sábado, 28 de janeiro de 2023

Governador reúne bancada da AL na próxima terça

Os deputados, entre eleitos e reeleitos, que integram a base governista na Assembleia Legislativa já começaram a receber o convite para uma reunião com o governador João Pessoa, na próxima terça-feira (31). Será ainda uma oportunidade do socialista ter a exata noção de quem estará ao lado dele na Casa de Epitácio Pessoa. Sim, pode haver aqueles que se sintam “inibidos” em aceitar o convite.

“O Governador João Azevêdo convida o Senhor(a) para um café da manhã na próxima terça-feira, 31 de janeiro, às 8h30, no hotel Oceana Atlântico”, diz texto do convite. Alguns governistas já estão tratando o evento como uma “posse” antecipada. Pelas contas de agora, a bancada conta com 22 parlamentares e contando.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Aliado de João, presidente do Podemos abre as portas e convida Cícero Lucena para se filiar à legenda

“Se depender de mim, a portas do Podemos estão abertas para receber o prefeito Cícero Lucena na hora que ele quiser”. A declaração é do presidente estadual da legenda, Júnior Pires (foto), ao comentar durante entrevista ao programa Rede Verdade, do Sistema Arapuan de Comunicação nesta sexta-feira (27), sobre a possibilidade do prefeito de João Pessoa deixar o Progressistas e desembarcar no Podemos.

Pires lembrou que o Podemos já faz parte base de apoio do prefeito Cícero Lucena, como também do governador João Azevêdo (PSB), e por isso, acredita que esse pode ser um caminho natural para o gestor pessoense. Ele pontuou ainda que a Executiva Nacional deve, nos próximos dias, oficializar a fusão com o PSC. Com a mudança, segundo Júnior, o partido passa a atingir a cláusula de barreira partidária e volta a figurar entre os principais quadros da política.

Sobre a situação dos deputados federais eleitos pela legenda, Ruy Carneiro e Romero Rodrigues, ele afirmou que ambos estão de saída da legenda, porém, ele garantiu que esse novo cenário poderia fortalecer a legenda, inclusive, com o prefeito Cícero Lucena.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

“Ele é um bom nome para qualquer cargo”, diz deputado sobre candidatura de Pedro a prefeito de João Pessoa

O deputado federal Ruy Carneiro disse, em entrevista ontem (25), que apesar de ter o sonho de ser prefeito da capital aponta o nome do ex-candidato a governador Pedro Cunha Lima (PSDB) como boa opção para disputar a PMJP em 2024. “Ele é um bom nome para qualquer cargo”, afirmou Ruy. Nas eleições de 2022, Pedro obteve na capital 58,11% (255.264 votos), contra 41,89% de João Azevêdo (184.047 votos).

Entretanto, Carneiro diz que ainda é cedo para discutir sobre eleições municipais. ”Temos que procurar solucionar os problemas enfrentados hoje pela população de João Pessoa, principalmente na área de saúde com o fechamento dos postos de saúde por falta de medicamentos e profissionais, além das péssimas condições físicas dos prédios”, disse.

Ainda durante a entrevista, Ruy Carneiro destacou a situação precária em que se encontra os mercados públicos da Capital. “No mercado público do Rangel um esgoto corre a céu aberto no meio da feira livre, no mercado do Bairro dos Estado, o telhando está cheio de buracos e quando chove o local fica inundado e no centro cidade, o nosso cartão postal, que é a Lagoa, os buracos podem ser vistos em todos os cantos”, disse Ruy ao destacar que já destinou emendas para a realização desses serviços. 

“Continuo com o sonho, o desejo, mas não estamos tratando desse tema agora. Acho um desrespeito à população alguém que foi eleito e que nem tomou posse, vou tomar posse na quarta-feira, dia 1º com todos os colegas, já estar tratando de uma eleição daqui a dois anos. Eu acho que a população não está atrás disso. A população quer saber o que Ruy Carneiro vai fazer durante o mandato dele, que ele preste contas, o que ele vai fazer para a cidade e pelo estado”, explicou em entrevista à Rádio Arapuan FM.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Deputado Gilbertinho apresenta pleitos para Bom Sucesso e Santa Cruz durante reunião com secretário Desdete Queiroga

O deputado estadual Gilbertinho (União) esteve segunda-feira (23) em reunião com o secretário de Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, quando apresentou dois pleitos de "extrema importância, de acordo com o deputado.

O primeiro é a Ligação do Distrito de Casinha de Homem – Santa Cruz com a PB/359. (Pavimentação asfáltica de 7 km de distância) e segundo a Ligação da PB/337 com o Distrito de Serrinha – Bom Sucesso - PB. Para Gilbertinho as obras darão oportunidade de transformar a vida  de mais de 2,5 mil habitantes das duas localidades. "Tenho certeza que o Governo do Estado olhará com carinho este nosso pedido, e ajudará não apenas os moradores, como também todos aqueles que passarão no fluxo diário da estrada de Casinha de Homem e do Distrito de Serrinha", afirmou. 

O deputado ainda agradeceu a atenção do secretário Deusdete Queiroga que, segundo ele, sempre está pronto para ouvir e aberto ao diálogo: "Sei que com ele, teremos um grande parceiro e amigo em nosso mandato", enalteceu. 

Galdino frisa parceria do Republicanos com João Azevêdo e agradece a “maneira cortês” com que o governador tem dado espaço às indicações da sigla

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Adriano Galdino, um dos líderes do Republicanos no estado, agradeceu o que chamou de maneira “cortês” do governador João Azevêdo ao dar o espaço que o a sigla merece no estado através de indicações para a gestão, no intuito de fazer o melhor para a população paraibana.

De acordo com Galdino, o anúncio feito segunda-feira (23), por João do professor Antônio Roberto de Araújo Souza como novo secretário de Educação do Estado, mostra o reconhecimento e maneira afirmativa do governador para com o Republicanos. “Mais um compromisso cumprido pelo governador João, eu quero aqui reconhecer e agradecer a maneira cortês, afirmativa, positiva com que o governador tem tratado as questões públicas da Paraíba” frisou.

Ariano revelou ainda que outros nomes que já estão na gestão e quem devem ir para outras pastas ou serem mantidos em suas funções e que ainda faltam ser anunciados pelo gestor estadual. “Tem nomes que já estão no governo que são da alçada do Republicanos que ainda não foram confirmados, mas não são nomes novos não, são nomes que já pertencem e tem a indicação do Republicanos e ainda não foram confirmados

“Não adianta a gente tergiversar, o cenário está montado” avalia Tibério Limeira sobre apoio de João a Cícero em 2024

Nesta terça-feira (24), o secretário de Desenvolvimento Humano da Paraíba, Tibério Limeira, que está prestes a assumir a pasta de Administração do Estado, reforçou que ao seu ver, a aliança entre o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), e o governador João Azevêdo (PSB) deve ser mantida para as eleições municipais de 2024.

Em entrevista à Arapuan FM, Tibério frisou que o PSB não deverá colocar candidatura própria no próximo pleito da capital paraibana, apoiando mais uma vez o projeto de Cícero.

“Nós estivemos juntos em 2020. Nos dedicamos, apoiamos e vencemos juntos a eleição para prefeito. Estivemos juntos em 2022 e recebemos de volta o apoio do prefeito e de todo o seu grupo político aqui em João Pessoa. E, depois que passou a eleição, a gente só vê o governador e o prefeito juntos em diversas solenidades”, disse, complementando:

“Nós temos também na vice-prefeitura o nosso companheiro Léo Bezerra, que foi meu companheiro na Câmara. Então, hoje o PSB está representado na vice-prefeitura. Não adianta a gente tergiversar, o cenário está montado. Pelos sinais atuais, a tendência é manutenção da aliança”, completou.

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Palácio da Redenção, futuro “Museu de História da Paraíba”: SEGOV, Casa Civil, Cerimonial, Articulação Política e Gab. do Vice-Governador vão se mudar para a Av. Epitácio Pessoa; O antigo QCG-PM será transformado em "Palácio dos Despachos"...

Paralelo as mudanças anunciadas pelo governador João Azevêdo no time de auxiliares para o segundo mandato, outra que visa valorização da nossa história segue ritmo acelerado. Trata-se da readequação e transformação do Palácio da Redenção no futuro "Museu de História da Paraíba", cuja execução do projeto é do artista plástico, escritor e professor Chico Pereira, que terá todo acesso à população local e turista que visitam nossa Capital, em breve. 

Para acolher serviços da administração que lá funcionam, como: Casa Civil, Cerimonial, Secretaria de Governo, Secretaria de Articulação Política, além do Gabinete do Vice-Governador, estão em andamento reformas no prédio onde funcionava a CGU, na Av. Epitácio Pessoa. Quanto à Casa Militar permanecerá no prédio-sede do Governo, informou Chico Pereira, nesta segunda (23), ao jornalista Giovanni Meirelles.

 

Todo trabalho é acompanhado pelo secretário-chefe de Governo, Roberto Paulino (ex-governador), que destaca a importância desse instrumento de preservação histórica para a memória do Estado e tem reafirmado que o espaço está sendo ampliado com objetivo destinado a uma função de exposição, no estilo de um grande museu, para contar a história da Paraíba, conforme tem sido um política de atenção especial do governador João Azevedo.

Continuará instalado no Palácio da Redenção o atual Gabinete do Governador, para ser utilizado apenas em recepções especiais, bem como permanecendo com o status oficial de Sede do Governo. O prédio e tudo que lá se encontra são tombados pelo Iphaep (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado), considerados, portanto, bens inalienáveis da cultura paraibana, verdadeiras relíquias do nosso passado, documento vivo e atemporal.

Já antigo Quartel do Comando da Polícia Militar será transformado em novo “Palácio dos Despachos” do Governador, que já foi cedido à Codata no Centro Administrativo de Jaguaribe. Após retirar de dentro da estrutura física do prédio onde funcionava até então, todo o acervo do Memorial Histórico da Polícia Militar, agora localizado num imóvel que fica situado no entorno da Lagoa do Parque Solon de Lucena o antigo QCG receberá nova destinação administrativa, dentro de suas paredes centenárias.

O QCG, transferido para a nova sede do Comando-Geral, funciona atualmente às margens da BR-230, no bairro de Intermares, em Cabedelo (praia de Ponta de Campina). Com a nova sede, que tem 280 salas e estacionamento com capacidade para 450 veículos, os policiais saíram de um prédio que tinha sido construído em 1853 e não mais oferecia condições adequadas para o trabalho dos profissionais da área de segurança.

História 

O Palácio da Redenção já serviu como residência de vários governadores e presidentes de Província (desde os tempos do Brasil-Colônia, em 1770, passando pelos tempos do Império), até que na década de 1960, o governador João Agripino Filho viabilizou a compra de um espaço no bairro de Miramar, que começou a se chamar de Granja Santana, residência oficial e escritório de trabalho dos governadores seguintes, até os dias de hoje.

Um prédio histórico que foi construído em 1586 pelos jesuítas, primeiros missionários a chegar à Paraíba, com Martim Leitão, e servia inicialmente como residência desses inacianos – assim também chamados por pertencerem à Companhia de Jesus, fundada em 1540 por Inácio de Loyola. A casa dos jesuítas fazia parte do conjunto formado pelo convento, capela e colégio.

O convento veio a ser depois residência oficial dos capitães-mores (a partir de 1771, como o capitão-mor governador Jerônimo José de Mello e Castro). Por volta de 1773, o Papa Clemente XIV permitiu que os bens dos jesuítas fossem incorporados à Fazenda Real, aí incluída a casa dos missionários, que passou a servir de residência oficial ao ouvidor-geral José Eduardo de Carvalho.

Atualmente, o Palácio da Redenção abriga a sede do Governo Estadual e guarda os restos mortais do ex-Presidente da Província da então chamada Parahyba do Norte em 1930, João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, ao lado da sua esposa, transladados na forma de cinzas armazenadas em urnas de bronze, desde o Cemitério do Caju, no Rio de Janeiro, onde estavam sepultados. 

Esta cerimônia fúnebre teve honras militares póstumas e aconteceu durante o primeiro governo do falecido José Targino Maranhão, em 1997.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Wilson Filho quer apresentar amanhã pareceres sobre contas de Ricardo e João

Relator das contas do ex-governador Ricardo Coutinho e do governador João Azevêdo, o deputado estadual Wilson Filho deve apresentar os pareceres na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (24). Nesta segunda-feira (23) pela manhã, Wilson Filho informou que estava analisando os pareceres encaminhados pelo Tribunal de Contas da Paraíba. A Casa realiza sessão extraordinária para votar o orçamento de 2023.

Ricardo Coutinho teve as contas de 2016, 2017 e 2018 reprovadas pela Corte. Já o governador, teve parecer contrário às contas de 2019 e 2020. As de 2021 foram aprovadas. A votação dos relatórios deve acontecer em bloco, segundo já havia informado o presidente da AL, deputado Adriano Galdino, já que o motivo da reprovação das contas é similar: o pagamento dos codificados considerado ilegal com a consequente queda nos investimentos em saúde e educação.

Com uma nova legislatura prestes a começar, com 13 novos nomes, o objetivo é votar logo as contas e iniciar 2023 com a pauta zerada.