sexta-feira, 26 de abril de 2019

Lula concede primeira entrevista após a prisão e afirma: "Fico preso cem anos. Mas não troco minha dignidade pela minha liberdade".

Resultado de imagem para lula entrevista el país
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entra em um pequeno auditório da superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Lá dentro, é esperado pelos jornalistas do EL PAÍS e do jornal Folha de S. Paulo. Chega de tênis, camisa social, calça jeans e paletó cinza, e um calhamaço de papeis embaixo do braço. Senta-se numa mesa ao centro com alguns poucos microfones. Não está feliz nem triste. Nem tampouco envelhecido. Mas está diferente. “Tudo bem?”, diz ele aos presentes, ainda com o rosto um pouco fechado, e se dirige para uma mesa improvisada ao centro, onde fica de frente para o repórter do EL PAÍS e para Mônica Bergamo da Folha, que vão conduzir a entrevista. “Antes de vocês fazerem a primeira pergunta... quero fazer um micropronunciamento para tratar especificamente do meu caso, e depois do caso do Brasil”, diz ele, em tom grave.
Suas mãos tremem um pouco quando começa a ler. Seu rosto fica vermelho olhando para o texto que traz um rosário de críticas contra seus julgadores. “Sei muito bem qual lugar que a história me reserva. E sei também quem estará na lixeira.” Lula critica o ex-juiz Sergio Moro, responsável pela sua condenação, a Operação Lava Jato, e o procurador Deltan Dallagnol. “Reafirmo minha inocência, comprovada em diversas ações”. O silêncio é absoluto, apesar da presença de delegados da Polícia Federal e de três oficiais armados, todos a serviço da PF, que está sob o guarda-chuva do Ministério da Justiça, conduzido por Sergio Moro.
Lula está engasgado e sabe que esta entrevista é a oportunidade para falar depois de um ano silenciado pela prisão em abril de 2018. A conversa tem início e o ex-presidente ainda mantém um semblante sério. Mas uma pergunta quebra a rigidez. Quando é questionado sobre a morte do irmão Vavá, em janeiro deste ano, e o neto, Arthur Araújo Lula da Silva, de 7 anos, dois meses depois.  “Esses dois momentos foram os mais graves”, lembra ele, citando também a perda do ex-deputado Sigmaringa Seixas, morto no final do ano passado. “O Vavá é como se fosse um pai pra família toda. E a morte do meu neto foi uma coisa que efetivamente não, não, não… [pausa e chora]. Eu às vezes penso que seria tão mais fácil que eu tivesse morrido. Porque eu já vivi 73 anos, eu poderia morrer e deixar meu neto viver."
Lula diz que há outros momentos que o deixam triste, com uma mágoa profunda. “Quando vejo essa gente que me condenou na televisão, sabendo que eles são mentirosos, sabendo que eles forjaram uma história, aquela história do powerpoint do Dallagnol, aquilo nem o bisneto dele vai acreditar naquilo. Esse messianismo ignorante, sabe? Então eu tenho muitos momentos de tristeza aqui. Mas o que me mantém vivo, e é isso que eles têm que saber, eu tenho um compromisso com este país, com este povo”, completa.
Começa a entrevista, que virou caso de Justiça. Só foi realizada após a interferência do Supremo Tribunal Federal. Uma conversa que vai durar duas horas. E o ex-presidente começa a relaxar. É o Lula de sempre. Ele está igual. Quem esperava vê-lo envelhecido ou derrotado, se frustra. Ele tem fúria. E obsessão para provar sua inocência. “Não tem problema que eu fique aqui para o resto da vida. Quem não dorme bem é o Moro, Dallagnol e o juiz do TRF-4 [que confirmou sua condenação em segunda instância].”

El Pais 

Inverdade? Tentando desmentir matéria, Divaldo confirma visita a Djaci e esconde que não está mais filiado ao PSB quando ele diz que "não vai deixar o partido"...

