sábado, 11 de dezembro de 2010

Após dois anos preso acusado de chefiar quadrilha de traficantes de drogas no Vale do Piancó o cabo Roberto Pinto é expulso dos quadros da PM

Preso pela "Operação Rede de Arrasto", em 17 de julho de 2008, juntamente com outras 30 trinta pessoas, o Cabo José Roberto Pinto, mais conhecido como 'Bebé Pinto', foi expulso dos quadros da Polícia Militar ´de acordo com o a edição do Diário Oficial de ontem (10), que trouxe publicado a Portaria nº 0225/2010 - DGP/5 assinada pelo coronel Winde Monteiro, Comandante Geral da PM.
O ex-cabo da PM José Roberto Pinto foi acusado de chefiar uma quadrilha de traficantes de drogas no Vale do Piancó. Ele tem residência Itaporanga e na época trabalhava no pelotão de Coremas, pertencente a então 5ª Cia/PM-Itaporanga (hoje 13º Batalhão). Durante esses dois anos o cabo José Roberto Pinto estave preso no 2º BPM em Campina Grande.
Confira abaixo a íntegra da Portaria assinada pelo Comandante Geral da PM:

Portaria nº 0225/2010 - DGP/5
O COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DA PARAÍBA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 12, inciso VIII, da Lei Complementar nº 87, de 02 de dezembro de 2008, c/c o artigo 13, inciso VII, do Regulamento de Competência dos Órgãos da Polícia Militar, aprovado pelo Decreto ,Estadual nº 7.505, de 03 de fevereiro de 1978, bem como baseado nos artigos 41, parágrafo único, e artigo 113 da Lei nº 3.909, de 14 de julho de 1977, combinado ainda com o artigo 10, item 2, do RDPM (Regulamento Disciplinar da Polícia Militar, aprovado pelo Decreto Estadual nº 8.962, de 11 de março de 1981) e, acatando proposta da Corregedoria formulada através do Protocolo nº. 0513/2009-CPMPB, que trata de Solução de Conselho de Disciplina, datada de 23 de setembro de 2010, publicada no BOL PM nº 0174 de 24/09/2010, em harmonia com o que dos autos constam do Conselho de Disciplina, legalmente constituído por força da Portaria nº 0079/2009-DGP/5, datada de 02 de abril de 2009, publicada no BOL PM nº 0063 de 07 de abril de 2009,
R E S O L V E:
1. EXCLUIR EX-OFÍCIO À BEM DA DISCIPLINA das fileiras da Polícia Militar, o Militar Estadual CB QPC Matr. 518.829-6 JOSÉ ROBERTO PINTO, filho de Pedro Pinto de Santana e Rita Gomes, incluído na Corporação em 12 de abril de 1991, pertencente ao 2º BPM, na forma do disposto no artigo 31, § 2º, do RDPM (Regulamento Disciplinar da Polícia Militar, aprovado pelo Decreto Estadual nº 8.962, de 11 de março de 1981) c/c a alínea “a”, inciso IV, art. 13 da Lei Estadual nº 4.024, de 30/11/1978, c/c inciso III, art. 112 da Lei nº 3.909, de 14 de julho de 1977, visto que constatado que foram respeitados os Princípios da Ampla Defesa e do Contraditório, e que foram cumpridas as formalidades legais, inexistindo falhas processuais que comprometam a decisão do Conselho de Disciplina; que a instauração do Procedimento Administrativo Disciplinar supra, instaurado através da Portaria nº 0079/2009-DGP/5, datada de 02 de abril de 2009, publicada no BOL PM nº 0063 de 07 de abril de 2009, teve origem, na sua participação na condição de mentor de organização criminosa, tendo, por conseguinte sofrido a segregação cautelar, inicialmente através da prisão temporária, e, posteriormente, através do decreto de prisão preventiva, sendo denunciado junto ao Juízo de Direito da Comarca de Coremas, incurso na definição típico penal dos artigos 33, 35 e 40, II, todos da Lei nº 11.343/2006 c/c os art.29 e 69, ambos do Código Penal (tráfico ilícito de entorpecentes e associação para o tráfico), conforme demonstrado na sindicância através de provas testemunhal e documental colacionadas através de uma acurada investigação policial, mormente por meio de captação de áudios em escutas telefônicas, determinadas com autorização judicial, demonstrando a real existência de uma organização criminosa votada para a comercialização de substância entorpecente na região denominada de Vale do Piancó e sua participação na condição de mentor.
Ante ao exposto, verifica-se que a conduta adotada pelo acusado, não se coaduna com os princípios éticos e morais que norteiam a Corporação Militar do Estado, em razão da prática de ato que afeta a honra pessoal, o pundonor policial militar e o decoro da classe, nos termos do item I do art. 26 e itens XII, XIII, XIV e caput do art.27 tudo da Lei 3909/77(Estatuto dos Policiais Militares) c/c item “2” do art.14 do Decreto Lei nº. 8.962 de 11/03/1981(Regulamento da Policia Militar do Estado da Paraíba).,bem como ao disposto alíneas “a” e “b” do inciso IV do artigo 13 da Lei 4.024/78;2. Determinar à Seção de Identificação para expedir o Certificado de Isenção, de acordo com o artigo 165, º, item 1, do Decreto nº 57.654, de 20 de janeiro de 1966, Regulamento do Serviço Militar ( LS§ 3M ), c/c o parágrafo único, do artigo 114, da Lei nº 3.909, de 14 de julho
de 1977, a que o excluído faz jus; 3. Determinar que o Comandante do 2º BPM proceda ao recolhimento de documentos de natureza militar, de uso pessoal e do material pertencente à caserna, de posse do ex-militar, remetendo-os aos órgãos competentes; como também, oficie aos Juízes de Direito da Justiça Militar do Estado da Paraíba e da Vara das Execuções Penais da Comarca da Capital, informando-os sobre o Ato de Exclusão. 04. Publique-se; Registre-se; e Cumpra-se.
Quartel em João Pessoa, 09 de dezembro de 2010.

