Vamos brigar, por exemplo, para eleger a maior bancada na câmara de vereadores", afirmou Zé Armando.
Essa será uma eleição importantíssima para consolidação do Cidadania por toda a Paraíba e em Itaporanga ele se apresenta com competitividade muito boa. Neto do ex-prefeito Will Rodrigues (por dois mandatos), Zé Armando enfatiza que o povo de Itaporanga terá à disposição um grupo com qualidade e comprometido com o bem-estar social. "O partido está unido e vem forte para enfrentar o pleito eleitoral e o diálogo com as demais forças políticas é natural no processo democrático para se buscar a vitória nas urnas", concluiu.

quarta-feira, 17 de junho de 2020

Moreira Filho anima 3 dias no Maior São João Virtual do Mundo

O Maior São João do Mundo vai acontecer em 2020, mas de forma diferente. Através de 3 dias de transmissões ao vivo pela internet, e pele Rede Record de televisão a nível nacional, a organização do evento, que acontece em Campina Grande durante 30 dias, utilizará do espaço para fazer um ato beneficente, arrecadando doações que serão destinadas às famílias dos barraqueiros e ambulantes cadastrados para trabalharem na festa que aconteceria normalmente durante 30 dias antes do cancelamento por conta da pandemia. 
O São João de Campina em Casa será o primeiro São João digital lançado no mundo e reunirá entretenimento, informação, cultura e muita música., atrações a nível nacional e regional estariam presentes nos 3 dias de festa artista que a muito tempo já fazem parte do calendário do maior São João vão estar presentes na festa a exemplo de Elba Ramalho., flavio José, Genival Lacerda, os 3 do Nordeste, Moreira filho, Eliane entre outros que enaltece a verdadeira música regional nordestina. 
 As transmissões serão feitas de um cenário junino, sem participação do público, mas adotando todas as medidas de proteção determinadas pela Organização Mundial da Saúde e autoridades sanitárias, para garantir a segurança dos artistas e equipe de produção.

Governo Federal bloqueia repasse de recursos para a Prefeitura de Itaporanga, que recebeu somente nos 15 primeiros dias de junho um total R$ 1.927.854,70 milhão

O Governo Federal, através da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), bloqueou o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o município Itaporanga, na região do Vale do Piancó. Os repasses de recursos para o município, que tem como prefeito Divaldo Dantas (DEM), foram bloqueados na última segunda-feira (15).
Do dia 1º até segunda (15) os cofres municipais de Itaporanga já havia recebido em transferência, de acordo com o Sistema de Informações do Banco do Brasil, um total de R$ 1.927.854,70 (Um Milhão, Novecentos e Vinte e Sete Mil, Oitocentos e Cinquenta e Quatro Reais e Setenta Centavos). O município, para o cidadão comum, está nadando em dinheiro.

A retenção impede a liberação dos recursos até a sua regularização. Os municípios que estiverem na lista devem procurar a Superintendência da Receita Federal e providenciar a regularidade do débito.
O FPM é uma transferência do governo federal para os municípios com base na arrecadação do Imposto de Renda (IR) e no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), de acordo com o número de habitantes. Clique nas imagens para ampliá-las

João fala que está definindo a forma de participação do Cidadania nas disputa em JP, com possível entendimento com Cícero, CG e demais municípios...

