sábado, 29 de outubro de 2011

Ricardo Pinto convida a população para audiência pública no dia 09 de novembro quando serão escolhidos os cursos que o IFPB irá implantar em Itaporanga

O radiofônico 'Titico Explica', apresentado por Dr. Titico Pedro e Paulo Mirato e levado ao ar pela Rádio Boa Nova FM, recebeu na manhã deste sábado (29) o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Itaporanga, Ricardo Pinto, que em nome do prefeito Djaci Brasileiro, levou a comunidade um leque de boas notícias concernente a conquistas que a atual gestão municipal vem obtendo em prol dos itaporanguenses. Antes de Ricardo, quem concedeu entrevista foi a Coordenadora Regional da Emater, Roméria Pereira, que esteve acompanhada do extensionista rural Ernaninho Diniz.
Ricardo Pinto informou aos ouvintes das ações e projetos que a cidade de Itaporanga tem recebido e está recebendo, fruto do trabalho incansável do prefeito Djaci que não mede esforços junto aos governos estadual e federal para alocar o máximo possível de recursos para a execução de obras na 'Rainha do Vale'. É preciso ressaltar que o Chefe de Gabinete tem sido peça fundamental no bom desempenho da edilidade nestas conquitas, haja vista, que está constantemente nos órgãos públicos estadual e federal protocolando documentação necessária para esse sucesso.
Dentre tantos assuntos abordados a área educacional foi tema principal da participação de Ricardo Pinto. Ele, inclusive, logo de início, convidou toda a comunidade para se fazer presente no próximo dia 09 de novembro numa audiência pública que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) realizará em Itaporanga, nas dependências da 1ª Igreja Batista gentilmente cedida pelo Pastor Roberto. Essa audiência pública será a oportunidade que a população tem para escolher quais cursos serão implantados na 'Rainha do Vale'.
"Não só os itaporanguenses mas é interessante a participação de caravanas de todas as cidades do Vale do Piancó, já que o IFPB contemplará alunos de toda a região. Estamos fazendo o nosso papel, agora, a população terá que fazer o seu também, neste caso com a escolha dos cursos. Vamos nos unirmos numa só corrente em busca de uma melhor educação para o Vale que terá, pela primeira vez, a implantação de um campus público com cursos de nível superior", comentou.
Ricardo Pinto informou ainda que no início deste mês de novembro acontece a licitação para a reforma da Escola Modelo Municipal de Itaporanga e, no mais tardar, com as obras iniciando em dezembro próximo, para que tudo esteja pronto em meados do final do primeiro semestre de 2012, quando deverá ser anunciado o vestibular. A Escola Modelo foi cedida pela Prefeitura para sediar provisoriamente os cursos até que o campus do IFPB tenha sua construção concluída, o que deve acontecer até meados de 2013.
O secretário externou alegria pela celebração de convênio junto a Funasa para a execução de toda a rede de esgotamento sanitário da cidade, numa extensão total de 24 km. Ricardo falou ainda sobre a pavimentação em paralelepipedos que tem sida executada em dezenas ruas; cosntrução de canteiros centrais nas principais avenidas da cidade; o benefício que já foi levado a mais de 200 famílias por meio do FUMAP; atenção especial que o homem do campo tem recebido; dentre outras importantes ações feitas pela atual gestão.
Em determinado momento da entrevista, quando indagado se seria candidato a vereador nas eleições municipais de 2012, Ricardo confirmou que irá colocar seu nome a disposição do PSDB e do povo itaporanguense para desenvolver um trabalho voltado aos anseios da população com uma força renovadora capaz de melhorar a representatividade que o povo precisa na Câmara Municipal. "Sou um pré-candidato e se assim o partido entender e o povo querer estarei sim colocando meu nome ao crivo dos nossos conterrâneos, para lutar de modo que os mais necessitados sejam verdadeiramente atendidos em seus anseios", disse Ricardo.

Porcino e Audiberg se reúnem e fazem 'acordo' para que quem estiver melhor nas pesquisas seja o cabeça de chapa

Quase passou despercebida reunião realizada, na última quinta-feira (27), entre os pré-candidatos a prefeito de Itaporanga: o ex-prefeito Antônio Porcino (PMDB) e o ex-vereador Audiberg Alves (PTB). O encontro restrito à menos de cinco pessoas aconteceu na residência do petebista, por volta das 11h da manhã, e contou ainda com a presença do vereador Zé Porcino (PMDB). 
Segundo informações, que chegam ao blog, ficou definido na reunião que serão realizadas várias pesquisas para saber a avaliação de Porcino e Berguim, como é mais conhecido, e o que estiver em melhor posição deverá ser o cabeça de chapa numa aliança política entre o PMDB e o PTB.
Nas eleições de 2008 o ex-prefeito Antônio Porcino hipotecou apoio ao nome de Audiberg, que na ocasição teve como companheiro de chapa o ex-secretário municipal Paulo Porcino. A dupla, como se sabe, acabou perdendo àquelas eleições para o atual prefeito Djaci Brasileiro (PSDB), que concorrerá à reeleição em 2012.
A reunião entre Porcino e Berguim se deu devido a cobrança de seus respectivos agrupamento político pela candidatura própria, ano que vem, para enfrentar o grupo da situação, comandado pelo prefeito Djaci. Caso Audiberg venha a firmar união política tendo Porcino como candidato a vice [algo que poucos acreditam] haverá uma reedição da disputa de 2008. 
O que os peemdebistas acreditam mesmo é na montagem de chapa tendo Porcino, na cabeça, e Berguim na vice.

Democratas realizam convenção em Diamante, lança nome de 'Mancha' e abre diálogo com partidos de oposição

Com o objetivo de preparar suas bases paras as eleições municipais de 2012, o diretório municipal do Democratas da cidade de Diamante realizou nesta sábado (29) convenção e oficializou os nomes de sua nova diretoria. Tomaram posse como membros da executiva municipal os seguintes filiados: Adriano Santos Bernardino (Mancha), vice-presidente Sebastião Prudêncio da Silva, secretária geral Iolanda Anastácio Pereira Leite, tesoureiro Ivon Marcos Rodrigues de Sousa, vogal Eudo Galdino da Silva.
Além de todos os filiados do DEM, estiveram presentes diversas outras lideranças políticas do município, como o presidente do PTN Idelfonso Lucas, do PDT Expedito Galdino, do PC do B Manoel Miguel, do PT Alan de Neudo, do PPS Zé de Procídia, do PSD Clarice Melo, além de representante do ex-prefeito Odoniel de Sousa Mangueira [do PSDB] e Joaquim Inácio, representando a classe dos trabalhadores rurais.
Ao falar em nome da executiva estadual do DEM, o deputado José Aldemir externou a alegria em ver todos os partidos de oposição no município reunidos num mesmo local, exatamente para debater os problemas da cidade. Ele afirmou que o Democratas em Diamante terá candidatura própria, cujo nome representa trabalho e renovação. "Trata-se de Adriano Santos (Mancha), que muito tem feito pelos mais necessitados. Todavia, estamos abertos ao diálogo. Tanto podemos apoiar um nome que represente os anseios da comunidade e que tenha musculatura política para vencer a eleição, como podemos, evidentemente, receber apoios daqueles que, obviamente, acreditam no potencial do Mancha e do partido no município", disse o deputado. "O DEM é um partido que tem posição e proposta; somos livres e independente para debater as necessidades e interesse de nossa cidade. Acima de tudo, somos um partido moderno, que tem visão de futuro, inteiramente democrático, plural, que prega a justiça social, a ética na política e a democracia participativa", afirmou Mancha. Ele destacou que a sigla crescerá ainda mais e marchará rumo às eleições de 2012 certos da confiança e do apoio de todos os diamantenses. "Acreditamos que estamos no caminho certo, dialogando com os partidos e com a sociedade", concluiu. (com HélderLoureiro/DiamanteOnline)

Casal é flagrado fazendo sexo dentro de um carro na frente do Fórum da cidade de Sousa

O vigilante noturno do Fórum 'Dr. José Mariz', na cidade de Sousa acionou a polícia na noite dessa quinta-feira (27), para conter as gemedeiras e balanços de um carro preto, que estava estacionado em frente ao local. De acordo com informações do funcionário, o carro estava parado no local quando chegou um jovem numa moto, estacionou o veículo nas proximidades do Fórum, entrou dentro do carro e se dirigiram até o Hospital Regional da cidade, mas retornaram para frente da sede do poder judiciário.
O vigilante percebeu algo de estranho com o carro, pois se movimentava muito e assustado resolveu chamar a polícia, que chegando ao local, bateu no vidro do veículo e se deparou com uma mulher e um rapaz. Após uma conversa demorada, os amantes teriam solicitado a policia para liberá-los e não divulgar seus nomes, pois eram pessoas de bem.
Nesse mesmo dia, populares teriam flagrado um advogado fazendo sexo com uma mulher dentro do veículo, no bairro Jardim Sorrilândia. (DiáriodoSertão)

Polícia identifica matador de aluguel que tentou assassinar pai e filho e acabou morto em Aguiar

O pistoleiro Joaquim de Lima Paz, mais conhecido por Boca foi assassinado esta semana, na Zona Rural de Aguiar, no Vale do Piancó, quando tentou matar Nilton Gregório de Sousa, de 51 anos e o filho dele, Adenilton de Sousa Júnior, de 27 anos, por encomenda. De acordo com informações do Tenente Cunha, do 12º Batalhão de Polícia Militar, Boca estava acompanhado de outro pistoleiro, provalvemente da família Oliveira, que reside no Estado do Rio Grande do Norte.
O Tenente Cunha informou que os dois acusados chegaram a casa das vítimas numa moto e a pessoa que estava na garupa desceu do veículo já atirando contra eles, que reagiram iniciando uma troca de tiros, onde um dos pistoleiros morreu e o outro foragiu. De acordo com a polícia, Boca era acusado de matar o popular Ednaldo Batista, mais conhecido por Ednaldo das verduras, executado na feira de frutas e verduras da cidade de Catolé do Rocha. O pistoleiro havia sido preso e processado, mas já estava em liberdade. (DiáriodoSertão)

Estado abre concurso para 1.040 vagas de professor

O Governo da Paraíba abre no dia 7 de novembro próximo inscrições para concurso público com oferta de 1.040 vagas para o cargo de Professor da Educação Básica 3 da carreira do Magistério Estadual. Os candidatos poderão se inscrever até o dia 11 de dezembro de 2011 exclusivamente por meio da internet no endereço eletrônico www.faperp.org.br. A remuneração inicial para o cargo de professor é de R$ 1.111,40. A carga horária de trabalho será de trinta horas semanais. Por meio dos links referentes ao processo o candidato deve preencher a ficha de inscrição, transmitir os dados pela internet, imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento no valor de R$ 70,00 (setenta reais) até o dia 12 de dezembro em qualquer agência bancária ou nas casas lotéricas.
As 1.040 vagas estão assim distribuídas: matemática (303), Língua Portuguesa (282), Língua Inglesa (96), Artes (27), História (52), Geografia (52), Biologia (57), Química (43), Física (59), e Educação Física 69 vagas. O pré-requisito é comprovar a Licenciatura Plena nas referidas disciplinas. O concurso terá duas fases: provas objetivas e avaliação de títulos. As provas terão duração de três horas e terão como conteúdo legislação básica, orientações curriculares, conhecimentos pedagógicos, língua portuguesa, fundamentos da educação/prática docente. As provas objetivas estão previstas para o dia 8 de janeiro de 2012. A avaliação de títulos tem caráter classificatório e, portanto, não elimina do concurso os candidatos que não apresentarem  títulos. 
O concurso público terá validade de seis meses, prorrogável uma vez por igual período, a critério a administração pública estadual. O edital do concurso público está publicado no Diário Oficial do Estado, edição desta sexta-feira 28 de outubro e disponível também nos endereços eletrônicos http://www.paraiba.pb.gov.br e http://www.see.pb.gov.br. O concurso vai ser realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto - Faperp. O regime jurídico para os candidatos classificados no concurso será o Estatutário, de acordo com as normas estabelecidas no Estatuto do Servidor Público do Estado da Paraíba.
O certame será realizado por município. O candidato concorrerá ao cargo/disciplina/município da vaga para o qual se inscrever. As provas serão realizadas nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras. A partir do dia 16 de dezembro o candidato poderá conferir, no sítio da Faperp, a homologação de sua inscrição. Esclarecimentos poderão se obtidos pelo telefone (17), 3211-1080 ou no endereçowww.faperp.org/chat, de segunda a sexta-feira,  em dias úteis, das 8h às 18 horas.  O concurso reserva 5% das vagas oferecidas para cada município às pessoas com deficiência.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Prof. Abraão Alves será empossado na presidência Asfita

O professor Abraão Alves de Carvalho, itaporanguense ex-diretor do Liceu Paraibano, será empossado, no próximo dia 05, na Presidência da Associação dos Filhos de Itaporanga (Asfita), agremiação social que se localiza no Retão de Manaíra, em João Pessoa. Ele foi eleito, para o posto, no mês passado, e luta pelo crescimento da Asfita desde a data de sua fundação (1985), juntamente com muitos dentre os que fazem parte da direção atual. Na nova gestão, o presidente Décio Mangueira passará o ocupar o posto de tesoureiro. Após o ato de posse, itaporanguenses e convidados assistirão a um show musical do grupo Musical Dias, da cidade de Monteiro.  

Prefeitura de Princesa Isabel prorroga inscrições para 120 vagas em concurso público

A Prefeitura de Princesa Isabel prorrogou as inscrições de seu concurso com 120 vagas de trabalho. Os salários oferecidos variam de R$ 545 a R$ 3 mil para cargos do nível fundamental ao superior.Consulte aqui o edital / Encontre mais concursos abertos na Paraíba
Estão abertas oportunidades nos seguintes cargos: pedreiro, eletricista, auxiliar de serviços gerais, agente administrativo, assistente social (programas sociais), agente comunitário de saúde, agente de endemias, auxiliar de atendimento (maqueiro), auxiliar de lavanderia, bioquímico, coveiro, enfermeiro, farmacêutico, fiscal sanitário, fisioterapeuta, fiscal de obras, fiscal de serviços urbanos, fiscal de tributos, gari, médico, médico veterinário, monitor, motorista “D”, nutricionista, odontólogo, operador de máquinas pesadas, porteiro, psicólogo (programas sociais), recepcionista, técnico em enfermagem, técnico em laboratório, técnico em radiologia, técnico em contabilidade, vigia e professor.
As inscrições custam R$ 38 para os cargos que exigem nível de escolaridade fundamental, R$ 52 para os cursos técnicos ou do magistério e R$ 73 para os cargos de nível superior. Os candidatos podem se cadastrar até às 23h59 do dia 11 de novembro, pelo site www.mettaconcursos.com.br ou de forma presencial na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Avenida João Pessoa, no prédio do Banco do Brasil. A data da prova será divulgada em 5 de dezembro, juntamente com o cartão de homologação do candidato, no site www.mettaconcursos.com.br.

TCE diz que venda da folha do Estado foi irregular

A auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE) entendeu que o governo do Estado cometeu irregularidade ao contabilizar a venda da folha de pagamento do funcionalismo como 'Receita de Capital'. A conclusão dos auditores foi apresentada ontem pelo conselheiro Umberto Porto, na sessão plenária do TCE-PB. Ele é o relator das contas de 2011 do Poder Executivo estadual. A denúncia de irregularidades envolvendo a venda da folha foi levada ao Tribunal pelo Sindifisco, com base em declarações feitas à imprensa pela secretária das Finanças, Aracilba Rocha. Ela teria dito que os governos anteriores também fizeram a mesma coisa. A folha de pagamento do funcionalismo foi vendida ao Banco do Brasil no valor global de R$ 271.448.516,85.
Segundo o Sindifisco, o lançamento equivocado do valor relativo à venda da folha pelo governo Ricardo Coutinho (PSB) trouxe como consequências a distorção do índice de comprometimento das despesas de pessoal em relação à Receita Corrente Líquida e a diminuição no valor do repasse do duodécimo do Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado. Os auditores concluíram que “a contabilidade incorreta desse tipo de receita constitui-se em irregularidade, já que contraria a norma legal vigente, bem como provoca distorção na apuração da Receita Corrente Líquida”. Afirma ainda a auditoria “que os demonstrativos fiscais e contábeis a serem divulgados pelo chefe do Poder Executivo poderão não representar a real situação das contas do Estado”. (lenildoGuedes)

Servidores da Dataprev decidem por paralisação a partir de segunda-feira na Paraíba

Os servidores da Empresa de Tecnologia da Informação da Previdência Social (Dataprev) da Paraíba decidiram, em assembleia realizada nesta quinta-feira (27), por paralisar as atividades por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (31). Segundo o diretor de Comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado da Paraíba (SindPD-PB), Emanuel Santana, cerca de 70% dos presentes votaram pela greve.
A Dataprev é responsável pelo processamento e armazenamento de mais de 14 bilhões de dados sociais e processa todos os meses a folha de pagamento de mais de 26 milhões de beneficiários da Previdência Social, além de prestar serviços a outros órgãos públicos, como o Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Santana informou que, a princípio, a população não deve ter prejuízo com a paralisação, já que o mês já está no fim e todos os dados já foram processados.
Porém, se a greve se estender por mais algumas semanas alguns serviços poderão ser prejudicados, a exemplo do pagamento de serviços como a previdência social e o seguro desemprego, o atendimento aos técnicos do Sistema Nacional de Empregos (Sine) e a concessão de empréstimos consignados. A categoria reivindica, além do reajuste de 6,51% que cobre apenas a taxa de inflação, um ganho real de 3%. “Desde junho a empresa vem enrolando, já estamos na 12ª mesa de negociação e ela não oferece nada. Os trabalhadores, cansados, resolveram cruzar os braços. Desta forma, outras instituições federais conseguiram o reajuste, como os Correios”, disse Emanuel Santana.

Agentes de investigação, escrivães e motoristas aderiram a greve que teve início nesta sexta-feira (28) na Paraíba

Desde a 0h desta sexta-feira (28) os agentes de investigação da Polícia Civil iniciaram uma greve por tempo indeterminado na Paraíba. O presidente da Associação dos Policiais Civis de Carreira (Aspol), Sandro Bezerra, informou que os escrivães e motoristas também aderiram ao movimento. "Hoje 90% dos trabalhos nas delegacias são realizados por esses profissionais", por isso, segundo Sandro, quem necessitar de alguns dos serviços exercidos pela categoria vai se deparar com uma situação complicada. A previsão da Aspol é de que os profissionais dos 223 municípios da Paraíba participem da greve.
O presidente da Aspol explicou que dois pontos estão sendo reivindicados na paralisação. O primeiro é a revogação da Resolução 03/2011 do Conselho Superior da Polícia Civil. A resolução foi publicada pelo órgão no Diário Oficial do Estado no dia 20 de outubro e determina, por exemplo, que agentes e escrivães podem conduzir carros policiais, além de proibir que delegados atribuam a estes profissionais funções que são de responsabilidade da autoridade policial.
A medida causou revolta aos policiais associados à Aspol, que desde o começo do mês realizam a operação “Cumpra-se a Lei”. O objetivo é impedir policiais de exercerem atividades que não seriam específicas de suas funções, ao contrário das recomendações impostas pela resolução do Conselho Superior. “Ela é ilegal pois fere as leis do Código do Processo Penal. A Aspol já entrou com uma ação pedindo a nulidade da ação”, disse Sandro Bezerra.
Outro ponto reivindicado é o cumprimento da Constituição Federal com implantação do subsídio. A categoria reivindica a aposentadoria integral. Além disso os policiais ainda pedem melhores condições de trabalho. “Em alguns locais as munições estão vencidas e isso é um risco. Porque no momento de necessidade a arma pode ficar sem disparar e policial não terá tempo para se defender. Ele está colocando a própria vida em risco”, disse o presidente da Aspol.
Sandro Bezerra informou que ainda que o Governo pode apresentar alguma proposta, mas ela só será votada em assembleia . “Eu ainda estou aguardando um posicionamento do Governo para definir como ficará a nossa situação, mas enquanto isso a greve continua mantida”, finalizou.

Ricardo Pereira fala dos projetos do PTN e revela como o partido se tornou a terceira força política em Itaporanga

O programa radiofônico 'Microfone Aberto', apresentado pelo radialista Cláudio Nepó e levado ao ar pela Pedra Bonita FM, bateu picos de audiência nesta quinta-feira (27) em Itaporanga com a entrevista do presidente municipal do Partido Trabalhista Nacional (PTN), acompanhado de diversos pré-candidatos a vereador para as eleições municipais de 2012. Após o processo de mudanças partidárias, encerrado no início do mês, o PTN saiu-se como a terceira força política em Itaporanga, com relação a potencial eleitoral. A entrevista deveria ter acontecido no início da semana, no entanto, como o presidente do PTN esteve esses três dias anteriores em João Pessoa com o prefeito Djaci Brasileiro [que conseguiu inúmeros benefícios para continuar tocando o desenvolvimento do município] sua ida a emissora só foi possível hoje.
Na oportunidade o presidente Ricardo Pereira, também editor do blog, falou das expectativas do partido quanto às eleições vindouras e de como a sigla conseguiu um extraordinário crescimento em Itaporanga, cuja sua fala pode resultar na eleição de, no mínimo, uma bancada de três vereadores. "Não tenho medo de errar ao dizer que em 2012 o PTN fará uma bancada de, pelo menos, três vereadores em Itaporanga. Para isso, foi que formatamos o melhor grupo proporcional que disputará as eleições do ano que vem", disse Ricardo.
Nos estúdios da emissora encontravam-se uma parte dos cerca de 28 pré-candidatos a vereador, tais como: o advogado Neto Ferreira, o agropecuarista Virgulino Leite, o comerciante Chico do Magi, Judeilton Bento, Hélio Tomaz, Judivan Custódio, Zé Félix e Edmilson Porfírio (diretor da emissora). O apresentador do programa enfatizou para a população a façanha conseguida pelo presidente do partido ao conseguir adesão de 18 pré-candidatos, dentre eles de dois que foram candidatos a Prefeito em 2008 (Neto e Virgulino). "Essa turma de boa índole, carater e moral veio para o PTN porque sabe que aqui se cumpre os compromissos firmados", comentou Pereira.
Todos os pré-candidatos presentes ao estúdios usaram da palavra e ratificaram a unidade do partido e a liderança de sua direção municipal. Com relação à chapa majoritária, o presidente revelou que o PTN estará na mesa de decisões porque será ouvido, diante do seu potencial eleitoral e estrutura. Indagado sobre a formação das chapas, seja pela situação ou oposição, Ricardo pontuou que o partido busca unidade e transparência na escolha do candidato a vice. "O PTN não ficará à margem da formação da chapa majoritária porque tem força e potencial para ser ouvido e, se possível, nomes para essa disputa", disse.
Ao final de sua fala, o presidente Ricardo Pereira fez um convite público aos petenistas da cidade, bem como da região, para prestigiarem o Encontro Regional que o partido vai realizar em Itaporanga no próximo dia 12 de novembro. Evento este que será conduzido em sua magnitude pelo presidente estadual da legenda, Dr. Fábio Agra. Na oportunidade serão apresentados os pré-candidatos a vereador nas eleições de 2012 e um plano de articulação política visando a preparação dos petenistas para o pleito.
"O nosso presidente [Ricardo] tem autoridade para jogar as cartas na mesa, nas discussões com relação ao fechamento da chapa majoritária. Estamos unidos e coesos nesses sentido", disse o advogado Neto Ferreira duante sua fala.
"Estou no PTN porque é o melhor grupo político de Itaporanga para a disputa eleitoral de 2012. Um partido amigo, leal, corajoso e valente que não abre diante de sua luta", pontuou Virgulino, que foi precedido pelos demais pré-candidatos como Chico do Mogi, Judeilto, Hélio, Zé Félix e Edmilson. 
 Chico do Mogi, Hélio Tomaz e Judeilton Bento
 Judeilton Bento, Virgulino Leite, Neto Ferreira e Zé Félix
 Durante a entrevista ainda contamos com a presença do vereador Erivaldo Rufino

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Ex-prefeito Antônio Porcino prestigia entrevista do PTN e parabeniza o partido pela formatação feita rumo a 2012

Perto do final da entrevista concedida pelo presidente municipal do PTN em Itaporanga, na rádio Pedra Bonita FM, tivemos ainda a chegada supresa nos estúdios da emissora do ex-prefeito Antônio Porcino (PMDB) que fez questão de parabenizar o partido e seus pré-candidatos pela "brilhante" formatação de candidaturas proporcionais conseguida. "Quero parabenizar a você Ricardo e aos demais membros da executiva municipal do PTN pela brilhante conquista em juntar homens de bem e potenciais candidatos a uma vaga na Câmara Municipal. Digo ao povo de Itaporanga que o PTN tem plenas condições de eleger, pelo menos, três vereadores. Mais uma vez, Ricardo, receba meus parabéns!", disse Antônio Porcino.
Porcino cumprimentou à todos e, no ar, revelou a alegria por ver um grupo tão unido e coeso na determinação de fazer bonito nas eleições municipais do ano que vem. Inclusive, indagado por Cláudio Nepó, o peemdebista reafirmou sua disposição em sair candidato a prefeito em 2012: "Serei sim candidato a prefeito de Itaporanga porque quero fazer um trabalho em prol do nosso povo". E quando perguntado se iria conversar com os demais partido nesse sentido, a exemplo do PTN, o ex-prefeito disse que vai trabalhar nesse sentido. "Quem não quer o apoio do PTN? Iremos sim conversar com esse grupo porque é uma grande força em Itaporanga!", pontuou.
Na oportunidade, o ex-prefeito disse que havia conseguido grande vitória em sua luta sindical por meio de uma ação do deputado federal Wilson Filho (PMDB), o que irá beneficiar milhares de frentistas em todo o país.
 Na chegada aos estúdios o ex-prefeito Antônio Porcino cumprimenta o presidente do PTN

Prefeito Djaci Brasileiro conquita várias ações e projetos que ampliam desenvolvimento do município de Itaporanga

Esta semana o prefeito de Itaporanga, o médico Djaci Brasileiro (PSDB), obteve grandes conquistas para diversas ações e projetos a serem tocados no município em prol do bem estar da coletividade. Um dos mais importantes diz respeito a assinatura de convênio junto à Funasa para construção de toda rede de esgotamento sanitário da cidade, num total de 24 km de rede, cujo valor chega ao montante de R$ 11.600.000,00 milhões.
Iniciativa de grande importância por ter como objetivo o melhoramento da condição de vida dos habitantes, com prevenção de doenças e investimento numa melhor saúde. O prefeito conseguiu junto à Sudema a liberação, por meses perseguida, de licença ambiental para continuidade da construção do Aterro Sanitária, já em sua terceira etapa.
Nesta quarta-feira (26), o prefeito participou às 15h na Secretaria Estadual de Educação de uma reunião com o secretário Afonso Sconcuglia e equipe técnica do Ministério da Educação para avaliação das visitas feitas há duas semanas no terreno aonde será construída a Escola Técnica Estadual em Itaporanga. Além do prefeito de Itaporanga, estavam presente outros cinco gestores, cujas cidades que governam também foram contempladas com uma unidade técnica estadual. 
A Prefeitura de Itaporanga adquiriu por R$ 150 mil um terreno e fez a doação para a construção da referida esola. O investimento total para implantação de uma Escola Técnica Estadual em Itaporanga, gira em torno dos R$ 6.000.000,00 milhões. Otra notícia boa obtida por Djaci, repassada pelo presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, foi com relação ao dia 07 de novembro próximo como data prevista para assinatura da licitação para continuidade da construção da adutora de Itaporanga, redundando num investimento de R$ 4.700.000,00 milhões. 
O prefeito Djaci Brasileiro ainda anunciou à população local que no próximo dia 09 de novembro próximo será realizada em Itaporanga uma audiência público, coordenada pela equipe técnica do Instituto Federal de Educação Profissional da Paraíba, com objetivo de escolher os cursos que será implantados na 'Rainha do Vale'. E, para finalizar, informar que o prefeito ainda prestigiou na terça-feira (25) a diplomação do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), em evento realizado no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. 

MPF quer anular o Enem em todo o país

O Ministério Público Federal no Ceará vai mover ação civil pública pedindo à Justiça o cancelamento da decisão do Inep de obrigar 639 alunos do Colégio Christus, de Fortaleza, a fazer nova prova do Enem. Na ação será proposto o cancelamento do exame em todo o País ou a anulação de 13 questões. O procurador da República Oscar Costa Filho disse que vai protocolar a ação na Justiça Federal ainda nesta quinta-feira. Para ele, a decisão do Inep em relação aos estudantes do 3.º ano do Christus foi "aleatória" e "arbitrária", o que resultou em uma "discriminação odiosa" contra os alunos.
Costa Filho considera a situação envolvendo a coincidência de 9 questões entre um simulado do Christus e o Enem diferente da do ano passado, quando vazou o tema da redação em Remanso (BA) e Petrolina (PE). "Desta vez existem provas e não compromete o calendário das universidades federais". Segundo o procurador, a decisão do Inep "agride a isonomia" entre os candidatos. "Questões que não deveriam ter sido publicizadas foram publicizadas", afirmou Costa Filho, que se disse "ao lado da escola, mas mais ainda dos alunos".
A ação proposta pelo procurador não impede que os alunos cearenses movam ações individuais. "Esse pedido à Justiça não procura encontrar culpados", completou o representante do MPF.

Pleno do TJPB recebe denúncia do MP contra prefeito de Serra Grande e mais três pessoas

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba recebeu na tarde desta quarta-feira (26), por unanimidade, a denúncia formulada pelo Ministério Público, contra o prefeito municipal de Serra Grande, João Bosco Cavalcante, e mais três pessoas, que estão sendo acusadas, em tese, de desvios de recursos públicos em proveito próprio e de terceiros. o desembargador Joás de Brito Pereira Filho é o relator da Notícia Crime n° 999.2010.000426-9/001
Segundo a denúncia, “além do prefeito, teriam participado dos desvios Maria Vidal de Moura (ex-Tesoureira), Edmar Nunes da Silva (ex-Secretário de Administração) e Alison de Sousa Leite (ex-presidente da Comissão de Licitação), mediante aquisições consideradas fraudulentas de mercadorias a empresa fictícia Thudo Comercial Ltda, durante o exercício financeiro de 2005, no total de R$ 58.919,44, conforme relatório do Tribunal de Contas. Ainda segundo a denúncia, os noticiados utilizaram de notas fiscais frias para objetivo exclusivo de fraudar os cofres públicos do Município, simulando aquisição de bens que jamais chegaram na sede da Prefeitura.”
O prefeito João Bosco Cavalcante e os demais noticiados defendem-se no processo. O gestor reclama o reconhecimento imediato da improcedência da acusação a pretexto de que não há evidência de conduta dolosa por ele praticado. De igual modo, os outros noticiados sustentam que a denúncia é inepta, pois não especifica, nem descreve, de forma clara, o fato criminoso atribuídos aos mesmos. “Verifica-se que não há motivos para a rejeição da denúncia, pois, da simples leitura constata-se a peça formalmente válida, que descreve com clareza os fatos tidos como criminosos, suas circunstâncias e classificação, ainda que sobre eles discorde a defesa”, justificou o relator.
Ele disse, ainda, que, para o esclarecimento dos fatos narrados na denúncia, é necessária a instrução do processo, as quais dependem de melhor apuração para se aferir a veracidade dos fatos. O desembargador Joás de Brito também verificou a ausência de fundamentos para prisão preventiva e afastamento temporário do cargo de gestor municipal, também em relação aos demais noticiados. (com Ascom/TJ)

Prefeitura de Itaporanga inicia reforma nesta sexta-feira em algumas escolas da rede municipal

A fim de garantir uma educação de qualidade, em Itaporanga, Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, deve iniciar nesta sexta-feira (28) processo de reforma em algumas escolas da rede municipal. A primeira a passar por esse processo será a Escola Josino Ricarte, localizada no Sítio Lagoinha, na zona rural do município.
No referido educandário será construído nova murada, colocação de novos portão/porta e janelas, além de pintura e serviços hidráulicos. A edilidade optou por melhorar o ambiente, para atender o alunado e para que os professores tenham uma melhor condição de trabalho. A Prefeitura também fará reformas em outros equipamentos da área educacional a exemplo da Creche Edite Fonseca.

Padre Djacy Brasileiro deve voltar a acampar com cruz de lata em frente ao Palácio do Planalto

O padre Djacy Brasileiro, pároco da paróquia de Pedra Branca, passou um dia inteiro acampado em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, clamando a presidenta Dilma Rousseff (PT) para que prossiga as obras da transposição das águas do Rio São Francisco na Paraíba. Nesta quinta-feira (27), o religioso disse que está pensando em retornar à Capital Federal.
“Passei o dia todo em frente ao Palácio do Planalto com a cruz de latas, clamando pela Transposição. Vai ou não vai sair a transposição para nossa Paraíba? Estou pensando seriamente em voltar lá com a cruz de lata”, revelou o padre. Djacy questinou ainda o fato de nenhum político paraibano falar mais no assunto. “Ninguém fala mais na transposição. O que está acontecendo?”, frisou.
O padre que já planeja ir novamente acampar com sua cruz de lata pediu o apoio de políticos na causa. "Estou com vontade de ir novamente a Brasília, com a cruz de latas, clamar pela transposição. Senhores deputados, senhores senadores, como paraibanos, gritem, clamem, implorem para que a transposição saia o quanto antes", disse.

Dupla assalta casa de jogos em Coremas e levam R$ 20 mil

Dois homens assaltaram nesta quinta-feira (27), uma casa de jogos no município de Coremas. A dupla levou cerca de R$ 20 mil. Ninguém foi preso. Segundo informações da polícia, os assaltantes chegaram ao estabelecimento se passando por clientes quando em determinado momento sacaram as armas e anunciaram o assalto. A dupla exigiu a chave do cofre de onde levou cerca de R$ 20mil, além de celulares e notas promissoras. Na fuga, os criminosos ainda trancaram no banheiro da loja o funcionário público José Vicente Leite, 66 anos e a agricultora Maria de Fátima Herculano Vital, 32 anos. Policiais militares do Pelotão de Coremas realizou diligências, mas até o momento ninguém foi preso. (com HyldoPereira)

Câmara de Conceição aprova Projeto de Lei concedendo direito a meia-entrada a jovens e idosos

A Câmara Municipal de Conceição aprovou por unanimidade o projeto de Lei, de autoria do vereador Stherlan Emanuel (PCdoB), que concede direito aos jovens com até 29 anos e idosos acima de 60 anos pagarem meia-entrada em shows, eventos culturais e desportivos. A matéria extende o direito mesmo que o preço do ingresso seja promocional ou antecipado.
Qualquer casa de show que se negar em a aceitar o direito a meia-entrada poderá ter o seu alvará de funcionamento cassado pela Justiça, uma vez que está especificado a penalidade no projeto aprovado. "Esse projeto vai assegurar o acesso à cultura para muitos jovens que estão em plena formação cultural, também vai garantir aos nossos idosos o acesso aos meios culturais incentivando a não entrada na ociosidade", é o que afirma o vereador.
Stherlan ainda agradeceu a sociedade organizada que defendeu bastante o seu projeto, também aos demais vereadores pela aprovação. 

Janduhy sugere renúncia de Ricardo e ascensão de Rômulo para comandar Estado

O deputado estadual Janduhy Carneiro (PPS) sugeriu na tarde desta quinta-feira (27) que o governador Ricardo Coutinho (PSB) entregasse o comando do Estado para o vice-governador Rômulo Gouveia (PSD). A sugestão de Janduhy se deu após criticar a falta de gerenciamento do Estado que culminou com a terceirização do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, comandado atualmente pela Cruz Vermelha.
O parlamentar também revelou que pediram sua 'saída' do PPS após ter apresentado uma emenda na Assembleia Legislativa obrigando a construção de um shopping no terreno permutado com o dono de um shopping da capital, em Mangabeira. Ele ainda negou que irá retornar à base aliada do governador Ricardo Coutinho (PSB). "Nem venham me pedir que não voltarei".

Jungmann diz que 'convenção' estadual do PPS não tem validade: “o PPS é um partido que não se vende e não se compra e terá candidato a prefeito em João Pessoa”

O ex-deputado federal Raul Jungmann, membro nacional da executiva do PPS chegou em João Pessoa para participar de uma reunião comandada pelo presidente estadual do partido na Paraíba, Francisco Bernardino e o deputado estadual Janduy Carneiro, no restaurante Victory em Tambaú na manhã desta quinta-feira (27). Jungmann fez questão de dizer que ali estava falando em nome do Presidente Nacional do Partido, Roberto Freire, do Secretário Nacional do PPS, da Executiva e Diretório Nacional, mandou um duro recado ao governador da Paraíba, Ricardo Coutinho.
O PPS em João Pessoa terá candidato a prefeito, e este candidato será escolhido pelos membros do partido e ninguém, absolutamente ninguém, ouse, o contrário. Digo ao Senhor Governador Ricardo Coutinho, que esse partido não se vende e não se compra. Esse não é apenas um partido que é descente no seu slogan, o PPS é um partido de história”, alfinetou. Aos que desejam interferir no PPS da Paraíba, Jungmann foi mais duro ainda: “Não ousem os que se encontram fora deste partido tentar interferir no PPS, pois vão quebrar a cara. A reunião ou convenção realizada ontem em João Pessoa não tem o aval da executiva nacional do PPS”, finalizou.

Juiz decreta prisão do Comandante da Polícia Militar

O juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública, Ruy Jander, da Comarca de Campina Grande, decretou a prisão do comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller Chaves. A decisão foi tomada pelo magistrado devido ao não cumprimento de uma decisão judicial para que PM convocasse aprovados em concurso. A decisão também atinge o comandante do Centro de Ensino da Polícia Militar, pelo mesmo motivo. A Polícia Militar deve divulgar uma nota sobre o assunto nas próximas horas.

Vituriano de Abreu denuncia estupro de garota de 12 anos por presidente da Câmara de Cajazeiras

O deputado Vituriano de Abreu (PSC) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, 27, para denunciar o estupro de uma garota de 12 anos dentro da Câmara Municipal de Cajazeiras, praticado pelo próprio presidente da casa, vereador Marcos Barros (PSB). “Isto precisa ser esclarecido, pois praticou-se um crime contra uma criança, esta é uma denúncia muito grave, essa histórica circula em Cajazeiras, exigindo ação do Ministério Público, para apurar essa denúncia contra o senhor marcos barros, que preside a Câmara pela sétima vez”, denunciou.
O deputado denunciou também a existência de pressão política para abafar o caso. “As emissoras silenciaram, pois a há a intercessão de poderes maiores do próprio estado pressionando para que o fato não seja publicado”, discursou Vituriano. Coube ao deputado José Aldemir (DEM) fazer o contraponto a Vituriano. “Ele fez uma denúncia grave. Estou na tribuna para contraditar, mas dizer que muita precipitação por parte dele, pois até o que é uma denúncia descabida. Conheço o presidente da Câmara, que tem se conduzido de forma ilibada. Ele jamais cometeria um ato de tamanha gravidade”, contestou José Aldemir.
Aldemir disse que a mãe da menor, em depoimento ao promotor de Justiça, declarou que a filha jamais teve qualquer ato de afetividade com Marcos Barros.

Secretário executivo da Administração Penitenciária, José Bernardino, afirma que entregará demissão a RC

O presidente estadual do PPS, José Bernardino, afirmou nesta quinta-feira (27), durante café da manhã no hotel Victory, que entregará a carta de demissão do cargo de secretário executivo da Administração Penitenciária ao governador Ricardo Coutinho (PSB). A declaração foi feita aos correligionários num discurso emocionado. O presidente chegou a ir às lágrimas na presença do ex-ministro e membro da Executiva Nacional do PPS Raul Jugman. No discurso, o presidente afirmou que não aceita que o PSB controle o PPS. Bernardino contou que irá ainda hoje ao Palácio da Redenção, e, na presença de Raul Jungman, entregará carta de demissão ao chefe do Executivo Estadual.
Durante o encontro, esta manhã, José Bernardino, comunicou ao partido que o PPS terá candidatura própria em João pessoa. Os nomes indicados serão o do ex-deputado federal Francisco evangelista de Freitas e do atual deputado estadual Janduhy Carneiro. Segundo o presidente, há um acordo entre os dois pré-candidatos onde será lançado de fato aquele que estiver melhor colocado nas pesquisas e um apoiará o outro.
Sobre o Congresso estadual do PPS, realizado ontem, onde Gilma Germano e Bruno Farias foram eleitos, respectivamente, presidente e vice da Executiva Estadual, Bernardino garante que a eleição é ilegal. O presidente disse que recebeu uma ligação do presidente nacional da legenda, Roberto Freitas, que garantiu que o Congresso era ilegal e não poderia ser realizado. “Roberto Freire, em virtude das inúmeras atribuições em Brasília, pediu que transmitisse aos colegas que ‘nós não somos irresponsáveis’. O Nós aí se refere ao secretário Geral do partido, Rubem Bueno e ao próprio Freire”, contou o presidente.
Gilma Germano havia afirmado que tinha o consentimento de Rubem para fazer o Congresso em João Pessoa, a revelia de Bernardino. “O Congresso não tem fundamento legal, viola o estatuto do partido e não será recepcionado pela executiva nacional. Mas, apesar disso, infelizmente, os companheiros insistiram em fazê-lo”, lamenta Bernardino.

5 mil servidores estaduais podem ficar sem salários a partir deste mês se não atualizarem cadastro junto à PBprev

A PBprev convoca, mais uma vez, os servidores estaduais da ativa, aposentados e pensionistas da administração direta a atualizarem o cadastro junto ao sistema de previdência do Estado. A atualização do Cadastro Previdenciário do Regime Próprio de Previdência Social do Estado começou em 2010, já passou por várias convocações, mas cerca de 5 mil servidores ainda estão em situação irregular e terão seus salários bloqueados já a partir deste mês de outubro.
A medida também atinge os servidores ativos e inativos de órgãos da Administração Indireta que são segurados pela PBprev. São eles: DER, Detran, Fundac, Unesc, Ipem, Iass, Interpa, Lotep, Sudema e Suplan. Quanto às demais indiretas, é importante destacar que os servidores que estejam em situação pendente devem procurar a PBprev para atualizar os dados cadastrais e evitar o bloqueio dos proventos no futuro.
Segundo a secretária da Administração do Estado, Livânia Farias, o servidor ao atualizar as informações junto à PBPrev terá os proventos liberados em até três dias úteis. O recadastramento dos servidores será feito nos dias 27 e 31 de outubro, 1º de novembro e continua do dia 3 até 18 de novembro, em todos os dias úteis. O recadastramento será feito das 8h às 17h, no auditório da PBprev, que fica na Av. Rio Grande do Sul, s/n, Bairros dos Estados, em frente ao Hospital Edson Ramalho, em João Pessoa, e pode ser feito presencialmente, por procuração ou pelos Correios.
A lista com os nomes dos servidores que precisam fazer o recadastramento está disponível no site www.pbprev.pb.gov.br.

234 carros apreendidos poderão ir a leilão no Detran-PB

Um total de 234 veículos apreendidos poderão ira a leilão do Departamento Estadual de Trânsito - Detran, caso os proprietários não regularizem a situação pagando seus débitos junto ao órgão. Os donos dos veículos, ou responsáveis, têm um prazo de 30 dias, a partir desta quinta-feira (27) de outubro para resolver as pendências sobre os veículos.
Os carros que não tiverem a situaçao regularizada serão vendidos no 1º Leilão do Detran que ainda não tem data anunciada. A notificação do Detran, assinada por seu superintendente, Rodrigo Carvalho, está publicada na página 22 de Publicidade do jornal A União. O mesmo edital também está na edição desta quinta-feira do Diário Oficial do Estado, página 9.
O edital de convocação contém o nome do proprietário, a marca do veículo, cor, placa, chassi e alienação. O edital do Detran é de acordo com o que determina o artigo 5º da Resolução nº 331 do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN.
Se um carro for comprado no leilão e o valor arrecadado pelo Detran não cobrir os débitos existentes os proprietários serão executados pelas importâncias remanescentes. Na relação existem carros de empresas e até de prefeituras. (com JosélioCarneiro)

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Cnfirmado: Cássio será diplomado como senador nesta terça-feira no Tribunal Regional Eleitoral

Está confirmado. O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) será diplomado na tarde desta terça-feira (25) no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). De acordo com o advogado Luciano Pires, caberá ao tucano definir se receberá o diploma durante a sessão da Corte ou após na secretaria judiciária.
Luciano Pires esteve no TRE na tarde desta segunda-feira (24) para acertar os últimos detalhes da diplomação. Ele estava acompanhado do secretário da Administração Penitenciária, Harrison Targino, que também atuou na defesa de Cássio antes de assumir a secretaria. O TRE agendou para o final da tarde desta segunda-feira a retotalização dos votos que confirmará Cássio Cunha Lima (PSDB) como o senador mais votado da Paraíba nas eleições de 2010. 
A recontagem dos votos será às 17h. De acordo com o diretor-geral da secretaria judiciária do TRE, Leonardo Lívio, nesta terça-feira (25), por volta das 14h30, a Corte paraibana deve estar confirmando os dados e a diplomação do tucano pode acontecer na mesma tarde. Após a diplomação, a posse de Cássio no Senado deve ser imediata.
A assessoria do senador confirmou hoje, através de nota, uma coletiva de imprensa que será concedida pelo político. Conforme a nota, Cássio deverá se reunir com a imprensa após a confirmação da data de diplomação pelo TRE-PB. Local e horário ainda não foram divulgados.

Cássio virou unanimidade até entre peemedebistas: "Ele é preparado e vai exercer o mandato com competência", diz o ex-governador José Maranhão durante reunião do PMDB

Fala de Zé Maranhão foi dita em reunião do partido realizada esta manhã
Até os peemedebistas reconhecem que Cássio é melhor para a Paraíba do que Wilson Santiago (PMDB). Quem veio à boca do palco com declarações de elogios ao senador eleito Cássio Cunha Lima foi o ex-governador José Maranhão. Aconteceu na manhã desta segunda-feira (24), em plena reunião do PMDB para “lavar a roupa suja”. Sobre o senador Cássio, o peemedebista Maranhão disse simplesmente o seguinte: “Ele (Cássio) é preparado e vai exercer o mandato com competência”, assim se expressou o ex-governador. (com MarconeFerreira)

Agentes, motoristas e escrivães da Polícia Civil entram em greve sexta-feira por tempo indeterminado em toda PB

Greve por tempo indeterminado. Esta foi a decisão tomada pelos policiais civis de carreira da Paraíba em assembleia geral extraordinária que terminou agora a pouco na sede da Associação da categoria, localizada na rua Peregrino, centro da Capital. O início da paralisação geral está marcada para zero hora de sexta-feira (28) quando os policiais vão cruzar os braços e aguardar um posicionamento do governo do Estado sobre as reivindicações da categoria. Esta é a segunda vez que a categoria para as atividades em 2011.
Segundo o tesoureiro da Aspol, Joel Martins, a decisão dos policiais civis foi tomada por unanimidade. “Contamos com a presença  de grande parte da categoria”, disse o dirigente. A assembléia geral extraordinária foi convocada pela diretoria da Aspol após a publicação no Diário Oficial da resolução 03/2011 que determina que policiais civis cumpram funções que segundo a categoria fogem de suas atribuições, entre elas dirigir viaturas policiais e receber presos sem a presença de um delegado.
A principal reivindicação da categoria é o cumprimento da lei do subsídio, que segundo o sindicato, não vem sendo cumprida. Os policias que aprovaram a greve são os agentes, motoristas e escrivães. Os delegados da Polícia Civil fazem parte de outro sindicato e não tem relação com esse movimento. De acordo com a Aspol, além do cumprimento do subsídio, as reivindicações são por uma aposentadoria integral, a convocação de concursados e a anulação da Resolução 03.2011 que, segundo o Sindicato, obriga o policial a agir dentro da ilegalidade.

Com ofício do TSE, presidente do TRE-PB deve divulgar diplomação de Cássio a partir das 14h desta segunda-feira

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) protocolou às 12h desta segunda-feira (24) o documento que exige a posse imediata do senador eleito Cássio Cunha Lima (PSDB). Segundo a assessoria de imprensa, falta comunicar apenas ao presidente do TRE-PB, Desembargador Manoel Soares Monteiro. A assessoria informou que o presidente deve chegar ao Tribunal por volta das 14h e, ao tomar conhecimento, irá tomar as providências cabíveis, tais como a diplomação do ex-governador, mas não há nenhuma previsão até o momento. O TRE informou que recebeu o comunicado do TSE as 21h17 de sexta-feira (21).

Inscrições para eleição do Conselho Tutelar de Itaporanga seguem até sexta-feira (18) e a eleição acontece dia 19/11

A Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Itaporanga, Geralda Figueiredo, publicou edital de Convocação para Eleição dos membros do Conselho Tutelar local, em número de 05 (cinco). O processo para os pretendentes requererem seus respectivos registros de candidaturas teve início no último dia 18 e até a próxima sexta-feira (28), cuja inscrições podem ser feitas na sede da Secretaria Municipal da Assistência Social (situada a Praça João Pessoa) no das 08h às 13h.
No dia 31 próximo será publicada a relação preliminar dos incritos. Entre os dias 03 e 04 de novembro acontece o período estabelecido para oferecimento de impugnações aos pedidos de candidaturas, que deve ser encaminhada devidamente justificada e comprovada à Comissão Eleitoral. Ocorrendo impugnações, o candidato será intimado no dia 07 para apresentar defesa em até 48 horas. A decisão final sobre a situação de impugnação e demais candidaturas acontece no dia 10. Então, no dia 11 será publicada a relação definitiva dos candidatos aptos à eleição.
No dia 14 acontece  sorteio das posições em que os nomes aparecerão na cédula eleitoral e no dia 17 será realizada uma reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para procederem ao lacre das urnas, no prédio sede da Promotoria de Justiça de Itaporanga, a começar às 9h. O processo eleitoral acontece no dia 19, com início às 8h e término às 13h. Até a Presidência do Conselho Municipal poderá interferir junto ao trabalho do candidato, na hipótese de este vir a cometer abusos no exercício de sua atividadede campanha, inclusive, cassando o registro de candidatura se vir a ser reincidente no cometimento de irregularidades.
O exercício da função de Conselheiro Tutelar constitui serviço público relevante, com jornada de dedicação de 40 (quarenta) horas, sendo fixada a remuneração de R$ 545,00 valor este que será reajustado em conformidade ao salário mínimo. A remuneração dos Conselheiros Tutelares não gera qualquer relação de emprego entre eles e a Municipalidade. O mandato dos membros do Conselho Tutelar será de 03 (três) anos, permitindo uma única recondução. É impedido de assumir o cargo de Conselheiro Tutelar o membro que tiuver vinculo empregatício, tal como cargo comissionado, contratado, efetivo, seja em esfera pública ou privada.    

Confira o gabarito do 2º dia de provas do Enem

Confira abaixo o gabarito das provas do Enem deste domingo, segundo e último dia de exame. Boa sorte! Através do link você poderá consultar o gabarito da sua prova. Siga a risca as instruções para conseguir visualizar corretamente a prova que você fez neste domingo.
http://www.educacional.com.br/enem/gabarito_enem2011Dia.html

Moradores podem interditar a BR-366 devido condições precárias em que se encontra a rodovia

Moradores de São José de Piranhas reclamam da falta de conservação da rodovia PB-366 que liga o município paraibano ao vizinho Estado do Ceará. A rodovia possui uma extensão de 18 quilômetros até a divisa com o Ceará, aonde o asfalto da seguimento até chegar a BR-116, no município do Barro. No trecho paraibano a situação é precária e em algumas partes é quase impossível transitar. Muitos estudantes e pessoas da região se arriscam diariamente em transitar pela estrada, que não existe nem previsão a curto prazo para ser recuperada. Só o movimento de caminhões e caçambas das obras da transposição que trafegam nessa estrada já é motivo suficiente para recuperação.
Essa estrada está incluída no projeto de Transposição do Rio São Francisco para ser desviada. Porém, não é possível esperar pelo projeto, pois não existe data definida para a obra ser feita e pode demorar anos para ser concretizada. Se o Governo do Estado não tomar providências, urgente, a situação vai piorar e a tendência é complicar ainda mais o problema que vem causando sérios prejuízos à população. Revoltados com a situação, um líder comunitário da região afirmou, neste domingo (23), que moradores da região vão interditar a estrada. “Nós não vamos avisar o dia e nem a hora para não atrapalhar a ação dos manifestantes”, concluiu ele. (com radarsertanejo)

domingo, 23 de outubro de 2011

Multidão festeja chegada de Cássio em Campina Grande

Diplomação de Cássio deve ocorrer nesta segunda-feira no TRE-PB
O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) chegou na tarde deste domingo (23) em Campina Grande e foi recepcionado por uma multidão que fez questão de declarar o apoio a ele na sua volta ao Estado após a determinação do STF para que ele seja diplomado pelo TRE-PB. Uma grande carreata se formou e seguiu pela Avenida Assis Chateaubriand até a Rua Odon Bezerra no Bairro da Liberdade, onde Cássio falou à multidão por volta das 15h.
Sobre a posse no Senado, Cássio disse que o governador Ricardo Coutinho terá um “aliado, parceiro e colaborador” para que o governo do estado tenha total êxito e por isso mesmo vai trabalhar no sentido de unificar a bancada paraibana para que os projetos estratégicos do governo sejam prioritários na sua atuação.
Por fim, o senador agradeceu o carinho de todas as pessoas que numa tarde ensolarada de domingo saíram das suas casas para demonstrar o seu apoio e solidariedade. Além da multidão, diversas lideranças políticas de todas as regiões da Paraíba se fizeram presentes tais como o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, e o deputado federal Romero Rodrigues.
Além destes, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Ricardo Marcelo; os deputados Hervázio Bezerra, Edmilson Soares, João Gonçalves, Domiciano Cabral e Branco Mendes; além dos vereadores campinenses que foram prestigiar a chegada do senador Cássio Cunha Lima. Igualmente marcaram presença os suplentes de senador Carlos Dunga (PTB) e Ivandro Cunha Lima (PSDB).
O senador Cássio participou ontem do Teleton, no SBT, quando foi anunciada a construção de uma unidade da AACD para Campina Grande. Cássio foi o mentor da vinda desse importante equipamento para a 'Rainha da Borborema'.
 Momento do desembarque de Cássio e, em seguida, carreata que saiu do aeroporto
 Uma multidão lotou a Liberdade para ouvir e festejar Cássio Cunha Lima
 Os campinenses mostravam com orgulho fotos de Cássio durante a passagem da carreata

Em iniciativa inédita o INSS vai acionar motoristas por acidentes com vítimas

O INSS decidiu processar judicialmente os motoristas por acidentes de trânsito cujas vítimas são assistidas pela Previdência Social. O objetivo do INSS é obrigar os motoristas relapsos a devolver à Previdência as verbas que bancam pensões, por morte, aposentadorias por invalidez e o auxílio acidente. A iniciativa é inédita.
Presidente do INSS, Mauro Hauschild afirma que serão processados "pessoas que dirigem embriagadas, em altíssima velocidade, com seus carros importados, de cifras milionárias". Gente que, nas suas palavras, dirige automóveis "sem compromisso e sem responsabilidade". Motoristas que "acabam por matar trabalhadores nas estradas e paradas de ônibus".
O mandachuva do INSS anunciou a novidade num seminário sobre prevenção de acidentes de trabalho promovido pelo TST. As declarações de Mauro Hauschild foram reproduzidas em notícia veiculada no site do Tribunal Superior do Trabalho. Pode ser lida aqui. Ele explicou que os processos contra motoristas seguirão a mesma linha das ações que o INSS costuma abrir contra empresas culpadas por acidente de trabalho.
Chama-se "ação regressiva". Serve para que o INSS recupere o dinheiro que custeia o socorro aos acidentados no trabalho. Está prevista no artigo 120 da lei 8.213, de 1991. Anota o seguinte: "Nos casos de negligência quanto às normas padrão de segurança e higiene do trabalho...", "[...] A Previdência Social proporá ação regressiva contra os responsáveis".
O INSS avalia que o preceito legal que permite alcançar as empresas relapsas com seus trabalhadores pode ser estendidos aos causadores de acidentes de trânsito. Nos dois casos (trabalho e trânsito), imagina Hauschild, as ações regressivas devem produzir uma redução no número de acidentes. Assim como os maus patrões, ele afirma, também os motoristas inconsequentes têm de "indenizar" o Estado.
Não se trata, na visão do presidente do INSS, de ressarcir apenas a Previdência, "mas os milhões de trabalhadores que contribuem" para o seu financiamento. Ele realçou que são essas contibuições que pagam "os benefícios das vítimas de acidentes". Por esse raciocínio, o dinheiro que custeia as pensões e aposentadorias por morte ou invalidez decorrentes de acidentes pertence a "todos os trabalhadores".
Hauschild lembrou que "é do fundo que saem as pensões por morte, aposentadoria por invalidez e o auxílio acidente". Resta agora saber se o judiciário aceitará a tese do INSS segundo a qual a lei permite acionar empresas por ser aplicada, por analogia, contra motorista. (com JosiasdeSouza)

Duas pessoas morrem em acidente de carro ocorrido entre os municípios de Catingueira e Piancó

Duas pessoas morreram e quatro ficaram feridas em grave acidente de trânsito, na madrugada deste domingo (23), na BR-361, no trecho entre as cidades de Catingueira e Piancó. As vítimas fatais foram: o jovem Raimundo Matias Neto, de 29 anos, que conduzia o carro, um Ford K, prata, e morreu no local; e um adolescente de 16 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu hospital. Os feridos foram encaminhadas para o Hospital Regional de Patos, onde estão internados em estado grave. Segundo boletim médico do hospital, divulgado na manhã de hoje, o estado de saúde dos quatro sobreviventes é estável.
O grupo voltava para casa, após participar de uma festa na cidade de Emas, quando o motorista perdeu o controle do veículo, saiu da pista e capotou várias vezes. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro parou a cerca de 100 metros de distância do local da derrapagem. A PRF informou ainda que o motorista não possuía carteira de habilitação e dirigia o carro que seria do seu irmão. Dentro do veículo havia algumas garrafas de bebida alcoólica, mas a PRF destaca que somente a perícia poderá confirmar se o motorista estava embriagado.

Médicos do SUS paralisam atividades 3ª-feira suspendendo cerca de mil atendimentos em todo o Estado

Os médicos da Paraíba que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) irão parar as atividades na próxima terça- feira (26), suspendendo cerca de mil atendimentos em todo o Estado. Só na capital 400 procedimentos, entre eles cirurgias eletivas e consultas, deixarão de ser feitos. A assistência de urgência e emergência, entretanto, será garantida.
Conforme o presidente do Sindicato dos Médicos da Paraíba (Sindmed), Tarcísio Campos, a intenção é protestar contra a baixa remuneração e as más condições de trabalho e de assistência oferecidas no âmbito da rede pública de saúde. O movimento acontece em pelo menos 11 Estados (Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Sergipe) do país. Em outros Estados (Santa Catarina, Maranhão, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina), estão previstas a realização de manifestações públicas em protesto contra a precariedade da rede pública.
As ações são coordenadas pela Comissão Pró-SUS, composta por representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), em consonância com as entidades representativas locais. Na Paraíba, conforme Tarcísio, a categoria se reúne já no início da manhã em frente ao PAM de Jaguaribe.
No local será realizada panfletagem para informar à população os motivos da paralisação. Segundo a assessoria do Conselho Regional de Medicina - Paraíba (CRM–PB), as secretarias de saúde e as unidades da rede já foram notificadas do movimento. As reivindicações incluem ainda recursos para a saúde, melhor remuneração para os profissionais e estrutura de trabalho.

Teleton: Sílvio Santos anuncia AACD em Campina Grande

Ao final do Teleton, depois de horas seguidas de programação do SBT, o apresentador Sílvio Santos anunciou [neste sábado-23] a cidade de Campina Grande como a contemplada com uma nova unidade de AACD. Ao palco do programa foram chamados o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), e o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital (PMDB). Ricardo passou as mãos do apresentador cópia do projeto de Lei a ser encaminhado nesta segunda-feira à Assembléia Legislativa, oficializando a participação do Estado na viabilização da AACD.
O governador também informou aos telespectadores que o Governo já fez a doação do terreno de 4.044,98m2, localizado na Avenida Portugal, no bairro de Bodocongó, em Campina Grande, onde a unidade da AACD será construída em Campina e ressaltou que o benefício atenderá um Estado que tem 16% de sua população com algum tipo de deficiência. Já o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital, também registrou o agradecimento ao Teleton em nome do povo da Rainha da Borborema e informou que a Prefeitura terá participação efetiva no funcionamento da AACD.
Durante sua fala, o governador fez questão de ressaltar a participação decisiva do senador Cássio Cunha Lima na articulação pela AACD em Campina. Nas imagens, Cássio apareceu sentado na primeira fila da platéia visivelmente emocionado. Na edição deste ano, o Teleton arrecadou cerca de R$ 29 milhões. Outra unidadeda AACD será construída em Vitória (ES).
Cássio é o mentor do projeto que traz para Campina Grande a AACD. Na foto ao lado, o senador paraibano é recepcionado no STB por Fernandinho, garoto propaganda do Telecon. O senador esteve acompanhado de D. Sílvia Cunha Lima.