Atendendo a pedidos...

Atendendo a pedidos algumas imagens do "vermelhaçooooooooo!!!!!"
 Saul e sua mãe Sonisa
 Názaro e sua mãe Iran, para aprovação de Miguelzinho (lá em João Pessoa)
 Dona Dalvinha, Josélia, Roberta, Rosimere e Iran
 Exausto, o ursinho aí terminou a festa nos braços de Nena...
 
 Pra finalizar, nada melhor do que a beleza de Raysllânie e Rayane.

Câmara de Piancó arquiva projeto "Ficha Limpa"

A Câmara Municipal de Piancó arquivou por 5 votos a 4, o projeto de lei de autoria do vereador Francisco Ferreira da Silva, conhecido como Sousinha, que proíbe a nomeação de pessoas com a ficha suja para cargos comissionados no âmbito da administração municipal. O projeto de lei tramitava na Câmara de Piancó desde o dia 26 de novembro. O vereador considera que houve um retrocesso, já que a sociedade piancoense, assim como a sociedade brasileira, rejeita pessoas com ficha suja na política e em todas as esferas do serviço público.
Segundo o vereador, o projeto de lei veta a nomeação para cargos comissionados de cidadãos que tenham contra si condenação em julgamento, proferida por órgão colegiado. O projeto, segundo o vereador, define critérios para a nomeação e exercício dos cargos comissionados. Em síntese, o projeto derrotado pelo Plenário da Câmara de Piancó é uma adequação da lei federal 135, de 4/06/2010, conhecida como Lei da Ficha Limpa. “O objetivo desta lei era estender as normas e direcionamentos da Ficha Limpa, aprovada este ano pelo Congresso Nacional, ao exercício de cargos comissionados da administração pública municipal, impedindo as pessoas que tenham problemas de qualquer natureza com ficha limpa de assumirem cargos comissionados”, comentou o vereador. (CorreiodoParaíba)

Ala de Rodrigo Soares radicaliza e PT decide fazer oposição a Ricardo Coutinho

O PT vai fazer oposição ao governador eleitor Ricardo Coutinho. A decisão foi tomada ao final da reunião da executiva estadual do partido durante parte da manhã e tarde deste sábado (11). De acordo com o presidente da legenda, Rodrigo Soares, a reunião foi dentro dos padrões do PT, bastante acalorada, mas decisiva. Ao término, por 26 votos e três abstenções o partido decidiu que fará oposição do governador eleito Ricardo Coutinho a partir de 2011.
A ala derrotada do PT no processo eleitoral de outubro deste ano decidiu que o partido não vai participar do governo do socialista.  Rodrigo Soares lembra que o PT, no processo eleitoral de outubro, recebeu um recado claro das urnas que não o queria no poder e sim na oposição. Durante a reunião deste sábado que definiu os rumos do partido para ano que vem, ficou decidido também que o Partido dos Trabalhadores terá candidatura própria à Prefeitura de João Pessoa e nas principais cidades paraibanas.
A ala comandada pelo deputado  Luiz Couto se retirou do encontro por discordar  do documento, posto em votação, que reiterava a oposição feita pelo partido ao governador eleito Ricardo Coutinho (PSB).

Wilson e Lúcia Braga participam de jantar político com o presidente Lula em Brasília

O deputado federal e ex-governador da Paraíba, Wilson Braga (PMDB), esteve entre os convidados do senador eleito Eunício Oliveira (PMDB-CE), em sua residência de Brasília, em jantar do qual participou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ao lado da esposa Lúcia Braga, o ex-governador foi cumprimentado pelo presidente da República, e pelos deputados, senadores da bancada peemedebista, ministros de e governadores, além de membros da equipe de transição da presidente eleita Dilma Rousseff (PT).
Durante toda a confraternização, ouviu-se um áudio em que Lula comentava sobre o processo de aliança do PT com o PMDB, antes mesmo de efetivamente vingar o ‘casamento’ que terminou fazendo, das duas legendas, o pacto político mais sólido da administração pública federal dos últimos tempos. (Ascom)

O problema não é a falta de moradia mas de uma política séria de habitação

O Censo 2010 divulgado pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o número de domicílios vagos no país é maior que o déficit habitacional. Existem hoje no Brasil, segundo o censo, pouco mais de 6,07 milhões de domicílios vagos, incluindo os que estão em construção. Essa quantidade supera em cerca de 200 mil o número de habitações que precisariam ser construídas para que todas as famílias brasileiras vivessem em locais considerados adequados: 5,8 milhões.
O Ministério da Cidades, responsável pelas políticas de habitação do país, informou em nota que o governo federal criou no ano passado o programa Minha Casa, Minha Vida visando a reduzir o déficit habitacional brasileiro em 1 milhão de unidades. O órgão não comentou a diferença entre o número de imóveis vazios e a demanda por moradia no país. Afirmou, porém, que a construção de 816 mil casas já foi contratada. Dessas, 40% serão destinadas a famílias com renda mensal até R$ 1.395.
Ou seja, o problema não é a falta de moradia mas uma política séria de habitação.

Por falar nisso: Ricardo pretende adotar os dois expedientes nas repartições públicas da Paraíba

Falando nisso... o governador eleito Ricardo Coutinho (PSB) vai acabar com o horário corrido do funcionalismo estadual. A ideia do futuro governador é mudar o formato de expediente que passa a funcionar em dois horários.
Segundo Ricardo Coutinho, não se pode admitir órgãos estaduais funcionem apenas durante um turno e deixando a população desassistida nos serviços públicos. Em entrevista ao jornal O Norte, Coutinho falou de seu propósito em adotar o expediente integral nas repartições públicas da Paraíba e acredita que a medida vai ser bem aceita pelo funionalismo.
Para ele, as pessoas não podem ficar a mercê do estado. "O estado é quem tem que ficar a mercê das pessoas, porque é preciso ter um serviço público que funcione normalmente", destacou, exemplificando com a Secretaria de Educação o que ele considera desrespeito com a população.
"Não se pode ter uma Secretaria de Educação, por exemplo, que funciona meio expediente. Se alguém sai de qualquer cidade, ou até de João Pessoa, para ir na sede, chega lá e só pode ser atendido à tarde ou na sexta pela manhã. Não entendo como é que algo pode funcionar assim", frisou.
"Vou mudar a fórmula praticada atualmente e tenho certeza de que vou encontrar aliados entre os funcionários”, acredita. (clickpb)

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Prof Lúcio Flávio deve ser o secretário estadual de Educação e Cultura do governo Ricardo Coutinho

Essa está publicado na coluna do jornalista Giovanni Meireles, no PBAgora:
O professor universitário, cientista político e comentarista de televisão Lúcio Flávio Sá Leitão Peixoto de Vasconcelos (na foto ao lado do signatário do blog) é ex-diretor do CCHLA (Centro de Ciências Humanas, Letras & Artes) da UFPB. Ele é casado com a também professora e escritora Ariane Norma Menezes de Sá, secretária de Educação da prefeitura municipal de João Pessoa.
Lúcio deve ser o próximo secretário de Educação & Cultura do Estado, a partir do dia 1º de janeiro do ano vindouro, substituindo seu colega de cátedra acadêmica Francisco de Sales Gaudêncio, também professor do departamento de História na Universidade Federal da Paraíba.
Considerado como o maior guru político do governador eleito Ricardo Coutinho (PSB), ele está percorrendo o mesmo caminho que poderá levá-lo – posteriormente – ao cargo de Magnífico Reitor da UFPB, pois a secretaria de Educação do Estado é uma espécie de trampolim natural para a outra importante função, em nível de Campus Universitário.
Caso seja confirmado como secretário estadual de Educação e Cultura, o professor deve destinar atenção especial ao Vale do Piancó (atendendo determinação do governador Ricardo Coutinho), bem como, confidenciou ao signatário do blog, quando esteve em Itaporanga meses atrás. "Ricardo tem o Vale do Piancó em sua agenda de prioridades, principalmente, concernente a falta de ensino superior nesta região. Claro que de imediato a perspectiva, com sua eleição, será instalar um campus da UEPB, já que depende apenas de acerto ele e a reitora Marlene Alves, filha desta terra. Lhe garanto que tanto Ricardo como Marlene farão acontecer o mais breve possível. Da mesma forma ele se empenhará para viabilizar a instalação de campus da UFCG", disse na época o professor. Que você pode conferir no link a seguir: Professor Lúcio Flávio garantiu ao editor que caso seja eleito RC instalará campus da UEPB no Vale

