sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Sousa Neto diz que sua candidatura é opção contra mesmice da política itaporanguense

Literalmente com o 'pé no chão' a campanha do candidato a prefeito Sousa Neto (PRB), no município de Itaporanga, realizou seu evento político na noite deste quinta-feira (4) de forma bem direta com a população já que os oradores preferiram o contato simples ao palanque na hora de falar ao público, que estava bem acomodado em cadeiras espalhadas pela Avenida Getúlio Vargas. 
O candidato, durante seu discurso, disse que era uma terceira via para acabar com uma gangorra que há entre os grupos políticos que se reversam no poder há pelos menos 24 anos na 'Rainha do Vale'. Ele enfatizou que representa a verdadeira mudança, que passa pela humanização da cidade paralelamente à transparência administrativa, priorizando o crescimento solidário e invertendo as prioridades, que ao invés de olhar para as classes abastardas sua atenção será destinadas aos mais humildes.
Sousa denunciou que o município pode passar por um colapso no abastecimento de água, haja vista, que o açude de Cachoeira, responsável pelo abastecimento da cidade, está com apenas 40% de água armazenada. "Os grupos que estão no poder não planejaram o município para prevenir isso...", disse. Ele afirmou que se eleito priorizaria a implantação de uma unidade de saúde destinada à criança: "Temos uma estrutura construída para ser um hospital infantil, mas nunca se implantou ali um leito infantil", pontuou. 
Também usaram da palavra diversos oradores, dentre o quais o agricultor Manoel Osmindo [presidente municipal do PRB], que é marido da candidata a vice - Márcia Clementino, o jornalista Paulo Conserva e a advogada Loloza Figueiredo que explicou aos itaporanguenses porque optou por apoiar a postulação de Sousa Neto à Prefeitura da cidade, na eleição do próximo domingo. 
"Sou petista das antigas mas não poderia deixar de apoiar Sousa Neto depois de ver seu programa de governo. Ele tem caráter e honradez e por isso estou o apoiando nessa luta. Enquanto vemos campanhas milionárias desfilando por nossa frente, o povo continua padecendo do apoio do poder público. Temos que dar um basta nisso, por isso, apoio e peço voto para este homem digno que é Sousa Neto", frisou.

Itaporanga recebe Polícia Federal para garantir segurança na eleição

A Polícia Federal chegou a cidade de Itaporanga, no Vale do Piancó nesta quarta-feira (03) para garantir a segurança no pleito municipal deste ano. Agentes e um delegado estão empenhados em combater irregularidades relacionadas, principalmente, a compra de votos. De acordo com informações do chefe do cartório eleitoral, nesta quinta-feira (04), a equipe da Polícia Federal esteve em reunião no Fórum da cidade. Itaporanga também receberá reforço das policias militar e civil. A Polícia Federal vai ficar a disposição da Justiça Eleitoral neste período e também ficará responsável por receber denuncias de supostas compras de voto. (com FlávioJosé)

Multidão segue Alexandre Braga em arrastão pelas ruas de Conceição

A coligação 'A Esperança que se Renova' liderada pelo candidato a prefeito Alexandre Braga (PDT) realizou, na noite de ontem (3), um grande evento político para marcar o encerramento das atividades de campanha. O arrastão que saiu da entrada da cidade vestiu de azul a principal avenida de Conceição [a Solonde Lucena], local do comício. Milhares de simpatizantes acompanharam a fala dos candidatos que agradeceram à militância e pediram vigilância para os último dias, que antecede o pleito.
Em sua fala, Alexandre destacou sua luta para atender ao chamamento da grande maioria da população de Conceição e agradeceu aos correligionários por todo empenho mostrado na atual campanha eleitoral, se dizendo confiante na vitória. O ex-senador Wilson Santiago (PMDB) compareceu ao evento e disse que confiava no êxito da campanha de Alexandre. (com Ascom)

Prefeita Ducarmo e Idácio realizam último comício em Nova Olinda

Diante de uma calorosa multidão de pessoas que lotou a "Praça do Povo" no centro de Nova Olinda, a Coligação "Nova Olinda em Boas Mãos" fechou sua série de Comícios em grande estilo na noite de ontem Quarta-Feira 03 de Outubro de 2012. A concentração começou por volta das 17:30 no Posto de Edvaldo, na entrada da cidade, onde reunidos juntos e misturados "os Netos e as Netas da Vovó" realizaram grande passeata pelas principais Ruas e Avenidas da Cidade até chegar ao Centro na Praça do Povo onde aconteceu o comício.
Os candidatos a vereadores Chico Aguiar (PSDB), Cida Custódio (PSD), Zé David (PSDB), Joaquim de Pastora (PSDB), Dedé de Lula (PP), Gilson (PSDB), Maria Branca (PMDB) e Dr. Valter (PMDB) falaram ao povo presente e pediram o voto do Eleitor Novaolindense para que eles possam chegar a Câmara Municipal Casa Marçal Henrique de Lima. Também falaram a multidão que se fazia presente, o Ex-Vereador Presidente da Câmara Oliveira David e o Militante do PT José Noberto, que expressaram seu apoio a candidatura de Ducarmo e Idácio.
O Vice-Prefeito Idácio Souto, foi o penúltimo a falar e disse:"Agradeço ao Povo de Nova Olinda pela demonstração que vocês nos fizeram essa noite" e alfinetou a candidatura adversária dizendo que nem o João pai da candidata vota na Maria sua filha, pois está com seu título eleitoral suspenso como também os direitos políticos, finalizou Idácio. A Prefeita e candidata a reeleição Dra. Ducarmo foi a última a usar da palavra e se disse emocionada com a demonstração de carinho e amor feita pelo povo que quer ver Nova Olinda continuar o real progresso, dizendo não ao progresso do atraso que tenta a todo custo comprar a consciência do Povo de nossa terra, finalizando Ducarmo fez um juramento juntamente com toda a nação 45 que estava presente em Praça Pública.
A Coligação "Nova Olinda em Boas Mãos" finaliza suas atividades de campanha amanhã, portanto sexta 05/10, com um grande e último arrastão pelas principais ruas avenidas da cidade e uma concentração no Comitê central da coligação, que se inicia a partir das 17:00hs no Kiosk do Romão na entrada da Cidade. (com Ascom)

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Polícia Militar envia 500 soldados para reforçar policiamento no interior


A Policia Militar realizou ontem (3) o envio de soldados e oficiais para diversas cidades do interior do Estado, como reforço do efetivo que vai atuar nas eleições do próximo domingo (7). O embarque de aproximadamente 500 policiais ocorreu no pátio do Comando da PM, em João Pessoa.
Na terça-feira (2) ocorreram embarques para as cidades de Patos (3º BPM), Cajazeiras (6º BPM), Monteiro (11º BPM), Catolé do Rocha (12º), Itaporanga (13º) e  Sousa (14º BPM) e para Princesa Isabel (5ª Cia de Policiamento Militar Independente.
O coordenador de Planejamento Operacional da Polícia Militar da Paraíba, tenente coronel Onivan Elias, e o cordenador do Estado Maior Estratégico da corporação, coronel Marcos Carvalho, acompanharam o embarque e orientaram os policiais. Até esta sexta-feira (5), mais de 8,5 mil militares escalados para trabalhar no pleito já estarão distribuídos em todo o Estado. Para as eleições deste ano, o setor de Tecnologia da Informação da PMPB desenvolveu um sistema com informações detalhadas dos 223 municípios do Estado. (com Ascom)

Berguim lota centro de Itaporanga de gente durante mega comício de encerramento da campanha do 14

A coligação "Renovar, É Preciso", que tem o professor Audiberg Alves (PTB) candidato à Prefeito de Itaporanga, promoveu um mega comício que entupiu de gente o centro da cidade. O evento deste noite que encerra as atividades de campanha teve sua concentração em frente à residência do ex-prefeito Will Rodrigues, por volta das 19h, e num grande arrastão percorreu as principais avenidas até a Getúlio Vargas, palco da festança do 14, que durou das 21h até às 23h. 
Além da candidata a vice, a jovem Thais, o evento contou com a presença de líderes conhecidos da política local a exemplo do ex-vereador Toim da Loja, peemedebista nato e que decidiu vir lá do Estado do Pará [onde reside atualmente] para se dedicar nestes últimos dias que antecede o pleito de domingo (7) à eleição do petebista. Em discurso contundente, Toim disse que não medirá esforços para ajudar a fazer Berguim o futuro prefeito de Itaporanga. 
Outra presença marcante foi a do deputado estadual Aníbal Marcolino (PEN) que veio a Itaporanga hipotecar seu apoio à eleição de Berguim. O deputado agradeceu a acolhida que está recebendo no município da família do ex-prefeito. Will em sua fala pediu voto e revelou um pedido pessoal feito a Berguim, concernente as festividades da cidade: "Tenham certeza que com Berguim na prefeitura minha terra voltará a ter o melhor São Pedro do Brasil". 
A partir de então os discursos que se seguiram foram inflamados e com duras críticas à atual administração municipal. "Não podemos mais conviver com duas Itaporanga, uma pobre e outra rica, uma que tem tudo e outra que falta tudo. A cidade que eles mostram é a cidade que não tem problemas sociais, que não tem falta de infraestrutura, tem água, energia, pessoas de bem com a vida, mas a realidade é outra. O problema da falta de água, por exemplo, é culpa deles [Djaci e Porcino] que não fizeram nada por Itaporanga enquanto estiveram no poder [estadual]", disparou o vereador Herculano.
Quando de sua participação, o diretor da AESA, Chico Lopes, disparou críticas a gestão municipal, segundo ele, pela evidências de inúmeras irregularidades e informou ao público que estará entrando com uma AIJE [Ação de Investigação Eleitoral] contra o prefeito Djaci Brasileiro junto à Justiça Eleitoral diante das contratações que ocorreram, segundo o mesmo, durante o período eleitoral. Ele ainda denunciou que o prefeito não estava aplicando corretamente recursos destinados ao pagamento do transporte escolar...
O público vibrava a cada discurso de candidatos e lideranças políticas que aclamavam Berguim como o candidato da mudança e esperança. Por sua vez, o candidato se viu emocionado com a magnitude do evento: "Estou surpreso com a quantidade de pessoas presentes neste evento. me lembro dos tempos onde era permitido shows com bandas municipais e agora mesmo, sem atrações deste tipo percebo a força que a 'Nação 14' demonstra com a presença dessa multidão", afirmou Berguim. Uma mega estrutura foi montada para a festa e a aglomeração do público se estendeu do escritório da Energisa até o Bradesco.
Houve, ainda, homenagem distinta a figura da mulher representada na festa por Dona Pretinha [mãe dos empresários Divaldo e Djalma Dantas, dentre os outros irmãos] pela grande contribuição dada com a oferta de emprego na 'Rainha do Vale'. A matriarca subiu ao palco para receber a homenagem e declarar apoio a Berguim; e na outra ponta a própria vice [Thais], a qual foi bastante festejada por Berguim que afirmou ter recebido o melhor presente que um candidato pudesse desejar na composição de sua chapa para a disputa de uma eleição.   
Ou seja, foi uma noite reservada para esquentar as baterias até o dia do pleito, haja vista que os eleitores de Itaporanga respiraram política pura nesta terça-feira. Sob efusivos aplausos e foguetório, Berguim disse que irá governar para o povo e recuperar a referência de Itaporanga. " Nossa cidade tem uma política forte e aprova maior disso é esse mar azul que encobre o centro da cidade. Vou lutar para Itaporanga tornar-se um pólo de educação... Vamos mudar Itaporanga. É chegada a hora!", concluiu. 

Eleitor com deficiência poderá ter auxílio de terceiro para votar


Faltam quatro dias para as eleições municipais de 2012. Para votar, o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida poderá contar com o auxílio de pessoa de sua confiança, ainda que não tenha feito o pedido antecipadamente ao juiz eleitoral.
A falta do alistamento eleitoral de pessoa com deficiência cuja natureza impossibilite ou torne extremamente difícil o exercício de suas obrigações eleitorais não será apenada com multa. Nesse caso, o próprio eleitor, seu representante ou procurador legalmente constituído poderá comprovar a condição perante o juiz eleitoral da zona em que deveria ser inscrito, que o isentará da obrigatoriedade do voto.
Caso o presidente da mesa receptora de votos verifique ser imprescindível que o eleitor com deficiência seja auxiliado por pessoa de sua confiança para votar, ele autorizará o ingresso dessa segunda pessoa, com o eleitor, na cabina, podendo esta, inclusive, digitar os números na urna. A pessoa que auxiliará o eleitor com deficiência não poderá estar a serviço da Justiça Eleitoral, de partido político nem de coligação. (com TSE)

Professores encerram greve no município de Santa Inês e retornam às salas de aula amanhã

Os professores municipais efetivos e filiados ao Sindicato dos Professores do Município de Santa Inês (SINPROMUSI) decidiram por unanimidade paralisar a greve que já durava mais de um mês. A assembleia extraordinária aconteceu ontem (02), na Escola Municipal “Félix Pereira dos Reis”, na oportunidade, salientou-se que muitas das reivindicações da classe não foram atendidas, bem como não houve um diálogo com o prefeito Adjefferson Kleber Vieira Diniz.
O presidente do sindicato, professor Luiz Rosa da Silva Filho, enfatizou que a luta rendeu bons frutos, uma vez que o piso nacional dos professores foi implantado no município e que o SINPROMUSI continuará defendendo os interesses dos seus filiados, no intuito de proporcionar melhores condições ao desenvolvimento da educação regional. O calendário de reposição das aulas está sendo elaborado e o retorno das atividades será amanhã (quinta-feira, dia 04). 

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Revista do Fisco Estadual está gerando muita polêmica no meio político

A capa da edição de setembro da revista do Fisco Estadual, que traz charge do governador Ricardo Coutinho (PSB), travestido de coronel, com uma espingarda na mão e usando a bandeira da Paraíba como tapete, não passou despercebida e está gerando muita polêmica no meio político e nos corredores da imprensa paraibana. (com polêmicaPB)

Prefeito Djaci Brasileiro em grande estilo leva multidão pra comício de encerramento da campanha do 45 na cidade de Itaporanga

Para milhares de eleitores que apoiam a reeleição do prefeito Djaci Brasileiro (PSDB) a noite desta terça-feira (2) foi inesquecível com a realização de um enorme arrastão completando com a grande festa que foi o comício de encerramento da campanha da 'Nação 45'. Liderando a caminhada, o prefeito e a primeira dama Kátia não cabiam em si de tanta alegria. Em bandeiras, camisetas, fitas e corações, a cor amarela predominou na paisagem da Avenida Getúlio Vargas, durante o grande comício organizado pela militância tucana para buscar mais uma vitória na 'Rainha do Vale'. 
Ao lado do candidato a vice, Zé Porcino, do ex-prefeito Antônio Porcino, dos suplentes de deputado Nosman Paulo e Expedito Leite, além dos candidatos ao cargo de Vereador e demais lideranças políticas, Djaci clamou o povo de Itaporanga para digitar seu nome no próximo domingo (7) visando coroar uma campanha já vitoriosa. "Provamos que é possível fazer uma campanha decente e propositiva sem ataques descabidos nem desrespeitos à quem quer que seja. Fazemos uma campanha com os valores que temos da vida. O povo de Itaporanga é o maior de todos os juízes e sabedor do trabalho que temos desempenhado aqui ao longo de muitos anos", disse o prefeito do alto do trio elétrico para uma avenida lotada.
Formada por 13 partidos, sendo eles o PSDB, PMDB, PSD, PTN, PV, PR, PP, PTdoB, PCdoB, PSDC, PRP, PSL e PMN, a coligação "Para Itaporanga Seguir Em Frente" escolheu mais uma vez como palco do seu último evento a Avenida Getúlio Vargas, centro da cidade. Durante sua fala o ex-prefeito Antônio Porcino (PMDB) fez críticas à campanha adversária pelas 'perseguições' a 'atraso' que representam: "Djaci representa os anseios de quem não quer ver Itaporanga jogada as tralhas. Por isso todos os segmentos da sociedade vieram aqui. Não existe movimento maior do que este. Desafiamos nossos adversários a mostrar uma única obra que fizeram por esse município. Eles não mostram porque não fizeram nada. Enquanto que nós temos moral para entrar na casa do itaporanguense porque eu e Djaci construímos muito nesta terra", disse Porcino.
Em clima de muita festa, milhares de pessoas pulavam, gritavam e davam uma clara demonstração de confiança na vitória de Djaci e Zé Porcino. Foi a maior mobilização, até o momento, da atual campanha política. "Nós estamos vendo hoje a euforia do povo, isso acontece porque o povo de Itaporanga conhece a origem de Djaci. Ele é um homem do povo, que anda nas calçadas, que deixa a sua casa aberta para o povo, e é por isso que o povo daqui vai reelegê-lo", frisou Porcino. Já o ex-superintendente do Dnit-PB, Expedito Leite expressou sua alegria por votar na reeleição de Djaci: "É uma alegria enorme e uma honra poder votar num cidadão como Djaci, que significa a dignificação da vida política itaporanguense. Parabéns, itaporanguenses. Eu me orgulho muito votar no candidato que vocês vão eleger mais uma vez para cuidar dos destinos de nossa terra", pontuou. 
O povo abraçou a campanha e a cada momento pudemos presenciar um espetáculo de cidadania promovido por jovens, adultos, idosos e até crianças que apesar de não participarem do pleito eleitoral como votantes, mais que se contagiaram com o ritmo envolvente das músicas de campanha que embalaram a todos num clima de paz e alegria.  Em determinado momento do evento, a emoção tomou conta quando uma homenagem mais que justa, dedicada ao prefeito e sua família, era apresentada no trio elétrico em respeito as famílias itaporanguenses representadas ali pelo prefeito Djaci, pela esposa Kátia [ex-prefeita de Itaporanga] e pela filha Karina.
"Essa campanha, Itaporanga, pertence a cada um de nós. Porque iremos governar novamente pela vontade do povo para concluir um leque enorme de obras que estamos executando no momento", afirmou o prefeito. Encerrando sua fala, Djaci pediu o voto de confiança para que ele possa continuar governando Itaporanga e realizar muito mais obras por toda a cidade. "Colocamos Itaporanga no rumo do desenvolvimento, por isso, não podemo deixar que esse processo pare. O que me traz aqui é a minha vontade de trabalhar, de arregaçar as mangas e continuar garantindo melhor qualidade de vida que Itaporanga merece. Faço uma convocação a todos, que usem o poder que tem nas mãos, que é voto, para fazer a escolha certa e consciente. Me dêem as ferramentas de trabalho e eu trabalharei incansavelmente por minha cidade", disse. 
Em verdade, foi um espetáculo inesquecível, marcado por um clima de muita paz e alegria.

Jucelino Porcino é destaque nos principais jornais do Estado de Mato Grosso por conseguir benefícios para a categoria dos frentistas

O jovem itaporanguense Jucelino Porcino Alves destacou-se nos principais jornais e sites do Estado de Mato Grosso, neste início de semana, pela sua administração frente a um sindicato no Estado. Jucelino [de camisa amarela] é o atual representante da sub-sede do Fenepospetro, situado na Capital Cuiabá. De acordo com o sindicato, um mega sonsultório odontológico foi inaugurado especialmente para o sudo da classe representada em todo o Estado do Mato Grosso. 
"Esta inauguração é um marco na atividade desta categoria no estado, pois mostra que a Federação, nas mãos da brilhante administração de seu presidente Antônio Porcino Sobrinho, ex-prefeito de Itaporanga, que sempre visa atender os interessados do tabalhadores, o que demonstra nas diversas parcerias que vem fechando e principalmente nmontagem deste município exclusivo para seus membros". (com MTem Foco) 

Fim do prazo para nomeação em concurso gera impasse na Paraíba

Termina hoje (2) o prazo de nomeação do concurso público realizado pelo Estado em 2008 para agentes penitenciários e alguns candidatos reclemam por não terem sido nomeado apesar de, segundo eles, terem sido aprovados e classificados. No último dia 27 os últimos nomeados tiveram seus nomes publicados no Diário Oficial, um dia após a nomeação de 488 agentes desse concurso.
A Secretaria Estadual de Administração diz que todas as duas mil vagas estabelecidas para o concurso já foram preenchidas. Os candidatos argumentam que fizeram o curso de formação e esperavam ser nomeados. No entanto, de acordo com a secretaria, essas pessoas fizeram o curso preparatório mas só seriam aproveitadas no caso de desistência de outros candidatos melhor classificados.
Norberto Ohara, uma das pessoas que reivindica a nomeação, explicou que esperava a nomeação de mais 750 nomes no dia 26 de setembro, "mas o governador nomeou apenas 488 nomes". Segundo Norberto, essas 262 pessoas que faltaram foram aprovadas e classificadas, além de participarem do curso preparatório. "O edital dizia que eram duas mil vagas, e com apenas 488 nomes nomeados, esse número nã será cumprido, já que finaliza hoje", finalizou fazendo as contas. 
Segundo a assessoria, a participação no curso não garante a nomeação. "Esses candidatos foram aprovado, mas eram só duas mil vagas e, por critério de classificação, essas vagas preenchidas e infelizmente alguns ficaram de fora", explicou a assessora Eliane Nóbrega.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Campanha em Princesa Isabel mostra disputa acirrada entre os candidatos Dominguinhos e Ricardo Pereira, ambos colocaram multidão em comícios


A cidade de Princesa Isabel viveu dois momentos cívicos da maior significação no domingo (30/09) e nesta segunda-feira (1º/10). No domingo, a praça ficou cheia para festejar o encerramento da campanha [azul] de Dominguinhos e Germana Diniz, candidatos a prefeito e vice pelo PSDB, com o apoio dos ex-prefeitos Thiago Pereira e Sidney Oliveira, e ainda apresentando, como atração maior no evento, o ministro das cidades, Agnaldo Ribeiro. Nesta segunda-feira foi a vez dos candidatos Ricardo Pereira e Nininha Lucena, respectivamente a prefeito e a vice, encherem, igualmente, as ruas, com o gigantesco comício [vermelho]. A grande referência desta festa foi o ex-deputado Aloysio Pereira, último grande líder político de Princesa, que aos 89 anos apresenta uma vitalidade impressionante. O leitor aprecie as duas imagens e louve a democracia. (com Tião Lucena)

Concurso do Estado terá 5.397 vagas, na Educação, Detran e Codata

Ricardo Coutinho
O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, anunciou, nesta terça-feira (2), a abertura de concurso público contemplando 5.379 vagas para a área de Educação. Também serão oferecidas vagas para o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e Codata (Companhia de Processamento de Dados da Paraíba). Na sua grande maioria, serão preenchidos cargos de níveis médio e superior. Uma Medida Provisória, assinada nesta terça pelo governador, cria 3.180 cargos de nível médio.
A secretária de Administração, Livânia Farias, adiatou que este mês o Estado divulga o edital do concurso para preenchimento de duas mil vagas na Educação. Em seguida, divulgará os editais para as demais vagas na administração direta e indireta. A secretária de Educação, Márcia Lucena, explicou que as vagas para professor do ensino médio vão complementar o primeiro concurso, que aconteceu no primeiro semestre deste ano, quando foram convocados 1.123 professores que estão em sala de aula.
Para o governador, o concurso é uma conquista para consolidar o processo de modernização do Estado. Ele ainda afirmou que este será o primeiro concurso para técnicos administrativos de nível médio realizado na Paraíba. Segundo ele, com este concurso, serão mais de 9 mil convocações feitas na atual gestão.
Serão 2 mil vagas para professores na Secretaria de Estado da Educação e outras 3.180 de nível médio para a contratação de pessoal de apoio.  O Departamento de Trânsito do Estado da Paraíba (Detran-PB) oferecerá mais 108 vagas, sendo 10 para  analista de sistema, 60 para agente de trânsito, 30 para agente de vistoria e 8 para advogados. 
A Companhia de Processamento de Dados da Paraíba oferecerá mais 91 vagas, sendo 55 para analista de informática, 14 para assistente de informática, 3 para auxiliar de informática, 4 para técnico de administração e finanças e 10 para auxiliar de administração e finanças.
Confira como ficou a distribuição das 5.379 vagas
Secretaria da Educação: 2.000 Professor e 3.180 Nível Médio.
Codata: 55 Analista de Informática, 14 Assistente de Informática, 05 Auxiliar de Informática, 03 Téc. Adm/Finanças, 04 Ass. Adm/Finanças e 10 Auxiliar de Adm/Finanças.
Detran: 10 Analista de Sistema, 60 Agente de Trânsito, 30 Agentes de Vistoria e 08 Advogado.

Prefeito Djaci Brasileiro sobe em carroça e percorre ruas em festa do 'povão' durante carroceata na cidade de Itaporanga

A noite desta segunda-feira 91º) em Itaporanga foi reservada para a festa da gente simples e humilde que admira e apoia o prefeito Djaci Brasileiro (PSDB), em busca da sua reeleição. Uma carroceata rumou pelas ruas da cidade até a 'Várzea de Antônio Modesto' para um evento que ficou nos registros de campanha na 'Rainha do Vale'. Eram dezenas de carroças de burro, jumento, jegue... eram também dezenas de cavalos... numa bonita festa popular.
O prefeito, a primeira dama e os vereadores participaram efusivamente dessa comemoração simples do povo humildes de Itaporanga que mostra garra e determinação para reconduzir o tucano a mais um mandato à frente do Executivo Municipal. O evento aconteceu exatamente na véspera do último grande comício [programado para a noite desta terça-feira] quando a militância do 45 pretender lotar mais uma vez a Getúlio Vargas, centro da cidade.
O melhor é você conferir a criatividade do evento ocorrido ontem em Itaporanga, promovido por quem mais entende do assunto: o hilário e irreverente Antônio Modesto.

Visita nos Sítios Esperas, Simeão e Capim Verde de Dr. João Paulo e Dr. Zuzu é marcada por grande concentração em Serra Grande

Uma verdadeira onda azul tomou conta das comunidades rurais nos sítios Esperas, Simeão e Capim Verde neste sábado (29), marcando oficialmente o último evento político da Coligação “Serra Grande Esperança Renovada”. A visita realizada por Dr. João Paulo e sua comitiva nas comunidades e a passagem pelas ruas de Serra Grande foi recebida com entusiasmo por todos. O evento começou com concentração no comitê da Rua Velha, seguindo em direção aos sítios Esperas, Simeão e Capim Verde. Todo o trajeto foi marcado pela empolgação que permaneceu também durante o retorno á Serra Grande, onde foi encerrada as atividades da noite. Para o titular da chapa, Dr. João Paulo, não há palavras que possam descrever o quanto foi emocionante sentir a força da adesão dos serragrandenses. “Posso dizer que foi uma das maiores manifestações de apoio popular que já vi em Serra Grande. O que aconteceu nas comunidades rurais e ruas da cidade significa que a população quer dar uma resposta a tudo que está acontecendo na cidade”, analisa o candidato a prefeito.
Muitas pessoas prestigiaram e ganharam as ruas vestindo azul para acompanhar os candidatos e ratificar o apoio a um projeto que trás no nome da coligação o principal sentimento que move a campanha. “É gratificante ver tantas pessoas comovidas, vestindo azul, apoiando e acreditando no nosso projeto”, afirma Dr. João Paulo.
Dr. João Paulo ainda enfatizou: “O nosso objetivo é servir ao povo de Serra Grande com a nossa competência profissional. Oferecemo-nos, então, a nossa dedicação a uma comunidade carente que clama por uma renovação e mudança administrativa. Por isso vamos a vitória do povo de Serra Grande, vote no 19 no dia 07 de outubro, que Deus ilumine o caminho de todos nós", concluiu.

Justiça Federal proíbe uso de caminhões como transporte escolar na PB

A Justiça Federal proibiu que o estado da Paraíba faça uso de caminhões para transportar alunos da rede estadual de ensino. A sentença foi dada em atendimento a um pedido do Ministério Público Federal (MPF) feito em ação civil pública ajuizada em novembro de 2010 e foi divulgada nesta segunda-feira (1º) pelo próprio órgão. Na sentença, a Justiça Federal afirmou que o transporte escolar feito por meio de veículos de carga é ilegal e põe em risco a vida, a saúde e a integridade física dos estudantes da zona rural. A decisão foi proferida no dia 17 de setembro pelo juiz João Bosco Medeiros de Sousa da 1ª Vara Federal da Paraíba.
Na ação civil pública, que foi ajuizada contra a União, o estado da Paraíba e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o MPF argumentou que era preciso restaurar o direito básico da infância rural. “É evidente que essa situação, altamente discriminatória contra a parcela mais vulnerável da nossa população – as crianças e adolescentes estudantes do meio rural, submetidas a risco cotidiano de vida, transportadas como carga em veículos inapropriados, como se tratasse de vidas sem importância – precisa acabar”, argumentou o procurador da República Duciran Farena, que assinou a ação.
De acordo com a sentença, o FNDE terá que exigir como pré-requisito para a transferência de auxílio financeiro federal, a obrigação de não usar caminhões no transporte escolar, bem como considerar esse fator na análise de prestações de contas, fazendo que constem como ilegítimas as verbas empregadas para contratação de veículos em desconformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) é executado pelo FNDE com o objetivo de oferecer transporte escolar aos alunos da educação básica pública, residentes em área rural.

Ricardo Coutinho anuncia Concurso com 5 mil vagas de nível médio para Educação, Codata e Detran

O governador Ricardo Coutinho (PSB), em solenidade ontem (1º), no Salão Nobre do Palácio da Redenção, declarou que irá assinar hoje Medida Provisória para concurso público com 5 mil vagas de nível médio. De acordo com a assessoria, as vagas serão para o Detran, Codata e Secretaria de Educação. (com JulianaTerra)

domingo, 30 de setembro de 2012

Mensalão mostra que o impeachment foi uma oportunidade que o país deixou de aproveitar

Neste sábado (29), o impeachment de Fernando Collor faz aniversário de 20 anos. Quem olha ao redor enxerga um cenário crivado de ironias. Collor é hoje um senador do PTB, partido de Roberto Jefferson. Ex-integrante da milícia congressual de Collor, Jefferson agora protagoniza a cena como delator do mensalão. Com o suor do seu dedo, Jefferson produziu o escândalo que arrastou para o banco dos réus do STF o PT, o governo Lula e sua base aliciada. Uma base à qual Collor incorporou-se gostosamente, convertendo-se de alvo em aliado do poder petista. No plenário do Senado, suprema ironia (!), Collor senta-se em poltrona próxima à do colega Lindbergh Farias (PT-RJ), o ex-líder estudantil que personifica a geração dos ‘caras-pintadas’.
O pano de fundo sugere uma pergunta incontornável: que lições o Brasil retirou do impeachment? O país não aprendeu coisa nenhuma com a encrenca de 20 anos atrás, eis a desalentadora resposta. Esqueçam-se todos os escândalos posteriores –dos Anões do Orçamento ao Clube Nextel de Carlinhos Cachoeira. Tome-se, por paradigmático, o próprio caso do mensalão. Quem assiste às sessões do Supremo choca-se com o quadro abominável a que foi arrastada a política nacional. Adicionam-se à indagação principal outras questões subsidiárias:
Essa lição já não deveria ter sido aprendida? A deposição do presidente não sinalizara a mudança? Não ficara entendido que o Brasil estava de saco cheio? Não estava combinado que os políticos abandonariam o crime? Não parecera evidente que os eleitores deixariam de votar em criminosos? Basta folhear os jornais para chegar à resposta de todas as indagações: NÃO. O que parecia claro há duas décadas torna-se obscuro a cada irrupção de um novo escândalo. E eles chegam em profusão. Há câmaras municipais e Assembléias contaminadas. Há prefeituras e governos estaduais bichados. Há corruptores à espreita e corruptos de prontidão. A faxina que Dilma Rousseff viu-se compelida a fazer na Esplanada lateja fresca na memória.
Tomado pelas primeiras condenações que proclamou no julgamento do mensalão, o STF parece ter se dado conta de que o Brasil vive um segundo momento de ultrapassagem. Deposto, Collor foi absolvido na Suprema Corte pela falta de um “ato de ofício”. Agora, os supremos magistrados evoluem para a tese de que basta o oferecimento ou a aceitação da propina para que o corrompido seja considerado culpado. Ora, a denúncia contra Collor trazia provas de que a dinheirama suja coletada por PC Farias custeava dos jardins da Casa da Dinda aos cartões de crédito da primeira-madame. Mas faltou o famigerado “ato de ofício”, agora tido por desnecessário. Se a autoridade tem o poder de editá-lo e entrega-se à corrupção, corrompida está.
A simples presença do mensalão nas manchetes constitui evidência eloquente de que o impeachment de Collor não foi senão uma oportunidade que o Brasil absteve-se de aproveitar. O futuro agora encontra-se enganchado noutra pergunta: até quando o país vai permitir que a banda podre prevaleça? Personagem central da CPI que levou ao expurgo de Collor, o motorista Eriberto França é hoje um brasileiro desapontado e desempregado. Ouvido pelo repórter Leandro Colon, ele disse“Se eu falar para você que me arrependo, estou mentindo. Se eu falar que não, estou mentindo também. Porque se, na atual circunstância, você perguntar: ‘Eriberto, você faria tudo de novo?’ Eu vou botar a mão na cabeça e vou dizer: ‘não faria’. Sabe por quê? Porque não compensou. Sofrer duas vezes, passar o que passei, o sufoco, e ainda não ter sido reconhecido?” É, faz sentido. (Josias de Souza)