sexta-feira, 1 de março de 2024

Após saída do prefeito de Sapé, Adriano Galdino revela que prefeitos querem deixar o PSB por insegurança partidária

Após o prefeito de Major Sidnei, de Sapé, anunciar saída do PSB e entrada no Republicanos, o deputado estadual e presidente da ALPB Adriano Galdino disse que esse é um movimento que está acontecendo dentre os prefeitos que relatam suposta insegurança partidária e sinalizarem que querem deixar o ninho socialista em uma possível debandada. A declaração aconteceu durante entrevista exclusiva ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de Comunicação, na noite desta quinta-feira (29).

Durante a entrevista, Adriano relatou que recebeu ligações de dois prefeitos, esses que alegaram preocupação e falta de garantia em ter legenda para disputar as eleições deste ano após episódios causados pelo atual presidente, o deputado federal Gervásio Maia. Um outro motivo seria alianças de Maia com adversários políticos de oposição. Ele afirmou então que aconselhou os gestores a procurarem o governador João Azevêdo (PSB) para resolver o impasse.

“Eles não estão se sentido seguros de ter a legenda para disputar o cargo de prefeito para a eleição de 2024. Eles estão alegando insegurança. Um relatou que teve um problema com o presidente do partido Gervásio Maia e o outro acha que é muito ligado a oposição, a um adversário político e pode não ter legenda na disputa. Eu questionei, o que o governador disse a você? Que garantia. Então converse com João"..

Câmara de Itaporanga aprova por unanimidade, em 1º turno, Projeto que institui Emendas Impositivas

A Câmara Municipal de Itaporanga aprovou por unanimidade, em 1º turno, na noite desta quinta-feira (29/02) o projeto de emenda à Lei Orgânica que institui o Orçamento Impositivo e dispõe sobre a execução orçamentária e financeira da programação incluída por Emendas Individuais do Poder Legislativo na Lei Orçamentária Anual.

De autoria do vereador Arlington Queiroz, apoiado por todos seus pares, trata-se da mais importante propositura que o Legislativo Mirim poderia aprovar em prol da população de Itaporanga. Pela regra, 1,2% da Receita Corrente Líquida do município seria destinada para os 11 Vereadores fazerem indicações de obras ou investimentos tendo maior autonomia na destinação de recursos do município para obras, projetos ou instituições. 

O projeto diz que metade do recurso deve ser necessariamente para a área de Saúde. A proposta foi aprovada em primeira discussão, quanto à legalidade, e precisa ser votada agora (2º turno, que será no dia 14 próximo) quanto ao mérito. "Com essa iniciativa, teremos garantia de que as ações e obras que indicaremos serão executada. Um avanço, haja vista, que a gente apresenta requerimentos e muitos são engavetados por não ser prioridade naquele momento para a gestão municipal que segue o cronograma da LOA", comenta Arlington.

"Se eu chego lá na comunidade Lagoa do Mato e vejo a necessidade de um abastecimento de água que vai atender toda a comunidade aí eu pego uma emenda impositiva e coloco para esta finalidade. E a gestão municipal, seja ela quem for, terá a obrigação de executar a obra", explicou. 

A implantação do Orçamento Impositivo no Brasil, e principalmente nos municípios, é uma conquista relevante, já que os parlamentares deixariam de serem apenas coadjuvantes (apresentadores de requerimentos) da administração financeira e passaria a serem atores principais.

quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Cabo Gilberto defende união entre Sérgio Queiroz e Marcelo Queiroga na disputa pela PMJP

O deputado federal Cabo Gilberto garantiu abertura para apoiar uma candidatura majoritária em João Pessoa que reúna os nomes de Marcelo Queiroga (PL) e Sérgio Queiroz (Novo) na cabeça de chapa e função de vice.

Durante entrevista concedida à Rádio Correio de João Pessoa, o parlamentar afirmou não ter preferência entre os dois para encabeçar a chapa e indicou que sua única condição para apoiar a chapa é que os dois nomes estejam unidos numa mesma candidatura. 

Cabo Gilberto afirmou nunca ter tido uma rejeição direta ao nome de Queiroga em João Pessoa, apenas que toda discussão que ele vem tendo dentro do PL é para defender que não pode haver nenhum tipo de imposição dentro do partido. O deputado explicou que havendo um diálogo entre Queiroz e Queiroga e a união dos dois o seu apoio está garantido.

Gervásio tem aval de Carlos Siqueira para enfrentar João e direção estadual do PSB, que pode implodir mais uma vez na PB.

A permanência do deputado federal Gervásio Maia na presidência do PSB da Paraíba dá sinais de se transformar em conflito bélico. E os fatos estão saindo dos bastidores e indo para luz do dia, alternando diretas e indiretas entre a base do governador João Azevedo, maior nome do partido na Paraíba, e o deputado, que é líder do PSB na Câmara.

A última indireta partiu de Gervásio Maia. De tanto receber diretas críticas de figuras próximas a João após ter sinalizado apoio do PSB ao prefeito Emerson Panta em Santa Rita, apareceu ontem nas redes sociais posando com sorriso largo em fotos ao lado do presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, tratando de “aprimorar estratégias conjuntas para promover o avanço do PSB na Paraíba”.

Na tradução, algo como “não mexam comigo porque sou deputado federal e tenho aval da Direção Nacional, visto que todo partido valoriza mais votos no Congresso do que lideranças estaduais”.

Mas o governador João também parece ter suas armas. Tem o trunfo, numa necessidade de medida mais extrema, de poder esvaziar o PSB, invibializando a legenda nas disputas de 2026, especialmente, incluindo montagem de chapa para o Congresso Nacional.

O PSB já viveu isso em crise recente entre João Azevedo e Ricardo Coutinho. E o PSB diminuiu.

O fato é que este cenário atual começa a ficar insustentável. Gervásio tem direito ao mandato até maio de 2024. O governador tem maioria no diretório estadual do partido. Nos bastidores, o deputado é acusado de só agir em causa própria, recebendo críticas de deputados e prefeitos aliados.

Gervásio se defende apontando que todo movimento que fez é compartilhado e tem o aval das lideranças da legenda. Mas não larga o osso, apesar de ser perguntando por que não passa a presidência do PSB para  o governador do Estado.

Enquanto a imprensa tenta descobrir se Gervásio é a vítima ou é o sabido neste conflito, o clima de tensão cresce na faixa socialista. (Luís Tôrres)

Deputados autorizam criação de nova secretaria com mais de 20 cargos no governo João

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, na sessão plenária desta quarta-feira (28), um projeto de lei enviado pelo governador João Azevêdo (PSB) que cria mais uma secretaria na estrutura administrativa da sua gestão: a Secretaria Executiva de Modernização e Transformação Digital.

A estrutura atual da Sead contempla 189 cargos comissionados e, com a nova secretaria, o número passará para 210, representando um acréscimo de 21 cargos novos; num contexto em que 60 cargos serão transformados.

A mudança, conforme o governador detalhou na mensagem enviada ao legislativo, tem custo anual estimado em RS 1,23 milhões aos cofres estaduais. A Secretaria Executiva de Modernização e Transformação Digital vai funcionar vinculada à Secretaria de Administração (Sead), atualmente comandada por Tibério Limeira.

Ao enviar o projeto, o governador justificou que “o projeto de lei se justifica diante da necessidade de adaptar a estrutura legal da SEAD à realidade atual de seu funcionamento, para que seus órgãos possam atuar acobertados pela estrita legalidade, e ainda para que a Paraíba seja dotada de envergadura e capacidade de atender com maior eficiência as atuais demandas administrativas do Poder Executivo estadual”.

CONFIRA O PL QUE PREVÊ A CRIAÇÃO DE SECRETARIA DE MODERNIZAÇÃO

Oposição em Princesa Isabel define candidata e vai marchar unida nas eleições deste ano

A oposição no município de Princesa Isabel, Sertão paraibano, definiu o nome que representará o grupo nas eleições deste ano. A escolhida foi Rúbia Matuto, secretária de Finanças de São José de Princesa. O nome de Rúbia foi escolhido após a secretária figurar em primeiro lugar em recentes pesquisas contratadas pelo grupo.

Diante do cenário favorável, a auxiliar conseguiu chegar a um acordo com os principias nomes da oposição em Princesa, o suplente de deputado estadual Aledson Moura, o ex-candidato a prefeito Sidney Filho e o vereador Allan Moura.

Segundo apuração do Política da Paraíba, Rúbia ainda não definiu em qual partido disputará o pleito. No entanto, na bolsa de apostas, União Brasil e MDB surgem como favoritos para receber a sua filiação.

A pré-candidata vai enfrentar o nome escolhido pelo atual prefeito de Princesa Isabel. Nos bastidores, o mais cotado é o atual presidente da Câmara, o vereador Ednaldo de Melo (Garrancho).

O fim melancólico do PSDB: Saída de Léa Toscano acelera 'enterro' do partido que já foi gigante na Paraíba e Brasil; ela disputará prefeitura de Guarabira pelo UB

A ex-prefeita e ex-deputada, Léa Toscano, vai se filiar ao União Brasil, presidido na Paraíba pelo senador Efraim Filho, para disputar a prefeitura de Guarabira nas eleições deste ano. Léa é mãe da deputada estadual Camila Toscano. 

O martelo já foi batido em Brasília com o senador Efraim Filho e, no acordo, Léa abrirá espaço para o MDB, presidido por outro senador, o paraibano Veneziano Vital do Rêgo, para indicar a vaga de vice na chapa majoritária.

A ex-prefeita anunciou na manhã de hoje que está deixando os quadros do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). O anúncio foi feito através de nota publicada nas redes sociais da ex-gestora.

Após interdição, pizzaria Paulista encerra atividades em João Pessoa

A pizzaria Paulista interditada pela Vigilância Sanitária de João Pessoa no último fim de semana irá fechar no bairro dos Bancários. Localizada na principal do bairro, o estabelecimento colocou uma placa de “aluga-se” no prédio.

A pizzaria, um restaurante japonês em Manaíra, e uma cafeteria no Cabo Branco, foram interditados pela Vigilância por descumprirem regras de higiene e organização.

Foram encontradas baratas no depósito de alimentação. Os estabelecimentos têm 10 dias para apresentar defesa.

Presidente de Portugal é recebido por João Azevêdo e Eduardo Carneiro no estande da Paraíba na abertura da Bolsa de Turismo de Lisboa

Presidente da Comissão de Turismo da ALPB, o deputado estadual Eduardo Carneiro participou ao lado do governador João Azevêdo, nesta quarta-feira (28), da abertura da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), maior evento de turismo do mundo, ocasião em que receberam o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo, no estande da Paraíba. No espaço reservado ao estado serão divulgados, até o dia 3 de março, os atrativos turísticos e buscadas novas oportunidades de negócios.

O estande do Destino Paraíba também tem a presença de empresários produtores de cachaça de alambique, que apresentarão o produto aos consumidores e nas rodadas de negócios, com o intuito de ampliar o mercado, valorizar os aspectos históricos, culturais e econômicos da bebida.

Na BLT, a Paraíba está disponibilizando serão folders do destino, mapas, mídia kit com diversos itens personalizados para agentes de viagens, operadores, jornalistas e influenciadores. O estande conta com QR Code que direciona para o site do Destino Paraíba, para mostrar as diversas experiências, sugestões de roteiros e informações turísticas do Estado. 

A iniciativa conta com a parceria da Fecomércio e do Sebrae, que visa fortalecer o destino paraibano no mercado europeu.

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Dr. Azif Lemos recebe carinho dos funcionários do H.D.I em comemoração a seu aniversário

O médico Dr. Azif Lemos recebeu na tarde desta quarta-feira (28) o carinho dos funcionários do Hospital Regional de Itaporanga através de singela e calorosa homenagem pelo transcurso de seu aniversário, está comemorando 36 anos de idade.

Os servidores demonstraram todo o afeto que tem pela pessoa generosa, ética, profissional capacitado, competente, que é o médico cirurgião. Claro que a data este ano vem embalada com alegria a mais diante de sua postulação a prefeitura local em outubro, mostrando ser um predestinado como próximo prefeito. 

Na ocasião estavam pessoas mais que especiais para ele que são: a médica Obstetra Dra Lúcia David (sua mãe),  a médica Obstetra Larissa David (sua irmã) e a médica Clínica Geral Rayane Torres (sua esposa). Presença também do colega/médico Ortopedista Gaudencio Mendes Filho.

Aliás, algo raro uma familia de médicos quando os quatro atuam no mesmo local de serviço.  E quando estão num bloco cirúrgico fica mais evidente/magnífico o dom dado por Deus para o 'salvar vidas' e cuidado com o próximo. 


Ao lado de João Azevêdo, Eduardo Carneiro participa de evento de divulgação da cachaça paraibana em Portugal

Acompanhando o governador João Azevêdo no périplo de compromissos em Portugal, o deputado estadual Eduardo Carneiro participou nesta terça-feira (27) do Coquetel de Negócios WTC Brasil Cachaças, evento realizado em Lisboa, ocasião em que produtores de cachaça da Paraíba tiveram a oportunidade de apresentar os produtos para o mercado europeu. Eduardo Carneiro preside a Comissão de Turismo na Assembleia Legislativa da Paraíba. 

Estiveram presentes representantes das cachaças Baraúna, Matuta, Preciosa do Vale, Princesa do Brejo, São Paulo, Triunfo, Reserva da Moenda e Granraiz, além da Fecomércio e do Sebrae. "Foi um momento significativo para destacar a expansão das cachaças da Paraíba, que contribuem tanto para a geração de emprego e renda em nosso Estado", comentou o deputado Eduardo Carneiro. Nesta quarta-feira (28), a comitiva participa da abertura da BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa, o maior evento de turismo do mundo.

João Azevêdo ressaltou as ações do governo para fomentar a produção e comercialização dos produtos fabricados na Paraíba nos mercados interno e externo. “Foi uma alegria participar desse evento e o nosso papel como gestor é o de abrir portas e fazer com que a nossa cachaça que gera milhares de empregos na Paraíba amplie seu mercado. Nós estamos construindo no Brejo uma estrada, conhecida como o Caminho dos Engenhos, que será uma rota da cachaça e incentivando de divulgação como essa em Lisboa e que deveremos fazer em outros locais. A Paraíba tem um grande potencial econômico e é isso que nós estamos mostrando em Portugal”, frisou.

O presidente da Fecomércio, Marconi Medeiros, afirmou que a Paraíba dá um grande passo para ampliar a comercialização da cachaça paraibana ao apresentar o produto no mercado europeu. Ele também parabenizou o Governo da Paraíba pelo compromisso e apoio à iniciativa. Já presidente da Associação dos Produtores de Cachaça, Tiago Baracho, celebrou o primeiro contato da Paraíba com o mercado português.  

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Sérgio Queiroz recebe visita dos deputados Cabo Gilberto e Wallber Virgolino

Os deputados Cabo Gilberto Silva e Walber Virgolino, ambos do PL, foram bater à porta do pastor Sérgio Queiroz, que deve se lançar na disputa pela Prefeitura de João Pessoa. Com a saída do comunicador Nilvan Ferreira do páreo na Capital, os dois já garantiram apoio ao ex-candidato ao Senado caso este decida concorrer.

Os dois foram entregar ao pastor Sérgio, que é procurador da Fazenda Nacional, um exemplar da Constituição Federal. Mas, certamente a pauta foi o capítulo que diz respeito às eleições municipais.  Sérgio Queiroz anunciou recentemente em uma live que passa a integrar o partido Novo. Ele disputou as eleições de 2022 pelo PRTB.

Nilvan retribui 'gesto' de João e diz que não descarta diálogo e apoio a Cícero na eleição em João Pessoa

O radialista e pré-candidato a prefeito de Santa Rita, Nilvan Ferreira, disse, na noite passada (26), durante entrevista ao programa Frente a Frente, da TV Arapuan, que não terá problema em discutir uma aliança com o grupo do governador João Azevêdo para a disputa das eleições deste ano. O comunicador também assegurou não fazer veto a ninguém e admitiu emprestar apoio à reeleição do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas).

Na última semana, o governador João Azevêdo sinalizou para a possibilidade de uma eventual aliança do seu partido e Nilvan em Santa Rita e lembrou que as disputas do passado ficaram para trás.

De acordo com Nilvan Ferreira, o fato de uma possível composição com o governador João Azevêdo não significa dizer que ele está abrindo mão de suas convicções. “Não vou ter problema em relação a isso, retribuo o que o governador disse na semana passada. A gente não está casando, pelo bem da cidade, vamos receber o apoio de quem está querendo ajudar”, destacou.

Questionado sobre o apoio em João Pessoa, Nilvan disse não fazer veto a ninguém e admitiu dialogar com o prefeito Cícero Lucena. “Não tem nada de veto”, afirmou. Nilvan disse que deverá anunciar sua decisão de apoio em João Pessoa até o mês de agosto.


 

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Veneziano diz que MDB abrirá mão da vice em CG para que Bruno e Romero possam se entender

Presidente estadual do MDB, o senador Veneziano Vital do Rêgo garantiu, nesta segunda-feira (26), que a legenda abrirá mão e não fará  imposição para ficar com a vaga de vice na chapa do prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), nas eleições de outubro.

O emedebista fez questão de destacar que não fará a indicação para que isso seja um facilitador dos entendimentos entre Bruno e o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), que ainda não decidiu se será candidato ou se permanecerá na base do gestor campinense. 

“(Romero) Pode indicar sem problema, não tem problema algum. Na verdade não sou responsável pelo distanciamento, pois qualquer fala que eu fizer será vista como imprecisa, até porque não participei da relação, só estou a partir dos últimos meses”, destacou Veneziano.

“Não fazemos qualquer tipo de imposição para não dizerem que não permanecem no grupo porque o prefeito fechou a vaga de vice para o MDB. Queremos ser facilitadores”, disse o senador em entrevista à Rádio Band News João Pessoa.

Veja: Prefeito Samuel Lacerda anuncia racha com seu tio Nilson, em Conceição: "Eles querem enfiar uma candidatura goela abaixo, mas eu vou à reeleição".

O prefeito de Conceição, Samuel Lacerda (REP) reuniu seu grupo político na manhã deste segunda (26) e anunciou rompimento com o seu tio deputado estadual e ex-prefeito (por duas vezes) Nilson Lacerda. Eleito com apoio de Nilson, o gestor alegou como motivo da decisão o "direito de ser" candidato à reeleição, condição que não estaria sendo aceita pelo grupo liderado por Nilson.

"Estão alegando que eu não estou dando certo. Porquê vocês não digam quais as falhas (na gestão) para a gente consertar? Não. Eles querem apenas empurrar goela à baixo a candidatura de Marcílio. Mas, digo que sou candidato à reeleição e tenho esse direito porque sou um prefeito atuante, nunca fui ausente do município, temos obras e ações pra mostrar...", falou Samuel Lacerda em discurso proferido para apoiadores. 

Emocionado, Samuel chegou de surpresa ao local onde anunciou o rompimento. O prefeito tomou essa decisão após ouvir seus auxiliares e conselheiros políticos. 

 
Em outubro do ano passado o Blog do Ricardo Pereira (veja abaixo) deu com exclusividade a notícia sobre a candidatura do construtor Marcílio Lacerda, que vem a ser tio do prefeito Samuel. “Tranquilo, pronto, preparado e querendo”, disse Marcílio na oportunidade.
Foto ao lado: Nilson Lacerda e o prefeito Samuel

Leia também; Fato novo na política de Conceição: Marcílio Lacerda se filia ao PT e pode enfrentar próprio sobrinho em 2024 "estou tranquilo, pronto e preparado", disse.

domingo, 25 de fevereiro de 2024

Grupo de Emerson Panta vai comandar PSB e escolhido como candidato do grupo deve se filiar ao partido

Uma reunião realizada na tarde deste domingo (25) entre o prefeito de Santa Rita, Emerson Panta (PP), e o presidente estadual do PSB, deputado federal Gervasio Maia, selou o destino da legenda nas eleições deste ano na Terra dos Canaviais.

No encontro, ficou definido que o PSB, partido do governador João Azevêdo, será comandado pelo grupo de Panta. Muito provável que o nome a ser escolhido pelo prefeito para sucedê-lo deve se filiar ao partido. O mais cotado para ser candidato do grupo é o secretário Flávio Panta, primo de Emerson.

A reunião contou com a participação do presidente da Câmara de Santa Rita, Jackson Alvino e dos secretários municipais Flávio Panta e Conceição Amália.

Segundo informações recebidas pelo Política da Paraíba, o nome escolhido por Emerson Panta para sucedê-lo no pleito de outubro deve ser anunciado até o final do mês de março.