Ricardo Coutinho e João Azevedo vieram pessoalmente filia
Divaldo Dantas (26/8/2017), mas ele não está mais no partido
Infelizmente em política há uma máxima de que não se deve acreditar muito no que os políticos dizem. A arte deles é fazer seus asseclas, bancados com muito dinheiro público, tentar iludir a plateia repassando o que querem, não o que em verdade acontece. Chama-se manipulação da informação, pois os "meios" oficiosos servem pra isso mesmo: apenas divulgar o que se pode, nunca o que se deve. Ou seja, esses meios estão a serviço do poder, não do povo que precisa ser bem informado.
Na última quarta-feira (24) publicamos matéria INFORMANDO que o prefeito de Itaporanga, Divaldo Dantas, acompanhado de dois auxiliares (Fábio Galdino e Damião Barros), havia feito uma visita ao ex-prefeito Djaci Brasileiro (Veja Divaldo visita Djaci). Na nota dissemos que a visita poderia ser "ingênua" numa mera cortesia, que não o é quando se trata de políticos. Divaldo, através de amigo em comum, havia procurado o ex-prefeito (ainda em João Pessoa) semana passada justamente pra falar de política. Não tenho nada contra o senhor prefeito, acho até que pode ter boas intenções, mas em se tratando de política...
Quando publicamos a matéria, um de seus asseclas disse: "Não entendo, estava com ele na prefeitura no mesmo horário e não o vi ir na casa de Djaci. É mentira desse blog...", pois é, era a pura verdade. Hoje em dia os político não conseguem fazer nada escondido. Né mesmo, meu amigo? E, antes que haja questionamentos, entre minha fonte e o que o político fala prefiro a fonte por ser mais confiável.
Na matéria ainda informamos (segundo nossa fonte) que o prefeito estava "deixando o PSB" chateado com o governo por não estar tendo prestígio (pra indicar cargos de chefia), embora o próprio governo é quem está salvando Itaporanga com a execução de várias obras. Independente de quem achar bom ou ruim nosso trabalho é INFORMAR, a publicidade oficiosa fica a cargo dos que são contratados pelo prefeito com dinheiro público para exaltá-lo.
Pois bem, parece que a matéria do blog rendeu um bom debate lá em Itaporanga e forçou o prefeito a tentar desmentir. Veja abaixo a Nota emitida pelo prefeito hoje:

Título: Prefeito desmente sua saída do PSB e fala sobre visita a Djaci Brasileiro, em Itaporanga

..O Prefeito Divaldo Dantas (PSB), desmentiu toda e qualquer possibilidade de sua saída do partido socialista, divulgada por um Blogueiro na cidade de Itaporanga (PB).

Divaldo falou que acabou de ingressar ao PSB e que mantém uma relação de prestigio e amizade junto ao governo, além de fortalecer esse elo com o seu Deputado Federal Gervásio Maia e o senador Veneziano, ambos do PSB.

“Não tenho motivos para sair do partido, muito pelo contrário, temos prestigio e todas as nossas demandas são recebidas com atenção pelo Governador João Azevedo”, pontuou.

O prefeito falou que não tem tratado assunto político futuro com ninguém e que o momento é de administrar o município. “Esse não é o momento para falarmos em eleições”, destaca.

Indagado sobre sua visita ao médico e ex-prefeito Djaci Brasileiro, Divaldo falou: “É uma autoridade, médico respeitado e conceituado. Djaci é uma pessoa respeitada por toda a população de Itaporanga, pois já contribuiu muito para o crescimento da cidade, e eu como uma pessoa que lhe respeita, decidi lhe visitar, já que ele passou por um momento muito delicado de saúde. Não falamos sequer em política” comenta.

Divaldo esteve na casa de Djaci, acompanhado de Fábio Galdino (Chefe de Gabinete) e Damião Barros (Ouvidor Municipal).

Vamos aos fatos, depois de ler essa Nota do Prefeito: 

1 - O prefeito desmentiu o quê mesmo? Ele CONFIRMOU ter ido na casa de Djaci. Sobre o que conversaram? Reforço a dizer que acredito em tudo o que minha fonte repassou, ela é mais confiável do que os políticos repito.

2 - O prefeito diz categoricamente (só quem acredita de olhos fechados são seus asseclas) que "não tenho motivos para sai do partido (PSB)". Como? Ele Não Está Mais Filiado ao PSB.... Engana-se quem quiser. Na relação Oficial entregue pelo partido no dia 13 de abril de 2019, duas semanas atrás, Divaldo Dantas não está mais Filiado ao partido. Mais isso não causa estranheza, ele foi eleito pelo MDB e deixou o partido, três dias após a eleição.

Mentira? Inverdade? Aonde? Reafirmo nosso compromisso em Informar o que acontece. Os que, por ventura, acham ruim a Verdade dos Fatos não posso fazer nada. Os próprios Fatos falam por si! Brigar, discutir...por políticos? Jamais! Os que estavam separados ontem, podem estar juntos amanhã. Só quem perde são os bestas que brigam por políticos....

Vazam as primeiras imagens das pontes que ligarão Cabedelo e Lucena...

Depois de décadas de promessas, parece que agora sai do papel uma obra estruturante vai proporcionar desenvolvimento para todo o Litoral Norte do Estado, garantindo acesso facilitado para a capital, além de contribuir para aprimoramento dos serviços do porto de Cabedelo. 
No início deste mês o governador João Azevedo (PSB) anunciou a construção da ponte entre Cabedelo e Lucena. Ele disse que esse projeto foi apresentado e está associado ao protocolo de intenções para a instalação de um estaleiro em Lucena, que teve assinatura de uma empresa americana e de uma empresa chinesa na manhã desta terça-feira (2), no Palácio da Redenção, em João Pessoa.
A ponte que ligará Cabedelo e Lucena já tem projeto estrutural e ligará as duas cidades via Forte Velho (Santa Rita). Segundo fontes, o projeto já se encontra na SEPLAN em adiantado estudos e as primeiras imagens de onde será construída e como será sua estrutura mostraremos abaixo nas imagens vazadas em primeira mão. O governo da Paraíba não confirma, nem nega, mas a fonte desta coluna garante que essa é a tão falada ponte que ligará Cabedelo a Lucena.
Segundo o projeto inicial, a ponte entre Cabedelo e Lucena terá uma vão de 1.200 metros entre Cabedelo e Forte Velho e se chamará Ponte Presidente Epitácio Pessoa e outra ligação para Lucena já "batizada" como Ponte da Guia, próximo ao Santuário de Nossa Senhora da Guia. Veja mais acessando Gazeta da Paraíba

Acostumado a eventos gigantescos, PSDB fará convenção em 5 de maio num hotel da Capital para eleger Pedro novo presidente

Resultado de imagem para pedro cunha lima
Acostumado a promover eventos gigantescos, o PSDB sente o peso da bagunça iniciada pelo corrupto Aécio Neves que leva o partido a um fim melancólico. O deputado federal Pedro Cunha Lima, promissora liderança jovem, assumirá a presidência do partido no dia 5 de maio, durante convenção estadual que acontecerá no auditório do Hotel Hardman, no bairro de Manaíra, em João Pessoa.
E a situação é tão grave que os diretórios municipais do partido no Estado serão eleitos no mesmo evento, ato contínuo para confirmar Pedro no comando estadual. Pai de Pedro, o ex-senador Cássio Cunha Lima ainda não confirmou presença. O edital foi publicado no último dia 16 pelo atual presidente Ruy Carneiro. 
Veja mais acessando Gazeta da Paraíba

Presidente do COEGEMAS/PB, Naura Ney participa na ALPB lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social

A Assembleia Legislativa da Paraíba lançou, nesta quinta-feira (25), a Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social, que tem como principais objetivos a recomposição do orçamento das políticas do Sistema Único de Assistência Social, a regularidade dos repasses do cofinanciamento fundo a fundo para os municípios e o fortalecimento de programas sociais, como o Bolsa Família. 
A secretária de Assistência  Social Naura Ney, do município de Itaporanga, que preside na Paraíba o Conselho Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS), esteve presente. "Como Presidente do COEGEMAS sinto-me muito feliz em pode está contribuindo para a Assistência Social do Estado Paraíba na luta em defesa do SUAS ‘disse a secretária. Naura é esposa do ex-prefeito de Itaporanga, Audiberg Alves.
Para a presidente da Frente Parlamentar, deputada Cida Ramos (PSB), as políticas sociais estão ameaçadas, devido aos cortes orçamentários. O lançamento da Frente Parlamentar fez parte do Ato Público pela Regularização do Cofinanciamento Federal do Suas (Sistema Único de Assistência Social) em todos os estados da federação, nesta quinta, realizado pelo Colegiado Nacional de Gestores de Assistência Social (Congemas). Na Paraíba, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) e o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas) articularam as manifestações locais.
De acordo com Naura Ney, a discussão na Assembleia é fundamental para a defesa das políticas de Seguridade Social no estado. “O Suas foi tão bem consolidado e agora a gente percebe que está sendo desmontado e tirado das pessoas que mais necessitam, ou seja, os usuários que são as crianças, os idosos, as mulheres, as pessoas que são vitimizadas e violentadas. Com o desmonte, a legislação para esse público faz com que a gente não tenha como defender nem lutar por eles. Então, essa Frente Parlamentar é de suma importância”, afirmou. Veja mais acessando Gazeta da Paraíba
     
A secretária Naura Ney estendeu a bandeira do município de Itaporanga durante o evento.

Como publicamos em março, governo mantém comando de Berguim e não atende Divaldo e Tarciano ao reconduzir pra escola local a indicada da dupla pra 7ª GRE.

Resultado de imagem para berguim e divaldo
Prefeito Divaldo (vermelho) observa prestígio intacto de Berguim...
Como o blog publicou em março passado, não adiantou pressão do prefeito Divaldo Dantas (que está deixando o PSB) e do deputado estadual Tarciano Diniz (Avante) no governador João Azevedo para afunilar prestígio do ex-prefeito Audiberg Alves (PSB) quanto a indicação das chefias dos principais cargos em Itaporanga - a diretoria da 7ª Gerência Regional de Ensino e a do Hospital Distrital local.
Já dizíamos ali que o governo tinha dado o caso por encerrado, era prego batido e ponta virada. O prefeito até juntou uns quatro vereadores e dois auxiliares pra tentar encostar João Azevedo numa conversa pé-de-ouvido, ocorrida durante sua estada em Itaporanga (em 5 de abril, no dia do OD). Mas a decisão tava tomada de não mexer em nada. 
E assim a professora Maria Izete Pires, nome trazido ao Palácio da Redenção pelo prefeito e deputado para a direção da 7ª GRE, foi reconduzida através do AG nº 1.423 publicado nesta sexta-feira (26) ao cargo de diretora da EEEF Simeão Leal em Itaporanga. Qualificação e preparo ela tem, mas estava no meio de uma rinha feroz e o governo não quer desmanchar o prestígio daqueles que lhe tem sido fiel desde o começo.

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Com a falência ética do PSDB, ex-prefeito Djaci vai se filiar ao Progressistas visando a sucessão municipal em Itaporanga

A equação que soma o flagra (2017) de Aécio Neves combinando com um mafioso (Wesley Batista) assalto aos cofres públicos, derrota acachapante na eleição presidencial (Alckmin), faxina em senadores/deputados e vitória suada de Dória (São Paulo), resultou no fim do PSDB. Mudará até o nome após eleger seu novo presidente nacional (Bruno Araújo) em junho, depois das convenções municipais (5 de maio) e estaduais. 
Junte a esse quadro de descalabro a decepção do seu próprio eleitorado. Tucanato foi engolido pela tentação do poder com um partido falido política, ideológica e eleitoralmente. Na Câmara diminuiu de 49 para 29 deputados, e tsunami segue seu último ato na ponta: os municípios. Prefeitos, ex-prefeitos e lideranças estão batendo asas. 
Na paraíba foi coadjuvante (dos Cartaxo's) em 2018 e amargou derrota vexatória de seu líder (Cássio Cunha Lima). Romero Rodrigues, em Campina Grande, já deixou a sigla essa semana, e o fenômeno segue em outras praças. No Vale do Piancó, o ex-prefeito Djaci Brasileiro (Itaporanga) abriu as asas pra zarpar, o prefeito Diogo Richelli (Nova Olinda) também vai voar (pro DEM), dentre outros... Na região deve ficar apenas um nome de relevo: o prefeito Nilson Lacerda (Conceição).
Djaci ingressou no PSDB em 2007, depois da derrota em 2006 (disputava reeleição pra deputado pelo PMDB). Com o PSDB falido e minguando em todo canto, Djaci segue curso como outras lideranças. Com o vácuo deixado por Cássio, surge opção de manter o elo com o eixo do poder (Clã Ribeiro). O ex-prefeito deve comunicar no fim de semana ao deputado Ruy Carneiro (que passará a presidência do partido para Pedro) sua decisão.
Djaci pediu a senadora Daniella Ribeiro, ainda na campanha, o Progressista e colocou um aliado, na provisória (outubro) depois diretório (em janeiro), substituindo um aliado do ex-prefeito Audiberg Alves (PSB). A missão era arrumar candidatos nanicos que aceitasse servir de escada para vereadores de mandato que o ex-prefeito pretende convidar pro partido. Mas, manterá o controle sob o ninho tucano e colocará um preposto pra comandar o PV, que já pediu aos Cartaxo's. 
De 2012 pra 2016, o PSDB saiu destroçado em Itaporanga: duas derrotas pra prefeito e um fragoroso baque na bancada de quatro vereadores (Joaquim Salviano, Nel de Duvan, Ricardo Pinto e Izabelle Mendes), eleitos em 2012, para apenas uma (Izabelle), eleita em 2016 numa articulação de bastidores bastante sofrida. O Progressista servirá para o eleitor esquecer em 2020 a degradação que abalou o PSDB, que junto com o PV em Itaporanga restará apenas papel simbólico e burocrático. 

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Medindo a distância que o separa de 2020, Divaldo visitou hoje o ex-prefeito Djaci e estimula especulações sobre possível aliança

Medindo a distância que o separa de uma possível candidatura com potencial suficiente para garantir a reeleição, em 2020, o prefeito Divaldo Dantas (foto), que está deixando o PSB, foi sentir o terreno. Acompanhado dos auxiliares Fábio Galdino (Chefe de Gabinete) e Damião Barros (Ouvidor Municipal), visitou hoje, por volta do meio-dia, ao ex-prefeito Djaci Brasileiro (PSDB) em Itaporanga.
O médico retornou no fim de semana, recém-findo, ao município após quase quatro messes se recuperando de um pequeno acidente ocorrido em sua residência. Adversários em 2016, quando Divaldo (ainda no MDB, que deixou três dias depois de eleito) venceu Djaci Júnior (PSDB), filho do ex-prefeito, por larga vantagem de votos, os dois conversaram descontraidamente. Mostrando que a disputa deve ficar no período eleitoral. 
A visita, claro, poderia ser classificada como de cortesia. Entretanto, em se tratando de política onde todas as movimentações de seus líderes são milimetricamente calculadas não tem como passar ao largo de um evento propulsor de especulações sobre possibilidade de aliança futura. Ou pelo menos a busca por ela. O primeiro passo foi dado e a distância conferida. Divaldo e seu grupo político buscam aproximação com Djaci ao mesmo tempo em que cresce o distanciamento com o grupo do ex-prefeito Audiberg Alves (PSB), fundamental pra vitória de Divaldo.
E nesse meio de campo o passe do tucano vai sendo disputado. Tanto é que nos próximos dias o ex-prefeito Berguim deve fazer também uma visita a seu antecessor, na prefeitura. Djaci é um ser humano sem igual, pessoa do bem, continua tendo uma legião significativa de seguidores. Porém, quando se trata de campanha política é outros quinhentos... A mutação do povo é pra lascar qualquer um, já dizia o dito popular.

Já tendo passado por Cássio, Maranhão, Ricardo e, agora, Azevedo, deputado João Gonçalves dispara: "Quem muda é o governo e não eu, eu continuo lá".

Resultado de imagem para entrevista joão gonçalves
No 5º mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa da Paraíba, o hoje Secretário de Articulação Política do Governo do Estado, João Gonçalves, do Podemos, faz questão de ostentar seu posicionamento político contínuo de integrante da base governista, seja qual for o governo.
Em entrevista nesta quarta-feira (24), o parlamentar licenciado deu o tom de seu posicionamento ao afirmar que o que muda é o Governo e não ele. “Quem muda é o governo e não eu, eu continuo lá. Os governos mudaram e eu continuei lá na Assembleia...", afirmou.
Veja matéria completa acessando Gazeta da Paraíba

Prefeito e tesoureiro que levaram para casa recursos destinados a pagar servidores são condenados por improbidade

Por terem levado para casa o dinheiro que seria usado para pagar o funcionalismo público municipal, o ex-prefeito de Caldas Brandão João Batista Dias e o ex-tesoureiro José Cavalcante dos Santos foram condenados pela prática de Improbidade Administrativa. A sentença do juiz Glauco Coutinho Marques foi publicada na edição desta terça-feira (23) do Diário de Justiça eletrônico do TJPB.
Veja mais em Gazeta da Paraíba

Tarciano Diniz do G9 confirma que bloco foi criado para “barganhar” cargos...

Nessa atual legislatura na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) temos alguns deputados de primeiro mandato e com eles, novas práticas de fazer política ou ainda estão meio que inexperientes no quesito de discurso político.
A criação do Bloco G9 em “dispersão” a base governista, mostrou através da fala do deputado Taciano Diniz (Avante) durante entrevista ao Programa 360 Graus (Rádio 100.5), nesta terça-feira (23), que este bloco tende a barganhar diretamente com o governador João Azevêdo (PSB), espaços e cargos no Governo.
Ao comentar se já estaria acordado um possível rodízio entre os deputados do Avante para manter o suplente Anísio Maia (PT) por mais algum tempo no parlamento estadual, Taciano negou tal acordo e revelou que o desejo do seu partido é assegurar uma secretaria. No mínimo é constrangedor tal afirmação. Veja mais acessando Gazeta da Paraíba

terça-feira, 23 de abril de 2019

Operação Calvário: juíza decide soltar ex-secretária Livânia Farias; Confira a decisão

Resultado de imagem para operação calvário livânia farias
A juíza Andréa Gonçalves Lopes Lins, da 5ª Vara Criminal de João Pessoa, concedeu alvará de soltura à ex-secretária de estadual Administração, Livânia Farias. A magistrada destaca que as “investigações imprescindíveis” já foram encerradas e Livânia não ofereceu resistência, reconheceu “as imputações apuradas neste processo” e apresentou o acervo de bens, afastando a hipótese de “novas ocultações”.
Foram imputadas à ex-secretárias várias medidas cautelares, dentre elas a proibição de acesso a repartições públicas do Estado, manter contato com testemunhas e investigados na Operação Calvário, se ausentar mais de 200 km da comarca de João Pessoa e comparecer mensalmente ao Ministério Público.
Sheyner Asfora e Sólon Benevides deixaram defesa de Livânia, que deve ser liberada ainda hoje.
VEJA-AQUI-A-DECISÃO-NA-ÍNTEGRA

Romero Rodrigues acaba de assinar ficha de filiação e vai assumir comando do PSD na Paraíba

Resultado de imagem para romero rodrigues no psd
Com a ficha abonada pela presidente do diretório estadual do partido, Eva Gouveia, o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues Veiga, filiou-se nesta terça-feira (23) ao PSD. A informação foi confirmada pelo Diretório Nacional do Partido. Ele deixa assim os quadros do PSDB. 
Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, saudou a chegada do prefeito. “Romero Rodrigues é um quadro muito experiente, prefeito reeleito da segunda maior cidade da Paraíba, Campina Grande, tendo já cumprido mandatos nos três níveis legislativos e, com a excelente gestão que vem desenvolvendo, terá papel de destaque no fortalecimento do PSD paraibano”, destacou.
Eva Gouveia, que assumiu a direção regional do partido em 2018, após o falecimento de seu marido, o deputado federal Rômulo Gouveia, também manifestou satisfação pela chegada do novo correligionário. Em texto divulgado nas redes sociais, ela afirma que “uma das minhas maiores missões como presidente do PSD era reavivar o desejo sempre sincero de Rômulo: receber nos quadros do nosso partido o prefeito Romero Rodrigues”.

Confira mais acessando Gazeta da Paraíba

Após troca-troca na ALPB, Taciano Diniz sinaliza sobre novo ‘rodízio’ na Casa...

Após a confirmação da licença do deputado Genival Matias, presidente estadual do Avante, para dar ‘lugar’ a Anísio Maia (PT), o deputado Taciano Diniz (Avante) declarou, nesta terça-feira (23), em entrevista na rádio 100.5 de Santa Rita, que um ‘rodízio’ poderia estar sendo debatido na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para privilegiar outros suplentes.
“Seria uma possibilidade de dar espaço aos que, mesmo com um grande número de votos, não conseguiram um lugar na ALPB ou uma secretaria no Governo do Estado. O gesto do deputado Genival foi muito bonito. Vamos esperar para ver o que vai acontecer nos próximos meses”, concluiu o parlamentar.

Confira mais acessando: Gazeta da Paraíba

Em meio a festa, Lucas Basílio tem nome lançado a vereador pelo GI nas eleições de 2020 em Itaporanga

Lucas ladeado pelos pais e tios (e padrinhos) Cláudia e Zé
A revolução política que acontece nos últimos anos no país, causou desesperança na população, mais fez com que muita gente resolvesse se mexer para mudar esse cenário atraindo nova geração de militantes. É o caso do jovem Lucas Basílio, de 18 anos, que lançou neste fim de semana projeto de pré-candidatura a vereador em Itaporanga pelo Grupo Independente de Renovação (GI), que tem o jornalista Ricardo Pereira e o advogado Neto Ferreira como expoentes.
O banquete na casa do casal Sebastião Basílio Moura e Elvira Pinto Moura era pra celebrar (aniversário e batizado) dois jovens irmãos, Lucas e Everton, com presença da família e amigos mais próximos. Foi mais além e culminou com todos festejando o anúncio. Lucas Basílio será um dos candidatos mais jovem a disputar o pleito municipal em 2020. Isso demonstra uma realidade e participação social que vai além da possibilidade de o jovem de votar. Renova a esperança de um povo em ver o surgimento de um futuro promissor.
Pedigree político ele tem na veia. É sobrinho do casal de ex-vereadores Zé Queiroz (por cinco mandatos consecutivos) e Cláudia Queiroz; Teve outro tio (Moura) recentemente vereador em Boa Ventura e tem primo (Venâncio) vereador em Diamante. Zé e Cláudia festejaram a ideia: "É um ótimo rapaz que pode contribuir muito para nosso município, já faz um trabalho elogiado entre os jovens...", comentou o ex-vereador.
Foto: Bastinho, Virgulino, Lucas e o padre Rodolfo (Pároco de Itaporanga)
"Sempre participei ajudando meus pais nas campanhas dos meus tios e vejo que é hora da juventude exercer o seu papel, porque precisa de representantes confiáveis e a política hoje exige renovação. E essa só teremos no grupo de Ricardo, por isso meu pai e eu aceitamos o convite dele", disse Lucas.
Lucas será um dos 10 jovens que o GI pretende lançar na eleição vindoura. O grupo quer aumentar o número de cadeiras conquistas em 2016 (quando elegeu por média pouca de votos os vereadores Judivan Custódio e Romildo do Leite) e para isso terá dois bons blocos de candidatos, claro, bem competitivos. Prestes a iniciar curso bacharelado em Direito, Lucas viu que podia exercer um papel mais significativo na comunidade, em defesa de renovação nos quadros da política visando melhorar sua representatividade - tanto esperada pelo povo.
"Sempre acreditei no trabalho que ele (Ricardo) faz no município e os resultados estão aí (eleição de vários vereadores). O objetivo é renovar a política local porque as pessoas estão desacreditadas, vejo isso quando chego nas comunidades. Mas se a gente mostrar cara nova, aí vai ter o respeito e também a dignidade de chegar em qualquer lugar, ser abraçado e fazer a política do bem, ser respeitada", disse Bastinho, como é mais conhecido o pai dele.
"Num ambiente em que muitas pessoas estão desanimadas com a política, é evidente que muitos jovens também vão partilhar desse sentimento. Afinal, como membro de uma sociedade, ele tem responsabilidade sobre os rumos que ela vai tomar. Mas, acho que o papel do jovem é participar e se movimentar. A gente não pode ficar sentado em casa, só procurando defeitos, temos o poder de mudar", concluiu o estudante.
Abaixo, momentos da ocasião: Everton teve como padrinhos os casais Chintia e Denis, dona Terezinha e seu Assis; enquanto, Lucas teve como padrinhos os tios Cláudia e Zé Queiroz, e os comerciantes Mana Ananias e Ronaldo.
  

segunda-feira, 22 de abril de 2019

Família informa consternada o falecimento de dona Maria Ferreira, ocorrido nesta segunda-feira em Natal (RN).

Registramos também o falecimento, por volta das 2h da madruga desta segunda-feira (22), no Hospital Walfredo, em Natal, Capital do Rio Grande do Norte, da senhora Maria Ferreira da Silva. Ela era prima do ex-deputado estadual Soares Madruga e do ex-prefeito de Itaporanga Antônio Porcino (já falecido). 
Era mãe de Dora, Joãozinho (da Padaria), Erisvalda (do Caps), Ana, Antônio Ribeiro e Vavá (da Padaria). Em contato com o blog, a família está bastante consternada com a triste notícia. "Avisamos consternados essa triste notícia aos parentes e amigos", disse o neto Lulas, popularmente conhecido como Lucas de Dora.

Um dos mais populares homens públicos de Itaporanga, ex-vice-prefeito Zé Barros faleceu nesta segunda em João Pessoa...

Faleceu nesta segunda-feira (22), às 8h30, em João Pessoa, aos 97 anos, o ex-vice-prefeito de Itaporanga José Barros de Sousa, um dos mais populares homens públicos na 'Rainha do Vale' de outrora. Foi fotógrafo de profissão, um dos pioneiros na região, cuja arte foi passada a seus discípulos Cícero Lopes (meu pai de criação), de quem foi colega e amigo por uma vida inteira, e Damião Ferreira Neves (seu filho de coração - herdou o "Barros" no nome), atual ouvidor municipal que deu a notícia mais cedo.
Natural de Diamante, então distrito de Itaporanga, Zé Barros disputou sua primeira eleição em 1972, como candidato a vice-prefeito de João Franco, não obtendo êxito. Dez anos depois, voltou a disputar na mesma condição e desta vez foi vitorioso junto com o mesmo João Franco, com apoio do então deputado Soares Madruga. Com gestão bastante conturbada, João Franco foi cassado, mas Zé Barros não. Com altíssima popularidade, lançou em 1986 o filho Eládio a deputado estadual e mesmo com esmagadora votação foi batido de frente pelo líder Soares Madruga.
Diante da votação estrondosa que o filho obteve na eleição pra deputado, dois anos depois (em 1988) Zé Barros decide disputar a prefeitura contra o 'esquemão' que foi buscar no empresariado um nome com robu$$tez pra enfrentar a parada. Surgiu então na política o bem-sucedido homem de negócios Will Rodrigues que já havia sido Chefe do Escritório e depois Gerente da Sambra, em (sede) Itaporanga e em Acari (RN), depois como Inspetor da empresa na PB, PE, CE e RN. Will, na época, era tão bem-sucedido quanto o atual prefeito Divaldo Dantas (empresário do ramo têxtil local), quando surgiu em 2016. Único na história, Will foi prefeito (gestor aprovado) de Itaporanga por dois mandatos (1989-1992 / 2001-2004).
Pois bem, em 1988, num pleito bastante disputado, que ainda tinha na disputa o ex-prefeito Marleno Barros, Zé Barros acabou derrotado por Will. Houve na época um arrastão "Fofa-Chão" do Conjunto Chagas Soares até a cidade, que ficou na história política do município. Eu tinha perto dos dez anos de idade e nada entendia do que ocorria quando o assunto era comentado em casa: (minha família de criação amiga e íntima de Zé Barros, enquanto, minha família de sangue amiga e íntima de Will, ambas até os dias atuais). Muito bom quando a política não destrói amizades.
Comícios de Zé Barros causavam assombração, nunca se via tanta gente entusiasmada como os seus seguidores. Mais Will venceu àquele pleito por uma maioria inesperada de votos, recorde para a época (mais de um mil votos). Por fim, descobria-se que a multidão que acompanhava Zé Barros eram de Boqueirão dos Cochos (Igaracy), Caiana, Diamante e Serra Grande. Foi a primeira vez que ouvi observadores falando num termo tão usado na política: "cobras d'água'. Funcionou já ali (como hoje em dia) a entrada na disputa de uma $olução de fora da política. Isso é história, conhecimento pra geração atual.
A partir de então, Zé Barros deixa de vez a vida pública. Sua última aparição com políticos em Itaporanga, que me lembre, foi em setembro de 2014 quando há poucos dias para a eleição recebeu em seu escritório o então candidato ao Senado José Maranhão (que venceu o pleito) e o então senador Vital do Rego, atual ministro do Tribunal de Contas da União, que disputava o Governo do Estado, quando faziam uma caminhada pela feira-livre.
Enfim, o que poderia ter sido uma vida sem sobressaltos transformou-se num percursos fascinante, por suas opções políticas, sua coragem, sua firmeza e resistência. Já dizia o poeta: "Uma vida longa dá para tudo!". Zé Barros foi uma das reservas morais da 'Velha Misericórdia'. Do seu casamento com dona Antônia Henrique Barros, casaram-se ainda jovens, aos 17 anos e alguns meses, tiveram juntos uma prole de 10 filhos: Penha, o professor Damião, Mª de Lourdes, Carminha, o neurologista Dr. Erasmo (um dos mais destacados da Paraíba nesta área), a pediatra Drª Magna, Assis, o meteorologista Eládio e Francisca; além de muitos netos, bisnetos... Sempre dizia: "Abaixo de Deus a fotografia foi quem me deu tudo". E dela tirou o sustento para criar e manter essa prole, com dignidade e correção.
 
Há alguns anos, mesmo resistindo a insistência da mulher e filhos que já residam na Capital, passou a morar em João Pessoa para ficar ao lado da família. O velório acontece na Central de Velório Morada da Paz, na Avenida João Machado, e o sepultamento será nesta terça-feira (23), às 9h, no Cemitério Senhor da Boa Sentença, em João Pessoa.

Atualização, às 23h46... Em verdade, foram 12 filhos. Faltaram, lá na lista acima, José Barros Filho, Armando Barros da Silva e Marco Antônio.

domingo, 21 de abril de 2019

Prefeito acerta em dotar o SAMU de Itaporanga com nova sede melhor estruturada e estrategicamente bem localizada

Foi acertada a decisão do prefeito de Itaporanga Divaldo Dantas (que está deixando o PSB) de recuperar o prédio (abandonado há cinco anos) da unidade de saúde do Alto das Neves (foto acima), conhecida como antiga 'Vaca Leite', e adaptá-lo para ser a nova sede do SAMU. Localizado na Rua Deocleciano Pereira Neves, bem às margens da BR-361 na entrada de Itaporanga, é o espaço ideal para funcionar o serviço. Em verdade, era bem maior o tereno pois havia espaço (nos fundos) que servia de garagem para a frota da saúde, durante a gestão do ex-prefeito Audiberg Alves (PSB).
Mas, o fato é que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência terá uma estrutura física melhor e estrategicamente bem localizada, cerca de 20 metros de uma rodovia, onde o tempo de resposta para resgate de vítimas de acidentes automobilísticos será encurtado. A Compasso Empreendimentos, empresa séria e responsável, ganhou licitação (R$ 88 mil), semana passada, para reformar o prédio (bem maior que o anterior) com as adequações exigidas. 
O serviço funciona no mesmo local desde que implantado, numa base construída no início da gestão do então prefeito Djaci (PSDB), mas necessitando há alguns anos de adequações exigidas pela coordenadoria para melhoria no atendimento dos profissionais. Vamos aguardar o resultado das obras e ao final ver como ficará a futura sede do SAMU de Itaporanga.