sábado, 2 de maio de 2020

Governo da Paraíba prorroga isolamento social até 18 de maio e torna obrigatório o uso de máscara

Lições a serem aprendidas: a importância do distanciamento social ...
O governador João Azevêdo prorrogou o isolamento social até o dia 18 de maio. O novo decreto nº 40.127 foi publicado no Diário Oficial deste sábado (02).
Confira a publicação
Além da prorrogação, o Governo da Paraíba tornou obrigatório o uso de máscaras nos espaços públicos, em transporte público coletivo e estabelecimentos comerciais, em todo o estado, ainda que produzida de forma artesanal ou caseira.
 Recomenda-se que os estabelecimentos públicos e privados que estejam em funcionamento em todo o território estadual não permitam o acesso e a permanência no interior das suas dependências de pessoas que não estejam usando máscaras de proteção facial, que poderão ser de fabricação artesanal ou caseira. 

Adversários históricos, ex-deputados Arnaldo Monteiro e Armando Abílio se unem em Esperança e enfraquecem o atual prefeito Nobinho

Se encerram nesta sexta-feira (1º/05) os rumores de bastidores sobre possível união dos ex-deputados e adversários históricos Armando Abílio (MDB) Arnaldo Monteiro (SD), em Esperança, no Agreste do estado. Em uma transmissão ao vivo o médico Armando Abílio divulgou sua aliança com o ex-deputado e ex-prefeito Arnaldo Monteiro. Um feito histórico, pela rivalidade política que permeava por anos.
Dr. Armando era aliado do atual prefeito de Esperança, Nobinho Almeida (PP). Ele chegou a prestar serviço em um posto de saúde e foi demitido “por bilhete” sem explicações justas. Outro fato que enfraquece os planos políticos do prefeito Nobinho é que a esposa do médico é a atual vice-prefeita de Esperança. Rosimere Bronzeado Vieira, conhecida apenas por Dona Rosa (foto), vai disputar a reeleição migrando para chapa majoritária adversária, encabeçada por Arnaldo Monteiro.  
Para temperar essa pacificação, o senador José Maranhão (MDB) colocou o MDB da cidade na mão de Armando Abílio. Natural de Diamante, no Vale do Piancó, mas radicado em Esperança, Abílio foi deputado federal entre 1995 e 2010.
Veja o momento em que o médio afirma sua aliança com Arnando: AQUI!

sexta-feira, 1 de maio de 2020

Paulinho de Zié homenageia trabalhadores(as) pela passagem do Dia do Trabalho: "Que Deus proteja cada trabalhador, trabalhadora, sua família e seus lares".

O empresário itaporanguense Paulinho de Zié envia mensagem à todos(as) os(as) trabalhadores(as) pela comemoração alusiva ao Dia do Trabalhador. Confira:

"Neste 1º de Maio, não poderia ficar sem deixar uma mensagem a todos os trabalhadores e em especial aos trabalhadores e trabalhadoras de Itaporanga.
Que possamos comemorar nossas conquistas, as atuais e aquelas que ainda virão, fruto da nossa luta. Pois o trabalho é a base da vida humana e uma das suas maiores conquistas, pois é através dele que nós realizamos enquanto pessoas. 
Quero homenagear a todos os trabalhadores que transformam, desenvolvem, cooperam e ajudam a construir todos os dias um mundo melhor.
E estendo essa homenagem de modo especial aos profissionais da área da saúde, nesse momento de enfrentamento da pandemia do coronavírus, pelos atos de entrega, coragem, desprendimento e de serviço, transformando-se em verdadeiros heróis muitas vezes sem as condições necessárias. 
Que Deus proteja cada trabalhador, trabalhadora, sua família e seus lares.
Feliz Dia do Trabalhador a todos!

Paulinho de Zié"

Proprietários da Kamkelly's Magazine enviam mensagem a trabalhadores(as) pela passagem do Dia do Trabalho

O casal de empresários José Joaquim e Nerilene, proprietários da Kamkelly's Magazine, localizada em Itaporanga, também enviam sua mensagem aos clientes e população em geral pela passagem desse 1º de Maio. Veja:

"FELIZ DIA DO TRABALHO! 
QUE VENHAM DIAS MELHORES NO TRABALHO DIÁRIO DE CADA UM, SEJA NA INICIATIVA PRIVADA, NO CAMPO OU SERVIÇO PÚBLICO!
ESPECIALMENTE OS DA SAÚDE, NESSE TEMPO DE PANDEMIA. DEUS NOS ABENÇOE À TODOS."

quinta-feira, 30 de abril de 2020

TCU disponibiliza lista de políticos paraibanos com contas irregulares; confira aqui

O Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou a lista de políticos de todo o país que estão com as contas irregulares e, por isso, podem ter dificuldades se quiserem se candidatar às próximas eleições municipais. Na Paraíba, são 551 contas irregulares e 329 pessoas na lista.

