sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Efraim Filho vai indicar ex-deputado fedetal André Amaral para vice de Ruy em João Pessoa

Efraim ladeado por André Amaral Pai e Filho
O presidente municipal do União Brasil e ex-deputado federal, André Amaral (filho do sullente de senador também Andre Amaral), deve compor a chapa do deputado Ruy Carneiro (Podemos) na disputa à prefeitura de João Pessoa nas eleições do próximo ano.

André Amaral Filho já havia sido cogitado pelo senador Efraim Filho, presidente estadual do União Brasil, como um dos nomes que poderiam ser indicados pelo partido para compor alguma chapa majoritária.

Apesar das tratativas nos bastidores, Efraim tem adotado uma postura de independência em relação a eleição na Capital. Isso porque, em 2022, quando foi candidato ao Senado e venceu o pleito, ele não recebeu apoio de nenhuma das lideranças que hoje se colocam como opções para a Prefeitura de João Pessoa.

Em 2024, o União Brasil terá o terceiro maior tempo de TV e rádio, além de um generoso fundo partidário. A sigla chegou a abrir diálogo com o comunicador Nilvan Ferreira (PL), mas as tratativas acabaram não avançando.

No entanto, nos bastidores, especula-se que Efraim ainda aguarda um possível rompimento entre o governador João Azevêdo (PSB) e o prefeito Cícero Lucena (PP). Um possível racha entre os gestores poderia aproximar o União Brasil de Cícero e acabar mudando a rota que será percorrida pela legenda no próximo ano.

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Hugo e Murilo podem se licenciar ainda este ano para dar vez à Raniery e Pastor Valdir

Presidente do Republicanos na Paraíba, o deputado federal Hugo Motta acredita que ainda este ano, ele e Murilo Galdino, sairão de licença para que os suplentes Raniery Paulino e Pastor Valdir assumam os mandatos.

Segundo ele, as licenças se darão de forma simultânea e que, com isso, cumpre o acordo estabelecido internamente no partido.

Já na Assembleia Legislativa da Paraíba, Hugo informou que os deputados Michel Henrique e Danielle do Vale devem ingressar com licença para que continuem nos mandatos os suplentes Silvia Benjamim e Alexandre de Zezé.

Nos próximos dias, devem retornar à Casa, os deputados Branco Mendes e Jutay Menezes.

As informações foram dadas em entrevista ao PodCast Café com Notícia PB, nesta quinta-feira (23).

Tribunal de Justiça avalia quantidade de vagas que vão ser oferecidas em concurso para cartórios da Paraíba

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) está analisando quantas vagas serão oferecidas no concurso público para cartórios extrajudiciais da Paraíba. A informação foi dada pelo desembargador Carlos Martins Beltrão Filho, que é o corregedor-geral de Justiça do TJPB.

Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Arapuan FM, o desembargador contou que o Tribunal tem uma comissão cuidando do assunto e que assim que possível a quantidade de vagas será divulgada. 

“Há alguns anos atrás tínhamos praticamente regra da propriedade dos cartórios ser praticamente de família, que permaneciam com eles muitos anos. Agora, temos concurso, que é um divisor de águas. Os concursados têm uma importância destacada e o concurso é muito difícil. Estamos em vias de ter um segundo concurso e será bastante concorrido.  Temos uma comissão no Tribunal TJ trabalhando no concurso e divulgaremos a quantidade [de vagas]”, contou o desembargador.

A Consultoria e Planejamento em Administração Pública foi vencedora e adjudicada no procedimento de licitação para a realização do certame. (com ClickPB)

MCMV: governo seleciona 5.967 unidades na PB publicada no DOU de hoje; JP terá 1.953, CG 942, Patos 692, Bayeux 588, Sousa 300, Itaporanga 100, dentre outras...

O governo federal lançou a primeira seleção de propostas do Novo Minha Casa, Minha Vida. Serão 5.967 novas unidades habitacionais distribuídas em 18 cidades da Paraíba, destinadas a famílias da Faixa 1, com renda de até dois salários-mínimos (R$ 2.640). A lista foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (23).

A maior parte das unidades selecionadas estão em João Pessoa (1953 imóveis), Campina Grande (942), Patos (692) e Bayeux (588). (confira abaixo) A escolha das propostas foi oficializada em uma cerimônia no Palácio do Planalto realizada ontem (22), com a presença do presidente Lula (PT) e dos ministros Jader Filho (Cidades) e Rui Costa (Casa Civil), além do presidente da Caixa, o paraibano Carlos Vieira.

Em todo o país, são mais de 1.200 empreendimentos que beneficiarão 560 municípios em todo o Brasil. Do total, 184 mil unidades são destinadas a famílias integrantes dos cadastros habitacionais, em todos os estados brasileiros. As demais 3 mil unidades serão destinadas a famílias que tenham perdido seu único imóvel por emergência ou estado de calamidade pública, ou pela realização de obras públicas federais, nos estados do AC, AM, PE, RS e SP.

Bibliotecas no Minha Casa, Minha Vida

Durante o evento também foi assinada a portaria da seleção das propostas, também será anunciada uma parceria entre o Ministério das Cidades e a Academia Brasileira de Letras (ABL) para a criação de bibliotecas nas novas unidades do Minha Casa, Minha Vida.

O protocolo assinado permitirá formar um acervo de livros por meio de doações recebidas pela ABL e de outros parceiros públicos e privados. A instalação de bibliotecas e salas de leituras nos complexos do MCMV foi defendida desde o início do ano por Lula, que recriou o programa que havia sido substituído na gestão de Jair Bolsonaro (PL).

Confira a listas das unidades habitacionais contempladas no Novo MCM

CidadesProponenteEmpreendimentoUnidades habitacionais
Alagoa GrandeConstrutoraRESIDENCIAL DR. AGUINALDO VELOSO BORGES ETAPA 196
AlhandraConstrutoraRESIDENCIAL JOÃO SARAFIM96
BayeuxConstrutoraRESIDENCIAL TOP LIFE BAYEUX I144
BayeuxConstrutoraRESIDENCIAL PARQUE DE FRANCE I144
BayeuxConstrutoraRESIDENCIAL RIO DO MEIO I150
BayeuxConstrutoraRESIDENCIAL RIO DO MEIO II150
CabedeloEnte PúblicoRESIDENCIAL PRAIAMAR III144
CabedeloEnte PúblicoRESIDENCIAL PRAIAMAR IV64
CajazeirasConstrutoraRESIDENCIAL CAJAZEIRAS I150
Campina GrandeConstrutoraIVANDROMOURA CUNHA LIMA FILHO192
Campina GrandeConstrutoraRESIDENCIAL SIMÃO ALMEIDA I128
Campina GrandeConstrutoraRESIDENCIAL SIMÃO ALMEIDA II128
Campina GrandeConstrutoraRESIDENCIAL CONTINENTAL I E II250
Campina GrandeConstrutoraRESIDENCIAL CONTINENTAL II250
Catolé do RochaConstrutoraVEREADOR SINFRONIO GONÇALVES NETO I100
CuitéConstrutoraRESIDENCIAL EDITE AVELINO DA SILVA ETAPA I50
CuitéConstrutoraRESIDENCIAL EDITE AVELINO DA SILVA ETAPA II50
EsperançaConstrutoraRESIDENCIAL MATIAS GRANGEIRO ETAPA 196
GuarabiraConstrutoraRESIDENCIAL ZENÓBIO TOSCANO I144
ItaporangaConstrutoraRESIDENCIAL ITAPORANGA I100
João PessoaConstrutoraRESIDENCIAL JOSÉ MARTINS I192
João PessoaConstrutoraJARDIM DOS COQUEIROS 2.2200
João PessoaConstrutoraRESIDENCIAL ALTO DO MATEUS II200
João PessoaEnte PúblicoRESIDENCIAL RIO PARAÍBA128
João PessoaEnte PúblicoRESIDENCIAL RIO SANHAUÁ120
João PessoaConstrutoraRESIDENCIAL DOS IPÈS II288
João PessoaEnte PúblicoRESIDENCIAL DEMOCRACIA192
João PessoaEnte PúblicoRESIDENCIAL RIO JAGUARIBE240
João PessoaConstrutoraRESIDENCIAL VILLA BELA I288
João PessoaEnte PúblicoRESIDENCIAL NAÇÕES UNIDAS41
João PessoaEnte PúblicoRESIDENCIAL DO S II64
MamanguapeConstrutoraRESIDENCIAL MAMANGUAPE- I100
MariConstrutoraRESIDENCIAL ORLANDO BERNARDO I100
PatosEnte PúblicoRESIDENCIAL CRUZ DA MENINA192
PatosConstrutoraRESIDENCIAL SÃO SEBASTIÃO I250
PatosConstrutoraRESIDENCIAL SÃO SEBASTIÃO II250
Pedras de FogoConstrutoraMANOEL ALVES DA SILVA DE JUNIOR ETAPA 196
PombalEnte PúblicoRESIDENCIAL VILA ESPERANÇA I100
SousaConstrutoraRESIDENCIAL JOSÉ TARCÍSIO PEREIRA RODRIGUES I150
SousaConstrutoraRESIDENCIAL JOSÉ TARCÍSIO PEREIRA RODRIGUES II150
5967

terça-feira, 21 de novembro de 2023

Fundamental pra eleição de Efraim, Republicanos espera que senador pague “crédito” em 2026...afirma Adriano Galdino.

Em coletiva à imprensa, sobre a sessão itinerante que a Assembleia Legislativa realiza em Patos, nesta terça-feira (21), o deputado Adriano Galdino afirmou que o Republicanos tem “um crédito” junto senador Efraim Filho e ao União Brasil.

Com base nisso, afirma que se o partido lançar nome para a chapa majoritária, em 2026, Galdino disse esperar que o senador ”possa pagar esse crédito”.

Ele lembrou que o partido foi fundamental, é fato, para que Efraim Filho, presidente do União na Paraíba, se elegesse senador nas eleições passadas.

Para quem não lembra, o Republicanos, apesar de integrar a base do governador João Azevêdo e apoiar a reeleição, seguiu com Efraim na campanha ao Senado.

Ele concedeu entrevista coletiva ao lado da deputada Francisca Motta, única representante de Patos na Casa de Epitacio Pessoa, e do prefeito Nabor Wanderley, ambos do Republicanos.

Lideranças do Republicanos se reúnem e decidem marchar fechados com PSB em Cajazeiras após união Júnior Araújo/Zé Aldemir

Uma reunião crucial realizada nesta terça-feira (21), em Brasília, definiu os rumos do Republicanos em Cajazeiras, com impacto significativo nas futuras eleições municipais. O encontro, que contou com a participação de três lideranças importantes do partido, resultou na decisão de apoiar o pré-candidato a prefeito Chico Mendes, do PSB.

Após intensas negociações e diálogo com os deputados federais Wilson Santiago e Murilo Galdino, ambos do Republicanos, o presidente estadual da sigla, deputado Hugo Motta, anunciou que a direção do partido em Cajazeiras integrará o bloco aliado ao deputado estadual Chico Mendes - líder do governo na ALPB.

O Republicanos, anteriormente vinculado ao deputado Júnior Araújo, teve sua direção disputada após a adesão deste ao prefeito Zé Aldemir (PP). Com o controle da direção sendo pleiteado por Chico Mendes (PSB) e Wilson Santiago, a decisão coube ao deputado Murilo Galdino, representante do partido com votação majoritária.

Após análise do cenário político local e considerando as opiniões de Murilo e Santiago, Hugo Motta tomou a decisão de alinhar o Republicanos em Cajazeiras ao projeto do PSB, do governador João Azevêdo, do qual é aliado. Essa aliança indica uma possível composição de chapa para as eleições estaduais futuras.

Essa reviravolta política sinaliza mudanças significativas no tabuleiro eleitoral em Cajazeiras, com o Republicanos agora apoiando o projeto liderado por Chico Mendes para a prefeitura municipal.

Vereador Márcio Rodão recebe convite de Taciano para permanecer filiado e disputar reeleição pelo União Brasil em 2024

Em conversa mantida nesta segunda-feira (20), em Itaporanga, o deputado estadual e presidente municipal do União Brasil fez convite formal ao aguerrido vereador Márcio Rodão (UB) para permanecer filiado e ser candidato pelo partido nas eleições do ano que vem, quando disputará mais uma reeleição. Ele já está no quarto mandato e tem, em verdade, até direito automático a disputar reeleição pelo partido se permanecer filiado.

Márcio Rodão disse que recebeu com entusiasmo o convite do deputado e que vai aguardar o desfecho dos acontecimentos na política local para definir por onde disputará o pleito vindouro. O que ficou pontificado pelo vereador é, em sua visão, que será mais benéfico para a oposição a composição de um grande chapão com todos vereadores que compõe campo oposicionista, o que proporcionaria a eleição de até cinco cadeiras. Foi colocada na mesa a opção também do MDB - remota.

"Recebi o convite do deputado para permanecer e disputar reeleição no União Brasil. A lógica é essa, de fortalecimento, com um chapão forte, que vai levar a eleição de cinco vereadores pela oposição. O ideal é juntar todos os vereadores de mandato e novos candidatos(as) mais fortes numa única nominata. Vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos para ver se esse caminho se concretiza", comentou o vereador que tem, inclusive, caso queira o comando local do PSDB dado pelo grupo Cunha Lima - de quem é aliado. A família acumula seis mandatos contabilizados os dois de Dé Rodão, pai de Márcio.

Além de Márcio, compõe a oposição os vereadores: Jailson de Zeca, Lucas Moura, Izabelle Mendes e Arlington Queiroz. 

Enivaldo Ribeiro convida Dr. Neto para disputar Prefeitura de Sumé pelo PP

Pré-candidato a prefeito de Sumé, região do Cariri, Dr. Neto recebeu em sua residência, na manhã do último domingo (19), o presidente estadual do Partido Progressistas (PP) Enivaldo Ribeiro. Dr. Neto e Enivaldo Ribeiro estiveram também na companhia do vereador de Sumé, Dida Alves.

Na oportunidade, Enivaldo Ribeiro convidou o pré-candidato Dr Neto, para disputar as eleições do próximo ano pelo PP.

O partido conta em seus quadros políticos importantes figuras como o vice-governador do estado, Lucas Ribeiro, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, os deputados federais, Mersinho Lucena e Aguinaldo Ribeiro, além de uma grande bancada na Assembleia Legislativa.

domingo, 19 de novembro de 2023

Vencedor em todas urnas da Capital em 2022, Sergio Queiroz pode ser a surpresa em 2024; números de pesquisas internas mostram ele a frente de Ruy e Nilvan e empatado com Cicero

Vale muito registrar trechos da análise acertada do jornalista Junior Gurgel sobre o fator surpresa "Sérgio Queiroz" que pode sacudir a sucessão municipal na Capital. Confira:

O pastir Sérgio Queiroz foi a grande surpresa das eleições de 2022. Não foi outsider. Era avaliado pela mídia como “neófito”, perdido no mundo político/eleitoral, que exibia apenas a ousadia e coragem de ser candidato ao Senado Federal. Sua legenda? o nanico PRTB. Enfrentou “gigantes Golias”, estruturas e “máquinas” como o PT, Governo do Estado, PMJP e o poderoso União Brasil, apoiado pelo clã Cunha Lima. Submeteu todos a uma acachapante derrota em João Pessoa.

As urnas o revelaram como o primeiro, na preferência dos eleitores pessoenses, conferindo-lhes 106.885 sufrágios, ou 28,02% dos votos válidos. Para que se tenha noção de sua expressiva vitória, basta observar o pleito municipal de 2020. Cícero Lucena alcançou o segundo turno com apenas 20,72% (75.610). Nilvan Ferreira com 16,61 (60.615); Ruy Carneiro que disputou voto a voto com Nilvan, 59.730, ou 885 sufrágios a menos. Wallber Virgolino 50.801 (13,92%); Edilma Freire 47.157 (12,93%); Ricardo Coutinho 38.969 (10,68%); Raoni 15.582 (4,57%)… Os demais (oito) candidatos totalizaram cerca de 29 mil votos.

Numa leitura mais profunda, com foco na busca de identificar o perfil ideológico do eleitor pessoense, constata-se que a grande maioria, desde 2020, se posiciona como Centro, Centro Direita e Direita. João Pessoa não é mais o reduto onde outrora predominaram as esquerdas. Cícero Lucena, Nilvan Ferreira, Ruy Carneiro, Wallber Virgolino e Raoni jamais foram militantes das esquerdas. Juntos (2020) somaram 71,92%. Os “socialistas” da Capital ficaram espremidos no diminuto espaço de 28,8%.

O resultado do primeiro turno para o Governo do Estado (2022) repetiu o fenômeno. João Azevedo, com a máquina do Estado e da PMJP (apoio de Cícero Lucena), conseguiu 29,20% do total de votos da Capital. Nilvan 31,10%, Pedro Cunha Lima 26,50%. No segundo turno, pela primeira vez na história, um filho de Campina Grande derrotou um nativo de João Pessoa, em seu próprio território: 58,11 (Pedro), João 41,89. O governador foi “afogado”, por ter mergulhado fundo como “prosélito” das esquerdas.

Sérgio Queiroz não figurou ainda em nenhuma pesquisa de intenção de votos, registrada e publicada pela mídia. Impossível os atuais pré-candidatos desconhecerem seu potencial. Em amostragens realizadas, para consumo interno – nortear legendas – quando inserem seu nome, ele aparece à frente de Rui e Nilvan, colado em Cícero Lucena. O ex-ministro Marcelo Queiroga não chega a 4%. Para o prefeito, candidato à reeleição, a fragmentação é sua maior aliada. A cidade está totalmente dividida em “bolhas”. O único capaz de furar todas e dividi-las é Sérgio Queiroz com seu legado de 2022. Foram 106.885 votos, oriundos da orla, bairros periféricos… Até nas favelas.

Taciano participa de festa de N.S. das Graças na Comunidade Muquém e anuncia emenda pra construção de praça

A convite de Rauan de Prof Raimundo, deputado estadual Taciano Diniz participou, na noite passada, de festa de Nossa Senhora das Gracas padroeira da comunidade Muquém  e adjacentes. 

Na oportunidade, Taciano foi convidado para fazer o uso da palavra e agradeceu a recepção de toda a comunidade e, ainda, anunciou uma Emenda Parlamentar Individual Impositiva no valor de R$ 200.000 00 mil reais. Que será  apresentada na LOA 2024 para construção de uma praça naquela localidade. Mas precisamente na frente da capela que foi um pedido de Rauan e professor Raimundo.

A capela histórica  é uma benfeitoria da família.  Seu Manoel Ricarte (bisavô de Rauan), fez uma promessa após uma picada de cobra, daí deu início a construção da Capela.

Ascom