sábado, 30 de maio de 2020

Médico Paraibano defende infusão de plasma para tratamento da Covid-19

O médico Bruno Sousa, natural de Manaíra, sertão do estado, atua na linha de frente de combate a Codid-19. Bruno participa das equipes médicas do Hospital São Paulo e Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, além do Hemocentro-PB, Hospital de Campanha Metropolitano e PROCAPE-PE.
Segundo o médico paraibano, a infusão pioneira de plasma em pacientes com coronavírus em estado grave, nos hospitais públicos, tem surtido efeitos promissores.  As equipes médicas veem com esperança, os resultados obtidos até o momento.
O procedimento está sendo realizado, através de uma parceria entre os hospitais paulistas, o hemocentro paraibano e a UFPB(Universidade Federal da Paraíba).
“É extremamente positivo o que estamos vendo, é preciso esperar um pouco mais, porém, há uma luz no caminho", revelou o médico Bruno Sousa. (com ValeNewsPB)

Secretário municipal e advogado de Piancó testa positivo para coronavírus

Gerivaldo Dantas da Silva, 57 anos, testou positivo para coronavírus. Dantas é secretário de Articulação Política do prefeito de Piancó, advogado da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba(Fetag) e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piancó.
Segundo Gerivaldo, os sintomas começaram desde 8 de maio, com dores de cabeça, corpo e tosse. No quarto dia, sentiu febre, falta de ar e diarreia. Ele comunicou o fato às autoridades de saúde municipais, fez o teste rápido e testou negativo. Porém, seguindo orientações da família, permaneceu isolado em casa e a partir do oitavo dia, perdeu o olfato e paladar. 
O secretário realizou um novo teste IGG e o resultado, mostrando sua cura, saiu nesta sexta-feira(29). Gerivaldo Dantas, é diabético e hiper-tenso,  mora na Rua: Luís Ferreira Rufino, bairro Ouro Branco, em Piancó. (com ValeNewsPB)

Além faltar com assistência, Prefeitura de Itaporanga impõe tratamento desumano a pai de família que esperou seis horas na porta de cemitério pra enterra o filho.

Vereador Jailson teve de intervir para que prefeitura autorizasse o enterro...
Situação lamentável aconteceu na manhã deste sábado (30) em Itaporanga, no Vale do Piancó, quando um pai que acabara de perder o filho teve que ficar uma manhã inteira na porta do cemitério aguardando autorização da prefeitura para fazer sepultamento com um mínimo de dignidade que um se humano pode ter.
Dignidade que falta à gestão atual quando não dá suporte ou qualquer assistência a famílias, como essa, em momento como esse. Foi de uma infelicidade sem tamanho ao se portar de maneira desumana para com o povo pobre, carente, mais necessitado, que não tem à quem recorrer para ter a garantia mínima que seja de seus direitos, como diz a Constituição Federal.
Fabrício levou a esposa grávida na noite de ontem (29) para o Hospital Distrital de Itaporanga assim que ela sentiu dores. Diz o pai que por volta de 1h da madrugada a criança nasceu prematura vindo a falecer em seguida. Então, ele aguardou raiá o dia para se dirigir ao cemitério e fazer o enterro. Às 6h da manhã estava lá e o coveiro lhe disse que não tinha autorização da prefeitura pra fazer. 
Com o tempo passando e a agonia aumentando, sem nada ser resolvido, ele decidiu procurar o vereador Jailson de Zeca e contou todo o caso. O vereador foi até o cemitério e lá passou a entrar em contato com os setores responsáveis da prefeitura, que lhe informaram que o hospital se recusava a emitir um documento para ser dada a autorização. 
Algo grotesco, lamentável, desumano, que precisa ser apurado pelo Ministério Público. Uma família num momento de desolação, sem apoio do poder público, sem assistência fúnebre, e ter de passar dia na porta de um cemitério esperando uma solução enquanto os órgãos públicos ficam num jogo de pingue pongue com a vida do povo, é inaceitável.
O pai e o vereador relataram a situação ao Blog para que a população tome conhecimento desse descaso com o povo pobre. Com Jailson de Zeca em campo, a prefeitura se viu acuada e autorizou o enterro. Deixou de lado até a história do hospital. E aí, para fechar a nota, o cemitério está tomado pelo mato. O pai e o coveiro tiveram mais um trabalho que foi a limpeza, pelo menos daquele local, já que a prefeitura não o faz. "É uma vergonha isso, agente ter de ficar aqui esperando o dia inteiro autorização para enterrar um filho", relatou o pai.
"A prefeitura tem causado sérios transtornos ao povo de Itaporanga. Essa situação é vergonhosa para o poder público, que já não dá qualquer assistência mínima que seja. Agora, maltratar a população, principalmente, a mais necessitada como vem fazendo, isso é inaceitável", falou o vereador.  

