sábado, 22 de junho de 2019

Bolsonaro reclama de ‘superpoderes’ do Legislativo: “Querem me deixar como a rainha da Inglaterra?”

Resultado de imagem para bolsonaro entrevista no palácio
O presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado (22) que o Poder Legislativo tem cada vez mais “superpoderes” e que quer transformá-lo em “rainha da Inglaterra”, que reina mas não governa. “Querem me deixar como rainha da Inglaterra? Este é o caminho certo?”, questionou. Bolsonaro conversou com a imprensa na manhã de hoje no Palácio do Planalto, em Brasília, onde fez exames de rotina em um posto médico, antes de viagem para o Japão na próxima semana.
O presidente fez o comentário ao dizer que foi informado que a Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que torna a indicação de integrantes de agências reguladoras privativa do Parlamento. “Se isso aí se transformar em lei, todas as agências serão indicadas por parlamentares. Imagina qual o critério que vão adotar. Acho que eu não preciso complementar”, afirmou.

Reeleição
Bolsonaro disse ainda que, se for feita uma “boa reforma política”, aceitaria acabar com a reeleição para presidente. Mas, sem essa reforma, Bolsonaro admitiu que pode concorrer à reeleição. “Se, em 2022, eu estiver razoavelmente bem, eu venho. Caso contrário, estou fora. Não existe bom governo com má economia. O Paulo Guedes está confiando que, ao entregar essa nova Previdência, a gente vai deslanchar na economia”, afirmou.

Estudante de medicina veterinária morre após capotamento de carro em Patos

A estudante de medicina veterinária Erika Teixeira da Fonseca, de 23 anos, morreu na manhã deste sábado (22), após o carro em que estava capotar, no bairro Salgadinho, em Patos, no Sertão do Estado. Erika perdeu o controle do veículo na Alça Sudoeste, por volta das 7h da manhã.
A jovem estudava na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Campus Patos. Ela dirigia um veículo Hyundai HB 20 que acabou virado no acostamento da via. Equipes do SAMU, Bombeiros e Polícia Militar estiveram no local, no entanto, já encontraram a jovem sem vida.
O corpo de Erika foi encaminhado para o Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) de Patos.

Líder do Governo, Aguinaldo diz que Bolsonaro "tem boa intenção, mas não tem projeto e não tem foco" e dispara: "Não adianta o Paulo Guedes fazer beicinho".

AGUINALDO RIBEIRO
“Não adianta o Paulo Guedes fazer beicinho. O que adianta é aprovar uma reforma realista, mesmo que mais modesta”, disse ao Estadão o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) durante entrevista no dia 11, em seu gabinete de líder da Maioria na Câmara Federal. Que você confere AQUI
“A reforma da Previdência que pode ser aprovada não será a do governo”, afirmou. “Será uma outra, que estamos construindo, com um impacto fiscal, em dez anos, entre R$ 600 bilhões e R$ 800 bilhões.” Conseguir 308 votos “é uma difícil construção cirúrgica”, avaliou. “O governo não ajuda muito, porque o presidente Bolsonaro tem boa intenção, mas não tem projeto e não tem foco.”
Ribeiro disse, ainda, que “a aprovação da reforma da Previdência não será a salvação da lavoura, como o governo está anunciando”. Sobre o “beicinho” do ministro da Economia, arrematou: “Se o Paulo Guedes quiser sair não tem problema, o presidente mesmo já disse que a porta está aberta”.

quinta-feira, 20 de junho de 2019

Prima participa de documentário sobre o Maestro e Compositor José Siqueira, que é natural de Conceição e reverenciado internacionalmente...

Foto: Ascom
O Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima), criado e mantido pelo Governo do Estado da Paraíba há sete anos, entrou definitivamente para a história da música brasileira. Prova disto é que nos dias 16 e 17 deste mês, em Catolé do Rocha, o programa participou das gravações para um documentário acerca da vida e da obra do Maestro José Siqueira, paraibano nascido em Conceição, no Vale do Piancó. As imagens foram gravadas em meio ao aglomerado de serras de Capim-Açu, em Catolé do Rocha.
O longa-metragem intitulado “Paraibanas” tem direção de Eduardo Consonni e Rodrigo T. Marques e deverá ser lançado em 2020. Antes disso, a equipe pretende voltar à Paraíba para gravar também com a Orquestra Sinfônica da Paraíba, tombada recentemente como Patrimônio Histórico e Cultural do estado. Conforme o diretor Eduardo Consonni, “Siqueira, além de compositor e maestro, foi um exímio professor, e o Prima, dentro da narrativa do filme, representa um sonho quase utópico de ver jovens do Sertão paraibano tendo acesso à música e artes. Além disso, a orquestra executa uma de suas obras mais conhecidas, a Toada”.
O Prima terá uma participação destacada no documentário dirigido pelos cineastas Rodrigo Marques e Eduardo Cosnoni, que continuam colhendo imagens em Conceição, terra natal do Maestro, Pombal e Bonito de Santa Fé, na Paraíba, onde Siqueira regeu a filarmônica local aos 14 anos. Também no Rio de Janeiro-RJ, Moscou e outras cidades.
Para a participação no documentário o maestro e coordenador pedagógico do programa, Rainere Travassos, reuniu alunos e professores dos polos de Campina Grande, Catolé do Rocha, Cajazeiras e João Pessoa. No entanto, a proposta da Orquestra José Siqueira permanecerá encantando a comunidade sertaneja. O Prima definiu a continuidade da Orquestra reunindo alunos e professores do sertão. A participação do Prima no documentário teve uma boa repercussão no núcleo cultural do governo.
“Fazer o resgate das nossas memórias num período de desmonte do país, em que arte e educação estão como alvos, nunca foi tão importante e o maestro José Siqueira é um exemplo de superação pois sentiu a ditadura bater em sua obra, que reverenciava o erudito trazendo a contemplação das riquezas da cultura popular paraibana e nordestina em suas composições. O Espaço Cultural José Lins do Rêgo abriga e homenageia diversos equipamentos voltados para as artes e a belíssima Sala de Concertos Maestro José Siqueira é um deles”, afirma Raísa Agra, vice-presidenta da Fundação Espaço Cultural – Funesc.
Para o maestro Rainere Travassos, coordenador pedagógico do programa, “o que o Prima vivenciou na última segunda-feira foi de grande importância para o fortalecimento do programa. Mostramos o que podemos fazer com nossos próprios esforços. A gravação para o documentário foi um marco que empurra o Prima para dentro de um dos mais ricos momentos da história da música brasileira. Afinal, a obra de José Siqueira é tão importante e grandiosa quanto a de Villa-Lobos, Guerra Peixe e outros grandes compositores”.
O polo de Catolé do Rocha ofereceu e organizou a estrutura necessária para os ensaios e alojamento dos alunos e professores. A base dos integrantes da Orquestra Maestro José Siqueira está fundada na “Praça de Guerra”, Catolé do Rocha. Desta vez juntou alunos e professores de Campina Grande, João Pessoa e Cajazeiras. Mas deverá seguir seu caminho reunindo alunos e professores do Sertão para preparar concertos no segundo semestre e estabelecer um calendário de concertos pelo Sertão e outras regiões, no próximo ano.

Sobre o Maestro 

Siqueira nasceu no dia 24 de junho de 1904 e faleceu no dia 22 de abril de 1985. Até hoje o maestro paraibano é reverenciado internacionalmente pelo seu curriculum como compositor e regente de orquestras importantes como as orquestras de Detroit e da Filadélfia, nos Estados Unidos.
Na França regeu a Orchestre Radio-Symphonique, de Paris, na Itália, a sinfônica de Roma, entre outras. Foi professor da Escola de Música da Universidade do Brasil, hoje UFRJ. Fundou algumas Orquestras no Brasil e no mundo, a exemplo da Orquestra Sinfônica Brasileira. Criou a Ordem dos Músicos do Brasil e foi o seu primeiro presidente. (com Secom/PB)

Justiça condena prefeito de Pombal Verissinho à perda do mandato por contratar 546 servidores sem concurso e pagar salários abaixo do mínimo

Resultado de imagem para prefeito verissinho pombal
O juiz Mathews Francisco Rodrigues, da 1ª Vara da Comarca de Pombal, condenou o prefeito Abmael de Sousa Lacerda (Verissinho-MDB) por atos de improbidade administrativa, praticados ainda durante seu primeiro mandato, entre 1997 e 2000. A decisão do magistrado foi assinada dia 06 de maio, mas só foi tornada pública nesta quarta-feira (19), tendo o Blog do Naldo Silva obtido cópia da mesma em primeira mão, já que ainda não foi publicada em diário oficial.
O Ministério Público ajuizou Ação Civil Pública contra o gestor pombalense (foto), acusando-o ter admitido 546 (quinhentos e quarenta e seis) servidores municipais temporários, entre 97 e 98, através de contrato por excepcional interesse público, tendo período de vigência de seis meses. Denunciou, ainda, que o Tribunal de Contas do Estado constatou diversas irregularidades nessas contratações, dentre as quais a falta de Lei específica para contrato de excepcional interesse público, além do pagamento dos salários ter sido feito em valores inferiores ao mínimo nacional.
Em 2007 a ação foi julgada improcedente, tendo o Ministério Público recorrido ao Tribunal de Justiça, que anulou a decisão e determinou o retorno do processo para Pombal para novo julgamento. Em sua sentença, Mathews Francisco Rodrigues diz que para investidura em cargo ou emprego público a realização de certame prévio [concurso] é procedimento obrigatório, somente podendo ser de outra forma na hipótese de nomeação para cargo em comissão ou contratação por tempo determinado para atender, a excepcional interesse público.
“No caso específico do município de Pombal, o regramento da contratação temporária, na época dos fatos (período de 02/01/1997 e 30/11/1998), era dado pela Lei Municipal n° 679/1990 que, apesar de constatar dispositivo que trata da contratação por excepcional interesse público (art. 18 e ss.), não dispõe acerca da especificação dos motivos ensejadores da admissão, referindo-se, apenas, de forma genérica, sem qualquer detalhamento dos casos de excepcionalidade, dando azo [pretexto] à contratação temporária levada a efeito de forma aleatória, em inequívoca burla a exigência do preceito constitucional insculpido no art. 37, IX da Constituição Federal [concurso público]”, diz o juiz.
Ainda segundo o magistrado, mesmo depois de terem sido constatadas as irregularidades pelo Tribunal de Contas e ter sido determinada a abstenção de tal prática, verificou-se que foram realizadas prorrogações sucessivas nos contratos, sem qualquer processo seletivo e mesmo ausente a situação de excepcional interesse público, “fato, inclusive, confessado pelo promovido [Verissinho] em audiência realizada no âmbito do Ministério Público”. Além disso, observa Mathews Francisco, o então prefeito, “dolosamente”, efetuava o pagamento da remuneração dos referidos contratados em valores inferiores ao nacionalmente unificado, com o objetivo de contratar o maior número de pessoas de forma precária na administração municipal.
“Com base nisso, não se requer maiores esforços de interpretação para se enxergar, além da ilegalidade das contratações, a Plena consciência do ilícito perpetrado pelo pagamento de remunerações em valores inferiores ao montante nacionalmente unificado, sendo certo que o dolo genérico encontra-se devidamente provado pelos elementos probatórios juntados aos autos, subsumindo-se a conduta do promovido [Verissinho] em inequívoco ato de improbidade Administrativa, denotando grave violação aos princípios da administração pública, notadamente a legalidade, impessoalidade e moralidade, merecendo reprimenda apta a atender ao princípio da proporcionalidade e aos fins sociais a que a Lei de Improbidade Administrativa se propõe”.
A pena aplicada foi a perda da função pública, caso continue a exercer no âmbito da administração pública em geral; suspensão dos direitos políticos por cinco anos; Multa civil no valor correspondente a 20 vezes o valor da remuneração mensal percebida pelo promovido à época dos fatos; Proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que seja por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo período de três anos.

