sábado, 31 de maio de 2014

Com Ruy Carneiro assegurado como vice, Cássio aguarda desfecho de negociações para Aguinaldo Ribeiro ocupar vaga de senador...

O senador Cássio Cunha Lima já vinha dando dicas. A mais importante e clara foi repassar redutos eleitorais de Ruy Carneiro para candidatos do grupo que apoiam suas pretensões de chegar ao Governo. Antes, porém, o próprio Ruy já havia revelado que fora convocado pelo tucano para "outra missão" e não mais disputaria a reeleição na Câmara Federal [informação dada em primeira mão pelo Blog do Ricardo Pereira, em abril passado]. Faltava apenas anunciar o nome. Aliás, oficialmente ainda falta.
Mas, no Encontro do PSDB em Princesa Isabel, Cássio "ensaiou" esse anúncio. Disse que "tudo caminha para Ruy ser o nosso candidato a vice. É um companheiro leal, deputado competente e trabalhador, preocupado com os problemas da Paraíba, e além disso, representa João Pessoa". Quem conhece Cássio, sabe que quando ele abandona o plural e passa a falar no singular, em relação a nomes, é porque "o martelo foi batido". Ou seja, a escolha já foi feita. E começou a ser feita quando o senador indicou Ruy para a presidência do PSDB, temendo perder o controle do partido para o senador Cícero Lucena.
Agora, só falta a vaga de senador. Esta, mais complicada porque envolve negociações diretas com outros partidos. A informação mais recente é de que Cássio ainda insiste em ter o ex-ministro Aguinaldo Ribeiro (PP) como companheiro de chapa. O tucano estaria esperando uma resposta final do pepista. Mais ansioso por esta resposta está o ex-senador Wilson Santiago (PTB), segunda opção para ocupar o espaço. 

PP usa apoio ao PT em São Paulo para ficar livre pro PSDB na PB...

aguilula
deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), ex-ministro das Cidades, foi até ao ex-presidente Lula pedir autorização para celebrar a aliança do seu partido com a pré-candidatura do PSDB à sucessão governamental. Como se sabe, os progressistas não querem estar no mesmo palanque das candidaturas do PSB e PMDB no plano estadual.
Por isso, antes da decisão para o lado que irá pender, o deputado Aguinaldo tratou com Lula sobre o assunto. No entanto, pode ter ficado surpreso com o que ouviu, pois as informações dão conta de que o “general” do PT trata da união dos partidos aliados no plano nacional para as eleições paraibanas deste ano.
Neste sentido, PP é da base do governo federal é deveria se posicionar ao lado do PMDB e PT, que celebraram a união na semana passada. A assessoria do parlamentar distribuiu nota informando sobre o encontro do ex-ministro com Lula e confirma que a Paraíba estava na pauta da reunião.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Prefeitura de Conceição promoverá a melhor festa junina do Vale tendo como atração principal Elba Ramalho, que volta à terra natal.

A Prefeitura Municipal de Conceição, sob a gestão do prefeito Nilson Lacerda (PSDB) realizará o maior e melhor festejo junino do Vale do Piancó. O 'São João de Conceição 2014' acontece de 21 a 25 de junho, em praça pública com as seguintes atrações:
Dia 21 - Matheus Jacobino e Jonas Safadão
Dia 22 - João Lima e Nega Lavada
Dia 23 - Forró da Curtição, Pizada Federal e Alissin Vieira
Dia 24 - Forró do Bole Bole e Pegada das Meninas
Dia 25 - Elba Ramalho, Forró Zerado e Forró dos Balas 
Sem dúvidas, será a melhor festa junina de toda a região. As atrações se apresentam no Centro Cultura 'Elba Ramalho', no centro da cidade.

Cássio atende convite de Djaci e estará junto com Pedro Cunha Lima em Itaporanga no dia 27 de junho, durante abertura da festa de 'São Pedro'...

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) ligou ontem (29) para o ex-deputado e ex-prefeito de Itaporanga, o médico Djaci Brasileiro (PSDB), convidando para lhe acompanhar durante sua estada no município de Princesa Isabel nesta sexta-feira (30), aonde foi realizado o 17º encontro regional do PSDB, pela manhã, e logo depois, já no período da tarde, o 18º realizado na cidade de Boqueirão - no Cariri paraibano.
Logo na chegada à AABB, depois de desembarcar na cidade de Serra Talhada (PE), Cássio foi logo apresentando seu filho, o jovem advogado Pedro Cunha Lima - que chegou semana passada de Portugal, onde esteve fazendo especialização em Direito. "Pedro aqui está Djaci o nosso comandante em Itaporanga e Vale do Piancó", pontuou Cássio. 
Pedro conversou demoradamente com Djaci e disse que estava ansioso para ir à Itaporanga abraçar os amigos e conversar com o grupo do ex-prefeito, que vai lhe apoiar na região. Inclusive, numa conversa mantida com o próprio Djaci, depois do evento, Cássio confirmou que junto com Pedro estará em Itaporanga no dia 27 de junho, na abertura da festa de 'São Pedro', atendendo convite de Djaci. 


Cássio participa de jantar na residência de Djaci e de lá, junto com Pedro, e demais prefeitos e lideranças da região, irão até a avenida Getúlio Vargas, prestigiar os festejos juninos da cidade. Em fevereiro passado, Cássio convidou e Djaci aceitou ser o coordenador da campanha tucana no Vale do Piancó. Pedro terá um imenso leque de apoios em Itaporanga. Djaci estava acompanhado do vereador Ricardo Pinto e do ex-secretário Gaudêncio Mendes.
Cássio fez questão de chamar Djaci Brasileiro para fazer parte da mesa dos trabalhos e disse que o médico sempre teve uma importância imensa nas campanhas tucanas devido a liderança inconteste que tem em toda a região. Ainda, durante o encontro de hoje em Princesa Isabel, Cássio apresentou o filho de maneira singular: "Ele herdou as virtudes do avô - Ronaldo Cunha Lima - e não os defeitos do pai", disse. 

Cássio critica perseguição do governador RC contra prestadores: "Venha brigar e disputar comigo e não perseguindo os prestadores de serviço".

Os salões da AABB em Princesa Isabel ficaram lotados o 17º Encontro Regional do PSDB, que contou com a presença do senador Cássio Cunha Lima - pré-candidato ao governo. Recepcionado pelo prefeito Dominguinhos (PSDB), pela vice-prefeita Germana Diniz (PSDB) e pelo ex-prefeito Dr. Sidney (PSDB), vereadores e correligionários fizeram a maior festa para sufragar a decisão pela candidatura própria.
A mesa dos trabalhos foi formada pelo senador Cássio; pelo deputado federal Ruy Carneiro, presidente estadual dos tucanos; pelo prefeito Dominguinhos; pela vice-prefeita Germana Diniz; pelo ex-prefeito Dr. Sidney; o ex-deputado e ex-prefeito de Itaporanga Djaci Brasileiro; o advogado pedro Cunha Lima, pré-candidato a deputado federal; o médio Dinaldinho, pré-candidato a deputado estadual; o prefeito de São José de Princesa; de Manaíra; dentre outras lideranças políticas da microrregião de Princesa Isabel.
O momento coincidiu com a decisão tomada na noite anterior pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sobre tema idêntico ao do senador que o coloca como apto a disputar as eleições, desmanchando assim os boatos espalhados dando de uma possível inelegibilidade sua. Cássio disse que os que espalharam os boatos "tem medo de enfrentá-lo nas urnas e, por isso, sofrem de uma espécie de fobia, a urnofobia". 
Cássio se reportou as perseguições que o governo está fazendo contra os prestadores de serviço, cujo compromisso acertado em 2010, entre ambos, de não demitir prestadores, foi quebrado. O senador chamou o feito à ordem e disse que o governador deveria se envergonhar de perseguir gente humilde e simples: "Venha brigar e disputar comigo. Agora, perseguir prestadores simples e humildes é coisa de gente 'amarga'. Deixe o povo em paz!", pontuou.

"(RC) Tem a maior arrogância em vir aqui e chamar o povo de frouxo. E logo aqui, em Princesa Isabel. O povo mais arrochado que a Paraíba já viu", disse Cássio ao criticar fala do governador em rádio local.

Durante o encontro do PSDB realizado no município de Princesa Isabel, nesta sexta-feira, um tema mereceu atenção especial por parte dos princesenses e que rememorou passagens da época em que a cidade foi protagonista em embates históricos, cujo desfecho com a morte do presidente João Pessoa - desencadeando a Revolução de 1930. 
É que uma fala do governador Ricardo Coutinho (PSB), proferida numa rádio local, teria causado constrangimento a população local e incendiou os ânimos políticos daquele povo. Segundo o prefeito Dominguinhos e o ex-prefeito Dr. Sidney, Ricardo teria dito que "preferia um grupo de fiéis seguidores ao invés de um exército de frouxos" quando indagado sobre a adesão dos dois ao senador Cássio Cunha Lima (PSDB).
Como não poderia deixar de mencionar o episódio em seu discurso, durante o encontro partidário, o senador disse que faz parte do estilo 'belicoso' e 'arrogante' de Ricardo Coutinho se reportar dessa maneira porque sua trajetória foi construída em cima de 'enfrentamento' desnecessário contra vários setores da sociedade.
Cássio, então, fez um discurso empolgando levantando o aguerrido povo princesense. "Não entendo como um homem público só sabe viver desse jeito. Tem a maior arrogância em vir aqui e chamar o povo de frouxo. E logo aqui, em Princesa Isabel. O povo que tem história na Paraíba. Que pelo que sei é o povo mais arrochado que a Paraíba já viu. Ricardo é assim mesmo, sempre cresceu brigando com a sociedade...", declarou Cássio levantando o público do chão.

Prefeito Dominguinhos e ex-prefeito Dr. Sidney rebatem duramente fala do governador RC: "Mostrar à ele quem são os frouxos de Princesa".

Tanto o atual prefeito Dominguinhos quanto o ex-prefeito Dr. Sidney, no uso da palavra, durante o encontro do PSDB em Princesa Isabel, foram duros nas críticas ao estilo "personalista" do governador Ricardo Coutinho (PSB), taxado de "arrogante"por ambos. A reação dura contra o socialista se deu devido fala do governado recentemente quando esteve na cidade e deu declarações sobre a adesão deles ao senador Cássio Cunha Lima (PSDB).
Segundo os dois gestores, Ricardo teria declarado numa rádio local, quando perguntado sobre o rompimento deles, que "preferia um grupo de fiéis seguidores ao invés de um exército de frouxos". Essa declaração caiu como uma bomba no município, casou a maior repercussão e indignação na população, merecendo a reação dura ocorrida nesta sexta-feira que efervesceu a aura tucana em Princesa Isabel. 
"Quero dizer que podemos ser frouxos mas não temos medo e vamos mostrar ao governador com quantos paus se faz uma canoa", disse o ex-prefeito Sidney (na foto acima) para incendiar o público. "Votamos nele (Ricardo) porque Cássio mandou, agora, vamos mostrar pra ele que se deve respeitar o povo de Princesa. Os frouxos de Princesa vão dar-lhe uma derrota jamais vista porque não aceitamos um déspota no poder", afirmou o prefeito Dominguinhos (na foto ao lado).
Até o mês próximo de março, passado, o prefeito Dominguinhos e o ex-prefeito Dr. Sindney, além da vice-feita e vereadores da base, eram aliados do governador, porém, romperam para aderir à pré-candidatura do senador.

Cássio já admite Ruy Carneiro como vice: “Ele representa João Pessoa”.

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) revelou, na manhã desta sexta-feira (30), durante encontro do PSDB em Princesa Isabel, que está praticamente definida a indicação do deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) para ser seu candidato a vice-governador, nas eleições estaduais deste ano.
Segundo Cássio, Ruy é um companheiro leal, deputado competente e trabalhador, por isso tudo caminha para que ele seja seu companheiro de chapa. O senador disse também que Ruy será a representação da capital João Pessoa na majoritária.
Sob o olhar atento do ex-deputado e ex-prefeito Djaci Brasileiro, ladeado pelo médico Dinaldinho e pelo prefeito Dominguinhos (Princesa Isabel), Ruy agradeceu deferência do líder tucano.

Maranhão e Vital endossam o nome de Paulino para vice de Veneziano

O ex-governador José Maranhão e o senador Vitalzinho revelaram, nesta sexta-feira (30), que o ex-governador Roberto Paulino poderá ocupar a vaga de vice-governador na chapa de Veneziano, ambos do PMDB, dizendo que Paulino é um dos quadros do partido que tem bons serviços prestados à Paraíba e força política na região do Brejo paraibano.
Segundo Maranhão, se o PMDB não fechar uma aliança com outro partido de oposição para figurar na vice, Roberto Paulino será o indicado da legenda para a vaga. "Paulino tem uma história no PMDB, foi prefeito de Guarabira, deputado federal e candidato a governador quase eleito. Este homem tem um grande potencial político e poderá alavancar com mais força a candidatura de Veneziano", disse.
Sobre possibilidade de alianças com outras legenda, Maranhão revelou que tem mantido conversas com o presidente estadual do PSC, Marcondes Gadelha e com o deputado Leonardo Gadelha, e disse que, apesar dos rumores contrários, os dois demonstram o desejo de se aliar com o PMDB. Sobre o PR, do deputado federal Wellington Roberto, disse que tem quase certeza de que estará ao lado do PMDB.

TJ divulga resultado da primeira etapa de concurso para cartórios na PB

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) divulgou nesta sexta-feira (30) a lista com os nomes dos aprovados na primeira fase do concurso para os Cartórios Extrajudiciais. A lista foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico (e pode ser conferida a partir da página 73) e também no site da organizadora do concursoO aprovados estão aptos para a próxima etapa do concurso, a prova escrita e prática, marcada para o dia 27 de julho. No dia 3 de julho, os pré-classificados deverão retirar, pela internet, o Documento de Confirmação de Convocação. Nos sites oficiais, eles saberão o local e horário da aplicação dos exames.
Na segunda fase do concurso, os candidatos poderão fazer consulta à legislação, desde que não contenha comentários, anotações, jurisprudência ou súmula dos Tribunais. É proibido usar qualquer tipo de cópias xerográficas, especialmente de livros e obras publicadas. Pelo novo calendário, que foi aprovado na quinta-feira (29) pela comissão do concurso, no dia 21 de agosto o Tribunal de Justiça vai realizar uma audiência pública às 16h, para realizar a identificação das provas escritas e práticas, após a avaliação.

PT oficializa pré-candidatura de Lucélio ao Senado, na chapa de Vené.

O petista Lucélio Cartaxo teve sua pré-candidatura ao Senado oficializada no início da tarde desta sexta-feira (30), na sede estadual do Partido. Das 1.200 assinaturas exigidas pelo Estatuto para dar aval à pretensão, Lucélio já havia recebido mais de 2.500.
“Muito feliz por fazer parte desse instante de reunificação de nossa legenda, que abraçou e está pronta para construir esse novo momento que vivemos”, publicou o agora pré-candidato ao Senado em sua ‘Fan Page’ no Facebook.
Ainda em sua página na rede social, Lucélio afirmou estar pronto para enfrentar o pleito, mostrando sua disposição de apresentar “no momento certo” uma proposta nova ao eleitorado paraibano. 
Em entrevista à imprensa, Lucélio reafirmou também seu compromisso com o projeto da oposição, representado pelo pré-candidato peemedebista ao Governo do Estado, Veneziano Vital do Rego. “Vamos enfrentar esse desafio na chapa de Veneziano, faltando agora apenas a composição do vice. Então, em relação ao Senado, o PT e a oposição já tem oficialmente um nome para a disputa”, declarou Cartaxo.

Comunidade denúncia descaso com merenda escolar em Pitombeira de Dentro, no município de Santana dos Garrotes...

A Comunidade do Distrito de Pitombeira de Dentro, localizado na zona rural de Santana dos Garrotes entra em contato com o Blog para fazer uma denúncia quanto ao descaso da atual gestão municipal com a educação. É que na Escola Júlio Laurindo a atual administração tem deixado à desejar quanto a merenda escolar, pois dizem que os alunos só tem como produto a degustar apenas o cuscuz. Nem sal a Secretaria Municipal da Educação tem enviado para melhorar o cardápio, cujo arroz, dizem, é cozinhado sem qualquer mistura. Caso a se investigar...

Vereador Ricardo Pinto critica ausência de ações, demissões em massa e adoção de jornada dupla, medidas tomadas pelo prefeito de Itaporanga.

Durante a última sessão ordinária desse semestre, realizada na noite desta quinta-feira (29), a Câmara Municipal de Itaporanga foi palco de intenso debate concernente à temas que afligem a administração municipal pela ausência de ações governamentais em prol da população. O vereador líder da oposição Ricardo Pinto (PSDB) asseverou muito bem o sentimento de revolta reinante nos itaporanguenses.
Ele disse que o prefeito Audiberg Alves (PTB) enganou a população com um falso projeto de governo apresentado durante a campanha municipal de 2012. "O povo de Itaporanga foi enganado com um falso projeto de governo. Enganaram pessoas humildes com promessa de empregos, que se endividaram e, hoje, estão desempregadas", comentou reportando-se à recente demissão em massa patrocinada pela atual gestão, chamando o prefeito de "terrorista"
Ricardo criticou a desculpa do gestor de que estaria promovendo corte de gastos, com as demissões, quando ao mesmo tempo contratou uma empresa por R$ 46 mil para cuidar da comunicação, sem esquecer que já paga mensalmente uma média de R$ 1,5 mil para vários agentes de imprensa. "Demite os servidores, mas gasta um valor absurdo com comunicação e propaganda, não sei do quê. Já que não tem o que mostrar. É tanto descaso nessa gestão que fico pensando que só eu estou vendo enquanto outros ficam calados", disse.
O vereador criticou a medida da atual gestão de obrigar servidores a trabalhar em dois expedientes, ao mesmo tempo em que cobrou atuação do sindicato dos servidores, que anda calado. Relatou o sofrimento de pais de alunos que até o momento não receberam nem fardamento nem material escolar e, ainda por cima, foram orientados pela gestão a comprar numa empresa fornecedora do município. "É inadmissível que os pais de alunos além de não terem como adquirir o fardamento e o material, são orientados a comprar, inclusive, num fornecedor indicado pela própria gestão. Itaporanga deve ser o único município no Brasil aonde se entrega fardamento no segundo semestre, perto do fim do ano letivo", falou.
Por último, o vereador renovou criticas à falta de remédios na farmácia municipal, quando a secretária da Saúde, a fisioterapeuta Aparecida Alves até o momento não resolveu o problema. Revelou um pagamento feito pela secretária por procedimento cirúrgico em um sobrinho seu, quando a população padece sem uma saúde de qualidade. "Tenho em mãos um empenho de R$ 1 mil para procedimento cirúrgico em um sobrinho da secretária. Ou seja, para colocar remédio na farmácia do município que está à cinco meses sem medicamento não tem dinheiro, agora, para cirurgia de familiares tem. Isso é um absurdo!", finalizou. A Câmara entrou em recesso a partir de hoje retorna suas atividades no final de agosto.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Pleno do TSE acaba de responder à consulta similar ao caso de Cássio e, por unanimidade, decisão garante elegibilidade ao senador...

Para pôr um fim de vez nessa boataria, produzida hoje, em torno da elegibilidade do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) nada melhor do que o direcionamento da própria Justiça Eleitoral. Pois bem, o Tribunal Superior Eleitoral decidiu agora à noite, nesta quinta-feira (29), por unanimidade, que a contagem do prazo de inelegibilidade, prevista na lei, será feito, dia a dia, ou seja, a contar da data da eleição.
Com esta decisão, o senador Cássio é elegível porque a data de sua eleição em 2006 foi no dia 1º de outubro e a próxima eleição, neste ano, será no dia 05 de outubro. Trata-se da consulta nº 433-44, cuja relatoria foi a ministra Luciana Lossio, respondendo a consulta do deputado federal Pedro dos Santos Lima Guerra sobre inelegibilidade, portanto, nada tem a ver com consulta do deputado Leandro Velloso (PMDB-GO), como noticiado.  
A questão jurídica tratou da alínea 'D' da LC 64/90, contagem de 8 anos. Foi a interpretação oficial do plenário do TSE, portanto, sem espaço para muita conversa fiada. Veja como foi a decisão dos ministros (com Walter Santos):
Decisão do TSE - 
O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entendeu, na sessão administrativa desta quinta-feira (21), que, se a inelegibilidade cessar antes da data das eleições, deve ser observado o parágrafo 10 do artigo 11 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).
Esse dispositivo diz que os partidos e coligações solicitarão à Justiça Eleitoral o registro de seus candidatos até às 19h do dia 5 de julho do ano m que se realizarem as eleições. Determina ainda que as condições de elegibilidade e as causas de inelegibilidade devem ser aferidas no momento da formalização do pedido de registro da candidatura, ressalvadas as alterações, fáticas ou jurídicas, supervenientes ao registro que afastem a inelegibilidade. 
Assim, fatos supervenientes à data limite para o registro devem ser considerados. "É a única situação concreta em que se aplica esse preceito porque, se se tem um fato concreto que afasta a inelegibilidade em data anterior, evidente que o candidato não precisa acionar o preceito", sustentou o ministro Marco Aurélio, relator de consulta sobre o tema. Ele disse ainda que, "se antes da data limite para requerimento do registro já houver ocorrido a citada alteração afastando a inelegibilidade, deixa de existir utilidade em acionar-se o previsto no parágrafo 10, artigo 1, da Lei 9.504/1997".
Ainda de acordo com o relator, em se tratando de processo de registro, não cabe sobrestamento para aguardar o decurso do período relativo à inelegibilidade. "A derradeira oportunidade de incidência do parágrafo 10 do artigo 11 da Lei 9.504/1997 coincide com a jurisdição ordinária, ou seja, encontrava-se ainda aberta esta última, não havendo campo para chegar-se à consideração de fato novo".

Deputado Lindolfo Pires e colonos se reuniram com o DNOCS para tratar de investimento de 170 milhões para irrigação em São Gonçalo...

O deputado estadual Lindolfo Pires (DEM) viabilizou um encontro em Fortaleza (CE) entre dirigentes da JUSG – Junta de Usuários do Perímetro de São Gonçalo - em Sousa e dirigentes do Departamento Nacional de Obras contra a Seca. A reunião aconteceu na sede do DNOCS e também contou com a presença do ex-prefeito de Sousa, Fábio Tyrone (PSDB).
O encontro discutiu projeto que prevê investimentos de R$ 170 milhões, do Governo Federal, para transformar o sistema de irrigação de São Gonçalo. O atual sistema é por alagamento e deverá ser substituído por um sistema de microaspersão bem mais moderno e controlado por computadores o que vai gerar significativa economia de água.
A Junta de Usuários de Água foi representada pelo presidente Hominho, pelo vice Neto e por Elzimar, membro da diretoria. Lindolfo Pires disse que o encontro foi bastante positivo e a direção do DNOCS confirmou que o projeto elaborado para a transformação do sistema de irrigação foi aprovado por todas as etapas técnicas do órgão e encontra-se apto a ser colocado em execução.
“Ficamos sabendo no encontro que o projeto elaborado e apresentado aos colonos foi devidamente aprovado e atende a todas as expectativas”, disse o parlamentar. Lindolfo disse que próximo passo será  o agendamento de uma reunião em Brasília nas próximas semanas, “ficou definido que teremos uma nova reunião desta feita em Brasília com integrantes do Ministério da Integração Nacional e com dirigentes do DNOCS para podermos buscar a execução da obra”.
O deputado também revelou que será de fundamental importância a força política para que o projeto de transformação da irrigação de São Gonçalo seja implantado. “Vamos contribuir para que as forças políticas de Sousa e do Estado se unam para conseguirmos colocar em execução o projeto que será a redenção para Sousa e a população de São Gonçalo e dos núcleos I, II e III. Vamos buscar os apoios necessários para a realização do projeto”.

"Esse argumento foi usado também nas eleições de 2010, que diziam que eu não poderia assumir um cargo público e aqui estou”, esclarece Cássio sobre boatos de que não é elegível...

Perguntado, durante entrevista a Gutemberg e Malvino, na Sanhauá, sobre se sua candidatura ainda teria complicações jurídicas, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) afirmou que não existe um plano B e que é elegível. "Não ocorrerá nenhuma estratégia de segundo plano, sou elegível. Esse argumento foi usado também nas eleições de 2010, que diziam que eu não poderia assumir cargo público e aqui estou", esclareceu. 
"É o velho e conhecido terrorismo eleitoral realizado por quem não quer uma política transparente, aberta. Vamos deixar o povo votar. Deixa o povo com sua soberania decidir o que é melhor para a Paraíba. É um embate eleitoreiro, por isso reafirmo que não existe um plano B", acrescenta. 

‘Cássio será candidato para o desespero dos que tem medo de quem tem voto’, dispara advogado Harrison Targino.

O advogado Harrison Targino, que compõe a banca de advogados do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), negou, hoje (29), que o Supremo Tribunal Federal (STF) tenha negado, nesta quarta-feira (28), o último recurso do tucano, que foi cassado do cargo de governador da Paraíba em 2007, mas só deixou o Palácio da Redenção em fevereiro de 2009, após decisão do próprio STF.
Harrison classificou a informação, que circula na internet, como boato, factóide, para atender interesses de grupos políticos. “Tranquilizo o eleitor paraibano, em face do terrorismo que se quer instalar para tentar confundir o eleito de Cássio. Isso é boato de boatos de grupos políticos. Uma matéria confusa”, disse.
“Cássio Cunha Lima é elegível e o povo da Paraíba terá o direito de escolher ele ou votar em qualquer outro candidato”, acrescentou. Harrison explicou que o próprio STF reconheceu, em 2011, a legalidade de Cássio exercer seus direitos políticos e o seu mandato de senador. “Cássio foi cassado por conduta vedada, não por corrupção. Sofreu o ostracismo da política e em 2010, quando foi candidato a senador, as mesmas aves de rapina tentaram espalhar estes boatos, mas o STF confirmou a sua candidatura e Cássio está no pleno exercício dos seus direitos políticos e do seu mandato”, sustentou.
“Cássio será candidato para o desespero dos que espelham os boatos, e dos que tem medo de quem tem voto”, completou.

Em entrevista neste momento na rádio Sanhauá, Cássio critica ações do Governo do Estado: "É Governo de muita ordem e pouco serviço".

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) concede entrevista neste momento ao programa "Debate sem Censura", apresentado por Gutemberg Cardoso, Clilson Júnior e Antônio Malvino, na rádio Sanhauá, oportunidade em que criticou o modelo de gestão do governador Ricardo Coutinho (PSB) dizendo que pouco foi feito pela Paraíba e citou a quantidade de ordens de serviço que são assinadas sem que tenha a continuidade das obras.
O senador garantiu que o governador mudou o discurso logo após a vitória em 2010 e não cumpriu com os planos que foram feitos para o estado. Cássio disse que uma gestão não é feita com propagandas: "É um Governo de muita ordem e pouco serviço. Não só em João Pessoa, mas em toda a Paraíba. Em Campina Grande nada foi feito. Um governo não se faz com propagandas", declarou.

Josinato Gomes defende Roberto Cavalcanti como suplente de Santiago

O jornalista itaporanguense Josinato Gomes, pré-candidato a deputado federal pelo PTB, entra em contato com o blog, nesta quinta-feira (29), para defender que o partido lute, já a partir de agora, para sensibilizar o empresário Roberto Cavalcanti (PRB), dono do Sistema Correio de Comunicação, a disputar a 1ª suplência numa provável candidatura ao Senado Federal, do ex-senador Wilson Santiago (PTB). Para ele, Cavalcanti é portador de excelentes credenciais – de político e de cidadão – para ocupar espaços em quaisquer das chapas que vierem a disputar o pleito majoritário paraibano, em outubro próximo, para o posto por ele apontado, não apenas pela maneira como se houve no Senado, mas – principalmente – pelo conhecimento com que trata, em particular, questões intrínsecas da problemática da Paraíba e do Nordeste, como um todo. 
O jornalista – que reside em João Pessoa, há mais de 30 anos, mas que é natural da cidade sertaneja de Itaporanga, no Vale do Piancó – diz que vem acompanhando, longa e detidamente, a atuação política e empresarial do ex-senador, e agora já pode aquilatar que se trata de um quadro absolutamente preparado para os grandes debates da problemática regional. “Além disso, enxergo o doutor Roberto Cavalcanti como um cidadão que preserva as melhores tradições de constituição da Família, com atenções sempre direcionadas para o sagrado exercício do trabalho, no que tem demonstrado grande preocupação, mesmo como empresário, em qualificar e dignificar a quem participa de toda a gama dos negócios que gerencia, como simples trabalhador”, sintetiza Josinato Gomes, arrematando que o referenciado detém o verdadeiro perfil político de um senador da República.

PSDC recua de apoio a Veneziano e anunciará no próximo domingo, dia 1º de junho, adesão ao senador Cássio...

O Partido Social Democrata Cristão (PSDC) irá anunciar apoio à pré-candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) no próximo domingo (1º/06), durante solenidade em Campina Grande. Informação confirmada agora à pouco, no inicio da tarde desta quinta-feira (29) pelo vereador pessoense João Corujinha, que é presidente estadual da legenda. 
Corujinha (na foto com o signatário do blog) disse que, apesar do partido está dividido entre as pré-candidaturas de Cássio e do ex-prefeito Veneziano (PMDB), a tendência maior era apoiar o peemedebista. No entanto, na última terça-feira (27), os entendimentos entre a membros da cúpula partidária mudaram e a tese de apoio a Cássio se consolidou.

Interessante: Medida para contenção de gastos leva prefeitura de João Pessoa a recolher carro oficial dos secretários e até do vice-prefeito...

Medida interessante essa política de contenção de gastos anunciada pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT). Não poupou sequer o vice-prefeito, Nonato Bandeira. O veículo oficial utilizado pelo vice-prefeito foi recolhido, por determinação do Chefe do Executivo, bem como aqueles que estavam em poder dos secretários. De acordo com a medida, somente o prefeito poderá usar carro oficial porque precisa se deslocar constantemente para inaugurações de obras e outras missões administrativas, fato que justifica o uso do veículo oficial. 

Depois de travar uma guerra contra a corrupção e a roubalheira no Brasil Joaquim Barbosa deixa o STF para entrar na História

O anúncio da aposentadora do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, caiu como uma bomba no cenário político nacional. Uns adoraram, outros lamentaram. Joaquim é a típica pessoa que é impossível ser indiferente a ele. É aquele que quem não ama, odeia.
Primeiro negro, filho de uma empregada doméstica e um pedreiro, a assumir a Presidência do STF, Barbosa não precisou morrer, nem se matar, mas já entrou para a história ao deixar o STF, depois de travar uma guerra contra a corrupção e a roubalheira no Brasil.
De acordo com matéria (hoje) do Jornal Estadão, Joaquim Barbosa deve deixar o STF agora em junho. 

Após reunião com Dilma, Veneziano se reúne com dirigentes do PSC e PROS em busca de fortalecer aliança peemedebista...

Após a reunião com a presidente Dilma Rousseff (PT), terça-feira (27), durante jantar na residência do vice-presidente Michel Temer (PMDB), o ex-prefeito Veneziano (PMDB) começou a tentar aglutinar, o PSC que anda dividido e Pros para seu arco de alianças. Veneziano já tem o maior tempo de guia algo muito necessário para campanha ainda mais com a redução do número de vagas pra deputado. Depois do jantar com Dilma, Veneziano manteve conversa com os deputados Major Fábio (Pros) e Leonardo Gadelha (PSC).
A pouco menos de dois meses para as eleições, a política está fervendo na Paraíba. Lideranças políticas dos principais partidos que disputarão o pleito, tem intensificado os contados visando garantir uma aliança satisfatória e assim ter mais chances de alcançar o sucesso nas urnas. O presidente estadual do PSC, deputado Marcondes Gadelha, disse ontem que o partido por enquanto ainda está dividido meio a meio. 
Dois deputados (Guilherme Almeida e Vituriano de Abreu) têm tendência pró-Cássio e outros dois (Carlos Batinga e Arnaldo Monteiro), pró-Veneziano. Marcondes disse que vai conduzir tudo com muita calma, como se fosse uma cesta de ovos, para não quebrar nenhum. Apesar de todas as especulações e conversações, Leonardo Gadelha, por enquanto, é pré-candidato a deputado federal. Mas não afasta concorrer às eleições como vice-governador na chapa de Veneziano

Com Ruy definido como vice de Cássio, Cícero Lucena deve anunciar apoio à Veneziano e sua família à Ricardo Coutinho...

A história que corre nos bastidores do ninho tucano é de que com a definição, cada vez mais confirmada, do deputado federal Ruy Carneiro como candidato à vice na chapa do senador Cássio Cunha Lima, já é quase certo de que o senador Cícero Lucena, durante as convenções partidárias no próximo dia 30 de junho, deve anunciar apoio à Veneziano (PMDB), enquanto, sua família - leia-se o ex-deputado Fabiano (sobrinho), Pedro (irmão) e Mercinho (filho) - já teria decidido apoiar Ricardo Coutinho (PSB) para vingar-se de Cássio. A Família Lucena não aceita de jeito nenhum que Cícero dispute um mandato de deputado, como sugeriu Cássio e Ruy, querem que o PSDB lhe dê o direito de disputar a reeleição ao Senado. Sem mando na cúpula tucana, Cícero não pode impor seu desejo. O cenário pode ser até complicado de se explicar, entretanto, em se tratando de política tudo pode acontecer. 

Programe-se: Estado divulga os dias em que ocorrerão feriados, pontos facultativos e alterações no expediente nas repartições estaduais...

A edição de hoje (29) do Diário Oficial traz a publicação da Portaria nº 322, assinada ontem (28), pela secretária estadual da Administração, Livânia Farias, divulgando os dias em que ocorrerão feriados e alterações no expediente durante o mês de junho, nas repartições da Administração Direta e Indireta, em decorrência dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, o dia de Corpus Christ e os festejos juninos, devendo ser preservado o funcionamento dos serviços essenciais.
I. Dia 12/06/2014 (quinta-feira): das 07 às 13 horas;
II. Dia 17/06/2014 (terça-feira): das 07 às 13 horas;
III. Dia 19/06/2014 (quinta-feira): Feriado;
IV. Dia 23/06/2014 (segunda-feira): Ponto Facultativo; e
V. Dia 24/06/2014 (terça-feira): Feriado

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Lideranças sindicais do campo decidem futuro da Fetag-PB nesta 5ª-feira

Acontece nesta quinta-feira (29), das 8h às 17h, a eleição para escolha da nova diretora, conselho fiscal e delegados representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB). Concorrem a chapa 1, encabeçada pelo atual presidente candidato à reeleição, Liberalino Lucena; e a chapa 2, encabeçada pelo presidente do STTR de Lagoa Seca, Nelson Anacleto. 630 delegados estão aptos a votar, sendo 627 representantes dos sindicatos dos trabalhadores rurais de todo o Estado, e mais 3 da diretoria. Na sexta-feira (30), ocorre a posse dos eleitos. 
A definição das datas e de outras questões relativas à eleição foram fruto de um acordo entre as chapas concorrentes, mediado pelo procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Dr. Eduardo Varandas, e homologado pelo juiz da 7ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (TRT-PB), Dr. Normando Salomão, no último dia 25 de abril. A decisão pôs fim, de forma amigável, a ação judicial, com a resolução de mérito, e cancelou a liminar anteriormente concedida. 

Dr. Iasley Almeida faz chamamento aos itaporanguense para a criação de um Conselho Municipal de Segurança e Educação...

O editor e o Dr. Iasley durante almoço num restaurante em Campina Grande
Itaporanga, assim como a maioria das cidades que se encontram em pleno processo de desenvolvimento econômico/social/cultural, tem enfrentado de algum tempo pra cá as consequências diante do crescente fluxo de dinheiro e boom imobiliário: o aumento da violência, que traz consigo mazelas como o tráfico de drogas, etc. E preocupado com esse cenário e a crescente ocorrência de furtos, assaltos, agressões e homicídios em residências, estabelecimentos e espaços públicos, o amigo competente e respeitado delegado Francisco Iasley Almeida entra em contato com o blog para abordar um tema da mais significativa importância: a criação de um Conselho Municipal de Segurança e Educação, visando propor medidas e encaminhar ações para prevenir e combater a criminalidade no município.
"Analisando o cenário da segurança pública em nossa cidade e o aumento vertiginoso da comercialização e uso de drogas nas últimas semanas fiquei pensando e idealizando que a sociedade civil e os órgãos públicos municipais podem contribuir para minorar os efeitos da criminalidade que aflige toda a população. Isto porque, a segurança pública não é um problema só das polícias, mas trata-se de um problema social que todos nós temos parcela de responsabilidade", pontua. Para ele, "A contribuição de cada um se somarão e construirão um edifício sólido de combate a violência. Temos que deixar de apontar somente os efeitos da criminalidade e passar a estudar as causas que a geram", esclarece para, em seguida, questionar "Será que os instrumentos de controle social informal (famílias, escolas, entidades sociais, associações e igrejas) estão realizando seu papel preventivo".
Com esse pensamento, Dr. Iasley Almeida pretende lançar o projeto com a finalidade da promoção da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia, buscando a cooperação entre os órgãos de segurança (Polícia Militar e Polícia Civil) com os demais órgãos municipais de educação e a sociedade civil organizada. Dentre os objetivos a serem perseguidos, ele apresenta os seguintes: 
1. integrar e sugerir ações à efetiva prevenção e repressão a criminalidade e questões relacionadas à defesa social e segurança pública;
2. atuar junto às entidades organizadas representantes da comunidade e organismo governamentais, através da articulação, integração,organização e auxílio no desenvolvimento de projetos específicos apresentados pela sociedade civil, visando a manutenção da paz social e a preservação da segurança pública;
3. aproximar e integrar as diferentes instituições de polícia e autoridades públicas com a sociedade civil organizada, promovendo um canal de comunicação permanente e direto.
"Nesse diapasão, convoco a população itaporanguense e aos órgãos públicos atuantes em nossa cidade para darmos as mãos no combate a esse mal que assola nossas famílias e degrada a sociedade: a violência, em todos os seus aspectos. É hora de fazermos a diferença reunindo-nos na criação desse Conselho Municipal de Segurança Pública e Educação", conclui fazendo um chamamento para a batalha.  De cara, nos colocamos à inteira disposição para a causa, bem como, a Associação Valepiancoense de Imprensa e Mídia Virtual (AVIME) está à disposição para abraçar defesa do projeto. 
Natural de Itaporanga, Dr. Francisco Iasley atualmente é titular da 10ª Delegacia Seccional de Polícia Civil da cidade de Campina Grande, antiga 2ª Delegacia Regional; e já comandou a 2ª Delegacia Distrital da cidade de Pombal. É professor universitário coordenador do curso de Direito da Faculdade Reinaldo Ramos (CESREI) e já publicou duas obras literária, pela editora Anhanguera: Direito Penal: Parte Geral e Direito Processual Penal: Tomo I. No dia 08 deste mês maio, a Câmara Municipal de Campina Grande aprovou projeto de lei  que lhe concede Título de Cidadão Campinense, pelos relevantes serviços prestados na região da Borborema sempre guiando-se pela ética, profissionalismo e caráter. 

Um dos que foi mais fiéis aliados do governador, Lúcio Flávio chama RC de anti-político e critica “sensação de insegurança”...

Lucio Flavio no face
O ex-secretário estadual da Casa Civil, o professor universitário Lúcio Flávio Vasconcelos [um dos primeiros aliados que o governador Ricardo Coutinho teve] voltou a postar no Facebook críticas ao socialista. Lúcio Flávio deixou o governo, após desgastante relação com Ricardo, culminou quando foi demitido da Chefia de Gabinete por mensagem de celular. 
Lúcio chamou Ricardo Coutinho de "anti-político", e se isto tinha um certo charme, hoje não tem mais: "Não tem mais efeito entre os eleitores mais esclarecidos...", também criticou o comportamento de Ricardo por conta do "clima de tensão permanente com todas as categorias do funcionalismo público". Por fim, atacou a questão da violência..
E alfinetou: "Por último, apesar da luta constante das policiais militar e civil contra a criminalidade, a sensação de insegurança crescente toma conta da sociedade...". Lúcio deixou o governo, após o escândalo da gastança na Granja. Ele foi um dos mais leais auxiliares do governador, desde os tempos em que Ricardo era vereador. (com Hélder Moura)

Secretário estadual de Saúde sai escoltado de Monteiro após, segundo ele, ser ameaçado pelo deputado João Henrique e a prefeita Ednacé...

 
Depois de visitar hoje alguns órgãos estaduais em Monteiro, o secretário estadual da Saúde, Waldson de Souza, foi conceder entrevista e daí em diante foi só confusão com  prefeita da cidade Ednacé Henrique e [seu marido] o deputado João Henrique. Tudo começou quando o secretário usou uma rádio local para desmentir o ex-diretor do Hospital Regional de Monteiro, Ranieri Félix, genro do deputado, que deixou o cargo denunciando que o hospital não recebia repasses a mais de dois meses implicando no acúmulo de débitos junto aos fornecedores. 
O secretário, ao ser questionado se as denúncias era verdadeiros, convidou Ranieri para um debate e esclarecer tudo, afirmando que os repasses estavam em dia e que levaria o caso ao conhecimento da população e da justiça. Minutos depois da entrevista o secretário recebeu mensagens do deputado, via celular, segundo informações, em uma delas com o seguinte teor: "Aguarde as consequências secretário". Já a prefeita foi até a emissora tirar satisfação e disse que desmentiria tudo o que fora dito pelo secretário. 
Waldson disse à Ednacé que estava preparado para qualquer coisa e que vai investigar possíveis irregularidades na gestão de Ranieri, à frente do hospital. Daí em diante, o caldo engrossou e foi necessário o secretário solicitar escolta policial para sair do município de Monteiro, segundo ele, temendo retaliações. A escolta seguiu até a divisa com o município vizinho de Prata. Esse tende a ser o clima para a campanha. Dias atrás o deputado, a prefeita e todo o seu grupo político romperam com o governador Ricardo Coutinho e anunciaram apoio ao senador Cássio Cunha Lima. (com O Pipoco)

Comitê de Bacias Piranhas-Açú promoveu capacitação em Itaporanga

O Comitê de Bacias Piranhas Açu realizou nessa segunda e terça-feira (26 e 27 de maio) no município de Itaporanga, um curso de capacitação na área de saneamento básico.
O curso foi oferecido para membros do comitê e para gestores da região que se interessam pelo assunto. Representantes de órgãos e outras entidades ligadas ao Meio Ambiente estiveram participando do curso.
A representante da Aesa, Lovania Werlang falou sobre o curso que aconteceu em Itaporanga. “O que tentamos explicar é que a educação ambiental não é papel de uma pessoa, mas de todos”, disse. (com Ascom)

Durante jantar com caciques do PMDB, Dilma celebra renovação da aliança e deseja boa sorte aos candidatos peemedebista nos estados...

Divulgação
A presidente Dilma Rousseff (PT) esteve na noite de ontem em jantar, no Palácio do Jaburu, oferecido pelo vice-presidente Michel Temer (PMDB) com a participação dos caciques do PMDB brasileiro, que confirmaram renovar a aliança durante a convenção que acontece daqui a duas semanas. O anfitrião agradeceu a presença dos correligionários e fez um mimo à presidente, no seu discurso: "Vieram muito mais pela senhora, presidente, do que por mim. Hoje, a senhora tem aqui, como pode perceber, as grandes lideranças do PMDB". 
Dilma esmerou-se na simpatia desde a primeira sílaba: "Mais uma vez, é um prazer estar aqui, no planalto central, à beira da lagoa do Temer. Quero dizer que essa brisa, o Temer está dizendo pra mim que ele merece sentir mais quatro anos". Ouviram-se risos. Isso porque em seu estado natural, Dilma costuma tratar o PMDB com hispidez de um cacto. Agora, com a campanha de reeleição batendo a porta, Dilma, doce e sedutora, deixava a Vênus de Milo no chinelo. Dilma ouviu da federação de caciques da legenda juras de apoio. 
Cercada de PMDB por todos os lados, Dilma enalteceu a parceria que atou seu governo à legenda de modo peculiar: foi "com essas forças políticas que nós construímos essa aliança, eivada de imperfeições, como somos todos nós". E completou: "não há como um produto humano não ser imperfeito. Mas, na sua imperfeição, a aliança da conta da realidade". Noutros tempos, Dilma costumava meter medo no PMDB. Nesses tempos reeleitorais, arrancou da plateia quatro salvas de palmas. 
A mais forte foi ouvida nas pegadas da frase final: "Eu contei com essa aliança para chegar até aqui. Agora, eu conto não é para me eleger, eu conto para nós governarmos daqui para a frente". Dentre os presentes, os senadores José Sarney, Renan Calheiros, Romero Jucá, Edson Lobão e Vital do Rêgo, o deputado Jadér Barbalho e do ex-governador Sérgio Cabral. A presidente deu suas bençãos aos candidatos do partido nos estados, como: Renan Filho (Alagoas), Hélder Barbalho (Pará), Lobão Filho (Maranhão), Rodrigo Jucá (Roraima), Pezão (Rio de Janeiro) e Veneziano (Paraíba).

Lei garante 85% desconto de dívidas de agricultores junto ao Banco do Nordeste dos produtores rurais prejudicados pela seca em 2012 e 2013

Mais de 28 mil produtores rurais da Paraíba, que foram prejudicados pela seca em 2012 e 2013, terão até o final do ano para aderir à Lei 12.844/2013, que prevê desconto de até 85% de suas dívidas com o Banco do Nordeste (BNB). A lei prevê ainda ampliação do Garantia-Safra e ainda amplia o Auxílio Emergencial Financeiro. De acordo com a instituição, foram suspensas 3.780 ações ordinárias de cobrança, execuções ou monitórias que tramitam na Paraíba, dando um fôlego para os produtores se recuperarem dos danos e quitarem os débitos. Todos os agricultores têm direito ao benefício, mas é necessário procurar o BNB para formalizar o interesse na renegociação. No total, a soma das dívidas desses produtores na Paraíba chega a R$ 437,3 milhões.
A lei prevê que operações financeiras de até R$ 15 mil possam ter desconto de 85% para residentes no semiárido nordestino, norte de Minas Gerais e Espírito Santo e nos vales do Jequitinhonha e Mucuri. Já os contratos com valor entre R$ 15 mil e R$ 35 mil terão descontos de até 75%. Para os agricultores que acumulam dívidas que variam de R$ 35 mil a R$ 100 mil, o abatimento é de até 50%. Para as operações que chegam a R$ 200 mil, é possível realizar um novo financiamento para liquidar as operações sem exigência de amortização prévia, em um prazo de até 10 anos, com juros entre 0,5% e 3,5% ao ano. As menores taxas são destinadas aos agricultores enquadrados nos grupos A e B do Pronaf.

Bomba! TSE ratifica distribuição do número de deputados e decide que a Paraíba terá 30 deputados estaduais e 10 federais já em 2015

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ratificou, por unanimidade, na sessão administrativa desta terça-feira (27), a redefinição da distribuição do número de deputados federais e a composição das assembléia legislativas e da Câmara Distrital. Com essa decisão, a bancada da Paraíba na Câmara Federal será reduzida de 12 para 10 deputados. Na Assembléia, a redução será de 36 para 30 deputados estaduais. 
Além da Paraíba, sete estados perdem representatividade na Câmara Federal: Alagoas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Piauí. Ao mesmo tempo, outros cinco ganham mais deputados federais: Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina e Pará. A Câmara continuará com 513 deputados. O que muda é a sua distribuição pelos estados. 
Na nova fórmula de cálculo, estados com maior população, caso do Pará, ganham mais deputados e outros perdem. As mudanças já valem para a próxima legislatura e os eleitores paraibanos vão escolher apenas 10 deputados federais e 30 estaduais. Os efeitos da norma haviam sido suspensos pelo Decreto Legislativo nº 424/2013, aprovado pelo Congresso Nacional, no ano passado, mas com a decisão desta terça-feira volta a valer o entendimento do TSE.
O Plenário do TSE entendeu que somente uma lei complementar - aprovada por maioria absoluta das duas casas do Congresso -, e não um decreto legislativo - aprovado por maioria simples -, poderia suspender os efeitos de sua resolução, já que esta fora editada em cumprimento ao estabelecido pela LC nº 78/93.

Governador reúne auxiliares e mostra como será o tom da campanha...

O governador Ricardo Coutinho (PSB) reservou a tarde e noite de ontem (27) para reunião, na sede da Cinep, com toda equipe de auxiliares do primeiro e segundo escalão, que comporão a linha de frente do exército para as eleições vindouras. E pelo tom da pisada a coisa não tava pra brincadeira. Antes da reunião a ordem era deixar o celular desligado ou fora da sala de reuniões, o que mostra como estava o clima. 
Ricardo pediu à equipe foco centrado em mais resultados e em ritmo acelerado para alcançar as metas estabelecidas porque não o tempo está se afunilando. Junho é o mês que antecede a campanha, portanto, em tese ainda livre pra assinatura de ordens de serviços, etc. Deu o tom da guerra na busca de comprometimento de todos os auxiliares. Pois sabe que vai enfrentar uma parada duríssima.
Aposta no contato direto com o eleitorado, sem intermédio dos políticos, mostrando obras e serviços para tentar superar seu principal adversário: o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), fundamental apoio que teve em 2010 para se eleger governador. Por isso, sabe da força do tucano em todo o estado. Tá aí a única fórmula que encontrou pra tentar vencer a guerra, motivando auxiliares com expectativa de vitória.
O procurador geral Gilberto Carneiro passou instruções aos auxiliares do que pode e não ser feito daqui pra frente. 

STF veta tentativa de mudança no horário de expediente do TJPB,,,

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, acatou pedido do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), a fim de determinar que seja mantido, sem qualquer redução ou alteração, o horário de atendimento ao público em vigor no Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba. No despacho, o ministro determina comunicação urgente da decisão à presidência do TJPB. Nesta quarta-feira (28), estava previsto, na sessão administrativa do pleno do Tribunal, julgamento de resolução que altera o horário de expediente nos fóruns de João Pessoa, Santa Rita, Cabedelo e Campina Grande. A intenção do TJPB é adotar o regime corrido único das 07h00 às 14h00, como desejam funcionários e setores do Tribunal. 
A ação é fruto do trabalho do presidente da OAB-PB, Odon Bezerra; do conselheiro federal da OAB pela Paraíba, Carlos Frederico Nobrega Farias; e toda Diretoria da OAB-PB, que acionaram o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Coelho Furtado. Carlos Frederico destacou o empenho do presidente Marcus Vinicius na ação. “No último domingo (25), o presidente Marcus Vinicius pediu para o jurídico do Conselho Federal atuar fortemente no caso. Na segunda, logo cedo, peticionamos em Brasília e a liminar foi deferida ontem a tarde”, explicou o conselheiro federal Carlos Frederico, acrescentando que a decisão do ministro Luiz Fux “atende ao clamor da sociedade e da advocacia paraibana”.
Além do impedimento legal, devido a ADIN no STF, Odon Bezerra elenca outros problemas para mudança, a exemplo da dificuldade de estabelecer rotina para funcionários, advogados, jurisdicionados, juízes e promotores, já que muitos tem filhos e não terão como deixá-los nas escolas no período da manhã; do fato de em João Pessoa e Campina Grande existir juízes que substituem em comarcas circunvizinhas, viabilizando audiências pela manhã e voltando a tarde para as comarcas de origem; e da coincidência de horário com a Justiça do Trabalho, que já funciona pela manhã e os advogados não terão como atuar nas duas Justiças ao mesmo tempo. (MaisPB)

terça-feira, 27 de maio de 2014

Zé Maranhão é irônico ao falar sobre adesão da irmã prefeita Wilma e do sobrinho Benjamim à Cássio: “todos têm o direito de errar”

O ex-governador José Maranhão (PMDB) foi irônico, durante entrevista à rádio Sanhauá, agora à pouco, no início da noite, ao comentar sobre a adesão da irmão, a prefeita Wilma, e dos sobrinhos, os deputados Benjamim e Olenka, à pré-candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) afirmando que em regime democrático, "todos têm o direito de errar".
Maranhão, que é presidente estadual do PMDB, revelou que chegou a ponderar, por diversas vezes, para o sobrinho não se distanciar do projeto peemedebista, entretanto, reconheceu que a perda é significativa, mas disse que respeita a decisão. "Eu poderei, conversamos várias vezes, mas agora estou deixando que ele faça o caminho dele. Eu jamais tomaria uma atitude como essa que ele teve, mas, afina de contas, respeito a sua decisão", disse. 

Cássio enaltece Luciano Agra e diz que juntos discutirão composição das melhores forças, e que não tem conversado com Rômulo Gouveia...

Durante solenidade, na manhã de hoje, em que recebeu apoio do Solidariedade, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) teceu elogios ao ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PEN) e afirmou que não tem conversado com o vice-governador Rômulo Gouveia (PSD). "Eu já disse tantas vezes, do apreço, do carinho e da admiração que tenho tanto pessoal como politicamente por Luciano Agra. É um quadro para ser governador, deputado federal, estadual, senador vice-governador. Ele tem dimensão para assumir qualquer função", disse.
Cássio disse que irá conversar com Agra e que junto ao PEN discutirão a composição das melhores forças. "Seguiremos juntos para que tenhamos a competência de vencer as eleições com propostas claras, com um olhar voltado para o futuro da Paraíba". Sobre Rômulo, o senador afirmou que não tem mantido conversas com ele: "Tenho por ele, apesar de sua opção política, apreço, respeito. Mas, já faz algum tempo que não mantenho conversas com Rômulo", esclareceu. 

Diamante é a cidade que proporcionalmente tem maior número de cargos comissionados no Vale do Piancó...

Levantamento feito pelo Vale do Piancó Notícias mostra que a administração municipal da cidade de Diamante, que tem pouco mais de 6.6 mil habitantes, ocupa o segundo lugar me relação à ocupação de cargos comissionados, superando três vezes a da cidade de Boa Ventura e quatro vezes a de Santana de Mangueira. Em Diamante, são 95 cargos comissionados - 3 deles no Instituto Municipal de Previdência, segundo dados do Sagres/TCE-PB referentes ao mês de março passado.
Com uma folha custando em média R$ 125 mil/mês, somente com comissionados, Diamante só perde para a de Piancó, porém, proporcionalmente, é a recordista da região superando, inclusive, Conceição, que apesar de contar com maior número de habitantes tem um folha de comissionados orçada em pouco mais de R$ 88 mil/mês. Com população semelhante, Boa Ventura tem uma folha de comissionados orçada em média de R$ 26 mil/mês. A administração de Diamante, ainda, tem 69 servidores contratados por excepcional interesse público. (com Gilberto Ângelo/VPN)

Correio/Souza Lopes: Rejeição de RC é maior do que intenção de votos.

Um dado surpreendente foi detectado pela pesquisa Correio/Souza Lopes. A rejeição do governador Ricardo Coutinho (PSB), de 27,9%, superou a intenção de votos obtida por ele, de 26,6%. Ou seja, um terço do eleitorado paraibano já está decidido a não reeleger o governador.
Como rejeição é algo difícil de reduzir, tudo leva a crer que Ricardo Coutinho à dados de hoje que vai ao 2º turno sem chances de vitórias. O senador Cássio Cunha Lima (PSDB), que lidera as pesquisas com 45,9%, ficou na quarta colocação no quesito rejeição, com 16,7%. O deputado Major Fábio (Pros) tem 17,5% e o ex-prefeito Veneziano 19,5%.

Pesquisa Correio/Souza Lopes: Cássio vence em todas regiões, inclusive na Grande João Pessoa...

A pesquisa Correio/Souza Lopes apresenta um quadro animador para o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), na disputa pelo governo, que vence o governador Ricardo Coutinho (PSB) em seu reduto eleitoral: a Grande João pessoa. Cássio tem 43,9%, contra 31,9% de RC.
A vantagem do tucano é maior na região do Agreste, onde está situada a cidade de Campina Grande. Cássio pontua na região com 51,2% das intenções de voto. Na Borborema, ele aparece com 43%. No Sertão, o senador pontua com 42,1% das intenções de voto.
Ricardo pontua com 17,4% no Agreste. Na Borborema, o socialista aparece com 26,6% e no Sertão, com 32,1%. A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23 de maio e ouviu 1.500 eleitores de todas as faixas etárias. 

Cássio agradece a Wilma Maranhão apoio do SD: “Sem a benção dela nada disso estaria acontecendo”.

O senador Cássio Cunha Lim (PSDB) comemorou o apoio do Solidariedade e agradeceu a prefeita de Araruna, Wilma Maranhão, pelo anúncio do apoio da legenda comandada pelo seu filho o deputado federal Benjamim Mranhão. "Minha Saudação a prefeita Wilma Maranhão, sem a benção dela nada disso estaria acontecendo", disse durante entrevista coletiva na solenidade para oficialização da aliança entre o SDD e o PSDB.
Sem esquecer de citar todos os presentes, Cássio fez questão de mostrar que sabia com quem estava se aliando e comparou a relação com os membros da Família Maranhão a uma relação de fraternidade. "É uma relação de muita fraternidade essa de nos unimos. Semana passada tive a honra de conversar com eles no apartamento de Benjamim e lá ele me mostrava uma foto de Ronaldo, por isso hoje não há só a união de dois partidos, mas também um reencontro com o passado, pois já estivemos juntos em outras caminhadas", destacou.

Depois de 17 anos afastados, Família Maranhão oficializa apoio à Cássio: "Para boas causas não existem fronteiras", diz prefeita Wilma, enquanto, Benjamim afirma que "escolhi o lado do povo da Paraíba".

Integrantes da Família Maranhão, excetuando-se, claro o ex-governador José Maranhão (PMDB), acabam de oficializar aliança com a pré-candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), ao governo. O evento acontece nesse momento na Associação Paraibana de Imprensa (API). O deputado federal Benjamim Maranhão (SDD), sua irmã a deputada estadual Olenka Maranhão (PMDB) e sua mãe a prefeita de Araruna Wilma Maranhão (PMDB) fecham assim apoio à Cássio, que está presente.
Manda-chuva nos Governos do irmão, Zé Maranhão, a prefeita Wilma afirmou, durante entrevista coletiva, que "para as boas causas não existem fronteiras". Justificou a decisão de votar em Cássio, dizendo que a "decisão de Benjamim é a minha decisão, faço isso de coração para a minha felicidade porque foi muito pensada esta decisão".
"Ouvi minhas bases para decidir apoiar Cássio e vou percorrer o estado com determinação, porque nunca fui de ficar em cima do muro. Cássio foi se com a criação do Solidariedade e eu não podia deixar de ser sensível e atencioso com quem estendeu a mão para o diálogo. Escolhi o lado do povo da Paraíba que quer Cássio de volta aos Palácio da Redenção", disse Benejamim, que é presidente estadual do Solidariedade - que aumenta 1 minuto  quatro segundos ao tempo de TV e rádio da campanha tucana.
Para Benjamim essa aliança "marca a reconciliação da Paraíba com seu futuro. Agora é o momento de olhar pra frente e unir as forças da Paraíba para concretizarmos as mudanças cobradas pelo povo". Benjamim afirmou que os "paraibanos precisam ser ouvidos e ninguém pode se achar dono da Paraíba e achar que invetou o estado em três anos. Cássio e a Família Maranhão estavam afastados politicamente desde o racha entre os ex-governador Ronaldo Cunha Lima e Zé Maranhão, em 1998.
Presenças também do deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) e dos deputados estaduais Ricardo Marcelo (PEN, presidente Assembléia Legislativa), Branco Mendes (PEN), Iraê Lucena (PSDB), Toim do Sopão (PEN) e do jovem advogado Pedro Cunha Lima (PSDB), que é pré-candidato a deputado federal. Ruy Carneiro prometeu mais novidades para os próximos dias. 

Servidores do DER revoltados ante ameaça do Governo suspender PCCR

DER servidores revoltados
Os servidores do DER estão em pé de guerra, ante a iminência de perderem seu plano de cargos, que foi instituído há 32 anos. Tudo começou quando o Governo do Estado impetrou ação para sustar a implantação, pagamento e requisição de seus precatórios, em 13 de maio último, o juiz Aluízio Bezerra prolatou sentença em favor do Governo.
Segundo o advogado Abelardo Jurema Neto, constituído pelos servidores, "essa decisão judicial é completamente ausente de amparo legal". A sentença foi proferida com base na Súmula Vinculante nº 4 e, segundo os servidores, "a intenção do Governo é, não apenas suspender o PCCR, como também retirar o salário mínimo como base de cálculo".
Desde o dia 16, os advogados ingressaram com uma apelação com efeito suspensivo, alegando inconstitucionalidade na sentença proferida pelo juiz Aluízio Bezerra. Eles lembram que "os servidores sempre viveram e muitos se aposentaram com seus salários regulados nesse plano de cargos", e que se a Justiça deliberar pelo fim do PCCR haverá uma intensa reviravolta em suas vidas.
Na verdade, os servidores do DER correm o risco de passar pelo que o pessoal do antigo Ipep vem passando desde o início do Governo Ricardo Coutinho, quando antigas conquistas trabalhistas já implantadas em seus contracheques foram simplesmente suprimidas. Desde então, vários servidores passaram a ter graves problemas de saúde. (com Hélder Moura)

Pesquisa mostra que avaliação do governo estadual cresce e chega a 56%

A edição desta terça-feira (27) do Correio da Paraíba traz pesquisa do Instituto Souza Lopes revelando os números da avaliação do governo Ricardo Coutinho (PSB). 56,56% dos entrevistados aprovam a gestão socialista, enquanto, 37,1% desaprovam e 7% não souberam responder ou não quiseram opinar. A pesquisa avaliou ainda que 10,3% classificam a gestão como ótima, 30,1% boa, 33,3% regular, 8% ruim, 16,3% péssima e 2,1% não souberam ou não opinaram. A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23 deste mês de maio e ouviu 1.500 eleitores de todas as faixas etárias.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Senador Cícero Lucena diz que não desistiu de disputar reeleição e que vai "reagir no tempo certo"...

cicerolucena
O senador Cícero Lucena (PSDB) disse, nesta segunda-feira (26), que não desistiu de concorrer a reeleição ao Senado. Cícero garantiu que não disputará uma vaga de deputado federal e que irá reagir "no tempo certo" aos "recados" sobre a exclusão de sua candidatura. 
Cícero disse que acredita na composição da chapa "puro sangue", com Ruy Carneiro na vaga de vice-governador ao seu lado, na vaga de senador. "Eu serei candidato ao Senado. Vou reagir no tempo certo", assegurou. O senador garantiu  que "por hipótese nenhuma" irá disputar mandato de deputado: "Não há essa hipótese", concluiu.

Justiça eleitoral marca para o dia 02 de junho nova audiência na AIJE que pede a cassação do mandato da prefeita de Diamante

O juiz eleitoral da 33ª Zona Eleitoral de Itaporanga, Carlos Gustavo Guimarães Albegária Barreto, publicou decisão interlocutória semana passada, quinta-feira - dia 21, designando [mais nova] audiência de instrução para a próxima segunda-feira (2/6), às 14h, na sala de audiências da 2ª Vara mista do fórum da comarca de Itaporanga, com objetivo de produzir prova oral requerida pelas partes envolvidas na  AIJE - Ação de Investigação Judicial Eleitoral nº 75057, que pede a cassação do mandato da prefeita de Diamante, Marcília Mangueira (PMDB), por suposta compra de votos nas eleições municipais de 2012. O juiz pede urgência no cumprimento da intimação, advertindo sobre a presença das testemunhas independente de intimação. 
"Diante do exposto, objetivando-se prevenir futura alegação de cerceamento de defesa e ofensa ao contraditório e considerando o largo lapso temporal decorrido neste feito prioritário, sem que se tenha,ainda, decisão de piso, chamo o feito à ordem para tornar sem efeito o despacho de fls. 311 e designo audiência de instrução para o dia 02/06/2014 às 14h00min, na sala de audiências da 2ª Vara mista do fórum local da comarca de Itaporanga, vizinho ao cartório eleitoral desta 33ª zona, onde será produzida a prova oral requerida pelas partes", diz a decisão tomada pelo magistrado, mandando cumprir a intimação com urgência. A AIJE foi movida pela candidata derrotada Carmelita Mangueira (PSDB).

Jovem advogado Danilo Lemos recebe carteira da OAB...

 
Registramos com prazer evento de entrega da carteira que autoriza o jovem Danilo Lemos [filho do amigo Dja Lemos] como novo integrante da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba - OAB-PB. A carteira que autoriza o jovem profissional a exercer legalmente a profissão foi entregue pelo próprio presidente da Ordem, Odon Bezerra, em cerimônia testemunhada pelos seus pais.
Danilo comemorou com os pais, no restaurante Sal e Brasa, na Capital, aonde residem. Agora Danilo faz parte de uma profissão que possui um viés público muito forte. Cabe aos advogados, dentre outros, lembrar o Poder Judiciário, Executivo e Legislativo dos limites. Odon Bezerra deu as boas-vindas ao novo associado, lembrando-o que a Ordem é a casa do advogado e que está sempre à disposição para ajudá-lo no que for necessário.

Com Veneziano estacionado nos 10% nas pesquisas, o PMDB convoca reunião extraordinária para avaliar quadro eleitoral...

A pauta da reunião extraordinária do PMDB, convocada para a próxima sexta-feira (30), deve incluir medidas para atenuar aspecto que vem preocupando os peemedebistas. O fato de Veneziano não conseguir avançar na preferência do eleitorado paraibano. Em todas as pesquisas divulgadas até agora, o “Cabeludo” ficou em terceiro lugar. Mas isso não é o pior. Ele estacionou na casa dos 10%. Isso incomoda porque demonstra dificuldade de crescimento do candidato. É como se o eleitor estivesse dando um recado que não é a hora do peemedebista.
Claro que pesquisa é o retrato da ocasião. Mas, é justamente nesta ocasião, quando o PMDB passa por dificuldades de se firmar no cenário, que o potencial de seu candidato deveria aparecer. E não tem aparecido. Pelo contrário, os números sugerem um quadro estático, mas com tendência negativa. Por ser o maior partido da Paraíba, o PMDB tem lançado seus candidatos a governador com, no mínimo, 15% das intenções de voto nas pesquisas.
As mesmas pesquisas divulgadas recentemente mostram, por outro lado, que o ex-governador José Maranhão continua competitivo, eleitoralmente. Tanto que lidera a preferência pelo Senado em todas elas. Mas por que então a candidatura de Veneziano não decola? É essa a pergunta que deve nortear a reunião dos peemedebistas. E se o partido não encontrar resposta, a situação do Cabeludo ficará ainda mais complicada. 
Não são poucas as vozes de companheiros seus defendendo aliança com o senador Cássio Cunha Lima, do PSDB. Todas alegando o fraco desempenho nas pesquisas. Não por acaso, Cássio vem adiando a composição de sua chapa. Como quem está guardando as vagas e aguardando o sinal verde.

"Metade coerente, metade oportunista": Luiz Couto fecha com Luciano o apoio à Lucélio, mas não em Veneziano, vai continuar apoiando RC...

Em reunião realizada hoje, na sede do PT, o deputado federal Luiz Couto acertou o voto em Lucélio Cartaxo para o Senado, porém, não vai trabalhar pela candidatura de Veneziano ao governo, mesmo sendo numa aliança PT/PMDB. A reunião foi com o prefeito da Capital, Luciano Cartaxo, e o presidente estadual do PT, Charliton Machado. Ao final da reunião, o prefeito Luciano ressaltou a maturidade da conversa e que as divergências políticas com o deputado foram superadas. 
Ou seja, Luiz Couto aproveitou esse cenário de "união" no PT para lançar a moda "metade coerente, metade oportunista". A coerência vem da decisão pessoal do parlamentar de não votar nos candidatos do PMDB na Paraíba, adotada desde 1998. Couto sempre discordou e até comandou dissidência em favor do governador Ricardo Coutinho em 2010, quando o PT se aliou a José Maranhão.  
O oportunismo vem da esperteza do parlamentar que,após a indicação de Lucélio para o Senado na chapa do PMDB, mudou de ideia, aceitando a aliança para ganhar o apoio do prefeito Luciano e toda a ala majoritária do PT, antes vinculada à candidatura de Lucélio para deputado federal. Com isso, Couto se vê como candidato único do partido à Câmara Federal e viu que poderia "baixar as armas".
Com essa decisão, o padre, que de besta não tem nada, "matou dois coelhos com uma só cajadada". Se recompôs com seu partido e viabilizou a forma perfeita para votar no governador Ricardo Coutinho (PSB).

Zé Maranhão revela condição para mudar de ideia e disputar o Senado...

Após divulgação da segunda pesquisa do Instituto Souza Lopes/Correio da Paraíba, nesta segunda-feira (26), o ex-governador José Maranhão (PMDB) retificou a intenção de disputar o mandato de deputado federal, mas revelou que caso houvesse um apelo consensual de todos os partidos aliados à pré-candidatura de Veneziano (PMDB), ele acetaria disputar o Senado, que aparece como favorito.
"Eu não vou ser fingido e não dizer que não fico feliz com esse resultado, porque os anos públicos me dão esse retorno, esse reconhecimento da sociedade e o que me resta é agradecer aos que consideraram o meu nome e me acharam o melhor, todavia tenho que dizer que não sou candidato a Senador, eu sou candidato a deputado federal", asseverou. 
Apesar da esquiva, Maranhão não descartou completamente a disputa pelo Senado e revelou que existe uma condição para que ele possa mudar de postulação, o consenso entre os partidos aliados. "O meu projeto hoje é ser candidato a deputado federal e só teria uma hipótese para mudar esse projeto, era se houvesse um apelo consensual entre todos os partidos que formam a oposição, fora isso eu permaneço na minha candidatura a deputado federal", avisou. De acordo com a pesquisa, divulgada hoje, Maranhão aparece com 23,6% das intenções de voto para o Senado, seguido de Cícero Lucena, com 12,5%, de Rômulo Gouveia, com 10,6%, e Wilson Santiago, com 7,5%. 

Moacir Rodrigues rompe com o governador RC e sua esposa acaba de entregar cargo de secretária executiva de Interiorização...

A secretária executiva de Interiorização, Giovanna Fernandes (na foto com o marido, Moacir), formalizou agora à pouco a entrega do cargo ao secretário Carlos Antônio, responsável pelas articulações políticas. Na prática, o gesto significa o rompimento do pré-candidato a deputado federal Moacir (PSD), irmão do prefeito Romero Rodrigues (de Campina Grande), com o governador Ricardo Coutinho (PSB).
"Caro colega, em face dos pleitos acordados com Sua Excelência, Governador, não estarem sendo cumpridos, não resta outra alternativa se não colocar, desde já, o cargo à disposição", argumentou Giovanna, que é esposa de Moacir. Ela explicou que toma a decisão "ao lado do meu marido e companheiro Moacir Rodrigues, por isso faço uso de nosso coleguismo para que você faça chegar ao Senhor Governador nossa decisão". Moacir é pré-candidato a deputado federal pelo partido do vice-governador Rômulo Gouveio, o próximo que deve romper com o governador Ricardo Coutinho.