sábado, 4 de outubro de 2014

Pesquisa Souza Lopes/Correio aponta que Cássio tem 51,9% dos votos válidos e abre 150 mil votos de vantagem sobre Ricardo...

Calculando apenas os votos válidos da pesquisa Correio/Souza Lopes, divulgada esta manhã pelo Jornal Correio da Paraíba, o candidato senador Cássio Cunha Lima (PSDB) alcança 51,9% das intenções de votos, o que daria uma diferença de 150 votos sobre o governador Ricardo Coutinho (PSB), que aparece na segunda colocação com 43,5%. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados do total da amostra.
A Empresa de Televisão João Pessoa integra o Sistema Correio de Comunicação. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sob o número, PB-0041/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01036/2014. As consultas foram realizadas pelo Instituto Souza Lopes entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro. Foram ouvidos 1.500 eleitores de todas as faixas etárias e classes sociais. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Filho do deputado federal Wellington Roberto continua preso na Polícia Federal,em Campina Grande, por compra de votos...

Bruno Roberto foi candidato a vice-prefeito de Campina Grande em 2012
Filho do deputado federal Wellington Roberto (PR), Bruno Roberto continua preso na Polícia Federal de Campina Grande acusado de compra de votos. Ex-secretário de Agricultura do Estado no governo Maranhão, Bruno foi preso após uma abordagem no veículo em que ele estava. A polícia encontrou contas de água e luz de várias pessoas pagas, fraudas e roupas infantis, além de material de campanha e dinheiro.
A operação da Polícia Federal e Polícia Militar em Campina Grande também prendeu outras quatro pessoas: Delano Gonçalves, Eriberto dos Santos, Carla Lemos e Daniel Lemos. De acordo com a Polícia Federal, Bruno só será liberado após o pagamento de fiança, o que não aconteceu até a postagem desta matéria. Além de filho do deputado federal, Ele é irmão do deputado estadual Caio Roberto.

Ricardo e Lucélio percorreram sete bairros da Capital ontem a noite...

O governador Ricardo Coutinho (PSB) comandou na noite desta sexta-feira (3) por sete bairros da Capital: Costa e Silva, Ernani Sátiro, Esplanada, Funcionários II e IV, João Paulo II e Grotão. Nas ruas, muita gente se aglomerou nas calçadas e esquinas para cumprimentar Ricardo e Lucélio. 
A cena mais marcante da noite aconteceu na Igreja Santa Clara, no Funcionários II, que está completando 15 anos de fundação. O arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, que estava em frente ao templo religioso se preparando para celebrar uma missa, viu a carreata e fez questão de saudar Ricardo e Lucélio. 
Na passagem da carreata pelo Grotão, Ricardo e Lucélio foram aplaudidos pelos moradores. “Ver as pessoas nas ruas espontaneamente nos apoiando é muito gratificante. Isso nos fortalece cada vez mais nesta reta final”, observou o governador.

Resultado das eleições de 2014 será conhecido nas primeiras horas após o pleito, na Paraíba, afirma presidente do TRE...

Resultado das eleições de 2014 será conhecido nas primeiras horas após o pleito, na PB
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides declarou na tarde desta sexta-feira (03) que o resultado das eleições deverá ser conhecidonas primeiras horas da noite do próximo domingo (05).
De acordo com o presidente, a Justiça eleitoral aprimorou o processo de logística e modificou alguns processos das eleições de 2012, que segundo ele, já foi um sucesso no tocante a divulgação do resultado. Ele também informou que todas as urnas foram revisadas pelo setor de Informática da Corte Eleitoral para evitar atraso no resultado do pleito.
“O candidato e o eleitor querem saber o resultado o mais rápido possível. Por isso, aprimoramos e modificamos alguns processos que vão nos dar maior rapidez em otimizar os resultados. Acreditamos que nas primeiras horas da noite, toda Paraíba será totalizada e o resultado divulgado em tempo record”, disse.

Ex-prefeito de JP, Luciano Agra justifica opção por Cássio: “Ele é um homem público com visão de futuro”

Ex-prefeito de JP, Agra justifica opção por Cássio: “Ele é um homem público com visão de futuro”
Um dos convidados especiais da noite desta sexta-feira, 3, do Programa Cássio Ao Vivo, transmitido em tempo real pelo site oficial da campanha (www.cassio45.com.br), o ex-prefeito Luciano Agra, de João Pessoa, deu um depoimento pessoal sobre as qualidades de homem público do senador e candidato a governador Cássio Cunha Lima (PSDB).
- Minha opção por Cássio é porque ele é um homem público com visão de futuro, além de saber agregar e valorizar as pessoas, com alma e sensibilidade para desenvolver políticas públicas voltadas para os que mais precisam - destacou Agra, dizendo-se satisfeito por integrar como suplente de Senador uma chapa majoritária encabeçada pelo tucano.
Luciano Agra foi aliado de Ricardo Coutinho durante toda sua trajetória de vida pública, sendo vice-prefeito de João Pessoa, mas decidiu nestas eleições apoiar a candidatura do senador Cássio.

Procuradores nacionais e estaduais pedem ao STF intervenção federal na Paraíba, por descumprimento de decisões judiciais pelo governador RC...

Marcelo Tertto e Sanny
A poucas horas do encontro do eleitor com a urna, a Paraíba poderá ser sacudida com uma intervenção federal por descumprimento de ações judiciais pelo governador Ricardo Coutinho (PSB). Pelo menos se depender da Associação Nacional dos Procuradores (Anape), que protocolou o pedido em Brasília através do presidente da entidade, Marcelo Tertto, também da procuradora Sanny Japiassu, em nível local.
É sabido que o governo paraibano tem reiteradamente descumprido ordens judiciais, seja advindas do Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou, ainda, outros tribunais competentes. Neste caso em tramitação diz respeito apenas aos procuradores estaduais.
A demanda judicial sobre o pedido de intervenção no governo é por causa da contratação de assessores jurídicos para dar pareceres em processos que  deveriam ser prerrogativas dos procuradores estaduais. Bem, já há um parecer pela procedência do pedido, manifestado pelo Supremo. Qual a informação mais recente: o governo decidiu recorrer da decisão, mantendo os assessores. O mais grave: desconhece e rejeita os pareceres dos procuradores de carreira.
Obvio que o STF negou o recurso do governo do Estado, inclusive seguir sem levar em consideração a decisão judicial. Por isso, a Anape acionou o Supremo e qual a alegação: crime de responsabilidade. Ou seja, o governador é passível de cassação dos direitos políticos e perda de mandato. A ação já está tramitando no Supremo, podendo a qualquer momento sair uma decisão ao pedido demandado.

Pesquisa Souza Lopes acaba de ser divulgada pelo Correio da Paraíba e mostra Cássio com 44,9%, Ricardo 38,1% e Vital 3,8%...

A um dia das eleições, mais uma pesquisa realizado pelo Instituto Souza Lopes foi divulgada neste sábado (4) pelo Jornal Correio da Paraíba. O levantamento foi encomendado pela Empresa de Televisão João Pessoa Ltda e ouviu 1.500 eleitores entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro. A pesquisa foi registrada no TRE sob o protocolo de número PB-00041/2014. O nível de confiança da pesquisa é de 95% .
De acordo com os números, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), candidato a governador pela coligação ‘A Vontade do Povo’, lidera a pesquisa com 44,9% das intenções de voto. O governador Ricardo Coutinho, candidato a reeleição pelo PSB, aparece em 2º lugar com 38,1%. Já o senador Vital do Rêgo Filho (PMDB) é o terceiro com 3,8%, seguido do deputado Major Fábio, do PROS, com 0,5%. Antônio Radical, do PSTU, possui 0,3% e Tárcio Teixeira (PSOL), 0,1%. O percentual de votos brancos e nulos seriam 5,1% enquanto que os indecisos, 7,2%. Dados técnicos da pesquisa:
Número do protocolo: PB-00041/2014 Data de registro: 29/09/2014 Data de divulgação: 04/10/2014 Empresa contratada: SOUZA LOPES CONSULTORIA E PESQUISA LTDA Eleição: Eleições Gerais 2014 Abrangência: PARAÍBA Contratante: EMPRESA DE TELEVISÃO JOÃO PESSOA LTDA ; CNPJ: 24.294.209/0001-73 Origem dos recursos: 50% Recursos próprios e 50% Contratante Pagante do trabalho: 50% Recursos próprios e 50% EMPRESA DE TELEVISÃO JOÃO PESSOA LTDA; CNPJ: 24.294.209/0001-73 Valor (R$): 30.000,00 .

Cássio é ovacionado como futuro governador pelos pessoenses no grande 'Comício da Vitória, realizado ontem em Mangabeira...

 
O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) encerrou ontem as atividades de campanha da coligação 'A Vontade do Povo', em João Pessoa, sendo aclamado pelos pessoenses com um grande e entusiasmado comício no Bairro de Mangabeira, o maior da Capital. Ao lado de Ruy Carneiro, candidato a vice, de Wilson Santiago, candidato ao Senado, e do ex-prefeito Luciano Agra, suplente de Wilson, Cássio disse que no dia 5 João Pessoa vai se integrar ao interior para por um fim na perseguição à Paraíba.
 
Nosso muito obrigado a João Pessoa pela comovente manifestação de apoio e de carinho que recebemos ontem, no Grande Comício da Vitória, em Mangabeira. Ovacionado pelas milhares de pessoas presentes, Cássio fez seu discurso marcado pela emoção: “Vamos fazer um governo novo, competente, que consiga olhar para os que mais precisam. Eu agradeço a todos pelo empenho durante a campanha e posso anunciar que vamos vencer a eleição no próximo domingo, no primeiro turno.”

Armas que Governo RC diz ter comprado na verdade foram doadas pelo governador de São Paulo, Geraldo Alkmin...

Decreto das pistolas Pistolas 40
Quando no final de 2013 o Governo do Estado anunciou que estava adquirindo mais de duas mil pistolas .40, para equipar a Polícia Militar, talvez não estivesse dizendo totalmente a verdade. Na realidade, até onde o Blog pode apurar, o Governo Ricardo Coutinho adquiriu, como alardeado, usando tiros de marketing. As pistolas foram doadas pelo governador Geraldo Alkimin (PSDB - São Paulo).
E não eram pistolas novas. É o que se pode deduzir do Decreto nº 59.956, de 13 de dezembro de 2013, do Governo de São Paulo. Neste decreto, o governador Alkimin faz a doação de 2,8 mil pistolas .40, modelo PT100, usadas, que pertenciam à Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Entre comprar armas novas e ganhar usadas vai uma grande diferença.
Confira o decreto nº 59.956…

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Outro caso escandaloso de superfaturamento: Governo RC comprou por R$ 54 milhões programa de computador que CNJ pagou R$ 1 milhão...

cnj
Mais uma grave denúncia de superfaturamento do Governo do Estado vem à tona, com ares de escândalo. A Secretaria de Estado da Administração contratou, no início de 2013, um software por R$ 54 milhões da empresa Link Data, de Brasília. Detalhe: o Conselho Nacional de Justiça comprou o mesmo programa por menos de R$ 1 milhão: exatos R$ 999.771,10.
Numa conta matemática simples, o valor desembolsado pelo governo paraibano foi superior em, pelo menos, 54 vezes o que o CNJ pagou à empresa Link Data, em Brasília, para dispor de uma solução integrada e informatizada de gestão de patrimônio, compra e almoxarifado. E não fica por aí.
Numa comparação com uma compra similar feita pelo Governo do Estado de Sergipe, a situação é também vexatória: lá, no estado vizinho, a aquisição do programa de computador não ultrapassou os R$ 2,8 milhões. Com essa compra milionária, o Governo do Estado bancou um superfaturamento astronômico: nada menos que 1.800% em relação ao valor pago pelo mesmo software do Governo de Sergipe. O valor seria suficiente para contratar 230 engenheiros de software do Google pelo período de um ano, pagando R$ 235 mil/ano.

Outra gravidade
Um detalhe ainda mais grave: o governo destinou, em todo seu mandato, R$ 57 milhões para a estatal Codata (Companhia de Processamento de Dados do Estado da Paraíba), mas comprou um programa de computador superfaturado por quase o mesmo valor. Os gastos, ao longo de quase quatro anos, do governo com a Codata, envolvem investimentos em equipamentos, pagamento da folha salarial e custeio.

Helicóptero
Na prática, o superfaturamento na compra desse programa de computador se constitui num escândalo ainda maior do que o da aquisição de helicóptero Esquilo B2 pelo atual governo. A aeronave, já usada, foi adquirida por R$ 9,6 milhões, enquanto que uma nova custa custa pouco mais de R$ 7 milhões.

Cássio é recebido com festa em Solânea e agradece apoio da região...

 
Na noite desta quinta-feira (02), a cidade de Solânea, no Brejo paraibano, recebeu com muita festa o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e seu companheiro de chapa Wilson Santiago (PTB), candidatos ao governo estadual e ao Senado, pela Coligação A Vontade do Povo. Antes do grande comício que marcou o encerramento da campanha tucana no Brejo, caravanas de várias cidades da região prepararam uma recepção contagiante até a Rua Getúlio Vargas, onde estava o carro-palanque e o trio elétrico.
Ao ter a palavra, Cássio celebrou junto com o povo mais uma grande demonstração de carinho e ao sentimento de que a Paraíba quer a mudança. O senador agradeceu, além dos solanenses, a todas as delegações que prestigiaram o comício. Lideranças políticas de Bananeiras, Arara, Remígio, Casserengue, Borborema e Serraria marcaram presença.
"Faltam três dias para a eleição. E com o voto de cada um de vocês, Solânea e toda a região vão escolher entre dois modelos de governo completamente diferentes", discursou o tucano, sendo interrompido pelos gritos de "eu voto em Cássio, com muito orgulho, com muito amor". Trazendo outros dados alarmantes sobre realidade de momento do Estado, Cássio lamentou novamente o descaso da atual gestão com a segurança pública.
"Hoje, meus amigos, a Paraíba tem seis mil mandados de prisão sem ser cumpridos. Ou seja, são seis mil marginais, bandidos soltos nas ruas pela incompetência do governo. Não prende porque não tem efetivo policial e não construiu um só presídio", registrou.
Sobre segurança pública, a intenção de Cássio, ao assumir o governo em janeiro de 2015, é realizar concurso público e aumentar contingente da Polícia Militar para 17 mil homens e mulheres.

"Governador RC está acabando a Polícia Civil", desabafa policial civil...

"Hoje eu sou testemunha de que Campina Grande está sofrendo com a violência e o governador Ricardo Coutinho está acabando a nossa instituição Polícia Civil". O indignado relato, em tom de desabafo, foi feito pelo policial concursado Júlio César Cruz, que discursou na noite desta quarta-feira (1º) em Campina Grande, no comício do senador Cássio Cunha Lima (PSDB).
Concursado de 2003, quando a época Cássio convocou centenas de aprovados para ingressar nos quadros da Polícia Civil, o agente de segurança pública lamentou o caos vivido na cidade e em todo o Estado. "Nós, infelizmente, estamos vendo esse descaso do atual chefe do Executivo estadual. Dentre os mais de 5 mil municípios, Campina está entre os 50 mais violentos do Brasil. Nos últimos três anos, tivemos 550 assassinatos na cidade, oriundos principalmente do tráfico de drogas. E o pior é que o governador Ricardo Coutinho fecha os olhos", reclamou Júlio César.

Por que tantos Indecisos (20%) às vésperas da eleição? E esse universo esconde algo não revelado...

A pesquisa revelada nesta quinta-feira pela Campina FM, através de levantamento feito pelo Instituto 6Sigma [ligado ao deputado Dr. Damião que é marido de Lígia - candidata a vice de Ricardo Coutinho], tem gerado burburinho em todos os níveis promovendo certa euforia nos aliados do candidato Ricardo Coutinho aarecendo em empate com o candidato Cássio Cunha Lima, mesmo assim salta aos olhos um dado fulminante: 20% dos entrevistados se apresentaram indecisos, sem revelar os votos.
Antes, busquemos avaliar o óbvio que é atestar o crescimento da candidatura socialista na reta final da campanha e isto não se pode contestar diante da realidade posta. Mesmo assim, se faz imprescindível buscar entender porque nesta mesma pesquisa em que aponta empate há registro irrefutável no crescimento dos indecisos. Está lá na avaliação produzida:
- Não sabe – 19,8; Não informou – 0,2%.
Ora, se é verdade que há um clima de acirramento e cresce fortemente – o que deveria ser o contrário, decréscimo – dos Indecisos, o que isto significa dizer na prática?
Se é verdade que o enfrentamento mais forte produz a definição do voto seja para quem for, o crescimento dessa taxa de Indecisos neste momento está favorecendo alguém, algum dos candidatos porque, em tese, este universo da forma posta parece dizer que teme mostrar seu voto ao pesquisador.
E se há esse temor, quem ganha e quem perde entre os candidatos em potencial? 
Quem entende de pesquisas e tem experiência nos processos eleitorais sabe que este posicionamento diz algo que, também em tese, o temor da revelação do voto pode estar conectado com receios de perdas de benefícios, sobretudo se nessa margem de pesquisados existir personagens com vínculos oficiais. Em sendo assim, quem tem mais Poder pode estar gerando maior temor diante da pressão.
Seja como for, é este universo de 20% de Indecisos (?) quem dirá no Domingo se teremos ou não segundo turno. Quem não acreditava em pesquisa de repente passou a acreditar. Tudo pode acontecer, inclusive nada. (Walter Santos)

Prefeito Netinho, de Santa Rita anuncia adesão à candidatura de Cássio...

O prefeito Severino Alves (PR), conhecido por Netinho, do município de Santa Rita [terceiro maior colégio eleitoral do estado] é a mais nova adesão conquistada pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB). A declaração de voto ocorreu na noite passada. Trata-se de um reforço importante para o candidato tucano nesta reta final das eleições de domingo (5). Como se sabe, Netinho manteve-se calado até ontem, avaliando as propostas dos candidatos.
Concluiu que o tucano passou uma mensagem verdadeira. Peso, ainda, a promessa do governo de construção do hospital de Santa Rita, cuja obra praticamente não saiu do lugar. É bom lembrar que Santa Rita é o terceiro maior colégio eleitoral da Paraíba. Perde apenas para João Pessoa e Campina Grande. A cidade tem mais de 90 mil eleitores.

Ricardo Coutinho reduz orçamento e UEPB deve reduzir metade das vagas para ingresso na Instituição em 2015

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) decidiu, por unanimidade, em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (2), no Câmpus de Bodocongó, que a Instituição poderá reduzir pela metade o número de vagas para ingresso em 2015. A decisão se dá em razão dos sucessivos contingenciamentos, cortes, reduções e contenções orçamentárias, por parte do Governo do Estado, nos últimos anos, o que vem provocando o sucateamento da Universidade.
Conforme apresentado pelo Consuni, a proposta orçamentária encaminhada pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa, no último dia do prazo legal (30 de setembro), para o exercício de 2015, é menor que o orçamento em execução neste ano, havendo um corte de mais de R$ 70 milhões até mesmo em relação a proposta inicial do próprio governo, que tinha limitado a peça orçamentária da UEPB para o próximo ano em R$ 358,6 milhões.
Na mensagem enviada à ALPB, o Governo do Estado reservou apenas R$ 288,5 milhões para a UEPB no ano que vem, o que significa dizer que para todo o ano de 2015 a UEPB terá, da fonte do Tesouro Estadual, R$ 2 milhões a menos do que a execução orçamentária deste ano, envolvendo despesas com pessoal, despesas correntes e de capital, que deve chegar próximo dos R$ 300 milhões caso o Governo do Estado assegure o funcionamento das atividades até o próximo mês de dezembro. Na comparação do orçamento de 2014 da UEPB com a proposta encaminhada pelo Governo à ALPB para 2015, o maior corte é na despesa prevista para pessoal, reduzindo dos R$ 310 milhões deste ano para R$ 243,1 milhões no ano que vem.
Desta forma, para ter condições de continuar funcionando, o Conselho Universitário alertou para a necessidade da não renovação dos contratos de todos os professors substitutos, a partir de janeiro de 2015, e a redução de metade das vagas oferecidas, a partir de 2015, nos diversos cursos mantidos pela UEPB em todo o Estado, nos níveis médio, técnico e de graduação.
Ao final da reunião extraordinária, os conselheiros universitários formularam uma nota para informar ao povo paraibano e às autoridades competentes sobre as gravíssimas consequências de tais medidas, apelando ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa da Paraíba para a correção e adequação da proposta orçamentária de 2015 às reais condições e necessidades da UEPB, assegurando à Instituição o cumprimento de seus objetivos e compromissos sociais.
Confira carta do Consuni ao povo da Paraíba:

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Presidente do TRE acompanhou embarque das tropas para segurança das eleições no interior...

tropas-tre
As cidades de Monteiro, Catolé do Rocha, Itaporanga, Sousa e Patos terão, a partir de hoje (1º), seus efetivos policiais reforçados para garantir a segurança antes, durante e depois do processo eleitoral, que acontece no próximo domingo (5). Uma tropa composta por 680 policiais militares embarcou com direção a essas cidades na manhã de hoje e estes formarão o total de 4.561 policiais militares, que estarão empenhados exclusivamente para a segurança do pleito em todo o Estado.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, acompanhou nesta quarta-feira (1º), no Centro de Ensino da Polícia Militar, o embarque das tropas  que vão fazer a segurança das eleições no Alto Sertão.  A solenidade teve a presença também do Procurador Regional Eleitoral, Rodolfo Alves, do secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, e do comandante da Polícia  Militar, Euller Chaves, que apresentou a tropa ao presidente do TRE.
Cidades do Sertão e Cariri recebem reforço policial para eleições
“Estamos há mais de um ano planejando as eleições e sem a valiosa participação da Polícia Militar não seria possível realizar um pleito com segurança. A participação de vocês é fundamental para o sucesso de toda a operação, que conta também com a contribuição das Polícias Civil, Federal e Rodoviária”, afirmou Saulo Henriques, que desejou sorte ao militares no cumprimento do dever e um retorno tranquilo aos seus lares.
Segundo o comandante Euller Chaves,  100% dos policiais militares estarão trabalhando para garantir a segurança das eleições. Serão enviados 4.561 policiais para os municípios do interior do Estado, exclusivamente a serviço do pleito, e os demais estarão de plantão no policiamento normal. Também vão ser enviados para os municípios 30 viaturas, 68 veículos descaracterizados e 17 ônibus.

Acatando pedido de RC, Justiça Eleitoral impede novo protesto do Fórum dos Servidores Públicos...

tre forum
Não bastasse o impedimento da Justiça Eleitoral, que atendendo pedido da coligação “A Força do Trabalho”, proibiu o protesto do Fórum dos Servidores Públicos Civis e Militares do Estado da Paraíba no último sábado (27), no Busto de Tamandaré, em João Pessoa, nesta quarta-feira (1) o Fórum foi novamente impedido de protestar, desta vez no Parque Sólon de Lucena, também na Capital.
Organizados, com direito a caixão e até coroa de flores, os servidores realizariam o “velório” e em seguida o “enterro” do serviço público estadual. O Fórum dos Servidores Públicos Civis e Militares do Estado da Paraíba deve divulgar nota à imprensa, rechaçando mais uma atitude ditatorial do governador Ricardo Coutinho (PSB), que encabeça da chapa “A Força do Trabalho”.

Vital diz que RC fugiu do debate para não discutir problemas da Paraíba

vitaldebate
Candidato do PMDB ao governo da Paraíba, Vital do Rêgo disse que a ausência do governador reeleitoral Ricardo Coutinho (PSB) do debate da Correio nesta quarta (1) “é a maior demonstração de que ele reconhece os graves problemas da Paraíba”. Citou como exemplo maior a saúde, a privatização pela gestão “socialista”, do Hospital de Urgência e Trauma de João Pessoa.
Se eleito governador, Vital adiantou que seu primeiro ato será ordenar uma auditoria nos contratos do governo com a Cruz Vermelha, empresa gaúcha que gerencia o hospital. “Na condição de médico, me dedicarei a cuidar dessa questão, também de interiorizar a saúde, pois conheço de perto essa realidade”.
Vital acredita que o governador Ricardo Coutinho não foi ao debate da rádio Correio “porque ele sabe que o eleitor paraibano percebeu que a Paraíba está um caos na saúde e em outros setores públicos do Estado”.

Ex-secretário Francisco Barreto emite nota questionando aquisição de fazenda pelo irmão do governador Ricardo Coutinho...

Francisco Barreto
Fazenda de Coriolano
O ex-secretário [de Ricardo Coutinho] Francisco Barreto (foto) distribuiu com a Imprensa, esta quarta-feira (01), uma carta aberta, com a informação de que Coriolano (irmão do governador Ricardo) Coutinho teria adquirido, recentemente, uma propriedade de 70 hectares na área nobre de Bananeiras, tendo pago pelo imóvel R$ 700 mil. Na carta, Barreto questiona a origem do dinheiro.
“É voz corrente na região (de Bananeiras) que a propriedade seria sua (de Coriolano) apenas de fachada, o que coincide com as magras rendas do mesmo Coriolano Coutinho até recentemente assessor do Deputado Federal Damião Feliciano, em Brasília”, diz Barreto em sua carta aberta. Nem o governador, nem Coriolano se manifestaram sobre o assunto.
Segue a carta de Barreto, sob o título “Coriolano Coutinho, Fazenda  Angicos e o Ministério Publico”,  na íntegra:

“O Ministério Publico, o TCE e os órgãos de controle tem enormes dificuldades para mergulhar no submundo da propina e, dos desvios de recursos públicos.
 Só quando acontecem briga de quadrilhas e ou acidentes de “trabalho” é que vem tona o submundo da delinquência. É assim que, nem o MP, Receita Federal, TCE, PF raramente tem conhecimento, nem terão como investigar o aumento de patrimônio de gente como o do irmão do Governador, dentro e fora do Estado da Paraíba, notadamente de seus investimentos no Brejo, em Bananeiras, onde adquiriu recentemente uma propriedade denominada Angicos, 70 hectares, e que pelo que se  comenta valor pago  de 700.000 reais.
Este valor, é completamente fora de mercado, pois trata-se de uma área situada no perímetro dos Condomínios chiques de Bananeiras, onde o valor da terra bruta se situa em torno de 50.000 reais o hectare, o que, daria mais de 3,5 milhões de reais. Coriolano Coutinho é supostamente dono de uma equipada propriedade, e dispondo de acesso facilitado pelos poderes públicos.
No entanto, é voz corrente na região que a propriedade seria sua apenas de fachada, o que coincide com as magras  rendas do mesmo Coriolano Coutinho até recentemente assessor do Dep. Damião Feliciano em Brasília. 
Os moradores da região embora, reservadamente, e com medo, digam que o verdadeiro dono é o Governador irmão, apresentam enormes receios em falar, pois, os métodos Coriolano em impor autoridade  através da violência física como já o fez acompanhado de  capangas surrando violentamente um deficiente acusado de subtrair uma garrafa de vinho de Ricardo Coutinho.
A verdadeira identidade do proprietário Fazenda Angicos, e o valor do imóvel vendido corretamente pelo Sr. Valdomiro Rocha, é um mistério quanto a  origem do dinheiro que talvez nunca venha a ser desvendado. A verdadeira explicação pode estar no submundo de envelopes viajantes.
Será que algum dia o Ministério Publico poderá  quais os mistérios fiduciários que pairam na sombra dos Angicos de Coriolano Coutinho. Talvez o caminho mais curto seja o de ir ao Cartório de Imóveis de Bananeiras, e republicanamente e solicitar uma certidão para averiguarmos quem é o verdadeiro proprietário .”
O Blog não emite juízo de valor sobre as informações externadas pelo ex-secretário Barreto, até por entender que o julgamento caberá ao Ministério Público e a Justiça. (com Hélder Moura)
Leia também: Documentos apreendidos em blitz revelam suposto esquema de propinas para secretários que formam núcleo duro do Governo Ricardo Coutinho

Cássio diz que Ricardo Coutinho faltou a debate por medo de responder acusação de "mensalão" em em seu governo...

Cássio diz que RC falta debate por medo de responder acusação de "mensalão"
Em debate realizado pela Rede Correio Sat, o confronto entre os candidatos é direto, sem perguntas efetuadas por jornalistas. O debate ocorreu com a presença de todos os candidatos ao governo da Paraíba, com exceção do governador Ricardo Coutinho.
O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) disse que o governador não compareceu ao debate por incapacidade de responder as graves acusações que surgiram nesta reta final de campanha. "O que caracteriza a ausência de Ricardo é o desrespeito com o eleitor, é a incapacidade de responder as graves acusações", comentou Cássio.

Cássio e Zé Maranhão se encontram e conversam bem descontraídos...

Essa é pra quem adora brigar por política. Em campanhas os ânimos ficam acirrados, intrigas acontecem, amigos se desamigam, casais se separam, porém o que não acontece mesmo é briga séria entre eles: os políticos.
Adversários ardorosos, rivais de outrora, o ex-governador e atual senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o ex-governador/ex-senador José Maranhão (PMDB) se encontraram no último sábado (27) na cidade de Patos, onde participaram de comícios. 
Cássio e Maranhão conversaram demoradamente e bem descontraídos, sobre, claro, a campanha política e o futuro da Paraíba. Todo carinho entre os dois testemunhado pelo ex-deputado Dinaldo Wanderley e por vários políticos e outras pessoas, dentre os quais o ex-vereador itaporanguense Márcio Rodão.
Enquanto isso, fica um rebanho de bestas e idiotas brigando e se intrigando por política. Aprendamos, minha gente!
 

OAB do PT nega registro de advogado ao ministro Joaquim Barbosa

A Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal rejeitou pedido do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa de ter direito a registro da OAB para exercer a advocacia. O presidente da OAB-DF, Ibaneis Rocha, indeferiu o registro alegando que a conduta de Joaquim Barbosa feriu a ética profissional. Rocha citou como exemplo dois desagravos que foram feitos pela OAB em defesa de advogados que foram ofendidos por Barbosa quanto ele ainda estava no STF.
Um deles foi o ex-ministro Maurício Correa, já falecido, que foi acusado por Barbosa de usar o prestígio de ex-ministro para tratar de ações que tramitavam no STF. O outro foi o advogado José Gerardo Grossi. Segundo a OAB, Grossi teria sido ofendido por Barbosa quando o então presidente do STF afirmou que havia um conluio de advogados para defender os mensaleiros.
Joaquim Barbosa já foi notificado da decisão do presidente da OAB. Agora, ele terá que recorrer à comissão de seleção para pedir que o despacho de Ibanez Rocha seja anulado. Barbosa também pode recorrer à Justiça para ter direito ao registro da Ordem. Barbosa é formado em Direito e antes de ser ministro do STF era procurador da República concursado.

Vídeo sobre propinoduto no Governo Ricardo Coutinho vaza na web com depoimento na delegacia do motorista que levava o dinheiro...

Um fato novo vazou na internet nesta terça (30) sobre o escândalo do propinoduto do PSB. Desta vez um vídeo dos depoimentos acerca do episódio ocorrido dia 30 de junho de 2011, quando policiais apreenderam um Volkswagem Fox, placas DYE-5922 e mais R$ 81 mil, além de documentos que revelam suposto pagamento de propina a auxiliares e um irmão [Coriolano] do governador Ricardo Coutinho.
As imagens incluem o depoimento do motorista que conduziu o veículo apreendido durante uma blitz. Na ocasião, um dos investigadores do caso que não foi seqüenciada ninguém sabem ainda pode ordem de quem (?) perguntou: “O que você estava fazendo com altos valores em dinheiro dentro do seu carro, estacionado?”.
mensalão audiência
O motorista se recusou a informar o que estava fazendo com o dinheiro, mas o depoimento ficou no boletim de ocorrência aberto pelos delegados que presidiram o procedimento policial, que acabou não se transformando em inquérito policial, até hoje ninguém sabe por que. No entanto, aguarda um esclarecimento do Ministério Público, que investiga denúncia feita pelo Fórum dos Servidores do Estado.
A operação policial ocorreu nas proximidades da Favela Boa Esperança, local onde há uma lombada eletrônica. O dinheiro estava em pacotes de R$ 5 mil, com cédulas de R$ 50. Sabe-se que as cédulas são de propriedade de um advogado. 
A denúncia – Em 30 de junho de 2011, durante a realização de uma blitz de rotina, os policiais mandaram um motorista parar para averiguações. De forma inesperada, ele tentou evadir-se, mas não conseguiu furar o cerco policial.
Dentro de um veículo, os policiais encontraram R$ 81 mil, em espécie. O dinheiro tinha sido sacado numa agência do Banco do Brasil, em Recife. Junto, os policiais encontraram um papel branco com as seguintes marcações: G – 28.000,00; L – 10.000,00; C – 39.000,00; Dra. Laura 4.000,00. Somando, totalizava precisamente… R$ 81 mil.
No curso das investigações, descobriu-se que “G” seria de Gilberto Carneiro (procurador geral do Estado, “L ” de Livânia Farias (secretária de Administração), “C” – Coriolano Coutinho (Irmão do governador) e Dra. Laura (Farias) da Sudema. Mas, então, aconteceu algo inexplicável e paranormal: o inquérito que deveria ser remetido ao MP. (com Hélder Moura)

Cássio denuncia escândalo de propina envolvendo irmão do governador que rebate, durante debate da TV Cabo Branco/TV Paraíba...

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) denunciou nesta terça-feira (30), durante o debate na Rede Paraíba de Televisão, a existência, com documentos, de inquérito no Ministério Público do Estado sobre esquema de propina envolvendo o irmão [Coriolano Coutinho] e auxiliares do governador Ricardo Coutinho (PSB) em processo que, conforme o tucano, sumiu e teve pressão do Governo. Ricardo negou e disse que foi ele quem mandou em oficio o Ministério Público apurar.
Na réplica, Cássio disse não ser esta a realidade em curso porque lembrou estar em vigência ação do Fórum dos Servidores do Estado da Paraíba pedindo a imediata ação do MPE para investigar mais a fundo e se pronunciar sobre o que considerou “graves denúncias”. Ricardo respondeu dizendo que esta prática de denúncia era comum na história do tucano por conta de envelopes amarelos. No entanto, em nenhum momento o candidato à reeleição se portou ao seu irmão ou ao Secretário de Segurança Pública no estado.
NO PARALELO – Nesta noite, contudo, começou a ser divulgado na Internet um vídeo em que aparece momentos do inquérito e um volume de dinheiro atribuído aos envolvidos no processo.

Comerciante Leonan deixa grupo político do prefeito Berguim e adere ao grupo do ex-prefeito Djaci, pra apoiar Cássio em Itaporanga...

Um dos importantes apoios que ajudaram na eleição do atual prefeito de Itaporanga, o professor Audiberg Alves (PTB), o comerciante Leonan [proprietário do mercadinho Alvino] acaba de romper com seu grupo político e aderiu ao grupo do ex-prefeito Djaci Brasileiro (PSDB), para reforçar a campanha do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) no município.
O ex-prefeito, que confirmou ao blog o acordo, esteve reunido com Leonan (foto ao lado) em seu estabelecimento comercial na noite passada, por volta das 9h, oportunidade em que acertaram os ponteiros da adesão do comerciante ao grupo reforçando a campanha de Cássio, na 'Rainha do Vale'.

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Cássio agradece demonstração de carinho do povo de Patos e adesão dos prefeitos de Cachoeira dos Índios e Bom Jesus, durante comícios ontem...

 
Centro de Patos, ficou pequeno para a multidão que demonstrou carinho e apoio á Cássio...
O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) teve uma segunda-feira (29) bastante movimentada e produtiva que terminou com um monumental comício realizado no centro de Patos. A 'Morada do Sl' simplesmente ficou pequena para tanta gente que queria demonstrar carinho e apoio à candidatura do tucano. Cássio agradeceu a empolgação dos patoenses e conclamou todos a libertar a Paraíba, no dia 5 de outubro.
Já durante a tarde, o senador participou de atividades de campanha em Cachoeira dos Índios e Bom Jesus, onde recebeu a adesão de dois prefeitos que abandonaram a campanha de reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB). O prefeito Francisco Dantas (Bodin), de Cachoeira dos Índios, anunciou a adesão durante comício relâmpago em praça pública e lamentou que os gestores municipais, ao longo do atual governo,só tenham passado a ter importância quando o processo eleitoral teve início. Ele ainda atacou o clima de perseguição política instaurado pelo atual governo.
 
 
Por sua vez, o prefeito Roberto Bayma, de Bom Jesus, disse que Cássio é um governante que trabalha pelo desenvolvimento dos municípios paraibanos e criticou a forma "ditatorial" instalada na Paraíba pelo atual governador Ricardo Coutinho (PSB). Rapidamente, a praça ficou completamente lotada pelo povo que queria ver a passagem de Cássio e comitiva. O responsável pelas duas adesões foi o suplente de senador Deca do Atacadão, que assume o mandato por quatro anos com a eleição de Cássio ao governo.

Bancários rejeitam proposta e decidem começar greve em vários estados

Bancários de bancos públicos e privados decidiram em assembleias realizadas nesta segunda-feira (29) entrar em greve a partir de terça (30), por tempo indeterminado, segundo informou em nota a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). Até as 22h desta segunda, 20 estados confirmaram adesão à greve, além do Distrito Federal: Acre, Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe. Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT, informou que a greve será iniciada apenas em agências bancárias. Caixas eletrônicos, serviços de teleatendimento e centros administrativos continuam funcionando.

Mais de 70% das televisões ligadas na PB devem estar sintonizadas hoje no debate decisivo na TV Cabo Branco/TV Paraíba...

Os principais candidatos ao governo do estado: Cássio Cunha Lima (PSDB), Ricardo Coutinho (PSB), Vital do Rego (PMDB), Tárcio Teixeira (Psol) e Major Fábio (Pros), participam hoje, na TV Cabo Branco/TV Paraíba, do debate decisivo dessa campanha. O encontro deles, para apresentar propostas e discutir os problemas da Paraíba, será depois da novela Império. O mediador é um dos mais experientes e respeitados repórteres da Rede Globo, José Raimundo. Com liderança absoluta no horário, a expectativa é que mais de 70% das televisões ligadas na Paraíba estejam sintonizadas no debate. O candidato Antônio Radical (PSTU) não foi convidado.

Justiça determina implantação de vencimentos do IPEP/PBPREV com reajuste até 60%, cujo benefício foi extinguido por Ricardo Coutinho...

O Governo do Estado está obrigado a implantar em cinco dias nos vencimentos dos servidores do IPEP e PBPREV reajuste salariais que, com correção, variam entre 30 e 60%. A decisão foi tomada pelo Juiz da 3ª Vara Pública, Gutemberg Cardoso, obrigando incorporação de benefícios de cerca de 1.100 funcionários desses órgãos, entre ativos e inativos.
A decisão restaura mesma posição adotada há anos atrás pela juíza Lúcia Ramalho, que determinou o seqüestro de R$ 6 milhões com fins específicos de atender o ganho de causa dos servidores mas que, três meses depois da implantação, o Governo Ricardo Coutinho criou lei extinguindo os benefícios. O pior é que a magistrada foi afastada do caso sem argumento plausível para este feito considerado por representantes da Associação dos Magistrados como retaliação.
De acordo com especialistas, a divida do Governo para com os servidores do IPEP e PBPREV saltou de R$ 9 para 70 milhões e precisa ser corrigido mês a mês. O advogado Roosevelt Vitta afirmou nesta segunda-feira que muitos servidores tiveram redução pela metade dos vencimentos e há registro de que 18 funcionarios faleceram em face do problema. Os advogados já entragaram os cálculos para implantação pela Justiça.
- Agora, depois de nova decisão da Justiça, esperamos que o Governo acate e mande implantar um direito reconhecimento há anos – frisou. O governo ainda pode recorrer.

Jornal da Paraíba divulga IPESPE na sexta e a TV Cabo Branco vem com IBOPE no sábado; Conceição, Itaporanga e Piancó entre pesquisados...

A Rede Paraíba de Comunicação registrou na tarde de ontem (29) duas novas pesquisas para serem divulgadas na próxima sexta-feira e sábado em seus veículos. Trata-se do IBOPE que está ouvindo 812 pessoas até o dia 04 e do IPESPE que vai entrevistar 1.500 eleitores entre os dias 02 e 03 de outubro.
A pesquisa do IBOPE foi registrada sob número do protocolo PB-00039/2014 e o IPESPE PB-00038/2014 e a área física de realização da pesquisa é o conjunto dos seguintes municípios: João Pessoa., Mamanguape, Sapé, Santa Rita, Bayer, Itapororoca, Jacaraú, Mari, Conde, Lucena, Pedras de Fogo e Caaporã na Mata Paraibana; Campina Grande, Solânea, Esperança, Alagoa Grande, Guarabira, Itabaiana, Cuité, Pocinhos, Cacimba de Dentro, Areia, Araçagi, Mulungu, Massaranduba, Fagundes, Gurinhém e Aroeiras no Agreste Paraibano; Monteiro, Santa Luzia, Picuí, São Vicente do Seridó, Taperoá e Boqueirão na Borborema; e São Bento, Cajazeiras, Souza, Patos, Jericó, São João do Rio Peixe, Uiraúna, Aparecida, São José da Lagoa Tapada, Mãe D’Água, Piancó, Itaporanga, Conceição, Princesa Isabel e Teixeira, no Sertão Paraibano. 
A relação dos bairros nos quais estão sendo realizadas as entrevistas será apresentada após a realização das mesmas. As duas pesquisas foram contratadas pela Tv Cabo Branco e Jornal Da Paraíba.

Multidão toma as ruas de Patos numa demonstração inconteste de carinho e apoio à candidatura do senador Cássio...

 
Uma multidão tomou as ruas da cidade de Patos, na noite desta segunda-feira (29), para demonstrar, carinho e apoio ao senador Cássio Cunha Lima (PSDB). O tucano agradeceu as milhares de pessoas que lotaram todos os espaços onde estava sendo realizado o comício e disse que a partir do próximo dia 5 de outubro vai acabar a perseguição na Paraíba. 
"Obrigado, Patos por essa grande demonstração de carinho. Por dizer não à perseguição que é praticada por um governo mesquinho. A partir do dia 5 de outubro vamos juntos libertar a Paraíba e dar um basta nesses desmandos que ora é cometido contra os paraibanos", disse o senador.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Ricardo recebe adesão do vice-prefeito e alguns suplente de Matinhas...

O vice-prefeito de Matinhas, no Brejo paraibano, Felipe Moura (PP) e alguns suplentes de vereadores anunciaram adesão a candidatura à reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB). Além de Felipe, os suplentes Tavinho Moura (PP), Roildo Sudério (PHS), Maria Pedro (PP) e Didi do Sindicato (PT) confirmaram o apoio. A adesão aconteceu na tarde desta segunda-feira (29), durante reunião na Granja Santana - transformada em escritório da campanha do PSB.
Segundo o vice-prefeito, Ricardo vem realizando uma administração que trabalha de verdade e que não engana nem os prefeito, nem o povo. “Tem um candidato ai que prometeu tudo ao nosso município e não fez nada”, lamentou. Ele acusou o candidato Cássio Cunha Lima (PSDB) de tentar obter o poder pelo poder. “Só é candidato para atender interesses de grupo”, completou.
Felipe Moura destacou algumas obras importantes da gestão de Ricardo em Matinhas, a como construção da estrada da laranja, na PB-101, que liga o município a Alagoa Nova, a reforma e ampliação da Escola Estadual de Camará e a aquisição de ônibus escolares.

Itaporanga, que já vive epidemia de calazar, depara-se mais uma vez com a contaminação das carnes comercializadas no açougue público, onde os animais transmitem doenças e risco à vida dos habitantes.

A população de Itaporanga foi sacudida mais uma vez, dentre tantas outras desde o ano passado, com situação de completo descaso e contaminação das carnes que são comercializada no açougue público. Já foram feitas várias denúncias do tipo, ao longo do período, mas a prefeitura municipal tem feito pouco caso da calamidade em que se encontra a saúde público no município. Isso porque a Secretaria Municipal da Saúde, hoje comandada pela primeira dama Naura Ney, não tem procurado evitar situações como esta, inclusive, remontando a falta de ação capaz da Vigilância Sanitária.
A de agora aconteceu no início da noite desta segunda-feira (29) quando cachorros e gatos transmitiam doenças livremente em carnes expostas no açougue público, que a partir das primeiras horas desta terça-feira (30) já estão sendo comercializadas e levadas para a mesa da população, sem que o povo saiba sua procedência nem que a mesma não teve a higiene necessária. Pelo contrário, está sendo instrumento de transmissão de doenças para a população de Itaporanga.
O vereador Ricardo Pinto (PSDB) foi chamado ao local e conferiu in loco, junto com outras pessoas, a situação do descaso em que se encontra o açougue público local, com a falta de higienização e transformado num transmissor perigoso de doenças colocando em risco a vida do povo. "Isso é um absurdo. Moradores reclamam direto essa situação e nada é feito. A vida do povo de Itaporanga está em risco diante da carne contaminada que chega nas mesas dos lares itaporanguenses", comentou.
Só para se ter uma ideia do tamanho do problema, Itaporanga vive uma calamidade na saúde pública com crescentes índices de casos de calazar, que levou à óbito várias pessoas nos últimos meses. Essa situação só tende a piorar quando semanalmente é registrado casos de contaminação no açougue público, pois gatos e cachorros transmitem doenças livremente às carnes sem serem importunados nem impedidos.
Faz necessário uma respostas urgente da Secretaria da Saúde, mas que não seja igual a outras já que o problema insiste em permanecer. Colocar a Vigilância Sanitária para atuar como se deve já seria um bom começo. O Ministério Público será acionado para que puna os órgãos responsáveis por zelar pela saúde público e evitar tais situações. Pois não se pode brincar com a saúde de uma população inteiro como acontece em Itaporanga. A Câmara de Vereadores também tem o dever de acionar os órgãos que deveriam cumprir com se dever, mas não o fazem e coloca em risco a vida do povo.
Cães e felinos (gatos) são vistos constantemente frequentando o recinto e transmitindo doenças para a população e nada é feito. A falta de condições adequadas (falta de higiene) verificada mostra uma grave questão de saúde pública. Por não saber a procedência da carne que consome, a população de Itaporanga está sujeita à todo tipo de contaminação, como a que está em tela.  Os moradores da nossa cidade, especialmente as “donas de casas”, apontam como urgente a necessidade de uma intervenção drástica pois não dá mais para a Secretaria da Saúde omitir-se da situação nem a Vigilância Sanitária local fingir que atua. Contra fatos e imagens não há argumentos. Já foram várias denúncias do tipo sem nenhuma intervenção correta desses órgãos públicos.
A principal dica para o povo é prestar atenção na procedência do alimento. O consumidor “nunca deve adquirir um produto de origem duvidosa”, sob pena de ter graves problemas de saúde. Carnes sem higienização, por exemplo, sem a devida inspeção veterinária oficial, podem ser vetores de doenças e infecções alimentares. As chamadas zoonoses (doenças de homens e animais), ambas podem provocar uma série de prejuízos à saúde dos consumidores, entre estes estão: tuberculose, brucelose, calazar e cisticercose, além das infecções e intoxicações alimentares, causadas por microorganismos que contaminam os produtos de origem animal, cujos sinais variam de diarreias, dores abdominais, febre, abortos e até mesmo óbito.
Leia também: Falta de higiêne no açougue público de Itaporanga põe em risco saúde da população, denunciam vereadores que verificaram in loco a situação.
Calazar ameaça virar epidemia Itaporanga, com vários casos de pessoas mortas, e vereadora pede ação eficaz da secretaria municipal de Saúde

Gastança na Granja: Governo comprou 22 toneladas de carne num só dia e 2 mil latas de farinha láctea e 1 tonelada de leite em pó (no ano)

Carne01
Toda a Paraíba acompanhou, nos últimos dois anos, o escândalo da gastança na Granja Santana, quando auditores do Tribunal de Contas do Estado denunciaram compras extraordinárias de 17 toneladas de carne de primeira, peixes raros, lagosta e camarão, durante o ano de 2011. O escândalo teve repercussão nacional. Mas, pouca gente sabe que o Governo seguiu comprando muito.
Uma simples amostragem nas compras realizadas pelo Governo, durante 2012, revelam dados impressionantes. Por exemplo: num único dia (26 de julho de 2012), o Governo Ricardo Coutinho comprou, através de cinco notas fiscais, e a uma mesma empresa, 22 toneladas (o equivalente a dois caminhões) de carne, frango e salsicha. Tudo para abastecer as despensas da Granja Santana.
Alguns detalhes chamam a atenção: são cinco notas fiscais (nºs 0000998, 0000999,0001000, 0001001 e 00010020) todas emitidas contra a mesma empresa Dantas e Lacerda Comércio de Alimentos LTDA, com sede em Campina Grande. Mais: a compra é rigorosamente a mesma em todas as notas: são 4,366 toneladas dos mesmos itens de carne, frango e salsicha, pelas quais se paga o mesmo valor R$ 31.160,50.
E quem imaginou que o Governo Ricardo Coutinho parou de adquirir quantidades incomuns de farinha láctea (e leite em pó), após o escândalo da Gastança da Granja, se enganou. Levantamento realizado pelo Blog, junto ao Sagres, constatou que, entre dezembro de 2011 e agosto de 2012, o Governo comprou duas mil latas de farinha láctea e 860 quilos de leite em pó, equivalente a 2.150 pacotes (em apenas seis notas fiscais, mostradas abaixo).
Uma conta que chega a R$ 15.987,50 apenas para abastecer as despensas da Granja Santana. Como um pacote de 400 gramas de leite em pó rende três litros de leite, foi o equivalente a 6,5 mil litros. E, até onde pode se apurar, o Governo só deixar de adquirir quantidades anormais dos dois produtos, depois que auditores do TCE perceberam uma movimentação incomum de compras.
O detalhe é que as compras foram todas realizadas junto a uma mesma empresa: Dantas e Lacerda Comércio de Alimentos LTDA, que fica à Rua Pedro Álvares Cabral, 41, em Campina Grande (PB). E todas as compras foram realizadas pela Casa Civil do Governo. (Hélder Moura)

Fazendo inveja à Sucupira e aos coronéis de 30: Staff de campanha e do governo RC faz carreata em Serra Grande para entregar ambulância; Em S. J. de Piranhas, prefeito não deixou que fosse cometido crime eleitoral.

carreata ambulancia
Numa cena típica da lendária 'Sucupira' de Odorico Paraguaçu, o staff do governador Ricardo Coutinho (PSB) tentou fazer uma carreata em São José de Piranhas como aproveitamento político para entregar uma ambulância em plena reta final da campanha. O prefeito Domingos Neto disse que não aceitaria a afronta em sua cidade já que se tratava de uso político com um bem adquirido com recursos públicos.
Domingos Neto havia assinado o convênio no dia 26 de junho passado, para que o município recebesse a ambulância somente entregue hoje. O que não aconteceu na época proposta porque o prefeito anunciou adesão ao senador Cássio. Quando a carreata com fins eleitoreiros se preparava para circular pelas ruas da cidade, o prefeito interveio e mandou que o motorista conduzisse o veículo até a prefeitura, mas sem carreata.
Após o prefeito dizer umas verdades ao secretário estadual Carlos Antonio, os ânimos foram serenados e, finalmente, a ambulância foi entregue ao município e, após o recebido do prefeito ainda aconteceu os discursos de Carlos Antonio e do prefeito Domingos Neto, em frente à Prefeitura.
Sem sucesso em São José de Piranhas, a turma precisava de uma outra praça que fizesse o papel de 'Sucupira' e então se dirigiam até Serra Grande. O uso da máquina pública na atual campanha não é novidade para ninguém. Muito menos o assédio que funcionários comissionados estão sendo vítimas para segurar bandeiras nas ruas. Tudo isso já está sendo investigado pelo Ministério Público.
Confira o vídeo:
O que não se imaginava é que o governo usaria ambulância para tentar ganhar voto. Fazendo inveja aos coronéis da década de 30, o governo organizou uma carreata para entregar uma ambulância no município de Serra Grande. No vídeo gravado por moradores indignados, dá pra perceber alguns carros com adesivos laranjas de Ricardo Coutinho.
A que ponto chegamos…