Médico Antônio Fausto convida Vieirinha para ser seu vice-prefeito na disputar das eleições de 2020 em Patos

Foto: Vieirinha e o médico Antônio Fausto
As movimentações em torno das eleições de 2020 para a disputa de prefeito em Patos estão a todo vapor. Nesta quarta-feira (19) o médico Dr. Antônio Fausto, que colocou o nome como pré-candidato a prefeito, fez convite para que o corretor de imóveis Vieirinha seja seu vice-prefeito. Dr. Antônio Fausto tem se articulado com empresários, médicos e pessoas de influência no cenário patoense, bem como, outros setores da sociedade, para viabilizar apoio na possível candidatura que está sendo arquitetada.
Vieirinha já colocou seu nome na disputa para deputado federal em eleições passadas e sempre tem buscado fazer alianças em torno dos pleitos. O convite para ser vice-prefeito numa provável chapa com o médico Dr. Antônio Fausto não foi descartada e pelo visto animou o corretor de imóveis. Em 2020, Patos poderá ter outros candidatos a prefeito no perfil do médico Dr. Antônio Fausto, ou seja, empresário, bem-sucedido, sem disputar cargos eletivos anteriormente, mas que vislumbra administrar uma das cidades mais importantes na política e na economia no sertão paraibano. (com Jozivan Antero)

Prefeito de Cabedelo deve anunciar troca de partido em julho, ele vai deixar o PRB e ingressar no DEM...

O prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo, está de malas prontas para desembarcar do PRB, que passará a se chamar Republicanos. Ele deve anunciar seu novo partido em julho próximo.
A nova legenda de Vitor Hugo deve ser o Democratas, ele apoiou Efraim Filho nas eleições de deputado federal e sua esposa assumiu o comando da legenda na cidade.
Ao que parece, o namoro agora deve ser oficializado depois das festas. (com Ecliton Monteiro)

Comando da Aeronáutica renova interdição do Aeroclube de João Pessoa até agosto

A Aeronáutica voltou a interditar neste mês de junho as operações do Aeroclube de João Pessoa (SNJO), na Paraíba, localizado no bairro do Bessa, na Capital. O comunicado emitido em abril dizia que a interdição iria até o dia 7 de junho, mas novo comunicado renovou a interdição no último dia 6, e o fechamento agora vai vigorar até o dia o dia 2 de agosto, às 23h59. 
De acordo com a informação NOTAM do Serviço de Informação Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (www.aisweb.aer.mil.br), o aeródromo continuará fechado para a movimentação de aeronaves devido à presença de obstáculos violando a zona de proteção do local: "AD CLSD DEVIDO PRESENCA DE OBST VIOLANDO A ZONA DE PROTECAO DO AD".
A Aeronáutica interditou pela primeira vez o Aeroclube em 5 de janeiro de 2018, mas desde então as interdições vêm sendo renovadas, por violação do cone de voo. Muitos moradores do Bessa defendem a construção de um parque na área. Eles temem acidentes com aeronaves no local, em função da proximidade com os prédios.   
A ANAC informou que "a restrição apontada ao Aeroclube de João Pessoa foi atribuída pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), do Comando da Aeronáutica, e se refere a violações ao plano de zona de proteção de aeródromo. E disse que "há, ainda, por parte da ANAC, uma medida administrativa cautelar ao aeródromo (Portaria nº 1.778) referente à proibição de operações de pouso na pista de pouso e decolagem do aeroclube". Segundo a Agência, "a decisão foi aplicada, entre outros motivos, por conta de deficiências encontradas na proteção da área operacional, bem como na área pavimentada do aeródromo".
A direção do Aeroclube firmou uma parceria com a Faculdade Internacional Cidade Viva (FICV) e do Aeroclube da Paraíba (ACPB) que vai criar a primeira graduação de João Pessoa em Ciências Aeronáuticas. A direção do aeródromo, no entanto, informou que não irá se pronunciar sobre o assunto no momento. (com ClickPB)

Governo qualifica duas novas Organizações Sociais para gestão hospitalar no Estado em substituição à Cruz Vermelha e ao IPCEP envolvidas na Operação Calvário

O Governo da Paraíba qualificou duas novas Organizações Sociais para gestão pactuada, por intermédio da Secretaria de Saúde, de unidades hospitalares no Estado. Os decretos foram publicados na edição do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (20). Foram habilitados o Instituto Acqua – Ação, Cidadania, Qualidade Urbana e Ambiental e a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Birigui.
CLIQUE AQUI para acessar o Diário Oficial do Estado.
O processo de requalificação das Organizações Sociais foi reaberto após o governador João Azevêdo determinar a intervenção administrativa e, consequentemente, término do contrato com a Cruz Vermelha e Instituto de Psicologia Clínica Educacional e Profissional (IPCEP), envolvidas em investigação sobre supostos desvios de verbas.
As duas OSs desqualificadas eram responsáveis pela gestão do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa; do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita; e do Hospital Geral e Mamanguape.
A administração estadual tem contratos firmados com as Organizações Sociais para gestão hospitalar desde 2011. Segundo o governador João Azevêdo (PSB), o objetivo da pactuação é a agilidade e flexibilidade na gestão. Ao todo, na Paraíba, 10 unidades de Saúde, de diferentes perfis e regiões, são geridas por OS.

quarta-feira, 19 de junho de 2019

TCE aprova primeira prestação de contas de Divaldo (2017) e reprova mais uma de Berguim (2016) que teve a de 2015 rejeitada no início do ano

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) analisou em sessão ordinária nesta quarta-feira (19) duas prestações de contas da prefeitura de Itaporanga, que teve resultados diferentes: as de 2017, primeiro ano da gestão do atual prefeito Divaldo (sem partido), foram aprovadas, enquanto, as de 2016, último ano da gestão do ex-prefeito Audiberg Alves (PSB), reprovadas. 
Dentre as principais irregularidades na prestação de contas de 2016, a Corte de Contas apontou a falta de repasse das contribuições previdenciárias descontadas dos servidores e o não cumprimento do percentual mínimo de 25% em educação. A Corte tem advertido nas sessões os gestores municipais em relação ao não recolhimento das contribuições previdenciárias, em especial, quando são descontadas de salários dos servidores e não repassadas aos institutos próprios ou INSS, irregularidade que enseja a reprovação das contas. 
Em contato com o blog, o ex-prefeito Berguim disse estar "tranquilo" com relação a decisão por ter sido "apenas pelo não recolhimento integral da previdência", optando por pagar o PCCR. "Entre pagar o funcionalismo com o PCCR e pagar o INSS, dei preferência ao servidor público sempre pagando dentro do mês trabalhado", pontuou. 
O ex-gestor relata, ainda, que o município viveu um colapso total no abastecimento de água diante de uma seca que durou seis anos levando-o a investir com foco no social. "Foram seis anos sucessivos de seca e optei pela população dando-lhe uma assistência integral na saúde, educação e assistência social. Fizemos uma gestão que atendia à todos", exclamou. 
Audiberg teve outro resultado negativo referente a prestação de contas de 2015, reprovada também por não recolhimento das contribuições previdências, além do excesso nas contratações de servidores por tempo determinado. O TCE enviará o resultado de 2016 à  Câmara Municipal que vai apreciar e dar a palavra final. Os Vereadores ainda aguardam o envio do resultado referente à prestação de 2015, que foi reprovada pela Corte de Contas em fevereiro passado.

Veja: esposa de ex-deputado tem carro roubado quando chegava em casa, no bairro do Altiplano, em João Pessoa...

Criminosos roubaram o carro da esposa do ex-deputado caririzeiro Pedro Medeiros, na manhã desta quarta-feira (19), no bairro do Altiplano, em João Pessoa. Uma câmera de segurança flagrou o momento em que a mulher foi abordada pelos criminosos. A vítima teve ser veículo roubado enquanto chegava em casa.
Até o momento, nenhum suspeito foi preso pelo crime. Veja o momento do ato criminoso:

Polícia deflagra operação contra lavagem de dinheiro e cumpre mandados em João Pessoa e Itabaiana

A Polícia Civil cumpre, nesta quarta-feira (19), mandados de busca e apreensão em João Pessoa e em Itabaiana em operação que investiga desvio de recursos públicos no município do Agreste paraibano. São três mandados judiciais sendo cumpridos nessa nova fase da operação que já teve como alvo, na primeira fase, o ex-prefeito Antônio Carlos Melo Júnior. O delegado Felipe Castelar que uma ex-secretária de Saúde de Itabaiana também é alvo da Operação Garimpo. Foram apreendidos, hoje na ação policial, dois carros, uma moto, cheques e documentos.
A operação foi denominada ‘Garimpo’ e é um desdobramento da ‘Operação Pote de Ouro/Mapa da Mina’, desencadeada ano passado. Os mandados foram expedidos pelo juízo da Comarca de Itabaiana. De acordo com as investigações da Polícia Civil, o suposto esquema teria desviado recursos públicos na gestão do ex-prefeito de Itabaiana, Antônio Carlos Rodrigues de Melo Júnior.
O ex-prefeito Antônio Carlos, o ex-tesoureiro da prefeitura Luís Moreira de Barros e o ex-secretário de infraestrutura da prefeitura de Itabaiana Adjailton Paiva de Andrade (falecido posteriormente à prisão) foram presos na primeira fase das investigações, mas estão respondendo o processo em liberdade. No total, juntando as duas fases, mais de R$ 330 mil em contratos estão sob suspeita.
O caso estava sob segredo de justiça, mas uma decisão judicial retirou o sigilo. Nessa segunda etapa estão sendo cumpridos mandados em apartamentos que pertenceriam a André Teixeira Gondim e Rodrigo Henriques Neves, ex-secretário de Turismo da cidade de Santa Rita. Os dois, segundo a polícia, teriam envolvimento nas supostas fraudes.
Já em Itabaiana, equipes da Polícia Civil fazem buscas em locais onde estariam bens comprados pelo ‘esquema’ como lavagem de dinheiro. Até agora a Polícia Civil não divulgou um balanço parcial da ação. A Justiça também decretou o sequestro de parte dos bens investigados pela Polícia Civil.

São João de Conceição terá 1º monitoramento por Câmeras do Vale do Piancó que foi tema de reunião entre autoridades

A imagem pode conter: tela e área interna
O 'São João' da cidade de Conceição é de longe, junto com a festa de 'Santo Antônio' em Piancó, a exposição mais acreditada dos festejos juninos na região do Vale do Piancó pela sua programação acertada. E mais uma vez a prefeitura de Conceição se sobressai ao dotar a festa, começa nesta quinta-feira (20), de um sistema de monitoramento eletrônico de última geração, através de câmeras de alto alcance, espalhadas nas áreas internas e externas do Centro Cultural 'Elba Ramalho'. 
Além do novo sistema de monitoramento de pessoas, a prefeitura contará com uma empresa especializada em segurança de eventos, para dar maior qualidade ainda ao público que irá comparecer aos três dias de festa. Nesta terça-feira (18), o Prefeito Nilson Lacerda, se reuniu com as polícias Militar e Civil, além do poder judiciário e Corpo de Bombeiro para traçar a logística que será usada no São João.
De acordo com o Coronel Campos, Comandante da CPRII, Conceição contará com novidades na segurança por parte da Polícia Militar. “Teremos policiamento especializado por todas as áreas da cidade, e especialmente no local do evento. O cidadão poderá festejar tranquilamente com a sua família, prestigiando o São João de Conceição, é para isso que estaremos presentes”, falou Campos.
Outras estratégias foram debatidas e tiveram a anuência do Juiz Antonio Eugênio, que também deu sugestões sobre a segurança do evento. O Prefeito Nilson por sua vez, agradeceu o emprenho das autoridades em colaborar com a festa de Conceição, e garantiu todo o esforço da Prefeitura para fazer mais um grandioso evento em praça pública.
O São João de Conceição vai de 20 a 22 de junho, com apresentações de várias atrações musicais.
A imagem pode conter: 2 pessoas, área interna A imagem pode conter: 5 pessoas, área interna
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área interna A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas e área interna

terça-feira, 18 de junho de 2019

Pensando em melhorar a qualidade de vida, Energisa renova a iluminação pública de Itaporanga

Resultado de imagem para energisa iluminação itaporanga
Pensando em melhorar a qualidade de vida da população de Itaporanga, a Energisa está renovando a iluminação pública do município. A iniciativa, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), contribui diretamente para aumentar a sensação de segurança da população, permitindo uma circulação mais tranquila pelas ruas durante a noite.
O investimento na melhoria da iluminação pública de Itaporanga foi de R$ 201.634,47. Serão substituídas 137 luminárias que deixarão as ruas da cidade mais iluminadas e contemplarão a BR 361 (saída para Boa Ventura), a Av. Deputado Doares Madruga, a Av. Irineu Gomes da Silva e a Av, Dr. Manoel Medeiros Maia. A expectativa é de uma economia de energia de 100,33 MWh por ano.
Apesar da iluminação pública ser responsabilidade das prefeituras, a Energisa realiza esse trabalho com o intuito de disseminar a cultura da redução do consumo de energia e contribuir com a preservação ambiental. Além disso, a troca de lâmpadas não eficientes pelas de LED, que são mais duráveis e econômicas, também colabora para a redução do valor das contas de energia das prefeituras.

Natural de Monteiro, Anielle Maracajá chega à capa da revista Sexy pronta para o empoderamento feminino

 Resultado de imagem para anielle maracajá
A Psicanalista, Anielle Maracajá, 29 anos, natural de Monteiro (PB) celebra na Sexy o empoderamento feminino.
O clima do ensaio foi afetado pelo cenário das fotos, uma mansão com arquitetura da década de 1950. “Topei o convite e encarei como um desafio pessoal. Nunca tinha feito sequer um ensaio de lingerie. É muito bom quando a gente se aceita e passa a se gostar mais”, comemora em entrevista à Folha.
Em ótima forma, a paraibana diz que leva vida normal e come de tudo, sem hábito treinar na academia. “A genética nordestina é boa”, brinca. O valor do cachê pago a  Anielle Maracajá não foi revelado.
Anielle Maracjá se mudou ainda criança para Londres, na Inglaterra. Lá se especializou em psicanálise, casou-se e teve dois filhos, um de 7 e outro de 11 anos. “É muito bom quando a gente se aceita e passa a se gostar mais. Isso ficou visível no ensaio, fiquei à vontade principalmente por defender o poder da mulher. Esse é um ensaio mais mulherão. A revista ficou provocante na medida, bem refinada”, diz.

Organizadora divulga inscrições deferidas em concurso para professor do governo

Resultado de imagem para concurso para professor na paraíba terá duas etapas
A organizadora do concurso com mil vagas para professor da rede estadual da educação básica da Paraíba divulgou na manhã desta terça-feira (18) a lista preliminar de inscrições deferidas. A lista está disponível no site http://www.institutoaocp.org.br/concurso.jsp?id=220.
Conforme o edital de divulgação, foram divulgadas as listas preliminares de inscrições deferidas para ampla concorrência e também para candidatos que se declararam com deficiência e dos pedidos de atendimento especial. Os candidatos que tiveram as inscrições indeferidas podem interpor recurso no prazo máximo de 2 dias úteis, contados a partir da data da publicação do edital. O recurso deve ser protocolado em formulário próprio, disponível no site da organizadora, das 0h da quarta-feira (19) até a 23h59 da sexta-feira (21).
Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva e de títulos. O exame de múltipla escolha está previsto para ocorrer no dia 21 de julho, em horário a ser divulgado. A prova será composta de 50 questões, que totalizarão 100 pontos. As perguntas serão distribuídas pelas disciplinas de Língua Portuguesa (10), Legislação Básica em Educação (10), Conhecimentos Pedagógicos (10) e Específicos (20). Para ser aprovado será preciso acerta 50% ou mais dos prontos da prova, além de não obter nota zero em qualquer uma das disciplinas. Os candidatos habilitados nesta etapa terão seus títulos avaliados. Após o resultado final co certame, a seleção ficará válida por seis meses, podendo ser prorrogada por igual período. Neste prazo, os aprovados serão convocados.  
O concurso público oferece 72 vagas para Artes; 150 vagas para Biologia; 68 vagas para Educação Física; 6 vagas para Filosofia; 47 vagas para Física; 72 vagas para Geografia; 78 vagas para História; 18 vagas para Língua Espanhola; 61 vagas para Língua Inglesa; 195 vagas para Língua Portuguesa; 199 vagas para Matemática; 28 vagas para Química e 6 vagas para Sociologia.

PRB passa a se chamar Republicanos e Hugo Motta diz que mudança atende anseio do povo; é o 8º partido a trocar de nome...

Hugo Motta destaca crescimento do PRB no Brasil
Nascido em 2005 com a finalidade de reunir políticos evangélicos de diversas legendas, o Partido Republicano Brasileiro (PRB), que teve o empresário José Alencar como vice-presidente de Lula, vai mudar de nome, o oitavo partido a mudar o nome desde o início da última legislatura, há quatro anos. O PRB se chamará Republicanos, repetindo o movimento de retirada da expressão "Partido" ocorrida em todos os casos anteriores. 
O deputado federal Hugo Motta, presidente do PRB na Paraíba, comentou sobre a mudança de nome da sua sigla, algo que para o parlamentar não representa uma tática de marketing, mas sim estudo amplo sobre aquilo que o partido deverá apresentar a sociedade brasileira. “Esse estudo foi concluído por sociólogos, cientistas políticos. O partido chegou ao nome de Republicanos. Apresentamos na Convenção Nacional que aprovou a mudança, uma carta com a nova resolução do partido, o que o Republicanos defende, o que ele pensa ser bom para o Brasil”, disse Hugo, sobre seu partido que é ligado à Igreja Universal.
A intenção da legenda é focar sua atuação no campo ideológico da centro-direita e para está mais próximo da população. Hugo Motta comentou ainda, que a bancada do seu partido foi uma das únicas bancadas que conseguiu crescer, na última eleição, que foi uma eleição totalmente atípica. “O partido não muda de nome para sobreviver. O partido muda de nome para dar ao País a condição de está mais próximo dos anseios que são fundamentais para população brasileira”, explicou Hugo Motta que é o 2º secretário da Comissão Executiva Nacional.
Com o movimento, o partido quer deixar para trás o histórico de aliança com a esquerda e criar um movimento independente do bolsonarismo, como é descrito como um exemplo de direita "radical". os principais nomes do PRB, hoje, são o vice-presidente da Câmara dos Deputados, ex-ministro Marcos Pereira, presidente nacional da legenda, e o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, ambos ambos religiosos licenciados da Igreja Universal.

Mudanças
Em 2007, o Partido da Frente Liberal (PFL) sofria um intenso desgaste. Nascida de uma divisão da Arena, partido de sustentação da ditadura militar, a legenda foi uma das responsáveis por permitir a vitória da oposição, liderada por Tancredo Neves e José Sarney, no colégio eleitoral de 1985. Depois de vinte anos, diante das dificuldades da oposição à direita durante o governo do ex-presidente Lula, a solução encontrada foi a refundação do partido, que é o atual DEM. Hoje, a legenda voltou a ocupar posições de relevância no cenário nacional tendo, entre outros, os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre.
No último ciclo eleitoral, a tética resultou numa redução da "sopa de letras" com a proliferação de partidos conhecidos por uma única palavra. São os casos do PTN e PEN, partidos nanicos que se transformaram em Podemos e Patriota e lançaram as candidaturas de Alvaro Dias e Cabo Daciollo à Presidência da República em 2018. Além destes, o PT do B virou Avante e o Partido Progressista virou Progressistas (apesar de manter a sigla PP).
Neste ano, o movimento continuou com o PPS, que foi refundado e passou a se chamar Cidadania. Os que mudaram a nomenclatura, ma continuaram utilizando siglas, foram o PMDB, que retornou às origens e voltou à se chamar MDB, e o Partido da Social-Democracia Cristã, legenda do eterno candidato José Maria Eymael, que simplificou se nome e se tornou Democracia Cristã (DC).

segunda-feira, 17 de junho de 2019

Ao lado dos deputados Nabor e Hugo Motta, prefeito Dedé inaugura pavimentação de ruas do distrito Pitombeira de Dentro, em Santana dos Garrotes...

A imagem pode conter: 7 pessoas, incluindo Neto Pinto, pessoas sorrindo, pessoas em pé, céu, sapatos, árvore e atividades ao ar livre
O prefeito José Paulo (Dedé de Zé Paulo) inaugurou neste domingo, 16, a pavimentação das ruas 31 de agosto e 1º de maio, no distrito Pitombeira de Dentro, em Santana dos Garrotes. A solenidade contou com a presença dos deputados: federal Hugo Motta e estadual Nabor Wanderley, ambos do PRB; do vice-prefeito Zezito Morais; dos vereadores: Neto Pinto, Socorro Feitoza, Augusto Antas, Lucrécio Bezerra; além de secretários, autoridades e a população em geral. A pavimentação é um sonho da comunidade, agora, enfim, concretizado.
Ao entregar a pavimentação das ruas, o prefeito Dedé destacou que a gestão não faz promessa, mas busca firmar compromissos. “Eu me comprometi com os moradores e não podia fazer outra coisa se não pavimentar essas ruas. Isso é a primeira rua que estamos inaugurando em Pitombeira de Dentro, emenda do deputado Hugo Motta.  Santana dos Garrotes está vivendo uma nova fase, um novo tempo, graças a um trabalho de equipe”, observou.
Em nome dos moradores, o vereador Neto Pinto, que reside no distrito e sempre lutou por esse distrito, destacou que a comunidade passou mais de 40 anos sofrendo na rua. “Mas graças a Deus chegou o momento de essas ruas serem calçadas. Fim da poeira e da lama”, enfatizou Neto Pinto, por sua vez, agradeceu ao prefeito e ao deputado Hugo pelo calçamento da rua, um sonho dos seus moradores.
A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas em pé, multidão, céu e atividades ao ar livre A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas andando, multidão, céu e atividades ao ar livre
O prefeito também recebeu do deputado Hugo Motta um ônibus escolar, onde servirá aos estudantes do município. O prefeito e as lideranças locais foram bem recepcionados pela a população de Pitombeira de Dentro. Logo após o evento, o prefeito ofereceu um almoço aos presentes. (com Ary Ramalho)

Assembleia da Paraíba aprova projeto que cria 400 cargos para concurso da Fundac

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou na tarde desta segunda-feira (17), em sessão ordinária convocada para limpar a pauta, o Projeto de Lei nº 523 que cria 400 cargos no quadro permanente da Fundac (Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente "Alice de Almeida"). A aprovação era necessária para que o governo realize o concurso público anunciado pelo governador João Azevêdo.  O salário a ser pago para os agentes socioeducativos gira em torno de R$ 1.500, sem contar com as gratificações.
De acordo com a mensagem encaminhada pelo Poder Executivo à ALPB, com a criação do Programa de Educação Integral para atendimento de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, através do Decreto 37.505/2018, e, posteriormente, a transformação do mencionado programa na Escola Cidadã Integral de Socioeducação, por meio da Medida Provisória nº 267, de 7 de fevereiro de 2018, houve considerável aumento das atividades nas Unidades de Internação da Fundac, devido ao sistema de turno e contraturno. 
Esse aumento se deu em decorrência de atividades simultâneas em vários espaços, tais como cursos profissionalizantes, oficinas de artes, atividades esportivas e atendimentos terapêuticos.

Debandada: Três secretários da prefeitura de Soledade pedem exoneração após reunião com pré candidato da oposição

geraldo moreira - DEBANDADA: Três secretários da prefeitura de Soledade pedem exoneração de cargos após reunião com pré candidato da oposição
O prefeito Geraldo Moura (foto), de Soledade, está desde essa sexta (14) com menos três secretários. O responsáveis pelas pastas de administração, agricultura e finanças pediram exoneração. Fábio Matias de Oliveira, Adeilson Antonio de Morais e Angelo Márcio da Silva Correia deixaram o governo após reunirem-se com o pré candidato da oposição Ivanildo Gouveia, segundo Geraldo.
“Recebi o pedido de exoneração com muita tranquilidade, até porque pelas ligações que eles tinham com Ivanildo essa situação já era esperada, o que me surpreendeu foi o fato deles terem decidido sair somente após uma reunião que ocorreu na fazenda do meu agora adversário político, o que só comprova a articulação sórdida que Ivanildo tem feito para tentar desestabilizar a gestão e ganhar a Prefeitura no tapetão”, disse o prefeito. 

Prefeito Diogo Richelli e Aluísio Segundo entregam nova Praça da Matriz em Nova Olinda totalmente revitalizada

A cidade de Nova Olinda ganhou na última sexta-feira (14) a nova Praça da Matriz, após completa reforma e revitalização estrutural num investimento de R$ 250 mil - através de emenda parlamentar do senador José Maranhão (MDB). A obra foi entregue pelo prefeito Diogo Richelli (DEM) e por Aluísio Segundo, que representou o sogro (o senador Zé Maranhão) na ocasião, além da ex-prefeita Ducarmo e demais autoridades. 
Junto com a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, a Praça da Matriz forma um dos cartões postais da cidade. A reforma contemplou espaço para prática de caminhada, novos bancos, área verde, nova iluminação, dentre outros itens, se transformando em ponto para muitas fotos nas redes sociais dos munícipes e dos visitantes.
Situada no centro da cidade, a praça além de servir como ponto de encontro dos populares também é considerado local de prática de esporte e lazer dos nova-olindenses. Além de movimentar a economia local com o aumento do fluxo de pessoas realizando atividades na praça, a ideia dará vida aquela área e propiciar melhores opção de lazer para os moradores.

Audiência pública na Câmara Municipal pretende regulamentar motoristas de carros por aplicativos em Patos

De autoria do vereador Paulo Lacerda (PV), a sessão pública prevista para acontecer no próximo dia 10 de julho, pretende discutir a regulamentação dos motoristas de carros e motos por aplicativo, baseando-se na Lei Federal 13640/2018 a qual institui as diretrizes da política nacional de mobilidade urbana, com o objetivo de regulamentar o transporte remunerado privado individual de passageiros que está incluso na Constituição Federal. 
"Existe a necessidade do município a questão dos aplicativos de mobilidade urbana, já existe uma Lei Federal que é a treze mil seiscentos e quarenta, mas o município tem a competência de regulamentar ou não. Então a necessidade sim, nós estamos encaminhando o convite para os diversos aplicativos que já existem no nosso município, para que juntos a essa classe possamos discutir essa regulamentação a qual teremos no que diz respeito e que contemple a todas as categorias’’, destacou o vereador patoense Paulo Lacerda. 
A cidade de Patos, localizada no interior do Estado, conta hoje com cinco aplicativos de motoristas particulares operando em carros e motos, são mais de duzentos profissionais exercendo a função diariamente e muita das vezes até nos finais de semana, gerando emprego e renda para a região. 
Mesmo tendo em vista a referida Lei Federal, compete ao município regulamentar e fiscalizar o serviço de transporte remunerado priva do individual de passageiros previsto no inciso X do art.4ª desta lei no âmbito dos seus territórios. (com Carlos Dhaniel)

domingo, 16 de junho de 2019

Líder de Bolsonaro, Joice Hasselmann prestigiou São João de CG e almoça hoje com empresários de JP

 
A deputada federal e líder do governo Bolsonaro no Congresso, Joice Hasselmann (PSL), esteve neste sábado (15) visitando o Maior São João do Mundo em Campina Grande, ao lado do prefeito de Campina Romero Rodrigues (PSD) e neste domingo (16) estará promovendo na capital um almoço para empresários e políticos com intuito de discutir e difundir ideias de apoio a reforma da Previdência.
“Chegando ao maior São João do Mundo. Acabo de pôr os pés na Paraíba. De João Pessoa sigo para Campina Grande. Não vamos desistir de fazer a maior reforma da Previdência da história do país. Ainda há muita água pra passar por debaixo da ponte. Vamos trabalhar pra reinserir estados e municípios e rumo ao R$ 1 trilhão”, disse a deputada em seu perfil no Instagram ao chegar em CG. O almoço com empresários em João Pessoa vai ser realizado no restaurante Santa Grelha, no Shopping Manaíra, a partir do 12h.

“Espero que venham preparados para entrar pela noite”, alerta Adriano Galdino sobre esforço concentrado da ALPB nesta semana

Resultado de imagem para adriano galdino entrevista
Ao fazer uma avaliação positiva dos trabalhos na Assembleia Legislativa neste semestre, o presidente Adriano Galdino (PSB) pede empenhos de todos os 36 parlamentares da Casa para o esforço concentrado que a Casa para votação da LDO e mais de 500 matérias nestas segunda e terças-feiras, últimos dias de votação deste semestre.
“Espero que todos venham preparados para entrar pela noite e zerar a pauta”, alertou ontem o deputado Adriano Galdino, (PSB) ao salientar que as discussões e definições da Lei de Diretrizes Orçamentárias precisam, nesse caso, acontecer logo na segunda, já que só a terça pode oferecer pouco tempo para as demais votações.
Balanço preliminar – “Foram cinco meses de muita produção. Aqui eu quero, mais uma vez, parabenizar os deputados e as deputadas pelo compromisso com a Paraíba e com os paraibanos. Tivemos uma produção recorde em todos os tempos na história desta Casa. Graças a Deus eu estou tendo a honra de ser presidente e, junto com eles pudemos fazer diversos debates sobre temas nacionais, regionais estaduais e municipais, mas sempre compromissados com uma Paraíba cada vez melhor e justa para todos”, acrescentou.
Somente na última quinta-feira (13), na Secretaria Legislativa, foi possível constatar que a pauta inclui 15 Projetos de Lei, dois Projetos de Resolução e dois Recursos que podem ser somados ainda a vetos que nos últimos dias devem ser enviados pela Assessoria Jurídica do Governo do Estado. Somente requerimentos solicitando a realização de sessões especiais e solenes, a pauta conta com 25, sendo que mais 400 com assuntos diversos também avolumem a pauta, com a vantagem de serem votados em bloco.