sábado, 20 de abril de 2013

Prefeito Albino Félix demite 40 funcionários comissionados e contratados devido a queda do FPM

O prefeito de Catingueira, Albino Félix (PR), demitiu esta semana todos os funcionários comissionados e alguns contratados. Servidores do SAMU, dos PSF's, do PETI e professores foram os únicos que se livraram da determinação. De acordo com o prefeito, a decisão foi tomada em razão das contantes quedas do FPM que vem atrapalhando a administração municipal, o aumento da contribuição previdência (INSS) e cumprimento uma decisão do Tribunal de Justiça.
Albino (foto) garantiu que todos os demitidos receberão seus dias trabalhados: "É difícil para qualquer gestor realizar atos de demissão, mas, da maneira que está indo com a queda do FPM, tínhamos que tomar uma providência, caso contrário, poderíamos ficar impossibilitado de realizar o pagamento da folha futuramente", esclareceu. O prefeito lembrou que o Tribunal de Justiça também já tinha determinado a algumas prefeituras paraibanas que demitisse em média 40 funcionários públicos. A Prefeitura Municipal, de acordo com o prefeito, estará realizando um concurso público nos próximos meses para diversas áreas da administração municipal. (com catingueiraonline)

Ministro da Integração Nacional anuncia novo eixo da transposição pelo Rio Piancó, durante audiência pública realizada em Monteiro.

Image
O ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra anunciou, durante audiência pública na tarde de ontem (19) na Câmara Municipal de Monteiro, que sua equipe está estudando a viabilidade técnica e financeira de abrir um eixo da transposição do Rio São Francisco através do Rio Piancó, para atender os município do Vale do Piancó. O evento contou com as presenças dos três senadores Cássio Cunha Lima (PSDB), Vitalzinho (PMDB), Cícero Lucena (PSDB) e Humberto Costa (PT-PE), do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ricardo Marcelo, dentre outros deputados e prefeitos da região do Cariri, a exemplo, do casal João e Edna Henrique, respectivamente, deputado estadual e prefeita anfitriã.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Após 30 anos de militância Toim da Loja deixa o PMDB e vai pro PTB...

Como publicado pelo Blog em fevereiro passado, o ex-vereador Toim da Loja acaba de deixar dos quadros do PMDB, legenda pela qual militou durante 30 anos e foi um de seus 'alicerces' no Vale do Piancó. Toim irá se filiar ao PTB atendendo convite do ex-senador Wilson Santiago, que assume a presidência estadual no próximo dia 26, e também do prefeito de Itaporanga Audiberg Alves, que será membro da executiva estadual.
Toim já votou por diversas vezes no ex-deputado e ex-prefeito Djaci Brasileiro, ultimamente tem apoiado Gervázio Filho mas ainda não arquivou de vez a pretensão de sair candidato a deputado estadual. Wilson Santiago até que bancaria a empreitada, mas deixa a cargo de Toim missão de se articular junto às lideranças da região. Este projeto, porém, ganharia força se próprio Santiago lhe desse o apoio de alguns prefeitos. 
"Foram 30 anos de militância, grandes vitórias e derrotas. Saio triste pois deixo grande amigos...", disse Toim. Assim o PMDB de Itaporanga caminha para um sério baque e nem de longe será o mesmo de outrora, com a perda de Djaci [hoje no PSDB], Antônio Porcino [hoje no PPS], o próprio Toim [agora no PTB], dentre outros... resta muito pouco exército.
Leia também: Wilson Filho e Gervazinho seguirão Santiago que vai presidir PTB na PB; Os ex-prefeitos Hércules (Diamante) e Gildivan (Caiana) também na sigla e Toim da Loja pretende ser candidato a deputado estadual...

Empresa paralisa obras de pavimentação da PB-382 que liga São José de Caiana e Serra Grande por falta de pagamento

A empresa G&F paralisou as obras de construção da PB-382 que liga o município de São José de Caiana e Serra Grande, com extensão de 13 quilômetros. Segundo denúncia de moradores das duas cidades, a construtora já retirou todas as máquinas da obra. Alguns trechos da estrada ficaram sem asfalto, enquanto a parte pavimentada está sem acabamento e falta também sinalização.
Ainda não se sabe ao certo o que motivou o abandono da obra. Mas, segundo o que se comenta, é que a paralisação da construtora foi motivada por falta de pagamento. O Governo do Estado não estaria repassando à G&F os recursos contratados para a execução dos serviços. Auxiliares do governo negam, mas não têm uma explicação concreta para o caso. Iniciada em 2010, a obra está orçada em pouco mais de R$ 11 milhões. (com Dida Gonçalves)

Viatura do 13º BPM de Itaporanga capota na BR-230 próximo à JP...

Serviços de Emergência da PRF e do Corpo de Bombeiros não têm informações sobre vítimas (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Uma viatura [pickup Ford Ranger] do 13º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Itaporanga, capotou na manhã desta sexta-feira (19) no km 46 da BR-230 e deixou pelo menos três policiais feridos. O acidente ocorreu na altura do município de Santa Rita. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal estiveram no local para lavar a pista e retirar o veículo, que estava derramando combustível. De acordo com a PRF, o motorista teria perdido o controle após problema mecânico. Os policiais foram socorridos e encaminhados para o Hospital de Trauma, em João Pessoa.

Jacklino e Rênio cobram no DNIT operação 'tapa buraco" na BR-426 e recebem garantia de que os trabalhos devem começar em junho.

Os vereadores Rênio Macedo e Jacklino Porcino, respectivamente, presidentes das câmaras municipais de Santana dos Garrotes e Itaporanga, cobraram ao Departamento Nacional de Infra-Estrutura (DNIT-PB), durante reunião anteontem na cidade de Patos, uma operação "tapa buraco" no trecho da BR-426 que liga o município de Santana dos Garrotes ao de Piancó. Os dois parlamentares-mirins saíram do encontro bastantes satisfeitos. 
De acordo com o engenheiro do órgão, Antônio Neto, a obra já foi licitada (sob o edital nº 0033/13-00) e a empresa vencedora foi a Paviservice Serviços de Pavimentação Ltda, a mesma que está fazendo trabalhos de recuperação no trecho Patos-Itaporanga, na BR-361. A obra está orçada em R$ 2.814.000,00 milhões e, segundo o engenheiro Antônio Neto, está prevista para começar no próximo mês de julho, pois o motivo para não acontecer agora decorre de uma ação movida pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) no Tribunal da Justiça Federal (TRF-5ª Região, em Pernambuco) com relação às Brs-434, 405 e 426.
Entretanto, o engenheiro do órgão acredita que o embargo poderá ser derrubado logo. Para Rênio Macedo, a operação tapa-buraco vai amenizar as dificuldades de trânsito buscando diminuir acidentes. "Nós temos um problema muito sério nesse trecho quanto aos acidentes que são constantes na BR-426", disse. Já o vereador Jacklino declarou que "onde houver um problema no Vale do Piancó a Avevap (Associação dos Vereadores e Câmaras Municipais do Vale do Piancó) vai está sempre presente". Jacklino e Rênio também são, respectivamente, presidente e vice-presidente da entidade.

PTN da Paraíba tem nova direção estadual: José Bernardino substituirá Fábio Agra na presidência estadual da legenda.


O presidente estadual do Partido Trabalhista Nacional (PTN) na Paraíba, Fábio Agra Medeiros, acaba de deixar o cargo e quem assume seu lugar, como novo presidente, é José Bernardino escolhido após reunião com a Direção Nacional - no caso o presidente José de Abreu. O anúncio aconteceu nesta quinta-feira (18). Ao transmitir o cargo, Agra agradeceu "pela honra de comandar por quase cinco anos a sigla no Estado". 
"Agradeço ao presidente José de Abreu, a Renata, ao Thiago, a Sônia e a todos que fazem parte desta verdadeira família que é o PTN. Aprendi muito e continuarei a contribuir com o crescimento do partido que vem desde 2008 obtendo resultados surpreendentes, principalmente em 2010, quando alcançou quase 100 mil votos e elegeu dois deputados estaduais, inclusive com a eleição do deputado mais votado da história da Paraíba", declarou Fábio Agra.
Agra disse que até o final da semana a nova direção estadual deverá tomar posse: "Bernardino é um grande amigo e experiente em direção partidária, além de termos feito já uma parceria vitoriosa em 2010 na coligação que elegeu quatro deputados estaduais. Não tenho dúvida que o PTN estará em boas mãos", conclui Fábio Agra, que continuará na comissão estadual, mas em outro cargo.
Quando presidente do PPS, José Bernardino teve entrevero com o esquema socialista e deixou o cargo de secretário executivo da Administração Penitenciária, por discordar de encaminhamentos do governador Ricardo Coutinho. Agora, ele retornar como o novo presidente do PTN na Paraíba, que decidiu recentemente romper com o Palácio da Redenção.
Na foto acima [em sentido horário]: Fábio Agra, José de Abreu, membro da executiva nacional e José Bernardino.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Organização ultima preparativos para encerramento da 9ª Festa de Santo Expedito, na comunidade Maria Soares, em Conceição.

Após uma semana de novenas e diversos eventos paralelos em comemoração ao seu padroeiro: Santo Expedito, a Comunidade Maria Soares, no município de Conceição, caminha para o encerramento dos festejos, que acontece nesta sexta-feira (19), que está em sua 9ª edição. Em contato com o Blog, o ex-prefeito João Deon disse que a festa de Santo Expedito, este ano, foi um sucesso.
A programação começa logo às 4h da manhã, com a Caminhada das Graças de Santo Expedito, saindo do Posto Frei Galvão até a Capela, localizada na comunidade. Às 18h30, será realizada a Carreata de Santo Expedito, saindo da Matriz de Nossa Senhora da Conceição até a Capela de Santo Expedito, conduzindo a imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e do santo padroeiro. Por volta das 19h30 será celebrada a Missa Solene de encerramento da festa, no pátio da Capela.
E às 21h começa a festa dançante, no pátio da capela, com apresentação das bandas Forró de Arromba e Forró Pegada Segura. A Festa de Santo Expedito é considerada um dos maiores eventos religiosos de toda a região do Vale do Piancó. Durantes os dez dias de festa, foram promovidos torneios de futebol, passeio ciclistico, sorteio de brindes, encontro de motociclistas e, claro, a grande carreata programada para amanhã.

Senador Vitalzinho consegue em audiência com o ministro da Saúde uma ambulância para o Samu de Piancó, no valor de R$ 122,7 mil.

O senador Vitalzinho (PMDB) conseguiu na noite de ontem (17), durante audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a doação de duas ambulâncias para os município de Monteiro e Piancó objetivando melhorias no serviço de urgência para o atendimento da população. Para Piancó foi disponibilizada uma ambulância, com encargos no valor de R$ 122.750.00 mil, destinada ao SAMU - 192. 
"Desta forma, estamos cumprindo o nosso papel de representante da Paraíba. Uma das nossas bandeiras aqui em Brasília é justamente atuar em benefício da melhoria da qualidade da Saúde em nosso Estado, sobretudo no atendimento de urgência. E, neste aspecto, conseguimos um importante reforço junto ao Ministério da Saúde", disse.

Inflação descontrolada: depois da cesta básica e do tomate, agora, é o gás de cozinha que terá reajuste e a partir de 1º de maio custará R$ 40.

A presidente Dilma Rousseff (PT) não tem conseguido segurar o 'dragão' da inflação, depois da cesta básica e do tomate, agora é o gás de cozinha que terá aumento de preço. A promessa de reajuste do botijão de gás de cozinha já tem data para entrar em vigor, 1º de maio, e será mais alta que a prevista inicialmente. Esta foi a informação do vice-presidente do Sindicato dos Revendedores de Gás GLP da Paraíba (Sinregás-PB), Marcos Antonio Bezerra. A má notícia para os consumidores é que o reajuste será maior do que o anunciado pelo setor, ou seja, ao invés dos 7% divulgados no início do mês, será de 8,1%. O aumento é válido para toda Paraíba, que, segundo o sindicato, possui 1.600 revendedores do produto.
O novo valor deste item, indispensável nas cozinhas paraibanas, deverá ser de R$ 40,00. A majoração no preço do gás de cozinha foi definida na noite de terça-feira e para se estabelecer o percentual de aumento foram levados em consideração vários fatores. “O motivo do reajuste são os custos na revenda. Somente a gasolina teve alta de 16,5% na grande João Pessoa, o pneu 12%, e o valor do veículo como caminhões aumentou 15%”, afirmou Marcos Bezerra. Outro elemento que contribuiu para a alteração no valor do botijão, segundo o sindicalista, foi o reajuste do pessoal que trabalha com derivados de petróleo. O dissídio da categoria ocorreu em setembro do ano passado, e os salários foram reajustados entre 7% e 10%.
“Para se ter uma ideia, somente a gasolina tem influência em todo o nosso sistema operacional. Desde o momento em que se pega o produto na base das distribuidoras, em Cabedelo, até a revenda do produto que é feita por meio de caminhões, caminhonetes e motos”, explicou Marcos Bezerra. O vice-presidente do Sinregás-PB afirmou ainda que o principal combustível usado na comercialização do gás de cozinha é o diesel, que este ano sofreu reajuste de 10%, e a gasolina. “O pessoal não costuma usar o gás natural (que é mais barato)”, frisou. Segundo ele, não há mais como adiar o reajuste, porque os empresários já estão absorvendo os custos há vários meses.
“Agora não é todo empresário que vai fixar o valor do gás de cozinha em R$ 40. Isso depende dos gastos de cada um, dos tributos que pagam, do número de empregados e outras despesas que variam dependendo do porte da empresa”, disse. Vale lembrar que, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis(ANP), desde 2002 o gás de cozinha pode ser reajustado sem, necessariamente, a participação do governo federal. De acordo com a legislação brasileira, vigora no país, desde janeiro de 2002, o regime de liberdade de preços em toda a cadeia de produção, distribuição e revenda de combustíveis e derivados de petróleo.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Direção e profissionais do Hospital Distrital de Aguiar fazem festa para recepcionar Dr. Odoniel Mangueira, que retorna às suas atividades.

 
A direção e funcionários do Hospital Distrital de Aguiar receberam com muita festa Dr. Odoniel Mangueira que retornar às suas funções naquela Casa de Saúde depois de recuperado das várias cirurgias à que submetera, devido as fraturas que teve quando do grave acidente automobilístico em que se envolveu no mês de setembro do ano passado. O veículo em que médico, que na época disputa a prefeita de Diamante, seguia viagem na PB-386 colidiu com outro, um dos quais ficou carbonizado. Um dos ocupantes do outro veículo morreu no local, enquanto, Dr. Odoniel teve fraturas expostas e foi conduzido pelo Samu pra Campina Grande.  
Agora, mesmo necessitando do apoio de muletas mas recuperado Dr. Odoniel recebeu o carinho, estampada na alegria e felicidade, dos seus colegadas de trabalho. A recepção foi preparada pelo diretor Leonardo Cabral junto com toda equipe, contando ainda com a presença da secretária municipal de Saúde, Adelânia. O hospital só tem a ganhar com a experiência e competência desse grande médico. Parabéns à todos!

Prego batido e ponta virada: A jornalista Lídia Moura é escolhida para presidir o Mobilização Democrática na Paraíba.

Prego batido e ponta virada. O novo partido MD (Mobilização Democrática), que surgiu através da fusão do PPS com o PMN, será comandado na Paraíba pela jornalista Lídia Moura, que presidia o PMN no estado. O vice-prefeito de João Pessoa, Nonato Bandeira (PPS) estava cotado para o cargo, porém, na divisão dos diretórios estaduais entre as duas legendas, na Paraíba, a representação do PMN levou a melhor. A decisão foi tomada na tarde desta quarta-feira (17) durante reunião em Brasília. 
O fato de Nonato ter sido preterido, de acordo com Lídia, a direção nacional do PMN abriu mão de ficar com o comando do MD em 12 estados e a Paraíba é um deles. Outro ponto que pesou contra Nonato foi o fato dele ser vice-prefeito de João Pessoa, comandada pelo PT, partido para o qual o MD surgiu para fazer oposição. Na reunião em Brasília ficou definido que o deputado federal Major Fábio (DEM) irá se filiar ao MD com possibilidade ser candidato ao governo. 
Em nível nacional, o comando da nova legenda ficará com o ex-presidente do PPS, deputado federal Roberto Freire (SP). O deputado Rubens Bueno (PR), atual líder do PPS na Câmara, vai acumular o posto de secretário-geral e o de líder do MD. A vice-presidência e a tesouraria devem ficar com a presidente nacional do PMN, Telma Ribeiro (SP). O nova partido terá 15 deputados federais, 58 estaduais, 2.527 vereadores e 147 prefeitos. 
A nova legenda irá apoiar a candidatura de Eduardo Campos á Presidência da República e terá José Serra como candidato ao Governo de São Paulo. A jornalista Lídia Moura ficará até 2017 na presidência estadual do MD na Paraíba.
Fotos: Lídia, deputado federal Raul Julgman, deputado federal Roberto Freire, Alcimar... depois, Alcimar, deputado federal Major Fábio e Lídia, novamente. 

Ricardo Pereira se reunirá com a jornalista Lídia Moura para definir a composição do MD em Itaporanga

Com a decisão tomada lá em Brasília, nesta quarta-feira (17), de que a jornalista Lídia Moura passará a comandar o novo partido Mobilização Democrática na Paraíba, surgido após fusão do PPS com o PMN, começará a partir da próxima semana uma série de reuniões para definir a composição dos diretórios municipais do MD, já que a partir da oficialização tanto o PPS como o PMN passam a não existir mais. Em Itaporanga, por exemplo, o desfecho com a nova legenda deverá ser o seguinte:
1. O ex-vereador Herculano, que presidia o PPS, deve seguir o grupo da deputada estadual Gilma Germano, que presidia o PPS na Paraíba, para outro partido pelo fato da nova legenda ser oposição ao governo estadual.
2. O ex-prefeito Antônio Porcino, recentemente filiado ao PPS, espera orientação do vice-prefeito de João Pessoa, Nonato Bandeira, quanto ao comando da nova legenda no município.
3. O jornalista Ricardo Pereira, atual presidente municipal do PTN, mas que também controla o PMN, terá papel importante na comissão municipal do MD com passos a ser dados sob a orientação de Lídia Moura.
Com a criação da nova legenda, os diretórios municipais tanto do PPS quanto do PMN estão dissolvidos, dessa maneira irá se reunir com a Dr Lídia Moura para uma posição quanto a composição do diretório do MD em Itaporanga, pois como já disse, o diretório do PMN já não existe mais. Assim, várias conjecturas serão avaliadas em encontro que Ricardo Pereira terá com Lídia nos próximos dias.

Reunião entre prefeitura e feirantes termina sem acordo e comissão irá buscar solução quanto a transferênca da feira livre de Itaporanga

Como publicamos na tarde de ontem, foi realizada uma reunião na noite desta terça-feira (16) entre a prefeitura  e os feirantes que comercializam na feira livre de Itaporanga. O motivo do convite formulado pela administração municipal diz respeito a determinação da prefeitura em transferir a feira livre para a Avenida Horácio Gomes, nas imediações do comércio de Assis Ferreira, objetivando deixar as avenidas Getúlio Vargas e Soares Madruga livres para o trânsito.
Após explicações apresentadas pela atual gestão municipal como justificativa para a relocalização da feira livre, os feirantes presentes à reunião externaram muita insatisfação com a possibilidade por entenderem que a medida irá prejudicar seus respectivos comércios. Diante da falta de consenso entre prefeitura e feirantes, se decidiu pela criação de uma comissão para se encontrar uma solução e o agendamento de uma nova reunião para ser apresentado o resultado. 

CNJ mantém suspenso pagamento de R$ 8,8 mi a 200 juízes do TJPB

O plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu nesta terça-feira (16) manter a liminar que suspendia o pagamento de R$ 8,8 milhões em auxílio-alimentação a 200 magistrados do Tribunal de Justiça da Paraíba. A decisão é provisória - o plenário do CNJ ainda vai julgar o mérito da questão. O pagamento, retroativo a 2004, está suspenso desde o começo deste mês, quando o conselheiro Bruno Dantas, relator do caso, deu a liminar que impedia o pagamento.
Para pagar os valores, os tribunais baseiam-se em uma resolução de 2011 do conselho que autoriza o pagamento aos juízes em razão de procuradores da República terem direito ao auxílio-alimentação. Desde 2004, os magistrados deixaram de receber. Os tribunais, então, decidiram efetuar o pagamento entre 2004 e 2011. Confira aqui o processo.

Integração Nacional amplia valor do Bolsa Estiagem de R$ 720 para R$ 1.250, para municípios do semiárido.

Imagem ilustrativa
O Ministério da Integração Nacional aumentou, nesta terça-feira (16), o valor do Bolsa Estiagem para os municípios situados na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O valor total do auxílio passou de R$ 720 para R$ 1.520, em parcelas mensais de R$ 80,00. O benefício será disponibilizado à população afetada enquanto perdurar o período da seca. O aumento do Bolsa Estiagem faz parte do conjunto de medidas emergenciais e estruturantes do Governo Federal para minimizar os efeitos da escassez prolongada de chuvas nos municípios do semiárido.
A resolução que amplia o benefício está publicada na edição desta terça-feira (16) do Diário Oficial da União. A área de atuação da Sudene abrange os nove estados do Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia), municípios do Espírito Santo e da região norte de Minas Gerais, além dos vales do Mucuri e do Jequitinhonha, também no estado mineiro.
O Bolsa Estiagem repassou, até março deste ano, mais de R$ 595 milhões, beneficiando mais de 880 mil pessoas. O programa assiste agricultores familiares com renda de até dois salários mínimos em municípios em situação de emergência ou calamidade pública. O pagamento é feito mensalmente por meio do cartão do Bolsa Família ou do Cartão Cidadão, da Caixa Econômica Federal.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Profissionais do Creas de Itaporanga ministram palestras sobre o bullying em escolas municipais...

Com a participação de professores e alunos, profissionais do CREAS de Itaporanga estiveram ministrando palestras nas escolas municipais: Miguel Alves e Santa Mônica, abordando temática sobre o Bullying. O Bullying é uma palavra inglesa utilizada para definir a forma intencional de maltratar uma outra pessoa de forma verbal, moral ou corporal. Coordenada por Gorete Mangueira, a equipe do Creas de Itaporanga é composta pela orientadora social Roberta Pereira, pela advogada Ana Cibelly, pela psicóloga Jéssika e pela assistente social Elisângela.
A equipe explica o que é bullying, suas causas, os tipos, quem sofre as consequências, quem são os agressores e os motivos que levam uma pessoa a praticar essa discriminação. Destacaram que em princípio pode parecer uma simples brincadeira, mas não deve ser vista desta forma, pois a agressão sofrida pela vítima de bullying provoca sofrimento e geralmente causa depressão em quem sofre tal 'agressão'.
A equipe de profissionais do Creas de Itaporanga, dessa forma, com muita propriedade e competência tem desenvolvido um elogiável trabalho na área social, seguindo orientação da secretária e primeira-dama Naura Ney que tem empreendido valoroso trabalho à frente da Secretaria Municipal da Assistência Social.
Na segunda imagem [em sentido horário] estão: a assistente social Elisângela, a professora Neide, Quedinha, a diretora Risalva, a orientadora social Roberta Pereira, a professora Gicélia e a coordenadora Gorete Mangueira; Na terceira imagem, Roberta na escola Santa Mônica; Na última imagem, estão Roberta, Jéssika e a diretora da escola Miguel Alves, a professora Edileide Pires; Nas demais as crianças prestam atenção na palestra.

Caos na saúde da PB: Hospitais sem médicos intensivistas, CRM interdita UTIs e sem reajuste até dia 27 os médicos vão abandonar os plantões.

O Conselho Regional de Medicina (CRM-PB) e o Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (COREM-PB) fizeram inspeções em hospitais de todo o estado. A falta de médicos e de estrutura adequada condenou o funcionamento de alguns setores do Hospital Regional Janduhy Carneiro, em Patos, do Hospital Regional de Guarabira, do Hospital Edson Ramalho e do Complexo Hospitalar de Doenças Infecto-Contagiosas Dr. Clementino Fraga, em João Pessoa.
O procurador-geral do Estado, Gilberto Carneiro, levantou a hipótese de cartelização das cooperativas e garantiu que já acionou o Ministério Público. Segundo ele, não há justificativas para os médicos vinculados às cooperativas paralisarem suas atividades, uma vez que o Governo já concedeu dois reajustes ao longo de dois anos e quatro meses de gestão. No último domingo (14), em Patos, por causa da falta de especialistas em Cirurgia Torácica, cinco pacientes ficaram sem atendimento e um deles acabou morrendo.
De acordo com o responsável pelas fiscalizações do CRM, Eurípedes Mendonça, Patos só conta com cinco leitos e não possui um leito exclusivo para isolamento, que é indispensável. Conforme ele, já foi dada entrada em uma ação civil pública por danos morais coletivos, contra o Governo do Estado, na Justiça Federal e caso o problema não seja resolvido o Hospital Regional de Patos poderá ser interditado. 
Gilberto Carneiro disse que não está havendo desassistência de médicos nos hospitais: "O que houve foi uma notificação feita por parte de três cooperativas, sendo duas de anestesiologistas e outra de médicos intensivistas, que pedem um reajuste de 15% sobre cada plantão médico. Eles dizem que se não houver o reajuste até o dia 27 de abril, vão abandonar os plantões nos hospitais", comentou. Segundo ele, os médicos estão abandonando os plantões e se articulando com o CRM para que haja a interdição: "Já denunciamos ao Ministério Público no sentido de apontar fortes indícios de carterização das cooperativas", disse.
Carneiro explicou que o Estado paga um plantão de R$ 2,2 mil às cooperativas por um plantão de 24h. "É o maior plantão da região Norte-Nordeste e chega a ser mais alto que os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. não há justificativa para o médicos vinculados às cooperativas paralisarem suas atividades. Qualquer omissão de socorro ou óbito que venha ocorrer em razão de ausência médica por questões salariais, a Procuradoria Geral do Estado vai acionar civilmente e criminalmente os responsáveis, sejam os médicos cooperados ou os presidentes de cooperativas", decalrou.

Governador nomea Ademar Brasileiro, aliado do ex-prefeito Djaci, para a Chefia do Núcleo de Estatística da 7ª Gerência de Educação.

O governador Ricardo Coutinho (PSB) fez um agrado ao ex-prefeito Djaci Brasileiro (Itaporanga), do qual espera contar com apoio para seu projeto de reeleição. Ricardo Coutinho nomeou para o cargo de Chefe do Núcleo de Estatística da Sétima Gerência Regional de Educação, através do AG nº 6.282, o competente Ademar Pereira Brasileiro (foto), ex-tesoureiro municipal na gestão tucana em Itaporanga. 
Ademar substitui no cargo, também competente, a educadora Josefa Afra Moura Pita, exonerada através do AG nº 6.283. A troca segue um ritual político já que o governador está disposto a substituir alguns cargos em Itaporanga para recompensar o grupo político liderado pelo ex-prefeito. A educadora é aliada do atual vereador Ubiramar Pita e do ex-vereador Herculano. O atos foram publicados no Diário Oficial, edição do fim de semana.
Convidada pelo prefeito Audiberg Alves para uma função comissionada, a educadora, servidora municipal, desenvolve trabalho com missão na área educacional.
Resumo da ópera: o governador precisa de voto para se reeleger, com isso...

Prefeito Berguim se reúne hoje com feirantes para tratar de transferência da feira livre objetivando deixar o centro da cidade livre para o trânsito

Um dos grandes gargalos que tem prejudicado o trânsito de Itaporanga e, consequentemente, deixado a desejar sua infraestrutura no centro da cidade, diz respeito ao Mercado Público e da Feira Livre. Há décadas que essa problemática padece de uma solução e sempre tem-se empurrado com a barriga. A feira livre que antes se localizava na Avenida Soares Madruga e foi transferida para a Avenida Getúlio Vargas com intuito de se deixar o trânsito livre na primeira, já que por ela percorre a BR-361 sentido Patos-Ceará-Patos. Agora se projeta nova mudança. 
Entretanto, tornar-se urgente uma ampla reforma no mercado público, com sua verticalização se possível, e a localização definitiva da feira livre com instalações e acomodações dignas para os feirantes e população em geral. Em dias de feira livre, no sábado, o centro de Itaporanga se transforma num caos completo diante de um trânsito descontrolado, espaços tomados, etc, sem a devida intervenção do poder público, que dispõe atualmente de uma autarquia importante: a Superintendência Municipal de Trânsito (STTrans). 
Na noite desta terça-feira (16) o prefeito Audiberg Alves (PTB) convidou e vai se reunir com os feirantes e tentar encontrar uma saída para essa confusão instalada no centro da cidade. Sua pretensão é relocalizar a feira livre transferindo-a para a Avenida Horácio Gomes, nas proximidades do comércio de Assis Ferreira. A Câmara Municipal deve se pronunciar sobre o assunto na sessão plenária de quinta-feira (18) e mostrará responsabilidade com a questão sugerindo alternativas para gestão municipal. Em verdade, é um assunto que causa muito desconforto aos feirantes porque estes tem vividos como 'nômades' nas últimas décadas.
A feira livre, na realidade, cresceu com o passar dos anos e os gestores públicos não destinaram devida atenção para esse problema que cresce como uma bola de neve. O certo é que o mercado público precisa urgentemente de uma intervenção em sua estrutura para se impedir a explosão de uma bomba pronta pra acontecer.

Como prometido, prefeito Nilson Lacerda abriu mão de salário de R$ 16 mil para construção de casas populares em Conceição

O município de Conceição, com quase 19 mil habitantes, está vivendo deste janeiro passado momentos diferentes com seu novo prefeito, Nilson Lacerda (PSDB). Pólo de microregião, dentro do Vale do Piancó, Conceição ainda é uma cidade de contrastes sociais fortes e muitas famílias ainda moram de maneira precária, mas a postura do novo prefeito está mudando a rotina dos moradores e especialmente um de seus atos, oficializado na manhã de ontem (15), está gerando muitos comentários na cidade e até em outras regiões.
Cumprindo uma promessa, revelada ao assumir o mandato, o prefeito abriu mão do salário à que tinha direito como Chefe do Executivo Municipal, no valor de R$ 16 mil, e o destinou para reforço financeiro na construção de casas populares. Ao fim do mandato, o dinheiro que seria destinado para pagamento do salário do prefeito terá ajudado na construção de 48 casas populares. Uma iniciativa louvável e pioneira. No paralelo, o prefeito enviou para a apreciação da Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 09/2013 que cria o Programa Subsídio em Casa Popular, junto com pedido de autorização para crédito especial no valor de R$ 200 mil para esse objetivo.
O salário será doado durante os quatro anos de governo. Acumulado, o valor soma R$ 768 mil. Dinheiro que será usado para a construção de 48 casas populares para famílias de baixa renda da cidade. de acordo com o projeto aprovado pela Câmara Municipal a seleção das pessoas aptas a serem beneficiadas pelo programa será precedida de cadastro a ser realizado pela Secretaria Municipal da Ação Social.
O PL Nº 09/2013 foi aprovado durante a sessão desta segunda-feira (15), pelos parlamentares-mirins. Mas, em sua fala o presidente da Casa, vereador Marcílio Lacerda (PSDB), disse que há um obstáculo para se construir casas em Conceição devido não existir terrenos públicos disponível para esse fim, pois, segundo o edil, cerca de 90% do patrimônio que deveria ser público está e poder de uma fundação controlada pela Família Braga. "Mas a prefeitura não vai medir esforços para adquirir terrenos e cumprir com seus objetivos", afirmou Marcílio.  
Durante a discussão da matéria, o vereador oposicionista Luís Paulino [que era vice-prefeito até dezembro do ano passado] disse que era uma opção que o gestor estava fazendo de abdicar do seu salário, já que o prefeito permanecerá percebendo seus vencimentos como servidor público da Receita Estadual. O presidente da Casa disse, logo após, que esta não era verdade dos fatos e citou como exemplo o próprio Luís Paulino que percebia dois salários, como vice-prefeito e servidor público estadual, deixando a opinião pública em dúvida quanto ao assunto. 
Na mesma sessão, a Câmara aprovou também o Projeto de Lei nº 10/2013, que define critérios para os Débitos de Obrigações Consideradas de Pequeno Valor para o município. Um requerimento estabelecendo parcelamento com um limite de no máximo R$ 10 mil para pagamento de precatórios também fora apresentado e aprovado pela Casa. O presidente Marcílio informou que existe precatórios de uma única pessoa orçado em mais de R$ 900 mil e, por isso, a edilidade não tem como arcar com esses pagamentos.
A medida se faz necessária para que uma decisão judicial não pegue de surpresa o município ao liberar de uma única vez pagamentos de precatórios em valores costumeiros como R$ 100 mil, R$ 200 mil, etc, que atrofia as contas públicas com o seu bloqueio. "Então temos que evitar possível colapso nas contas públicas e, com isso, estabelecemos uma quantia com a qual a prefeitura possa quitar", pontuou Marcílio. O texto foi aprovado sob regime de urgência urgentíssima.

Ministro das Cidades instaura sindicância para investigar uso de empresas de fachada com objetivo de fraudar o Minha Casa Minha Vida.

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, deputado federal licenciado pelo PP da Paraíba, anunciou a instauração de sindicância para investigar o uso de empresas de fachada por ex-servidores da Pasta com o objetivo de fraudar o programa Minha Casa, Minha Vida, principal programa habitacional do governo federal. O caso foi revelado pelo jornal "O Globo". Por meio de nota, Ribeiro informou que a Controladoria Geral da União erá acionada para apurar como as mesmas empresas repassam dinheiro público, fazem as obras e ainda fiscalizam a construção de habitações populares destinadas às faixas mais pobres da população em cidade com até 50 mil habitantes. 
No Congresso Nacional, até parlamentares governistas defenderam a investigação do caso, enquanto a oposição se mobiliza para cobrar uma resposta do governo. A assessoria de imprensa do Ministério das Cidades diz que a investigação das possíveis irregularidades entre os correspondentes bancários contratados pelas instituições privadas vencedoras da Oferta Pública para o programa tem por objetivo preservar a transparência e a lisura de um projeto essencial para a vida dos brasileiros e que, inclusive, é modelo para outros países. A nota revela, ainda, que será feita uma rigorosa apuração dos fatos, com a punição dos eventuais responsáveis, se for o caso.
Matéria do jornal "O Globo" informou que a empresa TCA Assessoria em Controle de Obras e Serviços, com sede em São Paulo, tem entre os sócios ex-servidores do Ministério das Cidades: Daniel Vital Nolasco, o ex-garçom do ministério José Iran Alves dos Santos e Carlos Roberto de Luna. Um ex-sócio da empresa afirma que a RCA, ao mesmo tempo, representa os agentes financeiros, toca as construções e é responsável pelas medições e fiscalizações. Nolasco sustenta que não há irregularidade nas contratações e afirma que é vítima de extorsão, praticada por Fernando Lopes Borges, ex-sócio da RCA e também ex-servidor do Ministério das Cidades.
Em ação judicial, Borges cita um suposto envolvimento de Erenice Guerra, ex-ministra da Casa Civil, no epísódio, e afirma que ela articula a entrada de bancos privados no programa habitacional. Ele também diz que o PCdoB estaria recebendo, desde 2005, recursos públicos desviados do esquema.

Deputada Gilma Germano decide abrir mão da nova legenda - criada com a fusão do PPS e PMN - e diz que só permanecerá filiada se apoiar RC.

A deputada estadual Gilma Germano decidiu, por meio de anuncio nesta terça-feira (16), abrir mão da presidência estadual da nova legenda que será criada com a fusão do PPS e PMN. A deputada afirmou não ter mais interesse em disputar o comando da futura sigla na Paraíba. Com isso, o vice-prefeito Nonato Bandeira sai fortalecido dentro do PPS e decidirá junto com a direção do PMN o futuro comando estadual do novo agrupamento político no estado.
A jornalista Lídia Moura, por exemplo, tem a perspectiva de ser alçada à condição de presidente estadual da nova legenda diante da articulação feita em Brasília, pela presidente nacional do PMN Telma Ribeiro (SP). Através de uma orientação nacional, os partidos irão se unir para formar o Partido do Movimento Democrático (PMD), tanto para fazer oposição ao PT quanto para apoiar a candidatura de Eduardo Campos à presidência, no próximo ano.
Gilma Germano disse ainda que se o novo partido decidir se manter apoiando o Governo do Estado, ela permanecerá na legenda. Mas se resolver ficar na oposição, se desfiliará.

Após fusão com o PPS, o PMN Nacional quer manter Lídia Moura na presidência da nova sigla na PB; pode ocorrer o mesmo em Itaporanga...

O surgimento de mais um fato pode surpreender o cenário político na Paraíba, a partir da fusão do PPS com o PMN, acertado no último sábado (13) e programada para ser oficializada na próxima quinta-feira (18). É que no acordo concebido lá em Brasília, a presidente nacional do PMN, Telma Ribeiro (SP), quando discutia sobre o comando da nova legenda pelos estados reivindicou a Paraíba par o seu grupo político. 
Com isso, a atual presidente do PMN na Paraíba, a jornalista Lídia Moura [ex-chefe de Gabinete do então prefeito Veneziano, mas hoje aliada do prefeito Romero Rodrigues] é quem deve ser a presidente estadual da nova legenda na Paraíba. Ou seja, nem Gilma Germano [atual presidente estadual do PPS], nem Nonato Bandeira, atual vice-prefeito de João Pessoa e que desejava comandar o partido na Paraíba.
Essa articulação faz parte das concessões que teriam entrado nas composições entre o PPS e o PMN. E, ato contínuo, Lídia Moura entende que com a criação da nova sigla deve resguardar o comando de seu grupo político em municípios estratégicos, por esses já dispor de diretórios formados há tempos.
É o caso de Itaporanga, onde o PMN é controlado pelo grupo político liderado pelo jornalista Ricardo Pereira e o PPS tem na presidência municipal o ex-vereador Herculano e, mais recentemente, recebeu a filiação do ex-prefeito Antônio Porcino e seu grupo. Herculano vinha levantando lanças para evitar perder o comando municipal para Porcino. Entretanto, com a ascensão da jornalista Lídia Moura ao comando estadual da nova legenda, o comando municipal em Itaporanga tem forte inclinação para permanecer sob controle de Ricardo Pereira, que já trabalha projeto no Vale do Piancó sob orientação de Lídia.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Prefeito e Vereadores de Conceição juntos com Avevap pela implantação do IML, do Campus Universitário e do funcionamento da UTI/HRP.

A defesa pela implantação de uma Unidade do IML, de um Campus Universitário e do Funcionamento da UTI do Hospital Regional de Piancó, dentre outras bandeiras, foram abraçadas pela classe política, oposição e situação, do município de Conceição, nesta segunda-feira (15), durante visita de comitiva da Avevap [Associação dos Vereadores e Câmaras Municipais do Vale do Piancó]. 
Dando continuidade a peregrinação pelos municípios da região o presidente da entidade, Jacklino Porcino [que compôs a mesa], acompanhado de comitiva oficial da associação, foram recebidos pelos vereadores locais, pelo prefeito Nilson Lacerda (PSDB), secretários municipais e por lideranças políticas e comunitárias locais. Além do presidente Jacklino, a comitiva estava composta dos vereadores: Isaac Carvalho [presidente da Câmara de Olho D'água], Alan Deivid [presidente da Câmara de Diamante], Hélio Rodrigues [delegado da entidade em Itaporanga] e do jornalista Ricardo Pereira [assessor de articulação política da entidade]. 
Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, vereadores conceiçoenses se revezaram na tribuna para felicitar os objetivos da Avevap e firmar o compromisso de lutar junto com os demais vereadores da região cobrando ações governamentais para o Vale do Piancó e mais respeito para com o povo dessa região. "Estamos aqui para chamar toda Conceição a entrar nessa luta e darmos o nosso grito de independência. Precisamos dizer que não aceitamos mais esse descaso para com essa região", pontuou Jacklino.
O presidente da Câmara de Conceição, vereador Marcílio Lacerda (PSDB), parabenizou a entidade por essa 'cruzada' em prol do desenvolvimento da região e disse que o Poder Legislativo e todos os seus membros está de mãos dadas com a Avevap toda vez que for convocados. "Pode contar conosco para essa batalha, que é a batalha de Conceição e de todo o Vale. Inclusive, até cobrando mais ações para nosso município que em comparação com Itaporanga não tem quase nenhum órgão governamental que possa desenvolver aqui políticas públicas de grande envergadura", disse Marcílio, também diretor da Avevap.
Já o vereador Vicente Ramos [delegado da entidade em Conceição] congratulou-se com os objetivos da associação e disse que as lutas em pauta terão sempre o apoio unificado de toda classe política local: "Nos unamos todos na defesa dessas ações porque não podemos ficar omissos com situações adversas como a seca, que estamos presenciando, e nada é feito pelas autoridades competentes. Então, é hora de união em prol do Vale do Piancó", declarou. O vereador Luís Paulino foi outro que enfatizou a disposição da Avevap de encampar a presente batalha: "É oportuna a coragem da Avevap em chamar pra si essa responsabilidade que é de todos os vereadores, porque somos os verdadeiros representantes do povo".
O vereador Isaac Carvalho, que também fez uso da tribuna, lembrou que além da luta que está sendo pautada pela associação no contexto político-social do Vale do Piancó há a defesa da própria categoria, no que concerne aos seus direitos e prerrogativas. "A classe dos vereadores está tendo a oportunidade de se unir num objetivo comum, que congrega as ideias de cada um de nós em nossos respectivos municípios. Vejam essa questão da PEC apresentada no Senado que almeja acabar com o salário dos vereadores. Isso é uma vergonha. O senador propositor dessa matéria deveria é começar a requerer o fim do seu próprio salário..."
Por último, os vereadores Valdemir Berto e Dior Sabino mostraram-se bastante entusiasmado com as perspectivas de melhora das questões inerentes ao Vale do Piancó, com o advento da criação Avevap. "Vejo como muito importante a criação dessa associação porque dará uma nova dimensão as cobranças das ações que nossa região necessita", disse Berto. "Parabenizo à todos vocês pela iniciativa de se criar essa entidade e pode contar com apoio de toda população conceiçoense nesse empreitada", frisou a vereadora Dio Sabino.
Logo após, a sessão na Câmara Municipal, a comitiva da Avevap foi recebida pelo prefeito Nilson Lacerda [na foto ao lado], em seu gabinete, quando deixou claro o seu engajamento no apoio às manifestações programas pela entidade e busca por soluções dos problemas enfrentados pela região. "É um momento histórico para o Vale do Piancó essa mobilização que vocês vem fazendo via parlamento. Asseguro todo apoio possível de Conceição as lutas defendidas pela Avevap e que possamos juntos mudar a cara dessa região...", disse. 
 Vereadores [foto acima] Vicente Ramos, Luís Paulino, [foto abaixo] Isaac Carvalho e Dio Sabino.
O editor ladeador pelos vereador Umberto da Ciretran e Marcílio Lacerda; a seguir todos os demais edis...

Após reuniões, recepção a comitiva da Avevap continua em almoço...

Após conversa com o prefeito Nilson Lacerda, em seu gabinete, oportunidade em que lhe foi informado sobre a manifestação agendada para os próximos dias pela Avevap, que pretende reunir mais de cem vereadores, além de estudantes e população em geral num grande ato público para pedir por uma pauta unificada e mais respeito das autoridades estaduais com os anseios do Vale do Piancó, a comitiva da entidade foi recepcionada durante descontraído almoço.
O grupo se deliciou com apetitosa comida caseira que foi servida... Por isso, externamos nossos agradecimentos ao prefeito e aos vereadores pela calorosa recepção.
 

Ex-prefeito Alexandre Braga junta-se também a 'cruzada' da Avevap e se coloca à disposição para defender as bandeiras de luta da entidade...

Antes de seguir para o almoço nos oferecido pelo prefeito Nilson Lacerda, atendendo convite fizemos uma visita de cortesia aos estúdios da Rádio 91.1 FM de Conceição. Lá fomos bem recebidos pelo ex-prefeito Alexandre Braga [líder político da oposição local] que nos assegurou apoio às causas defendidas pela Avevap. O presidente Jacklino Porcino fez uma breve explanação dos pontos que serão perseguidos pela entidade e a importância do engajamento de toda classe política do Vale do Piancó, independentemente das particulares políticas locais de cada município.
Alexandre disse que vem acompanhado esse novo momento político da região, através do Blog, com a inserção dos Vereadores nessa batalha e enfatizou que a união política para conseguir o sucesso desejado é o caminho a ser trilhado. O ex-prefeito colocou à disposição da associação a sua emissora, que tem penetração em toda região e municípios dos estado vizinhos do Pernambuco e Ceará. "Tenho acompanhado essa caminhada de vocês através do meu amigo Ricardo Pereira e podem contar com nosso apoio porque a causa é nobre, justa e necessária para a região", disse Alexandre.

Vereador Hélio Rodrigues reza aos pés de Santo Expedito...


 Após o périplo pelo município de Conceição, durante todo o dia desta segunda-feira (15), quando retornávamos para Itaporanga fizemos uma parada especial na Comunidade Maria Soares, que está em festa desde a semana passada em alusão as comemorações do seu padroeiro Santo Expedito. Pois bem, o santo guerreiro que é sempre invocado nos casos que exigem solução imediata e urgentes, que não adia o seu auxílio para amanhã, teve aos seus pés os agradecimentos do vereador Hélio Rodrigues, mais conhecido como Hélio do Bar, que lhe devota muita fé. Hélio se ajoelhou diante da Capela e ao lado da Estátua de Santo Expedito, por sinal duas edificações que chamam atenção de quem segue viagem pela PB-386, e fez suas orações que foram flagradas pelas lentes do Blog e você confere a seguir...
   

Vereador denuncia irregularidades referente a altos valores gastos com combustível e reforma de creche municipal em Diamante

O vereador Francisco Bezerra (na foto ao lado), mais conhecido como Edivan, denunciou durante sessão do última sábado (14) da Câmara Municipal irregularidades encontradas no balancete enviado pela Prefeitura Municipal de Diamante, referente ao mês de fevereiro passado. Dentre as irregularidades encontradas, segundo o vereador, encontra um elevado consumo de combustível pelos veículos da prefeitura local.
Para Edivan o que chama atenção é que a maioria dos veículos são movidos a diesel, mas na nota fiscal fiscalizada aponta que foram gastos no mês de fevereiro apenas R$ 855,70 em diesel, já em gasolina foram gastos R$ 17.547,99 mil. O parlamentar-mirim ainda destacou que a "reforma" realizada na Creche Municipal 'Ricardo Arakem', orçada em R$ 14.404,92 mil, teria sido gasto apenas na pintura do prédio afirmando ser um valor muito alto "pois nem com as melhores tintas existentes seria possível gastar essa quantia". A seguir, cópias das notas fiscais referentes ao consumo de combustível e reforma da creche: