sábado, 19 de maio de 2012

Vereadores aprovam projeto enviado pelo prefeito Djaci Brasileiro para realização de concurso público para a Prefeitura de Itaporanga

Após dois adiamentos a Câmara Municipal de Itaporanga, até que enfim, aprovou projeto de lei de autoria do Executivo visando a realização de concurso público para contratação de pessoal para a administração municipal. O projeto foi votado por unanimidade dos vereadores presentes à sessão ordinária realizada na noite deste sábado (19). No geral, o projeto abre 135 vagas para várias funções. O prefeito Djaci Brasileiro deve sancionar a matéria assim que a receber da Câmara e depois agendar a data da realização do certame. Os cargos a serem oferecidos abrage todas as áreas da administração municipal, em particular, a Saúde, Educação e Assistência Social.

TRE-PB mantém Lula da Farmácia no cargo de Vereador em Itaporanga

Foi publicada na última quinta-feira (17) decisão monocrática tomada pelo Juiz Miguel de Britto Lyra Filho, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, relator da Ação Declaratória de Perda de Mandato Eletivo, com pedido de Antecipação dos efeitos da Tutela, promovida por Joserlandio Tolentino Olegário em desfavor do vereador Luiz Alberto Tolentino (foto) e seu novo partido - PSDB.
Joserlandio, mais conhecido como Bebé de Zé Neto, foi eleito primeiro suplente pelo PSDC nas eleições municipais de 2008 em Itaporanga e alegou, na ação, que o seu primo Luiz Alberto, popularmente conhecido como Lula da Farmácia, havia deixado o PSDC, partido pelo qual foi eleito vereador, sem justa causa, em 6 de outubro de 2011, filiando-se ao PSDB, em 7 de outubro de 2011. 
Analisando ao autos, o Juiz Miguel Lyra indeferiu a liminar em razão da ausência dos requisitos à concessão da tutela antecipada, nos termos do art. 273 do CPC. Em sua defesa, Lula da Farmácia levantou a preliminar de ilegitimidade ativa pelo fato de Bebé de Zé Neto não mais integrar o PSDC, já que se filiou ao PSC e, no mérito, alegou as razões que representariam grave descriminação pessoal e prática de desvio reiterado de programa. Idêntica resposta ofereceu o partido para o qual migrou.

Em sua decisão, o Juiz Miguel Lyra diz o seguinte:
"Acontece que, conforme certidões de fls. 50/52, o postulante não mais pertence aos quadros do partido pelo qual foi eleito primeiro suplente de vereador, portanto, mesmo antes da saída do demandado já houvera se desfiliado das fileiras do PSDC, passando a integrar o PSC, com data de filiação em 23/09/2011.
Nota-se, por conseguinte, que na peculiaríssima situação em análise, embora fosse aplicada a penalidade da perda de mandato de cargo eletivo, o próprio requerente dele não se beneficiaria. Isto porque este não mais integra as ostes da agremiação pela qual concorreu no pleito, o que configura evidente falta de interesse de agir.
Com efeito, tem interesse jurídico aquele que tem interesse próprio a defender, a quem a decisão de mérito vai aproveitar, o que não é o caso.
O preceito legal cabível à espécie constitui, por aplicação subsidiária, o artigo 267, inciso VI, do código de Processo Civil, que ostenta a seguinte redação:
Art. 267. Extingue-se o processo, sem resolução do mérito.
VI -  quando não concorrer qualquer das condições de ação, como a possibilidade jurídica, a legitimidade das partes e o interesse processual.
pelo exposto, em atenção ao princípio da economia processual, acolho a preliminar de ilegitimidade ativa da parte requerente e julgo antecipadamente a lide, extinguindo o processo sem resolução do mérito, com fulcro no art. 267, VI, do CPC, c/c o art. 48, letra "g" do Regime Interno deste Tribunal.
Transitado e julgado, arquive-se."
João Pessoa, 10 de maio de 2012.
Juiz Miguel de Britto Lyra Filho
Relator
Ou seja, Bebé de Zé Neto, hoje no PSC, ao se desfiliar do PSDC, inclusive, antes de Lula da Farmácia, hoje no PSDB,  perdeu direito de assumir o mandato baseado nos termos da Lei de Infidelidade Partidária. Agora, Lula da Farmácia será candidato à reeleição pelo grupo do prefeito Djaci Brasileiro (PSDB) e buscará seu terceiro mandato como Vereador em Itaporanga, no pleito vindouro.

“Polícia Civil está usurpando policiamento ostensivo da Polícia Militar”, denuncia coronel

Depois de provocado pela Adepdel pela extinção dos trabalhos do Serviço de Inteligência da Polícia Militar, a decisão do Ministério Público da Paraíba logo ganhou repulsa entre os policiais militares. O coronel Francisco de Assis, presidente do Clubes dos Oficiais da Paraíba, por exemplo, lamentou a decisão por achar que vai prejudicar a elucidação de vários crimes e a prisão de bandidos. "Quem sofre com isso é a população", comentou.
"80% dos homicídios, assaltos e estupros são elucidados através do pessoal do Serviço de Inteligência que estão nas comunidades de forma discreta. Já a Polícia Civil quando vai parece um Outdoor toda adesivada, os policiais de farda", disse o coronel ao entender que a Polícia Civil 'está usurpando policiamento ostensivo da PM' que, conforme consta na Constituição Federal, é exclusivamente da Polícia Militar. 
De acordo com ele, o trabalho do Serviço de Inteligência está suprindo um vácuo tendo em vista que as investigações estão deficitárias. O coronel ressaltou que é preciso mexer no sistema de Segurança Pública, que, segundo ele, está capenga: "Existem duas meia polícia na Paraíba". (com Hyldo Pereira)

MPPB quer parar serviço de inteligência da PM, a pedido da Adepdel

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) quer que a Polícia Militar pare com as investigações de crimes comuns que têm sido realizadas por meio dos núcleos de serviço de inteligência. O MPPB encaminhou ao secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Cláudio Coelho Lima, uma recomendação para que normatize, por meio de portaria, a atuação do serviço de inteligência, ditando inclusive suas atribuições.
A recomendação também faz um alerta: que as atribuições não podem ser aquelas destinadas a investigações criminais comuns, inclusive através de ações de campo ou de emprego de tecnologia/equipamento de qualquer natureza para essa finalidade. A provocação do Ministério Público para que se manifestasse sobre o assunto foi feita pela Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba (Adepdel), ao constatarem um desvio de competência por parte da Polícia Militar, que vem, por meio do serviço de inteligência, cometendo “usurpação de função pública”.
O presidente da Adepdel, Cláudio Lameirão, explica que a Constituição Federal versa sobre as atribuições de cada política e investigações de crimes comuns cabem, exclusivamente, às polícias Civil e Federal. “Provocamos o Ministério Público para que colocasse ordem na Segurança Pública, para que cada polícia cumpre sua finalidade, respeitando a competência das demais”, justifica Lameirão. Lameirão faz questão de informar que não tem nenhum problema com a Polícia Militar e que tem muito respeito pelo trabalho que realiza com legitimidade. “Entretanto, é preciso respeitar a competência de cada um e as investigações de crimes comuns cabem à nós e não a eles (militares)”, informa.
O documento do Ministério Público também faz recomendações ao Comandante Geral da Polícia Militar e ao Corregedor Geral no sentido de no prazo de 30 dias enviarem documento a todos os núcleos onde existe o serviço de inteligência informando sobre sua limitação quanto a investigações, que devem ser restritas aos crimes militares.
PREJUÍZO - O presidente da Adepdel alerta que a “boa intenção” da Polícia Militar em solucionar crimes por meio de investigações pode resultar em prejuízos para a sociedade. “Primeiro, porque tira da sua função legítima os policiais militares; segundo, porque investigações feita de maneira ilegal resultarão, inevitavelmente, em falhas nos processos judiciais que culminarão com a soltura de criminosos”, explica.
Lameirão disse ainda que existe limitações em todos os órgãos púbicos e que isso não seria justificativa para a “ajuda” que a PM está dando nas investigações. “Nós temos uma formação diferenciada e recebemos treinamento especial para exercer a função. Não tem como alguém exercer a mesma função sem passar pelos mesmos prerrequisitos”.
Outro alerta feito pelo presidente da Adepdel é quando às classificações de crimes, de acordo com os códigos vigentes. “O suspeito de algum crime não pode ser levado para um quartel de polícia porque não estamos na ditadura. Ele tem que ser levado para a delegacia, onde serão feitos os procedimentos legais”, afirma. (com Wanja Nóbrega)

Direto das Alagoas, 'Mancha' recebe apoios da Família Calheiros ao seu projeto de conquistar a Prefeitura de Diamante

Mancha agenda com Robson visita deste a Diamante nos próximos dias
Pré-candidato a prefeito de Diamante, Adriano Santos (Democratas) encontra-se em Maceió (AL) onde manteve reunião com Robson Calheiros [irmão do influente senador Renan Calheiros], que é coordenador da campanha de reeleição do seu irmão Remi Calheiros, na cidade de Murici (AL), tendo como foco a preparação da visita de Robson a Diamante dentro de alguns dias para ver in loco o crescimento da campanha de Adriano aqui no Vale do Piancó.
Adriano, mais conhecido por 'Mancha', tem trabalhado forte e vem buscando a cada dia apoio dos diamantenses à sua postulação. "Enquanto outros dizem que estão eleitos nós continuamos nosso trabalho de conscientização entre os diamantenses que chegou a hora da mudança", declarou. Adriano tem seu trabalho reconhecido, em particular, na área social onde dezenas de famílias carentes tem sido atendidas pela Fundação Adriano Santos Bernardinho. De acordo com o 'Mancha', sua pré-candidatura deverá receber o apoio de vários partidos, a exemplo, do PCB, PSTU e PSOL.

Caminhada realizada em Itaporanga marca o dia de mobilização para combater violência e abuso sexual de crianças e adolescentes

A Secretaria Municipal de Assistência Social em Itaporanga, através de seus programas sociais a exemplo do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Peti e em parceria com escolas públicas e privadas, realizou nesta sexta-feira (18) caminhada pelas principais avenidas da cidade divulgando os trabalhos e ações visando combater a exploração e o abuso sexual de crianças e adolescente, marcando o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O evento foi realizado para mobilizar a população sobre a importância das denúncias para combater o abuso sexual de crianças e adolescentes, encorajando as pessoas para que denunciem os casos, visando combater a impunidade e proteger as crianças e adolescentes. A data foi criada para lembrar o “Caso Araceli”, ocorrido em Vitória, no Estado do Espírito Santo. 
A menina Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, foi sequestrada em 18 de maio de 1973, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba, e mesmo com muita gente acompanhando o andamento do caso, desde o momento em que a criança entrou no carro dos assassinos até o aparecimento do seu corpo, desfigurado pelo ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória, todos se calaram, decretando a impunidade dos criminosos. Até hoje os responsáveis, filhos de famílias da alta sociedade de Vitória (ES), nunca foram responsabilizados.
As pessoas precisam ser vigilantes e denunciar os casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes. O telefone que o denunciante pode utilizar sem precisar ser identificado é o nº 100. A ligação é gratuita. O evento contou ainda com a participação da Polícia Militar, Conselho Tutelar, etc.
 

Profissionais e estagiárias do CREAS: Maria do Socorro Bastos (Estagiária), Elisângela dos Santos (Assistente Social), Ademária Martins (Psicóloga); Ana Araújo (Estagiária).


STJ rejeita agravo e manda Estado contratar concursados da Polícia Civil

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), em decisão unânime, rejeitou, na última terça-feira (15), o Agravo Especial (AREsp 150.693/PB), movido pelo Governo do Estado, contra decisão do TJ-PB e do próprio STJ que acatou uma Ação Civil Pública do Ministério Público da Paraíba, solicitando a contratação imediata de todos os aprovados no último concurso público da Polícia Civil. O relator do agravo foi o ministro Teori Albino Zavascki.
De acordo com Rodolfo Vieira, membro da comissão dos aprovados no concurso, 1.200 candidatos foram aprovados no certame, mas o Estado fez o curso de formação com apenas 450 e contratou somente 200. Ainda segundo Rodolfo, a sentença do STJ é para que o Estado contrate todos os concursados que já fizeram o curso de formação; faça o curso de formação com o restante dos aprovados; e não contrate para a Secretaria de Segurança servidores que não tenham feito concurso público.
"Esta é a quinta derrota do Estado, por isso esperamos que agora esta decisão judicial seja cumprida", declarou.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Funasa libera 540 cisternas para cinco municípios do Vale do Piancó

A superintendente da Funasa na Paraíba, Ana Cláudia Vital do Rêgo, anunciou a liberação de R$ 10 milhões para a construção de 1.500 cisternas de placas, dentro do programa Brasil em Miséria. As cidades contempladas são Campo de Santana (50), Campina Grande (300), Cuité (70), Nova Floresta (50), Congo (100), Alcantil (100), São José de Espinharas (140), Bom Sucesso (50), Brejo do Cruz (50), Mato Grosso (50), Boa Ventura (100), Conceição (100), Diamante (100), Santana de Mangueira (140) e Serra Grande (100).
De acordo com a Funasa, os recursos só serão liberados após os municípios assinarem o termo de compromisso. Segundo Ana Cláudia, a escolha dos municípios é feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social, de acordo com a demanda de cada um. "A gente faz a distribuição das cisternas de acordo com a demanda de cada município", afirmou a superintendente da Funasa.
Ela disse que o município que apresenta uma maior demanda de cisterna é Campina Grande. Só no ano passado foram liberadas 300 cisternas, num total de 1.300 destinadas para o município. "Na verdade, a demanda é muito maior. Mas como a quantidade é pouca a gente faz dentro de um critério que contemple todos os municípios", afirmou Ana Cláudia.

Juiz do TRE-PB livra deputado estadual Wilson Braga de cassação

O Juiz Miguel de Brito Lyra Filho (foto), integrante do TRE, negou o pedido formulado pela suplente de deputada estadual Mayenne de Sousa Bandeira (PMDB), esposa do ex-deputado Doutor Verissinho, para cassar o mandato eletivo do deputado estadual Wilson Braga, sob a alegação de que ele pediu desligamento do PMDB e filiou-se ao PSD, se enquadrando nas regras da infidelidade partidária.
O advogado Johnson Abrantes que defende os interesses de Wilson Braga, declarou que o magistrado, ao prolatar a sentença, ressaltou que “embora a postulante tenha colacionado ao caderno processual vasta documentação, no meu entendimento não instrumentalizou seu pedido com prova objetiva e inequívocada sua posição de suplente naquele pleito (2010), de modo a demonstrar sua condição de legitimada para figurar no polo ativo da demanda, como exige a resolução nº 22.610/2007. Do mesmo modo, também não trouxe alegações comprovada das datas de desfiliação dos requeridos, conforme previsto no art. 3º”.

Berguim emite Nota contestando notícia sobre possível desistência de sua candidatura e diz que mantém postulação

Direto de Patos - No final da noite de ontem publicamos informação dando conta de que o ex-vereador Audiberg Alves (PTB) teria "anunciado" provável desistência da sua pré-candidatura a prefeito de Itaporanga, durante reunião de partidos das oposições. Presente à reunião estavam, além do próprio Berguim, o ex-superintendente do Dnit, Expedito Leite (PSC), o vereador Herculano (PPS), o advogado Nosman Paulo (PT do B), todos prefeitáveis, dentre presidente das legendas oposicionistas. A informação nos foi passada por um dos presentes à reunião.
Pois bem, na manhã de hoje o ex-vereador entrou em contato com o blog para esclarecer que continua mantida sua pré-candidatura e que somente no final do mês define se, realmente, fará o anúncio oficial da postulação. Conversamos com Berguim de maneira muito amistosa e ele próprio sabe quem passou a informação para nós, o que nos referencia para mantermos o que publicamos, pois, em verdade, trata-se de uma fonte que participou da reunião. Se é verdadeira ou não é outra história. Portanto, a versão nos passada fica valendo para efeito de notícia.
Agora, Berguim tem todo direito de discordar da informação, como o faz, e o blog como sempre acata e faz questão de publicar sua versão dos fatos para levar ao nosso leitor, que é o maior de todos os juízes e poder discernir quem estaria mais próximo da verdade. O ex-vereador, então, nos enviou uma Nota à Imprensa [que você confere ao lado] esclarecendo alguns pontos aqui narrados. Entretanto, deixo claridade nesta, assim como em outras matéria por nós postada, porque até agora podemos dizer que em sua enorme maioria acertamos. Basta lembrar o realinhamento entre o ex-prefeito Antônio Porcino (PMDB) e o atual Djaci Brasileiro (PSDB), que já postávamos ainda em meados do ano passado; O possível afastamento do PSB da base situacionista, postado também por nós em meados do ano passado e que está (ou esteve) em processo bem avançado; dentre outros temas polêmicos...
Ou seja, fazemos não mais do que informar, claro que a nosso modo (direto), sem enrolação. Pois, não estamos aqui para encobrir mais para passar a informação que interessa ao público leitor. Dissabor vai existir sempre da parte que não queria que a informação vazasse, mas temos que dar o furo e para isso não há como agradar à todos. Nenhuma matéria aqui publicada é equivocada ou mentirosa, pelo contrário, é a versão fidedigna de como a recebemos das nossas fontes. Faz parte da democracia o contraditório e aqui sempre haverá espaço para ele.  
No caso em questão ressalto que nada tenho contra a pessoa de Berguim, à quem respeitamos até porque é um amigo e em quem já votamos e para quem já fizemos campanha, e ele deve compreender o significado disso. Exerço o papel de informar com credibilidade, respeitabilidade e, principalmente, coragem. E coragem são poucos que tem para informar de maneira direta, nua e crua. No final da contas acho mesmo é que falta coerência e unidade entre os oposicionistas com relação ao que é tratado em suas reuniões. É preciso todos falarem a mesma língua, não somente interno mas externamente, porque acaba prejudicando as articulações que estão sendo feitas nos bastidores. 

De férias em Campina Grande o atacante Hulk segue treinando de olho em vaga na Seleção Olímpica


Hulk em João Pessoa (Foto: Renata Vasconcellos)
Ele cancelou parte das férias e mesmo em seu curto período de descanso, em que aproveita para rever amigos e familiares, segue treinando forte. Esta é a rotina do atacante Hulk, do Porto, ídolo maior do futebol português que desde o início da semana está na Paraíba, dividido entre sua cidade natal, Campina Grande, e a capital João Pessoa. Mas o jogador não reclama da rotina: Hulk tomou esta decisão para se manter em forma e focado nos quatro amistosos que vai realizar com a Seleção Brasileira entre 26 de maio e 9 junho e que pode lhe confirmar nos jogos Olímpicos de Londres.
O paraibano, atual bicampeão português e unanimidade em seu time, é um dos cinco jogadores acima dos 23 anos. "A expectativa é grande. Tenho que aproveitar as oportunidades e se conquistar meu espaço na Seleção. Condições de estar no time eu tenho", declarou. O Brasil joga contra a Dinamarca no dia 26 de maio, em Hamburgo, na Alemanha; e depois realiza mais três amistosos em território norte-americano: contra os Estados Unidos, no dia 30 de maio; contra o México, no dia 3 de junho; e contra a Argentina no dia 9 de junho.
Pai de dois filhos (Lan de quatro anos e Tiago de dois), o mais velho deles já demonstra habilidade com a bola. Num bate bola entre pai e filho, Hulk foi para o gol e estimulou Lan a dar alguns chutes. Canhoto como o pai famoso, o menino acertou alguns bons chutes, com uma boa potência para uma criança de apenas quatro anos. Hulk diz que ainda é cedo para saber se o menino vai seguir carreira no futebol, mas que "jogar bola" é uma das diversões favoritas dele com os filhos.
Hulk aproveita as férias em João Pessoa com a família (Foto: Renata Vasconcellos)Bate bola em família: Ian de quatro anos chutando forte para o pai Hulk (Foto: Renata Vasconcellos)

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Audiberg 'anuncia' desistência de pré-candidatura e oposições escolherão entre Nosman, Expedito e Herculano para enfrentar Djaci em Itaporanga

As oposições em Itaporanga reuniram-se na tarde desta quinta-feira (17) para mais uma rodada de conversas em torno das definições para se saber quem será o candidato do grupo, que enfrentará a reeleição do prefeito Djaci Brasileiro (PSDB). A surpresa, nesse encontro, foi o anúncio [interno] da desistência do ex-vereador Audiberg Alves (PTB) em entrar mais uma vez no embate contra o tucano.
Berguim (foto), como é mais conhecido, teria alegado que sua esposa e família não querem que ele entre na disputa o que teria sido determinante para sua decisão. Entretanto, o blog teve a informação de uma fonte que esteve presente na reunião, que o verdadeiro motivo da desistência de Audiberg seria estrutural e financeiro. "Quando colocamos na mesa quem teria melhor estrutura e recursos financeiros para a campanha seria o candidato. A partir daí Berguim anunciou que não estava mais disposto para a batalha", comentou.
Outro fato que teria antecipado essa decisão de Berguim seria a demora na decisão a ser tomada pelo PSB de Itaporanga e pelo grupo do ex-prefeito Will Rodrigues (PDT). Isso porque o ex-vereador após encontro com os dois agrupamentos pré-acordou que esperaria o PSB e Will romper com o prefeito Djaci, para, a partir daí, preparar o terreno para o anúncio dessas adesões à sua pré-candidatura, pré-agendada para o dia 21 deste mês.
Nosman já trabalha seu nome e Herculano é encorajado por aliados
"Berguim tinha acertado que anunciaria no próximo dia 21 o nome [provavelmente Chico Lopes] para a vice em sua chapa, mas com o recuou do PSB e o corpo mole de Will, diante do prefeito Djaci, ele achou melhor não esperar pela a decisão dos dois e anunciou sua desistência de sair candidato a prefeito", pontuou. Com essa decisão, os nomes aptos a figurarem como candidato das oposições ficaram restritos ao advogado Nosman Paulo (PT do B), do ex-superintendente do Dnit Expedito Leite (PSC) e do vereador Herculano (PPS).
Nosman é dos mais entusiasta para encabeçar a chapa, de preferência, tendo Expedito como vice. Porém, o PTB acha que com Berguim fora do páreo o nome melhor pontuado em pesquisas internas é o de Herculano, que tem pensado firmemente no assunto. "Tenho estrutura necessária para representar as oposições", declarou Nosman.

Prefeito de Patos corta Teló e Aviões da programação do São João

Durante uma entrevista coletiva nesta quinta-feira (17) o prefeito Patos, Nabor Wanderley (PMDB), anunciou que vai reduzir a festa de São João da cidade de 13 para 10 dias. O prefeito informou que a economia com as atrações infraestrutura da festa será de aproximadamente R$ 1 milhão. O motivo da redução é a seca, que tem preocupado todo o estado.
Algumas das principais atrações que já anunciados foram canceladas, como Michel Teló, Aviões do Forró, Flávio José, Magníficos e Santana. Quem também ficou fora da programação foram as bandas Caviar com Rapadura, Ranniery Gomes, Cicinho Lima, Os Nonatos, Forró do Bom, Saia Rodada, Banda Encantus e Geraldinho Lins.
Confira abaixo a nova programação completa:
21/06: Pinto do Acordeon, Gê Maria, Zé Nilton e Garota Safada
22/06: Teinha do Forró, Tácio & Heitor, Espora de Ouro e Forró Pegada
23/06: Matéia do Forró, Forrozão Tatudobom, Gatinha Manhosa e Léo Magalhães
24/06: Forró Mania, Flor da Pele, Forró das Mina e Dorgival Dantas
25/06: Telengo Tengo, Lúcia do Acordeon, Forró Bakana e Brasas do Forró
26/06: Forrozão D'Cybes, João & Gregório, Forró de Salto e Delmiro Barros
27/06: Markito do Forró, Forró da Caixa, Capa de Revista e Simone e Simaria
28/06: Forró Xoteando, Forró da Lamparina, Os Três do Nordeste e Limão com Mel
29/06: Balanço de Mulher, Forrozão S.A, Valeu o Boi e Toca do Vale
30/06: Forrozão Bom Só Só, Xinela Dela, Ton Oliveira e Mala sem Alça

Prefeito da cidade de Várzea sofre atentado e carro fica crivado de balas

O prefeito de Várzea Paraíba, José Ivaldo de Morais, conhecido por Galego, sofreu uma tentativa de assassinato na noite de ontem (quarta-feira, dia 16). O Fato aconteceu por volta das 23:00 de ontem na Rodovia Anísio Marinho nas Caibeiras, bem próximo à  Santa Luzia.
Segundo Edinho, chefe de gabinete do prefeito, um homem em uma moto ainda não identificada efetuou dois disparos contra o Prefeito Galego da cidade de várzea. Os tiros acertaram apenas o  veículo Hilux. O prefeito viajava sozinho e não ficou ferido. 
O caso ja foi registado na polícia, que também esteve no local e continuará as investigações para localizar o atirador. (com Sidneylocutor)

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Liberados R$ 6,6 mi para Conceição, Serra Grande e mais 12 municípios

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), através da Superintendência Estadual na Paraíba (Suest/PB) liberou no mês de Abril de um total de R$ 6.678.931,03 para 14 cidades do Sertão da Paraíba, são elas, Bom Sucesso, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Cacimba de Areia, Carrapateira, Conceição, Juru, Lastro, Mãe D’ Água, Quixaba, São José de Piranhas, Serra Grande, Triunfo e Vista Serrana.
Esse dinheiro é referente ao pagamente de parcelas para a execução de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e convênios (CV) entre a Funasa e as prefeituras municipais. Os recursos são destinados para obras de Sistema de Abastecimento de Água, Sistema de Esgotamento Sanitário, Melhoria Habitacional para Controle da Doença de Chagas e Melhorias Sanitárias Domiciliares.

Desvio no leite é antigo na PB e já foi denunciado por Lúcia Braga

O desvio de recursos e a utilização de água no Programa de Leite na Paraíba tem registro desde o Governo Maranhão II passando pelo de Cássio até a atual gestão, declarou uma Alta Fonte com acesso às denuncias registradas pelo Ministério do Desenvolvimento Social revelando, entre outros dados, que a ex-presidente da FAC, Lúcia Braga, abriu sindicância à época para apurar o problema.
"O Ministério dispõe de muitas informações comprovando o desvio de recursos, a partir de um dado também comprovado de que produtores utilizavam o uso de água no leite quando isso está terminantemente proibido", acrescentou. De acordo com a fonte, diversas auditorias promovidas anos passados já comprovavam o problema. A ex-deputada estadual Lucia Braga foi uma das dirigentes da FAC que tomou conhecimento e mandou abrir sindicância à época. 
Na manhã de hoje a Polícia Federal, em atuação conjunta com o Ministério Público Federal, a Controladoria Geral da União e o Tribunal de Contas da União, desencadearam a Operação Amaltéia a fim de dar cumprimento a 22 mandados de busca e apreensão e 08 mandados de proibição de que investigados frequentem laticínios e órgãos públicos. Participaram da operação 20 servidores da CGU e 100 policiais federais.

Manoel Miguel otimista com articulações feitas em Brasília pela categoria dos ACS e ACE; Na Paraíba reunião com o secretário de Agricultura

O Presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias do Vale do Piancó, sindicalista Manoel Miguel esteve em Brasília nos dias 08, 09 e 10 de maio e retornou bastante otimista com as articulação e as estratégias que foram feita durante os três dias no Planalto Central. Segundo Miguel eles estiveram reunido com as lideranças do PMDB (Henrique Alves) e do PT (Arlindo Chinaglia) que sinalizaram a pautação do PL 7495/06 para a próxima semana. 
A negociação ainda continua conforme convocação da Confederação Nacional de ACS e ACE. Pois, essa semana será  decisiva quando a categoria terá uma audiência  com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e a Ministra Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffman . Os deputados estão a favor da aprovação do piso nacional dos ACS e ACE. O acordo é consensual pelos lideres partidários e o governo dando  encaminhamentos necessários o PL será submetido a votação em plenário.
Reunião com secretário estadual de Agricultura
Manoel Miguel esteve também reunido com o secretário estadual da Agricultura Marenilson e o presidente da Federação da Agricultura Familiar da Paraíba. Segundo Marenilson o governo está abrindo  linhas de credito para os agricultores familiar de até 12 mil reais que será pago em 10 anos com três anos de carência, para os agricultores que tem empréstimos no Banco do Nordeste estes serão prorrogado por mais um ano.
O secretario falou que na Paraíba tem 18 mil poços desativados, mas agora o governo ira recuperam-los;  governo está disponibilizando uma maquina para reabrir novos poços na Paraíba. O governo está garantindo também a venda de milho para os pronafianos a R$ 18,10 reais, via Emater e Conab, para os agricultores que possui ate 3 módulos fiscais também está disponibilizando 25 toneladas de milheto e sorgo para o plantio.
Para os produtores de leite o governo está pagando mais R$ 0,10 centavos por litro e tem vagas suficientes para inserir novos produtores. O PNAI e PAA está oferecendo créditos para a compra de moto ciladeira e tratores como também compra de raquete de palmas para o plantio. O secretario disse que também esta vendo a possibilidade do governo comprar bagaço de cana de açúcar para distribui para os criadores de animais.

Empurrada pelo caso Carol Dieckmann, Câmara dos Deputados aprova projeto que tipifica os crimes cibernéticos

Sob o impacto da repercussão do caso Carolina Dieckmann, a atriz que teve 36 fotos íntimas subtraídas do computador pessoal e vazadas na internet, a Câmara dos Deputados aprovou no início da noite passada um projeto que tipifica os crimes cibernéticos, incluindo-os no Código Penal.
De autoria do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), a proposta foi injetada na pauta de votações de sopetão e aprovada pelos deputados a toque de caixa. Segue para o Senado. Se os senadores referendarem o texto sem modificações, o projeto irá à sanção presidencial. Se for alterado, retornará à Câmara.
As penas previstas variam conforme os delitos. Quem extrair de máquinas alheias segredos comerciais e industriais ou conteúdos privados –como as fotos da atriz— sujeita-se à pena de prisão de 6 meses a 2 anos, além de multa.
A cana será aumentada –de 1/3 a 2/3— quando houver comercialização, divulgação ou transmissão dos dados obtidos ilegalmente a terceiros. No episódio que motivou a votação, as fotos de Carolina Dieckmann foram repassadas pelos hackers que violaram a caixa de e-mails da atriz para sites pornográficos ancorados no exterior. Dali, espraiaram-se pela web.
O projeto também tipifica como crime a invasão de computadores com o propósito de alterar e destruir dados ou instalar programas-espiões. Criminaliza ainda a produção, distribuição e venda de programas concebidos para permitir a invasão de computadores, tablets e celulares. De resto, a proposta iguala a clonagem de cartões de crédito ao crime de falsificação de documentos, previsto no Código Penal. A pena é a mesma: de um ano a cinco anos de cadeia, mais multa.
Relator de um projeto que tramita desde 1999 e também trata dos crimes cometidos na internet, o deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG) chiou: “O governo é omisso sobre o tema há anos. Agora, por conta do vazamento das fotos da atriz Carolina Dieckmann, o governo vota um projeto que não foi discutido em nenhuma comissão.”
Paulo Teixeira deu de ombros: “Esse projeto [do Azeredo] cria tipos penais muito amplos, que dão margem para interpretação e podem até criminalizar até quem baixa uma música” de sites da internet. (com Josias de Souza)

Começa a ‘vigorar’ a partir de hoje a Lei de Acesso à Informação

Entra em vigor nesta quarta-feira (16) a Lei de Acesso à Informação. Ou, por outra, a nova lei deveria vigorar, mas só o Poder Executivo declara-se preparado para atender minimamente à previsível demanda dos cidadãos. O Legislativo, que aprovou a lei, ainda não se equipou para colocá-la em prática. Só nesta quarta a Mesa do Senado reúne-se para decidir o que fazer. A Câmara diz que já dispõe de uma minuta de regulamentação. Mas a peça ainda não foi aprovada.
O Judiciário, a quem cabe punir os que desrespeitam as leis, tampouco preparou-se para dar vazão aos pedidos de informação que devem começar a jorrar aos borbotões. Constituiu-se uma comissão para tratar do assunto. A ‘Lei de Acesso’ foi promulgada em 18 de novembro do ano passado. Os gestores públicos tiveram seis meses para se organizar. Pelo grau de desorganização pode-se antever a qualidade do serviço que será oferecido à clientela.

Moradores de Catingueira se assustam com despacho de macumba

Um fato um tanto curioso chamou atenção de algumas pessoas que residem próximas a um conjunto habitacional localizado na cidade de Catingueira. Um “despacho de macumba” foi encontrado e assustou os populares que passavam por perto.
Segundo informações de moradores, algumas pessoas perceberam que velas se encontravam acesas, e próximas a elas, alguns objetos “estranhos”. O material foi encontrado na noite do último domingo (13) próximo a uma das casas do “conjunto novo”.
Segundo o senhor Geraldo, morador do conjunto, além das velas, um sapo com a boca costurada foi encontrado. Diante disto, outro morador resolveu abri a boca do “coitado do cururu” e para sua surpresa, uma foto de um homem foi encontrada dentro. Os moradores não conseguiram identificar a pessoa que estava na foto nem tão pouco quem foi o autor do despacho. (com CatingueiraOnline / foto meramente ilustrativa)

Cássio puxa orelha de Abílio e diz que é cedo definição sobre alianças

No futebol, se você não é bom para driblar, mas pelo menos seja eficiente no desarme. Médico, o ex-deputado federal Armando Abílio não está sendo nem uma coisa, nem outra. Não joga o jogo dos grandes líderes, sendo necessário que alguém puxe sua orelha todas as vezes que comece a errar.
É como no casamento, conforme os ensinamentos do cronista Nelson Rodrigues, “o importante não é a esposa, é a sogra”. Em meio a essa indefinição eleitoral, Abílio quer contrair matrimônio logo a primeira vista. Veio à boca do palco na semana passada para anunciar conversas com o governador Ricardo Coutinho.
Acabou levando um puxão de orelhas do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), que lhe advertiu a respeito das indefinições que rondam o período da pré-campanha eleitoral em relação aos partidos. Apressado, Abílio correu em busca de uma definição para o seu PTB e foi logo colocando em meio do toma-lá-dá-cá uma função pública.
Esquece o ex-deputado Armando Abílio, presidente estadual do PTB, que essa definição vem de cima para baixo. Ou seja, a partir de Brasília. Ou talvez não esteja sabendo que os senadores Gim Argelo e Fernando Collor de Melo querem ver o PTB deles aliado a pré-candidatura do senador Cícero Lucena (PSDB).
Está querendo dar uma de doidinho do Zorro. (com Marcone Ferreira)

PF realiza mais uma operação de desviu de verba, agora no Programa Leite do Governo do Estado

A Polícia Federal da Paraíba deflagrou uma operação na manhã desta quarta-feira (16) para desarticular um suposto esquema de fraudes envolvendo recursos federais do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Há suspeitas de irregularidades na contratação de fornecedores de laticínios e no controle de produtores rurais conveniados para a distribuição gratuita de leite do Programa do Leite na Paraíba, que é operacionalizado pela Fundação de Ação Comunitária (FAC), órgão ligado ao governo estadual.
PF fez buscas em bairros de João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Polícia Federal faz buscas em imóvel no bairro de Manaíra
A Opeção Amaltéia pretende cumprir 22 mandados de busca e apreensão e oito mandados de proibição para que os investigados não frequentem laticínios e órgãos públicos. A operação acontece em João Pessoa, Cajazeiras, Monteiro e Sousa, entre outros municípios paraibanos. Na capital, equipes de policiais fizeram buscas no prédio da FAC e em um imóvel no bairro de Manaíra. A Secom/PB informou que já tem conhecimento da operação, mas que ainda está apurando mais informações sobre o caso.
De acordo com a PF, as investigações apontam que a quadrilha utilizava pessoas que não se enquadram na condição de produtor rural e que, por isto, não estariam aptas a fornecer leite ao programa. Também são apurados indícios de envolvimento de servidores da FAC. A PF ainda analisa a má qualidade do leite.  Foi detectada uma provável adição de água ao alimento, além de suspeita de que são acrescidas substâncias químicas para prolongar sua vida útil.
Os envolvidos vão ser investigados por crimes de estelionato em detrimento de entidade de direito público, formação de quadrilha, falsidade ideológica e adulteração de produto alimentício destinado a consumo. Segundo a assessoria de imprensa da PF, as penas dos crimes somadas podem chegar ao máximo de 21 anos de reclusão. O volume de recursos repassado ao programa alcançou o montante de R$ 285 milhões pactuados nos convênios firmados entre a FAC e o MDS no período de 2005 a 2011. A PF informou que ainda está apurando quanto teria sido aplicado irregularmente ou desviado.
A ação da Polícia Federal acontece em conjunto com o Ministério Público Federal, Controladoria-Geral da União e o Tribunal de Contas da União. Participam da operação 20 servidores da CGU e cerca de 100 policiais federais. (com PB1)

terça-feira, 15 de maio de 2012

Coluna Histórias & Estórias: Chantagens e extorsões - por Júnior Gurgel

Deputado Teotônio Neto visita Piancó na Festa de Santo Antônio em 1971
Ex-Deputado Federal Teotônio Neto – do Vale do Piancó – viu o cavalo passar selado em sua porta, quando através de influência política, conseguiu ser o quotista da Paraíba do Trigo. Instalou o Moinho Cabedelo. Como o trigo era importado, cada Estado tinha um “concessionário” ou quotista, indicado pelo Governo Federal. A ascensão de Teotônio Neto foi rápida. O negócio do trigo era um “cartel”, que praticava preços uniformes em todo o Brasil, e com áreas determinadas e respeitadas. O quotista de Pernambuco, não poderia vender na Paraíba. Em pouco tempo, Teotônio Neto tornou-se milionário. Inteligente e com visão, fundou o Jornal Correio da Paraíba, a Rádio Correio da Paraíba; comprou grandes áreas de terras no Goiás, no interior da Paraíba; adquiriu inúmeros imóveis em João Pessoa, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília... Até que um dia resolveu – talvez por vaidade – ser chamado por “Excelência”. Comprou três mandatos de Deputado Federal. Abandonou seus negócios, para se tornar político. Foi roubado por seus funcionários, divorciou-se - perdendo a metade de seu patrimônio - e terminou sendo derrotado na quarta tentativa de voltar para a Câmara, pela mais absoluta falta de dinheiro. Vendeu tudo que tinha, perdeu outro tanto em ações trabalhistas,  e até bem pouco tempo vivia em seu silêncio – João Pessoa – esquecido, no ostracismo, totalmente fora do mundo, ruminando provavelmente suas recordações dos bons tempos, em que fora empresário respeitado na Paraíba. Pingolinha está certo: “foi uma besteira de rico”.

Júnior Gurgel - Jornalista

Família Campina afirma ao blog que o ex-prefeito Will Rodrigues jamais indicou Thiago para Ouvidoria na gestão Djaci Brasileiro

A Família Andrade Campina que é liderada pelo patriarca maçom Edenilson Campina [funcionário aposentado dos Correios] e composta pela matriarca professora Francinete e pelos filhos Thiago (foto) e Thales, está no primeiro escalão do Governo Djaci Brasileiro em Itaporanga desde o início, mas sua indicação desde então tem sido contestada em se tratando da 'paternidade'.
Expliquemos: terminada as eleições de 2008, Djaci então vitorioso ao lado de Wilza, numa campanha belíssima, passou a organizar a composição do futuro secretariado que assumiria com ele a Prefeitura Municipal. Um de seus principais colaboradores, o ex-prefeito Will Rodrigues, preterido pelo PTB e por isso não teve legenda para ser candidato, foi consultado pelo prefeito eleito sobre quais nomes indicaria para o primeiro escalão do governo que começava, em retribuição pela ajuda dada a campanha cuja filha foi eleita vice-prefeita.
De acordo com a família do ex-prefeito, ele então indicou dois nomes: o filho Domingos Sávio, nomeado para a secretaria de Esporte, e Thiago Campina [filho de um amigo e correligionário], nomeado para a Ouvidoria Municipal. Essa indicação Itaporanga sempre soube [ou sabia até hoje] que foi da cota de Will, pois a Família Rodrigues afirma ter feita em consideração ao amigo. Edenilson e família acompanharam Will politicamente por longos dez anos e ambos sempre foram correligionários. 
Pois bem, nesta terça-feira (15) Thiago Campina procurou o blog, em nome de sua família, para afirmar que sua indicação [para a Ouvidoria] deve-se única e exclusivamente a primeira-dama Kátia e não ao ex-prefeito Will. "Jamais! Quem me indicou foi dona Kátia. Inclusive, quando Will foi pedir o voto de papai para Ruy Carneiro [à deputado federal] nós lhe comunicamos que não podíamos ajudar porque fazemos parte do grupo do prefeito Djaci, tendo que votar em seu candidato", disse Thiago ao pedir que fosse publicado desse jeito. 
A família do ex-prefeito Will sente uma enorme decepção com seus ex-aliados diante do que eles acreditavam ser "uma amizade que se mostrava verdadeira", mas que pra eles se "transformou numa grande ingratidão". "O próprio Djaci mais do que ninguém sabe que foi papai quem indicou Thiago para esse cargo...", comentou Wilka Rodrigues [diretora do H.D.I] certa vez ao signatário do blog.
Como diz o velho ditado: "rei morto, rei posto".

Vídeo registra desespero de Idácio Souto ao perder esposa em acidente

Uma fatalidade brutal abalou profundamente a família Souto. Na noite desta segunda-feira (14), após retornar de uma viagem à Europa, o carro alugado pelo vice-prefeito de Nova Olinda Idácio Souto e sua esposa Vanderli Souto foi abalroado por outro em alta velocidade, nas vias interiores do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. As câmeras da Record conseguiram captar o desespero de Idácio Souto ao ter a confirmação que sua esposa havia morrido no local. Uma cena bastante tocante é o instante em que seu filho tenta consolá-lo em vão.

Ricardo Marcelo promulga data base do servidor com subsídio do Fisco e os agentes terão reajuste de 2% em janeiro de 2012 e 4,5% em julho

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ricardo Marcelo (PSDB) promulgou a Lei nº 9.703, de 14 de maio de 2012, publicada na edição desta terça-feira (15) do Diário Oficial, que institui a data base e define reajuste para o servidor público estadual. A matéria chegou à Casa em forma de Medida Provisória, a qual foi aprovada mês passado em plenário, com emenda do deputado Janduhy Carneiro (PPS), que modificou o artigo 5º da MP, mantendo assim o subsídio do Fisco. A partir de agora os servidores terão reajuste anual, sempre no dia 1º de janeiro, conforme o artigo 1º da Lei, a remuneração do servidor ativo do Poder Executivo Estadual, administração direta e indireta, inclusive, os Defensores Públicos Estaduais, assim como os proventos e pensões dos servidores inativos terão anualmente revisão geral, mediante lei de iniciativa do governador.
A Lei define, no seu artigo 2º, o porcentual de 3% para o reajuste dos servidores, com previsão de gratificação em casos específico, a exemplo da Gratificação de Habilitação dos Servidores Militares do Estado. O menor vencimento atribuído aos servidores estaduais será de R$ 622,00, conforme determina a Lei, no seu artigo 4º. O artigo 5º da Lei, que foi motivo de divergência entre as bancadas do governo e da oposição, por ocasião da discussão e votação da MP 185, foi aprovado com a emenda apresentada pelo deputado Janduhy Carneiro. O artigo tem a seguinte redação: "Os servidores públicos estaduais abaixo classificados terão vencimentos e/ou subsídios reajustados, além do índice já definido no Artigo 1º da Lei". Este artigo mantém direitos adquiridos pelos Fiscais de Tributos e pelo pessoal do Magistério.
No caso particular do Grupo Ocupacional de Servidores Fiscais Tributários (STF), o reajuste será de 2%, em 1º de janeiro, e 4,5% no dia 1º de julho. Já o pessoal do Magistério, o reajuste é de 7%, devendo o ocupante do cargo na Classe A, Nível I perceber como vencimento o valor de R$ 1.038,00.

Câmara Municipal de Ibiara é investigada pelo MPPB devido a realização de sessão fantasma cuja ata foi redigida numa mesa de bar

O Ministério Público da Paraíba investiga denúncia de sessão fantasma na Câmara Municipal de Ibiara. Segundo denúncia, no final do exercício de 2010, objetivando “fechar” as contas públicas de maneira regular, o prefeito Pedro Feitosa (PT) empenhou esforços no sentido de encaminhar à Câmara e aprovar em caráter de urgência, projeto de lei orçamentária de sua autoria. Entretanto, o poder executivo tinha um grande obstáculo: não detinha a maioria na Câmara. 
Mesmo assim, “misteriosamente”, publicou-se a Lei Municipal nº 383/2010 autorizando a abertura de crédito suplementar em mais de R$ 1 milhão, fato este que levou, inclusive, a aprovação por unanimidade das contas de 2010 do prefeito Pedro Feitosa pelo Tribunal de Contas do Estado. Acontece, que passados alguns anos, investigações ainda em curso lideradas pelo Ministério Público da Paraíba, dão conta que não houve, oficialmente, a sessão para aprovação da tal lei por parte da Câmara Municipal de Ibiara, mesmo com a existência de uma ata assinada por quatro vereadores da cidade, além do presidente da câmara, que só poderia votar em caso de desempate sobre a matéria orçamentária.
O PolêmicaPB teve acesso exclusivo à ata de audiência realizada pelo Ministério Público Estadual no último dia 18 de abril, onde consta o depoimento da então secretária Maria Vilmara Galdino de Oliveira, que teria redigido ata da sessão fantasma. Em seu depoimento ao MPPB, ela confessa a confecção fraudulenta da referida ata que, segundo ela, foi redigida numa mesa de bar. Ainda segundo depoimento de Maria Vilmara, na ocasião da fraude estavam presentes o presidente da câmara de vereadores, Márcio Pereira da Silva, e o prefeito Pedro Feitosa. Ela afirmou ao final da fraude, prefeito e vereador solicitaram o sigilo daquele fato.
As investigações do Ministério Público da Paraíba a respeito da polêmica sessão fantasma no município de Ibiara ainda estão em andamento. Somente ao final o órgão se pronunciará oficialmente sobre o assunto, como também se comprovada a fraude apontará os responsáveis.
Caso o link não funcione, copie e cole o endereço abaixo em seu navegador de internet
http://www.jornaldaparaiba.com.br/polemicapb/wp-content/uploads/2012/05/Termo-de-Audi%C3%AAncia-1.pdf

Antônio Porcino foi reeleito para Presidência da Federação Nacional dos Frentistas; presidente da Força Sindical prestigiou o evento

O deputado federal Paulinho Pereira [da Força Sindical] foi abraçar o amigo Antônio Porcino
O sindicalista e ex-prefeito de Itaporanga Antônio Porcino foi reeleito, na última sexta-feira (10), para a Presidência da Federação Nacional dos Frentistas (FNF), com sede no estado de São Paulo, e desempenhará mais seis anos de mandato. O pleito eleitoral da categoria que o reelegeu foi processado sem concorrência de chapas. Antônio Porcino foi reeleito com mais de 90% das entidades aptas ao exercício do voto, e o ato de posse de todos os eleitos deu-se imediatamente após o pleito. Durante o processo de votação, passando pela posse, inúmeros foram os representantes sindicais de São Paulo, e de outros estados brasileiros, que fram prestigiar a reeleição de Porcino e a presença chamativa do evento, foi - obviamente - a do presidente da Força Sindical [e deputado federal] Paulo Pereira da Silva (PDT), mais conhecido como "Paulinho da Força". 
Uma das principais metas da nova gestão de Antônio Porcino, à frente da FNF, visa a unificação do Piso Salarial da categoria, bem como as alterações na carga-horária dos frentistas.

LOA-2012: Emenda de Branco Mendes prevê construção de Unidade de Medicina Legal em Piancó; deputado também apresentou requerimento pedindo Posto da Polícia Rodoviária Federal no Vale do Piancó

É de autoria do deputado Branco Mendes a emenda nº 16 à Lei 9.658, que estima a receita e fixa a despesa do Estado para o exercício financeiro de 2012. Através da emenda o parlamentar incluiu, na LOA-2012, a construção de uma Unidade de Medicina Legal no município de Piancó. Há alguns anos, Branco Mendes vem reiterando ao Governo do Estado solicitações nesse sentido. Agora, com a inclusão de sua emenda à Lei Orçamentária Anual, o deputado acredita que a UML de Piancó está a um passo de ser um sonho concretizado.
Outra reivindicação antiga de Branco Mendes para aquela região, cujo pedido o deputado reforçou através do requerimento 3.213, apresentado na Assembleia Legislativa em 2 de maio passado, é a implantação de um posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal na BR 361, para atender às cidades do Vale do Piancó.
O apelo foi formulado à superintendência da Policia Rodoviária Federal, na pessoa da inspetora superintendente da 14ª SRPRF, Luciana da Silva Duarte; e à superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, na pessoa do superintendente Gustavo Adolfo Andrade Sá, para que elaborem, ou recorram a quem compete, estudos de viabilidade técnica para a instalação do posto da PRF.

Residência do DER de Itaporanga receberá esta semana máquinas novas adquiridas pelo Governo do Estado

O Governo do Estado deu início à recuperação da frota dos Departamentos de Estradas e Rodagens - DER's. Desde ontem estão sendo entregues vários tratores, retroescavadeiras, máquinas tipo Patrol e caçambas. O governador Ricardo Ricardo Coutinho entregará a cada diretor dos DER's as chaves dos veículos de forma simbólica. Os condutores/operadores passam por teste para receberem os novos equipamentos.
Máquinas para o DER
Para a Residência Rodoviária do DER em Itaporanga, cuja reforma foi entregue no último dia 27 de abril pelo próprio governador quando esteve na cidade, receberá, de acordo com o seu diretor o engenheiro Loureirinho: 1 Patrol (Motoniveladora), orçada em R$ 500 mil; 1 retroescavadeira, orçada em R$ 150 mil; 2 Caçambas, orçadas cada uma em R$ 200 mil; e, ainda, 1 Trator de Pneu acoplado com roçadeira mecânica que deve servir também a residência do DER em Cajazeiras.

Governador revoga MP 193 que acabava PCCR dos professores e nova MP 196 publicada no DO estabelece novos parâmetros de reajuste

O governador Ricardo Coutinho (PSB) revogou a medida provisória nº 193 que trata do reajuste salarial dos professores, mas que acabava com o PCCR da categoria. Agora está valendo a MP nº 196, que prevê a atualização dos vencimentos dos professores, "sempre que este ficar inferior ao valor estipulado como Piso Nacional do Magistério". Os atos assinados pelo governador foram publicados na edição desta terça-feira (15) do Diário oficial. Ainda no DO desta terça, consta a publicação da Lei Nº 9.703 assinada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Marcelo, ontem, que institui o reajuste salarial anual para os servidores estaduais. Segundo a nova Lei, os professores terão um reajuste de 7%, como pode ser visto no inciso II, do artigo 5º:

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Acidente ocorrido instantes atrás em São Paulo mata a esposa do vice-prefeito de Nova Olinda Idácio Souto

Um grave acidente envolvendo a família do vice-prefeito de Nova Olinda [também assessor especial de Zé Maranhão], Idácio Souto (Na foto ao lado, do PMDB), matou a mulher dele, Vardeli Souto, na noite desta segunda-feira (14). A tragédia automobilística aconteceu no interior de São Paulo, quando os dois estavam indo visitar os filhos no interior paulista. A mulher dele acabou morrendo no local.
Valderli havia acabado de voltar ao Brasil após uma viagem de turismo à Espanha e o acidente aconteceu no acesso para o pátio a locadora perto da Base Aérea de Guarulhos quando a Van, em que se encontrava Valderli, Idácio e um filho deles, foi atingida por um corsa e capotou. Idácio e o filho sofreram ferimentos leves.
No local do acidente, não foi possível visualizar as placas de sinalização indicando quem deveria parar. O acesso é utilizado apenas para entrar no pátio onde ficam os carros de aluguel. A perícia vai indicar se um dos veículos estava em alta velocidade. Assista o vídeo abaixo: 

Do G1 SP
9 comentários