sábado, 27 de julho de 2013

Audiberg Alves se reuniu com reitor do IFPB para tratar da instalação do campus em Itaporanga, cuja construção pode ter início em setembro...

E conforme o prefeito de Itaporanga havia me informado no início da semana ele participou, acompanhado do engenheiro Loureirinho [diretor da residência rodoviária do DER em Itaporanga], de uma reunião quinta-feira (25) com o reitor João Batista, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), quando trataram sobre o processo de implantação de um campus em Itaporanga.
Além do reitor, o prefeito foi recebido pelos pró-reitores de Ensino, Paulo de Tarso, e de Desenvolvimento Institucional e Interiorização, Antônio Carlos Varela. O professor itaporanguense Ridelson Farias, do Campus João Pessoa e assessor especial que coordena os trabalhos para instalação do campus no município, também participou da reunião. Segundo informações obtidas pelo Blog, há uma possibilidade de que as obras de construção comecem no próximo mês de setembro. 
Entre os cursos previstos estão Informática e Gestão da Produção Industrial. O reitor comentou que o campus prevê a necessidade de 110 profissionais, entre docentes e técnicos. No momento, o IFPB está na fase de licitação da empresa que será responsável pela construção do prédio do campus, orçado em mais de R$ 13 milhões incluindo os equipamentos inciais. Na conversa foi abordado a possibilidade de se iniciar o funcionamento com cursos de extensão, a exemplo do Pronatec (Plano Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e dos Mulheres Mil.
Para tanto, o prefeito disponibilizou para a instituição as instalações da Escola Modelo, recém inaugurada. O reitor ainda informou que a presidente Dila Rousseff pretender concluir todas essas extensões até o ano de 2014.

Conferindo o cardápio da churrascaria dos 'Amigos' numa mesa repleta...

Esta manhã estivemos conferindo o cardápio da churrascaria dos 'Amigos' administrada em sociedade pelos vereadores Hélio do Bar (PTB) e Neném de Adhailton (PSB), localizada na saída de Itaporanga em direção ao município de São José de Caiana. Numa mesa repleta de convidados, lá estavam, além do editor e dos administradores, os vereadores Ricardo Pinto (PSDB), Jailson de Zeca (PMDB) e Ivanilto Palmeira (PTN), e a turma de amigos pernambucanos capitaneados pelo companheiro Ivanildo Show. O local já se transformou no point de Itaporanga...

Diretor do Pólo Presencial da UNIP-Piancó fala ao PB Notícias sobre as conquistas da instituição e abertura do Vestibular de Inverno

Que esteve concedendo entrevista ao radiofônico PB Notícias, ontem, foi o diretor do Pólo da UNIP - Universidade Paulista, no município de Piancó, Antônio Leite de Caldas, oportunidade em que falou sobre a abertura de inscrições para o vestibular da instituição, dentre outros assuntos. Ele informou também que a instituição inaugurou recentemente um escritório de representação em Itaporanga, por ser cidade pólo regional e que já necessitava dessa iniciativa.
"Estamos bastantes satisfeitos com o pólo de Piancó e a inauguração de um escritório em Itaporanga só vem reforçar mais ainda os resultados positivos diante dos investimentos que estamos promovendo", disse Antônio Leite que anunciou ainda a probabilidade de implantação de mais cinco cursos até o ano que vem e a construção de sua sede própria. "Para tanto estivemos vistoriando um terreno às margens da BR-361, sentido Piancó-Itaporanga, que se encaixa perfeito diante das nossas necessidades", completou.
De acordo com o diretor, a presença da UNIP no Vale do Piancó "nasceu de um desafio nosso, com apoio da impressa e de toda sociedade". "Na verdade a universidade como um todo teve uma guinada perversa por ter sido instalada no litoral, deixando o interior desguarnecido. Por isso, o trabalho da UNIP vem sendo aceito. Por ir até aonde está a demanda", disse ao falar sobre a falha das universidades de se instalarem nas regiões litorâneas.
Antônio Leite lembrou aos ouvintes que a UNIP está com inscrições abertas até o próximo sábado (03) para o Vestibular de Inverno, com provas que poderão ser agendadas conforme a disponibilidade de tempo do candidato para realização do exame que consta apenas de uma redação. Os interessados poderão realizar suas inscrições, ao custo de R$ 30,00, diretamente no Pólo Presencial de Piancó, ao lado do restaurante CÈU, ou no Escritório de Representação Regional em Itaporanga, na sala 02 do Edifício Crizanto Pereira, defronte a agência do Banco do Nordeste.  
Antônio Leite mostrou-se muito alegre quando relatou que o Pólo da UNIP/Piancó já colocou dezenas de profissionais no mercado de trabalho, seja no setor público através de concursos, principalmente, na área de serviço social. "Isso mostra a versatilidade da UNIP que faz história no Vale do Piancó. Pois a UNIP já entrou na região ofertando 14 cursos de graduação", pontuou ao lembrar que o aluno conclui seu curso com uma verdadeira biblioteca em sua casa. 
Para o referido vestibular, a UNIP está oferecendo 740 vagas nos 14 cursos de graduação que abragem as mais diversas áreas do conhecimento como: Ciências Sociais, Econômicas, Comerciais, Educacionais e Humanas. Maiores informações pelos fones: 83 3452-1203 / 9860-9422 / 9171-3756. Também estão abertas inscrições para os 20 cursos de Pós-Graduação Latu Sensu que abrangem as mais diversas áreas do conhecimento como: Ciências Jurídicas, Sociais, Contábeis, Educacionais e Econômicas. Só que para estes cursos, o número de vagas é limitado.

Sindicon Vale se reúne com trabalhadores neste domingo em Itaporanga

O Presidente do SINDICON VALE-PB, Júnior Porcino, está convidando para um evento festivo e reunião com os trabalhadores têxteis da Indústria de Fios e Tecelagens dos municípios de Itaporanga, Piancó, Santana dos Garrotes e Pedra Branca, nesse primeiro momento, que se realizarão neste domingo (28), às 09h00min horas da manhã no Atlântida Esporte Clube de Itaporanga. A reunião possui a seguinte pauta:
-Apresentação do estatuto do SINDICON VALE-PB, sua organização diretorial e localização de sua sede.
-Metas de conquistas do SINDICON VALE-PB para categoria, tais como: melhoria salarial, luta pelo vale transporte e vale alimentação, organização futura dos representantes de base e busca por melhor relação entre trabalhador e patrão no que se refere a respeito à jornada de trabalho e pagamento de horas extras;
-Apresentação de convênios já firmados entre o SINDICON VALE-PB, comércios e consultórios médicos que prestarão um serviço com qualidade e facilidades financeiras à categoria;
-Abertura do processo de filiação da categoria, para estruturação e garantia dos direitos e conquistas assegurados pela CLT (CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS TRABALHISTAS);
-Após a pauta será servido uma feijoada com churrasco e refrigerante para todos os trabalhadores.
Após esta primeira reunião, outras posteriores irão acontecer em cidades polos que estejam dentro da abrangência territorial do SINDICON VALE-PB para tratar da mesma pauta e por fim ao ciclo de reuniões.

Mães e vereadores denunciam sofrimento de alunos com descaso diante da falta de merenda escolar em Diamante

Mães de alunos da rede municipal de ensino em Diamante não sabem mais o que fazer diante da falta de merenda escolar registrada há vários dias, principalmente, na Escola 'Antônio Barros da Silva' e na Creche 'Ricardo Aracken'. A situação, de acordo com denúncia conferida pelo Portal ASN, é desoladora e de descaso para com o setor.
A denúncia, inclusive, foi constatada durante fiscalização feita no final da manhã desta sexta-feira (26) pelos vereadores Alan Deivid, Cícero Venâncio, Jucier, Francisco Luis e Francisco Bezerra de Cena. O grupo constatou que os alunos vem sofrendo com a situação constantemente. De acordo com as mães de alunos, a justificativa da direções escolar é que a prefeitura não está repassando a merenda. 
Onde está o dinheiro da merenda escolar que o governo não deixar de enviar para todo o Brasil? Era essa a pergunta feita por todos os vereadores e pais de alunos. Os parlamentares-mirins vão encaminhar ofício ao Ministério Público para que seja exigida da Secretaria Municipal da Educação a regularização da distribuição da merenda escolar, pois os alunos estão sofrendo psicologicamente e fisicamente com a falta da mesma.
"Tem escola aqui sem merenda escolar, e isso não pode acontecer. Muitas famílias humildes que estão sofrendo com essa seca já mandam seus filhos para a escola e ficam tranquilas em saber que eles vão ter o que se alimentar lá, mas aqui em Diamante não está acontecendo isso", lamentaram os vereadores.     
Realmente é uma situação vexatória e lamentável. Não se admite que autoridades e os órgãos de fiscalização fiquem de braços cruzados observando crianças pedindo biscoito seco por estar com fome. Os vereadores que verificaram a situação nesta sexta-feira estão cumprindo com seu dever designado pelo povo de Diamante para combater as mazelas sociais e irregularidades encontradas na gestão pública.  
Tanto a população como os próprios vereadores querem saber o que a administração municipal está fazendo com recursos destinados pelo Governo Federal através do programas PNAE, PNAC e PNAP. E aprroveitaram para fazer um apelo a prefeita Marcília Mangueira (PMDB): "Achamos que ela não está dando a devida atenção ao povo diamantense. Precisamos que ela cuide mais da nossa cidade e, em particular, das nossas crianças/alunos", disseram os edis.
 A situação encontrada nas escolas é de descaso diante da falta de merenda escolar. As cozinhas estão vazias...

Governo pretende derrubar prédio de escola e construir outro novo em Boa Ventura mas população reprova ideia devido valor histórico

O secretário estadual executivo do PAC e superintendente da Suplan, Ricardo Barbosa, inspecionou esta semana o prédio aonde funciona a Escola João Cavalcanti Sula, no município de Boa Ventura, a mais antiga instituição de ensino da cidade, e que se encontra em péssimo estado de conservação.
Acompanhado de cinco engenheiros, que registrava a situação em fotografias e anotações de medidas, o secretário não teve dúvida quanto a condenação do prédio. "Olhando paredes, piso, teto, portas e janelas, não resta outra solução que não seja derrubar o prédio e levantar um novo", disse Ricardo Barbosa.
No entanto, vários boaventurenses não aprovaram a solução apresentada pelo secretário e alguns chegaram a indagar que o mesmo não observou a história e a importância que a instituição representa para a população, isso por ser considerado patrimônio histórico da cidade. "Ele deveria ter enxergado esse ponto, não chegar dizendo que vai derrubar e construir uma nova escola. Não é isso que queremos, mas sim conservar esse patrimônio", disse um deles.
O tema foi bastante debatido nas redes sociais, sendo que a maioria reprova a ideia de demolir a escola. (com Diamantenews)

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Sindicalista Manoel Miguel se reúne com ACS e ACE de Boa Ventura para tratar de assuntos de interesse da categoria...

O Sindicalista Manoel Miguel se reuniu nesta manhã de quinta-feira (25) com os ACS/ACE de Boa Ventura afim de tratarem assuntos ligado a categoria, bem como, quanto ao pagamento do salario de R$ 950,00 conforme a portaria 260/2013 do Ministério da Saúde que desde janeiro vem sendo depositado no Fundo Municipal da Saúde.
Manoel em conversa por telefone com o prefeito Miguel Estanislau (PMDB) recebeu a  garantia que tão logo ele chegando de viajem quer uma reunião com o sindicato e todos os ACS para dar os encaminhamentos necessário para a efetivação da lei que irá regulamentar as transferências de R$ 950,00 para os ACS.  E no tocante aos ACE, eles procuram Manoel e disseram que estava com os seu pagamento de junho em atraso. 
Em seguida Manoel foi procurar a secretaria de Saúde e foi confirmou que o mês de junho realmente ainda não foi pago. O sindicalista pediu a sensibilidade da gestão municipal para atualização dos pagamentos desses trabalhadores e pais de famílias.

Estado oferta 220 vagas para professor e sete municípios do Vale do Piancó estão na relação dos que receberão os profissionais

A Secretaria de Educação do Estado inscreve até a próxima quarta-feira para o processo seletivo simplificado para contratação de pessoal em caráter excepcional. São 210 vagas para profissionais de educação do ensino fundamental.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.paraiba.pb.gov.br/educacao. A jornada é de 30 horas semanais. O processo seletivo será realizado em três etapas, através da inscrição online, prova de títulos e entrevista escrita. A contratação será pelo período de 18 meses. Cada candidato só pode se inscrever uma única vez.
As vagas serão distribuídas em 29 municípios paraibanos: Bayeux, Cabedelo, Sapé, Caaporã, Pitimbu, Borborema, Pirpirituba, Serraria, Pilões, Alagoinha, Boqueirão, Soledade, Juazeirinho, Queimadas, Fagundes, Barra de Santana, Pilar, Juripiranga, Caldas Brandão, Salgado de São Félix, Riachão do Bacamarte, Mogeiro, Itaporanga, Piancó, Santana dos Garrotes, Coremas, Conceição, Igaracy e Diamante.

MP firma dois TACs com município de Catingueira sobre o transporte de universitários e condições estruturais do Conselho Tutelar

O Ministério Público da Paraíba, através da Promotoria de Piancó, celebrou nesta quinta-feira (25) dois termos de ajustamento de conduta (TAC) com os gestores do Município de Catingueira. Os termos dizem respeito ao transporte noturno de estudantes universitários e às condições estruturais do conselho tutelar.
O primeiro TAC firmado pelo promotor Elmar Thiago Pereira de Alencar com o prefeito Albino Felix de Sousa e com o presidente da Câmara José Leite visa regulamentar, até o final de agosto, o parágrafo único do artigo 5º da Lei Federal de n.º 12.816/13, no Município de Catingueira. Essa regulamentação objetiva viabilizar o transporte noturno para a cidade de Patos dos estudantes universitários catingueirenses , desde que não haja prejuízo para os alunos da rede básica, nem, tampouco, gastos extraordinários para a Prefeitura, à exceção do combustível, da deterioração natural do veículo e da remuneração do motorista.
De acordo com o promotor de Justiça Elmar Thiago Pereira de Alencar, essa solução atende aos anseios da comunidade, que se mobilizou para que tal serviço fosse restabelecido, assim como, de acordo com a nova regulamentação do assunto, pôde ser construída, sem gerar gastos excessivos para o município ou comprometimento da assistência ao ensino fundamental, conforme lei local que deverá prever essas condições. Em caso de descumprimento, será aplicada multa diária de pessoal ao gestor no valor de R$ 500.
No outro TAC, o prefeito se comprometeu a readequar as condições estruturais de funcionamento de Conselho Tutelar, seguindo os parâmetros estabelecidos pela Resolução n.º 75 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), disponibilizando, no prazo de 45 dias, uma sede exclusiva (própria ou locada) para o Conselho Tutelar, com salas para atendimento reservado, banheiros, recepção, sala de secretaria e arquivo, telefone, fax, veículo à disposição e demais materiais de escritório. Caso seja descumprido, o gestor pagará multa diária de R$ 300. (com Ascom)

Presidente: TJPB precisa de mais 5 desembargadores e anuncia concurso

A desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba concedeu entrevista na noite desta quinta-feira, 25, ao programa Conexão Direta, da TV Arapuan, e falou entre outras coisas de temas indigestos para o judiciário, como nomeações através de políticos, férias de 60 dias e trabalho de terça a quinta nas comarcas do interior. Ela previu a realização de concursos para o TJ da Paraíba e disse que o órgão precisa de pelo menos mais cinco desembargadores. “Precisamos não apenas de mais cinco desembargadores. Mas de muito mais servidores e juízes, porque todos nós da Justiça trabalhamos exaustivamente”, justificou.
A presidente garantiu que os magistrados acabam trabalhando de segunda a segunda, por que sempre leva trabalho para casa e mesmo sem está no fórum ou na comarca de origem, ele segue trabalhando nos despachos em casa ou estudando para ter melhor capacidade de decidir. "Eu peço a sociedade que olhe pela seguinte ótica; quem tiver um juiz na família ou no seu circulo de amizade ateste sua qualidade de vida", destacou.
A desembargadora disse ainda que por conta deste excesso de trabalho que faz com que o juiz acabe deixando a família para segundo plano, é necessário férias de 60 dias para os magistrados. "Eu mesma acabo utilizando os recursos tecnológicos para suprir minha ausência em casa, mantenho contato com meu filho através de mensagem para saber se já fez a tarefa por exemplo. Também conheço juízes que espalham câmeras por sua residência para poder do trabalho acompanhar o que está acontecendo em casa", ponderou.
Sobre a indicação de desembargadores e ministros ainda depender, em alguns casos, da indicação política, a presidente lembrou que há pouco tempo até os magistrados de carreira dependiam desta nomeação, mas agora ela é feita pelo presidente do Tribunal obedecendo critério objetivos. A desembargadora também falou sobre política, e disse que apesar de conviver com política desde criança, já que seu pai foi vereador e deputado por vários mandatos, e em seguida acabar casando com o ex-governador José Maranhão (PMDB), se interessou por seguir a carreira política. Ela disse ainda que, mesmo nos momentos em que ocupou a função de primeira dama do estado, não deixou a magistratura de lado.
"Acredito que nenhum juiz deixe a magistratura em segundo plano, por isso, no período em que fui primeira dama, não pude exercer o papel social, mas sempre estive ao lado do governador lhe dando apoio moral", declarou. (com wscom)

Boaventurense/presidente do Sindicato dos Taxistas em João Pessoa é ameaçado de morte em emissora de Rádio da Capital

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjoXjuqxVYMyCxZ2zzv1M8rLRLRRR-VEc8UkI-2p9Vhbbk25uk1z2Dt-hfPBgHN3nZR6G1otIJBv-wk_0n9nvjZpAp8BJ40wiAb2rOvZUBHi-D5-OeisPPjf606Qp2gee7HeHvMLuC-FnCQ/s1600/pretinho.JPG
O presidente do Sindicato dos Taxistas da Paraíba, Antônio Henriques (na foto ao lado), foi ameaçado de morte na manhã desta sexta-feira (26). As ameaças foram feitas durante o programa “Paraíba Verdade” do Sistema Arapuan Comunicação, apresentado pelos jornalistas Adelton Alves, Edmilson Pereira e Washington Luiz.
Uma pessoa que se identificou como motorista de transporte alternativo ligou para o Programa e mandou um recado para Antônio Henriques e em tom de ameaças disse que ele tivesse cuidado para não amanhecer com a “ boca cheia de formiga”. O sindicalista estava ouvindo o programa e já avisou que não teme as ameaças e vai tomar todas as providências, inclusive procurando a polícia para prestar uma queixa.
A ameaça de morte sofrida pelo presidente do Sindicato dos Taxistas da Paraíba foi em decorrência de uma reunião realizada no final da tarde desta quinta-feira (25) entre o Sindicato e a prefeitura de João Pessoa. Entre os pontos reivindicados estava o fato de os alternativos estarem tomando o espaço dos taxistas. (com Paulo Cosme)

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Trócolli Júnior alerta que transferência do terminal da Petrobrás, do Porto em Cabedelo, causará um prejuízo de R$ 300 milhões à Paraíba

Trócolli e o editor durante almoço no Sal e Brasa, em João Pessoa.
O deputado Trócolli Júnior (PMDB) foi designado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Marcelo (PEN), para formar uma comissão com o objetivo de reivindicar do governo federal a permanência do terminal da Petrobrás no Porto de Cabedelo, que corre o risco de ser transferido para Suape, em Pernambuco, causando um prejuízo de mais de R$ 300 milhões, de acordo com o parlamentar.
O deputado estadual Trócolli Júnior (PMDB) revela que a Paraíba poderá sofrer um grave prejuízo financeiro se a Petrobrás permitir que essa transferência aconteça. Segundo ele, isso também vai acarretar uma diminuição considerável das atividades do Porto de Cabedelo, já que quase metade das cargas que passam pelo entreposto paraibano é de combustíveis, além de encarecer preços de vários produtos e serviços.
“Se isso acontecer, o Porto vai perder 40% das receitas, o que pode prejudicar vários outros segmentos da economia. O transporte desses derivados de Pernambuco para a Paraíba pelas rodovias vai elevar preços e prejudicar o consumo no nosso estado”, lembra. O parlamentar afirma que vai se reunir com a classe política para que sejam tomadas providências urgentes, de forma que essa transferência para Suape seja evitada. 
“Se possível, vamos recorrer até mesmo à presidência da Petrobrás para não deixar que essa situação se conclua. Nos próximos dias, pretendo convocar uma reunião com a bancada federal, através de uma Assembleia Legislativa, de forma que seja definida uma solução para esse problema”, afirma.

Rede “de Marina” consegue 800 mil assinaturas e pede agilidade à Justiça Eleitoral...

Marina e Heloísa
Por falar nisso, em nota publicada esta semana a Rede Sustentabilidade informou que, em menos de 150 dias, recebeu 800 mil assinaturas de apoio à sua criação. Liderado pela ex-senadora Marina Silva (retratada na foto ao lado da também ex-senadora Eloísa Helena), o partido em formação diz ser "um instrumento para colocar em prática uma nova política sonhada nas ruas, no trabalho, nas escolas e no coração de cada brasileiro".
“Estamos trabalhando em ritmo acelerado para concluir a qualificação dos dados de cada eleitor que apoiou a obtenção do registro da Rede. Já realizamos esta tarefa para mais de 550 mil eleitores, cujos dados e declarações de apoio estão sendo encaminhados aos cartórios eleitorais. Até o final de julho teremos protocolado junto à Justiça Eleitoral todas estas declarações de apoio de eleitores, devidamente qualificados. Vale lembrar que a legislação exige 491.656 declarações certificadas. Até o momento, das fichas que encaminhamos à justiça eleitoral, obtivemos 108.454 certificações e já superamos o mínimo de assinaturas válidas exigido em pelo menos 9 unidades da federação”, diz a nota. 
Mesmo tendo obtido apoios superiores ao número necessário, o movimento de fundação do partido garante que vai continuar coletando para aumentar a margem de segurança. "Solicitamos a essa instituição - Justiça Eleitoral - uma atenção especial ao prazo legal de 15 dias para que os cartórios procedam à certificação das declarações de apoio à legalização partidária. O cumprimento deste prazo legal é imprescindível para que a Rede possa obter o registro partidário a tempo de se apresentar como alternativa eleitoral em 2014", acrescenta a nota.

Fim da fusão será anunciada neste domingo e o PMN dá adeus ao PPS

Presidente do PMN da Paraíba, Lídia Moura (concedendo entrevista à Globo News, na foto ao lado)  veio à boca do palco para informar o Congresso do partido para este domingo (28). O partido se reúne com o objetivo de desfazer a fusão com o PPS. Juntos criariam o MD – Mobilização Democrática. Como deu “água”, a legenda de Lídia vai formalizar a decisão durante encontro interno.
O problema pode ter sido a demora do PPS em formalizar a fusão, considerada “incompreensível” para o PMN. “O problema é que dois meses de convivência, o resultado é que houve mais divergências”, destaca Moura. Veja o que disse Lídia Moura em entrevista a jornalista Cristina Lôbo, em sua coluna no G1: “Nós queremos busca de base, de vereadores, sindicatos e militantes; o PPS prioriza a cúpula, a busca de mais parlamentares e nós não concordamos com isso”.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Acerto de contas: Bera é executado com vários disparos efetuados por elementos numa moto no início da noite em Itaporanga...

O comerciante Berismar Soares do Nascimento, 38, mais conhecido popularmente como "Bera", foi executado no início da noite desta quarta-feira (24) na Rua Dandão Severino, no centro de Itaporanga [entre a Igreja Matriz e o 13º BPM], com vários tiros disparados, segundo as primeiras informações, por dois elementos em uma moto preta. 
Bera era negociante e a cerca de trinta dias tinha saído da cadeia, aonde cumpria pena por tentativa de homicídio. Ele se encontrava em sua residência, localizada no meio da artéria e ao adentrar em seu veículo, um celta preto, ainda andou de ré por vários metros fugindo dos assassinos, mas não resistiu aos ferimentos.
A Polícia Militar está em diligências para localizar os assassinos. O crime tem característica de ter sido encomendado, vingança ou acerto de contas. No início do ano, Bera foi preso depois de ter sido acusado de sequestro, agressão e ameaça contra sua ex-companheira.  Bera já disparou vários tiros no BNB-Clube, no final do ano passado, contra um rapaz, cujo crime estava respondendo.
O corpo dele ainda continua no local dentro do veículo. A Polícia Militar fez o isolamento da área, por conta da grande aglomeração de pessoas. A perícia é aguardada no local.
Anos atrás um moto-taxista conhecido por "Hulk", irmão de Bera, foi assassinado em Santana dos Garrotes que também teve características de vingança ou acerto de contas, depois de agressão cometida contra um comerciante em Itaporanga.

10 municípios do Vale do Piancó estão entre os 62 da Paraíba que já se inscreveram no programa Mais Médicos

Direto de João Pessoa - Sessenta e dois municípios da Paraíba se inscreveram até esta quarta-feira (24), no Programa Mais Médicos, o que equivale a 23% das cidades do estado. Desse total, 39 estão nas regiões paraibanas de maior vulnerabilidade social e consideradas prioritárias. As inscrições seguem abertas até 00h desta quinta-feira (25), e podem ser feitas pelo site www.saude.gov.br.
Lançada pela presidenta da República Dilma Rousseff no dia 8 de julho, a iniciativa levará mais médicos às regiões carentes, sobretudo nos municípios do interior e na periferia das grandes cidades. Todos os municípios do país podem participar, indicando as unidades básicas de saúde de suas regiões em que há falta de médicos.
No Vale do Piancó os municípios inscritos foram: Aguiar, Boa Ventura, Catingueira, Conceição, Nova Olinda, Olho D'água, Piancó, Santa Inês, Santana de Mangueira e Santana dos Garrotes.

54 Ecos foram realizados pela Caravana do Coração em Itaporanga...

(Governo do Estado promove em Itaporanga a Caravana do Coração / Foto: Assessoria)
(Foto: Assessoria)
A Caravana do Coração realizou diversos atendimentos durante o dia de ontem (22) em Itaporanga, na Escola Modelo Municipal João Silvino da Fonseca, entre consultas e exames em crianças de 0 a 12 anos e em gestantes a partir de 28 semanas. De acordo com a médica cardiologista Sandra Mattos, coordenadora da ONG pernambucana Círculo do Coração, essa é uma oportunidade de levar atendimento cardíaco e diversos pacientes que em sua maioria não possuem a possibilidade de contar com o referido serviço.
O balanço geral das atividades foram a realização de 54 Ecos, sendo 42 normais e 12 alterados. Foram realizados ainda 9 Eco Fetal, sendo todos normais, e 45 Eco Pediátrico, sendo 33 normais e 12 alterados. Dos 12 que apresentaram-se alterados, em 1 deles foi diagnosticado caso de cirurgia imediata, de uma criança do município de Boa Ventura, e em 2 necessitam de cirurgias e irão ficar avaliação.
"O projeto viabiliza esse atendimento que é tão necessário, em Itaporanga acompanhamos os nascimentos de todas as crianças diariamente através de videoconferências damos o suporte e,enquanto, aquelas crianças que necessitam d cirurgia ou algum exame especializado, são encaminhadas para os centros, onde são prontamente atendidas", disse a Drª Sandra Mattos.
Entre muitos que receberam o atendimento, o pequeno Caio Victor, que nasceu no último domingo (21) no Hospital Distrital em Itaporanga, e foi reconhecido por uma das médicas que participavam da caravana. O bebe recebeu o diagnóstico ainda na hora do parto de que estava com uma pequena aceleração no coração fato esse que gerou grande expectativa em seus familiares com a possibilidade de ser algum problema cardíaco, contudo o mesmo seria encaminhado para exames detalhados, porém após ser atendido pela equipe médica da caravana, veio o diagnóstico definitivo de que não existe nenhum problema em seu coração. (com fotos Ascom)

terça-feira, 23 de julho de 2013

Ação emitirá documentos de graça para moradores de Catingueira

Uma parceria entre o Governo do Estado da Paraíba com a Secretaria de Assistência Social do município de Catingueira vai proporcionar aos moradores da cidade, tirar de graça vários documentos, como 1ª e 2ª via de Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho e foto 3x4. A ação acontecerá durante toda esta sexta-feira (26/07), das 8h às 16h na secretária de Assistência Social do município.
Segundo a Secretária de Assistência Social de Catingueira, Ilanne Leite, a ação foi solicitada ao Governo do Estado, em virtude do município possui um grande número de pessoas de baixa renda, que ainda não possui os documentos pessoais, o que os impedem de acessar as políticas públicas. “Esperamos atender o maior número de pessoas possíveis, assim levaremos cidadania para os que mais precisam”, concluiu a secretária. 
Para a emissão dos documentos os interessados devem ter idade a partir de 14 anos e estar portando a Certidão de Nascimento (se for solteiro), ou de Casamento, Identificação Civil, comprovante de residência, entre outros.

LDI promoverá Festival de Prêmio em Itaporanga com sorteio de 7 motos

A LDI (Liga desportiva de Itaporanga) promove no próximo dia 18 de Agosto de 2013 o primeiro Festival de Prêmios da cidade de Itaporanga-Pb. Serão 7 (sete)  Motos Honda 0Km, sendo 06 (seis) na cartela principal, e 01 (uma) na cartela preliminar. O Bingo será realizado na Av. Getúlio Vargas às 16h00min com sonorização oficial com o chamador Victor Silva da cidade de Juazeiro-CE, e participação de várias autoridades, bem como, fiscalização total da diretoria da LDI e com toda infraestrutura de som montada ao longo do percurso. Haverá fiscais com bandeirolas que avisarão ao chamador sob qualquer pessoa que porventura venha bater. 
A premiação será distribuída da seguinte forma: A cartela principal no valor de 15,00 (quinze reais) com 06 (seis) motos e a Cartela preliminar no valor de 5,00 (cinco reais) valendo mais uma moto. A entidade convida toda sociedade e público desportista a participar deste mega evento que será em benefício da LDI. Informações para quem quiser revender cartelas com excelentes comissões, ligar para os números 9602-1068, 96001-8085, 9955-1078, ou procurar Tenente Edigley, ou ainda Abelúzio Malaquias. O promotor do evento Antônio Carlos de Oliveira, e a LDI agradece a todos e deseja boa sorte.

Vereadora Erilene Alves diz que não procede informação de que estaria pressionando o prefeito Sales Lima para trocar coordenação do SAMU...

A vereadora Erilene Alves (PSDB) entrou em contato com o Blog, no início da noite, para fazer alguns esclarecimento a cerca de nota publicada sobre informação dando conta de possível pressão que ela e mais dois colegas estariam fazendo junto ao prefeito Sales Lima (DEM) pedindo a troca da atual coordenadora da Central de Regulação do SAMU. 
Erilene afirmou que a informação não procede e quem a passou para o Blog estaria mentindo. "Ricardo, não tive qualquer tipo de desavença com Euda Ayalla, a qual considero uma profissional competente. Não fiz qualquer tipo de pressão para tirá-la da coordenação do SAMU", disse. Com relação a possível perseguição de que seu irmão teria sido vítima, Erilene disse desconhecer isso.
"Meu irmão saiu do SAMU e foi pro Gabinete do Prefeito por iniciativa própria e espontânea já que não estava conciliando o tempo. Pois ele trabalha fazendo viagem e não tinha como continuar atuando no SAMU", declarou Erilene (retratada na foto ao lado). 

MP denuncia ex-prefeito Coremas Edilson Pereira por emissão de mais de 600 cheques sem fundos...

O Ministério Público da Paraíba (MPPB), através da Promotoria de Justiça da Comarca de Coremas ofereceu denúncia contra o ex-prefeito de Coremas, Edilson Pereira de Oliveira. O motivo foi a emissão de 623 cheques sem fundos no período de 2008 a 2012. Segundo a Promotoria, o ex-prefeito emitiu cheques à empresa de diversos setores como construção civil, posto de combustíveis, papelaria, internet, atendimento médico e outros serviços durante sua gestão. O prejuízo causado pelas irregularidades chega ao montante de R$ 1.310.889,30.
O MPPB consultou o sistema Sagres do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e constatou que os valores dos cheques emitidos pelo ex-prefeito não foram declarados o que, segundo o MP, configura desvio de dinheiro público. “É evidente que em todos os casos em que os cheques foram emitidos sem o prévio empenho e de alguma forma tais cheques foram efetivamente pagos, configura a prática de crime de responsabilidade de apropriação ou desvio de bens ou rendas públicas em proveito próprio ou alheio, tipificado no inciso I do art. 1º do Decreto-lei nº 201/1967, pois a lei não reconhece as despesas para cujos pagamentos os mesmos não foram dados”, revela o relatório do MP.
A Promotoria entendeu que Edilson Pereira cometeu centenas de crimes de responsabilidades e estelionato. O MP requer a condenação do ex-gestor conforme o artigo 171 do Código Penal, que prevê pena de reclusão de um a cinco anos e pagamento de multa.

Prefeito de Piancó é pressionado para trocar coordenação da central de regulação do SAMU mas quem pede pra sair é a coord. de enfermagem...

Acabo de ser informado, por fonte fidedigna [direto de Piancó], que a coordenadora de enfermagem da Central de Regulação do SAMU/Vale do Piancó, a enfermeira Claudiana Fernanda Araújo pediu exoneração do cargo, ao prefeito Sales Lima (DEM). Claudiana, que é filha do vereador situacionista Hermógenes (PTN), segundo a fonte, estava tendo dificuldades para desempenhar seu trabalho por conta da "interferência nas escalas dos enfermeiros", atribuição exclusiva da Coordenação de Enfermagem mas que ultimamente era "imposta" pela coordenação do SAMU.
Uma situação lamentável se isso realmente estava ocorrendo. O pedido de demissão da enfermeira deve gerar uma crise ainda maior para o prefeito Sales Lima, que tem acompanhado, através do secretário municipal da Saúde Ruclenato Gomes a insatisfação na região com relação a problemas ocorrido no funcionamento do serviço. A demissão da enfermeira ocorre no momento em que a coordenação regional do SAMU se preparava para promover reunião com os coordenadores das bases municipais, nesta terça-feira, para tratar do tema. Entretanto, o coordenador da base de Itaporanga, Douglas Leite, não foi convidado pra reunião.
Inclusive, a informação chegada ao Blog dá conta de que três vereadores da base de sustentação do prefeito: Guilherme, Hermógenes e Erilene, pressionam o gestor para trocar a coordenadora da central de regulação do SAMU, a enfermeira Euda Ayalla. Pelo visto, Sales tá pagando pra ver até aonde aguenta com a pressão de sua base e mais uma crise, das muitas geradas desde que assumiu a Prefeitura de Piancó. O trio alega que aliados seus estão sendo perseguidos pela atual coordenação da central de regulação, a exemplo, de um irmão da vereadora Erilene. 
Em tempo: outras denúncias devem pipocar nos próximos dias contra a Central de Regulação do SAMU. Pelo que tomamos conhecimento é cada caso absurdo... Vamos aguardar os acontecimentos. 

Semana da Agricultura realizou atividades esta manhã em Itaporanga...

Itaporanga sediou nesta terça-feira (23) o segundo dia de atividades da Semana da Agricultura, promovida pela Secretaria Estadual da Agricultura e da Pesca (Sedap), através da Emater, Emepa, Empase e Interpa. Um estrutura foi montada na Avenida Getúlio Vargas para a realização de exposição sobre as pesquisas com a palma resistente e os blocos nutricionistas para a alimentação animal.
O evento contou com as presenças do secretário estadual Marenilson Batista, o prefeito de Itaporanga Audiberg Alves, o presidente da Emepa Manuel Duré, diretores de órgãos e população em geral. Na ocasião, houve degustação de produtos derivados do leite e exibição de caprinos e ovinos da Emepa. O evento tem como tema: "A Paraíba faz inclusão produtiva".

Caso SAMU regional, Euda Ayalla e comentários de funcionários...

O debate promovido pelo programa radiofônico PB Notícias, levado ao ar pela Rádio Pedra Bonita FM de Itaporanga, na última sexta-feira (19), e, posteriormente, matérias relatando o resultado das discussões publicadas aqui no Blog geraram muita polêmica e reação de funcionários da Central Regional de Regulação do SAMU, sediada em Piancó, que saíram em defesa de sua coordenadora, a enfermeira Euda Ayalla.
Em comentários postados aqui e que só vim ler hoje estes externam várias interpretações. Muryllo Morgan, por exemplo, achou que houve "armação"; Alexandre Izidro que foram citados fatos "inexistentes, mentiras e calúnias", contra a regulação; Dennis se diz "decepcionado" com o texto; Dayane Vicente além de "indignada" acredita que antes de tal matéria ser publicada em um Blog de vergonha "se é que esse é" deveria ser apurado e analisado fatos "pra não fugir das verdades", afirmando que a matéria teve o objetivo de "caluniar e difamar" o trabalho de Euda; Anezio Queiroz diz que a matéria é "uma vergonha" e que o "editor quer subir puxando o tapete dos demais..."; Robevânia afirma que ao chegar ao programa ela e Euda foram "abordadas com avalanche de conceitos pré-formulados a respeito da coordenação regional", que a matéria foi "destorcida" e que o programa se tornou em "ataque a pessoa e profissional de Euda"; Enquanto, Edilene Badú diz que o editor tentou a todo custo "denegrir a integridade de Euda".
Pois bem, pra começo de conversa externo todo meu respeito as pessoas aqui mencionadas e acato, mesmo sem concordar, às críticas à mim dirigidas. Faz parte da democracia. Com relação a enfermeira Euda Ayalla volto a afirmar o que lhe disse no programa, que não tenho nada contra sua pessoa. Vejo esses comentários dos funcionários como equívoco em relação ao programa e ao blog, haja vista, que nenhum dos dois fez quaisquer denúncia ou acusação contra Euda Ayalla. Muito menos denegriu, caluniou ou difamou sua pessoa. Euda e Robervânia passaram cerca de meia hora nos estúdios da emissora antes do debate, quando o programa já havia começado, lendo matéria em que Douglas Leite, coordenador da base de Itaporanga, havia feito denúncias contra a central. 
Na quinta-feira (18) durante entrevista que Douglas concedia ao programa a própria Euda Ayalla participou do programa e se dispôs a estar presente na bancada para esclarecer fatos ocorridos com a demora no atendimento do SAMU, muitos dos quais com morte de inocentes ao final do processo. Ela agendara a vinda à Itaporanga para esta terça-feira (23), porém, mudou de ideia preferindo antecipar e vir no outro dia, sexta-feira (19). E durante a sua participação anunciamos a formação de uma mesa redonda com a presença de outras autoridades do setor para debater o assunto. Mas, quando todos estavam na bancada ao invés de propor soluções o que se viu foram acusações trocadas entre Euda e Douglas. 
Agora, se um coordenador de base descentralizada, um médico, gestores, dentre outros, como foi o caso, trazem denúncias ao vivo contra a central de regulação e com sua coordenadora presente aí o programa e o blog é que são culpados? De maneira alguma. Nosso trabalho é informar fatos, reclamações, etc, e quem as fez passam a se comprometer com suas consequências. E olhem que todos reafirmaram as denúncias no ar. Então, querer atribuir ao programa e ao blog a tentativa de denegrir, caluniar e difamar a coordenadora da central de regulação é não enxergar o que houve. E os fatos relatados na matéria foi o que aconteceu durante o programa. Continuou a afirmar que a falta de sintonia entre a central e a base local é o principal entrave para a execução de um bom serviço.

Licitação para construção do campus do IFPB/Itaporanga foi publicada no DOU e abertura dos envelopes deve acontecer nesta quinta-feira...

O processo de licitação para construção do campus do IFPB em Itaporanga já foi publicado no Diário Oficial da União. Foi a informação passada pelo professor Ridelson Farias, futuro diretor do campus, ao prefeito Audiberg Alves (PTB) na noite de ontem, via telefone. Ainda de acordo com a informação, os envelopes serão abertos nesta quinta-feira (25) em Campina Grande. "Bem, minha parte eu cumpri que foi tirar os obstáculos para a aquisição e posse do terreno, que nós já fizemos a limpeza para o início da construção. Agora, é com o IFPB", afirmou o prefeito em conversa com o signatário do Blog na noite de ontem.

Coordenação regional do SAMU promove nesta terça-feira reunião com coordenadores de bases para buscar solução para problemas no serviço...

Chega a informação ao Blog de que a coordenação regional do SAMU no Vale do Piancó convidou as coordenações de bases municipais para uma reunião, que será realizada nesta terça-feira (23) em Piancó para tratar de assuntos inerentes ao serviço e buscar uma maneira de se dar uma resposta rápida aos transtornos que tem sido registrados recentemente, mais precisamente, com relação ao município de Itaporanga. Aguardemos, pois, o resultado... 

Comitiva do Vale do Piancó já se encontra em Petrópolis para representar a região durante a visita do Papa Francisco ao Brasil, para a JMJ.

Os padres Dácio, da cidade de Conceição e Erivânio, da cidade de Ibiara, estão na cidade de Petrópolis-RJ, com a missão de representarem a região do Vale do Piancó, na vinda do Papa Francisco ao Brasil.
Depois de organizar a semana de missionários, que foi um sucesso, onde reuniu diversos jovens na paróquia, para fazerem trabalhos comunitários na cidade, Padre Dácio Foi escolhido para ser um dos representantes da região do Vale do Piancó, na missão de receber o papa.
Além do padre Dácio, o padre da cidade de Ibiara, Erivânio e uma comitiva de jovens da cidade de Itaporanga embarcaram na missão. Da Diocese da cidade de Cajazeiras, cerca de 110 pessoas representarão a região.
Na foto ao lado o grupo aparece com o bispo de Cajazeiras, Dom José Gonzáles.
com conceiçãoverdade

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Caravana do Coração foi recebida com muita festa em Itaporanga...

Em uma solenidade simples mas com bastante alegria a Carava do Coração foi recebida em Itaporanga, na noite desta segunda-feira (23). Promovida numa parceria entre a Secretaria Estadual da Saúde e a ONG pernambucana Círculo do Coração, a Caravana tem como objetivo realizar consultas e exames em crianças de 0 a 12 anos, priorizando as que apresentam cardiopatia, febre reumática, cianose, taquicardia e desmaio, e em gestantes a partir de 28 semanas, que apresentem sintomas de diabetes clínica, cardiologia, ultrassonografia com suspeita, outro filho com cardiopatia ou má formação fetal.
Em Itaporanga, a equipe de 30 profissionais desenvolverá seus trabalhos nesta terça-feira na escola modelo e conta com apoio do Hospital Distrital e da Prefeitura Municipal.
A Caravana foi recebida pelo prefeito Audiberg Alves, pela diretora do H. D.I Wlka Rodrigues, por profissionais da área de saúde e pela imprensa local. No início, os profissionais explicaram a importância do projeto e, em seguida, foi servido um jantar à todos os presentes. "Sinto-me muito feliz por estar recebendo tão importante projeto em nossa região", disse Wilka.
Para o prefeito, é uma oportunidade ímpar que Itaporanga e o Vale do Piancó tem no setor para poder diagnosticar e tratar os casos. "Sintam-se bem vindos ao nosso município e quero dizer que a prefeitura se coloca à inteira disposição para a execução desse maravilhoso projeto", falou Audiberg. Na ocasião, uma mãe que teve seu bebê tratado após diagnóstico deu depoimento emocionado sobre importância e benefícios do projeto.
Veja, abaixo, alguns momentos do evento: