sábado, 26 de julho de 2014

Segundo pesquisa Correio/Souza Lopes, Ricardo Coutinho lidera rejeição do eleitorado onde 31,1% disseram não votar nele de jeito nenhum...

O jornal Correio da Paraíba divulgou neste sábado (26) os números da pesquisa de intenção de voto para o governo do Estado. O Instituto Souza Lopes perguntou aos paraibanos sobre em quem eles não votariam de jeito nenhum. Segundo os dados da pesquisa, o governador Ricardo Coutinho (PSB) e o senador Vitalzinho (PMDB) lideram a rejeição.
Conforme a consulta: 31,1% disseram que não votariam em Ricardo de jeito nenhum. Vitalzinho obteve 29,9% da rejeição do eleitorado. O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) teve 21,1%. O deputado Major Fábio (Pros) ficou com 15,9%, Tárcio Teixeira (Psol) com 15,6% e Antônio Radical (PSTU) com 14,2%.
A pesquisa encomendada ao instituto ouviu 1.500 pessoas entre os dias 19 e 22 deste mês em 55 municípios da Paraíba e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no último dia 20, sob o protocolo PB-00013/2014. A margem de erro da pesquisa é de 2,6% pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. 

Cássio diz que “pesquisa mostra que Paraíba quer respeito e tolerância”...

Candidato da coligação “A Vontade do Povo” ao governo, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), avaliou o resultado da pesquisa eleitoral do Instituto Souza Lopes, divulgada pelo Sistema Correio na noite desta sexta-feira (25). O tucano disse receber os números com humildade e ressaltou que a pesquisa revela que a Paraíba está comparando os estilos de governar de cada candidato. Para Cássio, a campanha começa a permitir que a população comece a fazer a comparação entre as duas formas de governar o Estado. Na pesquisa Correio/Souza Lopes, o tucano aparece com 45,5% das intenções de voto.

Pesquisa Correio/Souza Lopes: Após aliança com Cássio, Santiago salta de 5,6% para 16,5% e tucano segue pra elegê-lo senador assim como fez em 2010 elegendo RC governador...

wilson
A aliança com o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) tem gerado bons frutos para o candidato ao Senado, Wilson Santiago (PTB), que saltou de 5,6% para 16%. Ao conseguir triplicar sua intenção de votos na pesquisa Correio/Souza Lopes, Wilson demonstra que tem condições de brigar pela vaga junto ao favorito - o ex-governador José Maranhão (PMDB), que aparece com 31,3%. Lucélio Cartaxo pontuou apenas com 7%. 
Ou seja, se em menos de um mês de campanha Wilson já alcança quase a metade das intenções de voto de um candidato que já foi senador e foi governador por três vezes, tudo indica que até o dia da eleição a disputa estará bastante acirrada. O que mostra que mais uma vez o poder de transferência de votos de Cássio impressiona. Assim como ele fez em 2010, quando elegeu Ricardo Coutinho governador.
Os demais concorrentes, são: o ex-deputado estadual Walter Brito Filho, candidato pelo PTC, que  aparece em quarto lugar com 2,7%. A professora Leila Fonseca, do Pros, tem 0,5%; Nelson Júnior, concorrendo pelo Psol, está com 0,3%. Já o candidato do PCO, Gilson Ferreira, último a registrar candidatura, e Rama Dantas, do PSTU, aparecem com 0,1%. Votos brancos e nulos para o Senado, segundo o Instituto Souza Lopes, seriam 16,7%. Outros 24,7% não souberam ou não quiseram responder à consulta estimulada para o Senado.

Mais uma adesão: Prefeita de Pilões e lideranças anunciam apoio Cássio

Logo depois de divulgada a primeira pesquisa, após o registro de candidaturas e início da campanha, em que, a preço de hoje, Cássio ganharia a eleição no primeiro turno com 45,5%, mais do que a soma dos demais candidatos, mais um gestor municipal decidiu aderir à campanha tucana.
A prefeita da cidade de Pilões, Adriana Aparecida (PTdoB), anunciou, na noite de ontem, apoio à candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) ao governo. A adesão à candidatura tucana foi oficializada durante reunião nesta sexta-feira no escritório político do senador em João Pessoa.
Além do apoio da prefeita, Cássio Cunha Lima também recebeu a adesão de vereadores e lideranças políticas da cidade.

Prefeito de Itaporanga tentou ganhar politicamente com reativação do Mil Réis mas passa vexame após clube desistir de disputar paraibano; o Cruzeiro tem até 2ª-feira pra pagar a taxa e honrar o nome da cidade...

Reunião do Conselho Arbitral da Federação Paraibana de Futebol para a 2ª divisão do estadual (Foto: Pedro Alves / GloboEsporte.com/pb)
Presidente do Cruzeiro, Nosman Paulo participou da reunião conselho...
Veja como são as coisas. O Cruzeiro encontrava dificuldades, até semana passada, para oficializar sua participação na disputa da 2ª Divisão do Campeonato Paraibano devido o estádio 'O Zezão' estar em petição de miséria com o abandono lhe relegado pela Prefeitura de Itaporanga. A Federação Paraibana de Futebol (FPF) condicionava a inscrição do clube a garantias de que houvesse uma reforma no estádio para que o Cruzeiro possa jogar as partidas em casa.
O prefeito de Itaporanga Audierg Alves (PTB) tentando ganhar dividendos políticos com a situação foi convencido por assessores para que ao invés de investir na participação do Cruzeiro, presidido por um adversário político - Nosman Paulo, reativasse o Mil Réis, tendo a diretoria preenchida por correligionários e aliados seus, para participar da competição e assim tentar ganhar politicamente junto aos desportistas.
Pois bem, assessores do prefeito montaram a diretoria e anunciaram no início da semana com grande estardalhaço que o Mil Réis estaria participando do campeonato. E isso sem ter nem diretoria, etc. Coisa sem planejamento nem condições. Algo desastroso demais. O resultado: O Mil Réis acabou morrendo antes da hora e desistiu de participar do certame. O Cruzeiro tem até segunda (28) para quitar a taxa de inscrição e salvar o nome de Itaporanga, participando da competição.
A reunião do Conselho Arbitral da FPF (foto acima) aconteceu nesta sexta-feira (25) e decidiu que na próxima terça-feira (29) os clubes vão se reunir novamente para definir os últimos detalhes da competição. Na ocasião,será divulgada a tabela do torneio. O conselho deixou encaminhado o regulamento e o mais provável é que o campeonato tenha três grupos: Litoral, Cariri e Sertão. Assim cada clube jogaria no máximo oito vezes na primeira fase.
Ao todo, 10 clubes estão confirmaram suas participações: Femar e Spartax (ambos de João Pessoa), Lucena (de Lucena), Miramar (de Cabedelo), Desportiva (de Guarabira), Internacional (de Teixeira), Nacional (de Pombal), Perilima (de Campina Grande), Serra (de Serra Redonda) e Picuiense (de Picuí). O Cruzeiro (de Itaporanga), Leonel (de Campina Grande) e Sabugy (de Santa Luzia) estão pendentes, já que precisam pagar a taxa de inscrição até segunda.
Portanto, o grupo da prefeitura de Itaporanga sem planejamento nem condição queria ganhar politicamente com a participação do Mil Réis, na 2ª divisão do campeonato paraibano, em detrimento do Cruzeiro, mas acabou passando vexame junto com o clube. Estava torcendo, assim como muitos, para que o Mil Réis ao lado do Cruzeiro também representasse o nome de Itaporanga. Mas o açodamento e amadorismos acabaram manchando o nome de Itaporanga.
Leia também: FPF prorroga até terça prazo para o Cruzeiro se inscrever na 2ª divisão; Situação de abandono e penúria do estádio prejudica inscrição do time... 
2ª divisão do Paraibano terá 15 times após Itaporanga inscrever Cruzeiro e Mil Réis, projetando uma mistura política na disputa local do esporte...

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Branco Mendes e Wilson Filho promovem adesivagem em Igaracy...

O deputado estadual Branco Mendes (DEM) e o deputado federal Wilson filho (PTB), que concorrem À reeleição, estiveram juntos nesta sexta-feira (25) na cidade de Igaracy promovendo atividade política com correligionários e apoiadores de sua campanha. Eles foram recebidos pelo ex-presidente da câmara municipal, Lídio Carneiro [que foi candidato a prefeito pela oposição em 2012]. Acompanhado de comitiva local, os deputados visitaram comerciantes na feira livre e fizeram adesivagem nos veículos que circulavam pelo centro da cidade. (com Hugo Carneiro)

Pesquisa Correio/Souza Lopes: Cássio lidera com 45,5% e venceria no 1º turno já que tem mais do que a soma de todos os demais candidatos...

Foto: Os votos válidos são os seguintes: 
Cássio 56,8%.               
RC 36,45%. 
Vital 5,50%
O Sistema Correio de Comunicação em parceria com o Instituto Souza Lopes acaba de divulgar [na Tv Correio) a primeira pesquisa sobre as eleições deste ano, após o registro de candidaturas e início da campanha. De acordo com os dados, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) obteve 45,5% e seria eleito já no primeiro turno. O tucano aparece com mais do que a soma de todos os adversários: que chegaram a 33,6%.
Depois de Cássio, o segundo mais bem posto é o governador Ricardo Coutinho (PSB), candidato à reeleição, que aparece com 29,2%. Em terceiro, vem o senador Vitalzinho (PMDB), com 4,4%. Os demais candidatos ao governo, aparecem com: Major Fábio (Pros), 0,8%; Antônio Radical (PSTU) e Tárcio Teixeira (Psol), aparecem empatados com 0,1%. 
O instituto ouviu 1.500 pessoas entre os dias 19 e 22 deste mês. o trabalho de campo foi realizado em 55 municípios e está registrado no TRE-PB sob o número PB-000113/2014. A margem de erro da pesquisa é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. Em relação aos votos válidos, Cássio teria 56,8%; Ricardo Coutinho 36,45% e Vitalzinho 5,50%.

Ricardo Coutinho promete ampliar ‘Cidade Madura’ e construir Hospital de Trauma no Sertão, caso seja reeleito...

Governador Ricardo Coutinho durante Correio Debate
O governador Ricardo Coutinho (PSB), candidato à reeleição, prometeu, durante entrevista no Sistema Correio de Comunicação, nesta sexta-feira (25), dentre as principais ações que pretende realizar, caso seja reeleito, estão à construção de um hospital de emergência e trauma no Sertão, a implementação do programa 'Cidade Madura' em 20 cidades, a aquisição de dois helicópteros para atuar na segurança pública em Campina Grande e no Alto Sertão e a construção de uma ponte que ligará Cabedelo à Santa Rita.
Ricardo revelou que é fundamental que o governo invista nas políticas públicas para os idosos. "Temos hoje 17% da população do estado com mais de 60 anos. Quero levar o Programa Cidade Madura a mais 20 cidades. Já temos em João Pessoa, estamos na fase final em Campina Grande e em fase avançada em Cajazeiras", disse. Ele também garantiu que irá destinar R$ 2 milhões todos os anos para os abrigos de idosos.
Para a área da saúde, ele afirmou que será construído no Sertão um hospital de emergência e trauma e irá inaugurar o hospital para atender pacientes com câncer na cidade de Patos. Outras promessas de Ricardo Coutinho são levar fibra ótica para todas as regiões do estado, destinar mais recursos para o programa Empreender Paraíba e intensificar ações para atrair mais investimento da iniciativa privada. 

Durante visita ao editor do blog, Aracilba Rocha fala sobre receptividade dos amigos a sua campanha e decisão de deixar RC pra apoiar Cássio...

Recebemos na tarde de hoje (25) mais uma visita da amiga competente executiva Aracilba Rocha, ex-secretário estadual da Finanças, do Governo Ricardo Coutinho. Aracilba está no Vale do Piancó para mais uma série de visita a amigos e correligionários de diversos municípios. Ara, como é chamada pelos mais próximos faz questão de visitar-nos, sempre que está pela região, para colocar o papo em dia.
Ela está em campanha por uma vaga na Assembléia Legislativa, pelo PSL, e tem conseguido em sua caminhada importantes apoios nos municípios de Conceição, Ibiara, Itaporanga, Pedra Branca, Santana dos Garrotes, Piancó e Olho D'água. Pernoita hoje em Itaporanga e amanhã segue para Santana, onde participa dos festejos da padroeira local. Na conversa com o signatário do blog, claro, não podia faltar o tema político. 
Disse que deu sua contribuição a atual gestão estadual com competência comprovada assim como foi em todos os demais governos, da Paraíba e de outros Estados da Federação, por onde já passou. Entretanto, sentindo intimidada pelo governo porque decidiu disputar um mandato eletivo viu que não havia mais clima para continuar defendo a reeleição de Ricardo e, por isso, decidiu aderir à Cássio. "Fui humilhada e não sou mulher de levar desaforo pra casa", afirmou.
Com relação ao deputado Tião Gomes, presidente estadual do seu partido, que fez severas críticas por conta de uma suposta infidelidade devido sua decisão, Aracilba lembrou que sua posição não se enquadra nesse quesito simplesmente porque não está se desfiliando da legenda mas optando por outra candidatura ao governo. "Pra isso estamos numa democracia, onde podemos ter a liberdade de escolha", disse.
Em determinado momento da conversa fez elogios ao trabalho desenvolvido pelo signatário do blog, à quem considera um profissional bem informado e antenado com os fatos e bastidores da política estadual justamente por que desfruta de um excelente círculo de amizades com diversas lideranças do estado. "Você, Ricardo Pereira, faz um trabalho excelente e por isso é reconhecido em toda a Paraíba. Coragem, firmeza, determinação e credibilidade são ferramentas que encontramos em você. Quando se fala em Vale do Piancó, seu trabalho no jornalismo é sempre lembrado com destaque, não só na Capital, mas em vários recantos fora do estado. Eu me sinto lisonjeada por fazer parte do teu círculo de amigos", disse Aracilba.
Aracilba tem reconhecida capacidade técnica, tem recebido o carinho de amigos e correligionários por onde passa, festejada tanto pelos mais novos como pelos companheiros de outrora, mais precisamente do velho MDB de guerra que tanto ela defendeu em batalhas vitoriosas ao lado de grandes líderes como Humberto Lucena, Antônio Mariz e Ronaldo Cunha Lima. Foi coordenadora das campanhas de RC, nas vitórias para a Prefeitura de João Pessoa e para o Governo do Estado, a mais recente. Porém, este ano seguirá ao lado de Cássio, um retorno às origens...

Prefeito de Alagoa Grande, Hilton Régis acaba de anuncia apoio a Cássio

Boda acaba mistério e anuncia apoio a Cássio e Santiago
O prefeito da cidade de Alagoa Grande, Hildon Régis Navarro (PR), conhecido popularmente como Boda, anunciou, na manhã desta sexta-feira (25), apoio a candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) para o Governo da Paraíba.
O anúncio aconteceu em uma reunião ocorrida em João Pessoa, que contou com as presenças de Cássio e do deputado estadual Arnaldo Monteiro (PSC).
Boda já havia votou em Cássio nas eleições de 2002 e 2006. O prefeito é filiado ao partido do deputado federal Wellington Roberto, que já anunciou apoio ao tucano. Ainda durante o encontro, foi definido que o gestor apoiará também Wilson Santiago para o Senado Federal.

Lideranças de 8 municípios do Brejo acabam declaram apoio à Cássio

As denúncias feitas pelo jurídico do PSB, ontem, dando conta de suposta cooptação de prefeitos, parece não ter abalado o crescimento da campanha do senador Cássio Cunha Lima (PSDB). É que agora a pouco o senador recebeu declaração de apoio de lideranças políticas de oito municípios do Brejo Paraibano.
A comitiva, que se reuniu com o senador indagorinha, foi liderada pelo deputado Atnaldo Monteiro (PSC) e representa os municípios de Alagoa Grande, Serra Redonda, Aroeiras, Montadas, Natuba, Casserengue, Damião e Esperança.

Marcília deve deixar RC e anunciar apoio à Vitalzinho após Hércules ter acionado cúpula do PMDB para salvar seu mandato por alguns meses...

Já dizia o ditado popular: "Todo mundo sabe que jabuti não sobe em árvore. Se lá está é porque alguém o colocou". Os bastidores da política são realmente um meio cheio de pérolas e aventuras, nem sempre confirmadas mas um tanto quanto revelados. Chega informação da Capital que a cúpula estadual do PMDB foi acionada para salvar o mandato, por alguns meses, da prefeita cassada de Diamante, Marcília Mangueira (PMDB). Todos poderiam achar estranho já que ela deixou o partido, meses atrás, e aderiu para apoiar a reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB).
Pois foi o ex-prefeito Hércules Mangueira (PMDB), que fez Marcília prefeita, quem acionou a cúpula estadual do partido para ajudar na causa. Mas, o amigo pode se estar perguntando como se Hércules e Marcília estavam 'brigados'. Diz a fonte que tudo era combinado. Marcília seguiria com Ricardo para o município receber benefícios do Estado, como de fato aconteceu com a entrega de ambulância, etc. 
Só que no meio do caminho veio a cassação e aí, procurado, Hércules pediu socorro ao ex-governador José Maranhão e ao senador Vitalzinho, candidato ao governo, que recepcionaram ontem o vice-presidente Michel Temer - também presidente nacional da legenda. Por coincidência, Michel veio à Paraíba puxar as rédeas dos prefeitos do partidos que estão aderindo para os adversários (Cássio e Ricardo).
O PMDB, então, acionou sua banca de advogados para salvar, por alguns meses, o mandato da prefeita cassada. É aí que surge outra revelação dos bastidores. Marcília vai deixar o governador Ricardo Coutinho (PSB) e retornar a apoiar, junto com Hércules [que na verdade é quem tem voto em Diamante, pela base de situação], a candidatura do PMDB ao Governo do Estado, hoje liderada pelos senador Vitalzinho. 
Com isso, o PMDB começa sua estratégia de recuperar apoios de prefeitos e lideranças do partido que tinham abandonado seu projeto eleitoral, para o governo. Aguardemos os acontecimentos...

Marcília Mangueira será reempossada às 16h como prefeita de Diamante

A prefeita cassada Marcília Mangueira (PMDB) será reempossada no cargo às 16 de hoje (25), em sessão agendada pela câmara, já que sua defesa conseguiu uma liminar que a mantém no cargo até que o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) decida se mantém ou não a decisão do juiz eleitoral da 33ª Zona de Itaporanga, que cassou seu mandato por prática de compra de voto nas eleições municipais de 2012.
Os advogados da segunda colocada Carmelita (PSDB) vão entrar com recurso para cassar essa liminar baseado no fato de que ela foi publicada às 17h30, sendo somente comunicada ao Cartório da 33ª Zona Eleitoral por volta das 19h da noite de ontem (24). Ou seja, depois da diplomação e posse de Carmelita, determinada pelo juiz eleitoral, que aconteceu, respectivamente às 14h e às 16h de ontem. 
Portanto, uma disputa jurídica que continuará sendo travada nos tribunais. Enquanto isso, Marcília vai se sustentando no cargo por alguns meses até que o TRE coloque em pauta o julgamento...

Prefeito nega acordo financeiro e diz que Cássio prometeu construir PB-103, esquecida por RC; cobra ambulância prometida pelo governador...

O prefeito de Dona Inês, Antônio Justino (PSB), citado no trote do secretário estadual Sales Dantas, para tentar envolver a campanha do senador Cássio em uma suposta compra de prefeitos, fazendo se passar por um funcionário do tucano, emitiu nota rebatendo as acusações e expondo os motivos da adesão ao senador.
"Rebato com veemências as acusações fantasiosas e a armação perpetrada pelo ex-secretário, Sales Dantas e pelo Coordenador de campanha do Governador, Célio Alves. Não recebi qualquer valor para aderir à candidatura do senador Cássio Cunha Lima. Na verdade o candidato a Governador do PSDB assumiu o compromisso com prefeito, vice-prefeito e vereadores do município que, caso eleito, construirá a Rodovia PB-103, no trecho que liga a cidade de Dona Inês ao Tabuleiro de Bananeiras, promessa do atual Governo, esquecida durante todo esse período de gestão", diz o prefeito.
Antônio Justino afirma que "não faço política de cambalacho e nem da política balcão de negócio", referindo-se ao governador Ricardo Coutinho (PSB), que falou sobre o tema. Por fim, o gestor ainda cobra uma ambulância prometida por Ricardo ao município, cuja assinatura do termo de uso aconteceu no dia 26 de junho passado, mas até o momento não entregue. "Não quero acreditar que isso seja represália pelo posicionamento que tomei, fundamentado nos princípios democráticos da liberdade e independência", disse.
Por fim, diz que passou a acompanhar a candidatura de Cássio por "não concordarmos com a maneira mesquinha, prepotente,arrogante e perseguidora implantada no Governo do Estado a partir de 2011, como se vislumbra hoje através dessas denúncias fantasiosas. Peço urgência ao Ministério Público Eleitoral, para que tome a providências a respeito dessas denúncias fantasiosas e a respeito também das distribuições das ambulâncias aos municípios, sendo condicionada ao apoio ao governador. Esperamos que o Governo seja republicano e entregue a ambulância ao nosso povo", concluiu. 

Procurador jurídico da Assembléia Legislativa está requerendo gravação à PF para saber se a instituição foi envolvia e acionar autores da 'farsa'

abelardoneto
O procurador jurídico da Assembléia Legislativa, Aberlado Jurema Neto (foto) está requerendo à Polícia Federal a gravação feita pelo secretário estadual Sales Dantas, autor da farsa montada pelo PSB com suposta denúncia de compra de prefeitos, para ver até onde o Poder Legislativo Paraibano teria sido envolvido no trote e, neste caso, irá acioná-lo na Justiça civil e criminalmente. Sales Dantas já foi condenado em situação semelhando quando fez o mesmo nas eleições de 2008, contra adversário do então candidato RC à prefeitura da Capital. 
"Nós solicitamos a gravação e vamos ouvir o conteúdo para que possamos nos orientar sobre o encaminhamento da ação, pois se a instituição, de fato, tiver sido atingida aí responsabilizaremos o autor na área civil e criminal", declarou Abelardo Neto. Quanto a ação na área eleitoral, o procurado adiantou que "neste caso, o jurídico da coligação a qual pertence o deputado presidente (Assembléia), Ricardo Marcelo, e quem deve estar cuidando", observou.

Senador Cássio classifica de “patética” farsa montada pelo PSB e diz que manterá foco com propostas

O senador Cássio Cunha Lima, candidato a governador pelo PSDB, classificou de 'patética'  o suposto esquema de compra de prefeitos anunciado nesta quinta-feira (24) por advogados da coligação A Força do Trabalho, encabeçada pelo PSB. As declarações de Cássio foram dadas durante realização de mais um bate papo virtual na noite de ontem.
 - Não fosse algo tão grave, seria motivo de risos, pela forma ridícula e patética com que foi montada essa farsa – desabafou, criticando os adversários que se utilizaram do ex-secretário de Estado Sales Dantas, “cuja reputação a Paraíba toda conhece”, pela postura adotada.
De sua parte, o senador garantiu ter plena confiança na Polícia Federal e na Justiça Eleitoral, no sentido de investigar qualquer ato delituoso no atual processo eleitoral.

Assessor de Cássio vai entrar com ação penal contra secretário estadual Sales Dantas que se passou por ele para negociar adesão de prefeito

O coordenador jurídico da coligação 'A Vontade do Povo', Harrison Targino, disse na manhã de hoje (25) que o assessor do senador Cássio, Valdo Tomé - funcionário do Senado Federal, que teve seu nome envolvido em esquema armado pelo PSB, para tentar envolver o tucano numa suposta compra de prefeitos, irá entrar com uma ação criminal contra o secretário estadual Sales Dantas, que se passou por Valdo para negociar a adesão de um prefeito. 
Tomé contratou o desembargador Marquinho Lisboa como advogado e vai entrar com uma ação contra Dantas e todos os envolvidos na denúncia montada e divulgada pelo PSB. Harrison afirmou que já solicitou aos advogados do PSDB uma apuração da "farsa". "Nós consideramos isso uma farsa grotesca. Não há precedentes na história política da Paraíba de um ato tão grotesco", disse.
Targino revelou que não vê necessidade da coligação 'A Vontade do Povo' entrar com uma ação na Justiça. "Nosso direito de resposta já foi concedido pelo rádio. Apenas lamentamos que o nível da campanha de Ricardo Coutinho faça opção por factoides", concluiu.

Professor itaporanguense Júlio Nitão faleceu agora a pouco em CG...

Faleceu minutos atrás, em Campina Grande, aonde estava internado gravemente, o amigo professor de educação física Júlio Nitão que por décadas emprestou seu vasto conhecimento em vários educandários, dentre os quais o Colégio Diocesano 'Dom João da Mata' e  Escola Estadual Adalgisa Teódulo. Responsável pela preparação de muitos atletas de Itaporanga e região, Júlio foi inspetor da Sétima Gerência Regional de Educação por muitos anos. Um baluarte no esporte local que deixou grandes ensinamentos.
Mais informações em instantes...

Depois de Wilson agora é Lúcia Braga quem desiste de disputar eleições e passam a apoiar Monaci Marques; O Clã Braga deixa vida pública...

Quase passa despercebida da imprensa a renúncia da ex-deputada Lúcia Braga (PV) em postular uma vaga na Assembléia Legislativa, nestas eleições. Como seu marido,o ex-governador e atual deputado Wilson Braga (PV) já havia desistido da disputa o Clã Braga sai de cena de vez da vida pública política estadual após décadas de atividades.
Wilson e Lúcia, decidiram, então, apoiar a candidatura do suplente Monaci Marques (PPS), que concorre à reeleição já que está na titularidade do mandato. O próprio Monaci informa que acertou com o casal esta semana a formalização do apoio. Ele disse que pesou na decisão a boa relação do casal com sua mãe, a ex-deputada Socorro Marques, e com o seu sogro, o ex-prefeito de Mãe D'água, Antônio Tota, que sempre gozaram de estreita amizade com o ex-governador.

Ricardo diz que alguns tentam fazer da política balcão de negócios...

Durante encontro com lideranças no Brejo, o governador Ricardo Coutinho, candidato à reeleição, lamentou  que segundo ele, estejam tentando fazer da política na Paraíba um balcão de negócios. "Isso faz com que a política,que é o mais importante instrumento de transformação de uma sociedade, seja desacreditada. Política tem que ser feita com moralidade e ética. A ética não pode ser escondida debaixo do tapete ou servir apenas para discurso político em campanha, pois tem que ser uma prática cotidiana", afirmou Ricardo na noite desta quarta-feira (23), durante encontro com lideranças do Brejo, em Guarabira.
Ricardo afirmou que não quer política venal e de traições na calada da noite. Ele  disse ainda que a caravana do trabalho vai passar em cada uma das cidades do Brejo paraibano e vai perguntar ao povo qual a obra ou o investimento que o outro candidato fez. "Em muitas delas mesmo com quase 7 anos de governo não fizeram nada . É muita maldade contra o povo. Mas graças a Deus andamos em todos os municípios de cabeça erguida, pois conseguimos levar obras estruturantes como estradas, água, casas populares, construção de escolas e hospitais e benefícios para quem verdadeiramente precisa".
O deputado Hervásio Bezerra e o candidato a deputado federal Beto Meireles, que possuem base na região, falaram durante o encontro, que também contou com a participação do deputado federal Damião Feliciano (PDT).

TRE nega pedido para impugnar coligação proporcional PT/PSB para deputado estadual simplesmente porque não existe...

A coligação "Renovação de Verdade", liderada pelo PMDB, pediu a exclusão do Partido dos Trabalhadores (PT) da coligação "A Força do Trabalho 2", liderada pelo PSB, composta de candidatos ao cargo de deputado estadual. A alegação é de que o PT jamais poderia ter ser sido incluído na coligação, uma vez que o partido já estaria compondo a coligação do PMDB, tanto na disputa majoritária quanto na proporcional.
Em sua contestação, o PSB esclarece que em nenhum momento o Partido dos Trabalhadores compôs a coligação "A Força do Trabalho 2", que é composta dos partidos PSB, DEM, PRTB, PDT e PRP. O juiz Tércio Chaves, do Tribunal Regional Eleitoral, rejeitou o pedido do PMDB por entender que de fato o PT não integra a coligação "A Força do Trabalho 2" na eleição de deputado estadual.
"Sem maiores delongas e sem aprofundar nos argumentos trazidos pelas partes, há de se reconhecer a manifesta improcedência do pedido do autor, vez que não se pode excluir partido que nunca compôs a coligação impugnada. Em verdade, mesmo uma leitura superficial da impugnação interposta permite concluir que houve equívoco da coligação impugnante vez que sua argumentação parte da falsa premissa de que o Partido dos Trabalhadores foi incluído no presente DRAP, o que de fato não aconteceu", destacou o juiz Tércio Chaves ao extinguir a Ação de Impugnação ao Registro de Candidatura.

Governador Ricardo Coutinho cancela vinda ao Vale do Piancó, estava agendada para o próximo domingo...

A Coordenação de campanha da coligação 'A Força do Trabalho' informa que foi cancelada a agenda que o governador Ricardo Coutinho (PSB) teria no próximo domingo (27), na região do Vale do Piancó. Ao lado de Lucélio Cartaxo (PT), Ricardo comandaria um encontro com lideranças da região que apoiam sua reeleição. Novo agendamento será feito.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Durante entrevista, Major Fábio defende valorização dos policiais e maior fiscalização nas divisas do estado...

Major Fábio
Candidato a governador pelo PROS, o deputado federal major Fábio elencou, durante entrevista nesta quinta-feira (24) no Correio Debate, várias medidas a serem adotadas em seu governo, caso eleito, como a valorização dos profissionais de segurança pública e a intensificação nas divisas do estado. De acordo com ele, é necessário melhorar as condições de trabalho dos policiais e garantir a estes profissionais uma assistência médica de qualidade.
Para a área de transparência pública ele defende a criação de um comitê de combate a corrupção, composto com membros do Ministério Público e Tribunal de Contas, além da participação popular. "Nós pretendemos criar um comitê de combate a corrupção e de transparência. Acho que é isso que a população espera de uma gestão: comprometimento, honestidade e transparência", disse. 

Ronaldo Filho diz que denúncia é fruto do “desespero” e "a pretexto de denunciar um crime inexistente, terminaram por cometer o crime", disse.

O vice-prefeito de Campina Grande, Ronaldo Cunha Lima Filho (PSDB), lamentou as acusações de cooptação de prefeitos atribuídas ao seu irmão e candidato a governador, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), feitas pela coordenação jurídica da campanha do governador Ricardo Coutinho (PSB). Ronaldinho classificou a denúncia como "desespero". Segundo ele, "o desespero e o desatino tomaram conta dos adversários. A pretexto de denunciar um crime inexistente, terminaram eles por cometer o crime", afirmou.
E completou: "Não bastasse a perseguição aos servidores públicos, o governo passou a perseguir, coagir e a intimidar os prefeitos. Agora gravam tudo. Gravam os prefeitos de forma criminosa e simulam a prática de crimes que eles é que vêm cometendo. Nunca vi nada igual. Perderam a razão", concluiu em postagem nas mídias sociais on-line. 

Com denúncia sem efeito esperado, coordenador campanha RC diz que gravação foi feita por conta própria e secretário estadual deve responder por crime de falsidade ideológica...

ccldenuncia
Em verdade, foi frustada a tentativa de envolver a campanha do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) em uma suposta "compra de prefeitos". Após convocar toda a imprensa para uma "bomba" que abalaria as estruturas da política estadual, o jurídico da campanha do governador Ricardo Coutinho (PSB) acabou apresentando uma denúncia forjada e ficando feio na fita. 
A própria equipe jurídica da coligação 'A Força do Trabalho', liderada por Ricardo, confirmou que secretário estadual executivo da Pesca, Sales Dantas, ligou para o prefeito de Caiçara, Cícero Roberto (PSB), e se passou pelo chefe de gabinete dos senador Cássio. Ou seja, fez um trote. Na conversa, Sales simulou uma compra de votos para acusar o candidato do PSDB. A falsa bomba foi ridicularizada de imediato pela imprensa que participou da coletiva, comandada pelo ex-secretário executivo Célio Alves (Secom-PB).
O que mais espanta é a criatividade da coligação socialista, que "sabiamente" mandu um ex-secretário do Governo passar um trote e usar isso como uma prova de crime eleitoral na Justiça. Agora, procura-se os culpados pela trama malfeita. Houve quem disse que o uso do grampo telefônico - só com a autorização da Justiça - foi feito por conta própria. Ou seja, Sales Dantas vai ter que arcar com as consequências, porque de acordo com o coordenador da campanha do PSB, Célio Alves, a gravação foi por conta própria.
"Ele (Sales) soube que teve uma denúncia e resolveu brincar de colar, colou e aí colou, a gravação mostra isso", justificou-se Célio Alves. Soube-se que Sales vai ter que se explicar na Justiça por crime de falsidade ideológica. Ora, ele teria usado o nome de um assessor de Cássio para chegar até o prefeito de Caiçara. Homem probo, íntegro, pacato... chama-se Valdo Tomé o assessor de Cássio usado na farsa para dar conotação de crime eleitoral.
A campanha que estava morna parece que esquentou de vez. A Polícia Federal vai investigar o caso. Como o pau se quebra no lombo do mais fraco. Sales Dantas é quem vai pagar o pato. (com Marcone Ferreira)

Em Nota, 14 partidos repudiam "farsa de compra de prefeitos" montada por ex-secretário estadual condenado pela Justiça por situação idêntica em 2008; "Denúncia é confissão explícita de desespero", diz trecho...

Coligação de Cássio emite nota e qualifica como farsa o áudio de Sales Dantas
Quatorze partidos da coligação “A Vontade do Povo” acabam de divulgar nota  condenando a atitude do agente político Sales Dantas, “ex-secretário e eleitor de Ricardo Coutinho” pelo trote aplicado no prefeito de Caiçara para tentar envolver o senador Cássio Cunha Lima em suposta negociação ilícita por apoios. De acordo com o escrito, o autor da suposta denúncia de compra de prefeitos “se fez passar por um servidor do gabinete do senador Cássio Cunha Lima para comprar o apoio de prefeitos do interior”.
De acordo com a nota assinada pelos presidentes do PSDB, PRB, PP, PTB, PSC, PR, PPS, PSDC, PTN, PMN, PEN, PSD, PT do B e SDD, “em momento algum foi apresentado à imprensa um áudio que contenha a fala do senador Cássio, nem de qualquer assessor seu, mas apenas a encenação grotesca montada por Sales Dantas, cujo passado e prática os paraibanos já conhecem à exaustão”. 
Na Nota, os partidos entendem, por fim, que essa farsa montada diante da Paraíba é uma confissão explícita de desespero político. "Eles tentam intimidar dezenas de outras dezenas de adesões e abrir caminhos ara decidir no tapetão uma eleição que a cada dia lhes parece mais difícil, remota e inalcançável. A Paraíba já decidiu que, dessa vez, para governador o Estado, será preciso ter voto", diz trecho.

Confira, a seguir, a nota na integra:

A coligação do governador do Estado convocou uma entrevista coletiva nesta quinta-feira para confessar à Paraíba a farsa em que o agente político Sales Dantas,  ex-secretário e eleitor de Ricardo Coutinho, se faz passar por um servidor do gabinete do senador Cássio Cunha Lima para comprar o apoio de prefeitos do interior. No alegado áudio, que em momento algum foi apresentado à imprensa, não há,  segundo os próprios acusadores, nenhuma fala do senador Cássio nem de qualquer assessor seu, mas apenas a encenação grotesca montada por Sales Dantas, cujo passado e prática  os paraibanos já conhecem à exaustão. Em respeito à Paraíba e à verdade, a Coligação A Vontade  do Povo divide com os paraibanos as seguintes reflexões e decisões:
 - É absolutamente estranho que a única prova da suposta compra de prefeitos seja a farsa montada por um ex-secretário de Ricardo Coutinho. Ele se faz passar por um assessor de Cássio, mas nem assim consegue qualquer incriminação do senador.
- Mais estranho ainda, é a postura de determinados setores que, sem qualquer base, sem apoio nem mesmo na versão governamental da suposta gravação, acusam o senador Cássio de tentar cooptar e comprar prefeitos. A argumentação apresentada é ainda mais grotesca: “Esse prefeito aderiu a Cássio sem ter feito nenhuma crítica administrativa ao governo”.
- A postura do governador, nesse episódio, apenas repete uma rotina de desrespeito às pessoas, de  intolerância à crítica e a qualquer discordância. Na ótica autoritária e presunçosa do governador, os prefeitos que não o seguem estão sendo  comprados. O que dizer, então, da maioria esmagadora dos paraibanos, que, segundo repetidas pesquisas de opinião pública, tem revelado uma clara rejeição à reeleição do atual governador? Quem terá comprado mais de um milhão de eleitores.
 - Quase todos os sindicatos ligados ao funcionalismo estadual, quase todo o movimento social são hoje críticos ferrenhos do governador do Estado. Quem os terá comprado?
- Grande parte dos amigos e colaboradores de primeira hora do governador são hoje adversários dele. Quem os terá comprado?
- Em seu isolamento político, o governador não percebe que a opção eleitoral registrada nas pesquisas é fruto da repulsa ao autoritarismo, à perseguição aos servidores, à recusa ao diálogo, ao clima de conflito permanente e crescente instaurado no Estado.  Os paraibanos não estão à venda. Em sua altivez, a Paraíba sempre soube repelir ameaças implícitas, intimidações explícitas e o terror político e administrativo, parta de onde partir.
Diante do absurdo das acusações e insinuações dos empregados  do governador do Estado,  a coligação A Vontade do Povo apela, por todos os meios,  ao Ministério Público Eleitoral, à Justiça Eleitoral e à Polícia Federal para que apurem, em toda a sua extensão e profundidade, o processo eleitoral da Paraíba, cuja absoluta transparência e lisura defendemos e exigimos.
Episódios como esse, infelizmente, já são conhecidos na Paraíba. Às vésperas da eleição municipal de 2008, o então candidato a prefeito de João Pessoa, Francisco Barreto, concorrente de Ricardo Coutinho ao mesmo posto, foi acusado de receber dinheiro de Cícero Lucena para atacar o prefeito de então. A inverdade foi espalhada, coincidentemente, pelo mesmo notório Sales Dantas. Dois anos depois, a Justiça condenou todos os autores da infâmia.
A Coligação A Vontade  do Povo lamenta a leviandade de acusações absurdamente inconsistentes e inverídicas, que só a subserviência de alguns e a irresponsabilidade de outros permitem ecoar com ares de veracidade, mesmo subvertendo por completo a compreensão de que, quando há cooptação de lideranças políticas, elas partem dos governos, jamais das oposições. A Coligação A Vontade do Povo entende, por fim, que essa farsa montada diante da Paraíba é uma confissão explícita de desespero político: eles tentam intimidar dezenas de outras adesões e abrir caminhos para decidir no tapetão uma eleição que a cada dia lhes parece mais difícil, remota e inalcançável. A Paraíba já decidiu que, dessa vez, para governar o Estado, será preciso ter voto.”

Desembargador do TRE-PB suspende cassação e dá fôlego para Marcília aguardar no cargo decisão da corte que pode acontecer no início de 2015

O vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador João Alves (foto), concedeu uma liminar, na tarde desta quinta-feira (24), suspendendo a cassação da prefeita de Diamante, Marcília Mangueira (PMDB). A gestora é acusada de captação ilícita de votos nas eleições de 2012. A liminar saiu pouco depois da Câmara Municipal ter empossado a segunda colocada Carmelita Mangueira (PSDB) e com isso dá um fôlego para a gestora cassada aguardar no cargo o desfecho no TRE-PB, que pode acontecer no início do ano que vem, já que a Corte Eleitoral reserva o restante deste ano para as eleições estaduais em curso.
A decisão de cassar o mandato de Marcília e do vice-prefeito, Damião Felismino Jucas, foi do juiz da 33ª Zona Eleitoral, Carlos Gustavo Guimarães. Ele julgou procedente uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral e além da cassação determinou o pagamento de uma multa no valor de R$ 10 mil. O magistrado decidiu ainda pela posse da segunda colocada nas eleições, Carmelita de Lucena Mangueira (PSDB).
Na ação cautelar movida pela prefeita no TRE-PB, os advogados de Marcília Mangueira afirmam que houve cerceamento de defesa, acolhimento de prova ilícita e ausência de prova robusta. O jurídico também pediu a liminar sob o argumento do perigo de dano irreparável para a prefeita, em virtude da cassação imediata do mandato.
“Esta decisão liminar , restringe-se aos seus exatos limites de 'suspender' os efeitos da drástica decisão monocrática, até ulterior julgamento do recurso, momento em que o mérito da questão será examinado percucientemente, por agora não ser a via adequada”, diz o desembargador João Alves em um trecho da decisão.
Para a Paraíba que acompanhou diversas cassações, nos últimos anos, essa liminar faz parte do processo por ser um direito consentido à qualquer cidadão, recorrer a uma decisão de primeiro grau. Entretanto, também faz com que o gestor ora cassado ganhe tempo no cargo até a decisão final. Assim ocorreu com vários aqui mesmo do Vale do Piancó, a exemplo de ex-prefeitos de Nova Olinda e Boa Ventura cassados definitivamente. 

Multidão festeja posse de Carmelita como nova prefeita de Diamante...

Como informamos instantes atrás a segunda colocada nas eleições municipais de 2012, Carmelita Mangueira (PSDB) foi diplomada nova prefeita de Diamante, às 14h, pelo juiz eleitoral da 33ª Zona de Itaporanga. Ela se fazia acompanhada do marido, o ex-prefeito Odoniel Mangueira, advogados e correligionários. Em seguida, às 16h, Carmelita tomou posse na Câmara Municipal em sessão especial presidida pelo vereador Alan Deivid (PT) junto com membros da mesa. 
A emoção tomou conta da multidão que acompanhou a solenidade e acompanhava entusiasmada pelas ruas da cidade. Logo depois de empossada, Carmelita acompanhada pela multidão se dirigiu até a sede da prefeitura para assumir de fato. Passeatas e carreatas ganharam as ruas e homens da Polícia Militar, comandados pelo capitão Fernando, se fizeram presente durante todo o tempo garantindo a ordem e segurança de todos. Clique nas imagens para ampliá-las.
 
Logo após a posse na câmara, a multidão ganhou às ruas... Abaixo, imagens da diplomação em Itaporanga e chegada em Diamante...
 
 
 

Ricardo Coutinho e Lucélio Cartaxo estarão no próximo domingo em Itaporanga reunindo lideranças da região que apoiam sua reeleição...

O governador Ricardo Coutinho (PSB), acompanhado de Lucélio Cartaxo (PT) e todo seu starf de campanha, estará no próximo domingo (27) em Itaporanga promovendo um encontro com lideranças que lhe apoiam no Vale do Piancó. Na oportunidade, será repassada as diretrizes e um chamamento para maior envolvimento na campanha.

Advogados de RC denunciam suposto esquema de “compra de prefeitos” que pode virar factoide político para evitar mais adesões pra Cássio; ex-secretário estadual se passou pelo chefe de gabinete do senador e gravou conversa para tentar pegar um prefeito falando demais...

 Jurídico do PSB denuncia compra de prefeitos feita por Cássio no valor de até R$ 600 mil
A Coordenação Jurídica da coligação 'A Força do Trabalho', que tem como candidato à reeleição o governador Ricardo Coutinho (PSB), acaba de conceder entrevista coletiva na Associação Paraibana de Imprensa (API) onde denuncia suposto esquema de cooptação de apoios de prefeitos. De acordo com os advogados Fábio Rocha e Celso Fernandes, a denúncia, apurada por meio de gravação envolvendo o prefeito de Caiçara, Cícero Francisco (PSB), que cita o nome do senador e candidato a governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o deputado estadual Ricardo Marcelo (PEN), presidente da Assembléia Legislativa.
A coletiva está sendo comandada pelo radialista Célio Alves, da coordenação da campanha socialista. Segundo Célio, o ex-secretário estadual Sales Dantas (que apoia Ricardo) se passou pelo Chefe de Gabinete do senador Cássio e ligou para o prefeito negociando o apoio. De acordo com os advogados, a compra do apoio político girou em valores de R$ 200 mil e R$ 600 mil. Os prefeitos de Dona Inês e Gado Bravo também estariam envolvidos.
“A coligação pede que o Ministério Público Eleitoral e a Policia Federal investigue o caso. É um esquema avassalador de compra de prefeitos e lideranças politicas. A gravação citando nomes do senador Cássio, do presidente da Assembleia e outras lideranças. A Policia Federal tem hoje o mote da investigação”, afirmou. "As pessoas precisam denunciar esses casos de adesões de prefeitos", pediu Célio Alves.
O fato, nessa que poderia ser uma "bomba", é que houve uma armação política para pegar o prefeito falando demais. Só que a denúncia fica fragilizada no momento em que nenhum componente da campanha tucana foi pego na gravação. O secretário estadual gravou uma conversa com o prefeito e este tipo de ação pode não ter valor jurídico, já que a gravação não era autorizada pela Justiça. 
Ou seja, a conversa pode ser creditada como factoide político para tentar barrar outras adesões ao senador Cássio. E nada mais que isso.

OAB Federal determina que membros do MP não podem advogar...

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) enviou um ofício ao Conselho Seccional da Paraíba determinando o cancelamento das inscrições dos advogados que atuam no Ministério Público. A lei nº 11.415/2006 afirma que é vedado o exercício da advocacia por servidores do Ministério Público, ainda que os servidores já ocupassem cargo ou função vinculada ao MP antes da vigência da lei.
Ficou decidido também que a incompatibilidade está fundada na interpretação do dispositivo estatutário, sendo norma precedente que regulamenta a profissão, mais abrangente e anterior ao artigo 21 da lei regulamentadora da carreira dos servidores do MP e, também, da resolução n. 27/2008, do CNMP. Para dar cumprimento ao que foi decidido pelo CFOAB, o conselho seccional vai notificar os advogados integrantes do quadro estrutural de órgãos do Ministério Público. Eles terão quinze dias para se defender sob pena de terem canceladas as suas inscrições.
De acordo com o Secretário Geral da OAB/PB, Valberto Azevedo, existe um processo em tramitação questionando a inscrição do Procurador Geral do Estado, Gilberto Carneiro, já que ele é servidor do Ministério Público do Estado. Será feita uma nova avaliação dos inscritos no quadro da OAB/PB para que possam ser identificados novos casos.

Temer busca fortalecer Vitalzinho e reafirma interesse no PT da Paraíba

PMDB
O vice-presidente da República e presidente nacional do PMDB, Michel Temer está na Paraíba e disse em coletiva a imprensa que a aliança entre o PT e o PSB no estado não agradou a presidente Dilma Rousseff (PT). Ele afirmou que Dilma virá à Paraíba  deverá subir no palanque do senador Vitalzinho, candidato a governador. "Que é o palanque do PMDB somado ao do PT", disse. Presidente estadual do partido, o ex-governador José Maranhão, que é candidato ao Senado, abriu os trabalhos.
Temer lamentou os acontecimentos que tem ocorrido na Paraíba em relação às alianças, já que o comitê nacional decidiu que o PT é aliado do PMDB no estado. "Eu tenho certeza que aos poucos, os companheiros do PT aqui vão compreender que tenho feito uma aliança em plano nacional, é mais que razoável que ela se repita na plano estadual", reiterou. 
De acordo com Temer, o PT nacional vai unir força para refazer a aliança com o PMDB na Paraíba e defendeu que o PT estadual deve seguir as orientações do diretório nacional e permanecer com o PMDB. Temer destacou que nacionalmente "formalmente e juridicamente já existe um apoio do PT ao PMDB. O que é preciso, naturalmente, é conversar".
PMDB
Vitalzinho, por sua vez, destacou que ainda aguarda o posicionamento dos petistas do estado a seu favor: "Eu espero contar com o apoio de todos aqueles que, reconhecidamente, estão vinculados à Dilma. Se estão vinculados à Dilma, estão vinculados comigo", enfatizou. Michel Temer comanda, na sede do PMDB, em João Pessoa, um encontro com líderes do partido.
Daqui a pouco, às 13h, Michel Temer deixa a Paraíba e retorna à Brasília. 

Exclusivo: Carmelita será diplomada às 14h, no Fórum de Itaporanga, e toma posse às 16h na Câmara como nova prefeita de Diamante...

Exclusivo: Será logo mais às 14h desta quinta-feira (24) a diplomação, no Fórum da 33ª Zona Eleitoral, da Comarca de Itaporanga, de dona Carmelita Mangueira, segunda colocada nas eleições de 2012, como nova prefeita do município de Diamante. A posse está marcada para às 16h na Câmara Municipal local. Carmelita Mangueira é esposa do ex-prefeito Odoniel Mangueira, que sofreu um acidente automobilístico faltando poucos dias para o dia da eleição. Carmelita perdeu o pleito por meros 50 votos.
Marcília Mangueira (PMDB) foi cassada ontem por prática de compra de votos. Seus advogados preparam petição par recorrer da decisão ao TRE-PB.
Mais informações em instantes...

Veja a íntegra da Sentença que cassou o mandato da prefeita Marcília e determina a diplomação da segunda coloca Carmelita, em Diamante...

Abaixo, em primeira mão, você confere o Despacho com a Sentença - na AIJE nº 75057 - do Juiz Carlos Gustavo Guimarães Albergário Barreto, da 33ª Zona Eleitoral de Itaporanga, que cassou pela prática de captação ilícita de sufrágios (compra de votos) a prefeita e o vice-prefeito de Diamante, respectivamente, Marcília Mangueira Damião Juca. Consequentemente, na decisão, o juiz determina que sejam diplomados os candidatos que ficaram em segundo lugar, no pleito municipal de 2012, já que ficam anulados menos de 50% dos votos válidos. Neste caso quem assume é a segunda colocada Carmelita Mangueira. 
Despacho

Sentença em 23/07/2014 - AIJE Nº 75057 Exmo. Juiz CARLOS GUSTAVO GUIMARÃES ALBERGÁRIA BARRETO

Isto posto, rechaço as preliminares apresentadas e, com fulcro no art. 41-A, caput, da lei n. 9.504/97 c/c art. 77, caput, da Res. TSE n. 23.370/11, JULGO PARCIALMENTE PROCEDENTE a presente representaçao para reconhecer a conduta ilícita (captaçao de sufrágio) e extinguir o feito com resolução do mérito, assim decidindo:

1- Pela prática de atos de captaçao ilícita de sufrágio (previstos no art. 41-A, caput, da Lei n. 9.504/97 c/c art. 77, caput, da Res. TSE n. 23.370/2011), por esta decisão ficam cassados os diplomas conferidos aos acionados Marcilia Mangueira Guimarães e Damião Felismino Jucas, componentes da chapa única em eleição majoritária para o cargo de prefeito e vice-prefeito (art. 91, CE) em eleição municipal passada, de 2012 (Coligaçao Frente Única pela Paz e Desenvolvimento Social, processo de registro n. 205-84-2012.6.15.0033).

2- Conforme primeira parte do caput do art. 41-A da Lei n. 9.504/97, ainda pela prática dos atos de captação de sufrágio acima considerados, condeno a representada Marcilia Mangueira Guimarães ao pagamento de multa no importe de R$ 10.0000,00 (dez mil reais).

E, tambem:

3- Determino que sejam diplomados ao cargo de prefeito e vice-prefeito do município de Diamante-PB, respectivamente, os candidatos da chapa que obteve, no resultado da eleição municipal de 2012 vencida pelos candidatos demandados, colocaçao seguinte subsequente, vez que anulados menos de 50% dos votos válidos, nao atraindo a incidencia do art. 224, CE. Oficie-se a Câmara Municipal de Diamante-PB para empossa-los no cargo de Prefeito e vice-prefeito, haja vista a cassaçao do diploma dos candidatos ora representados.

4- Encaminhe-se cópia da sentença e demais peças processuais relevantes ao Ministério Público Eleitoral, para apuração das responsabilidades previstas em Dirieto, especialmente eventual infringência ao art. 299, CE.

Considerando-se a ausência de efeito suspensivo automático, vez que nao se aplica ao caso a previsao do art. 15, da LC n.64/90, nem o art. 216, CE, cumpra-se de imediato o presente comando sentencial.

Publique-se, Registre-se e intimem-se. Transitada em julgado a sentença, arquive-se o processo com as cautelas legais.

Itaporanga, 23 de Julho de 2014.

Marqueteiros tiram os óculos de Zé Maranhão para a campanha...

O trabalho dos marqueteiros já começam a fazer seus primeiros efeitos na campanha deste. Como uma boa tacada, os que prestam serviço ao PMDB simplesmente tiraram os óculos do ex-governador e ex-senador José Maranhão, que é candidato ao Senado, e o apresentam com ar mais jovem.
Como nos mostra essa chamada aí ao lado sobre a visita da vice-presidente Michel Temmer, logo mais às 9h, à Paraíba.

Professor João, comunicador dos bons, comemora aniversário hoje...

O professor João Pereira, um dos mais populares e carismáticos de Itaporanga e região, está comemorando aniversário hoje e recebe o carinho dos alunos, familiares e amigos. Comunicador dos bons, o professor também comanda há mais de uma década o radiofônico Luz do Vale, sucesso de audiência na radiofonia local, que se desenvolve com mensagens espirituais. Nossos parabéns a esse assíduo leitor do blog que irradia luz em muitos lares através das ondas sonoras do rádio.  

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Representação dos Oficiais de Justiça da Paraíba é exclusiva do Sindicato e não da Associação, decide à unanimidade o TRT-PB...

Em primeira mão - A 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho 13ª Região (TRT-PB) decidiu, à unanimidade, negar provimento a recurso ordinário interposto pela Associação dos Oficiais de Justiça da Paraíba contra decisão que reconheceu a legitimidade da representação sindical da categoria no estado exclusivamente ao Sindicato dos Oficiais de Justiça da Paraíba (Sindojus) e que prevê em caso de descumprimento, pagamento de multa de 15 mil reais por cada ato indevido da Aojep.
O TRT concluiu que a Associação invadiu esfera restrita de atuação estritamente sindical, realizando atos de representação da categoria, a exemplo da defesa de interesses profissionais quando do cumprimento de convênio firmado com a Fazenda Pública. "Conquanto seja livre a associação profissional (art. 8º, caput, CF/88), é certo que ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas", destacou o juiz José de Oliveira Costa Filho.
Prerrogativa - Esse entendimento foi acompanhado não só pelo procurador Márcio Evangelista, como pelas juízas convocadas Margarida Araújo (Relator) e Ana Paula Azevedo, além do Desembargador-revisor Leonardo Trajano. Segundo o advogado do Sindojus, João Alberto da Cunha Filho, a entidade possui a prerrogativa de representar a categoria, conferindo-lhe personalidade civil e gremial, que inclui o poder de representação da categoria, inclusive com legitimidade para negociação coletiva.
Preliminarmente, o juiz José Costa Filho, rejeitou as preliminares de incompetência absoluta da justiça do trabalho para julgar a matéria e prescrição. A uma, pelo fato de os Sindicatos focalizados congregarem servidores públicos estatutários não afastar a competência da justiça especializada para a questão sindical. A duas, pela inocorrência de lapso prescritivo. "O que se está a perseguir é uma tutela de índole preventiva, de que a parte ré se abstenha de no futuro, praticar atos ilícitos, afrontando a ordem jurídica", advertiu.

Vice-presidente Michel Temer decide antecipar em uma hora visita à PB

O vice-presidente Michel Temer (PMDB) antecipou em uma hora a sua visita a Paraíba. A informação foi confirmada, no final da tarde desta quarta-feira (23), pela assessoria do candidato do PMDB ao Governo Vital do Rêgo. Temer desembarca no Aeroporto Castro Pinto às 9h e, em seguida, às 10h, concede entrevista coletiva à imprensa na sede do Partido, na avenida Duarte da Silveira, em frente ao DER.
Após a entrevista, Temer se reúne com os dirigentes, lideranças e militância do PMDB, quando debaterá sobre estratégias das candidaturas de Vital do Rêgo, ao Governo do Estado e da reeleição de Dilma Rousseff e dele próprio, respectivamente, à presidência e vice-presidência da República. O objetivo do vice-presidente é reforçar as campanhas majoritárias de Vital e Dilma.

Morre no Recife, aos 87 anos, o escritor paraibano Ariano Suassuna...

Em março de 2010, Ariano Suassuna deu uma aula-espetáculo durante o Festival de Teatro de Curitiba (Foto: Lenise Pinheiro / Folhapress)
Morreu no Recife, nesta quarta-feira (23), às 17h15, o escritor, dramaturgo e poeta paraibano Ariano Suassuna, aos 87 anos. Ele estava internado desde a noite de segunda (21) na UTI do Hospital Português, onde foi submetido a uma cirurgia na mesma noite após sofre um AVC do tipo hemorrágico. 
Ariano Suassuna nasceu em 16 de junho de 1927, em João Pessoa, época em que seu pai João Suassuna governava a Paraíba, e cresceu no Sertão paraibano. Mudou-se com a família para o Recife em 1942. Mesmo com os problemas na saúde, ele permanecia em plena atividade profissional. "No Sertão do Nordeste a morte tem nome, chama-se Caetana. Se ela está pensando em me levar, não pense que vais er fácil, não. Ela vai suar! Se vier com essas besteirinhas de infarto e aneurisma no cérebro, isso eu tiro de letra", disse ele, em dezembro de 2013, durante retomada de suas aulas-espetáculo. 
A primeira peça do escritor, "Uma mulher vestida de sol", ganhou o prêmio Nicolau Carlos Magno em 1948. Ariano escreveu um de seus maiores clássicos, "O Auto da Compadecida", em 1955, cinco anos depois de se formar em direito. A peça foi apresentada pela primeira vez no Recife, em 1957, no Teatro de Santa Isabel, sem grande sucesso, explodindo nacionalmente apenas quando foi encenada - e ganhou o prêmio - no Festival de Estudantes do Rio de Janeiro, no Teatro Dulcina. A obra é considerada a mais famosa dele, devido às diversas adaptações. Guel Arraes levou o "Auto" à TV e ao cinema em 1999.
O escritor considera que seu melhor livro é o "Romance d'A Pedra do Reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta". A obra começou a ser produzida em 1958 e exibida pela Rede Globo em 2007, como o nome de "A Pedra do reino". Aos 32 anos nas salas de aula, Suassuna se aposentou do cargo de professor da Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. O período também ficou marcado pelo reconhecimento nacional do escritor - Ariano tomou posse na cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro, em 1990.

Justiça cassa mandato da prefeita de Diamante, Marcília Mangueira que respondia a uma AIJE por compra de votos nas eleições de 2012...

A Justiça Eleitoral da 33ª Zona Eleitoral acaba de cassar o mandato da prefeita de Diamante, Marcília Mangueira (PMDB). Ela respondia a uma AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) por prática de captação ilícita de sufrágios, compra de votos, durante as eleições municipais de 2012. Um dos advogados da gestora diamantense preferiu não falar sobre o assunto, pois diz desconhecer as acusações sobre a decisão que cassou o mandato de Marcília e só vai falar nesta quinta-feira (24). 
Desde o ano passado, a gestora vinha protocolando varias justificativas para não participar de audiências na Polícia Federal para comprovação de autenticidade de voz, que conforme a denúncia seria da gestora no momento em que praticava a compra de votos. 
No entanto, ele disse que tão logo seja oficializada a cassação a defesa da prefeita deverá recorrer da decisão, através de uma liminar ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). O advogado espera que após o TRE apreciar o recuso, a prefeita retorne ao cargo, pois ele acredita que não existe nenhuma acusação evidente de que a gestora descumpriu qualquer ato que desabone a Justiça Eleitoral, durante o pleito. (com Joaquim Francklin)
Em instantes mais informações sobre o caso...
Confira, abaixo, áudio incluso no processo protocolado pela oposição em que aparece a negociação da suposta compra de voto. A Justiça por diversas vezes determinou data para que a prefeita comparecesse à Polícia Federal para realizar a coleta de voz, no entanto, Marcília não compareceu justificando compromissos assumidos anteriormente

TCE reprova contas de 2012 da prefeita de Santana de Mangueira...

Ex-prefeito recorre ao TCE e tem débito reduzido em R$ 730 mil
O Tribunal de Contas do Estado (TCE), reunido nesta quarta-feira), emitiu parecer contrário à aprovação das contas referente ao exercício de 2012 da prefeita Tânia Mangueira Nitão (PTB), do município de Santana de Mangueira, após voto de desempate proferido pelo conselheiro-presidente Fábio Nogueira. pesou, notadamente, em sua decisão - da qual ainda cabe recurso - o recolhimento insuficiente de contribuições previdenciárias. 
Na mesma reunião, houve aprovações às contas de 2012 das câmaras municipais de Boa Ventura, Serra Grande e Ibiara, de cujos processos foi relator o conselheiro Fernando Catão.