sábado, 9 de maio de 2015

Governo do Estado lançou ontem em Catingueira campanha contra febre aftosa...

A Primeira Etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa 2015 foi lançada oficialmente ontem (8) na Fazenda Serrote Agudo, no município de Catingueira, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap)/Gerência de Defesa Agropecuária (Geda).
A campanha se estenderá até o dia 31 de maio e a meta dos técnicos da Defesa Agropecuária é vacinar 100% do rebanho de bovinos e bubalinos da Paraíba, o que corresponde a mais de um milhão de animais. Na etapa passada, realizada no último mês de novembro, foram imunizados mais de 95% dos animais, obtendo a cobertura vacinal acima da meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, (Mapa).
O índice mínimo de cobertura exigido pelo Ministério da Agricultura é de 80% e todos os municípios do Estado ultrapassaram a meta mínima com destaque para os municípios da região de Patos, com índice superior a 98%. 
A Defesa Agropecuária alerta que, após o término da campanha, o criador tem até 10 dias para fazer a declaração da vacina – documento obrigatório que comprova que os animais foram vacinados – e atualizar os dados cadastrais nos escritórios do órgão de defesa existentes em todo o Estado.
Para fazer a declaração, o criador deve apresentar a nota fiscal de compra da vacina. Quem não fizer a declaração estará sujeito ao pagamento de multa no valor de R$ 164,00 e estará impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), além de ficar inadimplente junto ao órgão de defesa agropecuária estadual.
Os criadores podem comprar a vacina nas farmácias e lojas de produtos agropecuários ao preço variável de até R$ 2,00.

Filho de paraibana, Jô Soares revela que perdoou o taxista que matou sua mãe...

O Dia das Mães é amanhã e o apresentador Jô Soares, da Rede Globo, contou detalhes de uma história inédita, emocionante e surpreendente sobre a sua mãe em entrevista exclusiva ao jornalista Marcelo Bonfá, que tem o programa ‘Pingue-Pongue com Bonfá’ . Filho da paraibana, Mercedes Leal Soares, o comunicador relatou como conheceu e perdoou o homem que atropelou sua mãe.
Na conversa, Jô revelou que perdeu sua mãe depois que ela foi atropelada quando o jornalista tinha 30 anos. “Mamãe morreu atropelada, num dia de chuva terrível. O motorista do táxi não teve a menor culpa. Ela tinha 70 anos. O motorista socorreu minha mãe e levou para o hospital. Ele fez tudo certo. Só que ela teve uma fratura de base de crânio e não resistiu. Dez anos depois, eu peguei um táxi no Santos Dumont e, quando cheguei em casa, o motorista falou:
“Eu preciso dizer uma coisa para o senhor. Fui eu que atropelei sua mãe. E, desde esse dia, isso já faz dez anos, eu não consigo mais dormir. Só vou conseguir dormir no dia que o senhor me disser que me perdoa.’ Respondi para ele: ‘Mas, meu filho, você está perdoado desde o dia que pegou a minha mãe, socorreu e ficou ao lado do meu pai até a minha mãe morrer. Você não teve culpa nenhuma. Eu te perdoo, você está mais que perdoado. Vai em paz.’ Ele chorava e eu chorei muito também. O perdão para mim é a coisa mais importante no cristianismo”, contou Jô. (com Leo Dias e Bonfá)

Em Igaracy, homem é flagrado nu debaixo de uma cama com menor de 5 anos e é preso acusado de estupro

A Polícia Militar da cidade de Igaracy (PB), prendeu por volta 21h desta sexta-feira (8), Reginaldo José Leite, 33 anos. A prisão ocorreu depois que ele foi flagrado pela genitora debaixo de uma cama com a menor de iniciais E.G.S.L. de 5 anos na residência da família da vítima, localizada na rua Agostinho Tomaz, centro da cidade.
De acordo com o Boletim Informativo do 13º Batalhão, a mãe da criança procurou a polícia e denunciou que sua filha havia sido abusada sexualmente pelo acusado. Segundo relatos dela, ao chegar em casa presenciou sua filha juntamente com o suposto transgressor, sem roupas, debaixo da cama, ficando assim desesperada.
Ainda segundo relatos da mãe, ao perguntar o que estaria acontecendo, a criança teria dito que o acusado havia beijado a sua boca e tocado nas partes intimas. Em seguida, o pai da criança acionou a polícia. Cientes desta informação, a equipe policial se deslocou até a morada do suposto acusado, onde fora localizado e dado voz de prisão, em razão das circunstancias.
Depois de preso, o acusado foi conduzido a Delegacia de Polícia de Piancó, onde foram feitos os procedimentos cabíveis. O Conselho Tutelar acompanhou o caso. (com 13º BPM)

Vereadores Jacklino, Ricardo e Ivanilto rebatem fala do prefeito Audiberg e dizem que se ele enviar um projeto para realização de concurso tem o apoio da oposição...

Em contato com o blog, na manhã deste sábado (9), os vereadores da oposição rebateram a fala que o prefeito Audiberg Alves (PTB) fez durante programa institucional de rádio da Prefeitura Municipal, nesta sexta-feira (8), quando se queixou das manobras da oposição que estaria 'emperram o desenvolvimento do município', além de atrapalhar sua gestão, ao não votar matéria de interesse do executivo.
Na noite anterior, um pedido de vista da vereadora Izabelle Mendes (PSDB) adiou mais uma vez a votação do projeto de lei nº 05/2015, que dispõe sobre a contratação de servidores por excepcional interesse público, sem a necessidade da realização de concurso público. A matéria tem causado intenso debate entre oposição e situação. Sua tramitação já dura mais de um mês, na câmara.
"Essa fala do prefeito não encontra nenhum respaldo na população, por faltar com a verdade. A sociedade sabe que o único interesse dele é aprovar um projeto para que possa contratar sem medida seus cabos eleitorais, em detrimento de milhares de jovens que se preparam para participar de um concurso público", declarou o vereador Ricardo Pinto (PSDB).
Já o vereador Jacklino Porcino (PMDB) diz que o prefeito deveria ter vergonha de falar uma coisa dessas porque a oposição sempre deixou claro ser à favor do povo, que pede concurso público. "Porquê o prefeito não envia logo projeto para realização de concurso, se ele mesmo diz que fará até o fim do ano? Ora, se ele vai fazer o concurso, então, porquê aprovar um projeto para contratação sem concurso?", questiona o peemedebista.
Por sua vez, o vereador Ivanilto Palmeira (PTN) declarou que o gestor deveria ter respeito com a população e não 'ficar mentindo em rádio'. "Tenho gravado quando ele disse no primeiro ano de sua gestão que iria fazer concurso público, naquele mesmo ano, e até hoje não fez nada. Ele deveria ter respeito com o povo ao invés de ficar mentindo num programa pago com o dinheiro do povo", disse.
Líder da oposição na câmara, Jacklino Porcino ainda fez um desafio ao gestor e um compromisso com a população: "Se o prefeito enviar essa semana um projeto para realização de concurso público nós, da oposição, votaremos à favor sem nenhum problema. Agora, não compactuamos com essa tramoia que é esse projeto para contratação sem concurso. A população está vendo quem é contra o concurso público", concluiu. 

Audiberg se queixa que a oposição atrapalha o 'desenvolvimento do município' não votando projetos do executivo e que se não fizer concurso a culpa é dos vereadores

O prefeito de Itaporanga, Audiberg Alves (PTB), queixou-se nesta sexta-feira (8), durante programa radiofônico institucional da Prefeitura Municipal, de que os vereadores da oposição "estão atrapalhando sua gestão e o desenvolvimento do município" ao não votar matérias de interesse do executivo na Câmara Municipal. Segundo informação chegada ao blog.
A fala se deu no dia seguinte a mais um adiamento da votação do Projeto de Lei nº 05/2015, que trata da contratação de servidores por excepcional interesse público, sem a necessidade de realização de concurso público. A matéria estava sendo apreciada na sessão da noite passada, mas foi retirada de pauta por conta de um pedido de vista apresentado pela vereadora Izabelle Mendes (PSDB).
Na sessão anterior, o vereador Ricardo Pinto (PSDB) já havia pedido vistas ao projeto. A oposição diz que único objetivo do projeto é obter autorização da câmara para contratar "apadrinhados políticos". O projeto já está em tramitação há mais de um mês. Mas, a oposição cobra projeto para realização de concurso público. E esse foi outro ponto abordado pelo prefeito em sua fala ontem.
O gestor disse que se ele não fizer concurso público a culpa será dos vereadores da oposição. Uma pitada de pimenta para a já conturbada relação política entre oposição e situação, em Itaporanga. De acordo com o PL Nº 05/2015, a prefeitura poderá contratar servidores para as mais diversas áreas da administração municipal por um período de seis meses, prorrogado por mais seis meses. 
A matéria deve retornar à pauta na semana que vem. A bancada de situação é maioria na Casa e deve aprovar o projeto assim que acabar as manobras regimentais que a oposição tem direito para atrasar sua votação. 

Raposa, Treze e Santa Cruz vencem e o Lucena cai para a 2ª divisão do Paraibano...

Em rodada decisiva do Campeonato Paraibano 2015, cinco jogos movimentaram a noite desta sexta-feira (8). Em João Pessoa, o CSP enfrentou o Botafogo-PB e foi derrotado por 2 a 1. Também na Capital, o Miramar pegou o Sousa e perdeu por 2 a 0. No Teixeirão, em Santa Rita, o Santa Cruz recebeu o Auto Esporte e venceu por 2 a 1, livrando-se do rebaixamento. O Treze jogou contra o Lucena no Presidente Vargas, em Campina Grande. O Galo venceu por 3 a 1 e empurrou o adversário para a Série B do estadual. No Amigão, também em Campina, o Campinense duelou com o Atlético-PB e goleou a equipe sertaneja por 5 a 1. Botafogo-PB, Campinense, Treze e Auto Esporte disputarão o quadrangular final.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Pedido de vistas adia mais uma vez votação do projeto de lei que prevê contratação sem concurso em Itaporanga...

 
O Projeto de Lei nº 05/2015, que prevê a contratação sem concurso público em Itaporanga, foi tirado de pauta e adiado mais uma vez. O motivo se deve a um pedido de vista feito pela vereadora Izabelle Mendes (PSDB). A matéria está em tramitação desde o mês passado. O pedido de vista foi feito durante a sessão desta noite da Câmara Municipal de Itaporanga. 
Izabelle foi convocada, pelo presidente Neném de Adailton, para compor a mesa dos trabalho devido o vereador Ricardo Pinto, que é primeiro secretário, estar em Campina Grande tratando de assuntos de saúde na família. Então, o projeto retorna à pauta na próxima sessão. Por conta da chuva que caiu na noite de hoje, a sessão teve poucas pessoas no plenário.

TCE-PB recomenda que os 223 municípios suspendam gastos com festas juninas...

O Tribunal de Contas do Estado emitiu alerta aos prefeitos dos 223 municípios paraibanos alertando sobre despesas com festividades juninas este ano. O presidente do TCE-PB, conselheiro Arthur Cunha Lima, lembrou que 170 deles estão em estado de emergência, por conta dos efeitos da estiagem, conforme decreto publicado pelo Governo do Estado, no dia 17 de abril.
O documento foi encaminhado pelo próprio presidente do TCE-PB.  No ofício circular, Arthur Cunha Lima ressalta que o TCE-PB está no exercício do controle prévio dos jurisdicionados. O documento considera a legitimidade do Tribunal de Contas quanto ao controle das despesas decorrentes de contratos (lei nº 8.666/93).
"É dever do gestor público observar os princípios constitucionais que regem a administração pública, com destaque para a legalidade, moralidade, economicidade, legitimidade e razoabilidade, evitando excesso de gasto com contratações e assegurando o equilíbrio das contas pública, conforme preconiza o parágrafo 1º, do artigo 1º, da Lei Complementar nº101, do ano 2000", salientou o presidente do TCE-PB", explicou Arthur.
Segundo a recomendação do Tribunal de Contas, a realização de eventos custeados com recursos públicos somente é justificável nas hipóteses de tradição cultural, de incremento de receita decorrentes de atividades turísticas ou de interesse público relevante. Para contratação de bandas, grupos musicais, profissionais ou empresas do setor artístico, sujeitos ao exame do TCE-PB, os gestores estão obrigados a cumprir uma série de determinações de instruções normativas e terão que apresentar todos os documentos comprobatórios das despesas realizadas.
Arthur Cunha Lima adiantou ainda que, no acompanhamento da execução da despesa pública, a auditoria do Tribunal de Contas do Estado "está orientada a verificar com todo o rigor todos os aspectos legais dos gastos com festividades, destacadamente nos municípios que não observarem essas recomendações". O presidente do TCE-PB enfatizou que as providências solicitadas resguardam o gestor de futuras repercussões negativas na prestação de contas anual. "Dessa forma, ele se afasta de qualquer responsabilidade por ato de improbidade administrativa em razão de omissão", alertou.

Executiva Estadual do PPS aprova fusão com o PSB; diretórios terão direito a voto

Os membros da Executiva Estadual do Partido Popular Socialista (PPS) aprovaram, em reunião ocorrida na tarde desta quinta-feira (7), os termos apresentados pela Executiva Nacional da legenda em relação à fusão com o Partido Socialista Brasileiro (PSB). A informação foi confirmada, com exclusividade, ao Wscom pelo vereador de João Pessoa, Marco Antonio (PPS), que integra a direção do PPS.
De acordo com Marco Antonio, o presidente estadual da legenda, Nonato Bandeira, apresentou os pontos defendidos pelo gestor nacional do PPS, Roberto Freire, e, após o aceno positivo dos integrantes da Executiva, relatou que ainda existe a necessidade de se ouvir os integrantes de cerca de 130 diretórios municipais no Estado.
“Nonato vê como acertada esse posicionamento da Executiva Nacional do PPS e nós concordamos com isso, pois, essa fusão visa o crescimento das duas legendas, que ganham mais força politicamente no Estado e no País”, comentou Marco Antonio.
Após a peregrinação por diretórios de todo o Estado, Nonato Bandeira e os membros da Executiva Estadual irão defender o posicionamento da Paraíba em um Congresso Nacional do PPS, que acontecerá paralelamente com um evento do PSB, no dia 20 de junho, em Brasília (DF).

Diferenças locais - Membro da Executiva Estadual e vice-presidente do PPS em João Pessoa, o vereador Marco Antonio acredita que as divergências políticas locais entre membros do PPS e do PSB não serão problemas para a fusão. Segundo ele, tudo será resolvido dentro da nova instância partidária.
“Acredito que não [terá problema], existem divergências locais, mas para ser um partido socialista por convicção e democrático é preciso saber conviver com as diferenças de ideias, claro respeitando sempre o poder da maioria”, concluiu.

Oito deputados paraibanos votam a favor da MP 665, que trata do Ajuste Fiscal...

Deputados
Oito dos 12 deputados federais da Paraíba na Câmara votaram favoráveis a aprovação do texto-base da Medida Provisória 665/14, que torna mais rigoroso o acesso a direitos trabalhistas ao alterar regras de concessão de benefícios como seguro-desemprego.
Veneziano Vital do Rêgo, Hugo Motta e Manoel Júnior (PMDB); Aguinaldo Ribeiro (PP); Wellington Roberto (PR); Luiz Couto (PT), Rômulo Gouveia (PSD) e Wilson Filho (PTB) disseram sim a matéria, que compõe o conjunto de ações de ajuste fiscal do governo da presidente Dilma Rousseff.
A sessão da Câmara dos Deputado foi marcada por protestos de sindicalistas e bate-boca entre deputados. Manifestante foram expulsos das galerias após jogarem cédulas fictícias estampadas com a cara de Dilma e Lula nos parlamentares.  O governo venceu com uma margem apertada de votos: 252 votos a 227.
Os deputados ainda vão examinar destaques que podem alterar a redação aprovada. A MP ainda precisa ser votada pelo Senado.

Acordo entre DER e população desobstrui estrada que liga Conceição ao Ceará...

m acordo provisório, entre o chefe de residência rodoviário de Itaporanga, do Departamento de Estradas e Rodagem da Paraíba (DER), Loureiro Neto e líderes do protesto, facilitou a liberação da PB-386, que havia sido fechada, por volta das 4h, da madrugada desta quinta-feira(7), por proprietários de veículos e motoristas. O problema é decorrente da precariedade da estrada, que se encontra, praticamente, intransitável, devido o grande número de buracos. O trecho mais critico se encontra nos 17 km entre Conceição e a divisa com o Estado do Ceará.
O movimento foi inteiramente pacífico e contou com a solidariedade de toda a população do município. Os manifestantes tinham como objetivo principal, sensibilizar as autoridades, para que o problema da estrada seja resolvido. Com a chegada do representante do DER, uma proposta foi formulada pelos manifestantes, que se comprometeram de esperar por 10 dias para que o órgão faça a apreciação e apresente uma solução para o problema. Na proposta em tela, foi formulada a possibilidade de uma parceira, envolvendo serviços voluntários dos manifestantes, ficando na competência do envio de material e maquinário pelo DER.
Por outro lado, Loureiro Neto trouxe em mãos, o projeto do recapeamento da estrada, que se encontra relacionada para a segunda etapa do projeto de pavimentação e recuperação de novas rodovias dentro do programa Caminhos da Paraíba 2. Segundo ele, o projeto se encontra aprovado e a estrada deverá receber uma nova camada asfáltica ainda neste ano de 2015.
O retorno da proposta dos manifestantes ficou acertado para segunda-feira, dia 11. Caso, não seja satisfatório, os manifestantes prometem novas etapas de interdições na estrada até que o problema seja finalmente solucionado. (com Gilberto Ângelo)

Dando uma passadinha na FPF para abraçar nosso presidente Nosman Barreiro...

Desde segunda-feira (4) aqui em João Pessoa, onde mantivemos encontros e reuniões políticas e de trabalho, tiramos um espaço para breve visita, informal diga-se de passagem, ao nosso amigo conterrâneo Nosman Barreiro. 
Ele nos recebeu no Gabinete da Presidência da Federação Paraibana de Futebol (FPF), momento em que vinha da orla resolver negócio num shopping do centro da Capital.
Registrando, então, agradecimentos à todos os funcionários da entidade pela calorosa recepção.
Show de bola!

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Itaporanga sediou no último fim de semana a 90ª Assembleia Geral Ordinária 2015 da Convenção Batista Paraibana

Pr. Estevam Fernandes, ladeado por demais pastores, falando à assembléia
Itaporanga sediou de 30 de abril até o último domingo - 03 de maio - a 90ª Assembléia Geral Ordinária 2015 da Convenção Batista Paraibana. O Vale do Piancó que contou com a ação pioneira do casal Pr. Cirino e Regina Refosco, na década de 1980, e que ao longo de 16 anos culminou na multiplicação de igrejas e discípulos em toda a região.
A organização ficou à cargo da Primeira Igreja Batista de Itaporanga, tendo à frente o Pr. Roberto Manoel, mas eventos simultâneos aconteceram na própria Primeira Igreja Batista, na Câmara Municipal e no Colégio Batista de Itaporanga. Diversos oradores passaram pelo congresso, à exemplo do renomado Pr. Fernando Brandão, como o Pr. Estevam Fernandes - da Primeira Igreja Batista de João Pessoa.
O Pr. Fernando Brandão foi o orador na sexta-feira (1º/05) e o Pr. Estevam Fernandes no sábado (2/5), cujo tema do evento era: "Juntos somos mais forte!". "Louvamos a Deus pelos paraibanos e desafiamos a todos para participarem em julho da Trans Sertão”, afirmou o Pr. Fernando Brandão, na ocasião, referindo à operação evangélica que correrá o Sertão Brasileiro, de 18 a 31 de julho próximo..
 
O Pr. Fernando Brandão fala à assembleia e convidou à todos a participarem da Trans Sertão 2015
 
  

Deputados lamentam ausência de prefeitos na audiência pública realizada pela AL em Itaporanga para debater situação hídrica na região do Vale do Piancó

A Assembleia Legislativa, através da Frente Parlamentar da Água, na manhã desta segunda-feira (4) audiência pública na Câmara Municipal de Itaporanga, para debate com a sociedade civil e lideranças políticas do Vale do Piancó sobre a questão hídrica na região. Para o presidente da Frente Parlamentar da Água, deputado Jeová Campos, a audiência pública cumpriu seu papel de ouvir e debater com representantes do povo os problemas causados pela estiagem. "Nós estamos percorrendo a Paraíba para ouvir a população, as lideranças das regiões objetivando encontrar soluções para amenizar a escassez de água nesse longo período de estiagem". 
Além de Jeová, participaram da audiência os deputados Nabor Wanderley, Janduhy Carneiro e Galego Souza. O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, foi representado por seu chefe de gabinete Amaro Neto. Jeová destacou que como resultado de sua agenda de trabalho a ALPB, através da Frente Parlamentar da Água, produzirá relatório para cobrar do Governo Federal mais recursos, mais projetos para obras estruturantes na área hídrica. 
A luta pela conclusão das obras de transposição do Rio São Francisco; a construção de uma adutora para captar água da Barragem de Nova Olinda para abastecer Itaporanga, que vive há anos situação crítica de abastecimento, uma das cidades que mais cresce em todo interior; perfuração de poços artesianos e ações emergenciais como carros-pipa, nos municípios da região, fizeram parte das reivindicações durante a plenária. 
Mas, o que chamou mesmo atenção foi a ausência dos prefeitos na reunião. Nem o prefeito anfitrião compareceu. O deputado Nabor Wanderley ressaltou a importância que tem a Frente Parlamentar da Água e chamou a atenção para que os prefeitos participem dessas audiências públicas porque é fundamental que os gestores e a população apresentem sugestões e defendam demandas. Nabor destacou que importante relatório será elaborado pela Assembleia Legislativa e será instrumento essencial para cobrar do Ministério da Integração Nacional e da bancada federal recursos para obras estruturantes no setor hídrico. "Nesse momento devemos unir forças e lutar pela conclusão das obras da transposição de águas do São Francisco".
Os vereadores Neném de Adailton [presidente da câmara municipal], Jacklino Porcino e Ivanilto Palmeira, além de algumas associações e entidades não-governamentais participaram da audiência.

Governador Ricardo Coutinho fala pela primeira vez sobre seu divórcio com Pâmela Bório e diz como nascimento do filho mudou sua vida

O governador Ricardo Coutinho (PSB) não é afeito a exposição de sua vida particular e evita tratar de temas pessoais, mas em uma entrevista descontraída ao jornalista Abelardo Jurema na Granja Santana, Ricardo abordou temas além do político e do administrativo. O governador falou pela primeira, embora que rapidamente, sobre o divórcio com a jornalista Pâmela Bório e destacou como o nascimento do filho do casal, Henry, mudou sua vida.
Sobre o divórcio, Ricardo, como era se esperar não se aprofundou no assunto, mas demonstrou que o fato não impactou muito sua vida. “Sem ter relação com o caso, mas o casamento não quer dizer necessariamente que você esteja acompanhado”, disse ele comentando como está a vida de recém separado. Ricardo revelou ainda que mantém a guarda do filho Henry compartilhada com a mãe, cada um ficando com o garoto por dois dias. “É importante para que ele mantenha a convivência com o pai e com a mãe”.
Se o fim do casamento parece não ter impactado muito a vida do governador, a chega do filho foi totalmente o contrário. Ricardo lembrou que tem um filho, Rico Coutinho, com 26 anos e que foi pai pela segunda vez com 50 anos, o que lhe caracteriza com uma espécie e pai/avô.
“A criança de uma forma geral me sensibiliza muito. Quando eu chego num lugar que tem criança eu fico muito sensibilizado e com um filho então! Além disso, ele é uma criança muito esperta”, revelou Ricardo, fazendo questão de frisar que a sensibilidade se dá apenas no campo pessoal e que o político e gestor continua determinado a enfrentar os desafios de governar um estado como a Paraíba, mesmo que para isso, tenha que se indispor com algumas pessoas.
O governador revelou ainda que dorme muito tarde todos os dias, aproveita a noite para trabalhar e que as decisões mais importantes para o seu governo, são tomadas na cama, tendo apenas o travesseiro como o conselheiro.

MEC acaba de anunciar que esgotou a verba para novos contratos do Fies em 2015

fies
O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, afirmou na tarde desta segunda-feira (4) que o MEC já esgotou a verba de 2015 para novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Ele disse que isso não impede automaticamente a abertura de uma segunda edição do programa, no segundo semestre deste ano, mas explicou que, no caso dos estudantes que não puderam se inscrever no primeiro semestre, seria “inútil” reabrir as inscrições, que foram encerradas na última quinta (30).
No mesmo dia, a Justiça Federal de Mato Grosso determinou que esse prazo fosse prorrogado por tempo indeterminado, para garantir que estudantes que tiveram problemas técnicos com o site pudessem se inscrever. “Entendemos que, não havendo mais recursos, a reabertura do sistema seria meio inútil. De qualquer forma, nós ainda não fomos notificados, mas vamos recorrer”, afirmou ele em entrevista coletiva em Brasília.
Apesar da decisão judicial, desde que o sistema foi fechado para novos contratos, após a quinta-feira, ele não voltou a ser reaberto. No site aparece o frase “o prazo para inscrição no Fies encerrou dia 30.4.2015″. Para quem já tem contrato, a renovação pode ser feita até 29 de maio. Sobre a possibilidade de abrir o Fies para novos contratos no segundo semestre, Janine disse que ainda não sabe o que vai ocorrer. “Depende da disponibilidade orçamentária”, disse. “Estamos trabalhando nisso, mas não podemos prometer algo que não temos certeza". (com G1)

Com 77% dos votos, Os Gonzagas é terceiro grupo paraibano classificado na edição 2015 do ‘Superstar’

Os Gonzagas foram classificados com o clássico 'Vem morena' (Foto: Isabella Pinheiro / Gshow)
Os Gonzagas é a terceira banda da Paraíba a passar para a segunda fase no programa SuperStar, da Globo, na quarta e última noite de audições, realizada no domingo (3). Depois do hip-hop dos Dois Africanos e da salsa nordestina de  Yegor Y Los Bandoleiros, chegou a vez do forró pé-de-serra, tradicional no estado, representar a Paraíba.
O grupo fez a tela subir e conquistou 77% dos votos interpretando a música ‘Vem morena’, do ídolo  Luiz Gonzaga. “A sensação de ver a tela subir foi a melhor possível. Era tudo que a gente queria”, declarou o sanfoneiro Yuri Gonzaga ao Jornal da Paraíba. “Demos nossa energia para isso e, com apoio do público, ficamos muito felizes”.
“É uma musica que tem uma pegada bem pra cima, que faz o telespectador dançar, então foi uma estratégia e também uma homenagem ao nosso ídolo” acrescentou Yuri. A escolha da música reflete o que a banda é, segundo o músico, e foi uma escolha bastante minuciosa entre o grupo. O forró pé-de-serra conquistou os três jurados: Paulo Ricardo, Sandy e Thiaguinho. “A cada sim deles foi fundamental para ver o telão subir”, prossegue o músico. “Ter o apoio dos três jurados mostra que nosso trabalho é bom e agrada aos três estilos musicais.
Para a próxima fase, os Gonzagas estão muito ansiosos para mostrar músicas autorais, como ‘Passarinho’ e ‘Amor de gota’. “Estamos ansiosos para mostrar as nossas autorais, mas isso depende de uma avaliação de como foi a primeira apresentação para poder decidirmos isso” afirma Yuri Gonzaga. O apoio do público é essencial para que o grupo chegue a final da competição. “Queremos agradecer todo o apoio da nossa região que está muito positiva. Vamos fazer uma corrente, precisamos de mais votos na segunda fase” pediu.
Os Gonzagas é uma banda natural de João Pessoa, com sete integrantes, levando uma pegada jovem para a música nordestina. Dois irmãos – Yuri (voz e sanfona) e Gonzaguinha Costa (voz e guitarra) – que carregam o nome de Gonzaga por conta do pai e avô, homenageiam o Rei do Baião na música e no nome. A banda conta, ainda, com Felipe Alcântara (voz e triângulo), Daniel Costa (voz e zabumba) , Carlos Henrique (sanfona) , Hugo Leonardo (baixo) e Caio Bruno (bateria).

Divulgado resultado final do concurso do Banco do Brasil, com vagas na PB; Veja...

O resultado final do concurso do Banco do Brasil., com 80 vagas na Paraíba, foi divulgado nesta segunda-feira (4). Consulte aqui Em todo o Brasil, foram 2.499 vagas em cadastro de reserva oferecidas para o cargo de escriturário, que tem salário de R$ 2.227,26. Os profissionais também terão ajuda alimentação, no valor de R$ 572, vale-refeição de R$ 431,16, vale-transporte, vale-cultura de R$ 50, auxílio-creche, auxílio a filho com deficiência e previdência privada, além da participação nos lucros ou resultados, nos termos da legislação pertinente e acordo sindical vigente.

Construção de novo abatedouro público vai proporcionar melhores condições de trabalho para comerciantes e produtos de qualidade para o povo de Itaporanga

Um dos grandes gargalos de Itaporanga diz respeito às atividades do abate de animais feitas no antigo matadouro público que se encontra dentro da cidade, no Bairro Bela Vista, e, por isso, não sendo cabível sua permanência no local. A inauguração de um novo abatedouro municipal é anseio de toda comunidade, que espera há anos por essa importante obra. 
Preocupada em sanar problemas acarretados ao longo dos anos, a Prefeitura Municipal está construindo um novo abatedouro com recursos próprios, cujo investimento é da ordem de 646.321,98 mil. Obra que dará condição melhor para comerciantes do açougue público e empresários do setor de frigoríficos, que terão um produto de qualidade e também proporcionando mais saúde para o povo, pois os mesmos estarão consumindo uma carne de qualidade. 
A obra, iniciada no segundo semestre do ano passado, está localizada na comunidade Riachão, em uma área que compreende cerca de 3 hectares de extensão, às margens da PB-386, três quilômetros de distância da cidade. O novo abatedouro municipal vai permitir o abate de bovinos, caprinos, suínos e ovinos com toda a higiene necessária, desde a chegada dos animais. Seguindo padrões técnicos de vigilância sanitária, de acordo com o projeto, o abate será feito com pistola de ar comprimido e após o despenque, a carne é transportada em carretilhas sem o contato com o chão, evitando assim a sua contaminação. 
Com estrutura moderna, o abatedouro será composto de galpão principal, bloco de administração, vestiários, currais, estação de tratamento de efluentes, além de necrotério e um crematório. O equipamento contará com sistema de tratamento dos dejetos, amplo curral para os animais, depósito para armazenar as vísceras e sistema de captação, com tanques/lagoa, para garantir que os dejetos não aproveitáveis sejam despejados no meio ambiente, contaminando o lençol freático. 
Os animais a serem abatidos no local também terão que ter o GTA - Guia de Trânsito Animal. O abatedouro terá profissionais capacitados e rigorosa qualidade de higienização, assim como todos os equipamentos necessários adotando um modelo de alto padrão, seguindo exigências da Vigilância Sanitária e do Ministério da Agricultura. A parte física do abatedouro público está com 50% executado e se tudo acontecer nas normalidades em dezembro deve estar em pleno funcionamento. 
De acordo com o prefeito Audiberg Alves, a obra vai beneficiar diretamente todos os produtores e marchantes de Itaporanga, que não dispõe de um local adequado para trabalharem de forma digna e higiênica. "Durante muito tempo os nossos marchantes sofreram com a falta de estrutura do antigo matadouro, mas isso muda a partir da entrega do novo matadouro municipal. Essa obra é essencial para o município", disse o prefeito. 

domingo, 3 de maio de 2015

Filme paraibano, gravado em Coremas, será exibido em mostra cinema na França

O premiado curta-metragem “Sophia” dirigido pelo cineasta paraibano Kennel Rógis (25) da cidade de Coremas, será exibido nesta sexta-feira (08/05/2015), às 16:30, na histórica Cinemateca Francesa, em Paris, um dos lugares mais importantes do cinema mundial. 
O filme recebeu o troféu de Melhor Curta Nacional concedido pela Embaixada da França no 3º Festival Curta Brasília (Distrito Federal), em dezembro do ano passado. A premiação tinha por finalidade enviar um representante do curta vencedor para exibições em algum Festival ou Mostra de cinema na França. No caso, ”Sophia” está na Sessão Tudo Azul do Festival Ciclo Brasil – uma história do Cinema Brasileiro em cartaz na cinemateca.
“É uma satisfação muito grande ter um filme rodado no interior do Brasil, por gente que mora no interior, sendo exibido tão longe. Isso mostra a pluralidade do nosso audiovisual, reafirmando que é possível fazer bons filmes e contar histórias bacanas em qualquer parte do mundo. Sophia rodou o Brasil inteiro e emocionou muitas pessoas. O filme tem uma linguagem bem universal, espero que o público europeu também seja tocado!”, disse.
Além da capital francesa haverá sessão especial na Universidade de Bielefeld – na Alemanha, no dia 19/05, às 14h, onde será exibido com o Curta “Diabolin”, das realizadoras cariocas Virgínia Gualberto e Mailsa Passos, entre outros curtas paraibanos. As duas exibições serão seguidas de debates sobre a produção cinematográfica descentralizada e independente no Nordeste Brasileiro.

Tem início nesta segunda inscrições para os clubes interessados na disputa da 2ª divisão do Campeonato Paraibano 2015

Nosman Barreto, presidente do Cruzeiro de Itaporanga (Foto: Hévilla Wanderley / GloboEsporte.com/pb)
A Federação Paraibana de Futebol inicia nesta segunda-feira (04) as inscrições para a 2ª divisão do Campeonato Paraibano, que segundo a entidade tem início previsto para o dia 19 de julho. As inscrições vão até 14 de maio e por ora a entidade ainda não tem ideias sobre como será disputada a competição. Isto só vai acontecer após este prazo, quando se vai saber quantos clubes devem brigar pelas duas vagas na elite do futebol paraibano em 2016.
Segundo edital de convocação assinado pelo presidente da entidade, Nosman Barreiro (foto), que assumiu interinamente a FPF devido à viagem do presidente Amadeu Rodrigues, podem se inscrever qualquer clube que seja filiado à Federação Paraibana de Futebol e consequentemente à CBF. Mas no ato da inscrição, os clubes têm que apresentar documentos como alvará de funcionamento do clube junto à FPF referente a 2015, cópia do pagamento de cadastramento ou recadastramento junto à CBF e comprovante de que não está com qualquer pendência financeira ou administrativa junto à Federação.
Ainda de acordo com o documento, já no ato de inscrição o clube interessado vai ter que indicar qual estádio será utilizado em seus jogos como mandante e apresentar os laudos que o liberem para jogos oficiais (esta última regra, no entanto, é historicamente desrespeitada, e os clubes tendem a apresentar os laudos apenas a poucos dias das respectivas estreias). Pelo Estatudo do Torcedor, caso a FPF queira iniciar mesmo a competição no dia 19 de julho, a entidade vai ter que apresentar até 20 de maio a tabela da competição, ou 60 dias antes do jogo de estreia. 

Três ciclistas de Itaporanga fazem aventura e percorrem 475 quilômetros até Natal

A aventura não poderia ser mais divertida e animada. A paisagem bucólica, proporcionada pelo período, recentemente chuvoso, tornou-se uma aliada constante nos 475 quilômetros percorridos entre as cidades de Itaporanga-PB e Natal, capital do Rio Grande do Norte, pelos três amigos Cristiano Inácio de Araújo, Geraldo Mendes da Silva e Francisco Guedes. Juntos, eles venceram cada etapa com muita residência física e fecharam o trajeto em quatro dias.
No primeiro dia(29/4), os atletas percorreram 171km, entre as cidades de Itaporanga e São João do Seridó já no Estado do Rio Grande do Norte. No segundo dia (30/4), eles conseguiram chegar até a cidade de Acari, depois de passarem por Caicó e Jardim do Seridó, completando um percurso de 101km. Já no terceiro dia (1º/5), os jovens amigos percorreram mais 123km e chegaram até a cidade de Tangará, depois de passarem por Currais Novos e Santa Cruz. No quarto e último dia da aventura (2/5), percorreram 80km e alcançaram o total de 475km ao chegarem na cidade de Natal.
Os maiores desafios surgiram depois da cidade de São Mamede, onde eles tiveram que percorrer um trecho de estrada de terra. No entanto, o conjunto da Infraestrutura aliada ao preparo físico dos atletas fez com que o triunfo final fosse alcançado. E claro! O passeio não estaria completo se os atletas não tivessem conhecido as belezas e os encantos das lindas praias da capital Potiguar. (com Gilberto Ângelo)
 

Prefeitura de Conceição inicia nesta segunda mais uma campanha de vacinação contra gripe cujo dia 09 será o de Mobilização Nacional

A Prefeitura de Conceição através da Secretaria Municipal de Saúde dará  início nesta segunda-feira (4) a mais uma campanha de vacinação contra o vírus influenza. A ação será realizada entre os dias 04 e 30 de maio, sendo 09 o Dia de Mobilização Nacional, tendo como slogan “Quem lembra da vacina se protege da gripe”.
A mobilização irá envolver profissionais de todas as Unidades Básicas de Saúde, vacinando crianças menores de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, além de outros grupos de risco.
A Secretaria de Saúde reforça o aviso aos pais para que fiquem atentos aos prazos e garantam a imunização de seus filhos. Para isso, basta procurar o atendimento nas salas de vacinação durante o horário normal de atendimento das Unidades Básicas de Saúde. Como forma de intensificar a ação, no dia 09 de maio, sábado, acontece o Dia D da campanha em todas as UBS que estarão abertas das 8h às 17h, sem fechar para o almoço. (com Ascom)