sábado, 25 de junho de 2011

Servidores do Judiciário paralisam atividades segunda

Os servidores do Judiciário Federal vão paralisar suas atividades na próxima segunda-feira (27), em defesa da aprovação do Plano de Cargos e Salários-PCS da categoria, bem como contra a ameaça de congelamento salarial por 10 anos em todos os níveis do setor público.
A paralisação, por enquanto, é de apenas um dia. Em nível nacional, porém, já são 13 Estados em greve por tempo indeterminado, em prol da abertura de negociações entre as cúpulas do Poder Judiciário Federal e do Governo Federal visando assegurar o orçamento necessário para a aprovação do projeto de lei (PCS) que tramita no Congresso desde 2009.
Os servidores do TRT, TRE e Justiça Federal, em conjunto com os do Ministério Público da União realizarão um ato público, às 15h, em frente à Procuradoria da República, na capital, para denunciar à sociedade o que chamam de descaso e a discriminação sofridos pela categoria por parte da política de remuneração do governo federal.
Durante a paralisação de 24 horas, não serão protocolados processos na Justiça Eleitoral, nem haverá emissão de títulos de eleitor, assim como não haverá entrega de mandados judiciais em nenhuma instância. Os servidores das Varas do Trabalho também estarão paralisados, o que implica na interrupção das audiências trabalhistas nesta segunda-feira.
Um dos alvos do protesto é o PLP 549/09, que acrescenta dispositivos à Lei de Responsabilidade Fiscal, para dispor, por 10 anos, sobre limites às despesas com pessoal e encargos sociais da União obras, instalações e projetos de construção de novas sedes.

Coremas: Ronaldo Toscano estava sendo investigado por se apropriar de dinheiro e documentos de pessoas

O delegado Wallber Virgulino, corregedor do Departamento Estadual de Trânsito continua realizando investigações na cidade de Coremas com a finalidade de identificar se o chefe do posto de Trânsito do Detran de Coremas, Ronaldo Toscano Lins, de 44 anos, estava agindo sozinho ou se contava com a participação de outras pessoas.
Toscano foi preso na quarta-feira, 22, pelos delegados Wallber virgulino e Jorge Almeida, de Coremas, através de mandado de prisão expedido pela juíza Ascione Alencar. O servidor público, que está recolhido na cadeia pública de Coremas, é acusado de se apropriar de documentos e dinheiro de pessoas que se dirigiam ao posto para providenciar regularização de veículos ou renovação de documentos, inclusive CNH.
A descoberta foi possível após algumas vítimas procurarem a Corregedoria do Detran para denunciar Ronaldo Toscano. Wallber Virgulino disse que começou a investigar, juntamente com o delegado Jorge Almeida e descobriu serem verídicas as denúncias. Com as provas e comprovando as denúncias o delegado solicitou a prisão preventiva que foi decretada.
Ronaldo Toscano, de acordo com o delegado, vinha praticando esse crime desde 2010. Cerca de trinta vítimas já procuraram a polícia. O servidor do Detran aplicou um prejuízo de aproximadamente R$ 30 mil “até agora’, salientou Wallber. O chefe de trânsito do Detran de Coremas, Ronaldo Toscano, é funcionário do órgão há 22 anos e reside naquela cidade sertaneja há 18 nos e somente em 2009 assumiu o cargo. Chegou a ser candidato a deputado estadual pelo PMDB, mas foi derrotado.
Natural de João Pessoa, Ronaldo foi indiciado nos crimes de peculato (utilizar-se da condição de servidor público para obter vantagem), concussão (exigir vantagem no exercício de função) e corrupção passiva. Esta é a segunda vez que o chefe do posto de trânsito de Coremas se envolve em crime. Ele já chegou a ser suspenso das funções por 90 dias por tentar emitir, irregularmente, carteira de motorista. (wscom)

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Municípios de até 50 mil habitantes já podem inscrever no PAC 2 projetos para investir em saneamento básico

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP) informa que as prefeituras de cidades que tem até 50 mil habitantes e não integrem regiões metropolitanas, já podem apresentar projetos de saneamento básico a serem incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 do Saneamento. Os recursos virão da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e do Ministério das Cidades. No total serão investidos R$ 5 bilhões em obras de água e esgotamento sanitário.
A FAMUP alerta que cada município pode apresentar até duas propostas por objeto: Duas para abastecimento de água, duas para sistema de esgotamento sanitário e duas para elaboração de projeto (no caso daqueles que não possuem projeto pronto). As inscrições vão até dia 15 de julho, e as pré-seleções das cartas-consultas serão até o dia 26/08. O resultado final com a lista dos municípios selecionados será divulgada até o dia 04 de novembro de 2011.

Murilo Bernardo integra a chapa de Sanny Japiassu na disputa pelo comando da Aspas

O Procurador do Estado - Classe Especial - e ex-interventor do município de Itaporanga, Dr. Murilo Bernardo (na foto cima, com o editor), se prepara para encarar uma disputa eleitoral nesses dias. É que no dia 22 de julho próximo estará acontecendo as eleições para escolha do novo comando da Aspas (Associação dos Procuradores da Paraíba), cujas chapas são encabeçadas pelo atual dirigente da entidade, ex-deputado estadual Francisco de Assis Camelo (há duas décadas no comando) e pela advogada Sanny Ribeiro Japiassu (na foto abaixo), representante da oposição, que tem Murilo como companheiro de chapa.
As eleições serão realizadas no formato tradicional (em urnas de lona e cédula de papel) a ser presididas por Johnson Gonçalves de Abrantes (representante do Conselho Deliberativo da associação) envolvendo um universo de aproximadamente 150 votantes (entre procuradores aposentados e também aqueles da ativa).
O mandato atual é de três anos, com direito à reeleição infinitamente (como é o caso de Assis Camelo), mas Sanny, atual suplente do senador Wilson Santiago, defende a proposta do mandato de apenas dois anos, com direito somente a uma reeleição, de cada vez.
Na chapa dela, estão figuras proeminentes no meio jurídico paraibano, como: Manoel Sales, Murilo Bernardo, Solon Benevides, Renan Neves, Sebastião Lucena, Mônica Nóbrega Figueiredo, Gilvandro de Almeida Ferreira Guedes e Wladimir Romaniuc Neto (atual procurador-geral adjunto do Estado), entre outros de renome estadual.
Já Assis, apresenta um elenco de apoios formado pelos ex-deputados estaduais Pedro Adelson Guedes dos Santos, Evaldo Gonçalves de Queiroz, Waldir dos Santos Lima, Afrânio Bezerra Cavalcanti, Sócrates Pedro de Melo, e – ainda – por Elson da Cunha Lima (ex-prefeito municipal de Areia) e Reginaldo Pereira (ex-vereador de Bayeux). (com GiovanniMeireles)

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Wellington Roberto apresenta Emenda (nº 46) a LDO/ 2012 contemplando Itaporanga com Campus da UFCG

O deputado federal Wellington Roberto ainda era Senador da República e tinha acabado de abrir mão de uma reeleição para com humildade disputar vaga na Câmara. Avesso a superexposição na mídia, é daqueles que trabalha mais do que fala. E isso ninguém pode negar. Foi reeleleito para o 4º mandato como o mais votado da PB no último pleito.
Entre conceder uma entrevista e ficar de plantão na véspera de qualquer grande data, inclusive natal, para garantir recursos para um pequeno município, Wellington fica tranqüilamente com a segunda opção, pois, costuma dizer brincando, assume compromisso até na igreja de que carreará obras para aquele município que lhe adotar como representante em Brasília.
E esse é o segredo para uma base política de causar inveja, onde é parceiro de mais de 50 prefeitos. Dentre eles está o de Itaporanga, Djaci Brasileiro (PSDB), que de tanto solicitar recebeu grande notícia de que o parlamentar, que é membro permanente da Comissão de Orçamento, apresentou, dentre as 54 Emendas a LDO de 2012, a Emenda 46 que trata da expansão da UFCG com instalação de um Campus na 'Rainha do Vale'. Wellington deverá estar em Itaporanga semana que vem prestigiando o São Pedro 2011, festa mais tradicional do município, ao lado do prefeito e do povo.

Veja abaixo todas as emendas do deputado Wellington Roberto para LDO 2012:
EMENDA 1: Esta emenda visa assegurar recursos para a Duplicação do trecho rodoviário Campina Grande – Cajazeiras; Duplicação da BR 230 PB Campina Grande à Farinha / Entroncamento com a BR 412; do Km 150 (Campina Grande) ao KM 184 (Farinha); Duplicação da BR 230 PB / Entroncamento da BR 412 (Farinha) do Km 184 ao Km 220 (Soledade) e; Adequação de Capacidade e Melhorias da Rodovia Federal da BR 230 PB, do Km 0 ao Km 28, no Estado da Paraíba.
EMENDA 2: A presente proposta visa assegurar recursos para a Construção do Contorno Alça Noroeste, na BR 104/230 PB, trecho Campina Grande/Remígio – do Km 145 ao Km 86.
EMENDA 3: O Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) tem como objetivo primordial dotar a Esquadra Brasileira com o primeiro submarino de propulsão nuclear integralmente concebido, projetado e construído no Brasil.
EMENDA 4: Refere-se às parcelas dos recursos arrecadados à conta das Compensações Financeiras pela Exploração de Petróleo e Gás Natural para atender aos encargos de fiscalização e proteção das áreas produtoras situadas na plataforma continental.
EMENDA 5: Refere-se às despesas com a construção de Navios Patrulha Oceânicos.
EMENDA 6: Refere-se às despesas relacionadas com o desenvolvimento do ciclo do combustível e do protótipo do reator nuclear, no âmbito do Programa Nuclear da Marinha.
EMENDA 7: Refere-se às despesas relacionadas com o Programa de Recursos do Mar e com a Missão Antártica
EMENDA 8: Visa evidenciar projetos decorrentes Acordos de Cooperação Internacionais, tornando viável a alocação de recursos em patamares adequados para sua execução.
EMENDA 9: Refere-se a investimentos e inversões financeiras de projetos decorrentes de Acordos de Cooperação Internacionais com transferência de tecnologia.
EMENDA 10: Refere-se a investimentos e inversões financeiras decorrentes de Acordos de Cooperação Internacionais com transferência de tecnologia.
EMENDA 11: Refere-se a investimentos e inversões financeiras decorrentes de Acordos de Cooperação Internacionais com transferência de tecnologia, excetuados aqueles destinados ao início de novos projetos.
EMENDA 12: Relação das ações destinadas à superação da extrema pobreza por órgão e unidade orçamentária.
EMENDA 13: Refere-se à dar mais efetividade à participação do parlamentar, de modo que a emenda ao orçamento que venha a ser aprovada deverá constituir prioridade..
EMENDA 14: Refere-se a dar prioridade às programações na área temática da saúde, voltadas à prevenção e a atenção básica.
EMENDA 15: Refere-se a dar prioridade as programações na área temática de agricultura voltadas ao apoio à sanidade animal e vegetal e ao desenvolvimento sustentável da pesca.
EMENDA 16: Refere-se a dar prioridade as programações na área temática da assistência social destinadas ao atendimento de pessoas com deficiência e à erradicação da fome e do trabalho infantil.
EMENDA 17: Refere-se a dar prioridade as programações na área de desenvolvimento urbano voltadas ao saneamento e transporte urbano.
EMENDA 18: Refere-se a dar prioridade as programações na área de infraestrutura voltadas ao incentivo e aprimoramento da capacidade de operação da matriz portuária, incluindo rodovias que liguem regiões produtoras agrícolas a portos exportadores, e à expansão de modais hidroviário e ferroviário.
EMENDA 19: Refere-se a dar prioridade as programações na área de integração nacional e meio ambiente relacionadas à defesa civil e infraestrutura hídrica e ao reflorestamento e combate ao desmatamento.
EMENDA 20: Refere-se a dar prioridade as programações na área temática de Justiça e Defesa relacionadas à segurança pública e à segurança e controle do tráfego aéreo.
EMENDA 21: Refere-se aos recursos da contribuição destinada ao Sistema S
EMENDA 22: Refere-se a reserva de Recursos para restos a pagar e créditos reabertos
EMENDA 23: Refere-se a reserva para pagamento dos Restos a Pagar
EMENDA 24: Refere-se a divulgação na internet da contribuição ao Sistema S
EMENDA 25: Refere-se ao Auxílio alimentação
EMENDA 26: Refere-se a Transferência eletrônica de dados
EMENDA 27: Refere-se a alteração de Modalidade de Aplicação (MA)
EMENDA 28: Refere-se a Alteração do Grupo de Natureza da Despesa (GND), para dotações alocadas para outras despesas correntes, investimentos e inversões financeiras, por portaria da Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento – SOF/MP.
EMENDA 29: Refere-se a Alteração do Grupo de Natureza da Despesa (GND), para dotações alocadas para amortização da dívida, por portaria da Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento – SOF/MP.
EMENDA 30: Refere-se a criação de Grupo de Natureza da Despesa (GND) para dotações alocadas para outras despesas correntes, investimentos e inversões financeiras, por portaria da Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento – SOF/MP.
EMENDA 31: Prevê o envio de Crédito Suplementar Específico por Poder
EMENDA 32: Retira da base de contingenciamento as ações decorrentes de emendas individuais.
EMENDA 33: Refere-se a garantia de execução para as emendas individuais
EMENDA 34: Refere-se a Proteção do contingenciamento para restos a pagar e créditos reabertos
EMENDA 35: Refere-se as obras com indícios de irregularidades graves
EMENDA 36: Em relação as obras irregulares, que a Decisão do TCU, dar-se-á de forma monocrática ou colegiada
EMENDA 37: Refere-se a definição clara e objetiva dos tipos de indícios de irregularidades graves, em obras, especificando aquele que pode ensejar paralisação 9IGP) e aquele que é suficiente a retenção cautelar de recursos (IGR)
EMENDA 38: Refere-se ao encaminhamento de informações, relativas a obras irregulares, a serem prestadas pelo TCU à Comissão Mista de Orçamento (CMO)
EMENDA 39: Refere-se a Prestação de contas do Presidente da República e dos demais órgãos da Administração – informações complementares.
EMENDA 40: Refere-se a Restos a pagar e superávit
EMENDA 41: Refere-se às disposições sobre alterações na Legislação Tributária e sobre adequação orçamentária e financeira de Proposições Legislativas
EMENDA 42: Trata do Anel Viário no Município de Campina Grande, Estado da Paraíba
EMENDA 43: Trata de proposta relativa ao ajuste dos preços praticados pela construção civil. Tabela SICRO/SINAP
EMENDA 44: Trata da Construção de Ponte ligando os Municípios de Lucena a Cabedelo, no Estado da Paraíba
EMENDA 45: Trata da Construção de Trecho Rodoviário na BR 104 – trecho Esperança/Campina Grande, no Estado da Paraíba
EMENDA 46: Trata da Expansão do Campus da UFCG, para os municípios de Itaporanga e São Bento, no Estado da Paraíba.
EMENDA 47: Trata de melhorias nas condições de habitabilidade nos municípios de Patos, Campina Grande, João Pessoa, São Bento e Cajazeiras, no Estado da Paraíba.
EMENDA 48: Trata de assegurar recursos para implantação de centros esportivos nos Municípios de Campina Grande, Cajazeiras, São Bento, Patos e João Pessoa.
EMENDA 49: Trata de assegurar recursos para a expansão do canal de Bondocongó, no Município de Campina Grande, no Estado da Paraíba.
EMENDA 50: Visa assegurar recursos para a construção de estradas vicinais em Municípios do Estado da Paraíba.
EMENDA 51: Refere-se a Atenção aos Pacientes Portadores de Doenças Hematológicas
EMENDA 52: Refere-se a Implantação do Centro Nacional de Terapias Celulares da Atenção a Doença Falciforme.
EMENDA 53: Trata da destinação do produto de arrecadação da Receita Federal do Brasil, para as entidades privadas de serviço social e de formação profissional vinculadas ao Sistema Sindical.
EMENDA 54: Trata-se do Sistema S e sua contabilização. (com Ascom)

Polícia prende homem que estuprou e estrangulou um menino de apenas 7 anos em Coremas

A polícia prendeu na manhã desta quinta-feira (23), em Coremas, o servente de pedreiro Claudimar José dos Santos, de 32 anos, acusado de ter estuprado e estrangulado um menino de apenas sete anos. O corpo da criança foi encontrado na última segunda, afogado no Rio Turbina, no Sítio Coreminha. Informa o 13º Batalhão da Polícia Militar de Itaporanga.
O pai da vítima, o padeiro Francisco Teodósio Sobral, de 36 anos, procurou a polícia para denunciar Claudimar. Francisco acusa Claudimar de atrair a criança para o local do crime e tê-lo estuprado e estrangulado. Desde a última segunda, quando o corpo da criança foi encontrado, a polícia estava à procura do acusado.
Claudimar foi conduzido para a delegacia para prestar depoimento ao delegado.

Cúpula do PSB anuncia Leonardo Cabral como o nome do partido para disputar prefeitura de Aguiar em 2012

RC ouve do Dr. Leonardo sobre avanços conseguidos no hospital de Aguiar
Ainda sobre o encontro estadual do PSB, realizado sábado passado em João Pessoa, outra decisão anunciada lá dá como certa a candidatura dos 'girassóis' no município do Aguiar, em 2012, à Prefeitura local. Foi o próprio presidente estadual da legenda, Edvaldo Rosas, em seu pronunciamento, que anunciou o nome do pediatra Leonardo Cabral, atual diretor do Hospital Distrital local, como candidato. Confira o áudio onde Edvaldo anuncia o nome de Leonardo Cabral: Reproduzir áudio
Em contato com o blog, o médico disse que recebeu com muita alegria o anúncio e prontifica-se como um soldado do partido: "Conforme eu disse a Edvaldo e Ricardo Coutinho sou um soldado do PSB, abnegado e disposto a ajudar o Governo e o governador, colocando o projeto partidário acima de interesses pessoais. Se for o desejo do governador, e este me afirmou que o é, coloco meu nome a disposição do PSB nesta disputa municipal de 2012; caso contrário, continuo na simplicidade dos comuns, na Direção do Hospital de Aguiar, desenvolvendo o trabalho que me foi confiado pelo governador e pelo qual tenho recebido, graças a Deus, o reconhecimento do Governo, da Secretaria de Saúde e sobretudo do povo Aguiaense", pontuou.
Inclusive, sob a direção de Leonardo Cabral o Hospital de Aguiar conseguiu muitas conquitas, tais como: 
Equipe Médica: antes só havia apenas 02 (dois) profissionais em plantão de sobreaviso; agora, são 09 (nove) com especialidades em Pediatria, Ortopedia, Cardiologia, Cirurgia, Clínica Geral e Obstetrícia. São eles: Dr Leonardo Cabral, Dr Juciano Lucas, Dr Gaudêncio Filho, Dr Odoniel Mangueira, Dr Philipe Oliveira, Dr Alexandre Neto, Dr Fernando Jucá, Dr Antonio Brunet e Dr José Marcelo Lemos.
Equipe de Enfermagem: antes havia nenhum profissional de nível superior. Agora são 04 profissionais - Dra Adelania, Dra Elisângela, Dra Lammara e Dr Arrison. Equipe de Fisioterapia: antes não havia. Mas agora são 02 profissionais: Dr Yedo Pinto e Drª Camila Mendes, além de Sala equipada para esta finalidade com Maca, Ultrassom, Infravermelho, TENS, Halteres, Barra Paralela, Cama Elástica, Bolas e etc.
Quanto à veículos não havia nenhum veículo, nem sequer uma Ambulância. Agora, há 01 veículo administrativo 0km e 02 Ambulâncias. A atual administração adquiriu vários equipamentos, como: Desfibrilador Automático, Material de Reanimação Cardiorrespiratória, Eletrocardiógrafo, Oxímetro de Pulso, Sonnar e Ultrassom (aguardo chegada do aparelho, doação da Prefeita Flávia Galdino).
Quanto as enfermarias não havia leitos com ferrugem e oxidados, inadequados; agora todos os leitos foram trocados por camas novas, intactas até então; e todas as enfermarias foram equipadas com televisão LCD 26". Na parte de informática, que não havia sequer um computador, sendo os documentos ainda feitos em Máquina de Datilografia, a atual direção adquiriu Computador, Impressora e Internet com sinal Wireless para todo o Hospital.
De acordo com a atual direção antes havia "funcionários fantasmas residindo em outras cidades e até em outros estados", mas agora todos trabalham, igualitariamente, sem regalias nem pribvilégios, sem perseguições. Quanto aos fornecedores, a atual direção diz que encontrou diversas dívidas e, agora, todos recebem em dia e estão sem pendências. E o lixo hospitalar, que antes era quiemado no quintal do hospital, agora é acumulado em caixas específicas e fica aguardando a empresa contratada para fazer o recolhimento, tudo através de coleta seletiva.
Governador com o Dr. Leonardo Cabral e funcionários do hospital
Por fim, a atual direção enfatiza,ainda, que realiza reuniões mensais com todos os funcionários, setor a setor, exigindo o máximo de humanização no atendimento ao paciente enfermo, buscando sempre amenizar o sua angústia e o seu sofrimento. Aplicamos o bom senso nas compras de medicamentos e gêneros alimentícios e de limpeza, respeitando o dinheiro público, com gastos de forma transparente, fazendo valer o que o Governador disse em sua passagem no Orçamento Democrático na cidade de Itaporanga que "se não levar dinheiro pra casa, dá pra fazer bem feito!".
O trabalho empreendido por Leonardo Cabral foi exaltado pelo próprio governador (foto) durante discurso na quadra poliesportiva em Aguiar, durante solenidade, quando disse: "enquanto os críticos falam o Governo trabalha, como aqui em Aguiar, onde o Hospital, em apenas 05 meses de gestão apresentou avanços significativos e cumpriu 85% das exigências feitas pelo Conselho Regional de Medicina".

Atenção: O prazo para requerer perdão de dívidas de motos de até 150 cilindradas vai até dia 8 de julho

Termina no dia 8 de julho o prazo para que proprietários de motocicletas de até 150 cilindradas, que tenham licenciamentos vencidos até 31 de janeiro de 2011, requeiram o perdão de suas dívidas. O benefício foi concedido com a medida provisória que eliminou as dívidas de taxas estaduais até aquela data.
Das 245 mil motocicletas de até 150 cilindradas que circulam no Estado, pelo menos 120 mil estão com o licenciamento atrasado, de acordo com dados do Detran. Para ter direito ao perdão, o motociclista tem que procurar um dos postos do Detran e preencher o requerimento. É preciso ter em mãos o documento de identidade, CPF, comprovante de residência e licenciamento do veículo.
A MP atende a proprietários de motos que tenham renda de até dois salários mínimos. O primeiro critério para ser beneficiado é que seja pago o licenciamento do veículo relativo ao ano de 2011. Estão incluídos no perdão os seguintes impostos: IPVA, taxa de prevenção contra incêndio e salvamento e taxa de serviço sobre o licenciamento anual.

Veja o passo a passo para o perdão:
1º PASSO - Preencher o requerimentoOs proprietários com veículos cadastrados em João Pessoa devem procurar um Posto Fiscal da Receita Estadual. Quem reside em Campina Grande deve se dirigir até a sede do Detran. Para os demais municípios, a orientação é o proprietário procurar a coletoria da cidade onde o veículo está cadastrado.
É importante levarriginais e cópias dos seguintes documentos:
•    RG e CPF ou CNH do proprietário dentro da validade;
•    CRLV mais recente, ou extrato do mesmo fornecido pelo Detran;
•    Comprovante de salário ou declaração de que não possui rendimentos acima de 02 (dois) salários mínimos;
•    Comprovante de endereço.
2º PASSO - Adquirir a guia do licenciamento 2011Depois de preenchidos os requisitos do 1º passo, o DETRAN emitirá guia do licenciamento do veículo para o ano de 2011 (IPVA, bombeiros, renovação de licenciamento e seguro obrigatório).
3º PASSO - Efetuar o pagamento da guia de licenciamento 20114º PASSO - Receber o Certificado de Licenciamento Anual - CLA (antigo CRLV)Após pagar a guia de licenciamento, o beneficiário deve retornar à unidade onde solicitou o requerimento para autorizar a emissão do Certificado de Licenciamento Anual - CLA (antigo CRLV).
5º PASSO - Garantir o benefícioAgora, bastar procurar a unidade do Detran/PB para receber o Certificado de Licenciamento Anual (antigo CRLV).

Em Diamante: Mancha entrega no próximo sábado um fiat uno à comunidade do Engenho Velho

A Fundação Adriano Santos Bernardino continua marcando forte presença na Assistência Social a população do município de Diamante. Depois de disponibilizar, mês passado, uma ambulância para a comunidade Varzante, em meio a muita festa, agora, é a vez da comunidade do Engenho Velho ser contemplada com um Fiat Uno.
O veículo, que ficará 24h à disposição sob responsabilidade de Cícero Galdino, será muito importante para fazer o deslocamento dos moradores daquela localidade até a cidade. O Fiat Uno será entregue no próximo sábado (25) por Mancha e sua equipe, juntamente com a Srª Iolanda e o presidente da Fundação.
Adriano (Mancha), inclusive, anuncia que há outros projetos direcionados para outras comunidades rurais e que estará buscando vializá-los junto ao deputado estadual José Aldemir (DEM) para poder ajudar o povo de Diamante.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

PSB prepara seu presidente municipal Luís Júnior para ser o candidato a prefeito em Nova Olinda

O PSB de Nova Olinda saiu revigorado do encontro estadual realizado sábado passado em João Pessoa, que contou com a participação de sua estrela maior: o governador Ricardo Coutinho. Para a disputa  municipal de 2012, os nomes cotados para enfrentar a prefeita Maria DuCarmo, candidata à reeleição, são os de Luís Júnior (presidente municipal da legenda) ou do médico Valeriano Azevedo.
Luís Júnior (foto acima) é filho do ex-prefeito Bubú. Dr. Valeriano é genro do ex-vice-prefeito João Pinto e irmão do ex-prefeito de Santana dos Garrotes, Dr. Carlinhos Soares. Diante dessa expectativa do coletivo em Nova Olinda, o governador acabaria deixando de lado o potencial eleitoral do ex-prefeito João Raimundo (DEM), que é ligado ao ex-governador Cássio Cunha Lima.
Secretário do PSB(Nova Olinda) Wando Pinto, Pres. PSB(Nova Olinda) Luís Jr. e Clério Nunes pres. do PSB(Santana dos Garrotes). (com Ascom)

Ponte construída na PB-366, ano passado, é um gigante de concreto que não liga nada a lugar nenhum...

Em setembro do ano passado, no epicentro da campanha eleitoral, diante da candidatura à reeleição de José Maranhão (PMDB), o Governo do Estado mandou seu secretário Chefe da Casa Civil, Inaldo Leitão, e o então superintendente do DER, Solon Diniz, ao Vale do Piancó assinarem ordens de serviço para pavimentação de pelos 167 quilômetros de rodovias, na região, num invetismento superior a R$ 98,2 milhões.
As rodovias contempladas eram: PB-400 (trecho Conceição/Santa Inês), PB-370 (Curral Velho), PB-356 (Pedra Branca), PB-382 (Itaporanga/São José de Caiana/Serra Grande) e a PB-364 (Igaracy/Aguiar). Na ocasião, já estava em execução a pavimentação da PB-348/366 (Coremas/São José da Lagado Tapada), a PB-342 (Coremas/Piancó) e, ainda, os 25 quilômetros interligando a PB-384 (Carrapateira) à PB-366.
Pois bem, no último dia 11 o governador Ricardo Coutinho (PSB) esteve na região para assinar ordem de serviço para pavimentação das PB-382 e PB-364 mas uma imagem chamou a atenção da comitiva (foto abaixo).
Quando saimos da fazenda da família do deputado Branco Mendes (onde foi servido um almoço) em direção a cidade de Aguiar passamos por uma ponte, na PB-366, que dá a lugar nenhum. Esta obra foi iniciada ano passado mas está paralisada. Quando for concluída vai interligar os municípios de Coremas/Aguiar/Carrapateira/São José de Piranhas, unindo assim o Vale do Piancó a região de Cajazeiras.
A Ponte hoje nada mais é que um gigante de concreto que não serve para nada. De acordo com o DER está faltando apenas o aterro para a ponte interligar as rodovias, enquanto, não acontece os veículos tem que seguir por um desvio. Inclusive, vale registro que a estrada está em péssimo estado de conservação e o próprio governador foi testemunha ocular...
Faço este registro, agora, reconhecendo que já estava esquecido, devido alguns pedidos que recebi ontem em Campina Grande, onde estivemos. O que mostra que nossos leitores estão atentos aos fatos e, melhor, ao blog.

CCJ contraria Comissão Especial do Senado mantendo a reeleição e decide unificar eleições em 2018

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou nesta quarta-feira (22) a unificação das eleições gerais e municipais, que atualmente ocorrem em períodos diferentes - com dois anos de diferença. A comissão ainda decidiu manter a reeleição no país, assim como os mandatos de quatro anos para os cargos eletivos. Pela proposta do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), as eleições serão unidas no ano de 2018. Em 2016, os prefeitos eleitos terão mandato de apenas dois anos para que, em 2018, haja a coincidência das eleições.
A comissão aprovou ainda a mudança na data da posse do presidente da República, governadores e prefeitos. Todos atualmente são empossados no dia 1º. de janeiro. A proposta aprovada institui as posses dos prefeitos no dia 5 de janeiro, dos governadores no dia 10 de janeiro e do presidente da República no dia 15 de janeiro.
As propostas são contrárias às aprovadas pela Comissão Especial do Senado que discutiu a reforma política. A comissão havia aprovado o fim da reeleição e o aumento dos mandatos eletivos para cinco anos. Na CCJ, apenas quatro senadores votaram a favor do fim da reeleição e ampliação dos mandatos.
As duas PECs (propostas de emendas constitucionais) seguem agora para análise do plenário do Senado. Como os parlamentares estão divididos sobre o tema, a expectativa é de um amplo debate sobre a reeleição e a ampliação dos mandatos.

Criança de sete anos morre afogada na Zona Rural do município de Coremas

Conforme informações da PM, o garoto Francinaldo Ferreira Sobral, de 07 anos de idade, que residia na Rua Edgar Alves Cabral em Coremas, foi tomar banho no Rio Tubina, em Coreminhas, juntamente com um amigo, e não mais retornou para casa. Por volta das 23:30h desta segunda-feira (21), no qual segundo informações da mãe da criança, ela disse que seu filho havia saído para ir tomar banho no referido rio com um amigo e não mais havia retornado. Em meio a escuridão, o senhor Claudiomar José dos Santos, viu o garoto se afogando no açude e tentou salvá-lo, mas não obteve êxito, o garoto não estava mais no mesmo local, acabou desaparecendo nas águas. Um boletim informativo foi entregue na DP para as devidas providências. (FolhadoSertão)

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Vocalista da Banda Cheiro de Menina, Vicente Nery, é detido por trocar ofensas com público em Nova Olinda

O vocalista da banda Cheiro de Menina, Vicente Nery, foi detido e levado para a delegacia na madrugada do sábado (18), depois de se desentender com pessoas que assistiam ao show no município de Nova Olinda. De acordo com o delegado Cristiano Santana, de Itaporanga, a Polícia Militar acusa o artista de desacato, resistência à prisão e ato obsceno.
A confusão aconteceu em meio ao show da banda cearense. De acordo com a Polícia Militar, um homem apresentando sinais de embriaguez estaria próximo ao palco fazendo gestos obscenos e provocando o vocalista. Vicente Nery teria parado o show diversas vezes para responder às provocações.Conforme o delegado, os policias militares disseram que retiraram o espectador da praça, mas ainda assim o artista teria continuado descontrolado. Ele recebeu ordem de prisão, mas resistiu à força policial.
O show foi interrompido e Vicente Nery foi levado para a delegacia de Polícia Civil de Itaporanga, onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) se comprometendo a se apresentar à Justiça para esclarecer os fatos. Mesmo residindo em Fortaleza, ele deverá comparecer a uma audiência no fórum de Santana dos Garrotes.
O delegado Cristiano Santana explicou que a Polícia Civil ainda está em fase de diligências, à procura do homem que iniciou a confusão no público. "Ele gerou um tumulto, uma confusão generalizada. Portanto, estamos trabalhando no sentido de identificar as outras pessoas que estavam na platéia para intimá-las", comentou. (Com Paraiba1)

População de Conceição e Bonito de Santa Fé interdita mais uma vez a PB-400 e espera ação do DER

Mais uma vez a população das cidades de Conceição e Bonito de Santa Fé interditaram PB-400, em protesto ao estado de abandono em que se encontra àquela rodovia estadual que liga o Vale do Piancó à região de Cajazeiras. O protesto acontece neste momento aonde dezenas de carros fazem um grande congestionamento.
Segundo manifestantes, em contato mantido indagorinha com o blog, o protesto continuará até que o DER envie maquinários para a realização de operação tapa buracos. Toda a comunidade Mata Grande Video encontra-se no local do manifesto. os motorista dizem não entender porque a recuperação da dorovia teve início lentamente na cidade de São José de Piranhas e não entre Conceição e Bonito de Santa Fé, que é o trecho mais crítico.
Para o vereador Stherlan Emanuel (PCdoB), de Conceição, a reivindicação e o protesto pacífico é justo, uma vez que em outra oportunidade o Governo do Estado se comprometeu com a recuperação imediata das rodovias onde existirem locais mais críticos e até o momento nada foi realizado, tornando intrafegável o trânsito na PB-400.

domingo, 19 de junho de 2011

Indicadores sociais melhoraram durante a gestão do Governo Cássio Cunha Lima

Pelo menos uma boa notícia para o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), senador eleito mais bem votado nas eleições de 2010. Foi no governo dele que os indicadores sociais da Paraíba melhoraram.
Cássio usou o twitter para comemorar o resultado. Veja o que afirmou o ex-governador da Paraíba: “Hj (hoje), a Folha de SP publica novos dados sociais muito positivos da PB (Paraíba) no período de 2000/2010. Ainda falta muito, mas bom saber que avançamos” postou. Ressaltou que os principais indicadores da Paraíba superaram a média dos demais estados do Nordeste. E tuitou: “Aliás, todos os principais indicadores do nosso Estado melhoraram acima da média da região; e cumprindo todas as metas fiscais estabelecidas”.
Em meio a tantas notícias ruins, principalmente acerca do seu processo para que possa assumir o Senado da República, essa de que os indicadores sociais da Paraíba melhoraram, graças as ações do seu governo, é algo bastante animado.

Shopping Manaíra terá filial no bairro de Mangabeira

O Governo do Estado vai construir uma nova Academia de Polícia Civil (Acadepol) e um novo Instituto de Polícia Científica (IPC) na entrada do conjunto Ernesto Geisel, localizado no início da Zona Sul de João Pessoa, onde pretende também instalar o prédio da nova Central de Polícia, que hoje funciona precariamente perto do Terminal Rodoviário de Passageiros, no bairro do Varadouro (Cidade Antiga).
Os entendimentos técnicos nesse sentido estão sendo mantidos entre o empresário Roberto Santiago, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, delegado da Polícia Federal Cláudio Lima  e a procuradora-geral do Estado, Livânia Farias.
Um projeto-de-lei neste sentido foi enviado à Assembléia Legislativa e deverá ser votado antes do recesso parlamentar, pedindo autorização aos deputados estaduais para permutar esta área do Geisel com o terreno onde fica hoje a Acadepol, em Mangabeira.
De acordo com a procuradora-geral do Estado, Livânia Farias, a troca está sendo feita com o grupo Futura Negócios Imobiliários e com o Shopping Manaíra, que pretendem construir um grande empreendimento comercial e de entretenimento em Mangabeira.
A filial do Shopping Manaíra seria inicialmente erguida nas proximidades do Estádio Almeidão, mas a permuta a ser autorizada pela Assembléia vai permitir que o novo empreendimento do empresário Roberto Santiago fique bem mais próximo dos populosos bairros da Zona Sul da Capital, incluindo Mangabeira, Valentina de Figueiredo, Colinas do Sul, conjunto Gervásio Maia, Bancários, Costa e Silva, Funcionários, Cristo Redentor, etc.
Para efetuar a permuta, após autorização da Assembléia e mediante laudos da Suplan, o Estado terá que receber 100% a mais do valor da diferença entre os dois terrenos, possibilitando assim a construção dos novos equipamentos a serem utilizados pelos policiais civis e demais servidores da área de Segurança Pública.
Esse tipo de comodato já foi utilizado anteriormente pelo ex-prefeito Cícero Lucena (PSDB), quando permutou o valor de uma multa por degradação do meio ambiente imposta pela Semam (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) ao Shopping Manaíra, por ter construído parte do seu estacionamento dentro de uma área de mangue, além de aterrar trechos do rio Jaguaribe, pela iluminação ornamental (refletores localizados na orla marítima) das areias das praias de Tambaú e Cabo Branco, que estão até hoje em pleno funcionamento.
O próprio Roberto Santiago já fez também outras parcerias nesse sentido, na época do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), quando viabilizou os investimentos que permitiram a instalação da 12ª Delegacia Distrital, que funciona em frente ao edifício-garagem do próprio shopping e também com o então prefeito municipal Ricardo Coutinho (PSB), com quem executou a construção da pista de skate existente no final do Retão de Manaíra e permitiu a ampliação das faixas de rolamento da avenida Flávio Ribeiro Coutinho, atualmente duplicada, nos dois sentidos (centro – praia e bairro – centro)
O projeto prevê, ainda, que o terreno no Geisel só permitirá a realização de investimentos na área de Segurança Pública e que a permuta só se concretizará quando a Acadepol já estiver instalada no outro local. “É uma área densamente povoada, que precisa de mais ação da polícia, além de economizarmos recursos com deslocamento de viaturas e funcionários, por isso nossa opção foi esta, em construir tudo concentrado na entrada do Geisel”, explicou o secretário.
Com essa decisão, fica inviabilizada a estratégia administrativa anteriormente traçada pelo governador Ricardo Coutinho, que tinha autorizado a Suplan (Superintendência de Obras da Paraíba) a iniciar a construção do novo prédio para o IPC (ao qual a Gemol – Gerência de Medicina e Odontologia Legal, antigamente mais conhecida como DML, é atualmente vinculada) em uma área de 2,5 hectares situada dentro do coqueiral que fica em frente à Estação Experimental da Emepa, localizada à margem direita da PB-008 (rodovia “Ministro Abelardo Jurema”).
A nova sede do Instituto de Polícia Científica sairia – inicialmente – do bairro do Cristo Redentor, onde funciona atualmente, para a área de expansão de equipamentos comunitários localizada nas imediações da mata que circunda a praia de Jacarapé, bem próximo ao canteiro de obras do futuro Centro de Convenções de João Pessoa. O projeto já havia começado a ser elaborado, com prancheta a cargo da arquiteta Araci Guimarães. O trabalho dela continuará, mas a construção será erguida em outro lugar.
Com relação ao novo empreendimento privado que será construído onde hoje funciona a Acadepol, a secretária e procuradora Livânia Farias disse que aquela região tem forte apelo comercial e considera importante a vinda de fábricas, empresas e outros equipamentos, que venham gerar emprego e renda para os paraibanos, tendo em vista a forte competitividade entre os Estados, que buscam cada vez mais atrair investimentos, nesse momento de expansão da economia nordestina. (Com Giovanne Meireles)