sábado, 23 de janeiro de 2016

Aprovados gestores para a Escola Cidadã de Itaporanga, que funcionará na ENE Prof. Francelino de Alencar Neves - única do Sertão beneficiada com o programa...

Os professores Francisco de Assis Alves, Rosa Maria da Silva e Jorgeania Nazário da Silva, participaram semana passada do curso de formação para gestores da Escola Cidadã Integral, programa implantado recentemente pelo Governo do Estado. A ENE Professor Francelino de Alencar Neves, sediada em Itaporanga, foi a única do Sertão Paraibano contemplada pelo programa.
Chico com o secretário Aléssio e, ao lado, com as colegas Rosa e Jorgeania.
Francisco de Assis Alves, mais conhecido como Chico da Kazon, foi aprovado em primeiro lugar para o cargo de diretor; Rosa Maria para vice-diretora; e Jorgeania Nazário como coordenadora pedagógica. O curso de capacitação aconteceu na Pousada Som das Ondas, em Jacumã, litoral sul paraibano, nos dias 12, 13 e 14 deste mês de janeiro. O evento contou com a presença do secretário estadual da Educação, Aléssio Trindade. 
O objetivo é introduzir o modelo pedagógico e de gestão das escolas cidadãs integrais, fornecendo as bases teóricas e metodológicas necessárias para dar início a este modelo de escola. "A expectativa é que aqueles que forem exercer os cargos possam desenvolver o trabalho conforme os objetivos e metas das escolas integrais", observou o gerente operacional de Ensino Médio, Herbert Gomes.
Serão oferecidos seis cursos na Escola Cidadã Integral, que são: Mecânica, Design de Móveis, Agronegócio, Manutenção e Suporte em Informática, Cozinha e Técnico em Vendas. As Escolas Cidadãs Integrais e Escolas Cidadãs Integrais Técnicas são as seguintes: Escola Cidadã Técnica de João Pessoa; Escola Cidadã Técnica de Bayeux; Escola Cidadã Técnica de Mamanguape; Escola Cidadã Padre Hildon Bandeira em João Pessoa; Escola Cidadã Helinton Santana em Santa Rita; Escola Cidadã Nenzinha Cunha Lima em Campina Grande; Escola Cidadã Antônio Batista Santiago em Itabaiana e Escola Cidadã Francelino de Alencar Neves em Itaporanga. 

Escola Cidadã Integral – Trata-se de um novo modelo de escola pública implantado na Paraíba, com a proposta de organização e funcionamento em tempo único (integral). O programa tem como foco a formação dos jovens por meio de um desenho curricular diferenciado e com metodologias específicas, que apresentam aos estudantes do Ensino Médio possibilidades de se sentirem integrantes do seu projeto de vida.
O período letivo nas Escolas Cidadãs Integral e Técnica têm a duração diária de 9 horas e 30 minutos, com refeições incluídas (almoço e lanche). Nesse espaço de tempo, além das disciplinas obrigatórias, os estudantes poderão escolher matérias para enriquecer o currículo, como música, teatro, cinema, empreendedorismo e fotografia. Também será possível ingressar em clubes juvenis, como o jornalzinho da escola, a rádio da escola, entre outros.
A carga horária nas Escolas Cidadãs Integral e Técnica será das 7h30 às 17h, sendo uma hora e vinte minutos para almoço e dois intervalos de 20 minutos para o lanche da manhã e da tarde. O almoço e os dois lanches serão ofertados dentro da escola. 
Essas escolas serão organizadas com salas temáticas, laboratórios de informática, ciências e outros espaços de vivências, onde os jovens poderão transitar, respeitando seu projeto de vida, suas competências cognitivas e socioemocionais, de forma a desenvolver as suas potencialidades. 

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

OAB-PB aprova primeiro registro de sociedade unipessoal de advogado...