Aguinaldo Ribeiro defende regime democrático: “Não se faz democracia com robô”.

O Partido Progressista rachou na Câmara dos Deputados. O recado foi dado pelo líder da maioria, deputado paraibano Aguinaldo Ribeiro, ao líder do partido Arthur Lira (AL) que fechou alinhamento com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mas não vai entregar a mercado (bancada) por inteiro.
"Democracia se faz com o povo!", tascou em suas redes sociais Aguinaldo ao reforçar a importância, sobretudo no momento atual, do regime democrático presente no Brasil, que assegura justiça e liberdade para os brasileiros.   
Aguinaldo afirmou que a população não deve desmerecer nem correr o risco de perder o que existe de mais valioso no país – a Democracia – que foi construída com muita luta e faz com que os brasileiros escrevam o futuro com suas próprias mãos.
“Não podemos abrir mão do que temos de mais valioso em nosso país: a democracia. Construída a duras penas, ela ainda é a certeza do melhor caminho” pontuou.
Tendo o cidadão como protagonista, defendendo o seu direito à educação, saúde trabalho, moradia, alimentação entre outros, além de prezar pela liberdade, a Democracia se contrapõe à artificialidade, especialmente em uma era tecnológica, como a atual.
Aguinaldo chamou a atenção para o fato e disse que um regime democrático não pode e não deve ser feito de forma mecânica e artificial. “Democracia não se faz com robô, nem se constrói de forma artificial” arrematou.

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Cemitério de veículos abandonados Itaporanga II: Há dois anos sem receber aluguel, dono de imóvel cobra da prefeitura que retire veículos e máquinas abandonados em seu pátio e Câmara aprova pedido de Jailson de Zeca por solução para esse desleixo.

A Câmara Municipal de Itaporanga, no Vale do Piancó, aprovou, na sessão de ontem (28), requerimento do vereador Jailson de Zeca (nº 33/2020) em que solicita ao prefeito Divaldo (DEM) o recolhimento de todos os veículos pertencentes ao patrimônio municipal e que se encontram abandonados ou sucateados em vários pontos do município, para que sejam consertados e colocados à disposição do povo. Essa situação acarreta desperdício de dinheiro público. 
Esse requerimento foi apresentado devido a mais uma situação vergonhosa que a população tem se deparado com o desleixo da atual gestão municipal. É que o vereador foi convidado por um dono de imóvel localizado na Rua Padre Lourenço para conferir in loco o descaso da atual gestão com o bem público: lá se encontra abandonado vários veículos e máquinas que pertencem à frota municipal.
Pior é que o dono do imóvel diz que há mais de dois anos não recebe aluguel devido pela prefeitura e que desde novembro do ano passado tem pedido insistentemente para que a edilidade retire de sua propriedade esses veículos e máquinas, já em estado de sucateamento. Situação semelhante à que foi denunciada pelo vereador no início do mês e que ganhou as manchetes da imprensa no estado inteiro.
Agora, o caso é mais drástico e aumenta a irresponsabilidade da gestão municipal porque ela se omite de retirar os veículos e máquina abandonados na propriedade alheia, como bem relata o dono do imóvel ao parlamentar-mirim. "É inadmissível que isso aconteça. Por isso, apresentamos o requerimento pedindo que o prefeito cumpra com sua responsabilidade. Não é possível que continue tamanha falta de zelo com o bem público como o que a Paraíba toda tem visto nessa questão", disse Jailson.
Estão abandonados no pátio do imóvel, vários veículos e máquinas cobertos pelo mato e que muito bem poderiam estar servindo a população. Pelas imagens enviadas ao Blog é possível identificar: um trator de esteira que tanta falta faz ao homem do campo, por exemplo, para construção de açudes; um outro trator que era utilizado para o corte de terra; uma ambulância do Samu; um reboque que servia ao mercado e açougue públicos; um caminhão que era utilizado na coleta de lixo; um caminhão pipa; vários coletores; dentre outros.
O que se espera é que a prefeitura retire esses veículos e máquinas do imóvel particular e não servindo para conserto, que seja dado uma destinação adequada como leilão público. Entretanto, a situação encontrada pelo vereador Jailson mostra o alto grau de desleixo da atual gestão, inclusive, em relação a denúncia do proprietário do imóvel de que há mais de dois anos não recebe um centavo da prefeitura referente ao aluguel. 
"O povo tem visto uma gestão sem o mínimo cuidado com coisa pública, espalha por vários pontos da cidade cemitérios vergonhosos de veículos e que se acha no direito de não dar qualquer explicação ao povo por esse desastre administrativo. Nesse caso, o dono está há dois anos sem receber o aluguel e já pediu várias vezes pra tirar os veículos do seu imóvel. É um absurdo que isto esteja acontecendo", concluiu Jailson.
No início do mês, situação semelhante foi denunciada pelo vereador sobre cemitérios de veículos e máquinas espalhados por vários pontos da cidade, como: várias retroescavadeira, uma motoniveladora, um caminhão compactuado de lixo, dente outros. Veja abaixo, algumas imagens:

TCE-PB manda intimar presidente da câmara de Ibiara sobre denúncia de suposta fraude em licitação para contratação de assessoria jurídica

Alvo de mais uma denúncia, o presidente da Câmara Municipal de Ibiara, Vereador Francinaldo Galdino de Lima (Naldim de Rita), é acusado desta vez, de fraudar Licitação para contratação de Assessoria Jurídica.
A denúncia apresenta uma série de violações à Lei de Licitações e à Constituição no que diz respeito à Tomada de Preços 02/2020, tendo como principal motivação a informação intempestiva do edital ao TCE/PB e o adiamento ilegal da sessão pública que estava prevista para o dia 14 de abril de 2020.
A segunda ilegalidade consiste em ausência de publicação dos atos necessários em imprensa oficial, o que somente foi realizado no dia 15 de abril, ou seja, somente após o dia que deveria ter ocorrido a sessão pública.
A Auditoria do TCE já se manifestou pelo recebimento da Denúncia e também pela suspensão de outra licitação, esta para a contratação de assessoria contábil, por entender que também existem irregularidades.
Após a apresentação de defesa, o Conselheiro Relator deverá despachar acerca dos pedidos cautelares apresentados e deverá determinar o prosseguimento para julgamento na Câmara do TCE.
Esta não é a primeira denúncia contra o Vereador Naldim de Rita no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, vereadores já apresentaram outra na Corte de Conta. (com VPN)

quinta-feira, 28 de maio de 2020

Após desistência de Júnior Carnaúba, Divaldo retorna à disputa pela reeleição tendo Djaci Jr (derrotado em 2016) na vice...para enfrentar uma oposição que surge forte!

Foto: Taciano, Divaldo e Djaci...após reunião na tarde de hoje.
Agosto do ano passado, evento no Itaporanga Clube, o deputado Taciano promove festa para a filiação do irmão, Júnior Carnaúba, no Avante projetando uma candidatura em 2020 a prefeito. No palco, um prefeito (Divaldo) acuado pelos sinais dados com a presença do ex-prefeito Djaci. Daí em diante uma estrutura de marketing passou a acompanhar o pretenso candidato em périplos, como atendimento médico em comunidades rurais, para tentar alavancar o projeto. 
Janeiro deste ano, Divaldo "decide" não concorrer à reeleição por "questões de saúde (teria surgido problemas cardíaco)" e o nome de Júnior é alçado candidato à sua sucessão. No início de fevereiro ele deixa o Avante e se filia no DEM, durante evento na câmara. Dias depois, outro evento no Itaporanga Clube, marca o lançamento dele como candidato a prefeito já com o vice (Djaci Júnior).
Fotos: 1 (Agosto/2019) Divaldo, Júnior Carnaúba, Taciano e Djaci; 2 (Fevereiro/2020) Djaci Júnior e Júnior Carnaúba 
Desde o início dessa odisseia pesquisas e mais pesquisas foram feitas numa constante e os resultados não foram o esperado. Os levantamentos mostravam junto rejeição alta do prefeito e sua gestão. O gasto seria arriscadíssimo. E aí, domingo (24) Júnior decidiu não levar adiante o projeto e desiste da disputa. E o roteiro te mais um capítulo nesta quinta-feira (28) com o anúncio do retorno de Divaldo à condição de candidato.
Uma aspas aqui: graças à Deus que o prefeito melhorou sua saúde (se é que era verdade o que contou em janeiro). Mas, se as pesquisas mostram uma rejeição alta dele e de sua gestão, o por quê de seu retorno ao palco? Simplesmente, porque o grupo não tinha outra alternativa para $aciar como convém a base. Então, Divaldo será candidato tendo como vice o candidato que derrotou em 2016 (Djaci Júnior). Na prática a oposição pode até ter ficado mais forte...
De janeiro pra cá, as candidaturas do ex-prefeito Audiberg Alves e do vereador Neném de Adailton foram postas. Porém, a entrada (em abril) no ringue do empresário Paulinho de Zié, pelo Cidadania, deu novo ânimo ao povo e causou uma mexida drástica no planejamento traçado pelos grupos. Como o Blog pontuou dias atrás. É o que estamos presenciando. 

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Familiares e amigos comemoram aniversário em dose dupla hoje do vereador Márcio Rodão e seu filho Arthur

Foto: Marcelo, Arthur e Márcio Rodão...
O dia hoje é de festa em dose dupla para a Família Rodão/Rufino, em Itaporanga. É que o amigo vereador Márcio Rodão comemora aniversário juntamente com seu filho Arthur, um feito que não acontece com qualquer um mas com os privilegiados. 
Com atuação firme, Márcio tem se consolidado como uma liderança sabedora do que o município espera de sua representação. Faz um bom debate no parlamento-mirim sobre os temas inerentes ao cotidiano da comunidade. 
Como no atual, o foi no mandato anterior em que exerceu e nos que seu pai, Dé Rodão, também exerceu com afinco. Dé, Bitinha, sua mãe, e Marcelo, irmão, aliado aos demais familiares e amigos parabenizam Márcio por mais uma primavera. 
Que o tempo Márcio seja sempre o seu melhor parceiro, trazendo serenidade, equilíbrio e sabedoria que lhe darão a receita ideal de como viver a vida, aproveitando o melhor que ela tem a oferecer. 
Que Deus abençoe seus passos e te dê de presente a realização de seus sonhos, porque são eles que mantêm seus amigos e correligionários fortes para continuar lutando. Parabéns!

terça-feira, 26 de maio de 2020

Em meio à pandemia, Coren investiga distribuição de máscaras inadequadas no Hospital de Itaporanga: "Fizemos uma notificação à diretora e ela disse que iria fazer a compra de máscaras cirúrgicas", disse Renata Ramalho.

O Conselho Regional de Enfermagem na Paraíba (Coren-PB) investiga suposta distribuição de máscaras inadequadas a profissionais que atuam no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em hospitais de municípios paraibanos. Segundo a presidente da entidade, Renata Ramalho (foto), sugiram denúncias oriundas das cidades de Água Branca, Campina Grande, Itaporanga, Lucena e Sousa. 
De acordo com a representante do Coren-PB, a máscara correta para uso profissional é a de caráter cirúrgico. Segundo Renata, haverá uma apuração através de visita a esses locais e caso sejam comprovadas as denúncias, o Ministério Público da Paraíba será acionado. “Precisamos garantir que a máscara correta seja entregue à categoria. Detectamos no município de Sousa, no Hospital Regional. O Coren-PB apurou que já foi resolvida a situação. Outro hospital que detectamos foi o de Itaporanga. Fizemos uma notificação à diretora e ela disse que iria fazer a compra das máscaras cirúrgicas”, explicou Renata Ramalho.
Em relação ao Hospital de Trauma de Campina Grande, da Rede Estadual de Saúde, as máscaras que estão sendo utilizadas, embora sejam de confecção caseira, de acordo com a presidente do Coren-PB, ficou comprovada a segurança do equipamento após a realização de teste feitos em laboratório da Universidade Federal de Campina Grande, que vem analisando as máscaras para colocar a disposição dos profissionais de forma segura.
De acordo com o Coren-PB, desde março, quando iniciou a pandemia na Paraíba, mais de 160 denúncias foram registradas sobre a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) adequados para os profissionais em vários municípios.

Presidente do TRE-PB diz que prorrogação de mandatos devido à pandemia foi descartada pelo TSE

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador José Ricardo Porto, revelou nesta terça-feira (26) que o novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, descartou a prorrogação de mandatos devido à pandemia do novo Coronavírus.
Barroso tomou posse ontem em cerimônia online que contou com a participação do desembargador paraibano. “De logo descartou qualquer possibilidade de prorrogação de mandato pois, na sua ótica, como na ótica do povo brasileiro que pensa e exerce a democracia em toda plenitude, essa prorrogação iria contra o estado democrático de direito”, disse à Arapuan Fm.
Porto declarou ainda que o TRE-PB está pronto para realizar o pleito eleitoral no Estado independente de possível adiamento. “O TRE-PB através de toda sua equipe, valorosos servidores, estamos preparados equipados para realizarmos as eleições de 2020 seja qual data for estabelecida, temos acima de tudo compromisso com o povo paraibano”, declarou.

segunda-feira, 25 de maio de 2020

Polícia Federal apreende no Palácio do Planalto câmera que registrou reunião ministerial de Bolsonaro

Polícia Federal: qual seu papel na justiça nacional? - Politize!
A Polícia Federal apreendeu na tarde desta segunda-feira, 25, a câmera que filmou a reunião ministerial de Jair Bolsonaro no dia 22 de abril.
Segundo o site O Antagonista, a apreensão foi realizada na Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto por seis agentes da Polícia Federal descaracterizados.
“Fontes da PF informaram a O Antagonista que a câmera foi disponibilizada pela Presidência da República após ofício do ministro Celso de Mello”, diz o site ligado ao ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sérgio Moro.

Em Santana dos Garotes, comerciantes são presos por abrir lojas e descumprir decretos de isolamento social...

Quatro comerciantes foram presos nesta segunda-feira (25), por desrespeitar os decretos estadual e municipal de isolamento social para combater o covid-19 em Santana dos Garrotes, no Sertão da Paraíba. Os comerciantes abriram lojas de serviços que não se enquadram como atividades e serviços essenciais.
Quatro proprietários de lojas de eletrônicos e eletrodomésticos, celulares, roupas, dentre outros, foram presos em flagrante e conduzidos à delegacia de Itaporanga.  Eles vão responder pelos crimes de desobediência, além dos processos em razão da operação realizada na sexta-feira.
A força-tarefa de fiscalização é composta de policiais civis e militares, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e a Secretaria de Saúde do município.

Número 2 na PGR, Eitel Santiago diz que vídeo da reunião de Bolsonaro é um 'risco na água': ‘Vi o vídeo e nele não aparece interferência de Bolsonaro na PF’.

Dr. Eitel Santiago, durante evento em João Pessoa, ladeado pelo filho
vereador na capital Lucas de Bito e pelo jornalista Ricardo Pereira
O secretário-geral do Ministério Pública da União, o paraibano Eitel Santiago, número 2 na Procuradoria Geral da República, declarou que as gravações da reunião ministerial, no dia 22 de abril, não apresentam provas do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal (PRF). A declaração foi dada em entrevista à CNN.
O secretário Eitel Santiago é muito próximo ao procurador-geral da República, Augusto Aras. “Vi o vídeo e nele não aparece qualquer indício de interferência do Presidente em alguma investigação que esteja em curso. Sobre o tema, o vídeo é um risco na água”, disse à CNN.
Eitel Santiago não concorda com a fala do ex-procurador-geral da República, Cláudio Fonteles, de que o vídeo prova a interferência. “Penso de forma diferente. Na minha opinião, a fala de Fonteles é fruto de lamentável facciocismo político”, afirmou o secretário. Para Santiago, Fonteles “não tem autoridade” para afirmar, com convicção, nada sobre o assunto e não tem como pressionar a PGR em qualquer decisão:
“Notório simpatizante do PT, quando era PGR, Fonteles deixou que a paixão política contaminasse a própria atuação dele na chefia do MPF. Por isso, ele impediu uma investigação logo no início do Governo Lula. A investigação atingia Carlos Cachoeira, Waldomiro Diniz, José Dirceu e o próprio Presidente. Pois bem, a interferência direta e arbitrária de Fonteles, não permitiu a investigação que era conduzida pelo Subprocurador-Geral Santoro. Naquela oportunidade, a ação deletéria de Fonteles criou, no governo do PT, o sentimento de impunidade que o levou a instituir o Mensalão e desaguou, depois, no Petrolão. Desse modo, carece Cláudio Fonteles de autoridade para pressionar o atual PGR, dizendo, antes da conclusão do inquérito, que houve interferência de Bolsonaro na Polícia Federal.”, avaliou.
Sobre a hipótese de recolhimento do celular do presidente, Eitel Santiago entende que “deve ser repelida” a possibilidade de apreensão do aparelho para a investigação. Ele ainda aponta alguns pontos para justificar essa posição. “O ministro Edson Fachin negou, no passado, o pedido da Polícia Federal para quebrar o sigilo telefônico do presidente Michel Temer, em inquérito instaurado contra ele.”