sábado, 25 de abril de 2020

Covid-19: deputada Dra Paula Francinete cumpre promessa e deposita R$ 21 mil para conta de campanha solidária

Deputada diz que microcefalia é má gestão e pode ser evitada com ...
A deputada estadual Doutora Paula Francinete (PP) cumpriu sua promessa e fez a doação do valor do salário de deputada estadual, referente a este mês à Campanha Cajazeiras Solidária, que conta com o apoio da Associação da Diocese de Cajazeiras (ASDICA).
O depósito no valor de R$ 21 mil foi efetivado nesta sexta-feira (24), na conta da ASDICA, que deverá repassar o valor à coordenação da campanha. Dra. Paula disse que sua contribuição tem o objetivo de contribuir com o programa Cajazeiras Solidária na compra de cestas básicas, que deverão ser entregues à população em situação de vulnerabilidade, agravada ainda mais diante da pandemia do novo coronavírus.
Ainda de acordo com a parlamentar cajazeirense, “a ASDICA foi escolhida para receber o crédito por se tratar de uma entidade idônea”. A comunicação à coordenação da Campanha, sobre a transferência, foi feita por meio do ofício nº 057/2020, datado de 24 de abril de 2020.

Sgt Moisés distribui máscaras para a população em Itaporanga contribuindo no combate ao coronavírus

Nesse período de enfrentamento a pandemia do coronavírus todas as ações (de governos até as mais simples) nesse sentido devem ter registro para que a população seja conscientizada da grave situação em que mundo vive. É o que tem feito o Sgt Moisés, proprietário do Supermercado Dia e Noite, localizado em Itaporanga, no Vale do Piancó, que não mede esforços para mostrar a importância da prevenção, do cuidado e da ação que deve ser intensa.
Essa semana ele foi pessoalmente distribuir cerca de 100 máscaras para as pessoas que estavam em fila de banco e casa lotérica, pois muitas ali não estavam com o importante equipamento de prevenção. Uma ação social simples, mas de uma importância gigantesca e que deve ser festejada para que muitos outros exemplos possam surgir nesse sentido.
"Vi o esforço dos agentes da vigilância sanitária para organizar filas, inclusive, no meio da rua, então, decidi ir pessoalmente fazer a doação dessas máscaras porque havia muitas pessoas que ainda não tinha. Fazemos nossa parte também em nosso estabelecimento comercial para proteger a vida dos funcionários e clientes", disse Moisés.
Ele mandou instalar na lateral de seu estabelecimento uma pia para que as pessoas possam lavar as mãos fazendo a higiene necessária. Já no interior do mercadinho ele faz seu dever de casa ao disponibilizar álcool em gel para os clientes, sem se descuidar dos próprios funcionários que tem os mesmos cuidados durante o serviço.
A imagem pode conter: atividades ao ar livre
Poeta dos mais celebrados - o Poeta do Marmeleiro, Moisés tem um programa radiofônico diário e dali irradia orientações até as casas de milhares de pessoas. Todo esse esforço ele faz para combater o coronavírus e para que a população se conscientize da gravidade do momento em que o mundo está passando. 
Além de ativista cultural, incentiva não só a cultura, mas o esporte, dentre outras ações importantes para o social em Itaporanga. A população aplaude essa importante atitude do amigo Sgt Moisés. Que o exemplo sejam seguido por muitos. 

Sem deixar de ser simples, João Claudino criou império tendo o Armazém Paraíba como carro-chefe de um total de 13 empresas; Ele morreu aos 89 anos...

João Claudino veio à Paraíba dois anos atrás prestigiar homenagem ao pai...
Morreu ontem (24) aos 89 anos em Teresina, no Piauí, o empresário João Claudino que construiu um império no ramo empresarial aos longo de 50 anos. Dois anos atrás o conheci lá em Joca Claudino, na região de Cajazeiras, numa cavalgada em homenagem a seu pai (que dá nome ao município). Sempre que pode pega seu avião e desembarca na região para rever as origens. Um senhor simples, afável, de fino trato, nem parecia um magnata dos negócios - hoje tocado pelo filho ex-senador João Vicente.
João fundou ao lado do irmão Valdeccy o Grupo Claudino - um dos maiores varejistas do país com presença em 15 estados. Tudo começou em Cajazeiras (PB). Em 1958, eles resolveram se instalar na cidade de Bacabal, no Maranhão. Em uma  antiga  usina  de  beneficiamento  de  arroz,  nasceu  o  Armazém Paraíba, empresa que deu origem ao Grupo Claudino.
Carro-chefe do Grupo Claudino, o Armazém Paraíba é a quarta maior loja de departamentos do Brasil no ranking “300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro 2019”, organizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). São mais de 10 empresas com sedes na capital piauiense e empregando mais de 17 mil funcionários. Em 2013, os irmãos decidiram separar as empresas.
Vadecy ficou com a Socic (Sociedade Comercial Irmãs Claudino) que abriga os negócios de transporte, a administradora de cartões de crédito e um shopping. João ficou com o Grupo Claudino, que controla o Teresina Shopping, a Houston e o Armazém Paraíba. Foi um empreendedor de sucesso que contribuiu com o desenvolvimento da Paraíba e do Nordeste.

As empresas

A maioria das empresas do Grupo Claudino foi criada para suprir as necessidades do Armazém Paraíba: a Guadalajara para abastecer a loja de roupas; a Sucesso Publicidade para comandar o setor de propaganda; a Socimol para criar os móveis; a Onix S/A para produzir os colchões; a Halley para dar conta do material promocional; a Construtora Sucesso para realizar as obras do grupo; a Colon Equipamentos Rodoviários para dar suporte ao transporte das mercadorias; a fábrica de bicicletas Houston, hoje a maior da América Latina, abastece o setor de bikes do Paraíba; a Remanso atua com comercialização de soluções integradas de gestão de negócios e o Teresina Shopping tem o Paraíba como sua maior âncora. O Frigotil (frigorífico industrial) e a Gestão Peles e Couros também fazem parte do conglomerado para dar vazão à produção nas fazendas da família. São ao todo 13 empresas.

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Em Ibiara, presidente se recusa abrir prédio da câmara e sessão acontece em praça pública para votar crédito pedido pelo prefeito destinado ao SAMU...

Vereadores de Ibiara, no Vale do Piancó, realizaram sessão inusitada na noite desta quarta-feira (22) que aconteceu em praça pública - mais precisamente no Calçadão 'Afonso Kherle'. O fato se deu após o presidente da Casa, vereador Francibaldo Galdino (Naldim de Rita), se negar a abrir o prédio da câmara municipal para realizar a sessão, destinada análise de projeto enviado pelo prefeito Nenivaldo Barros pedindo abertura de crédito especial para aplicar recursos destinados pelo Governo do Estado para aplicar no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em virtude do momento atual.
O prefeito requereu urgência na tramitação do projeto e convocou sessão extraordinária, que segundo o regimento interno do Poder Legislativo-Mirim local deve ocorrer em 48 horas após a convocação. Entretanto, tendo recebido a mensagem do Poder Executivo 11 dias atrás (no dia 09/04) até então não convocou a sessão para apreciação da matéria, segundo a base de situação, por questões políticas. Então, não havendo outra alternativa e amparado no regimento interno o vice-presidente, vereador Jairo Alves, fez a convocação e realizou a sessão em plena praça pública.
A sessão aconteceu com utilização de cadeiras improvisadas, carro de som, sendo acompanhada por populares e profissionais do SAMU. O presidente ainda acionou a guarnição da Polícia Militar para tentar impedir a realização da sessão, o que não aconteceu. Sem a oposição, o projeto foi aprovado pelos vereadores presente e seguiu à sanção do prefeito.
Antes de encerrar a sessão, o vereador Jairo Alves informou que todo o procedimento será enviado para a Promotoria de Justiça, bem como à Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e Improbidade (CCRIMP) do Ministério Público da Paraíba, para que sejam investigados os atos do presidente da câmara e suposto ato de improbidade administrativa.

(com Gilberto Ângelo / Vale do Piancó Notícias)

Recursos próprios: Paraíba começa a realizar testes rápidos na população nesta sexta-feira

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), começa a aplicar os testes rápidos na população a partir desta sexta-feira (24). Eles serão utilizados nas pessoas que apresentam síndrome gripal e serão ofertados nos serviços de saúde do Estado.
De acordo com a secretária executiva da Saúde, Renata Nóbrega, a SES realizou uma compra de 310 mil testes rápidos, porém eles chegarão em lotes. O primeiro chegou nesta quarta-feira (22), com 20 mil testes. Ela pontua que eles estarão disponíveis nas unidades de pronto-atendimento de gerência estadual e a oferta será ampliada à medida que surgir a necessidade.
“O Conselho de Secretários Municipais de Saúde ainda não enviou sugestões para priorização de serviços, mas esses locais podem ser ampliados. Começamos a distribuição nesta quinta aos serviços de saúde e fará um alinhamento com as equipes para começar a testagem”, observa
Renata Nóbrega explica que para fazer o teste rápido é preciso seguir alguns critérios. “Eles serão utilizados com a população que apresente um quadro de síndrome gripal como febre, dor de garganta. A prioridade é para as pessoas que estejam no terceiro dia dos sintomas. Por exemplo, uma pessoa que começou a ter febre hoje, não poderá ser testada hoje”, destaca.
A secretária pontua ainda que a SES liberará uma Nota Técnica para os serviços de saúde com esclarecimentos sobre o uso do teste. Renata afirma que, diferente do teste rápido enviado pelo Ministério da Saúde, o adquirido pela SES vai dizer se pessoa está infectada recentemente ou se a infecção já está com a imunidade adquirida, ou seja, recuperado.

Açude de Coremas ultrapassa 303 milhões de metros cúbicos e chega a quase 41% de seu volume total

O Açude Coremas recebeu quase 4 milhões de metros cúbicos nas últimas horas e chegou nesta quarta-feira, 22, a marca de 303.125.277 milhões de metros cúbicos d’água, segundo informações da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba-AESA.
A noite passada foi de muita chuva no Sertão Paraibano. Na região do Vale do Piancó foi intensa, em particular na micro-região de Itaporanga resultando na sangria (mais uma vez esse ano) do açude Cachoeira dos Alves (que abastece a cidade). 
Com isso, o rio Piancó está descarregando grande volume de água no açude de Coremas e sua capacidade (744.144.694 metros cúbicos) aumentou em 11 centímetros a sua lâmina e atingiu a marca de 40,73% de sua bacia hidrográfica.
Nesta quinta-feira, 23, o Açude de Coremas completa dois meses que vem recebendo recarga diariamente, em função das chuvas ocorridas nos municípios localizados no entorno do Rio Piancó, fator responsável pela grande recuperação hídrica do manancial.
Nesse período, o açude já recebeu mais de 233 milhões de metros cúbicos de água, volume suficiente para fazer sangrar por nove vezes a Barragem da Farinha.

Centrão limitará as jogadas de Rodrigo Maia contra o governo na Câmara

Centrão limitará as jogadas de Rodrigo Maia contra o governo na Câmara
Agora que o “centrão” entrou em campo, o jogo vai ser diferente. O grupo reúne 351 deputados e ganhou nova denominação, “blocão”, fez sua estreia nesta quarta (22) no apoio explícito ao governo. O grupo tem voto para aprovar e rejeitar qualquer projeto, até emendas constitucionais. Seu apoio pode garantir a tranquilidade que o governo nunca teve. Mas, em política, como na vida, ajoelhou, tem que rezar: Bolsonaro pediu ao PP para indicar o novo presidente do ambicionado FNDE, órgão do MEC. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Com orçamento de R$60 bilhões, o FNDE é o sonho de consumo dos políticos: financia escolas, creches, merenda escolar, livro didático etc. O titular do FNDE será indicado pelo presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), e pelo líder do partido, deputado Arthur Lira (AL). A escolha do FNDE para o PP estrear no governo não é casual: o órgão era feudo de Rodrigo Maia até seu protegido ser demitido em dezembro.
Além das conversas com o PP, há dez dias, o presidente se entende com o MDB e até o DEM, chamado de “traíra” por muitos bolsonaristas.

Nabor solicita testes da COVID-19 para profissionais e gestantes da Maternidade Peregrino Filho, em Patos.

Nabor Wanderley solicita testes da COVID-19 para profissionais e gestantes da Maternidade Peregrino Filho, em Patos
O deputado estadual Nabor Wanderley (Republicanos), participou na manhã desta quarta-feira (22), da reunião realizada pela Assembleia Legislativa, através de videoconferência, com o secretário de saúde do Estado, Geraldo Medeiros.
Durante a reunião o deputado solicitou ao secretário o envio de testes rápidos para COVID-19 para os funcionários e mulheres gestantes da Maternidade Peregrino Filho.
“A secretaria de saúde do Estado já encaminhou testes para os funcionários e pacientes com sintomas da COVID-19 do Hospital Regional e Hospital Infantil de Patos, mas queria pedir para que esses testes também fossem disponibilizados para os profissionais da Maternidade Peregrino Filho, em Patos. Além dos funcionários tem as mães gestantes que chegam  já em uma situação delicada, e quando chegar alguma mãe com suspeita não ser preciso levá-la para outro Hospital para fazer o teste. Então nós queríamos que a secretaria de Saúde do Estado encaminhasse uma quantidade de testes para ficar a disposição da Maternidade Peregrino Filho, aqui em Patos”, solicitou Nabor.
Durante a reunião, Nabor também cobrou ao secretário o prazo para instalação dos leitos de UTI no Hospital Regional de Patos e perguntou também sobre as emendas parlamentares disponibilizadas pela bancada federal para a compra de equipamentos para combate a COVID-19 na Paraíba. 

Policia Federal deflagra operação para prender quadrilha que quis se dar bem com o Covid 19

Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (23) uma operação da Polícia Federal com o objetivo de combater o desvio de recursos públicos usados no combate ao coronavírus, principalmente por meio de crimes licitatórios, envolvendo a Prefeitura de Aroeiras, na Paraíba. Estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão na residência do investigado, em uma empresa e na Prefeitura.
A investigação começou a partir de indícios de irregularidades na aquisição de livros, pela Prefeitura de Aroeiras, com recursos do Fundo Nacional de Saúde, por meio de procedimentos de inexigibilidade de licitação, com a explicação de auxiliar na disseminação de informação e combate à situação de pandemia do coronavírus (Covid-19).
Uma das aquisições de livros, feita pela Prefeitura de Aroeiras, ocorreu justamente no período de combate à Covid-19 e sob o pretexto de enfrentamento ao vírus.
A investigação demonstra que livros e cartilhas similares estão disponibilizadas gratuitamente na página do Ministério da Saúde na internet. Além disso, a CGU apontou que um dos livros foi adquirido pelo município cerca de 330% acima do valor comercializado na internet, o que ocasionou um superfaturamento correspondente a R$ 48.272,00.
A Operação Alquimia foi deflagrada em conjunto pela Polícia Federal, Controladoria Geral da União (CGU), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado da Paraíba (Gaeco), e com auxílio do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). Vinte policiais federais e três auditores da Controladoria Geral da União participam da ação. As ordens foram expedidas pela 6ª Vara Federal da Subseção Judiciária em Campina Grande, na Paraíba.
O nome da operação, Alquimia, é uma alusão a obtenção do elixir da vida, um remédio que curaria todas as doenças, até a pior de todas (a morte), e daria vida longa àqueles que o ingerissem.

Crédito imagem: Divulgação/PRF-PB

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Câmara vota projeto de Wellington Roberto que obriga empresas a emprestar 10% do faturamento ao Governo

Na posse: Deputado Wellington Roberto dirige mensagem ao povo de ...
Está na pauta desta quarta-feira (22) da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei do paraibano Wellington Roberto (PL) que obriga empresas com patrimônio superior a R$ 1 bilhão a emprestar dinheiro ao governo para gastos com a pandemia de Covid-19.
A ideia é confiscar 10% do lucro das grandes empresas dos últimos 12 meses. O presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) é contra a proposta. Nos últimos dias, o partido de Wellington Roberto tem se aproximado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em busca de cargos na gestão. No último dia 9, os dois se reuniram no Palácio do Planalto.

Ex-prefeito Bolão e Léo Bandeira selam aliança e oposição seguirá unida em Lucena

Diferente da eleição de 2016, a oposição seguirá unida em Lucena. As duas principais lideranças da cidade, Léo Bandeira e o ex-prefeito Bolão se uniram contra a atual gestão de Marcelo Monteiro, que após 8 anos na prefeitura tentará eleger seu sobrinho. 
A aliança entre Bolão e Léo já está tirando o sono do prefeito, pois na ultima eleição os oposicionistas tiveram 5.578 votos juntos, quase 60% do eleitorado. Marcelo Monteiro foi beneficiado com a divisão da oposição e foi reeleito com apenas 3.765 votos, totalizando 40.3%. A aliança foi celebrada em uma reunião e teve como principal pilar a construção de um plano de desenvolvimento para o município. 
De acordo com Léo Bandeira, a cidade de Lucena parou no tempo e vem sendo administrada com perseguição e autoritarismo. Léo enfatizou a necessidade de alternância no comando da prefeitura, e lembrou que a união com o ex-prefeito Bolão reflete uma voz que ecoa nas ruas do município:
“Estamos juntos, com o mesmo ideal de construir uma nova Lucena, mas para isso é preciso ouvir o povo, o que infelizmente não vem acontecendo com o atual prefeito, que desrespeitou toda classe política de Lucena ao impor o nome do seu sobrinho para ser o candidato a prefeito da situação”, destacou.
Léo Bandeira lembrou que o município de Lucena possui uma vocação natural para o turismo, que pouco vem sendo aproveitada nos últimos anos, deixando grande parcela da população fora do mercado de trabalho: “Qual o plano de futuro que Lucena tem hoje para o jovem, para a criança e também para as pessoas da terceira idade? Essa é uma pergunta que ainda está sem resposta”, afirmou.
Para o ex-prefeito Bolão, a união das oposições é reforçada pelo sentimento que vem da população em relação á atual administração. Bolão disse que a parceria política com Léo Bandeira é uma demonstração que os dois estão unidos em favor da libertação do nosso povo e desenvolvimento do município.
Segundo ele, as queixas são inúmeras, principalmente no que diz respeito á saúde, educação, infraestrutura, habitação e geração de emprego e renda. No tocante aos funcionários municipais, Bolão disse que o atual prefeito desrespeita pais e mães de família quando atrasa os salários, inclusive dos aposentados.
“É um profundo desrespeito aos valorosos servidores, que dão o suor para desempenhar suas funções no dia a dia. Infelizmente a cidade tomou um rumo que não vem agradando a população. A prefeitura tem uma grande dívida na questão habitacional, em termos da infraestrutura das ruas, enfim, a gestão municipal não vem conseguindo acompanhar as reais necessidades do nosso povo”, finalizou.

Empresário Paulinho de Zié confirma pré-candidatura a Prefeito de Itaporanga, vira 'mesa do jogo' ao reconfigurar disputa e reacende a esperança do povo.

Paulinho de Zié (centro) debate projeto com membros do comando do partido 
A cinco meses das eleições surge no cenário eleitoral em Itaporanga, no Vale do Piancó, um nome que está causando grande alvoroço nos grupos políticos por virar "mesa do jogo" e reconfigurar a disputa vindoura, diante da projeção de apoios e adesões. Trata-se do empresário Paulinho de Zié que confirmou ontem (21) sua pré-candidatura a Prefeito do município.
Filiado ao CIDADANIA, ele colocou o nome a disposição do partido para a disputa majoritária através de projeto novo, arrojado, com foco no cidadão. Para o grupo sua chegada é de "extrema importância" num projeto pensado para construir uma alternativa viável e competitiva mirando a eleição do futuro prefeito e a maior bancada na câmara (até 5 vagas), numa nominata forte de 17 nomes, haja vista a qualidade do excelente time que ingressou na legenda.
"Vi que chegara a hora da mudança em Itaporanga e, por isso, aceitei fazer parte desse projeto que tem o cidadão como foco", afirmou o empresário. O CIDADANIA com certeza será protagonista em sua primeira eleição na 'Rainha do Vale' com um nome com formação boa, não só ética e moral, e que conseguirá conduzir o município para as futuras gerações.
Paulinho de Zié afirma que assumiu a responsabilidade de cidadão itaporanguense que buscará unir a sociedade visando a mudança do 'velho sistema' que aí está. E que somente com um projeto que tenha como requisitos uma gestão competente, responsável, inovadora, de ações justas e igualitárias, na sua visão, é possível traçar um futuro positivo para Itaporanga. Pois a população está descrente com o cenário político atual.
A pré-candidatura de Paulinho de Zié, em verdade, já representava nos bastidores o anseio de grupo, da coletividade, de vários segmentos da sociedade, como o setor produtivo...assim, colocando seu nome a disposição do povo de Itaporanga ele dá um passo adiante para a construção de um projeto em prol do bem desta terra. "Vamos em busca de unir as forças que desejam o melhor para nossa terra", destacou o empresário.
Em virtude da pandemia do coronavírus algumas estratégias de pré-campanha do empresário foram alteradas, seguindo orientações da organização Mundial da Saúde (OMS). Mas, assim que permitido levará o projeto para as ruas, de casa em casa, pois, de acordo com ele, o momento é de firmar parcerias e estratégias já que os prazos da Justiça Eleitoral correm no ritmo normal.
Paulinho de Zié já vem recebendo inúmeros contatos de futuros apoios e novidades devem surgir nos próximos dias que vão reforçar a pré-candidatura do empresário.

Após negar negociar com a 'Velha Política', Bolsonaro cede: PL fica com BNB e SV do MS, PP com FNDE e Dnocs, Republicanos com secretaria no MDR, PSD com Funasa.

Após negar negociações, Bolsonaro avança em oferta de cargos a ...
Em discurso domingo, Bolsonaro disse que não negociaria com 'Velha Política'
Após negar negociações, em discurso no último domingo (19) que gerou uma avalanche de críticas, o presidente Jair Bolsonaro acabou cedendo e entregando à "Velha Política" cargos no governo. Os partidos do centrão fecharam o desenho dos cargos a que terão direito no governo e o Palácio do Planalto faz agora uma pesquisa detalhada sobre os nomes que foram indicados por Progressistas, PL e Republicanos.
Pelo acerto discutido ontem (21) com o governo federal, o PL, de Valdemar Costa Neto, ficará com a presidência do Banco do Nordeste e a secretaria de vigilância em saúde no Ministério da Saúde. O posto, comandado pelo secretário Wanderson Oliveira na gestão de Luiz Henrique Mandetta, é um dos mais estratégicos da pasta e central no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.
Já o Progressistas, presidido pelo senador Ciro Nogueira, terá o direito a indicar a presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e também do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). O FNDE é um dos órgãos com maior orçamento do governo, cerca de R$ 50 bilhões, e controla a distribuição de recursos para Estados e municípios em diversos programas federais.
Já o Republicanos, comandado pelo deputado Marcos Pereira, ganhará uma secretaria no Ministério de Desenvolvimento Regional, pasta chefiada hoje por Rogério Marinho. O ministério é central na organização da distribuição de recursos para diversos municípios e sempre bastante cobiçado por partidos, interessados em agradar prefeitos aliados.
Líderes afirmam que o desenho final da distribuição de cargos ainda pode sofrer alguma alteração. Mas o acerto é tido como em fase final. Houve sinalização em reunião na segunda-feira (20) entre representantes do grupo e integrantes do Palácio do Planalto que a confirmação final do acordo e o aval final aos nomes ocorrerá ainda nesta semana.
PL, Progressistas e Republicanos estão negociando em conjunto e fizeram um acordo para que haja distribuição entre eles de cargos dos órgãos que irão controlar. A ideia ainda é que haja um compromisso dos indicados ao comando das instituições de atender com a mesma dedicação os pedidos do partido que patrocinou a indicação e dos demais aliados do bloco.
Ao PSD, de Gilberto Kassab, foi prometida o controle da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Mas esse acerto foi feito diretamente entre a sigla e o Palácio do Planalto.
Em troca, o grupo promete atuar de forma mais favorável ao governo em votações na Câmara dos Deputados. Líderes dizem, porém, que não haverá um alinhamento automático. Mas que o presidente e seus ministros terão de abrir diálogo a partir de agora e debater os assuntos que serão votados.

Redação com CNN Brasil

Bolsonaro é o líder de um país com mais interações no Instagram, tem quase triplo do que Trump...

Entre 13 de março e esta segunda-feira (20), o presidente Jair Bolsonaro foi no mundo o líder de um país com mais interações no Instagram: 72,6 milhões, à frente dos presidentes da Indonésia (Joko Widodo, 46,5 milhões), dos EUA (Trump, 28 milhões) e da Índia (Narendra Modi, 16,2 milhões).
Chama a atenção a disparidade entre o número de comentários que cada um recebeu em sua página. Na de Bolsonaro, foram 4,1 milhões — mais do que todos os demais 117 líderes mundiais (com conta no Instagram)... somados, conforme o Ancelmo Góis de O GLOBO.

terça-feira, 21 de abril de 2020

MDB emite Nota de Repúdio a políticos "oportunistas" que tentam lucrar com edital do Ramal do Piancó uma ação exclusiva do senador José Maranhão

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) emitiu dura Nota de Repúdio desmentindo alguns políticos que tentaram tirar uma "casquinha" da notícia sobre a abertura de edital para início das obras do Ramal do Piancó, um braço do projeto de transposição do Rio São Francisco pelo Rio Piancó que vai beneficiar 1 milhão de pessoas em 37 municípios. E o único responsável por essa importante ação para o Vale do Piancó é o senador José Maranhão que destinou R$ 28 milhões para a obra.
O senador disse ainda que o sistema adutor de Piancó “é um marco” para o semiárido paraibano e garantiu que continuará usando o mandato para carrear recursos que se transformem em benefícios à população.
A nota diz que alguns políticos "oportunistas" tentaram lucrar com algo que não tiveram participação alguma. "Atitude desacertada destes indivíduos e agentes políticos, que só agora, de forma oportunista e por pura conveniência, querem aparecer para abraçar e serem creditados por algo em que não tiveram participação alguma", diz a nota. 

Confira a Nota na íntegra:

O MDB de Itaporanga vem a público desmentir fake news criadas por alguns indivíduos a respeito da Adutora do Ramal do Piancó.
Nos últimos dias, algumas pessoas e principalmente agentes políticos, usaram as suas redes sociais e outros meios de comunicação para falar, de forma equivocada, sobre suas respectivas participações no edital da Adutora do Ramal do Piancó.
A verdade é que o edital, para início das obras, do Ramal do Piancó foi aberto na última quinta-feira (16/04). Este sim, teve a participação ativa do senador José Maranhão que destinou em um primeiro momento, 28 milhões de reais, através de emendas parlamentares.
É bom lembrar: o senador José Maranhão sempre lutou a favor Vale do Piancó, desde a época do ex-ministro Hélder Barbalho, do ex-presidente Michel Temer, levando pautas propositivas a respeito do Vale do Piancó para tais autoridades e destinando constantemente emendas parlamentares.
O senador José Maranhão foi o único parlamentar da Bancada Paraibana a destinar emenda do OGU (Orçamento Geral da União), destinadas às obras do Ramal do Piancó.
O MDB de Itaporanga repudia e lamenta a atitude desacertada destes indivíduos a agentes políticos, que só agora, de forma oportunista e por pura conveniência, querem aparecer para abraçar e serem creditados por algo em que não tiveram participação alguma. 

Movimento Democrático Brasileiro
MDB

Governo lança edital para aquisição de quase três milhões de máscaras na Paraíba

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgou, nesta terça-feira (21), no Diário Oficial do Estado (DOE), o edital de chamada pública para a apresentação de propostas e documentos que tem o objetivo de selecionar empresas do setor têxtil do Estado da Paraíba para o fornecimento de máscaras de tecido reutilizável. O edital publicado em caráter emergencial informa que as máscaras serão distribuídas com a população em situação de vulnerabilidade social e econômica e com os servidores públicos das áreas administrativas, com a finalidade de efetivar as ações de vigilância em Saúde na prevenção e redução de contágio pela Covid-19. 
O edital prevê a aquisição de 1.369.860 de máscaras para a macrorregião de Saúde de João Pessoa, sendo 1.307.712  para beneficiários do Bolsa Família e 62.148 para os servidores públicos do Estado que recebem até dois salários mínimos; 806.802 para a macrorregião de Saúde de Campina Grande; e 798.504 para as macrorregiões de Saúde de Patos e Sousa, totalizando a compra de 2.975.166 máscaras. Todas as exigências sobre o material a ser utilizado para a confecção das máscaras  estão disponíveis no DOE de hoje
As propostas deverão ser enviadas para o e-mail da sespb.nucleodecompras2@gmail.com até a próxima segunda-feira (27), já devendo constar o valor unitário e total para os itens propostos, já considerados e inclusos todos os tributos, fretes, tarifas e despesas decorrentes de sua execução. 
Poderão participar do processo de aquisição qualquer pessoa jurídica e microempreendedor individual idôneo, cuja natureza seja compatível com o objeto do edital de chamada pública e atenda as exigências nele contidas, além de dispor de espaço higienizado e com equipamento de produção individual para os colaboradores que irão produzir máscaras. O microempreendedor individual, microempresa e empresa de pequeno porte terão a preferência de contratação, num percentual de até 25% de cada item. 
De acordo com o governador João Azevêdo, a ação do Governo do Estado tem a finalidade de proteger a população paraibana. “Nós estamos buscando, de todos os meios, fazer com que a Paraíba se prepare para os momentos mais difíceis que possam advir por conta da pandemia. Eu tenho certeza de que vamos superar esse momento e faremos com que a Paraíba continue avançando de forma segura, e acima de tudo, preservando vidas”, destacou.

Prefeito de Igaracy doa 50% de seu salário para o combate ao coronavírus

Prefeito de Igaracy doa 50% de seu salário para o combate ao coronavírus
O prefeito de Igaracy Lídio Carneiro, doou 50% de seu salário para ajudar as famílias de sua cidade. O valor corresponde a cinco mil reais e será convertido em cestas básicas. O montante será administrado pelo Comitê Gestor de Combate ao Covid-19, integrado por profissionais de saúde e religiosos. O anúncio aconteceu durante uma entrevista radiofônica que Lídio participou sábado(18). O prefeito falou das medidas de combate ao coranavírus, além de várias ações administrativas já realizadas em Igaracy.
O pagamento do funcionalismo dentro do mês trabalhado, construção do estádio de futebol, ginásio esportivo, redes de esgotos, Cras, calçamento, corte de terras, fim do lixão, valorização do servidor público, aquisição de carros, realização de eventos festivos e esportivos, laboratório de informática, reativação da junta do serviço militar e posto de identificação, abastecimento de água nas comunidades rurais, recuperação e construção de escolas, Unidade Mista de Saúde, PSFs, contratação de médicos, laboratório de próteses dentárias, entre outras ações administrativas.
O prefeito disse que desde 2017, Igaracy está entre os dez munícipios mais transparentes da Paraíba e já alcançou o primeiro lugar no Portal da Transparência do TCE. Lídio finalizou a entrevista agradecendo a população igaracyense, sua equipe administrativa e ressaltou que em breve, será construído em Igaracy, uma praça de eventos, um mercado de agricultura e agropecuária, além do mercado de artesanato. (com ValeNewsPB)

TRE-PB aprova resolução para que atendimento ao cidadão seja feito por WhatsApp

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) aprovou, em sessão administrativa nesta segunda-feira (20), uma resolução que normatiza o atendimento remoto ao cidadão pelos Cartórios Eleitorais e Centrais de Atendimento do Estado, em razão da suspensão do trabalho presencial, para evitar o contágio do Covid-19, adotando plantão extraordinário para atender às operações de cadastro eleitoral.
Conforme a Resolução, o atendimento remoto será feito por meio de interação direta entre o cidadão e o servidor da Justiça Eleitoral, pelo aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp. O eleitor que desejar o atendimento deverá encaminhar solicitação para o número de contato da Zona Eleitoral mais próxima de sua residência, o qual pode ser consultado clicando neste link.
Este atendimento remoto ao cidadão, via WhatsApp, poderá ser solicitado até as 19h00 do dia 06 de maio de 2020, com acompanhamento e fiscalização da Presidência do TRE-PB e da Corregedoria Regional Eleitoral da Paraíba.

Azevedo altera decreto de calamidade e desobriga uso de máscaras para clientes em estabelecimentos autorizados a funcionar

O governador da Paraíba João Azevêdo (Cidadania) alterou o decreto de calamidade pública na Paraíba em decorrência de pandemia do novo coronavírus. O decreto foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira 21 de abril. No artigo 2º,  os estabelecimentos autorizados a funcionar ficam obrigados a fornecer máscaras para todos os seus empregados, prestadores de serviço e colaboradores. 
Ficou determinado que  os estabelecimentos serão fiscalizados pelo PROCON, pelos órgãos de Vigilância Sanitária Estadual e municipais e pela Polícia Militar do Estado da Paraíba e o descumprimento sujeitará o estabelecimento à aplicação de multa e poderá implicar no fechamento, em caso de reincidência.
O número de casos de coronavírus na Paraíba continuam aumentando. No último Boletim da Secretária de Saúde divulgado no final da tarde desta segunda-feira (20), dos 263 casos confirmados até este domingo, 19 de abril, 116 já se recuperaram, 39 estão hospitalizados, 10 deles em leitos de UTI e 33, infelizmente, faleceram.
Os demais se recuperam em isolamento domiciliar acompanhados pelas secretarias municipais de saúde.
Os casos estão distribuídos em 19 municípios: João Pessoa (185), Santa Rita (20), Campina Grande (12), Cabedelo (11), Bayeux (9), Patos (8), Junco do Seridó (3), Pombal (2), Serra Branca (1), Sapé (3),  Sousa (1), Igaracy (1), Taperoá (1), São João do Rio do Peixe (1), Riachão do Poço (1), São Bento (1), Congo (1), Queimadas (1), Bom Jesus (1).
Com a decisão, fica permitida a edição de atos normativos necessários à regulamentação e execução dos atos administrativos., e as autoridades de saúde ficam autorizadas a adotar medidas excepcionais necessárias para combater à disseminação do Covid-19 em todo território paraibano.

segunda-feira, 20 de abril de 2020

TRE-PB cassa mandatos do prefeito e vice-prefeito de Dona Inês e determina novas eleições

O Tribunal Regional Eleitoral cassou os mandatos do prefeito João Idalino e do vice-prefeito Demétrio Ferreira. A decisão foi tomada em sessão remota da Corte, nesta segunda-feira (20). Foram determinadas novas eleições no município.
Foram quatro votos favoráveis dos membros do TRE-PB pela cassação de João Idalino e Demétrio Ferreira e três votos contrários. Eles foram alvos de Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) acusados de conduta vedada a agente público, abuso de poder político e econômico, e captação ilícita de votos.
O TRE-PB também tornou inelegível o ex-prefeito de Dona Inês, Antônio Justino. Ele foi apontado por agir junto com a ex-secretária, Sofia Ulisses, usando a máquina pública para influenciar na eleição de João Idalino e Demétrio Ferreira.

domingo, 19 de abril de 2020

Justiça Federal sequestra mais de R$ 54 milhões em bens do ex-prefeito Zé Vieira, de Marizópolis, e mais 12 pessoas por fraude em licitações.

Ex-prefeito de Marizópolis é investigado por desvio de recursos ...
A justiça da 8ª Vara Federal em Sousa julgou procedente pedido formulado pelo Ministério Público Federal (MPF) e decretou a indisponibilidade e o sequestro dos bens de mais de R$ 54 milhões de reais contra o ex-prefeito de Marizópolis (região de Sousa), José Vieira da Silva (foto), e mais 12 pessoas, entre elas, os vereadores Raniel Roberto dos Santos e José Francisco de Abreu (Deuzinho), o ex-candidato a prefeito em 2016, Miguel Neto Lins de Sousa, e o delator da Operação Andaime, Francisco Justino do Nascimento. As informações foram divulgadas inicialmente pelo Blog do Levi.
Na denúncia, o MPF afirma que há elementos probatórios que indicam que os demandados fazem parte uma organização criminosa que fraudou licitações públicas e causou um prejuízo no montante de R$ 85.084.980,31 (oitenta e cinco milhões, oitenta e quatro mil, novecentos e oitenta reais e trinta e um centavos) aos cofres públicos.

Prefeitura de Marizópolis

Ainda de acordo com o MPF, a organização utilizava-se da participação de “empresa fantasma” em diversas licitações para que formulasse proposta fictícia e, ao sagrar-se vencedora, o adimplemento contratual seria feito por outra empresa, que deteria a estrutura operacional necessária (empregados, maquinário, veículos, etc.), ou pelos servidores do próprio ente público.
Apesar do prejuízo causado pela organização criminosa aos cofres públicos da Prefeitura de Marizópolis, juíza Beatriz Ferreira de Almeida concedeu o bloqueio de bens no valor R$ 54.293.091,17 (cinquenta e quatro milhões, duzentos e noventa e três mil, noventa e um reais e dezessete centavos).
Deste valor o ex-prefeito José Vieira terá que devolver mais de R$ 7 milhões de reais, o ex-candidato Miguel Neto mais de R$ 1,5 milhões, o vereador Raniel Roberto mais de R$ 2,7 milhões e o vereador Deuzinho Abreu mais R$ 1,1 milhões.

Confira trecho da sentença e a lista completa dos envolvidos:

Ante o exposto, JULGO PROCEDENTE, nos termos do art. 487, I, do CPC o pedido cautelar formulado na inicial a fim de decretar a indisponibilidade dos bens pertencentes aos requeridos, ratificando a liminar deferida, no valor abaixo detalhado, equivalente à soma do valor do dano ao Erário e o valor da multa civil individualmente considerada:

JOSÉ VIEIRA DA SILVA (CPF n. 238.129.234-91), até o limite R$ 7.806.420,80 (sete milhões, oitocentos e seis mil, quatrocentos e vinte reais e oitenta centavos);

SERVCON CONSTRUÇÕES COMÉRCIOS E SERVIÇOS LTDA. (CNPJ n. 10.997.953/0001-20), até o limite de R$ 7.006.420,80 (sete milhões, seis mil, quatrocentos e vinte reais e oitenta centavos);

FRANCISCO JUSTINO DO NASCIMENTO (CPF n. 033.889.914-64), até o limite de R$ 7.006.420,80 (sete milhões, seis mil, quatrocentos e vinte reais e oitenta centavos);

GERALDO MARCOLINO DA SILVA (CPF: 086.518.504-25), até o limite de R$ 7.006.420,80 (sete milhões, seis mil, quatrocentos e vinte reais e oitenta centavos);

JOÃO BATISTA ALVES DOS SANTOS JÚNIOR (CPF 054.331.604-16), até o limite de R$ 7.006.420,80 (sete milhões, seis mil, quatrocentos e vinte reais e oitenta centavos);

ALEXSANDRO DANTAS DE FIGUEIREDO (CPF 026.464.694-03), até o limite de R$ 7.006.420,80 (sete milhões, seis mil, quatrocentos e vinte reais e oitenta centavos);

LUIZ MARCELINO DE OLIVEIRA (CPF 023.047.794-17), até o limite de R$ 1.502.049,12 (um milhão, quinhentos e dois mil, quarenta e nove reais e doze centavos);

FRANCISCO JÚNIOR PAULINO (CPF 080.453.904-92), até o limite de R$ 1.502.049,12 (um milhão, quinhentos e dois mil, quarenta e nove reais e doze centavos);

MIGUEL NETO LINS DE SOUSA (CPF 086.556.334-96), até o limite de R$ 1.502.049,12 (um milhão, quinhentos e dois mil, quarenta e nove reais e doze centavos);

JOSÉ FRANCISCO DE ABREU (CPF 797.771.804-97), até o limite de R$ 1.156.991,07 ( um milhão, cento e cinquenta e seis mil, novecentos e noventa e um reais e sete centavos);

RANIEL ROBERTO DOS SANTOS (CPF 056.881.444-40), até o limite de R$ 2.701.803,36 (dois milhões, setecentos e um mil, oitocentos e três reais e trinta e seis centavos);

FÁBIO JOSÉ VITALINO (CPF 067.564.474-75), até o limite de R$ 1.544.812,29 (um milhão, quinhentos e quarenta e quatro mil, oitocentos e doze reais e vinte e nove centavos); e

ELISÂNGELA VIEIRA BRAGA DA COSTA (CPF 021.284-564-01), até o limite de R$ 1.544.812,29 (um milhão, quinhentos e quarenta e quatro mil, oitocentos e doze reais e vinte e nove centavos).

Clique AQUI e confira a sentença, das páginas 30 a 44!

Adriano Galdino anuncia prorrogação da suspensão das atividades na ALPB

O presidente da Assembleia Legislativa Adriano Galdino anunciou, neste sábado (18) a prorrogação da suspensão das atividades da Casa até o dia 5 de maio, por conta da pandemia do coronavírus, seguindo a prorrogação do decreto do Governo do Estado e a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) em manter o isolamento social.
Durante transmissão de uma live, Adriano confirmou a realização de mais uma sessão remota, na próxima quarta-feira (22), quando serão apreciados os projetos de Lei, de autoria do presidente e dos deputados Ricardo Barbosa, Estela Bezerra e Lindolfo Pires, que determinam a redução nas mensalidades das instituições da rede privada de ensino infantil, fundamental, médio e superior, bem como das escolas de cursos preparatórios e profissionalizantes.
“É uma questão polêmica, mas não faz sentido os pais continuarem pagando por algo que não está sendo oferecido. Sem aulas, as escolas diminuem seus gastos e precisam repassar isso para aqueles que se esforçam para pagar mensalidades de escolas e faculdades”, afirmou Adriano.
Após um debate inicial entre os parlamentares, a Comissão de Educação, Cultura e Desportos da Casa realizou uma reunião remota com professores, pais de alunos, donos de escolas e também os deputados. Na ocasião, foram ouvidos os anseios dos pais e tudo o que as escolas estão planejando para cumprir o cronograma obrigatório de aulas.
Ainda durante a live, Adriano Galdino elogiou as ações realizadas pelo Governo do Estado para prevenir e combater o coronavírus. Entre as ações futuras, o presidente da ALPB citou a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais públicos, sob pena de aplicação de multa para aqueles que não obedecerem essa determinação. “É uma iniciativa muito importante, para a segurança de todos. Isso já vem sendo feito em alguns estados do Brasil e a Paraíba, mais uma vez, está mostrando determinação e organização nesse combate”, avaliou.

Fiscalização de recursos

Adriano Galdino também destacou a criação de uma comissão, formada por alguns deputados da Casa, para acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos extraordinários, recebidos pelas prefeituras, que decretaram estado de calamidade pública, para as ações de combate ao novo coronavírus. “Os recursos e o estado de calamidade pública dão mais mobilidade e rapidez aos prefeitos na implementação de políticas públicas durante a pandemia. Mas, é preciso ter um Plano de Contingência para que o dinheiro seja usado de maneira efetiva”, explicou.
O presidente ressaltou que a comissão terá como finalidade maior auxiliar os prefeitos e o uso dos recursos. “Não estamos aqui para fazer guerra política ou ideológica. O momento é de juntarmos as forças contra o coronavírus, e todos os prefeitos são fundamentais nesse processo”, completou.
Desde a paralisação das atividades presenciais da ALPB, Adriano Galdino vem realizando uma série de lives em suas redes sociais. O intuito é se aproximar ainda mais da população, ouvindo suas necessidades para, então, planejar ações benéficas para o estado durante a pandemia.