sábado, 30 de novembro de 2019

Após quatro campanhas aliados, DEM e PSB devem caminhar separados em 2020 e encerrar década de ‘paz e amor’

Após quatro campanhas no mesmo palanque, DEM e PSB devem caminhar separados em 2020 e encerrar década de ‘paz e amor’
Após 10 anos de sintonia e parceria, o DEM comandado pelo ex-senador Efraim Morais e o PSB do ex-governador Ricardo Coutinho devem subir em palanques opostos na disputa eleitoral em João Pessoa, na Capital da Paraíba, em 2020. Pelo menos é essa a sinalização dada pelo deputado Efraim Filho (DEM).
“O DEM tem pré-candidato a prefeito de João Pessoa, o partido usou essa estratégia, deu carta branca a seus filiados para que possam trazer em 2020 a melhor opção. Então acho que temos um espaço a ser ocupado e não seremos coadjuvantes, seremos protagonistas com candidatura própria em 2020”, disse.
Em entrevista nesta sexta-feira (29), o parlamentar disse que o DEM vai lançar um nome com a cara da sigla porque cansou de se coadjuvante. Quando indagado sobre eventual aliança com Ricardo, Efraim deixou claro que a parceria está desfeita.
“Ricardo tem o respeito, teve a nossa convivência, agora fez opções, e na política a gente tem que escolher lado, e nosso lado é ao lado do governador João Azevêdo”, emendou.

Itaporanga enlutada com o falecimento de Lucileide Almeida...

A cidade de Itaporanga, na região do Vale do Piancó, amanheceu enlutada nesse sábado (30) com o falecimento de Lucileide Lopes de Almeida, aos 64 anos de idade, ocorrido em Campina Grande onde encontrava-se internada em um hospital.
Por muito tempo Lucileide gerenciou o escritório local da antiga Telpa (estatal de Telecomunicações da Paraíba), privatizada no final da década de 90, que ficava localizada na Praça Frei Martinho (por trás da Igreja Matriz).
Depois, ela colocou negócio próprio também no ramo de telefonia na Avenida Getúlio Vargas, centro da cidade. Lucileide era casada com o comerciante José Almeida de Lucena e juntos tiveram três filhos: a assistente social Iaskara, o delegado de Polícia Civil Francisco Iasley e o engenheiro Ìtalo. 
O velório acontece na Rua Rosendo Medeiros de Araújo e o sepultamento acontecerá na manhã deste domingo (1º/12), no Cemitério Mãe de Misericórdia em Itaporanga, depois da celebração de missa de corpo presente às 09h00 na Igreja do Rosário.  

Carlos Siqueira diz que Gervásio Maia será o candidato do PSB à Prefeitura de JP

 
O presidente da executiva nacional do PSB, Carlos Siqueira, revelou que o deputado federal Gervásio Maia será o candidato do PSB à Prefeitura de João Pessoa nas eleições no próximo ano. A declaração aconteceu na Conferência Nacional da legenda que está acontecendo no Rio de Janeiro. O ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) – que é colocado como principal nome do partido para disputar a Prefeitura em 2020 – estava presente na hora do discurso.
“O PSB tem candidatos nas Capitais? Sim, temos muitos, e estão aqui. Um deles, o Coutinho já citou, que é o nosso companheiro Márcio França, em São Paulo. O nosso companheiro e amigo Luciano Ducci, em Curitiba, também. O deputado Bira do Pindaré, no Maranhão. Nosso querido amigo e deputado Cássio Andrade em Belém; o companheiro Júlio Delgado em Belo Horizonte. João Campos, candidato em Recife, a nossa querida Capital; Gervásio Maia na Paraíba, sem a licença do Coutinho, mas já vou lançando a candidatura dele”, afirmou Siqueira.
Da Paraíba, estiveram presentes, além do ex-governador Ricardo Coutinho, o senador Veneziano, o deputado Buba Germano, o deputado Jeová Campos, a deputada Estela Bezerra, a deputada Cida Ramos, a vereadora Sandra Marrocos e demais membros da executiva como o ex-secretário Fábio Maia.
A imagem pode conter: 13 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

Walter Santos explica porque governador impacienta classe política com novo estilo singular...

Resultado de imagem para estilo joão azevedo
Por Walter Santos - João Azevêdo inaugura novo estilo com postura inusitada deixando nervosa a classe política
Enfim, o estilo do governador João Azevêdo de conduzir as questões politico-partidárias na Paraíba anda endoidando um monte de gente porque ninguém ousa dizer com precisão quais seus próximos passos depois de selar o rompimento com o ex-governador Ricardo Coutinho, portanto, com a base advinda do PSB e os demais atores da cena política estadual.
A inquietação maior é em torno do que significa os girassóis e a ocupação justificada dos espaços políticos e administrativos, agora sob a égide da incerteza , melhor dizendo no contrário, da certeza de que os ricardistas vão perder os cargos em nível estadual. Não é fácil sobreviver nestes tempos de restrições.

ESTILO É QUE INCOMODA

Embora muitos aguardem o desfecho do rompimento a qualquer hora, não é esta a wibe nem a velocidade de João Azevedo, que traz para a política valores da engenharia com um detalhe: não há terceirização de nada. É isto o que impacienta de todos os lados pois ninguém decifra a equação do que está para acontecer.
Na Assembléia Legislativa, por exemplo, há quem tenha valorizado o rivotril porque para segurar a onda de decifração só mesmo com amparo farmacológico porque dele ninguém extrai um só sintoma, uma tendência, nada.

MAS PRECISA DECIDIR

Independentemente, o governador precisa afunilar o processo e construir seu futuro politico-partidário porque a onda está grande para gerar as reacomodações diante do rompimento.
De fato, a Paraíba não sabe viver em paz.

Professor Ivo e vereadores lançam maior projeto educacional da história do Vale do Piancó

O professor Ivo Filho, que é natural de Itaporanga, se reuniu, na manhã desta sexta-feira (28), com vereadores de Itaporanga, Jucivan Araújo e Hélio do Bar, para discutirem a efetivação de grande evento da educação no Vale do Piancó – o Aulão do Brinquedo. Na oportunidade, os parlamentares deram o ponta-pé inicial para que o Aulão, direcionado à preparação para o Enem, passe a ser um projeto municipal. 
Segundo o professor Ivo, o Aulão acontece desde 2011 e é sucesso entre os jovens. “Fico feliz em saber que o Aulão ganhará essa dimensão . A proposta é realizar em um ambiente para 4 mil alunos, com o apoio de toda a Região “, acrescenta Ivo, que ainda diz que vai valorizar a cultura do Vale , como apresentação de nomes com Saulo, Neudson, Bel e Alan.

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

De olho em 2020, PSD faz seminário e filia superintendente da STTP de Campina e vereadores

O PSD iniciou em Campina Grande, nesta sexta-feira (29), uma série de seminários que acontecerão pelo Estado e registrou filiações para as eleições de 2020. Entre os filiados estão o superintendente da STTP, advogado Félix Neto, e o ex-vereador Buchada, além do vereador Marcos Raia. Também se filiaram o vereador Alcindor Vilarim, os suplentes Rafafá (Rafael Souza) e Soraya Brasileiro, além da empresária Cláudia Lopes e o advogado Antônio Hermano, presidente do Ipsem.
O prefeito Romero Rodrigues, presidente estadual do PSD, fez as honras no evento e disse que a legenda pretende sair forte nos pleitos municipais de 2020. O Seminário de Capacitação Dialogando com a Paraíba foi realizado no auditório do Hotel Intercity, no Centro de Campina Grande. 
Antes do pronunciamento de Romero, o presidente do PSD Jovem, Vítor Ribeiro, fez a saudação ao público formado por 25 vereadores, três prefeitos e um vice-prefeito e lideranças de Campina Grande e outros municípios.
Na abertura do seminário, foi exibido um vídeo com uma saudação do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. O líder elogiou o modelo adotado por Romero Rodrigues para dinamizar o processo de envolvimento do partido com a sociedade, na Paraíba.
Em sua fala, Romero Rodrigues destacou a importância do PSD já começar a se preparar para as eleições municipais de 2020. E deixou claro que o partido no Estado replicará em várias regiões o seminário promovido em Campina. Ele também destacou o trabalho realizado pelo PSD Mulher, presidido pela secretária Eva Gouveia (Semas).
 
Palestras

No rol dos palestrantes, participaram pela manhã de uma mesa-redonda conduzida pelo jornalista Heron Cid os especialistas Emanoelton Borges (pesquisa eleitoral), Marly Lúcio (jornalista), Dunga Júnior (estratégia eleitoral) e Neozemar  de Souza (prestação de contas de campanha eleitoral). Na parte da tarde, o professor Emerson Saraiva tratou do marketing digital em campanha.

Tião Gomes participa de reunião com presidente do TJ e trata da reestruturação de cartórios na Paraíba

Tião Gomes participa de reunião técnica com presidente do TJ e trata da reestruturação de cartórios na Paraíba
A reestruturação dos cartórios extrajudiciais na Paraíba foi pauta de uma reunião técnica nesta quinta-feira (28) entre o deputado estadual Tião Gomes, o magistrado Meales Medeiros de Melo e o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba‚ desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos. No encontro que aconteceu na sede do TJ, Tião apresentou propostas para a realização de um novo concurso, desmembramento e criação de cartórios, além do aumento do fundo judiciário.
Segundo Tião Gomes, estudo fundamentado em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta para necessidade da ampliação e desmembramento para prestar melhor serviço à população. No domingo (25), após seis anos, foi realizada a primeira etapa do concurso para o preenchimento de vagas nos cartórios extrajudiciais, cujo edital foi lançado em 2013. No próximo domingo (1º) acontece a segunda etapa. Porém, o deputado Tião Gomes solicitou que assim que terminar o certame em andamento, seja realizado outro concurso destinado à outorga de delegação de serviços notariais e registrais para os cartórios vagos a partir de 2012 até 2019.
Em relação ao desmembramento, após analisar um relatório de faturamento e atendimento, Tião apontou a necessidade de desmembrar os 10 maiores cartórios da Paraíba. “A reestruturação dos cartórios é uma realidade em vários estados brasileiros, a Paraíba não pode ficar inerte a essa tendência, e por isso, estamos propondo ao presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba que sejam implantadas medidas urgentes para melhorar e ampliar os serviços prestados pelos cartórios ao povo paraibano”, afirmou Tião Gomes.
Para o desembargador Márcio Murilo, as propostas do deputado viabilizarão receita para o Tribunal, além de beneficiar o contribuinte. Todas as indicações pautadas por Tião Gomes serão analisadas pela Corregedoria do TJPB e sendo viável, serão apresentadas no Pleno para aprovação e criação de um projeto do Judiciário que deverá ser encaminhado para votação na Assembleia Legislativa da Paraíba.
Tião Gomes também apresentou a necessidade de se aumentar o fundo judiciário e do Ministério Público, sem o aumento das custas dos Emolumentos Extrajudiciais para os cartórios que arrecadam mais de R$ 1 milhão anual. “Foi mais uma proposta que apresentamos para elevar o percentual de repasses dos cartórios paraibanos ao Judiciário e também ao Ministério Público, objetivando aumentar a arrecadação do Tribunal de Justiça que vem passado por dificuldades financeiras, além de evitar que novas comarcas sejam fechadas no nosso estado”, garantiu Tião.
A sugestão do parlamentar é que os cartórios que faturam anualmente até R$ 100.000,00 passem a pagar 20%. Os que faturam R$ 200.000,00 devem repassar 30%, os cartórios com faturamento de até R$ 399.999,00 deverão ter como repasse fixo 40% do valor arrecadado. Já as serventias extrajudiciais que faturam anualmente acima de R$ 400.000,00 deverão repassar o percentual de 60%. Atualmente, do total arrecadado apenas 20% é devolvido ao poder público. O Tribunal de Justiça fica com 18,8% e o Ministério Público recebe 1,2%.

Veja tabela de faturamento dos maiores cartórios do Nordeste que aponta João Pessoa em primeiro lugar:

Suicídio: Morre jornalista Heraldo Nóbrega da TV Master após cair do 16º andar de prédio onde morava em Tambauzinho; ele lutava contra a depressão...

Faleceu nesta madruga (29) o jornalista Heraldo Nóbrega que atuava como apresentador na TV Master. O jornalista lutava contra depressão e durante esta noite caiu do 16º andar  do edifício Spazio di Napoli, Tambauzinho, onde morava com sua irmã. Um dos mais antigos jornalista atuando na televisão paraibana, Heraldo Nóbrega transitava nos bastidores da política paraibana com muito respeito e credibilidade. 
Ao longo de quase quatro décadas exerceu os cargos de editor-chefe do jornal O Norte, editor do jornal Correio da Paraíba e Superintendente do jornal A União. Heraldo Nóbrega, filho de uma família com inúmeras pessoas renomadas, natural de Patos, se afirmou em João Pessoa onde veio morar jovem e chegou a cursar medicina mas terminou no jornalismo.
A perícia está no local fazendo todo levantamento do ocorrido.

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Campina Grande divulga programação preliminar do 'Maior São João Mundo' 2020

A Prefeitura de Campina Grande e a Medow Promoções divulgaram na noite de ontem (27), a programação preliminar do Maior São João do Mundo 2020. A festa acontecerá entre os dias 5 de junho e 5 de julho e contará com atrações como Simone e Simaria, Luan Santana, Xand Avião e Flávio José.
A abertura do evento que acontece no dia 5 de junho, vai ficar por conta do cantor Santanna. Já a véspera de São João, dia 23 de junho, terá show da cantora Elba Ramalho. As datas das outras atrações ainda não foram confirmadas pela organização, a Medow Promoções. 
Resultado de imagem para campina divulga programação 2020 do são joão
O palco principal da edição 2020 do São de Campina Grande, localizado na arena de shows do Parque do Povo, vai homenagear o cantor Gabriel Diniz, que morreu após a queda de um avião, no dia 27 de maio.
No Quartel General do Forró também será construído um memorial, que reproduzirá a casa de GD, como Gabriel era carinhosamente chamado. No local, o público poderá assistir vídeos do cantor e apreciar peças de roupas e instrumentos musicais que foram do artista. Os visitantes também poderão soltar a voz em um karaokê, montado na “GD House”.
Outra novidade anunciada para a festa é o projeto “San Jon”, que tem uma programação voltada para as famílias. No Parque do Povo, haverá uma arena destinada para a diversão de crianças. Ainda não foi definido se o serviço será gratuito. Já em uma casa de festas da cidade, acontecerão shows de artistas locais, que darão vida ao “São Jon Raiz”.

Confira as atrações confirmadas para o São João 2020 de Campina Grande:

Biliu de Campina;
Bonde do Brasil;
Calcinha Preta;
Cavaleiros do Forró;
Cavalo de Pau;
Elba Ramalho;
Eliane;
Felipe Araújo;
Flávio José;
Henrique e Juliano;
Henry Freitas;
Jonas Esticado;
Kátia Cilene;
Luan Santana;
Luan Estilizado;
Matheus e Kauan;
Pedrinho Pegação;
Saia Rodada;
Santanna;
Sâmya Maia;
Simone e Simaria;
Ton Oliveira;
Waldonys;
Walkyria Santos;
Xand Avião;
3 do Nordeste

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Tovar e Bruno visitam Aluízio Campos e anunciam implantação de estrutura da Guarda Municipal

O Complexo Aluízio Campos, em Campina Grande, vai ganhar uma estrutura que abrigará a Guarda Municipal. Os secretários de Planejamento, Tovar Correia Lima; o chefe do Gabinete do prefeito, Bruno Cunha Lima; e o coordenador da Guarda Municipal, Rodolfo Emanuel Cabral, fizeram uma visita, nesta quarta-feira (27), a unidade habitacional para definir o local de implantação da guarda.
Além de proteger e zelar pelo patrimônio público, a guarda municipal colabora com a segurança das pessoas. “Esse é um instrumento importante para as famílias que residem no Aluízio Campos. Como deputado, antes de me licenciar, solicitei ao Governo do Estado a implantação de uma unidade de polícia dentro desse completo que tem uma população maior que 180 cidades paraibanas”, disse Tovar.
O Conjunto Habitacional Aluízio Campos, um dos maiores núcleos habitacionais do Nordeste, com 4.100 unidades, entre casas e apartamentos, foi entregue à população neste mês de novembro.

Ricardo Barbosa diz que dissolução do PSB foi estratégia para deixar João Azevêdo sem condições disputar a reeleição em 2022; Veja

Resultado de imagem para ricardo barbosa na arapuan
O deputado estadual Ricardo Barbosa disse que a dissolução do PSB foi uma estratégia para tirar de João Azevêdo as condições de disputar a reeleição em 2022. "O processo era deixar o governador João sem condições de disputar uma reeleição", declarou o parlamentar em entrevista ao Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM, nesta quarta-feira (27).
"Não faz sentido. Não tem como se enxergar lógica e racionalidade nenhuma aquela dissolução do partido (PSB). O partido saiu da eleição com senador, deputados estaduais e federal, o maior número de prefeito e de vereador. E como é que, de repente, Edvaldo virou um caduco que colocou o partido para baixo, que o encolheu, sem visão para o futuro... Então isso é falacioso. O que estava em jogo era o 2022. Esse movimento aconteceu com vistas a (eleição de) 2022. O processo era deixar o governador João sem condições de disputar uma reeleição", disse Ricardo Barbosa.
O deputado ainda falou que não há como se permitir que um agente público em cargos importantes no governo João vá 'pedir a benção' a Ricardo Coutinho. "Aquele que não compreender que há um novo governador não permanecerão (no governo), naturalmente. Foi dado o sinal. Há compreensão por parte do governador João de que as pessoas têm contribuição neste projeto. Mas não tem como se permitir que agentes públicos em cargos importantes vá tomar a benção do ex-governador (Ricardo Coutinho)." Assista abaixo a fala do deputado:

Nena Martins assume presidência do PTB Mulher e transfere título eleitoral para João Pessoa

A jornalista Nena Martins assumirá oficialmente a presidência do PTB Mulher na Paraíba. Após ter a ficha abonada pelo presidente estadual da legenda, o deputado federal Wilson Santiago (PTB), Nena transferiu o seu domicílio eleitoral para João Pessoa. “Sou muito grata a Deus por me conceder mais esta missão. Quero também agradecer aos deputados Wilson Santiago e Wilson Filho por depositar confiança em meu trabalho, uma missão que assumirei com muito zelo.
A política e o jornalismo fazem parte da minha vida a muitos anos, gosto de focar e me dedicar a tudo que faço. O PTB Mulher veio para consolidar a minha paixão pela política, a política séria. Assim também classifico o nome dos dois políticos que acompanho diretamente nos tempos atuais, Wilson Filho e Wilson Santiago, políticos dedicados e sérios em tudo que fazem. Eles ajudam a construir uma nova Paraíba encaminhando emendas e trabalhando em prol do povo paraibano a muitos anos e eu diria que são incansáveis”, afirmou.
Natural de Conceição, Nena tem residência fixa na Capital desde 1995, onde construiu sua carreira como jornalista. Por sua atuação destacada no jornalismo de João Pessoa, ganhou a cidadania pessoense em agosto de 2008, após propositura do vereador Marcos Henriques, e recebeu a medalha ‘Cidade de João Pessoa’, a maior honraria da Casa, proposta pela vereadora Raissa Lacerda.
Além de sua carreira no jornalismo paraibano, Nena tem histórico na vida política, tendo sido candidata a deputada estadual em 1998 pelo PDT e eleita vereadora de Conceição em 2008; ela já presidiu o PPS e o PEN na sua terra-natal e presidiu o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher na Paraíba por seis anos, entre 1999 e 2005. A posse oficial de Nena Martins na presidência do PTB Mulher da Paraíba acontecerá ainda este ano.

João aponta ausência de Simpson e Maia para explicar exonerações e confirma que define situação partidária em dezembro

Resultado de imagem para joão azevedo entrevista
O governador João Azevêdo (PSB) justificou, na manhã desta quarta-feira (27), as exonerações de Fábio Maia (secretário executivo de Planejamento) e de Yuri Simpson (presidência da PBPrev), ambos ligados ao ex-governador Ricardo Coutinho (PSB).
“São mudanças necessárias por mais que seja vista exclusivamente pelo lado político, mas tem uma justificativa técnica muito grande. A mudança na secretaria de Planejamento está muito mais voltada pelo fato de eu precisar de um secretário que trabalhe muito mais com o PPP (parcerias público-privadas), preciso de mais presença dentro do próprio governo, a mesma coisa em relação a PBPrev”, declarou.
Azevêdo voltou a falar sobre os convites de partidos interessados em sua filiação. Nessa terça-feira (26). “A partir do problema de destituição no PSB, desde aquele momento, tenho recebido contatos de vários partidos. Isso muito me honra. Mas volto a dizer: esse não é o meu foco, até dezembro teremos uma definição desse quadro”, reafirmou.
“Procurarei um partido que tenha uma linha não só programática, mas acima de tudo conceitual daquilo que eu acredito ser a melhor política. A política da justiça, da inclusão social, de fazer cada vez mais que o estado avance”, continuou.
“Não sou dono de política, essa é a diferença. Algumas pessoas querem ser proprietárias dessa política. Essa política não foi construída exclusivamente por uma única pessoa. Esse esforço todo que o estado tem hoje foi em função do esforço gigantesco de pessoas muito grande”, completou.

Sebrae promove eventos de capacitação para produtores de leite em Itaporanga e Sousa

Considerada uma das principais vocações econômicas do interior paraibano, a produção de leite será tema de dois eventos que o Sebrae Paraíba e parceiros vão realizar esta semana no Sertão do estado, nos municípios de Itaporanga e Sousa. O objetivo das atividades, focadas na capacitação dos empreendedores do segmento, é contribuir para a aquisição de novos conhecimentos, incentivar a troca de experiências e gerar impactos positivos na quantidade e na qualidade da produção na região.
Em Itaporanga, no Vale do Piancó, as atividades do 2º Leite do Vale Expo Negócios têm início nesta quinta-feira (28), na Fazenda Santa Clara, que em conjunto com o Sebrae, a empresa Fazenda Eficiente e outros parceiros é uma das realizadoras do evento. Conforme a programação, entre os dias 28 e 30 de novembro será realizado um curso sobre fabricação de queijos finos, ministrado por uma profissional do Senar.
Já nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, a programação conta com uma série de oficinas e palestras, que vão abordar temas como boas práticas de ordenha, manejo da palma na fazenda, sucessão familiar e produção de queijos artesanais, modelos de produção de leite, manejo reprodutivo, dentre outros. Além das capacitações, o evento também realizará um torneiro leiteiro, que tem início no dia 30 e se encerra no dia 1 de dezembro, com a premiação dos vencedores.
De acordo com a gerente regional do Sebrae em Itaporanga, Anna Stefânia Rodrigues, os interessados em participar do 2º Leite do Vale Expo Negócios podem efetuar inscrição na agência da instituição, ou na própria fazenda, pouco antes do início do evento. “O objetivo dessa programação é contribuir com o desenvolvimento dos produtores de leite e de suas fazendas, uma vez que a produção leiteira tem uma grande importância para a região e para os empreendedores do Vale do Piancó”, explicou a gerente, ao destacar que cerca de 500 produtores devem participar do evento.

Após exonerado, Fábio Maia (que assessora RC na FJM) diz que: "Fiz minha escolha para dormir tranquilo".

Resultado de imagem para fábio maia e ricardo coutinho
Ricardo Coutinho, Carlos Siqueira (Pres. do PSB), Fábio Maia e Gervásio.
O Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (27) publicou novas exonerações de auxiliares ligados ao ex-governador Ricardo Coutinho na gestão estadual. Os atos assinados pelo governador João Azevêdo (PSB) podem ser conferidos a partir da página 4, do DOE. 
Após o impasse sobre a destituição de Edvaldo Rosas da presidência do PSB estadual, este é o episódio mais nítido do rompimento entre o ex-governador Ricardo e o governador João Azevedo. Dentre as mudanças, o governador exonerou o presidente da PBPrev, Yuri Simpson. Outra mexida se deu na Secretaria Executiva de Planejamento, com a saída de Fábio Maia. 
Ao justificar a exoneração, Fábio Maia, que assessora Ricardo na Fundação João Mangabeira, não escondeu que ela foi fruto do distanciamento configurado entre os dois líderes. “A vida é feita de escolhas e eu fiz a minha, não faria outra porque precisaria dormir tranquilo, andar com a espinha ereta, o peito aberto e a consciência tranquila”, pontuou em suas redes sociais.

Trócolli Jr para Ricardo Coutinho: ‘Não consigo conviver com gente dessa estirpe’.

Resultado de imagem para trocolli júnior
Na entrevista que concedeu aos jornalistas, nesta terça-feira (26), o deputado Trócolli Júnior disse que “gosto de conviver com pessoas que são respeitadas pelo trato pessoal, pela educação, pela postura civilizada… gosto de conviver com gente assim”.
A declaração veio após o ex Ricardo Coutinho classificar aliados de “traidores”. Ao ser instado a falar sobre o tema, o deputado Trócolli – não é de levar desaforo para casa – deu o troco imediatamente. “Me reservo a não dá pitaco a problema de outros partidos. Porém, é preciso dizer que ninguém aguenta mais conviver com pessoas que querem ser respeitadas pelo mal que podem fazer”, disse.
E arrematou: “então, as declarações do ex-governador (Ricardo Coutinho) eu não me preocupo, porque não tenho interesse de conviver com gente dessa estirpe, de pessoas que tratam companheiros como animais irracionais”.

João exonera Fábio Maia e Yuri Simpson, mais dois aliados de Ricardo Coutinho.

O governador João Azevêdo exonerou o presidente da PBPrev Yuri Simpson e Fábio Maia da Secretaria Executiva de Planejamento,  ambos aliados ao ex-governador Ricardo Coutinho. As exonerações foram publicadas no D.O.E desta quarta-feira (27). 
Fabio Maia integra o “núcleo duro” do grupo socialista comandado pelo ex-governador Ricardo Coutinho. Yuri tem laços familiares com o ex-governador (é casado com uma sobrinha de Ricardo. Para o lugar de Fábio Maia, João nomeou Francisco Petrônio de Oliveira Rolim. Já para a PBPrev, foi escolhido José Antônio Coelho Cavalcanti. 
Também foram exonerados, Damísio Mangueira, Chefe do Setor Administrativo do Núcleo Regional de Atendimento ao Servidor de Cajazeiras e Jovelino Carolino Delgado Neto, que ocupava o cargo de Procurador da Procuradoria Jurídica da PBPrev.

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Secretário de Cartaxo, Benilton diz não tem quem ganhe de Ricardo que vem aí “com todo carai”; Ouça!

Um áudio vazado na manhã desta terça-feira (26), com declarações atribuídas ao secretário da Ouvidoria da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Benilton Lucena já crava uma certeza na disputa eleitoral de 2020: Ricardo Coutinho vem com força para a disputa. Pelo tom da fala, o auxiliar do prefeito Luciano Cartaxo (PV) entende que o socialista tem força para vencer fácil nas urnas.
Indagado sobre a campanha do grupo Cartaxista, ele não se mostrou empolgado. “Tem campanha não. Qual a campanha?”, disse ao interlocutor. Benilton aponta que o secretário Diego Tavares será o candidato de Cartaxo. “Diego. É Diego. Não sei se tem potencial, se vai conseguir”, analisou.
Questionado sobre se Cícero Lucena (PSDB) deve ir para a disputa, ele responde que não sabe e cita entrevista onde o tucano nega a candidatura. “Acho que é o único que pode fazer alguma cócega [em Ricardo]”, afirmou. “Ricardo vem com todo cara*#%”, destacou Benilton Lucena.(do Paraibaja)
Ouça o que disse Benilton:

Lei Orçamentária de 2020 mostra João Azevêdo mais sensível que Ricardo Coutinho aos pleitos dos Poderes

O projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) enviado ao governo do Estado revela maior sensibilidade do governador João Azevêdo em relação aos Poderes.
Todos receberam reajustes nos repasses a título de duodécimo, com índices que chegaram perto dos 10%. Já entre as pastas do Executivo que tiveram maior volume de recursos destinados, a secretaria de Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente será a mais contemplada com o maior volume, com aumento previsto de 110%.
A postura do governador chama a atenção por ser contrária à adotada pelo antecessor, o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB). O gestor promoveu um arrocho nos repasses entre 2016 e 2018, sob a alegação de que a crise econômica vinha minando a capacidade de investimento do Estado. O orçamento para o ano que vem para os poderes, com isso, tende a acabar com as reclamações dos poderes. A LOA para 2020 está avaliada em R$ 12,7 bilhões.

Poder              2019                                2020                      Percentual

ALPB                 R$ 288,3 milhões         R$ 310,8 milhões             7,8%

Justiça               R$ 708,5 milhões         R$ 771,1 milhões              8,82%

TCE                    R$ 140,9 milhões         R$ 144,5 milhões              2,54%

MPPB                R$ 251,9 milhões         R$ 269,2 milhões              7,11%

Defensoria       R$ 75,9 milhões           R$ 81,8 milhões                  7,9%

UEPB                 R$ 329 milhões           R$ 328,4 milhões

Pastas do Executivo 

Infraestrutura     R$ 710,5 milhões         R$ 1,49 bilhão              110,8%

Segurança            R$ 481,9 milhões         R$ 524,7 milhões         7,3%

PM                         R$ 592,1 milhões         R$ 635,8 milhões         7,3%

Bombeiros           R$ 99,4 milhões           R$ 109,7 milhões         10,35%

A. Penitenciária  R$ 193,1 milhões         R$ 186 milhões            – 3,6%

Ricardo dispara em enquete da Arapuan que teve ainda Nilvan e Durval entre nomes mais lembrados para sucessão municipal em João Pessoa

Em enquete realizada pelo Programa Arapuan Verdade, do Sistema Arapuan de Comunicação na tarde desta terça-feira (26), o ex-governador do Estado, Ricardo Coutinho aparece em primeiro lugar com 44  intenções de voto seguido do radialista Nilvan Ferreira 16. A enquete contou com a participação de 110 pessoas. Confira lista completa abaixo.
O terceiro mais lembrado  foi o vereador  licenciado Durval Ferreira com 12 menções. empatados em quarto lugar estão o deputado Eduardo Carneiro e o ex-senador Cícero Lucena com 7  intenções de voto. O  deputado Wallber Virgolino, a secretária Socorro Gadelha, o vereador Bruno Farias e o secretário Diego Tavares aparecem empatados em quinto  lugar com 3 menções.
O levantamento foi feito de forma espontânea,  não teve caráter cientifico e foi base na participação por meio das redes sociais e ligações telefônicas.
WhatsApp Image 2019 11 26 at 15.03.37 - RICARDO, NILVAN E DURVAL: Enquete de rádio já elenca os mais lembrados pelos ouvintes para prefeitura de João Pessoa - VEJA RANKING

Confira abaixo os nomes lembrados e número de votos:

1º Ricardo Coutinho – 44 votos (40%)

2º Nilvan Ferreira – 16 votos (14,5%)

3º Durval Ferreira – 12 votos (11%)

4º Eduardo Carneiro – 07 votos (6,3%)

– Cicero Lucena – 07 votos (6,3%)

5º Walber Virgolino – 03 votos (2,7%)

– Socorro Gadelha – 03 votos (2,7%)

– Bruno Farias – 03 votos (2,7%)

– Diego Tavares – 03 votos (2,7%)

6º José Maranhão – 02 votos (1,8%)

7º Luiz Couto – 01 voto (0,9%)

– Roberto Cavalcanti – 01 voto (0,9%)

– Efraim Filho – 01 voto (0,9%)

– Lucélio Cartaxo – 01 voto (0,9%)

– Diogo Almeida – 01 voto (0,9%)

– Raoni Mendes – 01 voto (0,9%)

– Petrúcio – 01 voto (0,9%)

– Helena Holanda – 01 voto (0,9%)

– Felipe Leitão – 01 voto (0,9%)

– Ruy Carneiro – 01 voto (0,9%)

Também tiveram os nomes que, apesar de já terem se disponibilizado para o cenário eleitoral, não foram citados. Alguns deles são: Anísio Maia, Wilson Filho e Marcos Vinícius.

Claudio Regis assume mandato na ALPB e diz que seguirá orientações de Aguinaldo

Resultado de imagem para cláudio regis suplente deputado
Com a saída do deputado estadual licenciado Tovar (PSDB), para assumir a Secretaria de Planejamento em Campina Grande, o 1º suplente Cláudio Régis (Progressistas) assumirá o cargo, na Assembleia Legislativa. Durante o evento de posse de Tovar na secretaria municipal, Cláudio Régis falou sobre as ações que pretende implementar ao assumir o cargo.
"Levar o trabalho como prometi nos palanques dos municípios que passei. Batalhar fortemente em prol da saúde e segurança", afirmou. Cláudio Régis, que também já ocupou o cargo de prefeito no município de Remígio, será empossado na próxima terça-feira (25).
Ele revelou que sua ascensão ao mandato é fruto de uma articulação da senadora Daniella Ribeiro e do deputado Aguinaldo Ribeiro e por isso seguirá a orientação do PP durante a execução do seu mandato.

Senador Maranhão revela bastidores da eleição 2018 e diz: “Não rachei a oposição”.

Resultado de imagem para Zé Maranhão entrevista
Após uma longa temporada fora da mídia, o senador José Maranhão, presidente estadual do MDB, quebrou o silêncio e resolveu falar. Ele concedeu entrevista a uma rádio de João Pessoa e revelou os bastidores do bloco da oposição nas eleições 2018.
Acusado de ser o pivô do racha do bloco oposicionista, o senador afirmou: “Ninguém lutou mais pela unidade da oposição como eu”. Maranhão disse que sabia que o prefeito da Capital, Luciano Cartaxo (PV), que era o nome das oposições e desistiu de pleitear a vaga de governador, não ia renunciar à prefeitura.
Ele ressaltou que informou isso a Cássio e as demais lideranças da oposição. "Eu dizia: vocês estão investindo numa candidatura que não vai acontecer: a de Luciano Cartaxo. Eu conhecia ele, foi meu vice. Eu disse que ele queria terminar o mandato. Disse a Cássio, conversei com todos, avisei que ele não queria perder o mandato. E quando Luciano soltou aquela carta eu me encontrei com Cássio no Senado, ele soltou uma risada e disse: você foi o único que adivinhou", pontuou.
Já sobre o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), que também queria ir para a disputa do governo, o emedebista revelou que queria apoiá-lo, mas em conversa com o ex-senador Cássio, o mesmo teria dito que ele não era conhecido fora da cidade. Mesmo assim, durante uma última reunião, o tucano havia pedido o apoio de Maranhão para o Romero, mas ele afirma que só não apoiou o ex-tucano porque ele [Romero] também não teve coragem de renunciar.
"O prefeito de Campina Grande é seu aliado, o que você acha? E Cássio disse uma verdade: Em Campina ele tem mais prestigio do que eu, mas o problema é que fora de Campina ninguém o conhece. E eu respondi: isso não existe, ele é prefeito de um das maiores cidades da Paraíba. Nas vésperas da renúncia tivemos uma reunião e Cássio perguntou se poderíamos apoiar o prefeito de Campina e eu respondi que sim, mas ele precisava renunciar, mas isso não aconteceu", revelou.

Engrossou o coro: “Acho que seria a melhor opção”, diz Branco Mendes sobre possível filiação de João ao Podemos

Resultado de imagem para branco mendes
Em seu 7º mandato na vida pública, o deputado estadual Branco Mendes (Podemos) em entrevista, nesta terça-feira (26), analisou a possibilidade do ingresso na sigla do governador João Azevêdo, atualmente filiado no PSB. Ele se uniu ao convite de outros filiados do Podemos que consideram o partido a melhor opção para filiação do governador.
“Com certeza, todos nós do Podemos estamos de braços abertos para receber nosso Governador João Azevedo, acho que seria a melhor opção pra ele”, disse Branco Mendes. Quem também se manifestou favorável a filiação de João Azevêdo ao Podemos, foi suplente de deputado e recém-empossado na ALPB no lugar do deputado Doda de Tião que saiu de licença, Trócolli Júnior (Podemos).

Trócolli Júnior referenda convite de Ana Cláudia a João Azevêdo para se filiar ao Podemos: “Tem o perfil dele”.

Resultado de imagem para trocolli júnior
O suplente de deputado e recém-empossado na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) no lugar do deputado Doda de Tião (PTB) – que saiu de licença – Trócolli Júnior (PODEMOS) comemorou a possibilidade de o governador João Azevêdo (PSB) ingressar na sigla, após a revelação feita pelo senador Veneziano Vital (PSB) anunciar o convite da agremiação. 
Segundo o parlamentar, caso João decida sair das hostes socialistas, o PODEMOS estará pronto para recebê-lo de portas abertas, sobretudo porque o governador tem um perfil de ficha limpa.
“Ele poderia vir para o Podemos, sobretudo pelo perfil dele, como técnico e ficha limpa. É um partido que tem o perfil dele”, disse, o parlamentar se colocando igualmente a posição da secretária de Desenvolvimento e Articulação Municipal do Estado, Ana Cláudia Vital do Rêgo, que é vice-presidente estadual da sigla e pré-candidata a prefeita de Campina Grande. Que também convidou o governador para ingressar no partido.
Sobre a sucessão municipal na capital, em 2020, o deputado estadual Trócolli Júnior disse que o bloco a que ele está vinculado na ALPB, o G11, seguirá a orientação do governador João Azevêdo: “Eu não tenho dúvida nenhuma disso. O G11 vai apoiar o candidato do governador João”.

Vené admite deixar PSB com saída de João da sigla e revela convite do Podemos que pode se tornar a maior bancada do Senado com 13 Senadores...

Resultado de imagem para veneziano no frente a frente
O senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) admitiu, na noite de ontem (25), acompanhar o governador João Azevêdo numa possível desfiliação do ninho socialista. As declarações foram repercutidas durante entrevista ao jornalista Luís Tôrres, no programa Frente a Frente, da TV Arapuan.
Durante o bate-papo, o socialista também revelou convite do Podemos – partido de sua esposa, Ana Cláudia Vital do Rêgo – para ingresso do governador. O senador lembrou do papel de conciliador que sempre teve nesse processo vivido no PSB, mas ressaltou que a tentativa de pacificação foi frustrada.
Ele disse que se o governador João Azevêdo optar em deixar o PSB poderá acompanhá-lo na decisão. Para Veneziano, esse é um assunto que não poderá demorar muito para ser resolvido, tendo em vista o grande número de lideranças e filiados que estão aguardando uma definição para a disputa das eleições municipais do próximo ano.

Convite do Podemos – Veneziano também disse que o Podemos convidou o governador João Azevêdo para uma possível filiação, caso ele deixe oficialmente o PSB. A esposa de Veneziano, a secretária de Desenvolvimento e Articulação Municipal do Estado, Ana Cláudia, está filiada à legenda na condição de vice-presidente estadual da sigla e como pré-candidata a prefeita de Campina Grande.

Em tempo, o senador lembrou que o Podemos tem uma bancada de 12 senadores e pode chegar ao 13º dividindo com o MDB o título de maior bancada. A bancada do Podemos começou o ano como a quarta maior bancada, com cinco senadores. Quatro deles já tinham mandato em curso - Alvaro Dias (PR), Elmano Férrer (PI), Romário (RJ) e Rose de Freitas (ES) - e um fora eleito em 2018 - Oriovisco Guimarães (PR).
De lá pra cá, porém, o partido mais do que duplicou sua representação. Os senadores Eduardo Girão (CE), eleito pelo Pros, e Styvenson Valentin (RN), pela Rede, se filiaram no início de fevereiro, bem como o 2º vice-presidente do Senado, Lasier Martins (RS), ex-PSDB. Em agosto, foi a vez do senador Marcos do Val (ES), que era do Cidadania, e depois Jorge Kajuru (GO), ex-PSB. Mais recente chegaram os senadores Reguffe (DF), ex-PDT, e a Juíza Selma (GO), que deixou o PSL.

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Romero empossa Tovar Correia Lima como novo secretário de Planejamento em CG

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, empossou, na manhã desta segunda-feira (25), o deputado licenciado Tovar Correia Lima como novo secretário de Planejamento do Município. Na mesma solenidade, Romero também anunciou, oficialmente, a efetivação do advogado Diogo Flávio Lyra Batista, atual titular da Seplan, na Secretaria de Administração.
A cerimônia de posse aconteceu no auditório do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (Ipsem), sendo prestigiada por deputados estaduais, secretários municipais, vereadores e lideranças políticas.
Estiveram integrando a mesa de autoridades o prefeito Romero, o secretário chefe do Gabinete Bruno Cunha Lima, o vereador Saulo Germano (representando a Câmara Municipal), Nelson Gomes Filho (presidente da AMDE), deputados Edmilson Soares e Camila Toscano, além do presidente da Associação Comercial de Campina Grande, Marco Procópio, e do secretário empossado, Tovar Correia Lima.
Não é a primeira vez que Tovar Correia Lima é chamado para colaborar com a gestão de Romero Rodrigues. Já foi Chefe de Gabinete do Prefeito (2013) e secretário de Ciência e Tecnologia (2017).
 

Após reassumir o Governo, Azevêdo elogia Lígia e Márcio Murilo pela condução da gestão e faz um balanço da viagem à Europa

Resultado de imagem para joão azevedo na tabajara
O governador João Azevêdo (PSB) agradeceu, nesta segunda-feira (25), à vice-governadora Lígia Feliciano e ao presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Márcio Murilo, pela tranquilidade da gestão da Paraíba durante sua viagem à Europa. O governador chegou ao Estado ontem (24) e reassumiu a sua agenda nesta segunda.
Em seu primeiro pronunciamento após retornar ao Governo, no programa Fala Governador, da Rádio Tabajara, João exaltou a forma de gestão de Lígia e Márcio. “Gostaria de aproveitar para agradecer à vice-governadora Lígia Feliciano, que conduziu o Estado por alguns dias. Dando tranquilidade, dentro da normalidade democrática que se esperava. E que na quarta-feira por ter que viajar e o próprio presidente da Assembleia, Adriano Galdino, estar participando de um evento da Unale fez com que passássemos o governo para  o presidente do Tribunal de Justiça, Márcio Murilo, a quem de público agradeço pela condução tranquila. Antes de viajar, alguns jornalistas nos perguntavam o que esperar nessa condução do Estado na minha ausência. Esperava isso, a normalidade que todo mundo aguarda e que tinha certeza que iria acontecer. Hoje, reassumindo o Estado, é ter passado esses dias com a normalidade e com ações acontecendo”, declarou.

Balanço da viagem à Europa
Azevêdo fez um balanço de sua viagem junto aos governadores do Nordeste. Eles passaram, na última semana, pela Itália, França e Alemanha, onde discutiram com a classe empresarial investimentos para a região. “Foi uma viagem importante, que norteia a partir de agora os Estados do Nordeste na busca para novos investimentos na região. O objetivo dessa missão foi apresentar um formato diferente de gestão pública sendo feita com a criação do Consórcio, que tem atraído a atenção de muitas pessoas, inclusive da Europa. Servimos como referência”, pontuou.

Marcondes Gadelha confirma pré-candidatura de Júnior Brito pelo PSC a Prefeito de Igaracy em 2020

Resultado de imagem para marcondes gadelha
O Partido Social Cristão (PSC) segue seu trabalho de crescimento em todo o estado com lançamento de nomes na disputa pelas prefeituras no maior número de municípios possível. É o caso do município de Igaracy, na região do Vale do Piancó, aonde o partido vem pavimentando sua caminhada com força para o pleito municipal vindouro. 
Presidente estadual da legenda, o ex-senador e ex-deputado federal Marcondes Gadelha disse que o partido terá uma participação forte na sucessão municipal em Igaracy tendo o jovem ativista político Júnior Brito como candidato a prefeito do município, juntamente com um bom número de candidatos ao cargo de Vereador. 
"O PSC se prepara para a luta de 2020 em todos os municípios e em Igaracy confiamos essa responsabilidade a Júnior Brito, jovem talentoso que tem a arte da política na massa do sangue e um profundo sentimento de amor à sua terra. Terei à honra de ir homologar, quando em convenção, o nome de Júnior como nosso candidato e vamos trabalhar também para eleger uma grande bancada de vereadores contando com nomes como o de Expedita, Maria Irineu, William Vieira, Márcio Alves e tantos outros...".

domingo, 24 de novembro de 2019

Ricardo destitui grupo da deputada Pollyanna Dutra do comando do PSB em Pombal e entrega ao vereador Josevaldo Feitosa

Resultado de imagem para pollyanna feitosa
O ex-governador Ricardo Coutinho, comandante estadual dos socialistas, destituiu o grupo da deputado estadual Pollyanna Dutra do comando do PSB em Pombal, que era presidido pela irmã (Kévia) da parlamentar. Pollyanna havia anunciado posicionamento ao lado do governador João Azevedo, diante dessa crise que afeta o partido. 
O vereador Josevaldo Feitosa é quem comanda agora o PSB na cidade, cuja mudança representa uma derrota para a deputada que já foi prefeita duas vezes de Pombal. Além de Josevaldo, integram a nova comissão seu irmão, Jandilson Feitosa, como vice; Francisco Jarismar (Mazinho), como secretário-geral; Elenita Severo (esposa de Mazinho, como secretária de finanças); Anielson dos Santos (diretor do campus da UFCG, como secretário organizacional), e ainda Aldo Fernandes e Allison Haley dos Santos (advogado) como membros.
O PSB local planeja lançar o empresário José Alves Feitosa Filho (Feitosa), irmão de Josevaldo e do ex-prefeito Jairo Feitosa, como candidato à sucessão municipal com o apoio do ex-governador Ricardo. Na última quinta-feira (21), Pollyana declarou a uma rádio de João Pessoa que “não tem mais clima” para continuar no PSB e declarou que deverá pedir desligamento do partido.