No campo da abordagem do governador João Azevedo, em suas entrevistas, ele tem evitado tratar do processo eleitoral deste ano, sob o argumento - inquestionável - do foco no enfrentamento ao coronavírus. Mas, ontem, por alguns instantes, ele ele se permitiu tratar do tema.
"Nós estamos definindo a nossa forma de participação nas eleições, tanto daqui (JP) quanto em Campina Grande", sublinhou João, que avisou não ser a sua intenção travar disputa com aliados. Ele observou que em "alguns municípios nos quais não temos prefeitos aliados, temos candidatos que já estão se colocando à disposição e já estão trabalhando para isso". 
"É claro que nas grandes cidades já têm candidaturas definidas. São aliados nossos que vão disputar à reeleição. Tem do próprio partido Cidadania, como de aliados da base. Mas não temos a mínima intensão de colocar uma candidatura para concorrer contra aliados, que já estão conosco há muito tempo", assegurou.
João Azevedo não fechou a porta para eventuais conversações com o ex-prefeito Cícero Lucena (Progressistas-JP). "Quando tivemos a possibilidade de sentar e conversar, iremos discutir com todos os partidos que estão apresentando candidatos, para colocar o nosso posicionamento. Aquele que se adequar dentro do que entendemos que seja o melhor para a cidade de João Pessoa, nós vamos nos posicionar de forma direta e objetiva", acentuou o governador. (com Arimateia Souza)

terça-feira, 16 de junho de 2020

Prefeito Victor Hugo anuncia Mersinho, filho de Cícero Lucena, como o candidato a vice-prefeito em sua chapa de reeleição...

Prefeito Victor Hugo anuncia Mersinho Lucena como seu vice
O prefeito de Cabedelo, Victor Hugo (DEM) anunciou nesta terça-feira (16) durante uma live no Instagramo o nome do empresário Mersinho Lucena (Republicanos) como candidato a vice-prefeito em sua chapa de reeleição. Mersinho é filho do ex-senador Cícero Lucena (PP) que será candidato a prefeito em João Pessoa. 
Ex-secretário municipal de Articulação Política em Cabedelo, Mersinho ganhou o párea pela vaga de vice que vinha sendo disputada também pelo ex-secretário de Mobilidade Urbana de Cabedelo, George Morais (DEM), e do presidente do Cidadania local, Murilo Galdino.
Geoge é irmão do deputado federal Efraim Filho (DEM) e Murilo irmão do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino (PSB). Informações dizem que foi levado em conta para a escolha que Victor Hugo deve disputar uma vaga de deputado estadual em 2022. 
Com isso, abre-se espaço para que o futuro vice-prefeito assuma a prefeitura de fato. E aí contou mesmo o peso eleitoral do Clã Lucena na região metropolitana da Capital. Ainda mais com a forte perspectiva de Cícero Lucena ganhar a eleição em João Pessoa.
Mersinho é idealizador de um dos maiores festivais do Brasil: o 'Fest Verão Paraíba', e propietário do Lovina Bar, um dos restaurantes mais conhecidos do Nordeste. É casado com a advogada e empresária Camila Holanda e pai de três filhos.

Presidente da Fundação Espaço Cultural, Nézia Gomes, pede demissão do cargo após cinco anos; ela nega crise política e possível candidatura a vereadora

A presidente da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rêgo, Nézia Gomes (foto) pediu demissão nesta terça-feira (16) após cinco anos a frente da pasta. A jornalista foi efetivada no cargo em 2016, em substituição a professora Márcia Lucena que deixou o cargo para disputar a Prefeitura do Conde.
Produtora cultural, Nézia Gomes revelou em contato que sua decisão de entregar a presidência da FUNESC foi motivada por mero entendimento pessoal de que tinha concluída sua contribuição após 15 anos de atuação em diversas áreas, inclusive na Cultura. 
"Ao encerrar a fase do programa virtual de apoio à cultura na FUNESC, isto domingo achei que tinha chegada a hora de encerrar este ciclo", afirmou ela negando qualquer motivação político – partidária, comentou. Segundo ela ” nem filiada a partido eu sou, por isso também não procede a informação de que vou ser candidata a vereadora “.
Ela informou que está pensando em voltar a estudar em área e curso ainda indefinido. O nome para substituir a gestora ainda não foi publicado. 

Nézia Gomes já ocupou o cargo de Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, da Prefeitura de João Pessoa. Iniciou sua trajetória profissional e militância no movimento de mulheres, integrando a equipe da ONG Feminista Centro da Mulher 8 de Março e na Marcha Mundial de Mulheres. Em 2005, foi convidada para assumir a assessoria de comunicação da então Coordenadoria das Mulheres do município, onde desenvolveu junto à equipe, várias campanhas institucionais de valorização à mulher.
Ela também ocupou a Secretaria Executiva de Comunicação do Estado e foi secretária executiva da Mulher e da Diversidade Humana. Em seguida, migrou para a vice-presidência da Fundação Espaço Cultural, onde foi coautora de novos projetos de fortalecimento da cultura popular, como o Cambada e o Interatos. O anúncio da demissão foi feito por meio de seu perfil no instagram em que relata a experiência vivida liderando o maior setor cultural paraibano. 

Confira a carta deixada por ela : 

"Foram cinco anos e seis meses à frente da Funesc. Entreguei o cargo com o coração cheio de gratidão por tudo que conseguimos realizar neste período. Como dizia Guimarães Rosa, a vida quer da gente coragem. E foi a coragem que me fez entender o momento de se retirar de um espaço que tenho amor e compromisso, mas que por outros fatores não me cabe mais. O compromisso com a cultura me fez ficar, é o mesmo que me faz agora se retirar. Gratidão a todas as pessoas que tive a alegria de encontrar nesta trajetória. Quem participou de alguma ação e que viveu conosco a alegria de fortalecer a cultura paraibana. A equipe maravilhosa e humana da funesc, minha eterna gratidão. Enfim, desejo dias melhores para a cultura e toda sua cadeia produtiva. Avante!"

Prefeitura de Itaporanga compra 12 Smartphones por R$ 8,3 mil com a justificativa de combate ao Covid-19...

A pandemia causada pelo novo coronavírus é pauta quase diária nas redes sociais e imprensa oficial e tradicional. Em todo o Brasil são quase 45 mil mortos e mais de 900 mil casos confirmados de covid. As prefeituras passaram a fazer compras emergenciais para o enfrentamento dessa pandemia, tudo sem licitação, aproveitando a calamidade decretada.
Enquanto isso, muitas famílias passando necessidade ainda continuam à margem sem assistência devida nem ajuda no básico sequer. Casos e mais casos são registrados diariamente. Os comerciantes por sua vez pedindo a reabertura da economia por não suportarem mais a situação, que tem levado muitos à falência. É um cenário de intensa negociação e estratégias governamentais.
Em Itaporanga, no Vale do Piancó, a prefeitura municipal adquiriu 12 (doze) Smartphones Samsug Galaxy JA Core destinados às USF's, com justificativa de combate à pandemia do Covid-19. O valor global foi de R$ 8.388,00 pago no dia 20/05/2020. 
O processamento se deu nesta segunda (15) cuja nota fiscal foi enviada ao Blog. A compra foi feita numa loja de Itaporanga através de recursos do Fundo Municipal de Saúde, Empenho de nº 3160 datado do dia 18/05/2020.
Os recursos usados para a compra são provenientes do Governo Federal, através de transferências do SUS. Em muitas cidades pelo país os tribunais de contas, quando acionados, tem suspendido compras de celulares com justificativa de combate ao covid, em juízo preliminar. 
Entretanto, as fiscalizações continuam no combate à justificativas de combate ao covid. Clique na imagem para ampliá-la

Forró Bora Bora tem ajudado muita gente com as mais de 2 toneladas de alimentos arrecadados em sua live solidária