OAB-PB aprova primeiro registro de sociedade unipessoal de advogado
Direto de João Pessoa - A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), aprovou, ontem (19), durante reunião da Primeira Câmara, o primeiro registro de sociedade individual ou unipessoal de advogados. A Lei nº 13.247/2016, que permite a nova modalidade de sociedade, foi sancionada pela presidência da República na última terça-feira (12) e publicada no Diário Oficial da União da quarta-feira (13).
A sociedade “DIEGO CABRAL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA” ou “DIEGO CABRAL – SAI” foi requerida pelo advogado Diego Cabral Miranda. O relator do processo foi o piancoense Raoni Lacerda Vita, vice-presidente da OAB-PB, que votou pelo deferimento da matéria. O voto do relator foi seguido pelos demais membros da primeira Câmara da OAB-PB. “Verificando que o caso dos autos atende plenamente aos requisitos legais e regulamentares, votei pelo deferimento do registro”, declarou Raoni.
No seu voto, Raoni Vita destaca que a Lei nº 13.247, que alterou o Estatuto da Advocacia para autorizar a constituição de sociedade unipessoal de advocacia, representa uma grande vitória da classe, fruto de uma antiga reivindicação, a partir da qual milhares de advogados poderão usufruir individualmente do mesmo respeito e dignidade de tratamento jurídico das sociedades tradicionais.
A sessão da primeira Câmara foi acompanhada pelo presidente da OAB-PB, Paulo Maia. Ele destacou que a nova Lei é uma grande vitória, que trará muitos benefícios para a advocacia brasileira. Segundo ele, a Lei permite a formalização de milhares de advogados brasileiros, gerando renda e desenvolvimento. 

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Maioria do deputados de oposição quer Renato Gadelha na liderança do bloco...

Dep.-Renato-Gadelha
Direto de João Pessoa - O deputado estadual Renato Gadelha (PSC) confirmou nesta terça-feira (19), a possibilidade de continuar na liderança da oposição na Assembleia Legislativa, caso esse seja o entendimento dos parlamentares que compõem o bloco oposicionista na Casa Epitácio Pessoa.
“Existe essa possibilidade. Eu fiquei muito lisonjeado com o apelo dos companheiros para que permanecesse e senti um clima de unidade na bancada em torno disso. Assim sendo, estou à disposição para seguir na liderança com a aquiescência dos colegas. Devemos definir essa questão no início de fevereiro”, afirmou.
O parlamentar também declarou que o papel da oposição em 2016 vai girar em torno da fiscalização e controle das ações do governo, com críticas responsáveis. “Precisamos intensificar a fiscalização sobre as ações do governo e fazermos pressão para que sejam retomadas todas as obras paralisadas”, disse.
Ainda conforme Gadelha, a oposição persistirá para que sejam criadas este ano as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) para apuração das irregularidades cometidas no programa Empreender e na contratação de servidores codificados.
“Nosso intuito é buscar a responsabilização dessas irregularidades que provocaram muitos danos ao erário estadual”, finalizou.

Governador RC publica ato que irá rever contratos e renegociar dívidas do Estado...

Direto de João Pessoa - Ato governamental nº 5, publicado na edição desta terça-feira (19), do Diário Oficial do Estado, cria uma Câmara de Conciliação para renegociação de dívidas e reavaliação de contratos. Até os valores já licitados entram na lista. A medida vem uma depois de o governo admitir dificuldades financeiras e riscos ao pagamento da folha.
O texto fala em negociação de descontos de percentual mínimo de 15% e dá poderes à Câmara revogação de compromissos. Entra na lista “os valores devidos em razão de serviços e aquisições já realizadas”. Para reavaliação de contratos vigentes e valores devidos, o Estado elege como argumento o “interesse público direcionado à redução e a contenção de despesas”.
Inicialmente, serão reavaliadas dívidas e contratos superiores a R$ 300 mil anual, num prazo de trinta dias. Posteriormente, serão analisados os contratos inferiores a este valor.

Prefeito Audiberg discute com o secretário estadual de infraestrutura e presidente Cagepa adoção de medidas para atenuar crise hídrica em Itaporanga; Ele se reuniu também com o deputado federal Aguinaldo Ribeiro...

Direto de João Pessoa - O prefeito de Itaporanga, Audiberg Alves (PTB) segue em ritmo intenso de compromissos em João Pessoa. Na tarde desta terça-feira (19), ele manteve reunião com o secretário estadual de Infraestrutura João Azevedo, Marcos Vinicius e o presidente da Cagepa Deosdete Queiroga, para tratar da crise hídrica que castiga o município.
Da reunião participaram também membros da comissão municipal das águas, venerável mestre Paulo Porcino e Vicente Tobias Filho, criada para tratar do assunto e reivindicar solução imediata para atenuar os problemas causados pela crise hídrica. O gerente regional de Gestão do Governo, Chico Lopes também participou da reunião. 
Segundo o prefeito, o governo recebeu as reivindicações apresentadas pela comissão e disse irá lutar diuturnamente juntos aos órgãos governamentais para que o município possa sair dessa crise hídrica o mais rápido possível. Berguim lembrar que medidas estão sendo adotadas, de maneira paliativas, para atenuar os problemas da falta de água, a exemplo da perfuração de poços artesianos nos bairros da cidade.
A construção de uma adutora de engate rápido [para levar água da barragem de Nova Olinda] é a solução buscada pelo prefeito para resolver o problema da crise hídrica em Itaporanga. No final da tarde/começo da noite o prefeito se reuniu com o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) para tratar da alocação de recursos federais em prol do município.

Procurador-Geral do Estado diz que fornecedores serão chamados para realinhar valores; 'a ordem é conter gastos'

Em entrevista ao programa "60 Minutos", do Sistema Arapuan, o procurador-Geral Gilberto Carneiro disse nesta terça-feira (19) que a reavaliação de contratos de fornecedores e credores do Estado "nada mais é do que uma adoção de medidas para reduzir os gastos". Deu-se por causa da crise econômica que atingem os estados brasileiros, com efeitos agora na Paraíba.
"O Estado vai reavaliar os contratos em vigência, bem como os valores de mercado, principalmente aqueles serviços já licitados e onde podem baixar os preços dos produtos fornecidos", comentou Carneiro. Ele disse esperar que as empresas concordem com o deságio, realizando o realinhamento dos valores. "Quem não concordar, então o caminho será a Justiça", ameaçou.
A medida, de acordo com o procurador Geral do Estado, se dará em duas situações: 1 - o fornecedor ou prestador de serviço será chamado para conhecer a medida e o limite é de até R$ 300 mil para negociação; 2- quem não concordar, o Estado reincidirá o contrato dos valores praticados. "Bem, quem concordar, então o governo prosseguirá com os contratos vigentes, lembrando: obedecendo os valores estabelecidos pelo decreto", declarou o procurador.
Em outra parte da entrevista, Gilberto Carneiro reiterou que o momento existe a contenção de despesas, tendo lembrando a recomendação expressa do governador neste sentido. "Não há outro caminho para este momento de crise econômica, que não seja conter gastos e a orientação do governador Ricardo Coutinho é economizar; ele vai economizar". (com Marcone Ferreira)

Djaci revela que Divaldo Dantas foi lhe pedir apoio e ele afirmou que apoiará o melhor colocado em pesquisas, lembrando que seu partido já tem pré-candidato...

Após lançar-se no último fim de semana à sucessão municipal em Itaporanga, nesta ano, o empresário do ramo têxtil Divaldo Dantas se dirigiu no começo da manhã desta terça-feira (19), acompanhado do sócio Gilberlan Moreira e do comerciante Mauricélio Costa, até a residência do ex-prefeito Djaci Brasileiro (PSDB) para pedir-lhe apoio ao seu projeto político.
Djaci, que revelou sobre o encontro, durante entrevista a rádio Boa Nova FM, teria dito que tratava-se de um nome respeitável e com requisitos para entrar na disputa. Mas, enfatizou que não poderia hipotecar apoio de imediato porque seu partido já dispõe de um pré-candidato, o vereador Ricardo Pinto, e lembrou a palavra dada na última reunião das oposições de que o melhor colocado terá seu apoio, desde que esteja filiado ao partido.
Segundo Djaci, o empresário, então,pediu que seu nome fosse colocado na relação para disputar a indicação do bloco oposicionista. O próprio Divaldo assumiu compromisso, naquela reunião, de apoiar o nome das oposições à Prefeitura local, caso não seja ele.

Acompanhado por sete vereadores, Djaci confirma entrevista dada ao Jornal Gazeta do Vale sobre indicação de Ricardo Pinto como pré-candidato a Prefeito pelo PSDB que disputa com outros nomes a cabeça de chapa das oposições...

Líder maior das oposições em Itaporanga, o ex-prefeito Djaci Brasileiro (PSDB) reuniu a bancada de oposição na câmara municipal para conversa sobre a escolha do candidato do grupo à sucessão municipal. Estavam presentes sete vereadores: Ricardo Pinto (PSDB), Neném de Adailton (PSB), Jacklino Porcino (PMDB), Joaquim Salviano (PSDB), João Guimarães (PSC) e Izabelle Mendes (PSDB), além de Ivanilto Palmeira [participou por telefone, por estar em João Pessoa].
Após a conversa o grupo acompanhou o ex-prefeito durante entrevista na rádio Boa Nova FM, quando Djaci confirmou o que havia revelado em entrevista exclusiva ao Jornal Gazeta do Vale, edição de dezembro passado, de que não vai disputar mais cargos eletivos e que apoiará o nome melhor colocado em pesquisa que será realizada nos próximos dias. Dentre os nomes apontados pelo ex-prefeito estão o do vereador Ricardo Pinto (PSDB), Neném de Adailton (PSB), Nosman Barreiro (PTdoB), Júnior Carnaúba e Divaldo Dantas.
Na entrevista à rádio, Djaci fez críticas à gestão do atual prefeito Audiberg Alves (PTB) lembrando que deixou recursos em contas bancarias para serem concluídas pelo petebista.
 
Bancada de oposição, formada por sete vereadores, acompanharam Djaci na entrevista, onde apontou o nome do vereador Ricardo Pinto como pré-candidato a Prefeito, pelo PSDB.
Djaci enfatizou que àquele melhor colocado nas pesquisas terá o seu apoio, entretanto, tem que se filiar aos quadros do PSDB. "Quem quiser meu apoio deve estar filiado ao PSDB, que já tem o vereador Ricardo Pinto como um dos pré-candidatos ao cargo de prefeito", disse. Respondendo aos ouvintes, ele pontuou que não irá disputar mais cargos eletivos. Djaci por prefeito duas vezes: em Igaracy e Itaporanga; e deputado estadual por quatro mandatos consecutivos. 

Deputado Hugo Motta é cotado para liderança do PMDB na Câmara...

O deputado federal Hugo Motta está sendo cotado para liderar a bancada do PMDB na Câmara dos Deputados. A informação foi trazida nesta terça-feira (19) pela Coluna Painel, assinada por Natuza Nery, da Folha de São Paulo. “Caso o racha na bancada de Minas permaneça, uma terceira candidatura surgirá. Nesse cenário, Hugo Motta, da Paraíba, é forte candidato a ser o escolhido para concorrer com Quintão (MG) e o atual líder, Leonardo Picciani (RJ)”, diz a coluna. 
A coluna diz que a disputa pela presidência do PMDB pode levar à reorganização dos quinhões partidários. “A avaliação é que, se houver candidatura dos peemedebistas do Senado, a disputa deve se estender a todos os cargos da Executiva Nacional, e dirigentes que hoje têm peso podem perder representação”. 
De acordo com a Folha 'Poder', houve tensão em uma reunião da bancada mineira do PMDB na Câmara nesta segunda-feira (18). Na avaliação de alguns deputados, “há um caminho trilhado para que Leonardo Quintão (deputado federal do PMDB de Minas Gerais) se consolide como candidato do grupo à liderança na Câmara”. Contudo, também afirma que ainda existem arestas a aparar com ao menos dois deputados da bancada, e que o vice-governador de Minas, Antonio Andrade, “irá a Brasília para tentar selar o nome de Quintão”.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Alexandre Luna Freire é nomeado para o cargo de desembargador federal do TRF5...

A presidente Dilma Rousseff nomeou o juiz federal da 2ª Vara da Seção Judiciária da Paraíba (SJPB), Alexandre Costa de Luna Freire, para exercer o cargo de juiz do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), com sede em Recife (PE). Ele vai ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do juiz José Maria de Oliveira Lucena, em junho do ano passado.A nomeação foi publicada em decreto do dia 15 de janeiro de 2016. 
O Pleno do TRF5 aprovou por unanimidade, no dia 16 de dezembro, a indicação do juiz federal para compor a Corte, pelo critério de antiguidade. O primeiro na lista de antiguidade da 5ª Região, juiz federal Agapito Machado, da 21ª Vara da Seção Judiciária do Ceará (SJCE), renunciou ao cargo pela terceira vez, cedendo lugar ao atual indicado.

Perfil – Luna é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), especialista em Direito Empresarial, também pela UFPB, e mestre em Direito, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na área acadêmica, lecionou em diversas instituições universitárias e participou de diversas obras coletivas. Não à toa, é membro da Academia Paraibana de Letras e da Academia Paraibana de Letras Jurídicas. Como magistrado, foi diretor da SJPB e diretor da seccional paraibana da Escola de Magistratura Federal 5ª Região. Atua como desembargador federal convocado no TRF5 desde 30 de junho de 2015.

Luan Santana realiza sonho de criança paraibana, interna no HU em João Pessoa.

Luan Santana na visita a Natanyelle
A campanha patrocinada nas redes sociais pela TV Arapuan, após matéria exibida em sua programação, teve um final emocionante. O cantor Luan Santana atendeu aos apelos e visitou na noite deste domingo (17) sua fã, Natanyelle, garota interna há um ano no Hospital Lauro Wanderley, em João Pessoa.
Natural de Guarabira, a pequena é portadora de uma síndrome, ainda não identificada, que atinge os músculos. A menina não consegue andar e precisa usar aparelhos. Durante a longa internação, o ânimo de Natanyelle para lutar contra a doença é ouvir e assistir o DVD de Luan Santana na enfermaria do hospital.
O caso chegou à redação da TV Arapuan. Acionada pela equipe médica do HU, a emissora fez reportagem sobre o sonho da criança conhecer o artista. Em seguida, publicou e impulsionou nas redes sociais a campanha #VisitaNatanyelleLuan para sensibilizar o cantor.
Logo após apresentação no Fest Verão, em Cabedelo, Luan se deslocou, sem alarde, ao Hospital. Recebido pela equipe, conversou e cantou com Natanyelle. Um encontro que emocionou que assistiu de perto.

domingo, 17 de janeiro de 2016

Paraibana Laís Amaro canta e toca sanfona em Audição do ‘The Voice Kids’...

Laís Amaro canta 'Qui nem jiló' no palco do The Voice Kids (Foto: Isabella Pinheiro/Gshow) Carlinhos Brown ajuda Laís Amaro no palco do The Voice Kids (Foto: Isabella Pinheiro/Gshow)
Com sua sanfona, Laís Amaro cantou ‘Qui nem jiló’ nas Audições do The Voice Kids e conquistou Carlinhos Brown no último segundo. Aos 10 anos, a menina de Cajazeiras, na Paraíba, tem um CD gravado e se apresenta em clubes, igrejas e escolas de sua cidade. A carreira começou em 2014 com o apoio do pai, que também é cantor e sanfoneiro.
A sanfona de Laís fez sucesso com os técnicos e a candidata colocou todo mundo para dançar com uma palinha de “Petrolina Juazeiro”. (Gshow)

Pagamento do Garantia Safra começará a ser feito nesta segunda para agricultores

Um total de 92.583 agricultores familiares de 172 cidades da Paraíba receberá o pagamento do Programa Garantia Safra, que começará a ser feito nesta segunda-feira (18). O Programa Garantia Safra é uma ação do Governo da Paraíba através da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS).
Os agricultores receberão o Seguro Safra em cinco parcelas. O montante total do pagamento do seguro totalizará R$ 78.695.550,00. Neste ano haverá a maior quantidade de agricultores e municípios beneficiados com o seguro desde o início do programa, na safra 2002/2003. Este número, no entanto, ainda pode aumentar no mês de fevereiro, pois há mais 16 municípios que podem entrar na folha.
O programa tem como objetivo ajudar a movimentar a economia dos municípios da Paraíba entre os meses de abril e maio.