quarta-feira, 1 de novembro de 2023

George Coelho confirma candidatura a prefeito para Sobrado voltar ao caminho do crescimento

O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, confirmou ontem (31), sua pré-candidatura à Prefeitura de Sobrado para as eleições do próximo ano pelo PSB, com apoio do governador João Azevêdo. George disse que está colocando o nome à disposição dos sobradenses para que o município retome o caminho do desenvolvimento.

“Sou pré-candidato a prefeito de Sobrado. Temos que tirar o nosso município do atraso e recolocá-lo no caminho do desenvolvimento. A atual gestão infelizmente fez o município parar no tempo, sem obras e a realização de ações que beneficiem a população. Se faz urgente uma mudança administrativa para que as pessoas voltem a se orgulhar da cidade”, afirmou George Coelho.

Sobre apoios e alianças, George Coelho revelou que as articulações estão sendo feitas no município com vereadores, lideranças e com a população. Disse ainda que dentro da composição, o vereador Marlon Brand já é pré-candidato a vice-prefeito. “Estamos conversando com diversas pessoas. Muita gente que deseja ser candidato e candidata a vereador pelo nosso grupo político. No tempo certo vamos revelar todos os detalhes desse processo. A certeza é que disputarei novamente a Prefeitura de Sobrado”, afirmou.

Ministra da Ciência e Tecnologia cumpre agenda na Paraíba à convite de Daniella Ribeiro

A ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, cumpre agenda na Paraíba, nesta quarta-feira (1º), a convite da senadora Daniella Ribeiro (PSD). Às 11h, a ministra participa da assinatura da Ordem de Serviço da Expansão do Parque Tecnológico da Paraíba, em Campina Grande. Os recursos da ordem de R$ 5,6 milhões para esta obra foram garantidos por meio de emenda da senadora, através do FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos. 

Em seguida, às 12h30, haverá a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Centro de Tecnologia de Energias Renováveis do Semiárido. Será na sede do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), na Rainha da Borborema.

Neste momento, Luciana Santos está reunida com o governador João Azevêdo para a apresentação do estudo “Monitoramento da situação do El Niño na Região Nordeste”, na Granja Santana, em João Pessoa.

terça-feira, 31 de outubro de 2023

Num ritmo intenso, Azif Lemos faz o dever de casa conquistando terreno e apoios em sua caminhada rumo a prefeitura de Itaporanga

Pré-candidato a prefeitura de Itaporanga, maior colégio eleitoral do Vale do Piancó, o médico Azif Lemos está com sua caminhada a todo vapor rumo à sucessão municipal do ano que vem. Ele tem conseguindo obter muitas declarações de apoio por onde passa num ritmo intenso de visitas, tanto na zona urbana como na rural. E como um sortudo vê possíveis adversários rifados pelos próprios erros.

Seus principais trunfos são o carisma, a profusão para ter um grupo (de lideranças aliadas) azeitado com muita capilaridade, cronograma de atividades imprimidas para suplantar de forma competente desafios pelo caminho. Todos acontecimentos tem jogado a seu favor. Vai se manter como aliado ao esquema do governador João Azevêdo (PSB), que ganha muito nesse cenário.

Paralelo aos passos de possíveis adversários, seu caminho tem sido traçado com muita perspicácia e resultado externado em cada abraço, calor humano, demonstração de carinho por parte da população.  Aceitação sempre crescente a cada dia que o faz um nome bastante competitivo para o pleito.

O próprio esquema governista sabe desse cenário e desenvoltura da pré-candidatura de Azif Lemos que acaba colocando nome no tabuleiro eleitoral como peça em consideração. Mantendo o estágio cheio de suspense para o que deve acontecer até dezembro. 

Fervura intensa nas coxias, sem dúvidas, faz olhos e atenção ficarem redobrados para as surpresas que devem acontecer a qualquer momento. Aguardem!

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

TRE-PB cassa quatro vereadores e oposição a Bruno passa a ser maioria na CMCG

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba formou maioria para cassar, nesta segunda-feira (30), quatro vereadores de Campina Grande — todos da base do prefeito Bruno Cunha Lima na Câmara Municipal — no caso das candidaturas laranjas que atingiram o União Brasil e o Pros.

Foram cassados os vereadores Dinho Papaléguas e Waldeny Santana, eleitos pelo União Brasil, Carol Gomes e Rui da Ceasa, eleitos pelo Pros.

A nova configuração na CMCG dará dor de cabeça ao prefeito Bruno Cunha Lima, que terá minoria na Casa. A oposição passará a ter, em tese, 12 nomes, ante 11 da situação.

Isso porque três dos 4 substitutos dos vereadores cassados integram a oposição em Campina Grande. São eles: Dra. Carla, Bruno Faustino e Napoleão Maracajá.

O quarto nome é o de Márcio Melo, primo do deputado federal Romero Rodrigues, que hoje compõe o governo de Bruno.

Como ficará a CMCG: 

Oposição

Anderson Pila

Pimentel Filho

Olímpio Oliveira

Jô Oliveira

Bruno Faustino

Dona Fátima

Renan Maracajá

Napoleão Maracajá

Dra Carla

Eva Gouveia

Rostand Paraíba

Valéria Aragão

Situação

Marinaldo Cardoso (presidente)

Alexandre do Sindicato

Luciano Breno

Márcio Melo

Saulo Hermano

Saulo Noronha

Aldo Cabral

Jandhuy

Ivonete Ludgerio

Fabiana Gomes

Hilmar Falcão

Após Mersinho ter citado nome da mãe no comando do PDT na Paraíba, Executiva Nacional decide manter Marcos Ribeiro na presidência do partido

A executiva nacional do PDT decidiu renovar, por mais seis meses, o prazo de vigência da comissão provisória do partido na Paraíba, mantendo, assim, o advogado Marcos Ribeiro na presidência estadual da legenda. A comissão havia sido instituída em abril desse ano e era válida até sexta passada (27).

A Nacional do PDT, assim, decidiu não nomear a primeira-dama de João Pessoa, Lauremilha Lucena, no comando estadual da legenda. Inclusive, que havia sido anunciado por seu filho deputado federal Mersinho Lucena (PP). 

O ogovernador João Azevêdo (PSB) foi ventilado para comandar o partido, mas o próprio disse não ser prioridade já que a sigla faz parte da base. 

Agora, Ribeiro deve permanecer no posto até abril de 2024, prazo final da prorrogação, podendo ser mantido na titularidade do posto.

Semana passada, Marcos Ribeiro disse que esperava ser reconduzido no comando da agremiação e que pretendia continuar dialogando com lideranças aliadas. 

Ele lembrou da situação na qual encontrou o partido no estado, com muitos diretórios municipais desativados ou com pendências, destacando que o trabalho de reestruturação ainda não foi finalizado.

Grupo Ribeiro vai apresenta nome para prefeito em Campina Grande, garante Lucas Ribeiro.

O grupo Ribeiro, formado pelos partidos PP e PSD, vai apresentar um nome para as discussões na oposição, para concorrer à Prefeitura de Campina Grande, em 2024.

A informação foi dada pelo vice-governador Lucas Ribeiro, nesta segunda-feira (30). “Vamos sugerir um nome também.  A gente quer que se discuta Campina, como colocar a cidade de volta na rota do desenvolvimento”, declarou.

Lucas falou que o nome da senadora Daniella Ribeiro continua à disposição, mas as definições sobre quem será indicado só ocorrerão mais à frente. Com Max Silva

Justiça condena prefeitura de Campina Grande pagar FGTS, férias e 13º a servidor contratado; decisão abre caminho para ações contra prefeituras da PB

As prefeituras paraibanas mantêm hoje, juntas, mais de 71 mil servidores contratados por excepcional interesse público. Muitos contratos renovados, sistematicamente, ao longo dos últimos anos. Uma das características desse tipo de vínculo é que, via de regra, os contratados não recebem 13º salário e férias.

Uma decisão do juiz José Gutemberg Gomes Lacerda, do Juizado Especial da Fazenda Pública de Campina Grande, abre espaço para a restituição desses direitos. O entendimento é de que, nos casos onde os contratos são renovados sistematicamente por anos, o contratado adquire esses direitos.

Ao analisar um caso de um servidor que prestou serviço à prefeitura de Campina entre agosto de 2018 e dezembro de 2020, o magistrado considerou “esses contratos não podiam ser renovados sem limites” e o “contrato temporário foi desnaturado e passou a servir como meio de burlar a necessidade de ingresso no serviço público mediante concurso público”.

Justiça condena prefeitura de Campina Grande a pagar FGTS, férias e 13º a servidor contratado

“Acerca da matéria, o Supremo Tribunal Federal fixou, em sede de repercussão geral, a tese de que servidores temporários não fazem jus a décimo terceiro salário e férias remuneradas acrescidas do terço constitucional, salvo (I) expressa previsão legal e/ou contratual em sentido contrário, ou (II) comprovado desvirtuamento da contratação temporária pela Administração Pública, em razão de sucessivas e reiteradas renovações e/ou prorrogações (Tema 551)”, assinala a decisão.

“Ficou reconhecido entendimento do STF. E isso deve se repetir em outras ações semelhantes”, disse ao Blog o advogado Lucas Araújo, autor do pedido. Como disse, considerando a realidade paraibana, ações deste tipo irão se multiplicar.  A prefeitura de Campina Grande pode recorrer da decisão. (com João Paulo Medeiros)

Após festa de filiação da esposa, deputado Felipe Leitão desembarca em Bayeux ‘de mala e cuia’

Antes mesmo de ter a esposa alçada como pré-candidata à prefeitura de Bayeux, o deputado estadual Felipe Leitão, do PSD, já mostrava seu carinho pela terra dos caranguejos, mas agora, essa sintonia ficou latente. Essa semana o parlamentar desembarcou de ‘mala e cuia’ na cidade francesa e nos seus planos não está apenas o aporte de recursos para o desenvolvimento de Bayeux.
É que Felipe Leitão foi flagrado fazendo compras em um dia supermercados da região e demonstrou familiaridade com os populares que também estavam no estabelecimento. O deputado tem se inteirado cada dia mais dos problemas da cidade e tem fiscalizado as obras e serviços custeados pelas emendas impositivas do seu mandato. Em 2022, Felipe Leitão foi o terceiro deputado estadual mais bem votado com 48,277 votos, com quase 25 mil votos somente em Bayeux e João Pessoa. 
Com residência no bairro Jardim Aeroporto, Felipe tem sido flagrado com recorrência nos espaços públicos e interage com a população, ouvindo e colhendo sugestões de como melhorar o bem-estar dos bayeenses (com Henrique Lima).

Mesmo fazendo parte do Fórum Pró-Campina, PCdoB oficializa pré-candidatura de Inácio Falcão à Prefeitura de Campina Grande

Durante a conferência municipal realizada nesse domingo (29), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) confirmou a pré-candidatura do deputado estadual Inácio Falcão para a prefeitura de Campina Grande.

O evento aconteceu no Centro de Cultura e Arte da Universidade Estadual da Paraíba e contou com a presença da presidente do partido na Paraíba, Gregória Benario, militantes, dirigentes e representantes de outros partidos de oposição.

Inácio Falcão expressou confiança na decisão do partido e alfinetou o prefeito Bruno Cunha Lima. “Vamos mudar os rumos de Campina Grande. A nossa maior diferença, comparada com o atual prefeito [Bruno Cunha Lima], é o respeito com o servidor público e a todos os pais e mães de família da cidade” argumentou.

Além do PCdoB, a coalizão inclui o PV, PT, PDT e outros partidos de centro-esquerda, como a Rede Sustentabilidade. Além disso, o partido é parte do Fórum Pró-Campina, juntamente com o PSB e o PSOL, onde há um acordo, expresso em uma carta aberta, para ter apenas um candidato na disputa.