Em tempos de pandemia, iniciativas que unam arte e solidariedade mostram que há um caminho simples para espalhar alegria e, simultaneamente, ajudar a população mais carente a enfrentar as dificuldades potencializadas pelo novo coronavírus. No município de Itaporanga, celeiro de cultura e artistas dos mais variados naipes, de olho nessas ações solidárias, a banda Forró Bora Bora entrou na onda das lives e no dia 07 deste mês de junho realizou uma transmissão ao vivo que arrecadou mais de 2 toneladas de alimentos.
O objetivo, de acordo com Jardeilton Baião, primeiramente, foi ajudar o pessoal da área artística local, muito afetada pela pandemia. "Fomos os primeiros a entrar em crise e seremos os últimos a sair", comenta Jardeilton. A distribuição dos alimentos foi feita para músicos, pessoal circense e projetos sociais, como o do Grupo de Oração da Capela Santa Júlia. "Agradecemos aos paceiros e fãs do nosso trabalho por cada doação feita", disseram Jardeilton e o vocalista Douglas. 
Assim como o Forró Bora Bora outros grupos musicais de Itaporanga também fizeram suas lives e puderam dar sua contribuição solidária nesse momento de dificuldade para todos. Uma oportunidade de ajudar principalmente quem mais precisa unindo solidariedade, diversão e alegria. Parabéns à todos que de alguma maneira contribuíram para essa realização.
Confira, abaixo, os agradecimentos de Jardeilton e Douglas:

Solidariedade: Em Itaporanga, vizinhos pedem ajuda para mãe e bebê, que nasceu prematuro, e nada tem em casa... Vamos entrar nessa corrente e ajudar!

Uma família de Itaporanga, residente na rua Mãe Burrega, está precisando de ajuda. Bastante humilde e sem renda, a mãe teve um bebê (menino) prematuro e dificuldades já eram grandes agitaram. Residem numa casa simples, sem qualquer conforto. Os vizinhos, então, começaram a pedir em prol desta mãe e criança, num gesto gigante de solidariedade. 
E é hora de solidariedade, de pensar no ser humano, em uma nova vida que precisa muito do calor, do carinho e da sensibilidade humana. O mínimo que cada um puder e estiver disposto a fazer será de imensa importância nessa luta, que está apenas começando. Vamos ajudar minha gente, no que pudermos com: roupas, leite, fraldas, produtos de higiene.. o que for possível você doar.
Mãe e bebê ainda encontram-se na maternidade de Patos, mas logo logo retornarão à Itaporanga. Até lá esperamos que o sentimento de amor ao próximo toque o coração das pessoas. 

Em Itaporanga, comerciantes saem às ruas e vão até a prefeitura cobrar reabertura do comércio já que vários segmentos continuam funcionando

Comerciantes de Itaporanga, na região do Vale do Piancó, foram às ruas de forma pacífica na manhã desta terça-feira (16) protestar contra decreto municipal que impede a abertura de diversos segmentos comerciais, enquanto, outros continuam em funcionamento. Eles dizem que as penalidades recai mais sobre lojas de vestuários, por exemplo. 
A medida foi tomada em meio ao combate da pandemia do novo coronavírus. No plano de abertura gradual da economia, divulgado no fim no fim de semana pelo governo do Estado, Itaporanga está na categoria de bandeira laranja. 
Os comerciantes se dirigiram até a prefeitura e lá foram recebidos em uma conversa no lado de fora pelo chefe de Gabinete, Fábio Galdino, pois o prefeito Divaldo (DEM) não se encontra na cidade. Clique nas imagens para ampliá-las...
O vereador Jailson de Zeca se colocou à disposição e foi junto com os comerciantes até a prefeitura para cobrar a reabertura do comércio. Ficou acertada uma reunião para a próxima quinta-feira (18) entre os comerciantes, prefeitura e Ministério Público, visando encontrar uma solução. 

Justiça Eleitoral divulga eleitorado apto a votar nestas eleições: Em Itaporanga terá 16.714 eleitores aptos; foram cancelados 2.597 títulos e 241 suspensos...

A Justiça Eleitoral finalizou a consolidação do eleitorado apto a votar nas eleições deste ano. O município de Itaporanga, no Vale do Piancó, pertencente à 33ª Zona Eleitoral, terá 05 (cinco) locais de votação com 53 Seções Eleitorais. 
Ao todo são 16.714 eleitores aptos a votar em outubro próximo (ou novembro se houver adiamento de algumas semanas). Foram cancelados 2.597 títulos e 241 foram suspensos. 
O relatório faz parte de despacho da Juíza Eleitoral, Drª Francisca Brena Camelo Brito, publicado após consolidação e fechamento do cadastro de eleitores. O Cartório Eleitoral da 33ª Zona, tem como chefe Rafael Câmara de Souza.
Nas eleições de 2018, Itaporanga contou com um eleitoral de 16.386 eleitores, ou seja, houve um aumento de 328 eleitores para o pleito deste ano.

segunda-feira, 15 de junho de 2020

Farra com dinheiro do Covid: Jailson de Zeca denuncia possível vício em contrato de R$ 67 mil da prefeitura de Itaporanga para conserto de veículos, entre os quais uma ambulância abandonada do SAMU

O vereador Jailson de Zeca está denunciando possível vícios em um contrato com dispensa de licitação celebrado no início de maio passado pela prefeitura de Itaporanga, no Vale do Piancó, com uma loja de peças localizada na cidade de Campina Grande e que estaria eivado de fortes indícios de irregularidades. 
O Valor do contrato é de R$ 67.144,53 mil gasto com a manutenção de veículos da Secretaria da Saúde, supostamente no combate à pandemia do novo coronavírus.
Segundo o parlamentar-mirim, em contato com o blog, na tarde desta segunda-feira (15), parte desse dinheiro teriam sido usado no suposto conserto de uma ambulância do SAMU (fotos) que está abandonada há vários anos em um terreno particular, já virando sucata e com mato cobrindo. Denúncia que é gravíssima e precisa ser investiga com lupa pela Polícia Federal, Ministério Público Estadual (MPPB) e o Ministério Público Federal (MPF).
Jailson, inclusive, enviou umas imagens do veículo para mostrar o abandono da patrimônio público: "Essa ambulância encontra-se abandonada, jogada ao tempo, com o mato cobrindo, já virando sucata. É preciso uma fiscalização rigorosa nos gastos de recursos públicos com a desculpa de combate ao Covid. Muitos dos quais tem fortes indícios de irregularidades", afirmou o vereador. 

Xadrez de 2022: Eleição de Cícero em JP e Pedro em CG coloca Cássio ou Daniella na disputa pelo governo em 2022; Bruno aguarda vaga na câmara federal..

Prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD) encontrou o arrancho perfeito para equaliza o xadrez político em torno do nome do grupo à sua sucessão. Disputam a indicação o deputado Tovar (PSDB), o deputado Manoel Ludgério (PSD) e o ex-deputado Bruno Cunha Lima (PSD), este último pontuando bem em pesquisas.
Porém, a indicação deve recair sobre o nome do deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) que terá Lucas Ribeiro (PP), filho da senadora Daniella, como vice. A bola foi cantada pelo advogado Rui Galdino. Visa resolver a pendenga interna no grupo. E para dar certo ainda tem um fator externo, a disputa na cidade de Sousa com o nome de Leonardo Gadelha (PSC).
A eleição de Pedro será sem sobressaltos. A adversária Ana Cláudia (Pode), esposa do senador Veneziano (PSB), espera ter o deputado estadual Inácio Falcão (PC do B) na vaga de vice. 
Com Pedro eleito, Leonardo é beneficiado com a vaga de deputado federal por ser primeiro suplente. Mas, poderá nem assumir se vencer a parada lá em Sousa. Com isso, quem assume a vaga é Bruno Cunha Lima (segundo suplente). 
Situação equalizada em Campina, a cúpula do Progressista: o deputado Aguinaldo, sua irmã a senadora Daniella (mãe de Lucas) e o pai Enivaldo (atual vice-prefeito), tem como certa a reedição da aliança em João Pessoa com o nome de Cícero Lucena (PP), rifando assim a candidatura de Ruy Carneio (que não empolga). Mexida que não é difícil: Pedro é presidente estadual do PSDB e Lauremília (esposa de Cícero) é vice-presidente na Capital. 
Uma consequência com a eleição de Cícero Lucena (PP) em João Pessoa, o nome mais forte contra Ricardo Coutinho (PSB), e Pedro Cunha Lima (PSDB) em Campina Grande será a candidatura do ex-senador Cássio Cunha Lima ou da senadora Daniella ao governo em 2022. O xadrez é esse aí!

domingo, 14 de junho de 2020

PSC e PC do B definem aliança com chapa Etim/Júnior Brito e esquenta disputa pela sucessão municipal em Igaracy

Os partidos PSC e PCdoB deram um grande passo rumo a disputa pela Prefeitura de Igaracy, no Vale do Piancó. Foi definida, durante reunião realizada no último sábado (13), uma aliança entre as duas legendas com a formação da chapa Etim / Júnior Brito, respectivamente, pré-candidatos a Prefeito e Vice-Prefeito
Decisão festejada na cidade, logo que anunciada, eles estão prontos pra disputar a sucessão municipal com um forte apelo popular e discurso de renovação aliada a prestação de serviços. 
Ex-vereador por seis mandatos consecutivos, Francisco Erike, popularmente conhecido por Etim, tem um vasto leque de serviços prestados ao povo de Igaracy. Ao lado do jovem Júnior Brito, indicado como pré-candidato a vice-prefeito, combina força e garra da juventude numa potencial combinação que vai dar muita dor de cabeça aos demais grupos. 
A sucessão municipal em Igaracy começa a esquentar de vez!

Morre aos 74 anos o prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano...

Zenóbio Toscano passa por cirurgia após sofrer AVC isquêmico
Morreu neste domingo (14), o prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano (PSDB). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da sua filha, a deputada Camila Toscano (PSDB).
Zenóbio estava internado desde o dia 6 de junho e se recuperava bem do Covid-19, mas neste sábado (13) sofreu um novo Acidente Vascular Cerebral (AVC), desta vez hemorrágico, o que agravou o quadro de saúde o levando a morte. Ele foi internado às pressas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Unimed. A família não deu informações sobre o velório e enterro do prefeito. 
Natural de Ingá, na Paraíba, Zenóbio era formado em engenharia e casado com a ex-deputada estadual e ex-prefeita Léa Toscano com quem teve quatro filhos. 
Na política, Zenóbio começou a vida pública sendo prefeito da cidade de Guarabira. Em 15 de novembro de 1982 foi eleito com 50,44% dos votos válidos, na disputa ao lado de Jáder Pimentel - PDS (49,09%) e Ademir Leal - PT (0,47%). Em 1990 concorre pela primeira vez a deputado estadual na Paraíba pelo PMDB, conseguindo a expressiva votação de 14.936 votos, sendo o oitavo mais votado do pleito.
Em 03 de outubro de 1994 é eleito mais uma vez deputado estadual com a votação de 34.837 sendo o deputado mais votado do estado. Em 4 de outubro de 1998 Zenóbio conquista mais uma vez uma vaga na Assembléia Legislativa do Estado. Em 2001, deixa o PMDB e filia-se ao PSDB. Em outubro de 2002 é eleito para seu quarto mandato como deputado estadual na Paraíba. Em 2006 é novamente o mais votado do Estado, para deputado, com a votação de 38.265 votos. Foi a última vez que Zenóbio disputou o cargo de deputado estadual.
Em de outubro de 2012 foi eleito prefeito de Guarabira para o mandato de 2013 - 2016 eleito com 16 mil votos. Em 2016 foi reeleito prefeito de Guarabira para o mandato de 2017-2020 com 15.609 votos, tendo que se afastar das funções após sofrer um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI).