sábado, 11 de outubro de 2014

Ricardo volta à estrada e visita hoje cidades do Vale do Piancó e Sertão...

O governador Ricardo Coutinho (PSB), candidato à reeleição, que saiu derrotado no primeiro turno, intensifica sua campanha neste sábado (11), visitando cidades do Sertão e Vale do Piancó. Acompanhando de deputados eleitos e de lideranças locais, o socialista participa de carreatas, caminhadas e comícios.
A agenda começa logo cedo. Por volta das 9h, Ricardo realiza comício na feira de Conceição, localizada na Rua Presidente João Pessoa. Às 10h20, ele participa caminhada e ato público no Calçadão Afonso Kerly, no município de Ibiara. A partir das 11h10, o candidato da ‘Força do Trabalho’ realiza caminhada e ato público na Avenida Prefeita Dionísio, em Diamante.
Em seguida, Ricardo e comitiva seguem para Boa Ventura, onde o candidato socialista faz caminhada e ato público na Praça Diocleciano Pinto. No início da tarde, por volta das 13h, será a vez da cidade de São José de Caiana, com a realização de caminhada com ato público na Rua Prefeito Anatalício Lopes. Às 13h50, está previsto ato público em Serra Grande, na Praça Padre Cícero. 
De Serra Grande, Ricardo segue para Itaporanga, onde está programada caminhada e ato público na Avenida Getúlio Vargas, às 15h. Por volta das 16h30, o governador vai a Piancó para realizar caminhada e ato público na Rua Prefeito Gil Galdino. No final da tarde, a comitiva liderada por Ricardo se desloca para Olho D´água para caminhada e ato público na Praça Antônio Avelino.
Já noite, por volta das 18h10, Ricardo realiza caminhada e ato público em Catingueira, na Rua do Canal, e às 19h, repete as atividades na Rua José Nunes, em Santa Terezinha. A agenda da campanha deste sábado será encerrada com um comício na Rua Bousset Wanderley, em Patos, às 20h.

Após enxurrada de ações do MP contra o prefeito de Itaporanga, vereador cobra responsabilidade dos seus pares para com a população: "Já está na hora dessa casa tomar uma posição por que ninguém é cego para não ver que estão surrupiando o patrimônio público..."

Continua rendendo muito em Itaporanga a enxurrada de ações por improbidade administrativa elaborada pelo Grupo Especial de Atuação na Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (Geapp), na Promotoria de Itaporanga, esta semana, contra o prefeito Audiberg Alves (PTB). O gestor faz uma das piores administrações de todo estado repleta de denúncias de malversação do dinheiro público, enriquecimento ilícito, superfaturamento em compras, fraudes em licitações, dentre outras mazelas que tem enlameado o nome da cidade.
A população mais uma vez encontra-se chocada com a situação. E o assunto, claro, ganhou destaque na sessão de anteontem da Câmara Municipal. O vereador Ricardo Pinto (PSDB), um dos poucos que tem realmente defendido os interesses da população, chamou a atenção para a gravidade que o caso requer e lembrou, da tribuna, que sempre que faz alguma denúncia na Casa cobrou explicações das mesmas ao prefeito, que continua fugindo do assunto e não assumindo suas responsabilidades. 
"Como é de conhecimento de toda população e não é de hoje, que venho através de ofícios e na grande maioria das vezes que venho nesta tribuna defender os direitos do cidadão e em especial para o que foi eleito... venho pedir e até humilhar-me ao senhor prefeito explicações para a população do que está sendo feito com o dinheiro público de Itaporanga, já que não faz nada no nosso município", comentou o vereador.
"A saúde continua um desastre, na educação nem se fala e em todos os órgãos do município só vemos licitações com vários indícios gravíssimos de fraudes, de superfaturamento, cheios de familiares, de enriquecimento ilícito de parentes e do próprio gestor. São licitações com cartas marcadas, diárias que não sabemos pra que foi, dentre outros absurdos e esta Casa nunca recebeu nenhuma resposta do prefeito, esnobada por ele que já foi vereador no passado", criticou. 
Ricardo foi direito na ferida e cobrou decência do prefeito para encarar a população e admitir que seu governo é um desastre. "Imagine a população como se sente vendo as maracutaias que existem nessa malograda gestão. O povo quer explicações, senhor prefeito. Depositou sua confiança numa pessoa que se diz 'honesto', com vários cursos, mestrado, etc, e assim tem enganado uma população inteira como vem fazendo", disse. 
O vereador reportou as ações de improbidade administrativas elaboradas pelo grupo especial de promotores, na Promotoria local, e pontuo que agora Audiberg começa a responder pelos seus desmandos, pois encontrou a quem dar explicações já que não respeita o povo de Itaporanga. "Agora, o senhor prefeito encontrou a quem dá explicações, por que o senhor Audiberg é alvo de várias ações feita pelo Ministério Público da Paraíba, a quem quero dar meus parabéns".
Ricardo, então, chamou mais uma vez a responsabilidade de seus pares: "Já está na hora dessa Casa, dos colegas vereadores, tomar uma posição e dizer a população para quê fomos eleitos. Por que ninguém é cego para não ver que o patrimônio do município está sendo surrupiado", pontuou. Ele concluiu sua fala pedindo aos vereadores que analisem a possibilidade de afastamento do prefeito do cargo, para se investigar o destroço que está acontecendo no município.
"Nesses termos se faz necessário pedir o afastamento imediato do prefeito por no mínimo 120 dias, para investigação de tantas denúncias a a falta de compromisso com esta Casa e, em particular, com a população que é quem mais sofre. Peço mais uma vez aos senhores que não deixem Itaporanga se afundar mais ainda...", concluiu. 

Deputado Antônio Mineral conseguiu a adesão de vários vereadores...

O deputado estadual Antônio Mineral (PSDB) conseguiu adesão de vereadores de vários municípios que, agora, no segundo turno irão trabalhar incansavelmente para garantir mais uma vitória ao senador Cássio Cunha Lima (PSDB). À exemplo de: Wanderley [de Juru]; Marcel e Dorinha [de Juazeirinho] Pitomba e araquem [ de Areia de Baraúnas] e o vereador Fernando Jucá (PT de Patos), também decidiu aderir ao tucano. 
 
  

Cássio reúne lideranças do Compartimento da Borborema e conclama os paraibanos dar uma nova vitória à Cássio...

Lideranças políticas do Compartimento da Borborema, Curimataú, Brejo e Cariri se reuniram com o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) na tarde desta sexta-feira (10), no Hotel Garden, em Campina Grande. Deputados, prefeitos, vereadores e lideranças se fizeram presentes à reunião no Garden. Pela manhã, Cássio fez encontro com lideranças do Sertão. 
Cássio começou a reunião denunciando que o governo está criando uma onda de boatos com o objetivo de confundir o eleitorado dizendo que estão conseguindo adesões. “Eles anunciaram a adesão de Galego Sousa, eleito deputado. É mentira. Galego Sousa está conosco. Esse filme, essas mentiras a gente já viu”, disse.
O senador lembrou que teve uma vitória maiúscula enfrentando as máquinas do Estado e da Prefeitura de João Pessoa, em defesa da candidatura do atual governador. “Mas eles perderam a eleição e ficam criando boatos, como se estivessem vencidos. Nós vencemos o primeiro turno e vamos vencer de novo porque estamos com a nossa base intacta”, garantiu.
 
Cássio fala para lideranças de todo o Sertão; Zé Alencar {ex-prefeito de Santana dos Garrotes] se fez presente no encontro tal como a ex-prefeita Flavia Galdino (Piancó).
Ele garantiu que vai ampliar sua vitória em Campina Grande e na região polarizada pela cidade e isso vai garantir a sua vitória no segundo turno das eleições. “O nosso desafio é manter a base intacta e ampliar as adesões”, disse.
Segundo o senador, no primeiro turno o eleitorado se dividiu entre os candidatos da chapa majoritária e os candidatos proporcionais. “Agora no segundo turno as atenções vão se dividir apenas entre os que disputam o governo e à Presidência da República”, atentou.

Prefeito de Emas é outro a desmentir RC, sobre adesão, e reafirma apoio à Cássio...

Prefeito de Emas, José William Segundo Madruga (PMDB), reforça o time de gestores municipais que vêm a público desmentir adesão ao governador Ricardo Coutinho (PSB), candidato à reeleição. William esteve com Cássio, nesta quinta-feira, 9, e garantiu manter o total apoio ao tucano neste segundo turno.
No primeiro turno, com apoio de William Madruga, Cássio obteve 1.643 votos em Emas (78,35%). O candidato à reeleição, Ricardo Coutinho, só conquistou 372 votos - ou 17%. Para este segundo turno, segundo garantiu o prefeito de Emas, o empenho em torno do nome de Cássio será ainda maior e a perspectiva é de que esse percentual

Ex-prefeito de Riacho dos Cavalos é mais um a desmentir Ricardo, sobre adesão, e reafirma apoio à Cássio...

Ex-prefeito de Riacho dos Cavalos, Sebastião Pereira (Capuchinho) é mais uma liderança de peso no Sertão e da região polarizada por Catolé do Rocha a confirmar seu apoio ao senador Cássio Cunha Lima (PSDB).
Capuchinho ( de camisa verde) reafirmou sua posição de, neste segundo turno, independente das pressões que vem recebendo por parte da coligação governista para aderir à reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB), se manter firme em torno de Cássio, até porque vê nele o líder político capaz de levar a Paraíba a um novo momento de crescimento, com parceria com o governo federal.
Também apoiando Aécio Neves para a Presidência da República, o ex-prefeito de Riacho dos Cavalos acredita que não será a "máquina de mentiras" financiada pelo Governo do Estado quer desestabilizará a campanha de Cássio em todo o Estado, já que dezenas de lideranças já tratam de desmentir categoricamente as informações disseminadas a respeito da adesões à candidatura governista.

Deputados do PMDB anunciam apoio à Cássio e disparam críticas contra RC: "É preciso ter vergonha na cara. Não podemos negar nosso passado recente que é de oposição...", disse Trócolli Júnior.

O deputado federal Manoel Júnior e os deputados estaduais Trócolli Júnior, Olenka Maranhão e Márcio Roberto, ambos do PMDB, anunciaram, ontem (10), na Fundação Ulysses Guimarães, em João Pessoa, o apoio à candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB). Os deputados divergiram do posicionamento da executiva estadual do PMDB por achar mais coerente seguir a candidatura tucana e se contrapor à reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB).
Considerado pelo grupo rebelde um “ditador e perseguidor do povo” o governador foi duramente criticado pelo PMDB por quatro anos e foi impiedoso com os servidores públicos do estado, segundo Manoel Júnior, presidente do Diretório Municipal da legenda em João Pessoa. O senador eleito José Maranhão, presidente estadual do PMDB, proibiu que os deputados usassem a sede do partido para coletiva em que anunciariam o apoio à Cássio. O que acabou acontecendo na Fundação Ulysses Guimarães, em João Pessoa.
Segundo o deputado federal, a grande maioria dos peemedebistas não entendeu como foi que meia dúzia de pessoas, sem escutar ninguém do partido, toma a posição de apoiar o atual governador que se pinta de vestal quando a corrupção é grande dentro de sua administração. Mais de 200 vereadores, 38 prefeitos e dezenas de vice-prefeitos não concordaram com a decisão da direção do PMDB de apoiar Ricardo Coutinho (PSB) e confirmaram apoio à candidatura de Cássio.
“Nós não podemos negar o nosso passado recente que é de oposição a um governo que empobreceu a Paraíba, que piorou os números da Saúde, Educação e Segurança; que fechou escolas e, principalmente, é um governo que não dialoga e que precisa explicar o mal feito com recursos públicos. São vários processos de corrupção e de malversação de recursos públicos que o atual governo vai ter que explicar”, denunciou Manoel Júnior.
Para o deputado Trócolli Júnior, a decisão do grupo é irrevogável, uma vez, que o que se quer é dar um basta no caos que se encontra no Estado, que infelizmente tem aparecido no cenário nacional apenas sob escândalos. “Mas nós não somos sonhadores. Somos idealistas que acreditam que o bem sempre vence, e acreditamos, principalmente, que a Paraíba merece mudar, que precisa de paz e afetividade e a candidatura que representa tudo isso é a de Cássio”, destacou.
Trocolli Júnior (PMDB), foi o primeiro a se pronunciar e reafirmou críticas ao governo do estado, dizendo que “É preciso ter vergonha na cara”. “Essa ala do PMDB que está com Cássio quer dar um basta a esse governo. A Paraíba quer dar um basta!”, disse Trocolli. “Estão derramando dinheiro, comprando lideranças, mas isso não vai prevalecer”, complementou.
Manoel Júnior se pronunciou em seguida, pontuando afirmações de traição. “Fomos traído miseravelmente por Ricardo em 2006, 2008 E 2010. Nosso passado recente é de oposição ao atual governo que piorou a Saúde, a Educação e a Segurança e que tem vários casos de oposição”, citou Manoel. O vice-líder do PMDB na Câmara dos Deputados afirmou que não foi consultado sobre a decisão de apoio a Ricardo Coutinho. 
Já para o deputado Márcio Roberto, que apoiou já em suas bases o candidato a governador tucano, no Sertão, o fato é que o PMDB precisa se reencontrar com seu próprio discurso de oposição e coerência. “E nesse momento, Cássio Cunha Lima é quem melhor representa esse sentimento do povo da Paraíba, que rejeitou nas urnas o atual projeto administrativo para o Estado”, resumiu Márcio Roberto.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Ex-prefeito de Cubati é mais um a desmentir Ricardo Coutinho, sobre adesão, e reafirma apoio a Cássio neste segundo turno...

Ex-prefeito de Cubati, Naldo Vieira (de óculos na foto ao lado) fez questão de gravar um vídeo para as redes sociais, nesta sexta-feira, 10, com dois objetivos: reafirmar categoricamente que continua apoiando o candidato a governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e desmentir, com ênfase, onda de boatos espalhada pela coligação do governador Ricardo Coutinho.
No vídeo, que foi rapidamente divulgado em todas as redes sociais do ex-prefeito, Naldo Vieira, num pronunciamento curto, não deixa dúvidas sobre sua opção também para este segundo turno: - Amigos e amigas de Cubati, quero mais uma vez reafirmar o nosso apoio à candidatura de Cássio para Governador, acabando assim com as especulações mentirosas e caluniosas de nossos adversários. É 45 pra vencer, também, no segundo turno!", disse o ex-prefeito.

Vereador de João Pessoa, Djanilson da Fonseca, cuja esposa teve quase 45 mil votos para o Senado, anuncia adesão à candidatura de Cássio...

Direto de Patos - O vereador Djanilson Alves de Fonseca (PPS), de João Pessoa,  anunciou apoio, na manhã desta sexta-feira, 10, ao candidato a governador Cássio Cunha Lima (PSDB), da Coligação A Vontade do Povo, neste segundo turno. Em entrevista à imprensa,  “Faca Cega”, como é popularmente conhecido, disse que tomou a decisão com base num processo natural de coerência partidária.
“No primeiro turno, com minha esposa (Leila) candidata a senadora na chapa do Major Fábio (PROS), não tinha como votar em Cássio, por uma questão de ética. Mas agora, sinto-me plenamente à vontade para adotar essa opção, que considero a melhor para a Paraíba neste momento”, destacou o vereador. A professora Leila obteve 44.627 mil votos para o Senado.
De acordo com Djanilson “Faca Cega” (na foto acima, ao lado da esposa), sua decisão partidária encontra ambiência natural dentro do próprio PPS, que tem nomes de peso como o do vice-prefeito Nonato Bandeira e dos vereadores Bruno Farias e Marco Antonio, líder do prefeito na capital.

Deputado eleito Galego Souza e prefeitos de Emas e Mogeiro desmentem Ricardo Coutinho, negando adesão, e reafirmam apoio a Cássio...

Direto de Patos - O prefeito de Emas, Segundo Madruga (PMDB), negou boatos de que teria aderido à campanha do governador e candidato à reeleição Ricardo Coutinho (PSB)  e reiterou seu apoio à candidatura do senador e candidato a governador Cássio Cunha Lima (PSDB).
O mesmo posicionamento teve o prefeito de Mogeiro, Antônio Ferreira (PR), que negou qualquer manifestação em prol da campanha socialista. Ele confirmou que se mantém na base aliada do tucano.
O deputado estadual eleito Galego de Souza (PP), que obteve 33.971 votos no pleito do último domingo (5), foi mais uma liderança política que também reafirmou seu apoio à candidatura de Cássio Cunha Lima neste segundo turno.

Em Patos, Cássio reúne lideranças do Sertão, destaca manutenção da base aliada e projeta nova vitória: "Essa maioria é maior que já tive [1º turno] e assim como vencemos as outras venceremos agora...", disse.

Em Patos, Cássio reúne lideranças do Sertão, destaca manutenção da base aliada e projeta nova vitória no 2° turno
Direto de Patos - O salão da casa de recepções Coliseum, em Patos, ficou pequeno para o primeiro dos três Encontros de Lideranças marcados para esta sexta-feira (10), quando o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) continua a traçar novas estratégias para o segundo turno das Eleições 2014. Depois de vencer o turno inicial com quase 30 mil votos de maioria, o tucano foi recepcionado com entusiasmo por prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, deputados e líderes políticos de todo o Sertão.
"Se perdemos um ou outro apoio, recebemos novas adesões. Anunciaram a adesão do deputado Galego Sousa, mas eu estive com ele ontem e o Galego permanece conosco. O Sertão está aqui. Nossa base está intacta. E agora vamos trabalhar para aumentar nossa vantagem e consolidar a vitória da mudança que a Paraíba e o Brasil tanto desejam", comemorou Cássio, citando liderança por liderança de cada cidade da região.
O candidato do PSDB fez questão de lembrar da vitória de 2002 e dos dois turnos de 2006 para registrar que, este ano, a vantagem da vitória na primeira etapa foi maior do que as anteriores.  Em 2006, Cássio [com 943.922 votos, 49,67%] venceu Zé Maranhão [teve 926.272 votos, 48,74%] com uma maioria de 17.650 mil votos. Em 2010, com apoio de Cássio, Ricardo [942.121 votos, 49,74%] venceu Zé Maranhão [teve 933.754 votos, 49,30%] com maioria de 8.367 mil votos. Agora, em 2014, Cássio [965.398 votos, 47,44%] venceu Ricardo [teve 936.009 votos, 46,05%] maioria de 28.388 votos. 
"Tivemos uma expressiva vitória, meus amigos. Com um detalhe importante: somos talvez a única candidatura do Brasil que venceu o primeiro enfrentando as máquinas do Governo Federal, Estadual e a Prefeitura da Capital", comentou. Cássio definiu juntamente com as lideranças presentes novas estratégias para que a campanha seja intensificada em cada município, enfatizando a importância de se analisar o novo cenário da eleição em nível nacional.
Ao pedir empenho pela consagração da eleição de Aécio Neves, neste segundo, lembrou que o senador mineiro só venceu em duas cidades em todo o Nordeste: uma no interior da Bahia e a outra em Campina Grande. "Venceremos este segundo turno para libertar a Paraíba, que terá um governador aliado do presidente da República. Melhor, um governador amigo do presidente", disse.
A platéia vibrou bastante com a fala do senador, que disse estar convicto no empenho de cada um, em seus respectivos municípios, para ampliar a vantagem e garantir a eleição no próximo dia 26. "Vamos a vitória para libertar a Paraíba de um governo perseguidor e mesquinho", pontuou. Se fizeram presentes, o ex-senador Wilson Santiago (PTB), o deputado federal Wilson Filho (PTB) e os deputados estaduais Janduhy Carneiro (PTN), Antônio Mineral (PSDB), Zé Aldemir (PSDB), Jutay Menezes (PRB), o recém eleito Dinaldinho (PSDB). 

Prefeito de Caaporá e pai de Rodrigo Soares não seguirá decisão tomada pelo PMDB e oficializa adesão à Cássio, neste segundo turno...

Direto de Patos - O prefeito de Caaporã, João Batista Soares (PMDB),  pai do ex-deputado estadual do PT, Rodrigo Soares, oficializou sua adesão à candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB). Dr. João, como é conhecido no município e região, reuniu-se com Cássio na noite desta quinta-feira (9), em João Pessoa, e disse não concordar com a posição tomada pelo seu partido nesse segundo turno.
João Soares explicou: "Eu sigo com Cássio porque acredito que a Paraíba precisa de mudanças urgentes, principalmente na Saúde, que piorou nos últimos anos. Por isso, não concordo com a posição tomada pelo meu partido", opinou o prefeito, que é médico.
Eleito em 2012 com 5.908 votos (55,36%) em Caaporã, Dr. João, que é pai do ex-deputado estadual e membro da direção nacional do PT, Rodrigo Soares, disse que sua opção por votar em Cássio neste segundo turno foi reforçada pela postura equilibrada e pelas propostas que o tucano apresentou ao longo da primeira fase desta eleição.
No primeiro turno de 2014, em Caaporã, Cássio ficou como segundo colocado na disputa, com 46,43% dos votos. Para este segundo turno, com o apoio de Dr. João e sua base aliada, a projeção é de uma vitória significativa no município, na avaliação do candidato a governador do PSDB. O prefeito assumiu uma postura de neutralidade na primeira fase da disputa eleitoral na cidade.
"Vamos arregaçar as mangas imediatamente e batalharemos por cada voto que possa ser conquistado pelo bem de Caaporã e da Paraíba", resumiu o prefeito.

Estelizabel revela que adesão do PMDB passa pela presidência da ALPB com nome de Nabor Wanderley que ajudou Ricardo em Patos...

Direto de Patos - Sacramentada a adesão do PMDB ao governador Ricardo Coutinho (PSB) para o segundo turno, surge a primeira revelação que houve, de fato, negociações em torno de secretarias e a indicação para a Presidência da Assembléia. Quem confirmou foi a recém eleita deputada estadual Estela Bezerra (PSB). 
Segundo o portal ParaíbaJá, Bezerra disse que o acordo foi focado em uma gestão futura e que passa pela presidência do parlamento estadual. Ou seja, a aliança foi na base do toma-la-da-ca e não tem nada a ver de pragmatismo, conforme propalado por Ricardo, segundo colocado do primeiro turno da votação de domingo passado.
Defendeu a futura parlamentar: “A Assembleia Legislativa é uma instituição autônoma e deve fazer essa discussão para a renovação da presidência”. O PMDB cada vez mais se complica com essa aliança que agradou apenas a um terço do partido.
Nos bastidores, dizem que o nome que o governador Ricardo Coutinho deseja é do recém eleito deputado estadual Nabor Wanderley (PMDB). Teria celebrado ainda no primeiro turno. Isso porque Nabor e a prefeita Chica Motta (PMDB) trabalharam para Ricardo no primeiro turno, daí a maioria superior a 9 mil votos obtido pelo socialista em Patos.
O PMDB agora está na torcida da reeleição do governador para colocar em prática o acordo firmado. Resta saber se RC cumprirá, caso seja reconduzido ao Palácio da Redenção.

Cássio reuniu lideranças da região metropolitana de JP e agradece apoio; Daqui a pouco será a reunião em Patos, com lideranças do Sertão...

Direto de Patos - O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) reuniu na noite desta quinta-feira (9), lideranças políticas dos municípios de Santa Rita, Bayeux e Cabedelo para tratar as estratégia da campanha para o segundo turno.
Cássio começou a reunião agradecendo o apoio pela maioria no primeiro turno e atribuiu a vitória ao trabalho da militância que, para ele, foi o diferencial nesse processo.  "Enfrentamos uma poderosa máquina e contrariamos muitos interesses, mas graças ao trabalho aguerrido de cada um de vocês,  nossa campanha se manteve na frente e chega a esse segundo turno ainda mais forte, porque temos a força do povo ao nosso favor", frisou.
Ele reforçou que chega otimista para o segundo turno e convocou os partidos aliados e todos aqueles que acreditam na mudança para o Estado, a intensificar o trabalho à procura de mais apoios. “Todos têm um papel fundamental nesse momento da eleição. Sabemos que vamos enfrentar um poderio econômico grande. Por isso, precisamos muito do trabalho de todos”, disse.
Participaram da reunião o prefeito de Cabedelo, Leto Viana, o prefeito de Santa Rita, Netinho, a ex-prefeita de Bayeux, Sara Cabral, o ex-prefeito de João Pessoa, Carlos Mangueira, o deputado Domiciano Cabral o ex-vereador de João Pessoa, Marconi Paiva, além de diversas lideranças políticas da região.
Aécio - Cássio pediu votos para Aécio Neves, candidato a presidente da República pelo PSDB e disse não ter dúvidas que a Paraíba será vista com mais atenção pelo tucano. Para ele, após tanto tempo sem receber investimentos estruturantes do Governo Federal, a Paraíba terá a chance de receber tratamento equivalente aos demais estados nordestinos.
"Não podemos ficar atrás enquanto nossos vizinhos crescem graças aos investimentos federais. Com Aécio a Paraíba terá mais chances e mais possibilidade de crescimento", defendeu.


quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Aécio Neves convida e Joaquim Barbosa aceita ser Ministro da Justiça...

Cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência
Nos bastidores da Política já é dada como certa a escolha de Aécio Neves (PSDB) pelo ex Ministro Joaquim Barbosa para ser o seu novo chefe do Ministério da Justiça.
Apesar de ambas as assessorias negarem tal convite, observadores tem percebido a realização de reuniões entre Neves e Barbosa em almoços e jantares longos e tudo indica, pelos sorrisos de Barbosa, de que ele teria aceitado a indicação.
Seria uma aliança forte que renderia votos e prestígios à Aécio Neves.

Vice-governador Rômulo Gouveia desembarca da campanha de Dilma e anuncia apoio à candidatura de Aécio Neves...

Rômulo4
O atual vice-governador e deputado eleito Rômulo Gouveia (PSD) surpreendeu, ontem, ao anunciar sua decisão de romper com a candidatura da presidente Dilma (PT), para apoiar o candidato Aécio Neves (PSDB). O anúncio ocorre um dia depois da presidente Dilma vir à Paraíba, para receber o apoio do governador Ricardo Coutinho (PSB).
Rômulo lamentou o fato de contrariar uma orientação nacional do ex-prefeito Gilberto Kassab, presidente de seu partido: “Há um imperativo na conjuntura local, onde eu apoio o senador Cássio (PSDB) que apoia Aécio para presidente, então ficou muito difícil de apoiar Dilma, e já liguei para o presidente do meu partido Kassab, explicando em função da questão local.”
“Falei com ele domingo à noite e expliquei que é uma dificuldade enorme em função de uma seria de fatores seguir a orientação nacional. Então devemos seguir a condição local”, arrematou Rômulo.

Protestos de servidores contra o governo foram liberados pelo TRE-PB...

protestoforum
Protesto de servidores estaduais em frente à Granja Santana, residência do Governo...
O Fórum dos Servidores Públicos Civis e Militares do Estado da Paraíba vai realizar seu protesto, que deveria ter aconteceu no último dia 1º, antes da realização primeiro turno das eleições na Paraíba. A Justiça Eleitoral liberou o movimento, quando o Pleno do TRE decidiu, por 4 a 3, a realização do evento.
Coisa inusitada. Entre as atividades programadas está o velório e o enterro do serviço público da Paraíba, com direito a caixão e até flores. A informação é que o “velório” aconteceria no Parque Sólon de Lucena (Lagoa), enquanto a cerimônia fúnebre em frente ao Palácio da Redenção.
Como se sabe, o Fórum preparava-se para realizar uma manifestação pacífica, quando na ocasião fiscais do Tribunal Regional Eleitoral comunicaram a decisão do juiz eleitoral, que atendeu um pedido da Coligação “A Força do Trabalho” e suspendeu o movimento.
O julgamento estava 3 a 3, quando o desembargador-presidente do TRE, Saulo Benevides, em seu voto minerva, declarou que a manifestação é um direito constitucional. Ele invocou a Carta Magna do país. Antes, o juiz Breno Wanderley já havia cassado a liminar que proibiu a manifestação.

Ex-prefeitos de Mari reforçam a reeleição de Ricardo no segundo turno...

Ex-prefeitos de Mari reforçam a reeleição de RC no segundo turno
Os ex-prefeitos de Mari, Edinaldo Pontes (PMDB) e Vera Pontes (PMDB), reforçarão o palanque do governador e candidato à reeleição Ricardo Coutinho (PSB) neste segundo turno no município. 
Após se reunirem com o socialista, as lideranças peemedebistas, que no primeiro turno apoiaram o candidato Vital do Rêgo (PMDB), aderiram à reeleição de Ricardo em reconhecimento a um governo que trabalha por toda a Paraíba.
Edinaldo destacou que não pode deixar de reconhecer um governo que promoveu inúmeras realizações e tratou o dinheiro público com respeito.

Prefeito André Gadelha reúne prefeitos e lideranças da região de Sousa, que reiteraram apoio a Cássio no 2° turno...

André Gadelha reúne prefeitos e lideranças da região de Sousa, que reiteram apoio a Cássio no 2° turno
O prefeito do município Sousa, André Gadelha (PMDB), se reuniu ontem em sua fazenda com prefeitos e lideranças politicas da região do Alto Sertão, cujo objetivo foi reafirmar incondicionalmente o apoio à candidatura de Cássio Cunha Lima (PSDB) ao Governo do Estado, neste 2º Turno.
Foram registradas as presenças do seguintes prefeitos: Salvam Mendes [Nazarezinho]; Júlio César [Aparecida], bem como o ex-prefeito Zé de Boi Velho e os vereadores Washington Figueiredo e Damião; Do município de São Francisco compareceu o Prefeito Dr. João Bosco Filho, juntamente com vereadores e secretários; De Vieirópolis estavam o ex-prefeito Célio da Usina, Santa Oliveira, Marivaldo representando Dr. Marcos Pereira, o vereador Neto de Santa e Dr. Rijalma Jr.Lastro e Dr. Ataídes Diniz, o Vereador Expedito Filho, representando Vivaldo Diniz e as demais lideranças politicas do município ligadas à oposição;
Do município de Santa Cruz, João de Nenzinha, Laílson, Zé de Isaias, vereador Jefferson, ex-vereadora Lourdinha e o vice-prefeito Ednaldo Eneias; O prefeito de Marizópolis, Zé de Pedrinho, também compareceu, além dos vereadores e demais lideranças ligadas à situação; São José da Lagoa Tapada esteve representada pelo prefeito Neto de Coracy, o ex-prefeito Claudio Antônio, o Vereador Samuel, e outras lideranças politicas da cidade. O prefeito de Sousa, André Gadelha, disse que a união destas lideranças vai comprovar a vitória de Cássio Cunha no 2º turno, em Sousa e Região.

Cássio participa de três encontros regionais com lideranças, amanhã...

Após vencer o primeiro turno das eleições com 965.397 votos, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) coloca o pé na estrada, nesta sexta-feira (10), e participa de uma série de encontros com aliados de todas as regiões da Paraíba. Na oportunidade, no contato direto com as bases, pretende discutir as estratégias  e o reforço na campanha deste segundo turno das eleições na Paraíba.
Pela parte da manhã, a agenda de Cássio tem reservada reunião com as principais lideranças políticas do Sertão do Estado, no auditório do Sebrae, em Patos. O encontro está marcado para às 10h45. No período da tarde, o tucano segue viagem para Campina Grande, onde vai se reunir a partir das 15h30, no Garden Hotel, com lideranças de toda a região do Compartimento da Borborema e adjacências.
O circuito de encontros com aliados políticos será encerrado na noite desta sexta, em João Pessoa. Na Versailles Recepções, no Bairro dos Estados, o candidato a governador pela Coligação "A Vontade do Povo", recebe companheiros da grande João Pessoa, Litorais Sul e Norte, Zona da Mata e Brejo.

Zé Leite agradece ao povo do Caiana votação obtida por Cássio e diz que adesão do prefeito Walter contribuirá pra grande maioria, no 2º turno...

Já de volta à Itaporanga, após compromissos em João Pessoa - onde estávamos desde segunda-feira, recebemos nesta quinta-feira (9) a visita do amigo empresário Zé Leite, líder da oposição em São José de Caiana.
Zé Leite, durante conversa conosco, aproveitou para agradecer a seus munícipes a expressiva votação obtida pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB), exatos 1.358 votos (45,15%), perdendo por apenas 244 votos, já que o governador Ricardo Coutinho (PSB) obteve 1.602 votos (53,26%). Para ele, uma grande vitória haja vista que lutava contra a máquina municipal e estadual, que mesmo forte não intimidou os eleitores locais a sufragar o nome de Cássio. 
Porém, a coisa agora no segundo turno tende a ser de lavada já que o prefeito Zé Walter (PMDB), grande responsável pela votação obtida pelo governador Ricardo Coutinho em São José de Caiana, no primeiro turno, decidiu aderir para a campanha de Cássio. O apoio foi oficializado ontem, lá em João Pessoa, durante encontro entre Walter e o próprio Cássio, articulado pelo ex-senador Wilson Santiago.
Cássio antes de oficializar o acordo com Walter ligou para Zé Leite pedindo seu aval para a parceria, no que foi atendido imediatamente pois o objetivo principal é vencer as eleições: "O senador me ligou e lhe disse que da minha parte não haveria obstáculos, agora no segundo turno, já que o objetivo maior é ganhar as eleições. O apoio do prefeito é muito bem vindo", comentou Zé Leite.
"Quero agradecer mais uma vez a reiterada demonstração de apreço do povo do Caiana para com nosso projeto e dizer que o Caiana saberá dar uma grande maioria em prol da candidatura de Cássio, que será nosso governador a partir de janeiro vindouro. O povo do Caiana não foge a luta e mostrará toda sua força neste segundo turno com estrondosa maioria de votos para Cássio", frisou Zé Leite.

Nova pesquisa aponta Aécio com 54,2% e Dilma Rousseff com 45,2%...

Uma nova pesquisa sobre o segundo turno da sucessão presidencial atribui ao senador Aécio Neves (PSDB-MG) uma vantagem de quase dez pontos sobre a presidente Dilma Rousseff, do PT. Se as eleições fossem hoje, ele teria 54,2% dos votos válidos contra 45,2% de Dilma. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Veritá, entre os dias 6 e 8 de outubro, com 5.165 eleitores de todo o País e registrada junto ao TSE sob o número BR-01067/2014.
Na contagem de votos nominais, Aécio teria 42%, contra 36,1% de Dilma, enquanto 17,4 ainda estão indecisos e 4,5% votariam branco ou nulo. Na transformação dos votos nominais para votos totais, isso representaria 54,8% para Aécio, contra 45,2% de Dilma.
Ontem, uma outra pesquisa, realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, também colocou Aécio na frente, mas por uma margem menor: 54% a 46%. (com Brasil 247)

Junto com adesão, PMDB sugere dois nomes para secretariado do governo...

Anote: Sales Gaudêncio (foto) e Vilalba Morais devem ser indicados pelo PMDB para compor o grupo de auxiliares do Palácio da Redenção. Foi um dos itens do toma-la-da-ca da adesão do PMDB com o governador reeleitoral Ricardo Coutinho (PSB), segundo colocado nas eleições do primeiro turno.
Sales vai ocupar a vaga de secretário estadual da Educação, cargo que está sendo ocupado interinamente pela professora Márcia Lucena, enquanto Vilalba Morais deverá ser designada para a Secretaria de Saúde, substituindo Valdson de Souza que ficará à disposição da campanha de segundo turno do PSB.
O “freio de arrumação” faz parte do acordo firmado pelo PMDB, que declarou voto no segundo turno ao segundo colocado na eleição de domingo passado, Ricardo Coutinho. Compromisso celebrado, resta o cumprimento dos acertos. (Marcone Ferreira)

Coligações firmam acordo e farão apenas três debates no segundo turno...

As Coligações “A Vontade do Povo” e “Força do Trabalho”, encabeçadas respectivamente pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), que concorre à reeleição, entraram em acordo e participarão de apenas três debates na televisão e um no rádio.
Os debates na TV  serão conduzidos pela TV Cabo Branco, pela TV Correio e o terceiro Associação das Empresas de Rádio e Televisão da Paraíba, contando com a participação de todas as emissoras de TV que desejarem retransmitir simultaneamente.

Dilma "esquece" críticas de Ricardo e celebra parceria pro 2º turno...

Direto de João Pessoa - A presidente Dilma e o PT parecem ter assimilado os ataques disparados pelo governador Ricardo Coutinho, durante a visita da ex-candidata do PSB, Marina Silva, na Paraíba, dia 13 de setembro. Na noite desta quarta (dia 8), a petista oficializou a adesão de Ricardo à sua candidatura, durante evento realizado no Forrock.
Dilma chegou ao Forrock por volta das 20h, acompanhada das lideranças do PT, do PMDB e do governador Ricardo Coutinho. Dilma pontuou que vinda à Paraíba foi para bater o martelo o apoio de Ricardo à sua candidatura, e confirmar o apoio do PMDB, que já havia anunciado pela manhã, com a presença do vice-presidente Michel Temer.
A presidente desembarcou na Paraíba, logo após às 19h00, e foi logo anunciando para a militância presente ao Aeroporto Castro Pinto: “Vou falar com todos os eleitores dos demais partidos. Os que fecharam comigo e os que não fecharam. Ninguém é dono do eleitor.”
Críticas de Ricardo – Durante a visita de Marina, mês passado, Ricardo disparou sua metralhadora contra a presidente Dilma, a quem acusou de usar o discurso do medo para atingir a então candidata do PSB: “Querem (o PT) colocar para Marina o mesmo discurso do medo (em relação a Marina). O Brasil não tem medo. O Brasil tem medo é da situação em que se encontra… O Brasil tem medo é de desemprego… O Brasil tem medo é do retorno da inflação."

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Até que enfim Audiberg começa responder pelos desmandos que comete em Itaporanga: Nada menos que 14 ações de improbidade administrativa são elaboradas por Grupo Especial de Promotores...

Direto de João Pessoa - Até que enfim os desmandos administrativos cometidos em Itaporanga pelo atual prefeito, professor Audiberg Alves (PTB), são alvos de ações judiciais. Já próximo de completar dois anos de (des)governo, com enxurrada de denúncias de superfaturamento, enriquecimento ilícito, dentre outras ações reprováveis pela população, o gestor começa a respondê-las na Justiça. O Blog vez por outra tem publicado a calamidade em que se encontra a administração pública municipal na atual gestão. 
É que em aproximadamente um mês, nada menos do que 14 ações de improbidade administrativa foram registradas na Promotoria de Justiça de Itaporanga. A elaboração das 14 ações foi resultado das atividades desenvolvidas pelo Grupo Especial de Atuação na Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (Geapp), ao concluir seu trabalho na Promotoria de Itaporanga.
Vinculado ao Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Patrimônio Público, Fazenda Pública e Terceiro Setor (Caop do Patrimônio Público), do Ministério Público da Paraíba (MPPB), o Geapp atuou por cerca de um mês em Itaporanga. Um grupo de promotores agiu em 84 inquéritos civis encaminhados pela promotora de Justiça de Itaporanga, Érika Bueno Muzzi (foto).
Dessa análise dos procedimentos, além das 14 ações de improbidade administrativa, o trabalho do Geapp resultou na elaboração de 51 promoções de arquivamento e 19 despachos de impulsionamento procedimental. Para o coordenador do Caop do Patrimônio Público, promotor de Justiça Clístenes Holanda, o saldo dos trabalhos é extremamente positivo.
“Com a atualização dos inquéritos relacionados ao patrimônio público que tramitam na Promotoria, sua titular passa a ter condições de desenvolver seu trabalho com muito mais qualidade, podendo direcionar seu tempo e energia a todas às demais atribuições. Além disso, investigações de relevância que poderiam demorar a ter um desfecho em razão do excesso de trabalho na Promotoria foram concluídas e várias ações de improbidade foram ajuizadas, eliminando-se os riscos da prescrição”, comemorou Clístenes Holanda (foto).
Todas as peças produzidas foram subscritas pelos promotores de justiça integrantes do Grupo Especial de Atuação e pela promotora titular da Promotoria. “Todos os membros do Grupo estão de parabéns pela atuação célere na Promotoria de Itaporanga. Além de atualizarem os inquéritos em curto espaço de tempo, elaboraram peças de excelente nível técnico”, enfatizou Clístenes Holanda, que também coordena o Geapp.
Vamos ver agora a cara de pau de vereador situacionista subir à tribuna da câmara para defender a imoralidade que é a gestão Audiberg Alves, em Itaporanga. A população acompanha atenta essa calamidade que se abateu na administração municipal e aplaude as denúncias apresentadas pela Câmara Municipal e pelo vereador Ricardo Pinto, que tem representado dignamente o povo itaporanguense, agora acatada pela Promotoria de Justiça local.

Transformação
No final do mês de julho, um ato da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) transformou o Núcleo de Apoio Funcional (NAF) no Grupo Especial de Atuação na Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (Geapp). O Geapp ampliou as atividades já desenvolvidas pelo NAF.
O NAF, criado em novembro de 2013, com dois núcleos (João Pessoa e Campina Grande), tinha como missão dar suporte aos promotores de Justiça na área do Patrimônio Público, com o objetivo de solucionar o acúmulo de inquéritos civis nas Promotorias de Justiça do interior. A partir de agora, além desse trabalho, o Geapp vai atuar também em todo o estado na esfera criminal, nas ações judiciais. Assim como no NAF, o Geapp é coordenado pelo promotor Clístenes Holanda.
Como acontecia com o NAF, os integrantes do Geapp atuam por meio de solicitação do promotor de Justiça nos inquéritos que tramitam há mais de um ano, de forma a desafogar as Promotorias. Os relatórios sobre os trabalhos desenvolvidos continuam a ser divulgados periodicamente, com o ajuizamento de ações de improbidade administrativa, o arquivamento de inquéritos e a requisição de diligências.

Prefeito José Walter, do município de São José de Caiana, anuncia apoio à Cássio que também recebeu adesão dos prefeitos do Conde e Caaporã...

Direto de João Pessoa - Prefeito de São José de Caiana, José Walter Marinho Marsicano Junior (foto), do PMDB, decidiu apoiar neste segundo turno das eleições o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), candidato a governador pela Coligação A Vontade do Povo. A formalização do apoio de Marsicano a Cássio ocorreu na manhã desta quarta-feira, 8, em João Pessoa.
A articulação da adesão foi costurada pelo ex-candidato a senador na chapa de Cássio, Wilson Santiago (PTB), que destacou a liderança de Walter Marsicano em São José de Caiana e região polarizada pelo município, no Sertão. Na ocasião, Cássio recebeu uma lista de reivindicações em termos de parceria com a prefeitura, caso chegue ao governo. Walter apoio Ricardo Coutinho (PSB), no 1º turno.
Durante a reunião com Cássio e Wilson, o prefeito destacou a importância de ter um governador com um olhar voltado para grandes obras estruturantes, mas também preocupado com a melhoria na qualidade de vida das pessoas. Para Walter Marsicano, Cássio no governo já deu mostras não apenas de disposição para o diálogo, mas de efetivamente compromisso de fortalecer o municipalismo.
Cássio recebeu adesão também dos prefeitos Tatiana Correa e João Batista Soares, respectivamente, do Conde e Caaporã, no Litoral Sul Paraibano.

PSB oficializa apoio ao senador Aécio no 2º turno; PSC e PV também...

Direto de João Pessoa - Reunida em Brasília, a Executiva Nacional do PSB, partido que “hospeda” a presidenciável derrotada Marina Silva, apoiará a candidatura tucana de Aécio Neves no segundo turno da eleição. A decisão foi tomada por maioria de votos. Contaram-se 21 votos pró-Aécio, seis a favor da neutralidade e um favorável a Dilma Rousseff.
Dois diretórios estaduais —Paraíba e Amapá— foram liberados, já que o PSB disputa os governos locais em coligações que incluem o PT. Candidato à reeleição, o governador paraibano Ricardo Coutinho já avisou que fará campanha para Dilma. Ele mede forças no segundo turno com o ex-aliado Cássio Cunha Lima, senador do PSDB.
Antes do PSB, já havia declarado apoio a Aécio o PPS, segundo partido mais relevante da coligação pró-Marina. Nesta quinta, às 10h, as sete legendas que apoiaram Marina se reunirão com a candidata derrotada para tentar unificar uma posição sobre o segundo turno.
Além do PSB, os partidos PSC e PV e seus respectivos candidatos à Presidência: Pastor Everaldo e Eduardo Jorge, também anunciaram apoio ao senador Aécio Neves.

Pesquisa Época aponta liderança de Aécio com 54% e Dilma tem 46%...

epocapesqui
Direto de João Pessoa - A campanha presidencial de segundo turno ainda nem bem começou e o presidenciável Aécio Neves (PSDB) larga na frente da presidente reeleitoral Dilma Rousseff, conforme pesquisa encomendada pela Época ao instituto Paraná de Pesquisas. Quer saber os números? Lá vai: se as eleições fossem hoje Aécio teria 49% das intenções de voto contra 41% de Dilma.
Não sabe ou não responderam somam 10%. Em votos validos, o candidato dos tucanos tem 54%. A presidente Dilma, 46%. Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os candidatos, Aécio tem 45% e Dilma, 39%.

Dilma ratifica aliança com Ricardo e destaca a parceria PSB/PT/PMDB...

Direto de João Pessoa - A presidente da República, Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, desembarcou pela primeira vez em solo paraibano na atual campanha eleitoral, na noite desta quarta-feira (8). Por volta das 19h10, o avião presidencial pousou no Aeroporto Castro Pinto e, em seguida, no hall de desembarque, a chefe do Executivo nacional concedeu entrevista coletiva.
Acompanhada do governador Ricardo Coutinho (PSB), também postulante à reeleição, Dilma Rousseff destacou a força da aliança PT, PSB e PMDB para este segundo turno, na Paraíba e agradeceu aos paraibanos pelos 1.166.632 votos depositados nas urnas, na eleição do último domingo (5).
“Estou na minha caravana de agradecimento aos Estados do Nordeste, agora estou na Paraíba para trazer a minha mensagem e também para apoiar o governador Ricardo Coutinho e receber o seu apoio, juntamente com o PT e o PMDB e todos os partidos aliados. Neste segundo turno, vamos apoiar o governador, com quem sempre tivemos uma parceria excelente ao longo de todo o meu período de governo”, disse.
Questionada sobre a decisão da Executiva Nacional do PSB de apoiar a candidatura do presidenciável Aécio Neves (PSDB), neste segundo turno, Dilma Rousseff afirmou que a decisão do governador paraibano, que é da legenda socialista, faz parte do processo democrático da política.
“A democracia numa campanha é feita de posições. Não há como fazer um processo eleitoral de conflito de projetos, sem você dizer o que pensa e o outro também. Acredito que a posição do PSB é legítima da democracia. Mas, eles liberaram os seus governadores, é isso explica a decisão do governador Ricardo Coutinho de me apoiar”, respondeu.
Acompanharam a entrevista da presidente, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT); o ex-candidato a senador Lucélio Cartaxo (PT); o senador eleito José Maranhão (PMDB); o senador e ex-candidato a governador Vitalzinho (PMDB).

Tatiana Medeiros detona PMDB após aliança com RC: “O PMDB de Campina é um projeto essencialmente familiar”

Direto de João Pessoa - Tatiana Medeiros, que foi candidata a prefeita de Campina Grande e a deputada estadual nas últimas eleições pelo PMDB, reagiu de imediato à adesão do partido à reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB). Ela, que anunciou apoio ao socialista no primeiro turno, disse que foi perseguida pelo PMDB da ‘Rainha da Borborema’, reafirmou que só se antecipou a decisão que a legenda tomou agora e acusou a ‘família Vital’ de comandar o partido para satisfazer os interesses particulares.
“Minha tese se confirma! Me antecipei ao que iria acontecer no segundo turno das eleições da Paraíba. PMDB marcha ao lado de Ricardo”, disse a médica nas redes sociais, na tarde desta quarta-feira (8). Ex-aliada do ‘Grupo Vital’, Tatiana acusou os peemedebistas que comandam a legenda de tratar o partido para alcançar os interesses pessoais. “Tivemos a confirmação, agora nesse pleito, de que o PMDB de Campina é um projeto essencialmente familiar, pois com toda pequenez em suas atitudes sequer conseguiram eleger um deputado estadual”, concluiu.

Cássio é destaque em evento do PSDB nacional e, em discurso, dá o tom do partido no 2º turno...

Direto de João Pessoa - O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) participou, nesta quarta-feira (8), de ato público do PSDB nacional para reforçar a campanha no segundo turno das eleições. Um dos líderes da legenda a discursar no encontro, batizado de Aliança Muda Brasil, Cássio foi enfático em seu pronunciamento, ao dizer que “as ruas já deixaram claro que não aceitam mais ineficiência, desrespeito, corrupção e exigem que a disputa eleitoral seja tratada em alto nível.
“O senador paraibano reforçou que os tucanos devem manter como palavra de ordem “não baixar o nível” e “ganhar ganhando”, com campanha limpa e verdadeira.
Em seu discurso, o presidenciável Aécio Neves disse que o PSDB e aliados estão “apenas no meio da travessia”. E destacou: “É preciso, sim, que avancemos ainda mais para chegar ao outro lado da margem da decência, do progresso e da margem da diminuição das deficiências regionais”.
Na questão desigualdade regional, Aécio garantiu que “ao Nordeste vou dedicar parcela extremamente importante da minha proposta.” Para aumentar a votação na região, ele quer o “empenho de cada um e a dedicação de todos”. Cássio tem protagonismo nesse processo. Credita-se à força política do senador paraibano a vitória, em Campina Grande, de José Serra, em 2010, e a de Aécio, neste primeiro turno da eleição.
“Estou pronto de fazer uma campanha política à altura dos desafios do Brasil, falando a verdade, não me acovardando com ataques menores que em todas as campanhas os adversários lançam, mas eu responderei a cada ataque com uma proposta”, assegurou Aécio, que ainda profetizou: “Serei o presidente dos mais pobres, por mais que o marketing oficial mantenha essa lógica perversa, querendo dividir o Brasil entre nós e eles”.

Constrangimento: Veneziano é barrado e fica fora do palanque de Dilma

Direto de João Pessoa - Deputado federal eleito mais votado do PMDB, o ex-prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rêgo foi barrado pela segurança da presidente e candidata à reeleição, Dilma Roussef (PT), e ficou impedido de subir ao palanque em que a petista comandou comício na noite desta quarta-feira (8), no Forróck, em João Pessoa. O fato foi confirmado ao Portal MaisPB pela própria assessoria do peemedebista.
Veneziano até tentou se dirigir ao palco da casa de festa, mas seguranças avisaram que só seria possível o acesso com credenciais previamente distribuídas pela organização do evento. Sem o “passaporte”, a entrada estava proibida.
Mesmo se identificando, o deputado eleito continuou sendo barrado. Constrangido e chateado, Veneziano desistiu, deixou o local sem participar do ato público e sem discursar e foi pra casa, acompanhado da irmã, Raquel Gondim.

Manoel Júnior, Trocolli e Márcio Roberto abrem dissidência no PMDB e anunciam apoio a Cássio enquanto Gervásio pede tempo...

Direto de João Pessoa - Um grupo de deputados do PMDB decidiu se rebelar e não acompanhar a decisão do partido de, na Paraíba, aderir à candidatura do governador e candidato à reeleição Ricardo Coutinho (PSB).
Em nível de Congresso Nacional, o deputado federal Manoel Júnior (PMDB) já anunciou em alto e bom som: até vota na presidente Dilma Rousseff (PT),  mas não tem a menor condição de dar seu apoio a Ricardo. “Estamos inteiramente engajados na reeleição de Dilma Rousseff que também significa sua reeleição, entretanto na Paraíba não há menor condição de apoiar quem se serviu do PMDB e depois de conquistar passou a perseguir nossos companheiros”, comunicou o deputado ao vice-presidente da República, Michel Temer.
No âmbito da Assembleia Legislativa, o racha no PMDB já está consolidado. Os deputados Trocolli Júnior e Márcio Roberto, da bancada peemedebista na Casa, revelaram, nesta quarta-feira 8, que irão votar no senador Cássio Cunha Lima (PSDB) para governador no segundo turno das eleições estaduais da Paraíba, mesmo com a Executiva da sigla formalizando apoio ao governador.
Trocolli Júnior disse que mantém a postura de críticas ferrenhas à atual administração estadual e não abrirá mão de votar no senador Cássio, que agora representa a oposição neste segundo turno. Já o deputado estadual Marcio Roberto disse que “tem ética, tradição na política e não ficará pulando de galo em galo”, por isso votará em Cássio. Já o deputado estadual Gervásio Maia vai aguardar um tempinho para anunciar sua decisão. 

Hugo Motta opta pela neutralidade no segundo turno para o Governo da PB: ""Informo a todos que não defenderei nenhum projeto no 2º turno..."

Direto de João Pessoa - Apesar do pai [deputado estadual eleito Nabor Wanderley] ter marcado presença no evento que marcou anúncio do apoio do PMDB à reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB), o deputado federal reeleito, Hugo Motta (PMDB), divulgou uma Nota em sua página no Facebook, na qual afirma que não defenderá nenhum projeto no segundo turno das eleições aqui no Estado. 
“O sentimento de confiança  e de reconhecimento ao nosso trabalho, graças a Deus, foi maior do que as cores e bandeiras partidárias. E é em respeito a isso, em respeito às minhas bases de apoio, ao povo que tanto confiou em mim, que tanto lutou por mim, que informo a todos que não defenderei nenhum projeto no segundo turno das eleições paraibanas”, ressaltou.
Ele disse ainda que na cidade de Patos, há uma divergência histórica entre os partidos PSDB, pelo qual é candidato o atual senador Cássio Cunha Lima, e o PMDB, partido ao qual ele pertence. “Esse embate local impossibilita que eu assuma prontamente uma linha de atuação em favor do candidato Cássio Cunha Lima”.
Sobre a candidatura do PSB, partido pelo qual concorre à reeleição o governador Ricardo Coutinho, segundo o parlamentar, da mesma forma que ocorre em Patos, “diversas lideranças que compõem a nossa base de apoio em outras cidades divergem do atual governador. Fato esse que me impossibilita de apoiar sua reeleição”.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

José Maranhão nega interferência do Planalto no PMDB/PB e diz que as divergências com Cássio e Ricardo "são coisas do passado"...

Direto de João Pessoa - "O PMDB não ficará em cima do muro". A frase do senador eleito, José Maranhão (PMDB), mostrou que a legenda que saiu do primeiro turno como "fiel da balança" deverá anunciar nos próximos dias apoio a Cássio Cunha Lima (PSDB) ou a Ricardo Coutinho (PSB).
Em uma entrevista reveladora, na noite desta segunda-feira (06), o senador peemedebista admitiu que terá uma reunião nesta terça-feira com a presidente, Dilma Roussef (PT), mas negou que o diálogo venha a intervir na posição do seu partido no segundo turno.  "Não acredito que Dilma tenha interesse no cargo de governador da Paraíba e vou votar em Dilma, naturalmente. Eu penso que o cenário nacional não vai interferir na Paraíba", reiterou.
Sobre as divergências com Cássio e Ricardo, Maranhão disse ser coisa do passado. "Ninguém viu a suposta quebradeira que o PMDB deixou, quando ele (Ricardo) teve que abrir as contas afirmou que recebeu o governo com um saldo de seiscentos e cinquenta milhões em caixa". E completou: "Tivemos divergências com ambos, mas quando o legislador criou o segundo turno para dar a sociedade condições de dar legitimidade ao governador numa eleição de segundo turno".
E disse mais : "O PMDB não pode estar aferrado a esta questão da adversidade política do passado, porque a Paraíba já está enfraquecida pela fragmentação política", avaliou. Sobre os prazos, Maranhão disse que a legenda não tem tempo limite para decidir. "Não tem na Lei nenhum prazo. Faremos com a maior rapidez possível".

Prefeito Luciano Cartaxo adia reunião convocada por Ricardo Coutinho sobre 2º turno e só vai se pronunciar durante coletiva na manhã de hoje...

Reproduzir o vídeo
Direto de João Pessoa - A reunião entre a cúpula do PT e o governador e candidato à reeleição, Ricardo Coutinho (PSB), que estava marcada para a noite desta segunda-feira (6), foi adiada a pedido do prefeito Luciano Cartaxo, principal liderança do partido na Paraíba.
A conversa ocorreria no Canal 40, em Mangabeira, e foi convocada pelo socialista. Internamente, o PT achou melhor só conversar com o governador após a entrevista coletiva do prefeito Luciano Cartaxo e do candidato ao Senado, Lucélio Cartaxo, agendada para às 10h desta terça-feira no Hotel Xênius.
Na coletiva, Luciano e Lucélio avaliarão a participação do PT no pleito de 2014 e anunciarão a posição política para o segundo turno da eleição. A tendência é de manutenção da aliança celebrada no primeiro turno.

PMDB reúne líderes para decidir sobre 2º Turno; Maranhão segue nesta terça-feira para encontro com Dilma, em Brasília...

Direto de João Pessoa - Duas reuniões diferentes aconteceram na noite desta segunda-feira (6) e pode dar rumo ao futuro da sucessão governamental na Paraíba. O PMDB teve encontro com seus lideres na residência do senador eleitor José Maranhão.
O senador eleito José Maranhão (PMDB) segue nesta terça-feira (7) para Brasília, aonde se encontra com a presidente Dilma Rousseff (PT) que disputa o segundo turno contra o senador tucano Aécio Neves (PSDB). Já é certo que Maranhão votará em Dilma.
Porém, somente após outra rodada de conversas internas, depois da reunião com Dilma, é que Maranhão junto com o senador Vitalzinho [que obteve 106 mil votos, decisivos para o segundo turno] e demais parlamentares do PMDB irão comunicar quem apoiar: Cássio ou Ricardo. Além do senador José Maranhão, o PMDB elegeu três deputados federais (Veneziano, Hugo Motta e Manoel Júnior] e quatro estaduais [Nabor Wanderley, Gervásio Maia, Raniery Paulino e Trocólli Jr].

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Jornalista Sousa Neto obteve a votação mais consistente em Itaporanga...

Direto de João Pessoa - Sem dúvidas o resultado mais consistente para deputado lá no município de Itaporanga foi o obtido pelo jornalista Sousa Neto (PRB). Foram 643 votos dados por pessoas que seguiram sua defesa "pela conscientização popular no exercício do voto como instrumento de transformação social e não como meio de favorecimento pessoal".
Fez uma caminha franciscana, sem estrutura nem dinheiro, e teve o respaldo dos itaporanguenses, com votação pouco superior à obtida em 2012 quando disputou a prefeitura local. Ele disse, hoje ao agradecer à população, que continuará trabalhando pelos seus ideais. No total, foram quase 1.000 votos. Sousa Neto vem recebendo os parabéns, por onde passa.
O folclórico Antônio Modesto, por exemplo, entra em contato com o Blog para externar sua alegria com a votação obtida pelo jornalista. "Apesar de ter não ter votado em ti (Sousa Neto), por que sigo Djaci Brasileiro, admiro como um candidato que não se via foto em Itaporanga alcançou uma votação surpreendente".
Entretanto, para não terminar sem deixar uma de suas pérolas, Modesto manda pra Sousa Neto: "Não gosto do seu jeito de fazer política porque você é direito e justo demais". 

Sensação: Sem contar com apoio de prefeitos, nem vereadores, apenas com apoio popular, Gobira obteve mais de 48 mil votos...

O candidato a deputado federal da cidade de Cajazeiras, Antônio Gobira (PSOL) não conseguiu se eleger, mas acumulou 48.157 votos no Estado. A cidade de Cajazeiras deu a maior votação da sua história política para um deputado federal a Gobira.
Na região o sapateiro foi o mais votado em três cidades, são elas: Cajazeiras com 19.037 votos, São José de Piranhas com 4.107, São João do Rio do Peixe com 3.323. Nas cidades que foram lideradas por Gobira para federal o candidato não contou com o apoio dos prefeitos, nem vereadores, apenas com o apoio popular.
Em Uiraúna, o sapateiro ficou em terceira colocação com 1.005. Já em Sousa, os eleitores deixaram de lado a rivalidade histórica entre as duas cidades e deu 4.156 votos a Gobira, ficando atrás apenas de Marcondes Gadelha (PSC), com 13.052 sufrágios.

Reitor da UEPB rebate críticas feitas pelo governador Ricardo Coutinho

Reitor da UEPB rebate Governo
O professor Rangel Júnior, reitor da UEPB, postou carta aberta em seu Facebook, na tarde desta segunda-feira (dia 6), em que rebate as críticas feitas pelo Governo do Estado à administração da Universidade, em função da decisão do Conselho Universitário de recomendar a redução no número de vagas, após cortes efetuados pelo governador no orçamento da Instituição para 2015.
Em seu texto, o reitor diz que na UEPB honestidade, verdade e vergonha, e que falta da parte do Governo mais conhecimento sobre a sua situação. Diz que a Universidade “não é uma boiada nem o Reitor é seu tangedor” e nega que exista “má gestão” ou  “gestão desordenada”: “O Governo da Paraíba, como um todo, modéstia à parte, bem que poderia se espelhar em nossas experiências de transparência pública, aprender com elas, aperfeiçoar as suas práticas, visando elevar o nível de comprometimento ético de suas estruturas como um todo.”
Rangel não responde diretamente ao governador, mas diz: “Prefiro fazê-lo pessoalmente, olho no olho, cara a cara, se tiver oportunidade. Ele sabe exatamente o que tem feito com a UEPB. Não vou desacatá-lo publicamente, na mesma medida, em resposta à acusação leviana que fez ao Conselho Universitário da Universidade Estadual da Paraíba e a mim, na condição de seu Presidente.”

Efraim Morais assume coordenação da campanha de Ricardo Coutinho...

efraimmorais
O ex-senador Efraim Morais, presidente estadual do DEM na Paraíba, assumiu nesta segunda-feira (6) a coordenação política da campanha à reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB). O democrata disse estar satisfeito com o crescimento e o resultado do primeiro turno das eleições e projeta a vitória de Ricardo no segundo turno.
“O saldo foi positivo. Desde o primeiro dia destas eleições, o candidato adversário pregava que ganharia a eleição no primeiro turno, mas a Paraíba mostrou que quer Ricardo governador por mais quatro anos. Estas próximas 24 horas serão de planejamento, até decidir uma agenda completa até o dia da vitória”, disse Efraim.
O ex-senador se disse honrado com a convocação de Ricardo para assumir a coordenação política da campanha e adiantou que fará um trabalho de agregar lideranças políticas para a candidatura do socialista. “Já temos um grande número de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e deputados que estão se posicionando e nos procurando para aderir à candidatura de Ricardo, por entender que ele é o melhor para a Paraíba. Minha missão é agregar, unir e ouvir os companheiros, porque é a união de diversas tendências que levará Ricardo a ser reeleito”, projetou o democrata.

Para onde vai o eleitorado [pequeno, porém decisivo] de Vitalzinho?

Com um eleitorado pequeno, porém decisivo, o senador Vitalzinho pode (em tese) definir o vencedor no próximo dia 26 de outubro. Com 106 mil votos obtidos, é necessário analisar o sentimento desse eleitorado.
Pertencente a um partido de oposição ao Governo RC, desde o primeiro dia de gestão, Vital era o candidato mais oposicionista, superando inclusive o senador Cássio, que se manteve aliado a RC até o início de 2014. Logo, podemos deduzir que a maioria do eleitor de Vital comunga com a ideia de oposição ao PSB e não aprova o atual governo.
Além desse sentimento, também devemos analisar de quais municípios vieram os votos de Vital. Por exemplo, em Campina Grande o peemedebista obteve 17.827 votos, chegando a 8,35%, o que representa a segunda maior votação por cidade. Pela lógica, a maioria desse eleitorado deve migrar para outro filho da terra, ou seja, Cássio. Já em João Pessoa, Vital teve 17.745, o que representou 4,68% na Capital. A tendência é que a maioria desse eleitor acompanhe o governador Ricardo Coutinho. 
Em Guarabira, Vital teve a sua maior votação por cidade, chegando a 19,98% dos votos (5.577 sufrágios). Como Cássio venceu na cidade, espera-se que a maior parte desse eleitorado acompanhe o tucano. A falta de obras do atual governo na região pode ajudar nessa migração.
Como a Paraíba está dividida, creio que o mesmo vai acontecer com o eleitor de Vital, mesmo que ele anuncie apoio a um dos dois candidatos. Mas com certa vantagem para Cássio, que personifica hoje a oposição ao governo do PSB.

Eleito deputado federal, Veneziano revela mágoa por ter sido rifado no período pré-eleitoral e defende o desprezo aos "traíras" do PMDB.

O ex-prefeito de Campina Grande e deputado federal eleito, o segundo mais bem votado do estado, Veneziano Vital do Rego (PMDB), defendeu, nesta segunda-feira (06), posicionamento do PMDB para o segundo turno das eleições estaduais da Paraíba para governador, disputado pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e governador Ricardo Coutinho (PSB).
O ex-prefeito, que também lançou o nome para governador no período pré-eleitoral, relevou mágoa por ter sido rifado por setores do partido e disse que os ‘traíras’ da legenda não devem ser ouvidos neste momento. “O PMDB não deve ficar neutro. Mas, alguns, lamentavelmente, já tomaram seu posicionamento, abandonaram desde cedo. Lastimo. Eu já havia sido abandonado logo cedo e esses, que nos traíram, não vão ser buscados a falar”, disse.
Veneziano disse também que todas as decisões da legenda devem passar pelos “fieis”, principalmente pelo senador Vital Filho (PMDB) e o senador eleito José Maranhão, que foram “decisivos para engrandecer o nome do PMDB no pleito”. “Os fiéis ao PMDB, que não foram tantos, esses devem ser ouvidos. Vital do Rego, que foi decisivo par chegar onde chegamos; Maranhão; e aqueles que foram corretos e leais com o PMDB. Os que já fizeram suas escolha, esses não devem ser buscados”, ratificou.
Apesar das mágoas, Veneziano não citou os nomes dos supostos ‘traíras’ do PMDB nas eleições estaduais deste ano.

Durante coletiva, Cássio diz que sucessão nacional não afetará aliança com PMDB e conclama militância a vencer eleição no 2º turno...

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) afirmou em entrevista coletiva, na sede da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), na tarde desta segunda-feira (6), que a disputa presidencial não deverá criar dificuldades para uma possível aliança com o PMDB paraibano, neste segundo turno. “Vamos intensificar o nosso trabalho na busca da unidade das oposições paraibanas para que possamos discutir um projeto, agora ampliado com a participação de um número maior de partidos e lideranças para que com esta unidade possamos ampliar o nosso trabalho, principalmente na apresentação das propostas que possam ser colocadas em prática no Estado”, disse.
Segundo Cássio, a maioria dos Estados brasileiros não consegue manter o alinhamento político-partidário com a disputa nacional. Ele citou como exemplo o caso do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), ex-ministro das Cidades e membro do grupo político da presidente Dilma Rousseff (PT), que votou com ele no primeiro turno das eleições.
“Nos Estados é difícil se registrar uma coerência política. Tem lideranças e eleitores meus que votaram na presidente Dilma, mas também tem lideranças e eleitores do meu adversário [o governador Ricardo Coutinho (PSB)] que votaram ou que vão votar no candidato Aécio Neves (PSDB) para presidente. Isso é normal”, afirmou.
O tucano revelou que também vai procurar o PMDB para discutir sobre apoios nesse novo processo do pleito, mas ressaltou que a decisão caberá ao partido e à sua soberania. “Pretendo conversar com todos os partidos e já comecei a fazer isso ontem mesmo, quando liguei para todos os candidatos da oposição. Parabenizei José Maranhão pela vitória e quero conversar com o PMDB, mas essa é uma decisão que não cabe a mim e, sim, ao partido”, frisou.
Cássio iniciou a entrevista coletiva agradecendo ao seu parceiro de chapa Wilson Santiago (PTB), que concorreu ao Senado e fez uma campanha propositiva, apresentando projetos concretos para melhorar os índices de crescimento econômicos da Paraíba. “Tive a oportunidade de conhecer melhor Wilson Santiago e vi nele um homem honesto, solidário e bem humorado”, revelou.
cassiocoletica
O tucano ainda agradeceu aos 937.009 votos (46,05%) paraibanos que votaram com ele no primeiro turno e pediu a renovação da confiança para o segundo turno. Ele afirmou que a estratégia para conseguir uma nova vitória será o de convocar e renovar o pedido de apoio da sua militância e de conseguir mais adesões e o voto das pessoas que optaram por votar em branco, nulo ou que se abstiveram no pleito deste domingo (5).
Sobre a derrota em alguns dos principais colégios eleitorais, entre eles, a capital João Pessoa, o candidato tucano preferiu enaltecer os percentuais conquistados nestes municípios. “Não existe diferença entre o eleitor do grande ou do pequeno centro. Eu percebi um equilíbrio na disputa, perdemos em João Pessoa, mas vencemos em Campina. Tivemos resultados expressivos em toda a Paraíba”, disse.
Cássio ainda acusou o seu principal opositor de utilizar a máquina estadual no processo eleitoral. Adiantou, que o programa “Empreender” teria sido usado politicamente para favorecer o candidato “socialista”. Acrescentou: “Travamos uma batalha no primeiro turno onde o abuso de poder político e econômico atingiu um patamar jamais visto na história, mas vencemos no primeiro e venceremos no segundo turno”. 
“Confiamos firmemente na isenção, na independência do Poder Judiciário, sobretudo, da Justiça Eleitoral, do Ministério Público Eleitoral para coibir os abusos que foram identificados de forma escancarada”, afirmou. Avaliando o resultado do primeiro turno das eleições, Cássio disse que “o povo da Paraíba reprovou o governo por maioria dos votos”. De fato, quer o candidato do PSB goste ou não.
Wilson Santiago
A entrevista coletiva contou com as presenças do candidato a vice-governador, Ruy Carneiro (PSDB) e do ex-senador Wilson Santiago (PTB), derrotado nas últimas eleições, entre outras lideranças. O petebista confirmou que manterá a aliança com Cássio também no segundo turno. “Eu mantenho a minha posição, não sou de mudar de lado a todo instante e não é um resultado de eleição que mudará a minha opinião”, disse Santiago.