SEC: trampolim para UFPB
Vejam os exemplos: Neroaldo Pontes (foi reitor e depois secretário de Educação da prefeitura municipal de João Pessoa, na gestão do atual senador Cícero Lucena, do PSDB, além de titular da SEC/PB), Berilo Ramos Borba (também ex-reitor da UFPB, assumiu a extinta Demec – Delegacia Regional do MEC, localizada na rua das Trincheiras, ao lado da igreja de Nossa Senhora de Lourdes), José Loureiro Lopes (ex-secretário da pasta no Governo Wilson Braga, entre 1983/1986, atualmente exerce a reitoria do Unipê) e Antônio de Souza Sobrinho (igualmente passou pela Reitoria e hoje é proprietário da IESP Faculdade).

Secretários campinenses
A mesma coisa acontece em Campina Grande, em relação ao ex-reitores da Universidade Estadual da Paraíba, que igualmente são guindados para a secretaria, como por exemplo: o ex-reitor da antiga Universidade Regional do Nordeste (Urne), hoje UEPB, Moaci Alves Carneiro, é o segundo nome cotado para ocupar o cargo de secretário estadual de Educação e o professor Sebastião Guimarães Vieira, ex-reitor da Universidade Estadual da Paraíba, que também foi titular da SEC, na gestão do ex-governador Ronaldo Cunha Lima (PSDB) e presidente do Conselho Estadual de Educação, até o início deste mês.

Iara e Sales buscam vaga de Polari
Em termos de UFPB, as prováveis pré-candidaturas à sucessão do atual reitor Rômulo Polari, vêm da professora Iara Mattos (atual vice-reitora dele) e do professor Sales Gaudêncio, atual ocupante da SEC/PB. Lúcio Flávio também está no páreo, é claro, com o apoio total de Ricardo Coutinho, funcionário da própria UFPB e ex-dirigente estudantil nos tempos em que freqüentava aulas no curso de Farmácia.

Alfredo Nogueira demite Comissão de Licitação da Cagepa e denuncia vários roubos na empresa

O presidente da Cagepa, Alfredo Nogueira, demitiu toda a Comissão de Licitação da empresa, a quem acusa de manobra numa licitação feita no órgão e publicada no Diário Oficial do Estado sem a sua autorização. A decisão foi tomada na manhã desta quinta-feira (9). “Fiquei abismado coma repercussão que o fato tomou!”, disse Nogueira. Np início da semana ele já havia tornado pública a sua insatisfação com a Comissão de Licitação da Cagepa.
Conforme Alfredo, as licitações se referem à finalização de obras em Santa Rita, Bayeux e Cabedelo, que por uma questão pessoal não permite que uma mesma empresa assuma várias obras, para evitar que qualquer problema futuro implique na paralisação de todas elas. Segundo o prefeito Marcos Odilon, em Santa Rita, nos bairros de Odilândia, Marcos Moura e Várzea Nova, a Cagepa apenas abriu valas e abandonou as obras.
Alfredo Nogueira também denunciou que já detectou o roubo de hidrômetros e canos. Ele disse que boa parte de canos era vendidas a pessoas que moram no campo e precisam fazer irrigação. “O problema da Cagepa é que ela envelheceu. Ela precisa de uma gestão profissional que não esteja ligada a grupo político nenhum”.

Solidariedade. É o sentimento que leva deputado Branco Mendes a reunir caminhantes do Espaço Cultural em Café da Manhã hoje

O deputado Branco Mendes estará promovendo nesta sexta-feira, dia 10, a partir das 6 horas da manhã, no portão de entrada do Espaço Cultural, mais um ‘Café da Solidariedade’. O evento, que já se tornou tradicional nesta época - acontece pelo quarto ano consecutivo - é realizado pelo parlamentar com o objetivo de coletar alimentos não perecíveis para doação à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Tambauzinho.
Branco Mendes, uma vez por ano, reúne os caminhantes do Espaço Cultural, onde ele também pratica caminhadas matinais, e lhes oferece um café da manhã à base de frutas, sucos e massas. Em troca, eles doam alimentos não perecíveis, para serem doados pelo deputado para a igreja, que distribui com famílias carentes da comunidade.
Este é o quarto ano do ‘Café da Solidariedade’ e, segundo o deputado, a cada ano vem-se registrando uma adesão maior de participantes ao evento. De acordo com Branco Mendes, trata-se de um gesto simbólico que, porém, tem um grande significado: a solidariedade, que ajuda a matar a fome de pessoas que têm pouco, ou quase nada, o que comer.

Cordão Vermelho teve conteúdo e propósito para celebrar Nossa Senhora da Conceição

A proposta inicial era reativar o Pastoril, que estava há seis anos sem se apresentar, e proporcionar uma linda festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição. No entanto, atos de terceiros (no alto de suas invenjas, prepotência e arrogância) quase manchavam o evento assim como estão fazendo com a imagem da Igreja em Itaporanga, ao colocar acirramentos da política partidária acima dos interesses da paróquia.
Foi, sem sombras de dúvidas, uma luta desigual a enfrentada pelo Cordão Vermelho. Onde a 'patotinha' da Igreja aprontou de tudo que se imagina mostrando a monstruosidade que são, a maldade que praticam e a 'profanação' que representam, mas, acabaram por beber do próprio veneno ao usar o Cordão Azul, o padre e a própria Igreja para satisfazer vontades malígnas com objetivo de humilhar e tripudiar o próximo.
Procissão percorre as principais avenidas da cidade
Entretanto, com muita humildade, fé e determinação o Cordão Vermelho enfrentou tudo de cabeça erguida, venceu de lavada e calou a boca dessa 'patotinha', que a cada dia vem acabando com a imagem da Igreja em Itaporanga. O Cordão Vermelho em momentos difíceis recebeu o apoio da comunidade e, por isso, decidiu seguir na luta. Vencemos com uma arrecadação recorde acima dos R$ 43 mil, colocando mais de R$ 13 mil de vantagem. Fruto da confiança depositada por nossos amigos.
Bravos: o editor, Josélia, Roberta, Rubênia, Nena. Inêz, Jacy, Danilson e Leila
Aceitamos o desafio de reativar o Pastoril só não imaginávamos que iríamos enfrentar o que enfrentamos. Mas, foi a humilhação que fizeram contra nós que nos deu força para vencermos e mostrar que nosso objetivo não era pura e simplesmente a arrecadação e sim a celebração à Imaculada Conceição.
Estão de parabéns todas as Pastorinhas e seus respectivos pais: Yanka Marcela (filha de Nena), Clara (filha de Eridan e Paulo Pires), Rauana (filha de Rubênia e Raimundo), Raysllânia (filha de Josélia e do editor), Kívia e Kíssia (filhas de Leila e Danilson), Lorena (filha de Fátima e Tonho), Natana (filha de Teca e Manoel), Jéssica (filha de Daniela e Geyvison), Thamires (filha de Sheila), Noêmia (filha de Socorro e Júnior), Joyce (filha de Rosana e Josias), Jarbas (filho de Sandra e Jardel) e Salmo (filho de Socorro e Sales). Mas, não podemos esquecer a presenças forte, ativa e valiosa de Leidinha (tia de Kívia e Kíssia) e Sarinha (tia de Jarbas).
Durante a festa obtivemos sucesso em várias atividades e eventos, como: o bingo de um garrote, gentilmente doado pela família de Sarinha (que ainda comprou dezenas de cartelas), a entrega da Comenda Maria de Fernão, a entrega de certificados as ‘Filhas de Maria’, o desfile dos Príncipes e Princesas... tudo feito com muito amor, carinho e zelo.
O Cordão Vermelho teve a honra e a satisfação de ter como: Padrinho/Príncipe - Emanuel Figueiredo Mendes; como Rainha do Cordão - Drª Loloza Figueiredo; e como Princesa - Maria Vitória Ferreira Neves (filha de Mércia Ferreira Neves). Contamos com a coordenação correta e elogiada de Manoel Jacy e Inêz; com a força do trabalho da velha guerreira dona Dalvinha e de toda família; além da torcida e fé de Ti Figueiredo. Sem falar no valoroso empenho de Leila e Danilson, grandes guerreiros.
O editor festejando a também vitória espetacular da pequena Bianca Iris, que fez a coroação de Nossa Senhora da Conceição.  
No desfile infantil tivemos grande ajuda da professora Petronila Neves (diretora do Colégio Diocesano) ao fazer de sua neta, Isadora Araújo Martins (filha de Authemaisa e Jailton), vencedora da 1ª Fase (bebês), com uma contribuição de R$ 1.200,00 mil; o segundo lugar da 1ª Fase foi conquistado pela pequena Maria Clara Dias (filha de Jaqueline Jacialy), com uma contribuição de  R$ 700,00 reais; Já a 2ª Fase teve como vencedora a princesa Kíssia (filha de Leila e Danilson), com uma contribuição acima dos R$ 1.500,00 mil; o segundo lugar foi conquistado pelo astro filho de Jayane e Eduardo.
Abrimos até um parêntese para registrar que dona Petronila Neves e família contribuiu com quase R$ 5.000,00 mil para a festa da padroeira, sendo: R$ 2.500,00 mil (para a Comenda Pe. Zé), R$ 1.004,00 mil (para o desfile infantil do azul conquistado pela filha do executivo Assuélio) e R$ 1.200,00 mil (para o desfile infantil do Cordão Vermelho com a pequena Isadora).
O Cordão Vermelho agradece ainda a grande contribuição recebida de todas as madrinhas, patronos, paraninfos, do comércio local, do Apostolado da Oração (nas pessoas de Izabel Olegário e Izete Cartaxo). Registramos também a prontificarão dos arrematadores, nas noites de festa, em prol do Cordão Vermelho, tais como: Dr. Tota, Dr. Carlinhos Ferreira, Drª Loloza, Dr. Loureirinho, Danilson, Zé Pequeno, Ricardo Pinto, Hélio Thomaz, Jarilene Gonçalves, Gilberlan Moreira, Gilclean Moreira, Caiana Celular, Cícero Carneiro, Erivaldo Rufino, dentre tantos outros abnegados, que por ventura possa estar esquecendo no momento...
Bianca com a princesa do Cordão vermelho Maria Vitória
Em fim, o Cordão Vermelho, em verdade, procurou homenagear as pessoas que realmente são identificadas e tem história na Igreja Católica buscando, acima de tudo, celebrar a Imaculada Conceição. Esse foi o propósito do Cordão Vermelho, que abrilhantou a festa batendo recorde de arrecadação acolhendo e festejando pessoas simples e humildes de coração.
 O editor junto com Bianca coroando a imagem de Nossa Senhora da Conceição
 Abaixo, a apresentação da Cigana do Cordão Vermelho
 
