sexta-feira, 20 de março de 2020

Governador determina barreiras sanitárias em aeroportos e rodovias, fechamento de academias e centros esportivos e suspensão de eventos religiosos

Em reunião mantida nesta quinta-feira (19), o governador João Azevêdo e os prefeitos de João Pessoa e de Campina Grande, Luciano Cartaxo e Romero Rodrigues, respectivamente, definiram medidas conjuntas para conter a disseminação do novo coronavírus na Paraíba.  Os encontros ocorreram no Palácio da Redenção, em João Pessoa, e contou com a presença de secretários estaduais e municipais.
Dentre as novas ações anunciadas pelo governador e que entrarão em vigor, em concordância com os gestores municipais, estão a implantação de barreiras sanitárias nos aeroportos da Paraíba e nas rodovias federais que interligam o Estado com os que têm casos confirmados da Covid-19; interrupção de embarcações turísticas e de esporte no Litoral paraibano e de atividades nas academias, ginásios e centros esportivos públicos e privados; e a suspensão temporária de cultos e eventos religiosos.
Também ficou definido que o poder público poderá requisitar, em caráter excepcional, o usufruto de bens e recursos, em especial de médicos, leitos, materiais, medicamentos, insumos, por tempo indeterminado, mediante justa remuneração arbitrada pelas autoridades competentes. A gestão estadual ainda anunciou que irá suspender o desembarque e a circulação da tripulação de navios de carga no Porto de Cabedelo e das atividades das feiras de negócios do Mercado de Artesanato Paraibano e do Centro de Artesanato Júlio Rafael. A distribuição de leitos de internação e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em João Pessoa e Campina Grande também foi apresentada nas reuniões.
Na ocasião, João Azevêdo falou da necessidade de adoção de medidas urgentes para conter a disseminação da Covid-19. “Um conjunto de medidas está sendo implementado, que terá impactos econômicos muito fortes, mas é preciso entender que estamos lidando com a vida das pessoas. O nosso interesse é passar por essa fase, sairemos dela mais fortes e precisamos, neste momento, ter o canal de diálogo aberto, com reuniões produtivas como as ocorridas hoje”, disse.
O governador também assegurou que a gestão estadual irá compartilhar com os municípios recursos provenientes do Governo Federal, destinados ao combate do coronavírus, para auxiliar na alocação de pessoal e equipamentos de suporte à vida. Ele ainda detalhou os pleitos apresentados pelo Fórum de Governadores do Brasil  ao governo central para reforçar as ações na saúde e na economia, como a liberação emergencial de recursos para as Secretarias Estaduais de Saúde, suspensão dos pagamentos de amortização e juros de dívidas com a União e bancos públicos, aprovação das medidas contidas no Plano Mansueto e rebaixamento da meta de superávit primário do governo federal.
O prefeito Luciano Cartaxo destacou a importância da iniciativa, visando à antecipação de medidas de enfrentamento ao coronavírus. “O processo de conscientização é muito grande e as pessoas estão entendendo bem a importância do isolamento. A prefeitura está à disposição para avaliar cada medida e tomá-las de forma antecipada e é importante que as Secretarias de Saúde de João Pessoa e da Paraíba estejam unidas na luta contra a Covid-19, com a padronização do sistema de regulação e mecanismos de acompanhamento”, pontuou.
Por sua vez, o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, fez uma avaliação positiva do encontro. “Nós temos que nos dar as mãos – governos federal, estadual e municipais – para adoção de políticas públicas que atendam as pessoas que mais precisam e temos esse compromisso de tratar as coisas com seriedade”, comentou.
Também participaram da reunião, os procuradores da República (MPF), José Guilherme Ferraz e Janaína Andrade; o procurador-geral de Justiça da Paraíba, Francisco Seráphico; o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Saúde e Consumidor, Raniere Dantas; e Carlos Eduardo (procurador do Ministério Público do Trabalho).

domingo, 15 de março de 2020

Acabou o suspense: Ex-prefeito Berguim tem nome referendado por líderes das oposições para ser pré-candidato a prefeito nas eleições deste ano em Itaporanga

Direto de Itaporanga - Em uma noite de domingo (15) com chuva em Itaporanga, no Vale do Piancó, a população comemorou decisão tomada a tarde pelos líderes das oposições que sacramentou a escolha do nome do ex-prefeito Audiberg Alves como pré-candidato a prefeito, pelo bloco. Um nome de gabarito, liderança inconteste e capaz de ganhar as eleições vindoura com o apoio de todas as camadas da sociedade. Tanto a população quanto a base de situação vinham numa grande expectativa para saber quem seria o candidato pelas oposições. Um suspense que acabou nesse domingo.
O ex-prefeito atende assim um clamor popular para que entrasse na disputa. A reunião que sacramentou o nome de Berguim, como é mais conhecido, aconteceu na residência do comerciante e ex-presidente da câmara local, Lula da Farmácia, cujo resultado obtido por meio democrático e em votação aberta contou com quase unanimidade dos pré-candidatos que vinha pleiteando a escolha. Dos 12 pré-candidatos que se dispuseram a entrar numa pesquisa de opinião pública, realizada recentemente, onde o ex-prefeito teve larga margem de vantagem, o vereador Neném de Adailton foi voto vencido, mas manteve-se como pré-candidato sem abrir mão enquanto o mesmo não fizer mais uma pesquisa que lhe convença de sair da disputa. Todos concordaram que ele querendo é legítima sua postulação, entretanto, que o candidato escolhido pelo bloco foi o ex-prefeito Berguim.
Os grupos políticos, partidos, vereadores e pré-candidatos a vereadores, decidiram pelo nome de Berguim, presentes estavam: o ex-vereador Ricardo Pinto, o ex-presidente da câmara Jacklino Porcino, o sindicalista Jucelino Porcino, o vereador João Guimarães, o vereador Jailson de Zeca, o comerciante Rangel Guimarães, a advogada Jailma Sousa, o suplente Zé Armando (representando o Clã do ex-prefeito Will Rodrigues), o empresário e construtor Arlington Queiroz (participou por telefone), o ex-superintendente do Dnit Expedito Leite (presidente do SD), Custódio Júnior (que foi candidato a deputado federal, terceiro mais votado em Itaporanga em 2018).
Presentes, ainda, o professor Ivo Teixeira (segundo mais bem votado pra deputado estadual em 2018), o vereador Jucivan Araújo, o médico Jaildes Felismino (presidente do PT), a pastora Selma. O atual vice-prefeito Herculano Pereira justificou a ausência por estar em João Pessoa, mas manteve-se aliado ao bloco de oposição.. Com isso, as oposições dão um passo importante para entrar com força na disputa pela sucessão municipal deste ano. O ex-prefeito Berguim agradeceu o apoio maciço dos grupos e partidos das oposições e disse estar ciente da responsabilidade que tem para retomar a confiança e auto-estima dos itaporanguenses.
"Só tenho a agradecer o apoiamento ao meu nome por todos os partidos, líderes e grupos das oposições, para juntos apresentarmos um projeto construído do anseio popular. Faremos uma campanha da paz e do bem para Itaporanga, para que nossos conterrâneos possa se orgulhar de serem livres com um governo voltado para o coletivo, verdadeiramente para os itaporanguenses. Agora é partir pra luta e arregaçar as mangas, pra vencermos as eleições", disse o ex-prefeito Berguim.
A partir de agora, o time vai entrar em campo e as oposições surgem forte para o embate eleitoral. E mais novidades vão surgir nos próximos dias....