sábado, 22 de julho de 2023

PSB age pra evitar avanço do REP e troca no comando da 7ª GRE visa impulsionar candidatura de Calina à prefeitura de Itaporanga

Na construção de estratégia dentro do jogo político para enfrentar um adversário que se projeta forte na guerra que se avizinha (2024) nada melhor do que uma oportunidade repentina para fechar o planejamento em uma área fundamental no alistamento do "exército". A mudança no comando da 7ª Gerência Regional de Educação, em Itaporanga, pra acontecer nos próximos dias, caiu como uma luva para o prefeito Divaldo impulsionar a candidatura de sua sobrinha Calina. 

Desde 2019, Divaldo (no segundo mandato) vinha tentando sem sucesso emplacar essa mudança. Lá se vão cinco anos de seguidos "não". No início deste ano ele tentou mais uma vez, já com João Azevêdo reeleito, mas continuo na geladeira seu desejo de trocar a gerência. Eis que a coisa caiu-lhe no colo agora, de repente. A competente professora Maria do Carmo entregou o cargo essa semana. 

Sem demora, o prefeito e Calina indicaram como substituta a educadora Rossana Sales. À priori, chega a informação, de que o nome não foi aceito (???) e pediram outro pra resolver a questão logo nesse fim de semana - quando o governador chega da China e terá na mesa calhamaço de atos pra assinar.  Rossana foi casada com professor Josias Tolentino (que pode ser o nome escolhido), ex-gerente da 7ª GRE de 2011 à 2013 indicado na época pelo então prefeito Djaci. Josias é irmão do ex-presidente da câmara local Lula da Farmácia, apoiou o deputado Gibertinho (UB) em 2022 mas é aliado do prefeito. 

DoCarmo convivia com a "espada de Dâmocles" sobre a cabeça nesse período. Teve jogo de cintura e ganhou a confiança do andar de cima, que a manteve no cargo.  Nomeada em 2013, indicação do então prefeito Audiberg Alves (2013-2016), levou a 7ª GRE a dispor dos melhores índices na área. Ocupou o cargo também (2010) no Governo Maranhão III, indicada por Berguim e o então prefeito Antônio Porcino (2005-2008). 

João Azevêdo, Divaldo e Ducarmo (c)

O cenário atual favorece o prefeito que ficou como único destinatário do espólio estadual na cidade. O deputado Taciano, ex-prefeito Djaci (2009-2012) e o (filho) atual vice-prefeito Djaci Júnior deixaram a base ainda no ano passado. O grupo do REP ligado ao deputado federal Murilo Galdino rompeu em abril passado. Desde então, Divaldo buscou minar os espaços que essa turma tem no governo. Murilo vinha segurando DoCarmo no cargo, assim como tentou manter o ex-diretor do hospital Samuel (exonerado mês passado). Divaldo exigiu tudo no governo.

O que é natural na política. Quando o PSB se viu acossado pelo REP decidiu agir pra evitar um cenário em que não tivesse controle lá na frente. João Azevêdeu deixou o recado na sua passagem por Itaporanga, durante agenda do OD: "Em Itaporanga, tenho lado e minha candidata é Calina Dantas".  Para bom entendedor meia palavra basta. 

Ora é preciso impulsionar a candidatura oficial (Calina) e isso só se faz com espaços para a base aliada e possíveis adesões. É o jogo da sucessão sendo jogado. A 7ª GRE é uma base importante na fermentação de um "exército" para o embate eleitoral. Ainda mais se este se projeta acirradíssimo.

sexta-feira, 21 de julho de 2023

Os bastidores por trás do encontro entre Nilvan e Efraim

O senador e presidente do União Brasil na Paraíba, Efraim Filho, e o ex-candidato a governador do estado, Nilvan Ferreira (PL), se reuniram para uma conversa na manhã desta quinta-feira (20), na sede do União, na capital paraibana.

A pauta da reunião foi o pleito de 2024 em João Pessoa. Efraim deixou as portas do partido abertas para uma possível candidatura de Nilvan à prefeitura de João Pessoa. O comunicador enfrenta problemas com o presidente do PL, o deputado federal Wellington Roberto, que inclusive já lançou o nome do ex-ministro Marcelo Queiroga como pré-candidato na Capital.

O encontro entre ambos deve gerar alguns desdobramentos importantes na política paraibana. Isso porque, em João Pessoa, Nilvan é o principal desafeto do atual prefeito Cícero Lucena (PP). Fato que deve afastar o União Brasil do gestor pessoense.

O aceno de Efraim a Nilvan também estaria apontando para o desfecho da sucessão do prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo (UB). O encontro teria sido uma clara sinalização de que George Morais, irmão de Efraim, não deve ser o escolhido por Vitor. Isso porque, caso George fosse o escolhido, Efraim, inevitavelmente, apoiaria a reeleição de Cícero e, em troca, receberia a reciprocidade do deputado federal Mersinho Lucena (PP), peça importante no tabuleiro político de Cabedelo.

Segundo informações recebidas pelo site, o escolhido pelo prefeito da cidade portuária para sua sucessão será o presidente da Câmara, vereador André Coutinho, que vem sendo uma espécie de “sócio” de Vitor Hugo em alguns empreendimentos no município. Em 2022, Efraim não recebeu o apoio a sua candidatura ao Senado de nenhum dos pretensos candidatos à prefeitura de João Pessoa, o que deixa o senador livre para construir novas alianças.

Ainda segundo informações recebidas pelo Política da Paraíba, Efraim estaria em busca de formalizar uma aliança com musculatura em João Pessoa, para começar a visibilizar sua provável candidatura ao governo da Paraíba no pleito de 2026.

Reação bolsonarista

Nilvan revelou à imprensa que os deputados Walber Virgolino e Cabo Gilberto, ambos do PL, já haviam sido avisados e deram o aval para que ele se reunisse com Efraim na manhã de hoje. Ambos foram “rifados” por Wellington Roberto e já começaram a buscar um novo partido para disputar a prefeitura da Capital.

No final do ano, o “triunvirato” deve lançar uma pesquisa para saber qual dos três nomes está melhor avaliado em João Pessoa.

Fundação PB Saúde terá mais 2 mil vagas em concursos nos próximos meses, anuncia superintendente

A Fundação PB Saúde, órgão do Governo do Estado que está assumindo a gestão de unidades hospitalares na Paraíba, vai lançar mais concursos até o fim de 2024, oferecendo até 2 mil vagas. A informação foi dada pelo superintendente da Fundação, Luiz Gustavo, durante o programa Arapuan Verdade.

A quantidade exata de vagas e de concursos que a Fundação vai lançar depende de quantos hospitais ela vai começar a gerir além dos que já comanda.  Segundo Luiz Gustavo, a PB Saúde já gere as seguintes unidades: Hospital Metropolitano de Santa Rita, o Centro de Hemodinâmica em Patos e Campina Grande, o programa Coração Paraibano e também o Hospital Edson Ramalho.

“Vamos incorporar o Hospital Regional de Guarabira e estamos avaliando um novo concurso. Ano que vem teremos outros concursos e o número de vagas depende da quantidade de hospitais [que a Fundação vai assumir além do de Guarabira]. Temos a segurança de pelo menos 1,5 mil e duas mil vagas”, afirmou o superintendente.

terça-feira, 18 de julho de 2023

Coremas, Barra de S. Rosa, Soledade, Santa Luzia, Teixeira, Taperoá e Uiraúna, devem ter redução de 11 para 09 no número de vereadores diante do resultado do Censo 2022

Cerca de sete cidades da Paraíba podem ter redução no número de vereadores a partir do próximo pleito. Isso porque o Censo 2022, divulgado no mês de junho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que esses municípios sofreram uma queda na sua população, com menos de 15 mil habitantes registrados.

Segundo a Constituição Federal, as cidades com esse quantitativo de população, deverão passar a ter, no máximo, nove parlamentares em suas Câmaras Municipais.

Os municípios que apresentaram essa redução foram: Barra de Santa Rosa, Coremas, Soledade, Santa Luzia, Teixeira, Taperoá e Uiraúna. Atualmente, eles têm 11 vereadores em suas Câmaras. No entanto, com a diminuição no número de habitantes, deverão perder dois parlamentares, cada.

A mudança ainda depende que os próprios vereadores aprovem uma alteração na lei orgânica de cada município até a data final das convenções partidárias.

Por outro lado, João Pessoa já aumentou de 27 para 29 o número de seus parlamentares no legislativo municipal, devido ao crescimento dos moradores da cidade. A Câmara Municipal aprovou no mês de março a Proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal (Pelo) 8/2022, da Mesa Diretora, para o aumento de duas vagas, passando a ter 29 vagas parlamentares a partir de 2025.

Murilo Galdino vai lançar sobrinho de Branco Mendes como candidato a vereador em João Pessoa

Além de buscar expandir sua base de prefeitos por toda Paraíba, o deputado federal Murilo Galdino (Republicanos) também começou a articular o lançamento de pré-candidatos ao legislativo no pleito de 2024. Nesta segunda-feira (17), o assessor parlamentar e sobrinho do deputado estadual Branco Mendes (Republicanos), Wamberto Ulysses, aceitou o convite de Murilo e vai disputar uma vaga de vereador na capital paraibana.

Wamberto já foi Diretor Administrativo da Rádio Tabajara e atualmente trabalha na assessoria de Branco Mendes na Assembleia Legislativa. A candidatura Ulysses pode causar ciumeira em outro vereador da Capital, leia-se Damásio Franca. O parlamentar votou em Branco nas eleições do ano passado e busca a reciprocidade do deputado no pleito do próximo ano.

Ex-prefeito Fábio Arruda relembra trajetória do ex-governador Wilson Braga, que completaria hoje 92 anos de idade se estivesse vivo...

O ex-prefeito Fábio Arruda, de Boa Ventura, no Vale do Piancó, relembra neste dia 18/07, o saudoso líder Wilson Braga que estaria completaria 92 anos de vida, se estivesse ainda entre nós, ex-governador, ex-prefeito de João Pessoa, ex-deputado federal e ex-deputado estadual. Fábio Arruda foi um dos amigos mais próximos do ex-líder político, que fazia questão de sua companhia constantemente. 

Wilson Braga deixou um legado de luta, persistência e conquistas importantes e significativas para o povo paraibano que ainda nos dias atuais é salvo por um de seus programas governamentais ícone - o Projeto Canaã, com a construção de dezenas de açudes por todos o quadrantes do estado. Ele faleceu no dia 17 de maio de 2020, vítima de Covida-19.

Histórico

Advogado e empresário, Wilson Leite Braga exerceu cargos de Deputado Estadual, Deputado Federal, Governador da Paraíba, Vereador e Prefeito de João Pessoa. Passou por várias agremiações partidárias, ARENA, PDS, PFL, PSDB, PMDB, PSB, PDT e PSD.

Antes de entrar na carreira política, foi líder estudantil na década de 50 com destaque na Casa do Estudante em João Pessoa e representante da UNE na Paraíba quando cursava Direito na Faculdade de Direito da Paraíba - atual UFPB. No ramo empresarial, Wilson Braga detinha o controle de emissoras de rádios no estado, como a Rádio Sanhauá de João Pessoa, Rádio Cidade FM de Piancó e Rádio Educadora de Conceição.

Foi governador da Paraíba entre 1983 e 1985. Também foi deputado estadual por dois mandatos  (1955-1967 e 2011-2015), deputado federal por quatro mandatos (1967-1982, 1995-1999, 1999-2003 e 2007-2011), vereador de João Pessoa entre os anos de 1993 1994 e prefeito de João Pessoa entre 1989 e 1990.

Wilson foi casado com a ex-deputada Lúcia Braga (falecida), com quem teve 3 filhos, Marcelo (falecido), Patrícia (falecida) e Marianna.

segunda-feira, 17 de julho de 2023

Ruy Carneiro fica no Podemos, mas parceiro do PSDB

Após ensaiar um retorno ao PSDB, o deputado federal Ruy Carneiro decidir permanecer no Podemos. Afirmou que a decisão foi construída de forma conjunta com outras lideranças e pensando no melhor para João Pessoa e para Paraíba. Ruy deixou o PSDB na janela partidária de 2022. O partido não conseguir formar uma nominata para deputado federal. Um dia após o primeiro turno, em outubro passado, sinalizou que voltaria ao ninho tucano.

Avaliou melhor a permanência no Podemos de olho nas eleições municipais. É que a legenda, apesar de pouco conhecida na Paraíba, pode colocar mais recursos na campanha a prefeito de João Pessoa. O PSDB costuma investir mais no eixo Sul-Sudeste. Mas, uma coisa é certa: Podemos e PSDB caminharão juntos em 2024. A garantia foi dada pelo presidente da legenda na Paraíba, ex-deputado Pedro Cunha Lima.

“Vou continuar filiado ao Podemos, o partido no qual fui eleito, com o objetivo de dar passos importantes para vencer as batalhas que temos pela frente, principalmente aqui em João Pessoa. Esta é uma decisão de grupo, tomada após muita reflexão e diálogo com as lideranças do Podemos e do PSDB”, ressaltou. Ruy afirmou que é importante somar forças pra construir a transformação necessária e tão exigida pela população da Capital paraibana e de outras diversas regiões do estado.

“Quem me conhece sabe do meu compromisso com João pessoa e com a Paraíba. Sabe da minha luta em favor dos jovens, dos esportes, das mulheres, dos pacientes com câncer, dos idosos e das crianças sem lar. A nossa luta pela causa animal. Para avançarmos em todas essas frentes, é preciso ouvir e unir as pessoas”, reforçou.

Também defendeu que está na hora de fazer “uma mudança de verdade em João Pessoa” e recolocar a cidade no caminho do desenvolvimento. “O atual prefeito [Cícero Lucena] prometeu muito e não cumpriu. E a gente sabe que, quando o prefeito não funciona, a gente troca”, defendeu.

domingo, 16 de julho de 2023

Governador Lucas Ribeiro e Adriano Galdino reúnem oposição (inclusive aliados de Romero) em Campina Grande mirando eleição de 2024

O governador em exercício, Lucas Ribeiro (PP), e o presidente da Assembleia, Adriano Galdino (Republicanos), reuniram os principais atores da oposição campinense em almoço na tarde de sexta-feira (14). O encontro acontece na semana em que o grupo começa uma aproximação com o ex-prefeito Romero Rodrigues (Podemos). Apesar de ainda está oficialmente aliado de Bruno Cunha Lima (PSD), o deputado tem exposto insatisfações com o gestor.

A reunião protagonizada por Lucas contou com a presença de vereadores, secretários de Estado e de lideranças, a exemplo do irmão de Romero, Moacir Rodrigues. Na mesa, nomes como Pimentel Filho, Eva Gouveia, Jô Oliveira, Anderson Pila, Renan Maracajá, Dr. Olímpio, João Paulo Freire, Valéria Aragão, Eliane Galdino e outros.

Wellington garante: candidatura de Queiroga é “irreversível”.

Presidente do PL na Paraíba, o deputado federal Wellington Roberto afirmou que a candidatura do ex-ministro Marcelo Queiroga, a prefeito de João Pessoa, está sacramentada e é “irreversível”. Pelo discurso, as queixas dos deputados Cabo Gilberto Silva, presidente do PL na Capital, e Walber Virgolino e do comunicador Nilvan Ferreira, sobre a “imposição” do nome de Queiroga, não surtirão efeito.

As declarações foram dadas durante encontro do PL Mulher, com a presença da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, em Cabedelo, nesse sábado (15). No evento, a esposa do ex-ministro, Simone Queiroga, foi oficializada na presidência do PL Mulher da Paraíba.

Wellington deixou claro que a candidatura de Queiroga é uma orientação do presidente nacional, Valdemar da Costa Neto, e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e que, por isso, a legenda não voltará atrás.