sábado, 21 de janeiro de 2012

Nativa Bezerra exemplo de mulher guerreira, perseverante e forte que venceu nos Estados Unidos

 
Nativa e seu filho Fábio Arruda
Desembarcar nos Estados Unidos sem falar inglês é uma enorme dificuladde menos para quem quem levava consigo uma enorme vontade de vencer aliada a uma intensa dedicação em tudo o que faz na vida. Não deu outra. Mais de duas décadas depois, pois podemos dizer que uma brasileira nascida no sertão do Vale do Piancó ganhou a América.
A psicóloga Nativa Bezerra, natural de Conceição, batalhou muito durante esse tempo e tornou-se numa mulher de sucesso, dedicada, com uma enorme capacidade de trabalho sempre focada na certeza de que para brilhar é imprescindível ser feliz no que faz. Foi uma conquista de muito trabalho e sacrifício. Ora, para começar um pequeno negócio onde você tem que exercer todas as funções, requer muita comunicação e consequentemente um domínio grande da língua.
Psicóloga radicada nos Estados Unidos há mais de vinte anos, Nativa ganhou fama e clientes por ser uma terapeuta de altíssimo gabarito."Deus foi e é seu mestre e orientador diuturnamente. Sucesso é o nome dessa mulher que firmou raízes na América e ver sua fama ganhar o mundo através do seu trabalho, que dia após dia é abençoado por Jesus Cristo", declarou em contato neste sábado (21) com o blog um de seus filhos: Fábio Arruda, ex-prefeito de Boa Ventura, que encontra-se lá nos Estados Unidos visitando a mãe.
 
Nativa ladeada pelos filhos Bruno e Fábio
Além de Fábio, que retorna ao Brasil na próxima semana, seus irmãos Cláudio e Bruno com orgulho acompanham o crescimento profissional e espiritual da mãe que alça vôos cada vez mais altos. Pois, montar uma empresa nos Estados Unidos pode ser até fácil - super desburocratizada - agora fazer uma empresa crescer sem dominar o idioma é outra história. Nativa teve fé e foi persevarante, guerreira e forte. Medo é uma palavra que não existe no dicionário dela.
Nativa Bezerra é psicoterapeuta do corpo com mais de 30 anos de experiencia. Trabalha na Europa, Brasil e mora nos Estado Unidos, há mais de 20 anos, onde tem consultório e o seu proprio instituto: THE NATIVA BEZERRA INSTITUTE, em Manhanttan, na Park Avenue em Nova York, no qual ensina a integração da personalidade humana atraves de uma profunda consciência da biologia do corpo, conduzindo sessões individuais, de casais, criancas, adolescentes, familias e organizações.
Nativa é brasileira, natural de Conceicao no Vale do Piancó, formada em Psicologia pelos Institutos Paraibanos de Educacao, certificada em Analise Transacional, com Pós Graduação no exterior em Core Energetico em Nova York. Ela também recebeu vários anos de supervisão do fundador da Bioenergetica nos Estados Unidos: Alexander Lowen.
 Fábio e Bruno no consultório da mãe 

Deputada Daniella Ribeiro cobra do Governo o repasse do duodécimo correto da UEPB

A deputada Daniella Ribeiro (PP) manifestou a sua preocupação com as denúncias de que o Governo do Estado não está cumprindo a Lei de Autonomia Financeira da UEPB e não tem repassado os valores corretos do duodécimo da instituição.
Os professores José Cristóvão de Andrade (presidente), Jakson Amâncio e Valdedir Carneiro, representando a ADUEPB estiveram no Palácio da Redenção em João Pessoa na Chefia do Gabinete Civil do Governo do Estado para cobrar resposta do pedido de audiência com o governador Ricardo Coutinho, protocolado anteriormente para discutir pauta sobre compromisso e cumprimento da Lei de Autonomia Financeira da UEPB.
Segundo a Associação “conforme dados da Reitoria da Universidade, desde 2010 o Estado não vem repassando os valores corretos do duodécimo da instituição. A ADUEPB não abrirá mão de exigir o cumprimento da Lei. Somos defensores de que, se em janeiro de 2012 isso não for resolvido, cobraremos uma decisão do Conselho Superior Universitário (CONSUNI/UEPB) e de toda comunidade acadêmica sobre o fato em questão”.
Inclusive, a respeito das questões salariais 2011/2012, a Aduepb já protocolou pedido de audiência e implantação da mesa de negociação salarial. A reitora vem afirmando que só discutirá com a Aduepb quando o governo decidir sobre o Orçamento de 2012 da instituição.
Informa-se que “a Assembleia da Aduepb do dia 17 de novembro de 2011 já deliberou por uma paralisação no início de fevereiro, se não houve a negociação. Vai à luta para garantir nossas reivindicações”, afirmaram os representantes da entidade.

Vice-prefeito Dr. Raminho declara apoio a candidatura do médico João Filho à sucessão municipal em Boa Ventura

O vice-prefeito de Boa Ventura, o advogado Dr. Raminho (PPS), falando sobre as definições para as eleição municipal vindoura declarou, em contato com o blog BoaVenturaPB, que irá apoiar a postulação do médico João Filho (PTB), de quem poderá vier a ser companheiro de chapa. Dr. Raminho está rompido com o atual prefeito Dudu Pinto (PSDB).
"Essa decisão já vinha sendo amadurecida há algum tempo e agora foi o momento de anunciar oficialmente que só serei candidato a vice se for do médico Dr. João Filho, se ele não fosse candidato mesmo assim não apoiaria ninguém, lançando meu nome na disputa", afirmou Dr. Raminho.
O vice-prefeito (foto) disse, ainda, que conta com o apoio do seu partido para essa decisão e que continuando apoiando o governador RC. "Estou sempre pronto para fazer o melhor pelo povo de minha querida Boa Ventura e mesmo rompido politicamente com a atual administração municipal, se precisarem de mim para buscar qualquer recurso seja lá onde for estarei a disposição", concluiu. (com BoaVenturaPB)

Mais de cem mulheres foram estupradas em 2011 na PB; Centro da Mulher 8 de Março registrou 44 assassinatos

Cento e quatro mulheres foram estupradas em 2011 na Paraíba. Os dados são do Centro da Mulher 8 de Março que também registrou no mesmo período 44 assassinatos, 63 tentativas de homicídios e 74 agressões. Do total de estupros, 23 foram em mulheres adultas, 45 em adolescentes e 36 em crianças.
“Se levarmos em consideração apenas os números que reflete, em parte, o alcance da imprensa em noticiar situações de violência contra a mulher, tivemos números menores em relação ao ano de 2010, uma vez que nos casos dos assassinatos no ano anterior foram 53 e 130 estupros, o que é um número absurdo. Contudo, sabemos que na realidade esses números são bem maiores, pois grande parte dos casos não chega ao conhecimento da imprensa nem do Estado”, avaliou Elaine Bezerra, Coordenadora de Relações Institucionais do Centro da Mulher 8 de Março.
De acordo com ela, os casos que são notificados pela segurança pública ainda não são disponibilizados para o público em geral. “Se pudéssemos, por exemplo, cruzar os nossos dados com a Secretaria de segurança, teríamos a possibilidade de monitorar melhor a questão da violência contra a mulher” comentou Elaine.
Segundo ela, no geral, os crimes contra as mulheres continuam sendo fruto da estrutura patriarcal e machista da sociedade que mantém a opressão de gênero, justificando a violência doméstica e sexual e culpabilizando as vítimas. “Os agressores são os homens que mantém ou mantiveram algum tipo de relação afetivo-amorosa com as vítimas e que cometem violência não só contra a sua companheira, mas também a familiares, como foi o caso recente que ocorreu em Santa Rita aonde o homem esfaqueou a mulher e a mãe dela”, avaliou.

Por falar nisso... ex-prefeita Cozete diz que foi “estuprada” politicamente por Cássio e Veneziano

“Eu elegi Veneziano e ele é tão desleal, que foi eleito em outubro e em janeiro ele já tinha movido inúmeros processos contra mim. Ele não fez outra campanha se não me difamar”. A declaração é da ex-prefeita de Campina Grande, Cozete Barbosa (PSC), ao comentar a gestão do atual prefeito, Veneziano Vital do Rego (PMDB). Segundo Cozete, “Veneziano fez o melhor governo dele no primeiro ano de mandato, pois foi com o orçamento que eu deixei”. “Eu elegi Veneziano, esse monstrinho que está ai na prefeitura hoje”.
"Fui difamada, caluniada, estuprada publicamente por Veneziano e Cássio Cunha Lima. E Tatiana deve a mim o primeiro emprego dela, pois a chamei para trabalhar no SAMU, como Veneziano deve a mim que toda a corja dele que está na prefeitura. Ele deve a mim tudo que ele é hoje", destacou a ex-prefeita. Cozete afirmou que, “não me sinto injustiçada, pois existe gente com caráter e sem caráter”. “Apoiei até hoje só gente sem caráter”.
Conforme Cozete, “Vital do Rego antes de morrer, me chamou e disse que queria pagar uma dívida que tinha comigo, por causa do filho dele”. "Vital me chamou, antes de morrer, e disse que tinha uma dívida comigo, pois o filho dele foi extremamente ingrato – frisou a ex-sindicalista.
A ex-prefeita comentou que tem “pano nas mangas, e que os poderosos de plantão que tem mídia paga, e que tem muito poder, me elegeram Geni”. "Existe uma música que fala: ‘joga pedra na Geni, ela gosta de apanhar‘, mas eu não sou mais Geni e não me provoque. Eu sei que seu Paulo é apaixonado por Veneziano e só um mandante dele, e outra, bateu levou e não vai apanhar pouco não, vai apanhar muito", afirmou ela.
Cozete ainda ponderou que, “me filiei ao PSC e recebi um convite de Guilherme Almeida para apoiá-lo na campanha, e irei apoiá-lo, pois ele é um homem sério”. As declarações foram concedidas na Rádio Campina FM, neste sábado (21). (com Paraibaonline)

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Luiz Couto diz que prometido Posto Avançado do INSS em Piancó não foi implantado por falta de terreno

Durante a campanha de 2010 havia perspectivas de se instalar um Posto Avançado do INSS em Piancó ou Conceição, apesar da Agência (foto) que há décadas funciona em Itaporanga. Agora, segundo a Assessoria de Imprensa do deputado federal Luiz Couto (PT), explicou ao jornalista Wellington Farias, o prometido Posto do INSS para o município de Piancó não foi implantado por questões técnicas. Uma delas: a Prefeitura Municipal não ofereceu o terreno. "O Posto Avançado terminou sendo levado para Itaporanga".
Observação nossa: só que há décadas em Itaporanga funciona uma Agência do INSS. De todo modo está meio desconexa essa informação de Luiz Couto, pois, a prefeita Flávia Galdino não perderia uma conquista dessa para seu município simplesmente por falta de um terreno.

Engenheiro cochila no volante e colide Vectra em Scania carregada de sal entre São Gonçalo e Sousa

Foi registrado na madrugada dessa sexta-feira (20), um acidente na BR-230 entre o Distrito de São Gonçalo e a cidade de Sousa envolvendo um veículo tipo Scania, de cor branca e um Vectra, de cor prata. Segundo informações, o motorista da carreta que estava carregada de sal, Jorge Pimenta Rodrigues, de 54 anos, vinha do Rio Grande do Norte com destino ao Estado da Bahia, quando de repente, percebeu que o motorista do Vectra, o engenheiro Luyd Dangelo Correia Medeiros, de 30 anos, vinha oscilando a luz do carro.
Ao perceber essa ação do engenheiro, o condutor da carreta Jorge, observou uma situação estranha mas seguiu o seu destino, mas, quando os veículos se aproximaram Jorge tentou desviar, porém não conseguiu e acabou colidindo com o Vectra. O engeheiro do carro modelo Vectra, assumiu a culpa do acidente, “eu cochilei no volante”, disse Luyd.
A Polícia Rodoviária Federal esteve no local tomando as medidas cabíveis. (com DiáriodoSertão)

PM cumpre mandado judicial prende agricultor e apreende armas em Coremas

Policiais Militares do 4º Pelotão da cidade de Coremas, cumpriram na tarde de ontem (19), mais um mandado da justiça. Na ocasião a guarnição PM levou a efeito o mandado de busca e apreensão, expedido pela Doutora Virgínia de Lima Fernandes, Juíza de Direito da comarca daquele município.
No Sítio Campinada, município de Coremas, a residência do agricultor Antônio Marcolino, 49 anos de idade, foi o local designado pela magistrada para a ação policial; durante as buscas a polícia localizou a apreendeu 01 (um) revólver calibre 38, nº 940901, (06) seis cartuchos de mesmo calibre, sendo quatro intactos; e 02 (duas) espingardas, calibres 16 e 40 respectivamente.
O investigado e as armas foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil local, onde foram apresentados ao Delegado plantonista. (com 13º BPM)

Estado fará rodízio nos comandos de batalhões da PM

 
Está confirmada por fontes ligadas à Granja Santana e ao Quartel do Comando Geral, para os próximos dias, a realização de um amplo rodízio em diversas unidades da Polícia Militar da Paraíba denominadas de batalhões. Os atos nesse sentido serão encaminhados pelo coronel Euller de Assis Chaves [Comandante Geral da PM] ao governador Ricardo Coutinho (PSB), que na sua condição de comandante-em-chefe da PM assinará os referidos expedientes, posteriormente publicados no Diário Oficial.
Um dos comandantes que serão remanejados é o tenente-coronel Souza Neto, que atualmente dirige o 5º BPM, sediado em João Pessoa, no conjunto Valentina de Figueiredo, que é responsável pela segurança da população não só na Zona Sul da Capital, MS em todos os municípios integrantes do chamado Litoral Sul, até a divisa com o vizinho Pernambuco. Ele deverá se designado para assumir o comando do 2º BPM, localizado em Campina Grande.
Formado pela SWAT, famosa polícia tática norte-americana, o tenente-coronel Sousa Neto (na foto acima, à direita) é um dos oficiais mais bem preparados da briosa PM da Paraíba, com extraordinária qualificação profissional, merecedor - inclusive - da Medalha da Cruz de Sangue. Nas promoções feitas no âmbito da PM, pelo governador Ricardo Coutinho, logo no início do seu mandato no Palácio da Redenção, se destaca a do então major José Rodrigues de Souza Neto, alçado ao posto de Tenente Coronel do Quadro de Oficiais Combatentes (QOC) pelo critério de merecimento
Ex-ajudante de ordens do então governador e hoje senador Cássio Cunha Lima (PSDB), quando ainda era tenente, Souza Neto é um dos melhores quadros da Polícia Militar da Paraíba que vai pra rua enfrentar bandidos e é capaz de dar - literalmente - sua vida para proteger a sociedade. É daqueles oficiais que não tem dia nem hora para estar junto com seus comandados defendendo a população das garras da bandidagem. Isto, sem falar nas diversas operações de resgate em que ele esteve na linha de frente na negociação de cenários de seqüestro e assaltos com reféns, todos libertados são e salvos.

Currículo profissional de fazer inveja - Pós-graduado em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar do Cabo Branco, no ano de 2007, o tenente-coronel Souza Neto tem em seu currículo diversos cursos, como os de: Formação de Oficiais da Reserva - Exército Brasileiro, 16º Regimento de Cavalaria Mecanizada (1992); Formação de Oficiais - Bacharel em Segurança Pública - PMPB (1994/1996); Pára-quedista, Confederação Brasileira de Pára-quedista, Aeroclube da Paraíba (1997); Gerenciamento de Crises, PM do Estado de São Paulo (1998); Curso de "High Risk Patrol" Patrulhamento de Alto Risco pela "Tactical Explosive Entry School", TEES Brazil (2000); Segurança de Autoridades pela PMPB (2000); Direitos Humanos Internacional - Cruz Vermelha Internacional (2001); Motopatrulhamento pela Rondas Ostensivas com apoio de motos (ROCAM) - PMPE (2002); Curso de Imobilizações Táticas ministrado pela SWAT (2005); Proteção de Autoridades - PMERJ (2007); dentre outros, além de participação em vários simpósios e cursos ministrados como instrutor e palestrante. (com GiovanneMeireles)

Sindicato denuncia que população do Brejo, Cariri e Sertão sofre por não contar com delegados

Uma estimativa feita pelo Sindicato dos Delegados de Polícia Civil da Paraíba (Sindepol), mostra que, no Estado, 110 municípios não contam com a presença diária de um delegado. O quadro da Polícia Civil possui 308 delegados ativos para atender 223 municípios. Alguns destes profissionais respondem por delegacias de até três cidades. Somente a Gerência Executiva de Polícia Civil Metropolitana de João Pessoa absorve aproximadamente 80 delegados do quadro da Polícia Civil. O presidente do Sindepol, o delegado Isaías Olegário, explicou que seriam necessários 600 delegados, para que todos os municípios do estado fossem atendidos adequadamente.
“Existem alguns municípios que não precisam efetivamente de um delegado todos os dias. Um exemplo é Coxixola. No município não são praticados crimes com frequência e o delegado quando vai até lá, geralmente é para assinar alguns documentos. Mas é claro que o ideal, é que haja, mesmo nos municípios considerados tranquilos, a presença diária de um delegado. O Estado chegou a inaugurar novas delegacias durante o ano passado, porém o número de delegados não sofreu alteração, fazendo com que a situasse permanecesse do mesmo jeito,” disse o delegado.
Dos 110 municípios paraibanos que não contam com presença de um delegado, alguns destes não possuem sequer um delegado designado para atender o município. Nestes casos, todos os crimes que, porventura aconteçam no local, serão investigados por um agente de polícia nomeado comissário. O delegado mais próximo só será acionado se o comissário encontrar dificuldades durante a investigação.
O delegado Isaías Olegário explicou que o acúmulo de atividades acarreta nos delegados estresse e também a baixa qualidade na investigação dos inquéritos. “Ou o delegado se dedica a uma ou a outra coisa. Ele não vai conseguir concluir em tempo hábil os inquéritos instaurados em três municípios, é claro que algum sempre será prejudicado. Além disso ele vai se dedicar mais a uma cidade e outras ficarão a mercê de apenas uma visita semanal”, disse o delegado.
A defasagem de delegados acontece em todo o interior do Estado, no Brejo, no Cariri e no Sertão. A solução apontada pelo presidente do Sindepol, para diminuir a sobrecarga de trabalho dos atuais delegados, e consequentemente implantar novas delegacias, seria a convocação de todas as 33 pessoas aprovados no último concurso para delegado realizado pelo Estado. Todos já concluíram o curso de formação, mas apenas 11 foram convocados até o momento.
Além disso, Isaías Olegário afirmou que a realização de novos concursos para aumentar o quadro de delegados de Polícia Civil, também seria uma das alternativas necessárias para resolver o problema da falta de delegados. (com JornaldaPB)

Secretário de Administração Penitenciária designa agentes para cadeias públicas de Coremas, Itaporanga e Piancó

A edição de nº 14.844, desta sexta-feira (20), do Diário Oficial traz a publicação de atos do secretário estadual da Administração Penitenciária, Harrison Targino, onde designa Agentes de Segurança Penitenciária para prestar serviços em diversas unidades do interior. No Vale do Piancó foram designados os seguintes servidores: 
Manasses Leandro da Silva - Cadeia Pública de Coremas / 1ª Entrância
Clebson Wellignton Leite de Sousa - Cadeia Pública de Itaporanga / 2ª Entrância
Damião Bozano Vicente de Farias, Francimar Rufino de Souza, Edgley Gonçalves de Oliveira e Edicle de Oliveira Moura - ambos para a Cadeia Pública de Piancó / 2ª Entrância

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Fé Cristã: Igreja Assembleia de Deus tem crescimento de 5,14% no Brasil

Com um crescimento anual de 5.14% no número de convertidos, a igreja evangélica Assembleia de Deus é a que mais cresce em todo o país. Atualmente, representa um percentual de 12% do total da população brasileira, o que equivale a mais de 22 milhões de seguidores.
Na PB, a igreja tem registrado um ritmo semelhante de crescimento, sobretudo em Campina Grande, onde existem 100 templos espalhados por toda cidade. O presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) José Wellignton Bezerra da Costa, afirmou que a maioria dos convertidos é jovem, com idades entre 15 e 25 anos.
Segundo acrescentou, os números do crescimento da igreja em o todo país representam o avanço no processo de evangelização, que tem se multiplicado graças ao trabalho desenvolvido em todas as cidades brasileiras. Ele disse que atualmente a Assembleia de Deus conta com 200 mil templos e 50 mil pastores registrados, distribuídos entre os 27 estados da federação. "Só conseguimos convencer uma pessoa de seu erro quando apresentamos algo melhor e com estabilidade e isso acontece através da educação com incentivo ao estudo bíblico", explicou o pastor presidente.
O presidente também destacou que um dos fatores que refletem no crescimento da Assembleia de Deus são as ações sociais que são desenvolvidas pela denominação. "A Assembleia procura transformar o caráter e a educação da criatura em todo o seu ser, pois quando alguém aceita o evangelho, a vida muda pelo poder dele", ressaltou.
Mesmo diante dos números positivos que denotam o trabalho desenvolvido pela igreja, o presidente frisa que são necessárias mais ações e metas para levar o evangelho ao maior número possível de pessoas. "A sociedade tem se mutilado por questões vis e o nosso alvo é alcançar o maior número de pessoas de todo Brasil. Do total de pessoas hoje que conseguimos fazer o batismo, 85% são jovens e trabalhamos muito também para salvação daqueles que ainda precisam de Deus, como os jovens viciados", destacou. (com Daniel Motta)

Jovem é assassinado a tiros durante uma emboscada na zona rural de Santa Inês

Às 06h30 desta quinta-feira (19), o agricultor José Aparecido do Nascimento, 21 anos, foi assassinado a tiros, quando transitava pelo Sítio Açudinho no município de Santa Inês, onde reside. A Polícia Militar da cidade, ao tomar conhecimento do fato deu início às diligências no intuito de identificar e capturar o autor, ou os autores do delito; segundo informações o crime se deu premeditadamente, pois a vítima teria sido morta numa emboscada. O delegado de Polícia Civil local, já ciente do fato, diz que as investigações acerca da autoria do crime já estão bem adiantadas, e que os dados colhidos até agora lhe facilitará a adoção de providências, para finalização do caso. (com 13º BPM)

Zé Alencar e Remígio Jr. reunião TRE sobre implantação do sistema biométrico em Piancó e Santana dos Garrotes

Reunião sobre biometria
O diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Leonardo Lívio Ângelo Paulino, se reuniu na tarde desta quarta-feira (18) com o prefeito do município de Santana dos Garrotes, José Alencar Lima, e o consultor jurídico do município de Piancó, Antônio Remígio Júnior, para tratar sobre a implantação do sistema de coleta de dados biométricos nos dois  municípios. Também estavam presentes à reunião, a secretária de Tecnologia da Informação, Luciana Norat, e da assessora de Comunicação Institucional, Viviana Targa.
O evento, que contará com o apoio das prefeituras dos municípios de Piancó e Santana dos Garrotes, está agendado para a próxima segunda-feira (23), às 10h, no prédio do CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social – localizado em Piancó, na Rua Virgílio de Araújo Silva, s/n, no Jardim Ouro Branco, a 120m do Fórum Eleitoral, onde os eleitores serão atendidos de 23 de janeiro a 23 de março de 2012, de segunda a sexta-feira das 08 às 18 horas, e aos sábados das 08 às 14 horas. 
Estima-se atender 450 eleitores por dia, com 28 servidores envolvidos diretamente no evento. Serão utilizados 25 kits biométricos, cada kit é composto por um computador, uma câmera fotográfica e um leitor de impressão digital. A revisão do eleitorado, nesses dois municípios, consiste em recadastrar 17.883 eleitores com coleta de dados biométricos.

MIN libera R$ 2 mi para construção de barragens, poços e cisternas em vários municípios; Nova Olinda receberá R$ 200 mil e S. J. de Caiana R$ 400 mil

O senador Vital do Rêgo (PMDB) confirmou nesta quinta-feira (19) a liberação por parte do Ministério da Integração Nacional (MIN) de uma verba no valor de R$ 2 milhões que será destinada para a construção de barragens, poços e cisternas em vários municípios paraibanos. Entre os municípios contemplados com a ação do senador paraibano, estão Araruna, Gurjão, Nova Olinda, Quixaba, São José de Caiana, Váreza, Cabaceiras, Baraúna e São José de Espinharas. As obras serão executadas por meio da Funasa através do PAC 2.
O senador lembrou que no ano passado, mesmo com a meteorologia tendo registrado chuvas acima da média na Paraíba, muitos paraibanos sofreram com escassez de água e passaram a depender do socorro emergencial através da Operação Pipa coordenada pelo Exército. Ainda hoje, dezenas de municípios sofrem com a falta de água e são abastecidas pelos carros pipas.
Além de articular a liberação de recursos para a construção de novos reservatórios na Paraíba, Vital também conseguiu incluir no Plano Plurianual (PPA-2012/215), uma emenda que prevê a revitalização do Rio Taperoá, o que beneficiará parte do Cariri paraibano. Com essa mesma preocupação, ele também cobrou do governo federal a retomada das obras da Transposição do Rio São Francisco nos eixos Leste e Norte que cortam a Paraíba. Sobre essa temática o parlamentar essa semana recebeu do Ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra um telefonema garantido que as obras iriam ser retomadas.
Veja municípios contemplados:
Município
Valor
Araruna
200.000,00
Gurjão
200.000,00
Nova Olinda
200.000,00
Quixaba
200.000,00
São José de Caiana
400.000,00
Várzea
200.000,00
Cabaceiras
200.000,00
Barana
200.000,00
São José de Espinharas
200.000,00
2.000.000,0

Luíza chega do Canadá e deu uma entrevista exclusiva para o Jornal Hoje

Luíza (Foto: Jornal Hoje) 
A estudante Luíza Rabello, de 17 anos, que ficou conhecida por conta da frase "Menos Luíza, que está no Canadá", esteve na redação do Jornal Hoje para uma entrevista. A jovem se diz surpresa com a “fama”, mas garante que tem levado as piadas na brincadeira.
Luíza se tornou um hit na internet após a veiculação de um comercial da Paraíba. Na propaganda, o pai da garota (o colunista Gerardo Rabelo) fala sobre um empreendimento e cita que o sucesso do prédio é tão grande que ele convocou toda a família, menos Luíza, que está no Canadá. A jovem estava no país fazendo um intercâmbio.
Clique aqui e veja as fotos da passagem da Luíza pela redação do Jornal Hoje.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Em Primeira Mão: A UTI do Hospital Regional de Piancó deve ser inaugurada no início de fevereiro

Em Primeira Mão - O Vale do Piancó está prestes a celebrar com muita festa uma grande conquista com a realização de um sonho acalentado por décadas. É que nos próximos dias, muito provavelmente no início de fevereiro, deve ser inaugurada no Hospital Regional Wenceslau Lopes, em Piancó, uma UTI - Unidade de Tratamento Intensivo. É a informação que o blog acaba de receber e passa em primeira mão para seus assíduos leitores.
Possível devido trabalho incansável/diuturno empreendido pela prefeita Flávia Galdino, responsável fazer da cidade uma referência na área de Saúde. Flávia, assim como fez com outras conquitas, perseguiu esse sonho do povo valepiancoense, não mediu esforços nem titubelou em enfrentar os obstáculos e entraves burocráticos, muitos dos quais de governantes, para concretizá-lo. 
Com a UTI o Hospital Regional de Piancó será referenciado para 49 municípios e irá atender uma população estimada em 400 mil habitantes. A UTI terá equipamentos de primeira linha com a mais moderna tecnologia disponível no mercado, adquiridos através de convênio entre o Ministério da Saúde e a Prefeitura de Piancó. Seu espaço físico atenderá uma ala feminina e outra masculina. 
É válido registrar o competente trabalho que a diretora daquela casa de saúde, Vanderlândia [Neguinha] Tomaz, tem desempenhado desde que assumiu e, por isso, tem sido bastante elogiada por está cumprindo com a missão lhe delegada. Quem tem a oportunidade de acompanhar sua rotina sabe perfeitamente que o HRP terá agora duas história: uma antes e outra depois da atual gestão. 
Com a inauguração da UTI no HRP o município de Piancó transforma-se num verdadeiro complexo hospitalar dotado de Samu, UTI, Hospital Infantil, Consórcio Intermunicipal de Saúde, Farmácia Popular, Gerência Regional de Saúde, Caps, UPA e uma Maternidade. Conquistas que realmente fazem o povo festejar.
A inauguração da UTI em Piancó vem dar importante ajuda ao excelente trabalho feito pelo Samu, diante dos crescentes índices de acidentes, afora problemas de outras naturezas, pois, o deslocamento de pacientes para centros como Patos, Campina Grande e João Pessoa, será minimizado pra que suas vidas possam ser salvas mais rapidamente.

Em reunião ocorrida há pouco PSB decide por Estelizabel Bezerra, escolha pessoal de RC, pra substituir Agra

Prego batido e ponta virada. Agora é oficial. Após a fala do governador Ricardo Coutinho, a reunião do PSB [encerrada minutos atrás] confirmou o que o Portal MaisPB antecipou desde o último sábado. A substituta do prefeito Luciano Agra na missão de disputar a Prefeitura de João Pessoa pelo PSB será Estelizabel Bezerra. Segundo fonte do MaisPB, presente à reunião, o PSB decidiu fazer uma resolução ratificando o nome da secretária de Planejamento.
O resultado da reunião e a polêmica decisão deve ser oficializada pelo partido ainda na noite desta quarta-feira (18). Depois de ouvir todos os integrantes da cúpula do PSB, inclusive o prefeito Luciano Agra, que desistiu de disputar a reeleição no último sábado, Ricardo ratificou o entendimento da maioria e sacramentou a decisão em torno de Estelizabel.
O Portal MaisPB divulgou na tarde do último sábado que o PSB substituíria Agra por Estelizabel. Duas horas depois, o PSB divulgou a carta de desistência de Agra, mas preferiu segurar a informaçao da substituição e deixar o anúncio para os dias seguintes, o que terminou acontecendo hoje.
Mesmo depois da matéria, dirigentes socialistas insistiam que a decisão ainda não havia sido tomada e que só aconteceria no próximo dia 23. A oficialização em torno de Estelizabel Bezerra é a confirmaçao do "furo" do MaisPB, que surpreendeu toda a classe política paraibana no último final de semana.

Associação dos Advogados entra com ação Justiça Federal contra anuidades cobradas pela OAB Paraíba

A Associação dos Advogados Militantes da Paraíba, através de seu Presidente e advogado Jocélio Jairo Vieira, deu entrada na tarde de hoje com uma ação na Justiça Federal contra a Ordem dos Advogados da Paraíba, pedindo que o valor da anuidade dos advogados novatos de 250 reais seja estendida para todos os advogados.
Segundo Jocélio Jairo Vieira, a OAB resolveu beneficiar os advogados recém-formados que obtiveram seu registro na OAB nos últimos três anos, com pagamento diferenciado e um superdesconto de 30%, ficando apenas 175,00 e para os advogados antigos estão sendo obrigados a pagar pela mesma anuidade 500 reais. A associação lembra que o presidente Odon Bezerra come ainda uma discrepância e discriminação ainda mais absurda com estagiário já inscrito na ordem que são obrigados a pagarem R$ 212 reais, ou seja, valor superior que um advogado vem pagando.
A Associação diz ainda que resolução assinada por Odon bezerra viola o principio constitucional da isonomia, já que não existe diferença nenhuma entre advogados, pois, todos detém mesmos direitos e independentemente do lapso temporal do exercício da profissão. Na Ação é pedido a justiça determina que todos devam pagar a arduidade de 2012 no valor de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais), opção que foi oferecida pela OAB aos novos advogados e com a redução de 30% para aqueles que efetuarem o pagamento da anuidade até o dia de janeiro de 2012.(com clilsonjr)

Sai lista do TCE para substituição do cons. Flávio Sátiro

O Tribunal de Contas da Paraíba vai encaminhar ao governador Ricardo Coutinho os nomes dos procuradores André Carlo Torres, Sheyla Barreto Braga de Queiroz e Isabella Barbosa Marinho Falcão para a vaga aberta com a recente aposentadoria do conselheiro Flávio Sátiro Fernandes. A elaboração da lista tríplice deu-se, em clima de harmonia e desprendimento, ao cabo de sessão extraordinária convocada para trato do assunto pelo presidente do TCE, conselheiro Fernando Catão, na manhã desta quarta-feira (18).
Como quatro procuradores do Tribunal tomaram posse de seus cargos, na mesma data e a um só tempo, deixou de prevalecer o critério de antiguidade para o preenchimento da vaga de conselheiro. Desse modo, a idade de cada um deles foi tomada para desempate. Terceiro mais velho, o procurador Marcílio Franca tratou, porém, de comunicar à Corte o desejo de não participar da indicação, fato que permitiu o ingresso da colega Isabella Falcão na lista a ser enviada ao governador. Outra procuradora, Elvira Samara Pereira de Oliveira, também informou, previamente, ao TCE o desejo de não compor a lista.

MPF ajuizou 97 ações de improbidade administrativa em 2011por fraudes com verbas federais; Antônio Porcino, outros três ex-prefeitos e um atual da região estão na lista

No ano de 2011 o Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba ajuízou 97 Ações de Improbidade Administrativa contra agentes públicos. De acordo com o órgão, entre os denunciados estão gestores, ex-gestores e servidores, e pessoas que não são ligadas à administração pública mas que se beneficiaram com as irregularidades. Das 97 ações, 34 foram ajuizadas na unidade de João Pessoa, 40 em Campina Grande e 23 em Sousa. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (18).
clique aqui e veja no mapa quais foram as cidades
Três ex-prefeitos e um atual [no segundo mandato] do Vale do Piancó estão na lista dos processados por Improbidade Administrativa pelo MPF, que são: José Edvan Félix, prefeito de Catingueira, com duas ações - ACP 0000177-34.2011.4.05.8202 e ACP 0003235-45.20114.05.8202; Alexandre Braga Pegado, ex-prefeito de Conceição, com duas ações - ACP 0001821-12.2011.4.05.8202 e ACP 0002044-62.2011.4.05.8202; Francisco Umberto Pereira - ex-prefeito de Santana de Mangueira, com duas ações - ACP 001822-94.2011.4.05.8202 e ACP 0002043-77.2011.4.05.8202; Antônio Porcino Sobrinho, ex-prefeito de Itaporanga, com três ações - ACP 0000192-03.2011.4.05.8202, ACP 0003220-76.2011.4.05.8202 e a ACP 0002520-03.2011.4.05.8202; e Francisco Rozado da Silva, ex-prefeito de Nova Olinda, com uma ação - ACP 0000197-25.2011.4.05.8202.
No caso do ex-prefeito de Itaporanga, Antônio Porcino (PMDB), único da região a responder três ações por Violação aos Princípios Administrativos - Improbidade Administrativa - teve últimas movimentações registradas semana passada, nos dias 11 e 13. Numa delas o juíz federal Orlan Donato Rocha expediu uma carta precatória já que Porcino reside em São Paulo, onde atua como presidente de sindicato.
Numa decisão proferida no dia 20/10/11, às 10:26, o magistrado recebe a ação do Ministério público Federal e determina o seu prosseguimento. Diz ele:"{...} amparado em tais razões, reconheço a presença de justa causa para o manejo da ação civil pública por improbidade administrativa em face de Antônio Porcino Sobrinho". O ex-prefeito é acusado pelo MPF por improbidade administrativa em face da mé aplicação de recursos de convênio com a Funasa.
A responsabilidade, de acordo com as ações, recai sobre àqueles que concorrerem para a prática ilícita ou que tenham se beneficiado da malversação dos recursos públicos. Dentre as irregularidades encontradas estão, por exemplo, pagamentos antecipados, emprego de materias de baixa qualidade, procedimentos licitatórios fraudulentos, ausência de licitação, desvio de verbas públicas em proveito próprio e alheio, omissão no dever de prestar contas e não prestação de contas de modo satisfatório.
Nas ações, o MPF pede, em linhas gerais, que os demandados sejam condenados a ressarcir integralmente o dano, paguem multa civil, sejam proibido de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios e tenham suspensos os direitos políticos. Os ilícitos cometidos, em alguns casos, já serviram de base para a propositura de ações penais contra os envolvidos.

Pe. Djacy clama por viatura policial pra Pedra Branca

Clamando ao Governo Estadual Uma Viatura Policial para Pedra Branca

Como cidadão e pároco de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Sertão Paraibano, quero dar minha humilde parcela de contribuição ao povo e às autoridades locais, no que diz respeito à segurança pública.
Minha contribuição de pastor consiste basicamente em pedir ao Governo do Estado, que destine, o quanto antes, uma viatura policial para o referido município, pois, tenho percebido, como escutado da população, que a polícia não dispõe de uma viatura para melhor desempenhar seu trabalho policial. 
Eis alguns questionamentos:
- Como a Polícia pode fazer um trabalho eficiente, se não dispõe de uma viatura?
- Em caso de urgência, como fazer para agir de forma rápida?
O que tenho ouvido é que quando algo acontece na comunidade, a Polícia solicita moto ou carro de particular.
Creio que o Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, será solicito quanto a este pedido, feito em nome de uma população boa, pacata, trabalhadora, que anseia por segurança.

Pedra Branca, 18 de janeiro de 2012.
Padre Djacy Brasileiro, pároco.

Cantor Fagner volta a Pombal para audiência no Fórum local, 3 anos e meio após confusão com Promotor

 "Não queria voltar a Pombal com essa finalidade; queria voltar para cantar para esse povo maravilhoso", declarou o cantor Raimundo Fagner ao sair da sala de audiências, do Fórum da Comarca de Pombal, no início da noite de segunda-feira (16), onde esteve para participar de audiência de conciliação, em processos movidos contra ele por um Ex-promotor de Jutiça da Comarca local.
Os processos tramitam em segredo de Justiça e nenhum detalhe da decisão tomada foi liberado para a imprensa. O cantor chegou ao Fórum por volta das 15h30min, acompanhado de dois advogados. O autor das ações já os esperava, junto com a juíza Higyna Simões de Almeida Bezerra. Cerca de 1h30min depois, eles tiveram um intervalo, momento em que o artista pode conversar separadamente com seus defensores e foi 'tietado' por funcionários da Justiça, que aproveitaram a oportunidade para tirar fotos e ganhar autógrafos em CD's.
Retornaram à sala de audiências e só saíram quando já passava das 18h. Fagner conversou com a reportagem da Liberdade 96 FM e disse que estava arrependido das declarações dadas, contra o representante do Ministério Público. "Mesmo tendo razão ou não, a gente acaba magoando as pessoas", afirmou. A Polícia Militar foi acionada para o Fórum para garantir a tranquilidade. Ao deixarem o Fórum, nem o promotor nem seu advogado quiseram dar entrevistas.
Entenda o Caso: A confusão foi motivada por declarações do cantor, contra o então Promotor Curador da cidade, à época, Rafael Linhares, que no dia 21 de julho de 2008, durante o show por ocasião do aniversário de Pombal determinou que o som fosse reduzido, conforme Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o MP e a Prefeitura.
No dia seguinte, em entrevista concedida ao radialista Clemildo Brunet e veículada no programa 'Liberdade Notícias' Fagner - demonstrando raiva com a situação - disse que o promotor era um "porta de delegacia, que estava  querendo aparecer". (com LiberdadeFM)
alt

alt

altalt

‘Dedadas’ em candidata petista em 2008 provocam quebra de aliança entre PT e PMDB em Sousa para este ano

“Dedadas”. Isso mesmo, dedadas. E não se trata do sentido figurado da palavra. Foi, extamente, por conta também de algumas dedadas numa candidata a vereadora do PT na campanha eleitoral de 2008 em Sousa que o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores resolveu decidir pela quebra de aliança com o PMDB. Segundo declarou o presidete do partido, Gervásio Bernardo, as dedadas, que ele tratou como humilhação sofrida por uma candidata do partido, também fazem parte do conjunto de motivos que levou o PT a, sequer, cogitar uma liança com o PMDB no pleito de outubro próximo em Sousa.
Numa entrevista concedida aos apresentadores Jucélio Almeida e Eugênio Rodrigues, do programa Jornal Líder, da Líder FM, nesta terça-feira (17), o Presidente narrou que o constangimento sofrido por uma companheira quando em 2008 o PT dividia o palanque com o PMDB, acabou abalando não apenas a candidata, mas o partido como um todo: “Foi estarrecedor. A nossa companheira, uma senhora de idade, sempre que ia discursar levava uma dedada do então pré-candiato a vereador Augusto Vieira. Isso na minha frente num total desrespeito. E os dirigentes do PMDB daquela época, aqueles que hoje estão no partido, sabiam e achavam graça disso”, disse Gervásio.
A candidata, que tem aqui seu nome em sigilo, tirou apenas 32 votos, deixou a política e a cidade de Sousa. Acredita Gervásio Bernardo que decepcionada com o fato já que ela também ficou sabendo de quem se tratava. Por fim, o Presidente do PT ratificou ser a humilhação sofrida pelo PT em 2008 um dos motivos de se afastar do PMDB sousense. (com Portal950)

Prefeita de Uiraúna teve o mandato cassado e terá de arcar com os custos da eleição suplementar no município

A prefeita de Uiraúna, Glória Geane (PSDB), deverá arcar com as despesas da eleição suplementar que será realizada no município, em data a ser fixada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. A gestora teve o mandato cassado por decisão unânime da Corte eleitoral. Uma nova eleição foi determinada pelos membros do TRE-PB.
Um convênio firmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com a Advocacia-Geral da União (AGU) prevê que os gastos com as eleições suplementares serão de responsabilidade do político que teve o mandato cassado. De acordo com levantamento feito pelo TSE, a União já gastou cerca de R$ 6 milhões com os pleitos suplementares desde 2004, sendo que quase metade deste valor foi gasto em 2010 e 2011.
A remessa das informações sobre eleições suplementares convocadas em razão de cassações de políticos eleitos, por práticas de abuso de poder econômico, político ou compra de votos, permitirá que a Advocacia-Geral da União (AGU) possa ingressar com ações cobrando dos políticos os custos das eleições que provocaram. (com LenilsonGuedes)

Jovem é preso pela PM em flagrante após roubar um litro de cachaça num mercadinho em Conceição

Um jovem de 21 anos foi preso na noite da terça-feira (17) minutos após roubar um litro de cachaça de um mercadinho no município de Conceição. Na manhã desta quarta-feira (18) o soldado Epitácio, da Polícia Militar, informou para o G1 que o suspeita ainda estava detido na delegacia local.
De acordo com as informações do 13° Batalhão de Polícia Militar de Itaporanga o caso aconteceu por volta das 17h quando o suspeito pegou a garrafa na prateleira e fugiu. A proprietária do estabelecimento percebeu o roubo e ligou para polícia.
Após alguns minutos a polícia saiu pela cidade em busca do suspeito. Com as informações do moradores, a polícia prendeu o suspeito em uma das ruas de Conceição com o litro de cachaça na mão. O jovem foi encaminhado para Delegacia Distrital de Conceição.

Municípios vão prestar contas do Pacto Social até dia 31; Problemas com licitação tem adiado início das obras na Escola Modelo em Itaporanga

 
O Governo do Estado está convocando os 180 municípios que assinaram os convênios de saúde e educação do Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba a prestarem contas da primeira parcela dos recursos. O prazo se estende até o dia 31 de janeiro. De acordo com os editais 001/2011 (Pacto Educação) e 002/2012 (Pacto Saúde), os municípios deverão mostrar, por meio de relatórios mensais, de que forma os recursos repassados estão sendo utilizados. Além disso, deverão informar como está o andamento do plano de ação para a implementação da contrapartida solidária e se as metas fixadas em contrato estão sendo atingidas.
Só após a apresentação de todos os documentos necessários é que as cidades estarão aptas a receber a segunda parcela. De acordo com o secretário de Desenvolvimento e da Articulação Municipal, Manoel Ludgério, a secretaria está preparando uma mala direta para todos os municípios conveniados, com a cópia dos aditivos. Dessa forma, segundo ele, todas as prefeituras estarão cientes dos prazos e das suas obrigações legais. O Pacto foi lançado no dia 26 de maio. 
Na área de Educação o município de Itaporanga foi contemplada com R$ 452.856,51 para conclusão da Escola Municipal Modelo 'João Silvino', importante obra iniciada em 1998 durante a gestão da então prefeita Kátia Brasileiro. O projeto desta escola estava parado há 12 anos agora será tocado graças ao despredimento do governador em acatar a reivindicação do prefeito Djaci, que assinou convênio ainda no mês de setembro. Com anúncio pelo Governo Federal de que Itaporanga sediará um Campus do IFPB o prefeito, para acelerar a sua implantação, disponibilizou à instituição as dependências da referida escola, que deveria estar com obras em andamento.
Os recursos para tanto ainda não foram depositados devido problemas burocráticos registrados com o processo licitatório junto à equipe técnica da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (SUPLAN). No mês de novembro foi feito uma primeira licitação cancelada dias depois. Já, agora, no mês de janeiro deu-se início a um novo processo licitatório com a previsão de que a obra comece no início do mês de março vindouro. Vamos aguardar!  

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

HR de Piancó será gerido por uma OS diz Waldson Souza que reafirma expanção de gestão pactuada para toda PB

O Estado tem quatro Organizações Sociais qualificadas para gerir e administrar os serviços de saúde do Estado. São Elas: a Cruz Vermelha, a Pró Saúde, O Instituto Social Fibra e agora a AçãoMedVida. Dessas quatro apenas duas estão gerindo os serviços de saúde, A Cruz Vermelha, que atua no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa e o Instituto Social Fibra que está gerindo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guarabira.
A última OS qualificada pelo Governo do Estado foi a Associação Internacional de Ações Humanitárias AçãoMedVida. O secretário de Estado da Saúde Waldson Dias de Souza disse que a intenção do Governo é expandir o processo de pactuação para toda a Paraíba, principalmente para os hospitais de grande porte e os 12 regionais. “A experiência está dando certo, a população está gostando, estamos agindo dentro da lei, e não tem porque não estender o serviço para todo o Estado para que as pessoas tenham direito a um serviço eficiente e de qualidade”, afirmou.

Com o nome já escolhido para ser o[a] candidato[a] à sua sucessão Flávia Galdino trabalha agora é no nome do vice

Flávia mexe as peças do xadrez para formar melhor chapa
Piancó ao que parece deve ser o único município da região em que não se sabe com exatidão quais os nomes que irão se enfrentar na disputa eleitoral vindoura à sucessão da atual prefeita Flávia Galdino (foto). A gestora [já reeleita] com enorme liderança testada/aprovada já tem na manga o nome que representará a continuidade de sua gestão, estrategicamente guardado devendo ser anunciado quando a formação da chapa for definida. 
Os dois nomes mais fortes para ser ungido da situação, segundo observadores da política local, são o do vereador licenciado [atual diretor do 7º Núcleo Regional de Saúde] Antônio Leite (PSD) e Wanderlândia [Neguinha] Tomaz (PSB), atual diretora do Hospital Regional de Piancó. Correndo por fora, dizem, aparece o médico Manoel Galdino (PSD), que vem a ser sobrinho de Flávia. 
Pela oposição são variantes diversas acerca de nomes como o ex-prefeito Edvaldo Leite (PSDB), o Procurador de Justiça Paulo Barbosa (PMDB), o ex-vice-prefeito Antônio Dantas (PSDC) e o empresário André Galdino (PSC). No entanto, a oposição ainda não chegou a uma definição em torno de um projeto e pode perder tempo com muita conversa e pouco resultado.
Na situação acho que a principal preocupação de Flávia não deve ser o nome do candidato porque em tese este ela já o tem guardado na manga, como disse. O que deve preocupar a base governista é a escolha do companheiro desse nome, àquele que figuarará como vice. Pois, o atual empresário Sales Lima (DEM) goza de potencial eleitoral que podem fazê-lo muito bem um fiel da balança, no xadrez político.
Sales Lima continuaria como está? Pois não esconde de ninguém a pretensão de ser candidato. Ele junta-se à oposição saindo como seu candidato ou mais uma vez em vôo solo? Essas indagações devem ser feitas junto com uma análise das disputas eleitorais de 2004 e 2008, quando a prefeita sagrou-se vitoriosa em ambas.
Em 2004, Flávia/Antônio Dantas obtiveram 3.917 votos e ganharam de Ernane Moreira [candidato de última hora que substituiu o então prefeito Edvaldo], que tirou 3.788, por uma diferença de 129 votos. O empresário Sales Lima obteve naquela eleição 1.416 transformando-se na terceira via. Já em 2008, com Dantas na oposição, Flávia viu na terceira via [Sales] o melhor companheiro para garantir a reeleição o que aconteceu quando obteve 5.664 votos contra 3.868 obtidos por Edvaldo.
Agora em 2012 Flávia Galdino tem pela frente uma equação para resolver o quanto antes. E esta equação, não é quanto ao nome a ser escolhido como candidato, com Antônio Leite e Neguinha como principais opções, mas quanto ao provável companheiro de chapa. Caso Sales Lima não aceite continuar como vice e se rebele, Flávia Galdino terá que buscar um nome da oposição para compor a chapa situacionista.
Trata-se apenas de conjecturas com fortíssimo impacto até porque cada grupo tem que atrair um nome contrário para somar ao seu projeto. Neste caso, quando todos da oposição falam em Edvaldo, Barbosa e Dantas, apostaria numa chapa Sales/André. Daria mais disputa ao pleito. Porém, Flávia entraria em cena com outra estratégia para liquidar o jogo, unindo o útil ao agradável, atraindo para seu grupo um jovem empresário e emergente na política local: André Galdino, para ser o companheiro do seu candidato[a].
Os olhos de todos devem agora estar voltados para o prazo de desincompatilização para àqueles que irão se candidatar. Esta será a primeira pista para definições. Independente disso, Antônio Leite deixa o cargo para disputar um segundo mandato de Vereador ou concorrer a Prefeito, caso venha ser o escolhido. Agora, se Neguinha deixar o H.R.P é uma clara pista de que deve ser a candidata. Só não acho que os dois devem formar a chapa.
Para garantir a eleição de seu candidato[a], Flávia deve ter por perto Sales Lima e no caso deste não querer continuar como vice... a saída será atrair André para a chapa. Tudo isso, pode ser apenas ilações mas tenham certeza de que onde há fumaça há fogo... e risco de incêndio!

Por 5 x 1 Veneziano é absolvido em julgamento que pedia sua cassação no TRE

O Tribunal Regional Eleitoal da Paraíba acaba de negar provimento ao recurso interposto naquela corte que pedia a cassação do prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rêgo (PMDB). O julgamento foi a primeira matéria da sessão desta terça (17). O desembargador Márcio Murilo e o juiz Silvio Porto também negaram o provimento do processo e por 4 votos a 1 o mandato do prefeito Veneziano foi mantido.
O Juiz João Bosco e o Juiz Márcio Acioli já haviam votado negando o provimento do processo, mantendo o mandato do prefeito campinense. O relator, Juiz João Batista Barbosa votou por cassar os mandatos do prefeito e seu vice José Luiz, pela prática de abuso de poder econômico e político, determinando a posse dos candidatos classificados em segundo lugar. O juiz Miguel de Britto Lyra Filho também havia votado pela manutenção do cabeludo no cargo.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Helder Moura a nova contratação do Sistema Paraíba

Helder Moura aceita convite da Paraíba FM para comentar renúncia de Agra e deve fechar com Sistema Paraíba
Depois de ter sido demitido do Sistema Correio de Comunicação [dizem em João Pessoa por pressão do prefeito Luciano Agra, por não admitir suas críticas] o jornalista Helder Moura deu sinais nesta segunda-feira (16) de que deve assinar contrato com o Sistema Paraíba de Comunicação. Hoje, Helder esteve nos estúdios da Paraíba FM aonde comentou sobre a desistência do socialista de concorrer à reeleição. Na foto acima, Helder aparece ao lado de Walter Santos, Gilvan Freire e os apresentadores do Polêmica PB Gutemberg Cardoso e Nilvan. 

Governador garante conclusão de 205 casas populares até março; 30 delas que estão sendo construídas em Itaporanga teve projeto iniciado em 2005, no Governo Cássio I

Vejam como é demorado a execução de políticas públicas em prol dos mais carentes. A construção dessas casas populares [na foto acima] em Itaporanga, na Vila Mocó, teve projeto iniciado em 2005 no então Governo Cássio I. Após cinco, de entraves burocráticos, eis que no início de 2011 o Governo do Estado determinou o início da construção e de lá pra cá já a construção foi paralisada por inúmeras vezes, de novo devido à entraves burocráticos. As trinta famílias a ser beneficiadas aguardavam a entrega para este mês de janeiro, entretanto, deverão esparar até o final de março. A construção é financiada pela Caixa Econômica Federal.
Pois, o governador Ricardo Coutinho disse hoje  (16) que até o final de março estará concluindo 205 casas populares que estão em execução pela Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap) em nove cidades, através do programa 'Pró-Moradia'. As moradias em fase de conclusão estão sendo construídas em Mogeiro (15 unidades); Caaoporã (30); Caldas Brandão (20); Logradouro (20); Pilões (20); Solânea (20); Caiçara (dez); João Pessoa (40); Itaporanga (30)
Outro projeto está em elaboração para em seguida ser licitado. No município de Riacho de Santo Antônio, em convênio com o BNDES, estão previstas 52 casas populares. Para regularizar e licitar via Caixa em Santana de Mangueira estão previstas 10 unidades. Em Damião, 20 unidades.

10 municípios do Vale do Piancó são contemplados com entrega de ônibus escolares anunciada hoje pelo Governo

Com recursos próprios, o Governo do Estado adquiriu 100 ônibus escolares para serem entregues ainda neste mês – 81 vão para os municípios e 19 serão destinados às regionais de ensino. O anúncio foi feito pelo governador Ricardo Coutinho, nesta segunda-feira (16), no programa radiofônico semanal “Fala Governador”, gerado pela Rádio Tabajara. Os ônibus novos já estão na Paraíba e representam investimento de R$ 13,2 milhões.
Segundo Ricardo, em 2011, o Governo, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), transferiu R$ 19.130.086,58 aos municípios, para que fossem adquiridos novos ônibus escolares para os alunos. Cento e oitenta e cinco municípios aderiram ao edital do transporte escolar, lançado em janeiro do ano passado. Hoje, ao todo, 56.438 alunos são transportados nos veículos novos.
Dentre os 81 municípios que receberão um ônibus cada, 10 são do Vale do Piancó: Coremas, Emas, Igaracy, Itaporanga, Olho D'água, Pedra Branca, Piancó, Santa Inês, Santana dos Garrotes e Serra grande.

Deputada entrega ao MP relação de nomes que vão ocupar cargos de prestadores demitidos, a pedido de deputados da base; Boa Ventura é única cidade da região na lista


A deputada estadual Daniela Ribeiro (PP) entregou nesta segunda-feira (16) ao Procurador Geral de Justiça do Estado, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, uma lista de contratações de prestadores de serviço na secretaria de Educação do Estado. As contratações foram feitas com base em indicações de deputados da base aliada do governador Ricardo Coutinho (PSB). "Não sabemos o tamanho dessa lista. A parte que tivemos acesso mostra a falta de critérios na contatação de pessoal. Bastava ter padrinho", afirmou a parlamentar.
Na mesma lista entregue por Daniella Ribeiro (PP) ao Ministério Público existem nomes de apadrinhados políticos que nunca trabalharam no estado, mas passariam a ser prestadores de serviço no lugar das pessoas que foram demitidas. Dentre os políticos envolvidos com indicações estão os deputados Toinho do Sopão, Antonio Mineral, Branco Mendes, Doda de Tião, Tião Gomes, Romero Rodrigues, Domiciano Cabral e Efraim Filho. Também estão na lista Francisco Quintans, Genival Matias, João Gonçalves, João Henrique, José Aldemir, Lindolfo Pires, Wilson Braga e até vereadores da capital e Santa Rita, como Raíssa Lacerda e Otávio Bernardino.
De acordo com a lista apresentada pela deputada, o município de Boa Ventura é o único do Vale do Piancó na relação, pleito do deputado Wilson Braga (PMDB) em que pede para nomear, exonerar, contratar e reativar alguns nomes, possivelmente correligionário do ex-prefeito Fábio Arruda (PSD) que vem a ser seu assessor. Confira, abaixo, os nomes pedido em Boa Ventura:
Nomear: Antônio Félix Germano - Diretor - EEEF Adauto Antônio de Araújo
Contratar
Josefa Paulo da Silva Nazário - Auxiliar de Serviços - EEEF Adauto Antônio de Araújo
Sara Alvarenga de Sousa - Auxiliar de Serviços - EEEF Adauto Antônio de Araújo
Reativar - na EEEF João Cavalcante Sula
Como Professor: Damiana Tânia Gomes Cordeiro e Nadja Celly Paulino de Araújo
Como Apoio: Elizângela Araújo Salviano, Luciana Emiliano Estanislau, Maria do Socorro Pinto, Sandra Alvarenga de Sousa e Valdicléia Freitas de Araújo.
Reativar - na EEEFM Emília Diniz Alvarenga
Como Professor: José Magno Pinto Júnior
Como Apoio: Geovano Cândido Pereira, José Ednaja Paulo dos Santos, José Joncenildo de Lima Estanislau, Leandro Braga da Silva, Maelson Cabral Ferreira, Maria Obelânia Ferreira da Silva, Maria Vicente da Silva, Renata da Costa Freitas e Suene Timóteo da Costa. 
Confira lista de pleitos políticos para contratação realizado pela Secretária de Educação

Dilma sanciona Emenda 29 e Estado e Municípios terão que investir até 15% em saúde de tudo que arrecadam

A Emenda 29, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, foi publicada na edição desta segunda-feira (16) do Diário Oficial da União. De acordo com a Emenda 29, o Estado da Paraíba com os seus 223 municípios, a exemplo do vai acontecer em todo Brasil deverão investir a partir desse ano 12% e 15% em saúde, respectivamente, de tudo que arrecadam. 
A lei define os gastos públicos em saúde, bem como os percentuais mínimos de investimento na área por parte da União, estados e municípios. A norma regulamenta a chamada "Emenda 29" - mudança constitucional aprovada em 2000 que previa os gastos mínimos - ao descrever como será feita a aplicação do recursos. A proposta da lei, que tramitava há mais de 10 anos no Congresso, foi aprovada em definitivo pelo Senado em dezembro do ano passado.
O texto encaminhado pelo Congresso sofreu 15 vetos da Presidência. Entre os cortes, dois se relacionavam à Contribuição Social sobre a Saúde (CSS), um novo tributo cujos recursos seriam destinados à área, mas cuja cobrança que já havia sido derrubada na Câmara e no Senado.
Foram mantidas no texto as definições do que pode e o que não pode ser considerado gasto em saúde. O objetivo é evitar que governadores e prefeitos "maquiem" os gastos em saúde pública. Ficou expresso que não podem ser contabilizados como despesas em saúde gastos com pagamento de aposentadorias e pensões, inclusive de servidores da saúde; pagamento de salário para servidores que não atuam na área; assistência à saúde que não seja universal; merenda escolar; saneamento básico; limpeza urbana; preservação do meio ambiente; assistência social; além de obras de infraestrutura.
Entre os investimentos autorizados na saúde estão remuneração dos profissionais de saúde na ativa; gastos com capacitação de pessoal e investimentos na rede física do Sistema Único de Saúde (SUS); produção, aquisição e distribuição de insumos, como medicamentos e equipamentos médico-odontológicos; gestão e ações de apoio administrativo; entre outros.
A lei também define como será feita a prestação de contas, fiscalização e transparência dos gastos na saúde, descrevendo as atribuições de tribunais de contas, órgãos do Executivo e Conselho Nacional de Saúde, vinculado ao governo. (G1)

Estado paga R$ 54 milhões em sentenças judiciais mas tenta recuperar R$ 300 milhões de inadimplentes

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) instalou em 2011 o Núcleo de Recuperação de Crédito. Trata-se de um mecanismo de recuperação das dívidas dos grandes inadimplentes com o Estado da Paraíba. Só os 50 maiores devedores de ICMS do Estado, cujas dívidas vão de R$ 500 mil a R$ 50 milhões, somam um débito total na ordem de R$ 300 milhões. 
A informação é do procurador-geral do Estado, Gilberto Carneiro, que, contudo, não revelou os nomes dos devedores, "por impedimento legal". Segundo ele, a PGE está fechando contrato com o Serasa (Centralização dos Serviços Bancários S/A) para fazer a inscrição das dívidas maiores, bem como o protesto junto aos cartórios.
A PGE é dividida em nove núcleos distribuídos pelo Estado – João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Cuité, Monteiro, Patos, Itaporanga, Catolé do Rocha e Sousa – e em gerências temáticas, além de um grupo e um núcleo, cada qual com atribuições específicas. A Gerência da Procuradoria da Fazenda, por exemplo, trata das ações tributárias, defendendo a legitimidade dos tributos, e também das execuções fiscais, sendo na maior parte delas o Estado como autor.
Segundo o gerente-executivo de Procuradorias Especializadas, Felipe Tadeu [filho do ex-prefeito de Itaporanga, José Silvino], as ações na área da Fazenda, as execuções fiscais, representam mais da metade do total da Procuradoria. Além disso, existe a Gerência da Procuradoria junto ao TCE, que é responsável pela  defesa judicial dos atos do Tribunal de Contas, e ainda pela cobrança e execução dos seus acórdãos, que imputam débitos a gestores.

Cícero quebra silêncio, analisa desistência de Agra e ataca RC: “É a falência do coletivo que representa a enganação”

O senador Cícero Lucena (PSDB) que é o principal pré-candidato da oposição a prefeito de João Pessoa, quebrou o silêncio e analisou durante entrevista nesta segunda-feira (16), a desistência da reeleição do prefeito de João Pessoa Luciano Agra (PSB). Na opinião do tucano, tal mudança de postura representa a ‘falência’ do coletivo liderado na Paraíba pelo governador Ricardo Coutinho (PSB).
“Isso antes de julgar qualquer coisa independente de julgar qualquer decisão de outro partido, pois a minha proposta não é contra pessoas, acho que é uma demonstração clara do sentimento de oposição de João Pessoa”, pontuou Cícero ao analisar a desistência do adversário.
Cícero salientou que esta conjuntura política representa a falência de um projeto político. “É a falência do coletivo, que não era verdadeiro, de poucos e não era em favor do povo de João Pessoa, mais do que qualquer coisa á confirmação da falência de uma proposta que na verdade é muita enganação e propostas falsas”, atacou.
Não satisfeito, Cícero disse que o grupo que Luciano Agra integra é marcado pelas ‘futricas’ e pela ‘intriga’. “Acredito que outros problemas acontecerão nos próximos dias”, previu. Cícero Lucena também disse que tem mantido contato com diversos partidos políticos, com o intuito de ampliar a sua base de atuação política em João Pessoa e ironizou a escolha do novo candidato.
“Acho que Ricardo escolherá alguém que obedeça muito a ele”, alfinetou.