sábado, 20 de agosto de 2022

Desistência de Queiroguinha (PL) e impugnação de Jacó Maciel (UB) e outros cinco nomes do PP pavimenta caminho do Republicanos para eleger quatro deputados federais

Terminada a primeira semana de campanha oficial as movimentações políticas e decisões judiciais provocaram forte abalo em três partidos: Progressistas, PL e União Brasil; que acabam favorecendo o Republicanos na disputa pelas 12 (doze) vagas de Deputado Federal. 

O Progressistas teve cinco candidaturas impugnadas pelo MPE, três femininas entre elas a vereadora Helena Holanda (que teve 10 mil votos em 2018). O que fará muita falta para uma chapa já sem cauda que tem objetivo de reeleger o deputado federal Aguinaldo Ribeiro e eleger Mersinho. 

O União Brasil trabalhava uma chapa boa para sobra significativa no intuito de garantir a reeleição dos deputados Dr. Damião (consolidada) e Julian Lemos. Com a impugnação do ex-deputado Jacó Maciel o abalo é acima dos 20 mil votos e aí só tem potencial para eleger um. 

No PL o baque veio pela inesperada (?) desistência de Queiroguinha, filho do ministro Marcelo Queiroga, mesmo caminho a seguido por Arthur Filho. Assim, o partido só elege um entre Wellington Roberto (candidato à reeleição) e Cabo Gilberto (nome de Bolsonaro na Paraíba). 

O resultado desse cenário é a consolidação do Republicanos com a pavimentação do caminho para a conquista direta de três cadeiras (reeleição de Hugo Motta e Wilson Santiago, e a eleição de Murilo Galdino) e uma cadeira pela sobra (com Raniery Paulino). 

A partir de agora cada voto conta muito mais que se pensava porque a disputa será voto a voto pela última vaga entre os partidos Republicanos, Progressistas, PSB e União Brasil.

Deputado estadual Júnior Araújo reforça sua base com o importante apoio do prefeito de Itaporanga

O deputado estadual Júnior Araújo (PSB) conseguiu nesta sexta-feira (19) importante apoio do prefeito de Itaporanga, Divaldo Dantas (UB), à sua reeleição. O gestor rompeu politicamente com o deputado estadual Taciano Diniz (UB), motivado pelo rompimento deste com o governador João Azevêdo (PSB) para apoiar a candidatura do senador Veneziano (MDB) ao Governo.

Com esse apoio, Júnior reforça sua base na região onde já conta com os ex-prefeito Alexandre Braga e Deon Diniz, em Conceição, e da ex-candidata a prefeita Adeilza, em Santana de Mangueira.. Com isso, Júnior Araújo consolida sua caminhada nestas eleições diante de uma disputa acirrada no PSB. 

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Eduardo Carneiro “troca” Pollyanna por Bruno

Em evento realizado em João Pessoa, Bruno Roberto, candidato ao Senado pelo PL, recebeu o reforço do deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade), que disputa a reeleição.

“Podem ter certeza, é uma responsabilidade ainda maior e uma honra gigantesca estar aqui recebendo esse apoio. De mim, podem esperar duas coisas: lealdade e principalmente o meu agradecimento”, disse.

Eduardo Carneiro integra a Coligação “Juntos pela Paraíba”, que tem à frente o governador João Azevêdo. A candidata ao Senado da coligação é a deputada estadual Pollyanna Dutra.

Conselheiro Fábio Nogueira aponta irregularidades e suspende licitação do programa “Tá na Mesa” do governo do Estado

O Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) acaba de determinar a suspensão do Pregão Eletrônico (nº 093/2022), a ser realizado pela Secretaria de Estado da Administração, com o objetivo de materializar o programa emergencial “Tá na Mesa”, que fornece refeições populares em cidades não atendidas pelo programa “Restaurantes Populares”.

Segundo o conselheiro-relator Fábio Túlio Nogueira (foto), “há falhas que desbordam da licitação em si, podendo alcançar outros procedimentos, levados a termo por quaisquer entes federativos, haja vista a possibilidade de universalização das regras do Pregão Eletrônico no 093/2022, por força de adesões à consequente ata de registro de preços”.

A medida cautelar do conselheiro cita com urgência a secretária Jacqueline Fernandes de Gusmão (Administração), determinando a suspensão do certame, assinando prazo de 15 dias para apresentação de justificativas técnicas em relação aos questionamentos apontados pela auditoria da Corte.

Dentre as irregularidades constariam, “ausência de critério objetivo na escolha das cidades beneficiadas e nos quantitativos das refeições distribuídas, bem como dos objetivos para elegibilidade da população contemplada, de informações acerca da fiscalização contratual e fragilidade no controle da despesa pública executada”.

 “A medida cautelar ora deferida, levando-se em conta ser esta a primeira fase externa do procedimento licitatório é mecanismo adequado para impedir indesejadas consequências decorrentes de possível e futura declaração de ilegalidade da seleção intentada”, explicou o conselheiro.

E arremata, afirmando que, por mais nobre que seja o mérito do programa, não se pode descuidar do inafastável compromisso com seu adequado planejamento, com a clareza de suas regras e com sua regular execução: “E parece haver falhas graves a comprometer esses três pilares, pelas razões tão bem detalhadas na peça inaugural.”

Desembargadora Fátima Maranhão concede liminar e garante o PROS de André Amaral na chapa de Pedro e Efraim

Uma decisão da desembargadora Fátima Maranhão, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), garantiu a permanência do PROS na chapa do candidato do PSDB ao governo do Estado, Pedro Cunha Lima (PSDB). 

Envolto a problemas no diretório estadual da legenda, o PROS teve duas atas registradas por dois presidentes diferentes. Uma ata constava coligação com o PSDB, de Pedro, e a outra com o PSB, do governador João Azevêdo.

Além de apoio a Pedro, o PROS indicou André Amaral como 1º suplente de senador de Efraim Filho (União Brasil).

TSE decide que produção de santinhos, por si só, não afasta fraude em candidatura feminina

A mera produção de santinhos não serve para comprovar que uma candidatura feminina efetivamente praticou atos de campanha e, portanto, não serviu apenas para alcançar a cota de gênero exigida pela legislação eleitoral.

Com esse entendimento, o Tribunal Superior Eleitoral cassou o registro de todas as candidaturas da chapa do MDB no município de Porto Real do Colégio (AL), por fraude à cota mínima de 30% de candidatas mulheres na disputa do cargo de vereador municipal.

Na Paraíba, por fraude às candidaturas femininas, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) cassou todos os vereadores da Câmara de Monte Horebe, que eram todos filiados ao MDB. Juízes eleitorais também cassado vereadores em todo o Estado por fraude às candidaturas femininas.

Na semana em que a campanha eleitoral foi iniciada no país, o julgamento serve de exemplo quanto ao rigor com que a Justiça Eleitoral vai tratar o cumprimento das ações afirmativas destinadas a aumentar a diversidade de gênero e raça na política brasileira.

Critérios e avaliação

Os critérios para identificar a fraude à cota de gênero foram fixados pelo TSE em 2019: votação zerada, prestação de contas com movimentação financeira idêntica e ausência de atos de campanha. No caso concreto, o Tribunal Regional de Alagoas entendeu que o ilícito não se comprovou.

Isso porque três candidatas do MDB de Porto Real do Colégio tiveram votação (duas receberam um voto cada, outra recebeu cinco votos) e gastaram R$ 200 cada para confecção de santinhos, o que indicaria atos de campanha praticados.

Relator, o ministro Carlos Horbach (foto) aplicou interpretação rigorosa para concluir que esse cenário, por si só, aponta para a ocorrência da fraude. Inclusive porque uma das candidatas fez campanha nas redes sociais em favor do próprio pai, que concorreu para o mesmo cargo.

Fonte: conjunr.com.br

‘Meu voto vai de foguete’, diz Dinho, presidente da Câmara de João Pessoa, ao confirmar apoio para Efraim

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa disse que a decisão foi pensada e tem como base mais de 20 anos de confiança e respeito mútuo: “Efraim demonstrou, durante todos estes anos na Câmara dos Deputados, que é preparado, ficha limpa e dono de grande empenho na busca de recursos para João Pessoa e para a Paraíba como um todo”.

Para Dinho, que preside o Avante na Paraíba, Efraim é o nome que combina com empreendedorismo e a busca pelo crescimento econômico e destacou: “Meu voto vai de foguete. Pelo bem de João Pessoa e da Paraíba”. Efraim agradeceu o incentivo: “Agradeço ao presidente da Câmara de João Pessoa, Vereador Dinho, pelo apoio simbólico e importante rumo ao Senado. Estamos juntos nesta caminhada!”.

Diário Oficial desta sexta-feira traz nomeação da nova Diretora Geral e exoneração da chefe do NMP do Hospital Distrital de Itaporanga

A edição desta sexta-feira (19) do Diário Oficial do Estado traz a nomeação da enfermeira Mércia Fernandes Lopes de Lima (foto) como nova Diretora Geral do Hospital Distrital de Itaporanga, indicada pelo prefeito Divaldo Dantas (UB). Ela é sobrinha de Robéria Fernandes, ex-esposa do gestor.
O cargo estava vago desde sexta-feira da semana passada quando a ex-diretora geral Rogéria Chelly Diniz, também enfermeira, pediu exoneração acatando uma orientação do deputado estadual Taciano Diniz (UB) ao anunciar rompimento político com o governador João Azevêdo (PSB) para apoiar a candidatura do senador Veneziano (MDB), ao Governo. 

Na mesma edição também está publicada a exoneração de Anny Cibely Loureiro Nitão Araújo Franco, da Chefia do Núcleo de Material e Patrimônio daquele nosocômio, que também entregou o cargo. Ela vem a ser filha do ex-vereador de Itaporanga Toim da Loja. Ambos os atos governamentais foram assinados pelo governador.

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Efraim e Mersinho prestigiam festa de João dos Santos

A Pricylla’s Hall colocou lado a lado, nesta quarta-feira (17), o deputado federal Efraim Filho (União Brasil) e o vice-prefeito de Cabedelo e pré-candidato a deputado federal, Mersinho Lucena (Progressistas), para o lançamento da campanha de João dos Santos a deputado estadual.

Efraim Filho se comprometeu com o crescimento e valorização da Zona Norte da Capital: “Mandacaru e Padre Zé são parte da história de João Pessoa e precisam ser preservados. Precisamos trazer investimentos para essa região”.

Mersinho Lucena esteve no evento e disse que o projeto de revitalização conta com todos eles: “Vamos chegar lá 2 de outubro e trazer essa vitória, quero contar com vocês nessa caminhada. Esse tipo de encontro nos enche de energia”.

João dos Santos agradeceu a presença de todos e relembrou um pouco do trabalho como vereador: “Foram 30 anos como vereador. Tenho coragem de trabalhar e vou contar com muitos parceiros. Para deputado estadual vocês tem a mim e para senador, tem Efraim, que vai representar a mim e vocês no Senado”.

Efraim e Mersinho, apesar de estarem em coligações adversárias, têm apoios em comum e, nos últimos dias, a agenda conjunta tem se intensificado.

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Foto de Mersinho Lucena com Veneziano (e, por cima, fazendo o V da vitória) causa mal-estar na aliança PP-PSB

Fruto da precarização das alianças eleitorais, onde ninguém é de ninguém e todo mundo é de todo mundo, a foto do filho do prefeito Cícero Lucena, Mersinho, fazendo o V de Veneziano foi vista como um gesto de falta de unidade de um grupo vitorioso que surgiu na eleição de 2020 para a PMJP.

Como todos sabem, Cícero Lucena se colocou como principal fiador da aliança entre o Progressistas, do deputado federal Aguinaldo Ribeiro, e o PSB, do governador João Azevêdo.  Causa constrangimento geral o fato de Mersinho está fazendo o V de Veneziano, em atividades conjunta entre os dois.

A foto, registrada na noite desta terça-feira (16) durarnte atividades em Cabedelo, tem uma carga semiótica forte, pois um aliado importante aparece reproduzindo o símbolo do adversário do governador. O mais intrigante é que, caso Veneziano seja eleito, ela jamais apoiaria a reeleição de Cícero. Numa hipotética vitória, Veneziano apoiaria Cartaxo ou Ricardo Coutinho em 2024.

Mersinho vacilou.

terça-feira, 16 de agosto de 2022

Veja o edital do concurso do TRT na Paraíba que tem salários de até R$ 12,4 mil

A edição de hoje do Diário Oficial da União traz a publicação do edital para o concurso do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba. O certame é destinado ao preenchimento de 04 vagas imediatas, além de formação de cadastro de reserva em cargos de níveis médio e superior.

As vagas são divididas entre cargos de técnico e analista judiciário em diversas especialidades, com salários iniciais que variam de R$ 7.591,37 a R$ 12.455,30. As inscrições estão previstas para ser iniciadas a partir do dia 22 de agosto até o dia 20 de setembro por meio do site da banca FGV, organizadora das provas.

Os valores das taxas de inscrição são de R$ 75,00 para cargos de nível médio; e R$ 95,00 para cargos de nível superior. As provas objetivas deverão ser realizadas no dia 27 de novembro, nos períodos da tarde e da manhã, em João Pessoa e Campina Grande.

Confira o edital: edital-ok

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Prefeito de Itaporanga desmente Vené, que anunciou sua adesão, e reafirma apoio a João

O prefeito de Itaporanga, Divaldo Dantas (União Brasil), se reuniu, no início da tarde desta segunda-feira (15), com o governador João Azevêdo (PSB), ocasião em que reafirmou seu apoio à candidatura à reeleição do gestor estadual e desmentindo a informação passada hoje pelo candidato do MDB, Veneziano Vital, que anunciou sua adesão junto com o deputado Tarciano Diniz(UB).

Acompanhado do deputado estadual e candidato a deputado federal Ricardo Barbosa (PSB), o prefeito endossou sua parceria com João Azevêdo e evidenciou os investimentos do estado no município. “Hoje, 15 de agosto de 2022, eu venho reafirmar o meu apoio ao governador João Azevêdo, que tem honrado seu compromisso com Itaporanga, com obras e ações, e eu agradeço em nome da nossa população e vamos para a luta com uma grande vitória, com fé em Deus”, disse o prefeito.

Por sua vez, o governador João Azevêdo agradeceu o apoio de Divaldo Dantas e a união de forças pelo bem do estado. “Nós reafirmamos o nosso compromisso com a região, com ações e obras, como já estamos fazendo, e essa grande aliança é em prol do desenvolvimento da Paraíba”, falou.

Após deixar a base do governo, Taciano fica com Veneziano

O deputado estadual Taciano Diniz (União Brasil) anunciou, na manhã desta segunda-feira (15), o apoio a candidatura ao governo de Veneziano (MDB). Ele deixou a base do governador João Azevêdo (PSB), na última sexta-feira (12), quando entregou os cargos.

Alegou, em entrevista coletiva na sede do MDB, ao lado de Veneziano, “a falta de obras e de diálogo”. Afirmou que, 10 prefeitos que o acompanham, seis deixam a base do governo para apoiar o emedebista.

O irmão do deputado, prefeito de Curral Velho, Samuel Diniz, também declarou apoio. Taciano segue a candidatura do deputado Efraim Filho ao Senado, que integra a chapa a ser encabeçada por Pedro Cunha Lima (PSDB).

Também participam da coletiva a senadora Nilda Gondim, o vereador Mikia Leitão, os prefeitos Vitor Hugo Castelliano (Cabedelo), Léo Bandeira (Lucena), Marcos Heron (Monte Horebe), o deputado Jeová Campos, candidato a primeiro suplente do ex-governador Ricardo Coutinho.

Sobre a versão do deputado da falta de "obras"

As redes sociais não deixam passar nada. O deputado estadual Taciano Diniz, ao anunciar apoio à candidatura de Veneziano, disse que aderiu ao emedebista por falta de obras do governo em sua região, o Vale do Piancó.

Só esqueceu de apagar os posts recentes no Instagram, agradecendo ao governador João Azevêdo (PSB) por inúmeras obras na sua região.

Ricardo Coutinho recorre e protocola agravo regimental para liberar candidatura ao Senado

A defesa do ex-governador e pré-candidato ao Senado Ricardo Coutinho (PT) recorreu no Supremo Tribunal Federal (STF) e protocolou agravo regimental para tentar derrubar a inelegibilidade. A petição foi realizada às 20h30 deste domingo (14), conforme o portal do STF. Confira abaixo: 

domingo, 14 de agosto de 2022

Efraim Filho reforça base em João Pessoa com apoio de Mersinho Lucena e Marcílio do HBE

O vereador de João Pessoa e presidente do Patriotas na Paraíba, Marcílio do HBE promoveu uma plenária para receber o candidato ao Senado, o deputado federal Efraim Filho. Durante o encontro, nesse sábado (13), Marcílio reafirmou a parceria com Efraim.

O deputado disse que firmou um compromisso com Marcílio, que pediu recursos para um importante empreendimento que vai beneficiar o Bairro dos Estados e todos os bairros no entorno. 

“Ele disse que tinha um sonho não só para o Bairro dos Estados, mas para todos os bairros aqui do entorno, que é o Parque Municipal Boi Só. Me disse que faltava recurso, mas me comprometi com isso. Esse investimento está garantido. Estaremos juntos, compromisso dito e feito”. 

Marcílio disse que a parceria é movida pelo trabalho sólido de Efraim como deputado federal: “Efraim sempre esteve trabalhando e trazendo recursos importantes ao nosso estado. Sempre presente, vamos juntos pela Paraíba!”. 

Também estiveram presentes no encontro o candidato a deputado estadual George Morais (Republicanos) e o vice-prefeito de Cabedelo e candidato a deputado federal Mersinho Lucena.