sábado, 18 de agosto de 2012

i

Militância invade as ruas de Santana de Mangueira para declarar apoio à candidatura de Aldeci Mangueira durante carreata

A militância 'socialista' invadiu as ruas em Santana de Mangueira, nesta sexta-feira (17), para dar o ponta pé inicial aos eventos de campanha da Coligação "Unidos por Uma Santana Melhor", liderada pelo ex-prefeito Aldeci Mangueira (PSB), que concorre ao pleito tendo como candidato a vice-prefeito o atual vereador Jaçon Virgulino. Uma onda laranja coloriu a paisagem por onde passava a carreata do 40, que informam ser uma das maiores já vistas naquele município. O evento contou com a presença dos candidatos a vereador, da referida coligação, do atual vice-prefeito Antônio Diniz e do ex-prefeito Umberto Pereira (Democratas).

TRE-PB julgou mais 14 recursos de registro de candidatura

Edifício sede do TRE-PB
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) julgou, nesta sexta-feira (17), 14 recursos relativos a registros de candidaturas em todo o Estado. Foram deferidos os registros para vereador de: Joel Justino da Silva Filho; José Augusto de Queiroz; Roberto Dimas Campos; Rosinete Silva do Nascimento; Coligações "Frente Popular de Oposição", dois recursos.
Os indeferidos são:
Izaira Dantas da Silva, candidata a vereadora, mantida decisão de 1º grau;
Maria de Fátima Maurício Pontes, candidata a vereadora, falta de filiação partidária;
Francisco das Chagas Sarmento, candidato a vereador, falta de filiação partidária;
José Carlos Soares, candidato a prefeito, contas rejeitadas;
Coligação "Unidos por Guarabira".
Dois recorrentes tiveram homologados seus pedidos de desistência para os recursos: mariana Fernandes Pereira e Ana Maria da Silva.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Por unanimidade, TRE-PB mantém indeferimento de candidatura a prefeito de Dr. Carlinhos Soares, em Santana dos Garrotes

Dr. Carlinhos, ladeado pela esposa e pelo vereador Neto Pinto
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) manteve, por unanimidade, o indeferimento do registro de candidatura de José Carlos Soares (Dr. Carlinhos), do PSB, ao cargo de prefeito pela Coligação “Por Amor à Santana” do município de Santana dos Garrotes. O voto do relator pelo indeferimento se deu, segundo ele, por conta do candidato ter contas referentes aos anos de 2005 e 2008 reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) com decisão referendadas pela Câmara Municipal. “As irregularidades encontradas são insanáveis e recorrem a improbidade administrativa”, destacou.
A Corte seguiu o voto do relator em harmonia com o Ministério Público e manteve o indeferimento do registro de candidatura de Dr. Carlinhos. A defesa do candidato promete recorrer da decisão da Justiça Eleitoral. Segundo informações, Dr. Carlinhos pode lançar o nome de sua esposa como sua substituta na disputa em Santana dos Garrotes e há quem defenda uma candidatura à reeleição do atual prefeito Zé Alencar (PSDB), já que os tucanos fazem parte da coligação. Zé Alencar decidiu não concorrer à reeleição para cumprir compromisso assumido em 2008 com Dr. Carlinhos.
Dr. Carlinhos tinha recorrido ao TRE da decisão da Juíza Eleitoral da 66ª Zona, Luciana Rodrigues Lima, que INDEFERIU o pedido de registro de sua Chapa Majoritária “em face da ausência de condição de elegibilidade”. Dr. Luciana tinha acatado e julgado procedente o pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE) que solicitou a impugnação de sua candidatura. O pedido foi feito no último dia 10 de julho pela promotora de justiça da 66ª Zona Eleitoral, Geovanna Patrícia de Queiroz Rego, com base na Lei da Inelegibilidade, através do Art. 1º, I, “g”, da LC 64/90.
Para a promotoria, “(...) o impugnado exerceu, durante os anos de 2001 a 2008, o mandato de Prefeito Municipal de Santana dos Garrotes. Em inúmeras ocasiões, teve suas contas rejeitadas por irregularidades insanáveis configuradoras de ato doloso de improbidade administrativa, tornando-se, por consectário, inelegível”. Para que não tivesse seu registro de candidatura negado, Dr. Carlinhos deveria ter demonstrado, segundo a promotoria, “que suas contas não foram rejeitadas por irregularidade insanável configuradora de ato doloso de improbidade administrativa, por decisão irrevogável do órgão competente, ou que tenha sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário”.
Segundo a Lei Complementar 64/ 1990, "são inelegíveis: I - para qualquer cargo: g) os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário, para as eleições que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes, contados a partir da data da decisão, aplicando-se o disposto no inciso II do art. 71 da Constituição Federal, a todos os ordenadores de despesa, sem exclusão de mandatários que houverem agido nessa condição”.

TRE garante avaliar pedidos de registro de candidatura até o dia 23

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti, garantiu que a Corte deve cumprir os prazo estabelecidos pela legislação eleitoral e encerrar até o próximo dia 23, a apreciação de todos os pedidos de registro de candidatura que encontram-se pendentes no órgão.
De acordo com o magistrado, a Corte está tendo celeridade na avaliação dos recursos e não há indícios de que o prazo não seja cumprido. “O prazo do calendário é 23 de agosto, mas o Tribunal está reunido diariamente a partir das 13 horas e terminaremos todos os recursos”, garante Marcos Cavalcanti.
Para não perder o prazo a Corte decidiu ampliar as sessões na próxima semana e se reunirá a partir das 8h na terça, quarta e quinta. Desde a última segunda-feira (16), a Corte já barrou mais de trinta pedidos de registro de candidatura oriundo de vários municípios paraibanos.

TSE decide: Distribuição de combustível para carreata não caracteriza compra de voto

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitaram, por unanimidade de votos, dois recursos especiais eleitorais apresentados por Maria Jozeneide Fernandes Lima, candidata que ficou em segundo lugar no pleito municipal de 2008 na cidade de Guadalupe-PI, que buscava a impugnação do mandato eletivo da chapa eleita - Wallen Rodrigues Mousinho (prefeito) e Francineth Lima da Costa (vice-prefeita). Relator do recurso, o ministro Marco Aurélio manteve a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), segundo a qual a distribuição de combustível a cabos eleitorais para que possam participar de carreata não configura compra de votos.
“Consignou-se que, objetivando a feitura de carreata, realmente ocorrera a entrega gratuita de combustível à razão de dois litros para moto e cinco litros para carro, ou seja, ninguém teve o tanque completo. Conforme fez ver o regional, os pronunciamentos do Tribunal são no sentido de ‘em se tratando de distribuição limitada de combustíveis para viabilizar carreata descabe cogitar da figura do artigo 41-A da Lei nº 9.504/1997'. O TRE-PI apontou o gasto total como sendo de R$ 5,6 mil, contabilizado na prestação de contas entregue à Justiça Eleitoral e por esta aprovada”, enfatizou o ministro Marco Aurélio.
A defesa da candidata derrotada argumentou, sem sucesso, que em uma cidade de apenas 10 mil habitantes, a diferença entre o candidato eleito e sua cliente foi de apenas 124 votos. Segundo ele, foram distribuídos 2,9 mil litros de combustível no dia 30 de setembro de 2008, com o abastecimento total de 438 veículos. A defesa do prefeito eleito argumentou, por sua vez, que testemunhas arroladas pela própria recorrente (Maria Jozeneide) não confirmam que o combustível foi distribuído mediante pedido expresso de votos, o que afasta a tese de que teria havido captação ilícita de sufrágio.
Além disso, sustentou o advogado da chapa eleita, não se pode falar em abuso de poder econômico tendo em vista que a pequena quantidade de combustível distribuída se esgotou no percurso da carreata. (com TSE)

Sargento que matou major dentro de quartel do 6º BPM em Cajazeiras é condenado a 24 anos de prisão

Três anos após ter assassinado o major Aldair de Souza Albuquerque no interior do quartel do 6 Batalhão da PM, em Cajazeiras, o sargento Valdiran Ferreira da Silva foi condenado a 24 anos de prisão como responsável pelo crime. Os juízes militares decidiram pela condenação por unanimidade - 5 a 0. O julgamento aconteceu nesta quinta-feira (16) na Justiça Militar, em João Pessoa. O sargento havia sido preso em flagrante e está recolhido no Presídio Regional de Cajazeiras, onde deverá cumprir a pena.
O assassinato do major Albuquerque aconteceu por volta das 15h do dia 11 de junho de 2009 no alojamento dos oficiais onde então o sub-comandante do 6º BPM se encontrava dormindo. O sargento ainda tentou fugir, mas foi preso na saída do quartel pelo pessoal que estava de plantão. O crime foi de grande repercussão, principalmente no meio militar. O dia 11 de junho marcava a abertura do São João de Cajazeiras, no pátio conhecido por "Xamegão".
O sargento Valdiran durante o auto de prisão em flagrante alegou o seu ato a perseguição por parte do major, principalmente pela escala dobrada cumprida pelos militares do 6º BPM, no entanto, os argumentos do acusado foram desmentidos por testemunhas.

Cássio diz que pensa sim em disputar novamente o Governo do Estado e que essa possibilidade passa pelas eleições agora em Campina Grande

A boca expressa aquilo que o coração está cheio. Se não foi apenas uma estratégia de marketing eleitoral pra conquistar votos em favor de Romero Rodrigues (PSDB), o senador Cássio Cunha Lima deixou claro na noite desta quinta-feira (16), durante evento de campanha do vereador Tovar (PSDB), que pensa sim em disputar novamente o Governo do Estado, cargo que ele já ocupou por um mandato e meio.
Duvida? Pois foi exatamente o que ele disse. Falando para uma platéia de aliados, ele declarou que a eleição em Campina terá reflexos nas possibilidades de vir a disputar novamente o Governo do Estado. "Para que possa um dia voltar a sonhar ser governador, quem sabe, é preciso ganhar Campina, porque as coisas estão ligadas, associadas", disparou. Foi aplaudido no meio da frase. Mas não disse data.
A frase, que foi gravada pelo repórter Iran Barbosa, da Rádio Caturité, certamente fará a alegria da imprensa nesta sexta-feira, ao ser veiculada. Pode aguardar. (com LuísTôrres)

Eu, Ricardo Pereira, proprietário deste Blog, venho por meio desta reconhecer e tornar público que errei e cometi uma grande injustiça com o ex-deputado Chico Lopes ao publicar duas matérias difamatórias, caluniosas e injuriosas em setembro do ano de 2011.
Reconheço que o ex-deputado Chico Lopes tem um passado político e pessoal limpo e sem nenhum envolvimento que manche sua pessoa. Por isso vou cumprir a seguinte decisão judicial do processo nº 021.2011.970.415-9:
1. Publicar esta matéria durante 30 dias, sempre na página principal, permitindo que todos tenham conhecimento do meu erro em acusar o ex-deputado de forma injusta;
2. Também por decisão judicial me comprometo em não mais publicar matéria injuriosa, caluniosa e difamante contra o ex-deputado Chico Lopes;
3. Por sugestão do ex-deputado Chico Lopes, a multa imputada ao dono deste Blog, no valor de R$ 1.000,00, será revertida em benefício para a Fundação Napoleão Laureano de Combate ao Câncer da Paraíba, dividido em 05 parcelas iguais e sucessivas, sendo a primeira paga até o dia 02 de agosto de 2012, sendo os valores depositados na Agência nº 0011-6, conta nº 61.433-5, Banco do Brasil. 
Itaporanga, 30 de julho de 2012.

Juíza Eleitoral convoca todos os candidatos das sete cidades que compõe a 33ª Zona Eleitoral para conferir dados na urna eletrônica

A Juíza Eleitoral da 33ª Zona Eleitoral de Itaporanga, Drª Andréa Carla Mendes Nunes Galdino, está convocando todos os candidatos dos sete municípios que compõe a referida zona para conferência na próxima quarta-feira (22), no Cartório Eleitoral, localizado na Rua Felinto Evangelista Primo [vizinho ao antigo Fórum de Justiça], dos dados que constarão na urna eletrônica, dentre os quais suas respectivas  fotos.
No comunicado da Justiça Eleitoral foi estabelecido um cronograma de horários para cada cidade. Que é o seguinte: Serra Grande e Boa ventura - das 8h às 10h; Pedra Branca e São José de Caiana - das 10h às 12h (meio-dia); Diamante e Curral Velho - das 14h às 16h; e Itaporanga - das 16h às 18h.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Cruzeiro vence por 4 a 2 o Miramar e assume a liderança da tabela

O Cruzeiro de Itaporanga venceu o Miramar de Cabedelo por 4 a 2, em partida realizada ontem (15) válida pela primeira rodada do quadrangular final da 2ª divisão do Campeonato Paraibano. No confronto realizado no Estádio da Graça, em João Pessoa, os dois revezaram bons e maus momentos, no entanto, no fim da partida, a Raposa Sertaneja se valeu do talento individual dos seus jogadores para levar a melhor.
No jogo em que o Cruzeiro dominou o primeiro tempo, Delany (2), Lee e Teo marcaram para a equipe do Sertão. Já George e Índio para o time de Cabedelo. Com o resultado, o clube Celeste assumiu a liderança da tabela, com três pontos ganhos, ao lado do Atlético de Cajazeiras, que venceu o Desportiva no último domingo. Já o Miramar está na terceira colocação, sem nenhum ponto. (com GloboEsportePB)

TRE-PB julga mais 12 registros de candidatura; a de Francisco Edilson para vice em Igaracy foi deferida

Na tarde desta quinta-feira (16), o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) se reuniu em Sessão e, dentre outros processos, julgou mais 12 recursos sobre registro de candidatura. A maioria dos recursos (11) dizia respeito a candidaturas ao cargo de vereador e apenas um se diferia dos demais por se tratar de vice-prefeito. Igual maioria também recebeu o indeferimento da Corte Eleitoral e apenas o recurso de Francisco Edilson Lacerda obteve provimento, legitimando assim sua candidatura ao cargo de vice-prefeito da cidade de Igaracy. Abaixo estão relacionados os recursos que foram apreciados pela Corte Eleitoral na sessão de hoje.

REGISTRO DE CANDIDATURA DEFERIDO
VICE-PREFEITO: Francisco Edilson Lacerda (Igaracy)

REGISTROS DE CANDIDATURAS INDEFERIDOS
VEREADOR
Cosme de Vasconcelos Medeiros (João Pessoa) – Ausência de filiação partidária
Edite Rodrigues da Silva (João Pessoa) – Ausência de filiação partidária
Hipolito Rodrigues de Souza Neto (João Pessoa) – Ausência de filiação partidária
Jacinto Romulo Guedes Paiva (Brejo dos Santos) – Ausência de filiação partidária
Jailson Nunes dos Santos (Belém) – Ausência de filiação partidária
José Bernardino de Miranda (Umbuzeiro) – Ausência de quitação eleitoral
José Ivanilvo Vieira (Santa Cecilia de Umbuzeiro) – Ausência de quitação eleitoral
José Rufino da Costa (Belém) – Ausência de filiação partidária
Lindenberg Nunes Dias Novo – Ausência de filiação partidária
Maria de Fátima Barbosa de Alustau (Belém) – Ausência de filiação partidária
Paulo Mendonça da Silva (Belém) – Ausência de filiação partidária

TCE alerta presidentes de Câmaras Municipais sobre novos subsídios dos vereadores, que devem ser aprovados antes do pleito de outubro; em JP o aumento foi de 61,6%, passando dos atuais R$ 9.280 para R$ 15 mil

O Tribunal de Contas do Estado enviou ofício aos presidentes de Câmaras Municipais informando que os subsídios dos vereadores terão de ser aprovados antes das eleições de outubro. A circular lembra “a exigência constitucional de definição dos subsídios dos vereadores para a legislatura subsequente, regra de anterioridade que, em consonância com o princípio da impessoalidade, impõe a fixação de valores antes da realização do pleito eleitoral”.
O TCE orienta ainda que quando da fixação desses subsídios para a próxima legislatura, as Câmaras devem observar o limite máximo em relação ao subsídio dos deputados estaduais, variável de acordo com o número de habitantes do respectivo município. A adoção de tais medidas, diz a circular, evitarão as correspondentes implicações na prestação de contas de cada Câmara de Vereadores ao TCE.
Os vereadores de João Pessoa terão um aumento de 61,6% em seus subsídios. Os novos valores só irão vigorar para a próxima legislatura (2013/2016). Atualmente, eles recebem R$ 9.280,00 de subsídios, afora as indenizações através do ressarcimento de despesas. Com o novo reajuste, os vereadores, que assumirão a partir de 1º de janeiro de 2013, passarão a ganhar R$ 15 mil. Já o presidente da Câmara perceberá R$ 19.500,00 como subsídio. Os novos valores foram publicados no Semanário Oficial do Município.

Suplente de vereador tomará posse hoje no lugar de vereador cassado segunda-feira por infidelidade partidária em Santana dos Garrotes

Será empossado nesta quinta-feira (16) na Câmara Municipal de Santana dos Garrotes, o suplente de vereador Juvenil Leite (PSB) em decorrência da cassação do mandato do vereador Rênio Macedo (PMDB). O acórdão do TRE-PB foi publicado ontem (15), sendo enviado ao cartório eleitoral de Piancó. A decisão do TRE e do cartório foi comunicada ao presidente da Câmara, vereador Neto Pinto (Democratas).
Rênio foi cassado pelo TRE-PB na última segunda-feira (13) por infidelidade partidária, por ter saído do PSB, partido pelo qual se elegeu, e se filiado ao PMDB. Com a chegada do novo vereador que é conhecido por "Nil", o prefeito Zé Alencar (PSDB) contará com quatro parlamentares-mirins na bancada de situação.
(com AryRamalho)

Governo veta emenda a projeto de empréstimo de R$ 689 milhões

O governador Ricardo Coutinho (PSB) sancionou hoje a lei 9.873 de 15 de agosto deste ano que autoriza o Estado a contrair empréstimo de R$ 689 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. A matéria foi aprovada na semana passada pela Assembleia Legislativa e recebeu veto parcial. É que o governador rejeitou a emenda apresentada pela Casa Epitácio Pessoa destinando valores específicos para cada finalidade. Em sua argumentação para o veto, o socialista afirmou que a alteração seria inconstitucional:
"Qualquer emenda que contrarie o planejamento administrativo e orçamentário fere, pois, o dispositivo da Carta Política Estadual", justifica o governador, acrescentando: "Ademais, é de destacar a urgência e necessária realização de obras e serviços públicos em um Estado que tanto deles carece. Havendo, como se pretende, a relação, no texto legal, das obras que devam ser executadas, inclusive com os valores expressos, induzir-se-ia o Poder Executivo a uma lentidão, caso houvesse qualquer alteração por demandas institucionais ou burocráticas das outras esferas de Governo".

i

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Presidente da Câmara de Catingueira explica por que seu nome foi citado em ofício do TCE sobre bloqueio de contas do município

"É simples, me solicitaram uma certidão sobre a ausência dos balancetes e como presidente, dei", esclareceu o presidente da Câmara de Catingueira, vereador Josivan Gomes Marques (foto) sobre o motivo pelo qual seu nome aparece citado em um ofício do TCE enviado a Prefeitura e publicado, mais cedo.
O presidente informou que "se trata de uma decisão do TCE ainda do início do mês de julho". "Sou o presidente da Câmara, então, qualquer indagação sobre a existência de balancetes na Casa que me faça deverá ser respondida por mim. Basta ver na sessão do último sábado, eu nem estava presente e os vereadores aprovaram por unanimidade um requerimento solicitando o envio de documento ao TCE comunicando a ausência dos balancetes na Casa. Como sou o responsável pela administração da Casa, eu já o envie", disse.
Segundo Josivan, "este ofício divulgado pela Prefeitura refere-se a uma consulta feita na Casa e emitida certidão ainda no início de julho, e, mesmo assim, o Tribunal deu até o fim do mês para a Prefeitura enviar os balancetes", disse Josivan. "Na verdade, as contas da Prefeitura já não estavam bloqueadas a mais tempo porque o prefeito Odir, na época, tinha recorrido a Justiça (como cita no ofício), uma vez que os balancetes não eram de sua responsabilidade".
O vereador finalizou dizendo: "Ora, estamos falando é do balancete desde o mês de março, que deveria ter sido entregue em abril. O que se pode perceber é uma clara tentativa de transferir suas responsabilidade para outras pessoas, e jogar a opinião pública contra quem de fato não tem culpa alguma. Estou aqui para exercer meu papel de presidente e sempre que me solicitarem certidão, serei obrigado a dar. Basta ver na Secretaria da Câmara que existe várias certidões emitidas por mim, após solicitações de vereadores". (com catingueiraonline)

Várzea tem a melhor escola pública da Paraíba; Já a escola de Barra de Oitis em Diamante está entre as piores do 1º ao 4º ano, enquanto, a escola Júlio de Almeida em Santana dos Garrotes está entre as piores do 5º ao 8º

A melhor escola pública da Paraíba posicionada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é do município de Várzea, no Vale do Sabugi. Segundo os dados divulgados nesta terça-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC), a Escola Municipal Sandoval Rubens de Figueiredo atingiu a nota de 6,6. Os dados são referentes aos alunos da 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, em prova aplicada no ano de 2011.
O dado atesta que o colégio ultrapassou a meta de 2021, no qual visa que a média das escolas municipais e estaduais chegue à nota seis, mesmo índice atingido pelo ensino em países desenvolvidos, segundo o MEC. Já entre os alunos da 5ª a 8ª série, a campeã com a melhor nota no Estado foi a Escola Estadual Instituto Dom Adauto, localizada em João Pessoa, com nota 5,3.

Na outra ponta do ranking está a Escola Estadual Isabel Rodrigues de Melo, localizada em Campina Grande, com a pior nota. O colégio obteve média 0,9. Índice refere-se aos alunos da 5ª a 8ª série. Já no que se trata dos estudantes da 1ª a 4ª, com média 1,4, a Escola Municipal Professor Carlos Arbónio Marojá Di, que fica na cidade de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, teve a pior média.
O índice geral da Paraíba foi de média de 3,4 para 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Para 1ª a 4ª série do ensino fundamental, o estado ficou om 4,3. A cada dois anos, o índice é atualizado pelo Ideb, que foi criado em 2007 para medir a qualidade de ensino nas escolas de rede de ensino brasileira. O indicador é calculado com base nas taxas de aprovação e no desempenho dos alunos em provas do Inep.
MELHORES ESCOLAS PÚBLICAS DE 1º A 4º ANOS DA PARAÍBA
MUNICÍPIO
NOME DA ESCOLA
REDE
IDEB 2011
VARZEA
EMEIF SANDOVAL RUBENS DE FIGUEIREDO
Municipal
6,6
BOA VISTA
EEEFM TEODOSIO DE OLIVEIRA LEDO
Estadual
6,4
JOAO PESSOA
CENTRO EST EXP DE ENS A SESQUICENTENARIO
Estadual
6,4
JOAO PESSOA
EMEF ARUANDA
Municipal
6,3
JOAO PESSOA
EMEF DR JOSE NOVAIS
Municipal
6,2
POMBAL
EMEF MATILDE DE CASTRO BANDEIRA
Municipal
6,2
CAMPINA GRANDE
ESCOLA SANTO ANTONIO 1
Municipal
6,1
POMBAL
GR ESC MUL VIDA NOVA
Municipal
6,1
PICUI
EMEF PRES TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
Municipal
6,0
JOAO PESSOA
EEEFM FERNANDO MOURA CUNHA LIMA
Estadual
5,9
SAO DOMINGOS DO CARIRI
E M E I F M JOAO MARTINS DOS SANTOS
Municipal
5,9
Fonte: Inep/MEC
MELHORES ESCOLAS PÚBLICAS DE 5º A 8º ANOS DA PARAÍBA
MUNICÍPIO
NOME DA ESCOLA
REDE
IDEB 2011
JOAO PESSOA
INSTITUTO DOM ADAUTO
Estadual
5,3
JOAO PESSOA
EMEF ARUANDA
Municipal
5,2
JOAO PESSOA
EMEF PADRE PEDRO SERRAO
Municipal
5,1
JOAO PESSOA
EMEF ZUMBI DOS PALMARES
Municipal
5,0
JOAO PESSOA
EMEF ESCRITOR LUIZ AUGUSTO GRISPIM
Municipal
4,8
JOAO PESSOA
EMEF INDIO PIRAGIBE
Municipal
4,7
JOAO PESSOA
EMEF PROFA ANA CRISTINA ROLIN MACHADO
Municipal
4,7
JOAO PESSOA
EMEF LIONS TAMBAU
Municipal
4,7
SANTA LUZIA
EEEFM ARLINDO BENTO DE MORAIS
Estadual
4,6
POMBAL
EMEF NOSSA SENHORA DO ROSARIO
Municipal
4,6
Fonte: Inep/MEC
PIORES ESCOLAS PÚBLICAS DE 1º A 4º ANOS DA PARAÍBA
MUNICÍPIO
NOME DA ESCOLA
REDE
IDEB 2011
SANTA RITA
EMEF PROF CARLOS ARNOBIO MAROJA DI PACE
Municipal
1,4
SAPE
EEEF COM RENATO RIBEIRO COUTINHO
Estadual
1,9
ITATUBA
EMEF ERCIDIO DE MORAIS COELHO
Municipal
2,0
GURINHEM
EMEF SERAFINA RIBEIRO
Municipal
2,1
JOAO PESSOA
EEEFM AUDIOCOMUNICACAO
Estadual
2,1
RIO TINTO
ESC EST INDIGENA DE ENS FUND CACIQUE DOMINGOS BARBOSA DOS SANTOS
Estadual
2,1
ALAGOA GRANDE
EMEIF NOSSA SENHORA DE FATIMA
Municipal
2,2
CABEDELO
EEEF AUGUSTO SEVERO
Estadual
2,2
CACIMBAS
EMEF JOAQUIM CASSIANO ALVES
Municipal
2,2
DIAMANTE
EEEF DE BARRA OITIS
Estadual
2,2
Fonte: Inep/MEC
PIORES ESCOLAS PÚBLICAS DE 5º A 8º ANOS DA PARAÍBA
MUNICÍPIO
NOME DA ESCOLA
REDE
IDEB 2011
CAMPINA GRANDE
EEEFM ISABEL RODRIGUES DE MELO
Estadual
0,9
PIANCO
ESCOLA NORMAL ESTADUAL SANTO ANTONIO
Estadual
1,0
JOAO PESSOA
EEEFM CON FRANCISCO GOMES DE LIMA
Estadual
1,4
BREJO DO CRUZ
EEEFM PROF JOSE OLIMPIO MAIA
Estadual
1,5
AREIA
EEEF ALVARO MACHADO
Estadual
1,6
PATOS
EEEM PROFESSOR JOSE GOMES ALVES
Estadual
1,6
SANTA RITA
EEEFM LUIZ RIBEIRO LIMEIRA
Estadual
1,6
FAGUNDES
CMPG NILA FERREIRA
Municipal
1,7
GUARABIRA
ESC EST DE ENS FUND E MEDIO MONSENHOR EMILIANO CRISTO
Estadual
1,7
SANTANA DOS GARROTES
EMEIEF JULIO L DE ALMEIDA
Municipal
1,7
Fonte: Inep/MEC

Léo Vieira articula junto a empresariado local doação de terreno para a construção da subseção da OAB em Itaporanga

Semana passada o presidente do Núcleo de Apoio aos Estagiários da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Paraíba, Léo Vieira (foto), reuniu-se com um grupo empresarial na cidade de Itaporanga num encontro que deu início às discussões para doação de área para construção da subseção da entidade na 'Rainha do Vale', sonho antigo da classe que deverá agora ser concretizado.
'O mais importante é conseguir o terreno e a segunda etapa é viabilizar a verba junto ao Conselho Federal da OAB ou da Seccional Paraíba, para construção da subseção", explicou Léo Vieira. Dando sequência a esse trabalho, na manhã de segunda-feira (13), foi realizado o segundo encontro de trabalho, em João Pessoa, para viabilizar a doação da área entre o presidente do NAE/OAB-PB e o grupo empresarial de Itaporanga.
"Ainda temos mais etapas pela frente, mas depois dessa reunião a nossa OAB tem certeza de que num futuro próximo poderá construir a sua tão sonhada subseção em Itaporanga. O terreno está numa área estratégica para as atividade jurídicas e o pólo beneficiará os advogados e estagiários, bem como a população. Ao concentrar as atividades jurídicas em um único lugar, evita que as pessoas se desloquem por diversos pontos da cidade", declarou Léo.