sábado, 10 de agosto de 2013

Helicópteros da PM do Ceará sobrevoaram Conceição esta manhã...

Dois helicópteros da Polícia Militar do Ceará sobrevoaram a cidade de Conceição, por volta das 8h30min da manhã deste sábado (10), fazendo vôos rasantes e despertando a curiosidade da população, que registrou, em fotos, imagens das aeronaves. Como a cidade de Conceição está localizada no ponto eixo de duas divisas, ao Sul com o Pernambuco e ao Leste com o Ceará, especulações sobre possível investigação de tráfico de drogas começaram a surgir no meio da população, que se encontrava em sua maioria na zona urbana, em decorrência de ser hoje dia de feira-livre na cidade. (com ValedoPiancóNotícias)

Anvisa proíbe uso de Água Rabelo em todo o Brasil, for formula alterada

Água Rabelo
Uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada no Diário Oficial da União, no último dia 2, está proibindo a distribuição, comercialização e uso de todos os lotes do fitoterápico Água Rabelo, fabricados desde 2011 pelo Laboratório Rabelo, sediado em Cabedelo.
A decisão se deu depois que uma inspeção, realizada em abril deste ano, constatou que a fórmula dos produtos estava diferente daquela registrada na Anvisa. Para o órgão, que cita o artigo 7º da Lei 6.360/1976, isso representa risco de efeitos nocivos à saúde humana, classificando a ação como de interesse sanitário. A Agevisa disse estar emitindo alertas sanitários aos órgãos municipais, para fiscalizar se a determinação está sendo cumprida.
Leia a matéria completa Portal ASN

Governador exonera piancoense da Superintendência do IMEQ e nomeia como substituto sobrinho do deputado/secretário Adriano Galdino

O governador Ricardo Coutinho (PSB) acaba de exonerar o piancoense Krol Jânio Palitot Remígio (foto) do cargo de Diretor Superintendente do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (IMEQ). O ato [de nº 7.476] assinado nesta sexta-fera (9) está publicado na edição de hoje (10) do Diário Oficial. Krol foi cunhado, até bem pouco tempo, da ex-prefeita de Piancó Flávia Serra Galdino. Para o seu lugar foi nomeado o ex-prefeito de Pocinhos, município localizado na região metropolitana de Campina Grande, o jovem Arthur Bomfim Galdino de Araújo, que vem a ser sobrinho do secretário de Governo do Estado - o deputado licenciado Adriano Galdino (PSB). Que por sinal foi votado e majoritário em Piancó, nas eleições de 2010, contando com o apoio da ex-prefeita Flávia Galdino.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Itaporanga: População indignada não aceita pedido da Cagepa para que condutores de veículos fiquem 15 dias sem trafegar após pavimentação dos buracos deixados por firma em quase metade da cidade...

A população de Itaporanga valeu-se do PB Notícia, apresentado pelo editor e Norton Júnior, levado ar pela Pedra Bonita FM, de hoje (9) para mais uma vez protestar e demonstrar toda sua indignação quanto a um pedido emitido pela Cagepa para sanar caos deixado por uma firma (in)responsável pela implantação do sistema de distribuição de água na cidade.
A empresa Conserv vinha executando o abra desde o ano passado e, de lá pra cá, a população convive com sérios prejuízos e transtornos causados pela falta de planejamento do trabalho executado. Há meses que a população reclama nas emissoras de rádio da cidade e cobra providências das autoridades para o descaso com a situação, haja vista, que cerca de 30 ruas foram escavadas, para colocação de tubulação, mas ficaram com buracos abertos.
E para completar, dias atrás a firma abandonou a obra alegando sem qualquer comunicado. Deixando um caos completo em quase metade das ruas de Itaporanga. Muitas famílias tem tirado dinheiro do bolso para pagar pela retirada dos entulhos deixados pela firma. 
Aí quando a população esperava uma solução por parte da Cagepa, que contratou a firma, eis que Subgerência de Obras da Cagepa nas Espiranhas, com sede em Patos, emite um Comunicado enviado nesta sexta-feira (9) pra ser lido nas rádios da cidade contendo uma solicitação absurda para ser seguida pela população, resultando numa enxurrada de críticas. A Seinfra Municipal também foi alvo das criticas do povo já que cabe à mesma notificar e multar casos em desacordo com o que rege o Código de Postura do Município.
Assinado pelo engenheiro Allan Oliveira de Alencar, Subgerente de Obras das Espiranhas, pede que os "condutores e veículos da cidade de Itaporanga e de regiões circunvizinhas evitem trafegar sobre o local de pavimentação reposta em diversas ruas, por um período de pelo menos 15 dias após a conclusão das pedras. Esse é o tempo mínimo necessário para a garantia da durabilidade e qualidade dos serviços e posterior liberação para o tráfego", diz a nota. 
Foram dezenas de ligações dos ouvintes hoje no PB Notícias criticando e se indignando com a solicitação, para todos, estapafúrdia da Cagepa com relação à população ficar sem andar de carro, moto, dentre outros, por cerca de 15 dias. Sem falar que nesse caso mais da metade da cidade ficará interditada. Ainda durante o programa, a Prefeitura enviou à redação cópias da notificação administrativa feita à Conserv e ofício enviado ao presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, lamenta a situação de casos encontrada na cidade.
Acima, cópias do Comunicado, da Notificação feita à firma e Ofício que o prefeito enviou ao presidente da Cagepa  
A notificação foi feita no dia 26 de junho passado e nela o prefeito revela ter recebido "[...] pesadas críticas dos habitantes desta urbe, em fase da injustificada demora no fechamento de valas abertas e da remoção do grande volume de terra colocado nas vias públicas desta cidade..." e referindo ao que diz o código de postura deu um prazo de cinco dias para fechar as valas e remover as terras. Como sabido a firma não cumpriu o prazo e achou por bem abandonar a obra e deixar um caos na cidade.
Dois dias depois de notificar a Conserv, o prefeito enviou um ofício [de nº 159/2013] à Deusdete Queiroga, presidente da Cagepa, "lamentando" a situação deixada pela firma e pede que a mesma cumpra suas obrigações declinadas na referida notificação. Diante do abandono do canteiro de obras pela firma, a solução encontrada pela Cagepa foi pedir a população que não trafegue de veículos por um período de 15 dias, assim que a pavimentação for reposta nas quase trinta ruas da cidade.
Essa solicitação, em verdade, enfureceu mais a população que não admite absurdo igual e cobra solução mais plausível às autoridades competentes. "E de que é feito esse cimento que a Cagepa vai usar pra tapar os buracos, para demorar 15 dias pra secar", foi o questionamento mais comum. Até lá, a população continua convivendo com o casos nas ruas da cidade que, inclusive, tem causado vários acidentes.

Prefeito Audiberg Alves vistoria terreno destinado para construção da sede da futura Escola Técnica Estadual em Itaporanga

Prefeito já havia destravado obstáculos com relação ao IFPB
O prefeito Audiberg Alves (PTB) fez uma inspeção na tarde desta sexta-feira (9), acompanhado de equipe de engenheiros da prefeitura e de técnicos da Suplan, no terreno adquirido pela Prefeitura Municipal [em 2011] para a construção da futura sede da Escola Técnica Estadual em Itaporanga. A área está localizada ao lado do Ginásio Poliesportivo 'O Madrugão', na estrada de acesso à Fazenda Experimental do Veludo.
Os técnicos, segundo informação, não ficaram satisfeitos com a área porque seria inadequada, devido desnível, para a construção da escola técnica. Assim foi aventada a possibilidade do município destinar outra área mais plano. Berguim, inclusive, conversou por telefone com o ex-prefeito José Silvino [que fez a doação da área ao município], ele dissera ao atual gestor que os estudos topográficos já feitos atestaram a viabilidade do terreno para abrigar a escola.
Entretanto, ainda é necessário, segundo o prefeito Berguim, a vinda à Itaporanga de técnicos do Ministério da Educação para dar a palavra final sobre a questão e aprovar o terreno para esse objetivo. Em todo caso, o prefeito irá analisar uma área alternativa caso o MEC não aprove o referido terreno. A proposta da Escola Técnica Estadual consiste na formação e no incremento de mão-de-obra qualificada, com vistas à inserção no mercado de trabalho de milhares de paraibanos.
A instituição terá capacidade para 1.200 alunos e será equipada com laboratórios de Informática, Química, Física, Matemática, Biologia e Línguas, além de biblioteca, refeitório, auditório com 150 lugares, quadra de esporte, onze salas de aula, anfiteatro e mais dois laboratórios específicos, dependendo da vocação econômica da região. A futura Escola Técnica Estadual em itaporanga faz parte do Plano de Expansão, Interiorização e Fortalecimento da Educação Profissional da Paraíba.
Com mais essa unidade Itaporanga estará bem servida na área educacional já que a Prefeitura também assegurou a viabilização da implantação de um campus do IFPB, com início da construção programada para os próximos meses.

PB teve 10.646 casos suspeitos de dengue em 2013 sendo os municípios de Itaporanga e Santana de Mangueira com dois casos cada um...

No período de 1º de janeiro a 27 de julho deste ano, foram notificados 10.646 casos suspeitos de dengue na Paraíba, sendo que 3.963 confirmados para Dengue Clássica e 1.491 descartados. Na comparação com o mesmo período do ano de 2012, foi observado um aumento de 16,6% nas notificações. Em contrapartida, o número de óbitos por dengue caiu 20%, com a notificação de oito casos contra 10 registrados em igual período do ano passado. Além disso, foram notificados um total de 95 casos graves da doença, destes 17 como Febre Hemorrágica da Dengue, quatro casos de Síndrome do Choque da Dengue e 74 como Dengue com Complicações. 
Os dados constam no 10º Boletim Epidemiológico da Dengue, divulgado ontem pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), segundo o qual o maior número de casos notificados ocorreu nos municípios de João Pessoa (23 casos), Campina Grande (11 casos), Sousa (seis casos), São João do Cariri (três casos) e Santana de Mangueira, Remígio, Itaporanga, Santa Rita e Uiraúna, com dois casos cada um. Ainda conforme o boletim, além dos oito óbitos por dengue, foram registrados sete óbitos por outras causas e 14 estão em investigação. Esses números são consolidados junto aos municípios e o Sistema Oficial de Notificações (SINAN).
No mesmo período do ano passado, a Paraíba apresentou 14 óbitos concluídos por outras causas, um em investigação e 10 óbitos para dengue nos municípios de Itabaiana (um óbito), Olho d'água (um óbito), Patos (um óbito) e em João Pessoa (seis óbitos) e Bayeux (um óbito).

Líder da oposição reclama falta de assistência da saúde em Itaporanga e pergunta aos colegas da situação se ambos estão ali pra continuar com a mesma "safadeza" que passou pela Câmara...

Mesmo com a ausência de requerimentos para serem apreciados durante a sessão desta quinta-feira (8), na Câmara Municipal de Itaporanga, o tempo destinado ao tema livre reservou um bom debate com relação a situação em que se encontra a área de saúde tocada pela atual gestão municipal. 
É que logo após o líder da bancada de situação, vereador Ubiramar (PTB), fazer um apelo, da tribuna, aos seus pares e a população para ajudar financeiramente com tratamento de saúde do blogueiro Rainério Brasilino, internado em João Pessoa há mais de dois meses [vítima de um AVC] aguardando procedimento cirúrgico cujos custos superam mais de cem mil reais, coube ao líder da oposição, vereador Ricardo Pinto (PSDB) dá um puxão de orelhas nos próprios vereadores devido a situação da saúde em Itaporanga.
"Itaporanga vive um período triste com a saúde, com a educação... nós sabemos disso. Vocês (vereadores) sabem que entes queridos passam por isso. Venho aqui hoje para clamar ao poder público que olhe mais para a saúde, para a educação... o senhor Rainério está aí... não sei o que o Município fez até hoje com esse e outros cidadãos de Itaporanga que passam por momentos difíceis porquê diz que só marca (cirurgia) pelo SUS. Isso é um absurdo. Tem uns que torce, mas isso é um absurdo!", declarou o tucano.
"Não falo especificamente sobre o cidadão Rainério, mas tem outras pessoas que passam pela mesma situação, ou mais grave, e o Município não presta nenhuma assistência. E vocês (vereadores da situação) estão aqui calados, igualmente eu!", frisou. O vereador foi mais contundente ainda ao prosseguir sua fala: "E qual o motivo que agente vive assim? É uma vergonha nós sermos eleitos e ficarmos dessa maneira (inertes). Me sinto envergonhado quando venho nessa tribuna e vejo nós de mãos atadas", pontifica.
Ricardo, então, fala olhando diretamente ao líder da situação e ironiza o fato de alguns vereadores da situação gaba-se de deter prestígio político junto ao chefe do Executivo : "Uns (vereadores) se enganando dizendo que tem prestígios e outros se enganando porque não tem. E o poder maior enganando todo mundo dizendo que dá prestígio, sem dá". O líder oposicionista pede uma reflexão aos colegas sobre a missão deles enquanto parlamentares-mirins.
Ricardo termina sua fala questionando se eles estão ali pra continuar com os mesmos erros dos antecessores, em legislaturas passadas: "Botem a mão na consciência e vejam se agente está certo. Porque fomos eleitos pra algum objetivo. Ou fomos eleitos pra continuar com a mesma safadeza que passou aqui nessa câmara. "Tenho vergonha de ser vereador daqui. Muito obrigado, senhor presidente!", concluiu. 

Justiça manda P.M de Princesa Isabel pagar atrasados, prefeito fecha as portas e diz que a instituição vai acabar "pedindo esmolas"...

A Prefeitura de Princesa Isabel resolveu fechar as portas esta manhã de sexta-feira para evitar tumultos, após a determinação judicial por conta de salários atrasados na pasta da Educação. Após várias reivindicações junto ao Ministério Público, a Juíza da 34ª Comarca, Dra Andréia , sentenciou a Prefeitura, em multa diária de 10 mil reais, pelo não pagamento dos salários da educação até o dia 05 do seguinte mês. 
Hoje, dia 09, a Prefeitura fechou as portas, e segundo informações do Prefeito Domingos Sávio (PSDB) ainda nesta sexta-feira, obedecendo a decisão da justiça, a Prefeitura vai efetivar o pagamento dos professores. Folha esta que está orçada em 371 mil reais. Ainda conforme o Prefeito, o dinheiro entrou somente hoje na Prefeitura e deu somente para pagar a folha da educação, aposentados e pensionistas, ficando impossibilitado de quitar os atrasos na secretaria de infra-estrutura na categoria de limpeza urbana, bem como a equipe do Matadouro público que já completa dois meses de atraso. 
Com o repasse em queda e intitulando crise financeira, a Prefeitura acredita que apenas no dia 20 poderá quitar as demais folhas. Com essa determinação, o Prefeito de Princesa Isabel, Dominguinhos disse em entrevista agora a pouco na Rádio Princesa, que a instituição vai acabar pedindo esmolas e declara que a situação é caótica no município. (com Sabrina Barbosa)

Senador Vital articula junto à Funasa e Exército a aquisição emergencial de estações móveis de tratamento de água para Coremas

O Senador Vital do Rêgo (PMDB) passou todo o dia de ontem (08) tentando resolver o problema do abastecimento de água para consumo humano na cidade de Coremas. Esta emana, a Funasa-PB decretou que a água do Açude de Coremas, que abastece a cidade e mais de 20 outros municípios da região, não tem condições mínimas para ser consumida. Segundo a Funasa-PB, o complexo Coremas-Mãe D’água recebe esgotos de Coremas e de outros 20 municípios e, com a redução no nível do açude, a qualidade da água ultrapassou as barreiras mínimas de potabilidade, atingindo um estágio de qualidade inaceitável para o consumo humano. 
“Esta situação nos levou a buscar, de forma emergencial, uma solução para que a população não ficasse sem o essencial”, afirmou. Durante toda a manhã Vital teve reuniões em Brasília na sede da Funasa e no Comando do Exército e, à tarde, intensificou estes contatos a partir da Paraíba. “Coloquei para o presidente da Funasa, Gilson Queiroz, a situação de Coremas, o mais antigo açude da Paraíba, que sofre uma poluição absurda, proporcionada pelos esgotos de mais de 20 cidades e que, com a queda no nível de água armazenada, deixou a água imprópria para o consumo humano”.
O presidente quis saber se Coremas tinha apresentado projetos ao PAC II. O Senador, então, procurou saber da Prefeitura de Coremas, mas obteve a informação de que a administração passada não havia protocolado qualquer projeto. “A solução foi buscar, de forma emergencial, algo que pudesse sanar o problema, garantindo o mínimo, que é a água de qualidade confiável para o consumo humano”, disse Vital.
Leia a matéria completa no Portal ASN

Presidente do PSDB anuncia conversa com reitor sobre campus da UFCG no vale do Piancó e confirma Cássio para governador em 2014...

O presidente estadual do PSDB, deputado federal Ruy Carneiro, durante entrevista a Rádio Alto Piranhas, ontem (08), se comprometeu, dentre outros assuntos, a conversar com o reitor da UFCG para ver se contempla a região do Vale do Piancó com um campus da instituição. Quanto ao cenário político, ele continuou defendendo uma candidatura própria para o Governo do Estado em 2014 com o senador Cássio Cunha Lima como candidato, pois lidera com folga as pesquisas. "Não é nada contra Ricardo Coutinho, mas a favor do meu partido. Time que não disputa não tem torcida", declarou.
Leia a matéria completa no Portal ASN

Unidades de internação da PB têm condições precárias, aponta CNMP

Na Paraíba, as cinco unidades de internação de adolescentes em conflito com a lei estão superlotadas e com precárias condições de higiene e de infraestrutura. A conclusão é de um estudo divulgado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que revela que as instituições são réplicas das prisões brasileiras, com altos índices de superlotação e insalubridade. O estudo foi feito a partir de inspeções realizadas por promotores nas unidades de reeducação, no período de março de 2012 a março de 2013.
Leia a matéria completa Portal ASN

Conab registra queda de 18,19 na produção de grãos, na Paraíba...

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) voltou a registrar queda na safra de grãos na Paraíba para este ano. Com estiagem ainda forte este ano no Sertão, o décimo primeiro levantamento da safra da Conab mostra que a produção caiu 18,19% de julho para agosto. A safra, concentrada em milho e em feijão, caiu de 57,7 mil toneladas para 47,2 mil toneladas.
Leia a matéria completa no Portal ASN

Deputado Major Fábio revela que já tem um novo partido: o PROS...

Major Fábio
Durante entrevista concedida ontem (8) ao programa 27 segundos, levado ao pela RCTV e apresentado pelo jornalista Hermes de Luna, o deputado federal Major Fábio revelou que não ficará mais no DEM e já tem novo endereço partidário. Ele espera que na próxima semana o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) homologue a criação de uma nova legenda que já lhe assegurou a pré-candidatura ao Governo do Estado em 2014. Trata-se do PROS (Partido Republicano da Ordem Social), cujo seu criador é um vereador de Góias e que, segundo o major, já recolheu mais de 1,5 milhão de assinaturas de eleitores de todo o país. 
Leia matéria completa no Portal ASN

Governador reúne cúpula da segurança pública e cobrou ações nas ruas...

Encontro ocorreu no Palácio da Redenção
O governador Ricardo Coutinho reuniu na tarde desta quinta-feira (08), a cúpula da segurança pública. Durante o encontro foram cobradas mais ações nas ruas, no entanto, não foi discutida reativação da ‘Operação Mazuá’. A reunião ocorreu no Palácio da Redenção e além do secretário de segurança pública e defesa social, Cláudio Lima, teve a presença dos comandantes dos batalhões e das companhias da PM e representantes da PC. Durante a reunião, não foi discutida a possível reativação da ‘Operação Manzuá’, criada há 33 anos pelo Governo do Estado, onde postos de fiscalização permaneciam fixos em vários trechos de rodovias da Paraíba. Ela foi desativada em 2011, com a criação do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), que permite a fiscalização itinerante pela Polícia Rodoviária Estadual.

Itaporanga: Vereadores não apresentam requerimentos durante sessão e presidente pontua como protesto ao Executivo pela falta de respostas...

A sessão ordinária desta quinta-feira (8) da Câmara Municipal de Itaporanga teve uma duração de pouco mais de 20 (vinte) minutos devido à ausência de requerimentos ou qualquer outra propositura para serem apreciados pelo plenário. Muito embora, parte do tempo tenha sido ocupado com assuntos interessantes, no espaço destinado ao tema livre.
Um deles se reportava justamente a falta de "interesse" dos vereadores em apresentar qualquer propositura que fosse, para apreciação na noite de ontem. Diante isso, o presidente da Casa, vereador Jacklino Porcino (PMDB) destacou que a situação mais parecia um "protesto" de todos os vereadores, inclusive os de situação, para o fato do prefeito Audiberg Alves (PTB), segundo o próprio presidente, não ter enviado até agora reposta à nenhum dos requerimentos, mais de 60, aprovados nesses sete meses e enviado ao Executivo Municipal.
"Mais uma vez reforço aos senhores vereadores que passem a fazer suas reivindicações pessoalmente ao prefeito. Pedi à ele, já que tinha feito compromisso com agente, pra dar satisfação dos requerimentos que a câmara lhe envia. Mesmo que não vá fazer (o que se pede), mas que mandasse um ofício dizendo que não pode, que vai fazer estudos técnicos, enfim, pra agente passar pros colegas a medida a ser tomada pelo executivo", declarou Jacklino.
Em verdade, o assunto já tinha sido tema de debate meses atrás por vereadores acharem uma falta de respeito não com o vereador mas com o próprio Poder Legislativo o fato do Executivo não dá qualquer satisfação dos requerimentos que lhe são enviados. Pois quando uma propositura é aprovada em plenário esta já não é mais exclusiva do vereador propositor, mas sim da própria Câmara.
Vale lembrar que, segundo a Lei Orgânica do Município, em seu art. 64. dentro das atribuições do Prefeito Municipal está a "XII - prestar, dentro de vinte dias úteis, as informações solicitadas pela Câmara, podendo o prazo ser prorrogado por igual período; e XIII - resolver sobre os requerimentos , reclamações ou representações que lhe forem dirigidas." Dessa forma, constitui crime de responsabilidade a sonegação ou a prestação de informações falsas à Câmara Municipal.
Visto que uma das principais funções de um vereador é fiscalizar as ações do Executivo. Para isso, o vereador necessita de informações que o prefeito tem obrigação legal de fornecer. Tais informações são solicitadas através de requerimentos formulados pelos vereadores e votados para aprovação - ou não - pelo Plenário da Câmara. Quando o prefeito deixa de atender a um requerimento, ele não está deixando de atender apenas ao autor do requerimento, mas sim ao Legislativo como um todo, uma vez que os requerimentos são votados e aprovados pelo Plenário.
No caso de Itaporanga o assunto é interessante e mostra a riqueza do debate, haja vista, que o atual prefeito está hoje do outro lado pois já exerceu cinco mandatos de vereadores [1989-1992 / 1993-1996 / 1997-2000 / 2001-2004 / 2005/2008]. Portanto, já passou por essa situação e sabe como poucos as dificuldades do exercício do mandato quando falta sintonia entre os poderes.

A necessidade de se estar bem preparado para o debate no Legislativo...

Num Poder Legislativo quando a Mesa Diretora passa demonstrar autonomia e autoridade ao seguir as regras internas da Casa, no caso o Regimento Interno, os integrantes do parlamento tendem a procurar se adequar às regras para não passar vexame nos debates ali travados. A população de Itaporanga tem acompanhado discussões intensas travadas entre a Mesa Diretora da Câmara e a liderança da situação, respectivamente, o presidente Jacklino Porcino (PMDB) e o vereador Ubiramar (PTB).
Sempre que o líder da situação procura "emparedar" a Mesa, num bom sentido, o presidente mostra que muitas das decisões ali prolatadas ou proferidas por ele segue o regimento. E na sessão de ontem (8) mais um embate do tipo foi travado entre os dois, diga-se de passagem, bastante interessante para a população porque passa a saber que os edis estão procurando se aprimorar para as discussões. Da tribuna o líder da situação alertava que a Mesa Diretora não podia, segundo o regimento, "entrar" no debate travado entre os demais pares porque a função da própria seria a de "mediá-lo".
O presidente, então, no encerramento da reunião, parabenizou o líder por estar estudando as regras da Casa, mas não esqueceu de devolver o alerta, seguindo o regimento: "Gostaria de parabenizar o vereador Ubiramar que, agora, está lendo o regimento. Que pena que na maioria das vezes ele não cumpre, apesar de ler. Porque ele sabe que o orador jamais, quando estiver na tribuna, pode ser interrompido e ele é quem mais interrompe quem está na tribuna. Mas, isso faz parte, somos novos e todos temos o direito de errar...", concluiu Jacklino.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Sem projetos, o governador RC voltou de Brasília de mãos vazias...

Após o governador Ricardo Coutinho participar de uma audiência no Ministério do Planejamento e outra no Ministério da Ciência e Tecnologia, em Brasília, o governo do Estado não publicou uma linha sequer no portal do governo, ou por meio da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) via release, nem respondeu às demandas por telefone e nem mesmo divulgou nada por meio dos blogs pagos pelo erário para serem porta-vozes do governo. No Ministério do Planejamento, o governador não apresentou formalmente nenhum projeto para a mobilidade urbana, que era a pauta da audiência. E ainda saiu no meio da reunião, deixando um auxiliar de plantão. No da Ciência e Tecnologia houve apenas uma consulta sobre a construção de matadouros. O governador foi aos ministérios de mãos vazias, e volta como foi. (com Aline Lins)

RC se nega a parceria com os VLTs e ministra se irrita: "Se, está se negando agora, e não quer cumprir com a palavra é uma outra história!"

PAC reunião em Brasília
Não foi das mais felizes a participação do governador Ricardo Coutinho na reunião com os ministros Miriam Belchior (Planejamento) e Aguinaldo Ribeiro (Cidades), na tarde desta quarta (7), em Brasília, para tratar de projetos de mobilidade urbana, para o qual o Governo Federal pretende investir R$ 50 bilhões. 
... Primeiro, porque o Governo do Estado não apresentou projetos consistentes para o setor, frustando os técnicos do Governo Federal. Depois, porque o governador deixou a ministra visivelmente contrariada ao se negar a participar de parceria com os chamados VLT (Veículo Leves sobre Trilhos), projeto tocado pela CBTU.
Num determinado momento, a ministra Miriam Belhior se aborreceu e foi ostensiva: "Governador, não sei por que o senhor está se negando, porque não foi isso que nós acertamos antes. E o senhor não acertou com outra pessoa, não. O senhor acertou diretamente comigo. Se está se negando agora, e não quer cumprir com a palavra é uma outra história!".
O clima ficou pesado e, logo depois, o governador deixou a reunião, sem uma justificativa. Ficou apenas o secretário Ricardo Barbosa (do PAC), para discutir as parcerias com os ministros Aguinaldo e Miriam. No final, uma constatação ficou evidente entre os presentes: não há um só projeto do PAC tocado pelo Governo da Paraíba concluído e funcionando.
Estavam presentes à reunião, em Brasília, além dos ministros e o governador, alguns técnicos do Governo Federal, o prefeito Luciano Cartaxo, acompanhado dos secretários Ronaldo Guerra (Infraestrutura) e Ruy Leitão (PAC). No final, Cartaxo apresentou os projetos da Prefeitura de João Pessoa no valor de R$ 911 milhões que deverão se beneficiar da parceria com o Governo Federal.
No saldo da reunião, já sem a presença do governador, ficou a impressão de que RC tem se negao a integrar a parceria em torno dos VLTs, pelo fato da CBTU ser administrada na Paraíba por Lucélio Cartaxo (irmão do prefeito). (com Helder Moura)

TCE-PB reprova prestação de contas de 2011 do ex-prefeito Adjefferson Kleber [Santa Inês] e impõe débito superior a R$ 370 mil

O Tribunal de Contas do Estado reprovou prestação de contas de 2011 do ex-prefeito Adjefferson Kleber [Santa Inês] e impõe débito superior a R$ 370 mil ao ex-gestor, conforme o parecer contrário emitido pela corte, embasado em voto do relator, conselheiro Fernando Catão. O ex-prefeito, que ainda respondeu, por aplicações em Saúde e em Remuneração e Valorização do Magistério (RVM) abaixo do limite constitucional, não apresentou defesa. Contudo, ainda poderá fazê-lo em grau de recurso. A soma dos débitos impostos à ex-prefeitos na sessão de ontem do TCE é superior à R$ 1 milhão.
Leia a matéria completa no Portal ASN

MDS confirma falha ao incluir vereador de Catingueira no Bolsa Família

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome divulgou nota informativa a respeito de uma matéria publicada em alguns órgãos de imprensa da Paraíba que acusava o vereador de Catingueira Lindeilton Leite de receber Bolsa Família. De acordo com a nota, o fato ocorreu por erro operacional doo sistema que gerencia o programa Bolsa Família. No texto, o MDS confirma se tratar de um erro cometido pelo Sibec (Sistema de Gestão de Benefício) que é gerenciado pela Caixa Econômica Federal, agente operador do programa.
Leia a matéria completa no Portal ASN

2ª Plenária do Processo Eleitoral do CBH PPA ocorreu em Itaporanga

Itaporanga sediou ontem (7) também a segunda Plenária Setorial do Processo Eleitoral do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA) aconteceu durante toda a manhã desta terça-feira, 06 de agosto, na Câmara de Municipal de Itaporanga/PB. Desta vez, a Plenária teve o intuito de formalizar os representantes do segmento da Sociedade Civil do Estado da Paraíba que participaram no Processo Eleitoral. O evento foi aberto às 10h, pelo Presidente da Comissão Eleitoral, Marcelo Gomes de Araújo Leal, representante da SEMARH/RN, que fez uma apresentação sobre o quê é o Comitê. 
Leia a matéria completa no  Portal ASN

Itaporanga realizou ontem sua V Conferência da Assistência Social

Foi realizada ontem (7), nas dependências do Atlântida Esporte Clube, a V Conferência da Assistência Social em Itaporanga, coordenada pela Secretaria Municipal da Assistência Social, cujo objetivo principal foi avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social - SUAS. O evento foi aberto pelo prefeito Audiberg Alves (PTB) e contou com a participação de diversos órgãos públicos e a comunidade em geral. 
Atendendo convite feito na véspera pela secretária Naura Ney (Assistência Social) a comunidade participou ativamente dos debates e sugeriu as demandas do município que serão levadas pelos delegados eleitos, para a Conferência Estadual de Assistência Social. "A conferência é um espaço privilegiado de debates", resumiu uma das participantes. O tema desta conferência foi "a Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS" e teve como palestrante Iara Maysa Gonçalves de Brito.
O evento contou com apresentações culturais, mesas técnicas e apresentação por eixo de trabalhos, à exemplo, do Eixo 6 - apresentado por Roberta Pereira - que falou sobre a regionalização dos Serviços. A secretária Naura Ney avaliou satisfatoriamente o resultado da Conferência e a participação efetiva de todos e agradeceu o empenho da equipe organizadora. Abaixo, você confere algumas imagens do evento:

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Por causa da redução de 11 médicos na primeira fase do 'Mais Médicos', Conceição e Piancó perdem e apenas Catingueira receberá um médico...

Dos 53 médicos que se inscreverem na primeira etapa do programa 'Mais Médicos' para trabalhar na Paraíba, apenas 42 homologaram a inscrição. A informação foi divulgada ontem pelo Ministério da Saúde. Por causa da redução, os municípios de Conceição e Piancó, que estavam na lista de beneficiários, perderam os especialistas e apenas Catingueira receberá um médico porque teve a inscrição do profissional homologada.
Leia a matéria completa no Portal ASN

Parecer da AGU é a favor da redução de bancadas na Paraíba

O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, se manifestou contrário à ação direta de inconstitucionalidade movida pela Assembleia Legislativa da Paraíba que questiona a redução do tamanho das bancadas federais de 13 estados, incluindo a Paraíba. Ele pediu que a matéria seja considerada improcedente pelo Supremo Tribunal Federal. A relatora do caso é a ministra Rosa Weber. A manifestação foi remetida ao STF na semana passada. 
Leia a matéria completa no Portal ASN

INSS publica edital sexta-feira com 300 vagas e salários de R$ 7 mil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será divulgado nesta sexta-feira (9). A seleção será destinada ao preenchimento inicial de 300 vagas de analista do seguro social, com rendimentos de R$ 7.147,12. As inscrições começarão na próxima segunda-feira (12), e irão até 13 de setembro, pela internet, no site da FunRio, e em postos distribuídos por 98 cidades, incluindo todas as capitais. A isenção da taxa, que será de R$ 67,21, deverá ser solicitada durante o período de inscrição.
Leia a matéria completa no Portal ASN

Laudos apontam contaminação e Funasa pede que MP vete consumo da água de Coremas

Açude Coremas
A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) enviou ao Ministério Público da Paraíba (MPPB) um relatório qual aponta que a água do açude de Coremas (no Sertão paraibano), maior reservatório de água do Estado, está contaminada. A constatação foi da existência de coliformes totais (grupos de bactérias indicadoras de contaminação com material fecal de animais) e presença de outros organismos.
De acordo com a chefe da Unidade Regional de Controle de Qualidade da Água (Urcoa), Rosimere de Farias, a água analisada foi captada em vários pontos do açude e também em locais em que a água do manancial estava sendo distribuída à população.
Leia a matéria completa no Portal ASN

Ministro das Minas e Energia garante permanência do terminal da Petrobrás no Porto de Cabedelo

O ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, garantiu que o terminal da Petrobrás existente no Porto de Cabedelo não vai ser fechado. A vitória paraibana foi conquistada na noite desta terça-feira (06) durante uma reunião, em Brasília, onde esteve presente toda a bancada federal paraibana, os deputados estaduais Trócolli Júnior (PMDB) e João Gonçalves (PEN) – representantes da bancada estadual – e o vice-governador Rômulo Gouveia (PSD).
O Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) destacou na manhã desta quarta-feira (07) a união da bancada da Paraíba em favor da permanência da distribuição de combustíveis por parte da Petrobras no Porto de Cabedelo. Segundo ele, a total união da bancada da Paraíba no Senado, a coesão da bancada como um todo e a disposição do Ministro das Mias e Energia, Edison Lobão, fizeram com que o estado conseguisse a garantia da permanência da Petrobras no porto paraibano.
O ministro Edson Lobão afirmou no encontro com os senadores e deputados paraibanos que eles não precisam se preocupar porque o terminal vai continuar sendo da Paraíba. “Ele disse que se não puder colocar mais, tirar é que não vai fazer. Essas foram as palavras do ministro assegurando que o posto da Petrobrás vai permanecer no Porto de Cabedelo”, destacou. Antes do encontro com o ministro Edson Lobão, os deputados paraibanos estiveram nessa segunda-feira (05) com o presidente da Transpetro José Sérgio de Oliveira Machado, que na ocasião já havia sinalizado pela manutenção do terminal em Cabedelo.
De acordo com levantamento feito pela prefeitura de Cabedelo, a retirada do posto da Petrobrás do Porto local iria gerar um prejuízo de mais de R$ 1,3 bilhão. Significaria uma perda de mais de R$ 108 milhões por mês, conforme está previsto na movimentação da empresa para o ano de 2014. Esse valor corresponde apenas ao adicionado, ou seja, ao movimentado pela Petrobrás. Isso quer dizer que o prejuízo financeiro poderia ser ainda maior tendo em vista que a presença do posto em Cabedelo gera a movimentação de outras empresas.

13º BPM ganha novos soldados para reforçar policiamento na região...

O 13º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Itaporanga, recebeu, na manhã desta quarta-feira (07), sete novos soldados recém-formados que atuarão no reforço da segurança público na região do Vale do Piancó. Os novos PMs foram apresentados pelo segundo sargento Jeânio, no auditório da Unidade Militar, ao capitão Furtado, comandante da 1ª Cia/Itaporanga.
Como o major Jurandir Pereira, comandante do 13º BPM, está em João Pessoa para tratamento de saúde os novos soldados receberão suas diretrizes e designações para seus respectivos locais trabalho, até o fim desta semana quando do retorno do comandante. Os novos soldados vão garantir um aumento do número de rondas e abordagens, além de desenvolverem um reforço na segurança realizada pela Polícia Militar na região. 
Durante a apresentação, o capitão Furtado deu boas-vindas à Itaporanga e ao 13º BPM enfatizando que eles procurem atuar com guarra, determinação e correção. Lembrou também que eles estão ingressando na corporação num momento bom em relação à estruturação de frota e armamentos. "Vocês vão trabalhar com veículos e armamentos recém adquiridos, por isso, procurem trabalhar com dedicação e de nossa parte terá sempre o respeito e apoio", disse o oficial.
Tanto o segundo sargento Jeânio, militar ostensivo de rua, como o sargento Aguinaldo, este responsável pela escala, saudaram os novos companheiros e alertaram para o compromisso e a missão que estão assumindo com o cidadão. "Abracem a causa que vocês optaram por ela, atuando de maneira correta não se omitindo na prestação do serviço", disse o sargento Aguinaldo.
"Estou há 27 anos na corporação e digo à vocês que aqui somos uma família e trabalhamos em união pra servir à população", frisou o segundo sargento Jeânio, feliz no particular por ver dentre os novos soldados um filho: o soldado Guthierz. Os novos soldados foram enviados ao 13º BPM pelo coronel Almeida, comandante do II Comando Regional da Polícia Militar.
Os novos soldados são: soldado Souto [natural de São Mamede], soldado Jimmy Felipe [natural de Imaculada], soldado Francicleudo [natural de João Pessoa], soldado Jaquivaldo [natural de Patos], soldado Guthierz [natural de Itaporanga], soldado Deine [natural de Piancó] e soldado Macedo [natural de Olho D'água].
O quadro de oficiais do 13º BPM é composto por: 1 Tenente Coronel [área da saúde], 2 Majores [comandante e sub-comandante da Unidade], 4 Capitãs, 3 Tenentes da ativa e 1 Tenente da reserva [que atua na parte administrativa].  Clique nas imagens para ampliá-las

Sargento Jeânio feliz e orgulhoso ao apresentar o filho Guthierz como novo soldado do 13º BPM para servir e proteger a sociedade

Há 27 anos nas fileiras da Briosa Polícia Militar da Paraíba o segundo sargento Jeânio, que fez parte da primeira turma de militares formados em Itaporanga, não escondia a emoção e a felicidade na manhã desta quarta-feira (07) ao apresentar o seu filho Guthierz dentre o grupo de novos soldados recém-formados e que começam suas respectivas carreiras militares no 13º BPM de Itaporanga.
Jeânio revelou ao Blog, na oportunidade, que "é uma satisfação imensa pra mim ele ter escolhido a mesma profissão. Um orgulho muito grande. Lembro que quando o peguei ao nascer a primeira coisa que perguntei era se ele iria seguir nessa profissão. E hoje estou tendo o privilégio dado por Deus de ter meu filho servindo ao cidadão junto comigo, como integrante da Polícia Militar", comentou o sargento.
E o soldado Guthierz sempre viu na profissão do pai uma referência e não perdeu tempo ao se inscrever no concurso público, dedicar-se aos estudos, ser aprovado e hoje está na Briosa. O sargento Jeânio sempre desempenhou o trabalho operacional nas ruas, ajudando pessoas ou combatendo crimes. Seu caráter, sua correção e dedicação à missão que abraçou, hoje, começam a ser seguidas pelo filho na carreira profissional já que na vida sempre teve um pai dedicado e amigo, para seguir como exemplo de ser humano. 
"Não podia estar vivendo um momento mais que especial, depois do seu nascimento, que não este. Sinto um orgulho imenso em ver que ele se tornou um policial assim como eu. É uma profissão arriscada, mas muito gratificante. Sabemos que não podemos mudar o mundo, mas tanto com trabalho de prevenção ou de repressão, conseguimos ajudar muita gente", disse Jeânio.
"tenho certeza de que meu filho será um bom policial, dedicado com a função em servir e proteger a sociedade. O meu sonho tornou-se o sonho dele e o sonho dele se tornou o meu sonho", concluiu o militar.

PM prende engenheiro agrônomo e agricultor por porte ilegal de armas em Conceição, e jovem por furto à loja nesta madruga em Itaporanga...

Duas ocorrências policiais foram registradas de ontem pra hoje pelo 13º BPM de Itaporanga. Na primeira, um engenheiro agrônomo e um agricultor foram presos por porte ilegal de armas no município de Conceição, fato ocorrido no final da tarde de ontem (6). Já na madrugada desta quarta-feira (7), um jovem de 18 anos foi preso por furto em estabelecimento comercial no centro de Itaporanga.
Leia as duas matérias na íntegra no Portal ASN

Fato novo: Advogado principal do PSDB Nacional já admite elegibilidade de Cássio em 2014...

Esta quarta-feira (7) começa com um fato novo na política estadual. É que o advogado Eduardo Alckmin, principal representante do Jurídico do PSDB Nacional, deixou escapar ontem, em Brasília, que tem se animado com jurisprudências de decisões do Tribunal Superior Eleitoral, sobretudo num caso registrado no estado do Maranhão considerado por ele com mesmo teor do senador Cássio Cunha Lima, cujo resultado dá elegibilidade ao parlamentar, caso queira ser candidato em 2014.
Fontes ligadas ao PSDB Nacional disseram que Alckmin já não tem mais dúvida da elegibilidade do senador paraibano. Segundo as fontes, Alckmin inclusive teria manifestado essa opinião ao líder do PSDB paraibano. Ontem, lideranças municipais da Paraíba saíram do gabinete do senador seguros de que não há mais impedimento para uma hipótese não assumida ainda por Cássio.
Em Brasília, novo agrupamento de políticos paraibanos esteve com o senador manifestando dificuldades em manter o voto ao governador Ricardo Coutinho (PSB), caso Cássio resolva apoiar o líder do PSB à reeleição. "Não posso negar minha admiração pelo senador, mesmo já disse a ele que não teria condições de apoiar a reeleição do governador", revelou um prefeito pedindo para não ser identificado temendo represálias. (com wscom)

Presidente do Conselho Tutelar de Itaporanga fala no PB Notícias sobre diversos assuntos e diz que autoridades precisam buscar juntas solução pra grupo de menores inflatores que tem aterrorizado a cidade

Durante entrevista ao PB Notícias, desta terça-feira (6), o presidente do Conselho Tutelar de Itaporanga Ildemarcos Alventino Frade discorreu sobre diversos temas que foram abordados pelos âncoras e pela população, participando através do telefone. Claro que o assunto de maior interesse da população se referiu a busca de solução para um grupo de adolescentes que tem aterrorizado a cidade.
Essa turma, em torno de cinco meninos, tem arrombado casas, prédios públicos [o caso mais recentes aconteceu neste fim de semana com o roubo de vários objetos do Peti], e tentativa de homicídios, a exemplo, do caso em que um idoso de 67 anos foi torturado com saco plástico colocado na cabeça e quase veio à óbito. ocorrido semanas atrás. Diante disso, a população clama que as autoridades do município busquem urgentemente uma solução pra esses menores.
"Infelizmente o que agente pode fazer temos feito, levamos o caso à delegacia, mas a lei não permite que eles sejam presos. Sem falar que temos que esperar quase um ano para que a justiça autorize internação, devido a falta de vagas nas casas de acolhida em João Pessoa. Embora o Promotor de Justiça já esteja sabendo dessa situação e ele mesmo pede que a população denuncie os casos à polícia para se embasar melhor e pedir a internação", disse Ildemarcos.
Para Marquinhos, como é mais conhecido, o Vale do Piancó tem condições de ter uma casa de acolhida justamente para acolher menores infratores desse porte. "Mas falta interesse e vontade dos gestores. Anos atrás Dr. Eduardo [promotor de Justiça] até tentou articular junto aos prefeitos da região. Mas falta interesse em resolver a questão", frisou. Falando sobre o roubo de equipamentos e alimentos do Peti, registrado este final de semana, ele questiona também a responsabilidade dos vigias do prédio.
Com relação à exploração sexual na cidade, o conselheiro afirmou que apesar das denúncias terem tido uma diminuição os casos continuam a ocorrer. "O problema é que as pessoas se omitem em denunciar por medo de ter seus nomes revelados. O que não acontece. É só fazer uma denúncia anônima", pontua. Marquinhos diz que atualmente o maior tráfico com relação à crianças e adolescentes não é drogas, mas na pornografia e acata sugestão do programa para desenvolver um trabalho em cima das lan houses da cidade.
"Interessante porque não havíamos ainda feito um trabalho nesse sentido e, agora, iremos preparar uma ação em cima dessas lan houses para saber como as crianças estão utilizando a internet, por exemplo", disse. Marquinhos reclamou que há uma dificuldade no trabalho por conta da constante falta de delegado em Itaporanga. "Ontem mesmo levamos uma ocorrência e quando chegamos lá não tinha delegado e aí agente tem de deixar o caso pro dia seguinte e ficamos a espera de um", queixa-se.
"O Conselho tem feito um grande trabalho em Itaporanga. Agente vinha com uma dificuldade também com as substituições de promotores, mas chegou um agora que deve ficar por aqui. Recebemos muitas denúncias e sabemos que aonde há fumaça há fogo. Mas, é importante que as autoridades em geral busquem juntas uma solução pra casos extremos como o desse grupo de menores infratores que tem aterrorizado a cidade. Muito embora saibamos que o problema começa em casa por falta de estrutura familiar", afirma.
Marquinhos diz que o Conselho Tutelar tem recebido total apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e de órgãos, à exemplo, do Creas mas lembra que é preciso promover capacitação para os demais integrantes, que são novatos. "Eu já participei de várias em João Pessoa, Recife, etc, mas meus outros quatro colegas são novatos e ainda não participaram de nenhuma. É importante que seja promovida capacitação para reciclá-los. Vou pedir à secretária Naura que providencie a confecção de panfletos sobre a atuação do Conselho para serem distribuídos à população, inclusive, com telefone para denúncias", disse
Ao concluir, Marquinhos lamentou o fato de algumas escolas da cidade ainda não terem dado o sinal verde para a realização de palestras, com alunos e professores. "O que é lamentável pois até o momento apenas uma, de cinco que procuramos meses atrás, nos autorizou a fazer uma palestra para falar sobre nosso trabalho", afirmou. Além de Marquinhos, o Conselho Tutelar de Itaporanga é composto pelos conselheiros Etânia Ferreira, Maria Sinelândia, Damiana Rufino e Welton Queiroz.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Deputado Hugo Motta anuncia R$ 500 mil para perfuração de 18 poços em Coremas, mas quantia daria pra perfurar cerca de 100...

O deputado federal Hugo Motta (PMDB) anuncia destinação de R$ 500 mil para perfuração de 18 poços artesianos no município de Coremas. O anúncio foi feito ao prefeito e vice-prefeito, respectivamente, Antônio Lopes (PSDB) e Lucrenato Júnior (PMDB). De acordo com o prefeito as comunidades rurais a serem beneficiadas são: Mãe D'água, Riacho Seco, Boa Esperança, Catolé, Riacho do Boi, dentre outras.
O que chama a atenção é o montante de recursos destinados para a pequena quantidade de poços. Visto que a perfuração de um poço custa [na média] R$ 5 mil o valor anunciado daria para perfurar cerca de 100 poços. Muito acima dos 18 anunciados na nota distribuída pela assessoria.
Leia a matéria completa no Portal ASN

Escola Normal Professor Francelino de Alencar Neves promove curso de Ecopedagogia em Itaporanga

Professores da Escola Normal Professor Francelino de Alencar Neves com o apoio valioso da sua Direção estão promovendo um mega evento sobre Ecopedagogia em Itaporanga. O mesmo teve início no dia 19 de julho e tem como público-alo professores e estudantes das redes estadual e municipal de ensino. o curso é dividido em cinco etapas, sendo cada uma com carga horária mínima de 8 horas.
O evento está sendo conduzido mensalmente. os participantes receberão um certificado com carga horária de 40 horas. os docentes responsáveis pelas capacitações são professores de universidades públicas e privadas, técnicos de empresas de pesquisa, estudantes de pós-graduação (mestrada e doutorado) e estudantes de graduação. 
Os temas abordados são: Educação do campo, aplicação de estudos em ciências ambientais, conversão agroecológica, ensino em educação ambiental, bioinformática a ecopedagogia, conservação de recursos genéticos, oficinais sobre aproveitamento de resíduos sólidos nas escolas.
O primeiro mini-curso foi ministrado pelo Engenheiro Agrônomo Luiz Leonardo Ferreira [Doutorando pela UFERSA-Mossoró-RN], sobre hortas orgânicas como ferramentas para conscientização ambiental. A Secretaria da Educação de Itaporanga, através da secretária Zilene Gonçalves, o Governo do Estado e a Papelaria Inovapel tem apoiado a iniciativa. 
Para as próximas etapas o evento também contará com mais apoios, especialmente da iniciativa privada do município, que sempre tem colaborado para execução de ações desta natureza, realziadas na Escola Normal. A próxima etapa ocorre no dia 30 deste mês e o curso também terá aulas práticas, que ocorrerão em Itaporanga e na UFERSA de Mossoró-RN.

Relembre o dia em que o vereador piancoense Pádua Leite ‘peitou’ RC: “se eu fosse governador, teria palavra, diferente do senhor”.

O jornalista Carlos Magno publicou matéria nesta terça-feira (6), em seu Blog, relembrando participação do vereador piancoense Pádua Leite (PT) na plenário do OD realizada em Itaporanga, no início de junho passado, quando peitou o governador Ricardo Coutinho (PSB) sentado à mesa dos trabalhos rodeado por seu secretariado. O quiproquó entre Pádua e Ricardo, em verdade, foi iniciado ainda na parte da tarde na residência do prefeito Sales Lima (DEM).
Carlos Magno começa o texto assim: "Que muitos criticam o governador Ricardo Coutinho (PSB) por seus atos e palavras, disso todos os paraibanos sabem. Mas poucos fazem como o vereador Pádua Leite(PT), de Piancó, que teve a coragem de dizer, cara a cara, o que pensa do governador. E disse não porque quis ser desrespeitoso. Mas porque foi provocado pelo próprio governador".
Quando visitava o prefeito Sales Lima, na parte da tarde daquele dia, o governador fala aos presentes (foto abaixo)- a exemplo do próprio vereador que ao lado dos colegas da base ladeavam as cadeiras do prefeito e do governador - informalmente sobre suas pretensões para a região. 
Segue o texto: "De repente, Pádua ( de camisa preta) tomou a iniciativa de pedir a palavra. Ele se dirigiu ao governador e o questionou sobre a promessa de campanha de Ricardo Coutinho de implantar um campus da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB em Piancó. Na frente de todos, o seguinte diálogo foi travado:
Vereador Pádua Leite – Governador, me dê notícias sobre a UEPB em Piancó.
Governador Ricardo Coutinho – Em Piancó não. No Vale do Piancó.
Vereador Pádua Leite – No Vale não, governador. Em 2010, na campanha, o senhor subiu no palanque aqui na cidade e, durante comício, prometeu que a universidade seria instalada aqui em Piancó. Em 2012, na eleição municipal, o senhor veio aqui de novo e prometeu a mesma coisa. O senhor mudou de discurso porque sua candidata a prefeita aqui em Piancó perdeu a eleição? (Pádua se referia a Neguinha, do PSB, derrotada na eleição de 2012)
Ricardo Coutinho – Se você quiser, amigo, se candidate a governador e implante a universidade em Piancó.
Antes que Pádua pudesse esboçar reação diante de tão inesperada resposta, a turma tratou de evitar que o diálogo se prolongasse, anunciando o almoço. A resposta do governador foi uma prova de que ele não gosta, realmente, de ser contrariado. Poderia ter tergiversado, desconversado, mudado de assunto. Mas não. Preferiu uma resposta ríspida e sem nexo. Mas o vereador não se deu por vencido. O melhor, ele preparou para a noite...
Veio a audiência do Orçamento Democrático. E, se tem o nome de ‘democrático’, os organizadores não poderiam negar a palavra ao vereador. Ele pediu, esperou sua vez e iniciou a fala:
“Quero dizer a Vossa Excelência, governador Ricardo Coutinho e aos demais presentes a essa plenária, que eu vou acatar a sugestão que o senhor me deu hoje à tarde, na casa do prefeito, de ser candidato a governador. Vou acatar porque quero prometer e cumprir. Porque se eu fosse governador, teria palavra, diferente do senhor. Quero me candidatar a governador para, quando eu subir num palanque e prometer, não esquecer o que prometi.”, disse o parlamentar.
E falou mais: “Quero dizer também, governador, que o povo do Vale do Piancó está cansado das suas promessas. Esse Orçamento Democrático, até agora, não gerou nada de positivo para o povo do Vale. Já estamos no terceiro ano de seu governo e todas as demandas, como vocês dizem; ou promessas, como o povo daqui diz, até agora não foram cumpridas”.
E começou a citar: “cadê o campus da UEPB? Cadê o núcleo da Unidade de Medicina Legal? Cadê a sede do Corpo de Bombeiros? Cadê a UTI prometida para o hospital de Piancó? Digo, sem medo de errar, que o Orçamento Democrático do Vale não vale nada”.
E emendou: “eu sempre falo pras pessoas, governador, sobre a ‘via crucis’ que um morador de uma das vinte cidades do Vale do Piancó tem que sofrer, se por acaso ele for vítima de um acidente automobilístico. Se ele ficar preso às ferragens, tem que esperar de duas a três horas por uma guarnição do Corpo de Bombeiros que vem de Patos; depois disso, se o estado for grave tem que esperar uma ambulância do SAMU e ir para Patos ou Campina Grande, porque aqui não tem UTI. Em Patos, geralmente o hospital está lotado, porque tem que receber pacientes de todo o Sertão. Aí, ele vai pra Campina Grande. Lá, muitas vezes, também é difícil, aí tem que ir par João Pessoa. Por outro lado, se ele morrer no acidente, a família vai demorar a velar o corpo, porque aqui não tem UML, só em Campina Grande. Quando o velório começar, já é hora de enterrar, não dá nem para prestar as homenagens”.
A esta altura, toda a plateia presente fazia um silêncio sepulcral, ouvindo atentamente o desabafo do vereador. Pádua Leite finalizou com a sentença final: “o Vale do Piancó deveria ter vergonha na cara para aguentar um governador que acha que, dando esmolas, convence a todo nós”. Foi aplaudido. De pé. Desta vez, não teve tréplica". (com Carlos Magno)

Seca prejudica o cultivo do arroz vermelho no Vale do Piancó, destaca reportagem do Globo Rural...

Muito consumido pelo sertanejo, o arroz vermelho é o principal ingrediente do rubacão, como é conhecido o prato 'baião de dois' na Paraíba. No município de Santana dos Garrotes o grão é a base da economia. Segundo a Emater, a Paraíba é o estado que mais produz arroz vermelho no Brasil. Só o ano passado, mesmo com a seca, foram 400 toneladas. O grão também é conhecido como arroz da terra e em todo o Vale do Piancó, que reúne 21 municípios, cerca de dois mil produtores cultivam esse tipo de arroz.
Click aqui e assista a reportagem!
Leia a matéria completa no Portal ASN

Prefeitura de Cajazeiras anuncia processo seletivo para contratação de 30 assistentes sociais ...

A secretária de Cidadania e Promoção Social de Cajazeiras, Léa Silva concedeu entrevista nesta terça-feira (06) a TV Diário do Sertão onde, em nome da prefeita Denise Albuquerque (PSB) anunciou o Processo Seletivo que será realizado para a contratação de 30 assistentes sociais no município de Cajazeiras. De acordo com Léa, o edital já está sendo elaborado junto a Procuradoria Geral do município e deve estar sendo divulgado ainda esta semana. "A prefeita Denise tem pressa em realizar esse Seletivo", disse.
Leia a matéria completa no Portal ASN

TJ publica aposentadoria de Serpa e vaga deve ser preenchida pelo MP

foto
Foi publicada nesta terça-feira (6), no Diário do Tribunal de Justiça da Paraíba , a aposentadoria do desembargador José Di Lorenzo Serpa. A vaga aberta por ele deve ser preenchida por um indicado pelo Ministério Público da Paraíba.
A aposentadoria de Serpa ocorreu de forma compulsória em função da sua idade. Na mesma edição do Diário do Tribunal de Justiça foi publicada uma outra portaria que prorroga a permanência do juiz Aluízio Bezerra na corte. O magistrado ficará atuando como convocado até a escolha do novo desembargador.
O substituto de José Di Lorenza Serpa será indicado pelo Ministério Público. O Conselho Superior do órgão definirá uma lista sêxtupla e encaminhará os nomes ao Tribunal de Justiça. A corte, por sua vez, limitará a escolha à uma lista tríplice que será encaminhada ao governador, a quem caberá a escolha do novo desembargador.

Ensaio fotográfico de Humberto Filho estreia espaço no Portal ASN...

Assim como os ensaios fotográficos femininos, exibidos no espaço das Garotas ASN, estão fazendo sucesso entre os homens, agora são elas que serão presenteadas pelo Portal ASN com um espaço destinado a um ensaio masculino. Possível depois da imensa cobranças que a redação do portal recebeu dos internautas. Diante disso, foi criado o espaço Garoto ASN que já inicia com mais uma caprichada do 'mago' em fotografia, Felipe Tállyson.
O modelo Humberto Filho, universitário que estreia o espaço, protagonizou o ensaio que está fazendo sucesso, numa produção de Felipe. Bem verdade, que houve demora de alguns dias para a exibição, ocasionado por conta de ajustes no layout do site, mas está aí o resumo do trabalho. (Clique nas imagens para ampliá-las)
O resultado completo você pode conferir acessando o Portal ASN