sábado, 22 de fevereiro de 2020

Arapuan FM renova equipe 'Paraíba Verdade' que estreia na quinta-feira com Bruno Pereira, Washington Luis e Henrique Lima.

A partir da próxima quinta-feira (27) o Sistema Arapuan de Comunicação tem um novo programa de rádio, dás 6h às 8h, Trata-se do “Paraíba Verdade”, que será comandado pelos jornalista Bruno Pereira, Washington Luis e Henrique Lima (O Ninja).
O programa vai trazer, logo cedo, informações sobre o dia a dia da Cidade, casos de polícia, política e reivindicações da população pessoense. “Sou apaixonado pelo rádio. A expectativa é muito boa com relação a esse novo projeto. Estou muito honrado e feliz em fazer parte dessa nova. O programa vai trazer muita informação, logo cedo. Quero agradecer, inicialmente, ao empresário João Gregório, proprietário do Sistema Arapuan de Comunicação, pela confiança”, disse Bruno.
Washington Luís destacou o alcance que os programas da Arapuan tem na Capital e no restante das cidades paraibanas. “Vou abraçar essa nova missão, com muita dedicação e trabalho. Vamos integrar um novo programa de rádio que, não tenho a menor dúvida, terá uma repercussão muito positiva pelo fato de o Sistema Arapuan ter um grande alcance no Estado”, ressaltou.
Henrique Lima também está muito motivado em participar desse novo projeto. “Para mim é uma honra e eu me sinto muito feliz. O Sistema Arapuan é um veículo de comunicação com muita credibilidade no Estado, então, vai ser muito bom trabalhar nesse novo projeto, prestando um bom serviço ao povo paraibano”, afirmou.

Festejando aniversário, Berguim é saudado por amigos e correligionários aos gritos de: "Berguim, Prefeito!", apontando que a sucessão tá a todo vapor em Itaporanga.

O período momesco já iniciou e será bem mais esquentado na seara política do que em anos anteriores, apesar das chuvas caídas de canto a canto em toda a Paraíba. Lá em Itaporanga, na região do Vale do Piancó, a sucessão municipal aponta um cenário que será bastante acirrado este ano. 
O líder e  ex-prefeito Audiberg Alves, por exemplo, recebeu em sua residência, na tarde deste sábado (22), amigos e correligionários que lá estiveram para lhe parabenizar pela passagem de seu aniversário. E como uma coisa não tinha como se dissociar da outra logo a festa se transformou em pontapé para a empreitada que se avizinha.
Ao lado dos filhos Gabriel e Isaac e da esposa e ex-primeira-dama Naura Ney, que até mês passado desenvolveu brilhante trabalho à frente da Assistência Social no município, ele apagou as velas e o pedido nem precisa adivinhar qual foi. Mas, nessa hora - do bolo e cantar os parabéns - o som mais ouvido do lado de fora foi: "Berguim, Prefeito! Berguim, Prefeito!"; "Parabéns prefeito, de volta pelo bem de Itaporanga"; "Berguim, prefeito de novo pela vontade do povo!"... Enfim, o negócio foi desse jeito. Teve mais, entretanto, ocorridos de bastidores. 
Vereador por cinco mandatos consecutivos, o Doutor Audiberg Alves foi prefeito de 2012 a 2016. Foi grande responsável pela eleição do prefeito Divaldo Dantas (DEM) com quem rompeu recentemente. Recém chegado à oposição, Berguim tem recebido apelos insistente do povo para entrar na parada e tem se concentrado e centrado forças nesse sentido.
Ele diz que está pronto e como líder inconteste no município será, sem dúvidas, um dos grandes baluartes do embate eleitoral vindouro. Abaixo, confira alguns flashes da comemoração:


“Trabalho por aplicativo não é um avanço, é retrocesso”, diz presidente do TRT-PB.

Em uma conversa sobre as três décadas e meia de existência do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (TRT-13ª Região), o presidente, o desembargador Wolney de Macedo Cordeiro, traçou um panorama sobre os avanços da Justiça Trabalhista e falou sobre os riscos que a atual tendência das ocupações por aplicativo trazem para o trabalhador. Confira:

Qual a avaliação destes 35 anos de atuação do TRT?

Foram muitas mudanças e desafios por que o tribunal passou. Na década de 1980, quando foi criado, a sua jurisdição englobava os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte; a partir de 1993, volta-se para a jurisdição exclusiva da Paraíba. Ao longo de todo este percurso, o TRT atravessou crises (sobretudo de cunho político-econômico) e soube se refazer. Hoje, sem falsa modéstia, se firma como um dos melhores tribunais do país em termos de eficiência, gestão e produtividade.

Quais são as maiores motivações das causas trabalhistas?

A principal demanda trabalhista, sem dúvida, são as verbas rescisórias, ou seja, aquelas devidas ao trabalhador recém-demitido (direitos como aviso prévio, férias proporcionais e FGTS). Em segundo lugar, vem a cobrança por horas extras não pagas e, por último, as questões indenizatórias (por dano moral ou material).

A maior parte dos dissídios é resolvida na fase de conciliação (local das varas do Trabalho, a 1ª instância, ou grau) ou segue para os tribunais (a 2ª instância, fase dos recursos)?

Em 2019, recebemos 25 mil processos trabalhistas no 1º grau e 9 mil no 2º. Ainda que seja um volume 30% menor do que o registrado nos últimos dois anos, é bastante expressivo e reflete a quantidade de conflitos trabalhistas existentes na nossa sociedade, especialmente na Paraíba. A Justiça do Trabalho tem uma tradição de conciliar os conflitos: entre 30% e 40% das causas são resolvidas já nas Varas do Trabalho. O processo que não é conciliado é julgado por um juiz de 1º grau (e tem uma média de tramitação de 60 dias) e, para os casos em que não se chega a um acordo, as partes recorrem ao tribunal (mais 60 dias até o julgamento, a depender da natureza da causa).

Sendo a Justiça do Trabalho tão célere, então, como explicar os precatórios?

O precatório é uma distorção do sistema constitucional e processual brasileiro. Antes de chegar a esta fase, uma ação passou pelas primeiras duas instâncias. Quando um juiz emana uma decisão de bloqueio ou de penhora de bens públicos para saldar uma dívida à parte credora (a conhecida fase de execução), e o devedor (no caso, o ente público) não os tem, esta ação pode se arrastar por anos a fio. Como, por regra geral, os bens dos municípios, estados e federação não podem ser penhorados, a saída é o poder público requisitar este valor, que será incluído no seu orçamento. Em suma, na minha opinião, o precatório é uma instituição que serve para tornar o ente público um grande inadimplente, na medida em que se escuda neste dispositivo para descumprir com as suas obrigações.

A aprovação da Reforma Trabalhista (2017), com a eliminação de direitos historicamente conquistados (como com a ampliação de oito para até 12 horas de jornada diária, a diminuição das folgas e do pagamento de horas extras, maior abertura para a terceirização e de contratos temporários, entre outros) pode acirrar os conflitos entre patrão e empregado?