É possível ter acesso à lista de políticos paraibanos clicando aqui

Já para ver a lista nacional é só clicar aqui

Eleições 2020: Em Santa Helena, pré-candidata a prefeita diz que Corrinha Félix não quer acordo

Em Santa Helena, pré-candidata a prefeita diz que Corrinha Félix não quer acordo
A pré-candidata a prefeita de Santa Helena, a empresária Vera Claudino, proprietária da Faculdade São Francisco de Cajazeiras, revelou que já tentou acordo com também pré-candidata a prefeita Corrinha Félix, mas sem sucesso.
Conforme a empresária, o interessante seria a oposição marchar unida com uma só candidatura, mas infelizmente as coisas não avançaram.
Vera revelou ainda que está aberta para conversas, mas já adiantou que não abre mão da cabeça de chapa.

Covid-19: governador e prefeitos programam reuniões virtuais semanais

O governador João Azevêdo se reuniu, nesta quarta-feira (29), por meio de videoconferência, com os prefeitos de João Pessoa e Campina Grande, Luciano Cartaxo e Romero Rodrigues, respectivamente, além do presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) e prefeito de Sobrado, George Coelho, ocasião em que avaliaram o avanço da Covid-19 no Estado e discutiram o direcionamento de ações conjuntas voltadas ao enfrentamento da doença.
Dentre as ações definidas ficou decidido que as Procuradorias e as Secretarias de Saúde do Estado e das Prefeituras de João Pessoa e de Campina Grande, discutirão hoje (30) propostas referentes ao isolamento social, medida adotada pelas gestões estadual e municipais para evitar a propagação do vírus.
Além disso, os gestores também concordaram em promover encontros semanais com o objetivo de atualizar as ações de enfrentamento ao coronavírus, que poderão contar com a presença de representantes de outras instituições. A conscientização sobre o uso de máscaras, bem como a importância dos testes rápidos para traçar o perfil epidemiológico no Estado ainda estiveram na pauta da reunião.

Diocese de Patos faz doação de 900 máscaras ao Hospital Wenceslau Lopes, em Piancó.

O Hospital Regional 'Wenceslau Lopes', com sede na cidade de Piancó e integrado  ao Sistema Único de Saúde (SUS),  tem seguido as diretrizes das autoridades de saúde e adotado uma série de ações para o enfrentamento da pandemia, garantindo a segurança de seus pacientes e profissionais. Para impedir o avanço da COVID-19, reforçou as medidas de profilaxia, definiu o protocolo e fluxo de atendimento a possíveis casos suspeitos, e vem realizando a capacitação dos profissionais por meio de treinamentos e materiais informativos e educativos.
Solidário ao trabalho do HRWL, a Diocese de Patos, através do Padre José Ronaldo (Pároco da Freguesia de Piancó), doou ao nosocômio 900 mácaras. Dizem que a solidariedade é o amor em movimento. 
"Em tempo de pandemia do novo coronavírus, os atos de solidariedade e carinho ao próximo vem fazendo a diferença. Recebemos da Diocese de Patos, através do Pe. José Ronaldo, cerca de 900 máscaras". A diretora geral do HRWL, Inêz Leite, ressalta o sentimento de solidariedade e união.
"Em tempos de pandemia, isso é muito positivo, nos mobiliza e estimula mais ainda no cuidado com nossos usuários e funcionários, e à Diocese de Patos, toda a nossa gratidão", enfatizou.
O Padre José Ronaldo faz um trabalho de parceria com todas as áreas sociais no município de Piancó, sempre buscando a união entre as pessoas para ultrapassar essa fase em que o Coronavírus é um problema que precisa ser controlado e evitado.

Fonte: oblogdepianco.com.br

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Polícia Federal deflagra operação contra crimes de corrupção na Prefeitura de Cruz do Espírito Santo

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (29), uma operação com o objetivo de combater os crimes de corrupção ativa e passiva, no âmbito da Prefeitura de Cruz do Espírito Santo, na Paraíba. A operação Holerite teve a participação da Controladoria-Geral da União – CGU, e com auxílio da Caixa Econômica Federal.
A operação cumpre três mandados de busca e apreensão, na residência do investigado, em uma empresa, bem como na Prefeitura de Cruz do Espírito Santo. As ordens foram expedidas pelo Tribunal Regional Federal da 5 Região e conta com a participação de 20 (vinte) Policiais Federais.

Entenda o caso

A investigação iniciou com escopo de reprimir fraudes na obtenção de empréstimos consignados perante à Caixa Econômica Federal, por meio de contracheques  ideologicamente falsos, mediante indicação de rendimentos superiores à renda efetivamente recebida pelos servidores.
Desta forma, era possível aumentar a margem consignável dos empréstimos, gerando dívidas superiores ao permitido. Ocorre que, com o aprofundamento da investigação, verificou-se que parte dos valores, na ordem de aproximadamente R$ 386.800,00 mil,  foram sacados pelos servidores e repassados ao gestor municipal e ao correspondente bancário responsável pela operacionalização dos empréstimos.

Crimes investigados

Os investigados responderão pelos crimes de falsificação de documento público (art. 297), corrupção passiva (art. 317), corrupção ativa (art. 333) e estelionato (art. 171, §3ª), todos do Código Penal, cujas penas somadas ultrapassam 20 anos de prisão.

Nome da Operação

O nome da operação, HOLERITE, é uma alusão aos valores que saíam das contas dos servidores e eram entregues ao gestor municipal.

Não haverá entrevista coletiva

STF aprova tese de prescrição sobre ressarcimento ao erário fundada em decisão de tribunais de contas; cerca de R$ 7,280 trilhões deixariam de ser discutidos somente em processos no TCU...

Diante do intenso noticiário sobre a pandemia e a saída do governo de Sérgio Moro, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou virtualmente, sexta-feira última, a tese de que é prescritível a pretensão ressarcimento ao erário público fundada em decisão de tribunal de contas. 
Dito de outro jeito: desvios de recursos públicos, caso não cobrados em determinado espaço de tempo prescreverão (não mais poderão ser cobrados). A decisão vai contra uma posição vertical do Tribunal de Contas da União (TCU), que sempre defendeu a imprescritibilidade. 
A tese foi patrocinada no STF pelo ministro Alexandre de Moraes, sob o argumento de que os órgãos de controle de contas devem fazer uso mais intensivo da tenologia e implantar maior celeridade processual. 
Como os julgamentos ocorrem no 'plenário virtual' do STF, ainda não mais informações sobre o voto de cada um dos ministros. Mas informações trazidas à tona pela Advocacia Geral da União (AGU) inspiram preocupação: o tempo médio entre o ilícito e a autuação do processo no TCU é de 9,61 anos. 
Caso o prazo prescricional seja fixado em 5 anos, por exemplo, 60% dos valores discutidos em processo de apuração de danos chegariam prescritos no TCU. Em reais, a preço do presente: R$ 7 trilhões e 280 bilhões.  

Restaurante em CG fecha as portas; bares e hotéis chegam a mil demissões

O restaurante Alma Cozinha, localizado no complexo Heron Marinho, no Mirante, em Campina Grande, demitiu cerca de 50 funcionários e fechou as portas. 
De acordo com o presidente do SindCampina, Divaildo Júnior, um total de mil demissões atingiu o setor de restaurantes, bares e hotéis em Campina Grande, devido a pandemia do novo coronavírus.
Outros restaurantes tradicionais que realizaram demissões foram o La Cucina, com 22 trabalhadores demitidos, e o Café Contemporâneo, que desligou seis funcionários.
Segundo Divaildo Júnior, as demissões representam 30% do total de trabalhadores de carteira assinada no setor hoteleiro, e de bares e restaurantes do município.

terça-feira, 28 de abril de 2020

Prefeito de Catingueira anuncia Primeiro Caso de Covid-19 no Município e pede isolamento social

Foi confirmado na tarde desta terça-feira, dia 28 de abril, o primeiro caso de covid-19 do município de Catingueira, localizado no sertão do estado. A informação foi confirmada pelo próprio prefeito Odir Borges em uma de suas redes sociais. Ele informou que recebeu a informação da própria Secretaria de Saúde do Estado
De acordo com a informação, trata-se de uma paciente do sexo feminino com 69 anos de idade residente na própria cidade. Ela teria feito o exame há alguns dias e o resultado saiu nesta terça-feira confirmando assunto o caso. Até o momento, a cidade tinha confirmado dois casos suspeitos do covid-19, um deles deu negativo e o outro, divulgado hoje, acabou dando positivo.