sábado, 13 de outubro de 2012

Surpresas na composição das câmaras de Conceição e Boa Ventura

Em vários municípios do Vale do Piancó o resultado extraído das urnas no último domingo (7) traz uma série de surpresas concernente à composição das câmaras municipais, a partir de janeiro vindouro. Um caso nítido é o de Conceição onde não obtiveram êxito nas urnas os atuais vereadores Nego de Sevi [atual presidente da Câmara Municipal], Stherlan Emanuel e Nena Martins. 
Os eleitos foram: Marcílio Ildson de Lacerda (737 votos), Iranilda Sabino Bezerra (573 votos), Raimundo Alves de Sousa (567 votos), Valdemir Berto Viturino (535 votos) e Francisco Pereira Sobrinho (503 votos), ambos do PSDB; Roberto Cirilo Vieira (539 votos), Luis Paulino Neto (505 votos) e Vicente Oliveira Fernandes (434 votos), do PRB; O petista Flávio Mangueira Belmiro (593 votos); Marizete Candido Prudêncio da Silva (567 votos), do PSD; e Edvaldo Vieira Ramalho (468 votos), do PR.
Já no município de Boa Ventura, a surpresa foi a não recondução do vereador Enoque Abílio que detinha uma das campanhas mais bem estruturadas, segundo comentam-se. Lá os eleitos foram: Antônio Bento da Silva Neto (301 votos), Antônio Joaquim Madalena (235 votos) e João Carlos Moura (230 votos), ambos do PSDB; José Ribamar Prudêncio Rodrigues (261 votos), do PSDC; José Gervázio Júnior (247 votos), do PRB; Jefferson Paulo de Marrocos (213 votos), do PSD; Thalles Sousa de Oliveira (205 votos), do PTdoB; Clério Alves de Carvalho (204 votos), do PP; e Cícero Jacinto da Silva - Micoca (203 votos), do PCdoB.

Marido e Mulher, moram em Cajazeiras, são eleitos prefeitos no Ceará

Casal da PB gera dois eleitos prefeitos no Ceará
 Um caso de amor, em que a política é um forte componente. Em Ipaumirim e Umari, na região Centro-Sul do Ceará, os prefeitos eleitos - Wilson Alves de Freitas (Puíca) e Mirineide Pinheiro Moura (Neide) - são casados e vão passar boa parte do tempo em cidades diferentes quando assumirem os cargos. Ipaumirim e Umari são separadas pelo município de Baixio.
Os dois moram em Cajazeiras, que faz divisa com o Ceará. No município paraibano, eles vivem com as duas filhas adolescentes são empresários e proprietários da Funerária São Sebastião. Wilson Alves de Freitas, mais conhecido como Puíca, diz que o "caso de amor" é antigo: foram 12 anos de namoro e 17 de casamento. Ele, de uma família de tradição política, conheceu Neide quando ela ainda era agente de saúde, em Umari. Namoraram, casaram, tiveram filhos e perceberem que estava na hora de novos desafios.
Primeiro, Neide foi candidata a prefeita de Umari, em 2008, mas não conseguiu ser eleita. Nova tentativa em 2012 e, desta vez, com a candidatura do marido em Ipaumirim, resultando na vitória dos dois. E um detalhe: por partidos políticos diferentes. Puíca, pelo PR, e Neide, pelo PSB. O município de Ipaumirim está separado de Cajazeiras, na Paraíba, por 32 quilômetros. Já Umari fica um pouquinho mais longe: 50 quilômetros. Puíca encara a situação com bom humor e diz que a distância não vai ser empecilho para um casal que já passou por tanta coisa junto. Mas, segundo ele, é preciso que haja umanegociação envolvendo a mulher e as duas filhas, para que nenhum deles seja privado da companhia do outro por muito tempo.
Em tom de brincadeira, ainda lamenta que a filha mais velha, de 15 anos, não tenha idade suficiente para disputar a prefeitura de Baixio, o município que separa Ipaumirim de Umari. "Seria perfeito", diz. Em Ipaumirim, Puíca teve 4.069 votos, que o que representou 54.38% dos votos válidos. Já Neide, teve desempenhos semelhante: conquistou 53,76% dos válidos, com um total de 2.738 votos. (com G1)

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Agradecimentos do prefeito eleito de Itaporanga Audiberg Alves

Prefeito eleito de Itaporanga, o professor/Doutor e ex-vereador Audiberg Alves de Carvalho (PTB), expressou por meio de mensagem, a alegria de ter conseguido vencer o pleito eleitoral deste ano. Confira o texto dirigido a todos os itaporanguenses:

"Meu amigos e minhas amigas de Itaporanga.

Nestas breves palavras, desejo expressar minha gratidão ao povo de minha terra que me elegeu prefeito para os próximo quatro anos.
Não foi fácil vencer todas as dificuldades que se impuseram à nossa candidatura, mas Deus assim o quis e, por Sua Soberana Vontade, Taís e eu fomos eleitos pela decisão popular.
Agora é hora de descer do palanque e iniciar um novo governo, que deve ser voltado para todos, indistintamente, sem olhar o voto de cada um. Desejo governar Itaporanga dando sempre o melhor de mim, pois só assim poderei retribuir a imensa confiança que foi depositada em minhas mãos.
Por conta disso, quero entregar meu Governo e minhas ações ao Santo Espírito de Deus, que tudo rege, que tudo governa, para que nosso povo possa ter e desfrute de muita prosperidade, paz e concórdia.
Aproveito a ocasião para pedir a todos que, assim como fizeram na campanha, continuem agora suas orações para o bom sucesso da cirurgia que farei na semana que vem.
Confio-me à Virgem da Conceição, nossa Padroeira, e às orações de todos.

Obrigado, Itaporanga.

Audiberg Alves de Carvalho - Berguim"

Tribunal de Justiça da Paraíba escolhe segunda-feira novo Desembargador

O Pleno do Tribunal de Justiça (TJ) se reúne em sessão extraordinária na próxima segunda-feira, a partir das 16h, para a eleição do novo desembargador, que assumirá na vaga do desembargador Manoel Monteiro, aposentado no final de agosto. A escolha será feita pelo critério de merecimento. A posse será um dia após a eleição, ou seja, na terça-feira, dia 16, a partir das 16h, na sala de sessões do tribunal.
A vaga está sendo disputada pelos juízes Wolfran da Cunha Ramos, Miguel de Britto Lyra Filho, Carlos Antônio Sarmento, Leandro dos Santos, Tércio Chaves de Moura, Aluízio Bezerra Filho, Josivaldo Félix de Oliveira, Francisco Francinaldo Tavares, Marcos William de Oliveira, Vanda Elizabeth Marinho, Onaldo Rocha de Queiroga e Horácio Ferreira Melo Junior.
O processo de escolha será feito por meio de votação aberta, nominal e fundamentada. Os desembargadores indicarão em lista tríplice os nomes dos candidatos ao cargo. Serão classificados para a composição da lista tríplice os juízes que obtiverem, no primeiro escrutínio, a maioria absoluta dos membros do TJ. Não completada a lista no primeiro escrutínio, será realizado um segundo, onde serão classificados os juízes que obtiverem maioria simples de votos.
De acordo com a Lei de Organização Judiciária (Loje), “é obrigatória a remoção, a promoção ou o acesso do juiz que figurar por três vezes consecutivas ou cinco vezes alternadas em lista de merecimento”. Dentre os magistrados que disputam a vaga, apenas o juiz Leandro dos Santos já figurou por duas vezes consecutivas na lista de merecimento. Pelo critério previsto na Loje, ele é o que tem mais chances de ser promovido ao cargo de desembargador. A Corte do Tribunal de Justiça da Paraíba é composta de 19 desembargadores.

Agradecimentos do prefeito de Itaporanga Djaci Brasileiro...

Minha querida FAMÍLIA 45....

Hoje mais do que nunca quero AGRADECER por tudo que vivemos e compartilhamos ao longo desses 3 últimos meses... Tenho certeza que fiz tudo que pude para que Itaporanga progredisse e se desenvolvesse ao longo desses 3 anos e 9 meses. Sei que muitas foram as falhas, mas sei também que meus acertos foi o que beneficiou a população e exatamente por isso tenho minha consc
iência tranquila.
Quero que vocês saibam que não me sinto mal por ter perdido a eleição, pois sei que DEUS, em sua infinita sabedoria, sabe o que faz e se essa foi a sua vontade é porque algo muito melhor está reservado para minha vida. Quero ainda pedir para que vocês ergam suas cabeças e saibam que continuo aqui com as portas de minha casa sempre abertas para atender a todos que precisarem de mim... Deixarei de ser o PREFEITO no dia 31 de dezembro de 2012, mas serei eternamente o AMIGO de todas as horas de cada um de vocês.
Acreditem: a vontade do povo é soberana e se assim quiseram, saio com a cabeça erguida e as mãos limpas, pois fiz tudo que pude e o que não pude por esta cidade que tanto amo.
A cada um de vocês quero deixar um abraço carinhoso de agradecimento e dizer que continuo aqui de prontidão para ajudar a quem precisar de mim.

Muito Obrigado por tudo!

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Governo do Estado abre vagas para contratação de 255 médicos

O Governo do Estado lançou edital nesta quinta-feira (11) abrindo um processo seletivo simplificado para contratar 255 médicos por tempo determinado. O edital foi publicado no Diário Oficial e os interessados devem se dirigir à Secretaria de Saúde para fazer as inscrições nos próximos dias 15 e 16. Conforme o edital, os médicos contratados atuarão em três hospitais de João Pessoa: Clementino Fraga, Edson Ramalho e Arlinda Marques. Também estão previstas vagas para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande e também em hospitais de Guarabira e Itapororoca.
O contrato dos profissionais será de até 1 ano e poderá ser prorrogado uma única vez, por igual período. A remuneração bruta por cada plantão de 12 hooras é de R$ 740,00. Os médicos contratados são das seguintes especialidades: anestesistas, intensivista, intensivista infantil, cirurgião pedriádrico, neurocirurgião, cirurgião vascular, cirurgião torácico, cirurgião geral, clínica médica e cirurgião ortopédico. Os médicos que serão contratados vão substituir os profissionais que prestavam serviços terceirizados por meio de cooperativas. 
Por decisão da Justiça do Trabalho o governo ficou proibido de continuar a contratar cooperativas, os contratos só valem até o próximo dia 23. A justiça entendeu que a contratação de médicos por meio de cooperativas contraria a regra do concurso público.

Padre Djacy e o retrato da Seca

O flagrante é do Padre Djacy Brasileiro [pároco de Pedra Branca], esse Antonio Conselheiro dos tempos de agora. Mostra o gado lutando desesperadamente para sobreviver, bebendo a lama que resta do barreiro que outrora guardou água da chuva. Esse é o retrato do nosso interior, o retrato nu e cru de uma região onde o povo morre de sede e de fome e os prefeitos continuam encobrindo tudo com festas de forró e muita roubalheira. Até quando isso vai durar, ninguém sabe. (TiãoLucena)

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Fato inédito: Irmãos são eleitos Vereadores no município de Piancó

As eleições desse ano se mostraram atípicas em vários sentidos. Isso porque o número de candidatos superou todas as eleições já realizadas em Piancó, desde a sua emancipação política, e um dos momentos que levam a mostrar que esta campanha foi diferente, é o exemplo dos irmãos Guilherme Montenegro (foto acima) e José Bráulio de Souza Júnior [Dr. Rato, na foto abaixo], irmãos filhos do casal José Bráulio e Maria Eliza, netos do ex-prefeito e ex-deputado Antonio Leite Montenegro e sobrinho do ex-deputado Judivan Cabral. Isso significa que a herança política da Família Bento, Cabral e Leite Montenegro, continuam mais forte do que nunca.
José Bráulio Júnior [Dr. Rato] foi eleito com 535 votos, cerca de 5,47% dos eleitores, pelo PSD; enquanto Guilherme Montenegro, irmão, foi eleito com 369 votos, cerca de 3,77% dos eleitores, pela sigla do PRTB. Serão dois irmãos na Casa de Padre Manuel Otaviano, fato nunca registrado na história da Câmara Municipal.
Dr. Rato foi eleito pela Coligação "Piancó Cada Vez Melhor", que tinha como candidata a prefeita a jovem Neguinha Tomaz (PSB). Enquanto que Guilherme Montenegro fez parte da Coligação "Unidos Por Piancó" que elegeu o candidato Sales Lima (DEM) à Prefeitura.
O que o eleitor e toda a população, principalmente os amigos dos saudosos José Bráulio e Antonio Montenegro, se perguntam é como será a convivência dos irmãos na Câmara já que eles estarão em lados opostos. Guilherme já vai para seu quarto mandato e chegou a presidir a Câmara Municipal. Dr. Rato vai para seu segundo mandato e é o atual presidente da Casa de Padre Manuel Otaviano. (com Oblogdepiancó)

Prefeita Edna Henrique comemora reeleição de ‘calcinha verde’ pelas ruas da cidade de Monteiro

Edna Henrique comemorando a vitória
A prefeita reeleita do município de Monteiro (localizada no Cariri paraibano a 319 km de João Pessoa), Edna Henrique (PSDB), comemorou a sua vitória nas eleições deste ano pelas ruas da cidade de uma maneira nada convencional. Em fotos postadas nas redes sociais, a prefeita aparece com eleitores usando uma calcinha verde – que simboliza a cor da sua campanha - por cima de uma calça comprida branca. Ela aparece na foto consumindo bebida alcoólica. A gestora é conhecida na cidade pelo seu jeito extrovertido.
Edna Henrique vai para o segundo mandato após ser eleita com 51,70% dos votos válidos. Segundo concorrente, conhecido como Conrado, teve 8.650 votos. Segundo o último censo do IBGE, o município possui mais de 30 mil habitantes. A cidade se destaca no cenário musical por ter filhos ilustres como Flávio José, Pinto de Monteiro e Banda Magnificos.

PTN obteve o 3º melhor desempenho nas urnas e mantem-se como a 3ª força política em Itaporanga ficando atrás apenas do PSDB e PTB

Com o final do processo eleitoral em Itaporanga os partidos políticos começam a fazer balanços sobre seus ganhos e perdas. O PTN, por exemplo, conseguiu manter-se como a terceira força política do município após obter um brilhante desempenho nas urnas, que lhe garantiu exatos 1.600 sufrágios, ficando atrás apenas do PSDB e PTB que tiveram, respectivamente, 4.301 votos e 2.091 votos. Lembrando que essas duas legendas formaram a polarização na disputa majoritária, saindo o PTB como vencedor do pleito.
O desempenho do PTN foi melhor do que o do tradicionalíssimo PMDB, inclusive. O desempenhos nas urnas dos principais partidos políticos em Itaporanga foi o seguinte: PSDB (4.301 votos), PTB (2.091 votos), PTN (1.600 votos), PMDB (1.445 votos), PSD (1.204 votos), PSC (1.019 votos), PSB (819 votos) e o PT (716 votos). Para se ter uma ideia apenas os quatro com melhor desempenho eleitoral: PSDB, PTB, PTN e PMDB, tiveram votos acima do Quociente Eleitoral [que foi de 1.217 votos], portanto, únicos a garantir vagas de Vereador diretamente através do Quociente Partidário (Q.P.).

Grave acidente ocorrido próximo a cidade de Olho D'água deixa duas vítimas fatais e vários feridos


Um trágico acidente automobilístico, ocorrido esta manhã na BR-361 próximo a cidade de Olho D'água, vitimou fatalmente duas mulheres diamantenses: uma identificada por Neuza [que reside em Patos] e outra por Fabrícia [de apenas 24 anos]. Fabrícia levava no colo o filho de apenas 7 anos de idade, que teve apenas escoriações leves juntamente com o condutor do veículo Carlos José da Silva [mais conhecido por professor Boião].
A criança e o condutor foram levados para o Hospital Regional de Patos. Todos residiam em Patos e retornavam do município de Diamante, para onde tinham ido votar nas eleições do último domingo (7). As causas do acidente ainda não foram reveladas pela Polícia Rodoviária Federal. Sabe-se, no entanto, que houve capotamento e a senhora conhecido por Neuza faleceu enquanto era transferida com as outras vítimas pelo SAMU de Piancó. 
O chamado de socorro fora feito pelo condutor do veículo. Outra vítima, a senhora Francisca Marques foi conduzida em caráter de urgência para o Hospital de Trauma em Campina Grande. Segundo o condutor do veículo, o acidente ocorreu depois que um dos pneus traseiros foi arrancado em movimento, fazendo o carro girar e capotar imediatamente. (com portais)

Pedra Branca elege prefeito mais jovem do Vale do Piancó, Allan Feliphe Bastos que possui apenas 22 anos

Com 1.422 votos válidos, o município de Pedra Branca torna Allan Feliphe Bastos o prefeito mais jovem do Vale do Piancó. Filho do ex-prefeito Antônio Bastos, Allan possui apenas 22 anos de idade e está no término do curso de medicina. O pedido de registro de sua caniddatura foi homologado ainda na noite do último sábado (6), véspera do pleito, sendo aprovado pelo TRE/PB nesta terça-feira (9). 
Através de uma rede social, o futuro prefeito de Pedra Branca postou os agradecimentos: "Agradecemos a todos que de uma forma ou de outra contribuíram para atingirmos o nosso objetivo maior que é ter a oportunidade de novamente trabalhar por uma Pedra Branca melhor, mais justa e igualitária, com geração de emprego e renda, com educação e saúde de qualidade; enfim, a oportunidade poder proporcionar dias melhores a todos o pedrabranquenses. Agradecemos ainda a torcida, as felicitações e as mensagens de apoio recebidas dos amigos durante toda esta campanha, especialmente, nos últimos dias. E, principalmente, agradecemos de coração aos 1.422 eleitores que depositaram sua confiança em Allan Feliphe, Antônio Bastos e Zé Alvino. Esperamos retribuir esta confiança com muito trabalho. Os maiores vencedores são os pedrabranquenses". (com diamanteonline)

Joaquim Barbosa deve ser confirmado hoje futuro presidente do STF

O ministro Joaquim Barbosa em seu gabinete no STF (Supremo Tribunal Federal), em Brasília
O ministro Joaquim Barbosa, de 58 anos, deverá ser confirmado hoje (10) o novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Antes do início do julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão, os 11 ministros da Corte Suprema votarão em sessão secreta para a escolha do novo presidente que assume em novembro. A sucessão no comando da Corte Suprema segue a ordem da antiguidade – a partir dos mais antigos até os mais novos.
O novo presidente, que cumpre dois anos de mandato, é eleito por meio de um sistema de rodízio entre os integrantes da instituição, permitindo a alternância do poder. Atual relator da Ação Penal 470, Barbosa terá como vice-presidente o revisor do processo do mensalão, Ricardo Lewandowski. A posse de Barbosa só ocorrerá em novembro, quando, no dia 18, o atual presidente do STF, Carlos Ayres Britto, se aposenta compulsoriamente por completar 70 anos. Mas ainda não há a data precisa para a cerimônia de posse do novo presidente da Corte Suprema.
Confirmado o nome de Barbosa, ele será, segundo a Fundação Palmares, o primeiro presidente negro da Corte Suprema. Indicado para a instituição em 2003 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Barbosa tem uma trajetória de vida que demonstra esforços pessoais e determinação. Filho de dona de casa  e pedreiro, nascido em Paracatu (Minas Gerais), ele ajudou o pai, foi oficial de chancelaria, professor universitário e procurador do Ministério Público Federal.
Jamais deixou de estudar. Fez doutorado na França e mestrado na Universidade de Brasília (UnB). É fluente em francês, inglês, alemão e italiano. Ao ser sorteado relator do processo do mensalão passou a chamar a atenção do público por sua postura determinada e destemida. Em geral, participa das sessões na Corte Suprema em pé e movimentando-se. Barbosa sofre com inflamações na coluna e nos últimos anos passou a licenciar-se com frequência. (com Agência Brasil)

Justiça condena ex-prefeito de Monte Horebe a 5 anos de prisão

O juiz Gustavo de Paiva Gadelha, da 8ª Vara Federal em Sousa, condenou o ex-prefeito de Monte Horebe, José Dias Palitot, a pena de 5 anos de reclusão. Ele é acusado de desviar recursos em proveito próprio, no valor de R$ 61.353,47, em favor da empresa Construtora Dias & Saraiva LTDA, de propriedade do seu sobrinho, Lauro Júnior Dias Palitot, que também foi condenado a pena de 5 anos de reclusão. As irregularidades ocorreram durante a execução do Convênio n.º 082/97, com o Ministério do Planejamento e Orçamento, cujo objeto consistia na construção de um açude comunitário, localizado no Sítio Poço dos Cavalos, para o abastecimento de água a toda população daquele município.
O juiz condenou ainda o engenheiro Moacir Viana Sobreira, a pena de 3 anos de reclusão, convertida em prestação de serviços à comunidade. Segundo a denúncia do Ministério Público Federal, ele concorreu de modo relevante para o desvio de verbas públicas, uma vez que, na qualidade de engenheiro, elaborou a Planilha dos Custos da Obra com alguns itens em valores bem superiores aos praticados no mercado local à época, bem como foi o responsável técnico pelo recebimento da citada obra, mediante a assinatura do respectivo termo, mesmo sem ter acompanhado a sua execução.
Quando do julgamento das contas da prefeitura de Monte Horebe referentes ao exercício de 1997, o Tribunal de Contas do Estado verificou que houve excesso de custos na construção do açude objeto do Convênio 082/1997, uma vez que a despesa consignada pela prefeitura correspondeu ao valor de R$ 215.483,37, enquanto a auditoria, após avaliação dos itens de custo, constatou que a despesa efetivamente realizada era de R$ 154.129,90. Para o Ministério Público Federal, restou devidamente comprovado que houve desvio de verbas públicas por parte do ex-prefeito José Dias Palitot, tendo como principais beneficiários a empresa Construtora Dias & Saraiva LTDA e o respectivo representante legal, Lauro Junior Dias Palitot.
"Os elementos de prova existentes nos autos comprovam que os acusados agiram com o firme propósito de concorrer para a conduta delituosa de desviar verbas públicas. Resta, pois, evidenciado que os acusados José Dias Palitot, Lauro Junior Dias Palitot e Moacir Viana Sobreira, agiram com dolo em relação ao desvio, em proveito da empresa Dias & Saraiva LTDA, de parte das verbas federais recebidas pelo município de Monte Horebe, oriundas do Convênio n.º 082/97, firmado entre o Ministério do Planejamento de Orçamento e a referida municipalidade", afirma o juiz Gustavo Gadelha em sua sentença. Na sentença, o juiz afirma que os réus poderão apelar em liberdade, tendo em vista que eles responderam ao processo em liberdade. (com LenilsonGuedes)

Berguim viaja nesta sexta-feira para descanso em João Pessoa e passa por cirurgia na próxima terça-feira...

Após as comemorações da vitória na noite de domingo (7) e manhã de segunda-feira (8), caminhada de 3 km até a estátua do Cristo Redentor para agradecimento a Deus pela vitória na tarde e, em seguida, mais comemoração na noite de segunda, o prefeito eleito Berguim e a primeira dama Naura Ney seguem para João Pessoa nesta sexta-feira (12) para um descanso neste final de semana, bem como, uma preparação que Berguim terá para enfrentar mais uma batalha na terça-feira (15): ele vai passar por um procedimento cirúrgico de vesícula.
Berguim passou toda a campanha sentido fortes dores e chegou a ficar quatro dias internado no Hospital São Francisco, na cidade de Patos, quando teve alta na véspera do debate promovido em Itaporanga. Naquele momento ele já tinha decidido que logo após o término da batalha eleitoral iria se submeter à essa cirurgia para recompor plenamente sua saúde. A informação me passada pelo próprio em conversa que tivemos no dia de ontem (9), quando Berguim disse que a fé que tem em Deus lhe garantiu forças durante essa jornada.
Católico praticante e fervoroso, o casal faz parte de vários segmento da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e, por isso, levaram nas mãos um imagem de Nossa Senhora durante a caminhada até os pés do Cristo Rei... 

Estado abre inscrições nesta quarta-feira para 2 mil vagas de professor

Estão abertas a partir de amanhã (10) as inscrições para concurso público do Estado com 2 mil vagas para professor de Educação Básica 3. O concurso será realizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) e as provas acontecem no dia 9 de dezembro, nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras. O horário e locais de provas serão divulgados em novo edital no dia 3 de dezembro. As 2 mil vagas estão distribuídas nas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa - 348; Matemática - 400; Arte - 20; História - 216; Geografia - 244; Biologia - 186;  Química - 178; Física - 178; e Educação Física - 60.

Após muito suspense sobre sua vinda à Itaporanga o empresário Toim da Loja se diz realizado com trabalho feito em prol da vitória de Berguim

Desde o início da campanha eleitoral em Itaporanga certo suspense corria solto quanto à presença de um personagem no xadrez político local. Peemedebista fervoroso e apaixonado, ele não concordava em ver seu partido hipotecando apoio à reeleição do tucano Djaci Brasileiro, por isso, decidiu abrir dissidência e não comungar com a decisão partidária mesmo estando há quilômetros de distância, lá no Estado do Pará.
Esse personagem é o empresário e ex-vereador Antônio Roberto, mais conhecido por Toim da Loja. Ele acompanhou todo o processo eleitoral palmo a palmo, mesmo de longe, e programou seu desembarque em Itaporanga na última semana de campanha. Havia até certo frisson se ele viria ou não. Mas o fato é que veio, foi uma peça estratégia e fundamental, dentre tantas, na consolidação da eleição de Berguim, no último domingo (7).
Conversei com Toim na quarta-feira (3), no dia daquele mega comício do 14, e ele me dizia que a maioria "Pró-Berguim" seria acima de 1.000 votos. Eu informei-lhe que as pesquisas internas [as quais estavam em minhas mãos] apontavam empate técnico. Naquele dia, ele já tinha derrubado várias casas de Djaci em prol de Berguim. Já no sábado (6), durante visita à nossa residência (foto acima), ele repetia a tese ainda com mais convicção.
E no domingo (7), perto das 10h, voltamos a nos encontrar e em breve bate-papo ele me afirmara que a eleição de Berguim já era praticamente certa. O que se viu após a votação foi a disputa voto a voto, dando uma diferença Pró-Berguim de 195 votos. Enquanto isso, Toim mostrou-se determinado e obstinado na busca pela vitória de Berguim. Conseguiu e voltará ao Pará com o dever cumprido.
No final das contas, não deu outra e os correligionários saíram às ruas da cidade para festejar...

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Observações no resultado da disputa de vereador em Itaporanga

Surpresas foi o que não faltou na disputa por uma vaga na Câmara Municipal de Itaporanga:
* Foram apurados 13.919 votos, sendo 13.383 válidos [12.408 nominais e 975 de legendas] com 191 votos em branco e 345 nulos. O Quociente Eleitoral (Q.E.) foi de 1.217 votos;
* A coligação 'Para Itaporanga Seguir em Frente', liderada pelo PSDB e PMDB, obteve 7.012 votos válidos e teve direito a 05 (cinco) vagas no Quociente Partidário (Q.P.): Isabelle Mendes (PSDB), Ricardo Pinto (PSDB), Jacklino Porcino (PMDB), Joaquim Salviano (PSDB) e Nel de Duvan (PSDB);
* A coligação 'Renovar, É Preciso', liderada pelo PTB e PSB, obteve 3.036 votos válidos e teve direito a 02 (duas) vagas no Q.P: Neném de Adailton (PSB) e Hélio do Bar (PTB);
* Já as coligações 'Avante Itaporanga' e 'O Marco de Um Tempo Novo' obtiveram, respectivamente, 1.735 e 1.600 votos válidos, resultando na conquista de uma vaga cada por meio do Q.P.: João Guimarães (PSC) e Ivanilto Palmeira (PTN);
* Na disputa por valores de média, a primeira vaga foi conquistada [com 1.168,6666] pela coligação 'Para Itaporanga Seguir em Frente', com Jailson de Zeca (PMDB), e a segunda pela coligação 'Renovar, É Preciso' [com 1.012,0000], com Ubiramar (PTB), acima 11 votos da coligação 'Para Itaporanga...' que conquistaria a sétima vaga com Rossane (PSDB). 
* As maiores surpresas, sem dúvidas, foram as votações de Neném de Adailton (770 votos) e Hélio do Bar (729), o que providenciou a subida [pela sobra de votos] de um terceiro eleito: Ubiramar (645 votos);
* A votação de Isabelle Mendes (914 votos), a mais votada no pleito, já era esperada dada a enorme estrutura estatal empreendida em sua campanha. Enquanto Jacklino Porcino (691) ficou aquém do esperado para o nome que estava em jogo: do seu tio [ex-prefeito Antônio Porcino];
* Já Ricardo Pinto (727 votos) mostrou musculatura e honrou o nome de sua maior apoiadora: sua tia Ivete Pinto;
* João Guimarães (352 votos) ficou dentro do esperado por seu grupo, enquanto, apesar de não ter atingido a expectativa, que era ultrapassar a barreira dos dois mil votos, o PTN conseguiu eleger um vereador: Ivanilto Palmeira (261 votos);
* Surpresa também nas votações de Zeugles (242 votos), Donivaldo Curinga (217 votos), Vavá (205 votos) e Jucivan Araújo (196 votos), levando a coligação 'Avante Itaporanga' a um brilhante desempenho;
* A maior frustração foi a votação obtida pelo vereador Saulo (apenas 67 votos)...

Apesar de ser o alvo dos 'graúdos' nesse pleito o PTN aumentou de votos e conseguiu eleger um vereador em Itaporanga e oito em todo o Vale

Logo_PTN_Jovem[1]
Apesar de não ter atingido as expectativas, que girava na ultrapassagem dos dois mil votos e conquista de duas vagas de Vereador, o PTN obteve 1.600 votos, aumentando em 300 votos com relação ao pleito de 2008, e conquistou uma vaga [com Ivanilto Palmeira] direto ficando com uma sobra de 800 votos para a disputa por média. A verdade é que os grupos tradicionalistas miraram o grupo ptnista e desencadeou um forte ataque à suas bases.  
Mesmo assim, o partido e seus candidatos estão mais forte do que nunca. E mesmo com grandes dificuldades e adversidades, o partido conseguiu um festejado resultado na região. A grande prova do sucesso do PTN no Vale do Piancó foi a eleição de oito (08) Vereadores nas eleiçõe deste ano, que foram:
Coremas - Regialdo Cavalcante (com 465 votos)
Diamante - Francisco Luiz (com 304)
Itaporanga - Ivanilto Palmeira (com 261)
Piancó - Antônio Azevedo Xavier (com 333)
São José de Caiana - Antônio Francisco da Silva {216)
                                  Maikm Lamec Viana Ferreira (183
Serra Grande - Antônia Leite da Silva (138)
                        José de Anchieta da Silva (138)
No Vale do Piancó elegemos oito (8) Vereadores, numa lista de 20 eleitos em toda a Paraíba. O desempenho do PTN no Vale do Piancó garante ainda mais respeito ao grupo devido termos eleito uma boa bancada e estarmos em perfeita sintonia...

Berguim não terá dificuldades para obter maioria na Câmara que já tem dois concorrentes ao cargo de Presidente da Casa

Na concorrência por uma vaga de Vereador em Itaporanga o primeiro impacto que o eleitor deu nas urnas foi uma renovação de 100% na composição da Câmara local, pois nenhum dos atuais vereadores que disputavam reeleição conseguiu resultado positivo. O esquema do prefeito Djaci Brasileiro (PSDB) elegeu 7: Isabelle Mendes (PSDB), Ricardo Pinto (PSDB), Joaquim Salviano (PSDB), Jacklino Porcino (PMDB), Nel de Duvan (PSDB), Jailson de Zeca (PMDB) e João Guimarães (PSC); enquanto Berguim (PTB) fez 4: Neném de Adailton (PSB), Hélio do Bar (PTB), Ubiramar (PTB) e Ivanilto Palmeira (PTN). 
Para ter maioria na Câmara o prefeito eleito Berguim não terá dificuldades, haja vista, que Jailson já faz parte do seu bloco de apoio, já que seu pai [vereador Zeca] aderiu para Berguim durante a campanha, enquanto que João Guimarães pode ser uma aquisição/retorno ao bloco 'por tabela'. João apoiava Berguim mas decidiu acompanhar Expedito Leite na adesão a campanha do prefeito Djaci. Quanto a formação da Mesa Diretora, João e Neném já se lançaram candidatos à Presidência da Casa e estão a cata de apoios, ba$tante munido$ para o embate.

Após 50 anos no comando dos Bragas, o município de Conceição elege o ex-vereador Nilson Lacerda novo prefeito com 5.848 votos

O 'Mago' chora ao agradecer...
Após exercerem o comando político por mais de 50 anos no município de Conceição, a Família Braga [liderada pelo ex-governador e atual deputado Wilson Braga] perdeu o poder local para a Família Lacerda. Numa disputa acirradíssima, marcada por muita confusão entre correligionários de ambos os lados, o ex-vereador Nilson Lacerda (PSDB) foi eleito prefeito com 5.848 votos colocando uma maioria de 810 votos em cima de Leomar Braga [que substituiu de última hora o ex-prefeito Alexandre Braga na disputa].
Um marco histórico que ficará na cabeça dos conceiçãozenses. Ao tomar conhecimento do resultado,  o 'mago' Nilson, sua vice Nena Diniz e o ex-prefeito João Deon, além de outras lideranças, comemoraram com um mega arrastão pelas ruas da cidade. Nilson havia sido derrotado duas vezes consecutivas, a última por pouco mais de 50 votos. E exatamente nesta segunda-feira (8), Conceição também festejava seus 131 anos de emancipação política. Em discurso para o povo, na Avenida Solon de Lucena, Nilson ficou emocionado quando agradecia a todos pelo voto de confiança e deixava claro que sua administração, a partir de 1º de janeiro, é do povo e que o povo irá governar junto com ele. (com Diamanteonline)

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Pela 1ª vez um ex-vereador consegue se eleger prefeito de Itaporanga: Berguim obteve 6.442 votos e derrotou o atual prefeito Djaci Brasileiro

O professor e ex-vereador Audiberg Alves (PTB) sagrou-se vencedor na disputa municipal em Itaporanga pela Prefeitura local, travada neste domingo (07), quando obteve 6.442 votos (49,09%) vencendo o médico e atual prefeito Djaci Brasileiro (PSDB), que obteve 6.243 votos (47,58%), e o jornalista Sousa Neto, que obteve  437 votos (3,33%). A disputa entre Berguim e Djaci foi acirradíssima, voto a voto, resultando na diferença pró-Berguim de apenas 199 votos, a mais apertada já registrada na história política de Itaporanga.
Em verdade, uma bonita vitória conquistada pela oposição local que soube trabalhar, organizar-se e executar o melhor planejamento traçado para o dia de hoje... É a primeira vez que um ex-vereador é eleito prefeito de Itaporanga, algo perseguido com obstinação e determinação por Berguim que terá como vice a jovem Thais, neta do ex-prefeito Will Rodrigues (PDT) que mantém-se no poder local, já que a atual vice [Wilza] é sua filha.
O prenúncio da vitória de Berguim foi dado quando da realização, na última quarta-feira (03), do maior comício já registrado em Itaporanga ocasião em que a Avenida Getúlio Vargas ficou complemente lotada.
Parabéns, Berguim!

O Recado do Povo: Renovação de 100% na composição da Câmara Municipal de Itaporanga; Confira a lista dos eleitos:

Em Itaporanga a renovação na composição da Câmara Municipal de Vereadores foi de 100%, pois nenhum parlamentar-mirim que estava na disputa conseguiu se reeleger. Os vereadores eleitos foram os seguintes:
Isabelle Mendes (PSDB) - com 914 votos [mais votada]
Neném de Adailton (PSB) - com 770 votos
Hélio do Bar (PTB) - com 729 votos
Ricardo Pinto (PSDB) - com 727 votos
Jacklino Porcino (PMDB) - com 691 votos
Joaquim Salviano (PSDB) - com 681 votos
Ubimarar (PTB) - com 645 votos
Nel de Duvan (PSDB) - com 610 votos
Jailson de Zeca (PMDB) - com 601 votos
João Guimarães (PSC) - com 352 votos
Ivanilto Palmeira (PTN) - com 261 votos