sábado, 17 de fevereiro de 2024

Marcelo Laurentino mostra disposição e coragem pra chegar a Câmara de Bonito de Santa Fê

Com atuação forte na prestação de serviço aos seus correligionários, tanto da zona urbana como rural, o Suplente de Vereador Marcelo Laurentino (PSB) é um dos quadros que tem se destacado no cenário de disputa para as eleições deste ano no município de Bonito de Santa Fê. 

Mesmo em recuperação clínica já há mais de trinta dias acamado, após um acidente automobilístico, o incansável defensor das camadas mais carentes do município não para de se preocupar e atender seus amigos e eleitores, demonstrando um disposição invejável para a luta.

Tem recebido o apoio dos amigos, vindo de várias partes, e isso o tem encorajado ainda mais para a continuidade de sua jornada. O que faz ele estar entre os mais cotados para alcançar a eleição no pleito de outubro vindouro.

Disposição e coragem lhe sobram. Logo estará plenamente recuperado e pronto pra mais uma batalha por uma cadeira na Câmara de Bonito.

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Do plantio (2022) à colheita (2024), o pastor Sérgio Queiroz vai ou não?

Uma das obras mais intrigantes e filosoficamente ricas do Antigo Testamento da Bíblia, Eclesiastes estabelece as bases para uma profunda reflexão sobre o sentido da vida e a busca pela verdadeira sabedoria.  O texto nos ensina que "para tudo há uma ocasião certa". O que nos remete ao tempo do "plantio" e da "colheita". 

Ganhou as ruas de João Pessoa um movimento que visa saber se o pastor Sérgio Queiroz "vai ou não" ser candidato a prefeito este ano.  É o único capaz de vencer o pleito, representando eleitor pessoense majoritariamente de perfil de Centro, Centro Direita e Direita.

Grande surpresa das eleições 2022, quando venceu em todas as urnas de João Pessoa, na disputa pelo Senado, Sérgio Queiroz saiu-se muito bem na luta de "Gigantes" e "Golias". Com um partido nanico (PRTB), sem estrutura, enfrentou "máquinas" como o PT, Governo do Estado, PMJP e o poderoso União Brasil, apoiado pelo Clã Cunha Lima, e o PL com  o apoio de Bolsonaro a Bruno Roberto. Submeteu todos a uma acachapante derrota em João Pessoa. 

As urnas da Capital lhe deram 106.885 votos (28,02%) dos votos válidos. Era avaliado pela mídia como "neófito", perdido no mundo político/eleitoral, que exibia apenas a ousadia e coragem de ser candidato ao Senado. Para que uma noção de sua expressiva vitória, basta observar o pleito municipal de 2020. Cícero Lucena alcançou o segundo turno com apenas 20,72% (75.610). Nilvan Ferreira com 16,61 (60.615); Ruy Carneiro que disputou voto a voto com Nilvan, 59.730, ou 885 sufrágios a menos. Wallber Virgolino 50.801 (13,92%); Edilma Freire 47.157 (12,93%); Ricardo Coutinho 38.969 (10,68%); Raoni 15.582 (4,57%)… Os demais (oito) candidatos totalizaram cerca de 29 mil votos.

Não precisa ser expert pra se ver que o perfil do eleitor pessoense, desde 2020, se posiciona como Centro, Centro Direita e Direita. João Pessoa não é mais o reduto onde outrora predominaram as esquerdas. Cícero Lucena, Nilvan Ferreira, Ruy Carneiro, Wallber Virgolino e Raoni jamais foram militantes das esquerdas. Juntos (2020) somaram 71,92%. Os “socialistas” da Capital ficaram espremidos no diminuto espaço de 28,8%.

O resultado do primeiro turno para o Governo do Estado (2022) repetiu o fenômeno. João Azevedo, com a máquina do Estado e da PMJP (apoio de Cícero Lucena), conseguiu 29,20% do total de votos da Capital. Nilvan 31,10%, Pedro Cunha Lima 26,50%. No segundo turno, pela primeira vez na história, um filho de Campina Grande derrotou um nativo de João Pessoa, em seu próprio território: 58,11 (Pedro), João 41,89. O governador foi “afogado”, por ter mergulhado fundo como “prosélito” das esquerdas.

Agora em 2024, a saída de Nilvan Ferreira do páreo na Capital abriu um terreno enorme para a Direita, e os eleitores de Bolsonaro, ter a chance de eleger o novo prefeito da Capital: o pastor Sérgio Queiroz.  O PL não sai do lugar com nome de Marcelo Queiroga. Disso não há dúvida. Os deputados Cabo Gilberto e Walber Virgulino, além do próprio Nilvan, são apoios certo se o pastor Sérgio Queiroz decidir se candidatar. 

Em amostragens realizadas, para consumo interno dos partidos,  o nome de Sérgio Queiroz aparece à frente de Ruy e colado em Cícero. O único capaz de furar todas as 'bolhas' e dividi-las é Sérgio Queiroz com seu legado de 2022. Foram 106.885 votos, oriundos da orla, bairros periféricos… Até nas favelas. 

E como a disputa tende a replicar a polarização que reina no país, João Pessoa pode ter o duelo: Cícero Lucena como candidato de Lula e o pastor Sérgio Queiroz como candidato da Direita Unida e de Bolsonaro. Ou seja, o tempo (2022) do 'plantio ' foi excelente . Agora é o tempo da 'colheita' e o povo da Capital pede a entrada de Sérgio Queiroz na disputa pela Prefeitura.  

Vice-governador Lucas Ribeiro visita Coordenação Estadual do DNOCS e conhece ações empreendidas pela Autarquia Federal

O vice-governador da Paraíba Lucas Ribeiro (PP) fez uma visita de cortesia, na manhã desta sexta-feira (16), à sede da Coordenação Estadual do Departamento Nacional de Obras Contra às Secas (DNOCS), em João Pessoa, oportunidade em que foi recebido pelo Coordenador Estadual da Autarquia Federal, engenheiro Dr. Alberto Gomes. 

Durante a visita, o vice-governador conheceu um pouco das ações empreendidas pela Coordenadoria Estadual na Paraíba, andamento de projetos, resultados alcançados e os desafios enfrentados. Em uma breve explanação, Dr. Alberto Gomes fez uma apresentação das potencialidades hídricas das barragens construídas pelo DNOCS e a importância história da presença da Autarquia na região do Seminário. 

Destacando a importância de parcerias entre o DNOCS e o Governo Estadual, com ações do órgão no abastecimento d'água, piscicultura e, em particular, os investimentos do Departamento nos perímetros irrigados. À exemplo dos termos de cooperação firmados em junho do ano passado pelo próprio Lucas Ribeiro, quando estava no exercício do mandato, na região de Sousa que visam promover a piscicultura e regularizar a situação fundiária do distrito de São Gonçalo, além de possibilitar a reforma da Escola Estadual Estevão Marinho, na mesma localidade, ainda, regularização fundiária dos perímetros de Coremas, Engenheiro Ávidos, Santa Luzia, Condado e Sumé.

"São ações que mostram o compromisso do Dnocs com a problemática da seca nas regiões mais afetadas da Paraíba. Aqui agradecemos também ao emprenho que temos da senadora Daniella Ribeiro, do deputado federal Aguinaldo, bem como, do nosso vice-governador Lucas Ribeiro na luta por mais recursos para que os projetos sejam executados de maneira satisfatória", disse Dr. Alberto Gomes salientando que ambos não medem esforços para bem atender os pleitos do DNOCS-PB, que passou a ganhar um gás enorme depois da atuação destemida de Daniella e Aguinaldo em prol da Autarquia. 
Ao fim da conversa, o Coordenador Estadual do DNOCS ciceroneou o vice-governador num tour pelo pátio da Autarquia Federal onde fez uma demonstração das dezenas de máquinas: Motoniveladora, Tratores, Retroescavadeiras, etc, enviados pelo Governo Federal e que serão entregues aos municípios paraibanos nos próximos dias, para o desenvolvimento local com obras e ações estruturantes.  

Ao lado de Dr. Alberto Gomes, também, estava na recepção ao vice-governador, o Chefe do serviço Técnico André Giovanne e servidores do Departamento. Lucas Ribeiro chegou a entrar em um dos tratores e conferir in loco o conforto das cabines das máquinas, todas com ar-condicionado. Além de sua equipe, Lucas Ribeiro estava acompanhado também do prefeito Laelson Albuquerque, do município de São Miguel de Taipu. 

Bom desempenho de Carla Jéssika surpreende na disputa pela prefeitura de Boa Ventura

Tem um movimento silencioso crescendo pelas ruas de Boa Ventura que pode desaguar numa reviravolta quanto à sucessão municipal em Boa Ventura, no Vale do Piancó. Trata-se do bom desempenho que a pré-candidata Carla Jéssika (PP) teve em aferições e levantamentos dos nomes já colocados como postulantes na disputa pela prefeitura local. Pra quem nunca exerceu cargo público foi excelente sua pontuação.

Simplesmente Carla Jéssika teve um pontuação muito satisfatória nessa corrida eleitoral. Impressiona a sua desenvoltura porque ela está há poucos dias nessa empreitada, inclusive, sempre se aconselhando com o ex-prefeito Fábio Arruda, que é presidente municipal da legenda. Odontóloga e servidora pública, Carla Jéssica sente essa aceitação do seu nome no dia a dia em contato frequente com a população. 

Carla Jéssika tem a política correndo no sangue. Seu avô Galego Ângelo foi vereador por quatro mandatos em Boa Ventura, com muito serviço prestado. É filha de Tico Baião, irmão do saudoso José Hilton Baião foi vereador/presidente da Câmara de Itaporanga. É, ainda, cunhada da ex-prefeita Marcilia Mamgueira , de Diamante, tendo capacidade de articulação entre os três municípios vizinhos. Ou seja, corre nas veias o sangue da política. 

Boa Ventura está num frenesi intenso com essa possibilidade de reviravolta na disputa local. E um novo nome surge para dar a população a oportunidade de renovação. 

Mangabeira Shopping tem evento gratuito de K-pop com música, dança e cultura coreana

O Mangabeira Shopping será palco de celebração da cultura K-pop neste fim de semana, com o tão esperado evento K-Pop Day de férias. Marcado para o sábado (17) e domingo (18), o evento é gratuito e terá início a partir das 12h. As apresentações acontecerão no Palco de Eventos, na Praça de Alimentação do Mangabeira Shopping.

Desde as danças, workshops e estandes com produtos da cultura coreana, o K-Pop Day contará com uma variedade de atividades emocionantes para os fãs do gênero. Os participantes poderão desfrutar de performances de solistas, grupos e duplas, além de participar de brincadeiras divertidas e do popular Random Play Dance, no qual o público é desafiado a dançar coreografias de forma improvisada.

Dúvidas e mais informações podem ser obtidas pelo Instagram @kpopdaydeferias .


Programação

SÁBADO 17/02

12h Início do Evento

13h Início das Apresentações dos Solos

15h Random Play Dance e Brincadeiras

16h WORKSHOP Tafiny Aquino | Professora de Dança

17h Random Play Dance e Solistas

18h Músicas pedidas e Brincadeiras

20h Término do Evento

DOMINGO 18/02

12h Início do Evento

13h Início das Apresentações das Duplas

14h Random Play Dance e Brincadeiras

15h Início dos Grupos

16h WORKSHOP Kim Young – Professora, coreógrafa e dona da academia k17

17h Brincadeiras, Random Play Dance e Grupistas

18h Músicas Pedidas e Brincadeiras

20h Término do Evento

Daniella Ribeiro representa Pacheco em missão oficial no Marrocos

A senadora Daniella Ribeiro (PSD) participa, durante esta semana, da Conferência Parlamentar sobre Cooperação Sul-Sul, que termina nesta sexta-feira (16), em Rabat, no Marrocos. O objetivo é discutir “o papel dos parlamentos nacionais e das Uniões Parlamentares regionais e continentais em África, no mundo árabe e na América Latina no fortalecimento de parcerias estratégicas e na obtenção de integração e desenvolvimento conjuntos”.

Daniella viajou como representante oficial do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, que fez um discurso por vídeo para os participantes do evento. A conferencia reúne presidentes de Senado e de conselhos similares da África, mundo árabe e América Latina. O presidente do Senado, em sua fala por videoconferência, destacou a presença da senadora Daniella Ribeiro, destacando que ela ocupa posições importantes na Casa, como a presidência da Comissão Mista de Orçamento e a liderança da Bancada Feminina.

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco fala sobre o evento no Marrocos

As discussões da conferência, em termos gerais, se concentram em três temas: “Reforçar o Diálogo Político e a Segurança Regional em África, no Mundo Árabe e na América Latina para Alcançar a Paz, a Estabilidade e a Prosperidade”, “Alcançar a Transformação Económica, a Integração Regional e o Desenvolvimento Partilhado: O Importância das Políticas Vinculadas ao Reforço de Parcerias Estratégicas, ao Incentivo ao Investimento, à Tecnologia, à Infraestrutura e ao Reforço das Capacidades Competitivas”, “Alcançando a Tríade Desenvolvimento Sustentável-Energia-Meio Ambiente”.

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Nilvan Ferreira não vai a ato pro Bolsonaro e diz que não apoiará Queiroga

O multimídia e pré-candidato a prefeito de Santa Rita, Nilvan Ferreira, revelou nesta quinta-feira (15) que não comparecerá ao ato público de Bolsonaro na Avenida Paulista nem, segundo ele, em hipótese alguma se aliará à candidatura de Marcelo Queiroga em João Pessoa.

“Estamos diante de uma realidade na qual já tinha acertado com a família outra agenda longe do ato público em favor do ex-presidente Bolsonaro, portanto não estarei presente – afirmou Nilvan ainda opinando sobre a pré-candidatura de Marcelo Queiroga.

“ Não há a menor hipótese disso acontecer porque estarei sempre distante do PL e seus candidatos – frisou. Sobre seu futuro partidário disse que está entre Podemos. União Brasil e Republicanos. “Na próxima semana revelarei”, concluiu. (com WSCOM)

Adriano critica indefinição de Romero em CG: “O que tinha falar sobre o assunto, já falei. Daqui pra frente só falo quando ele sair da toca e se pronunciar".

O presidente da Assembleia da Legislativa Adriano Galdino criticou, nesta quinta-feira, (15), a indefinição do ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (Podemos), sobre candidatura, nas eleições deste ano. ”O que eu tinha de falar, já falei, então daqui para frente eu não toco mais nesse assunto de Romero”, disse Adriano durante entrevista ao Programa Arapuan Verdade, do Sistema Arapuan de Comunicação. 

Durante a entrevista, Adriano Galdino demostrou irritação com a indecisão de Romero Rodrigues e criticou essa demora pelo posicionamento por parte do parlamentar federal.

“Só falo alguma coisa agora quando ele se pronunciar, quando ele sair da toca e botar para fora suas intenções políticas,  até ele abrir a boca e dizer o que quer e como quer, aí eu falo.  Mas enquanto não, quem deve falar é ele, não sou eu.  Ele tem que botar para fora o que ele pensa, o que ele quer e como é que vai ser. Eu não falo mais não, o que eu tinha que falar eu já falei. O que eu tinha que convidar eu já o convidei. Então a voz está com ele agora pra ele se pronunciar”, finalizou.

Tovar endossa críticas a Bruno e cita crise com professores e Câmara Municipal: “perdeu a conexão com a cidade”

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) endossou nesta quinta-feira (15) críticas ao prefeito de Campina Grande Bruno Cunha Lima (União Brasil). Em entrevista à CBN, o parlamentar afirmou que “há discordâncias de ações e comportamentos para com o povo de Campina Grande”.

“Hoje temos posicionamentos que são divergentes, precisamos discordar, como, por exemplo, o não pagamento do piso dos professores, além da falta de diálogo com a classe, então é natural que haja esse distanciamento”, afirmou, ao acrescentar também a crise de Bruno com a Câmara Municipal.

Tovar destacou a necessidade de “ouvir a cidade e o setor produtivo”, que estariam insatisfeitos com a gestão municipal. Durante a entrevista, Correia Lima evitou falar diretamente no nome de Bruno, se dirigindo como “atual prefeito”. Para Tovar, Bruno “perdeu a conexão com a cidade”.

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Comandante geral da PM anuncia reforço nas divisas da PB após fuga de presos (que integram CV) do presídio federal em Mossoró (RN)

O comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Sérgio Fonseca, anunciou nesta quarta-feira, (14), o reforço no policiamento nas divisas com o Estado do Rio Grande Norte para evitar a entrada de dois presos que fugiram nesta quarta-feira da Penitenciária Federal de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte.

Durante entrevista ao Programa Arapuan Verdade, do Sistema Arapuan de Comunicação, o coronel Sérgio Fonseca, disse soube da fuga pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Jean Nunes.

Logo em seguida, todos os comandantes de batalhões, sobretudo esses que fazem divisa com o Estado do Rio Grande do Norte, foram orientados a intensificar o policiamento nas divisas para que os foragidos, que são oriundos do Estado do Acre, não venham para a Paraíba.  “É caso venham, a Polícia Militar e todas as forças de segurança do Estado da Paraíba estão prontas para fazer a prisão deles”, garantiu o comandante.

Esta é a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, que conta com cinco presídios de segurança máxima. Os fugitivos foram identificados como Rogério da Silva Mendonça, de 36 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 34 anos, também conhecido como “Tatu” ou “Deisinho”. Ambos são do Acre e estavam na penitenciária de Mossoró desde 27 de setembro de 2023.

Os dois homens são ligados ao Comando Vermelho, facção de Fernandinho Beira-Mar – preso na mesma unidade – e foram transferidos para o presídio federal de Mossoró após se envolverem em uma rebelião no presídio de segurança máxima Antônio Amaro, em Rio Branco. A rebelião resultou na morte de cinco detentos, três deles decaptados.

“Lei do farol” nas estradas mudou; conheça as regras atuais

Faz anos que grande parte dos motoristas percebeu que rodar com faróis acesos durante o dia aumenta a segurança na estrada. Mas, apesar disso, ainda há muita confusão em torno da lei que está em vigor, mesmo que ela tenha sido mudada há quase três anos, em abril de 2021 (Lei 14.071/2020).

A chamada “Lei do Farol”, que exigia o uso de faróis baixos em rodovias durante o dia, foi modificada. Agora, o uso dos faróis baixos durante o dia só é obrigatório em rodovias de pista simples situadas fora de perímetros urbanos, ou seja, nas estradas em que não existe separação física entre as pistas de sentido diferente (canteiro, guard-rail ou muro). Já nas estradas vicinais, muitas vezes usadas para acessar fazendas, sítios e chácaras, o uso das luzes durante o dia ainda é obrigatório.

Os carros mais modernos, que possuem luz de condução diurna (DRL) também estão dispensados de usar os faróis durante o dia, mesmo em estradas de pista simples. Já durante a noite, o uso dos faróis baixos continua obrigatório em todas as vias e por todos os tipos de veículos (mesmo aqueles com DRL). A não utilização dos faróis baixos nas situações nas quais eles são obrigatórios é infração média, sujeita a multa de R$ 130,16 e a 4 pontos no prontuário do motorista. 

Vale dizer, entretanto, que, embora não seja mais obrigatório, o uso dos faróis baixos durante o dia contribui para aumentar a segurança no trânsito, como já foi mencionado. Se você quiser dirigir com os faróis acessos em qualquer estrada, não há problema algum, desde que o facho esteja bem regulado e não ofusque a visão do motorista que vem em sentido oposto.

Parahyba e suas Histórias: Os Felizardos que deram nome à Praça João Pessoa – Por Sérgio Botelho

Sobre a história da atual Praça João Pessoa, sempre me intrigou a sucessão de denominações ostentadas por aquele logradouro público, desde o seu início, segundo consta, nos primeiros anos do Século XIX. Antes disso, ao que me parece, era o Largo do Colégio, para se referir ao Colégio dos Jesuítas, um prédio ainda no local. Nesta terça-feira, 13, pela manhã, havia um desafio de gente amiga, a mim dirigida, pelo WhtsApp, nos seguintes termos: quem foi Felizardo Leite? Respondi o que sabia, inclusive que ele nunca fora comendador e sim médico, e fui pesquisar mais.

Felizardo Leite foi o último dos nomes usados, antes de se tornar João Pessoa, para cognominar a praça, uma das mais emblemáticas da vida urbana pessoense. Mas, lá atrás, no Século XIX, também foi chamada de Comendador Felizardo, o que termina provocando confusão de Felizardos. Descobri que são simplesmente avô e neto. Vamos lá: o Comendador Felizardo não era outro senão Felizardo Toscano de Brito, que viveu entre os anos de 1814 e 1876, nascido em Parahyba (ou seja, na atual João Pessoa, embora haja quem crave seu local de nascimento como Mamanguape), e que se notabilizou por ter sido vice-presidente da Província da Parahyba, por vezes assumindo a presidência.

O mais recente, Felizardo Toscano Leite Ferreira, nascido em 1863, segundo obituário publicado em A União de 29 de maio de 1930, era filho de João Leite Ferreira, chefe político liberal e proprietário de terra em Piancó, e de Eugênia Toscano de Brito, por sua vez, filha do primeiro Felizardo, o comendador, e ele, portanto, neto.

Sobre Felizardo Leite, que se formou em Medicina na Bahia, o que se diz é que nasceu em Piancó, onde efetivamente faleceu em 1930, de bem com Epitácio Pessoa e com João Pessoa, com os quais andou de mal. (Mas há também quem o inscreva como nascido na cidade de Parahyba). Felizardo Leite foi deputado federal e estadual, eleito com base em Piancó, e exerceu a presidência da Assembleia Legislativa no período de 1908 a 1910. Pois bem. Esses, segundo apurei, são os dois Felizardos que, em épocas diferentes, emprestaram seus nomes à Praça João Pessoa.

(A foto, do Acervo Walfredo Rodrigues, postada por Vandilo Brito, no Facebook, é da Praça Felizardo Leite, em 1930, onde ainda se vê o belo coreto, substituído pelo Altar da Pátria, e a estátua de Epitácio Pessoa, que depois foi para início da avenida do mesmo nome, entre a Praça da Independência e Tambaú).

Por Sérgio Botelho