sábado, 15 de setembro de 2012

Governador RC desembarcou em Itaporanga, conversou com o prefeito Djaci num hotel da cidade e depois seguiu para cumprir agenda

Cumprindo agenda administrativa e política no Vale do Piancó, onde inaugura neste sábado (15) rodovia de acesso aos municípios de Igaracy e Aguiar e na parte da noite participa de comício em Piancó, o governador Ricardo Coutinho (PSB) desembarcou no aeródromo local por volta das 15h30min, vindo da cidade de Catolé do Rocha onde participou de atividades políticas de seus correligionários em São Bento. Em Itaporanga, Ricardo Coutinho conversou com o prefeito Djaci Brasileiro (PSDB), num hotel da cidade onde o governador aproveitou para trocar de roupa e almoçar, para em seguida, já por volta das 17h, seguir  cronograma de viagem à Igaracy-Aguiar-Piancó. 

Jacklino Porcino faz caminhada pela feira livre e se compromete em lutar e defender melhores condições para os comerciantes junto ao executivo

Na manhã deste sábado (15), o candidato a vereador Jacklino Porcino (PMDB), que faz parte da coligação 'Para Itaporanga Seguir Avançando', juntamente com sua militância promoveu uma caminhada pela feira livre e pit-stop no cruzamento da Avenida Getúlio Vargas com a Avenida Irineu Rodrigues, local de maior fluxo de pessoas e veículos na cidade.
Jacklino, que é um dos concorrente mais forte a conquistar uma das onze vagas disponíveis na Câmara de Vereadores, foi muito bem recepcionado pelos populares, em particular, pelo homem do campo que vem à cidade e realiza suas compras no dia de hoje. O candidato sentiu de perto o calor do povo que anseia por gente de pulso firme e determinada lhe representando no nosso Legislativo-Mirim.
Jacklino informa que sua campanha cresce a cada dia e que irá defender diuturnamente os anseios da população itaporanguense: "Tenho recebido demonstração de carinho e apoio por todos os recantos onde chego, seja na cidade ou nas comunidades rurais. Isso mostra o quanto nosso grupo tem serviço prestado para o desenvolvimento do nosso município", comentou o candidato.
Durante o dia de hoje o candidato estará visitando cada correligionário seu para convidá-lo a participar da carreata 'Fofa Chão' que será promovida logo mais à noite, em apoio à reeleição do prefeito Djaci Brasileiro (PSDB). O evento contará com a presença de seus dois tios: o ex-prefeito Antônio Porcino e o atual vereador [candidato à vice] Zé Porcino, ambos do PMDB, que hipotecam apoio para eleger o tucano.
Preocupado com uma melhora nas condições estruturantes para os feirantes, o candidato disse que eleito irá lutar junto ao prefeito pela ampliação do mercado público, com construção de pisos superiores para uma melhor acomodação dos comerciantes e comodidade para os clientes. "As feiras são, sem nenhuma dúvida, um dos principais polos de economia da cidade, gerando emprego e renda para muitas famílias. Esses trabalhadores e trabalhadoras precisamo de total apoio do poder público para melhorar suas instalações e é isso que irei defender junto ao nosso prefeito", concluiu.

Presidente do NAE/OAB-PB sai em defesa das mulheres vítimas de violência na Paraíba

A Paraíba, como alguns outros Estados da Federação tem servido de instrumento propulsor para a mídia nacional, no tocante a notícias de violências grotescas contra as mulheres paraibanas. Neste patamar, tem sido crescente o número de casos de violência contra as mulheres, principalmente na cidade de João Pessoa.
Tal fato não é normal, e, dentro da razão lógica o presidente do Núcleo de Apoio aos Estagiários dos Advogados do Brasil -Seccional Paraíba, Léo Vieira, entende que está faltando providências enérgicas por parte dos organismos de segurança do Estado, e, por consequência, a fim de amenizar o sofrimento das mulheres agredidas e muitas vezes mutiladas, o NAE/OAB-PB, sai na defesa desse segmento social, para amenizar as agruras das vítimas, pretende cobrar da Secretaria Municipal de Saúde da Capital, providências urgentes para possibilitar melhor atendimento às mulheres vitimadas pela crescente onde de violência que assola a nossa Capital.
"É notório que no nosso município, a prática da violência contra as mulheres tem sido célere em escala crescente e, infelizmente, as vítimas não têm tido por parte da rede pública municipal de Saúde, o atendimento adequado as suas necessidades vitais, sejam elas decorrentes de ferimentos e/ou crises psicológicas ajustadas ao não atendimento adequado por quem deveria fornecê-los", explicou.
Léo Vieira sugere, ainda, a criação de uma cartilha de orientação às mulheres vítimas de violência, fornecida pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, da qual conste orientações sobre os seus direitos e, acima de tudo, orientações de como proceder na busca de atendimento adequado a ser prestado pela rede pública de saúde, nele incluídos o fornecimento de medicamentos administrados para os casos específicos de vítimas de estupro, a fim de que seja evitada a gravide indesejada, aliada a outros fatos como a contaminação com o vírus HIV, sem desprezar a prestação assistencial de orientações psicológicas, esta última, em todos os casos.

Polícia Militar faz ronda em Serra Grande usando moto de uso particular porque não há viatura disponível para o município

No município de Serra Grande a segurança pública está comprometida diante da situação precária dos policiais militares que, segundo informações, estão fazendo ronda em uma moto particular porque o destacamento local não dispõe de uma viatura para essa e outras ações, como perseguição policial. Apesar de pertencer a um dos batalhões mais bem equipados e administrados do Sertão.
A reportagem do DiamanteOnline, em recente visita ao município, um dos policiais disse que a cidade necessita urgentemente de uma viatura para melhor desenvolver a logística e o desempenho dos militares, alé m de oferecer menos riscos. "Hoje o município está muito desenvolvido, com isso aumenta as ocorrências por parte da PM, na maior parte das ocorrências percorremos estradas de chão, dificultando muito o nosso trabalho", comentou o praça.
Acreditamos que a situação em Serra Grande deva ser resolvida o mais breve possível. Com a palavra o major Jurandir Monteiro, comandante do 13º Batalhão de Itaporanga. (com DiamanteOnline)

Djaci promove carreata 'Fofa Chão' esta noite e Berguim um comício no Bairro Bela Vista; não há informação sobre agenda de Sousa Neto

Como a campanha eleitoral em Itaporanga está esquentando a cada dia, neste sábado (15) haverá várias mobilizações da militâncias das duas candidaturas. Pela manhã, a militância do 45 promove uma caminhada pela feira livre com a participação do prefeito Djaci Brasileiro (PSDB), que concorre à reeleição, e de todos os candidatos a vereador da coligação 'Para Itaporanga Seguir Avançando'. Já na parte da noite será promovida uma gigantesca carreata, denominada de 'Carreata Fofa Chão', quando a coligação pretende entupir as ruas da cidade de carros e motos. A expectativa é muito grande. Da parte da coligação 'Renovar, É Preciso' será realizado à noite um comício na Avenida Crizanto Pereira, com concentração em frente ao comitê de campanha e, por volta das 20h, saída em arrastão até o local do evento, no Bairro Bela Vista. Com relação ao candidato Sousa Neto, não há informação até o momento sobre sua agenda de campanha para o dia de amanhã.

Durante debate prefeito Djaci mostra preparo e contra ataca com firmeza; Berguim surpreendido com 'saias justas' se enrola nas respostas; enquanto Sousa Neto fisga espaço diante da polarização dos dois.

Os três candidatos a prefeito de Itaporanga: o professor Audiberg Alves (PTB), o médico Djaci Brasileiro (PSDB, que concorre à reeleição) e o jornalista Sousa Neto (PRB), participaram na noite desta sexta-feira (14) do primeiro debate, realizado na Câmara Municipal e promovido pela Rádio Boa Nova FM. O plenário ficou com todos os assentos ocupados, de acordo com as senhas à que cada candidato teve direito para distribuir entre seus assessores, e do lado de fora do prédio a militância de Berguim e de Djaci assistia através de um telão e manifestavam reações à cada bom desempenho de seus respectivos candidatos.
No início do evento, os candidatos fizeram uma apresentação e falaram da suas intenções caso sejam eleitos em 7 de outubro vindouro. Logo depois, responderam a questionamentos da bancada de jornalistas da emissora, formada pelo Dr. Titico Pedro-Carlos Miguel e André Roque, sobre Saúde, InfraestruturaEducaçãoAgricultura, Segurança, Meio Ambiente e HabitaçãoAção Social e Políticas específicas voltadas à criança e ao idoso, Esporte, Transporte e Trânsito. Sendo sorteadas as que estão grifadas.
Nas considerações iniciais, Berguim afirmara que se eleito irá dar "transparência ao uso dos recursos públicos, combater o nepotismo e o empreguismo na prefeitura". Por sua vez, Sousa Neto disse que se diferenciava dos dois [Berguim e Djaci]: "Sou diferente deles porque não tenho grupos nem panela e governarei não para os grupos, mas para a população". Enquanto o prefeito Djaci, mostrando que estava preparado e com uma língua afiada rebateu críticas e explicou porque deseja mais um mandato: "É preciso deixar as ideias mirabolantes de lado... Quero continuar prefeito para concluir esse grande leque de obras que está sendo executado no município".
Educação foi o primeiro tema e a pergunta feita, por Carlos Miguel, se referia aos números do Ideb que, segundo a pergunta, nos últimos dois anos coloca o município na pior situação da região... O prefeito Djaci respondeu dizendo que o entrevistador estava equivocado, pois o município ultrapassara a meta estabelecida: "Tivemos um pequeno problema registrado na Escola Jacinta Chaves, devido os alunos virem da zona rural, o que tem prejudicado seu desempenho...". Djaci informou que para solucionar esse problema, além dos dois ônibus escolares já adquiridos, está providenciando a aquisição de mais oito ônibus escolares, sendo: dois com recursos próprios, dois em convênio junto ao BNDES e outros quatro junto ao FNDE. "Estamos expandindo a rede escolar, com uma merenda de qualidade... e comprarei mais ônibus, lembrando que apenas uma pequena parcela do transporte ainda não é feito por ônibus".
Já Berguim, disse que a valorização do magistério seria a solução para elevar o índice Ideb: "Precisamos investir nos professores, capacitando-os. Não acredito numa educação que não valorize os funcionários a partir da base, por isso, iremos sanar essa deficiência", pontuou. Enquanto Sousa Neto, lembrou do fechamento da Biblioteca que funcionava no prédio, cedido ao Banco do Brasil no final da década de 90 do século passado e atacou o número de recepcionista da prefeitura ser maior do que o número de professores das séries inciais: "É com muita tristeza que vejo o prédio abaixo de nós, onde funcionava uma biblioteca, onde comecei a estudar foi fechada, ser cedido ao Banco do Brasil. Nossa educação foi a pior do Vale, na última avaliação do Ideb... Não compreendo quando vejo o número de recepcionistas [38] ser maior do que o de professores [28] das séries inciais".
O segundo tema sorteado foi Infraestrutura e coube ao Dr. Titico fazer as perguntas aos candidatos, sobre o que eles farão na área de esgotamento sanitário. Primeiro a responder, Berguim disse que o município tem "menos de 2% de rede de esgotos", elencou algumas localidades da periferia e informou que sendo eleito buscará recurso junto ao Governo do Estado para solucionar o problema. Ele criticou a "deficiência" na coleta de lixo: "Encontramos lixo por toda parte da cidade". Mas ficou numa saia justa ao dizer que "por onde você anda não se vê calçamento", pois a atual gestão já vai pavimentando 18 ruas chegando a 16 mil metros quadrados de calçamento executado.
O prefeito Djaci, segundo a responder sobre o tema, confrontou números trazidos por Berguim ao informar que Itaporanga tem mais de 40% de rede de esgoto construída: "Fizemos esgotamento sanitário no bairro Bela Vista, beneficiando mais 500 residências, e no momento estamos executando obras de esgotamento lá no lateamento Balduíno de Carvalho". Quanto ao calçamento, já realizado em 18 ruas [uma das quais que leva o nome do pai do próprio Berguim], Djaci deixou o petebista sem jeito: "O candidato não conhece Itaporanga ou não anda pela periferia da cidade... Para o próximo governo já estão empenhados na Funasa R$ 11 milhões para construção de esgotamento sanitário em toda a cidade". Sousa Neto, lembrou uma problemática pontual: "Temos o maior esgoto à céu aberto da cidade, o canal xique-xique".
Com relação ao Meio Ambiente, Carlos Miguel indagou aos candidatos sobre o que fazer quanto aos "lixões" e a coleta de lixo na cidade. Primeiro a responder, Berguim lembrou recente manifestação feita por moradores do Pau Brasil que impediram a entrada de caminhões no Aterro Sanitário, em protesto por está recebendo o destino do lixo. "Se colaca [o lixo] em um canto, em outro... e assim vai. Com empenho e força de vontade iremos resolver o problema com a instalação do Aterro Sanitário, com cooperativa de catadores e coleta seletiva". O prefeito Djaci, em sua resposta, lembrou que entende a manifestação dos moradores da localidade, suspensa por ordem judicial, e informou a retomada da obras: "Toda Itaporanga sabe do nosso trabalho nesse quesito, mas a partir de 10 de outubro iremos reativar a construção do Aterro". Enquanto Sousa Neto, culpou o atual e todos os governos anteriores pelos problemas que a cidade vem enfrentando nos dias de hoje: "Falta planejamento e organização que nessas duas décadas os governos não planejaram o município para o o momento atual e o futuro".
Transporte e Infraestrutura foi outro tema sorteado, e coube a Carlos Miguel indagar à cerca da abertura de novas vias para desafogar o trânsito no centro da cidade, bem como, sobre o transporte de universitários à cidade de Patos. O prefeito Djaci, primeiro a responder, lembrou municipalização do trânsito aprovada pela Câmara, mas ainda não está sendo executada devido à falta de liberação por parte do Detran e Denatran. Lembrou que a prefeitura disponibiliza três ônibus para o transporte de universitários á Patos e informou da compra de mais dois para tanto. Quanto a abertura de vias, Djaci informou que irá derrubar a Praça de Alimentação, abrindo àquela avenida para melhorar o trânsito no centro da cidade e que estará abrindo uma nova entrada da cidade, pela Rua Balduíno de Carvalho [nas proximidades da Vara do trabalho].
Sousa Neto, disse que colocará em funcionamento a STTrans, aprovada pela Câmara, para resolver o problema do fluxo de "seis mil veículos que existe atualmente em Itaporanga", lembrando que a gestão precisa prepará-la para o momento em que estiver com 50 mil habitantes. Por sua vez, Berguim endossou as palavras de Sousa Neto e lembrou outra problemática quanto a localização da feira livre, nas avenidas Getúlio Vargas e Soares Madruga. "Iremos verticalizar o Mercado Público para melhorar o trânsito no centro da cidade". 
No 3º Bloco, destinado ao tema livre, foi, talvez, o momento que mais se viu o embate entre os candidatos ficar com temperatura elevado, levando Berguim a partir, com mais ênfase, ao ataque contra o governo do prefeito que, por sua vez, não ficou na retranca e contra atacou de maneira incisiva, deixando mais um vez o petebista acuado. No meio do tiroteio, Sousa Neto criticou tanto um como o outro e conclamou a população para quebrar a "panela" de ambos.
Berguim escolheu a área da saúde para sua primeira pergunta, tecendo duras críticas à gestão da pasta: "A saúde se baseia na ambulânciaologia, há superfaturamento na compra de medicamentos, os PSFs não tem médicos, o senhor [Djaci] barrou a CPI da Saúde e ainda quer mais quatro anos para acabar com a saúde de Itaporanga?" Djaci respondeu dizendo que o município nunca teve uma saúde tão boa com "quinze especialidades médicas, conclusão do CEO, construção do prédio e implantação do SAMU, construção de PSF no Cravoeiro... iremos construir uma UPA que vai atender a todos os itaporanguenses, ao contrário do Hospital Distrital que hoje só atende urgência. Mas você [Berguim] não sabe disso porque não anda..." Na réplica, Berguim ironiza a fala do prefeito ao dizer que "esta cidade que o senhor fala não é Itaporanga. Pois todos os dias dezenas de mães de famílias madrugam em buscar marcação de consultas, que só são dadas após compromisso político de votar em vocês, sem falar que não há entrega de medicamentos de pressão..." Na tréplica, Djaci coloca Berguim em mais uma saia justa ao lembrar de programa do Governo Federal que disponibiliza em farmácias remédios gratuitos: "Você [Berguim] não sabe que medicamentos dessa natureza são entregues em farmácias depois de Medida Provisória editada pela presidente Dilma? Quanto as pessoas que marcam consultas é bom informar que adquiri duas vans que semanalmente se dirigem à João Pessoa com pacientes TFD, de maneira totalmente gratuita. Os PSFs estão todos com profissionais trabalhando as 20 horas determinadas pelo Governo Federal. Iremos manter e ampliar os programas para a melhoria da qualidade de vida da população".
Logo depois foi a vez do prefeito Djaci perguntar à Berguim e aí o gestor escolheu uma pergunta do fundo do baú para deixar por mais uma vez o candidato acuado. "No seu [Berguim] programa de rádio se discute sobre a renovação política, mas você foi vereador por cinco mandatos e como secretário de Administração deixou 150 funcionários demitidos, o que nos acarreta hoje o pagamento exorbitante de precatórios, e cinco meses de salários atrasados?" Em sua resposta, Berguim tentou se livrar do 'ataque' passando a responsabilidade dos atos para o prefeito [Will] da época, avô da sua candidata a vice: "Nunca fui prefeito, participei da gestão de Will, que tem uma filha como sua atual vice. Orgulho-me de ter uma jovem [Thais] como minha candidata a vice. Nunca deitei e rolei na gestão de Will porque ele foi um homem de pulso firme, ao contrário de vossa excelência...", Na réplica, Djaci continuou no ataque: "Você [Berguim] tirou mais de 1.000 votos para vereador em 2004, que nunca mais vocês vai tirar, porque mandava no governo [de Will]. Não envolva Will no meio porque ele é um homem íntegro e você é que governou de fato". Na tréplica, Berguim tentou sair pela tangente: "Me mostre uma ata em que fui prefeito. Apenas auxiliei Will. O senhor é que tem supersecretários, cada um com um candidato a vereador. No seu governo, seus secretários não mandam eles determinam. O senhor quase nada fez e quer mais quatro anos? Administrar não é o mesmo que gerir". 
Sousa Neto perguntou a Djaci sobre a construção de 30 casas populares, pelo Governo do Estado, cujo beneficiários não são da Vila Mocó. O prefeito disse que os critérios adotados são de responsabilidade da Cehap, portanto, do próprio governo estadual. "Agora, fizemos cadastro para a construção de um conjunto habitacional através do programa Minha Casa Minha Vida e quem estiver inscrito será contemplado", disse Djaci. Em outra oportunidade, Sousa Neto deixa Berguim em mais uma saia justa ao perguntar-lhe sobre a perda de R$ 250 mil, à época em que ele foi secretário, porque o município não tinha projeto. "Como o senhor [Berguim] irá fazer para evitar fatos dessa natureza quando o município perdeu recursos por falta de projeto à época em que o senhor era secretário?". Berguim não soube explicar com clareza a questão falando de maneira genérica sobre o caso: "Acredito que não foi falta minha, mas se prefeito for vou escolher secretários técnicos para solucionar problemas como esse".
Em pergunta dirigida à Sousa Neto, que também não respondeu com clareza, o prefeito Djaci questionou-lhe sobre como seria feita a distribuição de material escolar e fardamento num hipotético governo seu, se a situação financeira do aluno seria levado em conta. Sousa escolheu sair pela tangente abordando a situação precária de famílias assistidas pelo Bolsa Família. Na réplica, Djaci partiu para o ataque de maneira sutil: "A rede municipal só tem alunos pobres e que são tratados de maneira igual, onde o que é distribuído para um também acontece com o outro". Já na tréplica, ao se dá conta do questionamento Sousa Neto ironizou: "O problema é que nem pra um nem pra outro. Não se dá pra ninguém". 
Ou seja, no geral o prefeito Djaci Brasileiro se mostrou bastante preparado e deu um banho em seus adversários ao partir para o ataque de maneira leve, com classe e munido de dados suficientes para que o adversário ficasse zonzo, como aconteceu de fato. Djaci, pode-se dizer e confirmar, que saiu vencedor desse primeiro debate. O evento ao final foi de grande valia porque a população, principalmente, os eleitores que se enquadrem entre os indecisos podem, a partir de agora, basear-se melhor em suas perspectivas quanto a escolha de quem receberá o seu voto em 7 de outubro. 
A Rádio Boa Nova FM, na pessoa do Dr. Titico Pedro, está de parabéns pela promoção de mais esse evento, com a realização da mais pura democracia.  O próximo debate deverá ocorrer no dia 04 de outubro e será, sem sombras de dúvidas, um momento primordial para que o candidato se saia bem à menos de três do pleito.

Militância carrega Djaci nos braços após bom desempenho em debate

Saindo do debate promovido esta noite pela Rádio Boa Nova FM como vencedor diante do preparo, da clareza dos dados apresentados e da firmeza nos contra ataques, diante das críticas e denúncias levantadas pelos seus adversários, o prefeito Djaci Brasileiro (PSDB), que deu um banho de segurança nas respostas, foi carregado nos braços pela militância que assistiu do lado de fora do prédio da Câmara ao evento.
Toda vez que o prefeito saiu-se bem em respostas e no contraponto, Djaci ouvia vindo da sua militãncia a força que lhe garantiu tranquilidade para sair positivamente bem do evento. O prefeito, que busca sua reeleição, viu-se compelido a travar um embate 'gigantesco' no melhor estilo 'todos contra um' e mostrou que está preparado e afiadíssimo para mostrar o grande número de obras em Itaporanga.

A militância fez uma caminhada com prefeito e até o DJ Marcílio, que fazia show esta noite em Itaporanga, foi cumprimentar Djaci.  

Piso salarial para advogados será discutido na Assembléia Legislativa

A definição de um piso salarial para os advogados será discutida pela primeira vez na Paraíba. Por meio de uma articulação do Sindicato Estadual dos Advogados Paraibanos (Seap), a Assembleia Legislativa decidiu realizar audiências públicas com a comunidade jurídica para debater o assunto.
A informação foi confirmada na tarde desta sexta-feira (14), por meio do presidente do Seap, Valdomiro Sobrinho. “Na última quinta-feira, entregamos um ofício ao presidente Ricardo Marcelo, tendo o chefe do Legislativo prontamente atendido o pleito, dando inicio à discussão pública de tão importante iniciativa em prol da advocacia paraibana”, destacou.
“Esta será uma oportunidade única para os advogados discutirem o tema e contribuírem para definir uma remuneração mínima e que seja justa para a categoria”, esclareceu. Valdomiro Sobrinho também lembrou que diversos estados brasileiros já trabalham com piso para advogados e que por meio da atuação do Sindicato é que a Paraíba estará inserida nessa discussão. (com JP)

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Incêndio em Ibiara causa prejuízos aos moradores na noite de ontem

Um incêndio atingiu uma área de pastagem que fica situada às margens do Rio Piancó, na zona urbana de Ibiara, na noite desta quinta-feira (13). De acordo com os moradores, o local fica ao lado da área de lazer Pólo Sertanejo. Por volta das 18h45, os moradores se surpreenderam com as grandes proporções que o fogo tomava, indo em direção as casas do Bairro Ibiarinha. Cerca de 30 pessoas fizera o isolamento do local para conter as chamas, que também comprometia a rede de energia elétrica.
O incêndio comprometeu a vegetação que era usada para alimentar animais de moradores ribeirinhos. O fogo só foi contido por volta das 22h, causando assim um grande prejuízo para os proprietários de terras que ficam às margens do Rio Piancó. Apesar de ter chamado a atenção de toda a cidade, ninguém ficou ferido. (com diamanteonline)

Delegados cobram promoção e progressão e entregam documento ao secretário estadual de Segurança, Cláudio Lima

Reunião aconteceu ontem no gabinete dos secretário
O secretário estadual da Segurança e Defesa Social, delegado da Polícia Federal Cláudio Lima, recebeu ontem (13) dirigentes da Polícia Civil para discutir vários pontos, entre eles promoção, progressão funcional, pagamento do auxílio alimentação para quem responde processos administrativos disciplinares ou sindicâncias. A reunião aconteceu no gabinete do secretário e contou com as participações e contou com as participações dos delegados Isaías Olegário (Sindepol e Adepol), Cláudio Lameirão e Steferson Nogueira (Adepdel), Jean francisco (secretário executivo da pasta) e Ivanise Olímpio (delegada geral).
Na oportunidade os sindicalistas apresentavam documentos mostrando promoções já foram concebidas no exercício de 2012, para a Polícia Militar, Fisco, Magistério e Bombeiros. Eles informaram que as promoções da Polícia Civil já se encontram com o governador Ricardo Coutinho (PSB), desde o mês de abril passado. O não pagamento do auxílio alimentação para quem responde processos administrativos ou sindicâncias também foi discutido, mesmo esses policiais trabalharem normalmente.
"Não há justificativa legal para o não pagamento, tendo em vista que os servidores estão trabalhando normalmente e inclusive recebendo plantões extra remunerados", alegou o delegado Cláudio Lameirão. Cláudio Lima recebeu as reivindicações dos representantes dos policiais civis e ao mesmo tempoprometeu conversar com a secretária Livânia Farias. Já o delegado Isaías Olegário informou que as entidades vão aguardar o resultado do encontro dos dois secretários - Cláudio Lima e Livânia Farias para então discutiu o que ficou decidido. (Ascom)

Berguim, Djaci e Sousa Neto serão protagonistas de embate nesta sexta-feira durante debate promovido pela Rádio Boa Nova FM

O plenário da Câmara Municipal de Itaporanga servirá de palco na noite desta sexta-feira (14), a partir das 20h, para um debate com os três postulantes ao cargo de prefeito de Itaporanga promovido pela Rádio Comunitária Boa Nova FM, que pertence à Fundação Anália Rodrigues [dirigida pelo advogado e ex-vereador itaporanguense Dr. Titico Pedro].
Os três candidatos: Audiberg Alves (PTB), Djaci Brasileiro (PSDB, que concorre à reeleição), e Sousa Neto (PRB), já confirmaram presença. Do lado de fora, a militância das três candidaturas estarão aglomeradas assistindo atentamente por um telão e torcendo, lógico, pelo seu candidato. Em casa, os itaporanguense conhecerão as propostas e idéias através das ondas sonoras da emissora.

TSE não acata recurso e defere candidatura de José Paulo ao cargo de vice-prefeito em Santana dos Garrotes

O candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo petista Dr. Élio Ribeiro, no município de Santana dos Garrotes, o vereador José Paulo Filho (PMDB), pela coligação "Unidos Pela Força da Palavra", venceu mais uma ação na Justiça Eleitoral. Desta vez, a vitória foi junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É que o ministro Dias Toffoli, relator do processo, não acatou o recurso impetrado pela Coligação "Por Amor à Santana" e deferiu o registro de candidatura de Dedé de Zé Paulo, como o peemedebista é mais conhecido. 
Dedé já tinha vencido no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), porém, a coligação adversária havia recorrido junto ao TSE. Assim que foram informados, manifestantes da coligação "Unidos Pela Força da Palavra" comemoraram a decisão juntamente com o candidato. (com catingueiraonline)

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Governador Ricardo Coutinho inaugura sábado à tarde pavimentação da PB-364 e à noite participa de comício de Neguinha em Piancó

O governador Ricardo Coutinho (PSB) tem duas agendas no próximo sábado (15) no Vale do Piancó: uma administrativa e outra política. Na parte da tarde ele estará nos municípios de Aguiar e Igaracy, inaugurando a pavimentação asfáltica da PB-364; e à noite participa de um comício na cidade de Piancó em apoio a candidata do seu partido: Neguinha Tomaz, que é apoiada pela prefeita Flávia Galdino.
Ricardo Coutinho desembarca por volta das 15h, no aeródromo de Itaporanga, e depois segue para o entrocamento da BR-361 com a PB-364, que liga a rodovia federal com o aceso aos dois municípios. Às 16h, ele estará em Igaracy para ato solene que acontece também em Aguiar, já por volta das 17h. Em seguida ele se dirige para o município de Piancó, onde às 20h participa de comício de Neguinha.

Harrison garante que fechamento de escolas não prejudicou alunos

O secretário estadual de Educação, Harisson Targino, respondeu hoje as duras críticas que o governo vem enfrentando da oposição acerca do fechamento de escolas em todo o estado. De acordo com o secretário, as medidas foram necessárias para ordenar a educação no estado e proporcionar a realização de novos investimentos. "O governo fez um levantamento preliminar da situação das escolas da Paraíba e percebeu que algumas situações indevidas, como duas escolas no mesmo espaço físico, com duas direções, e até escolas instaladas na casa de professores", comentou.
Harrison destacou que o governo teve a percepção de que alguns dos espaços eram inadequados e não tinham as condições mínimas para a realização do processo e ensino aprendizagem. "Foi feito então um reordenamento de escolas para garantir a permanências dos alunos. Nenhum aluno ficou sem escola, nenhum professor foi demitido ou retirado", pontuou. O secretário ainda informou que, em 2012, a rede estadual abriu mais 36 mil vagas de ensino médio e proporcionou aumentos do número de salas de aulas, com mais 130 salas.
"Também tivemos aumento nas redes municipais, através do Pacto pela Educação, quando o governo propiciou quase 300 novas salas de aulas", disse. Targino disse ainda que serão investidos mais R$ 30 milhões em obras físicas da rede este ano serão para a melhoria das escolas em todo o estado.

Audiência na CCJ da ALPB discutiu melhorias para a Polícia Militar

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembléia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, ontem (12), uma audiência pública para discutir as reivindicações sobre o regulamento disciplinar da Polícia Militar da Paraíba e do Corpo de Bombeiros; o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da categoria e a promoção imediata. O deputado Janduhy Carneiro (PEN) foi o autor da sessão. “O apoio da ALPB está sendo uma semente que estamos plantando para que a gente continue a caminhada em busca de melhorias”, disse o representante da Polícia Militar, coronel Maquir Alves Cordeiro.
Segundo o Subcomandante da Polícia Militar, coronel Francisco de Assis Castro, é necessária uma mudança na legislação disciplinar da categoria, que é de 1967, época do regime de recessão. Ele alega que o regulamento está ultrapassado. “Essa audiência foi muito pertinente, pois nosso regulamento disciplinar se encontra desatualizado para o período em que estamos vivendo. Não admitimos que ainda exista prisão somente porque um policial chegou atrasado, faltou o trabalho ou deixou de prestar uma continência”ressaltou.
A deputada Daniella Ribeiro (PP) destacou que há uma preocupação dos representantes da CCJ em se posicionar na defesa dos servidores públicos. “Estamos nos adiantando, pois há rumores de que está para chegar um projeto do governo que altera a questão do PCCR e da promoção imediata. Então a Comissão convocou esta audiência para que possamos nos posicionar contra qualquer ato que possa prejudicar estes trabalhadores”, frisou. A audiência também contou com a representação da Câmara Federal, através do deputado major Fábio Rodrigues (Democratas), que criticou a situação dos profissionais de segurança do Estado e alegou que não é recebido pelo governo para discutir melhoria no salário da categoria. “Precisamos ser convidados para sessões como esta, para que a gente possa ser ouvido e respeitado”.
As reivindicações elaboradas pelos policiais e bombeiros serão encaminhadas para o Governo do Estado com o objetivo de encontrar soluções. “Nós vamos enviar tudo o que foi discutido para o governador, como forma de cobrar as pretensões ditas nesta reunião”, disse o deputado Janduhy. A sessão foi presidida pelo deputado Janduhy Carneiro (PEN) e contou com a presença do deputado Vituriano de Abreu (PSC), deputado Trócolli Júnior (PMDB), deputada Daniella Ribeiro (PP), deputada Olenka Maranhão (PMDB), deputado federal, Major Fábio Rodrigues (DEM); Subcomandante da Polícia Militar, coronel Francisco de Assis Castro; Sargento Robson Marques Xavier; Presidente do Clube dos Oficiais, coronel Francisco de Assis silva; Conselheiro dos Direitos Humanos da Polícia, Astronadc Pereira de Moraes; Presidente da Caixa Beneficente, Coronel Maquir Alves Cordeiro e o Corregedor da Polícia Militar, Major Jarlan Cabral Fagundes. (Ascom)

Juíza da 33ª Zona de Itaporanga defere registro de Thais, como nova vice, e Berguim tem candidatura liberada pela Justiça Eleitoral

O ex-vereador e candidato a prefeito de Itaporanga, Audiberg Alves (PTB) entra em contato com o Blog para informar que sua candidatura foi deferida pela Justiça Eleitoral, fato ocorrido nesta quinta-feira (13) com a decisão da Juíza Eleitoral da 33 Zona de Itaporanga, Dr Andrea Carla Galdino, que deferiu o registro da jovem Thais Rodrigues Medeiros como a nova candidata a vice na chapa encabeçada pelo petebista, em substituição ao seu avô, o ex-prefeito Will (PTB), que teve registro negado pela Corte Eleitoral.
Berguim estava com uma candidatura sub-judice, já que aguardava julgamento do recurso ao TRE à cerca da decisão em primeira instância que barrou a candidatura de seu vice, o que consequentemente prejudicara a sua. Coma a informação no site do TRE-PB ainda permanecia a mesma, entretanto, será atualizada nas próximas horas já que o caso foi reformado. Berguim encontra-se ainda internado na cidade de Patos, desde a última segunda-feira (10) quando teve forte crise de gastrite. Ele informa que receberá alta ainda hoje e retorna amanhã para Itaporanga, quando participa de debate.
"Estarei em Itaporanga amanhã, recuperado de saúde, para participar do debate e abraçar os correligionários, os quais quero tranquilizar já que nossa candidatura está em perfeitas condições perante a Justiça Eleitoral", disse. Berguim teve seu nome incluído na lista divulgada pelo TRE, na última terça-feira (11), informando sobre o balanço do julgamentos dos registros de candidaturas. A Corte julgou mais de 600 recursos e 235 candidatos tiveram o registro indeferido, sendo 26 ao cargo de prefeito, 14 a vice-prefeito e 195 ao cargo de vereador.

Ex-prefeito Alexandre Braga informa que irá recorrer ao TSE da decisão que barrou sua candidatura tomada pelo TRE-PB

Candidato a Prefeito de Conceição afirma que vai recorrer da decisão do TRE
O ex-prefeito de Conceição Alexandre Braga (PDT) anuncia que irá recorrer da decisão tomada pelo TRE-PB que indeferiu sua candidatura modificando decisão da primeira instância, que havia liberado o registro do pedetista. Ao saber saber da decisão da Corte Eleitoral paraibana, Alexandre reuniu todos os candidatos a vereador da coligação 'A Esperança que se Renova' e ao lado do candidato a vice-prefeito, Dr. Cícero, recebeu o apoio para recorrer e continuar na disputa.
Segundo Alexandre, seus advogados liderados pelo advogado Johnson Abrantes o tranquilizou com relação ao seu caso, já que há no tribunal Superior Eleitoral (TSE) a jurisprudência é favorável. Alexandre teve seu registro de candidatura indeferido por 5 votos a 1. Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral entenderam que o candidato teve contas reprovadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), por irregularidades insanáveis configuradoras de ato de improbidade administrativa, de que trata a "Lei da Ficha Limpa".

Funasa reúne prefeitos contemplados, dentre os quais cinco do Vale do Piancó, com cisternas para assinatura de Termo

Nesta quinta-feira (13) a *Funasa*, por meio da Superintendência Estadual na Paraíba (Suest/PB), reúne os municípios beneficiados com cisternas no Programa Brasil sem Miséria (PBSM). A reunião acontece às 14h no auditório da Suest/PB e tem como objetivo firmar o Termo de Compromisso (TC) entre as prefeituras municipais e a Funasa. Na reunião 16 prefeitos assinarão os TC para a construção  de cisternas no semi-árido paraibano. As municipalidades que receberão as obras são as seguintes; Alcantil, Boa Ventura, Bom Sucesso, Brejo do Cruz, Campina Grande, Campo de Santana, Conceição, Congo, Cuité, Diamante, Mato Grosso, Nova Floresta, Santana de Mangueira, São Bento, São José de Espinharas, e Serra Grande. (Ascom)

Mandado de segurança impetrado pela OAB-CG, suspende realização de seleção pública para o preenchimento de 18 vagas para 'Juiz Leigo''

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, decidiu, ontem, suspender para análise e posterior decisão final a realização da seleção pública para o preenchimento de 18 vagas no cargo de Juiz Leigo, que seria realizada no próximo domingo, dia 16 de setembro, a partir das 8h. A decisão veio em decorrência do Mandado de Segurança nº 999.2012.001006-4/001, impetrado pela Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Campina Grande, que impugnou um dos itens do Edital nº 03/2012, que trata da exigência do exercício da advocacia para a habilitação dos candidatos.
Na nota divulgada pela Presidência do TJPB, o desembargador Abraham Lincoln determina “a suspensão sine die da seleção pública para o provimento de encargo de Juiz Leigo, disciplinado pelo Edital 01/2010, retificado pelo Edital nº 03/2012,” assim como, “que se comunique ao CESPE a decisão sobre o sobrestamento sine die do procedimento seletivo, que se publique aviso no site do Tribunal de Justiça, como forma de evitar prejuízos aos candidatos inscritos no certame, e ainda, que se dê ciência ao Relator do Mandado de Segurança”. O cargo de Juiz Leigo possui atuação nos juizados especiais e de conciliação. A remuneração mensal é de R$ 3.300,00.
Por sua vez, o presidente da OAB de Campina Grande, advogado José Fernandes Mariz, afirmou que o edital divulgado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba “fere de morte as prerrogativas dos advogados previstas no art.7°, da Lei n° 9.099/95”. Segundo ele, a lei determina que só pode concorrer ao cargo de Juiz Leigo quem exerce a atividade jurídica por mais de cinco anos.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Grupo Alemão quer explorar ouro numa área que abrange os municípios de Itaporanga, Piancó, Igaracy e Aguiar; Empresa multinacional All Ore Mineração, realizou estudos preliminares, e planeja iniciar sondagem da área nos próximos meses

A empresa multinacional alemã All Ore Mineração quer explorar ouro no Sertão da Paraíba. O comunicado oficial da empresa explicou que, após estudos preliminares, foram encontrados resultados satisfatórios em ouro ao longo de 24 km numa área que abrange os municípios de Igaracy, Piancó, Aguiar e Itaporanga. Ao todo, foram identificados seis alvos pelo 'Projeto Igaracy 1'. Segundo texto, a mineradora planeja iniciar, agora, campanha de sondagem da área nos próximos meses.
Os resultados das amostras de solo do primeiro alvo (Alvo Damião) apresentaram anomalias (presença) para ouro ao longo de mais de 1.200 metros de profundidade. O que significa, segundo o pesquisador e geólogo Aderaldo Ferreira, que foram identificadas concentrações do minério que exigem um nível de pesquisa mais avançado. “Se os estudos apontam para um resultado satisfatório, surge a necessidade de maiores investimentos para aprofundar as pesquisas para depois partir para a exploração, mas, até lá, leva um tempo”. Segundo a mineradora, as amostras de solo coletadas nos outros cinco alvos estão no laboratório em processo de análise.
Para o engenheiro de minas, José Soares Brito, esse tempo pode durar de cinco a dez anos. “A sondagem é a segunda parte do processo e passar para ela não quer dizer que exista uma reserva. No entanto, se houver novos resultados positivos, vem o cálculo da reserva de minério e o estudo de viabilidade de extração. Por isso uma boa pesquisa leva anos para terminar. É um processo delicado, mas o Estado tem, sim, um potencial e esperamos que eles encontrem bastante ouro na Paraíba”, diz. No relatório dos estudos, a empresa registra a área do município de Igaracy como tendo excelente logística para a exploração, em virtude do acesso pavimentado. 
A All Ore acrescenta que há 39 pedidos de exploração para uma área adjacente ao 'Igaracy 1', de aproximadamente 64 mil hectares. Outro ponto a favor da cidade paraibana é a distância de 180 quilômetros e de 310 quilômetros para os aeroportos de Juazeiro do Norte, no Ceará, e de Campina Grande, respectivamente. A multinacional classificou como 'bastante satisfatórios' os estudos de geoquímica e geofísica do projeto paraibano e apresentou ainda uma foto na qual havia minério contendo ouro em filão de quartzo na área de Igaracy.
A All Ore Mineração, companhia controlada por investidores alemães, é a antiga Steel do Brasil. Em junho, a All Ore comprou a Zanka 06 para obter os nove alvarás de pesquisa de ouro na região de Igaracy, na Paraíba. Em junho, ela anunciou dois novos contratos. A compra de áreas de pesquisa de ouro estimadas em 25 mil hectares no rio Tapajós, no Pará. Sobre o potencial geológico, o relatório do Projeto Igaracy 1, da All Ore, diz que a região paraibana possui um histórico de produção informal de ouro e potencial geológico, avaliado pela mineradora Coffey.
Segundo o pesquisador Aderaldo Ferreira, a exploração de ouro na Paraíba tem potencial antigo. “A atividade começou mesmo na segunda metade do século 19, em Princesa Isabel. Mas até hoje se garimpa ouro no Estado. Em 1941, começaram a explorar a Jazida de Itajubatiba que rendeu uma enorme quantidade de ouro que até hoje não se sabe quantas toneladas”, acrescenta. Para o auditor fiscal e estudioso Jamaci Rocha, o grande problema da exploração do minério na Paraíba está relacionado à produção informal, citada no relatório da All Ore. “Há ouro aqui, mas por falta de cuidado administrativo, digamos assim, esse garimpo vive na informalidade”, conclui.

Ex-prefeito de Conceição, Alexandre Braga tem registro de candidatura negado pelo TRE que aceitou impugnação apresentada pelo Ministério Público Eleitoral, com base na Lei da Ficha Limpa.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) barrou ontem a candidatura de Alexandre Braga Pegado à Prefeitura de Conceição. Os membros da Corte modificaram a sentença de primeiro grau que havia deferido seu registro. Os advogados vão recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ex-prefeito de Conceição, ele teve a candidatura impugnada pelo Ministério Público Eleitoral e pela coligação “Feita pelo povo que ama Conceição”, sob o argumento de que estaria inelegível com base no artigo 1º, inciso I, alínea "g", da Lei da Ficha Limpa, que prevê oito anos de inelegibilidade para os que tiveram contas rejeitadas por irregularidade insanável, que configurem ato doloso de improbidade administrativa.
Segundo consta no processo, o Tribunal de Contas do Estado julgou irregulares as contas de Alexandre Braga, de 2001 a 2008, quando exercia o cargo de prefeito. O juiz de primeiro grau afastou a inelegibilidade por entender que as contas de 2001 a 2006 foram aprovadas pela Câmara Municipal. Nas demais contas (2007 e 2008), ele obteve provimento judicial suspendendo os efeitos da rejeição.
Ele também teve a candidatura impugnada com base em condenação do Tribunal de Contas da União, que julgou procedente representação por fraude em licitação, resultando na pena de multa e inabilitação para o exercício de cargo em comissão no âmbito da administração pública federal pelo prazo de cinco anos. O juiz de primeiro grau entendeu que como não se tratou de rejeição de contas, o candidato estaria apto a disputar as eleições. “Inclusive o pretenso candidato Alexandre Braga Pegado apresentou certidão do TCU declarando a inexistência de contas rejeitadas”, afirmou o juiz.
Segundo o advogado Edward Jonhson, que atuou em favor do ex-prefeito, o TRE reformou a sentença de primeira instância só com relação ao caso julgado pelo TCU. Ele sustenta a tese de que esse caso não se enquadra na Lei da Ficha Limpa. A dados de hoje as candidaturas consolidadas pela Justiça Eleitoral são as Nilson Lacerda (PSDB) e da prefeita Vani Braga (PSD), esta última candidata à reeleição.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

PTN pede cassação de Toinho do Sopão por infidelidade

O diretório estadual do PTN ingressou com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba pedindo a cassação do mandato do deputado estadual Toinho do Sopão (PEN) por infidelidade partidária. O parlamentar trocou de partido no início de julho. No Diário da Justiça desta terça-feira (11) foi publicado um despacho do juiz Miguel de Britto Lyra dando um prazo de cinco dias para Toinho apresentar defesa.
Antes de mudar de partido Toinho foi ameaçado de expulsão por parte do PTN. O presidente do partido na Paraíba, Fábio Agra, contestava a decisão do deputado de apoiar a candidatura de Cícero Lucena (PSDB) à prefeitura de João Pessoa enquanto o partido oficialmente decidiu pela coligação com Estelizabel Bezerra (PSB). Agra também tirou Sopão do cargo de presidente do PTN em João Pessoa.
Agora na presidência do PEN na capital paraibana, Toinho disse que a ação do PTN é uma perseguição de Fábio Agra contra ele. “Minha troca de partido foi totalmente dentro da lei”, disse. O deputado destacou que foi para uma sigla que estava em formação e por isso a ação do PTN não tem fundamento. “ Eu não devo nada a esse partido (PTN)”, completou garantindo que está tranquilo.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Câmara de Conceição aprova novos salários para próxima legislatura estimando valor de R$ 16 mil para prefeito e R$ 6 mil para vereador

Em sessão ordinária realizada na manhã desta segunda-feira (10) a Câmara Municipal de Conceição, teve como objetivo, dentre outros, votar o aumento dos novos subsídios dos cargos de Prefeito, Vice-Prefeito, Vereadores e Secretários Municipais, para a nova legislatura e governo que se iniciam a partir de janeiro vindouro. Projetos que, inclusive,  estão sendo analisados e votados por todas as câmaras municipais seguindo orientação do Tribunal de Contas do Estado, encaminhada para as respectivas casas legislativas.
Pois bem, em Conceição foi aprovado por unanimidade dos oitos vereadores presentes à votação, durante a sessão, o novos salários/teto que passarão a valer a partir de janeiros e que ficaram assim definidos: Prefeito - R$ 16 mil; Vice-Prefeito - R$ 8 mil; Vereador - R$ 6 mil; e Secretários Municipais - R$ 4 mil. "A votação aconteceu na mais perfeita ordem e o projeto foi aprovado por unanimidade, mantendo decisão tomada em reunião de líderes, ocorrida anteriormente. Lembrando que tratam-se de tetos salariais", comentou, em contato com o Blog, o presidente Nego de Sevi.

Vereadora Nena Martins conclama candidatos a varrer 'lixo' que encobre as ruas de Conceição

Durante a sessão da Câmara Municipal de Conceição, na manhã de hoje, um fato que chamou a atenção foi a saída do plenário da vereadora Nena Martins (PPS) por não concordar com 'assuntos' que estavam sendo tratados na reunião de líderes, realizada minutos antes pela Mesa Diretora da Casa. Nena afirmou que saiu do plenário porque teve a palavra cortada pelo presidente Nego de Sevi (PMDB). 
De acordo com a parlamentar-mirim (foto), ela lançou na oportunidade uma campanha para 'limpar' a cidade de Conceição dos malfeitos e do lixo. Para tanto convocou todos os candidatos [a prefeito e vereador] para juntos "pegar a vassoura e varrer as ruas da cidade". "Conceição esta coberta de lixo por todos os lados, por isso, nos próximos trarei centenas de vassouras para fazermos uma limpeza na cidade", disparou Nena.
Em contato com o Blog, o presidente da Casa, vereador Nego de Sevi, disse que abriu o espaço quando a vereadora requereu mas que seu pronunciamento não foi entendido pelos demais pares e como o expediente estava cheio teve que interver para continuar a sessão, deixando assuntos outros para o tema livre que acontece após a votação de projetos.

PSB pressiona e ex-prefeito Will decide apoiar candidatura a vereador de Neném de Adailton em Itaporanga

O ex-prefeito de Itaporanga Will Rodrigues (PDT) recebeu em sua residência neste domingo (9) o diretor da AESA, Chico Lopes, para uma reunião, contando ainda com a participação de Domingo Sávio e Zé Armando, respectivamente filho e neto de Will, oportunidade em que ficou decidido que o ex-prefeito irá apoiar agora a candidatura de Neném de Adailton (PSB), na disputa por uma vaga de Vereador em Itaporanga. Já que o seu neto [Zé Armando] teve seu registro indeferido pelo TRE-PB.
Oficial do Corpo de Bombeiros, Neném de Adailton tem mostrado na presente campanha eleitoral uma grande e forte e$trutura montada para chegar a conquistar um mandato no legislativo-mirim local. Fazendo parte da coligação 'Renovar, É Preciso', Neném de Adailton passa a partir de agora a consolidar sua caminhada na disputa que trava internamente na referida coligação [com os petebistas Hélio do Bar e Ubiramar] em busca da eleição.
No resumo, ficou evidente o jogo de interesses onde foi imprimido a pressão do PSB em cima do apoio do ex-prefeito. Com isso, Neném ganha um reforço substancial a sua candidatura e Will terá uma votação para dizer que foi toda sua...  

Grave acidente entre Itaporanga e Diamante deixa vítima fatal e vários feridos; O ex-prefeito Dr. Odoniel, que seguia em um dos veículos teve fraturas expostas nos braços e pernas; Dão Ramos, irmão do vereador Vicente Ramos [de Conceição] morreu no local

Informação chegada ao Blog dá conta de que ocorrera instantes atrás um grave acidente automobilístico na rodovia que liga Itaporanga a Diamante envolvendo o veículo que conduzia o médico e ex-prefeito Dr. Odoniel Mangueira (PSDB), que tem a esposa [dona Carmelita] candidata a prefeita de diamante, e um outro veículo com pessoas que seguiam em sentido Conceição à Patos. Dr. Odoniel seguia de Itaporanga para Diamante.
A colisão foi frontal entre os dois veículos, um dos quais ficou carbonizado. O resultado foi o de uma vítima fatal, conhecido por Dão Ramos que é irmão do vereador conceiçoense Vicente Ramos [que recebeu a informação durante sessão que era realizada na Câmara Municipal de Conceição]. Há informação de que outra pessoa teria morrido no local, mas faltando chegar...
Quanto ao médico Dr. Odoniel, ele teve fraturas expostas nas pernas e nos braços, ambos quebrados, chegou consciente ao Hospital distrital de Itaporanga onde recebeu primeiros atendimentos médicos e, em seguida,  foi conduzido pelo SAMU para Campina Grande.
Mais detalhes em instantes...

Alexandre Braga promoveu arrastão pelas ruas de Conceição

 
A Coligação 'A esperança que se Renova', que tem como candidato a prefeito de Conceição, o ex-prefeito Alexandre Braga (PDT) e a vice Dr. Cícero, com a participação de candidatos a vereadores do referido bloco realizaram no último dia 06, do corrente, uma grande manifestação política com a presença de milhares de correligionários e simpatizantes cobrindo assim de azul as principais ruas da cidade. O evento começou por volta das 18h, com saída de um arrastão do Bairro Novo Horizonte, nas proximidades da Capela de São Francisco, e percorreu várias ruas com destino ao comitê central de campanha, localizado na Avenida Solon de Lucena, no centro de Conceição. Falaram no comício, o deputado federal Wilson Filho (PMDB), o deputado estadual Juthay Menezes, os candidatos Alexandre e Dr. Cícero, além dos candidatos a vereadores da coligação. (com fotos de ConceiçãoVerdade)

Jovem de Patos é convocado para seletiva do Big Brother Brasil 13

O jovem Gleisiton Vale de Figueiredo, 22 anos, mais conhecido como Tom, será um dos entrevistados para participar do Big Brother Brasil 13. A entrevista acontecerá em Salvador – BA. Tom é natural de São Gonçalo – RJ e reside na cidade de Patos há três anos. A expectativa do jovem é de que durante a entrevista ele se sobressaia devido a sua história de vida e também pela cidade de Patos ir para o cenário nacional com a história da Galinha Rafinha.
A história de vida do jovem chamou a atenção da produção do Reality Show. De origem humilde e vindo do Rio de Janeiro, Tom começou a dar aula de música aos 15 anos de idade nas escolas da “Cidade Maravilhosa”. Seu espirito de aventura o trouxe até Patos após um relacionamento virtual. Tom se adaptou rápido a cidade de Patos e vive graças ao apoio recebido em Patos.
Gleisiton estará no próximo dia 12 de setembro sendo entrevistado pela produção do Big Brother Brasil. A entrevista acontecerá na cidade de Salvador-BA. A história de vida do jovem despertou o interesse da produção do Reality Show e fez com que fosse dada a ele a oportunidade de ficar cara a cara com a produção do BBB e tentar uma vaguinha na casa mais vigiada do Brasil. “Pra mim é um momento mágico! Mesmo que seja apenas para uma entrevista, sem a certeza que vou entrar ou não na casa já fico muito feliz, pois sei o quanto é difícil ser convocado para uma entrevista com a equipe do BBB. São milhares de inscritos. Torcida não vai faltar! Minha cidade natal tem mais de 1 milhão de habitantes e Patos mais de 100 mil”, relatou Tom.
Nessa próxima edição, o BBB terá apenas 10 participantes, dos quais 6 serão Ex-BBB’s. Segundo a produção haverão seis casas de vidro, cada uma delas com 4 candidatos espalhadas pelo brasil. (com patosonline)

Correligionários de Dr. João Filho e de Leonice também saíram às ruas de Boa Ventura e enchem comícios das oposições

Os dois candidatos que representam a oposição em Boa Ventura, também, realizaram atividade de campanha neste final de final passado. Na sexta-feira (7) a candidata Leonice Lopes (PSDC), apoiada pelo ex-prefeito Fábio Arruda, realizou mais um comício que reuniu toda sua coligação. Já no sábado (8), foi a vez do médico João Filho (PTB), que tem como candidato a vice o advogado Raminho, colocar o bloco na rua e ao lado dos candidatos de sua coligação promover uma grande caminhada pelas ruas da cidade demonstrando o acirramento da campanha naquele município. (com Ascom)
 

Militância lota praça durante comício de Miguelzinho,em Boa Ventura


Inúmeras manifestações políticas foram realizadas durante o dia de ontem (9) em Boa Ventura por correligionários que apoio a candidatura de Miguelzinho (PMDB), à prefeitura local e que recebe o apoio do atual prefeito [já reeleito] Dudu Pinto (PSDB). No início da noite, no comitê de campanha, aconteceu a  concentração de toda a militância que saiu em um arrastão pelas ruas da cidade. Carregando bandeiras, faixas e banners, a multidão gritava o nome de Miguelzinho. Já no palanque montado para o comício, o prefeito Dudu Pinto pediu aos boaventurenses que elegessem seu candidato para dar o bem da cidade, enquanto isso, o próprio Miguelzinho expôs suas idéias durante sua fala. "Trarei mais desenvolvimento para esta terra que tanto amo, nasci aqui, sou filho desta terra, e é por isso que luto por meu povo seja aqui ou na Capital. Sempre dei o melhor de mim aos meus conterrâneos e neste momento tão importante da minha vida fico emocionado em saber que poderei representá-los no executivo municipal", disse. (com diamanteonline)

Governador Ricardo Coutinho aparece andando de carroça de burro em bairro da Capital durante atividade de campanha do PSB

Pessoalmente empenhado na campanha da ex-secretária de Planejamento de João Pessoa, Estelizabel Bezerra (PSB), à prefeitura da Capital, o governador Ricardo Coutinho (PSB) chamou atenção neste domingo (8) ao circular pelas ruas da cidade apeado numa carroça de burro. Foi durante bicicletaço no Bairro de Mandacaru. Depois de algumas pedaladas, o governador trocou a bicicleta pelo veículo de tração animal. (com LuísTôrres)

Estão abertas inscrições para concurso da Prefeitura de Olho D'água

Estão abertas as inscrições para o novo concurso  público da prefeitura de Olho D'Água (PB). Estão sendo oferecidas 63 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários ainda não foram divulgados, mas vão obedecer às determinações constitucionais vigentes e à Lei Complementar Municipal nº 04/2012, de 6 de junho de 2012.  Os cargos de nível superior são para assistente social, auditor de convênio, enfermeiro PSF, farmacêutico, fisioterapeuta, médico veterinário, nutricionista, odontólogo PSF, psicólogo, professor de educação básica II de ciências, geografia, inglês e matemática e supervisor educacional.    
Já as vagas de nível médio são para auxiliar de consultório dentário, técnico de vigilância sanitária e também técnico em enfermagem. Os postos de nível fundamental são para agente administrativo, eletricista, motorista "D", tratorista e vigia. As inscrições vão até o dia 17 de setembro na Secretaria de Administração da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A taxa é de R$ 35,00 para nível fundamental, R$ 40,00 para médio e de R$ 52,00 para superior.
 

domingo, 9 de setembro de 2012

Correligionários de Marcília promovem arrastão pelas ruas de Diamante

Várias manifestações políticas, durante todo o dia de ontem, foram promovidas por correligionários da candidata Marcília Mangueira (PMDB), à Prefeitura de Diamante. Quando a noite chegou a programação foi realizado uma caminhada pelas ruas e avenidas da cidade, denominada de 'Arrastão da Paz', levando uma faixa vermelha simbolizando o nome que a coligação ganhou. Ao término do arrastão, foi realizado um comício relâmpago onde os candidatos a vereadores da coligação puderam expor seus projetos de mandato. Ao usar a palavra, a candidata disparou: "Como disseram, spu mulher de poucas palavras, e de muitas ações". Já o prefeito [reeleito] Hércules Mangueira (PMDB) agradeceu aos participantes do evento enfatizando: "Somos formiguinhas vermelhas, samos da paz". (com Diamanteonline) 
Marcília e Hércules Mangueira, tendo a avenida lotada de correligionários ao fundo

Prefeitura de Catingueira inaugura Parque de Exposição e Rodeios

 
A Prefeitura Municipal de Catingueira inaugurou anteontem (7) o Parque de Exposição e Rodeios 'Eduardo Félix'. A obra é uma parceria do Governo Federal com o Municipal e fica localizada no Sítio Açude, cerca de 16km [a norte] de distância da cidade. O parque leva este nome em homenagem ao senhor Eduardo Félix de Sousa, antigo morador daquela região que era conhecido pela realização de grandes vaquejadas. A inauguração aconteceu logo após a celebração de uma missa. Em seguida, foi dado início a preparativos para a realização da primeira grande vaquejada no parque, organizada pelo senhor Pedro Jorge. Amantes de vaquejadas de vários cantos da Paraíba, e até de outros estados, estiveram prestigiando o evento, segundo os organizadores, que contou com 600 senhas vendidas. 
Além de uma grande pista de corrida o local é composto por uma churrascaria, uma sala administrativa, uma quadra de festa e um grande espaço para estacionamento de veículos. De acordo com o prefeito Edivan Félix (PR), o parque foi construído no Sítio Açude devido a indisponibilidade de terrenos próximos da cidade: "A Prefeitura, na época, tentou por várias vezes realizar a obra em um local mais próximo da cidade, mas não obteve êxito", comentou o gestor. 
Várias bandas se apresentaram no parque durante os dois dias de festa. Na sexta-feira, a animação ficou por conta do Forrozão SA e a dupla Sirano e Sirino; a segunda noite (sábado) foi encerrada ao som de Matéia do Forró, Rogério do Acordeon e Banda Valeu o Boi, numa realização da Agyttus Produções Artísticas. (com catingueiraonline)