Temos que analisar a questão com cautela porque as pessoas costumam se posicionar com muita passionalidade. Há setores da sociedade que enxergam na reforma a solução para os males do desemprego no Brasil e a pacificação das relações trabalhistas – o que é uma inverdade. Não há nenhuma prova de que a diminuição dos direitos resulte na geração de vagas: prova disso é que estamos vendo, nesses últimos dois anos, o boom da informalidade. Emprego resulta do crescimento econômico, e vimos passando por um momento de profunda recessão. De fato, a Justiça do Trabalho recebe um número menor de causas, o que até criaria uma falsa impressão de que os conflitos diminuíram – se você não atentasse que essa queda advém não só dos obstáculos trazidos pela própria reforma para o trabalhador, como do aprofundamento de demissões e do desemprego.

E quanto ao crescimento da ocupação por aplicativos?

Os serviços de entrega ou de motoristas por aplicativo são um tipo de emprego informal extremamente precarizado e sem nenhum tipo de garantia. Não se trata de empregados, aliás, e sim de trabalhadores. São pessoas que se submetem a jornadas extenuantes, mal pagas e de exploração. Estamos assistindo à formação de um contingente de trabalhadores sem qualquer proteção social, não só aqui, mas no mundo. Não vejo um avanço, e sim um retrocesso. E a maior distorção é tentarem enxergar nesta falta de opção uma vocação empreendedora. Não existe autonomia na medida em que ficar parado, nem que seja por algumas horas, implique perder dinheiro. Urge quebrar este raciocínio simplista e encararmos que só uma parcela de poucos que concentram a maior parte da renda vai se beneficiar com o fim do emprego.

A notícia foi publicada no Jornal A União e reproduzida pelo site institucional do TRT-PB.

Laurita Vaz concede habeas corpus ao ex-secretário Arthur Viana e à empresária Denise Pahim

Resultado de imagem para secretário arthur vianna
A ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), concedeu habeas corpus à empresária Denise Krummenauer Pahim e ao ex-secretário adjunto da educação, Arthur Viana, presos preventivamente na sétima fase da Operação Calvário, juízo final.
Além da empresária e do ex-secretário, já haviam recebido corpus o irmão de Ricardo Coutinho, Coriolano Coutinho; Bruno Miguel Teixeira de Avelar Pereira Caldas, Marcio Nogueira Vignoli e Hilário Ananias Queiroz Nogueira, apontados como integrantes do núcleo econômico que atuava no suposto esquema criminoso.
Com a decisão, eles devem aguardar em liberdade o processamento da ação penal, mas terão que obedecer medidas cautelares impostas pela Justiça. A decisão se deu nos mesmos termos do que foi concedido a Ricardo Coutinho pela sexta turma da Corte.
As medidas cautelares determinadas em substituição às prisões preventivas são as seguintes: comparecimento periódico em juízo; proibição de manter contato com os demais investigados, proibição de ausentar-se da comarca domiciliar sem autorização do juízo; e afastamento da atividade econômica que tenha relação com os fatos apurados.
Denise Pahim é cunhada da irmã do ex-governador, Raquel Vieira Coutinho. O marido de Sandra, Breno Dornelles Pahim, seria sócio oculto de outra empresa de Denise com Sandra, a RBD Comércio. Ela foi flagrada com mais de 10o mil em moedas estrangeiras, escondidos em uma mala de viagens e foi presa preventivamente durante a deflagração da sétima fase da operação Calvário, batizada de Juízo Final.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Palestrante da 22ª edição da Consciência Cristã, em Campina Grande, Dallangnol enfatiza papel cristão e combate à corrupção...

Palestrante da 22ª edição do Encontro para a Consciência Cristã em Campina Grande, evento que teve início na noite de ontem, quinta-feira (20), o coordenador da ‘Operação Lava Jato’ em Curitiba, Deltan Dallagnol, participou do evento na tarde desta sexta-feira (21). A palestra dele era uma das mais esperadas e começou por volta das 14h30.
Em sua fala, ele discutiu o papel do cristão e o combate à corrupção. Conhecido por ser um cristão ‘fervoroso’ e ter posições duras, em defesa do Cristianismo, o procurador ficou conhecido em todo o país devido aos desdobramentos da investigação que condenou o ex-presidente Lula e outras dezenas de políticos e empresários. Na palestra de hoje ele deverá defender um combate sistêmico contra a corrupção. O Consciência Cristã segue até o dia 25 de fevereiro.
Recentemente Dallagnol foi punido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) com uma pena de advertência, após criticar ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) pela retirada de trechos de depoimentos da Odebrecht do Paraná e envio à Justiça de Brasília.

Genival Matias e Tião Gomes selam a paz com João Azevêdo e o governo volta a ter certa normalidade a partir de agora

Depois de algumas cismas e curto-circuitos nos últimos meses os ânimos parece ter se arrefecido entre os deputados estaduais que compõe o chamado G11, grupo paragovernista na Assembleia Legislativa, e o governo estadual. 
Na noite desta quinta-feira (20), os deputados Genival Matias e Tião Gomes, ambos do Avante, "fumaram" o cachimbo da paz com o governador João Azevedo (Cidadania). Informa Dércio Alcântara. 
Mas, o primeiro sinal de que esse caminho estava sendo traçado ficou evidenciado quando o líder do grupo, Felipe Leitão (DEM), em comum acordo com seus pares, emitiu nota solicitando ao presidente da ALPB, Adriano Galdino (PSB), o arquivamento relativo ao pedido de impeachment em desfavor de João e sua vice, Lígia Feliciano (PDT).
A partir de agora as matérias do governo devem tramitar de forma mais célere, dando estabilidade política ao governo. Com ampla maioria na Casa, o governador mostra certa desenvoltura na seara política. 

Adelton Alves chora e anuncia que ele e Edmilson Pereira deixam a Arapuan FM

O apresentador Adelton Alves se emocionou hoje de manhã ao anunciar que ele e seu companheiro do Paraíba Verdade, Edmilson Pereira, fazem nesta sexta-feira, 21, a última edição do programa. Com voz embargada, Adelton leu um texto longo sobre a necessidade de mudanças e informou que ele e Edmilson estão deixando a emissora.
Adelton agradeceu à confiança do empresário João Gregório, diretor-presidente do Sistema Arapuan e aos ouvintes que prestigiaram a dupla nestes sete anos de apresentação do radiofônico. O novo destino de Adelton Alves e Edmilson Pereira será anunciado às 9 horas, mas especula-se que será a Rádio Pop FM.

Dívida dos clubes com a União chega a R$ 5,309 milhões sendo o Corinthians maior débito com R$ 737,7 milhões...

O Jornal Valor Econômico noticiou que  dívida de clubes esportivos para com o governo federal chega a R$ 5.309 bilhões, sendo que 49% desses débitos estão concentrados em 10 clubes de futebol. A informação é da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) enviada ao Valor via Lei de Acesso à Informação (LAI).
Somente o Corinthians tem um débito de R$ 737,7 milhões - valor que não considera o financiamento para construção de seu estádio na zona leste de São Paulo. Na sequência, vêm Atlético Mineiro (R$ 356,5 milhões), Vasco da Gama (R$ 256,5 milhões), Botafogo (R$ 251,6 milhões) e Flamengo (R$ 224,2 milhões). A sexta posição fica com a Confederação Brasileira de Vela e Motor, com R$ 219,8 milhões. Depois aparecem o Fluminense (R$ 173,8 milhões), Guarani (R$ 141,5 milhões), Internacional (R$ 130,1 milhões) e Palmeira (R$ 88,3 milhões).
Mais de 3,5 mil clubes esportivos e sociais tem dívidas relativas ao não pagamento de impostos, contribuição previdenciária e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), segundo o levantamento referente a novembro. Mas, os valores devidos são discrepantes: os dez primeiros colocados no ranking concentram, juntos, quase metade do total da dívida (49%). Na outra ponta, 40 clubes poderiam quitar o que devem com menos de R$ 500. 

 Resultado de imagem para dívida de R$ 5 bilhões dos clubes

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Tovar inicia ciclo de debates para discutir propostas para Campina Grande

O pré-candidato a prefeito de Campina Grande, o deputado estadual licenciado Tovar Correia Lima (PSDB), deu início a uma série de diálogos com os mais diversos segmentos para pensar e debater a Rainha da Borborema. A primeira atividade do ‘Ouvindo Campina’ foi com 25 jovens de vários bairros da cidade e ocorreu na noite de ontem (19).
Em um circulo, Tovar conversou com os jovens, que falaram sobre problemas vivenciados e apresentaram sugestões para melhorias de Campina Grande. Um dos principais temas tratados foi a questão da mobilidade urbana, onde falaram do que poderia ser feito para facilitar o deslocamento. Educação foi outro ponto de pauta, assim como acesso ao mercado de trabalho.
Uma das sugestões apresentadas pelos jovens foi a realização de seleção pública para vagas de estágio, além de convênio para assegurar o primeiro emprego. As sugestões apresentadas nesses ciclos de debates serão catalogadas e deverão integrar o plano do pré-candidato para Campina Grande.
O próximo debate será realizado no dia 28 de fevereiro e terá como tema Doenças Raras. A ideia será reunir portadores e seus responsáveis para falar sobre problemas enfrentados e debater soluções. Tovar é defensor da implantação de um Centro Especializado no Tratamento de Doenças Raras no Estado.

Filha de Durval Ferreira assume direção municipal do PL de João Pessoa

O diretório do Partido Liberal de João Pessoa passou a ser comandado por Rebecka Ferreira, filha do vereador licenciado e secretário de Ciência e Tecnologia do Município, Durval Ferreira.
Respaldada pelo dirigente das instâncias superiores, Rebecka afirmou que o PL tem legitimidade e credibilidade para participar ativamente do processo eleitoral da capital tanto numa chapa majoritária como na formação de uma chapa competitiva de vereadores e vereadoras para a Câmara de João Pessoa.
A nova dirigente do PL acrescentou que o grupo tem experiência nesse tipo de articulação e que nos próximos dias os diretorianos se reunirão para votar uma resolução interna cuja pauta principal é a eleição de 2020 e a política de alianças a ser firmada pela legenda para o pleito deste ano.  Ela também prevê para breve a filiação de 400 novos integrantes do partido na capital.
Recentemente, o deputado federal Wellington Roberto, presidente estadual da legenda, se reuniu com Durval Ferreira e convidou-o para ingressar no partido para disputar a prefeitura de João Pessoa pela legenda.

Ex-prefeito de Santana dos Garrotes, Dr. Willame Teotônio se filia ao Democratas

O DEM vai ganhando terreno no Vale do Piancó com vistas às eleições municipais deste ano com a filiação do médico Dr. Willame Teotônio, ex-prefeito de Santana dos Garrotes. A articulação foi do deputado estadual Taciano (Avante) e acatada pelo secretário estadual Efraim Morais, presidente estadual do Democratas. 
Pré-candidato a prefeito do município, Dr. Willame disse que aceitou com "muita alegria o convite" a fim de construir um projeto viável para Santana. Ele afirmou que foi decisivo para a sua filiação ao DEM, o trabalho que vem sendo realizado pelo deputado federal Efraim Filho em prol do município com a conclusão da tão sonhada estrada que liga o município a Nova Olinda, bem como, o compromisso junto ao Governo do Estado do início da construção da estrada que liga ao Distrito de Pitombeira.

Ex-prefeito de Catingueira condenado a mais de 40 anos de prisão é denunciado novamente pelo MPF

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou, no âmbito da Operação Recidiva, o ex-prefeito de Catingueira (PB), José Edivan Félix, pelo crime de lavagem de dinheiro, envolvendo inclusive criptomoedas, especificamente as moedas virtuais bitcoin e megacoin. Segundo a denúncia apresentada em Patos (PB), Edvan ocultou a propriedade de diversos bens utilizando “laranjas”.
De acordo com a ação penal (nº 0800197-65.2020.4.05.8205), o acervo patrimonial de José Edivan Félix é bem maior do que o declarado por ele e encontra-se ocultado em nome de terceiros, por serem produtos e proveitos dos crimes de desvio de recursos públicos cometidos quando esteve à frente da Prefeitura Municipal de Catingueira, no Sertão paraibano, de 2005 a 2012. Segundo o MPF, a atividade de lavagem de capitais perdura até os dias atuais, dada a natureza permanente do crime.
A lavagem de dinheiro cometida por Edivan se deu através de criptomoedas, lavagem via consórcios e aquisição de veículos. Segundo as investigações, Edivan Félix possuía um carro de origem desconhecida, que nunca esteve no seu nome e entregou o veículo para uma empresa, a fim de que esta, por sua vez, vendesse o carro e investisse R$ 10 mil em criptomoedas em nome de Marcelo Henrique Lacerda Félix, filho de Edivan.
Em outra transação narrada na denúncia, José Edivan Félix entregou um veículo no valor de R$ 19 mil, sendo que parte desse valor deveria ser investida em criptomoedas e o restante devolvido ao denunciado. Segundo o MPF, não foi possível sequer determinar qual a origem desse veículo em pagamento ao investimento. 
O modelo de negócio consistia, em síntese, em pagamentos feitos por participantes, que além de comprarem cota inicial ainda pagavam mensalidade e faziam saques de dividendos em criptomoedas.

Pena – Para o MPF, Edivan Félix praticou por nove vezes o crime de lavagem de dinheiro, fato típico previsto no artigo 1º, caput, da Lei n. 9.613/98, ao ocultar, na forma de bens titularizados pelos “laranjas”, a propriedade de bens e direitos provenientes de infração penal. A pena prevista é de três a dez anos de prisão, mais pagamento de multa, para cada um dos crimes.

Condenações e desvios – Em dezenas de ações judicais no âmbito da Operações Dublê, o ex-prefeito já foi condenado a mais de 40 anos de prisão, pela prática dos crimes de organização criminosa, fraude licitatória e desvios de recursos públicos. 
De acordo com o Ministério Público Federal, os valores desviados do erário por José Edivan e seus comparsas, nos processos em que é investigado e/ou condenado apenas na 14ª Vara Federal da Paraíba, somam mais de R$ 7,7 milhões. José Edivan Félix está preso no presídio regional de Patos (PB).

Providências administrativas disciplinares – O MPF encaminhará documentação para o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Rio Grande do Norte, órgão em que Edivan é servidor público, para que medidas administrativas e disciplinares também sejam tomadas.

Ministra do STJ concede habeas corpus e manda soltar Coriolano Coutinho

A ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu habeas corpus a Coriolano Coutinho, irmão do ex-governador Ricardo Coutinho, na tarde desta quinta-feira (20). A decisão foi publicada no sistema do STJ. Com a decisão de Laurita Vaz, Coriolano deverá ser solto em breve. Ele estava detido na Penitenciária de Segurança Média Hitler Cantalice, localizada em Mangabeira, João Pessoa, desde a sua prisão.
Coriolano Coutinho foi preso no dia 17 de dezembro durante a deflagração da Sétima Fase da Operação Calvário, batizada como Juízo Final. Na quarta-feira (18) ele passou por audiência de custódia e sua prisão foi mantida. Logo após, sua defesa deu entrada em um pedido de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ), recebendo a negativa da ministra Laurita Vaz no dia 19 de dezembro.
Na última terça-feira (18) a Sexta Turma do STJ decidiu negar um recurso contra o pedido de habeas corpus concedido ao ex-governador Ricardo Coutinho. Os ministros decidiram manter Ricardo Coutinho em liberdade e impor medidas cautelares ao ex-governador.
Na oportunidade, por maioria de quatro votos a um, os ministros concluíram que o decreto de prisão, do final do ano passado, não demonstra, de maneira categórica, de que forma Coutinho, atualmente, agiria no esquema criminoso, tendo em vista que não exerce mais o cargo público de governador do estado da Paraíba. Sendo assim, ele poderá aguardar o processo em liberdade.
Depois que Ricardo Coutinho foi mantido em liberdade, outros investigados na Operação Calvário, incluindo Coriolano Coutinho, pediram que a decisão relativa ao habeas corpus do ex-governador fosse estendida a eles, garantindo liberdade a todos.
Também na tarde desta quinta-feira (20) a ministra Laurita Vaz concedeu habeas corpus a Bruno Miguel Teixeira de Avelar Pereira Caldas, investigado por suspeita de intermediar pagamentos de propinas.

Desfaçatez vergonhosa: No início das aulas em Itaporanga crianças ficam ao relento sem transporte escolar - situação que perdurou em anos anteriores - e pais exigem posição mais firme da Câmara e do MP contra a gestão municipal

Após passar o ano inteiro de 2019 com ônibus da rede escolar, que faz o transporte de alunos da zona rural, constantemente quebrados a gestão municipal de Itaporanga, no Vale do Piancó, inicia o ano letivo da maneira mais vergonhosa possível. Impondo mais uma vez o desalento humano ás crianças que ficaram na beira da estrada sem direito ao transporte escolar - garantido por lei cujo recursos chegam aos cofres do município periodicamente sem falha.
Isso em se tratando de transporte escolar, porque material escolar e fardamento até o ano passado os alunos da rede municipal só receberam no segundo semestre (mês de setembro). Dá pra acreditar? Pelo visto, o poder de fiscalização da câmara não foi suficiente para atenuar essa situação vexatória. 
O fato dessa semana aconteceu com alunos dos sítios: Catolé, Cachoeira e Capim Grosso, que imaginavam ter sido resolvido essa problemática que perdurou por todo o ano passado. De acordo com os relatos que chegaram ao blog, nesta quinta-feira (20), os pais foram informados que os ônibus ainda estão em manutenção e isso na semana em que se inicia as aulas. Algo grotesco. Ou seja, passou o período inteiro das férias sem consertá-los. 
Indignados, os pais de alunos cobram posição firme da Câmara Municipal e do Ministério Público contra essa desfaçatez com os direitos humanos, o estatuto da criança, com os recursos públicos. É aviltante que isso continue acontecendo sem nenhum tipo de punição dos órgãos competentes. Não é tolerável que essas crianças sejam prejudicadas constantemente sem que nada seja feito. 
Quando isso acontece uma vez, duas, três....mas, nessa constante é intolerável. A gestão municipal nesse quesito é falha, é irresponsável, com a sociedade, com os pais de famílias e, principalmente, com essas crianças, por não cumprir com seu dever. Tempo teve de sobra pra isso. E o que todos se perguntam é que veículos tem passado por manutenção e conserto para atestar os gastos que são efetuados no setor?
Enfim, o pesadelo de 2019 e dos anos anteriores para os alunos da zona rural parece que vai perdurar insistente nesse ano de 2020. Essa gestão não pode querer camuflar essa omissão. É preciso ser mais responsável com o dinheiro público e, principalmente, com os pais e as crianças da zona rural que já vivem um cotidiano tão sofrível.

Leia também: 




REDE lança Processo Seletivo para escolha de pré-candidato à Prefeitura da Capital

A Executiva Estadual da REDE Sustentabilidade lança nesta quarta-feira (19), a campanha “Procura-se prefeito(a) para João Pessoa”, com abertura de um processo seletivo inédito na Capital, para escolha do melhor pré-candidato(a) às eleições municipais majoritárias em 2020.
O objetivo da REDE é oferecer oportunidade para que qualquer cidadão, adequando-se a critérios estabelecidos, possa candidatar-se a prefeito(a) de João Pessoa. “Uma ação inédita, que amplia o poder de escolha da população, uma vez que a definição de pré-candidatos acontece sempre por deliberações internas dos partidos”, confirmou Gerson Vasconcelos, Porta-Voz da REDE na Paraíba.
Segundo o deputado estadual Chió (foto), que participou da elaboração do processo seletivo junto a Executiva Estadual, a seleção ocorrerá em três etapas, com total transparência em cada uma delas.
“A REDE convoca a população e a imprensa para acompanhar todo o processo de escolha. Teremos muitas ações de rua, explicando a população como funciona o processo seletivo e a importância da participação cidadã. João Pessoa está procurando o seu prefeito(a) e a REDE, junto com a população, irá encontrar por meio de um processo seletivo sério”, completou Chió, que atualmente é o único deputado estadual da REDE, no Nordeste.

Governo convoca candidatos de concurso da Fundac para exame psicotécnico

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, em publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta quinta-feira (20), divulgou uma lista com os nomes dos candidatos convocados para realização de teste psicotécnico do concurso público para agente socioeducativo da Fundação da Criança e do Adolescente Alice Almeida (Funcac). Clique aqui e confira a lista com todos os nomes na íntegra (página 24).
De acordo com a publicação, o teste é de caráter eliminatório e acontecerá no dia 8 de março. Durante a realização do exame, o candidato deverá apresentar documento oficial, original, de identidade, caneta esferográfica azul ou preta e 2 (dois) lápis pretos. Essa é a penúltima fase eliminatória do concurso, restando apenas a fase do curso de formação profissional.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Desembargador decreta ilegalidade de paralisações de policiais e estipula multa de R$ 500 mil por dia para cada entidade em caso de descumprimento

O desembargador Leandro dos Santos, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), declarou ilegal o movimento paredista articulado por movimentos ligados à segurança pública. Ele acatou uma ação do Governo do Estado e, em caráter liminar, decretou a ilegalidade da mobilização, entendendo que a causa era de natureza urgente. 
"Declaro ILEGAL qualquer movimento de caráter paredista que envolvam as forças policiais do Estado da Paraíba, sejam paralisações ou deflagrações de greve", analisou. O desembargador ainda estipulou uma multa de R$ 500 mil por dia em caso de descumprimento para cada entidade. Além disso, também há uma multa pessoal, diária, no valor de R$ 300 mil para os membros da diretoria de cada entidade.
Foi marcada, de forma excepcional, uma audiência de conciliação para o próximo dia 26 de fevereiro, às 9h, na sede do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba. Em sua decisão, o magistrado afirma que "causa espécie, não só a mim, mas a toda sociedade, que apenas no limiar de um período carnavalesco venham as categorias anunciar um movimento grevista, quando se diz que o ato omissivo do Executivo, frente às reivindicações dos policiais, remonta há algum tempo".

Polícias Civil, Militar e Bombeiros deflagram paralisação durante 12h na Paraíba; As delegacias serão fechadas

Resultado de imagem para policia militar greve paraíba
As Polícias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros deflagraram uma paralisação nesta quarta-feira (19), na Paraíba. A paralisação acontece para a realização de uma Assembleia Geral Unificada com o objetivo de discutir um maior percentual de reajuste salarial. 
Com a paralisação, as polícias decidiram fechar as delegacias a partir das 12h. As atividades dos servidores da segurança serão suspensas pelo período de 12 horas e serão mantidos apenas os atendimentos de urgência. Os policiais civis alertam que os registros sejam feitos na Central de Flagrantes a partir das 12h. 
Segundo uma nota, divulgada nessa terça-feira (18), o Fórum dos Servidores das Entidades das Polícias Civil, Militar e Bombeiros, informou que há 10 meses tenta dialogar com o Governo e que o governador pediu que o prazo para emitir resposta à proposta das entidades fosse prorrogado para o próximo dia 21, descumprindo acordo que previa uma resposta para esta terça (18). Já os policiais militares foram orientados a sair do plantão extra e manter a operação padrão.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Arlngton Queiroz diz que trabalha firme na disputa por um mandato de vereador e vai ajudar na eleição de boa bancada pelo GI, grupo que articula uma chapa forte na majoritária...

Arlington (de camisa branca) em conversa com o jornalista Ricardo Pereira e
o suplente de deputado Ivo Filho numa restaurante na Orla do Bessa, em JP.
O empresário e construtor Arlington Queiroz afirmou que esse ano vai centrar forças na disputa por um mandato de vereador em Itaporanga. Ele foi candidato à vice-prefeito pelas oposições na eleição de 2016 e deu bastante substância eleitoral a chapa de então. No pleito deste ano, Arlington, contando com o apoio do irmão ex-vereador Zé Queiroz, vai em busca de retomar a cadeira que por cinco mandatos consecutivos foi representado por sua família.
Integrante do GI (Grupo Independente), coordenado pelo jornalista Ricardo Pereira, Arlington pontua que sua postulação se guiará pela defesa da melhoria na qualidade de vida do povo com a luta por pautas, projetos e ações, que visem essa garantia. "Minha família, amigos e correligionários têm me ajudado bastante para essa nova empreitada que é disputar um mandato de vereador. Meu irmão Zé Queiroz fez muito por nossa terra e, agora, chegou a minha vez de dar essa contribuição", disse.
Arlington comenta que fará de tudo para ajudar o GI a conquistar uma boa bancada de vereadores nas eleições deste ano para que possa fazer uma representação condizente com a perspectiva do povo. "Temos que lutar pelo engrandecimento de nossa terra e isso passa necessariamente por uma firme e forte representação no parlamento-mirim de nosso município. Nosso grupo vai fazer esse trabalho com decência e dignidade, para isso, vamos apresentar chapas fortes de novos e bons nomes com esse objetivo", enumera.
O GI vai apresentar duas chapas fortes de novos e bons nomes que vise aumentar a atual bancada para ao menos cinco vereadores. A perspectiva é que a mudança seja em torno de 7 vagas na futura legislatura da Câmara Municipal de Itaporanga. Arlington pontua que o grupo articular e apresentar, ainda, uma chapa forte para a disputa majoritária porque o município necessita dessa mudança: "Teremos uma chapa bastante forte para a disputa majoritária que seja aprovada pela população no sentido de continuar a luta em defesa de nossa terra e de nossa gente", concluiu.

Por 4 x 1: STJ decide manter Ricardo Coutinho em liberdade...

Por 4 x 1, o Superior Tribunal de Justiça, em julgamento na tarde desta terça-feira (18), decidiu manter o ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB) em liberdade, mas impôs algumas medidas cautelares. 
Votaram favoráveis à manutenção da liberdade o ministro Sebastião Reis, que acompanhou Laurita Vaz no STJ para negar o pedido da PGR de decretar nova prisão de Ricardo Coutinho. Ele argumentou que, como denúncia contra o ex-governador já foi apresentada, encerrou-se a fase das investigações.
De acordo com o ministro,  como Ricardo já deixou o governo,  não teria capacidade de influenciar os atuais contratos de saúde e educação, focos dos desvios apurados na Operação Calvário. Os ministros Antônio Saldanha e Nefi Cordeiro também votaram com a relatora.
“A ministra relatora afirmou não há elementos concretos que apontem continuidade de atividade criminosa. Não vejo riscos justificáveis para a prisão cautelar. Já tivemos buscas e apreensões e não há qualquer tentativa de atrapalhar colheita de provas e fuga”, afirmou Nefi.
O ministro Rogério Shcietti foi o único que votou pela negativa do Habeas Corpus. As medidas cautelares que Ricardo terá que cumprir são:
– Comparecimento Periódico em Juízo
– Proibição de manter contato com os demais réus, exceto seu irmão.
– Proibição de sair da Comarca
– Afastamento de atividade econômica/financeira no Estado da Paraíba (esse mais aplicado aos empresários).

Zé Armando também repudia versão fantasiosa de união entre oposição e situação em Itaporanga: "Mentira grotesca querer fazer o povo de idiota. A oposição virá com uma chapa fortíssima, aguardem!", disparou.

Herdeiro político do Clã Rodrigues, capitaneado pelo ex-prefeito Will (por dois mandatos) e que teve ainda uma neta (Taís) e uma filha (Wilza) como vice-prefeitas nas penúltima (2012) e ante-penúltima  (2008) gestões, seu neto o jovem Zé Armando, em contato com o blog, corrobora com as declarações das demais lideranças das oposições em Itaporanga repudiando versão fantasiosa criada pelo marketing do candidato Júnior Carnaúba, de que a oposição estaria unida à situação.
Zé Armando, que disputará mandato de vereador este ano pelo GI (Grupo Independente), coordenado pelo jornalista Ricardo Pereira, afirma que mentira tem perna curta porque jamais prospera e que isso não passa de um jogo desesperado de tentar impor um projeto que o povo não quer. "Já vi que estão seguindo por um caminho totalmente desfocado da realidade. Achar que nós da oposição estamos unidos aos da situação é querer chamar o povo de burro, de idiota. O povo não pode continuar sendo enganado. A oposição terá candidato forte e vamos vencer as eleições pelo bem do povo de Itaporanga", pontua.
Zé Armando concluiu dizendo que a única união em prol do povo de Itaporanga é a união de seus filhos em defensa de sua terra e de sua gente: "Vamos defender nossa terra, nossa gente. Itaporanga tem de voltar a ser importante, ter valor, a ser uma verdadeira Rainha do Vale. E isso quem vai devolver à ela é seus filhos, que não aceita um projeto de ambição pelo poder como estão querendo impor ao povo. Repito, a oposição vai lutar contra isso junto as famílias de bem em defesa dos itaporanguenses!".
Disse o herdeiro do Clã Rodrigues festejado pelo legado do ex-prefeito Will que foi gestor honrado, respeitado e, ainda, muito querido pelo povo itaporanguense.

Leia também: Eleições 2020: Em Itaporanga, a oposição rechaça de forma veemente versão fantasiosa de que estaria unida com a situação....

Delação premiada: Waldson Souza estará em liberdade nos próximos dias...

O ex-secretário de Planejamento do Governo da Paraíba, Waldson Dias de Souza, estará sendo posto em liberdade nos próximos dias devido a conclusão de seus depoimentos e apresentação de provas documentais em acordo de colaboração premiada com a Justiça, faltando apenas detalhes processuais para ser solto. Informa o jornalista Janildo Silva. 
Waldson foi preso há 63 dias na 7ª Fase da Operação Calvário (Juízo Final). Junto com ele foram cumpridos mandados de prisão contra o ex-governador, Ricardo Vieira Coutinho (já em liberdade devido a HC concedido pelo STJ), a deputada Estelizabel Bezerra de Souza (em liberdade após ALPB revogar sua prisão), a prefeita do Conde/PB, Márcia de Figueiredo Lucena Lira (beneficiada por HC concedido pelo STJ), o advogado Francisco das Chagas Ferreira (beneficiado por HC concedido pelo STJ) e a ex-secretária de Saúde, Cláudia Veras (beneficiada por HC concedido pelo STJ).  Os demais investigados como: o ex-procurador Geral do Estado, Gilberto Carneiro da Gama, o irmão do ex-governador, Coriolano Coutinho e o empresário, Vladimir dos Santos Neiva, continuam presos.
Waldson foi coordenador de campanha do atual governador da Paraíba, João Azevedo.

Galdino promulga lei que libera venda de bebidas nos estádios

O presidente Adriano Galdino promulga, nesta terça-feira (18), a lei de autoria do deputado Edmilson Soares que libera o consumo e o comércio de bebidas alcoólicas dentro dos estádios e arenas do Estado. O projeto de Lei 583/2019, foi aprovado no último dia 12 de dezembro e autoriza a comercialização de bebidas alcoólicas em copos de plástico descartáveis. “Fica autorizado o comércio e o consumo de bebidas, cujo o teor alcoólico não seja superior a 15%, por meio de fornecedores devidamente cadastrados e autorizados junto a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel-PB) do governo estadual”.
Ainda segundo o projeto, além de cadastrar e atualizar os fornecedores, a Sejel-PB terá que definir previamente os locais para a comercialização e consumo das bebidas. Cada consumidor poderá comprar até duas unidades de bebida alcoólica por vez, devendo, no ato, apresentar, sem exceções, documento de identidade com foto comprovando ser maior de 18 anos.
A propositura prevê “que o período para a comercialização das bebidas é duas horas antes de começar a partida até 15 minutos depois da finalização do jogo. O consumidor só terá direito, por lei, de consumir apenas em copos de plástico de, no máximo, 500ml, bem como só será permitido também a venda de duas unidades de bebidas alcoólicas, por vez.
Em eventos realizados sob a responsabilidade dos clubes, estes deverão investir, anualmente, 0,5% (zero vírgula cinco por cento) do faturamento total da comercialização de bebidas alcoólicas nos estádios daquele ano em campanhas educativas pelo uso moderado, a embriaguez ao volante e contra a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.

Com informações da Assembleia Legislativa

Diário Oficial publica lei que disciplina funcionamento da PB Saúde

A edição desta terça-feira (16) do Diário Oficial do Estado trouxe a lei aprovada na Assembleia Legislativa que disciplina o funcionamento da Fundação PB Saúde. A instituição fará a gestão de todas as unidades hospitalares da Paraíba e foi aprovada na semana passada após uma queda de braço entre governo e oposição na Assembleia Legislativa. A disputa mostrou que a base aliada do governador João Azevêdo (Cidadania) é bem menor que ele imaginava. Houve apenas um voto de vantagem.
A transição para o funcionamento da PB Saúde será feita progressivamente, seguindo um cronograma. O primeiro hospital incorporado à instituição será o Geral de Mamanguape, seguido das unidades que estão sob a gestão de Organizações Sociais como o Metropolitano, o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, o Hospital Janduhy Carneiro e a Maternidade Peregrino Filho de Patos.
Primeiramente, para o seu funcionamento, a Fundação terá um aporte de R$ 20 milhões com a incorporação do Hospital Geral de Mamanguape, juntamente com todo o seu acervo de equipamentos, ao seu patrimônio. Essa incorporação trará um contexto à instituição que permitirá conseguir um certificado de filantropia, a Certificação de Entidade Beneficente da Assistência Social na Área de Saúde (CEBAS).
A Fundação PB Saúde se tornou uma opção para o governo depois das revelações de que organizações sociais estariam pagando propina a autoridades no Estado. Juntando com desvios de recursos em contratos na área de educação, os desvios chegariam a R$ 134,2 milhões, de acordo com dados do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco).

PSD anuncia Marmuthe como novo presidente da legenda em João Pessoa

Resultado de imagem para marmuthe e romero rodrigues
O Partido Social Democrático na Paraíba (PSD-PB), anunciou nesta segunda-feira (17), através do seu presidente estadual e prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, a indicação de Marmuthe Cavalcanti como novo presidente da legenda em João Pessoa. Ele será responsável por conduzir e preparar o Partido para as eleições deste ano. O anúncio foi realizado após uma reunião entre os dois líderes, em Campina Grande.
“A gente precisa reconstruir o PSD em João Pessoa, montar uma nova diretoria e filiar pré-candidatos para concorrer às eleições deste ano. Inclusive, já existem inúmeras pessoas entrando em contato e querendo fazer parte dos quadros do Partido”, disse Marmuthe.
O novo presidente do PSD em João Pessoa já tem experiência no comando de direção partidária, pois exerceu a mesma função no PT do B (hoje Avante), em 2012. Na ocasião, mostrou muita habilidade na articulação política, organizou a legenda e fez do partido uma das maiores e mais competitivas agremiações para as eleições daquele ano.
“Fizemos um grande trabalho em 2012, que virou referência até os dias atuais. Preparamos o partido de forma estratégica para enfrentar a disputa eleitoral. É tanto que elegemos dois vereadores e mais um pelo partido coligado, somando um total de 32 mil votos para o PT do B, partido que nunca havia elegido um vereador na nossa cidade”, lembrou Marmuthe.
Filiado ao PSD desde 2015, o político pretende repetir a experiência exitosa de 2012, e trabalhar intensamente para o PSD eleger, este ano, de três a quatro vereadores aqui na Capital. Após ter o nome confirmado como presidente do PSD na Capital, ele agradeceu ao presidente estadual da legenda, Romero Rodrigues, e reafirmou o compromisso com os objetivos do partido e os interesses do povo pessoense.

Eleições 2020: Em Itaporanga, a oposição rechaça de forma veemente versão fantasiosa de que estaria unida com a situação....

Resultado de imagem para xeque-mate
Líderes das oposições em Itaporanga rechaçam de forma veemente a 'fantasiosa' versão (criada pelo marketing do candidato situacionista) de que oposição e situação estariam unidos no bojo da chapa encabeçada por Júnior Carnaúba, filho do ex-prefeito Luis Carnaúba (Curral Velho) e irmão do deputado Taciano, aliança - em que o ex-prefeito Djaci (Itaporanga) indica o filho Djaci Júnior como vice - apoiada pelo atual prefeito Divaldo.
Essa versão 'tupiniquim' e 'ilusionista', diz a oposição, não passa de bravata. Ela foi produzida em um release (Veja Aqui) distribuído com a imprensa ontem (17), tonificada à noite pelo comunicador Heron Cid em seu radiofônico a partir da capital (através da Rede Mais), para dar corpo a publicidade da filiação de Júnior Carnaúba, no domingo (16), ao DEM. Ele deixou o Avante, aonde se filiara em agosto do ano passado também num evento idêntico.
O que existe de verdade nisso tudo é que o ex-prefeito tucano, que liderava a oposição até às eleições de 2016, se aliou à situação. O ex-prefeito foi, mas não a oposição. Uma coisa é bem distinta da outra. E como não há espaço vazio, principalmente, em política de lá pra cá a coisa se inverteu e a oposição se fortaleceu. A base da oposição de 2016 mantém-se firme vide aí o construtor Arlington Queiroz (que foi candidato a vice), o ex-vereador Ricardo Pinto, alguns exemplos autênticos.
Some aí a chegada pra reforçar a oposição de hoje: o atual vice-prefeito Herculano, o ex-prefeito e líder Audiberg Alves, o presidente da câmara Neném de Adailton, o ex-presidente da câmara Lula da Farmácia, o suplente de deputado estadual (segundo mais votado no município em 2018) Ivo Filho, dentre outras lideranças. Então, como podemos ver a oposição tem força suficiente pra construir uma chapa forte e esta será surpreendente e terá a aprovação popular.

Quanto a versão 'fantasiosa' criada pelo marketing do candidato situacionista fica alguns recados dos líderes oposicionistas, à exemplo do:

"É uma versão mentirosa achar que oposição e situação estão juntos. Eles (situação) podem mudar de ideia se pensavam que a eleição seria um baile, pois não será. A oposição terá uma chapa forte e pra vencer as eleições. A única união verdadeira e em prol do povo é a união dos filhos de Itaporanga em defesa de sua terra e sua gente. Isso sim, pode ter certeza, vamos defender nossa terra", comentou o ex-prefeito e líder Audiberg Alves (grande responsável pela eleição do atual prefeito).

"Mentira deslavada. Não se pode querer impor à população algo de goela à baixo, na marra, na força. O povo não aceita isso. A oposição vai ter uma chapa forte e não abriremos mão de devolver à Itaporanga o valor que ela tem", pontuou o ex-vereador Ricardo Pinto.

"Fui candidato à vice-prefeito pela oposição em 2016 e continuo como estou desde então. Não podem colocar-me num arranjo como esse porque não condiz com a verdade. A chapa da oposição em 2016 não foi apenas o ex-prefeito, à quem respeito, mas teve outros guerreiros como eu lutando por amor à Itaporanga e vamos continuar defender nossa terra e nossa gente", disse o construtor Arlington Queiroz, que vai disputar esse ano uma vaga na câmara municipal.

"O povo de Itaporanga não vai cair em versões errôneas criadas para confundir o eleitor. A oposição terá uma chapa forte e pronta para defender o povo itaporanguense. Isso que soltaram não passa de fantasia", frisou o suplente deputado estadual Ivo Filho (segundo mais bem votado no município em 2018.

"Essa versão foi criada em laboratório de marketing pra tentar alavancar uma chapa oligarca que não tem apelo popular. O povo de Itaporanga vai dar uma resposta à altura com a união de seus filhos em defesa de sua terra e sua gente, que é representada por uma oposição forte como é a de hoje", crivou o vice-prefeito Herculano, avalista da eleição do prefeito Divaldo junto ao empresariado local.

"Não existe isso de oposição e situação unidas, quem passou essa besteira adiante não conhece Itaporanga. A oposição terá sim uma chapa forte e pronta pra vencer as eleições pelo bem de nossa terra e nossa gente", falou o presidente da câmara municipal Neném de Adailton.

"É coisa pra fazer rir. Se eles (situação) adotaram essa linha da mentira vão quebrar a cara. Chega de enganar o povo, Itaporanga terá na união de seus filhos uma opção capaz de fazê-la novamente a Rainha do Vale", disse o ex-presidente da câmara Lula da Farmácia.

"O ex-prefeito Djaci nunca foi oposição em Itaporanga. Isso que aí é a cara desse prefeito... aquela velha coisa: maquiada e camuflada, sepulcro caiado que por fora parece bonito mas por dentro é pobre. A oposição autêntica somos nós, que defendemos o povo", comentou Ailton Veriado, do Psol.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Deputada Pollyana Dutra manda recado aos colegas do G11 e diz que se manterá aliada ao governador João e não apoia rompimento com governo

Presente a um evento da agenda administrativa do governador João Azevêdo (Cidadania) nesta segunda-feira (17), a deputada estadual e presidente da CCJ Pollyana Dutra (PSB) aproveitou para mandar um recado aos colegas do G11, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), que manterá seu posicionamento de aliada da gestão João Azevêdo na Casa e que não pretende mudar de posicionamento.
Em entrevista, a socialista lembrou que o grupo foi criado com o objetivo de debater temas em prol da Paraíba e espera que assim permaneça. “Eu fui para o G11 porque a gente queria fazer um debate pela Paraíba dos temas que realmente importam ao povo. Eu sou deputada de primeiro mandato, eu tenho experiência de gestão pública. Eu sei o que cobrar do governador João Azevêdo, agora eu sou da base de sustentação do governador João Azevêdo e quero deixar isso bem claro”, avisou.
Segundo Pollyana, o grupo G11 foi criado justamente para conversar, convergir e discutir pautas que façam bem para os paraibanos. “A gente tem o agrupamento pra conversar, divergir, discutir as pautas na Assembleia, mas deixando claro que eu faço parte da base governista. Eu voto fechado em prol do povo da Paraíba e o governador tem enviado para Casa aquilo que realmente importa ao povo”, ressaltou.

Moro elogia Gaeco do MPPB e outros órgãos estaduais e federais na Paraíba por trabalho em operações


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro fez uma visita surpresa na manhã de hoje (17) à Paraíba e, em coletiva à imprensa, na sede da Superintendência da Polícia Federal em João Pessoa elogiou a atuação da PF, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Ministério Público da Paraíba pelas ações conjuntas policiais que resultaram nas Operações Xeque-Mate, Calvário e Pés de Barro, desencadeadas recentemente. 
“Recentes operações, algumas nem tão recentes, como a Xeque-mate, mas como a Operação Calvário e a operação Pés de Barro. Claro que isso tudo é feito de uma maneira independente, mas o Ministério da Justiça incentiva o bom trabalho policial, fica aqui meus elogios públicos à equipe na superintendência na Paraíba”, destacou.
O ministro Sérgio Moro pontuou ainda a independência dos órgãos investigativos, mas disse que o seu Ministério defende integração entre as políticas federais e dos Estados. Ele comentou sobre a atuação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco).
“Tudo funciona melhor com  trabalho em conjunto. O Gaeco tem trabalhado em conjunto com a Polícia Federal, em um modelo que não é peculiar da Paraíba, já que existe em outros estados, mas é parte dessa ideia. Vejo louvor em uma estruturação mais robusta e ampliação desses grupos”, declarou.
Ele destacou o que chama de "excelente integração" no trabalho dos órgãos de Justiça e Segurança Pública na Paraíba. "O que se tem visto aqui na Paraíba é que tem havido uma excelente integração. Várias dessas operações contam com a participação relevante da Justiça Federal, da Justiça estadual. Claro que cada instituição com sua autonomia, com o Ministério estadual, em especial, com o Gaeco. Então fica aqui meu elogio a essas instituições e ao trabalho que vem sendo feito."

Ao contrário de Itaporanga, em Santa Terezinha a câmara destina verba do Pré-Sal para construção de passagens molhadas, aquisição de veículo TFD, melhorias na educação, dentre outras obras...

Presidente da Câmara de Santa Terezinha-PB, explica onde será aplicada verba do Pré-Sal
O vereador Salomão Cordeiro (PP), presidente da Câmara Municipal de Santa Terezinha, na região metropolitana de Patos, explicou, em entrevista sábado (15) ao jornalista Marcos Oliveira (programa Radar na Rádio Espiranhas), onde serão investidos o dinheiro da cessão onerosa do Pré-Sal à que o município tem direito e já depositado pelo Governo Federal. 
O recurso no valor de R$ 400 mil foi solicitado pela prefeita Terezinha Oliveira para abater dívidas previdenciárias (com o INSS) da gestão e, segundo o vereador, a câmara decidiu que seria mais bem empregado aplicando esse valor em obras para a população. Assim, os vereadores aprovaram projeto destinando os recursos nesse sentido, na última sessão realizada dia 14 (sexta-feira passada). 
Dentre as demandas apresentadas pelos parlamentares-mirins estão: a construção de uma Caixa D'água, na comunidade Santana, no valor de R$ 45 mil; a construção de uma Passagem Molhada, na comunidade Queimadas, no valor de R$ 45 mil; a construção de uma Passagem Molhada no sangradouro do açude do Assentamento Dom Expedito, no valor de R$ 45 mil; e outra Passagem Molhada na comunidade Riacho dos Barros, no valor de R$ 45 mil...
Ainda, foi apresentada uma emenda de R$ 165 mil destinada para aquisição de um veículo Van, com capacidade para 16 lugares, que servirá para pacientes em tratamento fora de domicílio (TFD); além de R$ 20 mil para a construção de um dormitório para os motoristas da Secretaria de Transporte, que trabalham em regime de plantão; para a educação, os vereadores destinaram uma emenda de R$ 35 mil para a colocação de ar-condicionados em seis salas de aula na Escola Pedro Soares de Almeida, enquanto, outros R$ 60 mil foram destinados para o pagamento de despesas previdenciárias.

Leia também: Governo Federal libera R$ 1.062 milhão de bônus da cessão onerosa do pré-sal para Itaporanga e prefeito pede à câmara autorização urgente pra usar o dinheiro extra; Já vereador pede realização de audiência pública pra ouvir a população...

Famup lança projeto de coleta seletiva em 27 municípios nesta segunda

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) realiza nesta segunda-feira (17), às 8h30, no Hotel Manaíra, em João Pessoa, a apresentação do projeto ‘Reciclo – Despertando os Municípios’. Um total de 27 cidades serão beneficiadas com a iniciativa.
A ação, que aborda educação ambiental, saúde pública, valorização e capacitação dos catadores de recicláveis, foi selecionada para receber recursos do Fundo de Direitos Difusos da Paraíba (FDD/PB), do Ministério Público Estadual.

domingo, 16 de fevereiro de 2020

Em 2017 Ricardo sonhava ir para o senado, eleger Lígia governadora, com Damião na primeira suplência do Senado e tomar a prefeitura de João Pessoa em 2020 ...

montagem704 - ARQUIVOS SECRETOS: Em 2017 Ricardo sonhava ir para o senado, eleger Lígia governadora e tomar a prefeitura em 2020 - OUÇA
Em mais uma gravação da conversa entre o então governador Ricardo Coutinho e o operador da Cruz Vermelha, Daniel Gomes, mostra que Coutinho discutiu seriamente a possibilidade de deixar a vice Lígia Feliciano (PDT) assumir o governo desde que ele pudesse seguir controlando a gestão estadual por trás das cortinas, levando ela a aceitar ser uma governante decorativa.  
“Você não mexe em nada, você vai ser governadora num, num é seu sonho, “é”, pronto, vai ser governadora vai ter lá o retrato… vai ter aposentadoria… agora você não mexe em nada”, fala Ricardo com Daniel apresentando quais seriam os termos que queria tratar com quem o sucedesse.
Em seguida Daniel questiona  a Ricardo se o marido da vice-governadora e deputado federal, Damião Feliciano (PDT), não teria interesse em ser senador. Inicialmente o então governador não compreende o questionamento do empresário, mas logo associa que parte da transação com o casal seria colocar Damião como primeiro suplente de Ricardo, que por sua vez abriria mão do cargo para assumir a Prefeitura Municipal de João Pessoa em 2021. ” O senhor não vai ficar como senador muito tempo”, conclui Daniel.
Em seguida os dois passam a articular todas as possibilidades dentre deste cenário e avaliar nas mãos de quem entregariam o governo estadual para que todos estes nomes se lançassem candidatos. “Nós teríamos um intervalo de no, no máximo 30 dias em que o presidente da assembléia não assumiria que é candidato.”, afirma Ricardo que demonstra uma total aversão ao nome do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba da época, Joás de Brito assumindo o governo estadual.
“Aí era caixão e vela preta. Aí é, o cara é “escroque” é pesado. Agora mesmo tão tentando extorquir o Estado.”, afirma o ex-governador acerca de Joás e de sua gestão a frente do Tribunal. Ricardo segue por mais alguns minutos reclamando da postura dos magistrados paraibanos, que segundo ele buscariam benefícios continuamente. 
Ouça abaixo o áudio da conversa entre Ricardo e Daniel:

Oposição abre portas para abrigar “rebeldes” da base aliada de João, cujas matérias vem sendo salvo pelos deputados ligados a Aguinaldo Ribeiro

O líder da oposição na Assembleia Legislativa, Raniery Paulino (MDB), abriu as portas do bloco de oposição para abrigar pelo menos oito membros da bancada governista. O grupo, que integra o G11, tem se posicionado frontalmente contra matérias do Executivo. Além de vetos, os parlamentares abandonaram sessão na Casa, nesta semana, destinada à votação da Fundação PB Saúde, considerada essencial pelo bloco governista.
A lista dos “rebeldes” inclui Felipe Leitão (DEM), Taciano Diniz (Avante), Nabor Wanderley (Republicanos), Dr. Érico (Cidadania), Genival Matias (Avante), Tião Gomes (Avante) e Caio Roberto (PR). Todos integram a base governista, mas se alinham com a oposição com muita frequência.
O resultado da votação, que terminou com a aprovação da matéria com o quórum mínimo de 19 votos, mostrou que a capacidade do governador João Azevêdo (Cidadania) de articular a própria base é pequena. O gestor conseguiu os votos de apenas 16 dos 24 deputados governistas. O texto foi “salvo” com os votos de deputados do PP, partido comandado no Estado pelo deputado federal Aguinaldo Ribeiro.
O projeto foi aprovado por que teve apoio dos três oposicionistas ligados ao PP. A lista inclui Cláudio Régis, Jane Panta e Galego Souza. O grupo, vale ressaltar, gerou desconforto para o bloco comandado por Raniery Paulino. Ele prometeu procurar os parlamentares, também, para saber se eles permanecem no bloco de oposição e se o voto dado na Fundação PB Saúde na quarta-feira (12) foi um ponto fora da curva.
O período de Carnaval será de muito trabalho para governo e oposição reposicionarem as suas peças no tabuleiro. A partir de março a articulação promete ser intensa, principalmente no que diz respeito ao processo de impeachment protocolado contra o governador.