Trinca da pesada: Nena, Bênia e o editor

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Jacy e Inêz foram a paciência, a concialiação e a diplomacia durante a festa da padroeira

 Jacy e Inêz recebendo o carinho das 'pastorinhas'
Dignos representantes da conciliação, da paz e da fraternidade. Assim é o casal Jacy e Inêz, coordenadores do Cordão Vermelho, que souberam apaziguar ânimos, desarmar espíritos e proporcionar paciência quando não se tinha nem vontade de luta. Jacy e Inêz enfrentaram as 'Ienas', 'Bactérias'... que comandam a Igreja em Itaporanga. Souberam sobressairem como poucos da arapuca armada por essa turma, que usuou o padre Cláudio Barros com próposito escusos que quase acabaram com a festa de nossa padroeira.
Jacy e Inêz foram fortes, contidos e perseverantes. Junto conosco não desistiram da lutar, mesmo com a possibilidade aventada. Eles não tiveram ajuda de ninguém a não ser dos pais do Cordão Vermelho. Juntos obtivemos uma vitória histórica que calou a boca de muitos. Mostramos que o que vale é a humildade, o pé no chão e a correção em tudo que faz. Jacy e Inêz ganharam amigos valorosos, pois nós do Cordão Vermelho nos tornamos uma grande família. 
Portanto, Jacy e Inêz foram a base de sustentação para a conciliação, a diplomacia de opostos, tendo muitas vezes comprado a 'briga' e guerreado com despredimento inconteste. A Igreja deve o término em paz da festa à esse eloquente e brilhante casal. Jacy e Inêz merecem respeito e gratidão pela leveza humana que poucos conseguem ter.
 Casais do Vermelho: o editor e sua Josélia, Jacy e Inêz

Emanuel e a Drª Loloza Figueiredo foram mais do que apoiadores e baluartes do Cordão Vermelho

O Cordão Vermelho teve nessa jornada apoio de pessoas simples e humildes, colaboração de vários amigos que não se furtaram em nos ajudar. Mas devo abrir um parêntese para agradecer a uma pessoa em especial, na verdade duas: Emanuel e Drª Loloza, que foram gigantes apoiadores.
Emanuel e Drª Loloza durante entrega de certificados às 'Filhas de Maria'
Loloza foi uma baluarte nessa luta. Assim que percebeu o que estávamos passando ela hipotecou seu apoio irrestrito. Ao mesmo tempo também agradecemos a fé e a oração da guerreira Ti Figueiredo, que sofreu junto conosco essa caminhada e festejou efusivamente  a vitória conquistada. Ao Cordão Vermelho, Drª Loloza ajudou, além da sua força e presença moral, com mais de R$ 8.000,00 mil. Não titubelou em ajudar porque Drª Loloza é daquelas que não ficam no blábláblá... Ela age e mostra a ação.
Por isso, nossa gratidão à Drª Loloza por acreditar em nós e depositar sua confiança no nosso trabalho. Mostrando que és uma batalhadora, uma guerreira e uma vencedora. Só para vocês terem uma idéia, Drª Loloza chamou todas as crianças/menores que perambulavam pela praça da Matriz, colocou-os numa mesa dentro da festa e começou a derrubar leilões de galinhas ao preço de R$ 300,00, R$ 400,00 reais... para matar, pelo menos por uma noite, a fome dos mesmos.
Uma atitude espetacular, digna e honrada, feita por uma pessoa vitoriosa na vida. Ela fez tudo isso sem alarde nenhum, sem se mostrar ou se gabar do feito. Porque Drª Loloza não é de contar vantagem, mas de contabilizar virtudes e despredimento com o próximo. Emanuel, por exemplo, foi a grande estrela da festa. Mostrou-se um gigante, uma pessoa adorável, um ser humano rico de amor, garra e esperança para passar ao próximo.
Isso mostra que o Cordão Vermelho ao invés de ser um mero produto enfeitado foi um cesto de amigos na fraternidade mas, acima de tudo, com conteúdo.
Dona Dalvinha (em pé), Drª loloza, Emanuel e Ti Figueiredo (por trás de Emanuel) durante a celebração da Missa Solene de encerramento da Festa de Nossa Senhora da Conceição.

O Cordão Vermelho vence de maneira espetacular com vantagem acachapante o Azul e toda 'patota' da Igreja

O Cordão Vermelho foi o grande vencedor da Festa de Nossa Senhora da Conceição. Consagrado e aplaudido pela população de Itaporanga enfrentou tudo que se possa imaginar da ruindade, da maldade, maledicência, da injustiça proporcionada pela organização da festa. Mas fomos fortes, guerreiros, corajosos, destemidos e determinados em mostrar ao povo de Itaporanga que com as bençãos de Deus, de Nosso Senhor Jesus Cristo e da Nossa Amada Mãe Maria, poderíamos vencer o mal dessa gente.
Com amor no coração e nas atitudes, nós do Cordão Vermelho fizemos nossa parte para proporcionar uma linda festa. Tivemos o apoio de pessoas simples, porque fomos humildes, aguentamos tudo sem pestanejar, de cabeça erguida, defendendo as nossas crias... Tudo que apresentamos para o público foi feito e organizado com muito zelo, apesar das dificuldades e obstáculos colocados pela organização do evento. Todas as nossas atividades tiveram conteúdo e simbologia, homenageando as pessoas que realmente tem história com a Igreja Católica em Itaporanga.
Jacy e Inês recebendo o abraço das 'pastorinhas'
Aqui faço um agradecimento especial as mães destemidas e guerreiras do Cordão Vermelho que não desistiram no meio do caminho e decidiram enfrentar essa luta. Mães que sentiram na pele o que é ser vítima da 'profanação' dos que entregam óstias na hora da missa. Mães que sentiram o baque da injutiça mas que decidiram travar o desafio de fazer uma bonita festa em nome de um único propósito: celebrar a nossa Amada Mãe Maria. Independente de qualquer que fosse o resultado final da nossa arrecadação.
E foi ela, a Imaculada Conceição, que nos abençoou para não desistirmos. Toda vez que nos deparávamos com os obstáculos criados pela maldade dos organizadores do evento, a Imaculada Conceição colocava suas mãos em cima das nossas cabeças e, no final, tudo dava certo. Para desespero deles. Por isso, a vitória do Cordão Vermelho foi muito comemorada na cidade. Comemorada pela população que assistia perplexa o que se  fazia contra nós.
Pe. Cláudio premiando as 'pastorinhas' do Cordão Vermelho
O Cordão Vermelho derrotou de uma maneira espetacular, com uma arrecadação volumosamente recorde e com uma diferença acachapante sobre o Cordão Azul. Cordão Azul que fez bonito no Pastoril, mas que foi usado pela maldade dessa gente. O Cordão Vermelho não venceu somente o Azul, venceu a 'patotinha' da Igreja, venceu todas as perspectivas do "Pacote Central" que não aceitavam, não admitiam, uma vitória do Cordão Vermelho.
Emanuel e Drª Loloza, padrinho e rainha do Cordão Vermelho, são homenageados pelo Pe. Cláudio
A "patotinha" que comanda a Igreja estava, junto com o Cordão Azul, com tanto salto alto que não mediu a dor da queda, e depois do coice, estava tão alto que a queda foi estupendamente dolorosa. Até estas horas não tiveram coragem para encarar as pessoas. Mas o Cordão Vermelho enfrentou tudo, como disse, de cabeça erguida. A queda da "patotinha" foi tão dolorosa que mesmo na procissão e na missa não tiveram coragem de olhar nos nossos olhos. Os fiés comemoraram a vitória do Cordão Vermelho até pelo fato de ver menos o movimento do "Pavão de Escola de Samba" atrapalhando as celebrações eucarísticas. O "Pavão" estava desconsolado, derrotado, destroçado, não encontrava chão para se firmar... Não tinha graça para se exibir!
Essa é a síntese do que aconteceu este ano na festa de Nossa Senhora da Conceição em Itaporanga, que apesar da maldade da "patotinha" que comanda a Igreja, foi bonita e não deixou o seu propósito de lado que foi celebrar a Imaculada Conceição. O Cordão Vermelho apenas contribuiu para que a festa fosse bonita, para que fosse bela, assim como se propôs no momento em que foi convidado para o Pastoril 2010.
O resto deixamos com Deus, com Nosso Senhor Jesus Cristo e com a Imaculada Conceição, que sabem mais do que ninguém como foi os atos praticados por cada personagem dessa festa.
Cordão Vermelho caminha na procissão e é saudado pelo povo
 Princesa do Cordão Vermelho desfile em carro aberto
Procissão pelas principais avenidas da cidade

Itaporanga: Festa de Nossa Senhora da Conceição terminou com arrecadação recorde de R$ 109 mil

Imagem chegando ao patamar da Igreja Matriz
A festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição em Itaporanga terminou nesta quarta-feira (08) com a realização da Procissão, que percorreu as principais avenidas da cidade, seguida da Santa Misssa Solene, no patamar da Igreja Matriz. A celebração foi presidida pelo pároco local, padre Cláudio Barros Praxedes. Este ano a festa resgatou a beleza da cultura popular através do Pastoril, apresentando a rivalidade entre os Cordões Azul e Vermelho.
Bianca Iris coroou Nossa Senhora da Conceição
O rendimento (recorde) total da festa foi de R$ 109.508,57 mil que será usado nas ações sociais e atividades da própria paróquia. O Pastoril rendeu 73.856,00 mil sendo que o Cordão Vermelho, vencedor da festa, arrecadou R$ 43.338,00 mil e o Cordão Azul colocou R$ 30.018,00 mil. Uma diferença pró Cordão Vermelho acima dos 13 mil reais.
A pequena Bianca Iris Pereira Serafim (neta de dona Dalvinha e sobrinha do editor) foi a vencedora do Rosário e teve o direito de coroar a Imaculada Conceição. Ela arrecadou R$ 1.998,00 mil e é a 18ª coroação de Nossa Senhora conquistada por dona Dalvinha, um recorde nas festas da padroeira.
Ainda dentro da arrecadação tivemos o seguinte:
Envelopes (das ruas): R$ 6.904,35 mil
Angú (tradicional): R$ 2.690,00 mil
Ave Maria: R$ 2.238,05 mil
Pai Nosso: R$ 357,17 reais
Desfile das Empresas: R$ 11.000,00 mil
Doação: R$ 145,00 reais
Jantar: R$ 1.255,00 mil
Pastoril: R$ 73.949,70 mil
Rosário: R$ 4.312,30 mil
Outros: R$ 1.093,00 mil
Obs: Sem contar o lucro do Bar, durante as noites de barraca, que ainda será contabilizado no total geral. Abaixo, você confere alguns momentos de ontem: 
Cordão Vermelho abraçando a Imaculada
Vencedor da festa: Padre Cláudio premiando o Cordão Vermelho

Novo presidente do TCE vai tomar posse em 7 de janeiro. Fernando Catão foi eleito hoje

O conselheiro Fernando Catão acaba de anunciar a data de 7 de janeiro para a posse, em sessão especial, no cargo de presidente do Tribunal de Contas do Estado para o biênio 2011/2012. Também serão com ele empossados os conselheiros Fábio Nogueira (vice-presidente), Umberto Porto (corregedor), Arthur Cunha Lima (presidente da 1ª Câmara Deliberativa), Arnóbio Viana (presidente da 2ª Câmara), Flávio Sátiro (ouvidor) e Nominando Diniz (coordenador da Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira). O auditor Severino Claudino Neto recebeu e aceitou o convite do conselheiro Fernando Catão para permanecer no cargo de diretor geral do TCE por mais dois anos.
O Tribunal de Contas da Paraíba escolheu, na abertura da sessão plenária desta quinta-feira (9), a penúltima do ano, os novos dirigentes para o biênio 2011-2012. Foram eleitos, em chapa consensual, os conselheiros Fernando Catão (para o cargo de presidente), Fábio Nogueira (vice-presidente), Umberto Porto (corregedor), Arthur Cunha Lima (presidente da 1ª Câmara Deliberativa), Arnóbio Viana (presidente da 2ª Câmara), Flávio Sátiro (ouvidor) e Nominando Diniz (coordenador da Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira).