sábado, 9 de maio de 2020

Lucia Braga é sepultada às pressas e apenas para familiares por conta do Coronavírus

O corpo da ex-deputada e ex-primeira-dama da Paraíba Lúcia Braga foi sepultado por volta das 23 horas desta sexta-feira (08), apenas algumas horas após a sua morte para evitar aglomerações.
O rito foi acelerado por conta das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, uma vez que os exames dela e do seu marido, o ex-governador Wilson Braga, deram positivo para a Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus.
A cerimônia aconteceu no cemitério Parque das Acácias e contou com a presença de apenas alguns familiares. O ex-governador Wilson Braga, em nome de todos os familiares, agradece as mensagens recebidas de solidariedade neste momento de dor.
O casal estava internado desde a última sexta-feira (1º), com suspeita de contágio de Covid-19. Lúcia Braga, que foi deputada estadual e federal, faleceu no fim da tarde desta sexta-feira no hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa.
Inicialmente, os médicos informaram que a causa da morte de Lúcia teria sido por infecção urinária.

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Paraíba ultrapassa marca de 2 mil casos de coronavírus e tem 114 mortes no total

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou, no início da noite desta sexta-feira (8), um boletim informativo com os novos números do covid-19 na Paraíba. Confira os dados abaixo:
Casos Confirmados:  2030
Casos Descartados: 2414
Óbitos Confirmados: 114
Casos Recuperados: 490
A Paraíba tem 43,5% de índice de isolamento social, quando o recomendado é 70%. São 181 novos casos de Covid-19 e 3 óbitos causados pela doença nas últimas 24 horas. Assim, a Paraíba atinge 2.030 casos de Covid -19. 
Destes, 114, infelizmente, faleceram e 490 já se recuperaram, segundo informações das Secretarias Municipais de Saúde. Outros 2.414 casos investigados já foram descartados para Covid-19. Dos leitos de UTI para adultos ativados na Região Metropolitana de João Pessoa, 84% estão ocupados.

Os casos confirmados estão em  92 municípios paraibanos:

Alagoa Grande (6); Alagoa Nova (1); Alagoinha (3); Alhandra (24); Araçagi (4); Areia (3); Baia da Traição ( 4); Bananeiras  (1); Barra de São Miguel (1); Bayeux (62); Bom Jesus (1); Boqueirão (1); Borborema  (1);  Brejo do Cruz (1); Caaporã (33); Cabedelo (82); Caiçara (1); Cajazeiras (18); Cajazeirinhas (1) Campina Grande (89); Capim (1);  Casserengue (1); Catingueira (1); Condado (11);  Conde (19); Congo (2); Coremas (3); Coxixola (3); Cruz do Espírito Santo (13); Cuitegí (2), Esperança (4); Guarabira (60); Gurinhém (4); Igaracy (1); Imaculada (3); Itabaiana (7); Itaporanga (2); Itapororoca (4); João Pessoa (1062); Juazeirinho (1);  Junco do Seridó (3); Juripiranga (4);  Lagoa Seca (2); Lucena (11); Mamanguape (6); Mari (15); Marizópolis (3); Massaranduba (1); Mataraca (1); Matinhas (1) Monteiro (2); Mulungu (3); Nova Floresta (1) Patos (65); Pedras de Fogo (18); Piancó (3); Pilar (5); Pilões (1); Pilõezinhos (5); Pirpirituba (2); Pitimbu (7); Pocinhos (1);  Pombal (2); Princesa Isabel (3); Queimadas (3); Remígio (5); Riachão do Bacamarte (1);  Riachão Poço (1); Riacho dos Cavalos (1); Rio Tinto (12); Santa Helena (1); Santa Luzia (1); Santa Rita (169); Santarém (1);  São Bento (6); São João do Rio do Peixe (6); São José de Espinharas (1); São José de Piranhas (1); São José do Bonfim (1); São Miguel de Taipu (2); Sebastião de Lagoa de Roça (3); Sapé (60); Serra Branca (1); Serra da Raíz (2); Serra Redonda (1); Sertãozinho (2); Sobrado (1); Sousa (22); Taperoá (16); Teixeira (1);  Uirauna (1); Umbuzeiro (2).

Nas últimas 24h, foram  registrados 3 óbitos:

Homem, idoso, 78 anos, sem comorbidade  residente em  João Pessoa, início dos sintomas no dia 27/04/2020, óbito ocorrido em UPA  Municipal no dia 07/05/2020.
Mulher, idosa, 64 anos, com comorbidade, Problema Renal, Diabética residente em Cabedelo, início dos sintomas no dia 24/04/2020, internada em hospital público e veio a óbito no dia 08/05/2020. 
Homem, idoso, 66 anos, sem comorbidade até o momento da investigação, Residente  em  Santa Rita, início dos sintomas no dia 27/04/2020, interno em hospital público e veio a óbito no dia 07/05/2020.

Morre Lúcia Braga, ex-deputada e ex-primeira dama, vítima de covid-19 em JP...

D. Lúcia e Wilson Braga num dos vários encontros com o amigo e jornalista RP
Registramos com pesar o falecimento da ex-deputada e ex-primeira dama da Paraíba, Lúcia Braga, ocorrido na tarde desta sexta-feira (8) aos 85 anos. Dona Lúcia estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves, aqui em João Pessoa, desde a semana passada, com suspeita de covid-19. 
Seu marido, o ex-governador Wilson Braga esteve internado no hospital no mesmo período e também por covid-19. Só que Wilson se recuperou e dona Lúcia continuou na U.T.I.  Os exames de ambos confirmaram positivo para o covid-19.
Quando Wilson foi governador, a então primeira-dama como presidente da Funsat teve grande destaque no trabalho social para construção de moradias aos mais carentes. Ela candidatou-se ao Governo e não foi eleita porque lhe tomaram a eleição. Também seria eleita prefeita de João Pessoa, sendo impugnada no tapetão. Seu nome era tão forte que, impedida de disputar, indicou Chico Franca em seu lugar e o elegeu prefeito.

Histórico                 

Formada em Serviço Social em 1959 pela Universidade Federal da Paraíba e em Direito em 1973 pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal trabalhou no Serviço Social da Indústria e no Instituto Nacional da Previdência Social (INPS) durante sua estadia em João Pessoa até ser nomeada para uma assessoria na Câmara dos Deputados por indicação de seu marido, Wilson Braga, que após eleger-se governador da Paraíba em 1982 nomeou-a presidente da Fundação Social do Trabalho em João Pessoa.
Daí em diante ela entrou para a política, se filiou ao PFL, onde foi eleita a primeira mulher deputada federal pela Paraíba em 1986 e compôs a bancada feminina e participou da Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição de 1988 e naquele mesmo ano transferiu-se para o PDT pelo qual foi reeleita em 1990 votando a favor do impeachment de Fernando Collor em 1992.
Ela também se filiou nos anos seguintes ao PSB e PSL onde foi eleita deputada estadual em 1998 disputando sua última eleição em 2002 quando foi eleita deputada federal pelo PSD.

quinta-feira, 7 de maio de 2020

Vereador denuncia “cemitério de máquinas e veículos” abandonado pela prefeitura de Itaporanga: "Dinheiro tem, mas falta responsabilidade com patrimônio público"

Um verdadeiro "cemitério de máquinas e veículos" abandonado pela prefeitura de Itaporanga, no Vale do Piancó, pode ser visto em vários pontos da cidade. Denuncia vereador Jailson de Zeca, que trouxe ao Blog imagens mostrando a situação deplorável em que se encontra parte da frota municipal. Clique nas imagens para ampliá-las...
De acordo com o parlamentar-mirim, dos mais atuantes na atual legislatura, esse descaso da gestão municipal com o patrimônio público causa enorme prejuízo aos cofres do município já que tem torrado muito dinheiro com locação de máquinas e veículos ao invés de recuperar a frota própria. 
Muitos foram doados pelo (PAC) governo federal. Há uma moto niveladora, um caminhão compactador de lixo, várias retroescavadeiras, dentre outros, que estão em processo de sucateamento. "Dinheiro tem, mas o que falta é competência e responsabilidade com o patrimônio público. Trata-se de máquinas que deveriam está sendo utilizadas na recuperação de estradas, por exemplo", comentou o vereador. 
 
Enquanto o povo reclama das condições precárias de ruas, exigindo melhorias como ensaibramento e manutenção para contornar as dificuldades com a lama e os buracos no dia a dia, esses equipamentos tão importantes para o cotidiano da comunidade estão parados sob o sol e a chuva, coberto pelo mato, em vários pontos da cidade. 

Justiça condena prefeita de São José do Bonfim por Improbidade Administrativa

A juiza Vanessa Moura Pereira de Cavalcante, da 4ª Vara Mista de Patos, condenou a prefeita do Município de São José do Bonfim, Rosalba Gomes da Nóbrega, pela prática de Improbidade Administrativa. Na sentença, foram aplicadas as seguintes penalidades:  suspensão dos direitos políticos por quatro anos; pagamento de multa civil no valor de quatro vezes o valor de sua remuneração a época dos fatos; e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual sejam sócios majoritários, pelo prazo de cinco anos.
De acordo com os autos da ação nº 0805050-76.2018.8.15.0251, ajuizada pelo Ministério Público Estadual, a prefeita Rosalba Gomes publicou 300 exemplares de uma revista contendo 12 páginas, dando conta de obras e atividades em sua gestão, porém, a realidade é que os folhetos possuíam claro intuito de promoção pessoal da gestora, em detrimento a importantes princípios que regem a Administração Pública, mormente os princípios da legalidade e da publicidade.
Em contestação, a defesa alegou que não houve configuração de ato de improbidade administrativa, uma vez que a gestora não realizou atos de promoção pessoal, eis que os folhetos são meramente informativos e custeados com recursos privados.

Torneio de Maio e Festa do Dia das Mães chegam aos 40 anos em São José de Caiana

Campo de Marte: clubes da várzea discutem privatizações e novo parque
Criado em 1980 por Francinaldo, líder estudantil à época, o evento se consolidou no decorrer dos anos seguintes como um dos grandes eventos esportivos do Vale do Piancó. 
O próximo domingo 10 de maio marca o quadragésimo aniversário dos dois eventos mais tradicionais e longevos de São José de Caiana. O “Torneio de Maio” e a “Festa do Dia das Mães”, como assim ficaram eternizados. É compreensivo a não realização esse ano de mais uma edição, em face da pandemia que se instalou na realidade global.

 O surgimento 

A criação dos eventos surgiu na fase em que a cidade estava ganhando sua maioridade. O início dos anos 80 é marcado por grande presença e movimentação de jovens estudantes, ávidos, inquietos e idealistas. Eis que se destaca a figura de Francinaldo liderando esse movimento e protagonizando a realização da primeira edição do Torneio de futebol e da Festa do dia das Mães, atraindo grande participação popular de São José de Caiana e das cidades circunvizinha.

 Dificuldades 

No decorrer do tempo, a medida em que os eventos tomavam maiores proporções, também aumentava a necessidade Caiana ter seu estádio de futebol (com condições básicas), fato que não aconteceu até hoje, e um Clube Social, que também não existe até essa data. Essas duas situações não resolvidas pelo Poder Público fizeram e continua a fazer com que Caiana perdesse a hegemonia de seus dois eventos, não sendo mais atrativo para Itaporanga, Igaracy, Aguiar, Serra Grande, Bonito de Santa Fé, entre outras praças da vizinhança que frequentavam e participavam massivamente dos eventos de Caiana.

Projeção 

O Torneio e a Festa inseriram Caiana no calendário regional de eventos, gerando visibilidade da cultura desporto e social da cidade, além de reforçar sua economia de base nesse período. Foram eventos criados para ficar a história. E ficaram de verdade.

Diria Ariano Suassuna: “queiram ou não queiram os juízes, o nosso bloco é de fato campeão”.

Impulsionamento no esporte de Caiana 

A realização do Torneio anual ensejou a realização de eventos do mesmo formato nas localidades da zona rural, que também vieram a se tornar tradicional. Assim foi no Carrapato, Varjota, Pimenta, Açude Novo, Neves, Surrão, Deserto, Riacho do Meio, Lagoa, Boa Vista, entre outras comunidades rurais.

Em 1983 criamos também o 1º campeonato municipal em Caiana, com um formato mais longo e assim movimentávamos o futebol durante todo o ano. Realizamos nos anos 1983,1984,1985, 1989, 1990, 1991 e 1992.

Incentivadores, apoiadores e entusiastas dos nossos projetos 

Ninguém faz nada sozinho. Eis a máxima da vida. Da idealização à concretização, faz-se por justiça o registro, agradecimento e homenagem a Francisco Neto de Lima (Dr. Daia), Antônio Alves, Damião Faim, Alcides Lopes, Zé Vieira, Assis Herculano, Zé de Faim, Zé Salviano, Djacy Brasileiro, Gentil Guimarães, Horácio Gomes, Zé Preto Lopes, ex-prefeito Anatalício Lopes, que sempre apoiaram para que tudo isso existisse.

“O nome/a obra imortaliza”.

Voltaremos ao assunto.

Francinaldo (foto)

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Tribunal de Justiça da PB recebe denúncia e decide afastar prefeita de Santo André

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) decidiu, nesta quarta-feira (6), receber a denúncia com pedido de afastamento do cargo da prefeita Silvana Fernandes Marinho (PDT), do município de Santo André, no Sertão da Paraíba. Prefeita já foi denunciada pelo MPF em outro caso
Silvana Fernandes Marinho foi denunciada pelo Ministério Público Federal da Paraíba (MPF-PB) por improbidade administrativa. Além da prefeita, foram denunciados o ex-chefe de gabinete Samuel Zariff Marinho de Araújo, que é filho da prefeita, e o engenheiro civil Sérgio Pessoa Araújo.
De acordo com o MPF, os três são suspeitos de participarem de uma fraude que resultou no desvio de cerca de R$ 15 mil, dinheiro público proveniente de um convênio firmado entre a prefeitura e o governo federal. O convênio total tinha o valor de R$ 500 mil e tinha como objetivo ajudar a promover melhorias sanitárias na cidade.

Governo divulga primeira lista de profissionais convocados para trabalhar como auxiliar de serviços gerais em hospitais da Paraíba

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração (SEAD), Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (ESPEP) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES), convocou a primeira lista de profissionais selecionados para trabalhar no cargo de auxiliar de serviços gerais em diversos hospitais da Paraíba. A convocação foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (6).
De acordo com a publicação, foram convocados inicialmente mais de 120 profissionais para atuar no combate à Covid-19 no Estado. Ao todo estão sendo ofertadas 256 vagas que vão sendo preenchidas gradativamente. Os profissionais serão distribuídos nos hospitais Clementino Fraga, na Maternidade Frei Damião, ambos em João Pessoa, no Hospital Metropolitano de Santa Rita, nas UPAs de Santa Rita e Guarabira, no Hospital de Trauma de Campina Grande, no Hospital Regional de Patos, no Hospital Regional de Cajazeiras e nas UPAs de Cajazeiras e Princesa Isabel.
Ainda segundo a publicação, o candidato convocado nessa primeira lista para assinatura de contrato de emergência ficará obrigado a se apresentar com cópias, acompanhadas dos originais, de toda documentação exigida no Edital. O profissional selecionado que não apresentar os documentos, ficará sujeito a não contratação pelo Governo.

terça-feira, 5 de maio de 2020

Governador sanciona lei do deputado Felipe Leitão que garante segurança alimentar dos alunos da rede pública estadual durante pandemia

MaisPB • Felipe Leitão anuncia desfiliação do Democratas
O governador João Azevêdo sancionou, por meio de publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (5), a Lei 11.682, de autoria do deputado estadual Felipe Leitão (foto), que trata sobre a obrigatoriedade do Governo da Paraíba em manter a segurança alimentar dos alunos da Rede Pública Estadual de Ensino durante o período de calamidade pública m meio a pandemia do novo coronavírus. Segundo a lei, fica determinado o fornecimento de cestas básicas e abertura das escolas para distribuição das refeições aos alunos.
De acordo com a publicação, a segurança alimentar, de que se trata esta lei, poderá ser aplicada das seguintes formas:

I – distribuição de cestas básicas;
II – abertura das escolas para distribuição das refeições aos alunos, de forma que não
haja aglomeração de pessoas;
III – outros meios que venham a ser adequados diante da situação em específica de calamidade.

Ainda segundo a Lei, ela poderá ser ampliada para atender também aos familiares dos alunos matriculados na rede pública estadual de ensino.
Imagem reprodução

Prevenção à Covid-19: Prefeitura interdita orla de JP e define multa grave para quem descumprir decreto

A Semob-JP iniciou na noite desta segunda-feira (04) a interdição das ruas e calçadas da orla de João Pessoa. A ação acontece após o prefeito Luciano Cartaxo (PV) lançar o Decreto n. 9.482/2020, o qual estabelece medidas para enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19), incluindo o fechamento da orça e de parques da capital paraibana.
De acordo com a portaria da Superintendência, fica terminantemente proibido o estacionamento de veículos nas Avenidas Cabo Branco, Almirante Tamandaré, João Maurício e Arthur Monteiro de Paiva, respectivamente localizadas nos Bairros de Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa, bem como nas imediações dos parques localizados em João Pessoa, até o dia 18 de maio de 2020.
A desobediência acarretará na aplicação da penalidade de multa conforme previsão do art. 195, combinado com o art. 258, II do CTB, que prevê uma infração grave com multa no valor de R$ 195,23.


Governador promove mudanças em vários comandos regionais das polícias Militar e Civil

A edição desta terça-feira (5) do Diário Oficial do Estado (DOE) apresentou a publicação de mudanças nos comandos de vários comandos regionais da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), incluindo batalhões, companhias, superintendências regionais e delegacias, entre outras funções.
Na Polícia Militar, as mudanças mais significativas foi nos comandos dos 3º, 8º, 12º e 15º Batalhões, enquanto que na Polícia Civil, foram trocados os titulares dos cargos de Superintendente Regional de Polícia Civil, do Delegado Seccional de Polícia Civil, e do Assessor de Ações Estratégicas da Polícia Civil.
Acesse o Diário Oficial na íntegra: CLIQUE AQUI 

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Em Itaporanga: Vereador pede explicações ao prefeito por desrespeitar decreto ao promover 'festinha' horas depois do município registrar primeiro caso de Covid-19; a polícia teve que ir encerrar o evento...

Polícia vai até área de lazer do prefeito (de costas conversando com
os policiais) e pede ao mesmo que encerre o evento...
Itaporanga, no Vale do Piancó, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, está desde sábado (2) entre os municípios com casos confirmados de covid-19, após resultado positivo do exame de um jovem - servidor municipal da área da saúde. A partir de hoje (4) haverá restrição ao funcionamento do comércio na cidade, relaxado pela prefeitura recentemente. 
Entretanto, chamou atenção da população na noite de sábado o descumprimento do prefeito Divaldo aos próprios decretos (mais recente de nº 172/20) por ele editados, com medidas de combate a pandemia viral, como isolamento social, inclusive com multas (entre R$ 1 mil e R$ 50 mil). Informa o vereador Jailson de Zeca, em contato com o blog nesta tarde. 
Segundo edil, o prefeito promoveu uma 'festinha' numa área de lazer de sua propriedade, próximo à cidade, e como teve aglomeração de pessoas foi obrigado a Polícia Militar ir até o local para encerrar o evento explicando a importância da ação diante da proliferação do vírus. Usando máscaras, os policiais cumpria dever que o prefeito descumpria em seu decreto. 
"O que o prefeito exige, ele não cumpre. Já o comércio não pode abrir. Ninguém pode trabalhar porque a doença está espalhando. A atitude do prefeito acontece no mesmo em que sua secretária da saúde confirma um caso de covid-19 no município. O prefeito deve explicações sobre isso", declarou o vereador Jailson.
No Decreto nº 172/20, em seu art. 2º, diz que que "bares, áreas de lazer, clubes aquáticos, balneários, similares e afins", os quais manterão fechado o acesso ao público.
Itaporanga volta a partir de hoje a restringir o funcionamento do comércio, faz barreiras sanitárias e proíbe festas, eventos, cultos e missas, além de proibição de qualquer tipo de aglomeração. Todas essas medidas são tomadas para evitar a proliferação do novo coronavírus. 
A Paraíba registrou, até este domingo, 1.219 casos de covid-19. O número de mortes chegou a 79. A maior quantidade de casos é registrada na Região Metropolitana de João Pessoa, justamente onde o governador João Azevedo destacou nessa segunda (4) a possibilidade de lockdown. O prefeito de João Pessoa, por exemplo, já decretou o fechamento total de acesso à orla da Capital.